Page 1

Truta

SAÚDE

Fuja da dor 11 POLÍTICA

Festival de Gastronomia Contemporânea no All Saints. Uma experiência sensorial 11

Melhor para as mulheres 5 VIAGENS

Conheça o turismo comunitário 8


EDITORIAL SUSTENTABILIDADE | AMEAÇA

Revista Bahia Norte também é portal na Web Com o objetivo de informar com clareza e objetividade, começamos o nosso trabalho há 22 anos na região com o então Jornal Litoral Norte. Temos certeza que cumprimos a nossa missão de maneira digna, justa e com total credibilidade. Crescemos, amadurecemos e naturalmente acabamos sentindo necessidade de ganhar espaço, percorrer novos horizontes e levar a informação com velocidade, dinamismo, precisão e agilidade. Percebemos que dessa forma conseguiríamos atingir um público maior. É pessoal! A Revista Bahia Norte também está na web. A partir de agora noticiaremos em tempo real tudo o que acontece na Linha Verde, na Bahia, no Brasil e no mundo com destaque para nossas redes sociais, isso mesmo!! Estaremos no facebook, twitter, divulgando notícias sobre turismo, gastronomia, cidades, política, promoções, dicas de estágio, emprego, opinião, tudo pra te manter entretido e atualizado. O nosso site dispõe de 7 editorias com destaque para o blog que será a área que envolverá todos os assuntos de cidade e política. Contaremos também com um canal no youtube, e com a revista mensal online. Caso sinta vontade de denunciar, sugerir, reclamar ou anunciar você pode ir ao Fale Conosco, essa editoria nos manterá mais próximos. Ah! Para não deixar nenhum tipo de saudosismo e também por pensarmos na questão da sustentabilidade, a nossa revista impressa não vai desaparecer, continuaremos com ela. Afinal de contas ela é o motivo da nossa existência. Bom pessoal é isso! Espero que apreciem e aproveitem bastante esse site que foi desenvolvido, único e exclusivamente pensando em você. Equipe Revista Bahia Norte

BAHIA NORTE | 3


CIDADES | LAURO DE FREITAS

Quingoma e Reserva indígena Thá Fene pedem socorro

A comunidade quilombola do Quingoma, localizada em Lauro de Freitas, abriga descendentes de escravos e quilombos, além da reserva indígena Thá-Fene, das tribos Funi-ô e Kuriri-Xocó. Existem projetos e documentos informando ao governo federal a situação de extrema pobreza que vivem os moradores da localidade. A situação é muito ruim e é necessário que as ações de melhoria da qualidade de vida daquele povo sejam imediatamente iniciadas, com a ajuda do Programa Brasil sem Miséria. A pavimentação das ruas e vias de acesso à comunidade não podem mais esperar. Já existem recursos da Caixa Econômica Federal para este trabalho, que deverá ser executado pela prefeitura de Lauro de Freitas.

João Leão em ação

A contar pelo tempo que os soteropolitanos esperam pela inauguração do metrô de Salvador é de se esperar que a futura via expressa de Vilas do Atlântico, com 5,6 Km de extensão em pista dupla e três saídas ao longo do percurso ainda demore um pouco para aliviar o trânsito infernal que os motoristas enfrentam diariamente em toda Lauro de Freitas. Consta no projeto a duplicação 1,5 mil metros já construídos da atual avenida Dois de Julho e que já ligam o Km 0,6 da Estrada do Coco ao Centro, com entrada pelos fundos da Base Aérea de Salvador. O deputado João Leão (PP), garante que os recursos estão previstos pelo Ministério das Cidades e já trabalha junto ao comando geral da Base Aérea pela cessão do terreno para alargamento da pista naquela área.

Cidade violenta

O poder público insiste em tratar a questão da criminalidade apenas como caso de polícia. O fato é que o desequilíbrio social potencializa a marginalidade. É preciso criar mecanismos urgentes para a melhoria da qualidade de vida do cidadão, como educação pública eficiente em tempo integral, além de atividades culturais paralelas ao ensino formal. Assim, teremos uma sociedade mais homogênea e poderemos sonhar com a possibilidade de termos mais segurança, tanto dentro de casa como nas ruas. Por isso, o novo “Mapa da Violência – Mortes Matadas por Arma de Fogo” no Brasil, elaborado pelo sociólogo Julio Jacobo Waiselfisz, classifica Lauro de Freitas como o terceiro município mais violento do país, com uma taxa de homicídios crescente. A taxa verificada em Lauro de Freitas está em 106,6 homicídios por cada 100 mil habitantes. Significa dizer que, em média, de 2008 a 2010, foram mortos por arma de fogo na cidade 182 pessoas por ano, 15 por mês ou uma a cada dois dias. A maior parte das vítimas tem menos de 29 anos.

bahianorte@gmail.com 4 | BAHIA NORTE

Localizada na Casa do Trabalhador, próximo ao Ginásio de Esportes, a agência estará aberta ao público de segunda a sexta das 7h às 13h. A Agência é uma parceria do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e a Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas e vai oferecer inicialmente serviços de emissão de carteira de trabalho e concessão de seguro desemprego.

BAHIA NORTE - MARÇO 2013 PUBLICAÇÃO DE PROPRIEDADE DA RELEASE PRODUÇÕES CNPJ 34.366.153/0001-79 Praça Martiniano Maia, 71 | 1º andar DIRETOR DE ARTE Sala 12 | Shopping da Praça | Centro Manoel Ramos Lauro de Freitas | Bahia Os artigos assinados e opiniões expressas não representam obrigatoriamente as adotadas pela revista

EDITOR RESPONSÁVEL Raimundo Rocha - DRT 1089

www.revistabahianorte.com.br

A Agência Regional do Trabalho e Emprego de Lauro de Freitas

COMERCIAL 71 8874-0909 71 8799-9890 71 3288-2101


Sun Sun/Divulgação

DIVULGAÇÃO

POLÍTICA | LAURO DE FREITAS

Vereadora Dona Augusta

Vereadora Mirela Macedo

As mulheres da Câmara

As mulheres estão ganhando cada vez mais espaço na política brasileira. Entretanto, até a última legislatura Lauro de Freitas não contava com nenhum representante do sexo feminino na Câmara Municipal, todos eram homens. Agora pulamos de zero para quatro. Mirela Macedo, Aline Oliveira, Dona Augusta e Naide Brito são as mulheres que compõem a Câmara Municipal de Lauro de Freitas. Mesmo assim, a participação feminina na política partidária precisa melhorar. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (BA), em 2012, das 9.733 mulheres que tentaram vagas nas Câmaras de Vereadores na Bahia, 568 se elegeram. O dado chama atenção, já que embora o número de candidatos do sexo masculino tenha sido pouco mais que o dobro, o número dos que de fato se elegeram é gritantemente superior ao do sexo aposto. Dos 21.410 candidatos do sexo masculino, 3.978 se tornaram vereadores aqui no estado. Isso significa, numa análise simplista, que os homens conseguem se eleger mais facilmente que as mulheres. Aqui em Lauro de Freitas a discrepância também acontece. Quando analisamos o número de homens e mulheres candidatos nas últimas eleições, a distância não é tão grande, numericamente falando. No entanto, quando falamos nos eleitos, o abismo se abre.

Ainda de acordo com o TRE, 238 candidatos disputaram a eleição de 2012 em Lauro de Freitas, enquanto o número de mulheres ficou em 107; quatro delas conseguiram uma cadeira na Câmara. 13 homens chegaram ao legislativo municipal. Embora muito aquém do equilíbrio entre homens e mulheres na Casa, a situação é mais confortável, já que na última legislatura não havia nenhuma mulher. A vereadora Mirela foi a mulher mais votada nas últimas eleições em Lauro de Freitas – tendo em vista que não houve candidata à prefeitura. Com 1.513 votos, Mirela chegou à Câmara pelo PSD e foi, entre todos os eleitos, a terceira mais votada, atrás apenas de Edilson Ferreira (PRB) e Alexandre Marques (PRB). Dona Augusta (PR) teve 1.053 votos; Aline Oliveira (PP) teve 792 e Naide Brito (PT) 696 votos. “Vamos trabalhar para fortalecer a voz das mulheres na Câmara Municipal de Lauro de Freitas”, diz Mirela, que desde o início do ano realiza três reuniões semanais nas comunidades da cidade. “O objetivo é ouvir as demandas da população e levá-las para o Poder Executivo. Em um mês retornamos a mesma comunidade para dizer se aquela solicitação foi atendida ou não pela prefeitura”, explica Mirela sobre a iniciativa, que tem surpreendido muita gente. BAHIA NORTE | 5


POLÍTICA | LAURO DE FREITAS

Edmar de Paulo

Lula Maciel cobra rescisões Na sessão realizada na tarde de quinta-feira (7) na Câmara Municipal de Lauro de Freitas, o vereador Lula Maciel (PT) apresentou um requerimento solicitando um posicionamento oficial do Poder Executivo sobre o pagamento das rescisões dos servidores demitidos no município. Aprovado pela casa, o documento buscou uma resposta sobre a questão, até então sem datas para pagamentos confirmadas. “Todos nós sabemos a angustia que vem passando o grande número de servidores demitidos no início do ano, sem terem pra onde correr e com informações que não se confirmam. Essas pessoas precisam programar suas vidas e dependem desse dinheiro”, disse Lula Maciel durante seu pronunciamento. Ele ainda lembrou que, independente de responsabilidade, esses valores têm que ser pagos. “Precisamos respeitar esses servidores”, concluiu o edil.

DIVULGAÇÃO

Prefeito dá início ao ano legislativo O prefeito de Lauro de Freitas Márcio Paiva declarou aberto o ano Legislativo Municipal durante sessão na Câmara de Vereadores no dia 5 de março. A solenidade de abertura contou com a presença dos 17 vereadores eleitos no último turno e de secretários municipais, além de assessores e a comunidade em geral. Márcio Paiva, que foi vereador por dois mandatos consecutivos falou ainda que espera contar com o apoio e a solidariedade dos vereadores nos projetos para a melhoria da qualidade de vida da população. O prefeito aproveitou a oportunidade para expor a situação precária e a falta de estrutura na qual encontrou as secretarias do município. Apontou as dificuldades enfrentadas até agora para implementar seu plano de governo e destacou que nenhuma delas vai impedir a implantação dos projetos. Entre as propostas para este mandato Marcio Paiva destacou a construção de uma maternidade municipal, de um hospital da criança, escolas em tempo integral e também de novas vias para desobstruir o trânsito e facilitar a mobilidade urbana na cidade de Lauro de Freitas. O presidente da Câmara Gilmar Oliveira (PSD), que conduziu a cerimônia de abertura, falou da importância da participação do povo nas sessões e discussões da casa. A Câmara Municipal funciona de segunda a sexta e as sessões são realizadas sempre as terças e quintas-feiras, a partir das 14h.

CAMAÇARI

Outlet Premium impulsiona a economia da orla

6 | BAHIA NORTE

mento de vetores turísticos e econômicos da Região Metropolitana, próximo ao Aeroporto Internacional Luis Eduardo Magalhães e de uma rodovia essencial como a Estrada do Coco”. O Outlet Premium conta com investimento de R$ 100 milhões e será construído em uma área de 140 mil metros

MARCELO FERRÃO

Terra das oportunidades. A expressão se encaixa perfeitamente com o momento ascendente de Camaçari, sobretudo por comemorar o lançamento da pedra fundamental do Outlet Premium, que deve ser inaugurado no início de agosto deste ano, além de gerar aproximadamente 2.500 empregos diretos. O presidente do Grupo General Shopping, responsável pelo empreendimento, Vitor Veronezi, salientou que a escolha por Camaçari para abrigar o primeiro investimento do grupo na Bahia, se refere a vários aspectos, incluindo o acolhimento da Prefeitura e as condições geográficas da cidade. “Camaçari é uma das mais importantes cidades da Bahia e está localizada no eixo de desenvolvi-

quadrados. O espaço vai abrigar 100 lojas dos ramos de confecção, cosmético, eletrodomésticos, alimentação e variedades de renomadas marcas nacionais e internacionais, com valores mais atrativos para os consumidores, com descontos que podem chegar até 80%. Além disso, o Outlet Premium terá um estacionamento com capacidade para 2 mil veículos. Com foco nas classes A, B e C, os outlets são tradicionais pontos de vendas em países como os Estados Unidos e o Canadá e se caracterizam por se localizarem longe dos centros, justamente para não concorrer com os shoppings da cidade. Vitor Veronezi e Ademar Delgado lançam a pedra fundamental


TURISMO | MÃO DE OBRA

Dificuldades do segmento hoteleiro A partir desta edição teremos um encontro mensal tratando de assuntos relacionados ao turismo com foco na educação, desemprego, dicas para superar a crise no segmento do turismo, o que e como falar numa entrevista de emprego e o que surgir de relevante para tratarmos neste espaço. Percebemos a dificuldade de inserção no mercado hoteleiro de profissionais aqui da região de Lauro de Freitas. Existe a necessidade de capacitação e estágios para atrelar teoria à prática. Nos processos seletivos que realizo através da BPN e na minha empresa percebo a carência de mão de obra capacitada para o setor. Onde no universo de 60 candidatos entrevistados média/dia, encaminhamos 10% para os hotéis e somente 5% preenchem as vagas (quando ocorre). E sempre o mesmo discurso: “O candidato não possui os requisitos para atuar na função” ou “O candidato não tem comprovação na carteira de trabalho e não passou no teste prático” ou “ O candidato não tem postura e não sabe se comunicar corretamente com os clientes” ou o mais frequente “ o candidato precisa de um curso especifico para exercer a função”....E por ai vai. A Referência para os cursos são para os cargos de camareira, garçom, barman, agente

de portaria dentre outros. No Bahia Norte vamos a cada edição tratar de temas que auxiliem nesta busca de conhecimento e dicas comportamentais e de oratória no intuito de contribuir no preenchimento destas vagas. Lembrando que o segmento do turismo local está buscando satisfazer cada vez mais as necessidades e desejos dos seus clientes para obter a preferência dos hóspedes/visitantes. Os clientes passaram a ter um papel de destaque nas organizações e a criação de valor nos pequenos detalhes se tornou imprescindível para que os hotéis sobrevivam num mercado tão acirrado e competitivo. E as diárias, a qualidade dos serviços e produtos estão atendendo essa demanda e as expectativas? Além disso sabemos que com o advento da Copa teremos uma demanda considerada no setor. Por isso, a necessidade de buscar novas alternativas e estratégias para atuação e ação! Marcia Figueirôa Consultora Empresarial & Palestrante Motivacional www.marciafigueiroa.com marciafigueiroa@yahoo.com.br

BAHIA NORTE | 7


TURISMO | VIAGENS

Atrativos da Semana Santa No feriado prolongado da Semana Santa, visitantes de todo o Brasil terão mais motivos para ir a Salvador. Já a partir do dia 22 de março, será realizado o Festival de Artes do Sagrado, que prossegue até o dia 1º de abril. A série de atividades vai englobar ações culturais, para atrair baianos e turistas à capital baiana, especialmente durante a Semana Santa. Com agenda repleta de linguagens, o festival inclui desde a encenação do espetáculo épico A Paixão de Cristo; uma Feira de Arte, Antiguidades, Artesanato e Artigos Sacros; uma série de concertos e apresentações de corais; uma rota gastronômica; e exposições em museus. O festival tem patrocínio da

