Foco Agosto 227

Page 1

O PRÍNCIPE DOS POETAS

– Ano XIX – Nº 227 – Agosto de 2014

CIRCULAÇÃO NACIONAL

AGO/2014 - Nº 227 - R$15,00

Revista

JOÃO HENRIQUE SERRA AZUL






A Deus toda a honra e toda a glória pela realização de mais uma revista Foco

V

editorial

ivemos num mundo de ambiguidades. Portanto, a dúvida sempre nos assombrará, e, sendo assim, estaremos enfrentando perpetuamente a questão da perspectiva, indicando a ideia da natureza parcial de nossas verdades. Sempre existirá algo mais a ser dito, porque em cada ponto de vista haverá interesses e categorias normativas a serem respeitadas. Seria uma falácia dizer que somos mais jovens só porque agora nós estamos nos sentindo melhor, porque encontramos outra maneira de ser, estamos mais felizes, porque casamos novamente, entre outras justificativas. Nada fará com que retornemos à juventude. O envelhecimento é um processo inerente a todos, embora ocorra de modo diferente para pessoas diferentes. Cada órgão do corpo tem o seu próprio tempo de envelhecer, como se fosse uma relojoaria, na qual cada relógio marca uma hora diferente da outra. A biologia sistêmica mostra que não há duas pessoas idênticas, mesmo sendo gêmeos univitelinos. Todos envelhecemos a seu modo, em seu próprio tempo. Bem, vamos às matérias do mês, como: PEDRO GORDILHO: nosso colaborador explica o que tiveram em comum a Pax Romana e a dita Pax Incaica. FRUTA: que tal um passeio pelos segredos da lichia? TURISMO: te convidamos para uma viagem por uma das mais charmosas e misteriosas cidades italianas... Veneza. SAÚDE: Márcia Casali nos conta como, por que e quando começar a cuidar da pele na seca. ESPORTE: Hiit – a nova febre das academias pode te ajudar a queimar gordura mais rápido do que você imagina. ETIQUETA: respondemos aos nossos leitores com carinho as perguntas enviadas sobre comportamento. INTERCÂMBIO: Flávia Landim nos conta o que é necessário para conseguir estudar lá fora. ÁGUA: o nosso colaborador Wemerson Santos levanta a questão: e se a água potável acabar? AMBIENTES: Clausem Bonifácio nos traz dicas de como embelezar ambientes corporativos. GASTRONOMIA: Adriana Nasser dá destaque à nova mania dos grandes chefs brasileiros, o uso de frutos brasileiros na culinária contemporânea. FINANÇAS: Curiosidades sobre abrir a primeira conta no banco. CERIMONIALISTA: Com uma parceria de anos, a Revista FOCO homenageia Cesar Serra com uma matéria contando a sua trajetória. SORRISO: Fernanda Caixeta nos conta tudo sobre a febre do design de sorrisos. MODA: Fernando Lackman nos leva para um passeio pelos dez anos de Capital Fashion Week.

6



D-P

C B

consuelo@revistafoco.com.br D  A

R A

C E C B, A P P  V, A D, C C, F M, J A M, P C B, P G  R C  C A D, C B, C C, C P, D A, F M, G A, J A M, L T, P C B, P A, P G, R C , M A  P P R C B  C B

expediente

redacao@revistafoco.com.br

R C C B, F C, F L, M C  W S

E  A G N criacao@revistafoco.com.br F C B, J T S  P L

F C A Z, A A, B S, C C, C R, J C D  K O D. A  F T L  S tania@revistafoco.com.br C M C financeiro@revistafoco.com.br

Veneza – Itália

10

Consuêlo Badra Em primeira mão

20          . A       M F E L,   ,  -    . Acesse www.revistafoco.com.br

A C E M comercial@revistafoco.com.br

44. Turismo

Aniversariantes Aniversariantes de abril

22

José Alberto Couto Maciel Terceira idade

23

Carlos Chagas Jornais sem governo

24

Paulo Castelo Branco Por quem explodem bombas

25

Aristóteles Drummond Adeus a Sarney

26

FlorianM adruga Plástica na educação

C SH/Sul Quadra 06, Conjunto “A”, Bloco “E”, Sala 809 Edifício Business Center I - CEP: 70.322-915 – Brasília-DF (61) 3248-7868 / 3532-4436 CAPA: REVISTA FOCO

28

Pedro Gordilho A Pax Romana e a Pax Incaica

32

Ambientes Beleza de dentro para fora

38

Capa Sonetos e poemas

44

Turismo Veneza – Itália

52

Gastronomia Joias brasileiras

60

Dentes Todos contra o bruxismo

8


68

Boas e Novas

90. Comportamento

Novidades da capital

70

Gente em Foco

Sorriso transformado!

Destaques de Brasília

72

Agenda Cultural Veja, ouça, visite e divirta-se

74

Intercâmbio Estudar fora do país

78

Saúde Cuidados com a pele

82

Etiqueta Respostas aos leitores

88

Rangel Cavalcante Histórias miúdas

90

66. Mundo E se a água acabar?

Comportamento Sorriso transformado!

94

Cerimonialista 30 anos realizando sonhos

96

Renato Riella De A a Z

104

Moda 10 anos de moda na Capital

110

Gente Fina Prontas para brilhar

112

Gilberto Amaral A corte candanga

114

64. Fruta

Cenas em Foco

Lichia

Flashes

78. Saúde

Cuidados com a pele

86. Finanças Minha primeira conta

56. Treino

A melhor forma de queimar gordura

9


Fotos: Paulo Lima, César Rebouças e Célio Costa

MARCHA NUPCIAL

TERRA EM TRANSE

Será em julho do próximo ano o casamento de Marcela, filha do senador Eunício Oliveira e Mônica Paes de Andrade, na casa da família, no Lago Sul. Candidato ao governo do Ceará, mesmo sendo eleito, o senador Eunício faz questão de casar a filha em nossa Brasília. Valéria Leão Bittar assinará a decoração do casamento, que promete ser inesquecível.

Vai ser sobre Glauber Rocha o próximo documentário do jornalista Geneton Moraes Neto. “O enfoque será o escândalo político de 1974, quando Glauber escreve carta a Zuenir Ventura elogiando Geisel durante a ditadura”, conta Geneton. Cacá Diegues, Arnaldo Jabour e Jaguar serão alguns dos entrevistados.

ESCOLHA Eliene Bastos e ministro Cláudio Santos.

PERDA Lamentável perder qualquer ser humano, ainda mais um promissor político como Eduardo Campos. Minha solidariedade à família. Espero que seus eleitores lembrem-se de que ele participava como oposição ao governo atual e não anulem ou votem em branco, pois isso ele realmente não deveria querer!

NA AGENDA Dia 13 de setembro, no Hípica Hall, a cerimônia religiosa e recepção do casamento de Clarissa Souza e Antonio Costa.

ELEIÇÕES Começaram as promessas dos candidatos à Presidência da República. Prometem tudo. Farão isso, aquilo etc. Falam das mesmas coisas que diziam outros políticos há 60 anos, e eles repetem. Claro, está dando certo. Gente, vamos acordar! Eles estão vendendo sonhos. Quem vende sonhos é padaria.

consuêlo badra

A VEZ DOS BOTECOS

10

Depois das dicas de restaurantes grifados (e caríssimos) em O Guia dos Guias, Boni e Ricardo Amaral preparam agora uma seleção de botequins. O Guia Boni e Amaral – O Rio é uma festa, da Casa da Palavra, vai reunir 150 bares e botecos cariocas. O lançamento se dará em novembro.

TRADIÇÃO O restaurante Piantella, tradicional aqui na nossa Brasília, passará por reforma. Terá seu interior modernizado e deverá ficar pronto ainda este ano, para as posses do dia 1º de janeiro.

Com casamento marcado para julho do próximo ano com o empresário Antonio Cendron, Carla De’Carli ainda não escolheu o local da cerimônia. Dúvida entre Portugal e Marrocos.

FESTA Agora em setembro, Cleucy de Oliveira abre mais uma vez as portas de sua belíssima mansão, para comemorar o nascimento de sua netinha Maria Luiza, filha de Ilca.

CONCERTO DE ABERTURA Nelson Freire e a OSB vão fazer o concerto de abertura, dia 27 de novembro, do Concurso Internacional BNDES de Piano no Rio de Janeiro. Estão inscritos, ao todo, 82 pianistas de 22 países. Vale lembrar que Nelson participou do Concurso de Piano de 1959, no Rio, quando Juscelino Kubitschek em pessoa concedeu uma bolsa de estudos ao jovem gênio.

NIVER

AMÊNDOAS SEM SAL Canela tem que passar bem longe do camarim da cantora americana Miley Cyrus, que faz show na Apoteose, Rio, dia 29 de setembro. A ex-pirralha da Disney, que causou em performance sexy no VMB 2013, é superalérgica ao tempero e deixou isso bem claro em sua lista de exigências de camarim. Ela pede alimentos orgânicos e livres de glúten, além de amêndoas sem sal, avelã instantânea, mirtilo e água de coco.

CRISTO TATUADO NO BRAÇO Estrela do Royal Ballet de Londres, Thiago Soares resolveu tatuar a carioquice na pele. Desenhou no pulso direito a imagem do Cristo Redentor. O responsável pela “obra” foi um niteroiense, que trabalha no descolado bairro londrino de Camden Town. Vivendo fora do país há anos, Thiago teve a ideia para se sentir um pouco mais perto de sua cidade. “Fiz por saudade. A tattoo me lembra o Rio, que me lembra a minha família e os meus amigos”, diz.

A Diretoria do Clube Internacional de Brasília convida para almoço em comemoração ao aniversário de sua presidente Cosete Gebrim, no próximo dia 8 de setembro, às 12h30 no Restaurante NAU.

NÃO TENHO VOCÊ O pesquisador da MPB Rodrigo Faour entregou à Record os originais da biografia de Angela Maria, 85 anos, que deve sair em março de 2015. Sapoti, apelido dado por Getúlio Vargas, é uma das artistas brasileiras de maior sucesso, desde que estourou, em 1951, com Não tenho você. Faour conta como Angela sobreviveu à miséria da infância, à exploração de diversos maridos, às críticas por gravar um repertório popular e a pelo menos uma dezena de intervenções cirúrgicas.

Katharina Brauber e Solon Kozak.

MUSEU A CÉU ABERTO Repleto de obras de arte em mármore e granito, o cemitério São João Batista, no Rio de Janeiro, terá visita guiada. A ideia de transformar o passeio entre jazigos em


programa turístico está sendo discutida entre a Casa Civil e a RioPax, que assume a gestão do espaço de Botafogo e de outros cemitérios hoje. O projeto é inspirado no Père-Lachaise, de Paris. Para o historiador Nireu Cavalcanti, o São João Batista é um museu a céu aberto. “O cemitério da Recoleta, em Buenos Aires é muito inferior ao nosso”, diz. “Temos peças belíssimas, como esculturas de Bernardelli, e túmulos que são obras-primas”.

ar no dia 11 de setembro. A série foi criada em 1972 por Oduvaldo Vianna Filho e Armando Costa.

CASO DE POLÍCIA José de Abreu se livrou de cair numa web-arapuca. Depois de pôr seu carro à venda, um Land Rover, em vários sites, o ator recebeu proposta de um cidadão da Costa do Marfim. A ficha caiu quando o interessado no carro exigiu que o ator pagasse uma “taxa” no valor de R$3.800 por meio de uma empresa de transferência de valores. Eu posso???

MENTIU O depoimento da jornalista Míriam Leitão – agredida e trancada nua com uma jiboia num quartel no Espírito Santo – mostra mais uma vez que o Exército, uma instituição respeitada, mente para defender uma minoria de foras da lei quando diz que não houve, no regime militar, desvio formal de finalidade em suas instalações. É pena.

empresa nacional que tem Arno em seu conselho.

PARABÉNS! Irmã da atriz Bruna Marquezine, Luana Marquezine, de 11 anos, tem brilhado numa outra área. Ela ganhou medalha de ouro no Canguru Matemático Sem Fronteiras em 2014 – concurso anual internacional de matemática, criado na Austrália (daí o “canguru” do nome). Luana era uma das representantes do Brasil, um dos 47 países participantes.

SOLO A LeYa estava se preparando para lançar o livro O Lado B dos Candidatos, de Chico Gois e Simone Iglesias – apresentando perfis de Dilma, Aécio Neves e Eduardo Campos. Diante da tragédia, a editora decidiu desmembrar o volume dedicado ao ex-governador de Pernambuco e lançá-lo separadamente, já no mês que vem, incluindo agora Marina Silva.

CORRENTE DO BEM

AXÉ NA SAPUCAÍ O martelo foi batido: a rainha de bateria da Mocidade será a musa do axé Claudia Leitte.

VERSÃO “MAGRO SECO” Cauã Reymond está perdendo peso para seu próximo personagem – o líder de um bando de motoqueiros no filme Língua seca, de Homero Olivetto, que será rodado em setembro e outubro no interior de Pernambuco. O ator ainda precisa emagrecer de dois a três quilos, já que o papel é definido como “magro seco” pelo diretor. No longa, Cauã fará par romântico com Sophie Charlotte.

VALEU! O último capítulo de A Grande Família, seriado que chega ao fim depois de 14 anos de grande sucesso, terá participações especiais. Tony Ramos, Glória Pires, Marcelo Adnet e Ísis Valverde, entre outros, estarão no episódio que vai ao

VESTIU AZUL Tem o dedo do Secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin, na decisão do governo de rever a distribuição de autorizações para pousos e decolagens em Congonhas, o aeroporto paulista que é sonho de consumo das aviadoras. Nesse remanejamento, a Azul deve receber uns 200 slots para seus aviões da Embraer,

Silvana Curió.

DE PESO O criminalista Alberto Toron foi contratado pela família de Eduardo Campos para acompanhar as investigações sobre o acidente em Santos.

SAUDADE O Guardian, jornal britânico, publicou uma reportagem sobre as 12 palavras que são intraduzíveis, por só existirem em um idioma. Entre termos em dinamarquês, russo e tcheco, está lá “saudade”, uma exclusividade da língua portuguesa.

consuêlo badra

Rita Márcia Machado.

Sabe esse viral que tomou conta dos famosos, “Desafio do balde de gelo”, e que já levantou cerca de US$15,6 milhões nos EUA para o estudo da Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA)? A grife Reserva entrou na brincadeira e desafia três concorrentes: Richards, Osklen e Redley. Após jogar um balde de água gelada (e com gelo) na cabeça, você precisa convidar mais três pessoas para participar, e assim por diante, além de fazer uma doação. A corrente do bem já alcançou Bill Gates, Mark Zuckerberg, Justin Timberlake, Neymar, Ivete Sangalo, Lu (do MagazineLuiza) e Luciano Huck, que eu saiba. Mas por aqui, no Brasil, já tem gaiato reclamando que isso é desperdício de água do planeta.

11


Carminha Antoni e Maria Olímpia Gardino.

SAGA BRASILEIRA O mar nunca transborda, da escritora Ana Maria Machado, vai ser lançado na França, pela Editions des Femmes. O romance relata a vida num vilarejo do litoral capixaba ao longo de cinco séculos. O lançamento será em Paris, em março, no Salon du Livre, no qual o Brasil será o país homenageado.

OS INSTRUMENTOS MORTAIS Cassandra Clare, pseudônimo da iraniana Judith Rumelt, vendeu 1.800 livros nesta Bienal do Livro, em São Paulo. No Brasil a convite da Record, ela é autora da série Os instrumentos mortais, que faz a cabeça do público mais jovem. Cassandra ficou emocionada com a empolgação das pessoas na fila de autógrafos. Ela deu um dos seus colares a uma fã com deficiência física.

SEBASTIÃO SALGADO De 3 de setembro a 20 de outubro, o CCBB Brasíalia receberá a exposição “Gênesis”, do consagrado fotógrafo Sebastião Salgado. A mostra é resultado de expedições a montanhas, desertos e oceanos preservados, e levou oito anos para ser produzida, entre viagens a mais de trinta países.

consuêlo badra

RETORNO À TV

12

Quem está de volta é Ana Paula Padrão, depois de brilhar como repórter e apresentadora de telejornais. Em setembro ela vai estrear um programa de forno e fogão, sucesso mundial. Mas assegura que não vai cozinhar. Apenas fará a apresentação da atração, sem obrigação de vender temperos, facas e panelas.

PLAZA AtHÉNNÉ

DERRotado?

O luxuoso Plaza Athénée levou a alta-­ costura das lojas da Avenue Montagne para dentro do hotel. Fechado em outubro do ano passado para reforma, reabriu suas portas no início do mês de agosto. O diretor-geral, François Delahaye, diz que o hotel conta com seis guestrooms, oito novas suítes, um ballroom e mais dois espaços para eventos, além dos três originais. A reforma foi estimada em 100 milhões de euros. Os brasileiros gostam do jeito do Plaza Athénné e estão entre seus principais frequentadores. Os americanos aparecem em primeiro lugar, com uma participação de 22%, seguidos pelos ingleses, com 20%. Os brasileiros ficam na terceira posição (12%).

Invenção do ex-presidente Lula para ser candidato ao Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, o ex-ministro Alexandre Padilha, do PT, patina com apenas 6% das intenções de votos, atrás de Geraldo Alckmin, do PSDB, e Paulo Skaf, do PMDB. Segundo as pesquisas Alckmin tem mais de 50%, devendo ser reeleito no primeiro turno. Padilha, provavelmente, levará o PT a amargar sua maior derrota eleitoral em São Paulo. Deve ser por isso que o ex-presidente Lula vai priorizar a campanha em São Paulo. Não quer ver seu “poste” derrotado fragarosamente.

NOVAS CARAS O triângulo das bermudas da política brasileira, Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo, segundo as primeiras pesquisas, poderá apresentar novas caras ao Senado na eleição de cinco de outubro. No Rio de Janeiro, Romário, atualmente deputado federal, poderá mudar de Casa, indo para o Senado, onde por certo terá atuação empolgante. Em Minas o nome é Antônio Augusto Anastasia, ex-governador, disparado nas pesquisas, engrandecerá o Senado com seu vasto conhecimento. Já em São Paulo José Serra deve voltar ao Senado, depois de longo tempo ausente, e será, com certeza, uma das cabeças pensantes do Congresso Nacional.

SITUAÇÃO DIFÍCIL A situação eleitoral do Partido dos Trabalhadores na disputa pelos governos estaduais não está tão cômoda. Na verdade, somente em três estados o PT lidera as pesquisas: no Acre, onde o governador Tião Viana é candidato à reeleição, em Minas Gerais, com Fernando Pimentel à frente do tucano Pimenta da Veiga, e no Piauí, com o senador Wellington Dias. Em outros nove grandes Estados, inclusive onde o PT governa há oito anos, como é o caso da Bahia, o candidato petista, Rui Costa, patina no 3º lugar, bem como a ex-ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, também do PT, não consegue empolgar o eleitor paranaense, ostentando a terceira colocação.

SÓ POR MILAGRE O senador Eunício Oliveira, do PMDB, continua liderando as pesquisas no Ceará, com sua candidatura ao governo do estado. Seu concorrente mais próximo é Camilo Santana, do PT, apoiado pelo governador Cid Gomes, do PROS, e seu irmão, o ex-ministro Ciro Gomes. Os irmãos Gomes estão empenhadíssimos em derrotar Eunício Oliveira, que recebeu o apoio do ex-governador e ex-senador Tasso Jereissati, do PSDB. A diferença entre Eunício e Camilo é de 30 pontos. Só um milagre do padre Cícero tirará o candidato peemedebista do Palácio da Abolição, sede do governo cearense.

Wilma Pereira, Simonetta Santelli, Mércia Crema e Márcia Cunha e Cruz.

TORCIDA A ex-ministra do Superior Tribunal de Justiça e ex-corregedora do Conselho Nacional de Justiça, Eliana Calmon, candidata do PSB ao Senado, pela Bahia, tem uma forte torcida em Brasília pela sua


vitória. São os servidores do Senado Federal, que gostariam de vê-la na Câmara Alta para que o debate parlamentar se eleve mais, e haja mais consistência jurídica na apreciação das propostas nas comissões técnicas.

Laís do Amaral e Consuêlo Badra.

CAMPEÃO E VICE Nesses tempos de pesquisas eleitorais para saber quem vai mandar no país nos próximos quatro anos, surgiu uma que mexeu com a maior paixão dos brasileiros, o futebol. No Rio de Janeiro foi realizada pesquisa para saber qual o time de futebol com maior torcida, dando o óbvio. O Flamengo ganhou disparado, com a preferência de 50,4% dos cariocas, principalmente entre os jovens, de 16 a 19 anos, com 61% declarando torcer pelo rubro-negro. Para não fugir da regra, o Vasco da Gama ficou como vice-campeão, com a preferência de 18% dos torcedores.

processos na Justiça Estadual e tem 21 ações penais nas costas. Condenado pelo Tribunal de Justiça, Riva vai recorrer ao TSE. Como se vê, ele é insistente.

ASSÍDUO

O deputado federal Tiririca, do PR paulista, aquele do bordão “pior não fica”, vai para a reeleição pensando em reeditar os 1 milhão e meio de votos que teve em 2010. Depois de não ter pronunciado neAGONIA Na lista dos pelo menos 13 candidatos nhum discurso nos quatro anos de manà vaga do ex-ministro Joaquim Barbosa, dato, Tiririca teve 100% de frequência em ao Supremo Tribunal Federal, um nome todas as sessões da Câmara dos Deputacomeça a se destacar. É o do Advogado-­ dos. Vai tentar provar para o eleitor que Geral da União, o gaúcho Luís Inácio não é deputado de só três dias na semaAdams, que já teve seu nome ventilado na. Resta saber se é só frequência o que o anteriormente. Há quem defenda que a eleitor quer do seu representante. presidente Dilma Rousseff deveria indicar, imediatamente, o substituto de Estratégia Barbosa, mas ela teria decidido fazer só O candidato do PMDB ao governo de depois da eleição de outubro, até mesmo São Paulo, Paulo Skaf, ex-presidente da porque, com o Congresso Nacional em Fiesp, insiste em não atrelar seu nome ao recesso branco, não teria ninguém no da presidente Dilma Rousseff na campaSenado para sabatiná-lo. A agonia dos 13 nha ao Palácio dos Bandeirantes. O vice-­ candidatos vai continuar pelos próximos presidente Michel Temer, que é presidente dois meses. licenciado do PMDB, e o segundo na chapa presidencial, já não sabe mais o que fazer para enquadrar Skaf. Este, por sua vez, que NEPOTISMO Oito anos depois de ter sido apresen- está em segundo lugar nas pesquisas, atrás tada a emenda constitucional que inclui de Geraldo Alckmin, do PSDB, e à frente de regras sobre nepotismo na administra- Alexandre Padilha, do PT, teme perder voção pública, pela ex-senadora alagoana tos se vincular seu nome ao de Dilma. Heloísa Helena, do PSOL, entra agora na pauta de votação da Comissão de Constituição e Justiça, com parecer favorável do senador Luiz Henrique, do PMDB de Santa Catarina. Enquanto isso os casos de nepotismo continuam proliferando nos Três Poderes, principalmente no Legislativo, onde verdadeiras castas familiares ocupam cargos, principalmente entre comissionados. Tudo sob o olhar complacente dos gestores públicos.

BOLÃO Em Mato Grosso a disputa pelo governo do estado está centrada em dois candidatos. O senador Pedro Taques, do PDT, ex-procurador de Justiça, lidera as pesquisas com 36% das intenções de votos dos mato-grossenses. O outro candidato que chama a atenção é o deputado estadual José Riva, do PSD, com 13%. O detalhe é que Riva, com vários mandatos como deputado estadual, e tendo presidido a Assembleia Legislativa várias vezes, é considerado o maior ficha-­ suja do país. Ele responde a mais de 180

Um bolão circula pelos corredores, praticamente vazios, do Congresso Nacional, sobre o número de ministérios que serão mantidos na Esplanada a partir de janeiro de 2015. São três colunas para serem preenchidas, cada uma para os candidatos melhor avaliados: Dilma, Aécio e Marina. Cada jogador aponta o provável número de ministérios que o eleito manterá. Para a maioria dos apostadores, Dilma, se reeleita, manterá os atuais 39 ministérios. Aécio e Marina tendem a reduzir, drasticamente, os ministérios existentes.

Vânia Carvalho, Isabel Uchôa e Wânia Frederico.

FIGHT Começou a contagem regressiva para o primeiro evento do UFC – Ultimate Fighting Championship na Capital Federal. No dia 13 de setembro, os fãs brasilienses poderão acompanhar de perto o maior evento de MMA do mundo, no Ginásio Nilson Nelson. O UFC Night Fight Combate trará, como luta principal, a revanche entre o brasiliense Antônio Pezão e o ex-campeão do UFC Andrei Arlovski, além de outras 10 lutas.

consuêlo badra

INSISTENTE

13


agosto, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. O evento, voltado para o segmento de beleza, contou também com uma programação de palestras com profissionais do segmento de beleza. Gustavo Nakanishi, diretor executivo da marca HELIO, participou como palestrante nos três dias da feira com o tema “A Trilogia do Empreendedor”.

FEIJOADA NO LA TAMBOUILLE

Iza Mozatto.

HIGH-TECH A última geração de laser para correção de erros refrativos já está disponível no Hospital Oftalmológico Pacini. Trata-­se do Alegretto®, equipamento indicado para tratamento de miopia, astigmatismo, hipermetropia e presbiopia. A novidade fica por conta da personalização da cirurgia. “Agora, a tecnologia permite mapear com exatidão a curvatura do olho de cada paciente, recriando-o de maneira tridimensional e detalhada”, antecipa Dr. Edney de Resende. O Hospital Anchieta realiza a entrega do Prêmio Gestor de Excelência. Será na noite de 12 de setembro, no Espaço da Corte. Cerca de 400 convidados – entre autoridades, executivos do setor e jornalistas – participarão do evento, que marca também o 19º aniversário da instituição.

EDUCAÇÃO

AGOSTO FOTOGRÁFICO

A escola de desenvolvimento humano A Casa de Sofia está com a agenda cheia. É que várias empresas requisitaram seus serviços para a realização de cursos e palestras para o Dia da Secretária. Aliás, para os chefes gentis, vale lembrar: a data é comemorada em 30 de setembro.

A fotografia tomou conta de vários espaços culturais da capital durante todo o mês de agosto. Foi o Mês da Fotografia, que em sua quinta edição contou com exposições, palestras e workshops sobre essa arte de captar a realidade de diferentes ângulos. O responsável pelo projeto é o fotógrafo Eraldo Peres, que escolheu para 2014 o tema “O Feminino e a Fotografia”. O evento é uma realização do Sesc e da Lente Cultural e conta com o apoio da Secretaria de Cultura.

consuêlo badra

HAIR BRASÍLIA AND BEAUTY A equipe HELIO teve um dos stands mais movimentados na Hair Brasília and Beauty realizada nos dias 10,11 e 12 de

Mais uma comédia dos Estúdios Disney chega às telonas brasileiras no dia 9 de outubro. É o filme Alexandre e o Dia Terrível, Horrível, Espantoso e Horroroso. A história segue as proezas de Alexander, de 11 anos (Ed Oxenbould), enquanto ele atravessa o dia mais terrível e horrível de sua jovem vida, mas ele logo descobre que não está sozinho, quando sua mãe (Jennifer Garner), pai (Steve Carell), irmão (Dylan Minnette) e irmã (Kerris Dorsey) também começam a se ver naqueles dias que a gente gostaria de esquecer para sempre. O longa é uma adaptação do livro de Judith Viorst e foi inspirado na vida da autora. Publicado em 1972, vendeu mais de 2 milhões de cópias. O filme promete ser garantia de boas risadas.

RADIOGRAFIA DA CIDADE Foi lançado no último dia 18 de agosto, no CCBB, o projeto Retrato Brasília. Com show da cantora paulista Tiê e palestra de Letícia Abraham, os consultores e analistas de comportamento Jackson Araujo e Luca Predabon detalharam a iniciativa, que até dezembro irá traçar uma cartografia sobre o comportamento e empreendedorismo dos jovens da capital. Serão palestras e workshops que discutirão temas como Arte, Design, Moda e Empreendedorismo. A primeira palestra terá como tema “Jiu-Jitsu Cultural: Arte”. Os painelistas convidados para esse primeiro encontro são a paulista Galciani Neves, pesquisadora do segmento de artes visuais, e o artista gráfico cearense radicado em São Paulo Vitor Cesar.

PRÊMIO

14

Sábado é dia de feijoada. No La Tambouille essa tradição é levada a sério. Apesar da gastronomia da casa ser franco-italiana, o chef Giancarlo Bolla não abre mão desse prato, tipicamente brasileiro, nos restaurantes de São Paulo e também em Brasília, no Espaço Gourmet. Sucesso na matriz paulista há mais de duas décadas, a “feijuille”, feijoada do La Tambouille, é servida em pratos individuais.

PURA DIVERSÃO

Selma Menezes e Luzineide Getro.

Mulheres Importantes Dia 9, a Carmen Steffens Maison, do ParkShopping, recebe mulheres importantes para apresentar a novíssima coleção de verão. Vai movimentar o mall.

Coleção T A Tiffany&Co. recebe no dia 10 para apresentar a Coleção T, inspirada em sua consoante inicial. O RP Tiago Correia trará convidadas de Goiânia e Salvador para abrilhantar a noite juntamente com as brasilienses!

Iluminação de ambientes A QI 13 do Lago Sul ficará mais iluminada, a partir do dia 24 de setembro, quando inaugura no local a loja Persoluce.


Especializada em iluminação de ambientes, é uma iniciativa dos empresários Guilherme Raulino e Maura Garzon.

com canabidiol, outro componente da erva, já tem sido autorizada.

NO CAPÍTULO A estudante Juliana de Paolinelli Novaes, 35 anos, obteve decisão do Tribunal de Justiça de Minas que obriga a Anvisa a autorizar a compra do Sativex. O remédio, aprovado em 11 países, será para tratar dores crônicas e espasmos causados por um problema na coluna. A mineira aparece no documentário Dor, dirigido por Tarso Araujo e Raphael Erichsen e disponível no YouTube.

tembro, aqui em nossa Brasília, o segundo filho do casal Raphael e Carol Matias. Ao que tudo indica, será virginiano como os pais.

BRASÍLIA NO ROTEIRO No final de outubro, o cantor Júlio Iglesias virá ao Brasil, tendo escolhido Brasília como uma das cidades em que cantará o amor e a saudade, além de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre e Camboriú. A novidade é que a bela cantora Paula Fernandes fará participação especial.

AQUÁRIO

NUBENTES

SUNSET

Dia 27 de setembro o cerimonialista César Serra será o maestro do casamento de Vivian Simões Falcão, filha de Roberto Caldas Oliveira e Flávia Falcão, com Marcelo Almeida, filho de Eduardo Tavares Almeida e Simone Hamu. A cerimônia será na capela Nossa Senhora Aparecida, no Recanto das Águas, onde os noivos receberão os cumprimentos. Rejane do Valle assina a decoração e Celso Jabour, da Sweet Cake, o cardápio da noite.

André Bontempo, Geovani Meireles, Gustavo Antony e amigos organizam uma sunset dia 13 de setembro, no Lago Norte. Só para convidados. Festa com nomes famosos de várias partes do Brasil.

Lúcia Itapary e Mônica Cruz.

Luxo e atualidades

CUPIDO

A abertura da Casa Cor, programada para iniciar dia 29 de setembro, encerra-se dia 15 de novembro. Nesse ano, a mostra trará ainda mais novidades.

Estão namorando Felipe Octávio Kubitschek Pereira e Lara Lemann. Ele é filho do empresário Paulo Octávio e Anna Christina Kubitschek, e ela filha do também empresário Jorge Paulo Lemann. Falando em Lemann, a Revista Forbes Brasil o trouxe na capa de agosto, no topo do ranking como o homem mais rico do país, com uma fortuna pessoal estimada em R$ 49,85 bilhões.

É PROIBIDO PROIBIR

HOMENAGEM

Uma moradora de Belo Horizonte pode ser a primeira paciente do Brasil a conseguir importar medicamento à base de THC, principal componente ativo da maconha. O retraidrocanabinol faz parte da lista de substâncias proibidas no país pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). A compra de remédios

A empresária Méria Crema abre a casa novamente para homenagear mais uma amiga. Desta vez promove almoço tendo Isabel Uchôa como homenageada. Encontro marcado para o dia 11 de setembro.

Casa Cor

CEGONHA Está previsto para nascer no mês de se-

Valéria Alam, Sônia Lim, Letícia Cunha e Moema Leão.

SÃO PAULO Marco Aurélio Mello, ministro do STF, encerra o 6º Congresso Brasileiro de Sociedades de Advogados, que ocorre entre 13 e 15 de agosto, no Hotel Tivoli Mofarrej.

ROMANCE POLICIAL. A Rocco definiu o título em português do segundo romance policial de Robert Galbraith, pseudônimo de J. K. Rowling. Bicho-da-Seda chegará às livrarias dia 1º de novembro.

PROIBIDO FUMAR O Conselho Nacional de Medicina faz alerta orientando médicos a informarem seus pacientes sobre riscos do consumo de narguilé e cigarro eletrônico. Segundo o CFM, o contato com o narguilé por uma hora corresponde ao consumo de nicotina de cem cigarros. Já o cigarro eletrônico – proibido no Brasil – está associado ao aumento de chance de se tornar fumante, informa o National Youth Tabacco Survey.

consuêlo badra

Cláudia Matarazzo aterrissa na cidade no dia 22. Fará palestra no Hípica Hall para um grupo de mulheres sobre o mercado de luxo e atualidades.

Jorge e Domênico Dias, filhos de Mano Brown, vão estrear no cinema em outubro. Eles integram o elenco de Na Quebrada, primeiro longa de ficção do diretor Fernando Grostein Andrade. O filme é um desdobramento do curta Cine Rincão, de histórias reais de alunos do Instituto Criar, de Luciano Huck, que oferece cursos de audiovisual a jovens em situação de vulnerabilidade.

15


recordar é

viver Fotos: Henrique Guillen, Roberto Barroso, Célio Costa, Emivaldo Silva, Rodolfo Stuckert

Mara Amaral (de costas), embaixador Paulo de Tarso, Manoel Mendes (ao fundo), Gilberto Amaral e Ibrahim Sued

recordar é viver

Abadia Teixeira, Ricardo Medina e Marta Castiñeiras

16

Mauro Naves

Xuxa e Anna Maria Tornaghi

Íris Abravanel com o marido Silvio Santos, Antônio Carlos Magalhães e casal Marly e José Sarney


José Maurício Machline, Mário Henrique Simonsen, Dorival Caymmi e Júlio Medaglia

Sig Bergamin

Rosely Mattos Ribeiro e Silvinha Adriano

Emil Teixeira ao lado da família Carmem Silvia, Marcelo, Ana Cristina e Ana Claudia

Irlan Rocha Lima

recordar é viver

João e Simonetta Santelli

17


Patrick Brunell, Fabrízio Lombardo e Antonio Mayrink Veiga

Cinira Arruda, Emivaldo Silva e Consuêlo Badra

recordar é viver

Jaira Sáfadi, Áurea Farah e Élida Weyne (1989)

18

Magda Cavalcante, Fátima e o marido Reginaldo Oscar de Castro e Cléo Octávio Pereira

Anabela e Luiz Miranda (1980)

Ana Luiza Miranda


Dulce Figueiredo e Regina Dórea

Cléo Pereira, Maximiano da Fonseca e a filha Márcia Eris

José Carlos Azevedo

Weny Maranhão e Vicky Tavares

Tsylla Balbino

recordar é viver

Sergio e Marilena Barreto cercam Consuêlo Badra

19


Aniversariantes de setembro

aniversariantes

Fotos: Paulo Lima

20

Dia 1 - Wilma Magalhães

Dia 3 - Rodrigo Nogueira

Dia 4 - Brito Pereira

Dia 5 - Antônio Matias

Dia 7 - Roberto Wagner Monteiro

Dia 10 - Laís do Amaral

Dia 10 - Tereza Neves

Dia 10 - Afranio Rodrigues da Cunha

Dia 11 - Marisa Abreu


Dia 13 - Suely Nakao

Dia 16 - Marcela Villas-Boas

Dia 19 - Maria Helena Gomide

Dia 21 - Abadia Teixeira

Dia 21 - Sen. Eunício Lopes de Oliveira

Dia 22 - Liana Sabbo

Dia 23 - Vice-Presidente Michel Temer

Dia 24 - Diplomata Paulo Uchoa

Dia 25 - Fabio Carvalho

Dia 28 - Flávio Rezende

Dia 30 - Cláudia Tolentino

aniversariantes

Dia 11 - Suely de Rosseli

21


José Alberto Couto Maciel

Terceira idade aos setenta e cinco anos

aritgos

E

22

stou voltando de uma viagem aos EUA na qual, com relação a aeroportos e aviões, tudo foi complicado. Começou com a chegada, quase não chegada, em São Paulo. O avião, quando estava para pousar na pista, teve de arremeter porque havia um vento que o sacudia de forma a quase bater com as asas no chão. Subindo, o piloto explicou, de forma simpática, que era um vento que vinha das montanhas diretamente para a pista e que alguns pilotos estavam mesmo assim tentando aterrissar, o que ele faria novamente porque não havia muito combustível. Realmente conseguiu na segunda vez, senão não estaria eu aqui para contar, e foi aplaudido por todos. Após quase perder meu passaporte, embarquei para New York em um voo destrambelhado, mas que pousou de forma vitoriosa. Logo depois, minha mulher, eu e alguns dos meus filhos embarcamos em um outro avião para Washington. Curioso que o avião era tão pequeno que o Pedro, meu filho menor e maior no tamanho, não cabia nele se levantasse totalmente. Estamos, nessa narração de agora, voltando de New York, esperando o avião para Miami e, em sequência, Brasília. Comentei com a Manuela, que já estava devidamente preocupada, que dali em diante não teríamos mais voos complicados, porque gastamos todo nosso azar. Ao chegar à cabeceira da pista, porém, o piloto informou que esperaríamos mais de uma hora antes de levantar voo porque

havia um temporal com raios em Miami, onde após três horas e meia conseguimos pousar, sem deixar de enfrentar um balanço maior do que os de dançarinos em balada com música eletrônica. Bom, faltava Miami/Brasília e, certamente, nosso azar na viagem teria acabado. Mas como estávamos atrasados, corremos uns três quilômetros para alcançar a revista policial, sendo que os seguranças acharam que eu deveria ser um terrorista, pois resolveram fazer um exame na minha mão para verificar o que existia, o que demorou mais alguns quinze minutos e quase perdemos o avião. Não sei se queriam apenas pegar na minha mão, pois após passarem um tipo de esparadrapo em uma máquina eletrônica, nada encontraram. Mas a viagem foi boa, apesar de ter a empresa esquecido nossas malas em Miami, as quais recebemos um dia depois. Mas vocês vão perguntar, o que tem isso com a terceira idade aos setenta e cinco anos? E vejam vocês que nem tudo é azar em uma viagem. Quando fui ser revistado na saída de New York, um policial, de forma grosseira, gritou em inglês, e até por interesse próprio entendi, que OS MENORES DE DOZE ANOS E MAIORES DE SETENTA E CINCO NÃO PRECISAM TIRAR OS SAPATOS. Ora, como tinha acabado de fazer setenta e quatro, retirei imediatamente os tênis dos meus pés, com uma satisfação enorme por não estar na terceira idade dos americanos. E, convenhamos, eles entendem de tudo.


Carlos Chagas

A

ntes mesmo de ser o resultado de sua capacidade como líder sindical, Lula foi um produto da imprensa. Concentrou as atenções da mídia ao promover as primeiras greves de metalúrgicos no ABC. Claro que pesou para que ganhasse o noticiário, do qual nunca mais saiu, o fato de não ser comunista e sequer pregar a socialização dos meios de produção. Inaugurou o sindicalismo de resultados, sempre ressaltando a importância de o patrão obter maiores lucros, pois os empregados disporiam de melhores meios para reivindicar aumentos salariais. Foi brindado com a simpatia dos repórteres e a boa vontade dos barões da imprensa, apesar da intolerância de alguns mais empedernidos. Vale repetir, nasceu para a política como um produto dos jornais e da televisão. Também cultivou o vício de achar que apenas ele tinha razão, quando fundou o PT e a CUT, mentalidade que levou para o Palácio do Planalto depois de eleito presidente da República. Esses dois fatores acabaram batendo de frente: a imprensa e a presunção. Por isso o Lula vibrou outra vez tacape e borduna no lombo dos meios de comunicação. Declarou esta semana, ao lado de Dilma, ser a imprensa o verdadeiro partido de oposição. Por quê? Porque ela não forma no coro dos companheiros que tudo aplaudem e nada contestam. Basta apontar um erro, formular uma crítica ou discordar de uma diretriz para o jornalista ser considerado inimigo pelo Lula. Ele atribui

más e pérfidas intenções a quem não concorda com o governo do PT. Pior se a mídia descobre e divulga malfeitos e lambanças. Tudo não passa de uma conspiração, conclui o primeirocompanheiro. Evidência maior da distorção de seu pensamento está no fato de que a imprensa inteira registrou sua agressão. A imprensa erra? Muito. Manipula atos e fatos ao sabor de seus interesses? Sem dúvida. Mas será exagero, talvez estupidez, imaginá-la solerte instrumento de demolição dos objetivos e realizações dos detentores do poder, como vem fazendo o ex-presidente. Valeria que atentasse para a lição de Thomas Jefferson, para quem “se me fosse dado dispor de jornais sem governo, ou de governo sem jornais, ficaria com a primeira hipótese”. UMA DATA A REGISTRAR Sessenta anos atrás, 24 de agosto de 1954, Getúlio Vargas saía da vida para entrar na História. Graças a ele, os valores do trabalho viram-se reconhecidos depois de séculos de espoliação promovida pelo capital. Salário mínimo, jornada de oito horas, pagamento de horas extraordinárias, férias remuneradas, pensões, aposentadorias, saúde e educação atendidas pelo poder público, estabilidade no emprego e outros direitos trabalhistas foram estabelecidos pelo inesquecível presidente da República, que ia ser deposto pela segunda vez precisamente por suas realizações sociais. À humilhação, preferiu dar um tiro no peito.

ARTIGOS

Jornais sem governo ou governo sem jornais?

23


Paulo Castelo Branco

Por quem explodem as bombas

Artigos

R

24

ecentemente estive na Palestina e conversei com um jovem filho de mãe brasileira. O rapaz havia sido preso duas vezes por soldados israelenses e passado alguns dias na cadeia. A mãe, preocupada com a vida do filho, pedia ajuda para retirá-lo da região e mandá-lo para os Estados Unidos, onde vivem parentes da família. Sugeri à senhora que deveria tentar mandar seu filho para o Brasil e, daqui, aos Estados Unidos. Ela respondeu-me que não queira que ele viesse para cá em razão da violência do país. Fiquei surpreso, pois a situação dos palestinos era de absoluta insegurança em virtude das incursões noturnas do exército israelense que, indiscriminadamente, prendiam jovens pela idade, e não por terem participado efetivamente de reações com pedras contra os soldados fortemente armados. O rapaz, após as palavras de sua mãe, sem constrangimentos, afirmou que a Palestina era a sua terra e que não desejava sair de lá; queria viver em paz em sua pátria e que lutaria para que a Autoridade Palestina conseguisse o apoio internacional para a criação do Estado Palestino. Depois da minha visita assisti a viagem do Papa Francisco à Cisjordânia em busca da paz que parecia estar próxima, com o esforço mundial para o reconhecimento e criação definitiva da Palestina pela Organização das Nações Unidas. De repente, tudo mudou como se um furacão avançasse pelo deserto. A areia subiu aos ares com a explosão de certeiros mísseis israelenses sobre a Faixa de Gaza e foguetes desgovernados do Hamas. A guerra não declarada destruiu as frágeis negociações para o fim da rivalidade entre os dois povos. A razão, ainda não explicada, foi o assassinato de três jovens ju-

deus por supostos palestinos. O governo de Israel prendeu centenas de suspeitos e, até hoje, não deu informações sobre as investigações. Para complicar ainda mais a situação, um jovem palestino foi assassinado queimado vivo. Em poucos dias, os criminosos foram identificados como judeus vingadores do primeiro crime. Não há nenhuma transparência na apuração dos dois casos, mas a questão tomou vulto, e as forças militares de Israel saíram em direção à Gaza com a finalidade de destruir as bases do Hamas e os túneis que servem para entrada de mercadorias e, também, armas obsoletas usadas pelos palestinos. Os combatentes israelenses, após as incursões, voltam para casa em ônibus confortáveis, comemorando a óbvia vitória com a mesma animação de torcedores de campos de futebol. São jovens soldados formados desde a infância para lutar contra qualquer ameaça externa. Essa orientação deve ser fruto dos temores do surgimento de líderes como Hitler, que determinou a barbárie na II Grande Guerra Mundial. Por outro lado, os palestinos também são marcados pela ocupação de seu território e pela impossibilidade de reagir às construções de casas para os invasores, enquanto milhares de palestinos vivem em campos de refugiados desde 1949. Nesses campos, controlados por militares israelenses, tudo é precário: com pouca água, luz, escolas, hospitais e nenhuma liberdade. Os campos são cercados de altos muros e, em cidades como Jerusalém, os palestinos sofrem discriminações insuportáveis. Há poucos dias, o judeu-brasileiro Oded Grajew, nascido em Israel e respeitado por suas posições éticas, escreveu no jornal Folha de São Paulo artigo em que analisa a ação do governo de Israel, pedindo em nome da paz que: “O mais forte deveria ser exemplar, servir de referência e ser o mais solidário, ousado e generoso. O mais forte, em nenhuma circunstância, deveria usar a sua força para agredir e destruir o mais fraco, mesmo quando agredido. Não quero entrar na discussão interminável e inútil de quem tem mais razão. A que tem servido a lógica do olho por olho, reagir à violência com mais violência? Apenas para alimentar o ódio, gerar matanças e inviabilizar a paz”. Grajew é insuspeito e deve servir de exemplo para os que pregam a paz, mas fazem a guerra. É chegada a hora de encerrar a contenda com a internacionalização de Jerusalém, a criação do Estado Palestino, o fim da ocupação da Cisjordânia e do bloqueio da Faixa de Gaza. Liberdade é o nome da paz.


Aristóteles Drummond

O

s 60 anos de atividade política do senador José Sarney mostram o quanto a vida pública exige de tolerância, idealismo, vocação. Exceto o grupo de aproveitadores, que ainda é minoritário, os homens públicos estão sujeitos a incompreensões e injustiças que magoam e marcam. É preciso ser forte e superior para dar continuidade à carreira, entendendo as fraquezas humanas e até orando pelos que se portam de maneira indigna. É o que ocorre com José Sarney, com dez eleições diretas, a indireta de vice de Tancredo Neves e um total de 60 anos de vida pública. Governador do Maranhão, chegou a presidente da República e presidente do Senado por mais de uma vez. Sempre conciliador, pautado pelo bom senso, com exemplar vida pessoal. Deu ao Brasil, em D. Marli, uma primeira dama entre as maiores da República, como D. Darcy Vargas e D. Scila Médici, companheira de todas as horas. Liberal por formação, intelectual consagrado na obra, reconhecido na eleição para a Academia Brasileira de Letras, traduzido, amigo dos intelectuais e jornalistas. Mesmo assim, sofreu ao longo da carreira a discriminação mais odiosa, com ranço totalitário, que é a ideológica. Nunca lhe perdoaram por ter sido sempre e apenas um democrata, equilibrado, pragmático, contribuindo para o consenso e a moderação em momentos especiais. Embora com amigos de toda a vida na esquerda, nunca acreditou no marxismo, talvez por sua sólida formação católica, pelo culto aos valores da liberdade e da família. Foi um filho exemplar, o que evidencia suas qualidades humanas. Recomenda mal àqueles que de maneira pusilânime não reagem a críticas injustas, vagas, superficiais. E não há nem um ato político ou administrativo que o possa comprometer. Quem se der ao trabalho de examinar os números de seu governo se surpreenderá. Teve crises, inflação galopante, planos

econômicos delirantes; todos oriundos do tucanato paulista. E uma Constituinte que quase torna o Brasil ingovernável, como ele temia. Mas, mesmo assim, o Brasil cresceu; não houve crise social. Destampou a panela dos anos do autoritarismo – que na época foram necessários – com habilidade suficiente para garantir a normalidade democrática que o destino colocou em suas mãos. Houve grevismo a sabotar a economia, mas administrado com equilíbrio. Seu ministério reuniu notáveis da vida brasileira, desde as pastas militares àquelas ligadas ao desenvolvimento econômico. Muitas e importantes obras foram tocadas, em todas as áreas. Concluiu as que vinham do Governo João Figueiredo, como Tucuruí, asfaltamento da CuiabáPorto Velho e Projeto Carajás. O deputado constituinte pelo Rio de Janeiro, Aloysio Maria Teixeira, no livro em que procura contar a história do MDBPMDB, a cujas bancadas pertenceu, registra a importância para a estabilidade política e econômica do Brasil da atuação do então presidente José Sarney e do bloco denominado “centrão”, liderado pelos deputados Roberto Cardoso Alves, de São Paulo, e Milton Reis, de Minas, leais à orientação do presidente. Getúlio Vargas, outro que sofreu na mão dos fariseus, hoje reconhecido, saiu da vida para entrar na história. José Sarney deixa a vida pública e por merecimento, certamente, Deus lhe dará tempo de vida para assistir a sua entrada na história, reconhecido por aquela que pode ser a mais longeva e completa carreira da política republicana. Em meio século de jornalismo, homem de fé, só posso agradecer a Deus pela oportunidade que a FOCO proporciona a nós, colaboradores, de total liberdade e ao leitor a chance de conhecer depoimentos e opiniões que podem fugir ao que se chama do “politicamente correto”. E termino por dizer, como brasileiro, o que muitos gostariam de fazê-lo: muito obrigado, admirável José Sarney!

ARTIGOS

Adeus a Sarney

25


Florian Madruga

Plástica na educação

ARTIGOS

D

26

epois da desastrada participação da seleção brasileira na Copa do Mundo, com os alemães azucrinando Felipão e seus chorões sete vezes e nos deixando atordoados, a moral dos brasileiros subiu um mês depois quando os jornais anunciaram mais um título para nossa coleção de campeões. O Brasil é o país onde mais se realiza cirurgias plásticas no mundo. Ganhamos, inclusive, dos Estados Unidos, que detinha o título. Só em 2013 foram um milhão e quatrocentos e noventa mil cirurgias plásticas realizadas entre os tupiniquins. As mais procuradas são as intervenções de botox, lipoaspiração, mamoplastia, abdominoplastia, colocação de próteses de silicone e, até mesmo, blefaroplastia, que é o levantamento das pálpebras. Na realidade, em matéria de cirurgia plástica, o brasileiro/ brasileira parece ser flex, afinal, a grande maioria se submete para mudar o rosto e a bunda. Nesse quesito de plásticas, passamos a Alemanha para trás. Enquanto ganhamos a taça, eles amargaram o quarto lugar, sem direito a medalha. Enquanto festejamos o campeonato de botox e silicone, não podemos fazer o mesmo em relação ao ensino dos nossos jovens. Segundo declarações de especialistas, a educação no Brasil continua patinando na última divisão do campeonato. A filósofa Viviane Mosé é clara ao analisar como estão as nossas escolas: – A escola, do modo como está estruturada, não consegue

atrair. Se esse fenômeno acontece em outros países, em função da democratização do saber permitida pela internet, no Brasil se apresenta ainda de modo mais grave, já que o ensino médio se reduziu a uma preparação para o vestibular. E arremata a professora Mosé: – Como as escolas públicas não conseguem competir com as particulares, jovens das classes populares não encontram nada na escola, nem acesso à universidade, nem ferramentas que o ajudem a viver melhor, nem acesso ao mercado de trabalho, nem espaço de encontro e experiências lúdicas. Na mesma toada vai o pensador francês Edgar Morin, que tem opinião sobre a formação dos professores brasileiros: – O Brasil é um país extremamente aberto às minhas ideias pedagógicas. Mas a revolução do seu sistema educacional vai passar pela reforma na formação dos seus educadores. É preciso educar os educadores. Os professores precisam sair de suas disciplinas para dialogar com outros campos do conhecimento. E essa evolução ainda não aconteceu. O professor possui uma missão social, e tanto a opinião pública como o cidadão precisam ter a consciência dessa missão. Resta saber o que os candidatos a presidente da República pensam sobre a educação no País. Vão realmente fazer uma reforma ou, simplesmente, uma cirurgia plástica de botox ou silicone nas nossas escolas? DO ESTILISTA DENER, FALECIDO, PRECOCEMENTE, EM 1978: “A mulher cafona é sempre espalhafatosa, gosta de mostrar o que ela não sabe que devia esconder. Provoca constrangimento até que algum amigo lhe explica que não deve usar calças justas em helanca”.


Águas Claras Avenida Castanheiras, Lote 1060, Loja 12, Térreo – Edifício Villa Mall - Águas Claras / Distrito Federal Telefones: +55 (61) 3382-0756

Gama Setor Hoteleiro Lote 01/06 MOD. A Loja 04/05, Edifício Galeria - Setor Central - Gama / Distrito Federal Telefones: +55 (61) 3274-1013

Alameda Shopping CSB 02 Lotes 01 a 04 Loja PM-12 – Piso da Moda - Taguatinga Sul / Distrito Federal Telefones: +55 (61) 3351-4002

Pátio Brasil Shopping SCS Qd. 07 Bloco A Loja 1T, Térreo Parte Loja T062 - Asa Sul / Distrito Federal Telefones: +55 (61) 3322-9585

Asa Norte SHC/Norte Comércio Local Qd. 303 Bloco C Loja 18 e 20 Térreo - Asa Norte / Distrito Federal Telefones: +55 (61) 3326-7385

Conjunto Nacional SDN Conjunto A, Shopping Conjunto Nacional, Loja T-78 - 1º Piso - Brasília / Distrito Federal Telefones: +55 (61) 3326-0649

Asa Sul SHC/Sul CL Qd. 305 Bloco C Loja 27 - Asa Sul / Distrito Federal Telefones: +55 (61) 3244-5666

Taguacenter CSG 01 Lote 18 Loja 01 - Taguatinga Norte (Taguacenter) / Distrito Federal Telefones: +55 (61) 3355-1651

Ceilândia Centro QNM 01 Conj. F Lote 01 Loja 01 - Ceilândia Centro / Distrito Federal Telefones: +55 (61) 3371-1760

São Luís / Maranhão Av. Jerônimo de Albuquerque 42, COHAB ANIL I, São Luís / Maranhão / Telefones: +55 (61) 3322-9585


A PAX ROMANA E A PAX INCAICA

pedro Gordilho

“Au second siècle de l’ère chrértienne, l’Empire romain comprenait les plus belles contrées de la terre et la portion la plus civilisée du genre humain. Une valeur disciplineé, une renommée antique, assuraient les frontiers de cette immense monarchie. L’influence douce, mais puissante, des lois et des moeurs avait insensiblement cimenté l’union de toutes les provinces: leurs habitants jouissaient et abusaient, au sein de la paix, des avantages du luxe et des richesses. On conservait avec un respect bienséant l’usage d’une constitution libre. Le sénat romain possédait, en apparence, l’autorité souveraine, et les empereurs étaient revêtus de la puissance executive.” Edward Gibbon

28

Fotos: Divulgação

A

ssim como se declara, com razão, que os gregos já disseram tudo o que havia para dizer de importante em filosofia, pode afirmar-se que os romanos previram – e praticaram – o essencial da arte da guerra, da conquista, do domínio e da integração dos territórios al-

cançados à grandeza do seu império. Eles já sabiam algo que os russos, séculos depois, esqueceram ao invadir o Afeganistão, assim como aconteceu aos norte-americanos e franceses no Vietnã e, mais perto de nós, aos americanos na vergonhosa ocupação do Iraque fundada numa falsidade. E o que que se colhe de sábio vindo do Império Romano? Muito simples. A população local tem de aceitar a ocupação militar estrangeira,


O Império Inca

achando que está ganhando muito com isso. O processo de “romanização” dava certo quando havia já um princípio de vida urbana organizada, capaz de entender os benefícios da pax romana. Os povos ocupados pagavam seus impostos ao Império Romano, mas usufruíam efetivamente dos grandes benefícios que essa civilização superior lhes trazia. Visitas atentas aos territórios ocupados pelo Império Romano facilitam a compreensão do que está sendo dito. As crenças, a cultura, o estilo de vida dos povos que habitavam os territórios ocupados, por exemplo. É possível encontrar-se, em áreas anteriormente integrantes da Grécia antiga, divindades cultivadas pelos gregos e divindades cultivadas pelos romanos. Isso, e muito mais, ressalta a genialidade daquele povo, que veio a constituir aquilo que se chamou o primeiro Reich. E os incas, que povo foi esse, que teve uma presença tão curta na história do mundo ocidental, deixando, não obstan-

“Depois dessa vitória o governador resolveu avançar para o sul. Percorreu os territórios atuais da Argentina e do Chile. (...) Os limites se estenderam. Essas grandes façanhas levaram o Estado Inca a ampliar-se territorialmente. Parte das repúblicas da Colômbia, Equador, Bolívia, Chile e Argentina foi o cenário da ocupação territorial do Tahuantinsuyu”. Patricia Temoche Cortez te, vestígios de uma fé, de uma cultura, de uma arte, verdadeiramente geniais? Sobre quem eram os incas, são muitos os estudiosos que desde sempre fizeram a mesma pergunta, correspondendo a ela várias respostas. Existem versões que se baseiam em documentos, tais como palavras e certas características culturais que sugerem migrações de povos situados nas imediações do lago Titicaca. Outros estudiosos sustentam o desenvolvimento autônomo do povo Inca no vale de Cusco. Mas na verdade tudo o que se diz é muito discutido entre os pesquisadores. O certo é que a história da origem do povo Inca, como os incas a conceberam e contaram, se encontra sintetizada em seus variegados mitos e no espírito de sua obra grandiosa. Os ciclos míticos são muito ricos em

símbolos, gestos e rituais, com a presença do sobrenatural e, marcadamente, do panteísmo. Seriam personagens enviados pela divindade em busca de um lugar previamente marcado, que deveria ser reconhecido no momento em que o gesto ritual de seus personagens é aceito pela mãe natureza e todos os seres que moram nela, refletindo-se o fato em manifestações dela, tais como arco-íris, chuvas de fogo, que serão tomados como sinal de bom agouro e que atingem a sua culminância num passe mágico, que é a conversão dos personagens em pedra, nessa longa peregrinação. Não surpreende a ninguém que, no final dos relatos míticos nas comunidades tradicionais do vale sagrado dos incas, se ressalte sempre um monólito de pedra, como testemunho que legitima o mito. Nesses termos, a dinastia inca não só elaborou o discurso ideal que validou sua origem cósmica, senão que, em complemento, perpetuou sua comunhão com a natureza, entregando seus melhores esforços para elaborar e recriar fisicamente o cenário da epopeia da sua origem. Vale aqui a digressão. No princípio dos tempos, quem deu ao mundo o sopro vital tinha por nome Wiracocha. E ali onde tudo era escuridão, o oculto, o desconhecido, o sopro vital pôs uma raça de gigantes, a quem instruiu viver em paz para que se servissem mutuamente e se conhecessem para sempre. Mas sua palavra foi desobedecida por aqueles que não puderam conter os ânimos da soberba. Só então, em imagens transcendentais,

pedro Gordilho

Cusco, Peru – Praça de Armas

29


pedro Gordilho

Machu Picchu – Cusco, Peru

30

desceu sobre eles a confusão, e a cólera do sopro caiu como uma tormenta. A terra e o mar tragaram alguns, outros ficaram convertidos em pedras, como testemunho dessa tragédia dos primeiros tempos, uma vez que o dilúvio (chamado, na língua própria, eunu pachacuti, a saber, a água que transformou o mundo) cessou e as águas voltaram ao nível normal. Passado o dilúvio, estando a terra seca, Wiracocha determinou que a terra viesse a ser mais uma vez povoada e elevou ao firmamento o sol, a lua e as estrelas. E assim como o céu se encheu de luzes, veio à terra outra aparição, a qual, com o nome de Wiracochan ou Tunupa, mostrou aos homens recém chegados a Luz. De estatura elevada, gestos comedidos e

vestido pobremente, tinha só como sinal da autoridade divina a cabeça coroada e um prodigioso báculo, com o qual peregrinou pelos Andes dizendo: “Que obedeçam as nações, que eu mando que brotem e se multipliquem. Alguns emergirão dos lagos, outros das fontes, das árvores, para receber do sopro primeiro as artes e as diferentes línguas que haverão de cultivar. Dou-lhes também uma ordem de vida devendo falar mansamente para que uns e outros não se façam mal nem se ofendam. Aqueles que elegerem a rebeldia cairão petrificados. Outros, terminarão erguendo-se em santuário”. Prosseguindo seu caminho chegou ao lugar ao qual deu o nome Cusco, onde anunciou a chegada dos Incas no Vale Sa-

grado. Deixou seus conhecimentos gravados em seu báculo e na memória do povo, imagem que trabalharam para se repetir à sua semelhança. Finalmente se dirigiu para linha do Equador, perdendo-se no mar, caminhando por sobre a água como se fosse a sua espuma mais alva. Veja-se como a memória desse povo superdotado nos traz sua condição de multiétnico, pluricultural e biodiverso. Os povos reconheceram no mesmo herói o benfeitor comum e aquele que representava a ideia germe do que com o tempo seria a base de um império. A palavra Inca é um fonema que variou de enqa a ingá e inca: significa o espírito, força ou energia que ordena as coisas para gerar ou produzir bem estar. Após a invasão espanhola, uma das tribos remanescentes declarou, diante do funcionário espanhol, oferecendo explicações sobre a origem dos Incas: “(...) que Manco Capac, primer Inca, había sido Hijo Del Sol, y salido por uma ventana de uma casa y engendrado por el rayo o resplandor del sol... fue a lós altos de uma serrania donde está el valle del Cusco a vista... para luego fundar la ciudad.” Uma vez criado e ordenado o mundo, Wiracocha se apresentou na forma de um homem resplandecente e criou os Incas, e dentre eles chamou o maior de todos, a quem nomeou Manco Capac e lhe disse: “Tú y tus descendientes habrán de ser grandes señores y sujetarán muchas nacionaes, te reverenciarán como a un padre, y ustedes como hijos míos serán siempre respetados. Y entregándoles por insígnia el Tupayauri (que era un instrumento como um báculo de oro), les instruyó que donde este se hundiese, sería voluntad suya fundar una gran ciudad.” O mapa mostra a extensão do império Inca. As forças guerreiras percorreram os atuais territórios da Argentina e do Chile, tendo chegado muito perto da cidade de Santiago. Existe a suspeita de que o chefe inca não quis entrar em conflito com a brava e corajosa etnia dos araucanos. Mas os limites sempre se estenderam e essas grandes façanhas militares levaram o estado Inca a ampliar-se territorialmente. Parte das repúblicas da Colômbia, do Equador, da Bolívia, do Chile e da Argentina foi cenário da ocu-


Joven índia – Cusco Oración a WiracOcha Oh Wiracocha

A ti

supremo fundamento,

con mis ojos imperfectos

señor que dice:

mirarte quiero.

sea este varón,

Pues viéndote

sea esta mujer.

conociéndote

Señor de la luz y la generación,

entendiéndote

Dónde estás?

me verás

No podré verte?

y me conocerás.

En el mundo de arriba,

El sol y la luna,

en el mundo de abajo,

el día y la noche,

en la Tierra

el verano y el invierno

está tu real altar?

no en vano

Oyeme

van al lugar señalado

Tú, que en el mar de arriba

y a su término llegan.

permaneces

Cual sea el cetro

y en el mar de abajo

que me hiciste llevar

te conviertes,

Oyeme

Animador del Universo

escúchame

creador del ser humano

mientras que todavía no

señor de los señores

me he cansado ni muerto.

(Oração inca transcrita pelo cronista nativo, Joan de Santa Cruz Pachacuti, em 1613).

pação territorial do conquistador Inca. E se não tivessem sido respeitados os cultos, os costumes, as religiões, não teríamos hoje marcas tão evidentes da história desses povos. O mesmo com os romanos: se não tivessem respeitado, igualmente, os costumes encontrados nos territórios que os legionários de Júlio César ocupavam, também não teríamos as histórias límpidas dos territórios onde hoje estão Portugal, Espanha, França, Inglaterra, parte da Alemanha, um pedaço do Leste Europeu. Pode-se, portanto, falar que, num universo muito menor, mil e quatrocentos anos depois do Império Romano, o Império Inca mostrou a sabedoria que permitiu à História Universal colher uma história de conquistas como, por igual, uma história de grandiosidade, sem prejuízo da prudência e do cuidado com a cultura e as tradições locais. Referências bibliográficas • Edward Gibbon, Décadence et Chute de l’Empire Romain, PML Editions, 1987 • Folha de São Paulo, Peru, Guia Visual, colaboradora Maryanne Blacker, 2009 • Fernando E. Salazar e Edgar E. Salazar, Cusco y el Valle Sagrado de los Incas, TANKAR, Cusco, 2005 • Patricia Temoche Cortez, Breve História dos Incas, Versal Editores, 2013 • Waldemar Espinoza Soriano, Los Incas, ediciones INKAMARU, La Paz, Bolívia, 2009.


Ambientes

Beleza de dentr

32


ntro para fora

A

beleza é apenas um dos muitos itens que compõem um projeto corporativo. Especialistas no tema afirmam que investir no ambiente de trabalho é garantia de satisfação, produtividade e também de saúde para os funcionários. Nesta matéria vamos conhecer projetos do arquiteto e urbanista Sérgio Borges, especialista em projetos corporativos.

Ambientes

Texto e fotos: Clausem Bonifácio

33


Ambientes

Leveza e praticidade.

34

Um projeto bem elaborado deve sempre priorizar a otimização de espaços e de recursos, prezando pela praticidade, conforto e segurança para o usuário final. “A proposta deve ser racional, ter como alvo a funcionalidade, buscando conforto, leveza e praticidade. O bom espaço de trabalho, além de aumentar a produtividade da empresa, faz parte da sua imagem perante fornecedores e clientes”, explica Sérgio Borges.


Os espaços de trabalho têm um tráfego de usuários alto, e é importante investir em equipamentos e produtos resistentes, essenciais para gastar menos com manutenção e garantir a segurança e conforto do ambiente corporativo. Outro item importante, e que também é comum nos projetos mais modernos, é a sustentabilidade, que pode ser observada desde a escolha dos materiais a serem empregados na execução, nas instalações adotadas, nos materiais recicláveis e nas instalações, como as luminárias com tecnologia LED ou sistema de esgoto a vácuo.

Ambientes

Segurança e conforto

35


Ambientes

MuLtiuSo

36

A otimização não é uma qualidade essencial apenas para os espaços e ambientes, mas também para todo o processo de construção. O mercado conta com uma solução inovadora, o Turn Key, em que um escritório especializado lida diretamente com todas as fases da implantação de uma proposta de arquitetura, desde a prospecção imobiliária, desenvolvimento dos projetos, execução da obra, aquisição de produtos, acompanhamento e manutenção do espaço finalizado. De acordo com Sérgio Borges, a medida “garante a coerência e integridade do resultado. A expressão americana significa girar a chave, ou seja, o cliente vai receber um produto pronto para usar, basta girar as chaves”.



SONETOS E POEMAS HENRIQUES DO CERRO AZUL

capa

Sonetos com chaves de Guilherme de Almeida

38

ÉDEN

CONTRASTE

Hoje enfim novamente (há quantos dias Que eu ansiava por esta ocasião! ), Hoje enfim, entre estranhas alegrias, De novo aperto essa pequena mão!

Longe de ti, eu te imagino perto: Vejo esse teu sorriso a todo instante; Qual se te visse, o coração amante É um doce ninho ao teu amor aberto.

De novo, entre divinas harmonias Ouço-te a voz – pulsa-me o coração! Tuas tranças revoltas e sombrias São sacudidas pela viração...

Perto de ti, te julgo tão distante... Nem mesmo vejo o teu sorriso incerto; Com saudade de ti o peito aperto Relembrando o fulgor do teu semblante.

Hoje enfim novamente me enterneço, Pois novamente o teu amor mereço, Éden que loucamente abandonei...

Também tu és como eu: – os teus sentidos Se enganam, como os meus, pelos caminhos... E assim passamos desapercebidos

Atrás de ti eu loucamente andava, Paraíso perdido que eu buscava –... PARAÍSO PERDIDO QUE EU ACHEI!

Do erro de nossos múltiplos carinhos: – Quanto mais longe tanto mais unidos, – QUANTO MAIS JUNTOS TANTO MAIS SOZINHOS!

ANACORETA

ALTERNATIVAMENTE

Desenganado desta existência de luta, Recolhi-me – ermitão – à solidão da mata, Sob a sombra fatal de uma floresta bruta, Longe do mundo vão e da cidade ingrata...

Só vivo para ti, por ti somente; É teu meu viver; mísero amante, Sonho contigo e penso em ti durante A noite e o dia alternativamente...

Falta apenas aqui para encher minha gruta, Um sorriso de luz de uma alma intemerata... – Vem tu! ...Aqui é bom. Põe teu ouvido à escuta: Ouve as aves e o rio! Ouve a brisa e a cascata!

Durante a noite taciturna e ardente, Num sonho voo a ti, sonho constante Que enche a noite divina e cintilante Até que surja o Sol no ardor do Oriente.

Vem encher de alegria esta floresta escura! Vem para minha triste e solitária ermida! Teu sorriso de luz há de dar-me ventura...

Mas quando o Sol acorda sonolento E a aurora a luz diáfana irradia, Viaja para ti meu pensamento...

Vem! ...que trarás amor a uma alma abandonada, E há de purificar-me o pensamento e a vida TUA ESSÊNCIA, QUE É TUDO, EM MEU TODO, QUE É NADA

E assim corre-me a vida fugidia, Pois sonho e penso em ti todo momento, ALTERNATIVAMENTE A NOITE E O DIA.


Foi neste bosque que nos encontramos... Mas tudo foi tão breve, foi tão breve, Que esta alegre saudade, que guardamos, É bem possível que o futuro leve... Para ver-te melhor, entre estes ramos, Fecho os olhos, recordo-te: de leve Vens a mim, e de novo nos amamos... Que graça tem o teu perfil de neve! Fecho os olhos e vejo-te: os dourados Cabelos crespos, a mãozinha fria, Sorridentes os lábios encarnados... Fecho os olhos entregue à fantasia: – Agora posso ver, de olhos fechados, O QUE DE OLHOS ABERTOS EU NÃO VIA!

ANTINOMIAS Quando penso em tua áurea e meiga mocidade, Teu sorriso de amor, teu olhar de safira, O sonho me parece uma doce verdade E a vida me parece uma doce mentira... Sim! pois contigo a angústia foge e logo invade O meu ser a alegria; a minha alma delira, E sorri de prazer, e a esperança e a saudade São os únicos bens a que a minha alma aspira. Deixa a vida de ser a verdade da mágoa Que enche o peito de angústia e que enche os olhos d’água, Torna-se uma mentira, um engano risonho. E o sonho então se torna um aceno sincero: Ah! Por ti, meu amor, eu adoro, eu venero A MENTIRA DA VIDA E A VERDADE DO SONHO!

SONHO SEM VIDA

O QUE NÃO DISSE

O doce afeto que meu ser sonhara, Cheio de enlevos, terno, comovido, Nascia cheio de uma ardência clara... Mas antes de nascer, tinha morrido!

– “Olha, eu sei que pequei (eu te dizia, Quanto deste este amor por terminado), Mas perdoa, querida, este pecado...” Porém me fulminaste de ironia.

Ele foi um capítulo perdido De uma comédia deslumbrante e rara; Foi ele um livro inédito, esquecido, Que uma mão escrevera e abandonara...

– “Eu te amo, repliquei com voz sombria, Não me abandones, quero-te ao meu lado!” Mas rasgando-me o peito lacerado, A tua boca virginal sorria...

Morreu à míngua de um sorriso terno, De um olhar, de uma frase comovida, De um gesto meigo, de um carinho enfim...

Quis dizer, com a verdade por escudo, Antes que a minha força me fugisse, Que eras meu sonho, meu amor, meu tudo!...

E assim o idílio que seria eterno, O doce sonho que não teve vida, SEM NUNCA TER COMEÇO, TEVE FIM.

Mas não achei as frases!...Com meiguice, Olhei-te então enternecido e mudo: MAS NEM SEQUER OUVISTE O QUE EU NÃO DISSE!

capa

RECORDANDO

39


Rimas esdrúxulas VIAGEM AO REINO DA FANTASIA A vida é um campo de pesquisa teórico Que abarca uma caudal de termos rígidos, Mas essa massa de sistemas frígidos Só ganha corpo e vida no alegórico! Não é preciso uma porção narcótica Para habitares a nação platônica! Basta viver na fantasia crônica, Que ela nos traz a sugestão hipnótica... Assim, não busques uma fuga erótica, Com recursos na busca mnemônica, Porque essa busca é apenas antagônica E a alma domina com uma ação despótica!

capa

Se tudo procurares ver pela óptica Do sonho, da ilusão, da vida harmônica, – de tua vida comporás a crônica Na esfera azul de uma ilusão exótica!

40

VIAGEM AO REINO DA MÚSICA Dando espírito e forma ao Sonho insólito, Vou procurar fazer um verso lírico, Um poema de fé, um panegírico E ser das musas o sereno acólito... Mas preciso de sons de um clavicímbalo, Do radiante tilintar do crótalo, Do arrebatado bimbalhar do címbalo E da harmonia do nascer do prótalo... Por isto, quero um canto diatônico Que não seja pesado nem estólido (Não é preciso para o verso sólido Que a razão molhe as frases com seu tônico!). Quero pôr a beleza num versículo! Quero pôr a harmonia num tetrástico! – o meu sonho fantástico é o veículo Que me leva ao Reino do Fantástico!...

VIAGEM ÀS ORIGENS

VIAGEM AO EGO

Quando nasceste, a realidade gélida Te recebeu no desespero agônico: Teu pequenino olhar rompeu em pérolas E foi o choro o teu protesto fônico...

Tu és um ente subjetivo, intrínseco, Íntimo, radical, ínsito, básico, Por diferir dos mais teu ser anímico E esse teu pensamento idiossincrásico...

Antes sei que nenhuma das moléculas Tinha consciência do teu ser orgânico... Vagavas, solto, em átomos, em células E não sentias nem pavor nem pânico.

O pensamento do teu ser congênito É teu, somente teu, interno e orgânico: Nasceu contigo e com teu sonho ingênito E há de seguir-te com terror tirânico.

Depois... a união do espírito e da célula... A mistura do humano e do hipostático... Nasces... e cresces... e, ao passar das décadas, Aumenta a angústia do teu ser somático!

Tua alma segue de esperanças ávida, Mas esse teu anseio é característico, Nasceu contigo e de tua alma pávida E enche de crença e fé teu sonho místico.

E agora, só com o sonho dionisíaco Hás de escapar ao mundo frio e umbrático E voltar ao País paradisíaco, Ao teu reino natal extragaláctico!

Estão na realidade do teu ânimo As tuas ilusões, num doce acúmulo; Tua grande alegria ou o teu desânimo São teus e serão teus até o túmulo.


Calor intenso, emanações endêmicas... Longe deste reduto de antropófagos Para vencer as doenças epidêmicas Discutem os cientistas bibliófagos.

VIAGEM FINAL

Vejo o perfil de uma palmeira anêmica... Mas mesmo assim, nesse perfil raquítico, Toda substância alimentar coprêmica Tem no fundo odorífero adamítico.

Tudo não passa de ilusão quimérica... Mas essa fé nas esperanças míticas E esta espera no além, fria e exotérica, Tem o poder das formações graníticas.

Alguns sábios do abismo nas diábases, Numa pesquisa inútil acadêmica, Dos restos fósseis nas histometábases Só descobrem motivos de polêmica!

A crença é como um doce afrodisíaco Que aquece a mente e deixa o corpo tépido, Que torna o sonhador feliz e lépido, Nas asas de seu sonho dionisíaco...

Repercutem fenômenos fonêmicos Dos selvagens com gritos cacoépicos, Que vêm trazendo pavilhões totêmicos E enchendo as selvas com seus cantos épicos.

Nela não há lugar para o elegíaco... Olhando o espaço, sonhador intrépido, Verás um peixe alígero, dilépido, Fulgurando entre os signos do Zodíaco!

Um terrível selvagem antropófago, Rastejando, aproxima-se em decúbito... – Gela-se o sangue pelo medo súbito De morrer e passar naquele esôfago!...

Sei que afinal as derradeiras cápides São erguidas nas tumbas da necrópole... – Vede bem o fulgor dessa Metrópole Na interminável sucessão das lápides.

VIAGEM NA MADRUGADA

VIAGEM CÓSMICA

A aurora surge...Ouço o Divino Espírito Que anima a voz da natureza enfática: E é toda a Criação seu períspirito Que se derrama na amplidão dramática

Quero o sossego de um lugar mirífico! Por isto, com o auxílio de um crióstato, Numa aeronave, cosmonave ou aeróstato, Sou conduzido por meu sonho aurífico...

A árvore canta, distendendo os músculos; Ouve-se um vago sussurrar de cálamos ... A madrugada aponta nos crepúsculos Mas depressa se esconde atrás dos álamos...

Não me auxiliam estes pés de bípede! No sereno fastígio da Astronáutica, Já não preciso da ciência náutica, De trem, de palanquim, de velocípede...

O monte veste o nevoeiro imáculo... Foi assim, em paragens tão bucólicas, Que Jesus construiu seu tabernáculo Para vencer as tentações diabólicas...

Vou num transporte aéreo, leve, alígero, Claro, envolvido num clarão piróforo, Saboreando as delícias do acratóforo, E esqueço as tramas do viver belígero...

E orou nas tentações mefistofélicas... Assim, por isso, na floresta exótica, Há um perfume de preces evangélicas, Como na nave de uma igreja gótica.

Oh! Eu queria, viajante prófugo, Num paraíso de ilusão cromática, Nunca mais retornar à terra umbrática Numa terrível descensão de acrófugo!

capa

VIAGEM À FLORESTA

41


QUADRAS AO PÁRAMO

AS CONSTELAÇÕES (ÁRIES)

Agora entrei numa floresta incásica, Afastando os espinhos de um acônito: E minha boca, de repente afásica, Mostra a surpresa do meu ser atônito.

É o Carneiro de pele fabulosa Que transformou a tantos o destino... Enfim Jasão obteve o Velocino Na aventura da Cólquida famosa...

O vento bate no flexível álamo E há uma chuva de aljôfares translúcida! Poeta, para escrever toma do cálamo! Canta a beleza da paisagem lúcida!

Sacrificado a Júpiter divino Num bosque santo da floresta umbrosa, Marte concede uma existência honrosa Àquele que o conquista, peregrino.

Nesta floresta de sombrios éculos, Onde se alastra a passarada astênica, Seja o meu verso a música ecumênica Que encha o vazio dos futuros séculos!

A pele divinal desse Carneiro era guardada pela atroz criatura que a vedava a qualquer aventureiro.

Vendo esse cata-vento e um céu bucólico Tenho nos olhos a visão nupérrima De um D. Quixote de expressão magérrima Num grande embate com um moinho eólico.

Por causa do episódio helespontíaco, Esse Carneiro que no Céu fulgura É o primeiro dos Signos do Zodíaco!

O TOURO (TAURUS) O ZODÍACO Na Primavera, o sol vê do Carneiro, Em março, a geração todos os anos; Depois a dos Bovinos soberanos: Áries e Taurus surgem por inteiro... Dois a dois, vão surgindo, em novos planos, Da cabra, os Gêmeos – maio sobranceiro... Avança a volta do Sol, por derradeiro, E imita o Caranguejo dos Oceanos... Já como o Leão, cintila os raios, forte: É a colheita... Com a Virgem para o Norte, Vai... Depois, no Equinócio, ergue a Balança...

capa

... E iguala o Dia e a Noite; com o veneno Do Scorpius, vê um Caçador Sereno... Segue a Cabra e no Aquário o Peixe lança...

42

É do Egito o Boi Ápis adorado Ou o touro da Luz, entre os Sumérios? Ou dos Indus e da Índia o Boi sagrado, Esse que brilha nos umbrais sidéreos? O culto ao Touro, em todos os Impérios, Mostra-nos como ele era venerado: Pois, entrando os períbolos etéreos, Trazia a Primavera ao campo e ao prado... Um dia, Zeus em touro se transforma, Seduz a linda Europa dessa forma... No Touro, as filhas vão de Atlas e Etérea E de Atlas com Pleione... E, num abraço, As Plêiades e as Híades, no espaço, Lindas, fulguram na amplidão sidérea!


GÊMEOS (GEMINI)

LEÃO (LEO)

Filhos de Leda e Zeus, o ser Divino, Castor e Pólux, dióscuros, partiram, Acompanhantes de Jasão...seguiram Nessa viagem atrás do Velocino.

Esse Leão, do Zodíaco na linha, Que é sempre por Apolo perseguido, Tem na Mitologia (é crença minha) Várias explicações nesse sentido...

Pólux era imortal e beluíno (Qualidades às quais todos aspiram), Contudo numa luta ambos se atiram: Morre Castor num golpe atro e assassino.

Será o Leão de Admeto, tão temido, Mas que Apolo amansou como convinha? Ou, com o rosto de Leão, será Formido, Que um lindo corpo feminino tinha?

Ao ver seu irmão morto, Pólux pede A Zeus a morte e o pai não lhe concede... Mas vendo tal afeto fraternal

Ou é Hipomenes, sedutor galante, Que num templo, com a filha de Chineu, Foi transformado num Leão com a amante?

Determinou que em astros se tornassem, E, enviados ao Céu, no Céu brilhassem Com vida interminável e imortal...

Mas, certo, é esse o invulnerável Leo Que Hércules forte sufocou triunfante E Zeus divino colocou no Céu!

Com ciúmes de Zeus, que os céus governa, Juno a Hércules condena a horríveis penas: Consegue de Euristeu, rei de Micenas, Que Hércules vá matar a Hidra de Lerna! A Hidra, na sua cólera superna, Ressuscita as cabeças, às dezenas, E entre essas tem uma cabeça eterna Que a Hércules deu as mais terríveis cenas... Um caranguejo, contra o Herói valente, Juno, na hora em que a luta está mais dura, Manda para ajudar a essa Serpente... Hércules, o esmagando, o joga à altura: E é esse Caranguejo, certamente, O Caranguejo que no Céu fulgura!

VIRGEM (VIRGO) Essa Virgem que vês no Céu, fulgindo, É Cibele, Erigônia, Ísis, Urânia? É Ceres, que acalenta o sonho lindo Dessa grande nação mediterrânea? Essa constelação, no Céu infindo, Dos princípios do Céu contemporânea, O leque de ouro levemente abrindo, Dos heróis e dos deuses é coetânea... É Istar-Astoreth atravessando Os Infernos, a virgem que se ostenta Uma espiga de trigo segurando? Seja qual for a região da Terra, Essa constelação nos representa Formosa Virgem que nos ares erra!

capa

O CARANGUEJO (CÂNCER)

43


turismo

VENEZA ITÁLIA

44


Cartões postais sem multidões, deliciosas tavernas, lindos prédios escondidinhos, lojas com máscaras de carnaval genuínas Pela redação – Fotos: Divulgação

A

PECADILHOS E EXPIAÇÃO Tem muita gente que passa apenas um ou dois dias na cidade – ou menos ainda: fica só algumas horas, a bordo de algum cruzeiro (Veneza recebe vários deles, diariamente). É um desperdício. O ideal é ficar no mínimo quatro dias para ver os principais cartões-postais e depois sair explorando o lugar mais a fundo. Por volta das 17h, quando termina o expediente, um dos programas favoritos dos venezianos é o giro dei bacari, ou seja: percorrer as bacari (tavernas) mais badaladas, que ficam escondidas no aparentemente infinito emaranhado de vielas estreitas: a Osteria Alla Ciurna (Calle Galeazza 406, San Polo), com ótimos petiscos, e a Bancogiro (osteriabancogiro.it), de comida caseira. Neles, além de provar almôndegas e sardinha assadas, bebe-se muito spritz, o drinque feito com Aperol (ou Campari), espumante e água com gás. É a cerveja dos locais: todo mundo

turismo

“Sereníssima” Veneza tem como principais atrações, merecidamente incontornáveis, a Piazza San Marco e sua suntuosa basílica; O Palazzo Ducale, que foi sede da República Veneziana e residência dos doges; as românticas gôndolas que atravessam os canais. Mas há muita coisa bacana que passa despercebida pela maioria dos embevecidos turistas de primeira viagem. Vamos apresentar aqui o que há de melhor – e olha que é muita coisa!

45


Basilica di San Marco

Ponte de Rialto

turismo

bebe, o tempo todo. “Se quiser se sentir como um veneziano, tem de tomar”, diz uma pessoa do local. Uma pequena manha para mergulhar nos costumes gastronômicos venezianos é ir, por volta das 9 da manhã, ao mercado de Rialto (ao lado da Ponte Rialto), onde donas de casa e chefs compram frutas, legumes, peixes e frutos do mar. Também vale uma visita a Pasticcerie Nobile (pasticcerieanobile.it) por volta das 17h30. Os venezianos de juízo costumam dar uma passada nessa doceria (que existe desde 1902) na saída do trabalho, para comprar bolos e bolachas amanteigadas. Depois de tanto pecado da gula, só rezando. E, aos domingos, às 11h, muitos vão à missa na Igreja Santa Maria dela Salute (Campo dela Salute, 1). Erguida no século 17, tem quadros de Tintoretto e Ticiano.

46

NOS CARTÕES POSTAIS A Piazza San Marco é uma espécie de Times Square italiana. Principal atração de Veneza, fica lotada até debaixo de frio e chuva. O lugar recebe, por dia, mais de 50 mil turistas de todo o planeta. As filas quilométricas que se formam na porta da Basilica di San Marco desanimam até o visitante mais entusiasta. Mas até que dá, sim, para driblar a multidão e aproveitar alguns desses arrasa-quarteirões do turismo mundial, sem tanta gente brigan-

Piazza San Marco


DESCOBERTAS DE KUBRICK O climão onírico de Veneza deve muito às máscaras de carnaval que enfeitam as vitrines das lojas espalhadas por suas ruelas. Feitas de papel machê em vários formatos, cheias de brilho e pompa, assustadoras até, elas são suvenires perfeitinhos para levar para casa. Nos últimos anos, porém, os chineses invadiram e lotaram os estabelecimentos

turismo

do pelo metro quadrado, mais ou menos como um turista vip. Anotem aí algumas pequenas técnicas: O horário de pico na Piazza San Marco é entre as 10h e as 15h, período em que os cruzeiros ficam atracados no porto e as excursões de city tour invadem a praça. Chegar antes das 10 não é bom negócio, porque, nesse horário, muita coisa ainda estará fechada. A boa é aparecer por ali por volta das 4 da tarde, quando o lugar começa a esvaziar, e ícones, como o Caffè Florian (caffeflorian.com), um dos mais famosos cafés da Itália, com mesinhas ao ar livre, continuam funcionando a todo vapor. ABasilica di San Marco fica cheia o dia inteiro. Então, que tal visitá-la à noite, depois que ela fecha ao público? Em setembro de 2013, a empresa italiana Walks of Italy (walksofitaly.com) lançou esse passeio exclusivo para grupos de no máximo 12 visitantes (guia incluído).

Dura uma hora e meia e custa 79 euros por pessoa. Para agendar, vá ao site e veja as datas disponíveis para fazer a reserva. Uma das melhores maneiras de apreciar a arquitetura veneziana é pela água, a bordo dos vaporettos, os barcosônibus que circulam pelos canais. O problema é que, durante o dia, tem tanta gente neles que não dá para ver nem sequer uma fresta de paisagem da janela. A pedida é embarcar após às 18h, quando estão bem mais vazios. “O circuito ideal é o do vaporetto número 1, que sai da Piazzale Roma”, ensina o escritor americano Durant Imboden, autor do excelente blog Venice for Visitors (europeforvisitors.com/venice). “Siga até a parada San Marco-San Zaccaria, já no fim do Grande Canal. Durante os 40 minutos de trajeto, você verá dezenas de palácios construídos entre os séculos 12 e 18”, explica ele. Bem perto da Piazza San Marco (cinco minutos a pé) ficam dois segredos mais ou menos bem guardados pelos venezianos. Um deles é o Casino Venier (Ponte dei Bareteri 4939). O prédio de 1750 abriga, hoje, a sede da associação cultural Alliance Française e está aberto à visitação (grátis). Ali dentro você pode conhecer os salões com móveis da época, espelhos de Murano nas paredes e afrescos no teto. Outro é o Palácio Contarini del Bovolo, localizado no fim da Rua Locande, num pátio entre ruas labirínticas. “Sem indicação, pouca gente consegue chegar ali”, diz o carioca Marco Pozzana, diretor do site Veneza-Itália (venezaitalia.com. br). A grande atração do lugar: a Scada Contarini del Bovolo, uma linda escadaria gótica em espiral. Atualmente, não dá para subir e ver a cidade através de seus arcos, porque ela está passando por uma restauração. Mas ver o prédio já é um superachado.

47


Noite em Veneza

turismo

com réplicas baratas de cerâmica e de plástico. Pois vale a pena gastar um pouco mais (cerca de 30 euros por unidade) numa das dez oficinas artesanais que sobrevivem na cidade. As máscaras da famosa Il Canovaccio (ilcanovaccio.com) apareceram no filme De Olhos Bem Fechados, de Stanley Kubrick. O diretor também teria comprado artigos na apaixonante Ca’Macana (www.camacana. com), um lugar com fantasias expostas e ateliê ao fundo. E o Laboratorio Artigiano Maschere (Barbaria dele Tole, Castello 6657), uma das oficinas mais antigas, tem máscaras de papel machê e couro.

48

A NOITE É UMA CRIANÇA A Sereníssima sempre foi conhecida como um lugar avesso a grandes baladas, onde a noite é low-profile e nada segue madrugada adentro. Pois essa característica começou a mudar de três anos para cá, com a abertura de casas. Uma das mais quentes é o bar El Sbarlefo San Pantalon (Dorsoduro 3757), inaugurado em agosto de 2013 em um beco de Dorsoduro. Num ambiente elegante, com luzes de neon amarelas, tem petiscos, boa variedade de rótulos de vinho e jazz ou rock ao vivo nos fins de semana. Outro bar que começa a funcionar bem tarde é o Skyline, no terraço do hotel Hilton Molino Stucky. E o Enoiteca Mascareta, dos mais populares, garante o agito até pelo menos as 2h. É ali que chefs e funcionários dos restaurantes se reúnem depois do trabalho.


ONDE FICAR No Rialto (rialtohotel.com, a partir de 140 euros) de frente para a ponte homônima, os quartos são mobiliados com peças do século 18. Ai do Mori (hotelaidomori.com, a partir de 50 euros) tem ótimo custo-benefício e fica a alguns passos da Piazza San Marco. Albergo Antico Capon (anticocapon. com; a partir de 36 o quarto coletivo e a partir de 114 o quarto para duas pessoas) fica no agito da Piazza Campo Margherita. COMER Aberto em 2013, o CoVino tem clima

intimista, boa carta de vinhos e menu enxuto (36 euros por pessoa). Entre os destaques está o risoto de açafrão e o macarrão com molho de anchovas e passas. Osteria da Fiore, é um dos melhores da cidade (tem uma estrela no Guia Michelin). O menu degustação, com vinho incluído, sai por 120 euros. O tradicional Vecio Fritolin, com mais de 200 anos, serve massas, pães, pudins e sorvetes feitos lá mesmo. La Boutique del Gelato, para a sobremesa, vale uma visita. É considerada a melhor sorveteria de Veneza.

turismo

A ONDA DO GLAMOUR Vários hotéis chiques foram abertos de um ano para cá na região do Grande Canal. Ficam em palacetes alucinantes, têm conforto de sobra e, em troca, cobram diárias que começam em 440 euros e podem passar de 1.000 euros. O mais glamouroso é o Palazzo Gritti, reaberto em 2013, após uma reforma de 35 milhões de euros. O edifício foi construído em 1525 para ser residência do doge Andrea Gritti, o governante de Veneza na época, com 82 quartos, todos decorados com antiguidades venezianas e luminárias de vidro de Murano feitas à mão. Outro é o Aman Canal Grande, instalado em um palácio do século 16, inaugurado em abril de 2013. É intimista, com apenas 24 aposentos. E o Luna Hotel Baglioni, o mais novo deles. Lançado em maio deste ano, tem quartos suntuosos, com banheiros de mármore de Carrara, lustres, janelões e terraço para o Grande Canal.

49


União de Diego Badra e Thaís Santiago na Igrejinha da Asa Sul

F

otografar o casamento de Thaís e Diego Badra teve um sabor especial para nós, da Iff Fotografia. Primeiro porque temos um carinho muito grande pela família e depois porque adoramos fazer imagens na Igrejinha da 307/308 Sul, por conta da sua história e arquitetura. A cerimônia foi simples e sofisticada ao mesmo tempo, a cara dos noivos. Jovens e de bem com a vida, eles estavam radiantes (e chorões) em boa parte das fotos. Escolheram uma manhã de brisa leve, em pleno inverno brasiliense, para dizer SIM. Era o dia 2 de agosto de 2014. Thaís estava linda com um modelo Maria Virgínia e sapatos Daniel Leste Valadares, ideal para o mini wedding. Rodrigo Resende, da Magia das Flores, decorou a Igrejinha com belos arranjos de margaridas amarelas e brancas, além de ter feito o buquê da noiva e a decoração da recepção. Frei Junio realizou a cerimônia e encantou a todos com sua simplicidade e palavras sábias. Na saída, antes de se dirigirem ao Ristorante Limoncello, todos eram agraciados com espumante e bem casados. Tudo estava preparado com muito carinho. Um naked cake do Ateliê Mãe e Filha complementou o casamento, que teve assessoria e cerimonial feitos pelo Grupo César Serra. Aquele dia, sem dúvida, ficou gravado na memória de todos.

casamento

Fotos: Lincoln Iff, Eduardo Iff e Ana Tereza Borges.

50

Ana Claudia e o filho Diego

Tainá Oliveira

A noiva com o pai, Aluizio Santiago


Os noivos Thaís e Diego Badra

Os noivos e os pais da noiva, Francisca e Aluizio Santigo

Ana Claudia Badra e o marido Alfredo Cotait

Pais da noiva, Francisca e Aluizio Santigo, e os pais do noivo, Ana Claudia Badra e Edson Garcia Nunes

Pedro Gordilho com os noivos e Consuêlo

casamento

Consuêlo Badra e Cesar Serra

51


52

gastronomia


Joias brasileiras no prato Por Adriana Nasser – Fotos: Divulgação

C

amu-camu, uxi, biribiri, bacaba.... Você conhece? Provou ou ouviu falar? Pois é, todos esses nomes que podem soar estranhos são frutos típicos da Amazônia, mas ainda desconhecidos para boa parte do país. Aqui em Brasília, quem começou a apresentar alguns deles ao público e mesclar a culinária do Norte com a da capital foi Francisco Ansiliero. Dom Francisco, como é conhecido, viveu um bom tempo em

Rondônia, onde trabalhava no extinto Ministério do Interior, e sempre explorou o que a região oferecia de diferente. Catarinense e descendente de italianos, Francisco chegou à Capital Federal em 1988. Com o tino comercial apurado, inaugurou seu primeiro restaurante em julho de 1988, na 402 Sul. A picanha e o bacalhau são ícones consagrados, além da famosa farofa de ovos e a deliciosa torta de castanha do Brasil. Mas o chef, pesquisador e explorador que sempre inovou e apresentou aos brasilienses ingredientes diferentes, ousou mais uma vez. Sua última empreitada foi incluir o mangarito

gastronomia

Produtos amazônicos e do cerrado ganham destaque na gastronomia

53


gastronomia 54

no menu de seu restaurante na Asbac. Este mês, Brasília ganhou mais um representante da gastronomia de fusão, aquela que mescla, com primor, ingredientes de culturas diferentes. Comandado pelo chef Leandro Nunes, o restaurante Jambu, que chegou para apresentar a culinária contemporânea com toque paraense, abriu as portas na Vila Planalto. Nascido em Belém e criado em Brasília, Leandro deixou o curso de Direito no quarto semestre para se dedicar à hotelaria. Iniciou os estudos pela Castelli, em Canela – RS. Foi lá que teve sua primeira experiência em uma cozinha profissional, na cozinha do hotel Casa da Montanha. Formado pela escola Le Cordon Bleu de Paris, ele estagiou na cozinha do Noma, em Copenhague, na Dinamarca, restaurante eleito o melhor do mundo em 2010, 2011 e 2012 pelo The World’s 50 Best Restaurants. Em Paris, passou pelo tradicio-

nal Café Constant e, em Brasília, pelos restaurantes Patú Anú e Oscar. Nem bem inaugurou e o Jambu já conquistou os paladares mais exigentes com pratos como a Fraldinha grelhada ao molho de vinho tinto e açaí servida com farofa de jambu e cebola roxa. Outra criação que caiu no gosto de quem já passou por lá é o Nhoque de beterraba com pera, gorgonzola e molho de espinafre e tucupi. Como a casa não explora apenas a culinária amazônica, Leandro abusa também da cagaita, guariroba, pequi e baru, ingredientes típicos do cerrado. Todos eles aparecem com criatividade

no menu, que é mudado a cada 15 dias. Além disso, o novo restaurante oferece, com exclusividade, duas cervejas: uma de jambu e outra de ipê roxo. “Eu uso muitos ingredientes do norte e alguns do cerrado. Minha ideia é explorar e valorizar nossa cultura”, comenta o chef. Para ele, combinar sabores do cerrado e do Pará, sua terra natal, com a gastronomia internacional é um dos segredos para criar pratos diferentes. “Essas combinações caem no gosto de quem busca algo diferente e, além de valorizar a cultura da região, temos a uma boa oportunidade para movimentar a economia local”, diz Leandro.


Confira outras boas novas da nossa Cidade: Cerveja trio – O Trio Gastronomia lançou sua própria cerveja, a Sumac Ale. A bebida, que tem receita desenvolvida pelo chef Emerson Mantovani, foi produzida pela Cervejaria Käfer e será comercializada no Empório do Trio (213 Sul). A casa contará com apenas 100 unidades da bebida, que possui uma levedura de alta fermentação e leva em sua composição água, maltes, lúpulus, além do sumac, especiaria indiana que confere um sabor cítrico, trazendo um frescor diferenciado à bebida. A garrafa de 600ml custa R$14. Gastronomia regional italiana Até o fim de setembro, o espaço Antonello Monardo oferece uma série de jantares da mais pura culinária italiana. Serão jantares preparados pelo o Chef Valerio Centonze, que irá cozinhar para os comensais menus completos das seguintes regiões italianas: Lazio, Puglia, Campania, Abruzzo, Sicilia, Liguria e Toscana. Cada jantar sai por R$180,00. Mais detalhes na Monardo Caffé, na 201 Sul.

Café universal – A cada estação, o Universal lança um café novo feito exclusivamente para a casa. Para a Primavera, o barista Márcio Dias já selecionou grãos que darão um toque pra lá de especial no café da próxima edição, que terá notas florais, erva cidreira, acidez acentuada e equilibrada, corpo suave e, no final, lembra caramelo. Vamos aguardar!

Panelinhas – Com anos de tradição, a Confeitaria Francesa não para de inovar. As últimas novidades da casa são as panelinhas de chocolate recheadas de brigadeiro que são de dar água na boca! São três sabores: nozes, chocolate trufado e musse de limão.

gastronomia

andar novo no Loca – Há um mês, o Loca Como Tu Madre (306 Sul) ganhou um novo ambiente todo fechado e climatizado. O espaço tem capacidade para 24 lugares, distribuídos em mesas de três e seis lugares. Com isso a capacidade do gastropub aumentou para 120 lugares.

55


56

treino


A melhor forma de

queimar

gordura O HIIT é um programa aeróbico, no qual se alterna intervalos de intensidade moderada com períodos de esforço máximo

Por Fernanda Caixeta – Fotos: Amaury Simões

treino

O

treino aeróbico é importante para perder gordura e para manter uma boa saúde. E todos sabemos que a maioria odeia esse exercício, por ser demorado e entediante. Muitas pessoas procuram pelas melhores formas de queimar gordura, porém a grande maioria não obtém os resultados desejados. Em meio a várias técnicas disponíveis, uma delas é reconhecida por fornecer ganhos muito satisfatórios, o HIIT (High Intensity Intermittent Training, em português traduzido como Treinamento Intervalado de Alta Intensidade),

57


treino

O Cia SpinningHIIT tem diferentes variações com carga, velocidade e posições

58

que pode ser executado por pessoas em todos os níveis de aptidão física, pois a ideia é melhorar gradativamente. No começo os treinos de alta intensidade podem durar menos, com o tempo a resistência aumenta e o nível de treino também. Excelentes resultados podem ser alcançados com treinos de 15 a 20 minutos. A academia Companhia Athletica, que possui a certificação ISO 9000, lançou o Cia HIIT, um treinamento que alterna períodos curtos de exercícios de altíssima intensidade e de descanso entre eles, proporcionando melhores resultados com menor tempo de atividade diária e de forma saudável. São três tipos de aula: o Cia AquaHIIT; Cia SpinningHITT e o ClassHIIT. As atividades têm duração de 20 minutos, o que equivale a uma hora de treino intenso, sendo que os dez primeiros são reservados ao aquecimento, à introdução correta dos oito exercícios que serão utilizados no momento mais intenso da aula. A parte principal tem duração de quatro minutos, sendo oito períodos de 20 segundos, com exercícios realizados

O “HIIT” consiste em um treinamento aeróbico de alta intensidade com curta duração, intervalando com fases de intensidades mais baixas

em alta intensidade, intercalados com intervalos de dez segundos de descanso. Os últimos seis minutos são destinados ao desaquecimento. O ClassHIIT é composto por exercícios funcionais e globais como agachar, empurrar, puxar, saltar e correr, utilizando diferentes materiais como o peso do próprio corpo, kettlebells, bar-

ras, cordas, fitas para treino suspenso e caixas para salto. O AquaHIIT abrange exercícios aquáticos com suspensão, deslocamentos, impulsão vertical e exercícios resistidos, executados com força e velocidade. Já o Cia SpinningHIIT tem diferentes variações com carga, velocidade, posições, que visam ao alcance da maior intensidade.


“O consumo de calorias e repouso nas primeiras horas pós-exercícios de alta intensidade pode dobrar”, diz Mônica Marques

e isso resulta em um metabolismo acelerado que dura horas, mesmo após o término da atividade, que chamamos de EPOC, sigla para “excess post excersise oxygen consumption”, ou em tradução livre, o consumo excessivo de oxigênio após o exercício. O HIIT pode ser feito em qualquer atividade, seja na esteira correndo, na bike, no elíptico ou até mesmo com movimentos de saltos, por exemplo. A Bodytech já tem atividades usando a metodologia HIIT, como o 20 Minute Workout.

Segundo o dr. Luciano Nery Lourenço, médico da Cia Atlhetica, os estudos científicos já não deixam dúvidas quanto ao maior rendimento, tanto em capacitação cardiorrespiratório, circulatório, quanto à perda de gordura com os exercícios de curta duração e alta intensidade. “É preciso fazer uma consulta médico desportiva, que inclui uma anamnese completa do histórico de doenças e práticas desportivas, bem com o eletrocardiograma de repouso, ecocardiograma e teste de esforço, todos executados na mesma consulta para avaliar o aluno nessa modalidade de HIIT”, informa o doutor. “Para se evitar surpresas durante o exercício, mesmo este sendo de baixa intensidade, deve-se realizar uma avaliação física prévia feita por um profissional de educação física registrado no Conselho, conclui a presidente do CREF7”, Cristina Calegaro. Onde encontrar: Companhia Athletica: (61) 3322-4000 BodyTech: (61) 3224-4149 CREF7: (61) 3321-1417

treino

O programa trouxe para a maioria dos praticantes a percepção de esforço máximo e eles chegam à fadiga no décimo quinto minuto de aula. Quando isso acontece, há a sensação de que a missão foi cumprida e não há necessidade de treinar mais naquele dia. É possível queimar até 570 calorias com essa modalidade. A diretora técnica da Cia Athletica, Mônica Marques, explica que o consumo de calorias e repouso nas primeiras horas pós-exercícios de alta intensidade pode dobrar. “Isso é altamente interessante para quem deseja emagrecer”, informa. “O número de calorias da aula, somado ao de calorias extras pós-exercício, normalmente é equivalente à quantidade de calorias de uma aula convencional de 60 minutos com intensidade moderada. Você consegue o mesmo efeito em menos tempo”, complementa. De acordo com o coordenador de programa Bodytech, Gabriel Signorelli, o HIIT gera um déficit na demanda de oxigênio para o nosso sistema aeróbio

59


dentes

Todos contra

60


a o bruxismo INVISTA NO USO DE PLACAS DE ACRÍLICO Se o fechamento da boca for diagnosticado como anormal, o uso de placas intrabucais ajuda a diminuir os sintomas de bruxismo. As mais conhecidas são aquelas prescritas contra o tensionamento da mandíbula. Nesse caso, as placas relaxam a musculatura da boca e melhoram quadros de dor. Mas sua utilização dependerá do diagnóstico: elas podem ser indicadas para antes de dormir ou também ser usadas durante todo o dia.

EVITE SOBRECARREGAR A MANTÍBULA Engana-se quem pensa que o mal fechamento da boca é provocado apenas pelo desalinhamento dos dentes. O problema pode ser fruto também de hábitos ruins, como roer unhas, morder a caneta, e também mastigar chichetes excessivamente. Outra dica dos especialistas é evitar uma tensão desnecessária na mandíbula, além do desgaste dos dentes. Como? Risque da mesa e do cardápio os alimentos excessivamente duros.

DESCUBRA A ACUPUNTURA Uma pesquisa de 2004, publicada na Revista Gaúcha de Odontologia, validou os benefícios da acupuntura como tratamento complementar para casos de bruxismo. No estudo, 15 pacientes foram submetidos a uma única sessão de técnica. Na sequência, a atividade dos seus músculos mastigatórios foi avaliada nos momentos de repouso durante um período de cinco dias. Os resultados apontam para uma diminuição na tensão muscular da região.

NOITES MUITO MAL-DORMIDAS Dormir tranquilamente pode ajudar a diminuir o estresse e, consequentemente, o bruxismo. Mas nem sempre quem apresenta um sono de baixa qualidade sabe que possui o problema. Um exemplo é a apneia, na qual uma obstrução pode provocar a suspensão da respiração e queda no oxigênio da circulação. Nesse caso, o paciente acaba despertando diversas vezes ao longo da madrugada sem perceber. O tira-teima do problema é feito por um exame específico, conhecido como polissonográfico.

ALINHAMENTO DOS DENTES Para que o fechamento da boca (oclusão dentária) ocorra de forma eficiente, é preciso que os dentes estejam posicionados de forma correta em suas respectivas arcadas. Em caso de desalinhamento, haverá uma forte predisposição para ranger. Além disso, o atrito gerado pelo mal contato das arcadas pode provocar desconforto na musculatura e dores de cabeça. Para corrigir o problema, a indicação é consultar um especialista em ortodontia, profissional que será capaz de sugerir o uso de aparelhos ortodônticos adequados.

DIMINUA O ESTRESSE Assim como os ombros ficam tensos após um dia estressante, a pressão sofrida no cotidiano pode ser descontada na mandíbula. Recuperar a qualidade de vida influencia positivamente quem sofre com o bruxismo. Mas como o estresse é multifatorial, procure solucionar as situações que causem aumento da tensão, como o trânsito ou a pressão imposta por problemas pessoais. Pratique esporte e faça pausas durante o expediente para respirar profundamente.

dentes

Acordar com a musculatura do rosto dolorida ou sentir estalos ao articular a boca podem ser sinais de atrito entre os dentes durante a noite. Mas esses sintomas podem ser amenizados com algumas dicas simples

61


Com vergonha de malhar O ambiente de muitas academias afasta as mulheres cheinhas dos exercícios

U

m educador físico verificou o índice de massa corporal, o famoso IMC, de 12.415 indivíduos logo depois de eles se inscreverem nas aulas de musculação. E qual não foi sua surpresa ao notar que a turma do sexo feminino geralmente chegava à sala de ginástica já dentro do peso adequado. É provável que as mulheres com sobrepeso evitem esses locais por vergonha da própria forma física. Afinal, ali a estética infelizmente costuma ser supervalorizada, avalia o educador físico. Isso, contudo, não é motivo para cair no sedentarismo. Hoje, por exemplo, existem redes de academia em que os homens não são admitidos. Essa característica ajuda a aplacar o clima de culto ao corpo. De qualquer jeito, o importante é se exercitar pensando nos benefícios à saúde.

ALÉM DOS PNEUS...

...As madeixas também podem tirar as mulheres do mundo das atividades físicas. Em um levantamento americano publicado na revista científica Archives of Dermatology, 40% das participantes alegaram não se mexer com regularidade por medo de o suor prejudicar a aparência dos fios ou um eventual tratamento capilar.

POR UMA DOSE MENOR DE ANALGÉSICO

fitness

“Esse tipo de medicamento quase sempre é utilizado para controlar a dor em casos de entorse de tornozelo, uma lesão bastante comum nas práticas esportivas. Acontece que os remédios em questão às vezes acarretam distúrbios gastrointestinais e até cardiovasculares. Com isso, é bom tratar esse tipo de contusão com uma quantidade menor de analgésico do que a usual. As pessoas melhoram da mesma maneira que outros pacientes e, mais que isso, apresentam menos efeitos colaterais”, comenta Dr. Plinio Brant.

62


Envelhecimento protegido “O homem vive enquanto vivem as suas artérias.”

É

Dr. Eduardo Pinho Tavares

reativa (que mostra inflamação crônica no organismo, causando obstruções nas artérias) também são fatores importantes no combate às doenças que tiram a qualidade de vida. Se você começar a se cuidar agora mesmo, com exames modernos e cuidados preventivos mais sofisticados, você pode fazer parte da estatística de cientistas que acreditam que nossa expectativa de vida

chegará a 120 anos em 2024. Com o equilíbrio dos hormônios, dos sais minerais e o controle dos fatores de risco, é possível programar um envelhecimento saudável. Afinal, viver muito é pouco, você merece viver muito bem. Médico Responsável: Dr. Eduardo Pinho Tavares (Especialista em Geriatria - reg. 080) CRM - MG 5599 CRM – DF 21017

clinlife

comum ouvirmos histórias sobre pessoas aparentemente saudáveis, com exames médicos em dia e que morreram de repente de um ataque cardíaco. Infelizmente é um caso frequente, principalmente em pessoas estressadas e sedentárias. E nós sabemos que uma cintilografia miocárdica teria indicado o comprometimento das coronárias e evitado o mal súbito. Estes acontecimentos nos fazem refletir sobre nossa própria saúde e como estamos nos cuidando. Você conhece seus níveis hormonais e a saúde de suas artérias? Você sabe quanto está a sua homocisteína ou sua proteína C reativa ultrassensível? Uma alimentação inadequada ou uma deficiência do intestino para absorver nutrientes pode levar à carência de vitaminas e sais minerais essenciais, você sabia? Pouca gente pode responder afirmativamente a essas questões. Um desajuste hormonal pode ser detectado pela baixa disposição para o sexo, cansaço, desânimo, resistência ao emagrecimento, queda de cabelo ou unhas quebradiças. O cálcio e o magnésio preservam os ossos, manganês dá imunidade e selênio é poderoso contra o radical livre. É importante estar com todos eles nos níveis corretos. O geriatra e gerontólogo da Clinlife, centro de medicina integrada, Dr. Eduardo Pinho Tavares, afirma que a dificuldade no diagnóstico ocorre principalmente porque as pessoas não observam seu corpo. “Muitos acham que estão se sentindo desanimados e cansados porque estão trabalhando muito, por exemplo, e pode haver outra causa. É possível prevenir os efeitos do envelhecimento”, explica. Colesterol alto, pressão alta, obesidade, diabetes, estresse, vida sedentária, cigarro e hereditariedade podem contribuir para a aterosclerose, ou seja, a progressiva obstrução das artérias. E podem ser controlados. O fibrinogênio, a lipoproteína A, a homocisteína e a proteína C

63


Lichia

fruta

Hidratação máxima 64

Também conhecida como morango chinês, a fruta é bem própria para o verão que se aproxima. E não é para menos: além de ser repositora hídrica de respeito, é fonte de vitamina C, potássio e antioxidantes que previnem o envelhecimento.


De onde vem? A lichia (Litchi chinensis) é originária do extremo oriente e cultivada em regiões de temperaturas amenas. É fruto da lichieira, árvore de grande porte que chega a atingir de 10 a 15 metros de altura. Quando em generosas safras, a espécie produz cerca de 150 a 200 quilos de frutos dispostos em cachos.

De onde surgiu? Reza a lenda que a frutinha chegou ao Brasil por volta de 1810 como presente do Imperador chinês a Dom Pedro I. Tempos depois, começou a ser comercializada no país, no entanto, importada de produtores asiáticos. Atualmente, Paraná, Minas Gerais e São Paulo são os maiores responsáveis pela colheita nacional. Este último estado, por sinal, produz 90% da fruta brasileira, em função das condições climáticas favoráveis. Curinga da mesa Além de ser apreciada in natura, a lichia (parente do guaraná) é boa alternativa para sucos, drinques, temperos, molhos, licores, geleias, musses, sorvete, compotas ou suflês. Na versão desidratada pode ser aproveitada em chás como adoçante. Gato por lebre Para saber se a fruta está madura, atente-se à coloração. O vermelho intenso indica que o alimento está pronto para consumo (prefira dessa maneira). Contudo, o tom castanho ou esverdeado não significa que esteja azedo. Pelo contrário, o fruto pode estar bem docinho. A explicação é simples: vento excessivo ou falta de luz solar no crescimento alteram a tonalidade da casca. Por fim, despreze frutas manchadas e com pontos escuros.

SUFLÊ DE LICHIA Ingredientes: 500ml de leite desnatado; 6 gemas; 100g de açúcar; 100g de farinha de trigo; 4g de manteiga; 150g de lichias em calda; 200g de claras; 40g de açúcar; Cascas de laranja a gosto. Preparo: Em uma panela, coloque o leite, açúcar, gemas, farinha de trigo, manteiga e cascas de laranja. Mescle com ajuda de um fouet (batedor manual). Em fogo brando, mexa até a mistura ganhar consistência cremosa. Em outro recipiente, bata as claras em neve com o açúcar e reserve. Junte a massa preparada com as lichias em calda e misture com um fouet. Por último, adicione, delicadamente, as claras em neve. Unte quatro ramequins (recipiente próprio para suflê) com manteiga e polvilhe açúcar refinado. Coloque a mistura para assar em banho-maria, em forno preaquecido a 200° C, até que fique consistente e dourado. Rendimento: Quatro porções.

Conservação ideal No verão, o ideal é encontrar alimentos aliados da boa forma, certo? Então, anime-se: 100 gramas de lichia – que correspondem, em média, a cinco unidades – possuem apenas 0,4 gramas de gordura e 65 calorias. E mais! Cerca de 80% da fruta é composta por água, logo, é considerada uma repositora hídrica de qualidade, própria para ser consumida nos dias quentes e após atividades físicas. Digestão em ordem Os ácidos fenólicos presentes no fruto ajudam no processo digestivo. Essas substâncias contribuem, ainda, no trata-

Dá-lhe vitamina C! A lichia é um bom concorrente nesse quesito. Cem gramas da fruta contêm 60 miligramas do nutriente, enquanto o limão e a laranja apresentam 52 miligramas. Entre as funções da vitamina C estão a participação na síntese de colágeno (substância que oferece estrutura a músculos e tendões), contribuição para a saúde dos dentes e gengivas, auxílio na absorção do ferro proveniente dos vegetais, papel imunológico – o que garante resistência às infecções – e ação antioxidante, prevenindo o envelhecimento precoce. Complexo de peso As vitaminas do complexo B também integram a lista de nutrientes da frutinha. A tiamina, por exemplo, é importante para ativar o sistema circulatório, responsável pela distribuição de nutrientes para os tecidos do corpo. A riboflavona é necessária para a formação dos glóbulos vermelhos e produção de anticorpos. E a niacina ajuda no funcionamento do sistema nervoso e da circulação sanguínea. Outros integrantes Cálcio, ferro, fósforo e potássio. Esses nutrientes também compõem a lichia, mas o último é o mineral que mais se destaca – 170 miligramas em 100 gramas da fruta. A substância é importante para regularizar a pressão arterial e coadjuvante contra a retenção de líquidos. Vale ressaltar que a carência de potássio está associada a doenças cardíacas. Inimiga do câncer Estudo realizado por uma instituição francesa revelou que um dos alimentos com alta concentração de polifenóis é a lichia. A substância possui reconhecida ação antioxidante e, embora de maneira preliminar, é possível sugerir que a fruta, entre outros efeitos, auxilia na prevenção de câncer quando aliada a uma dieta saudável, uma vez que inibe a degradação precoce das células.

fruta

Aparência e sabor Comestível, o fruto oval apresenta casca dura e rugosa e, geralmente, cor avermelhada. Em média, cada unidade tem entre 20 e 25 gramas. A polpa, por sua vez, é branca e gelatinosa, com sabor adocicado e aroma agradável. Além disso, possui um pequeno caroço. Devido ao gosto e textura do interior, muitas vezes é comparada à uva-itália. Para consumi-la, basta apertar a casca com leveza que o fruto se abre.

mento de doenças hepáticas e gástricas, uma vez que facilitam o trabalho de órgãos como fígado e estômago na digestão. Vale dizer que os ácidos também favorecem a absorção de nutrientes.

65


E se a água potável acabar? E se... ...O setor de alimentos sofrer os impactos do desabastecimento e a carne sumir dos mercados, a produção de grãos for prejudicada e o consumo de água passar a ser regulado? Dá medo? É esse o mundo para onde caminhamos Por Wemerson Santos – Fotos: Divulgação

mundo

S

66

e a notícia parece dura demais e bateu aquela vontade de chorar, fique calmo – é melhor economizar até as lágrimas, porque vai piorar. Uma pesquisa das Nações Unidas, por exemplo, prevê que 2,7 bilhões de seres humanos – 45% da população mundial – vão ficar sem água até 2025. O mesmo estudo mostra que hoje o problema já afeta 1 bilhão de indivíduos, principalmente no Oriente Médio e norte da África. E não pense que isso é problema exclusivo dos gringos. Aqui no Brasil, o estado de São Paulo, o mais populoso do país, já “enfrenta” os efeitos da falta de água. Suas armas? Rodízio e racionamento. Embora o governo paulista negue, a imprensa paulista relata que toda noite, por volta das 22h, é a mesma coisa: as torneiras secam nas casas dos moradores das Zonas Norte, Leste, Oeste e das cidades de Osasco e Cotia, ambas na Grande São Paulo. Inconformados com a falta de água não declarada aplicada pela Sabesp (concessionária de serviços de saneamento básico de São Paulo), um grupo de amigos criou uma página no Facebook para reunir os casos de desabastecimento. O nome: “Alckmin, tá faltando água aqui em casa”. Na página, são várias as reclamações de moradores de Guarulhos – que já tem racionamento oficial de água –, São Miguel Paulista, Zona Leste, Capão Redondo, Zona Sul, Rio Pequeno, na Zona Oeste, além dos já citados Butantã e Osasco. Em um dos comentários, o internauta pergunta: “Será que está faltando água nos Jardins, no Morumbi e na Vila Mariana?”. A resposta padrão do governo: “Não há racionamento”. Enquanto definem se é crise ou não, o velho pesadelo dos ambientalistas de que as reservas mundiais de água doce vão entrar em colapso em algum momento do século XXI vai ficando cada vez próximo de virar realidade.

Potências econômicas como Índia, China e África do Sul já estão próximas de entrar na estatística de países desabastecidos de água. “Nesses lugares, as reservas deverão se esgotar completamente”, alerta o autor do estudo citado logo na abertura desta matéria, o geólogo Igor Shiklomanov, do Instituto Hidrológico Estatal de São Petersburgo, Rússia. Ainda de acordo com o geólogo, o precário abastecimento de água desses lugares vai falir, por vários motivos. O principal deles: o aumento cada vez mais crescente da população mundial e com ela a agricultura, a atividade humana que mais consome o água. A estimativa é de um aumento no consumo de água em até 200% em 25 anos. E para deixar a situação ainda mais dramática, entra em cena um dos vilões mais conhecidos e “combatidos” pelo mundo afora: a poluição. É ela, inclusive, a responsável pela piora da saúde dos rios – as principais fontes de água doce da Terra. E hoje, metade dos mananciais do planeta está ameaçada pela poluição e pelo assoreamento. Para se ter uma ideia, só a Ásia despeja anualmente em seus redutos de água 850 bilhões de litros de esgoto. E vale o destaque: cada litro de sujeira num rio inutiliza 10 litros da sua água. Calma, ainda temos saídas As previsões não são nada animadoras, é verdade. Mas não estamos terminantemente condenados. Os rios e lagos degradados pela ação do homem podem ser despoluídos. Existem novas técnicas de tratamento capazes de reutilizar até a água do esgoto. E isso já vem sendo praticado em países desenvolvidos. Se você, que segura esta revista, foi à Disneylandia, provavelmente deve ter notado o gosto estranho da água. Acontece que ali, em Orange County, no estado americano da Califórnia, o reaproveitamento da água do esgoto já acontece há quase duas décadas. Parece nojento, mas não é. A reutilização da água do esgoto foi a solução encontrada para que o lugar não secasse.


E além dessa técnica de reaproveitamento, existem as famosas dessalinizações da água do mar. Uma técnica quase milionária, mas que aos poucos vem se tornando mais acessível. No entanto, isso não quer dizer mais fácil e econômica. Para se ter uma ideia, 1 litro de água dessalinizada requer 4 litros de água do mar, a um custo de até US$0,90 o metro cúbico, de acordo com informações da International Desalination Association. Só o estado de São Paulo gastaria quase R$140 milhões em dessalinização por mês. Como resultado, a água custaria muito mais do que os R$3 por metros cúbicos de hoje. E vale o destaque: mesmo que ainda seja um processo caro, quem investir antes em dessalinização largará na frente. Atualmente, na Arábia Saudita, por exemplo, 70% da água é dessalinizada. Nações sul-americanas como o Brasil também serão importantes por causa do aquífero Guarani, maior fonte de água subterrânea do mundo, que fica sob os nossos pés.

2050, serão comuns casas com água reutilizada para cozinhar e beber. A tecnologia de purificar líquidos de esgoto também deverá ser algo popular. E enquanto isso tudo se desenrola aqui, na Terra, as apostas são para uma nova corrida espacial. Só que desta vez as potências espaciais como Estados Unidos, Rússia, Índia, Paquistão e China, além de empresas privadas, buscarão água em asteroides e nas calotas polares de Marte, onde haveria mais água que no solo da Lua. Parece uma cenário estranho demais, mas acredite, não é. Se a água, um dos maiores bens da humanidade, continuar se esgotando, ela será, em breve, um bem disputado e motivo de guerras e de exclusão social. Enquanto isso não acontece, a dica é economizar. SERVIÇO: idadesal.org onu.org.br

mundo

Soluções estranhas Enquanto o Brasil ainda não entra em total colapso com a falta de água, algumas soluções já vêm sendo adotadas em alguns pontos dentro e fora da terra. Na Estação Espacial Internacional, por exemplo, desde 2008 astronautas bebem água graças a um equipamento que recicla o suor e a urina da tripulação. Em

67


e Camicado A Camicado, rede de lojas com 25 anos de atuação no mercado casa & decoração, inaugurou dia 26 de julho nova unidade em Brasília, no Shopping Pátio Brasil. A loja tem uma área total de 511 metros quadrados e sua inauguração contou com várias surpresas, prêmios e serviços especiais para promover integração entre os consumidores e a loja. Foi o caso da ação “Comprou, Ganhou!”, que presenteou os clientes com sacolas customizadas nas compras acima de R$250. Teve ainda demonstração de produtos Fondue, Nespresso, Brinoz, Oster, 3 Corações, entre outros. Como nas demais lojas da rede, a Camicado coloca à disposição do público sua tradicional Lista de Casamento com várias vantagens e com o apoio de consultora especializada e loja virtual. A nova loja oferece ainda listas para Chá de cozinha, Chá-Bar, Open House, Bodas e também o Cartão Presente, uma opção super prática para quem presenteia e bem-vinda para recebe o mimo.

4Legal Coworking Com quatro unidades de negócios – Coworking, Escritórios Virtuais, Eventos e Consultoria –, o 4Legal Coworking trabalha como uma verdadeira potencializadora de empresas. São vários profissionais, de diversas áreas, compartilhando espaços, ideias e experiências para desenvolverem os seus projetos em cooperação. O grande objetivo do 4Legal é permitir que o propósito de cada empresa – chamada coworker – possa ser exercido em todos os seus projetos e tornar seus profissionais verdadeiramente autônomos e capazes de abraçar o desafio de criar em colaboração. Além da estrutura, o 4Legal ainda oferece amplos espaços de uso comum, divulga os projetos em todas as suas ações de comunicação digital e procura conhecer as particularidades de cada negócio para facilitar a interface entre os coworkers e ajudá-los a fazer negócios em conjunto.

Corpometria A Corpometria é referência nacional em estudo detalhado do corpo, incluindo composição, metabolismo e performance corporal. Dispõe dos melhores exames do mundo para cada um desses aspectos do corpo humano. Além disso, oferece tratamento endocrinológico de excelência com acompanhamento próximo e verdadeiramente individualizado. A empresa implanta o conceito de atendimento médico compartilhado, que une consultas em medicina do esporte e endocrinologia e condutas tomadas após discussão entre dois médicos. O paciente ainda tem a possibilidade de se consultar com nutrólogo e cirurgião plástico. Todas essas opções em um verdadeiro e novo conceito de lounge-clínica, num ambiente amplo e conceitual, onde o paciente tem à disposição cafés, chás, castanhas, frutas secas, tabletes e headphones.

Tel.: (61) 3346-4733 68


Kevingston Precursora do rugby & polo style, conceito de roupas inspirado em esportes, a franquia Kevingston chega ao Taguatinga Shopping. Inaugurada em agosto de 2014, a loja oferece linha completa de produtos para todas as idades e trabalha com as modelagens Polo, Golf e Rugby, além da coleção feminina. A Kevingston possui mais de 330 lojas na América Latina, América do Norte e Europa. Em Brasília, há duas unidades. A empresa é liderada pelos sócios Leandro Hughes, Wendel Mendes e Emanoel Martins, que explicam que o centro de compras foi escolhido por ser referência entre os shoppings centers de Brasília e em razão de sua localização privilegiada. Entre os produtos de destaque estão as camisas gola polo, que se tornaram o maior sucesso da marca no Brasil. A marca também oferece camisas sociais, jaquetas, bermudas, shorts, cuecas boxer, calças jeans e acessórios como chaveiros e carteiras.

Lake’s O Lake’s Restaurante, muito apreciado pela alta classe de Brasília, está com uma novidade. Agora, o cliente pode comprar o vinho da Vinícola Laura Hartwig diretamente no restaurante e levar para casa. A decisão do proprietário, Zeli Ribeiro, foi para atender aos inúmeros pedidos dos clientes. A venda vale apenas para caixa com doze garrafas. A Vinícola Laura Hartwig foi iniciada pelo Sr. Alejandro Hartwig e sua esposa, nascida na família Bisquertt. Laura Hartwig herdou a propriedade de seu pai. A família residiu no Canadá por 10 anos. Durante esse tempo, fizeram várias viagens aos Estados Unidos e Europa, e Alejandro se tornou um grande connoisseur do vinho. Com as condições climáticas excelentes do Vale de Colchagua e um crescente interesse na América do Norte, decidiu focar suas energias no cultivo de vinhedos no Chile.

Fit A FIT foi inaugurada em 1986 com a proposta de oferecer uma roupa simples e chic. A beleza está no desenho, que privilegia formas limpas valorizadas por tecidos de alta qualidade. A cada coleção a FIT convida artistas plásticos para pensarem em estampas originais e exclusivas. O desejo é o de produzir uma peça única, confortável e atemporal, um jeito contemporâneo de ser feminina. Em 2002, a FIT dividiu a linha em duas marcas: FIT e FIT SPORTS, e em 2008 lançou sua linha para meninas, FIT NINA. Hoje são 10 lojas próprias, sendo sete em São Paulo, uma no Rio de Janeiro, uma em Curitiba e uma em Brasília. A inspiração para a nova coleção de verão começou com parada obrigatória pelo Rio de Janeiro e suas charmosas obras Art Deco. O movimento, que abusa das linhas retas e circulares, ganhou os ares tropicais da cidade nos croquis da nova coleção e serviu de influência para nova temporada.

69


JOIA RARA A designer de joias brasiliense Isabella Nasser tem muito o que comemorar. Neste primeiro semestre de 2014, o espaço que leva seu nome dobrou o número de encomendas. A designer já trabalha na área há seis anos, e é pós graduada em Design Estratégico de Joias pelo Istituto Europeo di Design. O trabalho de Isabella Nasser é criar a joias exclusivas e de acordo com o desejo dos clientes. Os noivos se tornaram seu maior público, pela possibilidade de personalização das alianças que ficarão com o casal por toda a vida. Atualmente eles representam 80% dos clientes. A designer também cria anéis, pulseiras, colares, brincos, broches e abotoaduras combinando metais e pedras preciosas nobres. Na cartela de pedraria uma infinidade de opções: diamantes, rubis, safiras, entre outras. As peças da designer são sucesso dentro e fora de Brasília, chegando a serem elogiadas até no exterior.

Foto: William de Paula

PREMIUM DESIGN Sempre atenta aos principais lançamentos do segmento de decoração, a empresária Nelma Caixeta se prepara para participar de duas grandes mostras da cidade, que acontecem no segundo semestre de 2014. Em agosto, os produtos da sua loja Artline irão compor espaços na mostra Quartos & Etc nos ambientes da arquiteta Bárbara Paiva e dos arquitetos Hélio Albuquerque e Sonia Peres. Em setembro, a empresa faz parceria com vários profissionais da Casa Cor Brasília. Há 15 anos atuando no mercado de cortinas, persianas e papéis de parede, Nelma Caixeta é uma das referências do mercado de décor da cidade. A Artline é revendedora da multinacional Hunter Douglas/Luxaflex e também da WallPaper – uma das mais importantes distribuidoras de revestimentos importados no Brasil.

GENTE EM FOCO

DESTAQUE DA MODA EM BRASÍLIA

70

A empresária e consultora de moda Aldaceli de Paula e proprietária do atelier Aldaceli de Paula tem formação universitária na área de tecnologia, com pós-graduação em gestão de negócios, e é com essa formação que alia tecnologia à moda, prestando às suas clientes uma consultoria focada no assessoramento para a construção de uma identidade visual única, ensinando-as a valorizar e destacar seus pontos fortes, fazendo da imagem uma ferramenta de comunicação. Solteira, a empresária prioriza, nas horas vagas, desfrutar da presença de familiares e amigos, mas vê na leitura e na meditação sua válvula de escape. Os esportes, para Aldaceli de Paula, são de extrema importância, não só para o corpo, mas também para a alma. Assim, ela não deixa de praticar pilates e spinning, até porque os exercícios físicos lhes dão disposição para poder realizar viagens, sua outra grande paixão.


DUPLA DA POEIRA Elsinho Cascão e Claudia Grandi enfrentaram juntos pela primeira vez o Rally Internacional dos Sertões, que teve largada no dia 23 de agosto em Goiânia e chegada no dia 29 em Belo Horizonte. Foram sete dias de prova, passando por sete cidades mineiras e goianas. Elsinho, que lidera a equipe Kandangus Rally Team, é um veterano de ralis, já participou 12 vezes da maior prova off road do país. Grandi já enfrentou outras cinco vezes os Sertões. Nessa 22ª edição, a equipe correu com um carro novo, o UTV/Polaris, um side-by-side que está se tornando sucesso nas pistas e que tem agradado muitos pilotos por ser mais leve e bastante ágil. O investimento para participar de um Sertões é alto. No caso da Kandangus, patrocinadores de peso como Ipiranga, a Cascol Combustíveis e a Meneses Off Road ajudam o piloto e a navegadora a concretizarem o sonho aventureiro.

Viktor I, show-man, hair stylist de gestural mágico. Seu olhar sempre atento à evolução da beleza lhe dá um sentido aguçado de proporção e volumes perfeitos. Nascido em Angola e criado na África do Sul e Portugal, herdou de sua mãe o gosto pela moda e pela arte de embelezar o ser humano por meio dos cabelos e maquiagem. Iniciou em Portugal, depois em Barcelona, no Instituto Llongueras, onde seu talento foi reconhecido pelo mestre Luis Llongueras, que o convidou para mostrar seu dom em um dos seus salões de Barcelona. Sua fama se espalhou e hoje é Embaixador de L’Oréal Profissionel Paris e consultor de cabelo de O Boticário, além de emprestar talento para editoriais de revistas e campanhas publicitárias. Cabeleireiro criativo e original, exprime seu talento com imagens inesquecíveis, bem arquitetadas, sempre marcadas pela beleza e extravagância.

EM BUSCA DO MELHOR À frente da Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Energia Elétrica, o administrador e engenheiro eletricista Luiz Fernando Vianna coleciona importantes posições no cenário do setor elétrico brasileiro. É formado em Administração de Empresas e em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Paraná, onde também concluiu a pós-graduação na área. Trabalhou na Copel, tendo exercido os cargos de diretor-presidente da Copel Geração e diretor de Relações Institucionais da Companhia Paranaense de Energia. Atuou como consultor na área de energia e foi coordenador do Fórum de Meio Ambiente do Setor Elétrico, conselheiro do Conselho Estadual de Recursos Hídricos do Paraná, conselheiro do Mercado Atacadista de Energia e conselheiro do Conselho Temático de Meio Ambiente da Confederação Nacional das Indústrias. Atualmente é conselheiro do Conselho Consultivo da EPE e Conselheiro FMASE.

GENTE EM FOCO

Foto: Junior Aragão

FAZENDO A CABEÇA

71


Gianni Schicchi de Giacomo Puccini Nos dias 11, 12 e 13 de setembro, Brasília recebe uma montagem inédita da ópera cômica Gianni Schicchi, do compositor Giacomo Puccini e libreto de Giovachino Forzanno. Quatorze cantores eruditos, um ator e septeto ganharão os palcos da sala Loyola do Centro Cultural de Brasília, na 601 Norte. Clara Figueiroa é responsável pela realização do espetáculo e faz parte do elenco que, além de cantar, também trará a dança para a interpretação cênica. A obra conta a história da família de Buoso Donatti, que em seu leito de morte descobre que toda a riqueza do falecido fora deixada em testamento para o Convento. Com a ajuda de Gianni Schicchi, conseguem mudar o testamento, mas logo são enganados pelo ajudante, que transfere pra si a maior fortuna. Classificação livre. Ingressos a R$10 a inteira, e R$5 a meia. Informações: (61) 4141-1061.

