
7 minute read
EM EVIDÊNCIA NA TV - Milena Ghisolfi
Milena Ghisolfi, especialista em Gestão em Cooperativas de Crédito e gerente no Sicoob Credicapital Entrevista: Andréia Fioravante | Edição: Patrícia Poitevin
Advertisement
Conte-nos um pouco da sua história?
Quero agradecer o convite da Andréia Fioravante, do Lucio Vaz e do Em Evidência na TV, pela oportunidade de estar aqui. Eu não sou gaúcha, venho de Belém do Pará, sou casada, meu esposo é gaúcho, estamos casados já há dez anos, tenho duas filhas, sou administradora, especialista em Gestão em Cooperativas de Crédito e hoje sou gerente no Sicoob Credicapital.
Como funciona o Sicoob e em especial o Credicapital?
O Sicoob é uma instituição financeira cooperativista e no Brasil temos mais de seis milhões de associados. Hoje, nós somos a segunda maior rede de atendimento, atendendo quase 400 municípios. A minha trajetória no Sicoob começou em 2015, onde eu já trabalhava no Sicoob, em Belém do Pará. Com a pandemia mudou a vida de muita gente, mudou a minha também e me trouxe para a terra do meu marido. Viemos aqui e eu tive a oportunidade de ser a primeira mu-
lher gerente-geral no Sicoob Credicapital, em Porto Alegre. Eu falo isso com muito orgulho, porque nós vivemos num mundo corporativo, onde a maioria dos gestores são homens, então, nós, mulheres, estamos ocupando o nosso espaço. Nós temos um espaço exclusivo para atender elas, na nossa agência de Porto Alegre.
Os benefícios neste espaço são diferentes para os demais cooperados?
Nós atendemos todo tipo de público, tanto pessoa física, quanto pessoa jurídica e o principal objetivo é levar soluções financeiras adequadas para cada pessoa. Quando nós atendemos um cooperado, que chamamos assim e não de cliente, procuramos entender as suas necessidades, oferecendo produtos e soluções que atendam a todos. A mulher não é tratada diferente do homem, só que as empreendedoras precisam desse carinho diferenciado, por isso temos um cantinho especial para elas. Os produtos e os serviços são diferenciados de acordo com o público e a sua necessidade.
De que forma é feito esse atendimento? Qual a agência que possui esse espaço para a mulher?
O endereço fica no Largo Visconde do Cairú, número 17, é um prédio histórico do Palácio do Comércio, no quinto andar, nós temos a agência do Sicoob e o espaço exclusivo para as mulheres. Eu sou a gerente do local, também possuímos uma gerente para pessoa jurídica e uma atendente, sendo todas mulheres, para dar o melhor conforto para essa associada. A instituição financeira é cooperativa, porque oferecemos um retorno no final do ano. Quando a pessoa tem uma conta num banco, onde ela paga as taxas e as tarifas, no final do ano, o lucro vai para os acionistas, para os donos do banco e na cooperativa é diferente, porque não chamamos de lucro, chamamos de sobras. A cooperativa não visa lucro, ela visa pagar as contas e dar o retorno financeiro para o cooperado, então quanto mais produtos e serviços uma pessoa tiver, no final do ano, ela vai ter a maior parte das sobras. Nós oferecemos soluções financeiras a preço justo, frente ao


mercado e com esse retorno financeiro, tanto em aplicações financeiras e no próprio crédito, quanto em produtos de adquirente e de cobrança bancária, sempre teremos uma solução completa.
Qual a diferença entre lucro e sobras para o cooperado?
Dentro da cooperativa, você é o dono, então quando você abre uma conta, se associa e faz um depósito do capital, torna-se sócio, portanto, tem voz na Assembleia. Cada um tem direito a voto independente da cota que tem, cada pessoa é um voto, esse é o principal diferencial.
Como o Sicoob realiza o seu atendimento?
O Sicoob preza pelo atendimento humanizado, essa é a palavra-chave. Nós vamos até o cooperado, enquanto as instituições financeiras tradicionais estão fechando as portas, as cooperativas, como o Sicoob Credicapital estão em fase de expansão. Nós já temos dez agências abertas, em Porto Alegre, e estamos cada vez mais procurando estar próximo da comunidade.
A instituição investe muito em projetos sociais, existe também o Expresso Sicoob. Como eles funcionam?
