Foco Setembro 228

Page 1

– Ano XIX – Nº 228 – Setembro de 2014

CIRCULAÇÃO NACIONAL

SET/2014 - Nº 228 - R$15,00

Revista








A

A Deus toda a honra e toda a glória pela realização de mais uma revista Foco

editorial

me a si mesmo. Não, vamos começar com a simples aceitação. Você não precisa melhorar, mudar, tentar ser perfeito. Pelo contrário, apenas se aceite. Isso significa aceitar seus pontos negativos, suas feridas emocionais, suas fraquezas e todo o resto. Mas não significa ficar satisfeito com tudo a seu respeito nem se tornar indolente e viver uma péssima vida. O que devemos fazer é primeiro aceitar a maneira como somos e então começar a construir a partir daí. O que não devemos fazer é nos castigar porque não gostamos de algumas de nossas características. Há muita coisa que podemos mudar, mas isso vem depois, numa próxima conversa nossa. Vamos às matérias do mês: Pedro Gordilho: Nosso colaborador nos leva para conhecer a história da renomada joalheria Maison Cartier e seus ícones. Etiqueta: Respondemos às dúvidas de nossos leitores sobre como se portar em diversas situações. Frutas: As frutas exóticas estão ganhando cada vez mais o paladar das pessoas por serem ricas em oxidantes, excelentes para o sistema imunológico, pele, cérebro, entre outros. Turismo: Para aquelas pessoas que usam as férias para esquecer do mundo e se isolar no meio do nada, há opções de sobra de hotéis sobre a água em lugares paradisíacos. Gastronomia: Adriana Nasser traz opções de restaurantes com cardápios e pratos montados especialmente para a garotada. Ambientes: Clausem Bonifácio nos traz diversas sugestões de quartos com propostas bem distintas. Nutrição: Saiba mais sobre os cuidados que se deve ter com a preparação dos alimentos para prevenir contaminações alimentares. Dia das Crianças: Que tal uma volta no tempo? Yasmin Almeida mostra como alguns pais e crianças preferem voltar às brincadeiras mais tradicionais. Eleições 2014: Com o período eleitoral voltam à tona todas as dúvidas do eleitor. A Revista FOCO te ajuda com algumas respostas. Jogos: Camila Bocchino nos leva para conhecer mais um pouco sobre as casas de jogos que vêm conquistando o coração dos brasilienses. Metabolismo: Márcia Casali fala sobre os cuidados que se deve tomar com alguns alimentos que aceleram o metabolismo, mostrando os prós e os contras. Saudável: Flávia Landim mostra os males que alguns alimentos podem causar e como evitar isso. Comportamento: Fernanda Caixeta dá dicas de como compor um guarda roupas versátil. Para terminar, desejamos que com a entrada da Primavera sua vida se torne cada dia para florida e perfumada. Até mês que vem, com outras novidades.

8



Diretora-Presidente

Consuêlo Badra

consuelo@revistafoco.com.br Diretor de Arte

Rodrigo Augusto

Conselho Editorial Consuêlo Badra, Anna Paola Pimenta da Veiga, Aristóteles Drummond, Carlos Chagas, Florian Madruga, José Alberto Maciel, Paulo Castelo Branco, Pedro Gordilho e Ran­gel Ca­val­c an­t e Colaboradores Aristóteles Drummond, Carlos Brickmann, Carlos Chagas, Cláudia Pereira, Dulce Alcântara, Florian Madruga, Gilberto Amaral, José Alberto Maciel, Luís Turiba, Paulo Castelo Branco, Pedro Abelha, Pedro Gordilho, Ran­gel Ca­val­c an­t e, Mara Amaral e Pomona Politis Reportagem Consuêlo Badra, Camila Bocchino e Yasmin Almeida

expediente

redacao@revistafoco.com.br

Reportagem Colaboradores Clausem Bonifácio, Fernanda Caixeta, Flávia Landim e Márcia Casali

Editor de Arte Gerson Nunes criacao@revistafoco.com.br Fotografia Clausem Bonifácio, João Telles Sá e Paulo Lima

Hotéis flutuantes

12

Consuêlo Badra Em primeira mão

22

Fotografia Colaboradores André Zimmerer, Célio Costa, César Rebouças, Júlio César Dutra e Kazuo Okubo Dep. Administrativo e Financeiro Tânia Luíza de Souza tania@revistafoco.com.br Clayton Martins Coimbra financeiro@revistafoco.com.br

foco não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos assinados. A revista foco é uma publicação da Magazine Foco Editora Ltda, de circulação personalizada, via mala-direta e venda em bancas. Acesse www.revistafoco.com.br

Assistente Comercial Eduardo Mota comercial@revistafoco.com.br

42. Turismo

Aniversariantes Aniversariantes de abril

24

José Alberto Couto Maciel Hospitais – ontem e hoje

25

Carlos Chagas Dilma não permitirá

26

Paulo Castelo Branco Um preço muito caro

27

Aristóteles Drummond Verdade nua e crua

28

Florian Madruga Indeciso

Contato SH/Sul Quadra 06, Conjunto “A”, Bloco “E”, Sala 809 Edifício Business Center I - CEP: 70.322-915 – Brasília-DF (61) 3248-7868 / 3532-4436

30

Pedro Gordilho Maison Cartier

Capa: Direção de Criação: Maz Comunicação e Design Fotógrafo: Willy de Souza

34

Ambientes Dormindo feliz

40

Capa El Negro

52

Gastronomia Diversão garantida

56

Dia das Crianças Brincadeiras tradicionais

60

Eleições 2014 Qual a sua dúvida?

10


64

48. Nutrição

Etiqueta Respostas aos leitores

68

Perigo em casa

Frutas Frutas exóticas

Jogos

70

A nova cara do tradicional

74

Metabolismo Alimentos que aceleram

Moda

78

Mariza de Macedo-Soares

84

Comportamento Guarda-roupa inteligente

92

Boas e Novas Novidades da capital

94

Gente em Foco Destaques de Brasília

96

30. Pedro Gordilho Maison Cartier

Agenda Cultural Veja, ouça, visite e divirta-se

98

Rangel Cavalcante Histórias miúdas

100

Renato Riella De A a Z

104

Gente Fina Prontas para brilhar

106

Gilberto Amaral A corte candanga

112

88. Alimentação

Cenas em Foco Flashes

52. Gastronomia

Comer bem

Diversão garantida

56. Dia das Crianças Brincadeiras tradicionais

68. Frutas Frutas exóticas

11


Fotos: Paulo Lima, César Rebouças e Célio Costa

CINEMA Uma megaexposição dedicada à obra de Tim Burton está prevista para chegar ao Brasil em dois anos. O Museu da Imagem e do Som de São Paulo anunciou que será entre janeiro e abril de 2016.

RANKING Dois museus do Brasil estão entre os melhores do mundo, de acordo com prêmio do site TripAdviser. O Instituto Ricardo Brennand, de Recife, e Inhotim, de Belo Horizonte.

INTERIORES Almoço para Yara Curi Em pé: Christina Queiroz, Consuêlo Badra, Abadia Teixeira, Adriana Colela, Lúcia Toller e Mércia Crema. Sentadas: Moema Leão, Yara Curi e Ana Maria Gontijo

FREUD X DEUS

TONS

Quem desembarca no Brasil no mês que vem é o psiquiatra americano Dan Blazer, um dos raríssimos exemplares da classe dos cientistas que têm fé. Dan é o autor do best seller Freud x Deus e vai defender, no Congresso Brasileiro de Psiquiatria, a importância da espiritualidade no tratamento de doenças psiquiátricas em idosos, como a depressão.

Fabiani Christine, dona da Dot Paper, foi quem assinou a papelaria e a decoração do novo empreendimento de Miranda Castro. Cem convidados foram recebidos com um decor clássico e clean em tons de conhaque e marrom. Para os convites, belíssimos vasos de orquídeas brancas e naturais e fitas francesas personalizadas.

ESPÓLIO DO MINEIRO O MAM vai receber em novembro uma grande retrospectiva de Amilcar de Castro. Organizada pela galerista Silvia Cintra, responsável pelo espólio do mineiro, a mostra levará esculturas monumentais para os jardins do museu. Nos salões, várias obras inéditas para o público carioca, de todas as fases do artista. A última grande retrospectiva de Amilcar foi há 25 anos, no Paço Imperial.

consuêlo badra

AMBIENTES

12

A Casa Cor Brasília este ano será novamente no Espaço Damha. No terreno de 390 metros quadrados foi construída uma casa de 214 metros quadrados, que em 2013 foi dividida em sala de estar, sala de jantar, escritório, três quartos – sendo duas suítes e dois com varanda –, cozinha, área de serviço, três banheiros – social, de serviço e na área de lazer –, piscina, garagem para dois carros e paisagismo. A edição 2014 da mostra de decoração acontecerá de 1º de outubro a 18 de novembro.

ESQUECIDOS

Pelé convidou Dado Castello Branco para visitar o Museu Pelé, em Santos. O ex-jogador quer que o arquiteto faça a decoração de seu escritório, montado no último andar do museu. Nome? Sala do Rei.

FOR CHILDREN Com frases como “Sabia que um adolescente morre a cada hora no Brasil?” e “A gente precisa de alguém que defenda as crianças”, Unicef e agência Isobar lançaram campanha nas redes sociais. Objetivo? Chamar a atenção dos eleitores para escolher candidatos que defendem projetos voltados para crianças e jovens.

Pesquisa vem dando muito o que falar. De acordo com a National Geographic Travel, São Paulo e Rio de Janeiro estão entre as 50 cidades mais inteligentes do mundo. E Brasília?

A MORDOMIA Os ingressos anunciados para a Olimpíada de 2016, de 40 a 4.600 reais, não serão os únicos a serem postos à venda. Assim como na Copa 2014, será vendido em “pacote hospitalidade”, em que vêm incluídos, além dos ingressos, hospedagem em hotel cinco estrelas, transporte, bufê e entrada exclusiva nos estádios por preços muito mais altos.

NO CAPÍTULO A Rio 2016 está estudando também repetir o que foi feito em Londres, em 2012: vender cinquenta ingressos de 1 milhão de dólares a unidade. Cada um desses tíquetes dará direito, como é de se imaginar, a nababescas mordomias e será destinado a xeques árabes e bilionários em geral.

Luiz Estevão de Oliveira Neto

VAMOS PRESTIGIAR... Vem aí o espetáculo Palco Multicultural, que será realizado em comemoração ao Dia das Crianças, no Teatro Silvio Barbato, no Setor Comercial Sul. O even-


to terá renda revertida para a ONG Vida Positiva, presidida por Vicky Tavares, que atende crianças e adolescentes portadores do HIV. A data escolhida foi o dia 8 de outubro.

Testino e por aí vai. Gisele volta ao Brasil no início de novembro para participar da São Paulo Fashion Week. A edição é de verão, mas, que peninha, ela não vai desfilar de biquíni.

ADEGA Os sócios Deise Lima, Fernando Rodrigues e Cristiano Sousa abrirão nova loja na 412 Sul. O projeto é assinado por Deborah Pinheiro e seus parceiros Marcia Coppola e André Queiroz, que projetaram o espaço para 1,5 mil rótulos de vinhos nacionais e internacionais.

LEILÃO ABERTO Diane Von Furstenberg se prepara para lançar dois livros no começo de novembro: The Woman I Wanted to Be, Memoir – em que a estilista faz uma retrospectiva de sua trajetória –, e Journey of a Dress, by Diane Von Furstenberg – no qual analisa o impacto de seu famoso wrap dress no mundo da moda. As editoras brasileiras ainda não mostraram interesse na compra dos direitos autorais.

BLUE EYES Rogerio Midjlej canta Frank Sinatra. Será dia 12 de novembro no Limoncello. Preparem-se.

CONSULTORIA

Em comemoração ao centenário do cantor Dorival Caymmi, Brasília receberá a exposição Caymmi 100 Anos, no Museu dos Correios. Abertura prevista para o dia 28 de outubro, com entrada franca.

No dia 19 de outubro será lançado o site FoiPerfeito, um guia de fornecedores para casamentos e festas. A ideia foi de Natália Silveira, que resolveu criar o site depois que ela e o noivo passaram 18 meses organizando o casamento realizado em junho de 2012.

VER DE PERTO

SEGREDOS DE ALCOVA

Quem deu um rasante em Brasília foi o presidente mundial da Harley-Davidson, Matt Levatich. Veio conferir de perto os espaços da marca pelo Brasil, incluindo a nossa capital da República.

Baseado no livro Histórias Íntimas, da historiadora Mary Del Priore, o filme homônimo, de Júlio Léllis, é o mais novo vencedor do 7th Los Angeles Brazilian Film Festival na categoria documentário. Na tela, Lucinha Araújo, Marília Pera, Lucélia Santos, Ivan Lins e Jean Wyllys, entre outros. Histórias Íntimas retrata a sexualidade e o erotismo na História do Brasil.

A escritora e criminóloga Ilana Casoy tem novo desafio. Sai dos bastidores e, em parceria com a Cygnus Media, de Carla Affonso e Patrick Siaretta, terá um programa de televisão para chamar de seu: o Crime S/A. Vai apresentar o mundo do crime e as mentes que o habitam. Para lembrar: o trabalho desenvolvido por ela há mais de dez anos nessa área também serviu de inspiração para a personagem de Luana Piovani em Dupla Identidade, de Glória Pires.

LITERATURA FANTÁSTICA

PALHAÇAS

Paulo Coelho será uma das estrelas da Feira do Livro de Frankfurt deste ano. Vai debater no dia 8 de outubro o futuro da leitura com o presidente do evento, Juergen Boos. Ano passado, quando o Brasil era o país homenageado, o nosso escritor de maior sucesso internacional não participou da feira alemã. Era em protesto contra a ausência de alguns escritores, entre os quais Eduardo Spohr, que, por sinal, foi incluído na delegação brasileira deste ano, divulgada pelo Ministério da Cultura.

Entre 8 e 13 de outubro acontecerá o IV Encontro de Palhaças de Brasília – Bienal Internacional de Palhaças, com espaço dedicado ao diálogo entre artistas e gestores, espetáculos na Sala Funarte e atividade no Jardim Botânico e Balaio Café.

VOZ DA BAHIA

POR AQUI O milionário carioca Walter Moraes e a querida Maria Célia circularam por Brasília. Ganharam almoços e jantares de Maria Inês Nogueira, Carla De’Carli e Geovani Meireles.

UMA FORÇA DA NATUREZA Gisele Bündchen, que sabe das coisas e foi classificada como “Uma força da natureza” por Constanza Pascolato, vai lançar um livro de fotos para comemorar seus 20 anos de carreira, pela classuda editora Taschen. Ela já escalou o diretor de arte Giovanni Bianco para escolher as imagens e fez um pedido: quer publicar fotos de todos os profissionais com quem já trabalhou: Patrick Demarchelier, Steven Meisel, Helmut Newton, Mario

Meireluce Fernandes festejou sua nova idade com um almoço na churrascaria Potência Grill. Na foto: Andreza Ferreira, Meireluce Fernandes e José Carlos Brito

BAGAGEM

MITO O CCBB Brasília exibe a Mostra Marlene de Cinema, em homenagem à atriz e cantora Marlene Dietrich. Será de 1° a 20 de outubro com 25 filmes. Imperdível para os fãs e amantes da diva alemã.

consuêlo badra

Suzy e Paulo Lôbo

13


NA ATLÂNTICA O hotel Emiliano em Copacabana será inaugurado em dezembro de 2015, antes da Olimpíada. Depois de seis meses para aprovação do projeto assinado por Arthur de Mattos Casas, as obras começaram em abril. “Será um hotel de negócios como o de São Paulo combinado a um resort de luxo, numa atmosfera mais casual e carioca”, diz Gustavo Figueiras, diretorexecutivo, sobre o empreendimento de R$ 100 milhões.

LENDA PESSOAL

Mateus e Marri Nogueira

DEBATE NA TV O segundo turno da eleição presidencial é tão certo que as emissoras de TV já marcaram debates com os dois finalistas em outubro. A saber: dia 14, na Band; dia 19, na Record; dia 22, no SBT; e dia 24, na TV Globo.

NA HOLANDA Depois de um leilão entre duas editoras, os direitos de tradução para a Holanda de A hora dos ruminantes e Sombra dos reis barbudos, de José J. Veiga, ficaram com a Athenaeum. O negócio foi fechado pela 2 Seas Agency, em nome da VBM Agência Literária. Já por aqui, no Brasil, a Companhia das Letras lança esses dois livros em fevereiro de 2015, iniciando a reedição das obras completas de Veiga.

consuêlo badra

BANGUE-BANGUE POLÍTICO

14

O outro lado do paraíso, filme de André Ristum, que compete no Festival do Rio, inclui imagens inéditas do Golpe de 54 feitas por Jean Manzon, francês radicado aqui e que depois fez filmes de exaltação à ditadura. O festival começou dia 24 de setembro. Além de imagens das tropas nas ruas, a câmera de Manzon registrou Carlos Lacerda, então governador da Guanabara, ameaçando matar a tiros o almirante Cândido Aragão, comandante dos fuzileiros navais e ligado a Jango.

Malaia Yousafzai, a ativista paquistanesa que sobreviveu a um ataque talibã por defender a educação feminina, elegeu Paulo Coelho como seu autor preferido de todos os tempos. Fã de O Alquimista, ela considera o livro inspirador. “A história dele ensina que você deve acreditar em si mesmo e continuar sua jornada”, disse em entrevista ao New York Times.

dos quando anunciou que privatizaria a Petrobras caso chegasse ao Planalto, mandou recado à presidente Dilma Rousseff, afirmando não apoiá-la no segundo turno. O pastor Everaldo, que apoiou o PT em 2006 e 2010, agora preconiza: “Chega de PT. Fora!”

DOIS É BOM... Normalmente ministro de Estado é demissível ad nutum, afinal, o presidente da República é o dono do cargo. No caso de ministro da Fazenda, o buraco é mais embaixo. Ele tem que ter a confiança do Planalto e do mercado. Com o ministro Guido Mantega parece acontecer as duas coisas. Ainda faltam quase três meses para o governo acabar e já foi anunciado que ele não fica num eventual novo governo da presidente Dilma Rousseff. Ele diz que sai porque está há três mandatos na Fazenda. E complementa: “Dois é bom, três é demais”.

DORMINDO NA FILA Depois de deixarem mais de 5 mil pessoas na expectativa pela abertura da loja em São Paulo, a marca Forever 21 inaugura, no dia 4 de outubro, sua quinta loja no Brasil, em Brasília, Os primeiros 500 consumidores que estiverem na fila receberão um brinde especial.

PENSANDO O DESIGN O Projeto Retrato Brasília, patrocinado pelo Banco do Brasil e realizado em parceria com CCBB e o Correio Braziliense, tem movimentado a cena cultural brasiliense. O próximo encontro será no dia 6 de outubro, às 19 horas, no CCBB, e os convidados serão o designer e arquiteto Marko Brajovic, referência em instalações e montagem de grandes exposições no MIS/SP, e Camila Belchior, crítica de arte e diretora de inovação da Bamboo – relevante publicação brasileira de design. Os debates serão realizados mensalmente no CCBB até o mês de dezembro. A entrada é franca.

CHEGA O pastor Everaldo, candidato do PSC à presidência da República, que não empolgou nem mesmo os irmãos evangélicos, nem os eleitores de outros cre-

Divanda Pereira e Fernando Brites

DERROTADO Abandonado pelo próprio partido, o PT, o senador Lindbergh Farias, candidato derrotado ao governo do Rio de Janeiro, volta ao Senado, onde ainda tem quatro anos de mandato, com o gosto amargo da derrota pela qual passou durante a campanha, sofrendo ataques por todos os lados. Seu desabafo reflete bem o estado de ânimo do jovem e impetuoso senador: “Essa é a campanha mais suja da história do Rio”. Queremos saber quem são os responsáveis.


ANTECIPANDO 2016

Mônica Cruz abriu sua bela residência para oferecer um happy hour para Lucia Itapary

Nem bem terminaram as eleições de 2014, e já tem gente pensando nas de 2016, as eleições para vereadores e prefeitos. O senador Wilder Morais, do DEM de Goiás, primeiro suplente do ex-senador Demóstenes Torres, teve seu nome lançado para a prefeitura de Goiânia, pelo segundo suplente, em exercício, senador Fleury.

VOLTA AO LAR

BOAS IDEIAS

O senador Eduardo Braga, do PMDB do Amazonas, e líder do Governo no Senado, volta ao governo do Amazonas, onde já governou por duas vezes. No Senado destacou-se sempre no plenário e nas comissões, onde teve seu nome lembrado para presidir a Casa no próximo ano. Preferiu, no entanto, voltar ao estado. Mas ficará, indiretamente, participando das atividades senatoriais. Afinal, sua suplente é a própria esposa, Sandra Backsmann Braga, que terá quatro anos de mandato a partir de 2015.

No momento em que se discute a forma de governo correta, presidencialismo de coalizão ou governar com os bons dos partidos, é importante ouvir Ricardo Salles, que assessora o governador Geraldo Alckmin, de São Paulo: “Para formar maioria, você tem de agregar. Na hora que agrega cedendo, está trazendo para dentro do governo um grupo político que, se estiver alinhado com você, não tem prejuízo. Se não estiver, começa a ter as dissonâncias. Em outros países, você indica o primeiro escalão político e todo o resto é um corpo permanente. Isso garante continuidade de serviços, transparência. No Brasil, isso não acontece. Há livre provimento de cargos a níveis muito abaixo do primeiro escalão”. O que será nos próximos 4 anos?

PERDEU FEIO O presidente do PDT, Carlos Lupi, aventurou-se a se candidatar ao Senado pelo Rio de Janeiro, concorrendo com dois pesos pesados: Romário, do PSB, e César Maia, do DEM. Perdeu feio. Lupi tem fama de falastrão. Quando ministro do Trabalho, sob rajadas de denúncias, afirmou que só deixaria o ministério abatido a balas, além de ter dito que amava a presidente. Caiu rápido. Agora alfineta Romário, dizendo que ele só ficará no Senado por dois anos, pois será candidato a prefeito do Rio de Janeiro em 2016.

DISPUTA Passada a eleição presidencial, a atenção do país se volta agora para a eleição do comando do Congresso Nacional. O PMDB quer continuar mandando nas duas Casas, como acontece atualmente. Na Câmara, o deputado Eduardo Cunha,

MISSÃO ESPINHOSA O senador Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal, que está no segundo mandato, tendo já governado Brasília, está com a espinhosa missão de relatar a sugestão apresentada por um cidadão para a liberação da maconha. Em entrevista ao Jornal do Senado, declarou, com todas as letras, que não se candidatará mais. O senador, que ainda tem quatro anos de mandato, foi claro: “A pessoa chega a uma idade em que não precisa mais continuar na vida pública, ela tem o direito de se aposentar. Não vejo obrigação de sair do Senado carregado num caixão”. Pena que muitos não pensem como o senador da Educação.

PROJETO ABANDONADO Se o projeto de lei do senador Aníbal Diniz, do PT do Acre, que reserva um terço das vagas do Senado para serem preenchidas por mulheres, tivesse sido aprovado, a Câmara Alta teria, a partir da eleição deste ano, 27 mulheres sentando no plenário da Casa. Hoje, apenas 11 mulheres ocupam o posto senatorial, num universo de eleitores do sexo feminino que chega a 74,5 milhões. O projeto do senador acriano dormita num dos incontáveis escaninhos das comissões técnicas.

Ministro Hamilton Carvalhido, procuradora Eunícia Carvalhido com o ministro Teorizavascki

ELEIÇÕES MAIS CARAS Tão logo se feche a última urna desta eleição o Senado voltará a discutir os 18 projetos de lei que tramitam na Casa e que alteram o financiamento das campanhas eleitorais. Afinal, estudo realizado pelo consultor legislativo do Senado, Arlindo Fernandes, especialista em direito eleitoral, constatou que o Brasil tem as eleições mais caras do mundo, superando países como os Estados Unidos, Alemanha, França e Canadá. Será por isso que no Brasil tem tanta gente querendo se candidatar?

EXPECTATIVA Escolhido pelo presidente Renan Calheiros para chefiar o gabinete da Presidência do Senado, o jovem consultor legislativo Luiz Fernando Bandeira de Mello foi indicado para dirigir a Secretaria-Geral da Mesa há poucos meses. Vem desempenhando a espinhosa função com rara competência, o que levou o senador Renan Calheiros a escolhê-lo para acumular a Diretoria-Geral do Senado.

consuêlo badra

líder do PMDB, quer sentar na cadeira ocupada por Henrique Eduardo Alves. No Senado, Renan Calheiros, que já ocupa a presidência, pretende continuar no próximo biênio.

15


Agora, entre senadores e servidores há expectativa de que o dublê da Diretoria-Geral e Secretaria-Geral da Mesa, fato inédito no Senado, continue na próxima Legislatura.

RAIO DE SOL Carmen Steffens celebrou no dia 9 de setembro, com seletas convidadas, a chegada de “Raio de Sol”, o Verão 2014/15 da marca, em sua loja CS Maison, no ParkShopping, com mailling list do RP Tiago Correia. Em sintonia com o lifestyle das clientes, a marca chega à estação mais feminina do ano ocupando todo o seu closet. Outras novidades Carmen Steffens para a temporada: modelos que vão ao altar em uma linha especial. A Maison cresceu e, agora, anda em total sintonia com as tendências para os acessórios.

ESTILO CALIFORNIANO Elaine Caldas, Rita Márcia Machado e Maria Olímpia Gardino

OS TRAÇOS DO MESTRE A Galeria BSB Memo abriu no dia 20 de setembro uma exposição que é um verdadeiro presente para os amantes do arquiteto Oscar Niemeyer. É a mostra “Niemeyer: Brasília em Gravuras”, que reúne 12 gravuras com edição limitada, assinadas pelo arquiteto mais célebre do país e que ficará aberta para visitação gratuita até o dia 31 de outubro. As gravuras são parte de uma coleção particular e os desenhos do mestre permitirão ao visitante uma experiência que ultrapassa a ótica cotidiana de quem mora na cidade e convive diariamente com os traços do arquiteto materializados nos seus principais monumentos. Entrada franca.

O verão 2015 da Levi’s foi inspirado em viagens pela costa da Califórnia. A equipe de design da marca apostou no estilo grunge dos anos 90 e nos esportes da contracultura, como o surf e o skate, com muito jeans desgastado, tie-dyes em diferentes tonalidades, jaquetas e camisas brancas que prometem ser a sensação da próxima temporada. As novas peças da coleção já estão nas lojas e, em Brasília, podem ser encontradas na Levi’s no ParkShopping e do Conjunto Nacional.

consuêlo badra 16

PALESTRANTE E quem está de volta à cidade é o Dr. Gilvan Alves, que acaba de participar do 69º Congresso da Sociedade Brasileira de Dermatologia, que aconteceu em Recife (PE), na última semana de setembro. Ele foi convidado pela organização do evento para participar como palestrante. Gilvan também ministrou algumas aulas naquele que é o maior evento dermatológico do país. Cerca de 4.000 profissionais passaram pelo encontro, que discutiu sobre diagnóstico, terapias, novidades tecnológicas da cosmiatria, entre outros assuntos.

LOBATO PARA BAIXINHOS

NA HORA DO ALMOÇO Depois de um ano sem funcionar no horário do almoço, o restaurante Avenida Paulista contrata novo chef e retoma o buffet com um cardápio que prioriza opções gastronômicas mais saudáveis. O chef Jairo Susyn, que já é prata da casa e há sete anos trabalha no Avenida Paulista de Curitiba, criou pratos especiais para o almoço na filial brasiliense. Com um preço único, os clientes poderão degustar as opções do buffet, escolher um prato quente e uma sobremesa. O almoço funcionará de segunda a sexta e no domingo. O Avenida Paulista fica no Beira Lago com um belo visual para a Ponte JK.

O Inventor de Jogos, a nova superprodução dos estúdios Disney e Buena Vista. Uma aventura cheia de surpresas que começa quando o pequeno Ivan Drago ganha um concurso de inventores de jogos por correspondência. A partir daí, serão muitos mistérios para resolver, que só poderão ser revelados atrás dos muros da Companhia de Jogos Profundos. Lá, o malvado Morodian levará Ivan a enfrentar o jogo mais desafiante de sua vida. Com direção e roteiro de Juan Pablo Buscarini, o longa entra em cartaz no dia 9 de outubro. O elenco inclui nomes como Joseph Fiennes, David Mazouz, Megan Charpentier, Ed Asner, Tom Cavanagh e Valentina Lodovini.

Heitor e Lilian Gurgulino passaram 20 dias em Tóquio, entre junho e julho. Reviram amigos e visitaram lugares já conhecidos para matar saudades. Segundo Lilian, o ponto alto da viagem foi o chá que a Imperatriz Michiko (foto) lhe ofereceu no Palácio Imperial.

AVENTURA NAS TELONAS Em outubro chega aos cinemas brasileiros a versão cinematográfica inspirada no best seller de Pablo Santis,

Até o próximo dia 26 de outubro o ParkShopping realiza o evento Sítio do Picapau Amarelo, um espaço de recreação e entretenimento gratuito para a gurizada se divertir a valer no mês em que se comemora o Dia das Crianças. Baseado na mais conhecida obra da literatura infantil brasileira, que tem como autor o célebre escritor Monteiro Lobato, o circuito de 30 minutos conta com seis atrações: Cantinho da Leitura, Varanda da Dona Benta, Cozinha da Tia Nastácia, Camarim da Narizinho, Cantinho da Emília e Laboratório do Visconde. A atração é destinada ao público de até 12 anos, mas, com certeza, os adultos também vão poder ter boas lembranças graças a um painel de 12 quadros repleto de curiosidades sobre o Pedrinho, o Tio Barnabé, o Saci, a Cuca, entre outros personagens do Sítio.


Profissionais antenados com as novidades no segmento de beleza, Hélio Nakanishi (foto abaixo), Julio Moroishi, Marcus Moreira e Isaura Moroishi embarcaram rumo a Dubai, onde participaram de um dos maiores eventos no segmento de beleza: o L’Oréal Business Forum 2014. O evento, que aconteceu nos dias 23, 24 e 25, apresentou as grandes novidades do setor por meio de palestras, desfiles e novos produtos. É a rede HELIO de salões se aprimorando cada vez mais para dar um atendimento de excelência para seus clientes.

lidadas marcas de mobiliário do Brasil e com 11 anos de atuação na cidade. Entre os convidados da noite, o diretor comercial da marca, João Saccaro, e o designer Roque Frizzo, responsável pela assinatura de diversas peças do mobiliário. O coquetel aconteceu no dia 26, no showroom do CasaPark.

BORBULHAS Notícia preocupante é a da prisão de uma dupla que vendia champanhe francesa falsificada na cidade. Foram apreendidas 224 garrafas no valor de até R$30 mil. De acordo com o delegado Victor Dam, da 11º DP, as vítimas que tomarem da bebida poderão sofrer sérias convulsões e em alguns casos chegar até a óbito. Olho vivo!

TRÈS CHIC Com convite personalizado by Dot Paper, a joalheira Miranda Castro recebeu convidados para a apresentação de seu espaço no Lago Sul, com delicioso coquetel, A joalheria está totalmente repaginada.

TIM-TIM

REFERÊNCIA GASTRONÔMICA Prestes a completar 74 anos em novembro, o restaurateur Giancarlo Bolla faleceu no dia 11 de setembro, em São Paulo. Italiano da cidade de San Remo, Bolla chegou ao Brasil em 1966 e há 42 anos inaugurou o tradicional restaurante La Tambouille, que se tornou referência gastronômica na capital paulista. Em 2011, a casa abriu uma filial em Brasília, no Espaço Gourmet do ParkShopping. Com a morte de Giancarlo, quem assume o La Tambouille é a filha Carla Bolla. Giancarlo deixou a esposa Gisele, as filhas Claudia e Carla e os netos Giancarlo e Valentina, de 6 anos.

SACCARO BRASÍLIA Os empresários Sandra e Rodrigo Barros, responsáveis pela marca em Brasília, foram os anfitriões do coquetel de apresentação da Coleção 2014 da Saccaro, uma das mais tradicionais e conso-

O cirurgião plástico Múcio Porto, reconhecido pela excelência no exercício da profissão, está comemorando os 22 anos de sucesso de sua clínica, na Península dos Ministros. Além de outros mimos, pacientes e amigos são recebidos com champanhe geladinha.

TRATAMENTO O Velashape II é um aparelho com tecnologia avançada que combina radiofrequência associada ao infravermelho, capazes de trabalhar o contorno corporal, realizar o tratamento de celulite, tratar da flacidez da pele, reduzir a gordura localizada, trabalhar no sentido de melhorar a circulação sanguínea, repolarizar os nervos e tonificar as fibras elásticas. O aparelho tem 20% a mais de potência comparado ao Velashape anterior. O dermatologista Ricardo Fenelon explica que o equipamento trata os tecidos mais profundos ao mesmo tempo que cuida das camadas superiores da pele, possibilitando uma redução em camadas de gordura e evitando o aparecimento da celulite.

Cristiane Breckenfeld comemorou sua nova idade em ritmo de muita alegria e felicidade. Na foto, Cristiane com seus pais, Sílvio e Izabel Breckenfeld

MOSTRA DE ARTESANATO O Boulevard Shopping promove de 3 a 5 de outubro a 8ª edição de 2014 da Mostra de Artesanato. Na ocasião, mais de 20 expositores, entre artesãos, artistas plásticos, designers e fotógrafos, apresentarão trabalhos em bordado, pintura, escultura, tecelagem, madeira, joias, flores, papel, acessórios, porcelana, cerâmica, metais, objetos decorativos, entre outros produtos que movimentam o mercado de Brasília e de outros estados. Mostra com entrada gratuita e censura livre.

SESSÃO DE “GALA” Em comemoração ao Dia das Crianças, o Alameda Shopping promove no dia 11 de outubro uma sessão de “gala” para pais e filhos. Neste dia, a Cia. de Teatro Néia e Nando encena o espetáculo O Rei Leão, inspirado no musical da Brodway. A apresentação tem início às 19h30, em uma área especial onde o palco será maior e haverá mais espaço para acomodar o público. O shopping irá construir todo o cenário na piso G6 da torre de estacionamento. A classificação indicativa é livre e a entrada é gratuita.

BAGNOLI PROMOVE A partir do dia 15 de outubro até o dia 15 de novembro, os mais variados ternos da Bagnoli ganham 30% de desconto. A iniciativa acompanha as campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul, em prol do tratamento do câncer de mama e próstata, respectivamente. Durante esse período, a Bagnoli reverterá 1% das vendas a instituições que tratam o câncer.

consuêlo badra

NOVOS HORIZONTES

17


recordar é

viver Fotos: Henrique Guillen, Roberto Barroso, Célio Costa, Emivaldo Silva, Rodolfo Stuckert

Cleucy de Oliveira, Marita e Lino Martins e Sra. Elcy Meireles (1987)

recordar é viver

Tereza e Jorge Olavo Barbosa (1989)

18

Embaixador Fernando Barreto e sua Maria Helena (1987)

Mércia Crema e a filha Tati (1982)

Fernando Gonçalves e João Alves


Conceição Pinheiro, Yara Curi e Salma Farah (1988)

Mércia Crema, Maíra e Wilma Pereira

Maria Guiomar Chaves de Mendonça

Ana Maria Gontijo e Lila Maria Bracarense

Eduardo Cardoso e o apresentador João Kleber

recordar é viver

Moema Leão e Antonia da Lima (1988)

19


Eron Alves de Oliveira e João Dória Jr

recordar é viver

Margarida Lofego e Suely Mautoni

20

Indiara Artiaga de Castro, Virgínia Valadares, Elza Azambuja e Ana Maria Candeia de Souza (1987)

Tânia Alves e Fred Suter (1986)

Marta Castiñeira e Eliete Lemos

Sissi Serzedello (1987)


As colunistas Ana Luiza Pinheiro (Goiânia) e Elvira Raulino (Piauí)

Cleusa Ferreira, Moema Leão e Mércia Crema

Mara Amaral

Agaciel Maia

Lindberg Aziz Cury

recordar é viver

Wrilene Limongi, Yara Curi e Margariga Lofego Oliveira (1988)

21


Aniversariantes de outubro

22

Dia 1 - S茅rgio Koffes

Dia 1 - Cleuza Ferreira

Dia 2 - M么nica Cruz

Dia 3 - Clementina Duarte

Dia 4 - Florian Madruga

Dia 4 - M么nica Oliveira

Dia 6 - Rubens Gallerani

Dia 7 - Dudu Camargo

Foto: Cristiano Nunes

aniversariantes

Fotos: Paulo Lima

Dia 8 - Daniel Dutra Badra


Dia 14 -Vânia Carvalho

Dia 15 - Luiz Sabóia

Dia 16 - Christina Queiroz

Dia 17-Lúcia Passarinho

Dia 17 - Bernadete Alves

Dia 18 - Ilka Oliveira

Dia 22 - Valmir Campelo

Dia 23 - Betty Bettiol

Dia 24 - Ricardo Maia

Dia 29 - Fabiani Christine

aniversariantes

Dia 14 - Cláudia Cahu

Foto: Alan Santos

Dia 9 - Cláudia Maldonado

23


José Alberto Couto Maciel

Hospitais – ontem e hoje

aritgos

C

24

onta-se que o Hospital foi inventado pelos Romanos, centenas de anos antes de Cristo. Como eles não tinham meios para tratar seus escravos, velhos e doentes, ergueram um templo dedicado a Esculápio, Deus da Medicina, e lá colocavam os doentes, aos cuidados de seu Deus. Na verdade, naquela época, os médicos eram curandeiros, e a maioria vinculada à nobreza, sendo que os remédios, feitos de ervas medicinais, eram usados para a casta superior. Os escravos e homens do povo tinham como remédio a sangria, que não era o vinho que conhecemos em festas populares, mas o sangue mesmo dos pacientes, os quais, certamente, não morriam do mal que os afligiam, mas de hemorragia. De lá para cá mudaram pouco os Hospitais que tratam dos menos favorecidos, hospitais públicos, bem como alguns particulares, mesmo tratando de clientes pagantes. Certamente que os doentes são tratados por médicos e auxiliados por enfermeiros, mas, infelizmente, continuam morrendo, não de sangria, mas por desvio de verbas da saúde pública, o que não deixa de ser uma sangria no bolso do cidadão que paga impostos. Ao procurar o Hospital para uma consulta, o paciente, necessitado, tem de preencher um enorme formulário, esteja ou não com dores ou febre. Terminada a tarefa, e se tiver sorte e prestígio, terá marcada uma entrevista com o médico para dois ou três meses após o pedido. Se precisar urgente de um remédio, deverá esperar até a data da consulta marcada. Caso este seja essencial, o Hospital esclarecerá ao paciente que, não tendo o remédio, precisará ele, então, procurar a defensoria pública, que ingressará com uma ação contra o Estado, e se o Juiz for humano e célere, concederá uma liminar para que o Estado pague o remédio, ou o tratamento em

instituição particular a fim de continuar o paciente vivendo. E se precisar o paciente de ser internado em UTI? Aí surge um problemão, pois não têm os hospitais públicos vagas em suas UTIs, quer em razão de poucos leitos, quer porque são muitos os doentes que necessitam de internamento. Fica então o doente, deitado em uma maca, no corredor do Hospital, bem perto da UTI, mas com a promessa de que, abrindo um leito, após a cura ou a morte de algum internado, a vaga será sua. O fato, porém, é que, quase sempre, e de forma semelhante ao livro de José Saramago, ninguém morre naquela UTI, como também ninguém melhora, porque há falta de remédios necessários e de pessoal especializado, e assim, o tempo vai passando e aquele doente, no corredor do Hospital, sentindo-se como se estivesse no corredor da morte de alguma prisão, vai vendo que seu fim se aproxima. E lá vai a família, carregando seu morto, tentar uma vaga no cemitério, preencher um cadastro esperando não ter de entrar com qualquer medida judicial nesse sentido. Vejam bem, o que está acontecendo nos dias de hoje, com todos os impostos que o Estado arrecada, é um retrocesso e um enorme descaso com a vida humana, talvez porque, se o interessado ou doente for pobre, mesmo as notícias nos jornais não emocionarão mais a sociedade, que já se acostumou a este tipo de tratamento. É uma vergonha que tenha de se viver dessa forma, vendo os outros morrer pelo desvio de verbas existentes, e nada se faça, a não ser alguma medida paliativa quando o noticiário é muito envolvente, ou em época de eleição. Creio que o Deus “Esculápio” dos romanos hoje é confundido com o Deus “Esculacho”.


Carlos Chagas

S

ó falta a presidente Dilma, numa próxima reunião com empresários, proclamar que não permitirá, nem que a vaca tussa, a revogação da Lei Áurea. Ora bolas, afirmar que o décimo-terceiro salário, as férias remuneradas e as horas extras não sofrerão mudanças equivale a reconhecer o óbvio ululante. Há empresários que tramam a volta ao passado anterior às leis trabalhistas de Getúlio Vargas, como tem outros que gostariam de retornar aos tempos da Inquisição, quando os contestadores iam para a fogueira. Mesmo assim, o simples fato de a presidente reafirmar a permanência de três das prerrogativas do trabalhador faz acender o sinal amarelo no semáforo que divide os valores do capital e do trabalho. Os outros direitos estarão em perigo? Dilma abriu a guarda imaginando avançar. Porque na mesma reunião referida, reconheceu “que quando se mudam as relações de trabalho, a legislação tem que mudar”. Mudar para onde, cara pálida? Da ditadura militar ao governo de Fernando Henrique Cardoso, uma série de prerrogativas trabalhistas escoou pelo ralo. Começou com a revogação da estabilidade no emprego, um direito legítimo de não ser demitido senão por justa causa quem tivesse trabalhado mais de dez anos numa mesma empresa. Tratava-se de uma forma de evitar que, com o passar dos anos e a velhice chegando, o empregado fosse mandado embora por não exercer mais com o mesmo vigor suas antigas tarefas. De lá para cá, com ênfase para o governo

tucano, quanta coisa foi suprimida por pressão das elites empresariais, sob o rótulo de “flexibilização”? Obrigou-se parte dos trabalhadores mais qualificados a se transformarem em pessoas jurídicas, sem as garantias da indenização e do próprio decimo-terceiro salário. Suspendeu-se a estabilidade dos funcionários públicos. Congelou-se, ou quase isso, o saláriomínimo. O salário-família foi para o espaço. Não se ignora que os setores mais reacionários do empresariado querem promover a supressão dos direitos trabalhistas que sobraram, a pretexto das “novas relações de trabalho”. Já obtiveram a redução dos encargos das folhas de pagamento das empresas, transferidos para o tesouro nacional. Lutam para evitar a indenização constitucional para quem é demitido sem justa causa. Logo, se não forem contidos, estarão exigindo jornadas duplas sem a devida remuneração. Estranho, nessa discussão onde as centrais sindicais se omitem, foi a citação de um comentário da candidata de oposição, Marina Silva, para quem “é necessária uma atualização das leis trabalhistas”. Certamente não será uma atualização em favor do trabalhador, ela que se encontra empenhada em agradar as elites. Mais parece a balela de que é preciso “modernizar” as relações entre patrões e empregados, sempre em favor dos patrões. Porque se for para seguir a tradição dos tempos idos de valorização do trabalho, por que não adotar a participação dos empregados no lucro das empresas ou a cogestão?

ARTIGOS

Dilma não permitirá que se revogue a Lei Áurea…

25


Paulo Castelo Branco

Um preço muito caro

Artigos

N

26

o aeroporto, sento-me ao lado de um senhor circunspecto que fala ao celular. Fala como se quisesse que os demais passageiros escutassem o que diz: “Venho acompanhando, estarrecido, os últimos noticiários políticos que dão conta da meteórica ascensão da candidata Marina Silva nas pesquisas de intenção de votos para o cargo de Presidente da República. Ela, que era coadjuvante, passou a ser protagonista com o acidente que vitimou de morte o candidato Eduardo Campos”. O interlocutor, do outro lado da linha, fala alguma coisa, aborrecendo o meu vizinho, que reage: “Quero lembrar que Marina Silva, com uma bagagem de 20 milhões de votos obtidos na última eleição presidencial de 2010, ao se coligar com PSB, frustrou todas as expectativas de alavancar a candidatura de Eduardo Campos com a esperada transferência dos votos que recebeu dos seus eleitores. Eduardo não saiu dos 10% nas pesquisas de intenção de votos até morrer num daqueles acontecimentos que ninguém consegue explicar. A comoção se abateu sobre o país, mais uma vez, no mês de agosto”. “Cabeça de chapa, Marina não só surpreendeu como ultrapassou todas as avaliações dos professores de política. Subiu nas intenções de votos e se esconde na aura da honestidade, mudança da velha para a nova política – sem explicar a diferença –, menina do interior, discurso genérico, críticas rigorosas, benfeitora das licenças ambientais das principais obras brasileiras e defesa do crescimento com sustentabilidade, sem explicar como”. Mais uma vez o interlocutor interrompe o quase monólogo para fazer alguma observação. No controle da conversa, diz: “Olha, você sabe a luta que tive para construir a minha empresa e, na noite passada, fiquei pensando se cada eleitor de Marina Silva tivesse uma empresa, por menor que seja, e teria

coragem de entregar a ela uma diretoria da empresa. Acho que não, e as razões são muitas, que vão desde a falta de conhecimento e experiência para qualquer negócio, posições radicais sempre que confrontada, soluções nada objetivas quando instada a propô-las, discursos incoerentes, abandono contumaz de equipe, posições políticas e ideológicas extremadas. Se não é prudente nomeá-la diretora de uma empresa qualquer, por que o seria indicá-la Presidente do Brasil?”. “No bojo da ascensão de Marina assistimos a uma ‘onda’ anti-PT que certamente terminará com a rejeição desse partido para governar o país nos próximo quatro anos. O PT fez por merecer a grande rejeição que tem hoje; enganou, mentiu, tergiversou, praticou corrupção, enfim, praticou tudo contra a boa gestão. Concluímos hoje que quando elegemos o PT para o Governo Federal em 2002, cometemos dois graves erros: perdemos o que havia de melhor na oposição e ganhamos o pior em gestão”. “Embora eu pactue com a alternância do poder para consolidar a democracia, com a provável troca do PT de Lula e Dilma por um PSB de Marina, ideologicamente semelhantes, poderemos ter que pagar um preço muito caro durante os próximos quatro anos”. Do outro lado da linha, pude ouvir uma fala desanimada: “Quem sabe possamos corrigir em 2018!”. O homem soltou um palavrão, desligou o telefone, dirigiu-­ me o olhar e disse: “Imagine só, meu filho mais velho e meu sucessor na empresa ainda tem esperança de mudar alguma coisa no futuro”. Ficou esperando a minha manifestação, e eu respondi: “Calma, meu amigo, o seu filho tem esperança de um futuro melhor e nós, que estamos deixando um país pior do que recebemos de nossos pais, apesar de já termos visto de quase tudo, ficamos desesperados com as agruras da vida. A eleição está próxima, mas muita coisa ainda irá acontecer até apuração dos votos”.


