
2 minute read
Saúde da voz deve ter atenção em todas as idades
O fonoaudiólogo Guilherme Silva destaca que todas as pessoas precisam ter hábitos que visem manter a saúde vocal
Tatiana Roesler
Advertisement
Numa busca na web sobre cuidados com a voz, sugestões como evitar gritar ou gargalhar surgem juntamente com o aumento do consumo de maçã. No entanto, quais são verdadeiramente as práticas indicadas por especialistas para manter em dia a nossa voz, que é uma potente ferramenta de comunicação? O fonoaudiólogo Guilherme Silva, integrante do corpo clínico do Instituto Gaúcho de Otorrinolaringologia (IGO), destaca que todas as pessoas precisam ter hábitos que visem manter a saúde vocal. As pregas vocais são responsáveis por produzir os sons. As duas estruturas se localizam na laringe e vibram com a pressão do ar emitida do pulmão. Esses sons, por sua vez, são trabalhados e modulados de acordo com os movimentos da boca e se tornam altos por meio do conjunto do sistema, que abrange a laringe, a faringe, a boca e o nariz. Conforme o especialista, enquanto estamos em silêncio, essas pregas ficam separadas, formando uma abertura. “Quando falamos, no entanto, elas se tornam bastante próximas e vibram, para produzir o som”, explica. “Precisamos cuidar da voz em todas as idades, tendo hábitos que causem o menor impacto possível nas pregas vocais, para evitar danos que podem ser irreparáveis”. De acordo com Guilherme, a falta de hidratação, o tabagismo e a falar em voz alta são inimigos da saúde da voz. O especialista lista três formas de manter a fala em dia: DR. GUILHERME SILVA Fonoaudiólogo, especialista em voz, pós-graduado em Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço aplicada à prática
HIDRATAÇÃO Assim como a voz todos os órgãos do corpo precisam de água para manter o indivíduo sadio. A orientação é a ingestão de goles de água durante o dia, já que as pregas vocais funcionam muito bem quando estão lubrificadas.
EVITE FUMAR O hábito pode provocar tumores nas pregas vocais, ocasionados pela fumaça que circula diretamente no órgão. EVITE FORÇAR A GARGANTA COM GRITOS E SUSSURROS Tanto gritos, como sussurros são prejudiciais à saúde da voz, ambos provocam atrito que podem acabar provocando lesões, o ideal é manter o tom natural de fala na maior parte do tempo.
As bebidas muito geladas, café muito quente e em excesso, muita exposição ao ar-condicionado e mudanças de temperatura também são fatores que prejudicam a voz.
