Page 1

Parcerias - Impressão Gratuita: LIS GRÁFICA E EDITORA | Distribuição Gratuita: DIÁRIO DO GRANDE ABC

Uma Publicação Trimestral da Instituição Amélia Rodrigues | Santo André - SP Ano 15 | Ed. 48 | Abr/Mai/Jun - 2019

Mindset A mente no comando das nossas atitudes

Longevidade Conra os cuidados para viver bem após os 50 anos

Turismo Descubra as maravilhas e os encantos de Fernando de Noronha Traga sua empresa para o Projeto Investidor Social da Instituição Amélia Rodrigues


2 Poços Artesianos Profundos, sem utilização de água supercial Captação de água potável, realizada somente em rocha cristalina Caminhões e Carretas com capacidade de 5, 10, 15, 20 e 30 mil litros Indústrias - Comércios Hospitais - Residências Clubes - Condomínios Apoiamos os Projetos Sociais

(11) 4978.1531 agua.chicaroni@gmail.com

Faça uma Cotação:


Editorial

Tolerância já! Sempre que o assunto é política, já podemos nos preparar: discussões à vista. Não é à toa que existe a velha expressão: “política, religião e futebol não se discute.”

no ano de 1995, editou a Declaração de Princípios Sobre a Tolerância que, entre outras coisas, trouxe uma denição de fácil compreensão: “Tolerância é a harmonia na diferença.”

Qual seria o problema? Serão os temas em si, ou a falta de capacidade do ser humano de pensar de uma forma, respeitando quem pensa diferente?

Parece simples, mas é um manual de vida e comportamento, ou seja: diferenças existem e sempre existirão. O grande passo é viver harmonicamente, apesar delas.

Nunca veremos duas camisas de times rivais, numa prateleira de loja de artigos esportivos, brigando entre si. Ao contrário: convivem lá pacicamente, como livros de diversas religiões são expostos lado a lado nas livrarias, sem qualquer tipo de confusão.

Ninguém deve convencer ninguém de nada! Basta respeitar o direito de divergir do outro.

A conclusão a que se chega é que o problema não é o assunto, mas quem “veste a camisa” e não consegue conviver com posições diferentes, numa clara postura de intolerância.

Temos presenciado, notadamente pelas redes sociais, espaço onde todos cam fortes e destemidos, a troca de ofensas, acusações e ameaças de todas as ordens, especialmente no momento caloroso que vivemos na esfera política, dando a impressão que as eleições não acabaram, nem vão acabar tão cedo, numa guerra fratricida onde só há derrotados.

A ONU, por meio de sua agência para a educação e cultura, a UNESCO,

Não nos cabe nesse espaço qualquer inclinação para esta ou aquela

vertente, mas temos obrigação, como organização social que somos, promotores e entusiastas do progresso pela via da educação, de difundirmos a paz e trabalharmos para que a sociedade encontre o caminho da prosperidade, que entendemos não estar exclusivamente nem de um lado, nem de outro. Nem esquerda, nem direita! O Brasil que queremos está à frente, e é para lá que devemos rumar, participando da vida social, política, cultural e onde mais houver espaço, mas respeitando opiniões e sentimentos; lutando e defendendo nossos valores e respeitando quem pensa diferente, tendo a clara visão de que, opiniões à parte, um futuro está sendo construído todos os dias, e só valerá o esforço se for um futuro bom para todos. Edson Sardano – Voluntário da Instituição Amélia Rodrigues

A Instituição Assistencial e Educacional Amélia Rodrigues, CNPJ 67.178.178/0001-06, matém a Educação Infantil em parceria com a Secretaria da Educação da Prefeitura de Santo André, por meio do Termo de Colaboração 221/2018, com vigência de 01/01/2019 a 31/12/2019.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CERTIFICADO DE ENTIDADE BENEFICENTE DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

CEBAS-EDUCAÇÃO

Projeto Investidor Social da Instituição Assistencial e Educacional Amélia Rodrigues Presidente da Inst. Amélia Rodrigues: Miguel Sardano Coordenação Projeto Investidor Social: Terezinha Sardano Assessoria:

Bruno Parmezani, Guilherme Souza, Nádila Gilotti e Suzete Botasso

A ENTIDADE: INSTITUIÇÃO ASSISTENCIAL E EDUCACIONAL AMÉLIA RODRIGUES CNPJ nº 67.178.178/0001-06, MANTENEDORA DESTA INSTITUIÇÃO DE ENSINO, ESTÁ CERTIFICADA COMO ENTIDADE BENEFICENTE DE ASSISTÊNCIA SOCIAL PELO PERÍODO DE 11/08/2015 A 18/08/2018, PROCESSO Nº.230000464201514 E, COMO TAL, DEVE OFERECER BOLSAS DE ESTUDO CEBAS NA FORMA E NA PROPORÇÃO DEFINIDAS NA LEI Nº 12.101/2009.

Revisão: Terezinha Sardano e Rosemarie Giudilli Projeto Gráfico e Diagramação: Marco Beller - Tel. (11) 4438.8834 Impressão: Lis Gráfica e Editora - Tel. (11) 3382.0777 Tiragem: 7.000 exemplares Colaboraram cedendo seus textos para edição: Ana Maria Penharbel Simão, Heloisa Cestari e Patricia Alves Contato e Sugestões: contato@investidorsocial.org.br R. Silveiras, 17 V. Guiomar - 09071-100 - Santo André - SP

(11)94000-1952

(11)3186-9788

www.investidorsocial.org.br ©Copyright Instituição Assistencial e Educacional Amélia Rodrigues. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta publicação em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem a autorização escrita da entidade.

3


4


A Instituição Amélia Rodrigues é uma Organização Sem Fins Lucrativos que há 32 anos transforma a realidade de crianças e adolescentes por meio da Educação e da Assistência Social. Contando com parceria realizada com empresas e profissionais liberais, no Projeto Investidor Social, a Instituição mantém trabalho com 275 crianças/adolescentes, em situação de vulnerabilidade social provenientes das comunidades Tamarutaca, Sacadura Cabral e Palmares, em Santo André (SP). Hoje o Projeto Investidor Social representa 20% da arrecadação de recursos da Instituição Amélia Rodrigues. A partir de R$ 11,50 por dia (plano mensal) já é possível se tornar um Investidor Social. Venha fazer parte desse time do bem! Saiba mais: www.investidorsocial.org.br ou (11) 9.4000-1952


Longevidade

Viva melhor aos 50 anos No Brasil, população acima de 50 anos cresce o dobro em relação às outras idades Que os 50 anos são os novos 40, ninguém mais tem dúvidas. Anal, a população acima de 50 anos cresce o dobro em relação às outras idades (3% versus 1,5%) e o país já conta com mais pessoas acima dos 50 anos do que com jovens de zero a 14 anos. A questão, portanto, é como fazer dessa década a melhor da vida. Com a tecnologia e o conhecimento médico atual, cou mais fácil ter vitalidade e saúde na idade que, na época dos nossos avós, já signicava ter uma perspectiva menor. Atualmente, é nessa idade que estamos mais maduros, sabemos o que queremos e podemos passar a viver de forma plena, sem culpas e com mais tranquilidade. Para que isso aconteça, porém, é preciso equilibrar todas as áreas da vida. O geriatra Paulo Camiz, professor colaborador da disciplina de Clínica Geral do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), dá algumas dicas de como manter uma vida saudável aos 50 anos. Ÿ

6

Dieta equilibrada: quem não se alimenta de forma saudável, precisa repensar os hábitos ao chegar aos 50 anos. Isso acontece porque o corpo pede um equilíbrio de vitaminas para que todas as funções trabalhem de forma correta, reparando os danos celulares que acontecem naturalmente. Por isso, invista em alimentos antioxidantes,

como legumes, verduras e frutas, gorduras boas, como o azeite de oliva, cereais integrais e reduza ao máximo o consumo de açúcares. Ÿ

Sono: já não precisamos dormir o mesmo tanto de horas de que quando estávamos na casa dos 30 anos. No entanto, algumas pessoas passam a ter insônia, o que pode prejudicar a saúde e a energia. Para evitar a falta de sono, prepare o ambiente duas horas antes de ir para a cama: luz baixa, TV e celular desligados, um banho morno e um chá relaxante. E, se acordar no meio da madrugada sem sono, não insista. Saia da cama e vá ler um livro sob uma luz baixa, enquanto o sono não vem.

Ÿ

Saúde mental: quem não se cuida ca vulnerável a sofrer com depressão ou ansiedade. O melhor remédio, portanto, é a prevenção. Não leve mais a vida tanto a sério: procure ter momentos relaxantes, controlar o estresse e estar sempre aberto a fazer novos amigos.

Ÿ

Atividade física: a partir dos 30 anos, passamos a perder 1% de massa muscular por ano. Esse número, que não parece relevante no início, faz uma diferença enorme lá na frente. A palavra da vez, portanto, é manter a massa muscular e ganhar ainda mais por meio da atividade física. São os músculos

que nos mantêm independentes, com autonomia para uma caminhada, levantar da cama e outras atividades diárias. Ÿ

Além disso, praticar algum exercício aeróbico previne depressão e afasta doenças cardíacas, além de evitar o surgimento de câncer.

Ÿ

Controle de doenças crônicas: não deixe um probleminha virar um problemão. Se foi diagnosticado com hipertensão arte-


|Momentos de relaxamento são fundamentais para manter a saúde em dia - Foto: Shutterstock rial, siga à risca a recomendação do médico de praticar atividade física, reduzir o sal da dieta e tomar os medicamentos prescritos. O mesmo vale para o diabetes: controlar a dieta é fundamental para manter a glicemia dentro da faixa ideal e afastar o risco de doenças cardíacas.

a facilidade de fazer novos amigos ter cado na adolescência, nunca é tarde para encontrar companheiros de alma para escrevermos novas histórias. Socializar é cada vez mais importante conforme os anos vão passando. Aproveite os 50 para fazer amigos que vão permanecer por ainda muitos anos.

Amigos e família: cultive os amigos e a família, anal, são eles que nos proporcionam momentos memoráveis. Apesar de

Autoestima: quem não gosta de se sentir conante com suas escolhas, com a aparência e com a própria identidade? Quando

estamos com 50 anos, é ainda mais importante nos mantermos com essa armação. A autoestima elevada não permitirá que nos abalemos com opiniões, críticas ou fatos que estremeçam nossa estrutura. Com isso, evitaremos o estresse e teremos uma vida mais tranquila. Procure cultivar a autoestima e, se estiver com diculdades, não hesite em procurar um psicoterapeuta para colocar tudo nos eixos novamente. Fonte: Máquina Cohn e Wolfe

7


Saúde

Cárie de mamadeira existe? Uso de açúcares nas bebidas dos bebês é um grande vilão Certamente se você tem lhos, você já ouviu falar em cárie de mamadeira. Mas é possível ter cáries antes mesmo de ter dentes permanentes? É possível sim! “A falta de higienização da gengiva dos bebês após o uso da mamadeira pode ocasionar a cárie nos dentes de leite”, explica Denis Panhota da JP Odonto. Além da falta de limpeza, o uso de açúcares nas bebidas dos bebês é um grande vilão e aliado a essa doença. “Principalmente à noite, depois da mamada, um resto de líquido ca parado na boca e ao dormir, a salivação diminui também. Esses dois fatores associados à má higienização da boca e gengiva podem causar estragos futuros na dentição desta criança”, conclui Panhota. Como evitar:

|Faça a higienização após o uso da mamadeira - Foto: Pixabay Ÿ

Ÿ

Ÿ

Não usar açúcares no leite, mingau e qualquer líquido que vá na mamadeira, principalmente à noite.

Ÿ

Não alimentar o bebê dormindo.

Ÿ

Passar uma gaze umedecida em toda a boca e gengiva do bebê após ingestão do leite.

Não usar a mamadeira como substituto da chupeta.

Ÿ

Não banhe a chupeta em mel ou açúcar.

logo após ingerir o leite.

Evite que o bebê/criança durma Por Denis Panhota da JP Odonto

A Giglio sabe que preservar o planeta é importante e se conseguir auxiliar a sociedade com produtos reaproveitáveis de ótima qualidade, será melhor ainda.

8


Meio Ambiente

Indicadores ambientais Eles reetem diretamente na qualidade de vida da sociedade como um todo

Tel: (11) 98511-0251 www.barbaraalmeida.com

Mesmo sem perceber estamos a todo tempo pensando e vivendo em meio a indicadores. Desde crianças já lidamos com eles. Basta lembrar de nossa preocupação até chegarem os nossos indicadores semestrais de desempenho: as notas escolares. Por meio deles sabíamos em qual disciplina estávamos bem ou em qual delas havia a necessidade de um esforço para se alcançar a tão importante meta, ou seja, a média para passar de ano. Há vários tipos de indicadores e diversas aplicabilidades para eles. Os sociais como distribuição de renda, condições de moradia, trabalho e educação formam um importante banco de dados para o desenvolvimento de políticas públicas em favor da sociedade. Há os econômicos como, por exemplo, o PIB – Produto Interno Bruto que é utilizado para demonstrar a situação de riqueza e desempenho econômico de um país, estado ou município. Em resumo, são dados quanticáveis usados para avaliar ou comparar performance em termos de cumprimento de metas, apresentando suas tendências e progressos ao longo de um período. Eles permitem simplicação das informações, facilitando dessa forma a comunicação e tomada de decisão diante dos resultados. Em se tratando de indicadores ambientais, o objetivo é avaliar o desempenho de atividades ou processos em relação aos aspectos ambientais, sejam eles no ambiente privado ou governamental.

10

Comece por acompanhar as contas de água e luz de sua residência Foto: Pixabay


mente nas indústrias.

No âmbito governamental, há diversos indicadores monitorados por órgãos ambientais como a CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo e IBAMA – Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais. Esses dados são disponibilizados à população e trazem uma análise quantitativa das condições ambientais como, por exemplo, índice de qualidade da água, balneabilidade das praias e qualidade do ar, entre outros. Quando se trata de organizações privadas, na maioria delas, os indicadores ambientais fazem parte de um sistema de gestão ambiental geralmente pautado na norma ISO 14001. O requisito “9 – Avaliação de Desempenho” desta norma diz que as empresas devem monitorar, analisar e avaliar seu desempenho ambiental para dessa forma demonstrar a ecácia de seu sistema de gestão ambiental. Sendo assim, nada melhor que utilizar indicadores para esse monitoramento e tomada de decisões. Indicadores como índice de consumo de água e energia, geração de resíduos sólidos, acidentes ambientais são comumente encontrados nas empresas, principal-

Os indicadores ambientais podem ser divididos em três dimensões: pressões, condições e respostas. Os indicadores de pressão estão ligados às atividades humanas (volume de euente gerado, redução da cobertura vegetal, disposição de resíduos sólidos). Na dimensão de condições os indicadores representam a qualidade ambiental como áreas contaminadas, qualidade do ar, escassez de água. Por m, os indicadores de respostas são aqueles relacionados às ações do estado, das empresas ou das ONGs tais quais recuperação de áreas degradadas, investimentos em áreas verdes e em cursos e palestras voltadas à área ambiental. É importante lembrar que os indicadores ambientais reetem diretamente na qualidade de vida da sociedade como um todo, pois apontam o estado ambiental de uma região, estado e país. Podem até mesmo apontar o nosso desempenho individual. Quer medir seu indicador ambiental? Comece por acompanhar as contas de água e luz de sua residência. Ao nal de um período de 6 a 13 meses você terá um resultado e poderá tomar decisões para melhorar seu desempenho individual. Isso pode ocorrer também a partir da medição da quantidade de lixo que você gera ou o quanto de combustível você gasta por mês

Por Patricia Martin Alves, coordenadora do Projeto SustentABC e Diretora Técnica da Futura Consultoria Ltda.