Ele é um braço social do Sicoob, em
Porto Alegre, nós tivemos duas experiências recentes com essa parceria de projetos sociais. Uma delas aconteceu no Parque Germânia, com o Banco de Sangue Virtual, onde nós conseguimos voluntários para fazer doação de sangue, junto com o Sicoob Credicapital e a Confraria Feminina do bairro. Nós temos essa parceria para realizar palestras de educação financeira e cooperativista. Nós temos um projeto chamado Clínicas Financeiras, pois quando ficamos doentes procuramos um médico. Ele vai te fazer uma anamnese, para te dar um diagnóstico. As nossas Clínicas Financeiras são como os médicos, nós analisaremos a sua vida financeira, onde você está errando, onde pode melhorar e depois vamos planilhar os números para tentar achar um diagnóstico e uma solução. É um projeto inovador, que você só vai encontrar no Sicoob. O nosso ônibus, chamado de Expresso Sicoob, é uma plataforma itinerante, equipada com 21 notebooks, mesas, cadeiras e fones de ouvido. Dentro da plataforma, mais de 100 cursos profissionalizantes são realizados, com uma duração média de quatro horas. Nós levamos capacitação para a comunidade e nessa vinda do Expresso a Porto Alegre, conseguimos impactar centenas de pessoas com os cursos. Isso é muito bom, nós termos essa veia social e conseguir levar não apenas soluções financeiras, mas também elevar o nosso sétimo princípio do cooperativismo, que é o interesse pela comunidade. É estar perto, olhando, cuidando e plantando a sementinha para colher no futuro, porque as crianças que atendemos hoje, nós falamos sobre cooperativismo. Desde pequenos, eles aprendem que para um ganhar o outro tem que perder, mas no cooperativismo não é assim, todos ganham.
Como tem sido o retorno das pessoas que são beneficiadas pelos projetos, parcerias e ações?
Em uma das escolas onde nós levamos os cursos, as professoras puderam fazer um debate sobre autismo, onde elas ainda não tinham essa oportunidade no estado, entendendo um pouco mais sobre as particularidades de determinados alunos, com esse curso que fizeram dentro do Expresso, eu recebi vários depoimentos delas agradecendo pela oportunidade.
Vocês também têm projetos para crianças de educação financeira?
Nós temos a Coleção Financinhas, que são várias historinhas para as crianças, ensinando a guardar a moedinha e usar o cofrinho. É uma dinâmica muito legal que também conseguimos levar para as escolas. Quais são as metas para sua agência, no encerramento de 2022 e para o próximo ano? Nós esperamos alcançar o maior número de pessoas e conscientizar da diferença de vir para uma cooperativa, para trazer os seus investimentos e os seus produtos bancários. A maioria das pessoas ou quase 100% tem uma conta em banco, nem que seja digital. Nós possuímos o Sicoob Digital, inclusive estamos com uma campanha maravilhosa, você pode abrir a sua conta digital, pelo aplicativo, e a cada pessoa que indicar, com um código de indicação, ganhará R$ 50. É o Indique e Ganhe, que já está nas plataformas e nas nossas Redes Sociais. Então, acesse o aplicativo e quando for abrir a conta coloque o número da nossa cooperativa que é 4370 e já pode começar a indicar e ganhar. Quais as suas considerações finais? O Sicoob Credicapital existe há 21 anos e em Porto Alegre há três anos, então ainda estamos em fase de ex-
Viemos aqui e eu tive a oportunidade de ser a primeira mulher gerentegeral no Sicoob Credicapital, em Porto Alegre. Eu falo isso com muito orgulho, porque nós vivemos num mundo corporativo, onde a maioria dos gestores são homens, então, nós, mulheres, estamos ocupando o nosso espaço pansão. O brasileiro, nós sabemos que não costuma poupar ou guardar. Então, eu faço esse convite, que venham conhecer a nossa instituição financeira cooperativista, o nosso diferencial e o nosso cuidado com as pessoas, sempre com um atendimento humanizado. Você vai falar com pessoas e não com máquinas. Venha nos conhecer, nós gostamos de tomar um cafezinho, conversar e entender a necessidade de cada um. Eu acho que é isso que as pessoas estão precisando, muitas vezes chegam aos bancos e não passam nem na porta giratória, então o nosso modelo de atendimento são escritórios de negócios, onde você vai ter produtos e serviços exclusivos, desenhados de acordo com a sua necessidade. Nós temos o Sicoob Credicapital na Avenida Carlos Gomes, que fica no Bairro Três Figueiras, que foi a nossa primeira agência a ser inaugurada aqui. Temos uma agência na Avenida Assis Brasil, uma na Avenida Protásio Alves, a minha que fica no Centro Histórico, também na Avenida Wenceslau Escobar, no Shopping Paseo, no Bairro Sarandi, na Avenida Sertório, e no Bairro Jardim Botânico, na Avenida Barão do Amazonas. Essas são as agências que já estão abertas, prontas para receber todos os nossos cooperados.