Aristóteles Drummond

A

economia desandou, vai derretendo, é cada vez mais complicado mascarar resultados – o que, aliás, é um dos motivos da perda da credibilidade nos mercados. Não adianta tapar o sol com a peneira, exportações vão mal, produto interno vai ficar mesmo abaixo de 1% de crescimento este ano, contratos de câmbio usados para segurar o Real chegaram a uma faixa preocupante. A lucratividade das empresas está em baixa, pouco se investe e, quando isso ocorre, é com dinheiro do governo. Até nas PPP. Problemas na energia elétrica, pela estiagem, por equívocos regulatórios, ações ambientais absurdas. Petrobras contrariando as leis do mercado e vendendo combustíveis abaixo do custo, setor do etanol sob pressão, com dezenas de usinas sendo fechadas. O país é grande, é forte, tem mercado interno, empreendedores de qualidade. Mesmo com o MST prestigiado, o agronegócio mostra vitalidade e qualidade e consegue até contornar o apagão de estradas e portos. Tivemos medidas contestadas quando de sua aplicação altamente positiva, como o PROER, que higienizou o sistema financeiro, que está limpo e é, por exemplo, o drama remanescente nas crises dos EUA e da União Europeia. Podemos reagir com maior facilidade. A política de estímulo ao consumo se esgotou. E acrescenta um risco aos números da economia. A renúncia fiscal restrita a

alguns setores não foi uma medida feliz. Nem justa. A desconfiança se instalou a partir de uma relação por demais íntima com países que insistem nos mesmos erros, como Argentina e Venezuela, provocando riscos nos recursos colocados na relação bilateral. E a natural contrapartida da perplexidade das grandes economias ao verem o Brasil, sem precisar, ser solidário com a cultura do calote, dos confiscos, do desabastecimento e do retrocesso institucional. Ainda na política externa, o erro da intervenção na questão do Oriente Médio, distante, agredindo a comunidade israelita brasileira, reconhecida por sua presença positiva na produção e que aqui convive em harmonia com os oriundos de países de cultura árabe e muçulmana. E a falta de uma política com base na cordialidade, no respeito à crítica, leva a situações de constrangimento como quando da reclamação de uma análise da economia por parte de um gestor de fortunas, levando um banco internacional à postura incômoda e que chocou o mercado. Afinal, o documento criticado era uma avaliação e não uma opinião. Já a segunda carta, de “desculpas”, tornou, como sempre acontece, a “emenda pior do que o soneto”. Melhor faria o governo, mesmo e principalmente antes das eleições, se mudasse a política ousada de sustentação da moeda e dos preços dos combustíveis. Seria a corrente pragmática vencendo a ideológica. Números não mentem.

ARTIGOS

Verdade nua e crua

27


Florian Madruga

Indeciso

ARTIGOS

D

28

epois da surra de sete gols que o esquadrão alemão despejou no escretinho verde-amarelo, resultando na demissão do Felipão, confesso que fiquei indeciso. Sinceramente, por mais propostas que tenho ouvido, pelas promessas de um futuro promissor, que o passado não tornará a acontecer, continuo sem saber quem escolher. Foi nesse clima que resolvi procurar madame Sofia na cidade satélite de Recanto das Emas. Madame Sofia, meus dezoito leitores já conhecem. É a ela que recorro quando o ano está para acabar e ela anuncia o que vai acontecer no que está chegando. A madame é mineira, de origem tcheca, filha, neta e bisneta de ciganos, todos nascidos no país de Kafka. Ela atende na tenda que montou na sala de sua casa, com hora marcada, tendo, como especialidade, a devolução do amado(a) amante até 36 horas após a separação. Gaba-se de ter reconciliado mais de 1.500 casais somente com a influência da sua bola de cristal e das cartas sobre a mesa. Quando sentei à sua frente, madame Sofia, sem que eu dissesse uma só palavra, perguntou: – Continua indeciso? Pasmo, respondi: – Sim. Ela continuou: – Não precisa ficar mais. Afinal, são todos muito bons. Tenha certeza que são bem preparados. Sem nenhuma exceção, só querem o bem do país. Vão se esforçar para transformar nossa terra num paraíso. Percebi que alguma coisa de anormal estava acontecendo

com a peroração de madame Sofia, que não tirava os olhos da bola de cristal e mexia nervosamente nas cartas do baralho, às vezes mudando a posição de algumas delas. Tentei interrompê-la, para esclarecer o que estava sentindo. Ela não permitiu porque não parou de falar. – Eles estão muito bem preparados. E são patriotas, são honestos, são todos muito bem intencionados. E digo mais – a cigana não parava de falar –, conhecem tudo sobre educação, saúde, segurança, transporte, economia, meio-ambiente, salário, emprego, agricultura, cultura, mobilidade e legado. E, veja bem, enxergam muito bem o pré-sal lá no fundo do mar. Eu estava atônito. Madame Sofia fez uma pausa e fitando meus olhos, pela primeira vez, soletrou pausadamente. – Meu consulente, a indecisão vai abandonar seu corpo neste momento. Não há mais motivo para ficar ansioso. A decisão você pode e deve tomar agora: vote em qualquer um dos candidatos a algum cargo. Eles querem salvar você. Está aqui na bola de cristal e nas cartas. A cigana parou de falar e eu disse: – Madame Sofia, há um engano. Minha indecisão vem desde a derrota do Brasil para a Alemanha naquele fatídico 7 a 1. De lá para cá não sei se voto no Felipão ou no Dunga. Asperamente, a vidente cobriu a bola de cristal, recolheu as cartas, mostrou-me a porta de saída da tenda, e disparou: – Não cuido de causas impossíveis. Procure Santo Expedito. Da cientista política Lucia Hippolito, com Síndrome de Guillain-Barré, em processo de recuperação: “Viver é muito difícil, mas é bom demais”.


Primavera 2014

Águas Claras Avenida Castanheiras, Lote 1060, Loja 12, Térreo – Edifício Villa Mall - Águas Claras / Distrito Federal Telefones: +55 (61) 3382-0756

Gama Setor Hoteleiro Lote 01/06 MOD. A Loja 04/05, Edifício Galeria - Setor Central - Gama / Distrito Federal Telefones: +55 (61) 3274-1013

Alameda Shopping CSB 02 Lotes 01 a 04 Loja PM-12 – Piso da Moda - Taguatinga Sul / Distrito Federal Telefones: +55 (61) 3351-4002

Pátio Brasil Shopping SCS Qd. 07 Bloco A Loja 1T, Térreo Parte Loja T062 - Asa Sul / Distrito Federal Telefones: +55 (61) 3322-9585

Asa Norte SHC/Norte Comércio Local Qd. 303 Bloco C Loja 18 e 20 Térreo - Asa Norte / Distrito Federal Telefones: +55 (61) 3326-7385

Conjunto Nacional SDN Conjunto A, Shopping Conjunto Nacional, Loja T-78 - 1º Piso - Brasília / Distrito Federal Telefones: +55 (61) 3326-0649

Asa Sul SHC/Sul CL Qd. 305 Bloco C Loja 27 - Asa Sul / Distrito Federal Telefones: +55 (61) 3244-5666

Taguacenter CSG 01 Lote 18 Loja 01 - Taguatinga Norte (Taguacenter) / Distrito Federal Telefones: +55 (61) 3355-1651

Ceilândia Centro QNM 01 Conj. F Lote 01 Loja 01 - Ceilândia Centro / Distrito Federal Telefones: +55 (61) 3371-1760

São Luís / Maranhão Av. Jerônimo de Albuquerque 42, COHAB ANIL I, São Luís / Maranhão Telefones: +55 (61) 3322-9585


pedro Gordilho 30

MarĂ­a FĂŠlix fotografada por Lord Snowdon em Deauville (1981), usando o colar Crocodilos e outras joias


MAISON CARTIER Joalheiro dos reis e rei dos joalheiros Fotos: Divulgação

pedro Gordilho

C

onsagrar uma exposição do Grand Palais a uma empresa importante em plena atividade não é habitual. Mas foi o que aconteceu favorecendo a Cartier. Vários fatores contribuíram para que a exposição se realizasse concretamente: uma matéria excepcional, cuja história não é bem conhecida, a despeito da celebridade do nome, a reunião de um número considerável de pessoas interessadas em realizá-la, a convicção por parte dos comissários organizadores de encontrar nesse assunto a ocasião para praticar o exercício de um gênero novo, como o Grand Palais atualmente o permite, cruzando caminhos e elastecendo o campo da história da arte. Destinada a ilustrar a evolução histórica e artística da Maison, a coleção apresentada reuniu mais de mil e quinhentas peças, com uma divisão equânime entre joias, objetos preciosos e relógios. As compras realizadas, depois dos anos oitenta, ainda permitiram à Cartier reencontrar joias compradas e usadas por algumas das personalidades mais irradiantes de sua história, desde o Marajá de Patiala até a grande atriz mexicana Maria Félix, passando pelas cabeças coroadas e várias estrelas de Hollywood. No espaço monumental do Salon D’Honneur, joias variadas, relógios fabricados a partir de pedras preciosas, fazem uma entrada flamejante no campo da história da arte. A exposição fez homenagem à virtuosidade dos Ateliers Cartier, contando a história da Maison depois de sua criação em 1847 até os anos 1970, traçando mais de um século de excelência, de ambição estética e marcadamente de inovações técnicas. Se o nome já era célebre, a aventura humana e artística que está na origem do prestígio continuava mal conhecida. A exposição mostra que foi a Cartier, já no começo do século XX, que fez reviver a essência do século XVIII e de seus refinamentos, através do famoso estilo guirlande (significa grinalda). Fica claro, ainda, que Cartier adota muito cedo as linhas modernas, prefigurando a arte déco. Cartier contribui decisivamente para a revolução Broche - Pince Panthère (1949)

31


pedro Gordilho

Colar Serpente – Encomendada por Maria Félix, platina, ouro branco e ouro amarelo, 2.473 diamantes, esmeraldas, esmalte verde, vermelho e negro

32

Broche – Papagaio (1943)

das formas e dos motivos da linguagem da joalheria clássica, trabalhando com fontes de inspiração exóticas, naturalistas ou animalistas. Um desenvolvimento, respeitando o curso do tempo e uma renovação permanente. Tudo isso sobre uma base de princípios intocáveis que

forjaram a identidade da Maison e uma assinatura fidedignas, como as dos pintores, dos músicos ou dos fotógrafos. As peças reunidas na exposição vieram acompanhadas de numerosos testemunhos de sua época: vestidos, assessórios, quadros, óleo sobre tela, aos quais adicio-

naram-se vários desenhos preparatórios e documentos de arquivos, permitindo o conhecimento da fase embrionária da criação. Esse projeto inédito, a maior exposição dedicada à famosa Casa, nasceu do encontro de dois mundos, uma diversidade também inédita: o mundo dos museus e o mundo da joalheria, ao tempo em que oferece um novo olhar sobre essas peças históricas. Não era, por certo, a promoção de uma marca. Em nenhum momento se percebeu essa intenção no curso da exposição. O que se viu foi a análise aprofundada de um estilo, de uma época, por uma equipe de conservadores do patrimônio e históriadores da arte. A área reservada à atriz mexicana Maria Félix (1914 – 2002) merece um registro particular. A atriz, que é muito conhecida na França pelos filmes que protagonizou com Jean Renoir (French Cancan, 1955) ou Luis Buñuel (La Fiévre, 1959), levou uma vida faustosa, entre o México e a Europa. Residiu em Paris uma parte do ano, possuindo um apartamento inteiramente mobiliado segundo o estilo Napoleão III: poltronas capitonadas e lacas negras, num décor eclético que a atriz considerava a quintessência do gosto francês. Opulência e riqueza, enfeitadas com sua preciosa coleção de objetos, de móveis e de bibelots. Esse gosto de luxo extravagante se perce-


Pássaro Livre (1944)

be na coleção de joias, cujas peças mais apuradas foram realizadas, segundo suas encomendas, pela Maison Cartier. Fruto de um ano de intenso trabalho, o colar serpente, encomendado por Maria Félix em 1968, é uma das peças mais espetaculares jamais criadas pela Maison. A estrutura articulada dessa joia é uma verdadeira proeza técnica, que tira o melhor proveito das qualidades da platina, combinada com ouro branco e ouro amarelo. Constituída de 2.473 diamantes, a superfície trabalha com a luz à maneira da pele de uma serpente bem viva, enquanto que a parte invisível é um prodígio de harmonia, usando habilmente esmalte verde, vermelho e negro. Seu amor pelos répteis leva Maria Félix a encomendar um outro pedido espeta-

Três colares – Rubis, pérolas e diamantes (1931) cular, seja pela sua natureza, seja pelas circunstancias que o envolvem: segundo uma lenda frequente, ela teria trazido à Rue de la Paix um bebê crocodilo vivo, a titulo de modelo, para os desenhistas da Cartier. Que essa anedota seja confirmada, ou que não seja confirmada, o colar Crocodilos, que resultou deste pedido, é um outro prodígio de engenhosidade. Inteiramente articulado, podendo ser usado separadamente ou privado de suas garras, perigosas para a pele delicada de sua proprietária, já que estão reunidas no colar

os dois crocodilos cobertos de diamantes, um deles, e de esmeraldas, o outro. O que os organizadores almejaram eles lograram obter: tornar palpável, inteligível talvez, a abundância de um história magnífica, na qual se cruzaram grandes eventos, personalidades fortes e material de sonho, um mundo muito particular – hoje já fora do cenário, pertencendo apenas à História –, que inspirou aos criadores, artistas e artesãos da Maison, objetos alcançando frequentemente o excelso, o grandioso, o sublime.

pedro Gordilho

Broche (1907)

33


Ambientes

Dormind

34


do feliz N

ada como um quarto totalmente pensado para você, com suas necessidades e estilo. Essa é a ideia de uma mostra recém inaugurada na capital. Nesta matéria vamos conhecer três quartos dessa mostra com propostas bem distintas. Quem sabe você se identifica com alguma?

Ambientes

Texto e fotos: Clausem Bonifácio

35


Ambientes

Jovem sofisticada

36

Esse quarto, criado pela arquiteta Larissa Dias, foi idealizado para uma jovem sofisticada, antenada com as tendências e com gosto refinado. Os contrates dos elementos para que se destaquem foram empregados na escolha dos materiais e mobiliário. Ao mesmo tempo em que foram usados conceitos modernos como a “caixa de madeira” (piso, paredes e tetos revestidos com piso vinílico amadeirado), os móveis têm aspecto mais antigo, como é o caso da penteadeira e da escrivaninha. O quarto foi criado para ser contemporâneo e mostrar a mistura das tendências. O destaque fica por conta da estante especialmente idealizada para colocar fotografias das viagens da jovem.


Esse quarto assinado pela Duetto Arquitetura, das arquitetas Cristina Campos e Mariana Lombardi, foi pensado para um Pequeno Príncipe, em homenagem ao personagem do livro de Antoine de Saint-Exupéry. O mobiliário tem tons de azul claro e enxoval com tecidos coordenados nas cores azul e cinza. A cômoda amarela serve de trocador e traz charme e cor ao quarto de tons neutros. As paredes têm revestimento de cimentício (Eclypse, da Castelatto) com desenhos de bolas que fazem alusão ao mundo lúdico do Príncipe. O berço tem cabeceira marcada pelo pórtico em “L” revestido de papel de parede tipo madeira. O piso tem tapete de bolinhas da Avanti. O pendente trabalhado completa o clima com suntuosidade. Os objetos compõem em sintonia com o personagem tema.

Ambientes

Pequeno PrínciPe

37


Ambientes

casal contemPorâneo

38

Esse quarto de casal, criado pela arquiteta e urbanista Bárbara Paiva, possui tecidos, papéis de parede, cortinas e móveis de madeira, que foram escolhidos cuidadosamente pela profissional. “Esses materiais conferem uma maior sensação de aconchego e valorizam itens essenciais, como a cama, criados, cômoda e poltrona”, explica a profissional. “A minha intenção foi criar um espaço aconchegante, mas ao mesmo tempo contemporâneo. O ponto de partida foi a cabeceira da cama, formada por um painel em madeira com iluminação embutida e revestida de tecido no tom bege”, explica a arquiteta.



EL NEGRO LAGO SUL O melhor restaurante do segmento em Brasília abre filial na QI 17

capa

A 40

união de forças e o talento dos empresários João Clerot, Floriano Dutra Neto e do chef Marcello Piucco provou ser um sucesso no ramo gastronômico da Capital Federal. Prova disso é a abertura, a partir de 4 de outubro, do El Negro Lago, no edifício Fashion Park, na QI 17 no Lago Sul. Essa será a segunda unidade do restaurante referência em carnes premium em Brasília, vencedor do Prêmio Veja Brasília Comer&Beber 2014 – categoria Melhor Carne.

E o projeto de expansão dos negócios está só começando. “Nos próximos dez anos, abriremos mais cinco casas, incluindo uma em Miami, onde já começamos a procurar o local ideal”, revela João Clerot. “Abrir o El Negro Lago era um sonho nosso. Estávamos apenas esperando o ponto mais apropriado. Quando a oportunidade surgiu, não pensamos duas vezes. Tenho certeza que fizemos a escolha certa e que essa casa também vai ser um sucesso, como a da 413 Norte”, conta Floriano.


Os proprietários Floriano, Marcello e Jõao

ca ele. Mas vale um aviso: nem mesmo os mais obstinados vão resistir à hora da sobremesa. Será difícil não provar a Trilogia El Negro – um mix sensacional de mousse de chocolate, panquequinha de doce de leite, flan de doce de leite com calda de vinho tinto e sorvete de creme – só para citar um exemplo. O projeto de decoração do El Negro Lago ficou a cargo da MAAI Arquitetura, que usou o concreto cinza, madeiras, ferragens negras, o vermelho nos estofados e muito cobre nas portas, coifa e parrilha, criando um ambiente sofisticado e, ao mesmo tempo, despojado e agradável.

“Usamos também uma pedra rústica, o quartzito, e criamos uma área estofada que amplia ainda mais a sensação de aconchego que é uma característica da casa”, observou a arquiteta Isabel Veiga.

El Negro Lago SHIS QI 17 – edifício Fashion Park – (61) 3365-1292 El Negro SCLN 413 bloco C – (61) 3041-8775

capa

O espaço em estilo portenho traz novidades como o Kobe bife e novos cortes típicos da Argentina, como a entraña. O restaurante também mantém o cardápio da matriz, na 413 Norte, com destaque especial para o Ancho Premium, as saborosas linguiças artesanais e o matambre acompanhado de chimichurri. Além dos acompanhamentos já tradicionais, como as papas El Negro e a farofa de ovos, Marcello Piucco propõe uma variedade de saladas deliciosas. “A ideia é trazer para os brasilienses uma seleção de carnes exclusivas, além de guarnições diferenciadas, com um toque do chef”, expli-

41


Hotéis ‘flutuantes’

turismo

pelo mundo

42

Intercontinental Bora Bora Resort and Thalasso Spa


Pela Redação – Fotos: Divulgação

P

ara aquelas pessoas que usam as férias para esquecer do mundo e se isolar no meio do nada, há opções de sobra em hotéis sobre a água em lugares paradisíacos. O www.trivago.com.br, maior comparador de preços de hotéis do mundo, preparou uma lista com um Top 15 dos hotéis “flutuantes”. Escolhidos a dedo, os hotéis se situam em alguns dos destinos mais paradisíacos do mundo, como em um atol de corais na Polinésia Francesa, na beira de um rio na Tailândia ou até mesmo nas Maldivas, onde um hotel flutuante possui um restaurante subaquático com paredes de vidro.

Tikehau Pearl Beach Resort – Tikehau (Polinésia Francesa)

turismo

Esse paraíso do Pacífico fica em Tikehau, um atol de corais na Polinésia Francesa. O resort Tikehau Pearl Beach possui 24 suítes e bangalôs sobre a água, além de 13 praias em uma bela ilha privada. O resort oferece massagens tradicionais da Polinésia à base de ingredientes locais, aulas de danças nativas e aulas de culinária típica das ilhas com o chef do hotel. Além disso, ainda é possível eternizar sua memória das ilhas fazendo uma tatuagem polinésia com um tatuador nativo da ilha.

43


Float House River Kwai – Kanchanaburi (Tailândia)

Composto por 18 elegantes chalés na beira do Rio Kwai, na província tailandesa de Kanchanaburi, o Float House é um dos hotéis mais exóticos entre os “hotéis flutuantes” pelo mundo. Todos os chalés foram construídos com bambu e a tradicional madeira chamada teak. Levantado ao pé de uma floresta tropical, o hotel propicia aos hóspedes experiências inesquecíveis de contato com a natureza e os animais, como passeio com elefantes ou canoagem rio abaixo.

turismo

Conrad Maldives Rangali Island – Ilha Rangali (Maldivas)

44

Para os que estiverem em busca de uma experiência de luxo em termos de estadia, uma passagem pelas Maldivas é essencial. Ainda mais se for no Conrad Rangali, um resort espalhado por duas ilhas e que oferece bangalôs à beira da praia e também sobre a água. O resort é melhor conhecido por abrigar o primeiro restaurante subaquático do mundo, com paredes de vidro. Ou seja: lá de dentro, é possível apreciar um bom almoço observando os peixes do lado de fora.


Likuliku Lagoon Resort – Mamanuca Archipelago (Fiji)

Escondidos no arquipélago Mamanuca, próximo de Nadi, em Fiji, encontram-se os bangalôs do Likuliku Lagoon Resort. Os bangalôs foram erguidos com materiais naturais da região e o design do resort reflete a arquitetura do arquipélago. Com tratamentos à base de produtos naturais da ilha no spa do hotel e passeios de jet-esqui pela ilha de Modriki, onde o filme O Náufrago foi filmado, o hotel oferece atrações para todos os gostos.

Intercontinental Moorea Resort and Spa – Moorea (Polinésia Francesa)

turismo

O Intercontinental Moorea Resort Spa fica na Polinésia Francesa – entre um conjunto de montanhas e uma lagoa tropical – e possui 144 quartos e bangalôs espalhados por deques que interligam todas as dependências do resort. Os hóspedes podem usufruir de atividades como andar de caiaque, mergulho e até nadar com golfinhos. No entanto, para os que procurarem por férias mais relaxadas, há também a possibilidade de receber tratamentos no Hélène`s spa ou de experimentar os coquetéis do bar molhado da piscina infinita do hotel.

45


Punta Caracol Acqua Lodge – Bocas del Toro (Panamá)

Em pleno mar do Caribe está o Punta Caracol Acqua Lodge, um hotel formado por nove cabanas flutuantes que se conectam por meio de um longo deque em Bocas del Toro, no Panamá. O hotel oferece excursões rápidas a ilhas indígenas, praias remotas da região, trilhas pela floresta tropical e até pescarias com locais, que é por sinal uma das atividades mais procuradas pelos turistas.

turismo

Gili Lankanfushi – North Malé Atoll (Maldivas)

46

O hotel cinco estrelas Gili Lankanfushi fica na isolada ilha de corais Lankanfushi, próxima de Malé – capital do país. A relaxada atmosfera do hotel possibilita que os hóspedes se desliguem completamente da correria do dia-a-dia e desfrutem da paisagem ao redor. O resort possui 45 bangalôs sobre a água com jardins e deques para banho de sol privados. Alguns dos bangalôs só podem, inclusive, ser alcançados por meio de barcos – situação perfeita para aqueles que exigem privacidade total.


Berjaya Resort – Langkawi (Malásia)

O resort Berjaya Langkawi, na Malásia, está disposto em 28 hectares de floresta tropical e águas cristalinas do mar Andamão, no Oceano Índico. O resort possui 50 quartos que estão sobre a água ou cravados no meio da floresta. Todos, porém, com sacadas privadas. Para os esportistas, há atividades como tênis, pescaria, mergulho e windsurf. Hóspedes que buscam um pouco mais de tranquilidade podem usufruir do spa e aproveitar os nove bares e restaurantes do estabelecimento.

