Foco 190

Page 150

UM CONJUNTO DE VALORES

PROFISSIONAL

Mas, afinal, o que é ser um profissional ético? Ser ético nada mais é do que agir direito, proceder bem, sem prejudicar os outros. É ser altruísta, é estar tranquilo com a consciência pessoal, afirma Robert Henry Srour, que lançou o livro Ética Empresarial, pela editora Campus. Ser ético é, também, agir de acordo com os valores morais de uma determinada sociedade. Essas regras morais são resultado da própria cultura de uma comunidade. A regra ética é uma questão de atitude, de escolha. Já a ética jurídica não prescinde de convicção íntima – as leis têm de ser cumpridas independentemente da vontade das pessoas. Além de ser individual, qualquer decisão ética tem por trás um conjunto de valores fundamentais. Muitas dessas virtudes nasceram no mundo antigo e continuam válidas até hoje. Eis algumas das principais: 1 SER HONESTO EM QUALQUER SITUAÇÃO. “A honestidade é a primeira virtude da vida nos negócios”, afirma Robert Solomon, professor da Universidade do Texas, autor do livro A Melhor Maneira de Fazer Negócios, da Negócios Editora. Afinal, a credibilidade é resultado de uma relação franca. 2 TER CORAGEM PARA ASSUMIR AS DECISÕES. Mesmo que seja preciso ir contra a opinião da maioria. 3 SER TOLERANTE E FLEXÍVEL. Muitas ideias aparentemente absurdas podem ser a solução para um problema. Mas, para descobrir isso, é preciso ouvir as pessoas e avaliar a situação sem julgá-las antes. 4 SER ÍNTEGRO. Significa agir de acordo com seus princípios e valores, mesmo nos momentos mais críticos e difíceis. 5 SER HUMILDE. Só assim a gente consegue ouvir o que os outros têm a dizer e reconhecer que o sucesso individual é resultado do trabalho de equipe.

148

ESTRATÉGIA DE PREVENÇÃO Sejamos francos: ética gera questões extremamente delicadas e, na maioria das vezes, de foro íntimo. Não existe uma receita universal, pronta e completa-

mente eficaz para resolvê-las. A decisão sempre varia de pessoa para pessoa, de consciência para consciência. Cada um tem seus limites, impostos por suas crenças e pelas leis, e deve segui-los. O que fazer para andar com um pouco mais de segurança nesse terreno nebuloso? Eis algumas estratégias que podem ajudá-lo. 1. SAIBA EXATAMENTE QUAIS SÃO SEUS LIMITES ÉTICOS. Reflita sobre as questões apontadas no início do texto, por exemplo. Será que você vai se sentir confortável com as respostas? Não ficaria embaraçado ao contá-las a sua família, seus amigos e colegas de trabalho? Não faça nada que você não possa assumir em público. 2. AVALIE DETALHADAMENTE OS VALORES DE SUA EMPRESA. Verifique se eles combinam com os seus. Se sim, ótimo. Se não, as saídas são poucas: ou você muda as regras, ou cai fora. 3. TRABALHE SEMPRE COM BASE EM FATOS. Caso contrário, sua avaliação pode ser facilmente derrubada. Não julgue baseando-se em suposições. 4. AVALIE OS RISCOS DE CADA DECISÃO QUE TOMAR. Meça cuidadosamente as consequências de seu ato em relação aos envolvidos. 5. SAIBA QUE, MESMO AO OPTAR PELA SOLUÇÃO MAIS ÉTICA, PODE-

RÁ SE ENVOLVER EM SITUAÇÕES DELICADAS. Um ex-diretor de RH de uma grande multinacional argentina no Brasil lembra que chegou a ser ameaçado de morte quando iniciou uma investigação sobre desvio de verbas na empresa. 6. SER ÉTICO SIGNIFICA, MUITAS VEZES, STATUS E BENEFÍCIOS. O que fazer com os presentes de Natal? Em muitas empresas, há um limite de valor para os brindes. Uma caneta, tudo bem. Mas e se for uma Montblanc? Essa situação não é nada fácil de administrar, principalmente para nós, brasileiros, que fomos criados com a ética da lei de Gérson, da vantagem acima de tudo. Socialmente, aprendemos que é preciso fazer o correto, mas na informalidade impera a ideia de que não há nada de errado em levar vantagem. Voltemos ao início. Agir eticamente dentro (ou fora) da empresa sempre foi e será uma decisão pessoal. Uma vez que você tenha despertado para o assunto, mais e mais ele tende a ser considerado nas decisões, num processo permanente, sem fim. É claro que sempre estamos sujeitos a deslizes e equívocos. Nunca se esqueça, porém, de que esse costuma ser um caminho sem volta. Para o bem ou para o mal.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.