3 minute read

OPINIÃO - Fátima Daudt

O MDB SEMPRE ME INSPIROU

FÁTIMA DAUDT Prefeita de Novo Hamburgo

Advertisement

Enorme e diversificado, o MDB é do tamanho do Brasil. Todas as origens, posições e características do nosso povo estão representadas em suas fileiras. Se há um partido neste país que pode falar com propriedade para todos os brasileiros, este é o MDB

Vivi um dos dias mais marcantes da minha vida, quando, na sede do Diretório Estadual do MDB, em Porto Alegre, ao lado de várias lideranças importantes da nossa política, como o ex-senador Pedro Simon, assinei ficha para ingressar no histórico Movimento Democrático Brasileiro.

O MDB sempre me inspirou como partido político, pelos seus ideais de justiça e liberdade, pela defesa permanente da democracia e pelo protagonismo nas grandes lutas nacionais, como a redemocratização, a Lei da Anistia e as Diretas Já, que culminou com a possibilidade de os brasileiros escolherem livremente seus governantes.

Atualmente, vivemos um momento muito conturbado do país, de muita polarização na política nacional. Como partido, precisamos contribuir ativamente para a união da sociedade brasileira depois das eleições deste ano. Não podemos manter esse clima de discórdia, agressões e polarização permanentemente, como se fôssemos de um grupo ou de outro. do tamanho do Brasil. Todas as origens, posições e características do nosso povo estão representadas em suas fileiras. Se há um partido neste país que pode falar com propriedade para todos os brasileiros, este é o MDB. Entendo, porém, que nenhum partido é perfeito porque eles são feitos de pessoas, que não são perfeitas. O mais importante é a disposição de acertar, reconhecer erros, corrigi-los e seguir em frente.

Chego ao MDB com a força da mulher gaúcha para participar das boas lutas. Na política, entendo que, quando a mulher não ocupa seu lugar, ninguém o ocupa. Para ilustrar isso, eu gosto de repetir uma frase da ex-presidente chilena Michelle Bachelet: "Quando uma mulher entra para a política, muda a mulher. Quando muitas entram, muda a política." Nada mais preciso. Nós, mulheres, não somos melhores nem piores do que os homens. Somos apenas diferentes. Temos nossa própria visão de mundo. Com nossas vivências, experiências e qualificação, temos todo o potencial para contribuir com nossas famílias, empresas, municípios, Estado e país.

O que vemos hoje nas ruas é o resultado de uma desorganização político-partidária e, por consequência, um anseio imenso do cidadão em acreditar em algo ou alguém. Assim, vemos o que vemos nas votações do Congresso Nacional porque os partidos estão enfraquecidos. O cidadão está votando em pessoas sem se importar com o partido político delas, porque para ele a sigla passou a ser insignificante. E, enquanto a legenda for insignificante, o agente político votará da forma que lhe convier. Muitas vezes, votará a favor ou contra projetos de uma forma totalmente desconectada do seu partido, navegando entre um eleitorado e outro de acordo com as conveniências do momento.

Partido tem ideário, sim! E é com base no seu ideário que seus representantes políticos devem construir suas plataformas eleitorais e se apresentarem aos cidadãos. Na política, sei do meu papel de incentivadora e inspiradora de outras mulheres, seja pelo trabalho como prefeita quanto pelo exemplo da minha conduta pessoal. Entre inúmeros reconhecimentos nacionais e internacionais que recebi, posso destacar que fui incluída, em 2021, na lista das 50 líderes globais em governança ágil e disruptiva, do Fórum Econômico Mundial e Apolitical. Distinções como essa ampliam minha responsabilidade, mas também me motivam a trabalhar ainda mais.

Eu ingresso no MDB com muita disposição, coragem, lealdade e vontade de contribuir e trabalhar para melhorar o partido e a vida das pessoas. Fazer política é isso: melhorar a vida das pessoas, transformando realidades. Entendo que o MDB tem passado e uma história marcante, mas, principalmente, um lindo futuro.

Enorme e diversificado, o MDB é gabineteprefeita@novohamburgo.rs.gov.br

This article is from: