Page 1

Uma Publicação Trimestral da Instituição Amélia Rodrigues | Santo André - SP Ano 13 | Ed. 42 | Out/Nov/Dez - 2017

Os erros mais comuns cometidos pelos prossionais de venda

Turismo Conheça o céu, o sol e o mar de Maceió

Meio Ambiente Desperdício: a água que não se vê

18º Prêmio Investidor Social

Empresas e prossionais liberais são homenageados pela Instituição Amélia Rodrigues


2 Poços Artesianos Profundos, sem utilização de água supercial Captação de água potável, realizada somente em rocha cristalina Caminhões e Carretas com capacidade de 5, 10, 15, 20 e 30 mil litros Indústrias - Comércios Hospitais - Residências Clubes - Condomínios Apoiamos os Projetos Sociais

(11) 4978.1531 agua.chicaroni@gmail.com

Faça uma Cotação:


Editorial

Mãos à obra “O momento exige que os homens de bem tenham a audácia dos canalhas”. Essa frase foi dita pelo político e escritor britânico Benjamin Disraeli em meados do século retrasado, quando ocupou, entre outros encargos, a posição de Primeiro Ministro do Reino Unido. Recorro ainda à frase do Pastor Protestante Martin Luther King, que em certa ocasião disse: “o que me preocupa não é o barulho dos maus, mas o silêncio dos bons”. Duas pessoas diferentes, dois momentos diferentes, mas uma só realidade. Melhor, um só alerta! Esperar sentados que os outros melhorem ou que a “salvação” venha de cima para baixo é omissão enganosa.

aguerrida e audaciosa!

tável a convivência em sociedade.

É o momento de deixarmos as críticas de lado e nos preocuparmos mais com o nosso comportamento, pois já que muito nos foi dado, cumpre-nos maior empenho em muito retribuir, para que, ao sermos cobrados pela própria consciência, estejamos em paz ante a certeza de que zemos o que estava ao nosso alcance.

Volto a armar: apontar culpados não resolve. Esperar a solução a partir de um “salvador da Pátria”, menos ainda.

O mundo melhor só virá a partir do nosso trabalho, ou melhor: ele não virá! Nós é que temos de construí-lo. Os outros? Serão arrastados pelo nosso exemplo e não terão outra saída a não ser acompanhar a correnteza do progresso.

Não há dúvidas que vivemos momentos conturbados de ódio, intolerância, ambição, permissividade e uma série de outras armadilhas resultantes da atual “consumolatria”, como bem deniu Mario Sérgio Cortella, mas esse culto ao consumo não trouxe nenhuma realização e ainda por cima deixa rastros extremamente danosos por onde transita.

Não se combate o mal com o mal, mas com o bem de forma altiva,

Está aí a criminalidade em todos os níveis a tornar quase que insupor-

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CERTIFICADO DE ENTIDADE BENEFICENTE DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

CEBAS-EDUCAÇÃO

Para quem realmente deseja um futuro melhor, resta arregaçar as mangas e trabalhar! O ano novo vem naturalmente com o virar do calendário, mas, um novo ano só virá de verdade com a virada de postura de cada um que deseja realmente construir um mundo melhor. Portanto, mãos à obra e que Deus nos abençoe.

Edson Sardano – Voluntário da Instituição Amélia Rodrigues

Projeto Investidor Social da Instituição Assistencial e Educacional Amélia Rodrigues Presidente da Inst. Amélia Rodrigues: Miguel Sardano Coordenação Projeto Investidor Social: Terezinha Sardano Assessoria:

Camila Cordioli, Nádila Gilotti, Suzete Botasso e Thaila Oliveira

A ENTIDADE: INSTITUIÇÃO ASSISTENCIAL E EDUCACIONAL AMÉLIA RODRIGUES CNPJ nº 67.178.178/0001-06, MANTENEDORA DESTA INSTITUIÇÃO DE ENSINO, ESTÁ CERTIFICADA COMO ENTIDADE BENEFICENTE DE ASSISTÊNCIA SOCIAL PELO PERÍODO DE 11/08/2015 A 18/08/2018, PROCESSO Nº.230000464201514 E, COMO TAL, DEVE OFERECER BOLSAS DE ESTUDO CEBAS NA FORMA E NA PROPORÇÃO DEFINIDAS NA LEI Nº 12.101/2009.

Revisão: Terezinha Sardano e Rosemarie Giudilli Projeto Gráfico e Diagramação: Marco Beller - Tel. (11) 4438.8834 Impressão: Lis Gráfica e Editora - Tel. (11) 3382.0777 Tiragem: 7.000 exemplares Colaboraram cedendo seus textos para edição: Heloisa Cestari, Letícia Camargo e Patricia Alves. Contato e Sugestões: contato@investidorsocial.org.br Rua Silveiras, 17 Vila Guiomar - 09071-100 Santo André - SP - Tel.: (11) 3186-9755 www.investidorsocial.org.br ©Copyright Instituição Assistencial e Educacional Amélia Rodrigues. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta publicação em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem a autorização escrita da entidade.

3


Seja um Investidor Social A partir de R$ 10,00 por dia (plano mensal) sua empresa já pode se tornar um Investidor Social e anunciar nesta Revista, além de muitos outros benefícios. Criado pela Instituição Assistencial e Educacional Amélia Rodrigues, em 2002, o Projeto Investidor Social tem por objetivo a captação de recursos para manter os projetos socioeducativos da entidade, que atua há mais de 30 anos e atende, atualmente, a 219 crianças e adolescentes de três comunidades de baixa renda em Santo André (SP). Por meio dele, empresas e prossionais liberais podem associar-se e agregar valor aos seus produtos e serviços por meio do Marketing Social, engajando-se como empresa socialmente responsável.

(11) 3186-9788

contato@investidorsocial.org.br

www.investidorsocial.org.br

Primeiro Buffet por quilo especializado em

Culinária Árabe

9.4000.1952

Agora Também

DELIVERY

Shopping ABC Av. Pereira Barreto, 42 - Vila Gilda - Santo André - SP

(11) 4436-8008 Piso Térreo - www.latife.com.br 4


Conheça as empresas parceiras da Instituição Amélia Rodrigues

5


Prêmio Investidor Social

Em noite de premiação, empresas e prossionais liberais foram reconhecidos pelo trabalho de Responsabilidade Social Caracterizados de leões, macacos e zumbis, entre outros personagens, cerca de 100 crianças e adolescentes da Instituição Amélia Rodrigues subiram ao palco do Teatro Municipal de Santo André, dia 09 de novembro, para o espetáculo “Era Uma Vez”. A apresentação fez parte do 18º Prêmio Investidor Social, cujo objetivo é prestigiar as empresas e os prossionais liberais que durante o ano todo são parceiros da Instituição, entidade sem ns lucrativos que atende a 219 crianças e adolescentes de três comunidades, em Santo André: Tamarutaca, Sacadura Cabral e Palmares. No evento, que contou com público de mais de 400 pessoas, 57 empresas e prossionais liberais receberam dos educandos o Certicado de Investidor Social. Na categoria “Maior Divulgador do Selo Investidor Social”, os Troféus foram para as empresas Diário do Grande ABC, Hausthene e Verzani & Sandrini. Também foram homenageados os “Amigos da Amélia”, que são pessoas ou empresas que contribuíram pontualmente para manutenção das atividades da Instituição. Agradecimentos “Para nós esse é um trabalho graticante, porque já estamos colhendo

6

resultados de moças e rapazes que já estão integrados à sociedade, estudando e trabalhando”, disse Miguel Sardano, presidente da Instituição Amélia Rodrigues. Terezinha Sardano, 2ª vice-presidente da Instituição, também fez um alerta à sociedade: “Se nós não procurarmos nos mudar através dos ensinamentos morais, que é o que infelizmente está faltando, o país não sairá da situação que está”, ressaltou. “Mas nós acreditamos na mudança, por isso estamos metidos nisso até o último o de cabelo. Haveremos de morrer com a consciência tranquila do dever cumprido, devolvendo a Deus, nosso pai, e à espiritualidade, a bênção da vida que ele nos ofereceu”, armou. Atendimento ampliado Há mais de trinta anos, a Instituição Assistencial e Educacional Amélia Rodrigues investe diretamente na promoção e bem-estar de crianças e adolescentes, e indiretamente em seus familiares e na comunidade. O Projeto Investidor Social, criado em 2002 pela entidade, tem como nalidade obter recursos para manutenção das atividades, dando em contrapartida ferramentas de Marketing Social.

Em 2018, o atendimento da Instituição passará de 219 para 255 crianças. Para manter o trabalho em nível de excelência, a entidade precisará ainda mais de parceiros da iniciativa privada.


Fotos: Bárbara Almeida |Parceiros da Instituição receberam o Certicado de Investidor Social. (Abaixo) Espetáculo "Era uma Vez" foi apresentado pelos educandos

Espetáculo:

Era uma Vez Direção Coreográca: Edgard Rosa Direção Musical: Rodrigo Reis Som e Iluminação: Inês Penachio Figurino: Equipe de voluntárias da Costura da Amélia Rodrigues Texto: Elisabeth Pudles Apoio: Equipe da Instituição Amélia Rodrigues

7


Copafer

Dalpino

Fernandes & Fernandes

Fisiologic

2º Maior Divulgador do Selo I.S. - Hausthene

8

ABC Rádio Taxi

Aja Ovos

Alumiplast

Banda DM

Bosch Car Pereira Barreto

Candinho

EcoAmazon

Esp. Consciência & Plenitude

Giglio

Glan Data

1º Maior Divulgador do Selo I.S. - Diário do Grande ABC

Hidropig

KNN Idiomas

Laticínios Joana

Latife Culinária Árabe

Marco Beller

Megalivros

Metra

Microcamp


Ossel

Real Food

OTIS

Pantera Imóveis

Phoenix Memorial

Santil

Space Glass

Tapeçaria Brejão

Viação Guaianazes

WebSnap

Potência

Protecin

17 20

3º Maior Divulgador do Selo I.S. - Verzani & Sandrini

Troféu "Amigos da Amélia" 2017

Renata Bono, Jéssica Caminitti (WebSnap), Laurenil de Castro (representada por Adriana de Castro), Natália Antonioli (Instituto Fisiologic), Ingrid Bon Bilmayer, Gina Marques, Eder de Oliveira Prato, Celina de Araújo, Jaelma dos Santos e Mônica Fanchin

9


Nutrição

5 motivos para você comer mais banana! Da casca à polpa, essa fruta está recheada de benefícios para a saúde

1 Ÿ

Rua dos Franciscanos, 20 Jardim Santo André Santo André - SP Fone: (11) 4451-5077 www.garantevidros.com.br

2

Ÿ

3

Ÿ

Melhora o humor: a banana “é rica em nutrientes que participam da produção de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar e pelo sono equilibrado”, diz a nutricionista ortomolecular Ana Paula Santos. Auxilia o intestino: fonte de bras, a casca da fruta prolonga a sensação de saciedade e dá uma força no funcionamento intestinal. Você pode usá-la em receitas de bolos e pães. Afasta as câimbras: cheia de minerais (potássio, fósforo, cálcio e magnésio), a fruta evita as contrações musculares. E alguns estudos mostram que ela também ajuda a manter a pressão

4 Ÿ

5 Ÿ

arterial em dia. Ajuda a emagrecer: nutritiva, a banana é considerada calórica. “Mas em um contexto dietético equilibrado, ela não apresenta perigo”, diz Ana Paula. A bananananica é mais laxativa e menos calórica. Espanta a ressaca: como é rica em carboidratos, a fruta ajuda a repor a energia após uma noitada. “Ela também estimula a produção de mucina, proteína que acalma o estômago“, arma.

E a banana verde? É um alimento funcional, isto é, além de seu valor nutricional, traz benefícios à saúde. A fruta verde pode ser

Engenharia e Sistemas de Combate a Incêndio

(11) 4977-8720 www.protecin.com.br 10


Turmas de Apenas 4 Alunos 9.7255-3794 / 4991-7600 Av. D. Pedro II, 3199 - Campestre - Santo André

www.knnidiomas.com.br

|Fruta ajuda na redução do colesterol e na melhora da absorção dos minerais - Foto: Divulgação consumida na forma de farinha ou biomassa e ajuda a manter a integridade da mucosa do tubo digestório e no trânsito intestinal (combate a prisão de ventre), além de contribuir para aumentar a saciedade e a controlar os níveis de glicose no sangue. Outros benefícios estão na redução do colesterol e na melhora da absorção dos minerais. Bolo de Banana com casca Ingredientes: 1/2 xícara (chá) de óleo 1/2 xícara (chá) de leite 3 ovos 1 colher (sopa) de canela 2 xícaras (chá) de açúcar 2 xícaras (chá) de farinha de trigo 1 colher (sopa) de fermento em pó

4 bananas-nanica picadas c/ casca Para Cobrir o Bolo 1 pitada de canela em pó 1 colher (sopa) de açúcar Modo de preparo Bata no liquidicador o óleo, o leite, os ovos, a canela e as bananas picadas com cascas. Em um recipiente, misture o açúcar, a farinha de trigo e o fermento, acrescente a mistura batida no liquidicador. Coloque em uma forma retangular untada com manteiga e leve ao forno, preaquecido a 180 ºC, por aproximadamente 25 minutos. Espere esfriar, desenforme e polvilhe com canela e açúcar.

Fonte: www.noticiasnaturais.com Fonte receita: Sesc (Serviço Social do Comércio)

11


Saúde

Alergias, aprenda a prevenir! Primeiro passo é reconhecer quais são os fatores desencadeantes e evitá-los Atualmente, quase 40% da população em países industrializados sofrem de algum tipo de alergia, segundo a Organização Mundial da Saúde. Geralmente, os pacientes apresentam sintomas inespecícos como, por exemplo, problemas gastrointestinais ou complicações respiratórias. De acordo com o Dr. Antônio Carlos Biel, especialista em alergia e imunologia, para amenizar as alergias o primeiro passo é reconhecer quais são os fatores desencadeantes e evitá-los. “Na rinite e na sinusite os desencadeantes estão no meio ambiente. Um local higienizado, arejado e com o mínimo de acúmulo de poeira ajuda, e muito, no tratamento das patologias”, conta. Em relação aos alimentos, o especialista alerta para alguns que são

|Local limpo e arejado ajuda muito no tratamento - Foto: Divulgação comuns causarem reações. “São os chamados 'six foods', que são leite, clara de ovo, peixe, trigo, soja e amendoim”. Porém, para saber exatamente as causas, o indivíduo precisa procurar um médico e solicitar exames para um diagnóstico preciso. “Testes laboratoriais de vários alérgenos podem ser analisados simultaneamente e produzirem resultados rápidos e conclusivos. Assim, é possível identicar o causador da reação alérgica precocemente, para que o tratamento comece”, diz Gustavo Janaudis, CEO da lial brasileira da empesa Euroimmun.

Todas as alergias – respiratórias, dermatológicas, alimentares ou medicamentosas – podem ser melhoradas. Biel salienta que não existe cura em alergia, mas que é possível controlar (tolerância imunológica). “A palavra em alergologia chama-se prevenção! Ao evitarmos os alérgenos desencadeantes caminhamos muito para o controle dos sintomas. E, ao aliarmos as terapêuticas de ponta como imunoterapia e indução de tolerância imunológica, nós teremos com certeza ainda mais sucesso no tratamento dos nossos pacientes”, naliza. Por Fernanda Brandão de Melo

12


Capa

Mude já o seu discurso 7 pecados capitais cometidos pelos prossionais de venda em momentos de crise econômica A crise possui um aspecto psicológico depressivo que faz com que ela se retroalimente. Você nota prossionais de venda tão envoltos com a aura da crise, tão envolvidos emocionalmente com o tema da crise que começam suas reuniões de vendas usando-a como um tema de “quebra gelo”, de introdução de conversa. O prossional de vendas quer vender, mas inicia a conversa com o cliente falando justamente da crise, ou seja, sem perceber está sabotando a própria venda.

complicada na hora de fazer uma oferta de produto ou de serviço. Por medo de perder a venda, em função do aspecto da crise, diante de qualquer objeção do cliente acaba concedendo um benefício maior, um desconto, um prazo, algo que ele poderia evitar se estivesse mais concentrado em vender. O ponto é que existe uma retração econômica, mas existem os prossionais de vendas que sentirão menos o impacto da crise, sobretudo, se eles estiverem mais blindados a não cometerem esses pecados:

Outro aspecto importante é que o prossional começa a “curtir” muito o componente da crise e a repetir frases do tipo “tá ruim pra todo mundo” e, novamente, além de inuenciar negativamente o cliente, corrói a própria autoconança e abala a moral.

1 Não ouvir o cliente

Prossionais na área de venda costumam se caracterizar por falarem muito e, muitos deles falam bem, mas a crença de que quem vende possui essa peculiaridade faz com que você passe mais tempo falando do que escutando. Se você não ouvir o cliente, não escutar de fato quais

Fragiliza-se emocionalmente, uma vez que se coloca em situação

Inovação, Tecnologia e Qualidade A Hidropig é líder no fornecimento de pigs e acessórios para tubulações nos segmentos de óleo, gás, saneamento e indústria alimentícia, entre outros. Nossos - Pigs Produtos - Acessórios para pigs

- Transmissores - Bloqueadores de Fluxo (Plug)

Pigs e Acessórios Av. Antártico, 401 - Jd do Mar SBCampo - Tel.: (11) 4331-5353 vendas@vidropig.com.br

14

Nossos - Limpeza (Pigging) - Furo em Carga - Bloqueio de Fluxo Serviços - Secagem - Congelamento

Serviços Av. Antártico, 38 - Jd do Mar SBCampo - Tel.: (11) 4331-5353 comercial@hidropig.com.br

- Rastreamento de Pig


as necessidades que muitas vezes estão ocultas, deixará de passar informações valiosas. Quais são os verdadeiros motivos, razões, propósitos, critérios de compra do cliente? Você precisa escutar o seu cliente.

“Se você não ouvir o cliente, você deixa passar informações valiosas”

“Quais são de fato as questões que são mais relevantes para seu cliente” Não planejar Homens de venda costumam partir direto para ação. Acham que vender é executar. E pelo fato de pensarem assim, com certa frequência, negligenciam as preliminares: momento em que você faz o devido planejamento, antevê possíveis objeções do seu cliente, conecta talvez uma segunda visita com seu cliente, faz a conexão das coisas, planeja as possíveis abordagens (atributos que vai selecionar, como vai lidar com objeções, quais são de fato as questões mais relevantes para seu cliente e como você vai construir empatia e valorizar o relacionamento e partir para a conclusão da sua venda). Não planejar é um pecado capital que você pode começar a combater a partir de agora. Não fechar a venda Muitas vezes deixamos a venda aberta, esperando que o cliente compre, que o cliente tome a decisão de partir para o fechamento, mas se você é o homem de vendas a responsabilidade de vender é sua, então, a iniciativa de partir para o fechamento é sua. Pode ser que no

passado você tivesse aprendido que as perguntas abertas são muito importantes, e você se confundiu achando que tudo precisa de uma pergunta aberta, todavia, é fundamental assumir essa responsabilidade e ampliar seu campo de recursos de fechamento de venda.

“Se você é o vendedor a responsabilidade de vender é sua, então você precisa partir para o fechamento da venda” Não fazer perguntas Frequentemente, não fazemos as perguntas apropriadas, não investimos tempo suciente nessa abordagem, e quando as fazemos são perguntas clichês, aquelas que não agregam valor para a argumentação de venda. Se você trabalha com vendas é imprescindível que pense em perguntas tal qual um jogo de xadrez. A pergunta 3, que levará à pergunta 4 e a 4 levará à 5, porque talvez seja na sexta pergunta que você chegue ao ponto de relevância de que precisa para diagnosticar algo importante para você e seu cliente. É necessário ter uma ampla caixa de ferramentas de perguntas – perguntas poderosas, impactantes

15


que dinamizem um pouco mais esse processo de vendas e ajudem a revelar aquilo que é realmente importante para o seu cliente, aquilo que vai ajudá-lo a comprar mais. Não prospectar objeção Na área de vendas você precisa descobrir o motivo de seu cliente não comprar, porque ele não quer mais, qual é verdadeiramente a razão que o leva a não comprar mais ou não comprar agora. E isso se faz prospectando objeções. É necessário fazer com que a objeção venha à tona, justamente para que você possa atacá-la, para lidar com ela, manejá-la e conseguir chegar à conclusão da venda. Prossionais de venda bem-sucedidos prospectam objeções e lidam com muita tranquilidade e realismo.

“Você precisa descobrir o motivo do seu cliente não comprar, porque ele não quer mais, porque não quer agora” Não fazer CRM Não investir no Gerenciamento do Relacionamento com seu Cliente é um pecado cometido por muitos prossionais. Gastamos menos tempo, menos energia e menos recur-

16

sos se soubermos bem mais gerenciar esse relacionamento. Se você sente que não faz o devido nível de gerenciamento de um relacionamento com o cliente, invista mais tempo nesse assunto. Pesquise acerca de CRM e como você pode melhorar esse gerenciamento. Não se diferenciar Muitas vezes, não sabemos explicar ou não temos uma resposta “na ponta da língua” para denir o nosso diferencial, o diferencial do produto ou serviço que estamos oferecendo. O que, de fato, diferencia você de todos os seus concorrentes. Qual é o seu diferencial? Se você não

souber responder a essa pergunta é porque não sabe ou não tem um diferencial. Por isso, invista tempo para encontrar esse diferencial que é muito importante.

Por Scher Soares, consultor empresarial e palestrante com mais de 15 anos de atuação. Scher Soares é CEO do Grupo Triunfo, holding especializada em consultoria, treinamento, eventos, comunicação e tecnologia. Trajetória com cerca de 1200 workshops realizados para líderes executivos de marketing e gerentes de vendas do setor. Também atua como Coaching e Trainer em programação neurolinguística. É escritor e colunista de diversos veículos do segmento empresarial.


recriando com arte Luminária de Mesa: Base tampa de motor elétrico. Haste cabo de foice e tubo de ferro. Porta lampada revestido com terminal de reservatório de óleo.

Materiais descartados e dados como obsoletos viram matéria-prima e ressurgem através de criações ecléticas e conceituadas na prática do reúso em objetos exclusivos e manualmente executados.

A partir desses materiais garimpados, a Loft66, praticando o Design Industrial, recria com harmonia e estética apurada móveis, arte decorativa e luminárias com personalidade, permitindo que essas peças continuem sua história ao longo do tempo.

9 7338 2968 /loft66luminarias

/loft66industrial


Meio Ambiente

A água que não se vê Quando desperdiçamos um alimento estamos também desperdiçando e jogando água fora No ano de 2018 o Brasil será o país sede do 8º Fórum Mundial da Água, evento global que reúne centenas de chefes de Estado, empresas privadas e sociedade civil. O evento será realizado em Brasília no mês de março, mesmo mês que se comemora o Dia Mundial da Água e tem por missão promover a conscientização, construção de compromissos políticos e também provocar ações em temas críticos relacionados à agua. Essa missão tem como principal objetivo a conservação, proteção, gestão e uso eciente desse recurso natural. É de suma importância o debate compartilhado entre as nações acerca da melhor forma de gerenciar e conservar esse bem tão precioso. De toda água presente no planeta, 97% está nos oceanos, ou seja, é salgada. Do restante da água doce, 2% estão congeladas nas geleiras e apenas 1% está acessível para consumo. Dessa forma, o debate sobre uma boa gestão e uso eciente e consciente é extremamente necessário, não apenas em eventos como o 8º Fórum Mundial da Água, mas no dia a dia das pessoas. Mais ne-

18

cessário ainda é enxergar a questão da água de uma maneira holística, observando seus diversos usos como, por exemplo, na agricultura, na geração de energia, no lazer, na indústria e também para o consumo humano. É comum ao tratarmos da questão do uso consciente da água, abordarmos principalmente ações individuais tais quais fechar a torneira ao escovar os dentes, não lavar os carros com mangueiras, reduzir o tempo de banho etc. Mas, será que apenas atitudes pontuais iguais a essas são sucientes para que realmente a água no planeta seja conservada e esteja disponível em quantidade e qualidade suciente para as gerações futuras? Veja só, embora a maioria das campanhas que vemos na mídia aborde o consumo consciente da água no uso doméstico, o maior uso desse recurso no Brasil é no setor agrícola, principalmente para a irrigação. De acordo com a ANA – Agência Nacional da Água, de toda água usada em nosso país no ano de 2013, 82,8% correspondem à agricultura e pecuária, 6,7% ao setor industrial e

10,6% é de uso doméstico, tanto no meio urbano quanto no meio rural. Olhar global Sendo assim, se faz imprescindível uma abordagem mais complexa da temática água e de como em nosso dia a dia podemos contribuir para o uso racional desse bem precioso, não deixando de lado os cuidados no uso doméstico, mas também pensando de como nossas práticas de consumo de alimentos, produtos diversos e equipamentos podem interferir na disponibilidade e qualidade da água. Para isso é preciso ter um olhar global para o ciclo de vida do produto, ou seja, pensar na quantidade utilizada desde a fabricação da matéria-prima, passando pelo


Distribuidores de Produtos para uso Industrial Especializados em Importação Door to Door para Componentes Elétricos, Hidráulicos, Pneumáticos Automação Industrial

Tel.: (11) 4903-0207 www.suprem.com.br

Foto: Divulgação

|O maior uso desse recurso no Brasil é no setor agrícola, principalmente na irrigação processo produtivo, até chegar ao consumidor nal. Por exemplo, para se produzir 1kg de arroz são gastos 2.500 litros de água, enquanto que para se produzir 1kg de carne bovina são utilizados 17 mil litros de água. O cálculo também pode ser feito para peças de vestuário. Para a fabricação de uma calça jeans são necessários 2 mil litros de água. Para cada item que consumimos também devemos pensar na água que faz parte desse processo. É o que chamamos de água virtual, aquela que é utilizada, mas não conseguimos enxergar no produto nal. É importante que os cuidados com a água ultrapassem as barreiras do uso doméstico e comecem a per-

mear nossas escolhas como consumidores. Quando desperdiçamos um alimento ou jogamos fora embalagens de papel e plástico, também desperdiçamos e jogamos água fora. Quando compramos uma roupa que não usamos, em verdade, utilizamos e armazenamos água de maneira incorreta e inconsciente. Por isso, sempre que for realizar uma compra pense como um consumidor consciente: veja se realmente precisa comprar aquele objeto, roupa ou alimento, procure saber onde é produzido e qual sua durabilidade. Dessa forma, você estará contribuindo não apenas para a conservação da água, mas igualmente para a de outros recursos naturais: madeira, petróleo, minerais, etc.

Patricia Martin Alves, coordenadora do Projeto SustentABC e Professora Mestre na Universidade Anhanguera – UniAN

PSICOLOGIA - COACHING - CONSTELAÇÃO FAMILIAR ROSINHA BRANDIERI 9.9666.8086 SUSIE CRISTINA 9.9589.5460

Santo André Rua General Glicério, 412 Tel.: (11) 4435-3300 São Bernardo do Campo Rua Marechal Deodoro, 330 Tel.: (11) 4122-6868

www.microcampabc.com.br

Limpeza e Conservação Portaria e recepção - Limpeza Hospitalar Serviços Gerais - Jardinagem Limpeza de Galpões Industriais e Logística Bombeiro Civil

Tel.: 11 4121-9243 - www.ffterceirizacao.com.br 19


Reflexão

Depressão silenciosa Que sinais procuraríamos em quem pudesse estar sofrendo desse mal? Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a depressão é a principal causa, no mundo, de problemas de saúde e incapacidade. É uma doença capaz de deturpar a autoimagem, fazendo com que a pessoa desenvolva uma visão negativa de si, a ponto de torná-la incapaz de desempenhar suas tarefas diárias, seja no trabalho ou fora dele. Como agravante, caracteriza-se por ser um considerável fator de risco para o suicídio. É certo que qualquer pessoa pode ser afetada pela depressão, em algum momento de sua vida, ainda que não se enquadre nas probabilidades estatísticas quanto à idade, gênero, classe social, carga genética, entre outras. Porém, se fôssemos convidados a tentar identicar pessoas do nosso convívio que pudessem estar sofrendo de depressão, que sinais procuraríamos? E a quem excluiríamos de nossa busca? Provavelmente, o nosso foco seria aquelas pessoas que se mostrassem tristes, desanimadas e queixosas. Por outro lado, as que nos parecessem alegres, sorridentes e serenas seriam descartadas de imediato.

Conitos internos Acontece que identicar os sintomas da depressão não é assim tão simples. Pessoas doentes podem conviver sem demonstrar os sinais da depressão em suas ações. A irmã, sempre sorridente e brincalhona; o colega tão paciente e cordato; a amiga gentil e conselheira podem estar vivendo conitos internos inimagináveis, guardando para si toda tristeza e angústia, sem relevar nada de seus sentimentos para ninguém. Há um estigma associado à depressão que inibe tanto o doente de demonstrar o seu mal, quanto os demais de falarem abertamente a respeito. Para quem sofre, a primeira luta a ser enfrentada é contra o próprio preconceito. A crença de que quem sofre de depressão sempre aparenta tristeza e busca isolamento é um mito que prejudica o estabelecimento de uma rede de ajuda para a pessoa que não se enquadra neste perl. A m de desmisticar esse engano, a empresa farmacêutica Pzer, em parceria com o CVV, desenvolveu um vídeo que foi difundido com a hashtag #naoehsotristeza, num convite à reexão acerca da complexidade da

Foto: Divulgação

|Euforia pode esconder o problema doença, com suas variáveis. A morte do cantor Chester Bennington por suicídio, em julho desse ano, ilustra a necessidade de desconstrução dos estereótipos aos quais se associa a depressão. Sua esposa, Talinda Bennington, postou uma foto no Twitter em que ele aparece sorrindo, junto dela e dos lhos, numa imagem de família feliz. Segundo ela, a cena aconteceu poucos dias antes de seu marido tirar a própria vida. “Os pensamentos suicidas estavam lá, mas você nunca sabe”, escreveu ela. Não demonstrar ter depressão não signica que a doença não esteja lá, escondida, minando o ânimo pela vida. A depressão possui tratamento, e falar claramente a respeito é o passo primário para o restabelecimento. A valorização da pessoa, com apoio incondicional das relações de afeto e acesso à rede de serviços sociais e de saúde, proporciona condições favoráveis para a recuperação do bem-estar e do prazer de viver.

Por Cida - Centro de Valorização à Vida (CVV) - Ligue 188 - Belo Horizonte - Fonte: www.cvv.org.br/blog/depressao

20


Beleza

Unhas sempre belas Conra as dicas para aumentar a durabilidade dos esmaltes nas unhas Fazer as unhas em casa ou no salão de beleza é uma das atividades preferidas das mulheres, porém não há nada mais frustrante do que o esmalte sair ou perder totalmente o brilho em poucos dias após o procedimento. Pensando nisso, Bruna Almeida, consultora técnica da rede de franquias BeautyB, listou 6 dicas para acabar com esse problema e fazer com que as unhas feitas durem mais. do esmalte – Escolher um esmalte de boa qualida1 Qualidade de e novo é o primeiro passo para manter as unhas lindas por mais tempo. Com o passar dos dias, o esmalte engrossa, perde o brilho e ca mais fácil soltar da unha. Polir as unhas – Polir as unhas 2 antes de receber o esmalte. Com

o procedimento a xação será mais alta e o acabamento perfeito.

|Garanta o brilho por mais tempo, com os produtos certos - Foto: Divulgação Finalização – Utilizar top coat a saúde da unha – 4 Observar Quando a unha é muito frágil é 6 (cobertura para que o esmalte mais difícil xar o esmalte. Então, opte por uma boa base fortalecedora e procure um dermatologista.

