5 minute read

Sistema de Meio Ambiente

SISTEMAS DE MEIO AMBIENTE

O conhecido ambientalista Ciro Gomes de Freitas, membro dos Conselhos Estaduais de Recursos Hídricos e de Meio Ambiente comenta a questão ambiental do Estado. Polêmico, Ciro Freitas nunca baixou a guarda quando o assunto é a preservação ambiental. Confira.

Advertisement

Quais os instrumentos mais eficazes nas políticas de preservação do meio ambiente?

Os sistemas de meio ambiente nas instâncias federal, estadual e municipal que são compostos pelo órgão superiores dos sistemas, isto é, os colegiados, bem como pelos órgãos executivos e pelos fundos de meio ambiente nos três níveis, cujas instâncias integram o sistema nacional/Sisnama. Em nível nacional o sistema é composto pelo Conselho Nacional de Recursos Hídricos e pelo Conama, pelo Ministério do Meio Ambiente/MMA.

Como é a estrutura desse sistema nos estados e nos municípios?

Também são compostos por órgãos superiores de meio ambiente como os Conselhos Estaduais de Recursos Hídricos e Conselhos Estaduais de Meio Ambiente; bem como pelo órgão executivo do sistema as chamadas Oemas (Organizações Estaduais de Meio Ambiente). Em Mato Grosso é a Secretaria de Estado de Meio Ambiente/Sema e finalmente o Fundo Estadual de Meio Ambiente/Fenam. Já em nível de município o sistema segue a mesma dinâmica com os conselhos municipais de meio ambiente, que são os colegiados, pelos órgãos executivos que são as secretarias municipais de meio ambiente com seus respectivos fundos.

Esse sistema tem sido eficaz em nível de estado e município?

Em nível de estado sim, já em nível de municípios pelo menos deveria ser eficaz uma vez que é no município que os problemas sócio-ambientais ocorrem. Mato Grosso é extremamente rico em águas e abastece três bacias hidrográficas, a Araguaia/Tocantins, a Platina e a Amazônica. É um dos primeiros estados a instituir a sua política de recursos hídricos. É preciso fortalecer os processos de instituição dos sistemas municipais de meio ambiente.

Qual é a participação da sociedade civil na organização desses sistemas?

Pelo menos nos Sistemas Nacional e Estaduais de Meio Ambiente e Recursos Hídricos a sua composição é paritária, isto é, assegura a mesma participação do governo, da iniciativa privada e da sociedade civil organizada. Já em nível dos Sistemas Municipais, com raríssimas exceções esses Sistemas não asseguram a paridade e também por esse motivo dentre outros, esses sistemas tem funcionado de forma precária. No entanto, esses sistemas são de vital importância para que sejam assegurados avanços na preservação do meio ambiente e melhoria da qualidade de vida da população, com metas à sustentabilide social e justiça ambiental.

E para Finalizar, quais são os principais problemas ambientais do Araguaia e de Mato Grosso?

O uso inadequado dos recursos naturais, dentre estes a retirada irracional da cobertura vegetal e as queimadas criminosas que ocorrem, tanto do bioma cerrado, quanto nas florestas tropicais, a Amazônia, cujos desmatamentos não respeitam, nem as matas ciliares, nem as nascentes, nem a biodiversidade, apesar da vasta legislação a respeito e do empenho dos sistemas de meio ambiente. É uma pena que empresários e proprietários de terra ainda não compreenderam a importância da biodiversidade, das águas, dos recursos hídricos e do clima, enfim a importância do meio ambiente, para esta e as futuras gerações. Finalizo lembrando que neste momento contemporâneo a água e a biodiversidade já são fatores sócio-econômicos de substancial importância para a vida, inclusive para a de nós seres humanos. Imagem a importância sócio-econômica desse patrimônio natural para daqui a algumas décadas, alguns séculos!

