blue design 13

Page 63

showroom :: projecto

POR FORA, A IDEIA É VER E SER VISTO. Propositadamente vertical, em contraste com a horizontalidade dos edifícios industriais que a rodeiam, a VitraHaus destaca-se sem esforço na paisagem. A orientação “caótica” das diferentes casas não é fortuita: corresponde ao desejo de abertura para diferentes vistas (o campo, os outros edifícios do campus, a cidade) do mesmo modo que, na complexidade do interior em labirinto, se oferecem diferentes ângulos e pontos de vista sobre a colecção. Esta sobreposição constante — de volumes, de escalas, de orientações — espelha o próprio método de composição de interiores que se tornou imagem de marca da Vitra: o “Select and Arrange” onde objectos clássicos convivem com peças contemporâneas, e espaços despidos se alternam com áreas densamente povoadas para criar casas únicas, com alma. Na VitraHaus estão reunidos “dois temas recorrentes na arquitectura de Herzog & de Meuron: a casa original e a sobreposição de espaços”. São doze “casas” sobrepostas em cinco níveis, ligadas entre si por uma escadaria orgânica que fura o espaço como uma lagarta. No centro da casa, uma praça coberta de madeira é o núcleo à volta do qual se articulam cinco espaços diferenciados: uma sala de conferências, uma sala para a colecção de cadeiras da Vitra, a loja do Vitra Design Museum, a recepção e a cafetaria com terraço. É a partir desta praça que se acede ao elevador que nos levará ao quarto andar, o início de uma visita em sentido descendente pelo universo Vitra que nos trará de novo ao ponto de partida. Do exterior, a cobertura antracite confere unidade ao conjunto. Mas mais surpresas nos esperam, por exemplo, nas duas faces —diurna e nocturna— da VitraHaus. Durante o dia, a casa é a origem do ponto de vista:

converte-se no ponto para o qual o nosso olhar converge, uma montra multifacetada onde cada janela é uma moldura para descobrir a colecção da Vitra. “Como uma pequena cidade empilhada na vertical, funciona como um novo prelúdio do campus”. A VitraHaus é um microcosmos dentro de um microcosmos. E www.vitra.com

B L U E

exterior, doméstica no interior). À noite, iluminado o interior, o edifício

D E S I G N

o lugar a partir do qual descobrimos a paisagem (campestre ou industrial no

63


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.