– Limpar bem as unhas Quantidade do esmalte – Ao 3 Limpeza antes de esmaltar. Se a unha for 5 esmaltar as unhas, evite o excesoleosa, passar um creme emoliente deixará a unha ainda mais oleosa.

so de esmalte. Faça primeiro uma camada bem na e outra não tão cheia.

seque mais rápido e ganhe brilho) faz toda a diferença. O produto garante um resultado mais homogêneo, protege a cor, seca o esmalte mais rápido, corrige as imperfeições e intensica a cobertura com brilho.

Por Fernanda Brandão de Melo

22


Carreira

Como construir uma carreira de sucesso O que te faz sentir realizado? Esta é uma jornada de autodescobrimento |Fazer o que se gosta pode ser A primeira reexão que trago é a denição da própria palavra “sucesso”, porque muitas vezes os prossionais atrelam essa percepção à obtenção de altos salários, benefícios diferenciados ou status, e na verdade o sucesso da carreira não tem a ver com nada disso. Veja, sucesso signica atingir um objetivo, cumprir uma meta, e quando pensamos em carreira, pensamos também em nossas vidas pessoais, uma vez que o lado prossional é apenas uma das diversas faces ou papéis que cumprimos na vida, e que estão sempre conectados. Aquele papo de “virar a chave” quando estamos no trabalho ou quando

24

estamos em casa deve ser visto com muita parcimônia, pois, não é possível construirmos muros pessoais entre os aspectos que compõem nossa vida e simplesmente “pularmos” de um lugar para outro. Não podemos desconectar o lado trabalhador do lado esportista, ou do lado chefe de família, por exemplo, porque todos os lados estão intimamente conectados, ou seja, eles interferem um no outro. Assim, o termo sucesso reete que fomos capazes de atingir um objetivo, ou seja, nos satiszemos, e essa faceta deve reetir a realização de um desejo pessoal, independentemente de salário, benefícios ou status.

Ascensão vertical O modelo clássico de carreira, em que se buscava a ascensão vertical (supervisor, gerente, diretor, VP etc.) das empresas está falido há tempos. Atualmente, temos um número enorme de pessoas que abrem mão da carreira de liderança para se realizarem em atividades operacionais e técnicas, porque estão em busca de fazer o que gostam. Quero chamar atenção exatamente para esta expressão: “fazer o que se gosta”, este é o verdadeiro termômetro do sucesso, atingir o status de atuar em atividades que dão prazer. No entanto, para isso, há grandes obstáculos quanto à pressão social


sinônimo de êxito prossional - Foto: Divulgação a serem transpostos, os familiares podem não apoiar seu desejo, você talvez precise abrir mão de certo nível de conforto e padrão de consumo, enm, essa mudança (como toda mudança na vida) irá tirar você de sua zona de conforto, e é preciso estar preparado para isso. A primeira pergunta que faço é: O que é que você realmente quer? O que te faria feliz prossionalmente a ponto de se sentir leve para trabalhar 18hs por dia se fosse necessário? Pense bem, porque sua resposta irá gerar as minhas ações como mentor para ajudá-lo a atingir seus objetivos, e você precisará estar disposto a sangrar.

Felicidade e realização pessoal Pode ser que o sucesso para você vá contra o senso comum, as pessoas podem olhar e dizer que está maluco, mas não se importe com a opinião dos outros, pois a vida e os sentimentos de prazer e frustração serão seus, ninguém irá compartilhar disso com você, então, não baseie sua felicidade e realização pessoal nos critérios de quem não estará vivenciando este processo intimamente com você. Pode ser que sua receita de satisfação esteja em ser alfaiate, socorrista, programador de software, não sei, mas volto à pergunta que vale mais de R$1 milhão: O que te faz sentir realizado? Prestar serviços, vender mercadorias, liderar as pessoas, arte, pesquisa? E esta retórica é muito importante, pois dinheiro traz felicidade momentânea, mas viver fazendo o que se gosta traz realização permanente. Então, a primeira coisa que trazemos para responder “como construir uma carreira de sucesso” é outra pergunta ainda mais importante: “O que é sucesso pra você?”.

Essa é uma jornada de autodescobrimento, não é à toa que vemos prossionais em processo de desengajamento de carreira que desenvolvem planos muito diferentes do que faziam. É comum vermos executivos de empresas que abrem pousadas na praia ou montam ocinas de personalização de veículos, que abrem startups, enm, pelo processo de autoconhecimento eles foram capazes de achar sua receita de felicidade, foram pacientes para angariar os recursos necessários, tiveram coragem para romper com a visão de sucesso tradicional, e que agora desfrutam de uma vida mais feliz e realizada. Utilizamos essas três expressões para trazer pontos fundamentais a m de fomentar sua carreira: autoconhecimento, paciência e coragem. Sim, precisamos saber o que nos faz felizes, temos de ter paciência, pois, o plano de migração pode exigir muitos anos de esforço e, ainda, precisamos ter a coragem para mudar efetivamente, do contrário nossos planos nunca sairão do papel, serão sempre sonhos anotados em uma agenda ou promessa de virada de ano.

Por Ivan Jacomassi Junior, administrador, Pós-Graduado em Administração de Empresas pela FGV com extensões em Auditoria, Direito Tributário e Gestão e Direito Público. Diretor de Negócios e Consultor junto a PERFIX Consultoria Organizacional.

SUA EMPRESA NECESSITA DE QUALIDADE, RESPONSABILIDADE E SERIEDADE. A Glandata possui Softwares Gerenciais, Administrativos, ERP, Contábil, Depto Pessoal, Escrituração Fiscal e Sped Contábil P.C.P.

Solicite uma Demonstração Inf: (11) 2176.8500 - gsuporte@glandata.com.br www.glandata.com.br

25


Compor tamento

O que é ser vegano? Entenda as características desse estilo de vida Há alguns anos, se alguém perguntasse o que seria vegano a maioria das pessoas certamente diria que "nunca ouviu falar". Ou, talvez, algumas zessem confusão com os vegetarianos. Mas, hoje o cenário já é bem diferente. O veganismo tem ganhado cada vez mais adeptos no mundo inteiro. Só no Brasil, estima-se que existam cerca de 5 milhões. Muita gente ainda acredita que ser vegano se resume em não comer nenhum tipo de carne animal. Mas será só isso mesmo? Certamente, não. Primeiramente, é preciso compreender que veganismo não é uma dieta. É uma losoa de vida que, em resumo, envolve alimentação, ideologia, vestuário e boicote a produtos de origem animal. Em essência, excluir tudo o que estiver associado à exploração e crueldade contra os animais. Os adeptos dessa losoa acreditam que é possível viver de forma plena e saudável sem que haja exploração animal. Alimentação diferenciada A alimentação do vegano é rica em

| Veganismo vai além da questão alimentar - Foto: Divulgação legumes, verduras, frutas, folhas, ole- sibilidades para substituir as matérias aginosas, cereais e grãos. Exclui-se de origem animal, como é o caso do da alimentação, além da carne, ovos, couro sintético e das bras naturais. mel, leite e derivados de origem Por isso, o adepto dessa losoa animal. também deve estar sempre atento às No início, é preciso muita pesquisa, etiquetas. Geralmente, elas trazem leitura e orientação para saber como informações sobre a procedência montar um cardápio diário, ter uma dos produtos e matérias-primas alimentação equilibrada e descobrir utilizadas, entre outras. alternativas para fazer as melhores Beleza e higiene substituições. Com o tempo, o vegaMuitos produtos de higiene, perfumano adquire experiência e tudo cará ria e maquiagem são testados em mais prático. Ter o acompanhamento animais e/ou possuem algum ingrede um prossional também pode diente de origem animal na compofacilitar bastante esse processo de sição. O número de empresas que adaptação. não compactua com a realização Todo vegano que se preze está sem- desses testes vem crescendo muito pre atento aos rótulos dos produtos ao longo dos últimos anos. que consome, a m de evitar adquirir Hoje, já é possível encontrar vários algum item indesejado. A indústria de itens de higiene e cosméticos não alimentos tem se esforçado para testados em animais. Caso haja dúatender às necessidades e exigênvidas, o SAC das empresas já dispocias do público vegano, oferecendo nibiliza esse tipo de informação aos produtos 100% conáveis e livres de clientes. ingredientes de origem animal. Além de um estilo de vida engajado Vestimenta ecológica na luta pelo respeito e proteção aos Como explicado anteriormente, o animais, o veganismo também está veganismo vai além da questão alinhado com o desenvolvimento alimentar. Portanto, o vegano busca sustentável e ao consumo ético e usar roupas, calçados, bolsas e consciente. Dessa forma, é uma outros acessórios que não sejam de opção de vida, baseada em uma couro, lã, seda ou peles de animais. ideologia cheia de valores e signiAtualmente, já existem algumas pos- cados. Fonte: www.onemarket.com.br

Santo André R. das Pitangueiras, 461 Bairro Jardim (11) 4316.4777 94703.9516

Tratamento de coluna, joelho e quadril

Pilates Clínico

São Caetano Al. Terracota, 185 Sl. 1525/1526 Espaço Cerâmica (11) 2311.4777 94715.4219

www.siologic.com.br

26


Finanças

Que tal um detox nanceiro? Você sente aquela sensação frustrante ao notar que o seu salário acabou antes do nal do mês? Mal você recebeu o dinheiro e ele parece ter sido abduzido da sua conta bancária? Uma avalanche de contas para pagar lhe impede de poupar e realizar os seus maiores sonhos? Se isso tudo lhe soa familiar, tenho duas coisas para lhe dizer. Primeiro: você não está sozinho, pois muita gente está passando pela mesma situação neste momento. Segundo: o seu caso tem solução! O que acha de fazer uma mudança radical? O que acha de dar início a um “detox nanceiro”? Já está mais do que na hora de você tomar as rédeas das suas nanças pessoais. O detox nanceiro começa assim. O que você acha de sair do

vermelho e acabar, de uma vez por todas, com o uso do limite do cheque especial? Mas é claro que esta, como qualquer outra transformação, não será de um dia para o outro. Preparese para tomar algumas decisões importantes e, quiçá, dolorosas. Comece eliminando todos os desperdícios. Tudo o que você estiver pagando e que não esteja fazendo uma diferença positiva na sua vida, corte! Nenhum gasto desnecessário deve sobreviver à sua vontade de mudar de vida, de transformar a sua realidade nanceira. Eu bem sei que este processo não é trivial e que alguns gastos são realmente difíceis de eliminar. É como proibir uma pessoa que ama comer doces, de comer um bombom, ou qualquer coisa que tenha chocolate.

|É preciso ser forte e consciente para o seu bem Mas é preciso ser forte e consciente de que isso tudo é para o seu bem e para o bem da sua saúde nanceira! Por outro lado, pode ser que você tenha perdido completamente a noção dos seus gastos e não tenha nenhum controle sobre o seu dinheiro. Neste caso, recomendo que você comece com um passo preliminar: entre no link www.leticiacamargo.com.br/planilha -de-uxo-de-caixa-LP/ e baixe a planilha de uxo de caixa que disponibilizo gratuitamente.

9 4798-1259 11 2021-5841 ecoamazongarden - www.ecoamazongarden.com.br 28


seguinte. Tenha isso em mente! Segunda fase Agora que você conseguiu organizar suas receitas e despesas e planejou para onde direcionará seus recursos, você provavelmente poderá notar uma sensível diferença na sua conta bancária. É até possível que o dinheiro esteja durando mais do que o normal e, o que é ainda melhor, pode ser que comece até a sobrar algum dinheiro no nal do mês.

e para o bem da sua saúde nanceira - Foto: Divulgação Em seguida, anote todos os seus gastos ao longo de um mês. Não deixe passar nada! Isso vai abrir os seus olhos e permitir que você corte tudo o que não for estritamente necessário. Cultive o hábito de preencher o seu uxo de caixa com regularidade, e por toda a vida. Os efeitos colaterais de ansiedade e vazio que porventura você venha a sentir, ao longo desta primeira fase do detox nanceiro, serão facilmente superados pelos efeitos positivos que você começará a sentir na fase

Eu sei que nem todos conseguirão ver esse efeito logo no primeiro mês, já que podem estar endividados e demorarão um pouco mais para se livrar das parcelas que chegam todos os meses. Mas, é preciso manter a calma e esperar até que estas contas sejam quitadas e as dívidas eliminadas em denitivo da sua vida. O mais importante é que você não caia mais na tentação de gastar mais do que ganha e, se for para comprar algo necessário, procure comprar à vista, sempre pesquisando e barganhando algum desconto especial. Fase nal Agora que você já tem bons hábitos

nanceiros e se tornou um consumidor consciente, verá que suas nanças estarão organizadas e você não terá mais dívidas em aberto. E mais, você conseguirá car no azul o mês inteiro. Isso parece bom, né? Sim, mas pode car ainda melhor. Agora você faz parte do universo das pessoas que usufruem de uma boa saúde nanceira. Você deixou de ser um gastador e virou um poupador! Sabe aquele sonho caro e difícil? Aquele sonho que parecia impossível? Então, com as nanças em dia, você poderá começar aquela tão sonhada poupança para seus objetivos de vida. Com algum planejamento nanceiro, você poderá fazer coisas incríveis, que antes pareciam inalcançáveis, como uma viagem internacional, um curso, a compra da casa própria… Faça escolhas inteligentes para poder consumir mais e melhor! Evite os desperdícios e procure sempre uma oportunidade para economizar. Desta forma, com o mesmo dinheiro, será possível fazer muito mais!

Por Letícia Camargo, economista, planejadora nanceira pessoal e possui a certicação CFP (Certied Financial Planner). www.leticiacamargo.com.br

A Giglio sabe que preservar o planeta é importante e se conseguir auxiliar a sociedade com produtos reaproveitáveis de ótima qualidade, será melhor ainda.

29


Turismo

O céu, o sal e o sol de Maceió Capital alagoana serve de ponto de partida para passeios inesquecíveis, desde a rústica foz do Velho Chico, ao sul, até as águas cristalinas de Maragogi, no extremo norte do Estado Pode rodar o Nordeste inteiro que você não encontrará uma capital com o mar tão bonito quanto o de Maceió. Mesmo entre julho e setembro, quando as chuvas costumam deixar as águas mais turvas em outros Estados, elas continuam cristalinas como sempre em Alagoas, brincando entre o verde e o azul. Talvez por isso, tanta gente saia de lá repetindo o refrão do perpétuo hit

Foto: Divulgação

|Galeria Karandash: arte polular

30

Ponta de Lápis, que Roberto Barbosa e Marcos Vagareza parecem ter composto justamente para turista ouvir: “Ai, que saudade do céu, do sal, do sol de Maceió”. Anal, além de ser uma das cidades mais aprazíveis do país, ela serve de ponto de partida para uma innidade de passeios pelo litoral do Estado, desde a foz do Rio São Francisco, que demarca a divisa com o Sergipe, até a encantadora Maragogi, já grudadinha em Pernambuco. Graças à rodovia AL-101, é fácil escapar de Maceió para explorar essas belezas de norte a sul, passando por cartões-postais como Ipioca, Praia do Gunga, Japaratinga e São Miguel dos Milagres. Isso sem contar as cidades que testemunharam momentos importantes da história nacional, a exemplo de Penedo, Marechal Deodoro e da serra que abrigou o Quilombo dos Palmares, berço da

resistência negra no Brasil. Em uma viagem de sete dias, dá para conhecer boa parte dos recantos mais bonitos de Alagoas. Mas antes de se aventurar pelo litoral alagoano, reserve ao menos um dia para conferir o que Maceió tem de melhor. O primeiro passo é consultar a tábua das marés para denir a ordem dos passeios, pois chega a ser uma heresia ir à capital alagoana e não cumprir o trajeto de jangada que leva às piscinas naturais da Pajuçara – uma das praias mais bonitas da orla urbana. De forma geral, os períodos de lua cheia ou nova são ideais, pois nessas fases o mar seca bastante e a primeira das duas marés baixas do dia ocorre bem no meio da manhã.


dedique o resto da tarde para conhecer a Galeria Karandash e a Casa do Patrimônio, que guarda um excelente acervo de arte popular em barro, madeira e cabaça. À noite, vá para o complexo Stella Maris, em Jatiúca, que concentra os melhores bares, restaurantes e baladas de Maceió.

Foto: Divulgação

|Lagosta da Lopana: culinária local

|Vista aérea da Ponta Verde - Foto: Wesley Menegari Os passeios duram, em média, duas horas, com direito a máscaras de mergulho e comida para os peixes.

de ali, só para conferir as baladas ao pôr do sol. Mas se você prefere mergulhar na cultura alagoana a simplesmente brindar à boa-vida à beira-mar,

De resto, é só se entregar à atmosfera contagiante que outrora inspirou artistas alagoanos do quilate de Djavan, Hermeto Pascoal, Graciliano Ramos... E assim, quando você menos perceber, estará de volta para casa cantarolando também a sua saudade do céu, do sal e do sol de Maceió.

De volta à praia, aproveite o resto da manhã para conferir as peças de artesanato, roupas e a típica renda lé na feirinha de artesanato que ca logo ali, na própria Pajuçara. Depois, compre uma água de coco ou uma tapioca e caminhe pelo calçadão à beira-mar até a vizinha Ponta Verde, de mar tão claro e calmo que chega a contrastar com o agito e a sosticação das barracas Kanoa e Lopana. Esta última promove tours de catamarã na maré baixa, com duração de três horas e drinques à disposição. Dá vontade de passar o resto da tar|Passeio pelo Rio São Francisco - Foto: Heloisa Cestari Por Heloísa Cestari, autora de guias de viagem e vencedora por dois anos consecutivos do Prêmio Europa de Jornalismo, concedido pela Comissão Europeia de Turismo da América Latina

PPRA (NR 9) Programa de Prevenção de Riscos Ambientais PCMSO (NR 7) – ASO Exames Médicos: Admissional, Periódico e Demissional CIPA (NR 5) Constituição e Gerenciamento Perícia Médica e de Insalubridade

Tel. (11) 4990-4382 www.mso-medicina.com.br

Tel. (11) 4991.3920 www.casadosvidros.ind.br 31


Sustentabilidade

Tel. (11) 4229.3233 www.bonfatti.com.br

- Recursos Humanos - Contábil Gestão - Fiscal - Societária 55 11 4227.6614 / 4221.7312 R. Amazonas, 521- 4º Ad. - Cj 47 - Centro - SCSul - SP

www.contabilidadefoco.com.br

Cinco dicas sustentáveis para deixar o seu quarto 2 mais natural 3

|Utilize cores claras - Foto: Divulgação

Está pensando em construir um quarto novo, reformar o antigo ou mudar o visual do seu cantinho? Dê uma olhada nessas dicas sustentáveis e fáceis de serem aplicadas, publicadas no site Livingreen. Além de deixarem a parte estética do local mais bonita, elas também melhoram o sono de quem vai dormir lá.

1

Pintura: se for pintar o quarto, esteja certo de que as tintas a serem usadas não são tóxicas. Existem opções de tintas naturais à base de água, além de ceras, óleos vegetais e resinas naturais com pigmentações minerais, que são muito mais recomendáveis, pois não deixam cheiro e não utilizam metais pesados. Isso vai ajudar muito em seu sono, pois esses materiais não causam os possíveis danos respiratórios ligados às tintas comuns.

4 5

Colchão: caso vá trocar o colchão, prera um modelo orgânico a um sintético, pois os primeiros são naturais e mais seguros ambientalmente. Tecidos: utilize travesseiros, colchões, lençóis, cobertores, edredons e colchas feitas com bras naturais. Tome cuidado para evitar tecidos com adição de revestimentos tóxicos, corantes e produtos químicos. Piso: onde se pisa também conta. Dê preferência a pisos de madeira, bambu ou concreto à base de tintas, resinas e vernizes não tóxicos, além de carpetes e tapetes feitos com bra natural. Organização e decoração: um lugar com muita desordem, cheio de coisas que estimulem a mente, diculta o sono de qualquer um.

Escolha uma cor do seu gosto para seu quarto, elimine acessórios sem sentido e adicione pequenos itens decorativos. Fotograas só para encher a parede podem ser um grande motivo de distração. Crédito: Creative commons/White Bunny Fonte: www.akatu.org.br

32


Mobilidade

Mobilidade urbana mais eciente Saiba como a economia compartilhada pode tornar melhor a vida nas cidades O impacto da economia compartilhada vem se mostrando cada vez mais positivo para a sociedade, invertendo a lógica do consumo e incentivando uma nova lógica de vida social.

Tel. (11) 4990-8541 www.centroautomotivopb.com.br Av Pereira Barreto, 290 - Sto André (Estacionamento do Carrefour)

Conforme projeções da consultoria PwC, a economia compartilhada deve movimentar mundialmente US$ 335 bilhões em 2025, o que corresponde a 20 vezes mais do que se apurou em 2014, quando o setor movimentou US$ 15 bilhões. Os serviços de compartilhamento de carros, por exemplo, facilitam o acesso a veículos e desestimulam a aquisição e a posse, principalmente para casos em que se faz uso pontual do automóvel. Além disso, você já pensou que esse tipo de serviço também pode produzir mudanças positivas nas cidades? O compartilhamento de carros ajuda a reduzir o número de veículos adquiridos e em circulação, o que representa hoje um importante fator de melhoria para os centros urbanos.

Tel.: 2896-1444 www.ytour.com.br atriumshopping@ytour.com.br Rua Giovanni Battista Pirelli, 155 Vila Homero Thon - Santo André

34

Apenas em São Paulo, a frota de 8 milhões de carros é responsável por mais de 70% da poluição do ar. Uma pesquisa do Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA) concluiu que um carro joga na atmosfera quase 4 vezes mais gases de efeito estufa do que um ônibus inteiro.

|Veículo pode ser compartilhado - Foto: Divulgação cer impossível revertê-lo. Mas o segredo para melhorar a mobilidade urbana em grandes cidades, como São Paulo, pode ser mais simples do que se parece. Um exemplo seria adotar alternativas – com o compartilhamento de veículos – ao uso do carro próprio, que já deixou de ser o sonho de consumo dos jovens no Brasil. De acordo com a pesquisa Global Automotive Consumer Study: Future of Automotive Technologies, realizada pela Deloitte em 17 países, 55% dos brasileiros que utilizam serviços de veículos compartilhados questionam a necessidade de ter seus próprios carros. E, entre os representantes das gerações Y e Z, esse número é ainda maior, chegando a 62%. Em outras palavras, seja por necessidade ou responsabilidade e atenção às questões do meio ambiente, a ordem é combinar as opções de mobilidade para que possamos usufruir da cidade em que vivemos da melhor maneira possível. Em última análise, todos nós queremos qualidade de vida. E a própria tecnologia tem muito a nos ajudar nisso. Cada vez mais! Esse movimento já acontece e caminha a passos lentos, mas sem dúvida é uma mentalidade que veio para car. Mais do que beneciar apenas uma pessoa, o compartilhamento de veículos traz nova lógica de vida urbana, podendo até incentivar a diminuição do tempo gasto na locomoção e na mobilidade, o que seria apenas uma das consequências.

Diante desse cenário, pode até parePor Felipe Barroso, fundador e CEO da Zazcar, primeira empresa de carsharing da América Latina.


Cemitério Vertical

Phoenix Memorial do ABC Respeitando sentimentos e eternizando memórias Ÿ Ÿ Ÿ Ÿ

Aquisição e locação de lóculos;

Ÿ Ÿ Ÿ Ÿ Ÿ

Segurança monitorada 24h;

Aquisição de ossários; Sepultamento 24h; Salas de velório climatizadas com ambiente de repouso e toalete privativo;

Conservação e limpeza; Ecologicamente correto; Amplo estacionamento; Atendimento personalizado.

Av. Lauro Gomes, 5000 - Vila Palmares - Santo André Central de Vendas: (11) 4991-9910 - Fax: (11) 4473-3580

www.phoenixmemorial.com.br


Boa Forma

Quatro exercícios de pilates que você pode fazer sozinho O Pilates é uma atividade física muito antiga que tem por objetivo unir corpo e mente através de uma série de exercícios que envolvem respiração. "Tudo ocorre de maneira sincronizada, por isso é necessária muita atenção para a correta execução dos movimentos", comenta Douglas Paiva, educador físico e fundador da Pure Pilates. O pilates fortalece a musculatura, as articulações e estimula o correto alinhamento da postura e diferentemente do que muita gente pensa, há uma série de exercícios que podem ser realizados em casa. Conra a seguir alguns exercícios separados pela Pure Pilates para treinar no conforto e tranquilidade do seu lar: Abdominal – Para realização desse exercício basta apenas um colchonete e muita disposição. É necessário deixar o corpo estendido, com pernas retas e os braços acima da cabeça. No momento da inspiração eleve lentamente mãos,

Av. Papa João XXIII, 4833 Polo Ind. de Sertãozinho Mauá | São Paulo Acesso pelo Rodoanel Sul Tel: 55 11 4544.1696 www.hausthene.com.br

36

braços, ombros, cabeça e tronco até conseguir se levantar. O movimento também pode ser realizado com os joelhos dobrados, facilitando assim sua execução. Quatro séries entre 8 e 12 repetições está de bom tamanho. O abdominal fortalece abdômen, glúteos e costas. Elevação de quadril – Assim como a exemplo do abdominal, para realizar este exercício basta apenas possuir um colchonete. Para a realização da elevação de quadril deve-se deitar com os joelhos exionados e manter os pés, braços, ombros e costas apoiados no chão. Na inspiração, suba lentamente o cóccix, a coluna lombar e coluna vertebral, mantendo os ombros e a parte de cima das costas como apoio e levante uma das pernas em direção ao teto. Quatro séries de até 10 repetições são sucientes para garantir o fortalecimento da musculatura do

|Com o professor ausente, deve-se redobrar a atenção em glúteo, do abdômen, da coluna lombar, do posterior da coxa e também da musculatura paravertebral.


sua realização basta car na posição de cachorrinho, tirando os pés do chão e os cruzando e com os braços abertos em um ângulo de 90º. Após isso, basta fechar os braços, trazendo-os o mais próximo possível do seu corpo e descer com o peito em direção ao chão. Quatro séries entre 10 e 15 repetições são sucientes para ótimo fortalecimento dos músculos peitorais e tríceps.

Foto: Divulgação

relação à postura no momento da execução dos exercícios Flexão de braço – A exão de braço é um dos exercícios mais conhecidos que existe. Para

Elevação de perna lateral – Para a realização desse exercício, deve-se deitar de lado, sobre o braço que deve permanecer estendido. Em seguida, o abdômen deve ser contraído, assim como os glúteos e a pelve também. Mantenha, então, as pernas bem estendidas, uma em cima da outra. No momento de inspiração, eleve a perna de cima em direção ao teto e abaixe. Do mesmo modo que nos exercícios anteriores, quatro séries entre 10 e 15 repetições para cada perna são sucientes para fortalecimento dos músculos da coxa. É importante salientar que, com um professor ausente, deve-se redobrar a atenção em relação à postura no momento de execução dos exercícios. Exercícios de pilates feitos de qualquer maneira podem trazer uma série de malefícios à sua saúde, portanto, muita atenção e força para realização dos movimentos de maneira correta.

4972-7222

Por Luana Massuellar

Tel. (11) 4425-5147 www.lvdistribuidora.com.br

37


#ficaadica

Suas fotos maravilhosas Rafael Bigarelli e Lauro Maeda, renomados fotógrafos brasileiros, listam truques e técnicas para melhorar a qualidade das suas fotos Fazer uma foto digna de porta-retratos não é uma tarefa fácil para quem está começando. Porém, existem algumas técnicas que podem fazer toda diferença na hora de fotografar. A Alboom (alboom.com.br) – plataforma que ajuda fotógrafos, artistas visuais e designers na criação de portfólios digitais – listou sete dicas de renomados fotógrafos brasileiros para ajudar os iniciantes a conseguirem os melhores "clicks". Observe o tempo todo – De acordo com o fotógrafo de casamentos Rafael Bigarelli (rafaelbigarelli.com.br), treinar o olhar para começar a observar o mundo de uma forma diferente é o primeiro passo. Além disso, analisar o trabalho de fotógrafos prossionais também é uma dica importante: veja como eles compõem suas fotos e que elementos utilizam para deixar a imagem mais interessante. Pense no enquadramento – Utilize a famosa regra dos três terços – técnica em que o fotógrafo divide a tela em 9 quadrados imaginários, traçando duas linhas horizontais e duas verticais. Estudos fotográcos apontam que, ao observar uma fotograa, as pessoas olham primeiro para os pontos de cruzamento dos traços e depois para o centro da imagem. As linhas ajudam, então, a

denir quais são os pontos de interesse da fotograa e onde os elementos de destaque devem estar posicionados. Dê atenção à composição da foto – Pensar na composição da imagem também é importante. De acordo com o fotógrafo Lauro Maeda (lauromaeda.com.br), uma fotograa repleta de elementos pode confundir o olhar do espectador e não causar o impacto necessário. "Procure fotografar pensando em apenas três ou quatro elementos, incluindo o principal", orienta. Preocupe-se com a iluminação – Segundo Maeda, fotografar sob a luz do dia é sempre mais fácil para o fotógrafo iniciante. Porém, é importante observar a variação de luz durante o dia e tomar alguns cuidados. "Entre 11h e 14h, por exemplo, evite fotografar pessoas sob o sol direto. Procure um ângulo ou local onde esteja sombra, lembrando que a luz mais suave é ideal para a maioria dos retratos". Se precisar tirar uma foto em local de pouca luminosidade, Bigarelli aponta que usar um ISO alto na câmera pode ajudar a clarear a foto de uma maneira digital. Cuidado com o ash – O ash também é um recurso delicado para

|Dê atenção ao fhash - Foto: Divulgação quem busca tirar fotos mais prossionais. Maeda aponta que ele oferece inúmeras possibilidades, desde atenuar sombras até modicar toda a atmosfera do ambiente fotografado, mas é preciso total controle para obter bons resultados. Por isso, a prática é essencial, mas lembre-se de usá-lo somente quando necessário. Utilize a resolução máxima da câmera – A resolução é bastante importante na hora de revelar uma fotograa. Para isso, o ideal é que a foto possua 300 pontos por polegada, mais conhecidos como dpi. "Fotografe sempre na resolução máxima da câmera. Você nunca sabe quando estará diante da fotograa da sua vida", diz Maeda. Edite as fotos – Corrigir imperfeições, mudar uma foto colorida para preto e branco, alinhar a imagem ou realçar as cores para criar um efeito mais prossional. Tudo isso pode ser feito por programas e aplicativos de edição de fotograas, como o Photoshop. No entanto, a dica é usar com moderação, principalmente para quem é iniciante. Fonte: www.alboom.com.br

Tecnologia em corte de carne, sempre perto de você! 38


Investidor Social 42  

A Revista Investidor Social é uma publicação da Instituição Amélia Rodrigues, entidade sem fins lucrativos que mantem atividades socieducaci...

Investidor Social 42  

A Revista Investidor Social é uma publicação da Instituição Amélia Rodrigues, entidade sem fins lucrativos que mantem atividades socieducaci...

Advertisement