Foco Novembro 230

Page 1

– Ano XIX – Nº 230 – Novembro de 2014

NOV/2014 - Nº 230 - R$15,00

Revista

CIRCULAÇÃO NACIONAL

Então é Natal!

Comemore com a Foco a chegada do final do ano








A Deus toda a honra e toda a glória pela realização de mais uma revista Foco

editorial

N

8

uma altura em que a palavra guerra é tantas vezes falada e em tantas línguas diferentes, o verdadeiro significado do Natal e tudo o que ele envolve tem um peso muito mais forte. Nunca, como agora, nos lembramos tanto do verdadeiro significado da palavra AMOR. Nunca, como agora, valorizamos tanto a PAZ, e nunca, como agora, nos lembramos tanto de que um dia nasceu Jesus só para nos ensinar, dando-nos como exemplo, respondendo ao ódio com o amor, à guerra com a paz e à vingança com o perdão. Aqui fica uma dica para os nossos queridos leitores: muito amor, paz e, se calhar, uma boa dose de perdão. Vamos às matérias do mês: PEDRO GORDILHO: Nosso colaborador explora a transformação da arte pictórica por Georges Braque e Pablo Picasso. PLUS SIZE: Yasmin Almeida mostra como a moda vem se democratizando com o segmento Plus Size. HORTA: Fernanda Caixeta aborda como o paisagismo aliado ao plantio de alimentos orgânicos pode ser benéfico à saúde. NATAL: Camila Bocchino apresenta um pouco da decoração e promoções de Natal dos shoppings de Brasília. COMPORTAMENTO: Descubra quais as melhores modalidades em tratamentos que ajudam a queimar calorias, melhorar o desempenho cardíaco e tonificar os músculos para o verão. VITRINE: Separamos algumas dicas de presentes para o Natal. RESTAURANTES: Conheça os pratos “carro-chefe” de grandes restaurantes da capital. MODA: Fernando Lackman mostra como o São Paulo Fashion Week propôs uma reflexão do que é consumível e do que é inspiração. AMBIENTES: Clausem Bonifácio mostra que sonhar com a casa perfeita não custa nada e faz bem a alma. GASTRONOMIA: Adriana Nasser dá dicas de vários quitutes natalinos para inovar a ceia de Natal. ESPORTE: Márcia Casali fala sobre a importância de uma boa formação de base em todos os esportes.



D-P

C B

consuelo@revistafoco.com.br D  A

R A

C E C B, A P P  V, A D, C C, F M, J A M, P C B, P G  R C  C A D, C B, C C, C P, D A, F M, G A, J A M, L T, P C B, P A, P G, R C , M A  P P R C B, C B  Y A

expediente

redacao@revistafoco.com.br

R C C B, F C, F L  M C

E  A G N criacao@revistafoco.com.br F C B, J T S  P L

Então é Natal!

12

Consuêlo Badra Em primeira mão

24

F C A Z, C C, C R, J C D  K O D. A  F T L  S tania@revistafoco.com.br C M C financeiro@revistafoco.com.br

C SH/Sul Quadra 06, Conjunto “A”, Bloco “E”, Sala 809 Edifício Business Center I - CEP: 70.322-915 – Brasília-DF (61) 3248-7868 / 3532-4436

CAPA: SHUTTERSTOCK

         . A       M F E L,   ,  -    . Acesse www.revistafoco.com.br

A C E M comercial@revistafoco.com.br

60. Gastronomia

Aniversariantes Aniversariantes de dezembro

26

José Alberto Couto Maciel Aviação

28

Paulo Castelo Branco Recomeçar

30

FlorianM adruga Dilema

32

Carlos Chagas O tempo basta

34

Aristóteles Drummond O muro da vergonha

36

Pedro Gordilho Georges Braque e Pablo Picasso

40

Ambientes A casa perfeita

46

Natal À espera do bom velhinho

52

Vitrine Aquela época do ano

60

Gastronomia Então é Natal!

64

Esporte Formando campeões

10


46. Natal

À espera do bom velhinho 70

Comportamento Prontos para o verão

74

Restaurantes Os clássicos

80

Moda Nada como a moda brasileira

Plus Size

86

Moda democrática

Hortas em residências

92. Horta

Hortas em residências

Etiqueta

98

Respostas aos leitores

102

Foto: Celso Júnior

Horta

92

Renato Riella De A a Z

104

Boas e Novas Novidades da capital

106

Gente em Foco Destaques de Brasília

108

Agenda Cultural Veja, ouça, visite e divirta-se

112

Rangel Cavalcante Histórias miúdas

116

52. Vitrine

Cenas em Foco

Aquela época do ano

Flashes

86. Plus Size 74. Restaurantes Os clássicos

Moda democrática

70. Comportamento Prontos para o verão

11


Fotos: Paulo Lima e César Rebouças Por isso é que existe o Campo da Esperança. Só que a administração daquele local é de dar dó. Descuido total, sujeira, muito mato e o pior de tudo: falta sempre água.

GRANDE JOGADA Kakay de Almeida Castro estreou na Casa Cor Brasília deste ano. O advogado e empresário, dono do Piantella, comandou o restaurante da mostra de decoração enquanto reforma o seu na entrequadra Sul. O restaurante está sempre lotado e com aquela qualidade já tão conhecida por todos os frequentadores.

NOME DE PRÉDIO

Almoço na casa de Ana Maria Gontijo reunindo amigas pioneiras: Consuêlo Badra, Mércia Crema, Ana Maria Gontijo, Adriana Colela, Christina Queiroz, Lúcia Toller, Maria Abadia,Pompeia Addario e Maria Abadia Teixeira.

QUERIDO por TODOS O jovem empresário Fernando Naves Adriano, de 48 anos, que conduzia, ao lado do irmão, os negócios do pai, Osório Adriano Filho, morreu após descobrir úlcera perfurada e sofrer parada cardíaca. Toda a cidade está consternada com aquele jovem que cuidava do grupo Brasal, um dos maiores da Capital Federal, ramificada nas áreas de concessionárias, imobiliárias, construções, postos de combustível e no setor alimentício. Uma grande fatalidade, já que Fernando era apaixonado por tênis, corria, andava de bicicleta, mantinha uma vida saudável, sem beber e fumar. O Distrito Federal perdeu um de seus melhores representantes.

consuêlo badra

ADEUS

12

No dia seguinte ao velório do empresário Fernando Adriano, no Campo da Esperança, soubemos da morte do segundo filho do querido jornalista pioneiro Alexandre Garcia, o Gustavo. Muito difícil entender essa vida. Só mesmo segurando na mão de Deus e não perdendo a fé.

NAVEGA ILUMINA Francis Hime, que está completando 50 anos de carreira, vai lançar um CD de inéditas, o Navega Ilumina. Nos anos 1980, o vascaíno Hime, em parceria com o tricolor Chico Buarque, fez a música

E se... sobre coisas, digamos, impossíveis. Um verso: “E se cair neve no sertão / E se o urubu cocorocar / E se o Botafogo for campeão”. Anos depois, o Botafogo foi bicampeão carioca (1989/90).

PÓLEN NO CARDÁPIO O ingrediente que tem aparecido cada vez com mais frequência nos pratos dos maníacos por dieta e alimentação ultrassaudável é... o pólen de abelha. Segundo a nutricionista Andrea Santa Rosa Garcia, o ideal é que ele seja consumido em jejum. “Tem vitaminas como betacaroteno, complexo B e faz bem para o sistema nervoso central”. Victoria Beckham é adepta.

Pioneiros homenageados pelo Grupo PaulOOctávio. Será na Asa Norte, com as construções dos edifícios Carlos Chagas e Betty Bettiol. Francisco Brennand também ganhará homenagem. Investimentos de R$252 milhões.

SEM O DRAMA DA GUERRA Vai se chamar Os Desastres da Guerra o novo livro de Ferreira Gullar, que sairá lançado ainda este ano. Com poemas e colagens que o autor faz com envelopes das correspondências que recebe, o livro tem título inspirado na série homônima de gravuras de Goya – pintor que Gullar adora. “Meu livro fala sobre bichos, é uma brincadeira, não tem a dramaticidade da guerra”, diz o poeta.

HOMEM SEM “H” Do sociólogo Liszt Vieira, sobre a proposta que está em estudo pelo Senado, de eliminação de vogais e consoantes não pronunciadas, como o “qu” e o “gu”, em “querer” e “guerra”, e o “h” em “homem” e “hotel”: “Se é para economizar com a redução de horas de ensino, o melhor seria extinguir o Senado e ficar com o sistema unicameral”. Já o acadêmico e filósofo Evanildo Bechara não perdoa a tal proposta: “Escrever homem sem H é falta de tinta ou falta de cultura”.

DESESPERANÇA A morte jamais é uma desesperança.

Destaque para as queridas Ana Maria Gontijo e Mônica Freitas.

NOVIDADE NO PORTO O Sushisamba, restaurante descolado que tem filiais em Nova York, Miami, Chicago, Las Vegas e Londres, vai abrir no Porto do Rio de Janeiro ano que vem. Os administradores já fizeram um estudo do mercado carioca.


trio elétrico. Será na quinta-feira de carnaval. Vai percorrer o circuito BarraOndina misturando axé e funk. O nome do bloco será Eu Vou.

A CARNE DE KÁTIA

MADRI José Sarney circulou por Madri. Foi lançar seu livro A duquesa vale uma missa, em edição espanhola, na Casa das Américas. Foi em seguida a Portugal, para jantar em Lisboa com o amigo Mário Soares, que comemorou seus 90 anos.

AMOR NO AR Letícia Birkheuer, a Érika de Império, está conhecendo melhor o arquiteto Miguel Pinto Guimarães.

CAMPANHA TUCANA A partir do dia 15 de dezembro, Aécio Neves lança uma campanha nacional para aumentar o número de filiados ao PSDB.

GUGU AO VIVO Previsto para estrear no início do ano que vem, o programa de Gugu na Record terá três edições semanais, ao vivo, e será o primeiro a integrar os departamentos jornalísticos da emissora. Haverá um núcleo dentro da atração apenas voltado para notícias.

DESISTIU DO BRASIL A sueca Ikea, uma das maiores redes mundiais de móveis e decoração, com filiais em 42 países, desistiu, ao menos por enquanto, de abrir lojas no Brasil.

MAGO DA URNA A Record lança em janeiro a biografia de João Santana – O Mago que faz presidentes, como reza o título –, escrita por Luiz Maklouf Carvalho.

SALVADOR A funkeira Anitta vai abrir o carnaval de Salvador, comandando o seu próprio

INTERESSANTE Tradicionalmente, a posse presidencial ocorre no início da tarde do dia 1° de janeiro. Desta vez, o presidente do Senado, Renan Calheiros, quer transferir para o final do dia. Dizem que é para ele poder assistir à posse do pupilo Renan Filho como governador de Alagoas.

DO BAÚ Uma série de LPs com repertório de Chopin que o pianista Nelson Freire gravou nos anos 1970 será reeditada. A Warner Classics comprou os direitos dos discos da gravadora alemã Telefunken e pretende lançar as preciosidades antes do Natal.

CHAMA O SÍNDICO Um condômino que instala um touro mecânico no salão de festas do prédio sem consultar os vizinhos é uma das situações retratadas em Ser síndico não é padecer no condomínio. De autoria dos advogados Sergio Jafet, Lino Araújo e Gabriel Rocha, o livro reúne 600 perguntas e respostas sobre questões jurídicas da vida em edifícios.

VIDA NO PAPEL A apresentadora Astrid Fontenelle vai lançar um livro de memórias. “Chamei um jornalista para me entrevistar e agora estou escrevendo”, conta ela, que vai lançar a obra pela editora Rocco em 2015.

JOGOS SUSTENTÁVEIS Começa a sair do papel o plano de sustentabilidade para as Olimpíadas de 2016. Na reunião mais recente, aqui em Brasília, ficou definido que toda a madeira utilizada na construção do velódromo vai ser certificada. Os geradores serão movidos a óleo de cozinha reciclado, e os ônibus e caminhões que fazem o transporte de equipamentos vão utilizar 20% de biodiesel. Carros oficiais serão abastecidos com etanol.

SAMBA E NOVELA Com duas das mais queridas rainhas de bateria do Grupo Especial no elenco da novela – Cris Vianna (Imperatriz) e Viviane Araújo (Salgueiro) –, Aguinaldo Silva aproveitará a passagem das escolas pela Sapucaí para gravar cenas de Império. “O desfile da Unidos de Santa Teresa será gravado no domingo de carnaval, para ser exibido no capítulo de

Marcília Ferreira Lopes e Eliana Starling.

CALENDÁRIO Já foram definidas as datas da Flip de 3015. A Festa da Literatura Internacional de Paraty ocorrerá entre os dias 1° e 5 de julho.

CALENDÁRIO 2 E no próximo mês de dezembro, a Casa Azul, que promove a feira, realizará uma “mini-Flip”, entre os dias 4 e 6. O tema será a própria cidade de Paraty. Professores, artistas e cientistas do Rio e de São Paulo vão participar de mesas com personalidades locais no ciclo de debates “Histórias e Ofícios” do território. Entre eles, o artista plástico Paulo Pasta, que vai falar sobre pintura com Júlio Paraty, discípulo de Djanira.

consuêlo badra

Simone e Celso Jabour, querido casal.

Kátia Abreu, cotada para ministra da Agricultura, já comprou briga no Senado com a JBS, empresa antiga do BNDES e doadora para a campanha eleitoral. Ela reclamou daquele anúncio com Tony Ramos que diz que carne tem que ser Friboi. Para ela, é propaganda enganosa, “já que há centenas de marcas de carne no país que também são boas”.

segunda”, diz o autor. O enredo da escola fictícia será a vida do Comendador (Alexandre Nero).

13


cesso da Lava-Jato. Ele é uma pessoa muito séria. Não acredito que esteja fazendo o jogo dos partidos”.

mento será apresentado nos primeiros dias de dezembro, em São Paulo, durante o fórum Fale sem Medo, que visa combater violência doméstica.

MARROM À FRANCESA

Casal Maria Luiza e ministro Carlos Fernando Mathias de Souza.

PRÊMIO CAIO

VEM AÍ A CERVEJA “DE PRAIA”

O Centro de Convenções do Brasil 21 está novamente entre os finalistas do 15° Prêmio Caio, considerado o “Oscar dos Eventos”. Desde a inauguração, em 2008, o espaço é indicado para o prêmio de Melhor Centro de Convenções de grande porte, nas categorias nacionais e regionais, e já levou vários deles. O empresário Fabiano Cunha Campos estará na festa de premiação, que acontece no dia 9 de dezembro, no Expo Center Norte, em São Paulo. Estamos na torcida para que ele traga mais um troféu para enriquecer a coleção.

Malvino Salvador é um dos sócios e garoto-propaganda de uma cerveja artesanal “de praia” que começa a ser vendida nas areias do Rio. Ela vai se chamar Irada! e será oferecida no formato chope, com vendedores servindo a bebida direto de mochilas pressurizadas, como se viu no Rock in Rio.

PT E PSDB O cientista político Jairo Nicolau atualizou as contas de como, de 2002 pra cá, o PT e o PSDB trocaram de eleitor. Em 2002, Lula teve 43% dos votos nas cerca de 1.100 cidades com melhor IDH do país, contra 27% de Serra. Em 2014, Dilma ficou com 30% dos votos nos municípios mais ricos e Aécio, 45%. Nas cidades com menor IDH do país o quadro se inverteu um pouco. Em 2002, Lula teve 28% dos votos e José Serra, 26%. Em 2014, Dilma conquistou 65% dos votos e Aécio ficou com apenas 14%.

consuêlo badra

VIROU NOVELA

14

Alcione vai lançar no ano que vem um disco só com músicas em francês. “E com clipe gravado em Paris”, conta. Ela também vai fazer uma turnê com Alexandre Pires – cada um cantando sucessos de suas carreiras.

A H&M, rede sueca de lojas, adiou mais uma vez seu plano de entrar no Brasil, marcado para 2015. Alega que a economia brasileira não anda bem.

EM DEFESA DE MORO De Flávio Dino, governador eleito do Maranhão pelo PCdoB, que já presidiu a Associação dos Juízes Federais do Brasil: “Naquela época, convivi na Ajufe com o juiz Sérgio Moro, responsável pelo pro-

EFEITO COPA DO MUNDO Mais de 80% dos hotéis cinco estrelas do Rio de Janeiro já estão reservados para o Réveillon. A taxa de ocupação é mais alta que a do mesmo período em 2013 – não chegava a 70%. “É reflexo da Copa do Mundo”, diz Alfredo Lopes, da Associação Brasileira de Hotéis.

INQUILINO Willem Dafoe alugou um apartamento de 250 metros quadrados nos Jardins para sua estada em São Paulo. O ator de Platoon e Homem-Aranha veio ao Brasil para as filmagens de Meu Amigo Hindu, do diretor Hector Babenco. Ele vai ocupar o imóvel por 70 dias, segundo a imobiliária Axpe. Uma piscina na área comum do prédio e uma banheira foram as únicas exigências feitas pelo americano.

IMPEACHMENT Nem todo mundo aceita passivamente a escolha dos novos mascotes das Olimpíadas. Luiz Carlos Barreto está fazendo uma campanha pelo “impeachment” dos dois bonecos e por uma nova eleição. “Liguei para o Nuzman (presidente do Comitê Rio 2016) e falei para ele que aqueles dois bonequinhos são um escárnio. Essa escolha é um atentado cultural contra o Brasil”, diz Barretão.

VOU DE TÁXI O ex-prefeito de SP, Gilberto Kassab (PSD), relatou a correligionários que tem rechaçado, gentilmente, sondagens para assumir um Ministério que ajude na coordenação política do governo Dilma Rousseff. Quando os emissários petistas dizem que ele teria o “privilégio” de despachar no Palácio do Planalto, mesmo prédio de Dilma, Kassab diz responder: “Mas ela me chama que eu saio correndo do outro prédio e chego em dez minutinhos”. O PSD, na verdade, quer o Ministério das Cidades. Ou pasta com orçamento e visibilidade equivalentes.

A querida amiga mineira Heloisa Hargreaves.

SEXO FRÁGIL

SEGUE A HISTÓRIA

Com uma média de 4,4 homicídios a cada 100 mil mulheres, o Brasil ocupa o sétimo lugar do ranking de países com maior incidência criminal contra o sexo feminino. É o que mostra pesquisa inédita realizada pelo Instituto Avon, em parceria com o Data Popular. O levanta-

O cineasta também vai procurar o ministro do Esporte Aldo Rabelo. “Vou fazer uma campanha para mudar esses bichos”, diz. A gente conseguiu derrubar a ditadura da Fifa, deu para ver que é possível acabar com a ditadura nas Olimpíadas também. A opinião pública move montanhas”.


É COVARDIA NA TELA Uma turma do cinema, liderada pelo produtor Luiz Carlos Barreto, está fazendo uma campanha para que a Ancine limite o número de cópias dos filmes estrangeiros lançados por aqui. Só para ter uma ideia do tamanho do problema: Jogos vorazes foi lançado em 1.300 salas, quase metade do total do país (2.800). Na terra de Godard, um filme só pode ocupar 30% das salas do país.

Condenado pela Justiça a pagar R$80 milhões à União pela prestação de contas indevidas de Chatô, o rei do Brasil, Guilherme Fontes vai escrever um livro contando sua versão. O filme começou a ser produzido há vinte anos e até hoje não foi exibido.

DIVERSÃO E ARTE

MARCHÉ DE NÖEL

Nem todo brasileiro que vai a Nova York faz apenas compras na Macy’s. No MoMa, a Macy’s dos museus, esgotou o catálogo em português com 350 obras selecionadas.

Gabriela Constantino Leal e Maria Camilla Coelho Leal convidam para Marché de Nöel beneficente de 4 a 6 de dezembro, das 16 às 20h, e na sexta e sábado das 11h às 20h, no Lago Sul.

BATALHA DOS PADRES

QUERIA SABER!

O CD mais vendido deste ano será de um padre. O que ainda não dá para saber é se será o de Marcelo Rossi, lançado pela Sony, ou de Alessandro Campos, da Som Livre. Cada um já vendeu, até agora, cerca de um milhão de cópias.

Um grupo de cineastas, liderado por Nelson Pereira dos Santos, esteve no Arquivo Nacional e saiu preocupado. O arquivo, que guarda 50 mil títulos de filmes brasileiros e pertence ao Ministério da Justiça, não tem mais vagas. E agora, José?

SUICÍDIO Pesquisa recente aponta que 17% dos brasileiros já pensaram em se matar. O dado está na cartilha “Suicídio: informando para prevenir”, lançada pelo Conselho Federal de Medicina e pela Associação Brasileira de Psiquiatria.

PAPA NOS EUA

PARA MORRER DE RIR

O Vaticano confirma: o Papa Francisco fará, em setembro, sua primeira visita aos Estados Unidos. Francisco vai participar do Encontro Mundial de Famílias na Filadélfia. Na viagem do Sumo Pontífice aos States também estaria sendo preparada uma estada em Nova York. O porta-voz do Vaticano, Frederico Lombardi, disse, porém, que só a Filadélfia havia sido confirmada.

Ingrid Guimarães e Tatá Werneck vão estrelar um musical que se propõe a sacanear o próprio gênero. A dupla vai bater na porta de Luiz Calainho com o projeto, que já está em fase de pré-­produção. “Nada mais saudável do que fazer ironia de nós mesmos”, diz Calainho. O espetáculo será dirigido por Dennis Carvalho.

SONHO GRANDE Retornaram os rumores que o trio de ouro Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira estaria articulando a compra da Coca-Cola. A se confirmar, seria a quarta marca americana de prestígio abocanhada pelo grupo. As outras são Budweiser, Burger King e Heinz.

NOVA ABERTURA DOS PORTOS Na primeira conversa de Dilma com

A bela e jovem Fernanda Amaral.

CONTAGEM REGRESSIVA

Luzes

O Rio começará a contagem regressiva para as Olimpíadas no dia 5 de agosto de 2015, exatamente um ano antes do início dos Jogos. Um mega-show na Praia de Copacabana ou no Aterro vai marcar a data. A programação cultural das Olimpíadas já começa a ser definida. Na parte musical, não espere grandes shows (como este do ano que vem). A aposta será nos flashmobs, com apresentações marcadas pela internet.

O casal Paulo e Elisabeth Seabra de Noronha abre sua residência no Lago Sul para uma confraternização. Além dos amigos de longa data, estará no encontro um grupo de austríacos.

Fashion Aplauso para a coleção de vestidos de alta-costura apresentada por Amanda Guerra em seu ateliê, no início de dezembro. Noite regada a Perrier-Jouët.

consuêlo badra

O brilhante e querido advogado Estenio Campelo, que acaba de adquirir belo apartamento no Rio de Janeiro.

O CASO “CHATÔ”

Joaquim Levy, a presidente pediu ao ministro para priorizar os incentivos para investimentos estrangeiros no país. Negociações, como o acordo Mercosul-União Europeia, vão ganhar força. A nova postura deve apressar a visita oficial de Dilma aos EUA, que pode ocorrer no próximo semestre.

15


como novo enxoval e renovação de sistemas. O novo projeto irá manter o alto padrão de hospedagem e a equipe, que vem prestando excelência nos serviços e que fez a fama do antigo Naoum Plaza Hotel. Economia foi a tônica da primeira semana de dezembro na capital. No dia 1º de dezembro, o Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (IBEF-DF) se reuniu para ouvir o secretário geral do Ministério da Fazenda, Paulo Rogério Caffarelli. Na pauta do almoço, que aconteceu no Le Jardin du Golf, as perspectivas para 2015. E no dia 5 desembarcou por aqui a Dra. Ana Beatriz Barbosa para a conferência “Mentes Consumistas”, no Hotel Nacional.

bolsas, calçados e acessórios em couro, vive um momento muito especial. Além de completar 17 anos de mercado, com produtos comercializados em cerca de 100 multimarcas brasileiras e também no exterior, a designer Ana Paula Braga comemora a realização de um projeto antigo. Há cerca de um ano ela abriu um showroom junto à fábrica, o que a permite receber seus compradores in loco e lançar suas coleções, independentemente dos calendários das feiras e eventos de moda. Em evento elaborado especialmente para formadores de opinião e jornalistas, no dia 26 de novembro, a estilista apresentou, em um gostoso brunch assinado pelo chef Gut, a coleção Inverno 2015.

DÉCOR

VEM CONFUSÃO AÍ

Impossível visitar o Hospital Oftalmológico Pacini e não se surpreender com a decoração de Natal assinada por Raquel Pacini. Nos ambientes, árvores, guirlandas e luzes nos lembram que é tempo de fé. Parabéns à família, pela gestão competente e humana da instituição.