Azul Resplendor Azul Resplendor, escrita por Adrianzén em 2005, é um retrato do ofício do ator. Mas um retrato sem retoques. Apesar de situada na atualidade, a peça revela os bastidores de todos os teatros em todos os tempos. O texto expõe com clareza e ironia os jogos de poder, os afetos, as ambições, as inspirações, as vaidades, as ilusões, as carências, as invenções, as manias e as frustrações dos atores quando se juntam para ensaiar uma peça. A peça também irá revelar ao público e aos artistas brasileiros mais um exemplo da excelente dramaturgia produzida por nossos vizinhos latino-americanos. O espetáculo foi um grande sucesso no Peru e seu autor, Eduardo Adrianzén, é um dos dramaturgos contemporâneos de maior destaque no mundo hispânico. O espetáculo toma o palco do Teatro Unip nos dias 20 e 21/09. Classificação 12 anos. Informações: (61) 3346-3738.

foto: João Caldas

foto: Kátia Oliveira

Veja, ouça, visite e divirta-se

agenda cultural

Bangerz

72

A primeira parada da nova turnê de Miley Cyrus no Brasil será em Brasília, no Ginásio Nilson Nelson, no dia 24 de setembro. Depois disso, ela seguirá para apresentações em São Paulo e no Rio de Janeiro. Miley Cyrus apresentará a turnê “Bangerz”, um disco cheio de hits, alguns clipes transformados em memes e, principalmente, desvinculando-se totalmente da imagem de menina da Disney que ela criou durante os anos de Hannah Montana. Durante essa turnê, a jovem cantora já fez covers de Hey Ya!, do Outkast, Jolene, de Dolly Parton, There Is a Light That Never Goes Out, do grupo The Smiths, além de Do You Realize??, do Flaming Lips, com participação do próprio Wayne Coyne, vocalista do grupo. Ingressos à venda na Central de Ingressos do Brasília Shopping. Classificação 16 anos. Informações: 4003-1212.


Blackberry – palavra e imagem A CAIXA Cultural Brasília apresenta, entre 17 de setembro e 9 de novembro, a exposição “Blackberry – palavra e imagem”, de Walter Silveira. A mostra, com curadoria de Daniel Rangel, perpassa 38 anos de carreira do artista, reunindo pela primeira vez em uma exposição individual cerca de 30 trabalhos de diferentes períodos e formatos, incluindo serigrafias, pinturas, objetos, vídeos e instalações. Vivendo há dois anos em Brasília, o paulistano Walter da Silveira pertence à geração de jovens criadores que deu continuidade às experimentações poéticas com o uso da linguagem escrita em curso na capital. A exposição percorre a produção de Walter Silveira a partir de eixos formais calcados na pluralidade de suportes de que o artista lançou mão para inscrever sua produção. Classificação livre e entrada franca. Informações: (61) 3206-9448.

Julio Iglesias

Genesis

Sertão de Cabo a Rabo Em setembro, o ator, poeta e declamador Ruiter Lima estreia o espetáculo Sertão de Cabo a Rabo. A montagem circula pela cultura popular brasileira e integra diferentes manifestações, em especial as do sertão nordestino: emboladas, poesia matuta, repente e literatura de cordel. Em temporada no Teatro SESC Newton Rossi, fica em cartaz nos dias 9, 10 e 11, com entrada franca e classificação indicativa de 14 anos. Sertão de Cabo a Rabo é criado com textos de Ruiter Lima, Lília Diniz e obras de domínio público. Em cena, instrumentistas, atores e poetas levam o público a uma viagem pela tradição oral brasileira, com contação de causos, lendas e contos históricos. Entrada franca e classificação 14 anos. Informações: (61) 9627-4382.

agenda cultural

“Uma jornada às paisagens terrestres e aquáticas, às pessoas e aos animais que permaneceram intocados, preservados do mundo acelerado dos nossos dias. Um testemunho de que nosso planeta ainda abriga vastas e remotas regiões onde a natureza reina em silenciosa e imaculada majestade”, diz o texto que recebe os visitantes à entrada de Genesis, a primeira mostra inédita de vulto que Sebastião Salgado apresenta em mais de dez anos. E as 245 fotografias, divididas em cinco seções geográficas, revelam maravilhas que permanecem imunes à aceleração da vida moderna – montanhas, desertos, florestas, tribos, aldeias, animais. Genesis estará no Centro Cultural Banco do Brasil, de 3 de setembro a 20 de outubro. Entrada franca e classificação livre. Informações: 3108-7600. foto: Ruiter Castro

foto: Sebastião Salgado

Brasília será uma das sete cidades brasileiras escolhidas para receber a última turnê da carreira de Julio Iglesias, no dia 13 de setembro, às 21h, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Iglesias passará dois meses no Brasil, com apresentações também em São Paulo, Rio de Janeiro, Balneário Camboriú, Curitiba, Passo Fundo e Florianópolis. Aos 70 anos, Julio Iglesias está no rol dos 10 artistas que mais venderam discos em todo mundo e é o mais bem ranqueado entre os latinos. Ao todo, foram mais de 300 milhões de cópias entre os 80 álbuns gravados pelo artista. Os ingressos estarão à venda na Central do Ingresso do Brasília Shopping e também pelo site IngressoRápido.com. Os valores variam de R$ 220 a R$ 700. Classificação 16 anos.

73


interc창mbio

Estudar fora

74


ora do país Quem busca oportunidades de estudos no exterior, bem como melhor entendimento dos procedimentos e requisitos necessários para a viagem, deve fazer uma pesquisa aprofundada em locais reconhecidos

A

procura por intercâmbios aumenta cada vez mais, pois é uma oportunidade tanto para a formação pessoal como profissional. Por volta de 300 mil estudantes vão para o exterior por ano, pois fazer intercâmbios, para brasileiros, ficou mais barato. Os valores variam de acordo com o país escolhido, tipo de curso, carga horária e duração. A média que o setor cresce é de 15% ao ano e o Brasil é o país da América Latina que mais manda estudantes para fora. Os locais mais procurados são Estados Unidos, Canadá, Irlanda, Reino Unido, Espanha e Austrália. Uma das maiores redes de intercâmbio e turismo no país é a Central de Intercâmbios, no mercado desde 1988 (CI). Ela cria roteiros exclusivos para jovens de idade, ideias e espírito. São mais de 60 lojas em todo o país que promovem cursos de idiomas em mais de 100 destinos, High School em 12 países, estágios e trabalhos remunerados, mochilão na Europa, dentre outros. Para auxiliar nos destinos e que essas pessoas tenham mais segurança na hora de escolhê-los, é importante fazer uma pesquisa ou visitar feiras especializadas. Como exemplo, existe a EducationUSA, que acabou de realizar a sua 12ª edição, no último dia 30 de agosto, na cidade, no Centro de Convenções Brasil 21. Lá as pessoas tiveram a oportunidade de conhecer as várias opções de cursos de graduação, pós-­graduação, inglês intensivo, extensão e de curta duração nos Estados Unidos. Os visitantes puderam também obter informações precisas e detalhadas sobre processos e

requisitos de admissão, custos e opções de financiamento, bolsas de estudos, além de acesso direto a representantes oficiais e à cultura acadêmica americana. Para esta edição, a Feira EducationUSA recebeu representantes de mais de 50 instituições de ensino superior dos Estados Unidos com o objetivo de informar e interagir diretamente com o público interessado. Houve palestras sobre o sistema educacional americano, os processos de admissão à graduação e à pós-­graduação, o auxílio financeiro, os exames exigidos e os procedimentos para a obtenção de visto para estudantes. Segundo o assessor para Programas de Extensão da Casa Thomas Jefferson, Alexandre Kleber de Oliveira, o maior objetivo do escritório de aconselhamento EducationUSA (EAO) é informar, apoiar e aconselhar qualquer estudante ou profissional que pretende estudar nos EUA para que o candidato entenda todas as possibilidades, podendo assim fazer as suas melhores escolhas. “Somos uma organização sem fins lucrativos, servimos à comunidade com aconselhamento completo e imparcial e informações oficiais”, explica Alexandre. Vale lembrar que o EAO alcança por volta de 40.000 pessoas por ano com informações, recursos e programas diversos sobre estudos nos EUA. Dezenas de estudantes aconselhados pelo EAO são aceitos por universidades americanas anualmente. Serviço: Central de Intercâmbios: (61) 3340 2040; Extension Programs Specialist Casa Thomas Jefferson (61) 3442 5599; Feira EducationUSA: www.thomas.org.br.

intercâmbio

Por Flávia Landim – Foto: Divulgação

75


O controle da enxaqueca Por Plinio Brant – Foto: Divulgação

S

omente quem sofre de dores de cabeça constantes sabe o quanto isso pode influenciar de forma negativa a qualidade de vida. Entretanto, atitudes simples na rotina diária podem garantir crises mais espaçadas e de pouca intensidade. Tenha boas noites de sono A falta de sono é um clássico entre os fatores desencadeantes da enxaqueca. O problema deve-se à predisposição genética, na qual a pessoa nasce com um cérebro hiperexcitável. Quando sai de sua rotina – como após uma noite mal dormida –, ocorre uma mudança no equilíbrio dos neurotransmissores do hipotálamo, que é a região do cérebro responsável por algumas atividades do metabolismo. Essa alteração acaba desencadeando uma nova crise de dor.

dor

Mantenha uma rotina de atividades físicas Um estudo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), mostrou que os sedentários possuíam 43% mais enxaqueca do que pessoas que praticavam esportes. O motivo é que a atividade física estimularia a liberação de neuro-hormônios como a endorfina, atenuando a dor. O segredo é possuir um dia mais ativo, como caminhar mais ou dar preferência pela escada em vez de usar o elevador.

76

Certifique-se constantemente de que está com a postura correta Se você costuma jogar constantemente o pescoço para frente quando dirige ou está na frente do computador, fique atento!

Posturas incorretas sobrecarregam as regiões cervical e lombar. Isso influencia a musculatura em volta do crânio e deixa o cérebro suscetível à dor. Evite sempre a automedicação O uso de analgésicos mais de duas vezes por semana faz com que a enxaqueca passe a ocorrer quase que diariamente. O problema é agravado no caso de analgésico combinado, no qual há mais de uma substância na fórmula. Isso porque se suspeita que o cérebro de quem sofre com a enxaqueca possua uma deficiência na região que inibe a dor (sistema modulatório descendente). O uso excessivo de analgésico é interpretado pelo organismo como se não houvesse mais necessidade de ativar esse sistema. Atenção às mudanças de temperatura Apesar de não ser totalmente contraindicada, a variação de temperatura também não é recomendada. O princípio é semelhante ao que acontece quando não se dorme bem durante a noite: há um desequilíbrio nos neurotransmissores do hipotálamo que acaba refletindo em uma nova crise. Por esse motivo, evite trafegar em ambientes com ar-condicionado nos dias de calor ou sair na rua, sem se agasalhar, logo após tomar um banho quente. Fique de olho no chocolate Existem duas correntes que vinculam o doce às crises de dor. A primeira acredita que o desejo de comer chocolate é prenúncio de que a crise está por vir. A outra afirma que o chocolate deflagra a crise devido a alterações nos neurotransmissores. O segredo é consumir o alimento de forma moderada para não ter futuras dores de cabeça.



78

saĂşde


Cuidados com a pele Durante o período de seca o corpo e a pele necessitam de cuidados especiais, como hidratação e uso frequente de protetor solar Por Márcia Casali – Fotos: Vinícius Moreira, Ricardo Albertini e divulgação

Para o dermatologista Fernando de Macedo, o fator mais importante é a hidratação das áreas secas do corpo , incluindo mãos, pés e lábios

saúde

O

segredo para conquistar uma pele bonita e saudável vai além da limpeza facial. Vale lembrar que da mesma forma que o cigarro afeta o pulmão e o álcool o fígado, o sol, a poeira e os poluentes são agressores externos que afetam a pele, reforçam os especialistas. É importante seguir uma rotina diária de higiene, hidratação e uso contínuo de protetor solar. Para a higiene da pele, é recomendável, além da água e do sabonete, utilizar produtos específicos para evitar o ressecamento, além de tônicos para limpeza profunda. Outra dica é usar um esfoliante, pelo menos, duas vezes por semana, para retirar as células mortas. Para manter a pele bem hidratada é necessário usar hidratantes específicos para cada tipo de pele, além da ingestão diária de, no mínimo, dois litros de água, uma forma de evitar problemas como ressecamento, descamação, irritações e o envelhecimento precoce. Segundo o dermatologista Fernando de Macedo, beber água é importante para o organismo, principalmente em climas secos como o de Brasília. Mas, ele destaca, a hidratação da pele depende muito mais do uso de cremes hidratantes, que têm a função de ajudar a manter a água dentro da pele e refazer a barreira de proteção que se perde com o clima seco e o banho quente.

79


propriedades do produto, que, no caso, deve começar a diminuir a eficácia da fotoproteção”, alerta Macedo.

saúde

“Como modelo, os cuidados com a pele e a saúde devem ser redobrados”, afirma Carla Vidal

80

Proteção diária Muito se fala sobre os riscos de estar exposto ao sol no período entre 10 e 16 horas, mas nem todos utilizam de cuidados básicos como o uso diário de protetor solar, que é item obrigatório. Especialistas advertem que a maior causa de câncer de pele no mundo são os raios solares. Para o médico Fernando de Macedo, os cuidados devem iniciar na infância. “A importância do uso diário do protetor solar é essencial para prevenir o câncer de pele e o envelhecimento precoce, que pode levar à alteração da textura, formação de asperezas e manchas, por efeito

cumulativo da radiação ultravioleta, que tem efeito cumulativo. Lembrando que é na infância e adolescência que geralmente ficamos mais expostos às radiações”, explica. O filtro solar não deve ser usado apenas em dias de sol. Vale destacar que mesmo em dias nublados, frios ou com chuva, o sol está presente, mesmo que não apareça. Algumas áreas, como pescoço, colo e nariz, são esquecidas e acabam lesionadas. Outro detalhe, segundo o dermatologista, são os produtos com data de validade vencidos. “Com o vencimento, a indústria não pode garantir todas as

Cuidados simples A advogada e modelo Carla Vidal, 24 anos, entende que durante o período de seca é necessário um aumento da ingestão de água mineral e sucos de frutas naturais. Quanto à alimentação, ela destaca a importância de evitar alimentos ricos em sódio, como os embutidos e enlatados. Com cardápios variados, Carla dá preferência às carnes magras, frutas, verduras e legumes. “Ter cuidado com a pele e a saúde é fundamental na vida de toda modelo. Tento me alimentar a cada três horas e procuro manter uma dieta balanceada, além de evitar refrigerantes e frituras”, afirma a jovem, que pratica Muay Thai para manter o corpo em forma. Vaidosa e disciplinada, a advogada, dona de uma beleza única, conta com a ajuda de especialistas quando o assunto são os cuidados com a aparência, tendo em vista que a pele negra produz mais melanina, o que confere à pele uma maior proteção contra os raios solares. Não apresentar vermelhidão quando superexposta ao sol não significa que a pele


Para eles O fator de proteção solar (FPS) não se refere ao poder de proteção da pele, e sim ao tempo que a pele fica protegida dos raios solares. Resumindo, representa o tempo a mais que a pele fica protegida enquanto exposta ao sol. Quando exposta sem proteção, a pele leva um determinado tempo para ficar vermelha. Ao utilizar, por exemplo, um filtro solar com FPS 15, essa pele leva 15 vezes mais tempo para ficar vermelha. Segundo especialistas a radiação ultravioleta B (UVB) está relacionada com o câncer de pele, e os raios ultravioleta A (UVA), que são constantes durante todo o dia, desenvolvem tumores. Para evitar riscos, vale mudar alguns hábitos e cuidar da pele, e para isso opções não faltam, são diversas marcas de protetores facial, corporal, infantil e pós-sol. E quem acha que os homens não precisam cuidar da pele, se engana. Ao contrário do que muitos pensam, os cuidados com a pele não são assunto feminino e fazem parte da saúde de todo ser humano. E para eles, devido aos pelos e à sensação de oleosidade na pele, a dica são os protetores em gel ou spray, explica o dermatologista Fernando de Macedo. “Mesmo com tantos benefícios, como o ritmo de envelhecimento mais lento, o homem precisa tratar da pele com limpeza, hidratação, evitar banhos quentes, utilizar creme de barbear e pós barba, além do uso contínuo de protetor solar”, alerta o médico. Na adolescência, o analista de sistemas

A pele muito clara e casos de melanoma na família servem de alerta para que Fábio Callai redobre os cuidados com a saúde e modelo Fábio Callai, 25 anos, lembra ção”, comenta Fábio, que além da acadeque devido às espinhas no rosto, pro- mia, gosta de atividades ao ar livre, como curou ajuda de uma dermatologista. Na correr no parque, andar de patins e praocasião foi recomendado o uso de isotre- ticar Stand-up paddle no lago Paranoá. É importante se proteger do sol. É um tinoína, mas o acompanhamento continua, apesar de alcançar o resultado espe- conjunto de atitudes, simples, que vão gerado. Ele conta que usava protetor solar rar segurança e proteção. Muitos se preoapenas na praia ou na piscina, mas a cupam apenas com o envelhecimento, mas dermatologista recomendou o uso diário o tema alerta também sobre a saúde. Pele de um FPS 70. “Acredito ser importante jovem, saudável e viçosa é possível, tendo o uso diário de protetor. Tenho casos de acompanhamento de um especialista que melanoma na minha família e passei a indicará os melhores tratamentos. acreditar, ainda mais, depois que passei Serviços: a usar e notei os efeitos. A pele fica sem Medicando: http://www.medicando.com.br/ sardas, sem aquele avermelhado e irritaMEGA Model Brasilia: (61) 3226-4412

saúde

não sofreu danos provocados pelo sol, o que reforça o uso do protetor solar, além do uso constante de hidratantes. De acordo com o dermatologista Fernando de Macedo, a pele negra tem uma proteção natural contra o sol. Mas a mesma melanina que a protege também é responsável por causar manchas com mais facilidade, principalmente após um evento com inflamação na pele, como espinhas, queimaduras e alergias. O médico reforça que a fotoproteção – filtros e protetores solares – deve ser um hábito, independentemente da cor de pele. Quanto ao fator de proteção solar, o recomendado é no mínimo 50 para peles muito brancas e 30 para as mais morenas.

81


ETIQUETA Por Consuêlo Badra e Silvia Seabra – Ilustrações: Divulgação

etiqueta

1

82

Como escolher um buffet para um casamento? O que mais é importante, além da comida? Verificar o tempo de existência do buffet no mercado é essencial. Se for novo, não deixe de pedir um contrato detalhado sobre o serviço a ser oferecido. Quando os buffets já são antigos no mercado, a preocupação é menor, pois a reputação de cada um já é bem conhecida. Também peça reuniões frequentes com o estabelecimento para saber se tudo está saindo como o combinado.


3

O local do casamento determina o tipo de buffet? Não necessariamente. Ele deve ser escolhido de acordo com o estilo e o tipo de cerimônia. Porém, seja qual for o local, é importante que tenha infraestrutura adequada para receber a cozinha do buffet. Do contrário, o orçamento pode ficar mais caro.

4

Já várias vezes liguei pelo celular e a pessoa está sempre fazendo outra coisa, pois ouço ruídos e sinto que às vezes não está prestando atenção no que falo. Isso é correto? O telefone é outro item perigoso no que diz respeito à etiqueta empresarial, a postura mais indicada é concentrar-se na conversa, sem comer, digitar ou assinar documentos enquanto estiver falando. Os aparelhos de hoje são muito sensíveis e qualquer ruído pode ser ouvido pelo interlocutor, o que pode causar uma má impressão. Outra atitude educada é jamais deixar uma pessoa aguardando na linha sem procurar falar com ela repetidamente. Além disso, é importante esclarecer o porquê de ela estar esperando e só em último caso pedir para a pessoa ligar novamente. Ao pedir que seja feita uma ligação, esteja pronto para falar assim que ela for completada.

6

Como é o serviço à americana? O serviço à americana, também conhecido como buffet, é bastante descontraído e informal. As pessoas comem em pé ou sentadas nos locais disponíveis no momento. Ao escolher o menu, evite carnes ou alimentos que precisem da ajuda de facas para serem cortados. Pode-se circular-se à vontade, o que deixa a festa mais alegre e animada. É perfeito quando não há espaço suficiente para acomodar todos os convidados nas mesas e o serviço não está disponível durante todo o evento.

7

Existe uma opção mais econômica de bebidas, mas que mantenha a classe da festa? Qual a quantidade ideal por convidado? A classe de uma festa é mantida quando os anfitriões servem aquilo que podem pagar. A única coisa que rouba o brilho de uma ocasião como essa é a pretensão de servir aquilo que dói no bolso.

5

Além do cardápio, o que deve estar especificado no menu? Muitos bufês só detalham os pratos escolhidos pela noiva, que geralmente incluem a entrada, o prato principal e a sobremesa. Outros dão informações sobre o café, os petit fours, bebidas não alcoólicas que estão inclusas, o número de garçons e as louças que serão usadas. Para se

etiqueta

2

O que é ter classe? “Ter classe é ser mais e mostrar menos. É ser agradável sem cair no ridículo. É ser suave e bondosa. É saber sairse de situações constrangedoras com fidalguia. É saber escutar sem invadir. É saber de tudo e não comentar nada”. (Martha Medeiros) Uma pessoa de classe tem maneiras condizentes com as diferentes situações, quer na sua vida pessoal, quer no convívio social ou na esfera profissional. Ela usa o bom senso, a simplicidade e a cordialidade em todos os momentos de sua vida. Para ter classe não é necessário estar sempre rodeada pelo luxo, ao contrário, é mais fácil ter classe quando usamos bom gosto e naturalidade naquilo que fazemos. As atitudes, a maneira de se posicionar, a forma de se vestir de uma pessoa de classe são absolutamente naturais, é como se ela já tivesse nascido assim. É como se ela tivesse convivido num meio refinado e educado todos os dias de sua vida. Ter classe é um movimento de dentro para fora. É uma conquista impulsionada pela vontade e pela procura de um viver elegante e discreto, pautado pela simplicidade, amizade, atitudes de carinho, polidez e boa educação. A maneira como você se comporta é o seu cartão de visitas em sociedade. Não sobressair, não falar alto, não gesticular e ter um comportamento natural são os segredos da verdadeira elegância.

sentir mais segura, não hesite em pedir o máximo de detalhes. Afinal, o casamento é seu e você está pagando por ele.

83


13

Sei que em restaurantes de luxo é servido um sorvete entre um prato e outro. Por quê? Refrescante e leve, o “sorbet” é servido na alta gastronomia como um “entremets”, ou seja, entre dois pratos. A sua função é limpar e descansar o paladar, a fim de prepará-lo para o próximo prato. O “sorbet”, palavra de origem francesa, teve seu auge no reinado de Luis XV. Diferente do sorvete comum, tal como se conhece, de consistência suave, é feito com gelo e sucos de frutas e vinho branco. A principal diferença entre o sorvete atual e o “sorbet” é que este não leva creme de leite na sua composição, nem leite ou ovos. É servido em pequenas porções individuais.

14

8

Oferecer um bolo com champagne é uma atitude elegante? Nada mais elegante do que uma cerimônia simples onde será oferecido somente o bolo com champagne. Procure uma boa marca de champagne ou espumante de acordo com seu orçamento. Será uma maneira simpática de comemorar o casamento, que está bastante comum hoje em dia. Evento perfeito para quem tem um orçamento apertado, pois os custos serão mínimos.

9

Qual o número de garçons adequado? A quantidade pode variar de acordo com o tipo de festa. O ideal é um garçom para sete a dez convidados.

etiqueta

10

84

Preciso convidar dois clientes para almoçar. Como devo proceder? Se você convida alguém para um almoço de negócios, é sempre importante dar duas opções de restaurantes. Desse modo, a pessoa convidada tem a liberdade de escolher aquele que mais lhe agrada. Assim que confirmar o local, o anfitrião deve dirigir-se ao restaurante para escolher e reservar a mesa. Assim como combinar com o maître como fará o pagamento, salientando que a despesa é sua, pois quem convida deve pagar a conta. Pagar com cartão de crédito é mais elegante. Pedidos de notas ou de cobranças direto no escritório devem ser antecipadamente combinados.

Uma vez fui atendida por uma vendedora que mascava chicletes, achei tão feio que perdi a vontade de comprar. O que a senhora pode comentar? Simplesmente digo que chicletes são extremamente deselegantes. Creio que as pessoas jamais pararam para pensar no quanto esse hábito é feio e deselegante.

11

Qual o mínimo por pessoa para fazer um cardápio elegante? É muito difícil determinar um valor, há vários buffets com opções diferentes, e de diversas qualidades. Hoje, pelo que se vê no mercado, creio que a partir de 75 reais por pessoa, com direito a prato quente, sobremesa e cafezinho com trufas, será possível.

12

O que significa a expressão “ter berço”? Quando usamos essa expressão queremos dizer que é algo que vem da “educação de berço”, ou seja, o que a pessoa adquire através da educação e costumes proporcionados e transmitidos pela família. Ela quer dizer algo bem simples e verdadeiro: a educação, a ética, os princípios, os valores e o respeito começam a ser ensinados desde cedo.

15

No prédio em que moro aconteceu um suicídio. O que devo falar ao encontrar os familiares? Muito simples: cumprimente normalmente e diga “meus pêsames”. Quando alguém passa por uma grande tragédia é de péssimo gosto fazer perguntas a respeito do ocorrido. Se a pessoa quiser, ela aborda o assunto. Você escuta com pesar, mas não pergunta nada.

Contato Silvia Seabra: www.silviaseabra.com.br – Email: silvia@silviaseabra.com.br – (61) 9257-6173



86

FINANÇAS


Minha primeira Conta no Banco Aprenda a usar as facilidades dos cartões de crédito sem cair nas armadilhas das dívidas ou no papo de um mau gerente de banco TIRE SUAS DÚVIDAS POR QUE DEVO TER CONTA EM BANCO? Além de haver momentos em que você precisará ter cheque ou cartão de crédito, é mais seguro deixar seu dinheiro no banco do que ficar andando com a carteira cheia por aí. Além disso, na poupança, seu dinheiro cresce e se multiplica, o que não acontece se ele estiver num cofrinho ou debaixo do colchão da sua casa. COMO FUNCIONA A CONTA-CORRENTE? Oferece operações como verificação do saldo, saques e transferências. Evite usar serviços fora do pacote – eles são cobrados à parte. E A POUPANÇA? Serve para juntar dinheiro para compras grandes, como reforma ou financiamento. Algumas permitem programar o depósito, o que é bom para quem é esquecido.

Cartão de crédito Oferece opção de compras parceladas com ou sem juros (só use sem juros). Escolha o vencimento da fatura para alguns dias depois do seu pagamento.