Bahiatursa e Embasa, dentre outros parceiros da esfera municipal e da iniciativa privada. Feira de Arte, Antiguidades, Artesanato e Artigos Sacros em parceria com o Instituto Mauá, será realizada de 28 a 31 de março, no Terreiro de Jesus, Pelourinho. Já a Rota Gastronômica Santos Sabores reúne restaurantes da capital baiana convidados a elaborar um cardápio especial com comidas típicas da época. Até agora, 10 restaurantes estão incluídos na rota: Casa de Tereza, da chef Tereza Paim, Yemanjá, Plaza Gourmet, Casa Lisboa, Cantina da Lua, Pereira, Pelô Bistrô, Maria Mata Mouro, Ki-Mukeka e Ercolano.

DIVULGAÇÃO

Veja programação completa na seção TURISMO do portal www.revistabahianorte.com.br

Cresce turismo comunitário O Turismo Comunitário está se firmando como uma alternativa sustentável para localidades de grandes potenciais, sejam estas em belezas naturais ou em riquezas culturais. Na verdade, a tendência deste modelo é tratar a totalidade do termo “meio ambiente”, que envolve natureza e comunidade. Neste novo conceito que já desponta e se consolida pelo mundo afora, cada morador é responsável pelo planejamento da atividade que preza pela preservação do ambiente. O modo de vida destas comunidades é um dos principais atrativos. Os grandes complexos turísticos e os restaurantes de luxo ficam de fora dos roteiros. Segundo o coordenador do programa de desenvolvimento solidário da Rede Cearense de Turismo Comunitário (Tucum), 8 | BAHIA NORTE

Jeferson Souza, a demanda para este tipo de turismo cresceu 20 por cento no último ano, enquanto que o turismo tradicional cresceu entre 7 e 11 por cento. Uma das fundadoras e presidente do Projeto Bagagem, Cecília Zanotti, é uma das principais incentivadoras: “O Brasil tem grande potencial, especialmente porque possui diversidade cultural e ambiental muito grande. Nosso objetivo é fazer do país uma referencia em turismo comunitário nos próximos cinco anos”. Litoral Norte - O Litoral Norte da Bahia também tem grande potencial para este tipo de turismo, mas, até o momento, muito pouco está sendo feito para desenvolvê-lo. A valorização das culturas típicas em consonância com a preservação da natureza enriquece a região aos olhos

do turista: seja ele hóspede de um grande resort ou de uma singela pousada. O turismo comunitário se baseia em princípios de solidariedade e segue certos critérios diferenciadores, tais como: gestão comunitária dos produtos turísticos locais, economia solidária, comércio justo e relação de sustentabilidade em longo prazo. Parte da conscientização da comunidade de que a natureza faz parte do seu viver e precisa ser preservada independente do turismo. Vale notar que nada é feito apenas para turista ver. Eles desenvolvem suas atividades normalmente e os visitantes é que se incorporam. Isto leva muitos a refletirem sobre suas vidas e alguns chegam a dar um novo direcionamento ao seu viver.


Que tal aproveitar esse feriadão para descansar e aproveitar as maravilhas que só o turismo comunitário pode oferecer no Ceará?

Para reservas entre em contato diretamente com a comunidade

No litoral oeste

Tatajuba - Camocim: (88) 9984- 8347 Caetanos de Cima - Amontada: (88) 9731- 3106/ 9203- 6382 Curral Velho - Acaraú: (88) 9936-2857 / 9612– 7054

No litoral leste

Reserva Extrativista do Batoque – Aquiraz: (85) 9764-2327 / 9247-8218 Assentamento Coqueirinho - Fortim: (88) 9989-9027 Prainha do Canto Verde - Beberibe: (85) 9619-2046 / 9982-7409 Vila da Volta – Aracati: (88) 9629-5290 Ponta Grossa - Icapuí: (88) 9259-7104 Tremembé - Icapuí: (85) 9743-1920

Em Fortaleza

Secretaria executiva: (85) 3226.2476/ info@tucum.org

Bariloche lança promoção inédita Com o slogan Bariloche te ensina a esquiar de graça, a Improtur Bariloche, órgão do turismo local, vai oferecer em cada pacote vendido três dias grátis com aulas, equipamentos e transporte de montanha para a prática do esqui. A promoção será limitada. Segundo Fabián Szewczuk, secretário de turismo de Bariloche, a iniciativa visa recuperar o turismo perdido nos últimos anos. “Fizemos uma parceria

publico-privada com a rede hoteleira, os centros de aprendizado de esqui e ainda o Cerro Catedral”, comentou. Participam da promoção com pacotes as operadoras Agaxtur, CVC, Tam Viagens, Calcos, Fenix, e Nascimento Turismo

