Revista Gente Centro-Oeste

Page 8

EDUCAÇÃO

A

s salesianas se encontram no Vale do Araguaia desde 1902, inicialmenteevangelizandoecatequisando os indígenas. As primeiras Irmãs Salesianas chegaram em Barra do Garças no ano de 1956, para trabalharem no Grupo Escolar Cel. Antônio Cristino Cortes. Em 1959 elas se instalaram no Grupo Velho, onde hoje é o Instituto Madre Marta Cerutti.Assalesianascontribuíramfortementeparaodesenvolvimentodasáreas educacional, cultural, social e religiosa. O Instituto Madre Marta Cerutti é reconhecidonaregiãodoValedoAraguaia pela capacidade de produzir, capacitar, buscaretambémdistribuirconhecimento, éumadascasasdeeducaçãomaisantiga de Barra do Garças. Iniciou suas atividades em 1962 e cresceu com a cidade, formandogeraçõesdentrodosprincípios dométodoeducativodeSãoJoãoBoscoe Santa Maria Mazzarello. A educação é concebida como fonte dedesenvolvimentohumano,cristão,social e cultural. Por isso, o conhecimento étratadocomseriedade,transformando-o em caminho de construção pessoal e em formadehumanizaçãodasrelaçõespessoa-sociedade-mundo. O Instituto Madre Marta Cerutti integra a Rede Salesiana de Escolas iniciado no 2.000, cujas raízes, porém, estão no ideal educativo de Dom Bosco, trazido para nós desde 1.883 com a fundação do Colégio Santa Rosa, de Niterói e levado para todo território nacional.

Marcelo Uemura

Instituto Madre Marta visão do ensino de qualidade

Diretoras e coordenadoras do Instituto Madre Marta Cerutti

Hoje, a Rede conta com mais de 100 Instituições de Ensino Fundamental e Médioespalhadasportodopaíseintegraaproximadamente90milalunose4mileducadores.Sãotambém10grandesUniversidades eCentrosUniversitáriosqueoferecemmais de 100 cursos e uma ampla rede de obras sociais. Além disso, sua infra-estrutura incluiumaeditoradegrandeporte,emissoras de rádio eTV, paróquias e muitos projetos, inclusive entre os povos indígenas. A filosofia salesiana nunca mudou. A diferença é que agora esse know-how será consolidadonumaunidadedeensino,promovendomaissegurança,ampliandohorizontesefortalecendoaestrutura.Essaunião sóéobtidaporqueexistemanosdetradição

A FORÇA DE UMA REDE DE ENSINO Despertar a vida. Essa é a aula mais importante da Rede Salesiana de Escolas. Isso significa despertar cidadania e formas pessoas capazes de escolher os caminhos certos para trilhar. E isso é feito através de um projeto pedagógico que desperta o respeito pelo meio ambiente, incentiva o aprendizado continuo e motiva a solidariedade. A vida esta acontecendo e o futuro está diante de nós. É hora de fazer a escolha certa. O aluno da rede Salesiana é resultado de um trabalho de profissionalismo, responsabilidade e, acima de tudo, amor pela arte de educar. 8

GENTE QUE FAZ ABRIL/2008

Marcelo Uemura

por trás dessa mega estrutura de ensino e saber. Em Barra do Garças o Instituto Madre Marta dispõe de: Laboratórios de física, química e biologia; laboratório de informática; ginásio poliesportivo; quadrasparavôlei,basquete,futeboldesalão; banda-coralinfantilejuvenil-escolinhade esportes-parqueinfantil;escoladedança: jazz,ballet-Projetosdeeducomunicação; capela-espaçodeoração-pastoraldajuventudeestudantil;auditório-teatro,festas comemorativas e salesianas - sala de artes; gincanas e mostras de tecnologia educacional. O Instituto Madre Marta procura formar cidadãos para a vida e é mais que uma escola. É um espaço para: Aprender a conviver - com respeito às diferenças, valorizando a pluralidade, que leva à compreensãodainterculturalidadeesua riqueza. Aprender a ser - e enriquecendo aidentidadepessoaleaconsciênciacritica,desenvolvendoasensibilidadeearesponsabilidadesocial.Aprenderaaprender - despertando a curiosidade e o espírito de pesquisa. Aprender a fazer - para aquisição de habilidadesecompetênciaspraticasque promovemaautonomia,tantonosaspectosintelectuaisecognitivos,comonodesenvolvimento afetivo, social e moral.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Revista Gente Centro-Oeste by revistagenteco - Issuu