Não pague valor mínimo: o banco cobra juros altos! Cheque especial Dinheiro pré-liberado pelo banco, funciona como empréstimo com juros. Se você tem R$50 no banco e gasta R$60, entrará R$10 no cheque especial. Só use em casos de emergência e pelo menor tempo possível. Financiamento Empréstimo que o banco faz para você comprar algo caro, como carro ou casa.

Quanto maior o número de parcelas, maiores os juros cobrados pelo banco. O valor das parcelas deve caber no seu orçamento mensal sem apertar. Se preciso, guarde um pouco de dinheiro antes, para poder dar uma entrada maior. Banco na Internet Não acesse a conta de computadores públicos. Instale o certificado de segurança do banco. Ao sair da página, clique em “sair” ou “encerrar”, não no “x” da janela.

FINANÇAS

PARA USAR SEM MEDO DE SE ENDIVIDAR Cartão de débito Nunca ande com a senha do cartão anotada. Decore. Não fale sua senha em voz alta quando digitá-la no caixa eletrônico. Não empreste seu cartão nem a senha a ninguém.

87


rangelcavalcante@uol.com.br

A vAiA no RAmbleR Em março de 1909 os empresários Meton de Alencar, que hoje é até nome de rua na capital do estado, e Júlio Pinto trouxeram o primeiro automóvel ao Ceará. A população jamais tinha visto uma dessas máquinas “pessoalmente”, como dizia o poeta popular Zé de Sales. O carro, um “Rambler” bem novinho, chegou ao porto do e foi desembarcado e trazido à terra por uma grande balsa, pois nessa época os navios não encostavam no cais. A notícia da chegada do veículo já tomara conta de Fortaleza inteira e uma multidão se concentrara na Praça do Ferreira, a principal da cidade, para ver o carro, que ficaria exposto na loja da empresa Auto Transporte, na rua Major Facundo. Foi aí que, ainda no porto, surgiu o grande problema: não havia na cidade ninguém que soubesse dirigir o automóvel. Nem os donos. Encontrada a solução, o “Rambler” entrou na praça puxado por um jumento, sob uma das maiores vaias já registradas na história da gaiatice do povo cearense, segundo as pesquisas do jornalista Wilson Ibiapina Wilson Ibiapina.

levo dois Governador de São Paulo, o professor Carvalho Pinto era conhecido pela parcimônia com que gastava dinheiro. Meter a mão no bolso não era um dos seus esportes preferidos. O Brasil estava em plena euforia da industrialização, fruto da era JK, e os primeiros automóveis brasileiros começavam a sair da fábrica em São Paulo. Certa feita, o governador presidia a cerimônia de lançamento do primeiro automóvel fabricado no Brasil. Depois de muito discurso e euforia diante de um carro nacional, um dos diretores da fábrica comunicou chefe do governo que a ele caberia o privilégio de ser o primeiro comprador do novo modelo, pelo qual pagaria apenas a importância simbólica de CR$ 1,00 – um cruzeiro, a moeda da época. Tudo pronto, as chaves do veículo foram entregues a ele, juntamente com a nota fiscal de venda. Carvalho Pinto meteu a mão no bolso, tirou uma nota de CR$ 2,00, aquela amarelinha que trazia a imagem do Almirante Tamandaré, para pagar. – Infelizmente não temos troco, governador, informou o empresário. Procuraram e ninguém tinha duas notas ou moedas de CR$ 1,00. Carvalho Opinto não se fez de rogado: – Não tem importância, não. Já que não tem troco, eu levo dois Em questão de segundos aparaceu quem trocasse os CR$ 2,00 do governador.

rangel cavalcante

À AltuRA

88

Na década de 1960, quando a televisão ainda engatinhava no Brasil e nem chegara ainda à maioria de nossas cidades e até de algumas capitais, um grupo de profissionais de emissoras brasileiras foi convidado pelo USIS – o Serviço de Informações dos Estados Unidos –, que tinha escritórios por todo o país e cuidava de fazer a cabeça dos jornalistas brasileiros contra os comunistas, para conhecer os sistemas de televisão e, em especial, a TV Educativa daquele país. A mordomia era total, Tudo 0800. Passagens, hotel, ajuda em dinheiro e outros mimos. Em Kansas City o grupo foi visitar a TV Educativa de uma universidade. Era o que de mais moderno existia no mundo em matéria de televisão. O B. de Paiva, um dos convidados, contava que a emissora era qualquer coisa de espetacular. Os estúdios e equipamentos eram o que chamavam de última geração. Chegava a humilhar a parafernália de estúdios, câmeras e máquinas de todo tipo. E a turma, acostumada à precariedade dos meios de que dispunha para trabalhar no Brasil, se mostrava extasiada. Foi então que o reitor da Universidade reuniu os visitantes num pequeno auditório para uma palestra sobre a TV Educativa. Ao final, um coquetel de confraternização. Foi aí que o magnífico se dirigiu ao Augusto Borges, diretor da engatinhante TV Ceará, e que conta a história, e perguntou: – O que os senhores vieram fazer aqui? Sentindo-se ferido nos brios, o nosso Borges levantou-se e cravou a resposta, segundo ele à altura: – Nós viemos aprender aqui como é que se faz com vinte câmeras a mesma coisa que nós fazemos lá no Ceará com apenas duas.


PARA onde? Plínio Coelho, depois de ter sido governador do Amazonas, decidiu testar a popularidade na capital e candidatou-se a prefeito de Manaus. Eleito com votação consagradora, foi comemorar com um grupo de amigos no restaurante “Solar da Olímpia” – homenagem não à rainha da Macedônia, mas à mulher do dono. O proprietário era o português Eduardo, seu amigo, e servia uma das mais famosas caldeiradas da região e o melhor tucunaré na brasa. O Solar da Olímpia ocupava um antigo prédio na avenida Getúlio Vargas, uma das principais da cidade, e apresentava sinais de decadência e deterioração, com o revestimento caindo e os tijolos aparentes. O futuro prefeito chamou o dono e avisou: – Olha, Eduardo. Vamos começar uma nova cruzada de reformas e embelezamento da cidade. E os primeiros a dar exemplo devem ser os amigos. Assim que eu assumir, a prefeitura vou dar um prazo de 30 dias para você rebocar esse prédio. O português tomou um susto e só pode balbuciar: – Mas rebocar para onde, doutor Plínio?

não cAbe no bolso Político e dono de empreiteira, o engenheiro Vilmar Pontes tinha uma habilidade tremenda para vencer concorrências para a execução de grandes obras públicas, usando mais a sabedoria e a esperteza do que o talão de cheques. Certa feita, numa audiência com o ministro da Viação e Obras Públicas, tentava convencer a autoridade a dar-lhe a preferência num grande contrato para a construção de estradas. Depois de muitas conversa e rodeios, o ministro já estava aborrecido e quis encerrar o papo, perguntando: – Afinal, doutor Vilmar, trocando em miúdos, o que é mesmo que o senhor quer aqui? Nosso Vilmar não perdeu a fleugma e respondeu em cima das buchas: – Meu caro ministro, se trocar em miúdos não vai caber no seu bolso. Vai precisar é de várias malas! Não se sabe se ele ganhou a obra.

o censoR Tempos de guerra. Durante a ditadura de Getúlio Vargas o controle sobre os meios de comunicação era total. Os agentes do governo censuravam os jornais e emissoras de rádio em todo o país. Havia jornais em que o censor dava expediente na redação, vetando a publicação de qualquer referência ao governo que não fosse favorável. Não havia critério algum e a caneta funcionava ao sabor da vontade do censor, muitas vezes despreparado. Pelas suas afinidades com o jornalismo – era corretor de anúncios –, o cabo Raimundo Saraiva – que mais tarde, já velho, foi nosso colega na Faculdade de Direito – foi um dos designados pelo comando militar para censurar os jornais em Fortaleza. Totalmente jejuno, Saraiva se desincumbia a contento da missão, principalmente porque os jornais já nem tentavam furar o cerco e escreviam com as devidas cautelas. Certo dia chega à mesa do Saraiva um soneto de um poeta local, altamente bajulatório, uma Prosopopéia, ao interventor do Estado, o doutor Menezes Pimentel. Na última estrofe, o autor concluía: “e alegre vem pedir-lhe que receba, deste vate, Presidente, a homenagem”. Saraiva vetou a publicação da obra poética. E explicou a razão: – Não posso permitir que se publique isso. Está claro que no final ele está querendo mesmo é dizer “vai-te presidente!”.


90

comportamento


Sorriso

transformado! Tecnologia inovadora auxilia na reconstrução de sorrisos. Técnica tem sido altamente utilizada, mudando 99% dos sorrisos dentes, cor e forma, o que lhe confere uma avaliação minuciosa que irá levar à escolha dos procedimentos mais adequados beleza facial está intimamente relacionada à estéti- para a mudança ou melhoria do sorriso do paciente”, explica o ca dental. Dentes escuros, amarelados, mal posicio- odontologista Dr. Emerson Finholdt – à frente da Clínica Pernados, quebrados ou ausentes podem comprometer fil Odontologia Especializada –, que é o pioneiro nesta área e uma pessoa. As técnicas e materiais atuais permi- o único habilitado a ministrar palestras sobre essa técnica em tem ao profissional de odontologia estética modificar os dentes Brasília e feito cada vez mais pessoas sorrirem. No consultório, após a análise digital, as intervenções são feiem seus formatos, cores, posicionamentos e até mesmo substituí-los quando os foram perdidos, mantendo ou devolvendo tas com componentes altamente estéticos, como lentes de contato odontológicas, clareamento, microàs pessoas a harmonia do sorriso com cirurgias e porcelanas de última geração. uma aparência natural. Assim, somente com a utilização de todas Quem nunca pensou em mudar algo essas técnicas, ao mesmo tempo, será em seu sorriso? Cor, forma, largura, possível definir com precisão o que será tamanho ou qualquer outra caractefeito, o resultado pretendido, as etapas rística que não agrade, atualmente, necessárias e a sequência de execução, pode ser totalmente alterada com a além do tempo necessário para finalizar técnica Digital Smile Design (Desenho o trabalho. Digital do Sorriso – DSD), que consisO conceito Digital Smile Design surgiu te em uma série de procedimentos com os recentes avanços de estética facial de alta tecnologia que, juntos, levam e dental, levando-se em conta aspectos a resultados fantásticos e estão revodas áreas de odontologia e dermatololucionando a odontologia, mudando gia, com o intuito de harmonizar a face, nove em cada dez sorrisos. “Com o Diou seja, é o conceito no qual a arte e a gital Smile Design, o especialista tem tecnologia se encontram para transforacesso a cada componente estético do mar toda e qualquer característica não rosto, como posição de lábios, arquite- Dr. Emerson e Dr. Marcos usam a técnica Digital harmônica do sorriso. “Cada novo sorriso tura gengival, tamanho e largura dos Smile Design aliada a outros procedimentos, mudando o sorriso do paciente Por Fernanda Caixeta – Fotos: Divulgação

comportamento

A

91


comportamento

“A intenção é obter imagens após o tratamento, pois dessa forma se potencializa mais a satisfação e a felicidade dos clientes”, diz Dr. Emerson

92

é construído levando em conta a avaliação de todos os aspectos do rosto, dentes e gengiva, planejando alterações. O belo é a combinação perfeita de todas as formas da boca, dos dentes, do nariz, do rosto e a aparência da pele, buscando promover o equilíbrio perfeito, tornando positiva a imagem das faces, sejam elas masculinas ou femininas”, diz Dr. Emerson. A tecnologia de desenvolvimento de novos materiais proporciona a substituição de restaurações metálicas por restaurações estéticas em resina ou porcelana. “Próteses e coroas podem ser atualmente confeccionadas em porcelana sem a presença de metais, deixando um aspecto mais natural nos dentes e consequentemente no sorriso, sem que outras pessoas percebam. As facetas laminadas em porcelanas são técnicas em que, por meio de um pequeno desgaste na estrutura dental, coloca-se uma ‘capa’ de porcelana para alterar o formato e alinhar os dentes, alterar a sua coloração, deixando um sorriso mais harmônico”, explica o Dr. Emerson Finholdt, que garante mudar o sorriso do paciente. Ainda segundo ele, outro fator relevante referente à odontologia estética é a garantia biológica dos pacientes. É o que se chama de “Odontologia sem desgaste”, na qual são realizadas mudanças de sorriso sem perdas ou desgastes dentais. Nesse sentido, pode-se destacar os tratamentos gengivais. “Hoje em dia, é grande o número de pessoas que convive com um sorriso com grande exposição

Cada novo sorriso é construído levando em conta a avaliação de todos os aspectos do rosto

gengival, principalmente mulheres. E esse incômodo, em sua maioria, é facilmente resolvido com procedimentos minimamente invasivos e com resultados perfeitos. Por isso, é considerado um tratamento estético importante”, informa o especialista em periodontia e mestre em implantodontia Dr. Marcos Freitas, da Clínica Montreal. Cirurgia plástica gengival – A cirurgia plástica gengival é a opção de tratamento para as pessoas que apresentam insatisfação estética no sorriso ou sensibilidade exacerbada durante a escovação, sendo na maioria dos casos provocada pelas alterações no formato e tamanho da margem gengival. De acordo com o cirurgião Rogério Zambonato, com Mestrado e Post Doctoral Fellowship em cirurgia buco-maxilofacial, a chamada estética vermelha, composta pela parte gengival do sorriso, deve ter algumas características para ser considerada equilibrada e harmônica, pois influencia diretamente no sorriso e harmonia de toda a face, sem contar o fator funcional de manutenção óssea, fundamental para

a sustentação dos dentes. “A plástica gengival permite corrigir deformidades gengivais, com a remoção de excessos e/ou recobrimento de áreas que possuem pouca gengiva. O procedimento é simples, sendo realizado na clínica com previsibilidade e segurança”, garante Dr. Rogério. Já a cirurgia Ortognática é aquela que se pratica na maxila ou na mandíbula. Seus objetivos primordiais são os de obter melhoras na oclusão dentária e na estética facial, buscando aprimorar a função mastigatória e a harmonia da face. “Pessoas com deformidades dentofaciais enfrentam, além de problemas de ordem funcional, uma série de dificuldades psicossociais, inclusive um grande déficit nos relacionamentos interpessoais. O estado emocional do paciente repercute em fatores favoráveis ou desfavoráveis na sua recuperação”, conclui Dr. Rogério Zambonato. Serviço: Perfil Odontologia Especializada / Montreal Odontologia: (61) 3563-4982/ 8138-9608/ 35624863 / RZ Odontologia Cirúrgica: (61) 3248-4888.



cerimonialista 94

30 anos realizando sonhos Consultor de eventos, cerimonialista e realizador do Luxo de Festa comemora trĂŞs dĂŠcadas de sucesso


Foto: Ricardo Martins Foto: Plínio Ricardo

cerimonialista

N

atural de Fortaleza, César Serra cresceu em meio a grandes acontecimentos. Ele é filho de um servidor público que foi 35 anos chefe de cerimonial da presidência do Banco do Nordeste. “Eu não queria o cerimonial público, eu queria festa. E um belo dia uma amiga pediu ajuda para acompanhá-la resolvendo as coisas do casamento dela. Fiz o primeiro, o segundo e no terceiro já vi que poderia começar a cobrar”, conta. Os apuros passados com a pouca idade já não se fazem presentes há alguns anos. César saiu de casa cedo, morou um ano em Goiânia, antes de vir para Brasília com seu então sócio Renato Nunes. Fez um estágio de um ano e meio no Palácio Itamaraty e participou de todas as visitas de chefes de Estado no Governo Collor, incluindo a icônica visita da princesa Diana e do príncipe Charles ao Brasil. Foi, sem dúvida, a melhor das escolas. Sua empresa, o Grupo César Serra, se dedica hoje, além do cerimonial, à organização do evento Luxo de Festa (antigo Fest Noiva) e aos workshops ministrados pelo seu fundador. O know how de César foi assunto em entrevista recente no Programa do Jô, da Rede Globo. No papo, que foi ao ar dia 6 de junho, ele contou algumas de suas histórias mais divertidas envolvendo casamentos. “Hoje a coisa está num nível profissional muito grande. A empresa presta toda a assessoria, que vai do convite até a viagem de lua de mel. Nós temos todos os serviços e acompanhamos o casal em todo o processo”, comentou César, que tem na bagagem mais de 2.500 casamentos. Em uma dessas histórias, o cerimonialista lembrou de uma noiva que, após ter bebido três taças de espumante no salão, se recusou a entrar na igreja. Ele então impôs que ela entrasse e dissesse SIM. “Poucos anos depois encontrei com o marido daquela noiva junto aos três filhos. Eles agradeceram por eu ter feito ela subir no altar”, diverte-se. Ensinar o que sabe para noivas, profissionais e entusiastas do mercado também está no DNA do empresário. César já ministrou workshops em Brasília, Belém, Fortaleza, Goiânia e se prepara para levar seu conhecimento a um público maior, graças ao lançamento de seu livro no ano que vem. “Quero reunir as melhores histórias dessas três décadas dedicadas aos sonhos”. “As pessoas têm que entender que um cerimonial ou um chefe de cerimonial é um maestro de uma orquestra que não tem direito a ensaio e nem bis. Tem que dar certo. Eu não posso dizer para uma noiva ‘hoje não foi bom, amanhã vai ser melhor’, não é?”, diz César ao fazer dessa frase um mantra. Depois de três décadas ajudando a realizar sonhos, se engana quem pensa que seja a hora de parar. “Me sinto melhor a cada dia, ao ver mais histórias felizes. Estou com todo o gás para fazer acontecer”. As futuras noivas agradecem.

Foto: Plínio Ricardo

Foto: Bruno Pimentel

95


De A a Z AGNELO QUEIROZ, candidato do PT a governador do DF, lidera as pesquisas, no caso do afastamento do candidato José Roberto Arruda, que enfrenta processo de impugnação da candidatura. No entanto, é muito elevado o número de indecisos nas pesquisas eleitorais, o que levará Agnelo a trabalhar muito nas próximas semanas para vencer a eleição.

renato riella

CLÁUDIO MONTEIRO, que foi o secretário da Copa do Mundo no DF, tem o grande desafio de viabilizar o Estádio Mané Garrincha, composto por 72 mil lugares que foram muito bem utilizados em junho e julho deste ano. No entanto, depois disso, o anel de cima do estádio não consegue ser ocupado. Como maximizar o uso do Mané? É a pergunta que todos fazem.

96

LETÍCIA NOBRE, jornalista especializada em concursos, faz grande sucesso nacional com o seu site SOS Concurseiro. Ela adquiriu experiência prestando serviços aos principais cursos do setor. Depois disso, formatou o site, que virou referência para todos aqueles que buscam informações sobre concursos realizados em todo o Brasil. JAQUELINE RORIZ lidera as pesquisas do DF para deputada federal, mas teve a sua reeleição impugnada pelo Tribunal Regional Eleitoral por causa da Lei da Ficha Limpa. Se realmente não puder concorrer, vai deixar para trás um caminhão de votos a serem redistribuídos entre os demais candidatos a federal, alterando o quadro das pesquisas.

ELANY LEÃO, coordenando a área de Publicidade na Secretaria de Comunicação do GDF, tem sido de grande utilidade para o governador Agnelo Queiroz, pela experiência demonstrada ao lidar com diferentes mídias. Elany já foi candidata em eleições anteriores e também pegou muita experiência como presidente da Associação dos Jovens Empresários do DF.

JOE VALLE, distrital candidato à reeleição, trocou o PSB pelo PDT, mas felizmente para ele os dois partidos estão coligados em Brasília. Com isso, ele poderá fazer campanha para a candidata a presidente Marina Silva, a quem apoia desde a tentativa de se criar o partido Rede. A ascensão de Marina neste momento valoriza a campanha eleitoral de Joe.

EUNICE BARROS foi presidente do Sindicato da Defensoria Pública do DF e hoje usa a experiência nesse setor para apresentar-se como candidata a deputada federal. Durante anos, ela conviveu com as dificuldades das famílias brasilienses em obterem justiça e adotou essa questão como meta da campanha eleitoral.

KATIA FERREIRA está de volta, pra valer, à moda brasiliense, com o seu projeto Apoena. Ela participou do Programa We Americas para Mulheres Empreendedoras, nos Estados Unidos, e depois disso revigorou a sua proposta de produzir roupa de alta qualidade trabalhando com artesãs no DF. No Capital Fashion Week-2014, a grife Apoena deu show no desfile.

EUNÍCIO OLIVEIRA está consolidado à frente das pesquisas eleitorais para governador do Ceará, sempre com percentuais acima de 40%. Eunício é senador pelo seu estado, mas mora em Brasília, onde criou seus filhos, e tem grande ligação empresarial com o DF (Confederal). Dará um toque de modernidade ao Ceará, abrindo novas oportunidades no Nordeste.

RODRIGO ROLLEMBERG, candidato a governador do DF pelo PSB, terá tratamento especial, carinhoso, por parte da candidata a presidente Marina Silva. Foi ele que apresentou esta ex-senadora ao então presidente do partido, Eduardo Campos, permitindo a união dos dois para a disputa à Presidência. Agora, com a morte de Eduardo, Rollemberg une-se mais a Marina.


Vida social e cultural de Brasília Últimos eventos de que participamos

O casal Serra Azul com Eilleen, o casal Gustavo e Maria Felix, Wilon e Gilberto Amaral

O casal Serra Azul com a família do exímio cirurgião oftalmologista Dr. José Reinaldo (esposa Mônica e filha Ana Maria) e Eileen

Dona Nicinha, Dona Tina e Jussara

Lázaro, Mariinha e o grande escritor Allan Viggiano

Ana Paula e Luís

Antônia Rosa e Cláudio formando um lindo casal

Raimundinha com seu cirurgião oculista e sua esposa (Mônica) e filha Ana Maria

Marli Vianna e Neusa

João Henrique e Sarah

Florinda Miranda, de 4 anos, Miss Caipira da escola “Pequeno Polegar”

Serra azul

Silvana Borges e Raimundinha no São João

O procurador Marcelo Antônio e seus amigos, empresária Marisa e seu esposo

97


Clotilde Chaparro Rocha: Por Dulce Alcântara – Foto: Arquivo pessoal

Clotilde Chaparro roCha

A

98

pesar de Clotilde Chaparro Rocha, a Clô, ter nascido na cidade de São Paulo e ter se formado em Direito na USP, mudou-se para a nossa capital em 1980, já estando entre nós há quase 35 anos. “Tenho mais anos aqui do que na terra que nasci!”, diz. Por esse motivo, já se considera uma escritora brasiliense. “Frequento os movimentos literários de Brasília” (fala a palavra Brasília soletrando). Isso é verdade. Ela tem uma participação intensa na vida literária de Brasília. Só este ano já esteve na II Bienal do Livro e da Leitura em Brasília e no XI Encontro Internacional de Escritores. Inclusive, o Comitê Organizador do XI EIDE deu a uma das salas onde acontecia o evento seu nome, “Sala Clotilde Chaparro”, onde foram tratadas matérias ligadas à ruptura, marginalidade e evolução da literatura. Nesses movimentos se reuniram escritores, jornalistas e formadores de opinião de vários países, além dos vários estados da nossa federação. Também está participando da coletânea da Academia de Letras do Brasil, secção Distrito Federal, e foi convidada para coordenar um Círculo de Leitura. Ela faz consultoria em advocacia, além de ter uma grande religiosidade e dedicar-se à assistência social. Também frequenta nossa melhor sociedade, onde é muito conceituada. Ela gostaria de convidá-los a conhecerem seus livros e audiolivros Duzinda, romance, e Pesadelos, sonhos e contos, contos, em seu blog: clotildechaparro.com, na parte de obras e audiolivros, e através do scribd: http://pt.scribd.com/search?query=duzinda ou http://pt.scribd.com/search?query=pes adelos%2C+sonhos+e+contos. Se quiserem optar por adquirir seus livros e audiolivros, poderão fazê-lo em http://www.thesaurus. com.br. Nesta época de modernidade, mais pessoas escutam (audiolivros) do que leem (livros) sua obra literária.

Studio Art Fotografia

a escritora brasiliense



Homenagem e Pré-Estreia

O

que preparou um setlist com Beatles, Radiohead, Jonh Mayer e também sucessos da MPB. Um espaço de degustação da 3 Corações foi montado no local e, para deixar o dia ainda mais doce, os papais ganharam de presente uma palha italiana sabor café, sobremesa preparada especialmente para eles. E no dia 18 foi dia de curtir a pré-estreia, para convidados, do filme Os Mercenários 3, no Kinoplex. Os convidados do mailing de Tiago Correia puderam assistir, em primeira mão, o terceiro filme da franquia criada por Sylvester Stallone em 2010. A sessão foi regada a refrigerante e pipoca.

Fotos: Fotoforum

mês de agosto no ParkShopping foi movimentado, com dois eventos especiais. O primeiro aconteceu no dia 10, para comemorar o Dia dos Pais. E como toda data importante merece ser celebrada, com essa não foi diferente. Os homenageados que escolherem almoçar em um dos cinco restaurantes do Espaço Gourmet (Antiquarius Grill, Barbacoa, La Tambouille, Le Vin e The Fiftes) foram recebidos com uma programação que incluía música, cenário especial, cabine fotográfica e brindes, que deixaram o momento muito mais bacana. A música ao vivo ficou a cargo do cantor Arnaldo Costa,

Anna Paula Bastos, Rodrigo e Luiz Eduardo Fonseca

Marcílio Ferrari e Gabriela Marquesini

PARKSHOPPING

Ayrton Telles, Juliana Sarkis, Karla Monteiro e Marcelo Martins

100

Ingrid Caetano, Bruna Sabarense e Isadora Campos

Arnaldo Costa

Maria Fernanda, Rodrigo e Marcelo Barros

Fábio Callai e Tiago Correia

Marcus Maia e Gabriela Miziara

Tito Pereira, Ana Beatriz e Laura Rodrigues

Natália Sousa, Clayton Baptista e Letícia Souza

Danilo Oliveira e Lídia Tamy

Guto Jabour, Natália Vaz e Celso Jabour



Uma aula de direito constitucional “É uma santa coisa a democracia – não a democracia que faz viver os espertos, a democracia do papel e da palavra, mas a democracia praticada honestamente, regularmente, sinceramente. Quando ela deixa de ser sentimento para ser simplesmente forma, quando deixa de ser ideia para ser simplesmente feitio, nunca será democracia – será espertocracia, que é sempre o governo de todos os feitios e de todas as formas.” (MACHADO DE ASSIS) Quem se prepara para concurso público tem a obrigação de conhecer o funcionamento dos poderes que compõem o nosso sistema republicano federativo, integrado por Executivo, Legislativo e Judiciário. As perguntas sobre isso são recorrentes em provas de todas as bancas examinadoras, em matérias como Direito Constitucional, Organização Política e Administrativa do Brasil e Atualidades, entre outras. Infelizmente, grande parte dos concurseiros fica pelo caminho por não saber as respostas corretas. Muita gente perde pontos preciosos, por exemplo, em questões sobre o papel dos deputados na nossa organização política. O assunto está mais do que nunca em evidência, dada a proximidade das eleições para a renovação da Câmara, do Senado e das assembleias dos estados e da Câmara Legislativa do Distrito Federal, juntamente com os pleitos para presidente da República e governador de estado. O sistema político brasileiro é descrito na Constituição Federal. No art. 44, nossa Lei Maior preceitua que “o Poder Legislativo do Brasil é formado pelo Senado Federal e pela Câmara dos Deputados”. A Carta Magna brasileira também estabelece que “a Câmara dos Deputados compõe-se de representantes do povo, eleitos, pelo sistema proporcional, em cada Estado, em cada Território e no Distrito Federal” (art. 45). A Câmara dos Deputados é composta por 513 membros, eleitos para mandatos de quatro anos, com direito a reeleição, sem limite, e a representatividade de cada estado é proporcional ao número de habitantes. Eis por que São Paulo elege o maior número de deputados federais (setenta), ao passo que o Distrito Federal é representado por apenas oito desses parlamentares.

Mas qual é, exatamente, a função do deputado federal? Para qualquer concurseiro que se preze, parece fácil responder a essa pergunta. Entretanto, às vezes surge o conhecido “branco”, e então o candidato dança – e não é no bom sentido. Para não errar, anote o texto da Missão que a Câmara estabeleceu para si mesma por meio do Ato da Mesa nº 59, de 8/1/2013: Missão: Representar o povo brasileiro, elaborar leis e fiscalizar os atos da Administração Pública, com o propósito de promover a democracia e o desenvolvimento nacional com justiça social. Esse conceito deriva do que dispõe a Constituição em vigor desde 1988, a qual, por sua vez, reproduz os preceitos das que a antecederam. Diz o art. 45: “A Câmara dos Deputados compõe-­ se de representantes do povo, eleitos, pelo sistema proporcional, em cada Estado, em cada Território e no Distrito Federal”. Aos senadores a Carta Magna reserva, no art. 46, função diferente daquela atribuída aos deputados: “O Senado Federal compõe-se de representantes dos Estados e do Distrito Federal, eleitos segundo o princípio majoritário”. Qualquer pessoa pode se candidatar a uma das 513 vagas da Câmara dos Deputados, desde que reúna as seguintes condições: contar no mínimo 21 anos de idade, ser filiada a algum partido político, ter nacionalidade brasileira, possuir domicílio eleitoral no estado pelo qual pretende concorrer e estar em pleno gozo dos direitos políticos. Ao ser eleito pelo voto popular, o deputado assume mandato de quatro anos. Mediante atuação no plenário e nas comissões, ele participa da elaboração e da aprovação das leis do país. Também é atribuição dele discutir a proposta de orçamento elaborada pelo Executivo, apresentar emendas e definir onde serão aplicados os recursos do Governo. A par disso tudo, elabora projetos de lei, de decreto legislativo e de resolução, além de propostas de emenda à Constituição. Outra atribuição do deputado é avaliar proposições encaminhadas por outros parlamentares, pelo Poder Judiciário, pelo Ministério Público, pelo Tribunal de Contas e pelos cidadãos. Os deputados também podem propor a instauração de comissões parlamentares de inquérito (CPIs). A Câmara ainda é responsável por, entre outras atribuições, elaborar seu regimen-

gran cursos

“Os maus políticos só deixarão a vida pública quando cidadãos de bem resolverem participar dela de forma efetiva, não só cobrando coerência e responsabilidade dos eleitos, mas também se lançando como candidato aos cargos eletivos”

102


“O cidadão deve buscar escolhas melhores a cada eleição, afastando candidatos que não tenham correspondido à confiança do voto popular. Só assim poderemos, um dia, sanear a política brasileira” É necessário que cada cidadão entenda como é importante para o Brasil e para todos os brasileiros participar da vida política do país, tanto como eleitor quanto como candidato. Os maus políticos só deixarão a vida pública quando cidadãos de bem resolverem participar dela de forma efetiva, não só cobrando coerência e responsabilidade dos eleitos, mas também se lançando como candidato aos cargos eletivos. Quem pode mudar a política no Brasil somos todos e cada um de nós, por meio da participação na política e da fiscalização dos mandatos de quem elegemos

para conduzir o país. Todas as sociedades precisam dos políticos, pois são eles os responsáveis pela elaboração de novas leis e pelo aperfeiçoamento das já existentes. Alguém precisa ser responsável pela economia, pelos programas sociais, pela garantia da saúde, da segurança e da educação. Alguém deve assumir a tarefa de governar as cidades, os estados e o país. Esse alguém é o político. Não posso concluir este artigo sem antes lembrar aos concurseiros, mais uma vez, que, apesar de estarmos em pleno período eleitoral, não é hora de deixar os estudos de lado. Quem pretende prestar concurso não pode pensar que só vale a pena estudar depois das eleições, por causa da barreira legal às nomeações dos aprovados. Os concursos continuam a ser lançados e realizados até o fim do ano, e quem quiser começar 2015 como servidor público deve manter o ritmo e o foco nos estudos. Depois das eleições, mesmo não tendo sido candidato, esse concurseiro poderá comemorar, com a mesma felicidade de um dos políticos eleitos, o seu Feliz Cargo Novo! J. W. GRANJEIRO Diretor-Presidente do Gran Cursos Coordenador do Movimento pela Moralização dos Concursos - MMC. www.professorgranjeiro.com http://twitter.com/jwgranjeiro http://facebook.com/josewilsongranjeiro

gran cursos

to interno; fiscalizar os atos do Poder Executivo; autorizar, por dois terços de seus membros, a instauração de processo contra o presidente da República, seu vice e os ministros de Estado; e proceder à tomada de contas do presidente da República, quando estas não forem apresentadas ao Congresso Nacional no prazo de sessenta dias depois da abertura da sessão legislativa. A função legislativa – traduzida em atividades como essas que enumerei – constitui apenas uma das dimensões do trabalho dos deputados federais. Ao lado dela, existe, obviamente, a função política. Por meio da atuação partidária, o parlamentar põe em prática a representação que lhe foi delegada pelos eleitores. Tal função exige compromisso com a cidadania e com a moralidade administrativa, além de honestidade e espírito público acima dos interesses pessoais. Infelizmente, nem sempre o deputado eleito corresponde a todas essas expectativas, o que provoca no cidadão-eleitor sentimento de frustração e até descrença na instituição parlamentar. É preciso, contudo, não perder a esperança. O cidadão deve buscar escolhas melhores a cada eleição, afastando candidatos que não tenham correspondido à confiança do voto popular. Só assim poderemos, um dia, sanear a política brasileira.

103


Dez anos de moda na

Capital Capital Fashion Week reuniu público fashion da cidade em torno de desfiles, encontros de negócios e estímulo à produção de moda local com foco na exportação Por Fernando Lackman – Fotos: Cristiano Sergio/Fotoforum

moda

S

104

ão 10 anos de história acompanhada de estímulo para a produção criativa e para o mercado de moda brasiliense. São 10 anos descobrindo talentos. São 10 anos de Capital Fashion Week. A edição comemorativa ganhou ares de modernidade e de antecipação de tendências para 2015. As apostas vieram de muitos lados: do público, que compareceu e circulou entre as araras do Capital Fashion Business e sua Pop Up Store, que focou na produção para exportação com a vinda de compradores internacionais, e do que podemos chamar de “carros-chefes”, os 29 desfiles que passaram, entre os dias 13 e 17 de agosto, pela sala de desfile montada no pavilhão de vidro do Centro Cultural Banco do Brasil Brasília. A idealizadora do evento, a empresária Márcia Lima, festejou uma década de CFW com coquetéis, flashs e muita badalação ao lado de parceiros e patrocinadores. “A moda de Brasília me encanta. Desde 2005, damos aos estilistas e empresários de moda da cidade o suporte necessário para crescer. Nesta edição focamos nas descobertas e apostamos no crescimento de marcas pouco conhecidas, mas que têm base no Distrito Federal”, conta. Em 2014, o CFW apresentou três Novos Talentos. Marcela Botelho, Paulo Bastos e Viviane Kulczynski mostraram, talvez, as coleções mais desejadas de toda a semana de moda. Passearam pelo romantismo, pela moda maxi de verão e pela história de Brasília e de seus Cobogós, respectivamente. Zinc, Nágela Maria e Apoena voltaram ao line-up contando novas histórias e afirmando qualidade em suas roupas. Cada uma em sua seara, as conhecidas marcas apostaram todas as moedas em produções inovadoras com uso de artifícios tecnológicos e artesanais. Os conhecidos estilistas Anna Paula Osório, Romildo Nascimento, Sandra Lima, Rafael Siqueira e Luciana Machado exibiram coleções maduras e com criatividade movida a talento e tendências. O evento contou com patrocínio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e dos Correios, que festejam os louros do sucesso junto com a produção do evento.


Concretamente Brasília – Roupas, acessórios, almofadas, tapetes e objetos de decoração confeccionados em tecidos, bordados, renda, crochê, aplicações e até marcenaria. Na passarela foram 15 looks coloridos inspirados no cerrado

moda

CFW 10 anos – Um dos momentos mais marcantes da 16ª edição do Capital Fashion Week foi o desfile comemorativo de uma década do evento. Na passarela, 35 looks dos estilistas descobertos pelo CFW, desde a primeira edição. Na imagem, look da estilista Rejane Cadore de 2006

105


Romildo Nascimento Acompanhou a tendência mundial e emplacou o jeans na sua coleção. Além do denim, renda renascença, tricoline e moleton completaram os 20 looks do estilista. No desfile, calças e shorts masculinos e femininos, com destaque para as tonalidades branco, preto e azul

moda

Santa Porcina Sob o comando da designer Aline Porcina, a marca homenageou Brasília com todas as suas linhas e tons. A cartela de cores foi inspirada na beleza multicolorida dos ipês – rosa, amarelo e roxo – e no azul do céu, símbolo da Capital

106

Muv Shoes Criou uma coleção especial para lançar no CFW: a Black Soul, inspirada em toda a cultura da black music, blues, jazz, hip hop e maracatu. Ao todo foram 33 modelos de tênis na passarela misturados a muita atitude e irreverência

Osório Princesas A marca infantil levou 14 looks em malha de strass e couro ecológico. Na cartela de cores, marfim, coral verde e muito brilho para alimentar ainda mais o sonho das meninas


Zinc Looks com de bolsas, carteiras, lenços, chapéus, pashminas e peças de vestuário. A empresária Flávia Oliveira apresentou um conjunto de acessórios de bom gosto e qualidade, elaborados em diversos materiais, cores, tamanhos e desenhos

Novo Talento Marcela Gonçalves apresentou a coleção “City of the Dust”, inspirada no cerrado brasiliense, de piso arenoso, seco e clima desértico. Os looks abusaram das estampas com flores e folhas de árvores típicas do planalto central

Silvia Natashy Apresentou a coleção batizada de “Musas Africanas”. São acessórios masculinos e femininos feitos em madeira, pedras naturais, pérolas naturais e sintéticas, miçangas e sementes

moda

Nágela Maria Mostrou peças exclusivas em tecidos fluidos, com acabamentos em pérolas, cristais Swarovski, bordados e aplicações em renda. Os looks exploram os recortes e muitos detalhes inspirados no trabalho diferenciado do Oscar Niemeyer e exploram os tons azul royal, branco e nude

107


moda

Rock Country Convidada, a marca paulistana abriu a temporada de moda brasiliense com uma coleção repleta de atitude, com influência da cultura country e estilo rock n’ roll, batizada de First Colection. Criada há um ano e meio, essa é primeira vez que a marca se apresenta em um evento de moda sob o comando de Roberto A. S. Civita, um dos sócios da marca

108

Novo Talento Viviane Kulczynski apresentou a coleção Cobogó, com looks inspirados na arquitetura da Capital Federal. Ao som de chorinhos interpretados pelo músico Hamilton de Holanda, foram mostradas peças com silhueta sessentista. Na passarela, vestidos trapézio, vestidos casacos, saias godê, calças capri, batas e shorts feitos em tecido ecosummer 100% poliéster

Novo Talento Paulo Bastos escolheu o tema “Natureza Urbana” para desenvolver sua linha de bolsas que enfoca a Capital Federal, seus monumentos e belezas naturais. Os acessórios foram produzidos em algodão cru e a estamparia foi toda pintada à mão, desenhada no croqui e transferida para o tecido

Apoena Apresentou 27 looks femininos vestidos, saias e blusas com finos bordados em algodão egípcio e aplicações de delicadas pedras. Nesta coleção, a marca abusou do colorido, explorando as tonalidades azul cobalto roxo e laranja



Prontas Pa r Muitos e muitos elogios para as elegantes de Brasília que estão sempre brilhando nas festas, com roupas belíssimas, importadas ou não, de grifes famosas ou não. O mais importante é saber combinar sem exageros, carregar um vestido com charme, usar joias na medida certa, ter postura, educação.

gente fina

Fotos: Paulo Lima

110

Lúcia Itapary

Benigna Venâncio

Moema Leão

Marisa Junqueira


Vandira Peixoto

M谩rcia Lima

Ana Rosa Sab贸ia

Iracema Torres

gente fina

a ra brilhar

111


Aconteceu na Corte Fotos: Paulo Lima, Oswaldo Rocha

Almoço empresarial Mesmo abalados com a morte do presidenciável Eduardo Campos e de seus assessores, os membros do Lide Brasília receberam o deputado federal Luiz Pitiman, candidato ao Governo do DF nas eleições de outubro. Ele foi o primeiro sabatinado pelo grupo de líderes empresariais do DF. Antes de suas palavras, o anfitrião do evento, o empresário Erickson Blun, do Hospital Brasília, comandou a oração Pai Nosso em homenagem aos mortos no acidente. Ao final do encontro, Blun também pediu que todos que rezassem uma Ave Maria para os que fizeram a passagem na tragédia. Na foto, Pitiman, o presidente do Lide, Paulo Octávio, e o anfitrião.

Surpresa agradável O aniversário do Paulo Medeiros é hoje, mas a surpresa foi ontem com sua sala enfeitada de balões, bolo, sucos, salgadinhos e todos os funcionários da LBV, formando o coral do “parabéns pra você”. Paulo é o dedicado diretor da Legião da Boa Vontade e só sabe fazer a caridade e ajudar ao próximo. Na festa surpresa, a presença de sua bela Keila (foto).

Pneumologia O Congresso da Sociedade Europeia de Pneumologia será realizado de 5 a 10 de setembro em Munich, na Alemanha. O Dr. Laércio Valença e sua Maria Áurea vão estar presentes. Antes, passam uns dias de férias em Roma e Florença.

GILBERTO AMARAL

Doce espera

112

Na doce espera a bonita Carolina, casada com Luís Felipe Miranda, aguarda a chegada, em breve, da primogênita Letícia. Mais felizes ainda, o médico gastroenterologista Fernando Moraes e sua bela Anna Christina (foto). O vovô e a vovó estão eufóricos.

Recebeu muitos cumprimentos pela passagem de seu aniversário o mago dos pincéis, “doutor” Luiz Carlos Alvarenga


Em “Almoço com Empreendedores”, que movimentou o restaurante Le Jardin du Golf, a presidenta Dilma foi recebida pelo dono da casa, o chef Carlos Augusto Veloso

Feliz com as crianças

Foi extremamente gratificante e, por que não dizer, emocionante a homenagem que a LBV proporcionou, através do seu diretor Paulo Medeiros, a este velho “scriba” pelos 80 anos. O Coral Infantil da Legião da Boa Vontade surpreendeu-me em minha casa para cantar o “Parabéns pra você”. Que bom ser envolvido por tão belas crianças. É o melhor presente que existe.

O maridão Raúl Leão era um dos mais felizes com o êxito de Cláudia

A bela e elegante Cláudia Galdina na noite de homenagem A aniversariante ladeada pelas organizadoras do almoço, Marisa Junqueira, Rita Ballock e Carminha Antoni

A elegante Wilma Pereira foi alvo de mais uma merecida homenagem das amigas. Desta vez foi a bonita Mércia Crema quem reuniu as perfumadas da Corte em torno da querida pioneira. Na tarde, Silvinha Adriano, a anfitriã, a homenageada e Pompéia Addário

GILBERTO AMARAL

A linda baianinha, que hoje mora em San Domingo, na República Dominicana, Marcela Athayde Browne veio passar o fim de semana na Corte com sua mamãe Rosana França, diretora de Relações Internacionais da Bahiatursa

113


cenas em

Fotos: Paulo Lima, César Rebouças

Aniversário de Lúcia Itapary.

Marisa Junqueira, Lúcia Itapary, Rita Ballock e Carminha Antoni

Divanda Pereira, Aurinete Leite, Irene Maia e Meireluce Fernandes

Mônica Cruz, Márcia Lima e Ana Helena Rangel

Ana Mariah di Giacomet, Vera Coimbra e Celina Jardim

flashes

Heloisa Hargreaves, Marlene de Souza e Kátia Kouzak

114

Rita Márcia Machado, Cosete Gebrim e Maria Olímpia Gardino

Flávia Landim, Consuêlo Badra e Fernanda Caixeta


Mariliz Lima e Erickson Blun receberam em sua residência os amigos para festejar o aniversário do filho, Gustavo Lima. O evento foi animado pela dupla Henrique e Ruan.

Dulce Antunes e Clarice Lima

Ronaldo Cuenca, Lorena Cuenca e Marta Cuenca

Isabela Salomão, Erika Oprea, Sofia Vidigal e Ana Luiza Carvalho

Jacira, Fred e Carol Costa

Igor Amorim, Aline Cappoani, Irene e Edmilson Amorim

Moacir Zanatta, Roberta Melo e Fernando Maluf

Paulo e Marcia Muniz

flashes

Gustavo, Mariliz e Marina Lima com Erickson Blun

115


A tradicional Feijoada da Vovó no Naoum Palace Hotel.

Maria Emília, Carmen, Pedro e Marcus Minizzi

Isabela, Neusa, Raquel e Shirley Soares

Sofia, Kátia, Estela e Aloysio Kouzak

Aurinete Leite, Marli Vianna e Irene Maia

A empresária Patrícia Viçosa comemorou seu aniversário com um almoço no Restaurante Hostelaria Dei Sapore.

flashes

Pedro Calmon, Patrícia Viçosa, Cláudia e Sílvio Jucá

116

Carmen Bocorny, Amador Outorelo e Izabel Breckenfeld

Patrícia Viçosa e Marlene Bacelar

Rita Márcia Machado, Elizabet Campos e Bertha Pellegrino


O Embaixador do Marrocos, Larbi Moukhariq, ofereceu uma recepção na sede da Embaixada para comemorar o XV aniversário de ascensão ao trono de sua majestade o Rei Mohammed VI.

Mirian Ragala, Embaixatriz Mina El Idressi e Emb. Larbi Moukhariq

Geila Gonçalves, Cristovam Buarque e Rhalid Ghozlani

Martin Mbeng

Rita Marcia Machado, Luiz Manoel e Cosete Gebrim

Gertrud Mathias, Wanzenir Edler e Maria Lucia Moricone

Elaine Caldas, Rita Peptone e Marlene de Souza

Jerusa e Heinz Kudiess

flashes

Dr. Tanfic e Esposa

117


Mércia Crema reuniu, em sua residência no Lago Sul, familiares e amigos de Wilma Pereira para comemorar o aniversário da pioneira.

Paulo Octávio, Wilma e Cláudia Pereira com Mércia Crema

Consuêlo Badra e Andrea Carvalho

Betty Bettiol, Conceição Pinheiro e Cleuza Ferreira

flashes

Therezinha May e Manu Moraes

118

Marcilia Ferreira Lopes e Daura Filpo

Ana Alice Costa e Silva, Vandinha Riccioppo com Pompeia Adario

Eliana Starling, Marly Nogueira e Alda Corrêa

Ana Amélia Leão, Sueli Abdulmassih e Moema Leão


Mônica e João Cruz abriram sua bela residência no Lago Sul para comemorar com jantar o aniversário do amigo Arnaldo Chagas com uma animada seresta.

Rodrigo e Laís do Amaral com Consuêlo Badra

Adilson e Elizabet Campos

Hugo e Patricia Rodrigues com Daniele Cruz e Marcio Arécio

Alidio e Ana Helena Rangel

Ronaldo e Marisa Junqueira com Carmen Minuzzi

Wando e Gislene Borges

Carmen e Enio Bocorny

flashes

João e Mônica Cruz e Arnaldo e Leila Chagas

119


As socialites Gracia Cantanhede, Odaíza Rodrigues Alves e Augusta Lobo organizaram almoço em homenagem ao fotógrafo queridinho da cidade, César Rebouças, no Tourjours Bistrot, na Asa Sul.

Aldaceli de Paula, César Rebouças e Nathanry Baldoni

Aldaceli de Paula e Letícia Barcelona

Benigna Venâncio e Pompeia Addario

flashes

Odaíza Rodrigues Alves, César Rebouças e Gracia Cantanhede

120

Janine Brito e Cláudia Galdina

Carol Hudson, Nathanry Baldoni e Franceska Baldoni

Fabíola Loureiro e July Benevides

Gracy Franco, Carmen Bocorny e Cândida Baigorria

Therezinha Baldoni e Thamis Peres

Vera Coimbra e Rita Márcia Machado


Fotos: Luiz Finotti

O Grupo Acreditar, empresa da Oncologia D’Or, inaugurou nova unidade em Brasília. O empreendimento ocupa um andar no Edifício Pio X, com arrojado projeto de interiores.

Rodrigo Lima, Luci Ishii e Anderson Silvestrini

Gloria Gomes,Calvino Soares e Jaciara Costa

Juliana Zuba e Raquel Rodrigues

Rodrigo Lima e Sebastião Maluf

Susany Sudério e Rodrigo Lima

Juliana Braga, do Comer rezando, recebe jornalistas para um chá da tarde especial.

Emília Carvalho e Vanessa Struckl

Julio Cardia, Ana Tatiana Cappeleti e Pedro Fistarol

Juliana Braga e Carol Hudson

Renata Ferreira, Alessandra Bicalho e Ariane Reis

flashes

Fabíola Teles e Juliana Braga

121


Sarah e Patrícia Skaf movimentaram a comercial da QI 09/11 do Lago Su. Ao lado da estilista Monica Negreiros, elas receberam convidados para apresentar o Verão 2015 da multimarcas Skaf.

Patrícia Skaf, Marcia Barr e Sarah Skaf

Carol e Isadora Campos

Mônica Negreiros e Cíntia Viegas

Tarcila e Maria Helena Ibiapina com Talita Daher

Com encontro técnico, a 23ª Casa Cor Brasília foi apresentada oficialmente com brunch no Shopping CasaPark.

flashes

Eliane Martins, Moema Leão e Sheila Podestá

122

Ney Lima e Miguel Ângelo

Manuela Rolim e Marcelo Chaves

Graziela de Caroli, Guilherme Rodrigues e Sônia Peres


Rubaiyat Brasília promoveu jantar em comemoração à reabertura da sua varanda com renda revertida para a Abrace.

Marcia Lima, o sócio do Rubaiyat Brasília, Guilherme Cunha Costa e a presidente da Abrace, Ilda Peliz

Consuêlo Badra e o casal Felipe e Isabella Faria

Ana Luiza Favato, a blogger Denise Gebrim e Karina Lima

Guilherme Cunha Costa, Marcia Lima, Ilda Peliz e Gilvan Pires de Sá, representante da Casa Valduga em Brasília

Della Henry e Varry Déquanne

Marisa e Ronaldo Junqueira

Fernanda Amaral, Tiago Correia e Denise Gebrim

flashes

Consuêlo Badra, Marcia Lima e Ilda Peliz, presidente da Abrace

123


Cleber Pires tomou posse na Associação Comercial do Distrito Federal, em solenidade realizada no Auditório Planalto do Centro de Convenções.

Antônio Matias, Cleber Pires e Adelmir Santana

Ruy Coutinho, Thiago, Monder e Amir Jarjour

flashes

José Fagundes e Rubens Lucena

124

Sílvia e Guilherme Afif Domingos com Cleber Pires

Jaime Resena, Celina Leão e Rodrigo Rollemberg

Paulo Galego, Osório Adriano e Hely Walter Couto

Irene e Dário Clementino

Fabrício Pires, Samara Toledo, Sazayne Diniz, Cleber Pires Filho e Cida Pires


A médica Elóida Ávila proferiu uma palestra sobre bem-estar, qualidade de vida, saúde e beleza, numa agradável tarde na residência de Ana Araújo.

Soraya Kurn, Ana Araújo e Elóida Ávila

Soraia Debs e Afaf Majzoub

Cosete Gebrim e Carmen Minuzzi

Sílvia Simone, Márcia Araújo e Gracia Cantanhede

A Pissani, marca de massas artesanais presente em diversos estados do Brasil e com diversos prêmios no segmento, inaugurou o seu segundo endereço na cidade, com coquetel em seu novo ponto de venda, no Shopping Iguatemi Brasília.

Fernando Miranda e Carlos Pissani

Eduardo Frade e Mariana Piccoli

Pedro Jardim e Samyra Farias

flashes

As empresárias da Pissani em Brasília, Mariana, Joyce e Lilian Miranda

125


A querida e alegre Cláudia Marins foi surpreendida por um grupo de familiares e amigos que lhe ofereceu um happy hour para festejar seu aniversário.

Theo, Cláudia, Luna e Paulo Marins

Maita Vonsperling, Edilson Alves e Helana Beraba

Matheus Araújo, Andrea Sargio, Natalia Araújo e Marlene Abreu

O presidente da OAB do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, festejou seu aniversário com familiares e amigos no Unique Palace.

flashes

Luzineide Getro, Ibaneis Rocha e Eduardo Ferrão

126

Deputada Iracema Portella e senador Ciro Nogueira

Estenio e Ana Cristina Campelo

Kátia e Zenon Kouzak


Hely Vicentini abriu as portas de sua residência no Lago Sul para comemorar, com muita alegria, seu aniversário.

Lígia Azevedo, Lúcia Itapary e Divanda Pereira

Mariane, Arthur e Hely Vicentini Elaine Caldas, Jane Carol Azevedo e Maria Lúcia Mariconi

Denise, Felipe e Thereza apresentaram o novo Showroom Quadra Interior comemorando com um happy hour, e terá vernissage de artista mineiros com a curadoria da galeria Expoarte.

Glory Barreto e Nil de Sousa

Caroline Mendonça e Alessandra Fatureto

Nardim Júnior, Denise Zuba e Hélio Albuquerque

flashes

Denise Zuba, Danilo Lopes, Thereza Barbosa e Felipe Zuba

127


Fotos: Sérgio Alberto

Pedro Vasco e Gizelle Monteiro receberam convidados no novo Eliá Spa, antigo Spa & Cia.

Girley Monteiro, Gizelle Monteiro e Pedro Vasco

Pedro Vasco e Fabiano Cunha Campos

Marcos Marcelo e Suzana Rossi

Cristiane Medeiros, Lucia Garofalo e Natividade Pires

Fotos: Sérgio Alberto

O chef Francisco Ansiliero recebeu convidados para comemorar os 26 anos de sucesso do restaurante que leva seu nome.

flashes

Carmelia Ansiliero, Francisco Ansiliero e Giuliana Ansiliero

128

Kerley Horikawa e Sayuri Kato

Andreia Mayumu Kitahara e Giuliana Ansiliero

Marcelo Terra e Fatima Hamu

Lui Veronese e Marco Veronese


129

termo de aajustamento de conduta nยบ 1/2014





Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.