Nely Maria da Silva Rêgo, nasceu em 23 de dezembro de 1951 na cidade de Tesouro-MT, filha de Ambrosio do Nascimento Rêgo e Natalice da Silva Rêgo. Começou seus estudos em 1960, quando foi matriculada no internato das Irmãs Salesianas no Coxipó da Ponte em Cuiabá, onde concluiu a 4ª Série primária e fez exames de admissão ao ginásio em 1964 para o ingresso no Colégio Sagrado Coração de Jesus, também na Capital de Mato Grosso.

De 1965 a 1966 estudou na Escola Normal D. Camilo Faresin como interna do Instituto Santa Terezinha das Salesianas, em Guiratinga. Em 1967 estudou no Colégio Sagrado Coração de Jesus, com as Irmãs Franciscanas, em Rondonópolis. Em 1968 concluiu o Curso Ginasial na Escola 13 de Junho em Rondonópolis. Em 1969 iniciou o 1º Normal (magistério) no Colégio Sagrado Coração de Jesus, e na Escola 13 de Junho o 1º Ano de Contabilidade. Em 1970, fez o 2º Magistério no Colégio Madre Marta Cerutti, o 2º Ano de Contabilidade, na Escola Estadual Filinto Muller. Em 1971, concluiu o Curso de Magistério no Colégio Madre Marta Cerutti em Barra do Garças. Concluídos os estudos casou-se com Juracy Moraes de Aquino, com quem teve os filhos Mauro Luiz e Rosângela (ambos já falecidos) e Marcelo de Aquino. Em 1972 foi para sala de aula na Escola Estadual Antônio Cristino Côrtes em Barra do Garças lecionar para o curso primário, hoje ensino fundamental. Em 1983 muda-se para General Carneiro onde ministrou aulas na Escola Estadual Dr. João Ponce de Arruda. Anos depois fez faculdade e pós-graduação. Concluiu Mestrado em Ciências da Educação no (ICE) Instituto Cuiabano de Educação conveniado com o Governo de Cuba. Atualmente está cursando Serviço Social na Faculdade EADCON.

Em 1993 entrou para a política pelas portas da Promoção Social e Departamento de

Educação, Cultura, Esporte e Lazer. Recentemente esteve à frente da Secretária Municipal de Educação e gestora da Ação Social. Quando secretária do município sempre dedicou o seu tempo ao trabalho, em favor da comunidade carente, atuante como voluntária das ações sócio-educativas, tais como o atendimento à Melhor Idade, Indígenas (bororos e xavantes), portadores de necessidades especiais, migrantes, famílias com grau de vulnerabilidade.

Na Secretaria de Promoção Social assídua nas suas obrigações, desenvolveu diversos trabalhos de integração da comunidade local para aumentar seus conhecimentos e habilidades técnicas para o cotidiano. A professora Nely Maria procurou atender essas carências com atividades, desenvolvendo trabalhos como cursos de biscuit, (artesanato com massa em vidros e outros itens), pintura em tecidos, coral adulto e infantil, grupo de dança, capoeira, Clube da 3ª Idade, apresentação musical, comemoração de datas importantes e teatro infantil. A Professora Nely quando secretária de Educação e de Promoção Social, sempre se preocupava com a alimentação dos que estavam participando das atividades desenvolvidas, sempre havia um lanche ou dependendo do evento até mesmo um almoço especial, pois, sempre disse a “prefeitura tem obrigação em tratar bem seus munícipes, pois são eles mesmos quem contribuem, nada mais justo”. A professora Nely é admirada pelas pessoas à sua volta, que observam como seu dia-a-dia é conduzido de atenção, zelo e amor. Sempre homenageada pela sua dedicação e profissionalismo, emprega todo seu tempo ao trabalho em favor da comunidade. “Em General Carneiro sempre tivemos uma prioridade na educação pública que são os projetos para ensinar quem não sabe, a importância do conhecimento e proporcionar uma vida melhor através do ensino. Tudo isso oferecemos no município, facilitando a vida de pessoas carentes para ampliar e enriquecer seu conhecimento”.

This article is from: