Page 1

II SÉRIE N.º 01

BT86-KAPA TRAVEL:BK-KAPA COOKING 31 2/24/11 4:53 PM Page 1

t

MENSAL €3.95 PORTUGAL - CONTINENTE

VIVER CADA MOMENTO INTENSAMENTE

01

II SÉRIE - MARÇO 2011 WWW.BLUE.COM.PT

VIAJANTE BLUE ★ UM TRIBUTO A TODOS AQUELES QUE VIVEM VERDADEIRAMENTE O ESPÍRITO BLUE

QUE VALORES DEFENDE? Os nossos protegem as próximas gerações...

Venha connosco! [ Veja pág. 04 ]

11 DESTINOS

PARA 2011

T

De acordo com os valores blue, boas sugestões para aproveitar ao longo do ano

N.º 01 - II SÉRIE

BRASIL, MÉXICO, ALQUEVA, ÁFRICA, SICÍLIA, AÇORES, MEDITERRÂNEO, DOURO, COSTA VICENTINA, ÍNDIA E CHAMONIX


PUB:PUB 12/20/10 4:12 PM Page 1


qlink

www.sograpevinhos.eu


MK2011-VALORES BLUE.qxd:BT- ISTOÉBLUE-00.qxd 2/24/11 11:19 AM Page 4

M I SS ÃO B LU E | O S N O SS O S VA LO R E S

PORQUÊ MUDAR?… Revendo-se na mudança que desponta no mundo, a Blue será mais solidária com os valores inerentes às “boas práticas”. Solidariedade, Sustentabilidade e Consciência, são algumas das palavras de ordem. Mantendo a qualidade que o mercado sempre lhe reconheceu, responderá através da sensibilização e da criação de soluções ajustadas à realidade, quer para o universo dos seus leitores, quer para as marcas que estiverem a seu lado. Juntos percorreremos esse caminho.

CONSUMO INTELIGENTE O novo paradigma do mercado assim o exige.

PRÁTICAS CONSCIENTES Por uma sociedade mais verdadeira.

SUSTENTABILIDADE Para um Mundo à escala humana.

SOLIDARIEDADE Porque não estamos sozinhos.

MÉRITO Premiar e promover quem merece.

DEFESA DO PLANETA Um bom testemunho para as próximas gerações. Os nossos filhos merecem e aí seremos intransigentes!


MK2011-VALORES BLUE.qxd:BT- ISTOÉBLUE-00.qxd 2/24/11 11:19 AM Page 5

…POR UMA VIDA NOVA!

II SÉRIE

II SÉRIE

II SÉRIE

MENSAL

BIMESTRAL

BIMESTRAL

New! UMA NOVA MARCA, UMA NOVA REVISTA

[ BY BLUE ]

Mais do que querer muito, do que ser grande ou mesmo enorme, é ser IMENSO. É ter vontade de mudar, de fazer, de ser, de estar, de marcar cada momento do dia-a-dia, criando à nossa volta um movimento de boas atitudes, boas práticas e maior consciência, uma corrente com uma aura positiva, generosa, universalista e aglutinadora que chegue a muitos, a todos!

Mensal IMENSO é tudo o que já se faz e tudo o que falta fazer!


BT86-SUMÁRIO.qxd:BT- ISTOÉBLUE-00.qxd 2/24/11 3:54 PM Page 6

SÉRIE II

BLUE TRAVEL N.º 01 www.blue.com.pt pág. 08 | VIAJANTES BLUE Ao longo de 2010 foram muitos os viajantes blue que partilharam conncosco as suas viagens. A eles o nosso muito obrigada! E aos outros, um convite a mostrarem também como se viaja com espírito blue!

pág. 18 | BLUE SPOTS Um novo espaço na revista onde os nossos leitores podem partilhar aqueles segredos que tornam cada viagem num momento especial.

pág. 21 | ISTO É BLUE As últimas novidades, sugestões para dormir por menos de €100, ideias green para uma vida em harmonia com o ambiente, e projectos que merecem os nosso parabéns!

pág. 30 | 11 DESTINOS PARA 2011 Seja um fim-de-semana prolongado cá dentro ou numas férias grandes em terras mais longínquas, deixamos-lhe nesta edição onze destinos para aproveitar ao longo de 2011. – BRASIL, CARAÍVA – MEXICO, PUERTO MORELO – ALENTEJO, ALQUEVA – ÁFRICA, QUENIA E NAMÍBIA – ITÁLIA, SICÍLIA – ACORES, SAO MIGUEL – MEDITERRÂNEO, CRUZEIROS – PORTUGAL, DOURO – PORTUGAL, COSTA VICENTINA – ÍNDIA, KERALA E BENGALA – FRANCA, CHAMONIX

6

B L U E

T R A V E L


qlink

www.tmn.pt


REP. VIAJANTES:REP. TRAVEL 03 2/24/11 11:04 AM Page 8

[ ESPECIAL ]

Viajantes blue Ao longo de 2010 foram muitos os viajantes blue que partilharam conncosco as suas viagens. Longe dos roteiros turísticos, sempre em busca de experiências autênticas, dormindo em pequenos hotéis ecológicos e aproveitando para contribuir para projectos locais, eles viveram os valores blue em cada destino. A eles o nosso muito obrigada! E aos outros, um convite a mostrarem também como se viaja com espírito blue!


REP. VIAJANTES:REP. TRAVEL 03 2/24/11 10:51 AM Page 9

Há apenas um sítio onde sou realmente feliz: num avião, a caminho de algum lugar

1. MARTA MOTA naMÍbIa FÉRIAS DE VOLUNTARIADO

3. TIAGO CRUZ norte Da argentIna NADA ACONTECE POR ACASO...

Considera-se uma autêntica nómada e já viajou pelos quatro cantos do mundo. Aos 30 anos, Marta Mota decidiu largar o trabalho num grande grupo de moda e partir para a Namíbia, onde repartiu o tempo entre dois projectos distintos – a conservação da vida selvagem e o apoio a uma população desfavorecida – ambos geridos pela organização Na’ankuse (que quer dizer, no dialecto bushman, “Deus olha por nós”). Uma experiência que se revelou muito compensadora. O momento blue desta viagem aconteceu quando levaram as crianças bushmen no carro da enfermeira Ann – a excitação foi tal que não queriam sair! E não era para menos, já que são raras as vezes na vida em que andam de carro. Na hora de tirar a fotografia foi um delírio! Marta não resistiu às gargalhadas e juntou-se ao grupo.

Tudo aquilo que a Euribor não leva no fim do mês, Tiago Cruz, 37 anos, investe em viagens. Viagens em que esquece o seu trabalho em publicidade, em que conhece novas culturas e, sobretudo, novas pessoas e suas histórias: no Egipto, um barman muçulmano apaixonado por uma culturista inglesa, na Líbia um tuaregue cozinheiro e filósofo, na Guiné-Bissau um alentejano brasonado que vive da pesca mas tem medo do mar, e muitos, muitos outros. O Norte da Argentina não foi excepção. “Calcorreávamos as ruas da aldeia de Cachi quando passámos em frente à casota onde funcionava a rádio local. Em segundos, levaram-nos lá para dentro e entrevistaram-nos em directo. De volta à rua, a população apontava para nós e reconhecia-nos. Foi preciso ir aos Andes argentinos para termos os nossos cinco minutos de fama.”

Se algum dia me virem numa viagem de “pacote”, estão autorizados a internar-me compulsivamente num hospital psiquiátrico

b l u e t r a v e l n .o 6 2

b l u e t r a v e l n .o 6 4

2. ANA ISABEL MINEIRO Deserto Do tenerÉ A ÚLTIMA CARAVANA DE SAL

4. VASCO MOREIRA Cabo Verde AVENTURA EM ALTO MAR

No mundo dos viajantes, Ana Isabel Mineiro dispensa apresentações. Há mais de vinte anos que faz viagens independentes, de preferência a solo e o mais longas possível, tendo já palmilhado mais de 40 países. Desta vez queria alcançar o planalto do Djado e as suas aldeias abandonadas, seguindo a rota das cada vez mais raras caravanas de sal que ligam a mítica cidade de Agadez e as salinas mais a norte. Durante 12 dias percorreu o deserto do Teneré, dormiu sob as estrelas e partilhou com os tuaregues as agruras do deserto. A partilha das refeições com os tuaregues, que se repetia duas vezes por dia, foram momentos inesquecíveis. Sozinha no alto de uma duna podia observar o ritual silencioso dos tuaregues a apanhar lenha e a cozinhar em grandes panelões negros de fumo.

Vasco Moreira tem uma vida profissional totalmente desinteressante num banco. Faz vela desde os 13 anos, e hoje ocupa-se aos fins-de-semana a ensinar esta antiga arte bem portuguesa. Organiza anualmente viagens de vela para “clientes”, alunos ou conhecidos que, regra geral, se tornam seus amigos e companheiros para futuras navegações. Participa regularmente em provas nacionais e internacionais, tendo vencido várias. Rota prevista: as ilhas de São Vicente, Santo Antão, São Nicolau e Santa Luzia. Depois de um dia inteiro a navegar, de uma noite que nem o vento nem o mar nos deram descanso, a conquista da ilha deserta de Santa Luzia foi o ponto alto desta viagem. “Pisar terra firme deu-nos uma incrível sensação de segurança e foi decididamente o nosso momento blue”, contou-nos.

b l u e t r a v e l n .o 6 3

Navegar com um tempo cor de chumbo e com 55 nós de vento não é propriamente um passeio no parque. Há situações piores, mas em perfeitas condições de juízo, ninguém escolhe estes dias para se fazer ao mar

b l u e t r a v e l n .o 6 5

B L U E

T R A V E L

9


REP. VIAJANTES:REP. TRAVEL 03 2/24/11 10:51 AM Page 10

E S P E C I A L

Viajantes blue

DAR UM POUCO DO SEU TEMPO e contribuir para um projecto local é a melhor forma de tornar UMA VIAGEM MAIS ENRIQUECEDORA 5. JOOST DE RAEYMAEKER angola LUANDA – BENGUELA DE AUTOCARRO

7. ANTÓNIO BARROSO CRUZ PanamÁ e mÉdio orienTe VIAGENS SENTIDAS

Joost de Raeymaeker é um fotojornalista belga a viver em Portugal desde 1995. Visitou Angola com a sua companheira, filha de emigrantes angolanos. A maior parte do tempo da estadia foi passada em Luanda, a capital supercheia, mas antes de voltar para Lisboa fez uma pequena viagem de camioneta dentro do país. “Só se aprende realmente a conhecer um país e o seu povo convivendo com ele nas coisas do dia-a-dia”, diz o repórter. “Paradoxalmente, gastando menos dinheiro têm-se experiências mais duradouras.” Numa vila de pescadores a caminho de Lobito, um grupo de crianças joga “futebol de carica”. Não há Gameboys nem PlayStations – nem sequer uma verdadeira bola de futebol – mas os rapazes não pareciam divertir-se menos por isso. Vidas simples a marcarem uma paragem neste percurso...

Viajante por convicção, trabalha há mais de 25 anos em áreas ligadas ao turismo, além de fazer teatro e televisão e de colaborar com diversas publicações. É, também, autor de vários livros. Já visitou mais de 47 países e viveu no Brasil e na República Dominicana, antes de aterrar na ilha da Madeira em 2000. No Panamá deixou uma parte de si na escola de Boca Chica. Aquela parte que interagiu com crianças que não o conheciam de parte alguma, mas que viram nele um amigo; que as ajudou a fazer um desenho mal feito, mas a que elas acharam piada; que ficou assombrada quando o professor Cástulo Carrera lhe mostrou o seu aposento de seis metros quadrados e onde, estupefacto, ficou a olhar para um poster do Figo com o equipamento da selecção portuguesa... Meses mais tarde, voltou a partilhar connosco um périplo que o levou de jipe de Aleppo, na Síria, a Aqaba, na Jordânia, repleto de boas dicas para quem quiser viver esta aventura. Em Petra, deambulou pelos antigos monumentos desta civilização milenar até desaguar junto à Rua das Colunatas, por ali almoçar, e em seguida montar um burrico que o ajudaria a chegar ao Triclinium dos Leões e, bem mais a cima, ao famoso e altamente impossível Mosteiro, o remoto e maravilhoso Ad-Deir. Regresso pelo seu Siq, corredor de passagem obrigatória para a percepção do fabuloso projecto levado a cabo pelos Nabateus, um lugar que deve fazer parte de todos os viajantes pelo menos uma vez na vida. Saiba mais em www.abcruz.net ou na sua página do Facebook.

b l u e T r a v e l n .o 6 6

6. PATRÍCIA DOMINGUES ilha de TinharÉ O PRAZER DAS COISAS SIMPLES A Patrícia Domingues gosta de sair da sua personagem de engenheira civil em que vive o ano inteiro, e quando está noutro país procura integrar-se na cultura e nos costumes locais. Quando volta, sente-se revigorada e dá ainda mais valor à sua vida, pois percebe que há pessoas que, apesar de viverem com pouco, conseguem ser felizes. Roma foi uma das cidades que mais a marcou, e na Tunísia chegou a viver como uma verdadeira tunisina. Desta vez, foi a simplicidade de uns dias à beira-mar na ilha de Tinharé e dos momentos passados entre amigos que tornaram esta viagem inesquecível. Uma massagem à beira-mar, com o burburinho das ondas como música de fundo, foi seguramente a melhor forma de se libertar do stress de um ano de trabalho. Palavras para quê? b l u e T r a v e l n .o 6 7

10

B L U E

T R A V E L

Cada novo destino deve ser interpretado à sua maneira e descoberto, de uma forma suave e carinhosa, como a mais secreta e inescrutável das amantes. Deve ser amado e desenhado em mim como nenhum outro o foi antes

b l u e T r a v e l n .o 6 8 e 8 5


REP. VIAJANTES:REP. TRAVEL 03 2/24/11 10:52 AM Page 11

NAMÍBIA

DESERTO DO TENERÉ

ARGENTINA

BOTSWANA


REP. VIAJANTES:REP. TRAVEL 03 2/24/11 10:52 AM Page 12

SUÉCIA


REP. VIAJANTES:REP. TRAVEL 03 2/24/11 10:53 AM Page 13

E S P E C I A L

Viajantes blue

SÃO VIAJANTES INDEPENDENTES, que partem apenas com um bilhete de ida e volta, deixam lugar ao acaso e PROCURAM SEMPRE IR MAIS ALÉM

8. ISABEL CUNHA boTswana A VIAGEM DE UMA VIDA

10. NUNO MIRANDA samoa e Fernando de noronha O MUNDO NA PALMA DA MÃO

Isabel Cunha é enfermeira e nasceu em Lisboa. Se pudesse já tinha deixado tudo e partido à descoberta do mundo, mas enquanto não ganha coragem para o fazer, vai sonhando com os próximos destinos de férias. Viajou por Inglaterra, França, Itália, Grécia e Noruega, mas sempre teve vontade de ir mais longe, utilizando transportes e alojamentos menos convencionais. A oportunidade surgiu, e o Botswana revelou-se um país surpreendente e uma experiência imperdível. Foram duas semanas a viajar em veículos todo-o-terreno, por estradas, pistas e trilhos num percurso mais ou menos definido, dormindo em tendas montadas sobre os jipes, confeccionando a maior parte das refeições... enfim, uma pequena experiência de sobrevivência e de companheirismo entre os participantes.