Se não bastassem os graves problemas que a cúpula do PT enfrenta com os escândalos da Petrobras, que agora atingem o tesoureiro João Vaccari Neto, outro, de grave proporção, pode atingir o partido com vistas à eleição para a prefeitura paulistana em 2016. O atual prefeito, Fernando Haddad, que não anda bem aos olhos da população, é o preferido dos dirigentes petistas à reeleição. Mas a ex-­ ministra da Cultura, senadora Marta Suplicy, também quer ser a prefeita de São Paulo. Pelo sim, pelo não, vem confusão por aí nas hostes petistas.

BOLSO

As belas e elegantes Stella Guerra e Mara Amaral.

Clássico O Deck Brasil foi o mall escolhido para a segunda loja da marca uruguaia Lu By Lolita. Está bombando.

Borbulhas O mundo do espumante nacional nunca foi tão borbulhante. Safras especiais de Laurentia, DocDuo e Casa Valduga Reserva 25 Blush foram servidas recentemente na cidade e agradaram muitíssimo.

Party at Tiffany Denise Gebrim, aniversariante do mês passado, passou a data em Las Vegas. Ao chegar, foi recepcionada por amigos queridos na Tiffany&Co., que preparou blue box cake e ainda trouxe o DJ Ricardo Oliveira para as pick-ups. O RP da grife, Tiago Correia, e também amigo da aniversariante, comandou tudo.

Saúde Está em pleno funcionamento a nova unidade do Hospital Sírio-Libanês, em Brasília. A inauguração foi em clima festivo e com presença de várias autoridades médicas.

consuêlo badra

Rede Windsor em Brasília

16

A rede Windsor de Hotéis, com 12 empreendimentos no Rio de Janeiro e mais quatro previstos até as Olimpíadas, chega a Brasília em 2015. A empresa acaba de adquirir o Naoum Plaza Hotel, onde, a partir de 19 de janeiro, passará a funcionar com o nome Windsor Plaza Brasília. O hotel estará fechado a partir do dia 5 de dezembro até a sua reinauguração para algumas atualizações e modernizações,

CIÊNCIA No dia 6 de dezembro, o Grupo Acreditar reuniu em Brasília cerca de 50 oncologistas e mastologistas de diferentes estados. Eles participaram da Jornada de Câncer de Mama, que aconteceu no Hotel Mercure. O objetivo foi a atualização científica e o intercâmbio de conhecimento.

O Sushiman Com uma proposta que alia fast food e casual restaurant, O Sushiman – Sushi Express do Gilberto Salomão – está repaginado e é uma ótima opção para um almoço, jantar ou happy hour. Comandado por Regina Zaniolo, o local oferece uma imersão não só na culinária japonesa, mas na cultura da terra do sol nascente. O novo espaço gastronômico, que traz como carro-chefe um painel inspirado na tela A Ponte Japonesa, do impressionista Claude Monet, foi inaugurado em novembro e contou com presenças ilustres.

CONFRARIA- UM NOVO MOMENTO A Confraria, marca brasiliense de

Silvia Dutra Badra, Ana Rosa Saboia, eu e Guilherme Siqueira.

DESPEDIDA Dois ícones da política brasileira, ambos do PMDB e senadores, se despedem da vida pública sendo homenageados e lançando livros. José Sarney, senador


Casal queridíssimo: Iza e Antônio Mathias.

DECEPÇÃO NA CULTURA A saída da senadora Marta Suplicy, do Ministério da Cultura, não deixou saudades em alguns segmentos da área. O coordenador político-artístico do Centro de Teatro do Oprimido, Geo Britto, declarou: “A Cultura, para Dilma, nunca foi estratégica. Então, eu vi muito pouca coisa na gestão da Marta”. Já Sérgio Pinto, do Departamento de Educação e Cultura da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público, foi enfático: “Ela decepcionou. O sentimento dos trabalhadores é que o Ministério andou para trás”.

dos por Aécio Neves, de Minas Gerais, formando um exército oposicionista ao Palácio do Planalto.

100 ANOS No ano em que se comemora o centenário do seu nascimento, o compositor gaúcho Lupicínio Rodrigues teve seu nome lançado para ser o patrono da música popular brasileira. A ideia é da senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, que afirma: “Todos os brasileiros, sobretudo os políticos da atualidade, são os que mais ganham com os 100 anos de Lupicínio. Nas palavras das canções dele, sobram lições de democracia e sugestões para melhores práticas políticas”. Na verdade, Lupicínio foi o grande intérprete da música “dor de cotovelo”, como Nervos de Aço e tantas outras.

PREPARANDO A FESTA No Congresso Nacional os preparativos para a festa da posse da presidente Dilma Rousseff, em seu segundo mandato, estão bastante adiantados, com uma equipe de servidores escolhidos pelo Diretor-Geral, Luiz Fernando Bandeira de Mello, entre os melhores da Casa. No âmbito do PT a ideia é arregimentar pelo menos 50 mil pessoas, vindas de todo o País, para lotar a Esplanada dos Ministérios e a Praça dos Três Poderes. Quem está comandando, pessoalmente, a organização dessa festa popular é o presidente do PT, Rui Falcão.

EXPANSÃO

O ano de 2014 foi sinônimo de sucesso para a marca Tech Masters, do casal e sócios Cléris e Alessandra Casagrande. No dia 20 de novembro, foi aberta a terceira loja da marca no Conjunto Nacional – as outras duas são no Terraço e no DISPUTA Nem bem a eleição de 2014 terminou, Boulevard Shopping. Neste mês, a marcom o fechamento das urnas, e a cam- ca ainda abre uma loja em Campinas/ panha para a eleição municipal de 2016 SP. Em 2015 será a vez do Pier 21 ganhar começou. No Rio de Janeiro é grande a a sua filial. Bom para os fãs da marca fila dos pretendentes para a cadeira hoje Apple, que poderão contar com os produocupada pelo prefeito Eduardo Paes, do tos e serviços dessa revendedora autorizaPMDB. São sete os partidos que têm pré-­ da da marca mais desejada do mundo. Na candidatos para a prefeitura carioca. foto, o casal e sócios Cléris e Alessandra. Do próprio PMDB, com o deputado federal Pedro Paulo, ao PSOL, com o deputado estadual Marcelo Freixo, todos pretendem ir ao “sacrifício” para administrar a Cidade Maravilhosa. Tem, também, o senador Romário, do PSB, além de Otávio Leite, tucano, e o senador Marcelo Crivella, que perdeu a eleição de governador. O Rio é uma festa. Foto César Rebouças

pelo Amapá, deixa o Senado lançando uma coletânea de livros com discursos parlamentares, reunidos em oito volumes. Pedro Simon, senador gaúcho, encerra sua longa trajetória política publicando dois livros: um só de entrevistas; outro, com os discursos pronunciados nos últimos dois anos, além de um catálogo com sinopse de todos os livros que escreveu na atividade parlamentar. Vão fazer falta ao Senado.

SEM REAÇÃO Há uma grande expectativa no Senado com a chegada dos novos tucanos que comporão a bancada do PSDB. São todos considerados estrelas de grande brilho, que, por certo, darão muito mais profundidade aos debates das comissões e ao plenário. Nomes como o de Tasso Jereissati, do Ceará, e José Serra, de São Paulo, ambos ex-senadores, se juntarão a Antônio Anastasia, de Minas Gerais, Álvaro Dias, do Paraná, reeleito, Cássio Cunha Lima, da Paraíba, Aloysio Nunes Ferreira, de São Paulo, todos comanda-

Mais estarrecedoras do que os mais de 10 bilhões de reais roubados da Petrobras pela quadrilha do petrolão, foram as declarações do advogado Mário de Oliveira Filho, defensor do misterioso Fernando Baiano, ao afirmar que “basta ler os jornais que diariamente publicam atos de corrupção envolvendo o poder público e empresários”. E mais, diz o criminalista: “Até nas menores cidades não se coloca um paralelepípedo no chão sem propina”. Ninguém ouviu reação às palavras do doutor no Congresso Nacional, na OAB, nem na CNBB.

FAVORITISMO Vai de vento em popa, para desespero do PT, a candidatura do deputado Eduardo Cunha, líder do PMDB, à presidência da Câmara. Entre reuniões, jantares e viagens aos estados, Cunha costura apoios entre deputados da base governista e oposicionistas. O Palácio do Planalto, se já não bastassem os problemas do petrolão, terá que enfrentar o favoritismo de Eduardo Cunha para sentar na cadeira de Henrique Eduardo Alves, a terceira na linha sucessória do Planalto.

consuêlo badra

EXPECTATIVA

17


REVOLUÇÃO TECNOLóGICA

Foto: Gilberto Evangelista

O Dr. Gilvan Alves é daqueles profissionais que investe incessantemente no que há de mais moderno para o bem estar e saúde de seus pacientes. Dessa vez, o dermatologista adquiriu para sua clínica um robô que é uma verdadeira revolução no quesito transplante capilar. O Artas, o primeiro de sua categoria e ainda exclusivo na América Latina, chegou com exclusividade à Capital Federal no mês de outubro. E o médico norte-americano Miguel Canales – um dos inventores da máquina – veio pessoalmente para supervisionar a instalação e a operação do equipamento. Ele ficou satisfeito com as instalações da nova área destinada a esse tipo de tratamento, assim como com o profissionalismo da equipe coordenada por Gilvan Alves.

a oposição, no Senado, se prepara para o embate, no próximo ano, que terá com o Palácio do Planalto. Segundo o deputado Marcus Pestana, presidente do PSDB mineiro, o alvo está escolhido: “Aécio não pode virar arroz de festa e ficar batendo boca com Gleisi ou Lindberg. Não pode banalizar o sentimento de mudança da sociedade”. É o recado dos tucanos.

BOA POLÍTICA OU BOM GOVERNO Fragilizado com o resultado das urnas na eleição de outubro, o Partido dos Trabalhadores, sem saber como fazer, tenta recuperar a imagem perdida com o processo do mensalão e, agora, o do petrolão. Duas vozes respeitadas no PT, a do líder do partido no Senado, Humberto Costa, diz que “o PT surgiu como contraponto a essa prática política tradicional, e boa parte do PT pratica hoje essa política tradicional”, enquanto o senador Jorge Viana, do Acre, complementou: “O PT sempre teve fama de ser bom na política, e o desafio era ser bom no governo. Agora estamos com déficit de boa política”. E a vida segue.

RESULTADOS Dr. Gilvan Alves e Dr. Miguel Canales.

consuêlo badra

DezAthos

18

Até o dia 31 de dezembro, a Galeria BSB Memo (303 Norte) recebe a mostra “DezAthos”, que reúne 10 gravuras com edição limitada do grande mestre Athos Bulcão. A coleção tem curadoria da Casa Brasileira da Gravura e o critério de escolha das obras passou pelo crivo da Fundação Athos Bulcão. Os desenhos seguem exatamente o gabarito técnico concebido pelo autor, mantendo, assim, o projeto original. Em tempo, o foco da exposição é trazer à memória do brasiliense as cores e formas criadas pelo grande mestre, que acabam passando despercebidas no cotidiano agitado do transeunte brasiliense.

RECADO DADO Liderada pelo senador Aécio Neves, presidente do PSDB e dono de 51 milhões de votos na eleição presidencial,

Único governador eleito do PCdoB, o ex-presidente da Embratur, Flávio Dino, afirma que sua principal preocupação no governo é “melhorar o IDH do Maranhão”. Dino tem consciência de que terá uma missão hercúlea, principalmente porque vai sofrer uma oposição permanente dos clãs Sarney e Lobão, que ele derrotou nas urnas. O novo governador maranhense diz ter uma obsessão: “Desde o primeiro dia, mostrar resultados”.

DUBLAGEM ESTRELADA O filme Operação Big Hero, inspirado na série de quadrinhos da Marvel, tem estreia marcada para o dia 25 deste mês. No elenco, uma verdadeira equipe de astros brasileiros emprestam suas vozes na versão brasileira. O apresentador Marcos Mion, a atriz Fiorella Mattheis, o ator Robson Nunes e a blogueira Kéfera Buchmann serão as vozes dos personagens Fred, Honey Lemon, Wasabi e Gogo Tomago. O longa é uma comédia de ação e aventura, que se passa na cidade de San Francisco.

TOUJOURS Um coquetel realizado no Nolita Coffee & Fun, no dia 20 de novembro, marcou a abertura da empresa Toujours, a primeira do Centro-Oeste especializada em organizar casamentos homoafetivos, e que tem à sua frente Francisco Biondo, Gabrielle Bennet e Claudia Hanon. Após a sessão ordinária do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em maio de 2013 – quando saiu a decisão permitindo o casamento entre pessoas do mesmo sexo –, a Toujours promete fazer a diferença no mercado de festas. Um grande desafio pela frente. E para quem ficou curioso, basta acessar www.toujours.com.br para ter mais informações sobre a empresa.

RECONHECIMENTO MERECIDO O cabeleireiro Hélio Nakanishi foi premiado como destaque nacional no 5º Prêmio Cabelos&Cia, a mais importante premiação voltada exclusivamente ao setor profissional de beleza no Brasil. A premiação aconteceu no dia 1º de dezembro, no teatro Bradesco do Shopping Bourbon, em São Paulo. Hélio foi escolhido como um dos nomes mais relevantes do Centro-Oeste, pelo trabalho que desenvolveu durante o ano. Reconhecimento justo e merecido.

A empresaria Michele Calmom com a chef do Nolita Cafe Rafaela Jardim.

CLÁSSICOS DOS GRIMM NA TELONA Depois do estrondoso sucesso da animação Frozen – Uma Aventura Congelante nas últimas férias, o estúdio Disney traz mais um conto fadas para animar o verão de toda a família. Com lançamento marcado para o dia 8 de janeiro, o musical Caminhos da Floresta tem a dama do


JARDIM SANAGÊ Entre os 37 ambientes do Morar Mais, que este ano chegou a sua oitava edição, o Jardim Interno, que faz homenagem ao artista Sanagê Cardoso, tem sido um dos mais visitados. O motivo é que os profissionais Priscilla Maciel, Suzana Guimarães e Viníciuz Vieira – que aparecem com o homenageado na foto – decidiram usar diversas obras dele no local. Mas o burburinho está sendo causado mesmo por conta de uma estrutura de seis metros de altura feita em aço, pintada na cor laranja. A peça está instalada bem no meio do projeto paisagístico, que usa ainda oito tipos diferentes de plantas rasteiras e composições maciças feitas a partir de material de demolição como caibro e pedras portuguesas. Um verdadeiro convite à contemplação.

Danielle, Monica Cruz, Joaos Cruz, Cristiana e Patrícia Cruz na inauguração Clínica Allere.

RETRATANDO Empreendedorismo: esse foi o tema do último encontro do projeto Retrato Brasília, que aconteceu no dia 10 de novembro, no CCBB. Entre os palestrantes convidados esteve o empresário paulista

Facundo Guerra, considerado o “Rei da Noite”. O público teve ainda a oportunidade de conhecer vários cases candangos de negócios que estão dando muito certo na Capital Federal, como Patrícia Herzog, do Experimente Brasília; Marcela Prado, do Corujinha Food Truck; e Gacilene Bessa e Diogo Gama, do Limonada Project. O próximo e último painel do Retrato Brasília, que é fruto de uma parceria entre o Correio Braziliense e CCBB, acontece no dia 10 dezembro e vai falar sobre Cultura Urbana. A entrada é franca. www.retratobrasilia.com.br.

1oo WINE FRIDAY BRASÍLILA Promovido pelas grandes grifes de vinhos da Capital Federal, a Art du Vin e World Wine (representada por Marcos Rachelle e Gentil Dias) e a Enoteca Decanter (Sérgio Seiti, Nadson Sato e José Filho), em parceria com a ASSEFE (representada por Petrus Elesbão), o 100 WINE FRIDAY BRASÍLIA proporcionou uma exclusiva experiência, em uma super promoção dos mais sofisticados e elegantes vinhos do mundo. Na ocasião a BancorBrás sorteou um final de semana em Maceió para um casal de convidados. Renata Mandelli, os restaurantes Olivae e Origens, o Beef Passion, a Belini Pães e Gastronomia e a Companhia do Azeite ficaram responsáveis pelo conforto gastronômico dos convidados, já a Cassinera interagiu com os jogos. A alta sociedade de Brasília esteve presente para degustar.

PARCERIA DAS BOAS Quando o assunto é parceria, e das boas, a empresária Michele Calmon nunca diz não. Por isso mesmo que aceitou o convite de Janaína Ortiga para montar uma versão menor do Nolita Coffee & Fun dentro da Ortiga Summer Pop Up Store, uma loja temporária que funciona até o fim deste mês no comércio da QI 11 do Lago Sul. No menu desenvolvido pela chef Rafaela Jardim estão bolos variados, sanduíches de salmão, batata chips com molho picante, entre outras delícias, sempre acompanhadas por sucos, água, refrigerantes, vinhos e espumantes. Por isso, não fique de fora e dê uma passadinha para se deliciar na Ortiga Summer Pop Up Store.

Janaina Ortiga Abi-Ackel na inauguração da Ortiga Summer Pop Up Store da QI 11 Lago Sul.

A DIETA DE KAKÁ O craque do futebol Kaká ataca de empresário e vai lançar uma linha de suplementos alimentares.

INTERCÂMBIO

CLUB MED

A Canadá Intercâmbio chegou a Brasília com pacotes e serviços especiais para quem pretende aprender inglês ou francês naquele país. No entanto, o grande diferencial é que a empresa tem escritórios, com profissionais brasileiros, em Toronto e em Vancouver e, por isso mesmo, garante melhor recepção e acompanhamento dos estudantes. Sob o comando de Godofredo Martins Neto (que aparece na foto com sua esposa Sandra Rodrigues), a Canadá Intercâmbio tem pacotes para jovens e adultos que querem aprender um segundo idioma fora do país. O escritório foi aberto no dia 17 de novembro no Centro Administrativo 05 do Lago Norte.

Depois do inglês Financial Times, o francês Liberation publicou que Nelson Tanure se aliou ao consórcio chinês Fosun para tentar comprar o Club Med. O empresário é especializado em adquirir empresas em dificuldades, algumas na UTI.

NÃO SE RESOLVE ASSIM... Não é chamando empreiteiras estrangeiras que se resolve a corrupção. Elas não são mais ou menos honradas do que as nossas. O caminho é punir severamente quem suborna agentes públicos, como ocorre em muitos países. No Brasil, até agora, pagar propina é praticamente crime sem castigo e... sem vergonha na cara.

consuêlo badra

cinema mundial, Meryl Streep, na pele de uma bruxa malvada. Dirigido por Rob Marshall, o longa é uma visão moderna dos adorados contos dos irmãos Grimm, cruzando as tramas de algumas histórias e explorando as consequências dos desejos e das buscas dos personagens. O roteiro mistura com muita originalidade partes de Cinderela, Chapeuzinho Vermelho, João e o Pé de Feijão e Rapunzel.

19


recordar é

viver Fotos: Henrique Guillen, Roberto Barroso, Célio Costa

Francisco Pinheiro da Rocha e Kilma, Emilze Calaça, Roberto de Castro e o casal Elza e Ítalo Nardelli

recordar é viver

Embaixador João Baena Soares e Guillermo Piernes

20

Yara Curi ao lado da filha Consuelo Wassita em 1980

Wanderley Mattos, Meira Filho e Luciano Coutinho (1987)

João Dórea Jr. e Ricardo Amaral (1986)


Wesliane Roriz, Consuêlo e Emivaldo Silva

Suely Mautoni e Indiara Artiago de Castro

Pintor Adelson do Prado

Maria Lima, Lilian Santos Lima e Leonora Neiva Nunes (1988)

recordar é viver

Jonatra Macedo e o casal Roberto Curi e Yara

Consuêlo Badra e Branca Leite 21


João Paulo Arruda, Raymond Kazzal, Carlucho Affonseca e Paulo Octavio Pereira (1983)

recordar é viver

Raquel de Castro e Tereza Cunha (1987)

22

Eron Alves de Oliveira e Murilo Macedo (1981)

Fan Rodrigues da Cunha e Silvinha Adriano

Paulo e Tereza Guaraciaba com o casal Aparecida e Amaury Aquino de Carvalho

Ruth Frota Mendonça (1988)


Cristiane Constantino, Bernadete Amaral, Fabiano Cunha Campos, Ana Paula Gonçalves e Luciana Viana

Adahilton Dourado, Lenir Fonseca, Elma Lúcia e Hélio Fonseca

Vera Lúcia Rocha e Dulce Figueiredo

Ronaldo Costa Couto

Jornalista J. Alcides

recordar é viver

Weslian Roriz, Mércia Crema e Consuêlo Badra

23


aniversariantes

Aniversariantes de dezembro

24

Dia 1 - Thamis Peres

Dia 5 - Ministro Edison Lobão

Dia 7 - Senador Álvaro Dias

Dia 9 - Celina Jardim

Dia 9 - David Kreimer

Dia 10 - Roberto e Yara Cury aniversário de casamento

Dia 11 - Fernando Mesquita

Dia 11 - Lygia Leite de Camargo

Dia 12 - Kika Cardoso


Dia 17 - Leleco Barbosa

Dia 17 - Nathanry Osório

Dia 21 - Marco Lomanto

Dia 25 - Guilherme Palmeira

Dia 26 - Geraldo Magela

Dia 28 - Denise Zuba

Dia 29 - Sérgio Koffes

Dia 30 - Dep. Arnaldo Faria de Sá

Dia 30 - Silvinha Adriano

Dia 31 - Danielle Moreira

Dia 31 - Silvestre Gorgulho

aniversariantes

Dia 16 - João Doria Jr.

25


José Alberto Couto Maciel

Aviação

aritgos

É

26

surpreendente como a maioria das companhias aéreas está sempre trabalhando no vermelho, à beira da falência. No Brasil os aviões estão sempre lotados, o preço é caro, mas quase todas as empresas reclamam que não ganham nem para pagar os funcionários. Então, para que ter empresa aérea? Deve haver alguma tramoia. Ou essas empresas que reclamam ganham muito e disfarçam que estão falidas para o Governo conceder empréstimos e perdoar dívidas, ou estão mesmo falidas e ninguém sabe o porquê. O grande nó da aviação acontece quando a companhia atrasa o pagamento de seus empregados. Atrasar pagamentos de aeroviários tudo bem, pois estão atrás dos balcões e podem gritar à vontade que não me atinge. Mas não pagar em dia os pilotos é de um tremendo mau gosto, pois o sujeito pode resolver fazer greve durante o voo e eu, que não tenho nada com isso e paguei a passagem, sigo o grevista até o fim do mundo. Seria o mesmo que colocar um anúncio: por um preço único visite esse mundo e o outro em uma só viagem. É engraçado também esse negócio de viajar na primeira classe atual, com uma única fila, como as maiores empresas estão fazendo. Você paga quase o triplo do valor de uma passagem da executiva e recebe um bom jantar, acompanhado de uma taça de

excelente vinho. Daí a aeromoça, que nem sempre é moça, passa a servir toda a classe executiva, mais de vinte pessoas, para depois de uma hora voltar na sua primeira fila e perguntar se deseja outra taça; continua então seu serviço VIP com o prato frio e uma taça de vinho de hora em hora, e você, como um rico bobo, o que é quase um pleonasmo, pensa estar fazendo uma viagem muito melhor que a dos outros. A diferença entre a primeira classe e a executiva, aliás, é que a poltrona da primeira desce mais quinze graus. Ora, se essa é a única vantagem, é melhor viajar na classe executiva e, com as sobras do valor da passagem, comprar uma poltrona reclinável e colocar na sua sala de televisão, lembrando que, se o avião, por acaso, cair, cairão todas as classes juntas, não adiantando os adicionais pagos a mais. Enfim, você chega da viagem ao exterior no Brasil, no meu caso em Brasília, e desce em um novo aeroporto, agora dirigido por empresa particular, que pagou a enorme obra com seu próprio dinheiro, levantado do BNDES, a quem está devendo todo o empréstimo. A obra ficou linda, ampla, e se você é gordo, o que não é meu caso, terá o prazer de fazer uma caminhada de uns dois a três quilômetros até onde deveriam ficar as malas, certamente se chegarem. Mas, infelizmente, está chovendo forte, e a nova obra é cercada de goteiras, sendo que o teto para a guarda dos carros desabou com o vento. Não tenho mais dúvidas, cheguei ao Brasil.