Os bangalôs do Le Méridien, em Bora Bora, são perfeitos para hóspedes que desejam se ambientar perfeitamente na atmosfera polinésia, possuindo seis tipos de acomodação – todas foram reformadas recentemente. Os hóspedes podem escolher entre bangalôs com piscinas infinitas, piso de vidro ou terraços privados. Quem ainda quiser, pode visitar lagoas privadas e um verdadeiro santuário de tartarugas.

turismo

Le Méridien – Bora Bora (Polinésia Francesa)

47


nutrição

Perigo em

48


em casa A falta de higiene e a conservação inadequada dos alimentos são alguns dos principais causadores da contaminação alimentar Por Yasmin Almeida – Fotos: Divulgação

nutrição

C

omer em casa pode ser tão perigoso quanto comer em um local onde a comida tem procedência duvidosa. O manuseio incorreto e a conservação inadequada dos alimentos são responsáveis por cerca de 13 mil pessoas diagnosticadas com contaminação alimentar todos os anos e, segundo o Ministério da Saúde, 45% das contaminações ocorrem dentro de casa. Por isso, a população precisa atentar-se aos cuidados de higiene e à temperatura de armazenagem dos alimentos. Preparar as refeições com as mãos limpas, lavar bem os alimentos, congelar e descongelar da forma correta, não deixá-los fora da temperatura ideal e observar sempre as validades são alguns dos procedimentos que devemos seguir para manter nossa segurança alimentar. Segundo a nutricionista Priscilla Baracat, para manter um alimento seguro e com uma qualidade boa, é preciso ter o controle de todo o processo do alimento, desde a colheita até o pós preparo. “A manutenção da limpeza é essencial, assim como a separação de alimentos crus e cozidos, o cozimento completo dos alimentos, a segurança em relação às temperaturas de armazenamento, cozimento e refrigeração e o uso de água e matéria prima de boa procedência e segura”, orienta. Não seguir esses procedimentos ou realizá-los de forma incorreta pode levar à contaminação do que você está ingerindo. Essa contaminação alimentar ocorre devido à presença de microrganismos como bactérias, fungos, leveduras, vírus, entre outros, que muitas vezes causam mau cheiro, sabor ruim e modificam a aparência natural dos alimentos. Em alguns casos, o alimento pode estar contaminado, mas sem modificações perceptíveis, o que é ainda mais perigoso. O infectologista Manuel Palácios explica que a contaminação por alimentos pode ocorrer em caso de má higiene das mãos ao preparar as refeições, por contato dos alimentos com secreções de pessoas ou animais contaminados e por água contaminada. Além disso, pode ocorrer quando o produto encontra-se com a embalagem aberta e é consumido após o prazo de utilização. Outro caso comum de contaminação é por refrigeração ou aquecimento inadequado de um alimento. A proliferação de bactérias ocorre, nesse caso, devido à sensibilidade dos microorganismos às diferenças de temperaturas. Temperaturas abaixo de 4º e acima de 60º impedem o crescimento, mas em condições ideais, uma única bactéria pode se multiplicar em 130 mil em apenas seis horas.

49


nutrição

O especialista ainda alerta sobre os perigos da contaminação alimentar. “Várias doenças, como gastroenterites, cólera, parasitoses intestinais, doenças virais como a rotavirose, enterovirose e hepatite A, e ainda doenças mais graves, como o botulismo e a leptospirose, podem surgir da ingestão de alimentos contaminados”, explica Manuel Palácios.

50

Prevenção Para se prevenir das contaminações e doenças, é preciso primeiro adquirir melhores hábitos e ter consciência dos problemas que estão envolvidos na falta de cuidados com os alimentos. A dentista Netinha Pousa, por exemplo, sempre cuidou de sua segurança alimentar, mas depois que sua neta nasceu, começou a se preocupar ainda mais e redobrou a atenção com os alimentos. Para se informar mais sobre o assunto, a dentista conta que já realizou um curso sobre os cuidados que se deve ter ao preparar uma refeição. E ainda reforça: “Tenho consciência de que uma má segurança alimentar pode acarretar vários problemas de saúde e por isso fico atenta. Acho que boa parte das doenças vem do consumo de alimentos e água de má qualidade”. Sobre os cuidados, no que diz respeito à higienização, é indicado lavar sempre as mãos antes de preparar qualquer refeição e armazenar os mantimentos em lugar limpo, seco e a uma altura que impeça contato com animais. É preciso retirar a sujeira das hortaliças e verduras utilizando água corrente, e, ao contrário do que muito pensam, os alimentos não devem ficar de molho no vinagre, pois não é suficiente para matar os microorganismos. As soluções à base de cloro são as mais indicadas e podem também ser substituídas por água sanitária, desde que o rótulo recomende esse uso. A proporção recomendada pelo Ministério da Saúde é uma colher de sopa de água sanitária para 1 litro de água. Outra preocupação que se deve ter é com a forma correta de congelamento dos alimentos. A nutricionista explica que é preciso congelar tudo absolutamente frio e retirar todo a ar das embalagens. Sobre alguns alimentos, Priscilla dá algumas dicas. No caso dos feijões e

afins, deve-se cobrir com água ou caldo de cozimento sem chegar à borda, para deixar o espaço para a dilatação; no caso de carnes assadas, pode-se congelar inteira ou fatiada; e em caso de massas cozidas, deve-se congelar com bastante molho ou passadas na manteiga. Além disso, alimentos como vegetais crus, ovo cozido, gema crua, clara cozida ou em neve, ave recheada, maionese, pudins ou cremes que tenham leite ou ovos, gelatina pura e preparações com amido de milho, não devem ser congelados. Um procedimento que muitas vezes é realizado da forma errada é o descongelamento. “Para descongelar adequadamente os alimentos, é preciso retirá-los do freezer com 24 horas de antecedência, ou

“Tenho a consciência de que uma má segurança alimentar pode acarretar vários problemas”, diz Netinha Pousa

48 horas, no caso de peças grandes, e colocá-los no refrigerador. Além disso, não é indicado descongelar o alimento diretamente em água corrente ou à temperatura ambiente, pois corre o risco de prejudicar a sua qualidade”, alerta a nutricionista. Outro fator que é preciso observar é a durabilidade de certos alimentos na geladeira. Alguns alimentos duram poucos dias, mesmo sob refrigeração. Carnes moídas, caldos, molhos de carne, frango inteiro, peru, peixe fresco ou defumado e frutos do mar duram no máximo dois dias na geladeira, por exemplo. Manter alimentos sem refrigeração adequada pode trazer um perigo maior ainda. Cada tipo de comida tem um tempo determinado de conservação. O salame e o presunto só podem ficar 30 minutos fora da geladeira, já os queijos até 2 horas, as frutas fatiadas até 1 hora, os sucos até 30 minutos e um almoço até 2 horas. Netinha conta que o tempo que os alimentos ficam sem refrigeração é uma grande preocupação sua. “Soube que, se os alimentos preparados forem deixados fora da geladeira por mais de duas horas, é normal aparecer bactérias e o desenvolvimento delas pode causar contaminações, tanto em mim quanto na minha família”, afirma a dentista. É importante destacar que é necessário estar atento a não só um, mas a todos os procedimentos e recomendações dos especialistas. Os cuidados mencionados são essenciais para evitar eventuais problemas de saúde.



52

gastronomia


Por Adriana Nasser – Fotos: Divulgação

C

omer fora com crianças nem sempre é uma tarefa simples. Mas não se desespere! Levar a molecada para os restaurantes pode ser mais tranquilo do que parece. Alguns estabelecimentos da cidade, além de pratos criados exclusivamente para os pequenos, também possuem espaços com brinquedos e atividades lúdicas. O Bier Fass Lago, para agradar a garotada, traz no menu opções de escalope de filet ao molho madeira ou filet de frango

grelhado, servido com arroz, batatas fritas e legumes. Além disso, a garotada tem um parquinho à disposição para se divertir antes ou depois do almoço chegar e que funciona todos os dias, com monitoras às quintas e sextas-feiras. Para os pais que curtem uma carne suculenta, opções não faltam. Várias casas de parilla da cidade oferecem menu kids. No El Negro, tem Filé mignon com espaguete ao molho de tomate ou Burger caseiro com arroz e fritas. No Toro tem Piazito, que é um hambúrguer que vem com arroz e fritas, ou o Franguinho da Gurizada, peito de frango grelhado com espaguete ao sugo.

gastronomia

Diversão garantida para as crianças na hora de comer fora

53


Foto: Raphael Vieira

Parrilla Madrid

gastronomia

El Negro

54

Taypá

No Rubaiyat, a dica fica por conta do Bifinho de filé mignon com batata souflée. Mas tem ainda Franguinho com batatas souflée, Penne com molho branco, manteiga ou sugo e também hambúrguer. Outra casa de carnes que possui opção de pratos para os pequenos é o Parrilla Madrid. Lá eles vão se divetir com o Filézinho, com arroz, farofa e batata. O melhor de tudo é que o El Negro, o Rubayat e o Parrilla Madrid, além do menu infantil, possuem parquinho ou brinquedoteca para as crianças brincarem, mas sempre ao alcance dos olhos paternos. E quem pensa que os restaurantes contemporâneos não oferecem opções de prato infantil, se engana. No Limoncello Ristorante tem Fettuccine com filé de frango ou com filé mignon. No Taypá, eles podem escolher entre filé mignon, frango ou peixe, acompanhado de arroz e fritas. O Santé 13 tem três opções, entre elas o Espaguete com molho com creme de queijo, que faz o maior sucesso! E para os que curtem comida vegana ou mais “natureba” desde cedo, o Bhumi Cozinha Orgânica e Saudável tem Espaguete orgânico ao molho de tomates frescos, além de Estrogonofe orgânico, que pode ser de frango ou carne, ambos servidos com arroz integral orgânico e batata bolinha salteada.


CONFiRa TaMBéM O quE TEM dE BOM POR aí: Pinella – O Pinella, sucesso na 408 Norte desde 2011, está cheio de novidades no menu. A casa, que tem um ambiente pra lá de descolado e aconchegante, recheou o cardápio com deliciosas inovações. Os clientes podem degustar petiscos gourmets, caldos e sanduíches, todos com nomes de mulheres, como o Gláucia, iscas de frango empanadas com gergelim e servidas com molho curry. Ah! Para adoçar a boca, mais nomes femininos. As novas sobremesas, Valéria, uma torta de limão com suspiros, e Carmella, panqueca de doce de leite com sorvete de creme, estão fazendo o maior sucesso. Dá um pulo lá, pra ver se tem algum prato com seu nome! Chefs nos Eixos – Dia 19 de outubro, domingo, acontece o primeiro Chefs nos Eixos, um evento de gastronomia que vai dar o que falar! O projeto acontecerá nas ruas da cidade e vai levar mais de 50 chefs para o Eixão Sul, das 10h às 17h, com opções de comida a R$10, R$15 e R$20. Na edição seguinte, marcada para janeiro, será a vez do Eixão Norte receber o projeto.

California Coffee – Quem também tem novidades é o Coffee Shop em estilo americano do Terraço, que lançou cardápio novo recheado de delícias. A franquia brasiliense vai completar 5 anos e incluiu saladas, wraps doces e salgados no menu para comemorar a data. Todos inspirados nos nomes das cidades, praias, pontos turísticos ou times esportivos da Califórnia.

Bsb Grill – A casa vai completar 16 anos e vai comemorar com festival e promoções. Durante todo o mês de outubro,exceto no período da Lei Seca, o Bsb Grill vai oferecer dose dupla de chopp e de caipiroscas. Além disso, haverá sorteios de kits gourmets e sempre uma surpresa no menu.

Nosso Café – Agora a casa comandada pelo talentoso chef Alexandre Albanese abre de tarde para chá, lanches e cafés. É isso mesmo. O Nossa Cozinha, que fica na 402 Norte, passa a servir delícias no Bistrô das 15h até às 18:30. Se passar por lá, não deixe de provar o Red Velvet e nem a apple pie. Aliás, não deixe de provar também o cinammon roll, os fudges brownies, os molhos preparados na casa, os pães, as quiches... Tudo delicioso!

gastronomia

Na Kombi – Ao completar 16 anos, o famoso sushi de São Paulo, abriu franquia em Brasília, bem na 404 Sul. No cardápio, os “Kombinados” de sushi e sashimi são o destaque. Destaque para o balcão em formato de Kombi, que remete ao início da história do restaurante. Os preços são indicados pela cor dos pratos.

55


56

Dia Das crianรงas


De volta às brincadeiras tradicionais Com o aumento do uso de aparelhos eletrônicos por crianças, especialistas indicam o equilíbrio com outros tipos de atividades Por Yasmin Almeida – Fotos: André Zimmerer e divulgação

volvimento da linguagem, da fala, da cognição e da interação uso excessivo de aparelhos eletrônicos por crianças com o outro. É importante que os pais fiquem atentos ao uso e ao comvem se tornando cada vez mais comum, e é raro encontrar uma criança que troque o tablet por um jogo portamento dos filhos na ausência dos aparelhos. Segundo o de tabuleiro, por exemplo. As tecnologias vieram psicólogo Valmor Borges, alguns dos indícios de uso inadequado são: isolamento no quarto e aupara transformar as formas de se comusência de comunicação com as pessoas nicar, de trabalhar, de aprender e tampróximas, se recusar a sair de perto dos bém de brincar das crianças, mas como seus equipamentos eletrônicos ou essaber até onde isso é saudável? conder o tempo que gasta com eles, irriA psicóloga infantil Cinthia Camimutação e mudança de humor quando está ra acredita que o uso deve ser equilibrasem internet ou sem o seus aparelhos. do. “As crianças que utilizam de forma Além disso, a falta de apetite, insônia exagerada podem ter maior dificuldade e mudanças de humor também podem no autocontrole emocional, ficam mais estar associadas ao excesso. irritadas e agitadas. Além disso, acaba O isolamento e a falta de interação com aumentando a chance de desenvolver os outros acaba causando um prejuízo no um padrão de comportamento depresritmo do desenvolvimento da criança. sivo”, alerta. A profissional ainda men“Os pais muitas vezes dão o celular ou ciona que tem casos de crianças que, ao tablet na mão do filho pra que ele fique ficar sem os aparelhos, têm verdadeiros quieto, gostam que não tenham outras acessos de fúria com efeitos emocionais crianças em volta, porque não querem a e fisiológicos semelhantes aos de um bagunça e o barulho. Uma criança que dependente químico que está em abstinão brinca, não faz barulho, não tem aminência da substância em que é viciado. gos, não é uma criança ‘tranquila’, é uma O excesso de aparelhos eletrônicos tamcriança com problemas”, garante Cinthia. bém pode causar dificuldades no desenArvorismo no hotel fazenda Mestre D´Armas

Dia Das crianças

O

57


Foto: KindyROO

Dicas de atividades para o Dia das Crianças Piquenique no Jardim Botânico O Jardim Botânico é um dos locais com maior diversidade de flora de Brasília e ainda possui uma área destinada à prática de piqueniques. É um ótimo ambiente para crianças. O horário de funcionamento é das 9h às 17h, de terça a domingo. Hotéis fazenda Hotéis fazenda também são ótimas opções para o dia 12 de outubro. O Mestre D’Armas e o Paraíso dos Sonhos estão com várias programações especiais, como a famosa festa do pijama, as divertidas pinturas de rosto, os passeios a cavalo, as sala de jogos e os esportes aquáticos. Outra atividade interessante é que as crianças também poderão retirar o leite da vaca e consumi-lo depois.

Dia Das crianças 58

Entretanto, a questão não é proibir os eletrônicos, e sim incentivar o uso de maneira adequada e positiva. É interessante também que as crianças criem interesse por atividades mais interativas, como brincadeiras de rua, jogos de tabuleiro, massinha de modelar, entre outras. Para isso, a psicóloga orienta: “Os pais precisam parar para brincar com os filhos, passar mais tempo com eles. No final de semana, muitos ficam cuidando das suas próprias coisas e não pensam em levar os filhos pra soltar pipa, fazer um piquinique, jogar bola, tomar banho de mangueira”. Mãe de duas meninas, Mariana Kramp resolveu minimizar o contato das filhas com os aparelhos eletrônicos desde cedo e mostrar outros tipos de brincadeiras. “Claro que é complicado às vezes, pois as brincadeiras sem eletrônicos e ao ar livre exigem muito mais disponibilidade dos adultos. Mas garanto que é muito recompensador”, afirma. Sobre os benefícios, além do desenvolvimento motor, as meninas aprenderam a falar e desenvolveram um vasto vocabulário cedo, possuem um bom foco de atenção, compreendem sequências aritméticas, cores e têm uma boa socialização. Além de tudo, são crianças calmas e dormem bem.

Foto: KindyROO

Pietra, filha de Mariana Kramp, na academia para bebês e crianças KindyROO

Restaurantes com parque infantil ou brinquedoteca Alguns restaurantes em Brasília oferecem atividades diferenciadas para as crianças, como o Recanto do Camarão, que oferece brinquedoteca completa e mesa para desenho com monitores, o Baby Beef Rubayat, que oferece brinquedoteca, o Rancho Canabrava, que oferece parque infantil, passeio a cavalo e de charrete, arvorismo, trilhas e animais de fazenda, o Bangalô Galeteria, que oferece espaço kids com monitora para crianças de várias idades, o El Negro, que oferece parque infantil na área externa e o Mangai, que oferece fraldário e playground de plástico. Atividades em shoppings

Anita, filha de Mariana Kramp, na academia para bebês e crianças KindyROO A volta das brincadeiras antigas Já pensou em proporcionar para o seu filho o resgate das tradicionais brincadeiras antigas? Atividades como jogos de rua, pular corda, elástico, amarelinha, dama, xadrez e jogos de tabuleiro trazem diversos benefícios para a criança.

Outra opção são as atividades em shoppings. O Alameda Shopping e o Pier 21 estão com uma programação especial para o Dia das Crianças nos dias 11 e 12. No Alameda, as crianças poderão assistir a espetáculos teatrais e apreciar shows de mágica. Já no Pier, as atrações serão feitas em parceria com a Companhia Athletica e a brinquedoteca Smash Club, com diversas oficinas, na praça Rosa dos Ventos.

São trabalhadas habilidades como o respeito ao próximo, a paciência, habilidades verbais, controle emocional e resolução de problemas, por exemplo. “É importante que a criança deixe o controle do eletrônico para fazer parte do ambiente. Isso traz uma interação com


Alunos do 6º ano do Centro Educacional Sigma

Yana Sheiva, aluna do 6º ano do Centro Educacional Sigma

Carlos ainda frisa a importância da questão da saúde e da integração. “Nos eletrônicos, não há nem movimento corporal nem integração, já as brincadeiras de rua, por exemplo, proporcionam, além da atividade física, a integração com outras crianças”, destaca o profissional. A aluna do 6º ano Júlia Sampaio, 11 anos, conta que antes do projeto não conhecia quase nenhuma das atividades e que fora da escola não opta por essas brincadeiras. Mesmo afirmando gostar muito do jogo “queimada”, a aluna diz preferir os eletrônicos sem pestanejar. “Se eu pudesse, jogaria o dia todo”, garante. Sobre a supervisão dos pais, Júlia conta que existe um tempo determinado para os jogos apenas

nas semanas de prova e que normalmente o uso dos aparelhos é liberado. Com o Dia das Crianças chegando, os pais já começam a pensar em qual presente vão escolher para os filhos. O psicólogo Valmor lembra a importância na hora de presentear os filhos. “Essa hora também é o momento de educar com algo que permita essa criança interagir com outras crianças”, explica. Se os pais presenteiam com um vídeo-game, por exemplo, vão acabar estimulando e incentivando ainda mais o uso. Para quem quer fugir dos eletrônicos, existem algumas opções no mercado, como jogos de tabuleiro, bonecos de ação, bonecas para as meninas, bolas, kit de atividades lúdicas etc.

Dia Das crianças

algo real e vivo, fazendo com que essa criança também seja influenciada pela dinâmica do ambiente e pelas reações das outras crianças”, explica o psicólogo Valmor. O profissional ainda acrescenta que a escola é um excelente lugar para promover e mostrar atividades diferentes. Uma das escolas de Brasília, por exemplo, a unidade da Asa Sul do Centro Educacional Sigma, está desenvolvendo um projeto pedagógico diferenciado. A escola promove para os alunos do Ensino Fundamental 2ª fase e Ensino Médio atividades especiais durante o período das aulas de educação física. Brincadeiras como amarelinha, pular corda, xadrez, dama, jogos de tabuleiro, peteca, soltar pipa, bete e queimada estão entre as atividades propostas. O coordenador da cadeira de educação física, Carlos Roberto Teles, explica que as atividades fazem parte do planejamento pedagógico anual e que são realizadas durante uma semana a cada semestre. Sobre o uso de aparelhos eletrônicos pelas crianças, ele garante que tudo é uma questão de equilibrar o uso. “A criança deve ter um momento determinado para os brinquedos eletrônicos e um momento para outras atividades”, ressalta.

59


60

ELEIÇÕES 2014


Qual a sua dúvida? De quatro em quatro anos vamos às urnas escolher o que julgamos melhor para o país, mas sempre surge aquela perguntinha sem resposta clara

Q

uem nunca se viu cheio de dúvidas em época de eleição? Elas vão desde como avaliar melhor o seu candidato a qual a importância do voto, e, muitas vezes, esse período passa e elas continuam aí, para voltar à tona só daqui a quatro anos, quando teremos eleições novamente. Sempre em sintonia com nossos leitores, nós, da Revista FOCO, selecionamos algumas perguntas que podem não ser as mesmas que as suas, mas que percebemos ser de muitos de nossos leitores. Às vezes são coisas que nem sabíamos que existiam, mas que podem pesar nas nossas escolhas no período eleitoral. Qual a importância do voto? No Brasil, os representantes políticos do povo são eleitos através do voto. Com isso eles ocuparão diversos cargos, como vereadores, prefeitos, deputados estaduais e federais, além de governadores e presidentes da República. O voto universal, ou sufrágio universal, foi instituído desde a Constituição de 1988 para garantir a escolha dos ocupantes desses cargos acima mencionados. Sufrágio universal significa que todo cidadão dentro das normas legais tem direito ao voto. Tal configuração de participação política foi uma vitória no sentido de ampliação dos critérios da democracia representativa no país, já que todos os cidadãos com mais de 16 anos, homens ou mulheres, alfabetizados ou analfabetos, têm direito a escolher seu representante através do voto. Qual a diferença entre voto em branco e voto nulo? E as consequências? A aferição do resultado de uma eleição está prevista na Constituição Federal de 1988 que diz, em seu art. 77, parágrafo 2º, que é eleito o candidato que obtiver a maioria dos votos válidos, excluídos os brancos e os nulos. Ou seja, os votos em branco e os nulos simplesmente não são computados. Segundo a legislação vigente, o voto em branco é aquele em que o eleitor não manifesta preferência por nenhum dos candidatos. Por sua vez, é considerado voto nulo quando o eleitor manifesta sua vontade de anular, digitando na urna eletrônica um número que não

seja correspondente a nenhum candidato ou partido político. O voto nulo é apenas registrado para fins de estatísticas e não é computado como voto válido, ou seja, não vai para nenhum candidato, partido político ou coligação. Como saber se meu candidato é ficha limpa? Mesmo antes da entrada em vigor da Lei Complementar nº 135/2010, mais conhecida como Lei da Ficha Limpa, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já atuava para conscientizar os eleitores acerca da necessidade de escolher melhor os seus candidatos. Além de divulgar na internet dados como certidões criminais, declaração de bens e prestação de contas, o Tribunal firmou parcerias com entidades públicas para desenvolver campanhas voltadas a esclarecer o eleitor sobre a importância do voto. Na internet, à medida em que os candidatos solicitam seus registros à Justiça Eleitoral, o TSE divulga em sua página, por meio do sistema DivulgaCand, todos os dados do candidato. Acessando esse sistema, todas as pessoas conseguem informações detalhadas de seu candidato, como dados pessoais, grau de instrução, proposta de governo, valores gastos com a campanha eleitoral, descrição e valores dos bens que possui e eventuais registros criminais. Existe a possibilidade de um eleitor ser impedido de votar? Quando isso acontece? Sim. Existe a possibilidade de cancelamento do título nos seguintes casos: óbito do eleitor, duplicidade de títulos, perda dos direitos políticos, deixar de votar em três eleições consecutivas, se o município onde o eleitor vota for submetido ao processo de revisão do eleitorado e o eleitor não comparecer ao seu Cartório Eleitoral para a revisão. Se o eleitor tiver seu título cancelado, ele sofrerá alguns impedimentos, tais como inscrever-se em concurso publico, receber vencimentos, remuneração, salário ou proventos, se for servidor ou funcionário público, participar de concorrência pública, obter empréstimo, desde que não se trate de instituição bancária privada, obter passaporte, carteira de identidade e CPF, matricular-se em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo, praticar qualquer ato para o qual se exija quitação do serviço militar ou imposto de renda.

ELEIÇÕES 2014

Por Camila Bocchino – Fotos: Divulgação/TSE

61


O que é o quociente eleitoral? Como isso funciona? Para ser eleito deputado federal ou estadual em outubro, além de obter votos para si, o candidato também depende dos votos que serão dados ao partido ou à coligação a que pertence. Ao contrário dos cargos majoritários, cujo eleito é o mais votado, no caso dos parlamentares, a vitória depende do cálculo do quociente eleitoral e partidário. Para participar da distribuição das vagas na Câmara dos Deputados ou nas Assembleias Legislativas, o partido ou coligação precisa alcançar o quociente eleitoral — resultado da divisão do número de votos válidos no pleito pelo total de lugares a preencher em cada Parlamento. Feito o cálculo do quociente eleitoral, é realizado o cálculo do quociente partidário, que determinará a quantidade de vagas que cada partido ou coligação terá assegurada. Para chegar ao quociente partidário, dividese o número de votos que cada partido/ coligação obteve pelo quociente eleitoral. Quanto mais votos as legendas conseguirem, maior será o número de cargos destinados a elas. Os cargos devem ser preenchidos pelos candidatos mais votados de partido ou coligação, até o número apontado pelo quociente partidário. Como funciona o voto em trânsito? O eleitor que estiver fora do seu domicílio eleitoral no primeiro ou no segundo turno das Eleições 2014 poderá exercer o direito de voto para presidente e vicepresidente da República em seções instaladas para esse fim. A habilitação para o voto em trânsito é realizada mediante a apresentação de documento oficial com

foto e será admitida apenas para os eleitores que estiverem com situação regular no cadastro eleitoral. Uma vez cadastrado nessa modalidade, o eleitor ficará automaticamente apto a votar no local onde informou que estará no dia do pleito, mas será desabilitado para votar na sua seção de origem. Este ano 92 municípios estão cadastrados para aceitar o voto em trânsito. Como funcionará a identificação biométrica? A biometria é um compromisso da Justiça Eleitoral com a melhoria contínua de seu processo e impede que um eleitor se passe por outro, tendo em vista que não há no mundo duas pessoas com digitais iguais. Desde as eleições municipais de 2000, todos os brasileiros escolhem os seus representantes utilizando a urna eletrônica. No entanto, verificou-se que em um procedimento ainda havia a intervenção humana: na identificação do eleitor. Nesse momento, o mesário recebe os documentos do votante, verifica os seus dados, digita o número na urna eletrônica e, se aquele título fizer parte daquela seção e o eleitor não tiver votado ainda, a urna é liberada pelo mesário para que o eleitor vote. Com a adoção da biometria, o processo de votação exclui esta última possibilidade de intervenção humana, pois a urna é liberada para votação quando o leitor biométrico identifica as digitais daquele eleitor e libera a urna para a votação. Com o recurso da biometria, inclui-se mais um mecanismo de garantia de individualização do cadastro eleitoral, impedindo que haja a redundância de registro, ou seja, que duas pessoas sejam registradas com os mesmos dados.


Sinara Oliveira 16 anos de sucesso de sua grife Por David Kreimer – Fotos: David Kreimer

U

ma das maiores e mais admiradas grifes da cidade, Sinara Oliveira ofereceu um belíssimo jantar, no Grand Cru do Lago Sul, no dia 1º de setembro, em homenagem aos 16 anos da criação da sua marca. A empresária recebeu um seleto grupo de clientes e amigas, que, entusiasmadas, admiraram a nova coleção em um belíssimo desfile que circulou durante todo o evento. Foi uma noite alegre, descontraída e cheia de charme, ressaltando o empenho e dedicação de toda a sua equipe em prol do sucesso da sua marca. A Loja Sinara Oliveira, localizada na 309 Norte, possui um espaço moderno e inovador para receber suas clientes com muito conforto com atendimento personalizado e recebe com exclusividade. A loja funciona de segunda a sábado das 9 às 22 horas. É um verdadeiro sucesso. Confira!

Daniella Barreto e Sinara Oliveira

Sinara Oliveira, Tarcilia Melo e Daniella Barreto

A empresaria Sinara Oliveira

Daniela, Thalita Bucar, Sandra Cenci, Tarcilia Melo e Sinara Oliveira

Sinara Oliveira, Lorena Rabelo e Daniella Barreto

Tamisa Barbosa, Dayanne Sá, Daniella, Sinara Oliveira e Leiliane Marreiro

david kreimer

Fabiana Martini e Sinara Oliveira

63


ETIQUETA Por Consuêlo Badra e Silvia Seabra – Ilustrações: Divulgação

etiqueta

1

64

Quantas gravatas devo ter para meu trabalho? A única coisa que deve chamar a atenção numa gravata é o bom gosto. Um terno discreto e seis gravatas diferentes vão permitir uma nova aparência cada dia. Use gravatas com tons alegres, evite as estampadas e chamativas. Camisas claras valorizam o colorido do acessório. O comprimento deve ser longo o suficiente para chegar e parar onde termina o cós da calça. Desfaça o nó sempre que usá-las e guardeas penduradas.


O que é vestir-se com descontração ou formalidade? Teoricamente vivemos em um mundo cada vez mais descontraído e democrático. Daí pensamos que podemos relaxar e nos vestir como nos der na telha. Não. Não é bem assim. Com todo esse excesso de símbolos é preciso saber escolher, fazer uma triagem mesmo, das mais cuidadosas, levando em conta o tipo de imagem que queremos refletir.

5

Posso repetir o mesmo paletó no trabalho? Você poderá repetir o mesmo paletó muitas vezes no trabalho, especialmente em cores escuras como marinho ou preto. Mas não use em dias seguidos. As fibras precisam de 24 horas de descanso para se recuperarem. Conselho: pendure sempre seu paletó para que não amasse.

6

2

Atraso está sendo muito comum no nosso dia a dia profissional. O que fazer? Se houvesse um ranking das atitudes mais desagradáveis no ambiente de trabalho, os atrasos estariam concorrendo seriamente ao título de campeão. A não ser que haja um motivo realmente sério ou um imprevisto, é completamente injustificável atrasar-se em reuniões ou encontros de negócios. A velha mania brasileira de nunca começar nada na hora não deve ser tomada como desculpa. Chegue sempre na hora marcada e, caso não consiga evitar o atraso, ligue avisando e desculpando-se. Saia sempre mais cedo de casa, assim evitará transtornos de trafego e outros. Tempo vale ouro.

3

Como não errar no traje para uma festa? Toda festa de bom tom traz no convite a indicação do traje que se deve usar. Essa é a forma de fazer com que as pessoas se vistam adequadamente à ocasião, evitando os constrangimentos de estar arrumado demais ou de menos para o momento.

Como devo me apresentar para uma semana de férias com minha namorada? Viajar com namorada ou esposa exige algumas regras para que o paraíso não se transforme em tsunami. Muita gente diz que só se conhece alguém realmente durante uma viagem. Se você está saindo em férias acompanhado, preste atenção nos detalhes que acabam facilitando a rotina e o dia a dia de um casal, especialmente no início do relacionamento. Nada de levar uma mala só de sunga e bermudão. As mulheres adoram se vestir bem em qualquer lugar e gostam que seus pares estejam de acordo. Porém, não exagere na produção. Básicos confortáveis, camisas e camisetas com sapatos, chinelos e tênis modernos são suficientes para uma boa imagem de férias. Monte o “figurino férias” com peças versáteis, que combinem e cores coordenadas. De nada adianta levar uma bela bermuda se não tem o que vestir com ela. Como os cosméticos masculinos são em menor quantidade, por questão de gentileza, conserve-os dentro da nécessaire, criando espaço para a companheira. Uma visita ao pedicuro antes das férias é tão fundamental quanto cortar o cabelo. Unhas descuidadas são repugnantes. Carregue roupas íntimas novas. Deixe em

casa as cuecas desbotadas ou com elástico frouxo. Capriche na roupa de dormir. Nada de vestir pijama de bichinhos ou com o símbolo do time que torce.

7

Serei madrinha de casamento, posso usar vestido amarelo? Pode sim, mas escolha um bom tom de amarelo. Vestir amarelo é mais ou menos assim: você pode ficar apenas um ponto amarelo ou tão radiante como o sol. O amarelo ilumina, lembra ouro, mas é uma cor com alto grau de risco quando deslocada para o corpo. Loiras desbotam com amarelo, e quem está acima do peso corre o risco de parecer uma tempestade solar, ainda mais com as roupas volumosas que a moda está propondo. Mas, de um modo geral, a cor é altamente tonificante, ainda mais sobre a pele bronzeada. Um simples toque dessa cor confere um brilho magnífico no visual.

8

Como apresentar um médico a outras pessoas? Apresente primeiro pelo nome, todos têm nome e gostam de serem chamados pelo nome, seja médico, advogado, professor ou magistrado, todos saberão no momento oportuno. Não é de bom tom, na hora da apresentação, deixar o nome em segundo plano.

etiqueta

4

65


12

9

Ao conversar com outra pessoa, qual deve ser a postura do interlocutor? Durante uma conversa, um bom sinal de que você está interessado e prestando atenção no que ouve é inclinar-se ligeiramente para a frente e reagir ao que o outro falar com um leve meneio de cabeça ou um sorriso discreto. Olhar a outra pessoa nos olhos enquanto conversa é sinal de interesse. Mas cuidado para não chegar ao extremo de olhar fixamente, pois isso pode denotar arrogância ou desafio. Todas essas dicas se prestam tanto na vida social como na profissional. Mas há outros detalhes com relação à postura que devem ser observados, veja: Ficar em pé, com as costas retas e o queixo erguido é a própria imagem da autoconfiança e da ambição. As mãos ao longo do corpo — na hora em que você não sabe o que fazer com elas — é atitude que também passa a ideia de elegância e autoridade. Além do mais, é muito melhor do que enfiá-las no bolso. Cruzar os braços sobre o peito pode passar uma imagem defensiva ou de desacordo

10

O que é metrossexual? Metrossexual é um termo originado no final dos anos 90, pela junção das palavras metropolitano e heterossexual, sendo uma gíria para um homem heterossexual, urbano e excessivamente preocupado com a aparência. Logo que o termo surgiu, o jogador David Beckham foi considerado seu símbolo maior. Quem pensa que esta preocupação com a aparência é recente, engana-se. Faz muito tempo que os homens curtem a moda e cuidam-se mais.

etiqueta

11

66

Sou um executivo e não sei como montar um guarda-roupa para o trabalho, o que me é sugerido? Por vezes não existe nem tempo, nem disponibilidade, a um homem, para que ele tenha a capacidade de perceber o que é fundamental num guarda-roupa básico, prático e com

estilo. É realmente necessário começar pelo básico: analise o seu roupeiro e verifique se realmente tem o que necessita. Depois de verificar o que já tem, pegue na lista seguinte e vá às compras. Dependendo de cada peça de roupa, deverá sempre procurar ajustá-la ao seu tipo de corpo. Executivos de empresas de cultura mais tradicional usam gravata no dia a dia; arquitetos, jornalistas etc são mais informais e se vestem com camisa lisa ou listrada, sem gravata, jaqueta em vez de blazer, todas peças de boa qualidade. O mais indicado será contratar uma ajuda de uma consultoria de imagem e estilo, que esclarecerá sobre como se vestir de acordo com seu estilo, mais ou menos formal. E através de livros como Chic Homem, um Manual de Moda e Estilo, da Glória Kalil.

Minha secretária não tem uma boa postura ao atender o telefone, como fazer para que atenda o telefone com bons modos? Ter bons modos ao telefone pode fazer uma diferença enorme na carreira de uma pessoa. Veja a seguir como evitar alguns erros muito comuns, que são cometidos, inclusive, por executivos experientes: Ao atender ao telefone, diga o seu nome, bom dia ou boa tarde e pergunte “em que posso ajudar?”. Evite perguntar “quem fala?”. Só faça essa pergunta se não conseguir identificar quem está falando. Se a pessoa se identificar usando o título de doutor, professor, etc., trate-o pelo título, nunca somente pelo nome. Enquanto estiver falando ao telefone, não faça outras coisas como digitar, mexer com papéis etc. A pessoa do outro lado, com certeza, vai perceber e pode achar que você não está lhe dando a devida atenção. Não coma enquanto estiver ao telefone. Mesmo o som de uma simples bala, chiclete ou pastilha é percebido pelo interlocutor e pode ser interpretado como pouco caso seu. Não tussa, espirre nem assoe o nariz diretamente diante do telefone. Desculpe-se e afaste-se do aparelho por alguns instantes. Se precisar deixar o aparelho por alguns instantes, coloque-o com cuidado sobre a mesa para não fazer barulho. Durante uma reunião na sua sala, se o telefone tocar, peça licença aos demais, atenda e, ao desligar, desculpe-se pela interrupção. Se você recebeu a ligação e precisa de algum tempo para dar uma resposta, comprometa-se a ligar, informando quando e a que horas telefonará. Já se foi você que fez a ligação, e a outra pessoa precisa de um tempo para dar uma resposta, pergunte quando e a que hora você pode voltar a ligar. Sempre que ligar ou atender o telefone, esqueça seus problemas pessoais. Proporcione a sua secretária um treinamento para secretárias.

Contato Silvia Seabra: www.silviaseabra.com.br – Email: silvia@silviaseabra.com.br – (61) 9257-6173



Frutas exóticas Diferentes, saborosas e nutritivas

Pela redação – Fotos: Divulgação

frutas

S

68

abemos que as frutas trazem inúmeros benefícios para a saúde e podemos incluí-las no cardápio de diversas maneiras. As frutas mais comuns, como a banana, laranja, mamão e maçã, são as mais consumidas, mas o que muita gente não sabe é que existem outras frutas que fazem muito bem à saúde e são tão saborosas quanto as tradicionais. Um tanto quanto diferentes, as frutas exóticas estão ganhando cada vez mais o paladar das pessoas por serem ricas em antioxidantes, excelentes para o sistema imunológico, pele, cérebro, entre outros. Hoje vamos trazer alguns exemplos de frutas exóticas e os benefícios que elas podem trazer para a saúde.

Cherimoia Lembra a fruta-do-conde e seu sabor parece com o de tuttifrutti. Rica em vitamina A e fibras, é encontrada com mais facilidade nos países sul-americanos. Predomina o sabor ácido.


Tamarillo Por parecer com um tomate, também é conhecida por tomate japonês ou tomate de árvore. Possui sabor agridoce, sendo rica em vitamina A e componentes que ajudam a regular o colesterol.

noni Tem sabor ácido e possui efeito diurético, eficiente para eliminar as toxinas do organismo. Lembra a graviola e a Cherimoia. Rica principalmente em vitamina C, suas propriedades auxiliam no tratamento de muitas doenças, como certos tipos de cânceres, hipertensão, problemas respiratórios e de estômago.

Camu-Camu É uma das frutas mais poderosas entre as que são poucas conhecidas. Considerado um bom tira-gosto e isca para peixe, possui maior teor de vitamina C que os frutos convencionais. É nativa da Amazônia.

PiTaia Nativa da América do Sul, a Pitaia é também conhecida como fruta-dodragão. É rica em vitaminas A e C e muito eficiente para os problemas de gastrite. É adocicada e deve ser consumida com cautela, pois suas sementes (que não dá pra retirar) têm poder laxante.

Figo da índia Tem sabor adocicado e auxilia na queima de gordura. As fibras presentes no alimento juntam-se ao suco gástrico, formando uma espécie de gelatina que dá sensação de saciedade.

BuriTi-miriTi É rica em vitamina A, cálcio, fósforo e ácidos graxos que combatem o envelhecimento. Fica uma delícia também em forma de sorvete, doce, creme e licor.

Típica da América do Sul, a Granadilla é rica em fitoquímicos que agem na redução do colesterol e uma quantidade significativa de fibras solúveis, importantes no controle do diabetes. É uma espécie de maracujá. Descubra novos sabores e formas de ter uma vida mais saudável com as frutas exóticas!

frutas

granadilla

69


70

jogos


A nova cara do tradicional Por Camila Bocchino – Fotos: André Zimmerer e Divulgação

E

les já foram febre, fonte de diversão em viagens, temas de encontro entre amigos, causaram brigas e boas risadas. Os jogos de tabuleiro estão presentes entre as formas de entretenimento há muito tempo, já tiveram muita força, já foram a única alternativa de diversão e hoje lutam com jogos eletrônicos e outras formas modernas que, algumas vezes, podem utilizá-los como complementos em suas aventuras. Existem vários tipos e formas de jogos de tabuleiro, existem até aqueles que enganam e não parecem nem um pouco com um jogo do tipo. Quem nunca jogou ou ouviu falar de “Imagem e Ação”, “O Jogo da Vida”, “Banco Imobiliário”, “Detetive”? Tem gente que até brinca que quem nunca jogou ao menos um desses jogos “não teve infância”, mas o fato é que, entre clássicos e jogos modernos, as opções voltaram a crescer, assim como a procura por novas alternativas. Essa busca serviu de alavanca para a criação de casas de jogos na cidade. Algumas escondidas, outras já com certa fama, esse tipo de estabelecimento se tornou um refúgio para quem ama juntar um bom grupo e passar horas jogando. “Na época em que abri a Orgutal, em 2011, não existia nenhum estabelecimento como este em Brasília”, explica Luiz Cláudio da Mata, proprietário da Orgutal Casa de Jogos. “A minha ideia era oferecer um lugar em que as pessoas pudessem se reunir para jogar esse tipo de jogo sem se preocupar se estão incomodando ou se é um lugar adequado”, continua Luiz Cláudio. No início esse tipo de estabelecimento sofreu certo preconceito por ser tão diferente dos outros encontrados na cidade. Muitos os comparavam com jogos de azar e esqueciam que poderiam ser simples jogos de tabuleiro, como o são. “A ideia do Carcassonne surgiu em 2009, quando Salimar e eu fomos à Europa e percebemos que alguns cafés e lounges lá ofere-

ciam aos seus clientes uma estante de livros e, às vezes, de jogos. Nós já conhecíamos os jogos de tabuleiro modernos e voltamos certos de que Brasília merecia um espaço com esse diferencial”, conta Fábio Almeida, sócio proprietário do Carcassonne Pub. “O projeto foi adiado por alguns anos, mas em 2013 implementamos o Carcassonne Pub, aliando os jogos de tabuleiro, uma diversão notadamente ‘analógica’, a três outros diferenciais de caráter ‘retrô’: a decoração medieval, o cardápio de inspiração mediterrânea e as cervejas especiais”, continua Fábio. “Eu sempre gostei muito desse universo de jogos um pouco mais exóticos. Venho jogando e colecionando jogos há muito tempo. Em uma viagem ao Rio de Janeiro pra visitar uma amiga, acabei conhecendo dois jogos que me chamaram bastante atenção e até então eram desconhecidos para mim: Colonizadores de Catan e Carcassone. Comecei a pesquisar mais sobre os jogos de tabuleiro modernos e descobri um universo vasto e em expansão. Então comecei a procurar lojas no Brasil que fossem especializadas nesses jogos”, conta Rogélyo Vieira, sócio proprietário do Moebius Café Boardgames. “Não encontrei nenhuma, mas encontrei em São Paulo um pub com casa de jogos. Até então eu desconhecia essa proposta e fiquei encantado coma a ideia”, continua Rogélyo. De lugares diferentes, mas com a mesma proposta, foi assim que Brasília acabou ganhando não uma, mas três opções para quem não dispensa uma boa partida de jogos com os amigos. “Lojas assim, que ofereçam boardgames, existem desde a década de 1980. O diferencial hoje é que os clientes podem jogar e comprar seus jogos favoritos e outros que não conhecem no mesmo lugar”, explica Luiz Cláudio. “Começamos aos poucos aqui na Orgutal. No início não chegávamos a uma dezena de jogos, hoje são mais de 200 dos mais variados tipos. Nosso diferencial é que oferecemos um espaço para interação dos clientes que podem vir em grupo formado ou não. Já vi muitas amiza-

jogos

Desde jogos antigos, como o xadrez, até os mais modernos, que permitem uma maior interação, os jogos de tabuleiro têm conquistado apaixonados por todo o mundo

71


Foto: Luiz Cláudio da Mata

jogos

Para Diogo Chaves, Rogélyo Vieira e Havane Melo, sócios no Moebius Café, a oportunidade surgiu na carência do mercado brasiliense

72

des começarem aqui”, acrescenta o proprietário da casa de jogos. “Como Brasília recebe muita gente de fora, muitos deles ficam sem saber onde ir para conhecer gente nova e aqui é um desses lugares. Se a pessoa não conhece ninguém, mas se interessa por algum jogo, logo montamos um grupo que também queira jogar e por aí vai”, conta Luiz Cláudio. “Como aqui os clientes são conhecidos pelo nome, fica mais fácil essa interação. Quem quiser pode trazer jogos de casa também”, conclui o proprietário da Orgutal. “A receptividade do público tem sido ótima. É sempre muito legal ver alguém passando na frente do café e se surpreender com a diversidade e a quantidade de jogos. A maioria das pessoas não faz ideia de que existe essa variedade enorme de jogos de tabuleiro”, comenta Rogélyo. “A maioria de nossos clientes só teve contato com os jogos clássicos, como Banco

Imobiliário, Detetive e War. Aqui oferecemos jogos de diferentes estilos: eurogames, que são jogos mais estratégicos, antigos, como jogos de diversas partes do mundo e com até 7.000 anos de idade, e party games, que são jogos rápidos e divertidos”, acrescenta o empresário. “A aceitação do público foi imediata, superando as nossas expectativas. Não esperávamos uma presença tão grande de adolescentes e jovens, que hoje frequentam muito a casa durante os fins de semana. O público adulto é mais presente de terça a quinta, em busca de um ambiente mais sossegado”, conta Fábio. “As pessoas, independentemente da idade, vêm ao Carcassonne muitas vezes para revisitar os clássicos jogos nacionais das décadas de 1980 e 1990. Porém, nós sempre sugerimos que a pessoa conheça novos jogos, para que a ida não seja apenas um dia de nostalgia. Os jogos mo-

“A minha ideia era oferecer um lugar onde as pessoas pudessem se reunir sem se preocupar se é um lugar adequado ou não”, Luiz Cláudio, da Orgutal

dernos, como Dixit, 7 Wonders, Ticket to Ride, Zombicide e o próprio Carcassonne, conquistam os clientes, muitas vezes fazendo surgir um novo hobby”, finaliza o proprietário da casa de jogos. Independente de tribo, os jogos de tabuleiro são sempre uma alternativa muito boa de entretenimento e mesmo que seja só para voltar um pouco no tempo, eles sempre conquistam novos adeptos e cativam os antigos com sua proposta. Esse tipo de estabelecimento procura fazer uma ponte entre jogos novos e modernos, além se serem mais uma alternativa para todos na cidade. Serviços: Orgutal Casa de Jogos Tel: (61) 9212-6904 Carcassonne Pub Tel: (61) 3037-1605 MoebiusCafé Boardgames Tel: (61) 3037-3600



Alimentos que aceleram o metabolismo Os alimentos termogênicos, se consumidos diariamente, auxiliam em casos de metabolismo lento, mas não são indicados para hipertensos, cardiopatas, gestantes, crianças e pessoas que sofrem de enxaqueca

metabolismo

Por Márcia Casali – Fotos: André Zimmerer e arquivo

74

B

oa parte das pessoas que lutam contra a balança já culpou, ao menos uma vez, o metabolismo lento pela dificuldade de emagrecer. Mas não adianta fugir dos doces, comer salada e pular refeições para perder peso, se o metabolismo estiver desacelerado. A boa notícia é que alguns alimentos ajudam a acelerar o metabolismo e a fazer com que o corpo queime mais calorias.


75

metabolismo


metabolismo

“O metabolismo vai ficando mais lento com o passar dos anos, o que favorece o aumento de peso ao longo da vida”, diz Cristina Calegaro

76

Alimentos termogênicos, como chá verde, pimenta dedo-de-moça, café e guaraná em pó, segundo a especialista em Personal Diet Andréa Carvalho, quando digeridos aumentam o metabolismo e a temperatura interna corporal. Com isso, queimam mais calorias e ajudam no processo de emagrecimento. “Para se ter esse efeito é necessário fazer a ingestão deles no dia a dia. Esses alimentos ajudam a elevar a temperatura corporal interna, fazendo com que o metabolismo fique acelerado. Também ajudam a reduzir a absorção do açúcar no sangue, inibindo assim a ação da amilase – enzima responsável pela digestão dos carboidratos –, o que diminui a compulsão por doces e massas, e são excelentes para o bom funcionamento intestinal”, diz Andréa. O que é metabolismo? Para melhor compreensão do tema é importante explicar o que é e como funciona o metabolismo. De acordo com o nutricionista esportivo e personal trainer

da Cia Athletica Luiz Paulo Borges, metabolismo é o processo que transforma os nutrientes e outras substâncias químicas em energia para manter o corpo fun-

“Para se ter efeito é necessário fazer a ingestão dos alimentos termogênicos no dia a dia”, afirma Andréa Carvalho

cionando. O metabolismo retira dos alimentos as calorias necessárias para vivermos. “Durante um dia, a pessoa gasta de 60% a 70% de sua energia para as funções vitais, como respirar, manter equilibrada a temperatura corporal e fazer o coração bater. Essa energia é chamada de metabolismo basal. De 10% a 12% da energia total são gastos para processar o que comemos, desde a mastigação até a absorção. Essa energia é denominada de gasto termogênico”, explica. Vale destacar que o pico do gasto energético e da massa muscular acontece por volta dos 23 ou 24 anos e, a partir daí, o metabolismo começa a desacelerar. Os efeitos dessa mudança são sentidos a partir dos 30 anos, quando ocorre uma redução de 5% a cada década. Com o avanço da idade, há uma diminuição na produção hormonal consequentemente uma redução progressiva da massa muscular. Essa alteração na constituição física contribui para desacelerar o metabolismo, sendo esse um fator biológico


O nutricionista Luiz Paulo Borges destaca alguns alimentos que ajudam a acelerar o metabolismo: Pimenta vermelha

Bastam três gramas ao dia como tempero de pratos quentes e saladas pra aumentar o metabolismo em até 15%. Mas tem que ser a vermelha, pimenta-do-reino não tem esse efeito.

Chá Verde

Também favorece a utilização da gordura corporal e atua como fonte de energia, com função de estímulo metabólico. É preciso beber quatro xícaras do chá ao dia. Não deve ser adoçado.

Canela

Tem alto teor de cálcio, essencial para aumentar o metabolismo basal. Salpique um pouco em pratos quentes, molhos e até saladas. Também vale colocar na sobremesa.

Gengibre

Ômega 3

Encontrada em peixes como salmão, sardinha e atum, essa substância aumenta o metabolismo basal e faz com que o organismo não retenha tanto líquido.

Fibras naturais

Por serem indigeríveis, elas mantêm a saciedade por mais tempo. No intestino, melhoram a microflora intestinal. Além disso, são fundamentais para uma ótima absorção de nutrientes, que também ativarão o metabolismo.

Água

8 a 10 copos de água gelada por dia é fundamental para transportar vitaminas, minerais e hormônios, eliminar toxinas e para o bom funcionamento do intestino.

que não pode ser modificado, com uma gradual perda de massa muscular. O nutricionista cita algumas dicas para acelerar o metabolismo. Dentre elas, ele reforça que uma forma de fazer o organismo trabalhar é alimentar-se de 5 a 6 vezes ao dia com refeições leves e em pequenas porções. “Importante que se reduza o consumo do açúcar, alimentos

De acordo com o nutricionista Luiz Paulo Borges, os alimentos termogênicos são capazes de aumentar a temperatura corporal e a queima de gordura, além de auxiliar no controle do peso e no emagrecimento

gordurosos, farinhas e aumente o consumo dos alimentos ricos em fibras, pois elas levam muito mais tempo no processo da digestão, e isso faz com que o nosso metabolismo acelere. Comer devagar, mastigando bem os alimentos, também ajuda muito nesse processo”, ensina. Outra dica é fazer o corpo trabalhar, pois malhar ativa a queima da gordura. Para ele, vale o esforço de realizar os afazeres diários a pé, como ir ao banco, farmácia, padaria e supermercado, além de exercícios físicos. Rodrigues destaca os aeróbicos – corrida, natação ou ciclismo –, ou um hobby, como futebol, vôlei, basquete, yoga, pilates etc. “Fazer o que a gente gosta ajuda a manter não só a nossa saúde corporal, mas também a mental, aliviando-a do estresse, que também favorece o aumento de gordura no corpo”, afirma o especialista. Ele reforça que é um engano pular refeições para perder peso, e que o café da manhã, almoço e jantar devem ser respeitados. Importância dos exercícios físicos A atividade física deve, preferencialmente, combinar exercícios aeróbicos

com ginástica localizada ou musculação. A prática regular produz uma ação metabólica contínua, acelerando o metabolismo. Os exercícios aeróbicos intensos, como bicicleta, esteira, natação e caminhada aumentam em até 25% a taxa metabólica durante um período de 12 a 15 horas após sua execução. A presidente do Conselho Regional de Educação Física da 7ª Região, Cristina Calegaro, alerta que o metabolismo vai ficando mais lento com o passar dos anos, o que favorece o aumento de peso ao longo da vida. “Vários fatores contribuem para que isso aconteça: níveis hormonais, idade, sexo, perda de massa muscular e o estresse. Os exercícios mais indicados para um aumento do metabolismo são aqueles em que há ganho muscular. Para manter uma musculatura mais consistente, o organismo gasta mais energia durante o dia inteiro, aumentando a taxa metabólica basal”, afirma Cristina. Serviços: Luiz Paulo Borges: lpnutricaoesportiva@gmail.com Andréa Carvalho: dedanut@bol.com.br Cristina Calegaro: criscalegaro@gmail.com

metabolismo

Pode aumentar o gasto calórico em mais de 10%. Para consumir, use-o como tempero de carnes, aves e peixes. Outra dica é colocar na sopa e no chá.

77


moda 78

Hagaef


VITÓRIA MODA Alto Verão 2015 Mariza de Macedo-Soares – Fotos: Singular Fotografia

moda

O

Vitória Moda, edição alto verão 2015, aquele simpático e objetivo evento fashion, mostrou entre os passados fim de julho e começo de agosto, na capital do Espírito Santo, as criações de seus designers e marcas para a próxima temporada em que os termômetros estarão lá em cima e o sol, espera-se, inclemente brilhará. Veio em formato diferente em sua sétima edição, dividido em duas etapas – uma fashion que aconteceu de 29 a 31 de julho no Itamaraty Hall, em Vitória, e outra business, de 3 a 5 de agosto, no Shopping Moda Brasil, em Colatina, cidade vizinha à capital do estado onde se concentra grande parte dos empresários do setor. Como já afirmei em edições anteriores, o Estado do Espírito Santo tem grande semelhança com o Centro Oeste nos quesitos clima e comportamento – temos em comum o calor e o sol e apesar de não termos praia, temos piscinas em quantidade e o lago que tem momentos de beira-mar. Com tudo isso, como se poderá ver pelas fotos dos desfiles, a moda capixaba – feminina e masculina – se encaixa perfeitamente no universo fashion candango e pode frequentar tranquilamente os closets da capital federal e região. Para mostrar a ligação com os aspectos sensoriais suscitados pela moda desde sua criação até o processo final, o consumo, o Vitória Moda teve como tema “Os Cinco Sentidos: Razão e Emoção” e pela passarela, em 17 desfiles, marcas estreantes em semanas de moda e outras já habituadas com elas, frequentadoras de closets de respeito, foram atrás de cumprir com seu ‘dever de casa’. Estreando no Vitória Fashion estavam a Surreal, Praia, Clutch, Carvalho Bambu, Empório Nacional, Marci, Illusyon, PK Premium, Base Nuclear, Verônica Santolini, Puro Luxo e Hagaef. Amabilis, Cobra D’Água, Konyk, Missbella e Ivan Aguilar foram as grifes que frequentam o evento desde sua primeira edição. Vale registrar que as cores em destaque na passarela da capital capixaba foram o laranja, o azul em todas as suas tonalidades, o amarelo e o branco. Preto, vermelho, verdes escuro e claro foram coadjuvantes sobretudo nas estampas que podiam ser florais ou geométricas ou as duas juntas. Rendas, algodões, sarjas, sedas e malhas foram os tecidos escolhidos pelas grifes para trabalhar longos esvoaçantes de alcinhas, saias com ligeiro franzido na cintura, calças de pernas justas e bainhas ‘pata de elefante’ e por aí vai. As fotos são sempre mais eloquentes. Vamos a elas.

79


moda

VITÓRIA MODA Alto Verão 2015

80

Cobra D’Água

Base Nuclear

Amabilis

Missbella


Konyk

Clutch

Carvalho Bambu

moda

Puro Luxo

81


moda

VITÓRIA MODA Alto Verão 2015

82

Empório Nacional

Praia

Surreal

Ivan Aguilar


Ver么nica Santolini

Marci

PK Premium

moda

Illusyon

83


84

comportamento


Como compor um guarda-roupa inteligente

Por Fernanda Caixeta – Fotos: Divulgação

V

estir-se nem sempre é tarefa fácil! Conhecer as novas tendências e suas combinações vai muito além do trivial, pois nem sempre combinam com o seu perfil. Por isso, a consultoria de moda vem se tornando cada vez mais importante neste mundo de constante mudança. De acordo com a consultora de moda Aldaceli de Paula, a moda é para todos e, assim, deve se adequar, porém com certa cautela. A ideia é ter no guarda-roupa peças e acessórios que combinem com diversas situações do dia a dia, da festa ao trabalho, do rigor dos eventos à descontração do lazer. “Devemos sempre ter ao nosso alcance roupas-chave, que combinam com tudo, ou quase tudo. Para isso, vale a pena investir em qualidade, como bons tecidos e acabamentos resistentes”, explica. Para compor um armário ou closet inteligente, a consultora destaca itens essenciais. O primeiro é, na verdade, a combinação clássica de calça jeans e camisa branca; ela é a cara da mulher sofisticada e, com um mix de acessórios, pode gerar um look sofisticado. Além disso, camisa branca e jeans são sinônimos de versatilidade, pois podem ser usados de diversas formas e em várias composições. Outra peça tradicional e também importante é o vestido preto, desde que não seja muito justo e decotado, nem muito curto. Ele pode ser usado em ambientes variados e já se tornou uma peça coringa. Quem não tem um “tubinho preto” no guarda-roupa, não é mesmo?

A saia também é a peça mais feminina do guarda-roupa da mulher e, por isso, não pode faltar. Aldaceli de Paula sugere sempre um modelo versátil com cores mais sóbrias, que combine com seu guarda-roupa, pois é mais fácil de combinar. “Se preferir uma saia mais curta, as que têm a barra no meio da coxa são as indicadas”, explica. Um cardigã combina com tudo e é mais informal e estiloso que o blazer; uma camiseta adapta-se como poucos a novas produções; um trench coat é sinônimo imediato de classe; um terninho bem cortado, seja marinho, preto ou cinza, é fundamental. Já como acessório, o indispensável é a clutch, ideal para qualquer evento, dos mais casuais aos mais sofisticados. Com relação à cor, Aldaceli destaca os tons preto, dourado ou prata (fosco), pois combinam com qualquer produção. Para os pés, a dica é ter sempre uma sapatilha ou slipper, pois são confortáveis e dão um toque maravilhoso às produções mais casuais, e um scarpin preto de bico fino, pois alonga a silhueta, deixa o look mais sexy e passeia por diferentes estilos. Com todas essas dicas, fica mais fácil pensar em um guarda-roupa moderno, prático e de acordo com as principais tendências. Na verdade, a moda nada mais é do que uma grande mistura entre o básico/tradicional e o novo! Segundo a consultora de moda Daniela Kniggendorf, a moda hoje é muito eclética e não pode faltar estilo, pois é reflexo da sua personalidade e das suas atitudes frente à vida. Mergulhar em si mesma,

comportamento

A mulher moderna deve ter sempre ao seu alcance peças clássicas e de qualidade. O clássico nunca sai de moda!

85


comportamento 86

entender e conhecer seus medos, seus anseios, suas ambições, o que a faz feliz é o melhor investimento que você pode fazer em si mesma. A partir do auto­ conhecimento e do treino do olhar, você vai encontrar o que a representa, valoriza e a faz brilhar, isso é estilo! O guarda-roupa versátil tem como base peças de qualidade e que, de novo, tenham a ver com seu estilo, lembrando sempre a importância de valorizar seu tipo físico. Dessa forma, elas durarão mais.

As peças da moda ou fast fashion ajudam a criar a variedade que todas nós buscamos, e o ideal é que elas sejam coordenáveis com as suas peças-chave para multiplicar seu guarda-roupa e criar vários looks atuais. Os acessórios certos têm o poder de arrematar as combinações, de serem a assinatura do seu estilo e não existe um acessório que combine com tudo, por mais que exista mais informalidade hoje em dia. Ainda assim, eles devem estar em harmonia com o seu look e de acordo com a ocasião, o horário, o objetivo e imagem que você quer transmitir. Uma linda bolsa, um cinto fino,

um belo relógio e óculos escuros não podem faltar em uma mulher. “A nossa dica é sempre tentar extrair da moda o que combina com você e a valoriza, sendo fiel ao seu estilo. Com isso, você estará elegante 100% do tempo! Basta ser criativa e ousar nos modelitos!”, concluem as sócias da InDue – Consultoria de Estilo, Daniela Kniggendorf e Clarissa Ludovico. Agradecimentos: Aldaceli Di Paula Moda e Complementos: (61) 3254–5679 e 8407-0484 e Indue: (61) 3436-5212 e 8199-0607, Basic Collection, Agiafatto e Aloha


Vida social e cultural de Brasília Últimos eventos de que participamos

Raimundinha entregando diploma a Maria Aparecida Caires

A jornalista Maria Felix, seu esposo e presidente da Academia Taguatinguense de Letras, Gustavo Dourado, e o casal Serra Azul na diplomação de cidadã honorária de Meireluce, presidente da Academia Internacional de Cultura

O casal Serra Azul com Marli Viana no almoço de despedida das embaixadoras, promovido pela presidente de Honra da Academia Internacional de Cultura, Palmerinda Donato

O casal Serra Azul e o deputado Rônei Nemer em manhã de homenagens

O historiador de Brasília Adirson Vasconcelos e Serra Azul, em posse da Academia de Letras de Brasília

Os casais Gil Guimarães e Olívia e Luiz Carlos Cerqueira com Creuza

Jeru e Mariinha em festa julhina

Meireluce e esposo com Raimundinha

O casal Serra Azul com seu filho, o procurador Marcelo Antônio, e Lúcia Farias no aniversário de Nazareth Tunholi

Em dia de homenagem, o casal Serra Azul e a presidente da Academia Internacional de Cultura, Meireluce Fernandes

Serra Azul recebendo diploma das mãos do deputado Rônei Nemer

Serra azul

Da esquerda para direita: a psicóloga Sônia Takano e seu esposo Hiroshi com o casal Serra Azul. Em pé: a jornalista Nazareth Tunholi e as embaixadoras Gabriela Garcia Carranza, do Panamá, Martha Mavrommatis, do Chipre, e Sudha Devi, da Malásia, em almoço de despedida

87


88

ALIMENTAÇÃO


Comer

bem para viver mais Sem sódio, sem glúten, sem lactose e sem glicose: muitos são os benefícios de não se ingerir tais itens, e adquirir esse hábito ajuda na longevidade e qualidade de vida

E

stima-se que, em 2020, 75% das mortes mundiais serão provocadas por doenças relacionadas aos maus hábitos alimentares da população. Isso pode levar a sérios problemas de saúde, e o melhor é começar a mudar o que se come, para não ter reflexos no futuro. Obesidade, morte precoce, diabetes, pressão alta, colesterol, dentre outros, são os resultados da alimentação exagerada em açúcar, sal, gordura etc.

ALIMENTAÇÃO

Por Flávia Landim e Gisele Peixoto – Fotos: Augusto Costa

89


ALIMENTAÇÃO

A paisagista Cláudia Dorneles ministra cursos e ensina às pessoas a prepararem sua horta. “Podemos ter tudo o que precisamos em um vaso”, explica

90

O Dr. Lair Ribeiro, um dos médicos mais respeitados nacional e internacionalmente no assunto, esteve em Brasília para realizar uma palestra. Ele, que é cardiologista e nutrólogo – com mais de 30 livros lançados, dentre os quais 15 best sellers –, falou para os leigos como se pode obter uma vida saudável, diminuindo os riscos à saúde, com uma alimentação adequada e fugindo dos vilões alimentares. “Quem assiste a essa palestra, normalmente sai com metas claras de mudança de vida. Lair explica o passo a passo para trilhar a vida da melhor maneira possível”, relata Rogério Tokarski, diretor farmacêutico da Farmacotécnica. “Para se ter uma ideia, o palestrante revela o que ele chama de ‘Equação da Vida Saudável’ e ainda ensina como equilibrar essa equação”, acrescenta. Além desse assunto, também foram abordados, temas como fazer um alimento orgânico na cozinha;

Creme de aspargos sem sódio da fit.gourmet

perder peso não é sinônimo de emagrecer; os seis melhores alimentos do mundo; a importância do funcionamento intestinal e os inimigos alimentares.

A paisagista Claudia Dorneles desconfiava que tivesse alguma coisa errada com o seu organismo, pois ela bebia água em demasia, chegou a ir a um médico,


mas como várias pessoas de sua família relatavam ter o mesmo comportamento, ela foi levando. Mais tarde, descobriu que tinha intolerância a lactose e farinha de trigo. “Descobri que se chama síndrome da boca seca, característica de quem tem alergia ao glúten. Quando parei de comer glúten, parei de beber água em demasia e desinchei muito”, relata. Por causa da lactose, ela tinha crises de sinusite e artrite. “Tem mais de 20 anos que não tomo leite, todas as dores e sintomas acabaram. Sempre busquei tratamentos alternativos, como homeopatia e acupuntura, e por intuição comecei a pesquisar os sintomas, chegando às respostas”, complementa. Para não sofrer com a abstinência, deixar o leite foi bem difícil para Claudia. “Sou gaúcha, lembro que na faculdade, quando não tinha tempo para almoçar, tomava uma xícara gigante de café com leite. Com a ajuda de amigos, fui deixando de beber”, conta. Eles optavam por outras alternativas, como a preparação do leite de aveia. Sentindo os

resultados, abrir mão da lactose se tornou fácil. Apesar de sofrer ao sentir falta de tomar um café com pão e queijo quente ou comer um bolinho, os resultados foram rápidos e Dorneles foi se sentindo bem, com mais disposição, emagreceu, ficou mais tranquila e até a pele melhorou. “Como sou paisagista, busquei em meu trabalho uma alternativa para me ajudar e, assim, ajudar as pessoas”, diz. Por isso, ela passou a ministrar cursos destinados às pessoas que querem melhorar a qualidade de vida, uma vez que a alimentação é a base para isso. “Muitas pessoas têm se descoberto alérgicas e há várias formas divertidas de se fazer essa transição. O princípio é o mesmo de desintoxicação”, explica. Um exemplo de local que trabalha com alimento saudável, natural e livre de agrotóxicos é a fit.gourmet, inaugurada recentemente em Brasília. Lá se encontram refeições congeladas, sem glúten, zero sal, e, aos que se preocupam com a quantidade de carboidratos à noite, há a

linha Muscle Bistrot Low Carb. Há também brigadeirinho da Gustavo Johnson, Fit Cookies e Dociká Gourmet; cookies integrais e diets; molhos de tomate orgânicos que combinam com o macarrão de arroz, sem glúten; os famosos chocolates alfarrobas sem glúten, sem lactose e sem açúcar. “Nossa missão é mostrar que todos conseguem ter uma alimentação saudável, mudar seus hábitos com praticidade, sem perder o sabor e mantendo os nutrientes dos alimentos”, explicam os sócios Renata Fonseca da Costa e Rafael Biavati. Além disso, pessoas que têm alergia podem consumir os produtos. “Eles auxiliam na perda de peso, melhora do funcionamento do organismo, diminuição do risco de diabetes, a disposição aumenta e, consequentemente melhoram a qualidade de vida. Acreditamos que comer bem é viver bem”, finalizam. Serviços: Claudia Dorneles: (61) 9120-2585 fit.gourmet: (61) 3443-2715

ALIMENTAÇÃO

Rafael Biavati e Renata Costa trouxeram para Brasília opções de cardápios fitness, sem lactose, sem açúcar, sem glúten

91


e Pissani A Pissani, marca de massas artesanais presente em diversos estados do Brasil, com diversos prêmios no segmento, inaugura o seu segundo endereço na cidade, onde chegou há três anos com seu espaço no ParkShopping, e disponibiliza ao consumidor toda sua linha de massas exclusivas e sabores apaixonantes. No dia 6 de agosto, a marca, que em 2014 está completando sete anos de Brasil, abriu ponto de venda no Shopping Iguatemi Brasília, o quinto no país. Único e legítimo pastifício italiano gourmet do Brasil, a Pissani possui lojas em dois estados: São Paulo (2) e Rio de Janeiro, além do Distrito Federal. Em Brasília, a marca é comandada há um ano pelas empresárias Joyce, Lilian e Mariana Miranda. Referência na gastronomia brasileira, a Pissani renova anualmente o seu cardápio com uma nova coleção, mudando as formas, os sabores, as texturas, as cores, os aromas e os recheios.

Amanda Brasil De olho na popularização do movimento fast fashion, a loja Amanda Brasil defende a produção contínua, observando a movimentação do mercado e da mídia. No final do ano passado, a designer lançou oficialmente a etiqueta que leva seu nome e mostrou sua primeira coleção. Em pouco tempo, o trabalho da estilista ganhou visibilidade nacional e a linha de produção dobrou com vendas em mais de 50 multimarcas pelo país. No final de agosto, a marca reinaugurou o estabelecimento, localizado no Gilberto Salomão, com a nova coleção primavera-verão distribuída nos 440 novos metros quadrados. Entre as novidades, o lançamento da linha de roupas de festa, linha Home, linha para mãe e filha, shop in shop e outras novidades. A coleção é repleta de tendências, rendas, bandage e estampas, que são a marca registrada da loja brasiliense.

Tel.: (61) 3248-4160

Capella Lounge Bar Inaugurado em 2013, o Capella Lounge Bar é a maior casa noturna da região, com capacidade para 1.200 pessoas. O Capella possui três bares, dois pavimentos, extensa varanda, dez lounges de uso exclusivo, doze caixas para atendimento rápido e eficiente, além de uma equipe de 15 garçons em pontos estratégicos da casa para melhor agilidade na venda de produtos. Para proporcionar mais conforto a seus clientes, a casa sempre possui ar condicionado central e segue rigorosamente os padrões de segurança exigidos pelos Bombeiros, contando com seguranças preparados para lidar com o público noturno na casa e nos estacionamentos, equipamentos de som e iluminação de última geração, além de uma arquitetura incrível. Aqui o público desfruta de shows das melhores bandas locais e nacionais, além de bebidas das melhores marcas.

Tel.: (61) 3352-5282 / 3562-8705 92


Foto: Carlos Dias

Tary Idealizada como uma marca para todas as idades e tipos de corpo, a Tary abriu suas portas em junho deste ano. Suas peças são pensadas para a mulher brasileira, que gosta de se sentir linda o tempo todo e de trabalhar o corpo sentindo-se confortável e valorizada. Com coleções pensadas na diversidade do corpo e no gosto da mulher brasileira, as roupas da marca não são para ficarem belas somente em manequins. Suas atendentes buscam entender e satisfazer o gosto da cliente, deixando-a à vontade para encontrar o que ela deseja, em um ambiente suave, tranquilo. A Tary atende quem quer malhar, curtir uma piscina ou se esparramar na areia da praia, com roupas e acessórios. A loja foi planejada para receber com conforto e discrição aos mais variados clientes, e com tons leves e clima de seriedade procura atender de jovens a senhoras.

Tel.: (61) 3257-0580

Spring Now Os brasilienses comemoram a primavera desde maio: os jovens empresários Paulo Sarkis Antonio, Thaís Antonio e Rodrigo Paulúcio elegeram o rolinho primavera como protagonista do cardápio em uma casa especializada na iguaria, na 105 Sul. A SpringNow abriu as portas há 4 meses, com uma proposta inovadora: fazer dos deliciosos rolinhos uma opção de refeição. Na SpringNow eles são entrada, prato principal e sobremesa. A lista dos sabores quentes conta com os rolinhos tradicionais, como queijo e legumes, mas é ao incluir sabores como alho poró, frango xadrez, carne acebolada, linguiça apimentada e doce de leite argentino que a SpringNow surpreende os clientes. O cardápio com 30 opções de rolinhos vem agradando aos mais diferentes paladares e chega ao mês da primavera com novidades: o rolinho verão, feito com papel de arroz e recheado com saladinha fresca.

Tel.: (61) 3242-4068

Abraccio A Abraccio traz para a Capital Federal um novo conceito de design, que une a qualidade de produtos diferenciados, modernos e inovadores. A transformação de espaços, com a possibilidade de composições distintas de um mesmo móvel, por meio de peças dinâmicas, multifuncionais e práticas, vai encantar o público brasiliense. O mais novo endereço do CasaPark se destaca por seu conceito jovial de design e decoração, com matéria-prima de qualidade e acabamentos exclusivos obtidos com as mais avançadas tecnologias. A qualidade das peças produzidas a partir de madeira maciça extraída de reflorestamento sustentável é também um dos diferenciais da marca, que chega ao mercado brasiliense para comprovar o sucesso de um trabalho que prima pela qualidade, bom gosto e satisfação de seus clientes.

93


PROJETO INOVADOR Devido à necessidade de se conectar com outras mulheres, a carioca Carol Porto Xavier resolveu criar o projeto “Casa das amigas”. O grupo é hospedado na rede social Facebook e já possui mais de 10 mil mulheres discutindo sobre temas do universo feminino, como empreendedorismo, relacionamentos, ação social, dicas de lazer pelo bairro e em outras regiões, mensagens motivacionais, entre outros assuntos. O projeto ainda busca desenvolver programas de incentivo, como o “Medida Certa”, que já conta com mais de 100 mulheres, interessadas em bem-estar e qualidade de vida. Carolina é formada em economia, mãe de um filho e tem como sonho, além de realização profissional, mostrar a força das mulheres na sociedade que atuam em diversas áreas de forma relevante e inteligente.

CRIATIVIDADE E ENCANTO Há mais de uma década na Capital Federal, a empresária Fabiani Cristiane consolida sua Dot Paper como referência em criatividade, bom gosto e requinte. Tudo começou em casa. Fabiani sempre adorou artigos de papelaria e era consumidora assídua da pequena loja virtual Dot Paper em 2002, que vendia cartões e etiquetas sociais. Quando ficou sabendo que o site seria vendido, rumou para São Paulo para fechar o negócio. De estudante de Administração de Empresas e Marketing, passou a ser dona de sua própria empresa. No início, trabalhava sozinha criando linhas de papéis de carta e fazendo artigos manualmente. Hoje, ao lado da sócia e irmã Fabíola Christine, a empresária consegue captar, ao máximo, o sonho das pessoas e colocar em cada pedacinho dos encantadores convites, lembranças e decorações completas de festas.

GENTE EM FOCO

VISÃO DE FUTURO

94

O empresário Fábio Augusto Padilha da Costa é um grande exemplo do empreen– dedorismo de sucesso. Mudou-se para Brasília aos dois anos, com 13, começou a trabalhar como menor aprendiz no Banco do Brasil e aos 18 anos foi contratado pelo banco supracitado, por meio de concurso público, como escriturário, e depois promovido a gerente de atendimento. Em 1994, montou, juntamente com seus três irmãos e seus pais, a primeira academia Runway, a qual, posteriormente, tornou-se uma rede, sendo uma das mais conceituadas de Brasília. Durante seu percurso, diante de algumas dificuldades que a academia vivenciava, Fábio teve a iniciativa de criar um evento, com o objetivo de qualificar profissionais e estudantes que precisavam ir para São Paulo ou Rio de Janeiro, e assim criou o Brasília Capital Fitness, atualmente um dos maiores eventos de fitness do Brasil. Ele está em sua 19ª edição ininterrupta.


TRABALHO COM AMOR A arquiteta e urbanista Gislaine Garonce é uma das principais participantes da 23ª edição da mostra Casa Cor deste ano. A profissional, que atua em Brasília desde 1999, assina o Refúgio do Casal, um projeto que, segundo ela, contempla os estilos contemporâneo e clássico, enriquecido com as principais tendências apresentadas na Feira de Milão deste ano. Os casais apaixonados foram a fonte de inspiração para o ambiente, elaborado em cores claras e aconchegantes e planejado com mobiliário da Evviva Bertolini para que a dupla possa aproveitar a dois, com toda a cumplicidade dos amantes. Formada pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e Região do Pantanal, em Mato Grosso do Sul, Gislaine é proprietária do escritório Gisa Arquitetura e Design e autora de diversos projetos residenciais e comerciais, além de variadas mostras de decoração da cidade.

CONSULTORIA DIFERENCIADA A goiana Olga Curado, depois de mais de 20 anos trabalhando em grandes veículos da mídia, fundou sua própria empresa em São Paulo, a Curado & Associados, há 14 anos. Jornalista de formação, Olga trabalha hoje como desenvolvedora de lideranças por meio do coaching e de treinamento em comunicação interpessoal e de media training. Sua grande fonte de inspiração e equilíbrio é o Aikido, uma arte marcial japonesa cujo objetivo não é a disputa e sim o desenvolvimento pessoal e a harmonia. O grande sonho da consultora é divulgar o Aikido como filosofia e como prática de saúde e de desenvolvimento integral. Essa arte marcial faz parte do trabalho de coaching e do treinamento realizado por Olga, pois ajuda na transformação pessoal, refletindo, assim, nos relacionamentos e na produtividade.

GENTE EM FOCO

FOCO NO CLIENTE O empresário Gustavo Ferreira, dono da Five Tour, tem se destacado no ramo do turismo. Com uma gestão arrojada e inovadora, Gustavo fez da agência de turismo da sua família uma das mais procuradas pelos noivos classe A da capital. Ele implementou o projeto Lua-de-Mel, com destinos e hotéis pra lá de sofisticados. Os pacotes luxuosos fogem do óbvio e têm como atrativo lugares paradisíacos e com muito luxo! Com apenas 30 anos, o empresário chamou a atenção de multinacionais da área de turismo. No final deste mês vai até o Qatar e Jordânia convidado pelos governos dos países com a intenção de fomentar o turismo de luxo no continente asiático. Gustavo também foi o responsável pela criação do Concierge Club Five Tour. Ao adquirir o cartão, o cliente poderá contar com diversos benefícios.

95


Veja, ouça, visite e divirta-se 30 Seconds to Mars Umas das mais famosas bandas de rock da atualidade virá pela primeira vez para Brasília. A banda 30 Seconds to Mars se apresenta no dia 21 de outubro no Net Live Brasília, antigo Ópera Hall. O grupo se transformou nos últimos anos em um fenômeno jovem e já ganhou prêmios como o Grammy e o MTV Music Awards. A nova turnê conta com hits como This is war, City of angels e Up in the air, além de canções do novo álbum Love, Lust, Faith + Dreams, lançado em maio de 2013. Os ingressos do primeiro lote estão R$ 200 (meia) para o Camarote Mundo dos Nets, R$ 130 (meia) para o Pista Bud Zone e R$ 100 (meia) para a Pista. Ponto de venda: Livepass.com.br. Classificação indicativa: 16 anos. Mais informações: (61) 3306-2030.

Circuito Banco do Brasil A segunda edição do Circuito Banco do Brasil chega em Brasília este mês. Agregando a cultura, o esporte e a responsabilidade social e ambiental, o festival já é reconhecido como um dos eventos mais importantes do país. Este ano grandes bandas nacionais e internacionais irão se apresentar. Linkin Park, Panic! At the Disco, Skank, Plebe Rude e participações dos músicos Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá, ex-integrantes da Legião Urbana, estão entre os nomes confirmados. O evento acontecerá no dia 19 de outubro, a partir das 14h, no estacionamento do Estádio Nacional de Brasília. Os ingressos da Pista Premium Ourocard custam R$ 225 (meia), da pista R$ 125 (meia), da pista para portadores do cartão Ourocard Universitário R$ 100 e do Louge Ourocard R$ 700 (meia). Classificação indicativa: 16 anos. Mais informações: www.circuitobancodobrasil.com.br

agenda cultural

Green Move Festival

96

O Green Move Festival chega a Brasília para trazer, além de diversão, conscientização. O objetivo do evento é melhorar a vida de cada um e do meio ambiente, mostrando a importância de atitudes positivas e conscientes para um mundo melhor. As bandas Paralamas do Sucesso, Lulu Santos e Nando Reis irão animar o evento, que ocorre dia 11 de outubro (sábado) na Esplanada dos Ministérios. O festival é gratuito e ainda há a opção de ficar em um ambiente mais próximo dos artistas na “Área Consciente” em frente ao palco. Para isso é preciso apenas participar de alguma das Ações Green propostas pelo evento. Para se informar previamente sobre as ações, basta entrar no site do festival: www.greenmovefestival.com.br. Classificação indicativa: Livre.


Veja o que eu Vejo Com o objetivo de atrair a atenção da população para o crescimento das drogas no país, o artista plástico Luiz Henrique Costa traz o Projeto “Veja o que eu Vejo” para Brasília. A exposição acontece de 8 de outubro a 20 de dezembro em diversos locais do DF. O projeto foi desenvolvido com fotos reproduzidas por crianças e adolescentes, estudantes de escolas públicas da cidade, que vivem perto das drogas. A intenção é mostrar o olhar desses estudantes sobre essa situação e sobre suas comunidades. Além disso, será realizado um comparativo com fotos feitas por fotógrafos e outros profissionais sem vínculos com as comunidades em estudo. A exposição é gratuita e estará no Jardim Zoológico de Brasília entre os dias 12 a 19 de outubro. Classificação: Livre

Improvável Se você gosta de improvisos, vai se divertir com o espetáculo “Improvável”. O projeto de humor é baseado apenas em improvisações, onde as cenas são criadas a partir de sugestões da plateia. Nessa peça os atores interagem bastante com o público e chamam algumas pessoas no palco para completar o elenco. O interessante é que, como tudo é baseado no improviso, o público sempre irá assistir a uma peça diferente e interativa. As apresentações irão ocorrer no Teatro da UNIP (SEPS 913 Sul) nos dias 17, 18 e 19 de outubro, sexta, às 20h, sábado, às 19h e domingo, às 18h. Os ingressos para o espetáculo custam R$ 30 (meia entrada) e estão à venda no Central de Ingressos do Brasília Shopping (Piso G2), e na bilheteria do local, apenas no dia do espetáculo. Classificação indicativa: 14 anos. Mais informações: (61) 8144-1514.

Música urbana O espetáculo Música urbana irá agradar a todos os fãs de Renato Russo. O cantor e compositor Alex Sanderson fará uma apresentação em homenagem ao cantor, abordando os principais shows da banda brasiliense Legião Urbana. Os shows serão nos dias 17, 18 e 24 de outubro, sempre ás 20h, no Teatro Newton Rossi e no Teatro dos Bancários. Alex Sanderson irá interpretar e reproduzir as performances de Renato Russo no palco cantando seus maiores sucessos, como Ainda é cedo, Pais e filhos, Faroeste caboclo, Tempo perdido, Índios e Soldados. Nos dias 17 e 18 o espetáculo acontece no Teatro Newton Rossi – Sesc Ceilândia, com entrada franca, e no dia 24 no Teatro dos Bancários, com entrada a R$ 10 (meia). Classificação indicativa: 12 anos.

Este mês os fãs de Niemeyer poderão apreciar gravuras com edição limitada, assinadas pelo arquiteto mais célebre do Brasil. A exposição “Niemeyer: Brasília em Gravuras” está acontecendo desde 20 de setembro e vai até o dia 31 de outubro na Galeria BSB Memo, localizada na 303 Norte. Os desenho de Oscar Niemeyer, que fazem parte de uma coleção particular, permite uma experiência diferenciada para quem já esta familiarizado com os famosos traços do arquiteto na capital. O objetivo da exposição é mostrar para os visitantes um paralelo entre a realidade e o sonho dos idealizadores de Brasília. A exposição é aberta para visitação gratuita. Classificação indicativa: Livre. Mais informações: (61) 3034-4427.

agenda cultural

Niemeyer: Brasília em Gravuras

97


rangelcavalcante@uol.com.br

Sono peSado Essa quem conta é o jornalista Silvestre Gorgulho. Um amigo dele, o Jonas, lá de Belo Horizonte, chega à rodoviária da capital mineira e pega um ônibus da Viação Cometa que ia para o Rio de Janeiro. Antes da partida, conversa com o motorista: – Olha, meu amigo, eu vou descer em Juiz de Fora, pois tenho que estar lá pela manhã para a última prova de um concurso, que não posso perder de maneira alguma. Há dois dias que não durmo, estudando. E como tenho o sono muito pesado, peço que o senhor me acorde e me faça descer de qualquer maneira em Juiz de Fora. Não vai ser fácil. E não tenho bagagem despachada – acrescentou. – Não se preocupe – disse o motorista. Pode dormir tranquilo que eu o faço descer em Juiz de Fora. O Jonas sentou na poltrona e logo ferrou no mais pesado sono. Quando acordou, pela manhã cedo, viu que estava na Rodoviária do Rio de Janeiro. Furioso, passou a xingar o motorista, acusando-o de tê-lo feito perder a prova e o concurso. A discussão era acalorada, quase à beira da agressão física. Um passageiro que assistia a cena comentou com um vizinho de poltrona: – Que sujeito brabo. Acaba batendo no motorista. – Brabo, é? – respondeu o interlocutor – Você devia ter visto que muito mais brabo do que esse aí era o rapaz que o motorista obrigou a descer do ônibus em Juiz de Fora.

não entregue O cardeal Aloísio Lorscheider, então Arcebispo de Fortaleza, andava pelo interior seco do estado, visitando paróquias e conversando com os agricultores, muitos dos quais vítimas da estiagem anterior, quando perderam todas as suas lavouras. Era o período da campanha eleitoral, com os candidatos a prefeito e a vereador prometendo milagres aos eleitores, na sua maioria gente humilde do interior, em troca dos seus votos. O cardeal percorria a feira de domingo em Maranguape quando foi interpelado por um casal de agricultores. Depois de beijar-lhe a mão, o homem perguntou: – Dom Lorscheider, tem um candidato a vereador que está querendo comprar o meu voto e o da minha mulher por R$100,00. O senhor acha que eu devo vender, ou é pecado? O sábio sacerdote foi bem curto e claro: – Não, meu filho. Você pode vender o seu voto, que não é pecado. Mas com uma condição. – Qual? – perguntou o homem – A de que você venda, mas não entregue – concluiu o cardeal.

rangel cavalcante

Só preSidente

98

O jornalista Francisco Vieira Filho, o saudoso “Senador Vieira”, deixou uma enorme dívida para com os brasileiros: o seu livro de memórias, que tanto prometeu escrever. Foi personagem ou testemunha de um imenso arsenal de histórias envolvendo figuras da maior expressão da política e dos governos brasileiros ao longo de mais de meio século. Numa delas, estava o nosso “Senador” na casa do jornalista Murilo Mello Filho, no Rio de Janeiro, quando um dos jornalistas presentes apresentou ao grupo o filho, um garoto de onze anos. E deu conta de que o menino estudava num dos melhores colégios cariocas e que exibia nos boletins as melhores notas da turma. O Vieira deu os parabéns ao jovem e não se furtou a dar-lhe também um conselho: – Olhe, meu garoto. Continue assim, estudando. E estudando muito. Pois neste país quem não estuda não consegue nem emprego de lixeiro. Hoje, até para ser gari o sujeito tem que ter o primeiro grau do ensino. E concluiu enfaticamente: – E tem mais. Aqui no Brasil a coisa mais importante que você pode ser na vida se não estudar é presidente da República!


oS doiS ladoS Uma história que mostra muito bem dois dos muitos lados da ditadura militar instalada no país em 1964 teve como protagonista o jornalista Dário Macedo. Colunista do jornal O Estado, de Fortaleza, o Dário casou com a Antonina, filha do deputado estadual Plácido Castelo, uma das melhores figuras do cenário político cearense. O destino fez com que o dr. Plácido fosse escolhido pelo marechal Castelo Branco, o primeiro presidente da ditadura, para ser governador do Ceará a partir de 1966, eleito pela Assembleia Legislativa dominada pela Arena, o partido que dava sustentação de política ao regime castrense. Tão logo assumiu, o governador nomeou o genro para a chefia da Casa Civil do Governo. O Dário nunca foi comunista nem corrupto. Mas a inveja e a intriga típicas da ditadura logo fizeram cair sobre ele a ira de vários dos poderosos de então. E pressões de todo lado surgiram para forçar o governador a demitir o genro, por sinal um dos jornalistas mais conceituados e competentes do estado. O comandante da 10ª Região Militar, general Jansen Barroso, foi pessoalmente ao governador exigir a demissão do Dário. Ciente de que o seu chefe da Casa Civil era um ficha limpa, correto e apto para a função, o governador resistia. As pressões aumentaram e amigos buscaram uma saída para o impasse, já que o governador não aceitava a imposição verdeoliva, pondo em risco o próprio cargo. O resultado: conseguiram uma bolsa de estudos para o Dário num curso superior de jornalismo na Universidade de Porto Rico. E lá se foi ele passar um ano na ilha, exonerado do cargo no governo. O pitoresco da história: enquanto o general Barroso comandava a perseguição ao Dário, quem tomou a defesa dele e conseguiu a bolsa em San Juan foi exatamente outro general importante do governo revolucionário, o general Tácito Teophilo Gaspar de Oliveira, então Superintendente da SUDENE. Era isso: um general perseguia e o outro protegia. Dois lados da mesma ditadura.

o bom e o ótimo O vereador Djalma Eufrázio era presidente da Câmara Municipal de Fortaleza e viajou a Brasília para participar de uma convenção do seu partido. Em visita à Câmara dos Deputados, conheceu algumas das figuras de projeção da política nacional que tinham escapado das cassações promovidas à larga pela ditadura militar. No gabinete do deputado Flávio Marcílio, Eufrázio foi apresentado ao deputado paulista Djalma Bom, uma das figuras importantes do PT de então, que fora preso juntamente com Lula e outros 10 companheiros numa invasão policial ao Sindicato dos Metalúrgicos do ABC paulista. Marcílio fez a apresentação: – Djalma, quero apresentar-lhe o deputado Djalma Bom, um dos valores do nosso Parlamento. O deputado estendeu a mão, dizendo: – Muito prazer, Djalma Bom! O edil cearense respondeu de pronto: – Muito prazer, Djalma Ótimo!


De A a Z

renato riella

ADELMIR SANTANA foi empossado para novo mandato no Sistema Fecomércio-DF. Ele é presidente da Federação do Comércio e do Instituto Fecomércio, dirigindo também o Sesc e o Senac no Distrito Federal. São entidades que ocupam a cada momento maior espaço na vida de Brasília, beneficiando a classe empresarial e também os empregados.

100

MARTA BAENA está empenhada na divulgação do seu livro, Cerimonial Contemporâneo, que produziu em parceria com outra cerimonialista conhecida, Sergina Pedrosa. As regras de protocolo, cerimonial e lista de precedência estão traçadas nessa publicação, de grande utilidade para quem faz eventos e recebe autoridades, muitas vezes sem orientação técnica.

CRISTINA ROBERTO, à frente do seu tradicional Buffet, fez ressurgir a marca Bom Demais, agora instalada no Jardim Botânico de Brasília e no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil). Nesses dois lugares, virou moda para as famílias participar de piqueniques, principalmente nos fins de semana, com serviço a cargo do buffet da Cristina Roberto.

MOEMA LEÃO é uma das empresárias à frente da realização de mais uma edição do evento CasaCor Brasília. De 1º de outubro a 18 de novembro, ambientes decorados pelos principais arquitetos da região Centro-Oeste estarão abertos ao público amante de arte e decoração. É uma grande iniciativa, difícil de se realizar, mas mantida ano a ano, e sempre valorizada.

FERNANDO QUEIROZ, do Grupo Via, recebeu das mãos do ministro da Fazenda, Guido Mantega, o prêmio de Melhor do Brasil no setor de Construção Pesada. É uma honraria que também abrange Brasília, cidade onde se originou a empresa e na qual estão algumas das principais obras da Via, inclusive o Estádio Mané Garrincha.

REGINA HELENA COSTA, paulista, é ministra do Superior Tribunal de Justiça do DF desde o ano passado, mas teve participação marcante em julgamento que repercutiu no futuro de Brasília. Ela foi o voto decisivo na sessão em que acabou mantida a condenação do ex-governador José Roberto Arruda e que culminou com a impugnação dessa candidatura.

JOAQUIM RORIZ, com graves limitações físicas, por causa de problemas renais, matou a saudade dos fãs nesta campanha eleitoral. Em diferentes momentos, ele apareceu nos antigos redutos e até almoçou num restaurante popular, aquele que cobra R$ 1,00 por refeição. Onde passou, causou muito reboliço, pois o povão tem saudade do Roriz.

RICARDO LEWANDOWSKI mora em Brasília desde 2006, quando veio de São Paulo para ocupar o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal. Agora, foi empossado como presidente do STF e do Conselho Nacional de Justiça. Estará, portanto, mais do que nunca fixado na Capital Federal, onde começa a criar raízes, participando da vida da cidade.

JOSÉ ROBERTO ARRUDA deu demonstração de garra ao liderar a campanha para governador do DF durante alguns meses. Seu algoz foi o então presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Joaquim Barbosa, que concedeu liminar autorizando o julgamento de Arruda no Tribunal de Justiça do DF em segunda instância. Assim, ele saiu da política.

TADEU RORIZ é o administrador do Lago Sul, com a experiência de quem mora nessa região administrativa há mais de 30 anos. Ele já foi deputado distrital e tem conhecimento dos principais problemas da área, buscando contato direto com a comunidade. Defende, por exemplo, a implantação do Parque Marina Sul, ao lado da Ponte das Garças.


Mariana Weickert, Bia Paes de Barros e Chay Suede a exposição Fashion Trends, composta por cinco vitrines conceituais, com propostas de looks do mix de lojas do mall para a estação. A degustação da 10ª edição da Emagalog estava à disposição do público através de totens instalados próximos às vitrines. A revista eletrônica de moda e estilo do ParkShopping, batizada de Resort Wave, encantou pela beleza de seus ensaios fotográficos e materiais institucionais. Quando o relógio chegou às 20h a ansiedade era grande no local. Os fãs do cantor Chay Suede se espremiam para ver o astro de perto, que embalou os desfiles com um show ao vivo. O primeiro deles foi o dos alunos do curso de moda do Iesb, seguido pelo de tendências PKS, organizado pela Cia Paulista de Moda.

Chay Suede e banda

Carina Azevedo e Lu Medeiros

Lilian Lemos e Renata Andrade

Mohana e Melânia Jensen

Bia Paes de Barros, Mariana Weickert, Clariana Gonzaga e Clarice Dewes

Gidel Deungaro e Natália Vaz

Reginaldo Fonseca e Nuno Quental

Thais Passos, Michele Moura e Ju Rodrigues

Fabiane Rufino e Victor Barcellos

Victoria Junqueira e Jessica Vasconcelos

PARKSHOPPING

PKS Fashion Trends foi um sucesso! O público prestigiou comparecendo em massa aos eventos organizados para uma verdadeira maratona de um dia de moda no ParkShopping. No meio da tarde, subiram ao palco montado na Praça Central as apresentadoras do programa da GNT Vamos Combinar Seu Estilo, Mariana Weickert e Bia Paes de Barros, para comandar o Fashion Meeting. O bate-papo/consultoria coletiva aconteceu em parceria com as ParkBloggers Clariana Gonzaga e Clarice Dewes e se estendeu por quase duas horas pontuado por composição de looks e respostas às dúvidas diversas da plateia. Enquanto o desfile das 20h não acontecia, os presentes visitavam

Fotos: Cristiano Sergio e Augusto Costa/FOTOFORUM

O

incendeiam público em evento de moda no ParkShopping Brasília

101


Os fracassos nos ensinam a alcançar a aprovação em concurso

gran cursos

E

102

u poderia começar este artigo citando pelo menos duas dezenas de frases que dão as mais diversas – e, às vezes, também divertidas – interpretações sobre fracasso, um conceito terrível, pavoroso e cruel que ronda perigosamente milhões de concurseiros. Entretanto, escolhi apenas uma, do escritor inglês do século XIX Charles Dickens. A lição do autor dos clássicos da literatura universal David Copperfield e Oliver Twist, a meu ver, é a que melhor se aplica ao nosso caso: “Cada fracasso ensina ao homem algo que ele precisava aprender.” Aí está, em apenas nove palavras, aquilo que precisamos ter sempre em mente, para eventuais insucessos em nossas empreitadas, em especial quando se trata da temida reprovação em concurso público. Devo dizer que estou abordando este assunto para atender a alunos que me procuraram pedindo uma injeção de ânimo, tão necessária depois de um tropeço desse tipo. Pretendo, pois, mostrar que a derrota não pode ser razão para desmotivar alguém que tenha como grande meta ser aprovado em uma seleção para

cargo ou emprego no governo. Mais uma vez vou recorrer à minha experiência pessoal para demonstrar que tudo o que afirmei até agora não são meras palavras para estimular os concurseiros – meus alunos ou não – a manter viva a chama do estudo após eventual reprovação. Corria a década de oitenta quando eu, então um jovem recém-saído dos bancos escolares, depois de terminar o segundo grau (como era chamado o ensino médio), fiz meu primeiro concurso público, para o Banco do Brasil. Estava certo de que realizaria não apenas meu próprio sonho, mas o de meus pais, que viam nessa carreira a melhor opção de vida para mim. Eu me considerava bem preparado e tinha certeza de que tudo daria certo. Mas não foi assim. Perdi a oportunidade, exatamente por excesso de autoconfiança, somado ao nervosismo que afeta todo candidato na hora da prova. Contudo, em vez de ficar deprimido por causa da reprovação, tirei do insucesso as lições que me levariam, a partir dali, à aprovação em oito concursos públicos – entre os quais os do magistério,

“Foi assim que transformei o que poderia ter sido um grande fracasso numa série de sucessos que me conduziriam à posição que, com muito orgulho, ostento hoje na área de concursos públicos em nosso país.”


que pautariam minha vida pelos caminhos do sucesso profissional, e um primeiro lugar em concurso realizado em âmbito nacional. Essas lições podem ser sintetizadas em: perseverança na busca do resultado, determinação para vencer todos os obstáculos, energia para superar o cansaço das muitas horas de aulas, disciplina para não desperdiçar o tempo disponível

de estudo e método para estudar e apreender o essencial de cada disciplina cobrada no concurso. Foi assim que transformei o que poderia ter sido um grande fracasso numa série de sucessos que me conduziriam à posição que, com muito orgulho, ostento hoje na área de concursos públicos em nosso país. Fica, portanto, para todos vocês, concurseiros que me leem, o conselho de

quem já passou por tudo isso e se sagrou vencedor. Jamais desanimem. Quando se sentirem tristes por causa de um mau resultado, lembrem-se de mais estas palavras de Charles Dickens: “O fracasso é a oportunidade de começar de novo, com inteligência.” Se, ainda assim, o astral continuar lá embaixo, anotem a preciosa lição de Henry Ford, um dos homens mais bem-sucedidos de todos os tempos e gênio dos negócios: “O fracasso é um tempero indispensável ao êxito.” FElIz CArgO NOvO! J. W. GRANJEIRO Diretor-Presidente do GRAN CuRsOs Coordenador do Movimento pela Moralização dos Concursos - MMC. www.professorgranjeiro.com http://twitter.com/jwgranjeiro http://facebook.com/josewilsongranjeiro

gran cursos

“TODO mundo passa “EXISTEM apenas dois em concurso público. tipos de concurseiros: SÓ NÃO passam os que OS QUE PASSAM e os não se inscrevem e os QUE DESISTEM!” que desistem antes.”

103


Prontas Pa r

O que é ser elegante? É saber dosar nas cores, no traje de acordo silhueta, nos acessórios, no volume de joias que carrega. Com silhuetas próximas ao corpo e romantismo, a roupa valoriza a simplicidade das formas. Os sapatos cheios de atitude traduzem os contornos em modelos com saltos e trazem mais sensualidade ao look.

gente fina

Fotos: Paulo Lima

104

Audrey Brants

Lenir Fonseca

Lorena Porto

Juliana Corrêa


Vanessa Grazziotin

JĂşlia Munhoz

Elisabeth Rocha

Ana Cristina Campelo

gente fina

a ra brilhar

105


O presidente Adelmir Santana destaca importância do setor terciário no DF

A

posse da diretoria da Fecomércio movimentou a classe política, empresarial e social da Corte, com um jantar no Royal Tulip. O governador Agnelo Queiroz foi recebido logo na entrada pelo presidente Adelmir Santana e dona Maria José, o presidente da Confederação do Comércio, Antônio de Oliveira Santos, foi representado pelo seu vice, Luiz Gil Siuffo, e o casal Isa e Antônio Matias. O ministro Guilherme Afif Domingues, o

Prestígio, pompa e circunstância

Fotos: Cristiano Costa

Diretor Tesoureiro da CNC, Luiz Gil Siuffo discursa na posse da nova diretoria

presidente do Banco do Brasil, ministro Valmir Campelo, o ministro do Turismo, Roberto Leal, e mais de 20 presidentes de outras federações do Brasil compareceram. Foi uma festa a presença de Eraldo Alves da Cruz, que hoje ocupa um importante cargo na presidência da Confederação no Rio. A organização do evento foi de Márcia Lima, a decoração de Mada Flores e o buffet da Adriana. Noite monumental.

GILBERTO AMARAL

Na concorrida posse, o ministro do Turismo, Alberto Alves, governador Agnelo Queiroz, Maria Jose Santana e Adelmir e o ministro Afif Domingos

106

Recebeu muitos cumprimentos pela passagem de seu aniversário, o mago dos pincéis “doutor” Luiz Carlos Alvarenga

Cynthia Santana e o marido Cesar Brunetto, Alessandra e Glauco Santana, Juliana Santana

e o marido Rafael Siqueira de Brito


Num castelo de príncipes e princesas, em Paris Viva os noivos!

GILBERTO AMARAL

A nossa correspondente virou Madame Cabral-Lesellier. Como anunciamos, o casamento de Raice e Stéphane ocorreu na França, na igreja de estilo romano São João Batista, construída no início do século XIII. A recepção foi no histórico Castelo de Breteuil, com poucos convidados vindos do mundo inteiro. O evento foi digno de um conto de fadas, com direito à chegada dos noivos em carruagem e queima de fogos. A Lua de Mel está prevista para outubro nas Ilhas Seychelles. Como se diz na França: Vive les Mariés!

107


Batizado de João Gabriel Mendes Campelo

F

oi em clima de muita comemoração que Ana Cristina e o advogado Estenio Campelo levaram o pequeno filho João Gabriel Mendes Campelo para o sacramento batismal celebrado pelo Padre Aleixo, na Capela da Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Lago Sul, com a presença de familiares e amigos. Após a cerimônia religiosa, o casal recebeu os convidados para um almoço no salão de festas do Ed. Tartuce, servido pelo Buffet Degustare. A decoração do evento ficou a cargo da empresa Festa Provençal, com os acordes do tecladista Sivuquinha.

Os padrinhos Guilherme Campelo e Elaine Pinheiro, os pais Ana Cristina e Estenio Campelo com João Gabriel e o celebrante Pe. Aleixo

Batizado

Os avós, José Honorato e Berta, com o neto e os pais do batizando

108

João Gabriel com a tia Teresa Campelo e o padrinho e irmão Guilherme Campelo

Estenio, Ana Cristina e João Gabriel na mesa do bolo e doces

João Gabriel com o pai, os irmãos Guilherme e Andréa e os cunhados Marcelo Feitosa e Carol Campelo

O avô materno José Honorato, João Gabriel com a mãe Ana Cristina e o irmão Jorge Renan

Maurício e Elaine Pinheiro com os filhos Victor e Gustavo, Ana Cristina e Estenio com João Gabriel


João Gabriel recebendo água batismal, na companhia dos pais, padrinhos e do Pe. Aleixo

João Gabriel recebendo do padrinho e irmão Guilherme a luz da vida

Pe. Aleixo explicando a importância do batismo

João Gabriel recebendo o carinho das tias, Eliane, Regina Telma, Teresa e Kathya Campelo

O casal Leila Rejane e Brito Pereira, Pe. Aleixo, Ana Cristina e Estenio Campelo

Familiares e convidados no ato solene

O casal Maria Helena e Carlos Motta felicitando João Gabriel, no colo da mãe

Tia Teresa, padrinho e irmão Guilherme e as primas Anna Karina e Ana Clara

João Gabriel com os pais e os tios maternos, Cleide, Cleuber, Elaine e Betânia Mendes

Batizado

João Gabriel sendo entrevistado pelo jornalista Gilberto Amaral

109


João Gabriel com os pais e tios paternos, Juarez, Francilda, Gorete e Raimundo

Weber Magalhães, Carol, Danielle, Andréa, Marcelo, Isabela e Marcela Campelo, familiares do batizando

Batizado

A prima Juliana Espíndola com João Gabriel e a filha Luiza

110

João Gabriel com o amigo carioca Jorge Pinto e o pai Estenio Campelo

Ricardo e Alice Figueiredo com os filhos

Os primos Coutinho com João Gabriel e seus pais

Os tios Joana e Carlos Campelo, as primas Mariana e Marcela, os pais Estenio e Ana Cristina e os primos Bruno e René Rocha

O casal de amigos do Rio de Janeiro, Sueli e Sérgio Ramos Pinto, com João Gabriel e seus pais

Lúcia com a neta Helena e a filha Marcela Campelo ladeando João Gabriel e a mãe Ana Cristina

O casal de atores Jorge Renan e Leticia

Os primos Bruno e Mariana com o filho Mateus e a sobrinha Giovanna

Renato Riella entre Márcia e Ana Lima


João Gabriel sorrindo

Os tios Evandro e Carla Campelo, João Gabriel, Estenio e Ana Cristina, os primos Ebigail, Carlos Christian e a filha Thaís

João Gabriel observando

João Gabriel orando

João Gabriel com os pais e a família Silva Bezerra, Inês, Ana Luiza, Dayan, Paloma, Gustavo e filhos

Os primos Fenanda e Ricardo com os filhos e João Gabriel com os pais

Estenio, Ana Cristina e João Gabriel com o casal José Odon e Marlene Galeazzi

Pimentel Júnior, Estenio e João Gabriel e a tia Regina Campelo

Márcia e Ana Lima, Carol Campelo e Marcelo Chaves

Estenio Campelo ladeado pelo sobrinho Diogo e o cunhado Cleuber Mendes

As secretárias de João Gabriel, Cristina, Ângela e Eliviane com a mãe e o batizando

Batizado

João Gabriel com os pais, irmão e cunhados

111


cenas em

Fotos: Paulo Lima, César Rebouças

A empresária Janete Vaz , do laboratório Sabin, ganhou um almoço agradabilíssimo no Restaurante Soho, em comemoração ao seu aniversário.

Raquel e Janete Vaz

Cosete Ramos Gebrim, Rita Márcia Machado e Dodôia Resende

Leandro Mateo e Patrícia Vaz

Suzy Pena entre Iza e Carol Matias

Keila Cardoso, Lúcia Itapary e Benigna Venâncio

flashes

Elizabet Campos, Iara Castro e Marlene Sousa

112

Sandra Costa Maria José Santana, Sônia Melo e Heloísa Hangreaves


PaulOOctavio inaugura Residencial Anna Christina. Edifício de alto luxo homenageia a presidente do Memorial JK e será entregue no dia do 112° aniversário do fundador de Brasília.

Baldomero Barbará, Ruy Coutinho e Rousivelt Beltrão Anna Christina Kubitschek Pereira e Paulo Octávio

Paulo Roriz e Marcelo Amaral

Vera Gonzatto e Ruth Taurisano

Maíra Gadelha e Paulo Palmer

Aniversário de Gracia Cantanhede foi comemorado com um almoço no Restaurante Soho.

Rita Márcia Machado e Marilene de Souza

Thamis Peres, Gracia Cantanhede, Francesca Amaral e Nathanry Ibiapina

Vânia Carvalho, Odette Trotta e Ana Helena Rangel

Marly Nogueira, Leinha Soares, Marcia Helena Gomide e Gitana Lira

flashes

Márcia Lima, Lúcia Alasmar e Ana Rosa Sabóia

113


Casa Magrella ofereceu coquetel de inauguração do Corner La Rouge Belle.

Cleuza Ferreira, Wilma Pereira e Mércia Crema

Joyce Cardoso entre Isabela e Melissa Gontijo

Walter Lourenço, Juana Ferreira, Carol Macedo e Henry Miranda

Suely Nakao e Gláucia Benevides

Laís do Amaral, Lala Rudge e Consuêlo Badra

A animada e alegre presidente do Clube Internacional, Cosete Gebrim, comemorou seu aniversário com um almoço no Restaurante NAU.

flashes

Maria Lúcia Moriconi, Maria Olímpia Gardino, Cosete Gebrim e Elaine Caldas

114

Ivelise Longhi e Márcia Lima

Rita Márcia Machado, Consuêlo Badra, Laís do Amaral e Carmen Bocorny

Marilia Prado, Elizabet Campos, Moema Leão e Iracema Torres


Colação de Grau de Camila Lima foi comemorada com um delicioso jantar na residência da família no Park Way.

Winne Martins, Kelbia Siqueira, Ana Carolina Borges e Berta Vaz

Clarice, Ana Clara, Harmery e Ana Beatriz Blun

Erickson e Marina Blun, Camila e Marliz Lima

Marta e Ronaldo Cuenca

Fred, Arthur e Jaciara Costa

A boa anfitriã Kátia Kouzak festejou seu aniversário com um saboroso jantar, em sua residência no Lago Sul.

Elizabet Campos e Rita Márcia Machado

Elaine Caldas, Maria Olímpia Gardino e Leila Anchieta

Carmen Minuzzi, Lúcia Itapary e Regina Moura

Solon, Kátia, Zenon e Valeska Kouzak

flashes

Lucila La Porta e Carmen Bocorny

115


Márcia Lima abriu as porta de sua residência para o lançamento da Grife Ômega e do Relógio Speedmaster Mark II Rio 2016, Em Brasília.

Marisa Junqueira, Lúcia Itapary, Maria José Santana e Benigna Venâncio

Janine Brito, Mardey Bicalho e Rosália Peixoto

Sérgio Koffes, Rodrigo Ortiz, Mandel Dias e Paulo Souza

Márcia e Ana Lima

Andrey Brants, Marília Prado e Janine Brito

Clássico da Mercedes Benz no SIA.

flashes

Sergio Martinelli e Josmar Costa

116

João Henrique Noronha e Carlos Bracarense

Marcelo e Marcus Junqueira com Helena Vasconcelos

Dilan Pontes e Fabiana Paixão

Cláudio Hugo Mikkelsen (Gerente Geral)


A grife de massas especiais Pissani inaugurou seu segundo endereço na cidade, no Shopping Iguatemi Brasília.

Lilian, Fernando, Joyce e Mariana Miranda

Charles Piriou e Pissani

Marli e Marcela Costa

Melina Faria, Mayara Yano e Rebeca Yano

Télvio Mello e Rosana Trojano com Pissani

A empresária da Victor Hugo em Brasília, Juliana Rezende, recebeu seletas convidadas para almoço em celebração ao lançamento da Primavera-Verão da grife.

Consuelo Wassita e Consuêlo Badra

Carol Macêdo, Valter Lourenço e Ju Rodrigues

Janine Brito e Mércia Crema

Laís do Amaral e Suely Nakao

flashes

Bet Campos e Sueli Maestri

117


Bodas de prata do Dr. Erickson Blum & Mariliz Lima.

Erickson Blun, Janete Vaz e Mariliz Lima

Marina Lima, Gustavo Lima e Camila Lima

Gustavo Lima, Erickson Blun, Mariliz Lima, Marina Lima e Camila Lima

Letícia Antunes, Mariliz Lima, Erickson Blun, Ana Cláudia Antunes, Fabiana Antunes e Kleber de Lima

Aniversário de Marcelo Chaves em casa de Mayra Perin, comemorado com requintado almoço.

flashes

Mayra Perin (anfitriã), Marcelo Chaves (homenageado) e Jaqueline Roriz

118

Manuella Rocha

Cristina Argello e Consuêlo Badra

Vania de Carvalho e Andrea Meirelles

Marcelo Chaves e Isa Mozzatto


Fotos: Lincoln Iff e Ana Tereza Borges

A Prada realizou evento em sua loja do Shopping Iguatemi Brasília para apresentar a coleção Fall Winter 14.

Ana Maria Gontijo, Paulo Uchoa e Cristina Queiroz

Tatiana Junuario e Margot Albuquerque

Duda Amorim

Donata Meirelles, Daniela Falcão e Giovanni Frasson

Claudia Tolentino

Gabriela Constantino

Claudia Fitipaldi

Ana Paula Gonçalves

Marina Slavieiro

flashes

Erica Ferraz

119


Fotos: Celso Junior

Responsável pela marca Emar Batalha em Brasília, a empresária Karinne Pantazis recebeu seletas clientes para um almoço em sua residência, no Lago Sul.

As anfitriãs da tarde, Emar Batalha e Karinne Pantazis, com Joyce Pascowitch

Cleucy Oliveira, Joyce Pascowitch e Soraia Debs

Amanda Guerra, Luiza Nasser Caiado e Isadora Campos

Tuty Fenelon, Gabriela Leal e Jaqueline Oliveira

Oral Esthetic Center, moderna clínica de odontologia, foi apresentada oficialmente a Brasília.

flashes

Tiago Correia com Elder e Elton Galvão

120

Carmen Sousa e Yara Stela Camarota

Vivian Cabral e Vânia Cabral

Cláudio Dutra e Beatriz Maroni


Kátia e Julio de La Guardia fizeram uma bonita festa, no Autódromo, para festejar o aniversário da filha Júlia.

Katia, Júlia e Julio de La Guardia

Enzo e Helen Szervinsk

Isadora e Karla Amaral

Saulo e Patricia Cunha ladeando Gentil Dias

Júlia Kniggendorf, filha mais velha da família Kniggendorf, celebrou seus 15 anos com uma mega festa na casa da família.

Rafael e Sílvia Badra

Edmur e Beatriz Araujo

Leonardo Pavan, Ana Paula Souza e Daniel Badra

flashes

Daniela, Júlia, Natália e Sergio Kniggendorf

121


Prestigiada posse da nova diretoria da Fecomércio do Distrito Federal, tendo como presidente Adelmir Santana, reconduzido ao cargo. O evento foi realizado no Royal Tulip Brasília Alvorada e organizado por Márcia Lima.

Maria José e Adelmir Santana, Carlos Vieira Junior e Gilberto Amaral

Marizalva, Walmir, Estênio e Guilherme Campelo

flashes

Antônio Gomes e o ministro Guilherme Aziz Domingos

122

Jorge e Shirley Mota, Sanzia e deputado Agaciel Maia

Paulo Octávio, Cleire Paniago e Mauricio Gomes

Cláudia Galdina e Raul Leão

Senador Cicero Lucena e o deputado Paes Landim

Talar Abul Allan, Felipe Faria e Antônio Mathias


A querida promoter Márcia Lima comemorou seu aniversário cercada do carinho de familiares e amigos no Restaurante Rubaiyat.

Joyce Cardoso, Manuella Peixoto, Cláudia Peralta e Thereza Pena

Janine Brito entre Natália e Raquel Pacini

Marisa Junqueira, Lucia Itapary e Victória Pollo

Ana Helena Rangel e Consuêlo Badra

Dulce Tanure e Carmen Minuzzi

Paula Mokdissi, Thereza Neves e Angela Alves

Thamis Peres, Laís do Amaral e Gracia Cantanhede

flashes

Antonio Machado, Márcia, Rodrigo e Ana Lima

123


A Ortiga apresenta seu novo espaรงo de Festa no All Day Drinks da 309 Norte, com novos conceitos, marcas e atendimento personalizado.

Alessandra Gualberto, Cesar Serra e Lais do Amaral

Janaina Abi Ackel e Denise Ortiga

Mรกrcia Lima, Denise Gebrim e Juliana Marques

Aline Nobre, Gabriela Pires e Camila Flaeschen

flashes

Flรกvia Siqueira, Rosany Ribeiro e Juliana Lobรฃo

124

Dilma Borges e Bruna Beatriz Marina e Maria Mustefaga com Maria Clara Freitas


Liliana Farah e Saulo Mesquita uniram-se em casamento dia 6 de setembro, em linda cerimônia ao entardecer, na residência da família, com cerimonial de Cesar Serra, decoração de Valéria Leão e buffet Sweet Cake.

Wesliane e deputada Jaqueline Roriz com Ana Lucia Rezende

Cecília Maia e Heraldo Pereira

Suzy Pena e Luciano de Faria

Gabril Kanitouche, Lorena Flores, Sonia e Moussa Kanhouche

Samir e Paula Mokdissi

Mário Habka e Patricia Maia

Guilherme Lamego , Sarah Skaf, Patricia e Nabil Dahdah

flashes

Os Noivos Liliana e Saulo entre os Pais da noiva Lutfallah e Lilian Farah

125


Em bela cerimônia no Hípica Hall, uniram-se em casamento Clarissa Barros e Antônio Khouri.

Valéria Barros e Laércio Lemos Barros (pais da noiva), Clarissa, Antônio, Nevinha e Marcus Costa (pais do noivo)

Esteves Colnago e Gláucia Benevides

flashes

Luciano e Solange Ferrer

126

Roberta e Lineu Garcia

Cláudia e César Canhedo

Adilson e Thamis Peres

Lourenço e Rosália Peixoto

Sarah Tolentino, Adolfo Nunes e Ciromar Amaral


Paella Solidária na Estância Gaúcha , com dedicadas organizadoras.

Maria Olimpia, Gertrud Mathias, Cleria Kun, Lucia Itapary, Carminha Antoni, Danielle Guimarães e Silvana

Enio e Carmem Bucorny, Vera e Luiz Coimbra

Silvia Maria e Geru Ponce

Hélio e Lenir Fonseca, Rita Marcia e Francisco Machado

Projeto Sabores das Nações em sua 2 a Edição: Uma Noite em Portugal, organizado pelo Grupo de Mulheres de Sucesso e Pires de Sá Vinhos, em prol do Instituto Chamaeleon.

Mônica Nóbrega e Liz Elaine

Lenir Fonseca e Narme Gomide

Ernesto e Lúcia Caldas com Antonello Nonardo

flashes

Beatriz Schwab, Gilvan Pires de Sá , Eliane Ulhoa e Sandra Carvalho

127


No prestigiado jantar de posse do novo presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Ricardo Lewandowski.

Ministro Ricardo Lewandowski e Iara e ministro Roberto Barroso e Teresa

Lúcia Clara e o ministro Mauro Campbell com o ministro Humberto Martins

Nolita coffee & fun é ponto de partida para passeio vip. O promoter Tiago Correia convidou um grupo seleto de amigos para uma verdadeira balada sobre rodas.

Marcelo Feitosa, Estenio Campelo e os ministros Raul Araujo e Marcus Buzzi

Os fãs da marca Apple podem comemorar. Brasília acaba de ganhar a Tech Masters, revendedora da marca e autorizada para a manutenção dos produtos da grife de tecnologia mais desejada no mundo.

O empresário Paulo Octávio com o casal e sócios da loja, Cléris e Alessandra Casagrande

flashes

Tiago Correia, Michele Calmon e Ricardo Oliveira

Celita Procópio e Luiz Adams

Yara Berocan, Bárbara Barbosa e Luisa Peleja

128

Tiago Correia, Karen Sotto, Stephane Farias e Lucas Puchalski


Rafael Venancio, Andre Venancio e sua equipe reuniram um grupo seleto de jornalistas para uma coletiva de imprensa, onde apresentaram o novo projeto do Venancio Shopping. Um projeto moderno e inovador destacando o Venancio Shopping entre os melhores de Brasilia.

Rafael Venancio, Roberto Bueno, Karine Pagotte, André Venancio e Savio Zambrotti

Roberto Andrade e Newton Garcia

Andre Venancio, Rafael Venancio e Roberto Andrade

Ernesto Duarte, Francisco Thompson, Karine Pagotte, Nelson Piedade, Roberto Andrade, Thais Avelar e Leonardo Madeira

Claudia Matarazzo fala sobre o novo conceito do luxo em palestra realizada no Hípica hall, a convite da consultora de imagem Dorotea Mendonça em evento exclusivo em única edição.

Claudia Matarazzo admirando o Belissimo Audi Q3

Monica Cruz, Lucia Itapary, Rosete Ramos e Rita Marcia Machado

Claudia Matarazzo e Dorotea Mendonça

Cassius Wendel, Nicole Feitosa e Mariana, da Audi Brasília

flashes

O empresário Romulo e Dorotea Mendonça

129





Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.