Nuno Miranda tem 33 anos e é formado em Economia. Após breves experiências a trabalhar em consultoria e área comercial, descobriu que o marketing tinha mais que ver com ele. Hoje é brand manager numa empresa portuguesa que o transferiu para o Brasil. O que mais gosta de fazer na vida é viajar. Ainda bastante novo esteve em Londres, Nova Iorque, Rio de Janeiro e na Venezuela. Quando começou a trabalhar passou a investir a poupança em viagens e, na companhia da namorada, Rita, tem escolhido destinos mais afastados, muito pelo fascínio do surf e pelos locais “ainda por descobrir” – Pacific Highway, nos EUA, Costa Rica, Panamá, Nicarágua, Havai, Filipinas, ilhas Mentawai (Indonésia) e Samoa, onde foi surpreendido por um jantar de aniversário inesperado, junto ao mar. Fernando de Noronha era outro destino na lista de sítios a conhecer. As ondas aqui são mundialmente famosas e fazem deste destino um dos mais procurados pelos surfistas de várias partes do mundo. Nadar com as tartarugas, raias, lagostas, tubarões (inofensivos), e peixes de várias espécies é uma experiência a não perder durante umas férias em Fernando de Noronha. Snorkelling e mergulho estão disponíveis através de várias empresas, que o vão levar até zonas como a Baía do Sueste, um autêntico aquário natural gigante. O uso de um colete é obrigatório para que as pessoas flutuem e evitem pisar o coral. O momento blue aconteceu ao final da tarde na praia de Cacimba do Padre, a ver as ondas com mais de três metros serem desafiadas pelos surfistas mais experientes... e corajosos! Depois, deixe-se ficar para assistir ao pôr-do-Sol entre o Morro dos dois Irmãos.

b l u e T r a v e l n .o 6 9

9.MARIA JOÃO GUIMARÃES Travessia do aTlÂnTico NA ONDA DA VIDA

O Universo conspirou a favor, e eis que me caiu no colo, não só a possibilidade de trabalhar num barco à vela nas Caraíbas como apanhar uma boleia até lá, cruzando o oceano Atlântico

Maria João Guimarães é marinheira... da vida. Navegando nas águas turvas ou mansas da existência, pesca experiências de toda a espécie e, fluindo com a corrente, deixa simplesmente que a sua bússola aponte para onde o coração bate mais forte. Foi assim que esta lusa “caiu de pára-quedas” num barco à vela para atravessar o Atlântico e partilhar durante 17 dias os mesmos 13m com cinco desconhecidos. “Mal chegámos à pequena ilha de Saint-Martin, em plenas Caraíbas”, conta-nos a viajante, “elevaram-me ao topo do mastro, a uns 20 metros do solo, para arvorar a minibandeira de Portugal, como galhardete de simpatia pela minha presença na viagem. Deixaram-me uma hora plantada lá em cima...de ‘castigo’. Sem qualquer medo das alturas e com vista deslumbrante, é caso para dizer, ‘alto castigo!’”

Todos os anos fazemos uma lista de destinos a conhecer, mas são sempre mais do que aqueles que o tempo nos permite visitar e alguns ficam inevitavelmente para trás. O Mundo consegue ser, ao mesmo tempo, muito pequeno e muito grande...

b l u e T r a v e l n .o 7 2 e 7 9

b l u e T r a v e l n .o 7 0

B L U E

T R A V E L

13


REP. VIAJANTES:REP. TRAVEL 03 2/24/11 10:53 AM Page 14

E S P E C I A L

Viajantes blue

DA ÁSIA AOS PICOS DE EUROPA, de São Tomé às Caraíbas mil destinos diferentes, mas A MESMA NATUREZA HUMANA 11. RUI LOUREIRO novã ZélÂndiã DIAS DE PERNAS PARA O AR Rui Loureiro nasceu no Porto, e tenta transformar os 22 dias úteis anuais de férias em paragens no tempo (espreite o seu blog em www.22diasuteis.blogspot.com). Na Nova Zelândia, o plano era levar uma campervan a dar a volta à ilha Sul em duas semanas, num percurso de cerca de 2.500km junto à costa. “Calha-nos a Brown Hibiscus, um furgão flower power pintado por artistas locais, com o volante do lado errado e que será a nossa casa nas próximas duas semanas”, contou o viajante. O momento blue aconteceu em mar alto, rodeados por enormes, lindos, rápidos e curiosos golfinhos que deslizavam e rodopiavam graciosamente por um grupo de seres desajeitados que se babavam de felicidade na água b l u é T r ã v é l n .o 7 3

12. CHAKALL SuÉciã COZINHAR A CINCO GRAUS NEGATIVOS

Na viagem para Kiruna perdemos o equipamento, os ingredientes, a roupa para as fotografias e um dia de trabalho, mas nada disso tinha importância porque estávamos num lugar fantástico 14

B L U E

T R A V E L

Chakall nasceu em Tigre, Buenos Aires, e é filho de cinco culturas, com família de origem galega, suíço-alemã, basco francês, italiana e Argentina. Antes de ser chef, estudou jornalismo e escreveu para o diário “El Cronista”, de Buenos Aires. É um viajante, um cozinheiro e um apaixonado. Um homem que viaja e se apaixona por lugares distantes e que colecciona sabores. Um apaixonado pela cozinha e pelos países que percorre (saiba mais em www.chakall.com). Já viajou pelos quatro cantos do mundo, e desta vez levou-nos até à Suécia, onde cozinhou a cinco graus negativos dentro do Ice Hotel. “Fazer um passeio num trenó puxado por cães é uma experiência a não perder”, contou-nos o chef. “Diz o treinador que uma vez que arrancam são como um Fórmula 1 a toda a velocidade.” b l u é T r ã v é l n .o 7 6

13. ALEXANDRE BARBOSA E ANA PEDRAS SudéSTé ãSiÁTico 8 MESES EM TERRAS DO ORIENTE

Em Banguecoque gostamos de ir ao cinema, comer um tom-kha, passear pelos centros comerciais, andar de transportes públicos... simplesmente andar por lá como se fosse a nossa casa

Desde 1999 que Ana Pedras e Alexandre Barbosa têm viajado por paragens remotas em busca da diferença, da novidade, da aventura, tendo já visitado cerca de 40 países. durante quase um ano viajaram pela Tailândia, Malásia, Vietname, Laos, China, Nepal, Bangladesh e Indonésia, numa experiência verdadeiramente memorável! “O chegar ao topo possível, depois de uma expedição de vários dias pelo Tibete que nos levaria até ao Nepal, foi seguramente um dos pontos altos da viagem”, disse-nos o Alexandre. “E por fim, chegar à base do Evereste, um dos lugares mais altos do mundo, a 5.200m de altitude; estar lá, sentir o sol forte, o vento frio dos glaciares, estar perante um cenário único e grandioso... foi simplesmente inesquecível!”Saiba mais em www.lugaresemomentos.com. b l u é T r ã v é l n .o 7 7

14. FRANCISCA ROSA E BRUNO RODRIQUES São Tomé UM OLHAR POR DENTRO DO PARAÍSO Francisca Rosa vive no Algarve, onde trabalha como investigadora na universidade. Viajar é parte integrante e insubstituível da sua vida desde que fez a sua primeira grande viagem ao Perú com 15 anos. Bruno Rodrigues é geólogo, natural e residente em Faro. Viajou por locais muito diferentes, mas África e a América do Sul são os seus destinos preferidos. Em S. Tomé, visitaram as roças, caminharam pela floresta equatorial, conheceram centros de recuperação de tartarugas marinhas geridos pela população local, e falaram com artistas locais. O Ilhéu das rolas Foi o remate perfeito para esta viagem, junto ao Equador, com o mar tropical, e a ilha de São Tomé como pano de fundo, num momento único de paz e beleza natural. Percorreram todas as estradas da Ilha, e trouxeram este país no coração. b l u é T r ã v é l n .o 7 8


REP. VIAJANTES:REP. TRAVEL 03 2/24/11 10:53 AM Page 15

ÁSIA

PICOS DE EUROPA

FERNANDO DE NORONHA

SÃO TOMÉ


REP. VIAJANTES:REP. TRAVEL 03 2/24/11 10:54 AM Page 16

KATARA PASS, GRÉCIA

MALULA, SÍRIA

ANGOLA

MONGÓLIA


REP. VIAJANTES:REP. TRAVEL 03 2/24/11 10:54 AM Page 17

E S P E C I A L

Viajantes blue

APRENDER COM AS CULTURAS LOCAIS, respeitar a natureza e partir de mente aberta são os traços comuns entre QUEM VIAJA COM CONSCIÊNCIA

No topo da montanha temos uma visão de pássaro, um pôr-do-Sol inesquecível, uma solidão reconfortante e uma cerveja bem fresca para acompanhar o queijo Cabrales e o salpicão

15. TIAGO COSTA PIcos De euroPA DIÁRIO DE UMA TRAVESSIA

17. FILIPE MORATO GOMES mongÓlIA OVERLAND PELO DESERTO DE GOBI

Tiago Costa trabalha há dez anos como guia de trekking, monitor de escalada, organizador de expedições e viagens de aventura. Actualmente é líder de viagem na agência Nomad.pt, guiando grupos pelo Nepal, Marrocos e pelos Picos de Europa, onde já esteve mais de dez vezes (saiba mais em www.nomad.pt). A diversidade da paisagem, o equilíbrio ecológico e os habitantes calorosos fazem desta travessia um dos melhores trekkings da Europa. O fim de tarde na aldeia de Bulnes, onde não há estradas ou rede de telemóvel, marcou um dos bons momento desta viagem. Partilhou um petisco com Alberto, amigo de longa data e dono do albergue onde se instala sempre que por aqui passa. Aos 65 anos, Alberto continua a percorrer a montanha e a escalar os seus mais altos cumes. A conversa flui ao sabor da sidra e das histórias trocadas...

Filipe Morato Gomes dedica-se a viajar, a fotografar e a escrever sobre gentes e lugares nos quatro cantos do mundo – é cronista de viagens freelancer e editor do site Alma de Viajante (www.almadeviajante.com). Em 2007 editou o homónimo livro “Alma de Viajante”, com as crónicas de uma volta ao mundo de 14 meses. Já visitou mais de 80 países, e gosta de pensar que o mundo é a sua casa. Deixa-nos aqui o relato de uma expedição que o levou numa velha carrinha russa pelas areias do deserto do Gobi. Em Bayanzag, no interior de um dos tradicionais gers, uma simpática velhinha preparava o jantar sentada no chão. Ofereceu-lhe biscoitos, infindável simpatia e um lugar para dormir. Trocaram sorrisos e palavras mutuamente imperceptíveis. Sentiu-se bem-vindo. Como se fora parte da família. b l u e t r A v e l n .o 8 3

b l u e t r A v e l n .o 8 0

16. RAFAEL POLÓNIA E TANYA RUIVO De ovAr A IstAmbul A EUROPA DE BICICLETA

18. SOFIA NUNES E HELENA MACHADO AngolA UMA VIAGEM ARCO-ÍRIS

Rafael Polónia, 34 anos, sempre trabalhou na área dos espectáculos, e tenta gastar o dinheiro que ganha em viagens – Marrocos, vários países da Europa, e meio ano na Índia onde fez voluntariado. Tanya Ruivo nasceu no Quebeque há 28 anos, filha de pais portugueses. Em 2009, iniciaram uma viagem de bicicleta a Istambul, ida e volta, tendo pedalado mais de 12 mil quilómetros! (www.2numundosobrerodas.blogspot.com). “Um dos momentos mais aguardados desta viagem foi a subida a Katara Pass, no norte da Grécia”, contaram-nos. “O entusiasmo foi tal que largámos as bicicletas e corremos nus montanha acima, gelados com o frio! Fomos convidados por um casal idoso para jantar e dormir, e almoçámos no ponto mais alto, com os picos nevados mesmo à nossa frente e o silêncio do vazio.”

Helena e Sofia são amigas desde o dia em que se sentaram a uma mesa a conversar e descobriram importantes pontos em comum: estavam na profissão errada, adoravam viajar e queriam voltar a ver a terra onde nasceram. Uma fotografa compulsivamente pessoas e lugares, outra gosta de fazer de conta que é repórter de viagens. Esta foi uma viagem-sonho de duas mães de família que se recusam a “crescer”, por nove províncias, 5.000km de espanto e descoberta, 26 dias de viagem, 2.000 fotografias e uns quantos filmes. Sofia não esquece o dia em que celebrou os 40 anos em Cabo Ledo, uma das muitas praias da costa a sul de Luanda, bonita e paradisíaca, espaçosa, sossegada, com águas quentes e afáveis, e aldeias de pescadores onde lagosta e bom peixe se compram a preços justos.

b l u e t r A v e l n .o 8 2

Evoco as cores, os ocres e rosas da terra, os padrões nos tecidos das roupas das mulheres. Evoco os cheiros e os sabores que só são de lá: dos frutos, das comidas, do ar quente e doce

b l u e t r A v e l n .o 8 4


MK2011-BLUESPOTS.qxd:BT- ISTOÉBLUE-00.qxd 2/24/11 11:12 AM Page 18

Q BLUE SPOTS

PARTILHE CONNOSCO! Descobriu o barzinho mais simpático de Madrid? Provou o melhor prato regional num restaurante perdido na serra? Conhece o melhor sítio para gozar um fim-de-tarde à beira-mar? E para comprar produtos genuínos, cujos proveitos revertem a favor de alguma causa? Ficou num hotel óptimo, onde se sentiu como em casa de amigos? Então partilhe connosco e ajude-nos a divulgar os segredos mais bem guardados, e a viver momentos blue em cada saída de fim-de-semana, em cada passeio, em cada dia. Em Portugal ou lá fora, escreva-nos e mande-nos as suas dicas, com uma (ou mais) fotografia a acompanhar, que serão publicadas nestas páginas da sua blue Travel. BLUE SPOTS Revista blue Travel; Rua Vera Lagoa, N.º 12; 1649-012 Lisboa; Tel.: 21.720.3341 Mail: rosariobluetravel@gmail.com


MK2011-BLUESPOTS.qxd:BT- ISTOÉBLUE-00.qxd 2/24/11 11:12 AM Page 19


PUB (230x275):Layout 1 2/25/11 10:32 AM Page 1


BT- ISTOÉBLUE-86-FINAL.qxd:BT- ISTOÉBLUE-78.qxd 2/24/11 3:41 PM Page 21

L I V I N G

>

* ISTO É BLUE!

N O V I D A D E S

T E N D Ê N C I A S

G O U R M E T

VIEQUES | W RETREAT&SPA

T E X T O Patrícia Cabral

New!

HOT SPOT CARIBENHO O grupo W abriu mais um hotel exclusivo e seu spa, desta vez na pequena ilha de Vieques, nas Caraíbas. Situado sobre um extenso areal deserto foi desenhado por Patricia Urquiola, numa parceria com a empresa de arquitectos Sierra Cardona Ferrer. Todo o mobiliário dos interiores foi idealizado por Urquiola, que conjugou na perfeição o espírito descontraído de um resort de praia com linhas de design contemporâneo. As madeiras ocupam lugar de destaque bem como materiais locais reciclados. Outras das grandes atracções é o restaurante Mix on the Beach, dirigido pelo conceituado chef Alain Ducasse, que mistura os sabores exóticos da cozinha caribenha com a sofisticação dos paladares franceses. Se quiser ir para este destino de topo a preços menos elevados faça uma reserva inteligente: marque com alguma antecedência, e pelo menos 7 noites, no famoso site de reservas www.booking.com e consiga quartos a menos de €300. www.wvieques.com

* Os empreendedores que se destacam pela inovação, diferença, ambição e valores que coincidem com os nossos serão os protagonistas das revistas blue. Se conhece algum projecto que mereça ser partilhado nestas páginas, ajude-nos a premiá-lo, divulgando-o.

B L U E

T R A V E L

21


BT- ISTOÉBLUE-86-FINAL.qxd:BT- ISTOÉBLUE-78.qxd 2/24/11 3:41 PM Page 22

ONDE FICAR CASA BELEZA DO SUL Rua Dr. Parreira, 43 Tel.: 960.060.906; Duplo a partir de €60 www.casabelezadosul.com

ISTO É BLUE

Em pleno centro histórico de Tavira e com vista sobre o rio Gilão fica esta casa datada do século XIX. A proprietária, uma arquitecta italiana, foi a mentora do projecto de recuperação que respeitou integralmente a sua traça original. Tem três apartamentos, cada um com o seu estilo, e acesso a dois terraços, um deles na cobertura proporcionando uma óptima vista sobre a cidade.

QUINTA DA LUA Bernardinheiro, St. Estevão, Tavira; Tel.: 281.961.070 Duplo a partir de €99 www.quintadalua.com.pt A 4km da cidade de Tavira e a poucos minutos do Parque Natural da Ria Formosa, a Quinta da Lua é o poiso ideal para uma escapadela a sul. Nesta quinta respira-se a tranquilidade do campo e tem a vantagem de estar perto das melhores praias da costa. A casa tem seis quartos duplos e duas suites com terraços sobre o jardim. Uma piscina ecológica de água salgada e agradáveis recantos convidam a bons momentos de descanso.

UM DIA NA CIDADE

A cidade de Tavira, atravessada pelo rio Gilão, encanta pelas suas pontes, praças históricas com esplanadas e ruelas que nos levam até às muralhas do castelo. Venha procurar o bom tempo do Sul neste lugar, em restaurantes, lojinhas de charme, casas recuperadas para ficar e galerias de arte para visitar.

24h 22

B L U E

T R A V E L

T E X T O S Patrícia Cabral

TAVIRA: HISTÓRIA À BEIRA-MAR


BT- ISTOÉBLUE-86-FINAL.qxd:BT- ISTOÉBLUE-78.qxd 2/24/11 3:41 PM Page 23

AQUASUL

AMORE VERO

CASA DAS PORTAS Rua Dr. Augusto Silva Carvalho Tel.: 281.321.025 Horário: De Segunda a Sábado das 10h às 18h. Encerra ao Domingo www.casadasportas.com Uma loja com alma inaugurada em 2007 por Jane Gibbin, que inicialmente começou por ser uma galeria, onde a proprietária exibia as fotografias tiradas às portas e janelas de Tavira. O espaço cresceu e agora vende objectos étnicos provenientes de todo o mundo. Desde velas com aromas inebriantes a lenços de seda orgânica, deixe-se tentar por estas delicadezas...

EXPOSIÇÕES A NÃO PERDER PALÁCIO DA GALERIA

BOAS REFEIÇÕES ITALIANAS

EX LIBRIS GOURMET

Calçada da Galeria Tel.: 281.320.540 Horário: De Terça a Sábado, das 10h às 12h30 e das 14h às 17h30 http://cultura.cm-tavira.pt CIDADE E MUNDOS RURAIS. Para ver até 18 de Junho deste ano. Esta exposição aborda a dicotomia entre a cidade e as sociedades agrárias ao longo dos séculos. Através de objectos etnográficos, fotografias, mapas, películas, multimédia, entre outros elementos podemos analisar as relações que foram estabelecidas entre estas duas realidades.

AQUASUL Rua Augusto Silva Carvalho, 11 Tel.: 281.325.166 Horário: De Terça a Sábado, das 18h30 às 22h30 Este restaurante italiano no centro da cidade, que apenas serve jantares, é uma óptima proposta para se deliciar com as mais variadas pastas. Os produtos frescos, comprados diariamente no mercado local, servem de base à preparação de deliciosas receitas como os Tortellini com molho roquefort e presunto, Lasanha vegeteriana ou o perfumado Caril de frango.

CASA 5 Rua 1 Maio, 5 Tel.: 281.324.764 Horário: De Segunda a Sexta das 10h às 13h. Encerra ao fim-de-semana http://tavira-casa.com

AMORE VERO

TIAGO GROSSO, até 27 de Março. O artista contemporâneo Tiago Grosso assina esta exposição de fotografias, onde podemos ver alguns dos seus trabalhos mais emblemáticos como «Amigos» e «Rapaz com um Cão».

Rua João Vaz Corte Real, 80 ; Tel.: 281.098.007 Horário: De Terça a Domingo, das 19h às 24h; Sábado e Domingo, das 12h às 15h; Encerra à Segunda-feira Sara e Ricardo são os donos deste restaurante e os cozinheiros de serviço. Na ementa presenteiam-nos com deliciosos pratos da cozinha italiana como Tortelli alla mantovana de abóbora buternut e Prosciuto di Parma, servidos com manteiga de salva e crocante de amareto ou Spaghetti e seu molho pesto fresco de manjericão.

SHOPPING EX LIBRIS GOURMET Rua 5 de Outubro, 10 e 12 Tel.: 281.324.238 Horário: De Segunda a Sábado, das 10h às 20h. Encerra ao Domingo www.exlibrisgourmet.com Situada numa zona histórica de Tavira, junto à Ponte Romana, esta loja vende produtos tradicionais portugueses e marcas internacionais. Pode encontrar desde chocolates, chás, biscoitos, especiarias, massas, entre muitas outras iguarias. Não deixe de provar os aromáticos cafés feitos na máquina de balão.

CASA DAS PORTAS

RAPAZ COM UM CÃO, DE TIAGO GROSSO

B L U E

T R A V E L

23


BT- ISTOÉBLUE-86-FINAL.qxd:BT- ISTOÉBLUE-78.qxd 2/24/11 3:42 PM Page 24

PROPOSTAS MÊS

POR MENOS DE €100 ISTO É BLUE

Numa próxima ida ao Porto reserve um quarto na Pensão Favorita, um dos mais recentes hot spots da Miguel Bombarda e, para as suas próximas mini-férias, se ainda não tem destino voe até à cidade do México para uma estadia no novo hotel da Room Mate. Tudo isto a preços verdadeiramente surpreendentes...

PORTO PENSÃO FAVORITA Tel.: 220.134.157 www.pensaofavorita.pt Em plena Miguel Bombarda, um dos bairros mais alternativos da Invicta, fica esta casa centenária recuperada pelo arquitecto Nuno Sottomayor. O design de interiores é assinado por Sam Bairon onde se destacam peças vintage e mobiliário de estilo contemporâneo. O hotel tem sete quartos e um restaurante com esplanada, onde se provam bons sabores da cozinha mediterrânea com um toque regional. No exterior fica o jardim com pérgola, onde é servido o pequeno-almoço caseiro sempre que o tempo permite. Na sala de estar está um louceiro com uma variada selecção de chás, chocolates de S. Tomé, licor de poejo, biscoitos de azeite e outras iguarias para provar e se consolar... duplo a partir de

€70 CIDADE DO MÉXICO VALENTINA Tel.: +52.555.080.4501 www.room-matehotels.com Situado na zona rosa, um ecléctico bairro da cidade do México onde se concentram as melhores boutiques para shopping, este novo hotel da cadeia Room-Mate surpreende pelo design arrojado. Formas geométricas, inspiradas na cultura Azteca, combinam na perfeição com candeeiros e outras peças de estilo contemporâneo. Tem 63 quartos equipados com as últimas novidades em tecnologia de ponta. O pequeno-almoço bufett é servido até às 12h. Durante a sua estadia aproveite para visitar o museu Frida Kahlo, a catedral Metropolitana e o Parque Ecológico Chapultepec. duplo a partir de

€80 24

B L U E

T R A V E L


qlink

www.anselmo1910.com


BT- ISTOÉBLUE-86-FINAL.qxd:BT- ISTOÉBLUE-78.qxd 2/24/11 3:42 PM Page 26

Blue Travel: Como nasceu o projecto da Casa Grande? Luciano Barroso: Tanto eu como a minha mulher adoramos chocolate e, em viagens que fizemos pelo mundo, encontrámos o tipo de chocolataria que pretendíamos abrir em Portugal.

ISTO É BLUE

BT: Onde foram buscar a inspiração para criar uma fábrica de chocolates como a Casa Grande? LB: Nas mais variadas chocolatarias de cidades como Londres, Paris e Nova Iorque, que exploram este tipo de conceito.

BT: Todo o fabrico dos diversos tipos de chocolate é feito de forma artesanal? LB: Sim, todos são produzidos na nossa fábrica, artesanalmente. O cacau que usamos é o crioulo, proveniente da Venezuela, considerado um dos melhores do mundo. BT: Fizeram alguma investigação? Isso é quase Alquimia... LB: Durante um ano, antes de abrirmos ao público, trabalhámos com uma equipa de especialistas e criámos o nosso próprio receituário. BT: Têm uma gama muito variada de chocolates? LB: Temos uma gama de 500 produtos com os mais variados sabores e combinações. BT: Combinações muito criativas... LB: Desde o chocolate com piri-piri, champanhe, vinho, chá ou gengibre às trufas de maracujá, tabletes recheadas com acafrão e esculturas exclusivas de chocolate. BT: Quem prepara todas estas iguarias? LB: Temos um mestre chocolateiro, formado em França, e um designer que concebe as embalagens.

ENTREVISTA | LUCIANO BARROSO

O SENHOR DO CACAU A blue conversou com Luciano Barroso, fundador da Casa Grande Chocolatier. O impulso que o levou a erguer uma chocolataria única no género foi a paixão pelo chocolate. Uma fábrica muito especial, em Vila Nova de Famalicão, que produz de forma artesanal trufas, esculturas, tabletes e bombons com os mais variados sabores.

BT: Fazem visitas guiadas à fábrica? LB: Temos de uma hora e, no final da visita, as pessoas podem comprar os chocolates no ponto de venda. Organizamos também workshops temáticos que custam €25 por pessoa. BT: Têm planos para abrir mais lojas Casa Grande? LB: Ainda este ano estão previstas inaugurações em Lisboa, Porto, Braga e Coimbra.

VILA NOVA DE FAMALICÃO CASA GRANDE CHOCOLATIER

T E X T O S Patrícia Cabral

Rua São João, Lugar dos Curros Tel.: 252.415.252 Horário: De Segunda a Sexta das 9h às 18h. Encerra ao fim-de-semana www.casagrande.pt Depois de visitar esta fábrica vai sonhar com pipocas recheadas de chocolate, trufas com maracujá, chocolate negro com arroz tufado, que pode comprar em apelativas embalagens. A Casa Grande parece daqueles lugares mágicos como vimos no filme «Chocolat», protagonizado por Juliette Binoche. Todos os chocolates são aqui fabricados de forma artesanal. Visite as lojas da marca em Vila do Conde ou, quando for de viagem, no aeroporto de Lisboa. LUCIANO BARROSO PROPRIETÁRIO CASA GRANDE CHOCOLATIER 26

B L U E

T R A V E L


BT- ISTOÉBLUE-86-FINAL.qxd:BT- ISTOÉBLUE-78.qxd 2/24/11 3:42 PM Page 27

PORTO CHOCOLATARIA EQUADOR Rua Sá da Bandeira, 637; Tel.: 912.969.650 Horário: De Segunda a Sábado das 11h às 19h30. www.chocolatariaequador.com Tabletes de chocolate com recheio de framboesa, maracujá ou mirtilo, trufas e muitas outras tentações podem ser encontradas na Equador, no centro histórico do Porto. Esta chocolataria, com produção cem por cento artesanal, gaba-se de ter as melhores especialidades criadas por grandes mestres chocolateiros. Para além de poder provar os mais variados sabores tem a garantia que não têm quaisquer conservantes.

VILA REAL CASINHA DE CHOCOLATE Largo do Pioledo, bloco E, r/c dto.; Tel.: 259.325.371 Horário: De Segunda a Sábado das 8h às 19h. Encerra ao Domingo Os produtos regionais transmontanos como as nozes, pinhões, passas, entre muitos outros sabores servem de base à preparação de deliciosos bombons caseiros. Nesta loja gourmet todos são produzidos de forma artesanal e têm recheio de mel cem por cento natural, maçã, caramelo, morango, massa de castanha e frutos secos. Numa próxima ida para estas bandas venha experimentar estas iguarias.

LISBOA CACAO SAMPAKA Amoreiras Shopping Center; Tel.: 213.885.211 www.cacaosampaka.com A Debailleul, uma prestigiada marca de pastelaria belga, chegou finalmente a Portugal e está disponível nas lojas Cacao Sampaka. Os bolos gelados e os bolos frios, que podem ser vendidos em embalagens de seis ou dez unidades, são a grande referência desta marca. Prove a Joaninha, uma combinação perfeita de baunilha, morango e merengue ou o Ouriço à base de gelado de ganache e flocos.

CHOCOLATARIA EQUADOR

CHOCOLATARIA EQUADOR

CHOCOLATARIAS

T E X T O S Patrícia Cabral

A TENTAÇÃO DO CHOCOLATE Há quem não possa viver sem ele... uns dizem que é estimulante outros referem-no como um excelente antídoto para o mau humor. Fomos à procura das melhores chocolatarias para adoçar a boca em qualquer momento do dia.

A R C Á D I A C O M L O JA D E RUA E M L I S B OA Visite o nº 14D na conceituada Avenida de Roma e delicie-se com os bombons com vinho do Porto, as línguas de gato de chocolate, o sortido tradicional, entre outros sabores que fazem desta marca uma referência cada vez mais marcante para os portugueses e estrangeiros. www.arcadia.pt

B L U E

T R A V E L

27


BT- ISTOÉBLUE-86-FINAL.qxd:BT- ISTOÉBLUE-78.qxd 2/24/11 3:42 PM Page 28

LISBOA

ISTO É BLUE

EUREKA Rua Nova do Almada, 26 a 28; São Nicolau, Chiado Tel.: 213.468.173 Horário: De Segunda a Sábado, das 10h às 19h30 www.eurekashoes.com Já abriu em pleno Chiado a primeira loja da rede Eureka. Criada em 2009 por uma família apaixonada por sapatos, aposta em modelos apelativos e cheios de design. Miguel Flor e Nuno Gama assinam as novas colecções de calçado, embora também encontre neste espaço outras marcas como Opening Ceremony, Phillipe Souza, Dock Star, entre muitas outras.

LISBOA TEMPERAMENTO Rua da Madalena, 182-B; Tel.:218.876.208 Horário: De Segunda a Sexta das 10h às 19h30 Sábado das 10h às 14h. Encerra ao Domingo www.temperamento.pt Artesanato urbano, produtos gourmet e peças de design podem ser encontrados nesta pequena loja que pretende contribuir para a revitalização do centro histórico da cidade. Com uma oferta muito variada aposta sobretudo nos artigos nacionais e marcas de prestígio tais como Bordalo Pinheiro, Secla, Viarco e Amorim.

BARCELONA LOJA DA PRAIA

NOVIDADES LOJAS

TARDES DE SHOPPING Conheça as últimas novidades das colecções Primavera-Verão: a começar pela recente Loja da Praia no hotel The Oitavos, passando pela Eureka em pleno Chiado ou a Temperamento, deixe-se seduzir por peças únicas para si e objectos criativos para decorar a casa. Lá fora, num salto ao país vizinho, a recente Custo Growing Store.

CUSTO GROWING STORE Rambla Catalunya, 95; Tel.: +34.93.487.9882 Horário: De Segunda a Sábado, das 10h às 20h30 www.custo-barcelona-shop.com/kids A marca Custo Barcelona, que já tem uma linha de vestuário para homem e mulher, inaugurou um espaço totalmente dedicado às crianças entre os 4 e 14 anos. Na Custo Growing Store, que se estende por uma área de 160 m2, encontra roupas coloridas feitas a partir de materiais de primeira qualidade. Tem ainda uma grande variedade de acessórios e uma zona de jogos para os mais novos se entreterem enquanto os pais descobrem todas as novidades da colecção.

QUINTA DA MARINHA LOJA DA PRAIA The Oitavos; Quinta da Marinha; Guincho; Cascais Tel.: 214.860.020 Horário: De Segunda a Sexta, das 9h às 18h www.theoitavos.com A Loja da Praia já abriu o seu terceiro espaço no hotel The Oitavos, depois da Comporta e Príncipe Real. Com uma linha exclusiva de acessórios de praia provenientes de vários cantos do mundo como Panamá, Equador e Turquia, tem desde cestos, túnicas e panamás. Mas nem só de peças para usar no calor vive esta loja que também tem na sua colecção pashminas e cashmiras para os dias mais frios. Por isso já sabe, depois de um almoço no Ipsylon Lounge, reserve a tarde para umas compras já a antecipar o espírito de Verão...

28

B L U E

T R A V E L

T E X T O S Patrícia Cabral

New!


PUB (230x275):Layout 1 3/4/11 10:25 AM Page 1


BT86–ABERTURA 11 destinos:BT82–AR LIVRE 2/24/11 12:11 PM Page 30

1 1

D E S T I N O S

P A R A

2 0 1 1

11 D E S T I N O S 30

B L U E

T R A V E L


BT86–ABERTURA 11 destinos:BT82–AR LIVRE 2/24/11 12:11 PM Page 31

2011 Com 12 feriados estrategicamente espalhados pelo calendário, e muita vontade de aproveitar ao máximo as férias disponíveis, este é um ano cheio de bons pretextos para uma escapadela. Seja um fim-de-semana prolongado cá dentro ou numas férias grandes em terras mais longínquas, deixamos-lhe nesta edição onze destinos para aproveitar ao longo de 2011. Procurámos os hotéis mais em conta, sítios ainda por descobrir, programas que nos vão tornar um pouco mais ricos, e sugestões para fazer de cada momento uma experiência única, para que viva o melhor que o planeta tem para dar, de preferência em óptima companhia, e sempre seguindo os valores blue! Por P A T R Í C I A C A B R A L , R I T A D O A M A R A L D I A S E R O S Á R I O S Á C O U T I N H O


BT86–BRASIL:BT82–AR LIVRE 2/24/11 12:19 PM Page 32


BT86–BRASIL:BT82–AR LIVRE 2/24/11 12:19 PM Page 33

BRASIL | CARAÍVA

01 FEVEREIRO

No nosso destino preferido torna-se cada vez mais difícil descobrir sítios novos, longe dos roteiros turísticos, e que se ainda mantenham genuínos. Para quem procura uma sugestão para fugir ao frio que por cá se vai fazendo sentir, a pacata vila de Caraíva, ao sul de Trancoso, é um sítio a descobrir enquanto é tempo!