11


DOE SUA NOTA FISCAL E ALIMENTE NOSSAS CRIANÇAS Agora você pode Doar sua Nota Fiscal com CPF para a Amélia Rodrigues. É rápido, automático e você concorre a prêmios de até R$ 1 milhão/mês. Cadastre-se no site: nfp.fazenda.sp.gov.br Escolha a opção Entidades e a seguir Doação de Cupons com CPF Automática Pesquise por Amélia Rodrigues e confirme a doação Pronto - Sempre que pedir CPF na Nota, a Doação Automática vai direto para as nossas crianças Em caso de dúvidas, ligue: (11) 94000-1952 - Tel.: (11) 3186-9788

Tratamento de coluna, joelho e quadril Santo André R. das Pitangueiras, 461 Bairro Jardim (11) 4316.4777 94703.9516

12

Pilates Clínico

São Caetano Al. Terracota, 185 Sl. 1525/1526 Espaço Cerâmica (11) 2311.4777 www.siologic.com.br 94715.4219

@belgavidros /vidros.belga

(11) 4398-6633 belgavidros.com.br


Capa

Mindset: o que é e como descobrir o seu Aprenda como isso pode impactar na sua vida Você acredita que seu sucesso pode ser determinado por suas crenças e valores pessoais? De acordo com Carol S. Dweck, professora de Psicologia na Stanford University, nos Estados Unidos, as suas crenças pessoais têm papel fundamental em determinar se você será bem sucedido naquilo que almeja. Então, é só ter pensamentos positivos que eu vou alcançar tudo que quero? Calma, não é bem assim. Anal, o que é mindset? O termo pode ser traduzido como “mentalidade” ou “atitude mental”, mas o conceito se expande para mais do que isso. Pense sobre sua inteligência, seus talentos, sua personalidade. Essas qualidades são traços xos que estão com você desde sempre ou foram adquiridos e desenvolvidos ao longo de sua vida? Em sua publicação, “Mindset: A Nova Psicologia do Sucesso”, Dweck defende a tese de que existem dois tipos de mindset: o xo e o de crescimento. Mindset xo Essas pessoas acreditam que suas qualidades como inteligência e talentos são de nascença, xas e imutáveis. Como exemplo, se apresentarmos um problema difícil de resolver para um grupo de crianças com mentalidade xa, elas acreditam que não podem fazer nada sobre, uma vez que a solução do problema de-

14

pende de habilidades acima de suas capacidades. Mindset de crescimento Por outro lado, existem as pessoas com a mentalidade de crescimento ou progressiva. Essas pessoas acreditam que é possível desenvolver e melhorar suas qualidades e talentos através de comprometimento e trabalho duro. Vamos voltar ao exemplo das crianças. Agora, no entanto, apresentamos o problema para um grupo com mindset de crescimento. Elas vão encarar o problema como um desao e uma forma de aprendizado, já que acreditam que as habilidades necessárias para resolver o problema podem ser desenvolvidas. A importância do mindset É importante ressaltar que a diferença entre mindset xo ou de crescimento não é apenas ser otimista ou pessimista. A sua mentalidade tem um papel fundamental na forma com que você encara os problemas que encontra ao longo da vida. Ao buscar um emprego, por exemplo, uma pessoa com mindset de crescimento tende a desenvolver mais resiliência, isto é, ela tende a ter perseverança mesmo após sofrer um contratempo. Por outro lado, alguém com mentalidade xa tem mais tendência a desistir no primeiro obstáculo que encontrar. Além disso, mindset é crucial para fomentar o

Mindset Fixo Crê que inteligência e habilidades são natos

Tem diculdades em ver as próprias limitações

Evita desaos por medo de revelar fraquezas

Não crê que esforço possa gerar mudanças

Encara problemas sem esperança em resolver

desejo de se empenhar e aprender coisas novas, de aceitar desaos e crescer como pessoa. Quando pessoas com mentalidade progressiva tentam e falham, elas não veem como um fracasso e não se desapontam por isso. Na verdade, enxergam tal qual uma experiência de aprendizado que pode se transformar em mudança.


Mindset de Crescimento Crê no desenvolvimento da inteligência e habilidades

Busca aprendizado para superar limitações

Abraça desaos e encara falhas como aprendizado

Vê o esforço como caminho da excelência

Enfrenta os problemas com entusiasmo

Como um mindset é formado? Em seu estudo sobre mindset, Dweck sugere que as experiências vividas por uma pessoa na sua infância, seja na escola ou em casa, inuenciam no modo com que ela encara a vida. Por exemplo, crianças que são ensinadas a parecer espertas, em vez de gostar de estudar, tendem a desenvolver mentalidade xa, bem como pessoas com medo de ser

julgadas e que têm receio de não alcançar as expectativas. Já crianças que são ensinadas a explorar, acatar novas experiências e aproveitar desaos são mais suscetíveis a ter mentalidade de crescimento, assim como as pessoas que não encaram erros como fracassos, mas oportunidades de desenvolvimento.

É preciso destacar que não basta a mentalidade de crescimento para uma pessoa ser bem-sucedida. Nem todo mundo se torna um Einstein ou um Mozart apenas por tentar. Na verdade, a mentalidade é importante para alcançar o seu potencial. Quem sabe até onde alguém pode chegar se sua personalidade é de crescimento e ela coloca muito esforço e determinação em seus objetivos? >

15


Como saber o meu mindset Agora que você já está sabendo tudo sobre essa ferramenta chamada mindset, deve estar cheio de curiosidade para descobrir qual é o seu. Para começar, leia as seguintes frases e pense sobre quais você mais concorda: pessoas têm determinada inte1Ÿ As ligência e não existe forma de mu-

precisa se desesperar! Ao contrário do que uma pessoa com mentalidade xa pode imaginar, é possível SIM mudar seu mindset. Aqui vão algumas dicas para conseguir isso: Ÿ

Aceite que sua atitude mental precisa mudar

Ÿ

O primeiro passo que você deve tomar é entender que a mentalidade com a qual você está vivendo não está sendo a melhor. A boa notícia é que é mais rápido (e barato!) mudar sua mentalidade do que estudar para adquirir nova habilidade.

dar isso.

de quem se2Ÿ Independentemente ja, não há muito o que fazer para melhorar suas habilidades básicas e sua personalidade.

pessoas são capazes de mu3Ÿ As dar quem elas são. possível aprender coisas novas 4Ÿ Ée aumentar sua inteligência. pessoas nascem com os talen5Ÿ As tos ou não. Não tem como alcan-

Ÿ Ÿ

çar o talento em áreas como música, artes ou esportes.

se dedicar e praticar no6Ÿ Estudar, vas habilidades são formas de desenvolver novos talentos e habilidades. Se você tende a concordar com as armações 1, 2 e 5, então sua mentalidade tende a ser xa. Por outro lado, se você acredita que as frases 3, 4 e 6 estão corretas, você possui tendência a ter um mindset de crescimento.

“É importante ressaltar que a diferença entre mindset xo ou de crescimento não é apenas ser otimista ou pessimista. A sua mentalidade tem um papel fundamental na forma com que você encara os problemas que encontra ao longo da vida” É possível mudar meu mindset? Fez o teste acima e descobriu que você possui um mindset xo? Calma! Não

16

Ÿ Ÿ

|Foto: Pixabay Ÿ

elas são o resultado de um conjunto de pequenos passos que são tomados diariamente. Por isso, é importante traçar pequenas e alcançáveis metas para começar sua mudança e, conforme você vai melhorando e batendo as metas, pode aumentálas. Essa melhoria contínua gera bem-estar e acumula resultados positivos, o que é fundamental para uma mudança de mindset.

Ÿ Ÿ

Fique confortável com a falha

Identique seus contra mindsets Os mindsets são formados por suas experiências e acontecimentos marcantes. Se essas experiências foram negativas para você, isso pode gerar os chamados “contra mindsets”, que são pensamentos negativos que surgem na sua cabeça e atrapalham no dia a dia. Todos nós convivemos com tais pensamentos, mas quando os identicamos, é possível combatê-los e impedir que tenham tanta inuência em nossas vidas.

Vire a chave Após identicar os pensamentos que te atrapalham, o próximo passo é “virar a chave”, isto é, transformar esses pensamentos negativos em positivos. Por exemplo, é comum ao olharmos para um espelho notarmos principalmente o que consideramos nossas falhas e pontos negativos. Ao perceber isso, você deve praticar a ter a reação oposta (virar a chave). Então, você deve se forçar a olhar e comentar seus pontos fortes e se sentir bem na frente do espelho.

Ÿ

Comece pequeno para terminar grande

Ÿ

As grandes mudanças não acontecem de uma hora para outra,

Ÿ

Por m, é crucial que você entenda que nenhuma mudança signicativa vem sem empenho e muito trabalho duro. Por isso, é fundamental que você se dê o direito de falhar, pois isso tira a pressão de precisar fazer tudo perfeito em uma primeira tentativa. Dessa forma, você consegue aprender com as falhas, e seu resultado nal será ainda melhor.

“É preciso destacar que não basta a mentalidade de crescimento para uma pessoa ser bem-sucedida. Nem todo mundo se torna um Einstein ou um Mozart apenas por tentar. Na verdade, a mentalidade é importante para alcançar o seu potencial”

Por Caio César, graduado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Possui certicação em Produção de Conteúdo Web e de Especialista em Marketing de Conteúdo. Black Belt em Lean Seis Sigma. Especialista em geração de conteúdo do Grupo Voitto. Fonte: https://www.voitto.com.br/blog


Finanças

Alcance o bem-estar nanceiro Estabeleça objetivos para curto, médio e longo prazos, e respeite-os Para alcançar estabilidade, primeiro é necessário ter "educação nanceira", ou seja, é importante que a pessoa aprenda a administrar adequadamente sua renda, o que signica manter um registro atualizado de suas despesas, entender a importância de poupar, conhecer as diversas opções de investimento disponíveis no mercado e também planejar para o futuro. A seguir, destaco quatro dicas que podem ajudá-lo a alcançar esse equilíbrio.

þ Administre seus gastos e crie o hábito de poupar Todos nós devemos ser capazes de analisar como gastamos nosso dinheiro e aprender a tomar decisões que não afetem nosso bem-estar econômico. As despesas relativas às necessidades básicas, isto é, alimentos, moradia, medicamentos, escola, pagamentos de serviços etc. devem ser as primeiras a ser levadas em conta.

Você também deve incluir nesse plano uma soma voltada a entretenimento — porque ninguém é de ferro — e outra porção deve ser dedicada à poupança ou a algum investimento de longo prazo, que esteja alinhado com os seus objetivos futuros, sejam eles um casamento, um(a) lho (a), a compra de um carro ou até a aquisição do tão sonhado imóvel. E muito importante também buscar ter uma noção, mesmo que seja básica, sobre as opções de investimento existentes no mercado e os riscos associados, para que você esteja confortável com a sua estratégia de investimento. Hoje, existem boas opções de leitura disponíveis na internet. Mas o ideal é buscar uma conversa e, até a orientação de alguém com mais experiência no assunto.

þ Economize para as emergências É importante estar economicamente preparado para enfrentar imprevis-

Mangueiras Conexões e Terminais EPI’s Ferragens e Ferramentas

(11) 94794-477

18

|Fazer uma lista antes de tos que possam afetar o equilíbrio nanceiro. Para isso, devemos ter um fundo de poupança cuja missão é cobrir despesas inesperadas, como emergências médicas, por exemplo. Esse "colchão" pode evitar o que chamo de estresse nanceiro, além de endividamentos desnecessários.

þ Planeje sua aposentadoria

Planejar a aposentadoria é uma parte essencial do esforço econômico para que possamos alcançar nosso bem-estar nanceiro. O ideal é investir desde jovem em um fundo de apo-

Correias Equipamentos Solda Filtros e Acoplamentos

-

(11) 4437-9699

- www.hitocom.com.br


portanto, o importante é começar a poupar, mesmo que com quantias "aparentemente pequenas", pois a recompensa virá.

þ Mantenha

um bom histórico de crédito Ter um histórico de crédito saudável pode tornar alguns ativos, como hipotecas ou carros, mais acessíveis. Portanto, devemos ter cuidado com o uso de cartões de crédito, pois, muitas vezes, eles nos levam a exagerar nas compras. Recomendo, por exemplo, não comprar produtos desnecessários (sim, sei que, muitas vezes, o impulso é um desao; eu mesmo adoro comprar vinhos e sei como é difícil resistir à tentação) e sempre rever qualquer oferta em seus termos e condições.

ir ao mercado ajuda a conter gastos - Foto: Pixabay sentadoria. Existem diversas opções no mercado que podem ajudar no planejamento do futuro. Sugiro que você invista algum tempo em um "aconselhamento nanceiro", para que consiga analisar todos os benefícios oferecidos pelos diferentes fundos de aposentadoria. Vale muito a pena investir em um fundo para garantir uma aposentadoria despreocupada. Gosto também de comentar que, como diriam os meus pais, "de grão em grão a galinha enche o papo",

Eu, por exemplo, tenho o hábito de fazer lista de mercado, não somente para não esquecer algum item, mas para não comprar itens desnecessários. Também tento, ao máximo, seguir a minha lista e, dessa forma, não gastar mais do que o planejado. E, acima de tudo, devem-se evitar os empréstimos bancários, pois eles não aumentam o seu poder de compra. Aliás, muito pelo contrário: dívidas, por mais bem negociadas que sejam, causam perdas mensais ao orçamento familiar e podem se tornar um grande golpe para as suas nanças. Entendo ser complicado

fazer algumas grandes aquisições, como o tão sonhado carro ou a casa própria, e sei da diculdade em comprá-los sem um empréstimo. Não havendo outra forma de fazê-lo, sugiro muita atenção a alguns fatores: (I) conheça os juros do empréstimo, que devem ser muito bem negociados e comparados com os dos demais bancos; (II) saiba o quanto de sua renda estará sendo comprometida, tentando evitar que, somadas todas as suas obrigações mensais (inclusive uma possível parcela de nanciamento), elas não excedam mais do que 20% a 30% de sua renda; e (III) evite ao máximo reduzir a sua poupança, investimento ou previdência, em virtude de um nanciamento. Para alcançar o bem-estar nanceiro ideal é preciso tempo, educação e, acima de tudo, muita disciplina. Comece estabelecendo objetivos para curto, médio e longo prazos — e respeite-os. Costumo dizer que, nessa área de nossas vidas, não há maior paz de espírito do que não ter dívidas e estar pronto para encarar o futuro sem medo. Por isso, dê especial ênfase a alimentar sua educação nanceira. Só o conhecimento e a compreensão das nossas nanças são capazes de nos levar ao tão almejado equilíbrio econômico.

Por Lucas Medola, CFO do PayPal para a América Latina

Tecnologia em corte de carne, sempre perto de você! 19


Relacionamento

Deu Match 3 passos para construir uma vida a dois na era digital Em tempos de apps para namoro, os relacionamentos tornaram-se muito fáceis, resumidos a dar *match ou não é com muito jogo de cintura na hora da conquista, o que por vezes resulta em pouca entrega do casal para engatar o romance. O reexo desse comportamento já é visível: pessoas cada vez mais preocupadas com suas individualidades e que não conseguem lidar com o amor e seus percalços. O número de uniões desfeitas nos últimos anos é um sinal amarelo para a fragilidade das uniões na era digital: entre 2016 e 2017 houve um aumento de 8,3% nas escrituras de divórcio, de acordo com dados do IBGE. Esse é um indicador de que a maneira de se relacionar precisa ser reavaliada, segundo Alessandro Magalhães, especialista em Programação Neurolinguística (PNL).

|Acesso a tanta tecnologia criar uma conexão real com o parceiro. Então, no momento de um atrito, ninguém se coloca no lugar do outro e a discussão é solucionada geralmente com o término”, avalia o coach. Para reverter essa situação, ele explica em três passos como é possível construir uma relação afetiva feliz e duradoura.

“A globalização tem prejudicado os relacionamentos, uma vez que o acesso a tanta tecnologia acaba tornando grande parte das pessoas 1 Autoconhecimento: o primeiro pasmuito egocêntricas. Elas se expõem so antes de se entregar a um novo exageradamente nas redes sociais, amor é se conhecer e solucionar poscompartilhando viagens, momentos síveis questões internas mal resolvido cotidiano e declarações de amor, das, como traumas da infância, crenmas no off-line não estão dispostas a ças limitantes ou relacionamentos

anteriores que foram tóxicos, para, a partir disso, analisar o que se deseja de uma futura relação. Valorizar a própria companhia é importante para que não seja transferida ao outro a conquista da felicidade. “Erroneamente as pessoas buscam alguém que as completem, acabam por viver a vida alheia e esquecem de cuidar de si mesmos, o que gera frustração e sofrimento. O ideal é que a procura seja por quem aceite caminhar junto diariamente e que possua os mesmos objetivos de vida”, pontua Alessandro.

*Expressão que vem do aplicativo de encontros Tinder. Quando alguém dar match em você é porque você e essa pessoa se curtiram. A partir daí, o app abre um chat onde é possível conversar e marcar encontro.

Sustentabilidade

Um ingrediente cheio de sabor!

20


uma oportunidade de conhecer o outro com mais profundidade e também de amadurecer o contato, identicando como ambos preferem ser ouvidos e qual é a melhor hora de conversar sobre questões sérias.

3 Conquista diária: as tarefas do cotidiano exigem muito, o que não torna incomum que casais só consigam se encontrar no café da manhã e na hora de dormir, por exemplo. Por isso é importante tornar esses momentos especiais. Dedicação e empenho são os pontos-chave e demonstram interesse real sobre o parceiro, ou seja, saber como está o outro, contar como foi o dia e estar disposto a apoiar quando for preciso. “Por vezes tão negligenciada, a palavra tem poder e é preciso ser mais exercitada dentro de um relacionamento. Uma conversa com expressões de motivação ou de apoio tornam o dia mais produtivo, transmite a conança que podem deixar as pessoas egocêntricas - Foto: Copyleft o parceiro precisa para enfrentar um 2 Diálogo aberto: desde o início é obstáculo ou novo desao”, conta o preciso se comunicar claramente so- especialista. bre o que se espera da relação, se Alessandro associa a relação afetiva pretende ter algo passageiro ou du- a uma pirâmide, composta por três radouro, o quanto está disposto a se pilares: a pessoa, a entidade (reladoar, assim como as limitações, seja cionamento) e o companheiro. É ima respeito das condições nancei- portante avaliar se as tomadas de ras, disponibilidade de horários e até decisão serão benécas para os três mesmo emocionalmente. “Apesar de lados e se o casal está pronto para se assustar em um primeiro momento, doar em todas as circunstâncias. “Se conversas transparentes guiam os as pessoas se dedicassem na conscasais para que se tenha uma troca trução dessa união assim como cuimútua, comprometimento e cumpli- dam das redes sociais, com certeza cidade sem gerar falsas expectativas muitos matrimônios não seriam desnem frustrações”, diz o prossional. É feitos”, naliza.

Há 40 anos transformando seu projeto em produto! Tels.: (11) 4544-1365 / 4519-5028 www.letska.com.br

Tel. (11) 4229.3233 www.bonfatti.com.br

Fonte: Press Works

Tel.: 2896-1444 www.ytour.com.br atriumshopping@ytour.com.br Rua Giovanni Battista Pirelli, 155 Vila Homero Thon - Santo André

21


Beleza

Descolorir o cabelo diminui a oleosidade? Saiba os mitos e verdades sobre a despigmentação O método de descoloração ainda assusta muitas mulheres que sonham em mudar o visual. Ressecamento excessivo, os elásticos e quebra contínua do cabelo estão entre os maiores medos das mulheres que passam longe do pó descolorante. O que muitas não sabem é que se o processo for feito com o devido cuidado, não causará tantos malefícios à saúde capilar. O hairstylist e colorista Bruno Oliver, à frente do Oliver Salon, fala que o primeiro passo para evitar danos é escolher um prossional capacitado para mudar o visual. “O processo pode parecer simples, mas se feito da maneira errada e sem os cuidados necessários pode provocar graves danos, como queda e queimadura do couro cabeludo”, diz Bruno. Muitas mulheres acreditam que terão a oleosidade dos os diminuída depois da descoloração, mas não é bem isso que acontece. “A descoloração pode sim diminuir a oleosidade, mas isso vai depender de cliente para cliente, de o para o. Um mito

que muitas mulheres acreditam é que o cabelo oleoso não precisa de hidratação, mas isso pode apenas aumentar a insatisfação. Hidratação é importante para todo tipo de cabelo”, explica o hairstylist. Outro ponto é a questão do enfraquecimento do cabelo pós-descoloração. “Os os cam mais enfraquecidos e nos depois do processo por conta da retirada de pigmento. Usar máscaras especícas para cabelos despigmentados é essencial. Protetores térmicos também irão auxiliar na manutenção saudável do cabelo quando forem usadas fontes de calor, mas lembre-se: nada de usar secador e chapinha todos os dias”, conclui o especialista.

1

Dúvidas sobre descoloração Por que o processo de descoloração é feito com o cabelo seco e não molhado? De acordo com Bruno, o processo feito com o cabelo seco faz com que os produtos utilizados tenham mais desempenho e atividade nos os. “A água pode atrapalhar com que os produtos

|Cuidado com os os devem ser redobrados cheguem ao córtex dos os (couro cabeludo), atrapalhando a penetração do produto”. Por que há riscos de descolorir e colorir um cabelo que já possui química de alisamento? “Como o cabelo já foi submetido a alisamentos, inserir mais um processo químico em cima do anterior traz riscos para a estrutura e saúde do cabelo, podendo torná-lo mais fraco e opaco. A sugestão é fazer a descoloração seis meses depois de alisar”. É possível manter o cabelo saudável mesmo após a descoloração? “A cliente que faz o procedimento de despigmentação deve ter em mente que terá de ter mais cuidados com os os. Não adianta ter o cabelo perfeito por alguns dias, mas não cuidar depois. Uma boa linha de manutenção capilar fará com que o cabelo tenha o cuidado necessário para continuar bonito e saudável”. Fonte: Oliver Salon

Outono - Inverno 2019 Conheça nossas redes sociais!

charmosinhachic.oficial

Telefone: (11) 4220.4788 | www.frad.com.br

22


Casa

O poder da organização Dicas práticas para colocar a casa em ordem e renovar as energias Pode parecer bobagem, mas viver em uma casa arrumada, onde tudo ca em seu devido lugar, faz toda a diferença. Não é à toa que a maga japonesa da arrumação, Marie Kondo, tem feito tanto sucesso, mundo afora. Autora de best-sellers sobre organização, a personal organizer cou conhecida graças a seu método KonMari que ensina a manter em casa apenas aquilo que traz alegria. Após a estreia da série "Ordem na Casa", protagonizada por ela e transmitida pela Netix, seus ensinamentos acabaram viralizando, fazendo com que as pessoas cassem realmente interessadas no assunto. Inspirada pelos ensinamentos de Marie Kondo, conra almas dicas práticas e bastante úteis para quem deseja colocar a casa em ordem e renovar as energias do ambiente. Ideias simples que, com certeza, irão

24

facilitar as atividades do dia a dia. Conra! Sala: talvez por ser o maior cômodo, a sala é o espaço que mais costuma acumular bagunças, por isso quanto menos coisas tiver no local, mais fácil organizá-lo. Caso tenha prateleiras, faça o possível para deixar cada objeto colocado nela em seu devido lugar, isso ajudará a manter a harmonia do ambiente. Outro item que merece atenção são os objetos pequenos que costumam car espalhados, como chaves e controles remotos. Um organizador especíco para cada um deles é uma ótima saída. Cozinha: aqui, a dica principal é não deixar a louça acumular na pia. Além de manter em ordem a aparência do local, isso ajuda a evitar insetos. Para otimizar o espaço nos armários, empilhe os pratos e as panelas, enleire as frigideiras, travessas e tampas e

use ganchos para organizar os utensílios e canecas. A arrumação da geladeira deve seguir a mesma regra. Fique atenta à posição de cada item para aproveitar da melhor forma possível o espaço. Banheiro: para garantir que a sensação de limpeza predomine no ambiente, evite deixar objetos espa-


Quarto: comece fazendo a cama diariamente. Por mais simples que isso possa parecer, isso fará uma diferença e tanto. Quando o assunto são as roupas, nunca as deixe espalhadas. Antes de se deitar, crie o hábito de organizá-las. Guarde as limpas no armário e coloque as sujas em um cesto próprio. Para o quarto das crianças, vale ainda outra dica: providencie caixas organizadoras, onde os pequenos possam colocar os brinquedos, após utilizá-los.

|Fazer a cama diariamente ajuda a melhorar o astral - Foto: Pixabay lhados em cima da pia, ou mesmo, pelo chão. Caso haja armários no local, utilize-os para armazenar os cosméticos, maquiagens e outros itens de higiene pessoal. Na ausência deles, cestos organizadores são uma boa saída. Não esqueça de providenciar também um lugar para colocar as roupas sujas.

Escritório: para manter a ordem no ambiente, a principal sacada é evitar acumular papéis. Os que não têm serventia devem ser jogados fora, já os importantes podem ser substituídos por uma versão digitalizada. Caso, ainda assim, reste algo que precise ser arquivado, utilize pastas com cores diferentes para cada tipo, contas, comprovantes, documentos.

Dica Extra: a rotina atribulada que costumamos ter faz com que toda e qualquer ajuda que possa otimizar tempo e trabalho sejam mais do que bem-vindas. Os organizadores – de todos os tipos e tamanhos – podem ser importantes aliados na tarefa de colocar a casa em ordem. Eles facilitam o armazenamento, principalmente de pequenos objetos, e auxiliam na otimização dos espaços internos de armários e gavetas, além de deixar os objetos expostos visivelmente arrumados. Soluções simples, práticas e superacessíveis.

Fonte: Etna

SUA EMPRESA NECESSITA DE QUALIDADE, RESPONSABILIDADE E SERIEDADE. A Glandata possui Softwares Gerenciais, Administrativos, ERP, Contábil, Depto Pessoal, Escrituração Fiscal e Sped Contábil P.C.P.

Solicite uma Demonstração Inf: (11) 2176.8500 - gsuporte@glandata.com.br www.glandata.com.br

25


Pet

Pets também têm direito perante a justiça Ações podem ocorrer em situações que tragam prejuízos físicos e morais aos animais Ter um animal doméstico nunca esteve tão em alta no país quanto nos últimos anos. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação, o Brasil é atualmente a 4ª nação em população pet no mundo.

Rua dos Franciscanos, 20 Jardim Santo André Santo André - SP Fone: (11) 4451-5077 www.garantevidros.com.br

Apesar de contribuir signicativamente para a movimentação da economia e desenvolvimento da indústria, o crescimento do mercado pet no Brasil também traz desaos ligados à adaptação deste contingente de bichinhos à vida em sociedade. Um deles é o aumento da judicialização das questões especicamente relacionadas a esses animais dos lares. A especialista em Direito à Saúde Humana e Animal, Dr.ª Claudia Nakano, do Nakano Advogados Associados, acredita que tais processos judiciais são, normalmente, ações de responsabilidade civil, com o intuito de pleitear compensações indenizatórias por danos aos pets ou mesmo conitos familiares, que podem ser solucionados de forma mais célere. "As ações envolvendo os pets podem ocorrer em função de situações que possam causar prejuízos físicos e morais aos animais, como erros médicos, acidentes no serviço de petshop, provocação de fatos traumáticos ou de risco, maus tratos, entre outras", explica a advogada. Uma das questões que podem ser levadas aos Juizados Especiais Cíveis é o direito dos pets de viver e circular em condomínios residen-

26

|Donos podem pedir guarda compartilhada Foto: Pixabay ciais. Há moradores que se incomodam com a presença dos bichos na vizinhança, em função de fatores como barulho, higiene e possíveis riscos de ataque, e chegam a fazer convenções para proibir a presença dos animais na propriedade. Mas, mesmo que a maioria dos vizinhos concorde com o veto, o tutor e seu bichinho ainda podem recorrer à justiça. "O tutor deve munir-se de documentos como laudo veterinário, atestando a boa saúde do animal, declarações de vizinhos favoráveis à permanência do pet, conrmando que ele não os incomoda, e até a declaração de adestração, caso haja, a m de comprovar o comportamento seguro do bicho. Feito isto, os materiais devem ser apresentados por um advogado ao Juiz de Direito, que então denirá a sentença, explica a Dr.ª Claudia Nakano. Algumas questões familiares que envolvem os direitos dos pets também podem exigir a orientação e/ou intervenção de um mediador. Uma delas é a guarda do animal, que pode ser denida mediante processo gratuito, realizado em Fóruns Nacionais. Dentro do mesmo contexto, ainda pode haver o requerimento de pensão, pelo portador da guarda, para colaboração com as despesas dos bichos, e a parte sem a tutela também pode reclamar o direito de visita ao bichinho, que embora garantido pelo Supremo Tribunal de Justiça (STJ) em 2018, ainda pode ser contestado.

Fonte: Nakano Advogados Associados


Nutrição

Alimentação saudável começa na infância Exemplo dos pais é primordial para um resultado mais efetivo Muito mais do que o que falamos, nossos lhos sempre levarão em consideração o que fazemos, portanto é primordial dar bons exemplos e ensinar coisas boas para garantir segurança, conança e respeito. Com a alimentação na infância, os cuidados devem ser redobrados. As crianças necessitam desenvolver uma cultura gastronômica de acordo com o estilo de vida dos pais. Nem todos os alimentos agradam ao paladar. À medida que crescem, tendem a car mais seletivos. Ainda assim, especialistas acreditam ser importante os pais não desistirem de oferecer até aqueles alimentos que os lhos não gostam tanto e apresentar os mesmos de forma diferente. É fundamental que a criança, a exemplo dos pais, seja incentivada a

28

comer frutas, legumes e verduras. Esses hábitos alimentares saudáveis devem ser incutidos desde cedo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o ideal é consumir por dia cinco porções de frutas, hortaliças e legumes.

“as crianças necessitam desenvolver uma cultura gastronômica de acordo com o estilo de vida dos pais” Muitas doenças podem ser evitadas com boa alimentação. A obesidade infantil tem crescido de forma assustadora no planeta, entre crianças menores de 5 anos. Outras doenças tais quais colesterol alto, hiperten-


são, diabetes têm aumentado muito. Essa condição terá forte impacto na autoestima e na qualidade de vida nos nossos pequenos. A introdução alimentar é recomendada para ser feita, aos poucos, exatamente para que se perceba o sabor de cada alimento separadamente, desde as primeiras papinhas. Desde bebê, devemos passar a ter contato e descobrir novos sabores, aromas, texturas.

“é fundamental que a criança, a exemplo dos pais, seja incentivada a comer frutas, legumes e verduras” Uma situação assustadora pode ser observada em shoppings onde os pais oferecem a seus lhos bem pequenos alimentos do tipo “fast food”. Outra situação alarmante são as prateleiras de supermercados repletas de guloseimas, salgadinhos e alimentos processados, entre outros. Nesse mundo moderno, que tanto alterou os bons hábitos das pessoas, o ideal é buscar o equilíbrio, comer um pouco de tudo, mas com responsabilidade para garantir saúde e qualidade de vida para os lhos. |O ideal é buscar o equilíbrio - Foto: Pixabay

O prato da criança deve ser colorido.

Certas frutas (maçã, pera, goiaba) podem ser consumidas com casca; as receitas com excesso de sal devem ser evitadas. Outro ponto importante é evitar as frituras, podendo sempre substituir por preparações assadas que são mais saborosas e saudáveis. Doces e outras guloseimas devem ter seu consumo associado a certos eventos e datas especiais sem que haja exageros. As bebidas devem ser água, sucos naturais e chás, sempre meia hora após as refeições. Alimentos mais consistentes (pedaços de cenoura, tomate, pepino, entre outros) auxiliam no fortalecimento da musculatura bucal e também estimulam a mastigação, que tem sido muito esquecida pelas pessoas.

“o prato da criança deve ser colorido e as receitas com excesso de sal devem ser evitadas” Uma atitude importante de aproximar as crianças dos alimentos é levá-las às feiras e quitandas a m de verem de onde vêm os alimentos e ensiná-las a cozinhar para experimentarem novas receitas e distinguirem os diferentes sabores, pois uma criança saudável também será um adulto feliz.

Por Dr.ª Ana Maria Penharbel Simão, Nutricionista (CRN3 – 11135)

Inovação, Tecnologia e Qualidade A Hidropig é líder no fornecimento de pigs e acessórios para tubulações nos segmentos de óleo, gás, saneamento e indústria alimentícia, entre outros. Nossos - Pigs Produtos - Acessórios para pigs

- Transmissores - Bloqueadores de Fluxo (Plug)

Nossos - Limpeza (Pigging) - Furo em Carga - Bloqueio de Fluxo Serviços - Secagem - Congelamento

- Rastreamento de Pig

Pigs e Acessórios Av. Antártico, 401 - Jd do Mar - SBCampo - Tel.: (11) 4331-5353 - vendas@hidropig.com.br Serviços Av. Antártico, 38 - Jd do Mar - SBCampo - Tel.: (11) 4331-5353 - comercial@hidropig.com.br

29


Turismo

Bem-vindo a Fernando de Noronha Conheça praias incríveis, mergulhe em meio a tartarugas e golnhos, coma do bom e do melhor e volte para casa com a certeza de ter curtido dias de sonho Dicilmente, alguém encontra uma lista de orlas mais bonitas do mundo sem a presença de Fernando de Noronha (PE) entre as top ten. Além da famosa Praia do Sancho e da Baía dos Porcos, o arquipélago mais de-

|Pôr do sol na praia: paz - Foto: Zé Henrique Moura

30

sejado do Brasil ostenta pelo menos outras 14 faixas de areia deslumbrantes, cujas belezas são preservadas com o máximo de cuidado. Para manter esse santuário ecológico intacto e renar o perl turístico, sua ilha principal passou por mudanças importantes nos últimos anos. Ficou mais acessível, ganhou novas opções de pousadas e viu bons restaurantes abrirem as portas. Mas, há algo por lá que parece imune à ação do tempo: ano após ano, o destino continua enfeitiçando dez em cada dez visitantes graças à sua beleza natural, que acumula incontáveis títulos e cartões-postais.

|Graças a sua beleza natural, destino é Para observar alguns deles, os turistas costumam se dirigir a mirantes, como o que pontua o local das ruínas do Forte de Nossa Senhora dos Remédios e o fantástico Boldró, onde muita gente se reúne nos ns de tarde para apreciar o pôr do sol. De quebra, tem-se a possibilidade de navegar lado a lado com golnhos, aventurar-se em trilhas ecológicas, curtir o bem-bom em algumas das pousadas mais charmosas do


|Em passeio de barco, é possível ver golnhos

Foto: Zé Henrique Moura considerado um dos lugares mais espetaculares do planeta.Turistas podem fazer mergulhos na ilha (abaixo) país e mergulhar com tartarugas. As baías, aliás, escondem uma vida marinha que se exibe quase esnobe em águas tão transparentes que garantem visibilidade a até 50m. E a população ainda recebe os viajantes como se fossem os primeiros a desembarcar naquelas terras isoladas, de origem vulcânica, que emergem do fundo do Atlântico como uma joia perdida no oceano.

|Foto: shutterstoc

Com apenas 26 km², o arquipélago pode ser curtido tanto por quem busca comodidade quanto pelos

turistas de espírito aventureiro. Sete dias é um bom tempo para conhecer sem pressa o que Noronha tem de melhor. Dá para fazer desde roteiros básicos, como o Ilha Tour e o passeio de barco (os mais vendidos para quem quer ver um pouco de tudo) até opções alternativas, que levam a recantos menos explorados, como a Trilha do Atalaia-Caieira. A única questão é que os preços geralmente se mantêm à altura das belezas do destino, pois que são cobradas taxas ambientais e de preservação do Parque Nacional Marinho. Pior: essas tarifas crescem progressivamente conforme o tempo de permanência na ilha. Mas pode acreditar: será o dinheiro mais bem gasto da sua vida.

Por Heloísa Cestari, autora de guias de viagem e vencedora por dois anos consecutivos do Prêmio Europa de Jornalismo, concedido pela Comissão Europeia de Turismo da América Latina

PPRA (NR 9) Programa de Prevenção de Riscos Ambientais PCMSO (NR 7) – ASO Exames Médicos: Admissional, Periódico e Demissional CIPA (NR 5) Constituição e Gerenciamento Perícia Médica e de Insalubridade

Tel. (11) 4990-4382 www.mso-medicina.com.br

Tel. (11) 4991.3920 www.casadosvidros.ind.br 31


Boa Forma

Preguiça de ir para a academia? Conheça plataformas e aplicativos para car em forma Preguiça, falta de tempo ou não gostar do ambiente das academias não é mais desculpa para não treinar! O computador e o celular podem ser ótimos aliados para aqueles que querem melhorar a condição física e car em forma. Seja para correr, denir músculos, perder peso ou controlar a alimentação, hoje existem muitas opções de aplicativos e plataformas para incentivar e motivar e até mesmo ensinar os usuários a manterem uma rotina física dentro daquilo que gostam. E o melhor: tem opções que não precisam nem sair de casa para ter o corpo desejado. Conra: Queima Diária: considerada o "netix" do tness, a Queima Diária é a maior plataforma online da América Latina dedicada ao setor tness e de bem-estar, e oferece acesso ilimitado a programas de exercícios físicos — do funcional ao cardio, da yoga ao pilates, do hiit à dança — para serem realizados onde e quando quiser.

Distribuidores de Produtos para uso Industrial Especializados em Importação Door to Door para Componentes Elétricos, Hidráulicos, Pneumáticos Automação Industrial

Tel.: (11) 4903-0207 www.suprem.com.br

32

Com acesso via aplicativo (iOS e Android) e também via computador, celular, tablet, notebook ou Smart TV, a plataforma possui mais de 250 videoaulas, divididas entre 18 programas, e atende a diferentes pers e objetivos de usuários, que têm liberdade para escolher quando acessar os conteúdos e o que assistir. Mamãe Sarada, Missão Fitness, Desao Yoga, Cross Home, Power Combat e Power Hiit são exemplos de programas disponíveis. O melhor é que é tudo em português! R$29,90/mês. Jet PRO: disponível para iOS e Android, o Jett é uma espécie de personal trainer que oferece mais de mil exercícios diferentes, que podem ser feitos em casa, sendo possível também criar programas de treinos personalizados e adaptados às necessidades do usuário. Além disso, possui ferramentas para registrar, acompanhar e analisar os dados dos treinos para maximizar os resultados. R$6,99/mês.

Workout Trainer: desenvolvido por personal trainers, o Workout Trainer é bem dinâmico e voltado para quem quer emagrecer. O aplicativo está disponível para iOS e Android e conta com um conteúdo mais motivacional com mensagens em voz para estimular os usuários a treinarem com mais vontade. Os planos de treinamento possuem exercícios aeróbicos, localizados e levantamento de peso sem precisar de equipamentos de academia.


cação para motivar os usuários. Possui versão em português. Gratuito. RunKeeper É um dos aplicativos mais populares para quem gosta de correr. O RunKeeper registra o desempenho do usuário e monitora a corrida, caminhada, passeio de bicicleta, trilhas, mountain bike etc, mostrando estatísticas detalhadas sobre o ritmo, distância, tempo e calorias queimadas do usuário, além de ser possível ouvir música durante a rotina de exercícios, compartilhar das atividades físicas nas redes sociais e até tirar foto ao longo do caminho. Gratuito.

|Existem opções de apps para todos os bolsos - Foto: Pixabay Gratuito com algumas aulas pagas. Charity Miles Para quem precisa de uma motivação extra para correr, pedalar ou simplesmente caminhar, o Charity Miles pode ser uma ótima opção para aqueles que querem contribuir com causas sociais. O aplicativo conta a distância que percorre e oferece, em nome do utilizador, dinheiro para caridade. Gratuito. Cyclemeter É o aplicativo mais avançado para

ciclistas e está disponível para iOS e Android. Ele torna o telefone um poderoso computador de condicionamento físico com mapas, grácos, planos de treinos, cronômetro e muito mais. Gratuito. MyFitnessPal Aplicativo para smartphone — disponível para iOS e Android — e website que rastreia dietas e exercícios para determinar a ingestão calórica e os nutrientes ideais para as metas dos usuários, usando elementos de gami-

Noom Coach Disponível apenas para Android, o Noom combina monitoramento de exercícios, registros de alimentação e motivação. O aplicativo registra as suas refeições e todas as suas atividades, desde uma caminhada até uma aula de yoga calculando a intensidade do exercício. Gratuito. Body Fitness Disponível apenas para o iOS e apesar de não trazer vídeos ou instruções superelaboradas, o Body Fitness fornece uma lista de exercícios para todas as áreas do corpo, separado em braços, ombros, costas, pernas etc, através dos quais você pode acompanhar suas calorias diárias queimadas e adicionar como sua meta diária. Gratuito. Fonte: www.brasilfashionnews.com.br

Tel.: 11 4121-9243 www.ffterceirizacao.com.br

33


Reflexão

As necessidades de cada um Na maioria das vezes, não sabemos lidar com os nossos próprios sentimentos Todos nós possuímos uma série de necessidades que motivam as nossas ações e a maneira como nos sentimos conforme elas sejam atendidas ou não. O psicólogo americano Abraham Maslow mapeou as necessidades básicas do ser humano em uma pirâmide hierárquica que atribui um grau de importância a cada uma delas. Segundo ele, as siológicas são as iniciais, enquanto as de realização pessoal são as necessidades nais. Em sua teoria sobre a Comunicação Não-Violenta, Marshall Rosenberg arma que os “nossos sentimentos resultam de como escolhemos receber o que os outros dizem e fazem, bem como de nossas necessidades e expectativas especícas naquele momento”. A prova disso é que um mesmo fato, visto de forma isolada e sem julgamentos, pode gerar diferentes reações de acordo com as necessidades de cada um. Usemos um abraço como exemplo: alguém pode se sentir invadido e

|É preciso identicar nossas necessidades - Foto: Pixabay desrespeitado, enquanto outro pode se perceber amado ao tomá-lo como um gesto de carinho. O ato de abraçar não mudou. Mudou, sim, a necessidade de cada um e o sentimento gerado a partir de uma mesma ação. No primeiro caso, há uma necessidade de preservação do espaço pessoal que pode gerar o sentimento de irritação e desconforto; no segundo, a necessidade de carinho e atenção que traz o sentimento de felicidade e plenitude ao ser abraçado. Ao perceber isso, ganhamos consciência de que somos responsáveis pelos nossos próprios sentimentos e nos empoderamos deles. Quando assumimos essa responsabilidade, entendemos que o que os outros dizem e fazem pode ser o estímulo, mas nunca a causa do que sentimos. A questão é que, na maioria das vezes, não sabemos lidar com os nossos próprios sentimentos. Pior: não conseguimos identicar quais as

necessidades – atendidas ou não – que nos levaram a sentir o que sentimos. Numa sociedade em que, frequentemente, somos julgados por identicarmos e revelarmos as nossas necessidades, também não fomos educados para expressar o que sentimos. Fazer isso pode ser muito assustador. No entanto, Rosenberg acredita que, ao expressarmos as nossas necessidades, temos mais chance de satisfazê-las. Por outro lado, se não as valorizamos, os outros também podem não fazê-lo. No CVV (Centro de Valorização à Vida), valorizamos as necessidades de cada um e estamos dispostos a acolher e ouvir os sentimentos de todos. Para conversar, acesse cvv.org.br ou ligue para 188. Expressar o que sentimos pode ser confuso e, por vezes, até difícil. Mas é o caminho para ajudar a identicar quais são as nossas necessidades que ainda precisam ser atendidas. Fonte: George CVV - Blumenau/SC - ligue 188

Av. Papa João XXIII, 4833 Polo Ind. de Sertãozinho Mauá | São Paulo Acesso pelo Rodoanel Sul Tel: 55 11 4543.7330 www.hausthene.com.br

34


Grupo

Phoenix Memorial

Todos os serviços no mesmo local Cemitério (Lóculos - Locações - Nichos) Funerária Plano Funerário Cremação Acolhimento com Atendimento Exclusivo e Direcionado

De Geração em Geração Respeitando Sentimentos e Eternizando Memórias

R. Coelho Neto, 85 Oswaldo Cruz - S.C.Sul - SP Tel.: (11) 2376-5830

Av. Lauro Gomes, 5000 - Vila Palmares Santo André - SP - Tel: (11) 4991-9910

www.phoenixmemorial.com.br


#ficaadica

Suco é tudo igual? Entenda as principais diferenças de cada tipo de bebida Na caixinha, na garrafa de vidro, na garrafa pet, no saquinho, concentrado, reconstituído.... Conheça as principais diferenças nas composições de sucos e aprenda a desvendar as embalagens. O Brasil produz cerca de 2.3 bilhões de sucos por ano, segundo a Sociedade Nacional de Agricultura (SNA). Atraídos pela praticidade, sabor e benefícios nutricionais, os consumidores aderem cada vez mais à categoria, que cresce em média 2,5% ao ano. A indústria de bebidas trabalha diversas nomenclaturas para sucos e cada uma delas representa um tipo da bebida. Gislaine Santana, engenheira de alimentos da Campo Largo, ajuda a desvendar as embalagens e tipos de sucos mais presentes no mercado brasileiro. Conra: Suco integral: ele deve ser obtido de fruta sã e madura, sem a adição de água. "Por ser integral, o suco preserva as características da fruta e apresenta o que ela tem a oferecer de forma prática e rápida para consumir", explica Gislaine. As embalagens usadas para o suco integral são apresentadas em diversos tipos, dentre eles: cartonada, PET e vidro. A validade irá variar de acordo com o

processo empregado, podendo chegar a 1 ano. "A validade de um produto está atrelada a sua sensibilidade, em termos microbiológicos e sensoriais (aparência, odor e sabor). Para manutenção das características e garantia da segurança, os fabricantes utilizam diferentes tecnologias. Algumas permitem além de um longo período, que o produto não necessite ser refrigerado". O ideal é optar por marcas que não possuam conservantes ou adição de outros componentes, para que o consumo seja integralmente benéco à saúde.

País produz cerca de 2.3 bilhões de sucos por ano Foto: Pixabay

Refresco em pó: por denição esse tipo de produto deve ter a partir de 1% de fruta em sua composição. Além disso são usados outros compostos, basicamente, por aditivos alimentares – corantes químicos, antioxidantes e aromatizantes – e açúcar. "Pela presença de compostos químicos, os preparados sólidos para refresco – ou popularmente conhecidos como ‘refrescos em pó’ – são considerados produtos articiais, com grande quantidade de açúcar e pouca presença da fruta". As embalagens para esse tipo de refresco são pacotinhos tipo

Engenharia e Sistemas de Combate a Incêndio

Tel. (11) 4425-5147 www.lvdistribuidora.com.br

36

(11) 4977-8720 www.protecin.com.br


Seja um sachê, que possui camadas de plástico e alumínio. Suco concentrado: é produzido a partir da fruta, passando por um processo de retirada da água gerando um produto de textura mais densa, pastosa e mais concentrado, motivo pelo qual leva este nome. "Neste processo, compostos benécos podem ser reduzidos e o sabor do produto não é tão el ao sabor

natural, pois as características do suco se alteram", conta a engenheira. Geralmente, o suco concentrado é vendido em embalagem plástica com a indicação da quantidade de água que deve ser adicionada para o seu consumo. "A validade e aditivos usados variam de acordo com o fabricante e tecnologia empregada. A legislação prevê uma lista de aditivos que são aceitos e deve ser consultada por quem produz." Suco reconstituído: este tipo de bebida leva esse nome, pois é feita a partir do suco concentrado, que é reconstituído durante o processo produtivo, quando se adiciona novamente a água que havia sido retirada. "Passando por vários processos de aquecimento, concentração e armazenagem, o processo de fabricação do suco reconstituído pode acarretar alterações de seus nutrientes e vitaminas". As embalagens mais comuns para os sucos reconstituídos são as plásticas, cartonadas e as de vidro. “A validade varia de acordo com a embalagem e tecnologia empregada pela empresa que processa e o produto pode conter os mesmos aditivos previstos na legislação para sucos."

Investidor Social e anuncie aqui! (11) 94000-1952

(11) 3186-9788 www.ameliarodrigues.org.br

Tel. (11) 4990-8541 www.centroautomotivopb.com.br Av Pereira Barreto, 290 - Sto André (Estacionamento do Carrefour)

Fonte: Campo Largo

37


Carreira

Seja mais produtivo em seu trabalho Dicas práticas para colocar a casa em ordem e renovar as energias Como você tem avaliado o seu nível de produtividade? Sabemos que existem muitas pessoas que acabam confundindo um dia muito atarefado com ser produtivo. Para auxiliar nessa questão, separei algumas dicas para conseguirmos aproveitar mais o nosso tempo e alcançar de forma mais simples os resultados buscados, e claro não acabarmos perdidos dentro na nossa própria desorganização. Conra: 1. Se planeje com antecedência Você que tem um dia muito corrido, é de extrema importância trabalhar com uma boa agenda. Quando se

|Trabalhar com uma boa agenda faz toda diferença - Foto: Pixabay planeja, você consegue obter muito mais resultados. Por isso, tenha o hábito de marcar suas tarefas com antecedência, os horários e a duração que você demandará para realizar cada atividade. 2. Saiba qual o período mais produtivo do seu dia Parece besteira, não é mesmo? Mas é muito importante saber e avaliar se você é mais produtivo por exemplo, de manhã, tarde ou noite. Isso auxiliará em seu planejamento de tarefas que necessita de mais atenção e tempo. 3. Seja organizado A organização é o ponto ideal para ser produtivo, está ligada a toda sua agenda, como citei nos dois tópicos acima. Quando não se organiza você apenas enxergará a grande demanda de tarefas, mas não conseguirá deni-las e fazê-las com tanta produtividade.

4. Delegue tarefas Nem tudo é você que precisar fazer. Não queira fazer tudo, encher de ocupações que não cabe a você. Por isso, delegue! Veja em sua equipe as pessoas que são capacitadas para cada tipo de atividade. Distribua as tarefas entre seus colaboradores, você vai ver que você vai ter muito mais produtividade. 5. Durma cedo É isso mesmo, dormir bem e cedo faz toda a diferença. Sabemos o quanto o dia a dia é corrido e difícil ter um tempo a mais para o descanso, mas é muito importante que até nessa hora você se organize e planeje um horário para dormir. No dia seguinte, você terá uma mente descansada para criar e pensar. Fique longe de tecnologias na hora de dormir para dar tempo do seu cérebro desligar e ter um dia mais produtivo no dia seguinte. Por Luzia Costa, CEO do Grupo Cetro.

Livros Espíritas Espiritualistas Autoajuda 38


Profile for Revista Investidor Social

Revista Investidor Social 48  

A Revista Investidor Social é uma ferramenta de Marketing utilizada pelas Empresas que fazem parte do projeto para exporem seus produtos e s...

Revista Investidor Social 48  

A Revista Investidor Social é uma ferramenta de Marketing utilizada pelas Empresas que fazem parte do projeto para exporem seus produtos e s...

Advertisement