OPINIÃO | ESPORTE

Perspectivas BA x VI A iminente volta do grande coliseu, a Fonte Nova, palco de duelos épicos envolvendo as duas grandes paixões do futebol baiano, Bahia e Vitória, faz lembrar das dores e alegrias de torcedores que acompanharam triunfos emocionantes e derrotas “choradas”. O que nos deixa em dúvida, neste cenário com a arena em vias de ficar pronta é se os gladiadores estão devidamente armados. As perspectivas de Bahia e Vitória na temporada e num futuro próximo parecem não estar à altura do colosso que ressurge às margens do Dique de Tororó. Palco que remete a muitas glórias, mas que agora não promete jogos com a qualidade proporcionada pelos plantéis antes sustentados por estes clubes. Explicando melhor a situação atual, os times baianos perderam sua estima ao acumularem seguidos rebaixamentos, rarearam boas participações em torneios nacionais, e, até secas em títulos domésticos amargaram. Dado ao panorama da última década fica difícil imaginar que a magia da repaginada Fonte Nova irá voltar. O desnível econômico pode servir de excelente justificativa para a derrocada e a falta de perspectiva positiva. Entretanto, um novo caminho acalentador está sendo construído. A valorização dos garotos das divisões de base do Bahia e Vitória pode ser o caminho para um futuro mais glorioso. Neste aspecto há um descompasso interno. Enquanto o Bahia revela e despacha garotos em quantidade, o Vitória, além de revelar, faz um trabalho mais sólido de afirmação, introduzindo-os no quadro profissional e não se precipitando em negociatas. A salvação paira nessa dinâmica, revelação de jogadores. Conjunção que deve ser aplicada com mais força entre os profissionais e a “base”. Buscando nos rincões do Brasil, através de olheiros, abrindo escolas de futebol, adiante lapidando e valorizando-os. Esta tecla parece muito batida e maçante, porém é uma excelente forma de tornar nosso futebol tão grande quanto a Fonte Nova.

Hugo Leite Estudante de Jornalismo hugoleite3@gmail.com BAHIA NORTE | 9


Divulgação

ENTRETENIMENTO | BAR

Reabre 30 Segundos Bar

Uma das casas mais bem estruturadas e equipadas de Salvador, o 30 Segundos Bar, situado no bairro do Rio Vermelho, foi reaberto para o público na quinta-feira (14). Após passar por uma reforma na estrutura e na decoração, o estabelecimento volta a agitar a noite da capital baiana com uma vasta programação musical, voltada para o pop rock e para a música eletrônica.

Gabriel Lobo reúne baianos famosos em aula gastronômica Pupilo do renomado chef Edinho Rengel, Gabriel Lobo inicia um novo projeto: o curso Cozinha de Guerilha! para homens. Com o objetivo de dar noções básicas de técnicas profissionais de cozinha e como planejar a alimentação diária, através de metodologias de corte, acondicionamento e preparo, o curso terá a aula inaugural recheada de famosos baianos. Dentre eles estão o deputado federal Acelino Popó Freitas, o fotógrafo Uran Rodrigues, o artista plástico Menelaw Sete e o jornalista Estevão Terceiro. O evento está marcado para o próximo dia 26, na cozinha gourmet montada pelo jovem em sua casa, no bairro praiano de Jaguaribe. Proprietário de três restaurantes em Guarajuba, Gabriel é especialista em charcutaria e açougues, experiência adquirida durante a temporada em que trabalhou na região Norte espanhola.

Yuji Sogawa

Quanto: Open Bar, com direito a Cerveja Budweiser, whisky Red Label, Vodka Absolut e Roskas. R$ 69,90 (masculino) e R$ 39,90 feminino

GASTRONOMIA

10 | BAHIA NORTE


FOTOS: Divulgação

GASTRONOMIA | RESTAURANTE

Filé Recheado

Brochete de Camarão

Festival de Gastronomia O Grupo All Saints Restaurantes, que conta com duas Casas em Villas do Atlântico, não pára de brindar seus clientes com promoções. Desta vez é o All Saints Contemporâneo que promove até o final de abril, o Festival de Gastronomia Contemporânea. Já tradicional na região, com cerca de 3,5 anos de funcionamento, O All Saints Mediterrâneo foi indicado e recebeu votos concorrendo na categoria de melhor restaurante de Pescados e Frutos do Mar pela Veja Comer e Beber Salvador. Ninguém melhor que renomado chef paulista Leonardo Roncon para definir o festival : “em contraste com a cozinha clássica, a cozinha contemporânea é caracterizada pela leveza, delicadeza dos pratos e beleza na apresentação. Ela tem como princípios o envolvimento dos sentidos e gerar uma leitura mais complexa dos alimentos. Aqui encontram-se pratos trabalhados dentro de um ambiente conceitual. Cozinha contemporânea tem como objectivo principal criar

um conjunto de sensações bem elaboradas, sabor e efeitos ilimitados da comida, surpreendendo todos os sentidos.”

Torta Musse de Chocolate

Confira no anúncio abaixo porque o Festival de Gastronomia Contemporânea é imperdível.

BAHIA NORTE | 11


Fayola...Uma nova proposta de Gastro Bar para 2013 Um ambiente descontraído, com muito requinte e climatizado, cerveja gelada, drinks elaborados, gastronomia apurada e o clima de boemia, o único horário certo é para abrir, afinal Gastro Bar que se preze deve fazer jus ao seu público que elegeu o Fayola como o point do bairro do Rio Vermelho. Os Almoços de terça a Sábado com pratos que remetem a COMIDA DE QUINTAL, como Maniçoba, Sarapatel, Dobradinha, Mocotó, a Moqueca de Carne seca com Banana...contagiam o bom paladar. Aos Domingos, a nossa Feijoada é orquestrada por Carla Magalhães, trata-se do famoso Feijão Maravilha e seu bolinho. Deixando no ar uma lembrança dos dining clubs da Inglaterra, reservando

12 | BAHIA NORTE

FOTOS: Divulgação

GASTRONOMIA | RESTAURANTE

atrações com Djs e bandas para Quinta o Som fica por conta da banda Rock’ N Rumba...em especial a sexta sertaneja com Paula Góes e O sabado embalado pelo ritmo frenetico da Salsa de Jorge

Zarath e ZumBahia, ou ainda se preferir pode jogar uma boa partida de sinuca.

www.fayolabar.com.br 71 3018-1313


BAHIA NORTE | 13


SUSTENTABILIDADE | CONTAMINAÇÃO

Invibializada pela poluição, ainda é tempo de salvar a linda praia de Buraquinho

Buraquinho “entra pelo cano” A falta de planejamento e fiscalização, somados a atos irresponsáveis e até criminosos de alguns moradores e empreendedores, resultou na saturação do sistema de escoamento sanitário em Buraquinho. A moradora do condomínio Portão do Sol, Rosalina de Souza Santos, revelou que, em dias de chuva, o esgoto que entope as tubulações projetadas para águas pluviais transborda e invade as casas. “Perdi sofá, perdi caixa de som, o motor do portão quebrou. Acordamos 15 para as cinco da manhã com as coisas boiando dentro de casa. O carro de minha vizinhas deu perda total”. A água que entra

nas residências é a soma de vários tipos de esgoto, com lixos, excrementos humanos e produtos químicos. “A tubulação da água passa junto da tubulação de esgoto” – denunciou a moradora. A conexão do esgoto doméstico ao sistema de escoamento pluvial é uma prática corriqueira. Em alguns casos, os dejetos são lançados diretamente em lagoas, córregos e no rio Joanes. Não existe sistema de escoamento e grande maioria das casas ainda utilizam as fossas-sumidouro, que permitem a infiltração dos dejetos no solo. O lençol freático é raso e já se encontra contaminado. O

aterro de charcos e lagoas contribui para o problema. Ainda no Portão do Sol, vê-se uma lagoa totalmente eutrofizada e que está sendo aterrada. Ao lado, um córrego exala mau-cheiro típico de produtos industriais. Após o muro do condomínio atravessa um esgoto a céu aberto que recebe dejetos de vários condomínios até alcançar o Joanes. Próximo ao Bom Preço outro aterro em andamento. Muitas indústrias estão fixadas próximo ao rio Joanes, e algumas apresentam instalação clandestina de esgoto. Desde 2005 está em vigor uma lei que obriga a instalação de bio-filtros

Proibido tomar banho de mar...

... também, com tanto esgoto lançado no rio

14 | BAHIA NORTE

Das 34 praias avaliadas pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema), na Região Metropolitana de Salvador (RMS), cinco estão impróprias para o banho. O Inema chama atenção para que os banhistas evitem as praias de Buraquinho (em frente à barraca de praia Chalé), Pedra Furada (atrás do Hospital Sagrada Família), Porto da Barra (em frente à Rua Cezar Zama), Boca do Rio (em frente ao Posto Salva Vidas) e Corsário (em frente ao Posto Salva Vidas Patamares) . O diagnóstico das condições de balneabilidade é obtido mediante o recolhimento de amostras em 30 praias de Salvador, mais quatro praias de Lauro de Freitas, durante cinco semanas. Vale lembrar que no período em que o tempo estiver chuvoso, as praias podem ser contaminadas por arraste de detritos diversos, carregados das ruas através das galerias pluviais, podendo causar doenças.


para tratamento de esgoto. É requisito primordial para o licenciamento de empresas. Entretanto, pela quantidade de esgoto que continua sendo lançado no Joanes tudo leva a crer que a Secretaria de Meio Ambiente de Lauro de Freitas não consegue impedir os atos criminosos. A expectativa é que o problema seja sanado com continuidade da construção da rede sanitária financiada pelo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal), que já liberou 170 milhões de reais para a realização das obras, e que foram suspensas por desvios de recursos durante a última gestão. Pelo projeto o esgoto de todo o município será canalizado para o emissário submarino que está sendo implantado em Pituaçu. Mas os moradores da região exigem providencias imediatas. O químico Arthur Pena, mais conhecido com Arthur do PV, morador de Buraquinho há 11 anos, desabafou: “Daqui a três anos, quando eles dizem que o problema será sanado, o rio (Joanes) estará morto”. Uma forma de minimizar o problema, para ele, seria “não renovar licenças ambientais para empresas irregulares e não liberar habite-se até se ter o sistema sanitário adequado disponível e fazer o controle analítico periódico em relação aos efluentes como exige o Conama”. Outro morador da localidade, Joaquim Neto, exige que sejam adotadas medidas urgentemente: “Tem de tapar todos os esgotos porque ninguém agüenta mais”. Ele, que já levou denúncias a vários veículos de comunicação sem nenhum retorno, protesta: “Vários condomínios foram notificados em maio, mas até agora nenhuma providência foi tomada”. Arthur do PV também desabafa: “É irresponsável a quantidade de imóveis que estão sendo licenciados, principalmente esses grandes empreendimentos”.

Luxo e irresponsabildade convivem ao longo do rio Joanes

Em breve poderemos não ver mais esta cena

BATE PAPO

O ambientalista Caio Marques afirma que é drástica a situação do rio Joanes próximo à foz. De maneira incisiva ele convoca a sociedade a lutar pela defesa do rio e sua revitalização. 1 - Qual é a atual situação do rio Joanes? Da sua nascente até as Barragens de captação de água, para abastecimento de Salvador, Polo Petroquímico de Camaçari e Simões Filho, a situação está controlada, embora sem a necessária proteção estratégica, em razão de ser um manancial de abastecimento de uma Capital e de sua RMS. 2 – Existe algum projeto de revitalização do Joanes? Não existem projetos de Revitalização da Bacia do Joanes. Apenas obras iniciadas em alguns Municípios, cujos efeitos futuros podem vir a ser positivos para a Bacia do Joanes. Não há qualquer preocupação com os aspectos de lazer, esportes, recuperação ambiental, controle do uso do solo, garantia de segurança para os empregados nas barragens, etc. 3 – Qual o papel das ONGs na mobilização pela defesa do Rio Joanes¿ As organizações não governamentais possuem quadro técnico, informações e capacidade de debater sobre a forma HOLISTICA como deve este assunto ser abordado! É importante a manifestação da Sociedade Civil Organizada, não só pelo conteúdo, mas pela capacidade de traduzir as necessidades e oferecer soluções e propostas. 4 - O que o Inema está fazendo atualmente para tentar resolver o problema do rio? O INEMA possui muitas informações, gera muitas estatísticas, consolida muitos estudos e propostas, mas não possui autonomia jurídica para

TRANSFORMAR estas informações em atitudes de revitalização. Não há VAZÃO ECOLÓGICA, que garanta a manutenção da vida das espécies que dependem das calhas destes rios para sobreviverem! 5- O Rio Joanes tem solução? Será necessário que as águas servidas retornem tratadas para as calhas dos rios, reduzindo os efeitos do barramento, do aprisionamento e sequestro das águas dos rios. 6 - Existe algum tipo de fiscalização? Não. A degradação das Bacias expulsaram os peixes, seus pescadores, suas marisqueiras, seus pássaros e mamíferos, batráquios, reptéis, crustáceos, além dos seus microorganismos benéficos, transformando as calhas em grandes depósitos de esgotos.

Caio Mário Vieira Marques Conselheiro Fundador da OSCIP Rio Limpo | 71 88078877 BAHIA NORTE | 15


SAÚDE | QUALIDADE DE VIDA

Terapia PST é o mais novo recurso para controle da dor Milhares de pessoas sofrem de dor aguda ou crônica todos os anos e sentem os efeitos dessa condição que resulta em perda de produtividade, autoestima e bom humor. As doenças musculoesqueléticas são a maior causa de morbidade, pondo em risco a saúde e a qualidade de vida das pessoas, além de provocar grande impacto socioeconômico. “Um em cada quatro adultos é afetado pela artrose, por exemplo, doença que limita até mesmo as ações mais simples do dia a dia por causa da dor. Daí a importância de sermos pioneiros, no Estado da Bahia, no uso da Terapia PST. Trata-se de um tratamento não invasivo que estimula cartilagens, articulações e ossos à regeneração, aliviando a dor e evitando a progressão da doença”, diz a médica Vera Lúcia Argollo Vênere, especialista em Medicina da Dor. Na opinião da especialista, geralmente a pessoa com dor sente-se indisposta e deprimida, gerando impacto negativo nos relacionamentos pessoais e dificultando ainda mais qualquer iniciativa que dependa de seu esforço pessoal. Isso reforça a importância de se investir em novas tecnologias que atuam no controle da dor de forma não invasiva. “A PST atua na reconstrução do campo elétrico biológico. Os pulsos são recebidos como se tivessem sido produzidos pelo próprio corpo humano, estimulando o metabolismo, atuando na reparação dos tecidos afetados e interrompendo o ciclo de dor. Em geral, são necessárias nove sessões de uma hora cada. Sem dor, sem barulho, só um sinal luminoso indicando que as ondas eletromagnéticas estão agindo”. De acordo com a American Academy of Pain Medicine, mais de 1,5 bilhão de pessoas no mundo inteiro sofrem de dor crônica. Pesquisas indicam que a mais comum é a dor

16 | BAHIA NORTE

nas costas (27%), seguida pela dor de cabeça (15%) e pescoço (15%). Quase 30 milhões de norte-americanos sofrem de dor nas costas com frequência – o que acaba contribuindo três vezes mais para que a pessoa tenha saúde frágil e sinta-se emocionalmente abalada. “Embora não existam dados estatísticos oficiais no Brasil, a ocorrência da dor tem aumentado significativamente, exigindo um esforço mais direcionado da classe médica no sentido do diagnóstico e controle, a fim de proporcionar alívio ao paciente. A gestão da dor é fundamental para que o paciente possa levar uma vida normal dando a devida atenção à coluna vertebral”, diz a médica Vera Lúcia Argollo Vênere.