BT86–BRASIL:BT82–AR LIVRE 2/24/11 12:19 PM Page 34

11 DESTINOS PARA 2011

BRASIL | CARAÍVA FEVEREIRO

Ainda a salvo dos turistas, a vila de Caraíva só há pouco tempo recebeu luz eléctrica. Chegue, descalce os sapatos, e aproveite o sossego...

UM SEGREDO BEM GUARDADO Uma pequena vila de pescadores onde os dias se passam a ritmo lento, um sítio ainda a salvo dos turistas, onde a electricidade só chegou recentemente, praias desertas onde vai poder libertar o stress no suave marulhar das ondas... E tudo isto com a movida ali perto, mas suficientemente longe para que se sinta quase como um Robinson Crusoé durante as férias. Caraíva é considerada a vila mais antiga do Brasil, fica entre Trancoso (ver blue Travel N.º 28) e Corumbau, no sul da Bahia, e já foi votada uma das dez melhores praias do país pelo “The Guardian”. Uma vez instalado numa pousada, descontraia, inspire fundo o ar do mar, e parta à descoberta da região. Para norte, a Praia do Espelho, Trancoso, Arraial d’Ajuda, Porto Seguro e tantas outras praias da Costa do Descobrimento; e logo a sul da vila, o Parque Nacional de Monte Pascoal, onde uma comunidade de índios pataxós ainda vive da agricultura, do artesanato e da pesca. 34

B L U E

T R A V E L


BT86–BRASIL:BT82–AR LIVRE 2/24/11 12:19 PM Page 35


BT86–BRASIL:BT82–AR LIVRE 2/24/11 12:19 PM Page 36


BT86–BRASIL:BT82–AR LIVRE 2/24/11 12:20 PM Page 37

C A R A Í V A

|

B R A S I L

ONDE DORMIR: POUSADA CASINHAS DA BAHIA Tel.: +55.73.9985.6826 www.casinhasdabahia.com.br Foi eleita pelo Guia 4 Rodas como uma das pousadas mais charmosas de Caraíva e começou a ser construída em 1995, sendo que o proprietário, Edgard Rua tem vindo a melhorá-la de ano para ano. Tem seis apartamentos decorados com bom gosto e com redes na varanda para balouçar tranquilamente ao fim do dia, rodeados de jardins, coqueiros e mangueiras, a 250m da praia. A pousada organiza passeios de barco para subir o rio Caraíva, entre as margens bordejadas pela densa Mata Atlântica, e também o vai informar sobre outras actividades na região. O aquecimento da água é a energia solar. Duplo a partir de €55

MUSTS

. A visita à reserva indígena da aldeia de Barra Velha, onde vivem cerca de 2.500 índios da tribu Pataxó.

. Os passeios de barco no rio Caraíva, ou a cavalo ao longo da costa.

. Uma excursão pelo Parque Nacional do Monte Pascoal, entre a exuberância da Mata Atlântica, em total comunhão com a Natureza.

POUSADA CASA DA PRAIA Tel.: +55.73.9985.4249/3274.6833 www.casasdapraiacaraiva.com.br Pertence a um jovem casal paulista que aqui se instalou com um restaurante e bar de praia em 2000, transformando mais tarde a sua casa em pousada. Conte com sete suites frente ao mar, espalhadas por um frondoso jardim, com ar condicionado, televisão e Internet Wi-Fi. A preocupação com o ambiente traduz-se em gestos como a separação do lixo, o uso de loiças e não de plásticos, ou a transformação dos óleos em sabão, que é reutilizado. A preferência aos agricultores locais na compra dos produtos frescos contribui para o desenvolvimento sustentável da comunidade. Duplo a partir de €70. Grátis para crianças com menos de 9 anos

Neste destino o espírito blue revê-se nos seguintes valores:

– Consumo inteligente – Sustentabilidade – Defesa do Planeta B L U E

T R A V E L

37


BT86–MEXICO:BT82–AR LIVRE 2/24/11 12:29 PM Page 38


BT86–MEXICO:BT82–AR LIVRE 2/24/11 12:30 PM Page 39

MÉXICO

02 MARÇO

Será possível descobrir um sítio ainda sem turistas num país como o México, que acolhe todos os anos milhares de visitantes de todo o mundo? Em plena Riviera Maia, a pacata vila de Puerto Morelos parece ter conseguido passar despercebida e foi considerada pelo “The New York Times” como uma sobrevivente daquilo que o México foi em tempos. Aqui vive-se o melhor de dois mundos: a tranquilidade de um destino fora dos roteiros turísticos, e a proximidade de Playa del Carmen, com toda a animação que caracteriza umas grandes férias de Verão.


BT86–MEXICO:BT82–AR LIVRE 2/24/11 12:30 PM Page 40

11 DESTINOS PARA 2011

PUERTO MORELOS | MÉXICO MARÇO

LONGE DA CONFUSÃO Seguramente um dos destinos mais concorrido do planeta, a Riviera Maia oferece praias de sonho, muita animação e a proximidade com importantes sítios arqueológicos para quem procura um contacto mais próximo com a cultura local. Todos os anos abrem por aqui novos hotéis e resorts, alguns demasiado grandes, que atraem os veraneantes em busca de dias tran quilos. Para aproveitar todo este bulício mas continuar longe da confusão, opte por hospedar-se no vilarejo de Puerto Morelos, a 16km ao sul do aeroporto internacional de Cancún e a cerca de 30km ao norte da concorrida Playa del Carmen (ver blue Travel N.º 1). A península do Iucatão é rica em monumentos maia como Chichén Itzá ou Tulum, em cidades históricas como Mérida ou Valladolid, e em património natural como a Reserva da Biosfera de Sian Ka’an ou o Parque Nacional Arrecife de Puerto Morelos, frente à pequena vila costeira. Tudo para umas férias bem preenchidas!

ONDE DORMIR NA PENÍNSULA DO IUCATAO LA AMADA HOTEL Condominio Playa Mujeres; Tel.: +52.998.872.8730 Abriu em Abril de 2009, a poucos minutos ao norte de Cancún. As oito categorias de suites – pela vista, pelo acesso à piscina ou pelos terraços – permitem-lhe escolher aquela que melhor serve os seus sonhos, para que as férias sejam inesquecíveis. Frente ao hotel, uma longa praia de areias brancas convida a caminhadas ao nascer do dia, e a momentos de descontracção ao ritmo do vai e vem das ondas do mar da Caraíbas. Há acesso wireless à Internet gratuito, e todos os quartos têm jacuzzi. Duplo a partir de €220.

40

B L U E

T R A V E L


BT86–MEXICO:BT82–AR LIVRE 2/24/11 12:30 PM Page 41


BT86–MEXICO:BT82–AR LIVRE 2/24/11 12:30 PM Page 42

LA AMADA HOTEL

LA AMADA HOTEL

LA AMADA HOTEL

Do Iucatão à costa do Pacífico, são muitos os hotéis que abriram no México durante o último ano. Longe dos grandes resorts, Puerto Morelos oferece alojamento a preços budget

NOW SAPPHIRE RIVIERA CANCUN

RANCHO PESCADERO

NOW SAPPHIRE RIVIERA CANCUN

HOTEL ENCANTO

BANYAN TREE CABO MARQUES


BT86–MEXICO:BT82–AR LIVRE 2/24/11 12:31 PM Page 43

New! NA PENÍNSULA DO IUCATAO NOW SAPPHIRE RIVIERA CANCUN Tel.: +52.998.872.8383; www.nowresorts.com Perto de Puerto Morelos, é o segundo resort da nova cadeia de hotéis Now Resorts e abriu em Maio de 2010. Tem cerca de 500 quartos, seis restaurantes, cinco bares e lounges, três piscinas, spa, quase todas as actividades incluídas, bem como um clube para os mais novos e outro especialmente pensado para os teens. Duplo a partir de €280 com tudo incluído.

NA COSTA DO PACÍFICO RANCHO PESCADERO Baja California; Tel.: 52.1.612.135.5849 www.ranchopescadero.com Apenas 12 suites decoradas com pequenos pormenores como binóculos para poder observar as baleias que passam ao largo, e que vai poder ver comodamente estendido na cama! Fica na península de Baja, junto ao mar de Cortés, a uma hora ao norte de Cabo San Lucas. Entre Novembro e Março diferentes espécies de baleias passam por aqui nas suas migrações, e de Julho a Setembro também vai poder ajudar a levar os ovos das tartarugas que desovam na praia em frente para lugar seguro – para depois as ajudar a chegar ao mar. O rancho está a ser alvo de uma expansão que veio acrescentar um novo restaurante ao ar livre, no jardim orgânico da propriedade, onde se saboreiam os pratos da cozinha local com produtos da região, preparados pela chef Carolen Barrett, bem como mais 15 novos quartos. Tem spa, ioga e pilates, e emprestam pranchas, equipamento de pesca e bicicletas. Duplo a partir de €170

com todos os confortos modernos, além de piscina privativa e deck de madeira para descontrair ao fim do dia. Até Março aproveite o desconto de 30% para estadias de um mínimo de duas noites. Se ficar três noites, oferecem-lhe um tratamento de 90 minutos no spa. Duplo a partir de €575

ONDE DORMIR EM PUERTO MORELOS A PRECOS BUDGET

. POSADA EL MORO

Tel.: +52.998.206.9005; www.posadaelmoro.com Fica numa rua junto à praça principal da vila de Puerto Morelos, e tem acesso à Internet. Os edifícios dos quartos têm um sistema de captura de água da chuva que é usada nas casas de banho e para o duche, minimizando assim o gasto de água canalizada. Duplo a partir de €55 incluindo 2 crianças com menos de 12 anos

. CABANAS PUERTO MORELOS Tel.: +52.998.206.9064: www.cancuncabanas.com Um hotel boutique a dois passos da praça principal de Puerto Morelos, com seis cabanas de um quarto e kitchenette, com tudo para fazer refeições ligeiras. Os quartos do segundo piso têm vista para a praia e para o mar do Caribe. Duplo a partir de €45

EM GRANDE ESTILO

. CEIBA DEL MAR BEACH & SPA RESORT Tel.: +52.998.872.8063; http://ceibadelmar.com Nos arredores da vila, quartos e suites junto à praia, interiores cuidados, um spa e dois restaurantes, para quem quer pousar as malas e não pensar em mais nada. Consulte o site para escolher o pacote que melhor serve os seus desejos. Duplo a partir de €245

. AZUL BEACH HOTEL

HOTEL ENCANTO

Tel.: +52.998.872.8080; www.karismahotels.com

Acapulco;Tel.: 52.744.446.7101/2 www.hotelencanto.com.mx

Um resort intimista com apenas 98 quartos, nos arredores de Puerto Morelos e a minutos do aeroporto internacional de Cancún. O resort foi pensado para famílias com crianças pequenas, e tem quartos onde cabem dois adultos e duas crianças, bem como actividades para os mais novos. Duplo a partir de €434, com todas as refeições gourmet e bebidas incluídas, bem como muitos outros mimos.

Abriu há pouco mais de um ano e é um projecto do arquitecto mexicano Miguel Angel Aragonês, baseado num conceito de total privacidade, com móveis desenhado especialmente para o hotel. Tem 44 suites com terraços privativos virados ao mar, produtos da l’Occitane para o banho, Internet wireless e um ambiente de serenidade. É membro da Small Luxury Hotels of the World. Duplo a partir de €345

. AZUL SENSATORI HOTEL Tel.: +52.998.872.8080; www.karismahotels.com

BANYAN TREE CABO MARQUES Acapulco; Tel.: +52.744.434.0100 www.banyantree.com Abriu em Abril de 2010, em Punta Diamante, a 20 minutos de carro a sul do aeroporto de Acapulco. As villas foram construídas sobre estacas na encosta, frente ao oceano Pacífico. A decoração mistura elementos da cultura mexicana com toques asiáticos, e estão equipadas

Pensado para famílias com teenagers, para casais românticos ou grupos de amigos. É bastante maior que o Azul Beach Hotel, e oferece suites familiares e quartos comunicantes, bem como o Azulitos Kids Club para entreter as crianças. Duplo a partir de €300 com todas as refeições gourmet e bebidas incluídas. As crianças até ao 13 anos no quarto dos pais têm 50% de desconto.

Neste destino o espírito blue revê-se nos seguintes valores:

– Consumo inteligente – Práticas conscientes – Defesa do Planeta B L U E

T R A V E L

43


BT86–ALQUEVA:BT82–AR LIVRE 2/24/11 12:48 PM Page 44

MONTE DAS FALPERRAS


BT86–ALQUEVA:BT82–AR LIVRE 3/4/11 10:44 AM Page 45

ALQUEVA

03 ABRIL

O Grande Lago na época da Primavera ganha uma luz especial: os campos cobrem-se de flores selvagens, os prados ficam bem verdejantes e os dias tornam-se ainda mais longos... Esta região, aos pés do Guadiana, oferece todas as razões para ser visitada. Desde as aldeias ribeirinhas cheias de recantos para explorar, aos segredos do Alqueva e suas margens que servem de pasto ao gado ou o valioso património arquitectónico e histórico de Monsaraz, deixe-se encantar por este Alentejo profundo.


BT86–ALQUEVA:BT82–AR LIVRE 2/24/11 12:44 PM Page 46

11 DESTINOS PARA 2011

ALQUEVA ABRIL

5 MUSTS!

DO GRANDE LAGO . Os passeios de barco tranquilos pelo Grande Lago, onde pode observar as aldeias brancas ribeirinhas ou parar numa das suas margens para um piquenique

. Uma road trip pelas terras do interior alentejano como Monsaraz (Património Nacional), Mourão, Estrela, Aldeia da Luz, Reguengos de Monsaraz e Portel . Participar em provas de vinho para degustar os bons néctares alentejanos . Provar as iguarias típicas da cozinha regional como a Açorda de cação, Perdiz, Cozido de grão, Gaspacho, entre outras . Visitar o Museu da Luz, na aldeia da Luz, (www.museudaluz.org.pt), onde pode ver as colecções etnográfica e arqueológica permanentes

46

B L U E

T R A V E L

Moura, Portel, Reguengos de Monsaraz, Estrela, Aldeia da Luz e Alandroal fazem parte da vasta região do Alqueva. A sua barragem, situada no rio Guadiana, e que abrange todos estes municípios, é a maior de Portugal, estendendo-se por mais de 1.000km de margens. A melhor forma de a conhecer é realmente alugar um barco e percorrer tranquilamente o seu leito, de onde se avistam as aldeias ribeirinhas, o ga do a pastar tranqui la men te e os montados de sobro. A construção da Barragem do Alque va teve como objectivo o regadio para toda a zona do interior alentejano, através de uma reserva de água, e a produção de energia eléctrica, com vista à rega automatizada, bem como a oferta de outras actividades que exploram o melhor da cultura, história e gastronomia desta região. Outros dos grandes atractivos são os desportos náuticos, que convidam a tirar o melhor partido do Grande Lago – da pesca aos passeios de caiaque, vela ou aluguer de barcos-casa tem muito por onde escolher, podendo conjugar na mesma estadia o melhor do campo e do rio. A natureza pródiga oferece um excelente pretexto para ser admirada em longas caminhadas, percursos de BTT, de jipe ou a cavalo. O clima ameno é outra das vantagens que permite aqueles almoços prolongados com vista para a albufeira, as sestas à sombra dos chaparros, os petiscos típicos com queijos, enchidos e bons vinhos ao final da tarde. Toda aquela calma enche-nos a alma de uma paz de espírito sem igual e faz-nos regressar vezes sem conta a este interior alentejano.


BT86–ALQUEVA:BT82–AR LIVRE 2/24/11 12:44 PM Page 47

ALUGUE UM BARCO-CASA na Amieira Marina e percorra o Alqueva por margens e ilhotas não é preciso ter carta ou licença especial, QUALQUER UM PODE CONDUZI-LOS

BARCO-CASA AMIEIRA


BT86–ALQUEVA:BT82–AR LIVRE 2/24/11 12:44 PM Page 48

New! MONTE DAS FALPERRAS


BT86–ALQUEVA:BT82–AR LIVRE 2/24/11 12:45 PM Page 49

A L Q U E V A

4 SPOTS BLUE 1. MONTE DAS FALPERRAS

3. BARCOS-CASA AMIEIRA

VIVER A NATUREZA

Tel.: 266.611.173 Luz, Mourão Tel.: 966.420.695 http://falperras.carbonmade.com Duplo a partir de €60

Tel.: 266.611.173 www.amieiramarina.com Estadia de 2 noites durante a semana no Nicols 2010 por €503,30. Este valor inclui apenas aluguer do barco e gasolina. (Casal, noite, a partir de €84)

Ali mesmo junto às margens do Alqueva fica este monte tipicamente alentejano para uns dias de dolce farniente. Desde os alpendres a pedir que se refugie na sua sombra, à piscina para ficar de olhos postos na vasta planície ou os interiores com os seus recantos de estilo clean para se entregar a um livro, por aqui respira-se a verdadeira paz campestre. Percorra os trilhos de bicicleta até à barragem ou faça um dos muitos passeios pedestres pelas imediações.

Junte um grupo de seis pessoas e alugue um dos novos Barcos-casa da Amieira Marina. Para além de Abril ser um mês excelente para fazer este tipo de programa devido à temperatura amena, tem a vantagem de ainda ser uma época pouco concorrida. A bordo do Nicols 1010, Gama Sedan, pode fazer um dos circuitos sugeridos por esta empresa náutica. Desde o almoço no restaurante Panorâmico da Amieira Marina, à visita à Aldeia da Estrela ou o percurso até Monsaraz, muitas são as propostas para explorar o melhor do Grande Lago.

A região do Alqueva com a sua barragem, o maior lago artificial da Europa, convida a fazer inúmeras actividades ligadas aos desportos náuticos e ao ar livre. Em família, com os amigos ou a dois eleja este destino para as suas próximas férias da Páscoa. Seleccione alguns dos programas disponíveis e descubra um outro Alentejo.

. Safaris fotográficos em TT para observar os animais da região, como muflões e raposas

. Canoagem nas lagoas e represas . Piqueniques junto às margens . Caminhadas pedestres pelas aldeias brancas . Passeios a cavalo pela vasta planície alentejana

. BTT e TT . Passeios de barco à vela . Observação de aves . Voos de balão a dois . Voos panorâmicos de helicóptero sobre o Alqueva

2. HORTA DE TORREJAIS

4. HOTEL REFÚGIO DA VILA

Estrada da Barca, Moura Tel.: 285.253.658 www.hortadetorrejais.com Duplo a partir de €70

Largo Miguel Bombarda, Portel Tel.: 266.619.010 www.refugiodavila.com Duplo a partir de €95

Nesta época do ano a Horta de Torrejais ganha um encanto especial com o seu jardim florido, a horta carregada de legumes coloridos e o ribeiro de água límpida que convida a refrescar-se junto às suas margens. O mês de Abril é também a altura perfeita para observar os pássaros que sobrevoam o pomar, fazer longos circuitos pedestres, dar passeios a cavalo, andar de barco ou de canoa pelo rio Guadiana, entre muitas outras actividades ao ar livre, num turismo rural que procurou na sua reconstrução recuperar a arquitectura tradicional do Baixo Alentejo.

Na antiga cozinha das matanças desta casa rural recuperada decorrem aulas de cozinha para grupos mínimos de quatro pessoas. Nestes cursos aprende-se a fazer pratos da gastronomia tradicional alentejana, usando os produtos frescos de cada estação vindos directamente da horta produzida pela comunidade local. Durante as sessões servem-se vinhos e trocam-se receitas e, no final, juntam-se todos os participantes em redor da mesa a saborear o almoço ou jantar preparado pelo grupo. Saiba, ainda, que o hotel se preocupa com o meio ambiente, a começar pela separação dos lixos e a redução dos consumos energéticos.

Neste destino o espírito blue revê-se nos seguintes valores:

– Consumo inteligente – Práticas conscientes – Mérito B L U E

T R A V E L

49


BT86–AFRICA:BT82–AR LIVRE 2/24/11 1:15 PM Page 50


BT86–AFRICA:BT82–AR LIVRE 2/24/11 1:15 PM Page 51

ÁFRICA | QUÉNIA E NAMÍBIA

04 MAIO

Acompanhar os especialista da conservação da natureza nos seus projectos, ajudar a monitorizar uma população de leões, partilhar uma refeição com os Masai e contribuir para melhorar a vida de comunidades rurais, dispersas na imensidão da savana africana. Muito mais do que simples safaris, estas viagens proporcionam-lhe uma experiência única e enriquecedora, e também garantem que, com a sua estadia, estará realmente a beneficiar, não só a natureza como as populações locais.


BT86–AFRICA:BT82–AR LIVRE 2/24/11 1:15 PM Page 52

11 DESTINOS PARA 2011

ÁFRICA | QUÉNIA E NAMÍBIA MAIO

Camp é o mais recente campo da Conser vancy Safaris, e foi inaugurado no final do ano. Tem cinco tendas de lona e telhados de palha, todos com deck privativo e uma vista que se estende até ao horizonte, e um edifício principal onde os hóspedes se reúnem para as refeições, ou para uma bebida depois de um dia de safari. Entre os vários programas oferecidos contam-se os safaris de vida selvagem e cul tura local, e os safaris com especialistas, acompanhados por biólogos e outros cientistas internacionais envolvidos nos projectos de conservação locais. A proximidade com as realida des locais e com o trabalho destas organizações proporcionam seguramente experiências inesquecíveis. O preço para um programa de 5 noites e 5 dias é de €2.765 por pessoa em quarto duplo com refeições. Tel.: +264.6440.6136; www.kcs-namibia.com.na

CONSERVANCY SAFARIS NAMÍBIA

AJUDAR A PRESERVAR A Conservancy Safaris, na Namíbia, foi fundada por colaboradores de organizações não-governamentais de conservação da natureza, com largos anos de experiência e um profundo conhecimento da reali dade local. Empoleirado num monte debru çado sobre o vale de Onjuva, o Etambura 52

B L U E

T R A V E L

O Etambura Camp é propriedade da tribu himba de Orumpembe. Os lucros dos safaris e da actividade turística revertem directamente para esta comunidade


BT86–AFRICA:BT82–AR LIVRE 2/24/11 1:16 PM Page 53


BT86–AFRICA:BT82–AR LIVRE 2/24/11 1:16 PM Page 54

CAMPI YA KANZI


BT86–AFRICA:BT82–AR LIVRE 2/24/11 1:16 PM Page 55

CAMPI YA KANZI QUENIA

ENTRE LEÕES A visão do pico do monte Kilimanjaro coberto de neve ao acordar é algo que não se esquece. Hemingway caçou aqui, e terá sido nestas paisagens que se inspirou para escrever “The Green Hills of África” e “The Snows of Kilimajaro”. Gerido por Luca Belpietro e Antonella Bonomi, um casal de italianos que fundou o campo e o Maasai Wilderness Conservation Trust, é propriedade dos masai que também trabalham no lodge e nos projectos de conservação e desenvolvimento social. Há seis cabanas e duas suites, bem como um edifício comum no coração da propriedade. O preço é de €445 por pessoa em quarto duplo, incluindo todas as refeições, bebidas, safaris e visitas culturais. Tratando-se de um importante corredor de vida selvagem que liga os parques nacionais de Chyulu, Tsavo e Amboseli, esta é uma região a preservar. O programa Among Lions, por exemplo, leva-o a participar no Simba Project, um projecto que compensa os masai pela perda de gado devido aos ataques dos leões e outros predadores. Durante as excursões na selva, vai poder ajudar os guias locais a monitorizar uma população de cerca de 60 leões, aprender a identificar os vestí gios da sua passagem pela selva e a localizar os indivíduos, dando assim uma contribuição real para a preservação destes animais e do modo de vida da comunidade local. Tel.: +254.45.622516 www.maasai.com

O campo Ya Kanzi, aos pés do monte Kilimanjaro, pertence à comunidade masai que habita a região, e é gerido por um casal de italianos que fundou também um projecto de conservação da vida selvagem, educação da população local e de saúde

Neste destino o espírito blue revê-se nos seguintes valores:

– – – – –

Práticas conscientes Sustentabilidade Solidariedade Mérito Defesa do Planeta B L U E

T R A V E L

55


BT86–ITALIA:BT82–AR LIVRE 2/24/11 1:33 PM Page 56


BT86–ITALIA:BT82–AR LIVRE 2/24/11 1:33 PM Page 57

ITÁLIA | SICÍLIA

05 JUNHO

Sabia que não precisa de voar durante horas a fio para ver um vulcão em erupção? A ilha de Stromboli, ao norte da Sicília, oferece um espectáculo de fogo a cada 20 minutos, que pode observar tranquilamente sentado no deck de um hotel próximo (ver blue Travel N.º 33 e 35). Pelas paisagens, pela excelente gastronomia, pelas praias, pelos programas culturais e concertos em ruínas romanas, pela simpatia do acolhimento, a Sicília é um destino a ter em conta para as suas próximas férias, e aqui bem perto.


BT86–ITALIA:BT82–AR LIVRE 2/24/11 1:33 PM Page 58

11 DESTINOS PARA 2011

ITÁLIA | SICÍLIA JUNHO

FÉRIAS NO MEDITERRÂNEO A oferta hoteleira em toda a Sicília é de qualidade e para todas as bolsas, e as estradas percorrem-se bem entre os campos de cultivo e as pequenas vilas perdidas no interior da ilha. A capital, Palermo, surpreende pela grandiosidade da sua arquitectura, e pelo peso da história que se faz sentir, ao mesmo tempo que se vive aqui uma intensa e animada vida nocturna. Catania, na costa leste, Siracusa, um pouco mais abaixo, onde Arquimedes teve o seu célebre momento “eureka!”, Noto, a capital do barroco, ou o Valle dei Templi, em Agrigento, são outras boas razões para visitar a Sicília em Junho, antes das enchentes de turistas que invadem a ilha em Julho e Agosto.

MUST Assistir às erupções do Stromboli no terraço do hotel Signum, enquanto saboreia um copito de Malvasia, é um momento a não perder numas férias na Sicília. A simpatia do acolhimento familiar, as deliciosas refeições servidas ao ar livre, e o fabuloso terraço debruçado sobre o Mediterrâneo são mais do que boas razões para pernoitar aqui. Depois, parta à descoberta da ilha de Salina, onde foi filmado o “Il Postino”, ou apanhe um barco no porto e vá saltitando entre as várias ilhas Eólias.

Saltitar entre as ilhas Eólias ao preço de um ferry-boat é um programa a não perder. De Salina ou Panarea vêem-se as erupções frequentes do vulcão Stromboli 58

B L U E

T R A V E L

Hotel Signum: Tel.: +390.90.984.4222/4375 www.hotelsignum.it; duplo a partir de €130


BT86–ITALIA:BT82–AR LIVRE 2/24/11 1:34 PM Page 59

HOTEL SIGNUM


BT86–ITALIA:BT82–AR LIVRE 2/24/11 1:34 PM Page 60


BT86–ITALIA:BT82–AR LIVRE 2/24/11 1:34 PM Page 61

ONDE DORMIR

A NAO PERDER . De 11 de Maio a 26 de Junho, Espectáculos

POR MENOS DE €200

de teatro clássico no Teatro Greco de Siracusa. Nesta temporada poderá ver as peças Andromache, de Euiripides, Philoctetes, de Sófocles e As Nuvens, de Aristófanes. www.indafondazione.org

New!

. De 13 a 16 de Maio, Festival de Flores de Noto, com tapetes floridos a cobrirem as ruas e muita animação. www.infioratadinoto.it

EM TAORMINA LA PLAGE RESORT Tel.: +390.942.626.095 www.laplageresort.it

LA PLAGE RESORT

. De 11 a 18 de Junho, Festival de Cinema de Taormina, no Teatro antico daquela cidade e noutros espaços ao ar livre em vários pontos da ilha. Saiba mais em www.taorminafilmfest.it

Abriu em Maio passado, 50km a sul de Messina, na costa leste da ilha. Tem cerca de 50 villas espalhadas por um pinhal centenário, com pequenos jardins e interiores contemporâneos e minimalistas. Tem dois restaurantes e spa, e convida os hóspedes e doarem €1 por dia para ajudar a OrphanAid África a garantir o futuro das crianças. Duplo a partir de €200

. Temporada de ópera, ballet e concertos no Teatro Massimo, em Palermo. Saiba mais em www.teatromassimo.it

. De 29 de Abril a 8 de Maio, The Greek EM PALERMO HOTEL UCCIARDHOME

Passion. A obra-prima do compositor Bohuslav Martinu apresentada pela primeira vez em Itália.

Tel.: +390.91.348.426 www.hotelucciardhome.com

. De 20 a 25 de Maio, Cinderela.

Um pequeno hotel de charme com interiores contemporâneos, onde a blue ficou instalada aquando da nossa reportagem na cidade. Tem uma óptima localização e um pequeno pátio interior onde pode tomar o pequeno-almoço, ou tomar no quarto até ao meio-dia sem custo extra. Não tem restaurante mas pode pedir que lhe tragam um jantar biológico ao quarto. Duplo a partir de €145

A célebre fábula de Perrault, com música de Sergei Prokofiev.

HOTEL UCCIARDHOME

. De 12 a 19 de Junho, Lucia di Lammermoor. Uma peça de Donizetti cheia de emoções, loucura e amora, passada na Escócia seiscentista. O papel de Lucia já foi interpretado por Maria Callas.

EM MENFI LA FORESTERIA Tel.: +390.9251.955.460 www.planetaestate.it Trata-se do mais recente hotel de charme do produtor italiano de vinhos e azeites Planeta, com apenas 14 quartos de terraços privativos rodeados de jardins. Na cozinha do hotel preparam-se os pratos da gastronomia local, e os hóspedes podem aprender a fazer as antigas receitas da família. Fica perto de Agrigento, na costa sul da ilha, e a cerca de uma hora de carro do aeroporto de Palermo. Duplo a partir de €165 LA FORESTERIA

EM GRATTERI BELLI SPA RESORT

BELLI SPA RESORT

Tel.: +390.921.431.114/429.313 www.belliresortspa.com Fica na costa norte da ilha, frente ao Mar Tireno, em pleno Parque Natural das Madonie, junto a uma pequena vila medieval pontuada por sete campanários. A construção misturou elementos contemporâneos com a arquitectura da zona, respeitando a estrutura existente e criando uma harmonia com a paisagem envolvente. Tem apenas 13 quartos, alguns com terraços e vista para as montanhas, para a vila ou para o jardim, além de piscina, restaurante e spa. Um dos pontos fortes é um bonito jardim com várias espécies de árvores e flores. Duplo a partir de €155

Neste destino o espírito blue revê-se nos seguintes valores:

– Consumo inteligente – Práticas conscientes – Sustentabilidade B L U E

T R A V E L

61


BT86–AÇORES:BT82–AR LIVRE 2/24/11 1:40 PM Page 62

62 B L U E T R A V E L QUINTA DA GROTINHA


BT86–AÇORES:BT82–AR LIVRE 2/24/11 1:41 PM Page 63

SÃO MIGUEL | AÇORES

06 JULHO

Dos meados da Primavera ao início do Outono passam-se excelentes momentos em São Miguel, com muito sol e temperaturas de ar e água do mar agradáveis. Mas Julho é mês rei: menos gente do que em Agosto, calor q.b., boa praia garantida, actividades para todos os gostos, campo, floresta, ilhéus, lagoas e turismos rurais a acompanhar tempos modernos! Aproveite.

B L U E

T R A V E L

63


BT86–AÇORES:BT82–AR LIVRE 2/24/11 1:41 PM Page 64

11 DESTINOS PARA 2011

SÃO MIGUEL | AÇORES JULHO

Passar umas primeiras férias em São Miguel é ficar viciado para a vida. A ilha onde o verde é mais verde, o mar é profundo e mais azul, quente, a pedir mergulhos – e mergulho – e observação das suas espécies como golfinhos e baleias que generosamente surgem às objectivas das máquinas fotográficas, deixa marcas. E desengane-se quem pensa que as lagoas, as cascatas, as furnas a fumegar e as florestas de criptoméria (tão densas que quase barram a luz do sol deixando as hortenses de um branco fluorescente que parece brilhar) são os únicos fortes do destino.

64

B L U E

T R A V E L

São âncora, é certo, pretexto para ecoturismo e programas de actividades ao ar livre, puro: trekkings pelos trilhos pedestres ora carregados de azáleas ora a espreitar para prados pintalgados de vacas – outro apanágio da ilha –, escaladas às crateras de vulcões desactivados que albergam verdadeiros espelhos de água, canoagem nas lagoas, surf na costa recortada, snorkeling no ilhéu de Vila Franca do Campo, banhos nas recentemente inauguradas Termas da Ferraria onde a água do mar é quente! Mas admire-se, também, a arquitectura de Ponta Delgada e a sua pedra escura, as gentes e a gastronomia – dos bolos lêvedos comprados na lojinha mínima ao lado dos correios nas Furnas ao ananás, das morcelas assadas acompanhadas pelo dito (diz que para desenjoar), as queijadas da Vila, a massa sovada, o queijo branco com pimenta da terra, tanto mais, tanto mais... E o chá verde da Gorreana, os charutos da fábrica Estrela, enfim, proliferam os atractivos numa ilha que ronda os 750 km2. Um fim-de-semana prolongado? Umas mini-férias? Pois sim. Mas garantidamente, vezes muitos, porque ficará a vontade de voltar.

5 MUSTS

DA ILHA VERDE . A natureza e os trekkings pelas florestas, cascatas e lagoas . Os sabores da terra: dos bolos lêvedos, ao ananás e o queijo branco com pimenta da terra

. O mar profundo para o mergulho, a observação de baleias e golfinhos, e o surf

. As quatro estações num só dia . Os prados demarcados a pedra vulcânica e hortenses, habitados por uma das imagens de marca da ilha: as vacas


BT86–AÇORES:BT82–AR LIVRE 2/24/11 1:41 PM Page 65

FURNAS LAKE RESORT

ECOTURISMO É PALAVRA DE ORDEM nos Açores há mais de dez anos actividades que respeitam a natureza organizadas por EXPLORADORES CHEIOS DE MÉRITO B L U E

T R A V E L

65


BT86–AÇORES:BT82–AR LIVRE 2/24/11 1:41 PM Page 66

PICO DO REFÚGIO

CONVENTO DE SÃO FRANCISCO

QUINTA DA GROTINHA

CONVENTO DE SÃO FRANCISCO


BT86–AÇORES:BT82–AR LIVRE 2/24/11 1:42 PM Page 67

S .

M I G U E L

|

A Ç O R E S

4 SPOTS BLUE 1. CONVENTO DE SÃO FRANCISCO

3. FURNAS LAKE VILLAS

SABORES DA TERRA...

Jardim António Silva Cabral, Vila Franca do Campo São Miguel, Açores Tel.: 296.583.532 www.conventosaofrancisco.net Duplo a partir de €90

Estrada Regional do Sul, Lagoa das Furnas, Furnas São Miguel, Açores Tel.: 296.584.107 ou 912.525.656 www.furnaslakevillas.pt Apartamento a partir de €104 para 2 pessoas

... NO FURNAS LAKE VILLAS

Em frente ao mar, num de 13 quartos, todos com lareira (elemento mais útil no Inverno mas, porque não, nas noites mais frescas de Verão), em pleno convento do século XVII, entregue-se a dias de puro descanso e paz de espírito. A sul da ilha, este é o ponto de partida ideal para conhecer São Miguel. Piscina, campo de Croquet, diversas salas de estar, o claustro, o jardim..., são muitas as zonas por onde deambular, descontrair e ir pasmando com a vista, como a do pequeno milagre da natureza que é o ilhéu de Vila Franca onde pode ir a banhos de sol e de mar – é só apanhar o barco...

Na base de uma encosta encontra um conjunto de casas de madeira em estilo contemporâneo para noites sossegadas e dias de programas outdoor. Oito apartamentos com quarto, casa-de-banho, sala com lareira, cozinha e alpendre, e um outro com dois quatros, duas casas-de-banho e tudo o resto, e ainda piscina e relvados, enquadram-se na paisagem verdejante, sem choques arquitectónicos, num turismo que amigo da natureza. Os seus proprietários têm, também, uma empresa de actividades, por isso, se quiser fazer passeios a cavalo, pedestres, mergulho, canoagem, natação com golfinhos, observação de aves e de cetáceos, marque com a Picos de Aventura (www.picosdeaventura.com).

2. QUINTA DA GROTINHA

4. PICO DO REFÚGIO

Rua da Grotinha, 105, Ponta Delgada São Miguel, Açores Tel.: 917.901.271 http://grotinha.blogspot.com

Roda do Pico 5, Rabo de Peixe, Ribeira Grande São Miguel, Açores Tel./Fax: 296.491.062 ou 919.960.660 www.picodorefugio.com Apartamento para 2 pessoas a partir de €73

Ser recebido com um jantar de boas vindas é bom presságio para dias bem passados nesta Quinta da Grotinha, lugar já de culto para a blue. Miguel Wallenstein, o seu proprietário, faz questão de oferecer este mimo aos hóspedes, para que se sintam logo em família! Apenas três casas disponíveis garantem o isolamento que se procura num lugar deste género. Duas têm capacidade para um casal e dois filhos e uma tem três quartos de casal e um para "individuais" com mezzanine, todas com cozinha, salas e casas-de-banho, claro! A garantir bons momentos entre miúdos e graúdos...

Oito "casas de campo" com charme e design distribuídas entre lofts e apartamentos para aterrar no meio da natureza com uma vista de cair para o lado. Em plena reserva ecológica regional interaja com a vida quotidiana do meio agrícola (incluindo a produção de compotas caseiras, a começar pelo cultivo dos próprios frutos), faça observação de aves, jogue golfe e passeie a pé. A escola e o centro de mergulho oferecem actividades subaquáticas, com programas e instrutores da PADI. Para os amantes do surf, a localização não podia ser melhor – o Pico do Refúgio fica situado a cinco minutos da Praia de Santa Bárbara, onde se realiza anualmente o campeonato de surf.

Para um piquenique açoriano encomende com antecedência um cesto recheado com iguarias da ilha: queijo branco e fatiado, compotas, manteiga, fruta, sumo natural, pão, bolo lêvedo, biscoitos, café, leite, chá, iogurtes, entre outras delícias. (O preço varia consoante o número de pessoas).

... NA QUINTA DA GROTINHA À chegada a este destino, logo no primeiro dia, Miguel Wallenstein recebe os hóspedes com um jantar surpresa. Habitualmente confeccionado com peixe fresquíssimo que ele próprio traz do mar.

Neste destino o espírito blue revê-se nos seguintes valores:

– – – –

Consumo inteligente Práticas conscientes Mérito Defesa do Planeta B L U E

T R A V E L

67


BT86–CRUZEIROS:BT82–AR LIVRE 2/24/11 1:47 PM Page 68


BT86–CRUZEIROS:BT82–AR LIVRE 2/24/11 1:48 PM Page 69

EUROPA | CRUZEIRO NO MEDITERRÂNEO

07 AGOSTO

Fazer um cruzeiro no Mediterrâneo é um sonho de muitos. São às centenas as empresas que alugam barcos, com ou sem tripulação, nos diferentes porto deste Mare Nostrum, mas embarcar num passeio pré-definido também uma opção a ter em conta, a preços mais acessíveis.


BT86–CRUZEIROS:BT82–AR LIVRE 2/24/11 1:48 PM Page 70

11 DESTINOS PARA 2011

CRUZEIRO NO MEDITERRÂNEO AGOSTO

Por cerca de €95 por dia pode fazer um cruzeiro ao longo da costa da Dalmácia, com paragem em Dubrovnik e Split, cidades Património Mundial

CROÁCIA SAIL CROATIA

NA COSTA DÁLMATA A Sail Croatia é uma empresa familiar inglesa que organiza cruzeiros de barco na Croácia desde 2003. Os barcos, para cerca de 30 pessoas, são propriedade de famílias locais que os alugam para estes passeios durante os meses de Verão, e empregam membros das comunidades 70

B L U E

T R A V E L

costeiras garantindo assim que o investimento retorna directamente às pessoas envolvidas. Se for com um grupo de amigos e quiser muita animação, escolha as Navigator Routes que são percorridas por barcos mais descontraídos e com preços mais em conta. Para algo mais tranquilo, opte pelas Traditional Routes, cujos barcos já oferecem cabines com casas-de-banho privativas. Para os viajantes mais activos, as Sail and Cycle Routes oferecem uma mistura de cruzeiro com passeios de bicicleta em terra. Há cinco rotas diferentes à escolha, com partida de aos Sábados de Opatija, Split e Dubrovnik. A Rota 2, por exemplo, leva-o de Split a Dubrovnik, passando por Makarska, Mljet, a ilha de Sipan, Korcula e Hvar, com tempo para explorar as cidades e pequenas vilas ao longo da costa Dálmata. Ao jantar aproveite para descobrir os restaurantes junto ao mar, onde vai saborear as especialidades da cozinha local à luz das estrelas. 7 dias a partir de €660 por pessoa em meia pensão, com partida a 27 de Agosto. As crianças com menos de 10 anos têm 50% de desconto. Tel.: +44.845.257.8289, www.sail-croatia.com


BT86–CRUZEIROS:BT82–AR LIVRE 2/24/11 1:56 PM Page 71

MUSTS!

. DUBROVNIK O barco irá atracar na “Pérola do Adriático” ao final da tarde a meio do cruzeiro, e só parte no dia seguinte à hora do almoço, pelo que poderá jantar e explorar a cidade com calma (ver blue Travel N.º 4). Deixe-se vaguear sem rumo pela Placa, a rua principal que atravessa o coração do centro histórico, e percorra os cerca de 2km de muralhas que circundam a cidade.

. SPLIT É a segunda maior cidade da Croácia e uma das mais antigas da região. A não perder, o monumental palácio construído pelo imperador romano Diocleciano, que era de origem dálmata, e a catedral de São Duje, construída sobre o mausoléu de Diocleciano. Repare nas portas de madeira esculpidas por um artista local em 1220.

. AS ILHAS DO ADRIÁTICO Ao longo do cruzeiro vai passar por algumas das mais bonitas ilhas da região, com tempo para grandes mergulhos em águas calmas e criatlinas. Em Mljet, descubra o Parque Nacional e as salinas; em Korcula, onde se diz ter nascido Marco Pólo, são muitas as lendas que o vão encantar; já Hvar é a maior ilha do Adriático e conta com uma catedral renascentista ainda com a sua torre original. Passagem ainda pela ilha de Brac e pela célebre praia de Zlatni Rat.

B L U E

T R A V E L

71


BT86–CRUZEIROS:BT82–AR LIVRE 2/24/11 1:48 PM Page 72


BT86–CRUZEIROS:BT82–AR LIVRE 2/24/11 1:48 PM Page 73

ILHAS GREGAS HELLENIC CHARTERS

AO SABOR DO VENTO Esta empresa, com base em Atenas e a funcionar há mais de dez anos, coloca à disposição diferentes tipos de barco, seja para alugar com ou sem tripulação, seja para integrar um cruzeiro previamente organizado. A título de exemplo, um barco com 15 metros e três cabines, com capacidade para seis pessoas, pode custar cerca de €135 por pessoa por dia, com combustível incluído. Se quiser contratar um skipper para navegar sem preocupações, irá pagar mais cerca de €130 por dia. Há barcos para grupos maiores, e pode escolher entre luxuosos iates a motor, catamarans ou embarcações à vela. Se preferir embarcar num cruzeiro organizado, pode optar por uma ou duas semanas e navegar entre várias ilhas gregas e vilas costeiras, com paragens para explorar os vários pontos de interesse. Tel.: +30.210.963.6602; www.hellenic-charters.gr

MUST! HIDRA

Esta pequena ilha a apenas duas horas de barco de Atenas é um segredo que importa descobrir (ver blue Travel N.º 4). Aqui não circulam carros, só burros, e os pequenos barcos dos pescadores que nos levam até à praias de águas mansas e transparentes. Vale a pena percorrer a pé as ruelas da vila, e parar nas tabernas tradicionais para saborear a deliciosa cozinha local.

TURQUIA RESPONSIBLE TRAVEL

BLUE CRUISE O cruzeiro é organizado pela empresa inglesa Explore, fundada por viajantes que percorreram a Ásia, África e Américas nos anos 60 e 70 e que há 30 anos organiza pequenos grupos e roteiros fora dos habituais. Também pode reservar

através da Responsible Travel www.responsibletravel.com, outra empre sa inglesa que se dedica a escolher cuidadosamente os operadores que adoptam práticas sustentáveis e amigas do ambiente nas suas viagens. O Blue Cruise leva um máximo de 16 pessoas durante oito dias pela costa da Turquia, com partida de Fethiye, a bordo de um gulet, um barco tradicional da zona. Na manhã seguinta irá zarpar para o porto de Kalkan, onde poderá desembarcar para visitar a antiga cidade de Patara, onde terá nascido São Nicolau, o Pai Natal, bem como a garganta de Saklikent com um desfiladeiro de cerca de 300m de profundidade e 18km de comprimento. Os dias seguintes serão passados entre as ilhas desertas de Kekova, a ilha de Gokkaya, Cayagzi, Kas, baía de Soguksu e refresso a Fethiye, com várias paragens pelo caminho para visitar sítios de interesse ou simplesmente nadar e mergulhar. Para ver as datas de partida espreite o site www.explore.co.uk. 7 noites a bordo com as refeições e voos do Reino Unido incluídos, a partir de €1.000.

OUTRAS MORADAS . VASCO MOREIRA/OST Para saídas a partir de Portugal Tel.: 966.123.233/214.195.304 vascodoreymoreira@gmail.com

. LA REINA AZUL Partidas do porto de Alicante Tel.: +34.965.146.887 www.lareinazul.com

. NIKOS SOUVATZIS Partidas da Grécia Tel.: +30.210.8894.9590 www.nsyachting.gr

. THE MOORINGS Operam em várias partes do mundo Tel.: +33.1.5300.3030 www.moorings.com

Tel.: +44.1273.600030 www.responsibletravel.com

MUSTS! . ARYCANDA

No sul da Turquia, é uma das cidades da antiga Lícia, de origem milenar, e um dos sítios mais emblemáticos do país, nas encostas das montanhas de Tauro. Ainda se mantém as ruínas com um estádio, teatros, aquedutos, banhos públicos e diversos templos dedicados a divindades gregas.

. A CIDADE SUBMERSA Junto à pacata vila costeira de Ucagiz, não perca o passeio de caiaque por cima de uma cidade romana, hoje totalmente submersa. Ao pagaiar sobre as ruínas, vai poder ver as ruas e edifícios, como encapsulados no tempo...

Neste destino o espírito blue revê-se nos seguintes valores:

– Consumo inteligente – Sustentabilidade – Solidariedade B L U E

T R A V E L

73


BT86–DOURO:BT82–AR LIVRE 2/24/11 1:59 PM Page 74

QUINTA DO VALLADO


BT86–DOURO:BT82–AR LIVRE 2/24/11 1:59 PM Page 75

DOURO

08 SETEMBRO

As encostas descem até ao rio em verdes variados, vinhas carregadas de cachos a pedir vindimas. Os socalcos enchem-se de gentes da terra e de fora para participarem no momento do ano que vai encher garrafas do néctar apreciado mundo fora. O Douro esbanja actividades mil como passeios de barco e mergulhos em dias quentes e piqueniques nas suas margens. E os hotéis são de charme, com mesas postas de manjares regionais, rodeadas de amigos a contar histórias deste e de outros destinos.


BT86–DOURO:BT82–AR LIVRE 2/24/11 2:00 PM Page 76

11 DESTINOS PARA 2011

DOURO SETEMBRO DOURO À VELA

5 MUSTS! DO RIO

. As vindimas, as caves e as provas dos seus vinhos . Os passeios de barco e as belas paisagens . As linhas de comboio à beira-rio . As gravuras rupestres do Parque Arqueológico do Vale do Côa – Património da Humanidade (Tel.: 279.768.260, www.igespar.pt) . Os sabores e saberes

76

B L U E

T R A V E L

O país orgulha-se desta região Património Mundial da Humanidade de onde brotam alguns dos melhores vinhos que en chem garrafeiras de renome. E chega-nos à alma esse sentimento quando pisamos o chão onde rodopiam homens e mu lheres em azáfama constante na época das vindimas. Uma vez na vida que seja, suba-se ao Alto Douro Vinhateiro e olhe-se, participe-se, sinta-se a vida destes dias cheios de amor, suor, lágrimas e fé, na boa colheita, no melhor néctar. Depois vem o convívio, que muitos turismos rurais, de aldeia e hotéis proporcionam,

em jantares, piqueniques, nas próprias vindimas acima referidas. Experimente, vicie-se! Nos repastos prove-se bôlas de carne e de sardinhas, Trutas com presunto, Torresmos, Arroz malandro de entrecosto, Aletria..., tudo muito bem regado. E, depois, uma sesta à fresca. Setembro é mês quente no Douro. O calor tórrido, impossível, de Agosto, já lá vai, mas ainda é mais do que suficiente para ir a banhos aquando dum passeio de barco ou em plena actividade como a canoagem. Os finais de tarde apropriam-se a périplos pelas redondezas, Alijó, Arma mar, Cinfães, Lamego, Mesão Frio, Moimenta da Beira, Penedono, Pinhão, são locais a descobrir, tal como Marialva – uma das aldeias histórias do nosso país, a poucos minutos de Mêda, uma verdadeira relíquia que nos transporta às raízes mais profundas da nossa história, num cenário medieval –, e as gravuras rupestres de Foz Côa... Nestas andanças pasme com a capacidade da população em reinventar o artesanato secular para não o deixar desaparecer. Da latoaria à olaria, da tanoaria à tamancaria, artes e ofícios estão a ser recuperados e adaptados aos tempos que correm em cooperativas de artesanato e pequenas oficinas, onde novos artesãos trabalham antigos materiais e inventam novas formas e utilidades. Tradição e modernidade, design e ruralidade, campo e rio, paisagens agrestes, quase intocáveis, o Douro preservado, cuidado, em 2001 chamou à atenção da UNESCO quando o declarou Património da Humanidade, mas esteve e estará sempre nos nossos horizontes.


BT86–DOURO:BT82–AR LIVRE 2/24/11 2:00 PM Page 77

QUINTA DO VALLADO

ESTE ENOTURISMO PREMIADO cá dentro e lá fora proporciona jantares gourmet na Quinta do Vallado, dentro ou fora de portas, em provas ou passeios, O VINHO DÁ CARTAS


BT86–DOURO:BT82–AR LIVRE 3/4/11 10:53 AM Page 78

CASAS DO POUSADOURO

CASAS DO POUSADOURO

CASAS DO POUSADOURO

O melhor do Douro Num veleiro não poluente percorra as águas do rio, prove os melhore vinhos na Quinta do Vallado, aprenda a fazer uma bôla típica na Casa de Santo António de Britiande e marque um passeio de comboio nas Casas do Pousadouro. QUINTA DO VALLADO

CASA DE SANTO ANTÓNIO DE BRITIANDE

QUINTA DO VALLADO

CASA DE SANTO ANTÓNIO DE BRITIANDE

CASA DE SANTO ANTÓNIO DE BRITIANDE


BT86–DOURO:BT82–AR LIVRE 2/24/11 2:01 PM Page 79

D O U R O

4 SPOTS BLUE 2. CASAS DO POUSADOURO Santa Cruz do Douro, Baião Tel.: 913.453.541 www.casasdepousadouro.com Preço por pessoa a partir de €60 Numa das margens do Douro, entre as serras do Marão e de Montemuro, ficam as quatro casas deste turismo rural de charme. Para qualquer lado onde se vire está sempre rodeado de água e da magnífica paisagem em tons de verde que cobre as encostas circundantes. Entre um banho na piscina ou um mergulho no rio somos absorvidos pela natureza. Tem à disposição caiaques e, a pedido, o dono leva-o num agradável passeio de barco. Aproveite ainda durante a estadia para andar de comboio na linha da Tua, onde pode observar as vinhas alinhadas que dão fama mundial a este lugar.

3. QUINTA DO VALLADO

New!

Peso da Régua, Douro Tel.: 939.103.591 www.wonderfulland.com/vallado Duplo a partir de €125 O rio Corgo, um afluente do Douro, atravessa a Quinta do Vallado – um premiado e reconhecido enoturismo desta região demarcada. Na piscina da casa, com uma magnífica vista sobre o vale, pode beber um copo de vinho produzido na propriedade (de preferência tinto 2007, se tiver a sorte de encontrar...). Aproveite ainda para dar um passeio de canoa ou de barco, caminhar junto às margens e subir até ao miradouro da quinta, onde pode admirar a paisagem duriense. Dentro de portas saboreie a boa gastronomia da região e jogue uma partida de snooker ao serão.

NA ROTA DO PATRIMÓNIO MUNDIAL Declarado pela UNESCO em 2001 como Património da Humanidade, a região do Alto Douro Vinhateiro encanta pelas suas paisagens, convida a provar a boa gastronomia e seus vinhos de excepção, a conhecer o artesanato local, a participar das festas e romarias, explorar as aldeias e fazer as mais diversas actividades da natureza. Ficam dez razões que fazem deste destino um dos mais apetecíveis de Portugal...

.

Voos de parapente sobre a bonita paisagem do Vale de Cister

. Visitas a aldeias típicas . Rafting pelos rios abaixo . Rapel e escalada em gargantas e falésias . Rota do Vinho do Porto . Festival das Aldeias Vinhateiras, que decorre em Setembro, e inclui espectáculos, ateliers para crianças e animação cultural

. Rota das vinhas de Cister, com dois itinerários . Rota dos azeites, com visitas a antigos lagares e alguns dos melhores produtores da região

.

Festa das Vindimas, que decorre em Setembro e Outubro, pelas diversas vilas e aldeias da região

.

A PROVAR: o pão regional da Lapa, cabrito assado nos antigos fornos de lenha, torresmos, bôlas de Lamego, Coelho bravo, entre outras especialidades desta região

4. CASA DE SANTO ANTÓNIO DE BRITIANDE 1. DOURO A VELA Lugar da Curvaceira, Penajóia; Lamego Tel.: 918.793.792 www.douro-a-vela.pt Programa Break custa €50 por pessoa (para grupos de 6 a 8 pessoas) Já se imaginou a percorrer as águas do Douro num veleiro? Esta é a proposta do Douro à vela, uma empresa que organiza vários programas para tirar o máximo partido do rio e da natureza envolvente. Pode alugar o Libertu´s, sempre com skipper, durante uma hora, um dia ou um fim-de-semana inteiro. Desde festas de aniversário, jantares românticos ou piqueniques muitos são os pretextos para gozar uma experiência diferente. Para além dos passeios de barco também pode fazer um dos roteiros culturais disponíveis e visitas às Quintas da região, onde pode provar bons vinhos. Nós propomos-lhe o programa Break, uma viagem de duas horas para navegar ao sabor do vento, que inclui um drink a bordo.

Britiande, Lamego Tel.: 935.851.428 www.casastoantoniobritiande.com Duplo a partir de €100 Seja a passear pelos jardins com aroma a alfazema, a ler numa das cadeiras de verga do exterior ou a percorrer a propriedade de bicicleta, sente-se a alma deste lugar, que pertence à mesma família desde o final do século XIX. Participe numa das sessões culinárias de Bôla, amassada pelos participantes e cozida no forno de lenha da casa, que no final é saboreada com um bom vinho da região. Outro dos programas a não perder é a visita ao Convento de Santo António de Ferreirim, a dois quilómetros apenas. Pode ainda ir até Lamego, que tem uma grande concentração de monumentos históricos de enorme interesse histórico e cultural.

Neste destino o espírito blue revê-se nos seguintes valores:

– Consumo inteligente – Práticas conscientes – Mérito B L U E

T R A V E L

79


BT86–COSTA VICENTINA:BT82–AR LIVRE 3/4/11 12:04 PM Page 80

MONTE VELHO ECORESORT


BT86–COSTA VICENTINA:BT82–AR LIVRE 2/24/11 2:08 PM Page 81

COSTA VICENTINA

09 OUTUBRO

Terras de peixe fresco e percebes, excelentes praias a cada recorte de costa, gentes que acolhem com simpatia, variações paisagísticas para as mais diversas actividades ao ar livre, a meca do surf para muitos desportistas e amadores, alojamentos que transbordam conforto e práticas amigas do ambiente, é assim a Costa Vicentina! E muito mais...


BT86–COSTA VICENTINA:BT82–AR LIVRE 2/24/11 2:08 PM Page 82

11 DESTINOS PARA 2011

COSTA VICENTINA OUTUBRO

5 MUSTS!

DO SUDOESTE . Surfistas de todo o mundo elegeram esta costa de praias selvagens para praticar Surf e Bodyboard

. Os percursos a pé ao longo dos trilhos assinalados do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, uma das maiores reservas naturais de Portugal com 70 mil hectares . Os percebes, o peixe fresco, a batata doce e o medronho! . Em Outubro, época de migração de aves, a zona de Sagres e Cabo de São Vicente é o spot ideal para ver a partida das grandes planadoras para África, onde passam o Inverno – o Festival Mundial de Observação de Aves, que decorre no Outono, onde pode participar em passeios conduzidos por especialistas . Ver os menires neolíticos, próximo da Vila de Bispo, que remontam a mais de 5.000 anos

82

B L U E

T R A V E L

Melhor pretexto que este não há, rume a sul no mês de Outubro, que a confusão do calor já terminou mas as temperaturas amenas do início do Outono ainda permitem banhos de mar e de sol, e as encostas estão mais bonitas que nunca nos seus tons dourados e ocres. Num ambiente completamente diferente do da época de férias, já que, nesta altura do ano tudo pa rece quase deserto, caminhe na praia, jante ao relento, passeie a cavalo, arrisque-se em aulas de surf sem centenas de veraneantes a atrapalhar, percorra numa espé cie de road trip as estradas quase de terra

batida nas escarpas numa tentativa de ver golfinhos ou, pura e simplesmente, contemple, aquele mar, as rochas, a diversidade..., praias que ora se enchem de pedras roladas ora levam estevas até ao areal. De norte para sul: Vale dos Homens, Amoreira, Vale Figueiras, Carrapateira, Murração, Ponta Ruiva, umas mais escondidas e inacessíveis, outras com parque “à porta”, excelentes para ir com petizes, embora, frequentemente, atulhadas de autocaravanas e suas personagens (muitas de cariz nórdico) apaixo na das por este cantinho solarengo. E ainda Sagres, esse extremo ocidental, esse dobrar de costa, terra pacata onde se joga petanca no largo em frente aos bares com boa movida – do Dromedário ao Água Salgada. Nos sabores, esses, faça sol ou chuva, peixe do mar para o prato, sem pre, grelhado, em massadas, caldeiradas e feijoadas, e os percebes a encabeçar o ranking dos “mariscos” para os vicentinos e seus fãs ferrenhos. E ainda o pão, as empadas de galinha, os bolos e biscoitos artesanais do Rogil, ali mesmo na estrada que liga Odeceixe a Aljezur – paragem obrigatória para o lanche ou piquenique a levar na bagagem! Na hora de dormir, casa térrea, hotel de charme, loft ou bungalow, o turismo procura avidamente as boas práticas ambientais, aparecem cada vez mais unidades com galardões verdes ou atitudes eco, com painéis solares e “moinhos de vento” a produzir energia, hortas biológicas para refeições saudáveis e piscinas ecológicas cloro-free. Venham elas, que a Costa Vicentina e o país agradecem.


BT86–COSTA VICENTINA:BT82–AR LIVRE 3/4/11 9:53 AM Page 83

MONTE VELHO ECORESORT

UM DESTINO 100% AMIGO DA NATUREZA, a começar pela poupança energética meditação e refeições biológicas contribuem PARA UMAS FÉRIAS SAUDÁVEIS


BT86–COSTA VICENTINA:BT82–AR LIVRE 3/25/11 11:15 AM Page 84

MONTE VELHO ECORESORT

MARTINHAL BEACH RESORT&HOTEL

MONTE VELHO ECORESORT

CASA VICENTINA

CASA VICENTINA

CASA VICENTINA

MARTINHAL BEACH RESORT&HOTEL

MARTINHAL BEACH RESORT&HOTEL

CASA VICENTINA


BT86–COSTA VICENTINA:BT82–AR LIVRE 2/24/11 2:10 PM Page 85

C O S T A

V I C E N T I N A

4 SPOTS BLUE 1. MONTE VELHO ECORESORT

AS 15 IMPERDÍVEIS

Herdade do Monte Velho, Carrapateira, Aljezur Tel.:282.973.207 www.montevelhoecoresort.com Duplo a partir de €120

Das mais conhecidas às mais recônditas, das vigiadas com bandeira azul às de acesso por escarpa, vale a pena o périplo pelas praias da Costa Vicentina. Ficam algumas a espreitar, de Norte para Sul, sendo que esta região começa em Odeceixe e termina antes de Lagos, mais propriamente para os lados do Burgau:

No Monte Velho somos convidados a fazer uma viagem espiritual através dos vários programas disponíveis. Desde a Yoga Detox, que inclui a prática diária de meditação, à cozinha Ayurvédica que dá a conhecer os benefícios de uma alimentação saudável, pode conciliar dias de descanso com momentos de absoluto bem-estar. Outras das novidades são os workshops semanais com cavalos, que exploram diferentes formas de interacção com estes animais, numa procura de afastar o stress do dia-a-dia.

New!

3. ALDEIA DA PEDRALVA Rua de Baixo, Casa da Pedralva, Pedralva Tel.: 282.639.342 www.aldeiadapedralva.com Casa de campo para 2 pessoas a partir de €100

. Samouqueira . Esteveira . Vale dos Homens . Amoreira . Monte Clérigo . Arrifana . Vale Figueiras . Bordeira ou Carrapateira . Amado . Murração . Cordoama . Castelejo . Ponta Ruiva . Telheiro . Beliche

Com 24 casas de campo, de um a três quartos, a Aldeia da Pedralva continua a apostar na recuperação. A antiga mercearia voltou a abrir as suas portas, onde se vendem produtos locais como o queijo de figo, mel, batata doce, compotas da região e legumes provenientes da horta biológica comunitária, para apoiar os habitantes das aldeias vizinhas. Pode também fazer as suas compras online e receber as entregas todas as semanas em Lisboa! Vai, ainda, ser inaugurado um multicentro de actividades na natureza como trekking, surf, mountain bike, pesca e observação de aves. Em Setembro não perca a feira de artesãos, a decorrer nas ruas da aldeia, onde se recupera artes e ofícios ancestrais.

2. MARTINHAL BEACH RESORT&HOTEL

4. CASA VICENTINA

Quinta do Martinhal, Sagres Tel.: 282.240.200 www.martinhal.com Duplo a partir de €139

Monte Novo, Odeceixe, Aljezur

Em plena praia do Martinhal este novo hotel e resort está circundado pelo Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. Pode optar por ficar instalado no hotel, com 38 quartos, ou alugar uma das villas. Com conceitos e tipologias diferentes destinam-se a famílias com filhos e casais. Uma das grandes novidades é o Finisterra Spa, inspirado na história e cultura de Sagres bem como a sua ligação à expansão marítima portuguesa, transporta-nos para um ambiente de puro exotismo. Para além das caminhadas e BBT, para explorar a região, participe num dos workshops de culinária e aprenda a fazer uma Cataplana à Algarvia, por exemplo.

Tel.: 917.762.466 www.casavicentina.net Duplo a partir de €75 Fátima e José, que um dia se apaixonaram por este terreno, a 2km da praia de Odeceixe, foram os mentores deste projecto que vive em perfeita harmonia com o meio ambiente. Uma piscina de água salgada, inserida num lago biológico coberto de nenúfares e rãs saltitantes é um dos grandes atractivos da zona exterior. Pode alugar bicicletas para explorar a propriedade em família, brincar com a pequenada no parque infantil, dar passeios de burro, cavalo, andar de canoa ou em veículos todo o terreno. Se quiser ficar por casa tem bons motivos para relaxar com uma massagem ou lições de yoga.

Neste destino o espírito blue revê-se nos seguintes valores:

– – – – –

Consumo inteligente Práticas conscientes Sustentabilidade Solidariedade Mérito B L U E

T R A V E L

85


BT86–INDIA:BT82–AR LIVRE 2/24/11 2:21 PM Page 86


BT86–INDIA:BT82–AR LIVRE 2/24/11 2:22 PM Page 87

ÍNDIA | KERALA E BENGALA

10 NOVEMBRO

Esqueça a cidade de Bombaim ou as praias de Goa, esqueça a confusão caótica do trânsito e os hippies fora de moda, esqueça o barulho e os vendedores ambulantes. A verdadeira Índia descobre-se fora dos roteiros turísticos, num contacto próximo com os habitantes locais. Reserve a estadia numa plantação de chá ou especiarias, em lodges onde ainda se respira uma atmosfera colonial, onde se pratica uma agricultura sustentável e se contribui para melhorar as condições de vida das comunidades onde se inserem.