Paulo Castelo Branco

Recomeçar

Artigos

D

28

entro de poucos dias o Distrito Federal, especialmente Brasília, iniciará um novo tempo. Será um tempo de expectativas e renovação de esperança. Talvez um tempo inspirado nos ideais de JK, o presidente que transformou o Brasil e construiu Brasília, não para ser somente a sede do governo federal, mas para ser o pólo de desenvolvimento do país. Milhares de brasileiros acreditaram no sonho de JK e deixaram suas famílias nas origens para ajudar a construir o Plano Piloto de Lucio Costa, os monumentos de Oscar Niemeyer e os jardins de Burle Max. Outros saíram de vez de suas cidades para ocupar o Planalto Central com filhos nos colos e colaborar com JK na condução dos destinos da nação brasileira. Uma dessas crianças era Rodrigo Rollemberg, nosso governador eleito, que aqui chegou nos braços de seus pais, o jurista Armando e sua mulher Teresa. O casal Rollemberg gerou família numerosa e unida, uma das famílias mais tradicionais de Brasília. O menino Rodrigo andou pelas quadras residenciais com os pés descalços e as roupas tingidas com a poeira espalhada pelos redemoinhos incontroláveis da época. Por todos os anos frequentou escolas públicas e animadas festas que alegravam a cidade. A política estava no sangue e, logo, o eleitor teve oportunidade de votar no candango divertido que circulava em campanha ao lado de um boneco imenso com as suas características. Fez carreira. Foi deputado distrital, federal e senador sem máculas. Agora, governador, está com o mandato que buscou e poderá, finalmente, cumprir as promessas que fez ao longo dos anos. A responsabilidade de fazer não é só sua, é, também, dos cidadãos do Distrito Federal que esperam muito mais do que o governador poderá fazer.

Rodrigo encontrará o Distrito Federal com problemas existentes há anos originados na conduta irresponsável de governantes que, aproveitando-se dos discursos de Juscelino, ofereceram aos moradores milagres que nem Dom Bosco imaginara. Da terra, jorraria leite e mel, disse o santo, prevendo que “entre o grau 15 e 20, havia uma enseada bastante extensa, que partia de ponto onde se formava um lago. Disse então uma voz repetidamente: – quando se vierem cavar as minas escondidas em meio a estes montes, aparecerá aqui a terra prometida, que jorra leite e mel. Será uma riqueza inconcebível.” A riqueza inconcebível foi tomada ao pé da letra e políticos corruptos se apoderaram dos cofres públicos, tornando a cidade abençoada numa “Sodoma e Gomorra” administrada por líderes inescrupulosos ou incompetentes. Alguns deles não terão a oportunidade de usufruir as fortunas que amealharam, pois terminarão os seus dias atrás das grades simbólicas da marginalização social; outros deixarão para os seus descendentes as heranças malditas que não lhes proporcionarão felicidade. Os compromissos do governador eleito ultrapassam os que definiu em seus programas de campanha, e é chegada a hora de Brasília voltar a ser respeitada como Patrimônio da Humanidade, admirada como a obra arquitetônica mais importante do século XX e visitada por turistas, vista como obra-prima de um presidente singular e democrático. Foram essas qualidades de Brasília que Rodrigo conheceu nas salas de aulas e que foram eternizadas pela ousadia de José Aparecido de Oliveira. Brasília aguarda ansiosa o dia 1° de Janeiro de 2015, quando será empossado o seu primeiro governador candango e festeiro como JK.



Florian Madruga

Dilema

artigos

N

30

a minha caminhada de quase sete décadas ouço um mantra que me deixa atônito: – Ovo aumenta o colesterol; ovo não aumenta o colesterol. Vem de longe essa toada. É tão antiga quanto a história de quem nasceu primeiro: o ovo ou a galinha? Mas o caso, agora, não é saber se realmente o ovo altera o colesterol das criaturas. Os cientistas nunca chegaram a uma conclusão. Basta ler as revistas científicas. Tem sempre um peagadê escrevendo, e provando, por a mais b, que, depois, de anos de pesquisas, chegou à conclusão que se pode comer ovo à vontade, pois o mesmo não influencia na alteração do colesterol. Em seguida, no número seguinte da revista, um pós-doutorado publica sua tese, consolidada em décadas de pesquisas, de que o ovo é um terror para o colesterol. E assim caminha a humanidade com esse enorme peso na consciência e no estômago: comer ou não comer ovo. Agora, porém, esse tema parece ter desaparecido aqui nesta terra do samba, do pagode, do sertanejo universitário e do funk. Uma alta autoridade, diante da ameaça do dragão da inflação, e, por conseguinte, do preço elevado da carne vermelha, concitou o povo a comer ovo, bem mais barato, independente se o colesterol do povaréu seja baixo, mediano ou alto. Vamos comer ovo para a inflação não subir. Se o colesterol subir, vá à farmácia e compre crestor. O importante é manter a inflação no centro da meta. O colesterol é um simples detalhe.

Obediente às autoridades, procurei seguir o conselho do doutor especialista em inflação, mas fiquei com uma dúvida cruel: que tipo de ovo comer? O de codorna, seguindo o receituário do saudosíssimo Luiz Gonzaga, “eu quero ovo de codorna pra comer, o meu problema ele tem que resolver”? Ou, então, comer ovo de pata, que dizem ser ótimo para curar asma. Pensei em ovo de tartaruga, segundo os entendidos é muito bom para a longevidade. Descartei, no entanto, o ovo de avestruz, pelo tamanho deve ser indigesto. Foi nesse dilema terrível que decidi consultar meu amigo de fé, meu irmão camarada, Brittinho, o anãozinho sergipano, frequentador assíduo da pastelaria da Rodoviária, para me ajudar nessa parada de comer ovo, para atender o conselho da alta autoridade. Como sempre, Brittinho se deliciava com meio pastel de guariroba e meio caldo de cana bem gelado, quando perguntei: – Você come ovo? – Como, respondeu. – De quê?, insisti. – Só de faisão fêmea, que é para manter minha beleza. DA EXTRAORDINÁRIA CANTORA GAL COSTA, QUESTIONADA SOBRE AS ELEIÇÕES: “Precisa acabar a politicagem do toma lá, da cá. É muita roubalheira, muito dinheiro. Eu ando meio desanimada. Espero que o Brasil tenha sorte. Acho que o povo está mais atento”.



Carlos Chagas

O tempo do basta

artigos

A

32

pesar de a teoria da relatividade de Albert Einstein misturar tempo e espaço, pelo menos fora da órbita do planeta Terra, a verdade é que o tempo, para nós aqui embaixo, parece um só. Assim, fica difícil aceitar a afirmação do presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, de que o tempo da Justiça é diferente do tempo do Congresso. Como conclusão, ambos os Poderes estão atrasados com relação às suas obrigações e à opinião pública: a maior corte nacional de Justiça, por guardar segredo do nome dos deputados, senadores, governadores e ministros envolvidos na tramoia da Petrobras. O Legislativo, por não investigar e abrir processo de cassação contra eles. O cidadão comum aguarda ansioso a divulgação dos nomes dos políticos que receberam dinheiro podre dos ladrões da estatal, diretores e empreiteiras. Assim, espera-se que o Supremo inicie o julgamento e, provavelmente, a condenação desses maus representantes do povo, ao tempo em que, em paralelo, Câmara e Senado decidiriam nos respectivos Conselhos de Ética sobre a perda de mandatos dos implicados. Falta o quê, nessa equação? Tempo não pode ser. As atribuições dos dois Poderes são conhecidas e permitem a ação

imediata. Faltaria vontade política? Mesmo que as denúncias atinjam a metade dos deputados eleitos, alguns senadores, governadores, ministros e ex-ministros, não dá para protelar os procedimentos. A impunidade, com raras exceções, tem sido constante nos negócios entre o poder público, suas empresas, a atividade privada e a representação eleitoral. A hora é de um basta nessas liberalidades. A cadeia chegou para os dirigentes da Petrobras e os responsáveis pelas empreiteiras. Faltam os políticos. QUEM TEM RAZÃO No Palácio do Planalto, prevalece a frase de um senador da Roma Antiga diante da exigência do imperador Adriano a respeito de determinada lei não poder ser aprovada. Disse o tal Favorino na hora da decisão: “Qualquer homem que tiver atrás de si trinta legiões não pode deixar de ter razão…” É dentro desse raciocínio que a presidente Dilma e seus auxiliares imaginam conseguir o governo livrar-se da mancha dos escândalos na Petrobras. Eles detêm o poder, que conforme o Conselheiro Acácio disse pela pena de Eça de Queirós: “O poder é muito poderoso!” Será mesmo?



Aristóteles Drummond

O muro da vergonha: 25 anos

ARTIGOS

B

34

erlim comemorou os 25 anos da queda do muro no último dia 9, que foi o pontapé inicial da liberdade em todo o leste europeu e na própria Rússia. Certamente um dos grandes momentos do século XX foi o dia em que a famosa “cortina de ferro”, que aprisionava milhões de pessoas, ruiu sem a necessidade de um tiro sequer. Atribui-se a quatro personalidades o grande feito: o ex-presidente americano Ronald Reagan, o Papa João Paulo II, a primeira ministra da Inglaterra, Margareth Thatcher, e o dirigente soviético Mikhail Gorbachev. O mapa político e econômico da Europa se modificou e a Alemanha foi reunificada, em processo exemplar na integração econômica e na pacificação política. O regime comunista na Alemanha foi dos mais violentos, colecionando milhares de mortos, muitos dos quais na aventura da fuga da tirania, o que não impediu que a integração viesse a se dar sem cobranças e sem revanchismo. Não se pode construir um futuro de progresso e fraternidade remexendo no passado. Este é o preço que se paga pela paz e a prosperidade. Na França do pós-guerra, o general De Gaulle, quando verificou que a lista de colaboracionistas passava de 200 mil, em 1946, deu por encerrados os processos e anistiou a todos. A queda do muro só não pode ser considerada exemplar nos antigos países dominados pelo comunismo totalitário, uma vez que os governos que se seguiram tiveram em boa parte origem no passado e implantaram muitos sistemas altamente corruptos. Mas, apesar de tudo, nos últimos dez anos a liberdade, aliada a uma elevação do poder aquisitivo de dezenas de milhões de pessoas, fez esse espetacular crescimento do turismo na Europa. Calcula-se que a plena ocupação hoteleira é devida em 30% aos turistas provenientes do leste europeu e 20% da China e de economias emergentes, como é o caso do Brasil. A crise não atingiu o turismo na Europa pela pressão

desses novos turistas. A China permanece uma ditadura, mas com ilhas de prosperidade e agora se percebe uma preocupação com o combate à corrupção. O mundo moderno realmente enfrenta grandes desafios, como a corrupção, a permanente tentativa de controle do cidadão pelo Estado, a droga e o terrorismo, com base em conflitos de fundo religioso. Alguns direitos negados nos anos pré-queda do muro, como as restrições ao simples ir e vir das pessoas e da liberdade de imprensa que prevalece apenas na Coreia do Norte e em Cuba, fazem o mundo melhor e menos tenso. A globalização da economia, que não tem donos, impõe políticas mais liberais, estimula avanços na tecnologia, na qualidade e na competitividade, sob pena de levar os países ao isolamento e às dificuldades inadmissíveis no cotidiano das pessoas, como o desabastecimento e o mercado negro de gêneros de primeira necessidade, drama vivido nos países como Venezuela e Argentina. A exemplar reunificação da Alemanha, com grandeza, deve servir de lição para as esquerdas brasileiras, obcecadas no revanchismo sem limites. Depois dessa controvertida “Comissão da Verdade” voltada apenas para um lado, agora já se fala na revisão da Lei Áurea, que se for ampla e não parcial, vai mostrar marcas desagradáveis registradas pelo grande historiador e acadêmico José Murilo de Carvalho, sobre a forte presença dos alforriados no comércio de escravos e na quantidade de negros libertos com escravos a seu serviço. Não devemos ir aos nossos antepassados que possam ter sido escravagistas e muito menos à condenação dos negros que traficavam irmãos, quando não os tinham a seu serviço. Vamos respeitar os hábitos da época. Agora deve ser a vez de derrubar os agentes das novas ameaças à paz e à felicidade dos povos, numa união dos homens de boa vontade espalhados por todos os países.



Picasso – Les demoiselles d’Avignon (1907)

pedro Gordilho

Georges Braque e Pablo Picasso

36

Os dois grandes avatares da transformação da arte pictórica no século xx

Fotos: Divulgação

E

xistem amizades que mudam o curso a história, como se sabe. No caso focalizado aqui, da História da Arte. No começo do século XX, o encontro de Georges Braque com Pablo Picasso dá origem a uma linguagem

pictórica inteiramente renovada. No espaço de poucos anos, os dois pintores, de idades próximas, unidos naquilo que Braque chama de cordée en montagne (alpinistas em ascensão), exploram as regiões formais até então desconhecidas. Juntos, eles inventam o cubismo, que terá uma influência decisiva sobre tudo aquilo que chamamos de arte moderna.


Georges Braque – Grand Nu (1907)

Na Paris de 1907, o sucesso de Matisse estimulou um imigrante espanhol de vinte e cinco anos, chamado Pablo Picasso, a tentar superá-lo com uma expressão verdadeiramente épica da alienação, da superação e da transformação. Ao longo de toda a década que se seguiu, o jovem rival do celebrado Matisse realizaria a ambição para a qual sua energia, sua curiosidade inesgotável e sua paixão inventiva o qualificavam plenamente: ele se estabeleceria, na opinião da crítica, como a peça-chave daquele período – e, aliás, como a mais influente personali-

dade na arte desde Michelangelo. Após a busca incessante em seu experimento inconcluso com a famosa tela Les Demoiselles, Picasso uniu-se a um ex-pintor fauvista, Georges Braque. Os dois gênios, em processo de criação, tinham ficado siderados ao ver uma retrospectiva da obra de Cézanne em 1907: as reconstruções da natureza, feitas pelo provençal genial, levaram os dois a querer criar uma arte mais autossuficiente. Foi uma parição espantosa, uma forma de libertar as belas-artes das limitações de representar as coisas de maneira natural. Seria, como Braque por vezes sugeria, uma maneira de olhar os objetos que superava a visão de janela a que a Europa se acomodara desde o século XV? Quem sabe ela abrisse alguma “visão de raio x”, talvez até mesmo uma realidade nova, que poderia ser chamada de “realidade tetradimencional”. Os dois eram da mesma geração, Picasso nasceu em 25 de outubro de 1881 e Braque sete meses mais tarde, em 13

de maio de 1882. Ambos se instalam em Montmartre em 1904 e são quase vizinhos. A rua D’Orsel, onde está situado o ateliê de Braque, se acha a vinte metros de distância da praça Ravignan, sobre a qual chega-se o último andar do Bateau-Lavoir. Eles têm desde então relações comuns com artistas e críticos de arte. Ambos visitaram a retrospectiva Gauguin no salão do outono de 1906. Braque é minucioso; Picasso, o próprio clamor. Seus caminhos são inicialmente distintos, mesmo se já se pode perceber a busca de uma pintura construída em face dos desapegos a respeito da cor pura. Picasso orienta-se visando aquilo que se chamará mais tarde de “primitivismo”, quer dizer, uma busca das formas originais da figuração. É bem reconhecido que esse desvelamento está diretamente ligado a sua descoberta, no Museu do Louvre no final de 1905, da arte ibérica anterior à conquista romana, bem como aquelas criações que outros artistas

pedro Gordilho

Braque - L’Écho (1953/1956)

37


pedro Gordilho

Arte africana influenciou os mestres da transformação

38

procuraram buscar e encontrar, a chamada “arte negra”. São essas descobertas que haverão de permitir o longo trabalho de concepção que ele dá início com a já falada tela Les Demoiselles d’Avignon, durante a primeira parte do ano de 1907. E quanto a Braque? Ele não pensa então senão em paisagens e se volta em direção a Cézanne, antes da morte do artista no outono de 1906. A transformação se deu quando Braque viu Derain, depois do escândalo que este último provocou no Salão dos Independentes, em 1907, com sua obra Baigneuses, obra brutal, diante da qual Braque, como Picasso, tinha igualmente descoberto a pincelada vanguardista. Já existe aí o primeiro traço de comunicação entre os dois gênios da arte ocidental. Ele deve então ser mais ou menos sabedor do começo da gigantesca aventura constituída pela quadro Demoiselles. Eles se frequentam. No ateliê no Bateau-Lavoir existe um conjunto de telas

Georges Braque e Pablo Picasso

Atelier de Georges Braque

de aspecto desconhecido e revolucionário, trabalho de Pablo Picasso. Em todas essas obras os ritmos construtivos são, pode dizer-se, colhidos da obra de

Cézanne, mas eles são recortados marcadamente por um desenho nutrido das rudes simplificações do primitivo ibérico, o qual Picasso, com seu gênio,


acentua buscando paroxismos e deformações brutais. Braque está já visivelmente siderado pelo movimento, a força das simplificações, os contrastes de atitudes e busca ele mesmo uma linguagem. Ele está estupefacto, perplexo e, buscando a sua própria linguagem, lança a Picasso a apóstrofe famosa, que sentencia: “Tua pintura é como se tu nos fizesses comer estopa e beber petróleo para vomitar fogo!”. Braque começa a pintar a sua obra consagrada, Grand Nu, uma nova leitura dos motivos de Picasso, que faz sua pintura ressaltar brilhantemente nesse período. As vibrações do toque, as gradações da cor se fazem visíveis nos volumes do corpo e asseguram sua presença no espaço, o que permite ao olhar vislumbrar aquela figura escrita no plano vertical do quadro: foi também assim que Picasso apresentou-se ao Nu á La Draperie. Assim nasce o cubismo, com o seu timbre próprio e com o seu grande po-

Braque – La Mandoline (1914)

der de transformação. É quase impossível imaginar que o movimento tivesse sido criado se Picasso não houvesse pintado Les Demoiselles d’Avignon, em

1907 e, por essa pintura única, varrido toda a tradição do século XIX. De outro lado, Picasso também fez inumeráveis pinturas influenciadas por Cézanne. E mais importante para a essência desses escritos naquela alvorada da transformação: ninguém podia distinguir em que medida a obra era de Braque ou era de Picasso. Ninguém poderia dizer com segurança qual era, entre os dois, o responsável pelas grandes mudanças. Mas uma coisa é certa: o mais extraordinário nessa pesquisa é que os elementos do africanismo, a saber, o tipo de arte tribal que Picasso traz ao cubismo, de um lado, e Cézanne, de outro, poderiam parecer totalmente impossíveis de se associarem, mas foi assim que aconteceu. Os dois produziram essa associação insólita ao cruzarem as suas pinturas produzidas a partir da primeira década do século XX, resultando daí uma nova linguagem pictórica que um dia recebeu a celebração de toda a humanidade. E tudo isso se deu em Paris.

pedro Gordilho

Braque – Violino e cachimbo (1913/1914)

39


Ambientes

A casa p

40


perfeita Texto e fotos: Clausem Bonifácio

Ambientes

S

onhar não custa nada e faz bem à alma. Confira nessa matéria esse sonho de casa que foi projetada para que todos seus cômodos tivessem uso diário, mas sem perder a elegância e o conforto. A arquiteta Rebeca Maaldi foi contratada na fase inicial da obra para desenvolver o projeto de detalhamento de interiores, fachada, readequação da planta baixa e decoração. O projeto foi concebido para um casal jovem, que queria uma casa para receber os amigos e constituir família.

41


Ambientes

Coração da casa

42

A sala de estar é o coração da casa, já que é em torno dela que todos os espaços se originam. Ao redor do seu pé-direito duplo estão organizados o acesso principal, hall do lavabo, circulação vertical para a área intima, home theater de um lado e sala de jantar do outro, tudo integrado com a grande área de varanda. A permeabilidade visual entre áreas íntima e social acaba por integrar todos esses espaços e por isso a decoração foi toda pensada para uma única e ampla leitura.


Escritório reversível

Ambientes

O escritório localizado no pavimento térreo se reverte em quarto de hóspedes e o lavabo em banheiro, já que tem chuveiro escondido atrás de um painel de espelho. Desse modo, quando o hóspede fecha a porta do hall do lavabo, conta com uma suíte completa.

43


Ponto da integração

Ambientes

A área de lazer foi projetada para ser o ponto de reunião de amigos e família. A arquiteta Rebeca Maaldi explica que seu cliente é atleta e a área externa é frequentada diariamente pela família quando ele treina natação. É nesse espaço, também integrado à cozinha, que eles gostam de fazer as refeições diárias e assistir a filmes. Uma academia está localizada no subsolo, junto à garagem.

44

Intimidade familiar O pavimento superior conta com uma suíte master separada por uma passarela da sala íntima e duas suítes para os filhos. Da área íntima a família acessa um terraço descoberto com banheira de hidromassagem que é muito usado durante as noites.


Águas Claras Avenida Castanheiras, Lote 1060, Loja 12, Térreo – Edifício Villa Mall - Águas Claras / Distrito Federal Telefones: +55 (61) 3382-0756

Gama Setor Hoteleiro Lote 01/06 MOD. A Loja 04/05, Edifício Galeria - Setor Central - Gama / Distrito Federal Telefones: +55 (61) 3274-1013

Alameda Shopping CSB 02 Lotes 01 a 04 Loja PM-12 – Piso da Moda - Taguatinga Sul / Distrito Federal Telefones: +55 (61) 3351-4002

Pátio Brasil Shopping SCS Qd. 07 Bloco A Loja 1T, Térreo Parte Loja T062 - Asa Sul / Distrito Federal Telefones: +55 (61) 3322-9585

Asa Norte SHC/Norte Comércio Local Qd. 303 Bloco C Loja 18 e 20 Térreo - Asa Norte / Distrito Federal Telefones: +55 (61) 3326-7385

Conjunto Nacional SDN Conjunto A, Shopping Conjunto Nacional, Loja T-78 - 1º Piso - Brasília / Distrito Federal Telefones: +55 (61) 3326-0649

Asa Sul SHC/Sul CL Qd. 305 Bloco C Loja 27 - Asa Sul / Distrito Federal Telefones: +55 (61) 3244-5666

Taguacenter CSG 01 Lote 18 Loja 01 - Taguatinga Norte (Taguacenter) / Distrito Federal Telefones: +55 (61) 3355-1651

Ceilândia Centro QNM 01 Conj. F Lote 01 Loja 01 - Ceilândia Centro / Distrito Federal Telefones: +55 (61) 3371-1760

São Luís / Maranhão Av. Jerônimo de Albuquerque 42, COHAB ANIL I, São Luís / Maranhão Telefones: +55 (61) 3322-9585

www.facebook.com/brunodiniz.calcados

instagram.com/brunodinizbd


À espera

do bom velhinho Vem chegando dezembro e contamos os dias para a chegada do Papai Noel Por Camila Bocchino – Fotos: Divulgação hega novembro e só o conseguimos pensar que falta um pouco mais de um mês para reunirmos toda a família ao redor da mesa para a ceia de Natal. Árvores são enfeitadas, presentes bem embrulhados aguardam para serem abertos na véspera de Natal, as brincadeiras e risadas tomam as casas e aquele clima gostoso que enche o ar de felicidade. Existem várias histórias e contos sobre a origem do Papai Noel, mas o que importa é que, com ou sem o bom velhinho, só a menção das festividades de Natal já nos enche de alegria e nos faz contar os dias e riscar calendários para provar que essa data especial está logo ali na esquina, ao nosso alcance. Todos os anos um ótimo lembrete de que o ano acabou e temos que correr para comprar presentes e organizar ceias são as decorações de Natal dos centros de compras. Em Brasília os shoppings se superam a cada ano em termos de tema e qualidade das decorações. Este ano elas chegaram cedo, por volta do dia 1º de novembro, mais de um mês antes do Natal. Mas que importa se elas chegam cedo quando encantam quem frequenta os corredores repletos de lojas e opções de presente? Para entrar no clima, a Revista Foco preparou seu especial com o que há de melhor nas decorações dos Shoppings da capital.

NATAL

C

46


47

NATAL

Foto: Telmo Ximenes


Brasília Shopping

NATAL

Taguatinga Shopping

48

Em pleno Natal 2014, o projeto natalino do Taguatinga Shopping proporciona uma viagem à infância. Com o tema “Valsa dos Brinquedos”, os cenários que integram essa decoração vão levar os visitantes a uma viagem pelo mundo lúdico dos brinquedos antigos, despertando a imaginação dos pequenos e as mais belas lembranças dos adultos. Sem piscar, sem usar pilhas, sem manual de instruções, fora de catálogos, sem serem encontrados em hipermercados, os brinquedos do tempo dos nossos avós encantam pela beleza e simplicidade em meio à decoração caprichada do centro de compras. Com a promoção de Natal, a cada R$ 100 em compras nas lojas participantes, o cliente terá direito a cupons para concorrer aos prêmios e ainda troca as notas por um presente: lindas latas natalinas com pipocas gourmet pra lá de especiais. Este ano, serão sorteados três carros da JAC: um J6 e dois J3 completos As lindas latas natalinas estão disponíveis em dois modelos à escolha do cliente, com artes exclusivas e com as pipocas nos sabores chocolate belga e flocos de neve.