Bahia agora conta com um Centro de PST O novo Centro de PST para o manejo da dor se encontra na Climdof- Clínica da medicina da dor e pediatria, localizada na Av. Luiz Tarquínio, 2580 – condomínio Villas Trade Center, em Vilas do Atlântico, Lauro de Freitas (BA). - Telefones para contato: 71 3379 6874/ 3082 / 3232/ 9964 7943/ 3379 9454 (residência) | veraavenere@lognet.com.br. Responsável Técnico: Vera Lúcia Argollo Vênere | CRM 3155

“A PST atua na reconstrução do campo elétrico biológico. Os pulsos são recebidos como se tivessem sido produzidos pelo próprio corpo humano, estimulando o metabolismo, atuando na reparação dos tecidos afetados e interrompendo o ciclo de dor. Em geral, são necessárias nove sessões de uma hora cada. Sem dor, sem barulho, só um sinal luminoso indicando que as ondas eletromagnéticas estão agindo”.


CULTURA | FOTOGRAFIA

Técnica americana dá cara nova a paisagens baianas Foi aberta no dia 13 de março a exposição Bahia Magia, que reúne registros feitos pelo fotógrafo Bel Saffe em diversos locais do estado. As 30 imagens - que ficarão expostas por um mês na galeria Nino Nogueira Decor, situada no Rio Vermelho - apresentam a inovadora técnica americana High Dynamic Range (HDR) aplicada a famosos e desconhecidos cartões-postais da Bahia. Dentre eles, figuram o Farol da Barra e a Ponta do Humaitá, além de nuances somente ofertadas pela natureza paradisíaca do Nordeste, incutidas em locais como as ilhas de Itaparica e Boipeba e praias do Litoral Norte.


COMPORTAMENTO | MODA

Alline Rosa estrela segunda edição do Boutique Chic em Salvador Com a mesma proposta de criar uma atmosfera artística-cultural que proporcione ao público ter acesso a peças cuidadosamente selecionadas, do vestuário até objetos de decoração, será realizado pela segunda vez, na capital baiana, o Boutique Chic Pop-Up Store Salvador. Como de costume, o Zank Boutique Hotel será palco do evento, entre os dias 26 e 28 de abril. Desta vez, a personalidade que terá seus figurinos expostos durante os três dias em que moda e design estarão em perfeita sintonia, será a vocalista da banda Cheiro de Amor, Alinne Rosa. “As pessoas gostaram muito de ver os figurinos de Carlinhos Brown bem de perto, na primeira edição. Agora, nada melhor que homenagear Alinne (Rosa), que é uma figura muito querida e superantenada com o mundo da moda”, explicou Cecília Zanchet, empresária e idealizadora do projeto. Dezesseis marcas já confirmaram presença na segunda edição do Boutique Chic. “Estamos muito satisfeitos com as parcerias. Em virtude da grande procura de lojistas em participar do nosso evento, já estamos organizando os espaços para a terceira edição, que vamos realizar próximo ao Dia dos Namorados”, antecipou Zanchet. Entre os parceiros confirmados estão: Mesckla, Thereza Priore, Bauá, Lis Meirelles, Claudia Belfort, CR Su Misura, Chilli Beans, Divino Cheiro, LR, Mch, Contém 1g, Salão Beleza Única e Rock Di Saia.

Onde Zank Boutique Hotel Rua Almirante Barroso, 161, Rio Vermelho Quando de 26 a 28 de abril Horário das 17h às 22h (sexta-feira e sábado), das 15 às 22h (domingo) Quanto Aberto ao público (exclusivo para adultos) Informações: (71) 8102-7020 18 | BAHIA NORTE


ANIMAÇÃO E FESTAS

AR CONDICIONADO

ARQUITETURA

ARTIGOS ESPORTIVOS

BUFFET

desinsetizadora

PARA ANUNCIAR LIGUE 71 8874-0909 / 3288-2101

ACADEMIA

CLASSIFICADOS

CENTRO AUTOMOTIVO

BAHIA NORTE | 19


DECORAÇÃO

COLCHÕES

CLASSIFICADOS

PARA ANUNCIAR LIGUE 71 8874-0909 / 3288-2101

ESPAÇO RECREATIVO E PEDAGÓGICO

ESTÉTICA

INFORMÁTICA

LAVANDERIA

homeopata

LIVRARIA

MASSAGEM REDUTORA E LIMPEZA FACIAL

20 | BAHIA NORTE

MÚSICA EM DOMICÍLIO


MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO

PET SHOP

RESTAURANTE

PARA ANUNCIAR LIGUE 71 8874-0909 / 3288-2101

MADEIREIRA

RESTAURANTE

redes de proteção

REMÉDIOS

serviços imobiliários

CLASSIFICADOS

RESTAURANTE E DELICATESSEN

TÁXI

BAHIA NORTE | 21


TREINAMENTO EMPRESARIAL

VETERINÁRIA

VETERINÁRIA

VETERINÁRIA

CLASSIFICADOS

PARA ANUNCIAR LIGUE 71 8874-0909 / 3288-2101

TOLDOS

22) | BAHIA NORTE


Revista Bahia Norte  

MARÇO/ Ano VI - Edição 62