BT86–INDIA:BT82–AR LIVRE 2/24/11 2:22 PM Page 88

11 DESTINOS PARA 2011

ÍNDIA | KERALA E BENGALA NOVEMBRO

SIKKIM GLENBURN TEA ESTATE & BOUTIQUE HOTEL

UM CHÁ NOS HIMALAIAS Imagine-se comodamente sentado no meio de uma plantação de chá, rodeado pelas montanhas do Himalaias e com vistas deslumbrantes para um vale verdejante, a saborear um delicioso chá quente em chávenas da mais fina porcelana. Aqui está uma óptima forma de viver uma 88

B L U E

T R A V E L

Índia mais genuína, imerso no mais puro sossego, em contacto com as tradições locais e bem longe dos sítios mais procu rados pelos turistas. A plantação de Glenburn fica em Bengala ocidental, a cerca de uma hora da cidade de Darjeeling, ao norte de Calcutá, perto da fronteira com o Butão. O chá por aqui cresce nas faldas do Himalaias, sob a presença imponente do monte Kanchenjunga, a terceira montanha mais alta do mundo. Propriedade de uma família indiana de produtores de chá há mais de cem anos, Glenburn produz também ervas aromáticas, especiarias, frutas e legumes, além do seu próprio pão, marmelada, bolos e bisoitos. Há dois bungalows de estilo colonial recuperados no interior da plantação de chá Darjeeling, cada um com quatro suites, zonas comuns e terraços rodeados de jardins. Algumas suites têm um quarto extra, e todas têm saída para o alpendre e jardim, bem como vistas rasgadas das grandes janelas ou varandas. Aqui não há televisão, pelo que os dias são garantia de sossego absoluto, entre os passeios na região e as tardes nas varandas, na companhia de uma chávena de chá. Todas as refeições, snacks e refrescos estão incluídos na tarifa do quarto, bem como os transferes dos principais pontos de chegada para a plantação, os passeios nos arredores e prova de chás. A partir de €190 por pessoa em quarto duplo. Tel.: +91.33.2288.5630/18, www.glenburnteaestate.com


BT86–INDIA:BT82–AR LIVRE 2/24/11 2:22 PM Page 89

5 MUSTS!

. DÊ UM POUCO DO SEU TEMPO... ... e passe uma manhã com as crianças da escola local, ou uma tarde a ajudar nas sessões de leitura e nos trabalhos manuais depois das aulas. Como parte do programa de apoio de Glenburn, alguns hóspedes patrocinam uma criança ao longo do ano, e as contribuições de outros já serviram para construir um telhado novo e janelas numa das escolas. Além de trabalhar com as escolas, o programa apoia também o hospital e uma sociedade de artes performativas que reuniu crianças de talento.

. A EXPERIÊNCIA DO CHÁ Um dia ou meio dia a passear pela propriedade, a pé ou de jipe, vai levá-lo ao mundo do chá e a conhecer todo o processo do seu fabrico, desde a planta até à chávena. O almoço é servido à beira do rio Rung Dung, e o dia continua com uma visita à fábrica do chá, onde as folhas colhidas são escolhidas e processadas. No fim, ser-lhe-à oferecida uma prova de chás.

. PESCA A TRUTA De Outubro a Março, no rio Rangeet, com um passeio pedestre, um piquenique e o transporte incluídos.

. RAFTING Nos rios Rangeet e Teesta, com rápidos classificados de nível II e IV. Pode combinar com uma caminhada pela ponte suspensa de Manjitar. No fim, o staff aguarda o grupo com roupas secas, um piquenique e refrescos.

. CURSO DE COZINHA A quinta tem uma politica de “cozinha aberta” em que os hóspedes são convidados a assistir à preparação das refeições, e a aprender um pouco mais sobre a cozinha local.

B L U E

T R A V E L

89


BT86–INDIA:BT82–AR LIVRE 2/24/11 2:22 PM Page 90


BT86–INDIA:BT82–AR LIVRE 2/24/11 2:23 PM Page 91

KARNATAKA

KERALA

RAINFOREST RETREAT

PARADISA PLANTATION RETREAT

APOSTAR NO AMBIENTE

UMA ÍNDIA GENUÍNA

Está inserido numa quinta orgânica de café e especiarias certificada, a 1.00m de altitude nas florestas tropicais dos Ghats ocidentais, algures entre Goa e Kerala, no sul da Índia. A Plantação de Mojo foi fundada pelo casal Sujata e Anurag Goel, ela doutorada em botânica, ele em biologia molecular. Deixaram para trás a correria da vida urbana na Europa e na América do Norte para abraçarem um estilo de vida em harmonia com a natureza. Este é, também, um paraíso para os amantes e observadores de aves. As duas guesthouses estão rodeadas de árvores e há um ribeiro que corre ali mesmo ao lado. Ambas têm dois quartos independentes, são amigas do ambiente e têm aquecimento a energia solar. Existem também duas tendas para quem prefere um contacto mais próximo com a natureza. Todas as refeições, incluídas no preço do quarto, são preparadas com biogás produzido na propriedade. Os proveitos do ecoturismo e das vendas de especiarias revertem a favor de uma organização não-governamental dedicada ao ambiente, e à promoção da agricultura biológica.

No Sudoeste da Índia, entre as águas do mar Arábico e as montanhas de Ghats, o Paradisa Plantation Retreat espera-o para umas férias longe dos roteiros habituais, rodeado de plantações orgânicas de café e especiarias. Este foi, em tempos, refúgio de Verão dos Marajás de Travancore. A cerca de 80km de Kottayam e 140km de Cochim, é também um bom ponto de partida para explorar esta zona da Índia e dividir os dias entre a tranquilidade da serra e a animação das vilas junto ao mar. O alojamento é em oito casas e uma cottage com dois quartos, construídas segundo a arquitectura tradicional da região, com grossas portas de madeira trabalhada e alpendres. As casas encontram-se espalhadas pela propriedade para maior privacidade dos hóspedes. Nos interiores, a decoração vive de antiguidades cuidadosamente escolhidas e peças de artesanato local. Aproveite para fazer um trekking pela plantação orgânica de café, cardamomo, cravo-da-índia e pimenta, ou comece o dia com uma sessão de yoga ao ar livre.

Duplo a partir de €50 com todas as refeições e um trekking de meio dia incluídos. www.rainforestours.com

MUST!

AS DÁDIVAS DA NATUREZA Um trekking pelas plantações de Mojo, onde se insere o alojamento, para aprender como se cultiva o café, o cardamomo, a pimenta preta ou a baunilha, à sombra da floresta húmida, livres de fertilizantes e pesticidas e segundo métodos de cultivo que não danificam o ambiente. Conheça também a grande variedade de plantas medicinais existentes e os seus usos. Os passeios de meio dia estão incluídos no preço do quarto.

Se ficar na Cardamom Cottage, com capacidade para quatro pessoas, a tarifa diária fica em €110 por pessoa. Tel.: +91.469.270.1311, www.paradisaretreat.com

MUSTS!

. A visita e massagens no Sahyadri Ayurvedic Centre, em Peermede, que inclui uma unidade de produção de medicinas alternativas.

Neste destino o espírito blue revê-se nos seguintes valores:

. O passeio de um dia até à reserva de Tigres de Periyar, em Thekkady, www.periyartigerreserve.org

. As aulas de cozinha no Paradisa Plantation Retreat, para aprender todos os segredos da cozinha indiana.

– – – – – –

Consumo inteligente Práticas conscientes Sustentabilidade Solidariedade Mérito Defesa do Planeta B L U E

T R A V E L

91


BT86–CHAMONIX:BT82–AR LIVRE 2/24/11 2:30 PM Page 92


BT86–CHAMONIX:BT82–AR LIVRE 2/24/11 2:31 PM Page 93

FRANÇA | CHAMONIX

11 DEZEMBRO

Para os amantes do ski, Chamonix dispensa apresentações. Descoberta por dois ingleses em meados do século XVIII, é considerada o berço do ski alpino e recebeu os primeiros Jogos Olímpicos de Inverno em 1924. Membro do grupo Best of the Alps, recebe todos os anos príncipes e celebridades que enchem as páginas das revistas cor-de-rosa exibindo as mais recentes novidades da moda do ski. Se tudo isto não é novidade, então porque sugerimos esta estância como um destino de neve a não perder em 2011?


BT86–CHAMONIX:BT82–AR LIVRE 2/24/11 2:31 PM Page 94

11 DESTINOS PARA 2011

CHAMONIX | FRANCA DEZEMBRO

e vão recebê-lo com bolo de chocolate caseiro e vinho quente com canela ao fim do dia. Os jantares começam com pequenas entradas requintadas e prolongam-se por 4 ou 5 pratos, acompanhados de óptimos vinhos. E tudo isto por apenas €90 euros por pessoa por dia! Outra vantagem de escolher Chamonix para a sua semana de neve é a proximidade com a estância italiana de Courmayeur, e cerca de 20km do outro lado do Mont Blanc e facilmente acessível por cable car. Informe-se sobre os transportes gratuitos, e espreite o site da estância para ler as mensagens de quem oferece ou precisa de boleia, para fazer a sua parte na diminuição das emissões de carbono. www.chamonix.com

MUSTS

. A DESCIDA DO MONT BLANC A partida é da Aiguile du Midi, acompanhado com um guia profissional. Antes de embarcar nesta aventura terá de fazer testes para avaliar o seu nível de ski. A primeira parte é feita a pé com cordas de segurança, seguindo depois de ski para o glaciar e a descida do Mont Blanc. Seguramente uma experiência que vai ficar na memória! Informe-se junto do posto de turismo local, ou organize com o Chalet Vert et Blanc.

O MELHOR A BOM PREÇO Além do charme inigualável da vila, onde os edifícios oitocentistas contribuem para o ambiente único que aqui se vive, com um shopping de qualidade e óptimos restaurantes, descobrimos em Chamonix um chalet absolutamente imperdível! No Chalet Vert et Blanc, entre Chamonix e Les Praz, vai sentir-se como em casa de amigos. Jackie e David pensaram em tudo,

94

B L U E

T R A V E L

. UM SALTO A COURMAYEUR A estância italiana do vale de Aosta fica a cerca de 25km de Chamonix e oferece óptimas pistas para todos os níveis de ski, acessíveis com o mesmo ski pass. Para lá chegar basta apanhar o autocarro, e atravessar o interior da montanha pelo célebre túnel do Mont Blanc. Saiba mais em www.courmayeur-montblanc.com.


BT86–CHAMONIX:BT82–AR LIVRE 2/24/11 2:31 PM Page 95


BT86–CHAMONIX:BT82–AR LIVRE 2/24/11 2:32 PM Page 96


BT86–CHAMONIX:BT82–AR LIVRE 2/24/11 2:32 PM Page 97

CHAMONIX

CHALET VERT ET BLANC EM CASA DE AMIGOS Jackie Needham e David Samuel largaram uma vida de correrias em Inglaterra, apaixonaram-se por Chamonix e compraram o Chalet Vert et Blanc. Tem oito quartos com casas de banho privativas, sala de estar com lareira e um terraço com jacuzzi para descansar as pernas depois de um dia de ski, com vistas rasgadas para o Mont Blanc que se ergue a 4.810m de altitude. Incluído no preços do quarto está o pequeno-almoço, sanduíches para levar e comer nas pistas à hora do almoço, lanche no regresso, seis jantares com quatro ou cinco pratos e bons vinhos a acompanhar, refeições para crianças servidas mais cedo, Playstation e leitor de DVD, e acesso WiFi à Internet, entre outros mimos. A paragem do Ski Bus gratuito fica mesmo em frente ao chalet, mas os hóspedes também podem aproveitar o shuttle gratuito do chalet até aos ski lifts de manhã e de tarde.

ONDE DORMIR HOTEL GRANDS MONTETS 340, chemin des Arbérons, Tel.: +33.4.5054.0666 www.hotel-grands-montets.com Uma boa alternativa ao Chalet Vert et Blanc, a dez minutos do centro de Chamonix. Um hotel de charme com três estrelas, membro do grupo Hôtels et Chalets de Tradition. Tem apenas 45 quartos e três suites, piscina interior aquecida, jacuzzi exterior, sauna, hammam, sala de jogos e Internet grátis. Duplo a partir de €125

BOAS REFEIÇÕES EM CHAMONIX RESTAURANTE LA CALÈCHE Rue Dr. Paccard Tel.: +33.4.5055.9468 www.restaurant-caleche.com Localização central e um ambiente rústico e acolhedor, perfeito para uma refeição descontraída. Pratos da cozinha tradicional da região a preços justos.

EM COURMAYEUR LE RANDONNEUR www.randonneurmb.com Pratos da cozinha italiana e sobremesas caseiras num refúgio e montanha com um terraço de onde a vista tudo alcança.

Pode alugar só um quarto ou o chalet todo, se for com um grupo de 16 amigos, por €10,000 por semana, o que fica em cerca de €90 por pessoa por dia, com tudo incluído. Tel.: +33.4.5034.9786, www.vertetblanc.com

Por apenas €90 por pessoa vai dormir num chalet acolhedor, com todas as refeições gourmet e bons vinhos incluídos Neste destino o espírito blue revê-se nos seguintes valores:

– Consumo inteligente – Práticas conscientes B L U E

T R A V E L

97


BT-FICHA TÉCNICA 2010:BT-FICHA TÉCNICA 2010 2/25/11 11:22 AM Page 98

OFEREÇA UMA ASSINATURA BLUE TRAVEL CONTACTOS PARA ASSINATURAS: Tel.: 214 142 909; Fax: 214 142 951; E-mail: assinaturas@jmtoscano.com

12 Edições

38€

12 X 3,95€ = 47,40€

24 Edições

POUPE 9,40€

70€

24 X 3,95€ = 94,80€ POUPE 24,80€ FOTOCOPIE ESTE CUPÃO E ENVIE PARA: JMTOSCANO LDA; Rua Rodrigues Sampaio N.º 5; 2795-175 Linda-a-Velha; todos os preços incluem portes de correio. NOME: MORADA: LOCALIDADE: TEL. | TELEMÓVEL:

CÓDIGO POSTAL: IDADE: PROFISSÃO:

E-MAIL: N.º DE CONTRIBUINTE

Cheque à ordem de: JMTOSCANO-Comunicação e Marketing Lda Transferência Bancária: N I B 0 0 4 5 4 0 6 0 4 0 1 0 2 9 7 2 0 7 3 1 9 , da Caixa Crédito Agricola

t BLUE MEDIA Rua Vera Lagoa, n .º 12, 1649 - 012 Lisboa, Tel.: 217 203 340 | Fax geral: 217 203 349 | Contribuinte n.º 508 420 237 DIRECTOR GERAL Paulo Ferreira | DIRECTOR DE ARTE E PROJECTO GRÁFICO Pedro Antunes, pantunes@blue.com.pt EDITORA Rosário Sá Coutinho, rcoutinho@blue.com.pt | EDITORA DE TEMAS NACIONAIS Rita do Amaral Dias, rdias@blue.com.pt REDACÇÃO Patrícia Cabral, pcabral@blue.com.pt | FOTOGRAFIA Ricardo Polónio, rpolonio@blue.com.pt | ARTE Susana Alcântara DIRECÇÃO COMERCIAL Paulo Ferreira, pauloferreirablue@gmail.com PRÉ-IMPRESSÃO Nuno Barbosa, nbarbosa@blue.com.pt IMPRESSÃO União Europeia | DISTRIBUIÇÃO Logista | DEPÓSITO LEGAL n.º 194642/03; Registado no E. R. C. n.º 124216 PROPRIEDADE MBC Lazer, S.A. | Tiragem: 20.000 exemplares { INTERDITA A REPRODUÇÃO DE TEXTOS E IMAGENS POR QUAISQUER MEIOS }

O seu comentário é fundamental para melhorarmos a blue Travel a cada edição. Assim, criámos este e-mail para que nos possa apontar todos os defeitos que for encontrando na sua revista. Muito obrigado! qualidade@blue.com.pt


qlink

www.europcar.pt


qlink

www.sograpevinhos.eu

blue travel 01 (II série)  

11 destinos para 2011 (Brasil, México, Alqueva, África, Sicília, Açores, Mediterrâneo, Douro, Costa Vicentina, Índia, Chamonix), Viajantes b...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you