Foto: Telmo Ximenes

Foto: Telmo Ximenes

As luzes que piscam, a trilha sonora com os jingles natalinos ecoando em toda parte, as histórias e a presença acolhedora do bom velhinho, a decoração repleta de infinitas nuances, as lembranças de outrora e a expectativa do novo: é Natal! Essa foi a inspiração do Brasília Shopping ao escolher o tema “Celebration Christmas”, da Cipolatti, como sua decoração para o Natal 2014. Uma enorme árvore sobre um gazebo dourado guarda o trono do convidado principal da festa, o Papai Noel. No vão, globos aramados importados da Alemanha encantam e dão um charme a mais no ambiente. Esses e outros elementos encantam quem por ali passa e, para este ano, o centro de compras preparou uma promoção inédita e especial. Desde o dia 5 de novembro, a cada R$ 100 em compras, o cliente troca a nota fiscal por um cupom que lhe dá direito a concorrer a um dos cinco cartões de débito, sem a função saque, no valor de R$ 25 mil cada, que serão sorteados em duas datas e podem ser usados em todo o Brasil. Além deles, o Brasília Shopping também sorteará dez celulares Samsung Galaxy S5 dual chip.


PIer 21

Foto: Edgar Marra

Com o fim de ano, o shopping Pier 21 se preparou para o Natal com uma decoração que chama a atenção por ser aérea. Nas cores vermelha e dourada, com laços, bolas e micro luzes, todas as colunas e corredores estão enfeitados, inclusive com cascatas de pequenas lâmpadas. A praça de alimentação conta com colunas decoradas com pequenas árvores de Natal. Para deixar o local em um clima totalmente natalino, foi colocada uma árvore de três metros, posicionada sobre um tablado acarpetado de verde, na praça Rosa dos Ventos. Como o shopping é um lugar onde as pessoas fogem do cotidiano, as semanas que antecipam o Natal no shopping Pier 21 serão regadas a muita música. O local preparou para programação especial e diferenciada. No dia 5 de dezembro haverá a apresentação dos artistas Brenno Ricciardi, Gil Costa e João Filho. No dia 10, no mesmo horário, ocorrerá a apresentação do coral HCB (Hospital da Criança de Brasília), que é formado por pessoas que trabalham no local. E para fechar o ano com chave de ouro, o saxofonista João Filho se apresentará no dia 19, às 19h, com muita bossa nova, jazz e MPB.

NATAL

Pátio Brasil Este ano o Papai Noel tem companhia no Pátio Brasil Shopping. Com uma decoração linda, encantadora e mágica, quem visitar o centro de compras também se apaixonará pelo Ursinho Pooh. Ele, junto com os seus amigos, reforça o espírito de amizade no Natal do Pátio. E tem mais: além dos personagens animatrônicos, ainda tem a casinha do Ursinho Pooh com aroma de mel e gira-gira para as crianças brincarem gratuitamente.O tema da decoração foi inspirado nos personagens da Disney e traz um bosque, vários detalhes e cores, com cantinhos inspirados em cada um dos personagens da decoração. A árvore de Natal tem 15 metros de altura, toda decorada com pelúcias do Ursinho Pooh, Tigrão, Ió e Leitão, além de bolas douradas, seguindo o tom da decoração do resto do shopping, que conta com guirlandas e festões temáticos. A promoção do shopping este ano chegou para surpreender os clientes das lojas participantes. A cada R$450,00 em compras nas lojas e quiosques participantes, durante o período da campanha, o cliente ganhará um cupom para participar do sorteio de meio milhão de reais.

49


ParkShopping

NATAL

Foto: Paulo Victor Lago

Um lugar lindo, cheio de nozes, musgos, folhas e cogumelos com belas árvores de copa e pinheiros, tudo num colorido delicado e encantador. Esse é o cenário do Bosque Mágico do Natal do ParkShopping, que tem como principal atração a Árvore da praça central, onde foi construído um local especial para o Papai Noel receber e tomar nota dos desejos da criançada. Criada pela empresa paulista Cipolatti, a decoração deste ano deve encher os olhos dos clientes, não só pela riqueza de detalhes, capricho e colorido, mas porque ela é realmente diferente, com um cenário de mais de 95 metros quadrados, com 25 árvores pequenas, 350 guirlandas, 720 laços, 54 mil lâmpadas de LED e cerca de 13.500 enfeites diversos. Com a promoção deste ano, até os adultos vão fazer seus pedidos para o bom velhinho, pois o centro de compras sorteará dois BMWs Série 3 no dia 29 de dezembro e, para completar, serão distribuídos 100 mil brindes, desta vez com uma novidade: deliciosos bolos da Casa Suíça em duas receitas exclusivas, de Amêndoas e outra de Nozes, em belíssimas latas decorativas.

50

Conjunto Nacional Com a chegada do Papai Noel, o Conjunto Nacional inaugurou a Biblioteca do Papai Noel, inspirada nas grandes bibliotecas clássicas espalhadas pelo mundo. Logo na entrada, bonecos animatrônicos do Papai e Mamãe Noel dão as boas-vindas aos clientes que, ao acionar um livro encantado, veem o Papai Noel numa grande tela, que conta o porquê das principais tradições do Natal. Ao entrar no corredor da biblioteca, dioramas com pequenas cenas natalinas encantam o público. Uma grande novidade é a sala de histórias, com acesso pelo primeiro piso e que fica no mezanino da biblioteca. Atores caracterizados contam histórias, e efeitos especiais como chuva, vento e trovões completam a magia do momento. Esse foi o grande estímulo para que o shopping desenvolvesse essa campanha inédita, onde o cliente, muito mais do que comprar, poderá ajudar a escolher uma instituição beneficente para ganhar uma biblioteca completa, doada pelo shopping. A cada R$ 400 em compras o cliente vota em uma das três instituições selecionadas pelo Conjunto Nacional, e ainda ganha um cupom para concorrer a uma super Ford Ranger.


Foto: Telmo Ximenes

Iguatemi Brasília A magia do Natal tomou conta do Iguatemi Brasília. O tema da decoração, este ano, é a Fábrica de Brinquedos do Papai Noel, que as crianças podem visitar na praça central do shopping. A fábrica fica dentro de um grande urso inflável de 12 metros de altura, e também conta com uma Mamãe Noel, duendes, caixas de presentes, bengalas, laços, cata-ventos e outros enfeites. Além disso, os pequenos vão se divertir com um boneco interativo do bom velhinho ativado por cócegas. Este ano, uma das grandes novidades é a substituição dos tradicionais óculos do Papai Noel pelo Google Glass nos fins de semana. As histórias, os desejos, os pedidos, as conversas com as crianças e tudo o mais serão gravados. Numa seleção diária, os melhores depoimentos estarão em destaque na plataforma da ação de Natal e todos os vídeos poderão ser compartilhados pelos usuários. Já com a promoção de Natal, A cada R$ 450 em compras, o cliente terá direito a um cupom para concorrer a dois carros Hyundai ix35, sendo que de segunda a quinta-feira os cupons valem o dobro. Além disso, o participante levará para casa um delicioso Chocottone Especial Bauducco de 500g.

NATAL

Foto: Celso Júnior

Foto: Cristiano Sérgio - Fotoforum

Terraço Shopping Para este ano, o Terraço Shopping preparou uma linda festa. Com o tema “Brincando de Engenheiro”, a decoração é baseada nos blocos de madeira do clássico brinquedo infantil e a Praça das Palmeiras recebeu um castelinho de madeira que engloba um parque interativo para a diversão da garotada. O parque é composto por um escorregador duplo, dois espelhos mágicos que distorcem a imagem, três cavalinhos de mola, duas árvores zig zag e uma árvore de bolas interativas, painel de foto dos ajudantes do Papai Noel, painel “jogo-da-velha” gigante e um túnel-­ lata-de-tinta. Com a assinatura da Cipolatti, a decoração é rica em detalhes que despertam a imaginação das crianças, fazendo um convite para entrar nesse mundo lúdico. Além de um divertido Natal para as crianças, o shopping também preparou uma surpresa para os adultos. Um lindo automóvel da Kia Soul, modelo U.257, zero quilômetro será sorteado para os clientes. Cada R$100 em compras no shopping pode ser trocado por um cupom, e, além do cupom para concorrer ao sorteio, nas compras acima de R$250, o cliente ganhará uma caixa contendo o tradicional “Brincando de Engenheiro”.

51


Aquela ép o Todos os anos esta é uma das datas mais esperadas por todos e, quando menos esperamos, ela já está aí de novo Por Camila Bocchino – Fotos Divulgação

E

vitrine

ntra ano e sai ano, os dias passam devagar no início, mas de junho para cá parece que apertaram o botão de avançar e já é dezembro de novo. Os meses passam e quando vemos temos pouco tempo para planejar o que fazer e como presentear nossos entes queridos. Não sei se é assim para todos, mas parece que este último mês do ano também é o mais cheio de todos e que os dias não são suficientes para o tanto de coisas que temos que fazer. São presentes para dar, eventos, encontros e reuniões para organizar, parece que o último mês do ano chega sempre para gastar o que nos resta de energia antes de recarregarmos para o ano seguinte. Pensando nessa correria, nós, da Revista Foco, separamos algumas dicas de nossos parceiros como sugestões de presente para esta data festiva.

52


vitrine

p oca do ano

53


Sapatênis Edu Vermelho Outer – R$128,00

Mesas Saccaro preço sob consulta

Espadrilhes Signos Arezzo – preço sob consulta Brincos Glam Emar Batalha – preço sob consulta

Sandália Leoparde Schutz – R$ 350,00

vitrine

Kit Armani Code Femme by Giorgio Armani R$ 429,00

54

Kit Aquadi Gio by Giorgio Amani R$ 329,00


Kit Amor Amor by Cacharrel – R$ 319,00

Estojo Malbec Duo O Boticário – R$ 139,00 L’Homme Sport 60ml by YSL – R$ 349,00

Kit Amigo Oculto Kiehl’s R$ 107,00

Creme de Corps Whipped Body Butter Kiehl’s – R$ 144,00

Óculos Feminino Chilli Beans R$ 168,00

Vinho Cabernet Sauvignon Laura Hartwig para o Lake’s – R$ 89,00

Tablet Galaxy Tab 3 Lite Samsung – R$ 399,00

vitrine

Óculos Masculino Chilli Beans – R$ 128,00

55


Óculos com haste de veludo Aloha R$ 109,00

Pulseira Camila Klein com cristais Swarovski Elements R$ 962,00

Brincos Nádia Gimenes com cristais Swarovski Elements R$ 323,00

Carro do Batman Babyou R$ 919,00

Jogo Novo Clue Hasbro R$ 69,00

Scarpin preto Basic Collection – preço sob consulta

vitrine

Pijama masculino Any & Any R$ 169,00

56

Kit Polo Green by Ralph Lauren R$ 429,00


Bolsa Prada Twin Bag Saffiano Cuir Astrale - R$ 9.240,00 Carteira Prada Saffiano Travel Nero – R$ 1.240,00

Kit Eudora Deluxe Eudora R$ 149,00

Estojo Lily O Boticário R$ 207,00 Brincos Framboesa Vânia Ladeira – preço sob consulta

Camisola Any & Any R$ 135,00

Anel Glam Emar Batalha – preço sob consulta Estojo Petit Sophie O Boticário – R$ 85,00

Facas Rubaiyat R$ 112,00 a grande e R$ 69,00 a pequena

vitrine

Kit Romy & Rogy Fleurissant, Farmacotécnica preço sob consulta

57


Torradeira Camicado preço sob consulta

Livro Peppa e o desejo de Natal Ed. Salamandra – R$ 27,00

Sapato Azul Sergio’s – preço sob consulta

La vie est belle 50ml by Lancôme – R$ 309,00

vitrine

Gold Label Reserve Special Edition Jhonnie Walker – R$ 249,90

58

Pack Especial, Amarula R$ 75,00

Anéis Casa Leão preço sob consulta

Livro Billy e Eu, de Giovanna Fletcher, Ed. Phorte nas livrarias em 03/12



60

gastronomia


Então é Natal! Por Adriana Nasser – Fotos: Divulgação

O

fim do ano chegou e com ele as dúvidas de sempre: o que preparar para a ceia de Natal? Peru, lombo, tender, chester, panetone, frutas secas.... são pratos típicos e deliciosos desta época, mas você pode surpreender seus convidados com uma ceia diferenciada neste Natal. Com um pouco de criatividade você consegue uma ceia incrível, ape-

titosa e que vai fazer o maior sucesso entre familiares e amigos. Inovar nas refeições de final de ano é possível. Mas deixar totalmente de lado a tradição pode não ser a decisão mais acertada, já que esses pratos são normalmente servidos somente nesta época do ano. Existem receitas que passam de geração a geração e que as pessoas esperam o ano inteiro para comer novamente. Seguir a tradição dos sabores natalinos é bem interessante, mas dá pra dar um toque diferente e uma apresentação gourmet.

gastronomia

Que tal preparar uma ceia diferente?

61


gastronomia 62

No lugar do tradicional bacalhau, que tal desfiá-lo e preparar uma bela salada com azeite, tomatinhos cereja, azeitonas e folhinhas de manjericão? O prato rende e sai bem mais em conta do que o lombo inteiro assado. Outro acompanhamento que dá um toque especial em qualquer jantar é o couscuz marroquino, que também pode ser servido como salada com frutas secas e castanhas e vai bem com qualquer tipo de carne ou ave. Quem quiser dar uma incrementada no jantar, que tal apostar numa bela salada com mix de folhas verdes, endívias, grão de bico, nozes e camarões? Quem gosta da mistura doce com salgado, basta acresentar uns cubinhos de manga. Depois, é só preparar um molho gostoso e servir na hora para temperar. E não se esqueça que até o arroz pode ganhar cara nova. No lugar do tradiconal e já batido arroz com passas, abuse das amêndoas laminadas, castanhas do Pará e pistaches, que darão um toque gourmet, além do sabor especial. Para facilitar a vida daqueles que apre-

ciam quitutes natalinos, mas não sabem prepará-los, vale lembrar que diversos restaurantes e padarias da cidade fazem ceia por encomenda. Para os que curtem uma comida mais leve e diferente, uma dica é apostar na comida japonesa. Já pensou, uma mesa toda montada com

sushis e sashimis bem coloridos? Outra opção é um buffet de comida árabe, com kibes cru e assado, tabule, homus, coalhada, lentilhas, pastas variadas e pães sírios para acompanhar. Então, mãos à obra. As ceias de Natal e Ano-Novo podem ser diferentes este ano!


Para encerrar 2014 em grande estilo e entrar no próximo ano sabendo de todas as novidades da nossa cidade, caprichamos nas dicas. Confira!

Très Chic – Olha que charme esses espumantes DOCDUO. São 4 versões: Brut Rosé, Prosecco, Moscatel e Moscatel Rosé. O melhor de tudo é que as garrafas permitem personalizações como inserção de nomes, logomarca de empresas, entre outros. Lindos, não?

Natal – A época mais linda e mágica do ano já começou! E o Mãe & Filha Ateliê caprichou na linha natalina deste ano. São kits, caixas decoradas, vasos de vime recheados com gostosuras, mini cup cakes temáticos, além de várias opções de panetones. Tudo preparado com chocolate belga, ingredientes de primeiríssima qualidade e decoração personalizada de Natal. Tá esperando o quê? Faça já suas encomendas! e-mail: maeefilha@live.com

Kitsch – O Godofredo, barzinho que nunca sai de moda, lá na 408 Norte, está com uma área nova na lateral da casa. O espaço é bem legal para grupos, eventos, confraternizações e aniversários.

Piccolo Emporium – Com deliciosas receitas inspiradas na autêntica culinária italiana, o Piccolo Emporium, a 1ª salumeria da cidade, acaba de abrir as portas em Águas Claras, no Vitrinni Shopping. Porqueta à Pururuca e Recheada; Rotolo de Contra-filé recheado com fritata; Ossobuco; Porpeta; massas, frios e embutidos são algumas das deliciosas opções da casa capitaneada pelos chefs Ville Della Penna e Luiz Beto.

gastronomia

Jazzy Club – Noites de música ao vivo. Jazz, blues e R&B fazem parte da programação do Jazzy Club, na 413 Sul. A carta de drinks da casa conta com 58 drinques. Tudo isso acompanhado de petiscos diversos, como as panelinhas.

Japa – O Centro Comercial Gilberto Salomão tem mais uma opção para um almoço, jantar ou happy. O restaurante O Sushiman, que já funciona há um ano no local, inaugurou um espaço totalmente repaginado. O cardápio ainda tem versão diet e uma linha protein, com adição de whey protein isolada, para os malhadores de plantão.

63


64

esporte


Formando campeões Para atingir a excelência em qualquer esporte, o atleta precisa de uma boa formação de base, além de perseverança para conquistar seus objetivos

A

agradável, sem cobranças, e envolva a criança por meio de brincadeiras e muita diversão. “O componente lúdico deve prevalecer sobre o competitivo, de forma a contemplar os interesses individuais e o desenvolvimento de diferentes habilidades motoras, contribuindo para o despertar de talentos”, observa Lobo.

prática de esportes é de grande importância para pessoas de todas as idades, e o ideal é que o início aconteça ainda na infância. Dentre os benefícios, vale destacar a redução dos riscos de doenças, melhor concentração, coordenação motora e disciplina. A origem do futebol arte Para o gestor de unidade da academia Premiere Fitness, DirApós uma vitoriosa carreira como atleta, onde, jogando pelo ceu Lobo, em qualquer modalidade esportiva, tanto para atle- Fluminense, Goiás, Internacional e Suzano veio o convite para tas amadores, quanto para os profissionais, antes de iniciar jogar fora do país; André Parente, que iniciou a trajetória no qualquer atividade é necessário realizar uma avaliação física. esporte aos 19 anos, foi convidado para dirigir a Escola de FutO especialista alerta para o risco do overtraining, que ocorre sal Gênesis, uma franquia do Santos Futebol Clube, unidade quando a pessoa treina de forma inadequada, não respeitan- Guará. Convite que foi prontamente aceito, por um dos mais do os intervalos ou tempo de recuperação recomenda- promissores treinadores de futsal da cidade. dos. “O overtraining é causado Além da habilidade com a bola, André por fatores relacionados aos treise destaca pela maneira com que lida nos, e também, agravados com uma com seus alunos, prezando pelo trabalho dieta inadequada, privação de sono, individual e em grupo. Sua filosofia de estresse, excesso de competições e ensino e visão tem como marca a movitreinamentos muito intensos, sem a rementação e a disciplina tática dos alunos. cuperação adequada”, salienta Lobo. “Quando crianças, a princípio, não poQuanto à prática de esportes na infância demos nos preocupar com a formação de e na adolescência, ele informa que deve atleta. Por serem muito jovens e tímidos, acontecer observando algumas condições é necessário trabalhar a parte social e a básicas de saúde, como uma nutrição adeinteração entre eles e, em seguida, a parquada e uma correta prescrição da ativite psicomotora”, explica André, que tem dade de acordo com a idade. Para Lobo, equipes participando de campeonatos em relação à competição desportiva, ela nacional, estadual, regional e local, além pode trazer benefícios do ponto de vista de uma proposta para disputar o muneducacional e de socialização, uma vez que dial na França em 2015. proporciona experiências da modalidade André incentiva os alunos a participae de grupo, colocando a criança frente a rem dos campeonatos internos, por ser situações de vitória e derrota. uma continuidade do trabalho realizado É fundamental que o esporte seja algo Para Dirceu Lobo, a avaliação física é indispensável nos treinos. Ele reforça que alguns erros só antes de iniciar qualquer atividade física

esporte

Por Márcia Casali – Fotos: André Zimmerer e divulgação

65


esporte

André Parente trabalha com a formação de novos talentos

66

são visualizados nas competições, o que é curto, onde, ao driblar um atleta, logo em corrigido durante as aulas. Outro detalhe seguida já vem outro, faz-se necessário ter que merece destaque é o emocional, pois a bola sempre junto ao corpo. Já o atleta a pressão do jogo é diferente dos treinos. formado no futebol de campo tem mais “Muitos não entendem quando um atle- tempo para pensar, driblar e correr, mas, ta erra um pênalti, tendo em vista que ele em situações de jogo truncado e fechado treina e ganha para fazer gols. Acontece ele encontra dificuldades, por não saber que na hora do jogo, o emocional, a pressão jogar com pouco espaço. “O diferencial psicológica, o cansaço e o estresse podem no futsal é que o atleta tem que ter intelirefletir no toque na bola, e ela toma uma gência e leitura de jogo rápido, porque ele muda a toda hora” diz André. trajetória que ele não gostaria”, afirma. Para o treinador, o Distrito Federal é um celeiro de talentos e uma grande mina de jogadores. Mas entende que a cidade sofre com a falta de investimento nos times profissionais, o que deixa a desejar nos campeonatos locais. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) planeja construir 15 centros de treinamentos em 15 cidades, o que deve beneficiar em torno de dez mil meninos, menores de 13 anos. “É importante que a cidade seja beneficiada. Não temos alguém que olhe por nossos atletas. Por isso eles saem precocemente da cidade. É certo que mão de obra não falta, mas falta estrutura”, lamenta. Questionado sobre os atletas brasileiros que se destacaram no futsal antes de chegarem ao profissional, o treinador explica que a modalidade é um esporte muito rápido e dinâmico, o que exige, também, um raciocínio rápido. Por acontecer em espaço Gabriel Cardoso, uma promessa dentro e fora de quadra

Prodígio à vista De modo geral, o esporte, em especial o futebol, é adorado mundialmente. O Brasil possui muitos jogadores em potencial, algo que tem atraído olheiros de clubes brasileiros e europeus em busca das nossas promessas. A formação de jogadores, seja em clubes grandes ou pequenos, deve ser realizada com total profissionalismo e dedicação. E para os que iniciam na infância, fica a dica: nessa fase é fundamental manter o esporte como uma ocupação agradável e não uma obrigação. Gabriel Cardoso, 7 anos, teve na mãe Vivian Cardoso e no tio Felipe Mataveli o incentivo para a prática de esportes. Até os cinco anos ele não apresentava interesse por nenhuma modalidade, e no tempo livre tinha como entretenimento a TV e o videogame. Mas foi na Copa do Mundo aqui no Brasil que as coisas tomaram um novo rumo. O menino aceitou fazer uma aula de futsal, e não parou mais. “Algo que chamou nossa atenção foi em relação à disciplina. Acordá-lo cedo não era fácil, e hoje ele levanta sem que eu precise chamá-lo e quer ser um dos primeiros a chegar no treino”, comemora Vivian. Muito comunicativo e estudioso, Gabriel sempre se destacou por ser muito brincalhão. Ele afirma que bastou uma aula experimental no colégio para que a paixão pelo esporte surgisse. Batedor de faltas, ele observou nos treinos que tudo estava muito fácil e decidiu que precisava buscar novos desafios. Foi quando conheceu a escola de futsal Gênesis. Cruzeirense de coração, ele é fã do Ricardo Goulart e Marcelo Moreno, além do Neymar, Barcelona e Zlatan Ibrahimovic, do Paris Saint-Germain (PSG). Perguntado sobre tornar-se um grande jogador de futebol como os citados, ele disse ser algo difícil de responder. “Jogar futebol é muito bom. Amo treinar e fazer amizades. Mas ser bombeiro e salvar vidas é um sonho desde pequeno”, afirma Gabriel. Muay Thai Tradicional O esporte número um da Tailândia está revelando campeões mundiais por meio da Liga Brasileira


Rumo à Tailândia “No meu país a vida não é fácil. Lá começamos a treinar aos seis anos, pois

Mestres Deaw Patsanon e Sandro Luiz Marciano. Tailândia e Brasil unidos pelo Muay Thai tradicional

nossa luta é para a sobrevivência”, afirma Deaw Patsanon, que encontrou no Brasil excelentes atletas. Sua história de vida e dedicação ao esporte serve de motivação para jovens como Daniel Santos, 21, campeão sul-americano, campeão internacional pela International Professional Combat Council (IPCC) e nacional pela World Muay Thai League (WML). Todos os mitos do esporte um dia foram sonhadores. Daniel lembra que foi assistindo a um filme de lutas Ong-Bak

Dono de três cinturões, Daniel Santos encontrou no esporte uma segunda chance

que surgiu o desejo de treinar, e sabia que com dedicação conquistaria grandes títulos. Cheio de personalidade, foi no pai que ele encontrou apoio para o sucesso e força para recomeçar, pois na adolescência conheceu o lado sombrio das drogas. Aos 15 anos, Daniel mudou de vida e trocou as drogas pelo tatame. “Ao conhecer meu Kru (professor), Emivaldo Chaves, pedi que ele me ajudasse a não ser apenas praticante, mas um grande lutador de Muay Thai. Eu queria ser o atleta que ao terminar a luta levantaria o braço como campeão”, comenta Daniel, que carrega com orgulho os três cinturões conquistados. Há quem afirme que o Muay Thai é tão popular na Tailândia quanto o futebol no Brasil. Mas Daniel discorda, tendo em vista que no país, a luta, além de cultura, é um modo de ajudar a família e a vila aonde moram. E para quem sonha em tornar-se um campeão, ele aconselha: “Treine muito. Procure professores que ensinem o verdadeiro Muay Thai. Saiba que será necessário se desvencilhar de muitas coisas, mas tenha certeza, valerá a pena”, finaliza Daniel que acaba de ser convidado para treinar na Tailândia. Créditos: Escola de futsal Gênesis: (61) 8334-3310 Liga Brasileira de Muay Thai Tradicional: (61) 8140-0986 Premiere Fitness: (61) 3223-7777

esporte

de Muay Thai Tradicional (LBMTT), na pessoa do mestre Sandro Luiz Marciano. Graduado na Tailândia pelo Grão-mestre Woody Chinawut Sirisompan, ele inaugurou recentemente a Academia de Lutas Tuff Team, em Vicente Pires, onde é trabalhada a luta conhecida mundialmente como “A Arte das 8 Armas”, pelo uso de punhos, cotovelos, joelhos e pés, que, associado a uma forte preparação física e combinação de movimentos, torna o Muay Thai a mais eficiente luta de trocação do mundo. A modalidade vem ganhando cada vez mais praticantes e se destaca por desenvolver um ótimo condicionamento físico, equilíbrio emocional, concentração e autoconfiança. Mas, com o ensinamento errado da luta no país, a embaixada da Tailândia, juntamente com o presidente da LBMTT, trouxe ao Brasil o mestre Deaw Patsanon, que até dezembro visitará cinco estados, onde realizará seminários e oficinas. Ele é treinador de Kem Sitsongpeenong, considerado o Top 3 da Tailândia. De acordo com o mestre Sandro, a vinda de Deaw tem como objetivo corrigir, melhorar e divulgar o Muay Thai da maneira correta. “A missão da LBMTT é divulgar a verdadeira modalidade. Não estamos tentando resgatar, pois se resgata o que já veio, e o que veio para o Brasil é outra coisa, não o Muay Thai tradicional”, alerta. Ele observa que nas academias, a luta como fitness vem ganhando espaço, o que não é ruim para a divulgação do esporte. Mas os ensinamentos e técnicas deixados de lado geram lesões e movimentos errados. O segredo para ser um atleta de destaque é gostar de treinar, o que para o mestre não é o perfil do brasileiro, que prefere ensinar, ao invés de treinar. “Na Tailândia, das cinco às dez da manhã, os grandes campeões estão no camp treinando. Em seguida param para trabalhar e retornam às dezesseis horas para dar continuidade aos treinos. Eles sabem a responsabilidade que carregam nas costas e visam um alvo”, explica mestre Sandro.

67


Construir sem stress

Julieta Rodrigues 68

UM POUCO DE SUA HISTÓRIA PROFISSIONAL Julieta Rodrigues é formada em administração de empresas e, posteriormente, atendendo a seu lado intuitivo e estético, formou-se em arquitetura e urbanismo. A partir daí, passou a exercer a profissão de arquiteta e urbanista juntando a sensibilidade intuitiva à técnica, arte e experiência de administradora de empresas. Toda essa vivência, enriquecida por visitas técnicas e exploratórias, como feiras e mostras nacionais e internacionais de arquitetura e design, conceitos e manifestações culturais, agrega um reper-

Foto: Marinês Coral

S

eu espaço projetado e executado pelo mesmo profissional, do início ao fim, com responsabilidade em todo o processo até a entrega das chaves, é um sonho possível de se realizar. A arquiteta Julieta Rodrigues se especializou em fazer o serviço que tanto se teme: a obra. E para realizar esse diferenciado trabalho conta com uma equipe de profissionais altamente capacitados em todas as áreas e etapas da construção, se responsabilizando pelo produto final, sempre com assessoria técnica de engenharia. A profissional atua há quinze anos com projetos de arquitetura, reforma e construção de obras residenciais, comerciais e corporativas. O seu cliente é abastecido de planilhas informativas em todo o processo. Inicialmente, uma planilha orçamentária do custo da obra, conforme projeto apresentado; cronograma de obra e prestações quinzenais do custo executado com previsões para a quinzena seguinte. Ao final da obra, prestação de contas com comprovação de gastos. A vantagem de se ter o mesmo profissional nos dois processos é a interação maior com o cliente e a facilidade de resolução de dúvidas que surgirem “in loco”. As parcerias feitas ao longo dos anos entre fornecedores, administradora da obra, engenheiro e toda a mão de obra são o maior êxito do processo.

tório muito maior ao seu conhecimento profissional e aumenta sua capacidade de identificar os desejos de seus clientes, propiciando a realização de seus sonhos, mesmo que no seu subconsciente. A arquiteta apresenta seu diferenciado trabalho nas mais importantes mostras da cidade, como CASA COR, MORAR MAIS, CASA PRONTA e CASA VERDE, no intuito de mostrar seu lado criativo e operacional. A leitura do desejo de seu cliente e a consciência de que seu espaço trabalhado devem ter a sua própria alma é o re-

sultado que busca em seu trabalho, é sua missão, trazendo uma linguagem estética e funcional ao resultado final, sempre buscando uma linha de sustentabilidade, racionalidade e praticidade. Dentro dessa perspectiva, Julieta Rodrigues oferece ao cliente diversas modalidades de relacionamento profissional. Projetos de arquitetura; Projeto de arquitetura de interior; Administração de obra com equipe própria; Desenvolvimento de mobiliário personalizado; Ambientação de eventos. Julieta Rodrigues Arquitetura (61) 9967-1243 (61) 3367-5297 email: julietarodrigues@uol.com.br www.julietarodrigues.com.br SHIS QL 32 Conj. 7 Casa 16 Condomínio Villages Alvorada Lago Sul


SHIS Qi 05 BLOCO E Loja 05 – ed. Gilberto Salomão - Lago Sul Brasília Tel.: (61) 3248-5891


Prontos para

o verão Há diversas modalidades e tratamentos que ajudam a queimar calorias com rapidez, melhorar o desempenho cardíaco e tonificar os músculos! Prepare-se para ficar sarado

Por Fernanda Caixeta e Flávia Landim Fotos: Fabiano Neves e Divulgação

comportamento

M

70

uitas pessoas procuram deixar o corpo em forma em um curto período de tempo, principalmente com a proximidade do verão. Por ser um período de férias e sol intenso, a ideia é estar em dia com a balança, para poder desfrutar da praia ou qualquer outro programa que necessite mostrar o corpo. Então, para ajudar a ficar sarada no verão, a academia Premiere Fitness, recentemente inaugurada em Brasília, realiza atividades que gastam mais calorias, como as aulas de Duathlon Indoor, que são exercícios de alta intensidade compostos por atividades na bike indoor e corrida na esteira; o Cardio HIIT, que é uma modalidade exclusiva da academia, onde trabalha com o remo ergométrico e bike de ciclismo indoor, no qual o aluno é orientado a fazer um treinamento intervalado de alta intensidade e curta duração e, com apenas cinco minutos em cada equipamento, são trabalhadas valências como potência e limiar anaeróbico. Outra atividade e um dos destaques da Premiere Fitness é o aparelho Sinergy 360 XS, responsável pelo método de treinamento funcional. É um equipamento personalizável, multifunções, com armazenamento, acessórios e piso integrados e materiais dinâmicos de treinamento. O conceito da aula fornece oportunidades sem limites para um treino inteligente e eficiente. É uma central de treinamento com serviço integral

que pode ser personalizada conforme o planejamento do aluno, viabilizando ajustes de acordo com a proposta da aula. Lá existem, ainda, programas específicos e métodos de treinamento individualizado, como o programa Aldo Fit, do campeão de UFC José Aldo. Já a Companhia Athletica separou algumas modalidades para esse caso, com atividades de grande intensidade, pois a queima de calorias é maior. São elas: Class HIIT, Spinning HIIT, Aqua HIIT, Body Pump, TRX – Flyin Cords, CX Worx, Step, Hopping. As modalidades do HIIT (High Intensity Interval Training) integram um treinamento que alterna períodos curtos de exercícios de altíssima intensidade e de descanso entre eles, o que proporciona melhores resultados com menor tempo de atividade diária, de forma saudável. São 20 minutos de treino intenso. Por isso, é composto por exercícios de estabilização de tronco, deslocamentos e exercícios globais, também chamados de multiarticulares. Nessa atividade é possível queimar até 570 calorias. O BodyPump é um programa de ginástica que utiliza barras e anilhas e fortalece o corpo por inteiro, com exercícios de treinamento de força e resistência como agachamento, desenvolvimentos e supinos. Ele queima, em média, 560 calorias. Uma aula exclusiva da Cia Athletica, o TRX – Flying Cords trabalha com exercícios funcionais em suspensão, realizados como o equipamento específico e oficial, a fita de suspen-


71

comportamento


comportamento 72

são TRX. Foi desenvolvido pelo exército americano USARM e trazido para o Brasil pela academia, no intuito de se tornar uma grande aula, pois alia exercícios de estabilização de tronco, somados a tarefas de movimento, força e potência. “É uma alternativa desafiadora para o desenvolvimento muscular, uma vez que coloca o praticante para mover-se em diferentes ângulos e posturas, tendo como referência seu peso corporal”, informa o professor da Cia Athletica, Marco Rodrigo Vieira Silva. O CX Worx é um treino funcional curto e forte, que tonifica e melhora a força funcional. É um mix de exercícios isolados, que tem como alvo grupos musculares específicos, como crunchs abdominais ou extensão das pernas, e movimentos integrados que utilizam dois ou mais grupos musculares simultaneamente, todos focados na musculatura do centro do corpo: abdominais, costas e glúteos. E o Hopping é uma aula

Foto: Amaury Simões

Um dos destaques da Premiere é o aparelho Sinergy 360 XS, método de treinamento funcional

aeróbica em grupo, desenvolvida exclusivamente pela Cia Atlhetica, onde utiliza um calçado suíço chamado Kangoo Jumps. Ele absorve 80% do impacto para realizar movimentos aeróbicos simples e divertidos, que proporcionam alto gasto calórico. De acordo com a presidente do CREF7, Cristina Calegaro, o projeto verão precisa começar depois do carnaval e não agora, faltando um mês para as férias. “Mas quem for correr para ficar com o corpo

A Cardio HIIT trabalha com o remo ergométrico e bike de ciclismo indoor

em forma, tome muito cuidado na intensidade dos exercícios, pois eles podem lesionar e acabar com as férias. E não deixe de ter a orientação de um profissional de Educação Física, porque isso é importantíssimo ao realizar qualquer tipo de atividade física”, adverte Cristina. Tratamentos estéticos Para complementar o trabalho nas academias, é importante casar com os tratamentos em SPAs. Como é o caso do Eliá SPA, que disponibiliza uma série de procedimentos para entrar em forma no verão. Os mais desejados são: Ultracavitação – o ultrassom cavitacional emite uma onda sonora de grande potência, que destrói a gordura por meio do rompimento das células de gordura com implosão. Essa técnica, chamada de “lipo sem cortes”, tem excelentes resultados, principalmente no tratamento de gordura localizada. O Heccus é um aparelho computo-


“Perdi 10cm na região do abdômen e flancos com o procedimento estético com massagem modeladora, ultracavitação e heccus”, diz Pedro

quado e redução da vontade de comer alimentos ricos em carboidratos e doces”, explica. Juntamente com isso, é importante introduzir alimentos mais saudáveis na rotina alimentar, como frutas e hortaliças, o que colabora para fornecer mais nutrientes ao corpo e consequen-

temente, adquirir pele, cabelos e corpo mais bonitos e saudáveis. “Não tem erro: beba mais água, consuma fibras e alimentos saudáveis a cada três horas, pratique atividades físicas e chegue no verão com tudo em cima!”, enfatiza Jamila. E para não engordar nesse final de ano, a fit.gourmet criou cestas lights. A de Natal contém massa verde integral, panqueca integral de frango, nhoque de batata doce roxa, quibe de frango, brigadeirinho de proteína, alfarroba com coco, sopa de abóbora com frango, estrogonofe protéico de frango e frango com batata doce. Para limpar o organismo das comilanças desse período, as cestas pós Réveillon têm a sopa verde, sopa de lentilha com edamame, suco detox, chá mate, mix de legumes e lombo de pirarucu. É uma boa opção para quem quer entrar o ano em dia com a balança! Serviços: Premiere Fitness: (61) 3223-7777 / Companhia Athletica: (61) 3322-4000/ CREF7: (61) 3321-1417 / Eliá Spa: (61) 3224-2540 / fit.gourmet: (61) 34430285 / Jamila Vita: (61) 3046-8483.

comportamento

rizado, extremamente versátil, usado para tratar gordura localizada, celulite, flacidez, redução de medidas e para pré e pós-operatório de cirurgias plásticas. O seu ótimo efeito é devido à combinação de ultrassom de alta potência com uma corrente de grande porte, denominada Corrente Aussie. Trabalha também fortalecimento muscular, ao mesmo tempo em que quebra a gordura localizada. A bandagem fria que consiste na aplicação de um gel frio terapêutico em determinada área que, na sequência, será envolvida com uma faixa, no sentido da circulação linfática. Em resposta ao frio, ocorre uma estimulação da termogênese muscular com quebra e consumo dobrado de gordura. O Cellutec/Vibrocel é um aparelho que utiliza técnicas de pressão vibratória, percussão e massagem que, associadas ao uso de cosméticos, têm um efeito excelente em tratamentos de remodelação corporal, estimulação circulatória, redução de celulite e gorduras localizadas, relaxamento e alívio de fadiga, de uma forma geral. A sua ação giratória e movimento patenteado permitem um tratamento seguro e eficiente, sem causar dor ou traumas. O empresário Pedro Pinto Vasco, 40 anos, fez o procedimento estético com massagem modeladora, Ultracavitação e Heccus. Ele já teve uma diminuição de cerca de 10 centímetros na região do abdômen e flancos em dois meses e meio. “Estou fazendo academia, em média, por quatro vezes na semana e mudei a minha alimentação para uma mais leve”, explica. Segundo a nutricionista Jamila Vita Barbosa, para alcançar bons resultados e chegar com tudo no verão, primeiramente, cuidar da hidratação corporal é fundamental. Quando o organismo está desidratado, ele pode confundir a sensação de sede com fome e, consequentemente, levar a um aumento desnecessário da ingestão de alimentos. Além disso, a boa hidratação colabora com a absorção de nutrientes que podem ser fundamentais para melhorar o metabolismo. “Aumentar o consumo de fibras também promove maior saciedade, além de contribuir para um funcionamento intestinal ade-

73


Os clássicos Conheça os pratos “carro-chefe” de grandes restaurantes da capital Por Yasmin Almeida – Fotos: Divulgação

restaurantes

J

74

á pensou que para experimentar sabores da cozinha do Peru, México ou Argentina, por exemplo, não é preciso nem sair de Brasília? A capital possui grandes casas que nos proporcionam uma maravilhosa “viagem gastronômica”. São restaurantes como o premiado Taypá, que oferece o que há de melhor na culinária peruana, o El Paso Texas, que não deixa a desejar nos sabores mexicanos, e o restaurante Toro, que oferece a grande culinária do Rio Grande do Sul, Argentina e Uruguai. Como referência em carnes, temos em Brasília as casas El Negro e Rubaiyat e ainda o Santé 13 com a sofisticada culinária contemporânea. Conheça os pratos “carro-chefe” desses grandes restaurantes da capital.


El negro O El Negro, restaurante referência em carnes premium em Brasília e vencedor do Prêmio Veja Brasília Comer & Beber 2014 com a categoria Melhor Carne, tem a matriz na 413 Norte e abriu recentemente uma nova casa no Lago Sul. Sob comando dos sócios João Clerot, Floriano Dutra Neto e Marcello Piucco, o El Negro tem como destaque da casa o Kobe bife, as linguiças artesanais e o matambre com chimichurri. Além dos acompanhamentos já tradicionais, como as papas El Negro e a farofa de ovos, Marcello Piucco propõe novidades como opções de alimentos funcionais como a ensalada de quinoa, o arroz integral especial e o risoto de quinoa com cevadinha, por exemplo. “A ideia é permanecer também com as opções leves, que não atrapalhem a dieta de ninguém”, explica o chef. O projeto de decoração do El Negro proporciona um ambiente sofisticado e, ao mesmo tempo, despojado e agradável. El Negro Lago Sul SHIS QI 17 – Edifício Fashion Park (61) 3365-1292 El Negro Asa Norte SCLN 413 bloco C (61) 3041-8775

Além das premiadas carnes, a feijoada do chef espanhol Carlos Valentí é o carro-chefe aos sábados do restaurante Rubaiyat. O empresário do grupo Rubaiyat, Belarmino Iglesias Filho, garante que o sucesso da feijoada passa também pela qualidade das famosas carnes. “A premiada Feijoada Rubaiyat é produzida com o Baby Pork da fazenda Rubaiyat e vem acompanhada de batidas, couvert e bufê de sobremesas”, ressalta. O valor do prato é de R$ 87,00 por adulto, R$ 44,00 para crianças de 5 a 12 anos e sem custo para crianças menores de 5 anos. Já a feijoada completa para viagem sai no valor de R$ 130,00. O Rubaiyat Brasília foi a primeira casa do grupo inaugurada fora de São Paulo em junho de 2013. Além disso, o restaurante já conta com uma casa em Madri, na Espanha, inaugurou em fevereiro de 2014 uma unidade no México e chega brevemente ao Chile e à Colômbia. Baby Beef Rubaiyat SCES – Setor de Clubes Esportivos Sul, Trecho 1, lote 1 A - Asa Sul Tel.: (61) 3443-5000

restaurantes

Rubaiyat

75


El paso texas

Foto: Telmo Ximenes

O tradicional restaurante mexicano El Paso Texas foi fundado pelo peruano David Lechtig em 1995. Segundo ele, a gastronomia do México é conhecida por seus sabores e especiarias diversas, resultado da interação dos conquistadores espanhóis nas culturas asteca e maia. “É uma deliciosa combinação de ingredientes básicos como o milho, feijão e a pimenta, produzidos a partir de modelos agrícolas tradicionais e preparados com utensílios ancestrais. Faço questão de servi-la à risca, é um compromisso com os clientes da casa”, garante o chef. O prato carro-chefe da casa é o tradicional “Mole Poblano de Pollo”, peito de frango grelhado coberto com molho salgado de chocolate, pimenta, amêndoas, gergelim, banana da terra e especiarias. O prato acompanha arroz mexicano e frijoles refritos. O El Paso Texas ainda é conhecido pelas suas iguarias únicas, seu atendimento diferenciado e seu ambiente temático.

76

Restaurante Toro CLS 104 Bloco C loja 29 – Asa Sul Tel.: (61) 3225-0494

Foto: João Teles

restaurantes

Toro Oferecer o que há de melhor na culinária do Rio Grande do Sul, Argentina e Uruguai é a proposta do restaurante Toro. A casa, que tem como carro-chefe a Mercado Del Puerto (corte largo da costela bovina com osso), foi inaugurada em janeiro deste ano. O restaurante é uma das grandes revelações gastronômicas da Capital Federal e é a realização de um sonho do restauranter Fábio Gregol. “Nunca me imaginei trabalhando em algo que não fosse nesse ramo. Como bom gaúcho, sou apreciador de bons cortes de carne, churrasco está praticamente no DNA do nosso povo e assim que pensei no conceito do restaurante, quis trazer as melhores referências que eu tinha sobre o assunto, não tinha como fugir disso.” ressalta Gregol. Comandada pelo chef Alexandro Panta, braço direito de Fábio há mais de 13 anos, a cozinha do Toro ainda oferece cortes de excelência como o bife de ancho, chorizo, picanha, assado de tira, vacio (fraldinha), corte largo de costela bovina, entre outros.

Restaurantes El Paso Texas Asa Sul - CLS 404 bloco C loja 145/146 - (61) 3323-4618 Asa Norte - CLN 110 bloco B - (61) 3349-6820 Terraço Shopping - AOS AE 2/8 loja 146/147 - (61) 3233-5197


Foto: Ellen Mohamed

Santé 13 O restaurante contemporâneo Santé 13, que conta com a consultoria de peso do renomado chef Carlos Bertolazzi, tem como prato de maior sucesso o filé mignon trançado. Segundo o empresário Oswaldo Scafuto, o prato representa bem o conceito do restaurante: “Traz simplicidade, mas, ao mesmo tempo, uma certa sofisticação que o torna de fato uma boa experiência ao paladar”, ressalta Oswaldo. O filé ao molho porto pode ser acompanhado de nhoque de inhame ao molho burro e sálvia e o valor é R$59,00. O prato pode ser saboreado tanto no almoço quanto no jantar. Com projeto assinado pelo arquiteto Nardim Júnior, o espaço, com capacidade para 80 lugares, se destaca pelo ambiente aconchegante e agradável e, além disso, conta com uma adega climatizada que comporta 220 garrafas transitando nas boas vinícolas do mundo. Santé 13 SHCN CL 413 Bloco A Loja 40 Tel.: (61) 3037-2132

Taypá QI 17, Comercial, Bloco G, lojas 208/210 – Fashion Park – Lago Sul Tel.: (61) 3248-0403 / 3364-0403

restaurantes

Taypá Taypá, uma expressão que significa fartura, dá nome à premiada casa peruana e contemporânea de Brasília. Inaugurado em 2010, o restaurante conta com a fusão da gastronomia típica peruana com a brasileira contemporânea. No menu, insumos trazidos do Peru são misturados a ingredientes típicos do nosso país, garantindo pratos de sabor único e exclusivo. O prato carro-chefe da casa é o famoso Ceviche, um típico da gastronomia peruana, baseado em peixe cru marinado em suco de limão. A casa oferece seis opções de ceviches que variam entre R$ 47,80 e R$ 59,80. “O Ceviche é o prato da culinária peruana mais conhecido mundialmente. Acreditamos que, por isso, ele seja o carro-­ chefe da casa. Além de ser um prato versátil, ele pode ser feito de diversas maneiras e harmoniza muito bem com drinques, vinhos e com o Pisco Sour”, ressalta Ivone Carvalho, empresária do Taypá.

77


Clínica Allere inaugura no centro médico Lucio Costa, na 610 Sul A Clínica traz aos brasilienses as novidades da odontologia e endocrinologia. Conheça as novas técnicas de tratamento Por David Kreimer – Foto: David Kreimer

clínica allere

M

78

anter a mente e o corpo em harmonia: esse é o diferencial da Clínica Allere, uma empresa sempre à frente em equipamentos de última geração, com tecnologias que auxiliam as profissionais Patrícia e Danielle Sales a inovarem no mercado de Brasília. A Clínica oferece, além de um ambiente agradável, confortável, moderno e inovador, profissionais especializados e graduados, executando acompanhamento personalizado para seus clientes, garantindo um excelente resultado em seus tratamentos. Danielle Sales é formada em Odontologia pela Universidade de Brasília, com estágio na área de cirurgia e residência na Universidade Federal de Santa Catarina em cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial. A Clínica oferece equipamentos odontológicos para atender a todas as especialidades odontológicas. Danielle é cirurgiã, mas também disponibiliza o espaço da clínica para outros profissionais, visando a um atendimento personalizado direcionado à necessidade de cada paciente e acompanhando de perto sua evolução. A Clínica conta com variedades de equipamentos dos mais modernos do mercado. Além disso, acaba de adquirir um motor na área de cirurgia com corte ultrassônico que executa cirurgias diretamente na estrutura óssea, sem cortes em nervos ou vasos sanguíneos, evitando sangramentos e sem o risco de lesões ao paciente. São equipamentos de resultados e evidências científicas, que realizam um trabalho com eficiência. A clinica também dispõe de outro motor cirúrgico para implantes e radiografias digitais cujo resultado o paciente já vê na hora, sem precisar encaminhar para clínicas radiológicas.

Dr. Patrícia Sales Marques da Cruz e Danielle Sales Marques da Cruz

O aparelho de bioimpedância InBody 720 é um equipamento para análise de composição corporal, que se utiliza de um sistema de eletrodos tetrapolar com 8 pontos táteis (2 em cada pé e 2 em cada mão) e com seis valores de frequência entre 1 kHz e 1MHz para medição dos valores de impedância em cada segmento corporal (braço direito, braço esquerdo, tronco, perna direita e perna esquerda). Por meio dessa análise, o aparelho nos fornece dados como o peso, o valor de água intracelular, água extracelular, proteína corporal, minerais totais, massa muscular, massa livre de gordura, índice de massa corporal, massa de gordura, área de gordura visceral, percentual de gordura, relação cintura-quadril, massa magra de cada membro e do tronco de forma segmentada, indicação do peso ideal, controle de peso, controle de gordura e controle de músculos, edema segmentar, metabolismo basal e histórico da composição corporal, com dados comparativos com relação aos exames realizados anteriormente. Patrícia Sales se formou em medicina na Universidade de Brasília em 2003, tendo sido a primeira colocada no PAS (processo

seletivo para o ingresso na Universidade). Realizou residência médica em Clínica Médica e Endocrinologia e Metabologia na Universidade de São Paulo (USP-SP), reconhecida como a melhor residência do país, e trabalha hoje principalmente com a parte de perda de peso e tratamento de obesidade, ensinada pelo seu professor de residência, Dr. Alfredo Halpern. Concluiu o curso com um mês de estágio no Brigham and Womens Hospital, da Harvard Medical School (Boston, EUA). Demonstração de cuidado Depois de muito estudo e construção para a escolha do nome da Clínica, Patrícia e Danielle optaram por Clínica Allere, que significa “cuidar” em latim. Sua intenção era expressar o desejo de cuidar dos pacientes, tanto na área medica, quanto em relação à parte odontológica, pois em ambas as áreas elas buscam atender os objetivos e necessidades de cada cliente. A Clínica chega ao mercado brasiliense garantindo saúde e bem estar. Marque uma hora e confira! Quadra 610 Sul Conjunto F – Bloco 1 salas T10 a T12 – Centro Médico Lucio Costa – Brasília DF Tel.: (61) 3346-0508



Nada como a moda

brasileira São Paulo Fashion Week propõe uma reflexão acerca do que é consumível e do que é inspiração Por Fernando Lackman – Fotos: Zé Takahashi / Ag. Fotosite

A

moda

s temporadas de moda antecipam tendências. Registram um momento que um país vive e a forma como a cultura se perpetua. No Brasil, nada mais tradicional que as fashions weeks. Nelas se reúnem todos os conflitos, todas as ideias e inspirações, que acabam por definir o plausível ao olhar e, especialmente, o “comerciável”. Ideias pavorosas, inspirações sem noção, conceitos esquecidos. Assim têm sido os desfiles pelo mundo e não foi diferente com a São Paulo Fashion Week, que ocorreu no início de novembro, no Parque Cândido Portinari, na capital paulista. A moda perdeu a beleza? Ganhou cara de looks montados por vitrinistas para convencer o público de que comprar aquilo é a melhor coisa a se fazer. Perdemos o senso de conceito, ganhamos a facilidade de desfilar pelas ruas com peças que estiveram em passarela. O grande problema é a demora para esses looks chegarem às lojas. O inverno passa e nada. O Verão vem e as peças de inverno ficaram ali como sonhos de consumo. Bom mesmo é morar em São Paulo e poder ter acesso ao que é moda de verdade. Com exceção de fast fashions, as marcas não distribuem bem as peças dos desfiles. Como se só existissem consumidores de moda no Sudeste. Não há representação do inverno em boa parte do país. Já devia ser coerente o fato de que o país tropical é quente até no inverno de alguns estados. Após a revolta, vamos às tendências! Os saltos altos estão com os dias contados. Poucas marcas apresentaram calçados altíssimos. Botas, coturnos, oxfords, sapatos de festa e muitos tênis atravessaram passarelas da semana paulistana de moda, mas com saltos de médios para baixos. Entre os destaques das tendências que apareceram em mais desfiles estão brilhos, aplicações, sobreposições e tamanhos midi. As estampas e bordados permanecem fortes na estação do frio. Para os homens, muitos blazers, jeans e modelagem fit imperam. Roupas mais justas permanecem nos cabides masculinos. As postas poderão ser conferidas a partir de março nas araras das marcas participantes.

80

E no ano que vem... Em 2015 o SPFW completa 20 anos, com o olhar voltado para os próximos 20. As próximas três edições celebrarão o legado de construção e transformação provocados pela principal semana de moda do hemisfério sul, sempre trazendo novos olhares e reflexões que inspiram a criação.


moda

VICTOR DZENK

81


moda 82

JOテグ PIMENTA

COLCCI


TNG

moda

PATBO

83


moda 84

LOLITTA

CAVALERA



86

plus size


Moda democrática O Plus Size se posiciona no mercado e abre espaço para novos padrões e oportunidades Por Yasmin Almeida – Fotos: divulgação

Primeira Miss Brasil Plus Size, Bárbara Monteiro

plus size

D

iversidade, quebra de padrões, luta contra o preconceito. O chamado mercado “Plus size” – tamanho maior – vem crescendo a cada dia junto com a luta pela democratização da moda. O mercado sempre foi padronizado para mulheres magras, mas a moda Plus Size, com numeração a partir do manequim 44, abre espaço para um novo padrão e para novas oportunidades. Muitas marcas já estão investindo nessa novidade e, além disso, surgem cada vez mais modelos para representar essa nova moda. Marina Sakamoto trabalha desde 2012 com modelos Plus Size. “Quando fui chamada para preparar as candidatas do Miss Brasil Plus Size em 2011/12, tive contato com as mulheres plus e vi nelas um grande potencial de trabalho”, conta a proprietária da agência de modelos Scouting. Marina explica que resolveu trabalhar com modelos Plus Size pois é um público que sente a necessidade de uma moda especializada ao seu biotipo, além de estar em constante crescimento. Uma das modelos Plus Size da agência Scouting, Bárbara Monteiro, 40 anos, foi a primeira Miss Brasil Plus Size do concurso da Impacto Produções de São Paulo em 2011/12. Convencida pelo namorado, Bárbara fez seu meu primeiro trabalho como Plus Size e logo depois já recebeu o convite da organização do concurso para enviar as fotos e passar pela seletiva. “A emoção foi enorme quando recebi o título depois de concorrer com candidatas de todo o Brasil. Não pude acreditar que eu estava ali sendo entrevistada pela Reuters e que um dia seria capa do Washington Post online, ou mesmo que estaria em jornais e TVs internacionais e nacionais. Foi uma grande experiência de vida”, lembra.

87


Hoje, Bárbara procura contribuir para uma moda mais democrática e para a autoestima da mulher. “Acho que a moda deve nos representar como pessoas, sejamos altos, baixos, magros ou gordos. O mercado deve olhar para esse consumidor que representa uma grande parte da população brasileira e mundial”, afirma a modelo. Bárbara conta que antes da moda Plus Size, tinha dificuldade de encontrar algumas roupas como calças, vestido de festas e meia calça, e que hoje isso já não acontece. Além disso, algumas mudanças já estão ocorrendo. Um grande avanço foi a criação do Fashion Week Plus Size, que acontece em São Paulo, organizado pela jornalista Renata Poskus. Esse tipo de evento promove a expansão do mercado e divulga a causa Plus Size. Marina Sakamoto acredita que a mudança ainda não está ocorrendo como deveria. “Há muito o que fazer. Deve haver mais campanhas, mais desfiles e mais inserção das plus nas campanhas publicitárias”, ressalta. Jennifer Medeiros, 24 anos, também ingressou na carreira Plus Size em 2012

Jennifer Medeiros, modelo Plus Size há dois anos

a partir da seletiva para o Miss DF Plus Size. Sobre os padrões de beleza que claramente evidenciam pessoas magras, a modelo afirma que o tal “padrão” deveria ser extinto. “Beleza é sinônimo de autoestima, se estamos saudáveis e felizes, é o que importa”, garante. Assim como na profissão de modelo tradicional, existem requisitos para ser modelo Plus Size. Segundo Marina Sakamoto, a mulher precisa vestir manequim acima de 44, ter belas e harmoniosas curvas, um rosto bonito e uma aparência saudável. Jennifer lembra que os contratantes preferem corpo de formato ampulheta ou pera, com manequins entre 44 e 48. Além disso, a pele deve ser bem cuidada, sem espinhas, acnes ou manchas e o cabelo geralmente é médio ou comprido para variação de penteados. Bárbara Monteiro ainda garante que o Plus Size não procura mulheres que são desleixadas com o próprio corpo e nem faz apologia à obesidade. “Precisamos sempre procurar nosso melhor, nosso equilíbrio de corpo e mente em qualquer fase da nossa vida”, ressalta a modelo.

plus size

Ki Graça – Referência em Plus Size

88

Uma grande referência do Plus Size em Brasília é a loja Ki Graça, que está há mais de 37 anos no mercado brasiliense. A loja apresenta produções especiais que variam do dia a dia até as grandes ocasiões e, principalmente, com numeração maior, do 42 ao 56. De acordo com a consultora de estilo Paula Moulin, a mulher na numeração Plus Size não deve ver isso como um empecilho para se vestir, pois existem looks para esse perfil. “O principal é conhecer bem o corpo e procurar algo que vista bem, que tenha o melhor caimento e, para isso, existem estampas e tecidos que favorecem”, explica. A Ki Graça, localizada na 209 Sul, atende mais de 5.000 clientes, e devido ao crescimento acelerado, a marca abrirá outra loja no Shopping Conjunto Nacional. A loja conta com uma arquitetura moderna que preza pelo conforto e bem estar de suas clientes e ainda possui três andares, sendo um deles exclusivos para roupas de festa e os outros dois para produções que atendam às mulheres de todas as idades. Para compor o estoque da loja, parte das roupas são escolhidas nas principais capitais como Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba. Entretanto, a Ki Graça possui uma fábrica própria, onde são produzidas peças exclusivas da marca, o que faz com que os preços sejam mais competitivos. Além disso, a loja também representa outras marcas.


Atelier Aldaceli di Paula – Sofisticação e qualidade Outra marca brasiliense que também conta com uma coleção Plus Size é o Atelier Aldaceli di Paula. Depois de muito estudo, a proprietária do atelier trouxe para a loja a marca Fátima Scofield, que apresenta peças de excelente qualidade, com tecidos nobres, como organza, crepe georgette, chifon e malha de fio natural, tudo aliado a um corte perfeito. Além disso, o trabalho do estilista Daniel Corrêa, em conjunto com a proprietária da marca, Aldaceli di Paula, se destacam também pelo uso de materiais primorosos nos bordados, como pedras e cristais, além das estampas exclusivas. O atelier ainda conta com muitos acessórios que podem valorizar ainda mais a “mulher plus”.

Júlia Plus – Nova marca na capital

Contatos: Ki Graça - SCLS 209 Bl. B - Loja 16/17 – Asa Sul - 61 3443-8898 Atelier Aldaceli di Paula - CLSW 301, Bloco C, loja 129 - Ed. Dakota Shopping – Sudoeste - (61) 3254-5679 Júlia Plus - ParkShopping - Piso Térreo, Loja 135J. Telefone: (61) 3233-5879.

plus size

A marca Júlia Plus, grife voltada para as mulheres sofisticadas que usam numeração de 44 a 56, chega este mês à Capital Federal. A primeira loja da marca irá abrir no ParkShopping com sua coleção para primavera-verão 2015. A coleção é assinada pelo stylist Tom Escrimim, que também é o responsável pela criação da campanha da marca, fotografada por Caroline Castella nos Lençóis Maranhenses. As peças chaves chegam com modelagem marcada pela cintura alta, em saias e calças, e volumetrias fluidas, que valorizam ainda mais o corpo das mulheres. Além disso, a coleção prima pelos tecidos fluidos, pelas cores vibrantes e pelo caimento leve, que contrastam com tons de areia branca e variações de azul turquesa e verde esmeralda. A marca Julia Plus foi criada na década de 1990, inspirada no exuberante charme curvilíneo das mulheres brasileiras, e conta com lojas no Rio de Janeiro e em São Paulo, além de pontos de venda espalhados pelo país. A Miss Brasil Plus Size 2011 e 2012, Bárbara Monteiro, será a embaixadora da marca em Brasília e receberá os convidados da marca em eventos especiais.

89


Decorações especiais e expectativa Isso é o que rege uma das datas mais esperadas do ano. Muita luz e criatividade de Ione Padilha da Costa para preparar a casa da família e as Academias Runway para a chegada do Natal Por David Kreimer – Fotos: David Kreimer

david kreimer

Academia Runway Águas Claras Academia Runway Sudoeste

90

“Eu sempre amei o Natal porque representa o amor da família, e a Runway é uma grande família. Por isso, há 20 anos coloco a minha paixão e dedicação em decorar as árvores de Natal em todas as academias e fazer, assim, com que os alunos e colaboradores se sintam como se estivessem no próprio lar” – Ione Costa Runway Asa Norte (61) 3349-3236 Runway Sudoeste (61) 3342-5000

Runway Lago Norte (61) 3964-3030 Runway Águas Claras (61) 3435-9000

Academia Runway Lago Norte

Academia Runway 710 Norte



92

horta


Hortas em residências para a promoção da saúde Paisagismo e plantio de alimentos orgânicos podem entrar no mesmo projeto. A ideia é ter no quintal de casa itens que complementem uma dieta balanceada Por Fernanda Caixeta Fotos: Divulgação

horta

C

onsumir alimentos frescos, orgânicos e livres de agrotóxicos é o desejo de muitos e tê-los plantados em casa é um sonho que pode ser realizado. A conciliação da dieta ao tipo sanguíneo é uma técnica que vem sendo muito usada, pois faz com que a pessoa se alimente apenas do que realmente lhe faz bem. A paisagista e terapeuta natural Cláudia Dorneles propõe a criação de hortas orgânicas que podem até combinar com o tipo sanguíneo de cada integrante da família, pois antes de fazer o paisagismo ela estuda tudo sobre os membros da casa. Publicada pelo norte americano Peter D’Adamo, na década de 90, a dieta do tipo sanguíneo tem origem em conceitos antigos de alimentação natural, que propõe que cada um dos tipos – O, A, B e AB – tenha seus alimentos mais favoráveis, que podem ser fartamente consumidos, e outros que devem ser evitados. E essa é a proposta da profissional, que vê apenas benefícios na plantação de hortas desse tipo.

93


“Nosso foco é ensinar ou ‘semear’ uma nova alternativa de vida, de uma forma saudável, com simplicidade, prazer e consciência, implantando um belo jardim na sua casa, totalmente orgânico e sem agrotóxicos, com flores, hortaliças, raízes, frutas, temperos, ervas medicinais e muito mais... Em pequenos ou grandes espaços”, diz Cláudia

horta

Cláudia Dorneles ministra cursos de jardinagem orgânica com espécies usadas para dietas detox

94

As pessoas que possuem sangue do Tipo O, por exemplo, são mais tendenciosas às carnes vermelhas e ao exercício físico. Já aquelas de Tipo A têm aparelho digestivo sensível e devem priorizar os vegetais. As que têm Tipo B são as únicas que aceitam bem o leite e os derivados e, por último, as que portam sangue do Tipo AB – biologicamente mais complexo – devem combinar as características dos tipos A e B. Nos projetos paisagísticos sempre encontramos um recanto com uma hortinha com estudos baseadas nos métodos da Dieta Detox, Feng Shui e Medicina Tradicional Chinesa, com flores comestíveis. Cláudia também realiza cursos e a aborda técnicas de plantio de espécies usadas para dietas detox. “Eu ensino como ter um jardim orgânico em casa, nos restaurantes e até mesmo Spas, com um tratamento paisagístico”, explica. Nesse sentido, a horta plantada pode ter uma variedade de plantas, inclusive flores. Isso mesmo!

Algumas flores são totalmente aptas para o consumo humano. A servidora pública Verônica Silva mora em uma casa no Lago Sul e tem um lindo paisagismo no seu jardim, até mesmo com lagos artificiais. Por gostar de plantas e alimentos orgânicos, optou por plantá-los. “Com os valores muito altos de produtos orgânicos nos mercados, eu cultivei várias hortaliças leguminosas na minha casa, pois assim eu colho e

consumo na hora. Algumas flores são totalmente aptas para o consumo humano, entre elas a rosa, a maria-sem-vergonha, o capuchino e o jasmim, que fazem parte da minha plantação”, conta. Flores comestíveis Segundo Cláudia Dorneles, tais flores devem ser consumidas a partir da terceira floração e podem ser usadas em chás, saladas e doces, mas alguns cuidados devem ser considerados, pois pessoas muito alérgicas não devem consumi-las. Nesse sentido, a paisagista, apaixonada por esse universo, desenvolveu, após longo período de estudo, técnicas de plantio orgânico de forma simples e prática, destinado a pessoas com hábitos urbanos. De acordo com a especialista, é melhor que as pessoas comam as espécies mais populares achadas nas lojas especializadas, como a capuchinha – que possui diversas propriedades, como antibiótica, expectorante, digestiva e diurética, sendo utilizadas


“Desenvolvi técnicas de plantio orgânico de forma simples e prática”, diz Cláudia ambiente ensolarado, com no mínimo 4h dade e garantem uma boa drenagem. de sol direto por dia. Já com relação à ter- “O ideal também é mantê-la sempre limra para o plantio dessas plantas, Cláudia pa, tirando folhas e flores velhas com um sugere o uso de substrato orgânico e va- podãozinho e, principalmente, apreciansos, preferencialmente, de cerâmica ou do-as com carinho, as plantas adoram fibra de coco, pois eles mantêm a umi- atenção e podem oferecer um bem-estar imensurável”, enfatiza. Para o Natal, estão sendo lançados os vasos Detox, para dar de presente, onde se usa espécies como ervas, frutas e flores comestíveis orgânicas, que além de embelezar o centro de mesa do seu jantar Natalino, também promovem o Detox. “Imaginem um lindo vaso com ervas aromáticas e flores no centro da sua mesa, e na hora de servir o chá, você colhe as pétalas do vaso para colocar nas xícaras de suas amigas. Elas vão se surpreender”, conclui a paisagista.

Qualquer pessoa pode comer flores comestíveis e também aprender a plantá-las no seu jardim

Serviços: Cláudia Dorneles: (61) 9120-2585 / (61) 9914-9160 Le Manjue Organique: (11) 3034-0631 Cássio Veiga: (61) 3248-5898

horta

na culinária por ter um sabor picante –, o hibisco – que é um potente antioxidante, muito usado como chá, pois estimula a queima de gordura corporal, facilita a digestão, regulariza o funcionamento do intestino e combate a retenção de líquido –, e o amor perfeito – que pode ser usado para decoração de bolos e sobremesas. Com tais flores, grandes chefs e gourmets veem na beleza de suas pétalas e em seus sabores sutis, grandes e deliciosos pratos como saladas, sopas, cozidos, geleias, chás e doces, sendo também usadas, em muitos casos, como condimento, uma vez que possuem sabores marcantes que dão um toque especial e marcante ao prato. O renomado chef Renato Caleff, do Le Manjue Organique, em São Paulo, tem um restaurante 95% orgânico e funcional. “Minha relação é viver entre alimentos detox, dos ingredientes à formulação de um prato ou menu completo. Detox em sua complexidade máxima, pois não basta ter o poder detox, mas ser sem glúten e sem lactose, boa carga glicêmica, ter ação antioxidante, alcalinizaste, antiinflamatória. E que tudo se resulte em algo saboroso, bonito e aromático, e também com alimentos funcionais para o corpo, mente e alma”, informa. Para o plantio de flores comestíveis, a paisagista alerta que elas gostam de viver acompanhadas e, assim, podem ser plantadas em conjunto com outras ervas aromáticas. Porém, vale ressaltar que, para darem frutos, devem estar em um

95


Jacó Coelho inaugura filial em Brasília

A

nova filial própria do escritório JACÓ COELHO Advogados Associados, que tem sede Goiânia, é inaugurada em Brasília-DF. A empresa tem como objetivo atender e satisfazer as necessidades jurídicas dos seus clientes, prestando serviços de qualidade e especializados para grandes empresas com carteiras de contencioso de

Dr. Jacó Coelho em meio aos Sócios e aos Colaboradores do escritório

A Sócia Claudinéia Pereira com os Presidentes do SINCOR GO e DF, Joaquim Mendanha e Dorival Sousa

jacó coelho

Dr. Jacó Coelho com Dr. Paulo Roque Khouri e Thais

96

massa, atuando em diversas áreas do direito: Administrativa, Bancária, Cível, Empresarial, Securitária, Telecomunicações, Trabalhista, Tribunais Superiores, Tributária e Varejista. Cerimonial: Fernando Rodrigues Decoração: Virginia Darc Fotografia: HD Foto e Vídeo

Dr. Jacó Coelho em meio às Sócias e às Colaboradoras do escritório

A arquiteta Maria Teresa Barbo e o engenheiro Paulo Ribas cumprimentam o Dr. Jacó Coelho

Matheus Xavier e Lucas Xavier, filhos do Dr. Jacó Coelho

Os advogados Alan e Tana cumprimentam as Sócias Naisy (à esquerda) e Ludmilla (à direita)

Dr. Jacó Coelho(à esquerda) e Dr. Haroldo Ferraz (à direita), sócios do escritório, cumprimentam o advogado Leonardo Ferolla

Dr. Jacó Coelho junto aos conselheiros da OAB DF, Fernando Martins e Juliano Couto

As Sócias Alessandra Coelho, Allinne Garcia, Fabiane Gomes e Lucimer de Freitas brindam no local



ETIQUETA Por Consuêlo Badra e Silvia Seabra – Ilustrações: Divulgação

etiqueta

1

98

Por que as pessoas não são educadas em aeroportos e aviões? As boas maneiras e a consideração são de relevante importância para evitar inconvenientes numa viagem de avião. Existem procedimentos que o passageiro deve saber para que tudo corra bem numa viagem. Muitas pessoas têm viajado de avião, os aeroportos estão cheios de viajantes que estão ali por negócios ou lazer, por isso é preciso saber conviver e ter bons relacionamentos para poder realizar uma viagem tranquila. A pontualidade é imprescindível. Seja previdente e se antecipe aos horários solicitados pela companhia aérea para o embarque. Segure a bagagem de mão de modo a não incomodar os passageiros. No corredor do avião conduza a bagagem à sua frente. Pense sempre em ser discreto. Fale baixo, tenha atitudes moderadas na poltrona, não invada o espaço do outro. Viaje leve, é elegante levar poucas coisas em mãos.


Posso pegar o pão para passar no molho do prato? Não é um gesto refinado. Formalmente, não. Evite molhar o pão no molho e nem limpe o prato com ele. A maneira correta de comer o pão à mesa é a de segurar com a mão esquerda e parti-lo em pequenas porções com a mão direita, sobre o pratinho. A faca jamais deve ser usada para cortar o pão.

3

Qual a maneira certa de segurar os talheres e como usá-los corretamente? É muito importante e conveniente utilizar os talheres de forma adequada e elegante à mesa, principalmente quando se está participando de uma refeição social. Os talheres devem sempre ser posicionados de fora para dentro, na ordem em que os pratos serão servidos. Os talheres dispostos mais distantes do prato serão usados primeiro, e assim sucessivamente. O garfo fica do lado esquerdo e a faca, do direito. Seja como for, os talheres devem ser usados durante a refeição do mesmo lado em que estão posicionados. Caso você não consiga utilizar determinada mão para comer, troque discretamente os talheres. E quando for cortar algum alimento, o garfo deve ficar com a parte côncava voltada para baixo, e o dedo indicador da mão direita deve firmar a faca.

4

Quando estou gripada e sento à mesa, sempre uso o guardanapo de papel para assoar meu nariz. Esse é o modo correto? O modo correto é assoar o nariz no banheiro e nunca onde há alimentos e pessoas juntas. O que pode ser feito se estiver com coriza é enxugar as narinas com o lenço descartável e não assoar. Lembre-­se de colocar os lenços usados em compartimento separado da sua bolsa ou bolso e não junto com os guardanapos ao lado do prato.

Essas pessoas desconhecem o comprometimento da equipe e fomentam atritos e discórdias. Existem algumas qualidades que devemos cultivar para termos etiqueta: cortesia, pontualidade, bom-humor, lealdade, compromisso, diplomacia, espírito colaborador, responsabilidade, disciplina, humildade, afabilidade, gentileza, e principalmente EDUCAÇÃO.

6

Começarei a trabalhar em uma grande empresa, como gerente geral. Quais as atitudes que tomar em relação aos colegas? Parabéns por essa conquista! Vamos lá, cabe ao novato tomar a iniciativa para relacionar-se com os colegas. Muitos saberão quem você é e o cargo que ocupa. Consiga uma lista do pessoal, função de cada um, ramal e telefone para aqueles que não teve a oportunidade de encontrar. Depois vá procurá-los, se possível, na sala deles. Tomando a iniciativa, você parecerá gentil e mostrará estar ciente da importância que têm na empresa. Uma dica: antes de querer mostrar serviço, procure estudar os costumes, protocolo, as regras de etiqueta do seu novo local de trabalho.

5

Relações profissionais no trabalho não são fáceis. Como devemos nos comportar para manter um clima agradável? A maneira de sentirmos mais confortáveis no ambiente profissional é através do conhecimento da etiqueta empresarial básica para fazermos nossas escolhas em relação ao uso das regras e ficarmos mais confiantes nas rotinas de trabalho. O aprimoramento das boas maneiras leva a civilidade para o intercâmbio profissional. Lamentavelmente, uma grande quantidade de pessoas que nos cercam apresenta comportamentos tão inadequados que é difícil conviver com elas.

etiqueta

2

Ao final da refeição, deixe a faca e garfo unidos paralelamente, com os cabos apoiados na borda e inclinados para o lado direito, para facilitar que o garçom recolha. A faca deve estar do lado direito, com a lâmina virada para dentro e o garfo com os dentes para cima. Dicas para não errar: Não troque os talheres enquanto come. Não bata ou arranhe o talher no fundo do prato. Não converse ou gesticule com os talheres na mão. Não cruze os talheres após terminar a refeição. Os talheres devem levar a comida à boca, nunca o contrário. Para indicar que a refeição foi finalizada, junte os dois talheres paralelos sobre o prato com os cabos para o lado direito, a faca com o fio para dentro e o garfo com a parte dos dentes para cima. Retire o guardanapo do colo e coloque do lado direito do prato sem dobrar.

99


Somente depois que as pessoas saírem do elevador é que outras que estão esperando devem entrar. Muitas pessoas esquecem essa norma. A primazia é de quem sai do elevador.

11

7

Num restaurante, entre amigos, qual o momento adequado de começar a comer? O momento adequado é quando todos estiverem sido servidos, mas quando há um grande número de pessoas numa mesa, o ideal é não esperar, porque os alimentos esfriarão. Melhor é aguardar certo número estar servido para iniciar a se alimentar. Quando existe um anfitrião, o convidado só começará a comer depois que o anfitrião for servido, mas como ele sempre será o último que o garçom servirá, então, cabe ao anfitrião pedir para seus convidados iniciarem a refeição.

8

Como ser uma mulher educada? A mulher educada atual depende muito da cultura de cada país e comunidade, mas prevalece aquela que tem os mesmos direitos do homem garantidos pela lei, galgando respeito e consideração para com o próximo. Cuida da aparência, com higiene e beleza, é emancipada profissionalmente, compartilha com o homem a administração da casa, acompanha o cotidiano dos filhos na vida escolar e social. Pensa, fala, denuncia e combate a violência e a discriminação exigindo o seu direito de igualdade e bem-estar.

etiqueta

9

100

Celular: o que fazer para deixar limpo esse aparelho tão íntimo e próximo de nós? Celular vai a todos os lugares, como mesa, banheiro, rua e até para sua cama. São medidas simples, mas que temos de fazer como rotina diária ou pelo menos uma vez por semana. Como os celulares estão bem próximos do ouvido, boca, mãos e em lugares públicos, eles se sujam com facilidade, transmitindo doenças. Técnicos recomendam passar uma escovinha de den-

tes macia e seca nas teclas e orifícios. No mercado, existem lenços descartáveis para limpar e desinfetar superfícies de aparelhos celulares. Também, existem toalhas pequenas específicas para a limpeza da tela touchscreen. Não esqueça da capa, que pode ser lavada com água e sabão líquido. Tenha muito cuidado ao fazer essa limpeza.

10

Constrangimentos no elevador como evitar? O elevador é um local onde pessoas não devem conversar. Deve-se falar estritamente o necessário, com voz suave e dicção moderada. Ao entrar num elevador muitas vezes nos sentimos constrangidos ou irritados com o comportamento das pessoas, num local que parece íntimo por ter pequeno tamanho e por estar bem próximo das pessoas. Muitas pessoas cometem deslizes de comportamento, conversam assuntos particulares, obrigando as pessoas a ouvirem a conversa que não lhes interessa, falam ao celular, agem com descontração, criticam pessoas e lugares, enfim, descontrolam-se num local onde existe uma intimidade artificial.

Como tomar sopa? Vejo pessoas assoprando e fazendo barulho, qual a maneira correta? Em primeiro lugar um esclarecimento, prato de sopa sempre em cima do prato raso, jamais sem esse apoio. A sopa é tomada do lado e não da ponta da colher, que deve ser mergulhada de lado na sopa e encher só até a metade ou menos. Além de ser mais elegante, qualquer pingo cai no prato e não em você. A colher, ao fim, é deixada no prato. Nada de assoprar nem mexer para esfriar. Quando for um servido em xícaras, consommé ou soupé deve ser tomada com colher. Quando estiver pelo meio, e menos quente, é permitido segurar a xícaras pelas duas asas e beber em pequenos goles, devagar. A colher ao fim é deixada no pires e não dentro da xícara.

12

Como usar o celular em um almoço de negócios? Devo atender ou não? Considerado uma necessidade por muita gente hoje em dia, e como uma “praga” pelos presentes, o celular tem de ser usado com extrema parcimônia e consideração. No início, quando ainda raro, impressionava a todos o tocar inesperadamente. Era por isso mesmo levado a reuniões de negócios, tornando uma imagem de status. Mas hoje a novidade já passou, fazer ou receber ligações deve obedecer certas regras para não incomodar os outros. Você sabia que para jantar no Hotel Ritz em Paris, o maître gentilmente solicita o não uso do celular, para que você desfrute a refeição e possa saborear a alta gastronomia francesa, sem ser interrompido? Por que não desligar esse incrível aparelho em nossas refeições? Pense bem e deixe-o de lado no almoço e jantar.

“A boa etiqueta impõe ouvir mais do que falar: observar antes de reagir… Não é coincidência que exatamente as mesmas regras se apliquem à prática eficaz dos negócios.”

Contato Silvia Seabra: www.silviaseabra.com.br – Email: silvia@silviaseabra.com.br – (61) 9257-6173

Angela Heylin



De A a Z ÂNGELO CAPUTO é um paulista recém-instalado em Brasília, que lançou aqui o projeto Musicamania. Entre outras atividades, ele monta bandas com artistas identificados dentro do quadro de empresas. No site musicamania.com.br, o projeto é melhor explicado. O descobridor de talentos está organizando até shows internos em empresas.

MATEUS NACHTERGAELE, ator de grandes sucessos no cinema brasileiro, dá um show interpretando Joãosinho Trinta no filme Trinta, lançado há pouco no mercado nacional. Joãosinho morou os últimos cinco anos de vida em Brasília, recuperando-se de dois derrames na Rede Sara. O filme é emocionante e mostra as dificuldades enfrentadas pelo grande carnavalesco.

EUNÍCIO OLIVEIRA disputou a eleição de governador no Ceará. Embora estivesse prestes a vencer, acabou sendo superado por um conjunto de ações desleais, lideradas pelos atuais governantes do estado. Eunício tem mais quatro anos como senador. Nesse período, continuará sendo um dos senadores mais destacados do PMDB, pronto para novas batalhas.

RAFAEL PRUDENTE, jovem empresário eleito deputado distrital pelo PMDB, pode surpreender na Câmara Legislativa pela dedicação que tem demonstrado na preparação desse primeiro mandato. Filho do ex-distrital Leonardo Prudente, Rafael tem características próprias, sendo mais comunicativo e adotando um estilo de contato direto com o público em todo o DF.

FLÁVIA OLIVEIRA, à frente da Zinc, está entusiasmada com as vendas de Natal este ano, com coleções que vão agitar o público feminino. Há 15 anos ela mantém lojas de acessórios e complementos no DF, hoje instaladas nas Asas Sul e Norte e no Sudoeste. Suas peças têm sido levadas ao exterior, onde fazem sucesso pela originalidade.

renato Riella

HELVÉCIO FERREIRA, presidente do Conselho de Saúde do DF, alerta que cerca de 48% dos profissionais do setor vivem fora do trabalho, por doenças, atestados falsos, auxílio-maternidade, férias, licenças e outras causas. É preciso um novo modelo de gestão na Saúde do DF, que devolva à atividade grande parte dos profissionais, em benefício da população.

102

JORGE BASTOS, diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), tomou uma providência há muito esperada: ele reuniu-se com o governador reeleito de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), e com o governador eleito do DF, Rodrigo Rollemberg, para discutir a caótica situação do transporte coletivo no chamado Entorno de Brasília. Como se diz: agora vai!

REGUFFE, eleito senador pelo PDT de Brasília, não pretende ter ligação direta com o governo que será empossado no DF em 1º de janeiro. Embora tenha apoiado a candidatura de Rodrigo Rollemberg (PSB), Reguffe tem dito que pretende se fixar com dedicação exclusiva ao mandato de senador. Seu principal projeto é o de isenção tributária dos remédios no Brasil. RENATA LA PORTA, empresária de destaque, tem vocação artística. Além de pintar, canta. Ela lançou o CD denominado Coração é terra de ninguém, no qual interpreta sucessos de Maria Rita, Pink Floyd, Adele, Caetano, Paula Fernandes e Marisa Monte, entre outros. Quem for amigo da Renata deve pedir logo um exemplar do disco. ROGÉRIO ROSSO, à frente do PSD, além de ter conseguido eleger o vice Renato Santana na chapa do governador Rodrigo Rollemberg, será um dos nomes mais ouvidos na formação do futuro governo do DF. Eleito deputado federal, Rogério tem pela frente carreira parlamentar de muito futuro. O seu partido cresceu nas últimas eleições.



e Atiwa Com sede no Lago Sul, o novo escritório da Atiwa atua no segmento de arquitetura e gestão de implantação de projetos corporativos, que oferece um serviço diferenciado e de vanguarda. Parceira de vários profissionais do ramo, a empresa possui um conjunto de serviços que engloba o processo completo de implantação, prospecção e desenvolvimento de projetos. Trabalhando com gestão e logística aplicada ao gerenciamento de seus projetos e serviços, oferece também acompanhamento das obras, dentre outros serviços. Com o ideal de reunir e potencializar talentos de diversas áreas do conhecimento, a Atiwa investe constantemente em sua equipe. O respeito às necessidades dos seus clientes que utilizam os ambientes projetados e executados, faz com que a empresa busque oferecer soluções sustentáveis na escolha de materiais e equipamentos, que vão desde a tinta a ser aplicada até a madeira utilizada na marcenaria.

Doctor Feet Cuidar da saúde dos pés é essencial e merece atenção. Diariamente, eles aguentam a carga do corpo inteiro e às vezes são pouco lembrados. A Doctor Feet, empresa especializada em tratamentos preventivos e corretivos para os pés, inaugurou mais uma franquia na cidade, e quem a recebe é o Taguatinga Shopping. Hoje os tratamentos para quem deseja bem estar estão cada vez mais acessíveis a todos os públicos e a população de Brasília já comprovou e atestou a qualidade da Doctor Feet. Agora é a vez de Taguatinga conhecer e aprová-la também. A Doctor Feet, que já possui 74 lojas em todo o Brasil e atende mais de 60 mil clientes por mês em toda a rede, oferece os mais variados tipos de tratamentos e segue à risca todas as recomendações para oferecer um serviço de qualidade a seus clientes.

Sorriso aberto O novo consultório odontológico da Dra. Dirce Nascimento foi inaugurado, no fim de outubro, na Torre Sul do Brasília Shopping. O projeto arquitetônico, assinado por Cynthia Monteiro, apostou nas cores claras para dar amplitude ao local. A dentista é especialista em periodontia, implantodontia e estética do sorriso. Entre muitas possibilidades, os pacientes encontram soluções não só para deixarem os dentes mais bonitos, mas também para ter mais conforto na mastigação. Nascida em Araguaína (TO), ela é formada em odontologia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e mestre pela Universidade de Brasília (UnB). O consultório funciona das 8h às 12h e das 14h às 18h, mas em casos especiais e emergências, a odontóloga atende em horários diferenciados.

Tel.: (61) 3037-7707 104


Eliá SPA Com um conceito inovador, o espaço traz uma filosofia mediterrânea que tem por base as propriedades da força, vida, rejuvenescimento, regeneração e união, resgatando, assim, o significado da palavra Eliá – que vem do grego e quer dizer oliva, o que deriva da oliveira e do azeite. O menu de serviços do Eliá SPA conta com as melhores massagens encontradas nos grandes spa’s mundiais. A equipe de profissionais foi criteriosamente selecionada, por meio de cursos e em escolas de Portugal. Em Brasília, existem três unidades do Eliá SPA, a principal fica localizada no piso inferior do shopping Pier 21 e funciona de segunda a sábado, das 8h às 22h, e aos domingos e feriados, das 11h às 18h; já as outras duas se encontram no Condomínio Living, exclusiva para moradores, e na Academia Julio Adnet, no Terraço Shopping.

Kevingston Precursora do rugby & polo style, conceito de roupas inspirado em esportes, a franquia Kevingston chega ao Taguatinga Shopping. Inaugurada em agosto de 2014, a loja oferece linha completa de produtos para todas as idades e trabalha com as modelagens Polo, Golf e Rugby, além da coleção feminina. Com mais de 330 lojas na América Latina, América do Norte e Europa, a loja possui duas unidades em Brasília, e a do Taguatinga Shopping gera cinco empregos diretos. A empresa é liderada pelos sócios Leandro Hughes, Wendel Mendes e Emanoel Martins, que explica que o centro de compras foi escolhido por ser referência entre os shoppings centers de Brasília e em razão de sua localização privilegiada. Entre os produtos de destaque estão as camisas gola polo, que se tornaram o maior sucesso da marca no Brasil.

Fit.boutique Foi inaugurada, em Brasília, a fit.boutique, uma multimarcas conceituada do meio fitness, que contém roupas, acessórios e artigos exclusivos de grifes internacionais. A loja comercializa roupas de marcas conhecidas nacionalmente, tais como: CCM – com peças exclusivas Lala Noleto, BRO, Labellamafia, Live, Annabut, Maria Gueixa, dentre outras. A sócia proprietária Renata da Costa, também personal trainer, consegue perceber qual material e tipo de roupa permite maior conforto e o mais adequado para cada tipo de atividade e de cliente e oferece essa consultoria. Além disso, a fit.boutique está em um ponto privilegiado, na 108 Sul, com estacionamento fácil e seguro. O horário de atendimento é de 9h às 19h, de segundafeira a sábado.

Tel.: (61) 3443-2715 105


O queridinho das noivas O cerimonialista Cristian de Britto está entre os mais concorridos da alta sociedade de Brasília. A sua agenda para o ano de 2015 está disputadíssima. Cristian atua no mercado de casamento há 13 anos. Há 10, montou seu próprio negócio, que leva seu nome. O cerimonialista tem se destacado nas principais casas de festas de Brasília e tem em seu currículo a organização do casamento de várias personalidades da capital. Cristian também já coordenou casamentos em outros estados e no exterior, como um mini wedding em Paris. O diferencial de Cristian de Britto é o cuidado e a atenção, ele faz questão de acompanhar o cliente em todos os detalhes. Formado em Administração de Empresas e aluno de Psicologia, Cristian usa todo seu conhecimento para atender bem os clientes.

Caminhando para o sucesso O brasiliense e gerente de operações do Cinemark do Pier 21, Michel Diener Braga, tem formação em Geografia e Administração em Hotelaria e cursa Gestão Empresarial. Após oito anos trabalhando em hotéis e restaurantes, sua oportunidade em atuar com cinema apareceu e foi um grande desafio profissional para ele, pois tem uma dinâmica única que exige habilidades diversas, como gestão de pessoas, análise financeira, atendimento ao cliente e visão de mercado. Michel é filho de um artista plástico e uma funcionária pública, sendo o mais velho de cinco irmãos. É casado há cinco anos e tem um filho de três. Como um bom brasiliense, tocou guitarra em uma banda da cidade na juventude e hoje, nas horas vagas, gosta de estar com a família, tocar violão e ler livros. Uma viagem inesquecível foi a Las Vegas (EUA), onde houve a premiação para os melhores gerentes do ano no Cinemark.

GENTE EM FOCO

No comando

106

A arquiteta Maria Haydée Lopez é destaque mais uma vez no cenário brasiliense de arquitetura, decoração e paisagismo. A profissional, que comanda o escritório Casa Estúdio, assina um dos mais visitados ambientes da oitava edição da mostra Morar Mais Brasília 2014, a Sala de Televisão, espaço dedicado, segundo ela, aos momentos especiais de descontração e interação entre pessoas. Natural de Lima, no Peru, a profissional, formada pela Universidade de Brasília (UnB), estabeleceu aqui uma consolidada carreira profissional, marcando presença em diversas mostras e eventos do segmento e assinando projetos exclusivos e personalizados para as residências e comércios da Capital.


Uma carreira de sucesso A apresentadora brasiliense Rafaela Dornas está em êxtase, e o motivo é o grande sucesso que o Programa Inside está fazendo na Capital Federal. Com uma linguagem moderna, dinâmica e interativa, o programa, que é a cara de Brasília, está há dois anos consecutivos na vice-liderança local e primeiro lugar absoluto entre as atrações do gênero. Rafaela explica que o programa é feito com muito amor e profissionalismo, por ela e por toda a equipe. Para a apresentadora, ter esse reconhecimento do público é algo único e mostra que a dedicação em oferecer um programa de qualidade aos seus telespectadores está surtindo efeito. Transmitido pelo SBT Brasília todo sábado às 12h15, o Inside traz informação, esporte, moda, gastronomia, música, mães e filhos e entrevistas com os maiores artistas deste país para dentro da casa do brasiliense.

Uma paixão irresistível Dedicada ao mundo fitness, a empresária Luciana Solino se rendeu a uma nova paixão: as joias. Desde pequena, a empresária tinha um certo fascínio pelo mundo das joias. E chegou um momento de sua vida em que se tornou essencial expressar toda essa paixão por meio das peças criadas por ela. Eis então que surge a Ciocco, uma nova marca em Brasília que reúne as três paixões da empresária: joias, chocolate e a Itália. Para se especializar nessa área, Luciana estudou ourivesaria e participou de muitos cursos, não só no Brasil como em outros países, e a partir de então escolheu por seguir a linha de joia de autor, ou seja, criação de peças totalmente artesanais. Por gostar tanto do que faz, Luciana dedica seu trabalho a pessoas que não se prendem a marcas, mas à identidade do que usam e, principalmente, à exclusividade.

GENTE EM FOCO

Foto: Edgard Cesar

Trabalho consolidado O arquiteto Roberto Carril, diretor executivo da JC Carril Consultoria e Arquitetura, tem consolidado, cada dia mais, o seu trabalho na Capital Federal. Natural do Mato Grosso do Sul, o profissional cresceu aqui na cidade, onde se inspirou para a criação de diversificados projetos arquitetônicos e de interiores. Formado em Arquitetura pelo UniCeub e em Design de Interiores pela Universidade de Berkeley, nos Estados Unidos, possui mestrado em Design de Mobiliário e “Retail” pela Escola Superior de Design da Catalúnia, em Barcelona. Em seu vasto currículo, Carril conta com longa experiência na construção civil, com atuação marcante em projetos de grandes construtoras e marcas, além da experiência como docente especialista em Designer de Interiores. À frente da JCarril, o profissional segue em busca de sempre realizar uma leitura diferente e artística em seus projetos.

107


Veja, ouça, visite e divirta-se Peppa – A Caça ao Tesouro Chega a Brasília o sucesso da garotada. O Grupo Mais Brasil Entretenimento traz para a capital o espetáculo infantil oficial da porquinha rosa mais famosa do mundo: Peppa – A Caça ao Tesouro. Na peça, Peppa e seus inseparáveis amigos Pedro, o Pônei, seu irmão caçula, George, e Daisy passarão por várias aventuras seguindo pistas em busca de um precioso tesouro. O musical será realizado no dia 20 de dezembro, com única apresentação às 17h no Ginásio Nilson Nelson. Os ingressos estão variando entre R$ 30 e R$80 a meia entrada, e entre R$ 60 e R$ 160 a inteira. O espetáculo tem indicação livre e está à venda na Belini da 113 Sul e nas lojas Cia Toy dos principais shoppings da cidade. Mais informações: 8144-1514.

O Rappa e SOJA Pela primeira vez duas grandes bandas, unidas pelo som e pela vibe reggae, vão se encontrar para um show marcante. Dois dos grandes nomes do reggae contemporâneo, O Rappa e os norte-americanos do SOJA prometem muitas surpresas em duas apresentações pelo Brasil. O show vai ocorrer dia 12 de dezembro, às 22h no Pavilhão do Parque da Cidade. Os ingressos do 1º lote variam entre R$ 50 e R$150 a meia entrada. Pontos de venda: Temakerias Koni; Lojas Zimbrus; Loja Bilheteria Digital Pátio Brasil: www. bilheteriadigital.com.br. Mais informações: 3364-0000. Classificação indicativa: 16 anos (Pista e Frente Palco) e 18 anos (Camarote Open Bar).

agenda cultural

DezAthos

108

A Galeria BSB Memo recebe este mês a mostra “DezAthos”, que reúne 10 gravuras com edição limitada do grande mestre Athos Bulcão. A coleção tem curadoria da Casa Brasileira da Gravura e estará sendo exposta e comercializada na BSB Memo do dia 22 de novembro até o final do ano. O foco da exposição é trazer à memória do brasiliense as cores e formas de Athos Bulcão, que, por conta dos dias corridos da cidade, acabam passando despercebidas no cotidiano do transeunte brasiliense. A Exposição “DezAthos” está sendo exibida de segunda a sábado, das 9h às 19h, na CLN 303, Bloco A, Loja 20. A entrada é franca. Classificação indicativa: Livre. Mais informações: 3034-4427.


Kandinsky: tudo começa num ponto Brasília foi escolhida pera estrear algo inédito. Pela primeira vez na América Latina a trajetória do precursor do abstracionismo, o russo Wassily Kandinsky (1866-1944), será contada em uma exposição gratuita. A exposição “Kandinsky: tudo começa num ponto” reúne centenas de obras e objetos do artista, além de seus contemporâneos e suas influências. Do dia de 12 de novembro até 12 de janeiro de 2015, o visitante poderá ter a experiência de mergulhar nas raízes do pintor. A exposição será exibida no CCBB Brasília (SCES Trecho 2, Lote 22), diariamente, das 9h às 21h. Tel: 3108-7600. Classificação indicativa: Livre

Vila do Papai Noel O clima de Natal já chegou e muitos lugares da cidade já contam com a chegada do “bom velhinho”, além da grande decoração característica da época. O Pontão do Lago Sul já iniciou sua decoração e conta com a Vila do Papai Noel. O espaço, que ficará aberto ao público até o dia 6 de janeiro de 2015, foi montado à beira do Lago Paranoá e trará muitas atrações especiais para a criançada. Na decoração, bengalas, sinos, presépio, luzes e enfeites irão encantar os visitantes. O Papai Noel estará presente durante a inauguração desse espaço, além dos dias 4, 11 e 18 de dezembro, das 17h às 21h, para tirar fotos com as crianças. Classificação indicativa: Livre. Para mais informações acesse: www.pontao.com.br/home.

O Quebra Nozes A escola Noara Beltrami apresenta a magia do balé clássico com o espetáculo O Quebra Nozes. A apresentação, que foi escrita em São Petersburgo e vista pela primeira vez em 18 de dezembro de 1892, acontecerá nos dias 20 e 21 de dezembro, no Centro Cultural Sesi Brasília. O balé possui dois atos, uma coreografia original de Marius Petipa e ainda uma das músicas mais conhecidas de Tchaikowsky. O Quebra Nozes ocorre às 19h na QNF 24, Área Especial, Taguatinga Norte. Os ingressos custam R$20 a meia entrada e estarão à venda a partir do dia 1 de dezembro. Ponto de venda: Bilheteria do Teatro Centro Cultural SESI.Classificação indicativa: Livre. Mais informações: 3351-0373.

A artista plástica e ceramista Nádia Bacin vai mostrar suas novas obras na exposição no Café Savana, de 12 de novembro a 7 de dezembro. Sempre envolvida com arte, a artista mantém um ateliê em Brasília produzindo peças e ministrando aulas de introdução à arte da cerâmica. Esse é o mais novo trabalho em cerâmica de Nádia, uma miscelânea inspirada nas formas da cidade, do cerrado e, sobretudo, nos grafismos indígenas, sua maior inspiração. A exposição ocorre de domingo a domingo, das 11h às 13h na CLN Quadra 116 Bl A, Loja 04 – Asa Norte. A entrada é franca. Classificação indicativa: Livre.

agenda cultural

Arte em Cerâmica por Nádia Bacin

109


Pré-estreia Vip no ParkShopping

N

a última quarta-feira (12) foi realizada a pré-estreia do filme Saint Laurent para um pequeno grupo de convidados, em uma das salas premium do complexo Kinoplex no ParkShopping. Com apenas 65

Andrea e Marcelo Cabrera

Clariana Gonzaga e Clarice Dewes

PARKSHOPPING

Maiko Carvalho, Junior Passarinho, Alex Viana e Hogo Mari

110

Michele e Pedro Calmon

lugares e uma cadeira pra lá de confortável, os convidados puderam assistir, em primeira mão, um dos filmes mais elogiados no último Festival de Cannes, sobre a vida do estilista francês. Pipoca e refrigerante completaram a noite da avant première.

André e Débora Amaral

Carol Passarelo e Paulo Maia

Elaine Bruno e Matheus Fernandes

Marcelo Chaves

Nathalia Vaz e Pedro Marra

Gustavo Simionatto e Eduardo Mendonça

Marisa Junqueira, Ana Lima, Marcia Lima, Anna Paula Osório e Benigna Venâncio

Thiago Correa e Fernanda Amaral

Marco Antônio Vieira



rangelcavalcante@uol.com.br

Nem o dele Figura folclórica era o coronel Eurípedes, da Polícia Militar do Maranhão. Quando major foi eleito prefeito de Barra do Corda e era um dos mais fiéis colaboradores e amigos do então governador do estado, José Sarney. Depois de uma briga com os vereadores, Eurípedes renunciou à prefeitura e voltou para São Luís, onde foi servir na Casa Militar do Governo, no Palácio dos Leões. Vieram as eleições parlamentares e o coronel decidiu ser candidato a deputado estadual. Sem dinheiro para custear uma campanha, numa época em que o interior maranhense era ainda em grande parte dominado pelos “coronéis” do PSD, chefiados pelo senador Victorino Freire, é claro que não foi eleito. Votou em Barra do Corda e sua mulher em São Luís. No final da apuração, o resultado decepcionante: teve apenas um voto. Justamente na capital, na urna em que a mulher votara. O dele sumira no mapismo do interior. Foi um Deus nos acuda. Queria anular a eleição, de qualquer maneira. E seu único e principal argumento para alegar a fraude: – Que a minha mulher não votasse em mim, eu até admitiria. Mas eu mesmo jamais me trairia!

A Onça Não há dúvida de que os políticos mineiros se notabilizaram pela sabedoria e pelo raposismo políticos. Durante praticamente toda a vida pública brasileira, desde o Império até hoje, eles souberam ocupar as posições mais importantes nos três Poderes da República. Dizem que parte do segredo dessa supremacia está num mandamento básico: não confiar totalmente em ninguém. A propósito, o velho Benedicto Valadares contava uma historinha que simbolizava muito bem essa reserva de mercado em termos de confiança e de solidariedade mineiras. Dizia ele que certa feita dois políticos das alterosas, em raro momento de lazer, saíram para uma caçada. No fim da tarde, estavam os dois no meio do mato, já de regresso, quando se deparam com uma enorme e feroz onça. O animal parte para cima dos caçadores, que saem em desabalada carreira, o bicho no encalço. Corriam, resfolegando, mas um deles teve ainda condição de perguntar ao outro: – Compadre, será que nós conseguiremos correr mais do que a onça? E o outro, sem pestanejar: – Compadre, o meu problema não é correr mais do que a onça. É correr mais do que você!

rangel cavalcante

Na cadeira

112

Poucos dos nossos políticos foram tão autênticos e corretos como Dinarte Mariz, deputado, governador e senador do Rio Grande do Norte, que durante meio século pontificou como um dos caciques mais importantes da UDN, e posteriormente da ARENA, o partido de sustentação do regime militar implantado em 1964. Afirmativo, humano, inteligente e sagaz, supria com essas qualidades a formação cultural deficiente. É uma figura inesquecível. Em 1966 o presidente Castello Branco pretendia que o deputado Aloizio Alves, ex-udenista, fosse candidato ao Senado pela ARENA potiguar. Avisado por Daniel Krieger, líder do governo, Dinarte, inimigo figadal de Aloizio, voltou correndo de Paris, para onde viajara na véspera, conseguindo que o general-presidente o recebesse, em companhia de Tarcísio Maia. A conversa foi difícil e Castello pretendeu encerrá-la com um ultimato: – Senador, a ARENA precisa do deputado Aloizio Alves. No Rio Grande do Norte quem tem votos é ele e por isso o queremos no Senado. O velho Dinarte não pensou duas vezes e fulminou. – Fosse por voto, Presidente, quem estava sentado nessa cadeira aí era o Juscelino e não o senhor. Acabou a audiência. Castello nunca mais o recebeu. Nem Dinarte o procurou. Aloizio Alves não foi senador e em fevereiro de 1969 teve os direitos políticos suspensos e cassado o mandato de deputado federal.


De éguas e mulheres Uma das mais valiosas contribuições dos gaúchos para a galeria das grandes personalidades da política brasileira foi Flores da Cunha, general honorário do Exército Nacional, companheiro de Assis Brasil na revolução de 23, governador do Rio Grande do Sul e deputado federal pela UDN. Criou fama pela coragem, austeridade e pelo total desapreço pelo dinheiro. Tinha dois vícios, que não conseguia largar e que manteve enquanto pôde satisfazê-los: apostar nas corridas de cavalos e conquistar belas mulheres. Nisso gastava tudo o que conseguia ganhar e ainda se endividava. Muitas vezes os amigos eram obrigados a se cotizar para o pagamento de suas dívidas. Já velho, afastado da política, com a saúde abalada e pobre, foi visitado por um amigo. Em meio à conversa, o visitante quis saber como é que ele chegara ao fim da vida sem qualquer fortuna. Como gastara tudo o que ganhara em tantos anos? O que consumira todos os seus bens e o seu dinheiro? Com a voz rouca e pouco audível, o velho guerreiro respondeu: – Com éguas lentas e mulheres ligeiras!

A pessoa certa Honrando um compromisso assumido por Tancredo Neves, José Sarney, tão pronto assumiu a Presidência da República, nomeou o jornalista Mauro Santayana para o cargo de adido cultural do Brasil em Roma, um dos empregos mais cobiçados por uma boa parcela dos intelectuais brasileiros. Feliz da vida, Santayana estava ainda a comemorar a nomeação quando encontra o seu colega Ricardo Noblat, ex-diretor de redação do Correio Braziliense e à época Diretor de Marketing Político da PROPEG. Noblat aproveita para cumprimentar o amigo pela nomeação: – Mauro, meus parabéns. Você conseguiu o emprego que eu pedi a Deus. E Santayana rápido: – Esse é que foi o seu erro. Pediu à pessoa errada. Eu pedi ao Tancredo e ao Sarney e ganhei.

Tudo dele Homem muito rico, fundador do Grupo SADIA, o comendador Atílio Fontana era uma espécie de legenda de austeridade em Santa Catarina, ao seu pioneirismo se devendo grande parte do desenvolvimento da região de Concórdia, onde se situa a base do imenso complexo empresarial que criou. Eleito Senador da República, o austero comendador desembarca no aeroporto de Concórdia, onde é recebido por grande número de pessoas, autoridades municipais, empresários, jornalistas etc. Uma jovem repórter, novata na profissão, se aproxima afoita do Senador e começa a entrevistá-lo. Ele responde a umas duas ou três perguntas, de forma quase monossilábica, e vai se afastando. A repórter insiste, mas vendo que o homem não estava para muita conversa, resolve encerrar o trabalho. E, voltando-se para ele, oferece o microfone: – Senador, o microfone é seu para alguma consideração final. O imperturbável comendador acabou a conversa: – Minha filha, o microfone é meu. O transmissor também. O prédio, a torre e a rádio toda. E você é minha empregada! E era mesmo tudo dele.


Últimos eventos de que participamos Solenidade de entrega do Título de Cidadão Honorário de Brasília a Serra Azul

O casal Serra Azul com seu filho João Henrique e o poeta José Martins

Raimundinha apondo o Boton em Serra Azul, ladeados por Luiz Carlos Cerqueira, Mereluce Fernandes, deputado Rôney Nemer, Carlos Gentilli e Gustavo Dourado

Senador Lindberg Cury e Marta com o casal Serra Azul

Cláudio e Antônia Rosa e o casal Serra Azul

Serra azul

As socialites Maria Emília e Valéria com o casal Serra Azul

114

A notável Flávia Marcílio e Reginaldo, seu exemplar noivo, com o casal Serra Azul

O casal Serra Azul ladeado pelos brigadistas Neilon Lobo e Gilberto Carvalho

Carla e Perla Soares Rodovalho com o casal Serra Azul

O casal Serra Azul com Perla Soares Rodovalho e Maria Aparecida Caires

A declamadora e advogada Graça Carneiro numa bela declamação

O casal Serra Azul com seu filho procurador Marcelo Antônio

Marli Viana com o poeta Serra Azul

O casal Colombo de Souza Filho (Franci) com o casal Serra Azul no dia de entrega de Cidadão Honorário do Mesmo


Grupo de brasileiros para 2015 – voos direto de Brasília

Saída: 11/02/2015 Duração: 16 noites

CARNAVAL NOS LAGOS ANDINOS, VINÍCOLAS CHILENAS COM A PATAGÔNIA ARGENTINA A partir de 9x de R$ 965,62 Entrada de R$ 3.724,57 + Taxas

MADRI, TREM RÁPIDO PARA BARCELONA, COM CRUZEIRO PELO O MEDITERRÂNEO OPCIONAL A PALMA DE MAIORCA A partir de 9x de R$ 1.575,07

Saída: 14/05/2015 Duração: 17 noites

MARAVILHOSA VIAGEM PELO O VALE DO RENO, COM AMSTERDAM, SUÍÇA E ITÁLIA A partir de 9x de R$ 1.252,00 Entrada de R$ 4.830,00 + Taxas

Entrada de R$ 6.075,45 + Taxas

LESTE EUROPEU NAVEGANDO PELO O RIO DANÚBIO, COM EXTENSÃO A ST. PETERSBURGO E MOSCOU A partir de 9x de R$ 1.787,00 Entrada de R$ 6.896,00 + Taxas

Saída: 10/09/2015 Duração: 15 noites

Saída: 22/04/2015 Duração: 16 noites

Saída: 22/05/2015 Duração: 20 noites

TURQUIA COM ILHAS GREGAS, PERNOITES EM MYKONOS E SANTORINI COM ATENAS A partir de + 9x de R$ 1.386,00 Entrada de R$ 4.993,00 + Taxas

MARAVILHAS DA ÁSIA NO CRUZEIRO DA ROYAL CARIBBEAN COM CINGAPURA, EXTENSÃO AO JAPÃO A partir de 9x de R$ 1.546,00 Entrada de R$ 5.965,00 + Taxas

consulte-nos on line www.culturaviagens.com.br ou nos telefones 3327-1864 / 8407-5881

Saída: 16/10/2015 Duração: 22 noites


cenas em

Fotos: Paulo Lima, César Rebouças

A aniversariante Irene Maia festejou mais uma primavera com um almoço no Naoum Palace Hotel organizado por sua filha, Ana Paula Maia.

Ana Paula Maia e Tamara Almeida

Jacira Abrantes, Irene Maia e Lenir Fonseca Maria Olímpia Gardino, Lúcia Garófalo, Divanda Pereira e Lourdinha Fernandes

Em uma noite muito agradável, a professora doutora Cosete Gebrim proferiu uma palestra cujo tema foi “Mulheres inteligentes – Cérebro e autoestima”. A palestrante, com sua boa e agradável apresentação, levantou muito o astral de todos os presentes. O evento aconteceu no Iate Clube.

flashes

Rita Márcia Machado, Cosete Gebrim, Edson Garcia e Maria Olímpia Gardino

116

Lourdinha Fernandes, Márcia Coelho e Mônica Cruz

Nilma Goulart e Marlene Bacelar

Heloisa Marques e Gleyds de Oliveira

Meiryvan Rossi, Mercedes Boner e Cristina Monteiro

July Benevides, Lenir Fonseca e Narme Gomide


O empresário João Cruz festejou seu aniversário, em sua residência, no Lago Sul, com a presença de cerca de 120 convidados. Apaixonado por esportes náuticos, ele escolheu como tema as camisetas de marinheiros Clube do João.

Patrícia e Hugo Rodrigues

João e Mônica Cruz

Flávia Cortopassi, Márcio Aricio e Danielle Cruz

Laís e Rodrigo do Amaral

A concorrida noite de lançamento do Luxury Design Offices, da Cyrela em parceria com o grupo Raimundo Lira. O novo empreendimento contou com a presença de várias personalidades do mundo empresarial, jurídico, político e outras.

Gitana e Raimundo Lira

Isabela Lira e Arthur Cézar da Silva

Rodrigo e Laís do Amaral, Vera e Luiz Coimbra

Márcia Witczak e Bertha Pellegrino

flashes

Nilo Cerqueira, Andreas Yamagata e Rodrigo Nogueira

117


Fotos: Bárbara de Alencar

O Sushiman – Sushi Express do Gilberto Salomão está repaginado e oferece agora nova decoração temática. Comandado por Regina Zaniolo, o espaço gastronômico foi inaugurado em novembro e contou com presenças ilustres.

Marcia Lima, Regina Zaniolo, Aroldo Carvalho, Ana Lima e Regis Zaniolo

Renata Mandeli, Cesar Santos e Sylvia Mastrocolato

Fabi Koffes, Diva, Dani Bezerra Leite e Bia Koffes

Antônio Ventura, Ivan Aabbad, Regina Zaniolo e Carlos Brasilino

Nicolas Berreteaga, o maquiador internacional de Dior, falou sobre tendências de beleza na Lord, onde participou de curso exclusivo promovido pela perfumaria.

flashes

Nina Fontenelle, Nicolas Berreteaga e Raquel Bonatto

118

Nicolas Berreteaga e Daniel Zukko

Márcia Lima, Fernando Lackman e Ana Lima

Daniela Santos, Mayra Cardoso, Bruna Soares e Camila Campos


CASA COR Brasília 2014 abriu as portas em grande estilo. As empresárias Eliane Martins, Moema Leão e Sheila Podestá receberam cerca de mil convidados para conhecer, em primeira mão, os 45 ambientes desta edição.

Moema Leão, Eliane Martins e Sheila Podestá

Tiago Correia e Fernanda Amaral

Rita Márcia e Francisco Machado

Pedro Marra, César Serra e André Covas

Radicada em Los Angeles e uma das preferidas dos principais make up artists internacionais, atrizes de Hollywood e profissionais de beleza, a NYX inaugurou o seu segundo endereço no Distrito Federal.

Bet Campos e Mônica Cruz

Danielle Moreira Bastos, Deborah Brito e Isabella Pantoja

Amanda Miller, Victoria Junqueira e Júlia Zardo

flashes

Juliana Boller e Karine Neves

119


Debora Morais celebra novo espaço no Lago Sul.

Gerlane Fernandes e Marianna Machado

Catherine Aviz e Renata La Porta

Adriana Fernandes e Ana Cristina Souza

César Serra e Cris Cavalli

Um jantar regado a Dom Pérignon marcou a noite do dia 18, no Limoncello Ristorante, na 402 Sul.

flashes

Romain Jousselin, Jeremias Beiró, Eduardo Macedo e Fabiany Damasceno

120

Bispo e Carol Hudson

João Luiz da Fonseca e Vera Lúcia Pastana

Carlos Alberto Damasceno e Silvana França


A Thelure Brasília, juntamente com Cláudia Salomão, reuniu amigas e clientes especiais para o lançamento da coleção exclusiva THELURE por Isabella Fiorentino.

Cláudia Salomão, Paulo Henrique Castilho e Sabrina Cardoso

Ana Paula Gontijo e Valéria Leão

Lilian Lima e Marina Slaviero

Georgia de Luca, Paula Santana e Juliana Sabino

Ministro Gilmar Mendes com a esposa Guiomar Mendes

Consuêlo Badra, Tiago Correia e Pompeia Addario Bastos

Governador do DF, Rodrigo Rollemberg, a presidente do Prêmio Engenho, Katia Cubel, e o senador Reguffe

flashes

O jornalista Heraldo Pereira cumprimentando o ministro do STF, Ayres Britto, o presidente da ANPR, Alexandre Camanho, o presidente da Fecomércio-DF, Adelmir Santana, e o ministro do TCU José Múcio Monteiro

Fotos: Ademir Rodrigues/ Erivelton Viana/ Lula Lopes

A noite de premiação do 11º prêmio Engenho de Comunicação prestigiou talentos da capital.

121


Para comemorar a nova idade da filha Ana Lima, que esteve ausente de Brasília durante sete anos, Márcia Lima abriu sua residência para uma agradável noite de muita alegria e descontração.

Antônio Machado e o embaixador Dimitri Alexandrakis

Rodrigo, Márcia e Ana Lima com Renato Riella

Sérgio e Bia Koffes

Soraia Debs, Pedrinho Monteiro e Vera Lima

flashes

Natasha Wiedmann e Cláudio Chaves

122

Ciromar Amaral, Glaucia Benevides e Rosália Peixoto Erasmo Avelino e Sônia Wiedmann


Larissa Benevides e André Rodrigues Campos disseram “sim” na belíssima cerimônia na Igreja Nossa Senhora do Perpétuo do Socorro, seguida de uma elegante festa realizada no Hípica Hall.

Gláucia Benevides, Esteves Colnago, Larissa Benevides, André Rodrigues Campos, Virgínia e Carlos Eduardo Campos

Aledio e Ana Helena Rangel

Maria Regina, Marisa e Regina Maria Benevides

Paulo e Vera Castelo Branco, Iza e Antônio Matias

Layla Benevides e Luiz Colnago

Bárbara, Solange, Luciano e Luciana Ferrer

flashes

Matheus, Regina e Mauro Benevides com Suellem Nakao

123


A solenidade de posse da primeira diretoria e dos conselhos consultivos e fiscal do Instituto de Cultura Brasileira, que ocorreu no Salão Branco do Clube do Exército, contou com um delicioso café da manhã. A Entidade, presidida por Carmen Minuzzi, contou com a presença da Miss Distrito Federal, Luisa Lopes.

Maria Olímpia Gardino, Ju Sluz e Gertrud Mathias

Lourdinha Fernandes, Guida Carvalho e Lígia Azevedo

Rita Márcia Machado, Luisa Lopes, Cosete Gebrim e Carmen Minuzzi

Elizabet Campos e Patrícia Viçosa

Leida Anchieta e Rosângela Meneghetti

A bonita Maria Luisa Rocha ganhou de seus familiares um almoço no Iate Clube de Brasília, onde pode festejar com suas amigas seus 15 anos.

flashes

Mariana e Sofia Peixoto com Eduardo França

124

Maniela Peixoto e Maria Luisa Rocha

Julia Resende, Giulia Pollazzon e Bruna Cunha


Em sua 23a edição, foi aberta a Casa Cor Brasília 2014, a mais importante mostra de arquitetura e design das Américas no Distrito Federal. O evento contou com a presença de mais de mil convidados.

Diego e Victória Pollo

Gislaine Geronce e Erika Georgescu

Sheila Podestá, Moema Leão e Eliane Martins

Denise e Juliana Zuba

Daniela e May Moura

O tradicional Bazar Internacional Diplomático organizado pelo grupo dos cônjuges dos chefes de missão aconteceu no Clube do Exército, onde todas as pessoas presentes puderam conhecer um pouco mais da gastronomia, artesanatos e informações sobre os países participantes.

Geni Hanna e Nabila Chehayeb

Aline e Maria Luiza Vendruscolo com Fátima Kreimer

Sohain Elgatta, Nahla Yahya e Eis Saud Kamel

flashes

Chistopher Lambert, Elaine Lloyd, Jewel Turwer, Emabaixadora Liliana Ayalde e Yolanda Parra

125


A presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer, Maria Thereza Falcão, festejou seu aniversário cercada pelo carinho de familiares e amigas com um almoço no Restaurante Soho, organizado pela Rede Feminina.

Rita Mária Machado, Odaíza Alves, Maria Thereza Falcão e Heloisa Hargreaves

Mônica Maciel com Flávia, Vivian e Manuela Falcão

Anna Maria Maciel com Marlene Bacelar e Moema Leão

Wanzenir Edler e Vera Coimbra

O diretor do Hospital do Coração do Brasil, o cardiologista Edmur Araújo, recebeu em sua residência no Lago Sul as elegantes e perfumadas da corte para comemorar o aniversário de sua querida mulher, Beatriz Araújo. Seu filho, Edmur Filho, deu um show com seu saxofone na hora dos parabéns.

flashes

Edmur Filho, Vic, Edmur, Beatriz e Catarina Araújo

Ada e Vânia Carvalho

126

Ana Maria Gontijo, Ivanilde Tavares e Rosany Ribeiro

Maria da Graça Miziara, Cristiane Adriano e Daniela Endres

Adriana de Paula de Oliveira e Luciana Baena


O Clube SI Brasília promoveu um almoço solidário, para as sócias, na galeteria gaúcha do Lago Norte.

Brunilde Moraes, Rita Márcia Machado, Alice Cascão e Alessandra Amorim

Sônia Stela de Melo e Filomena Abreu

Lucila la Porta, Maria Luiza Mathias, Marlene de Souza e Elaine Caldas

Mônica Cruz comemorou seu aniversário reunindo um pequeno grupo de amigas com um chá no Marietta Café do Casa Park.

A querida médica Jacira Abrantes recebeu o título de Cidadã Honorária de Brasília em noite de comemoração de mais um feliz ano de vida, na residência do filho Bruno e a da nora Juliana, no Lago Sul.

Gitana Lira , Antônio Rodrigues, Bruno e Jacira Abrantes, dep. Wasny de Roure, Leonardo Prudente e Marcondes Gadelha

Lucinha Itapary, Patrícia Garrote e Cláudia Vasconcelos

flashes

Sentadas: Irene, Carmen, Mônica, Cosete e Lourdinha. Em pé: Aurinete, Rita Márcia, Carmen e Guida

127


Para o aniversário do netinho Alexandre Henrique Gardino, seus avós Maria Olimpia e Mário Gardino promoveram uma bonita e animada festa surpresa na Dó.Ré.Mi festas, no Lago Norte, cujo tema foi Halloween. A party animou a garotada.

José e Zely Ornellas

Mário, Alexandre, Priscila e Maria Olimpia Gardino Cosete e Pedro Gebrim

César Serra comandou o tradicional Luxo de Festa 2014, na Casa Cor, que contou com os desfiles da Ortiga, M.Zaniratto e Atelier Maria Virginia.

flashes

César Serra e Janaina Ortiga

128

Aurinete Leite e Guida Carvalho

Nathalya Hoerlle, Michele Nicolai e Sarah Gomes

Fabiana e Denise Ortiga

Catherine Aviz e Luciana Rocha



Noite especial na casa brasiliense do empresário Amilcare Dallevo Júnior, no Lago Sul. Ao lado da mulher, Daniela Albuquerque, e do sócio Marcelo de Carvalho, ele recebeu convidados para celebrar os 15 anos da RedeTV!. Evento com a presença de empresários, artistas, políticos e admiradores de uma das principais redes de televisão do país. Jantar preparado pela banqueteira Renata La Porta, harmonizando com champanhe Veuve Clicquot.

Bolo dos 15 anos da RedeTV!

Os sócios da RedeTV!, Amilcare Dallevo e Marcelo Carvalho

Ministro Marco Aurélio Mello e o casal Amilcare e Daniela Albuquerque

flashes

Daniela Albuquerque e Luciana Gimenez

130

Amilcare Dallevo, Gilberto Amaral e Marcelo Carvalho

Murilo Aragão com a esposa, casal anfitrião e o deputado Celso Russomano

O casal anfitrião com Amaury Jr. e sua esposa Celina

Daniela Albuquerque e João Kleber




Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.