2ª Edição Abril

Page 34

CULINÁRIA CARNEIRO NO BURACO Prato típico da cidade de Campo Mourão, centro-oeste do Paraná, é a deliciosa receita do mês enviada pelos nossos leitores Mauro Barbosa e Sandra Spínola.

Ingredientes

Rendimento: 50 pessoas

Modo de preparo

Cortar a carne em pedaços pequenos. Tirar o miolo das maçãs, que irão inteiras. Descascar as batatas doce na água para não empretejar e cortar em pedaços médios. Descascar as batatas, que irão inteiras. Descascar as batatas barôas e cortar em pedaços médios. Descascar as cenouras e cortar em rodelas. Cortar os pimentões em pedaços. Descascar e cortar fino as cebolas. Descascar as cebolas pequenas que irão inteiras. Cortar bem fino a salsa e a cebolinha.

34

30 kg de carne ovina 4 kg de maçã pequena 5 kg de batata doce 5 kg de batata pequena 3 kg de batata barôa 3 kg de cenoura 1 kg de pimentão vermelho e verde 2 kg de cebola 1 kg de cebola pequena inteira 300 gramas de alho 20 pimentas vermelhas 300 ml de molho inglês 2 litros de vinho tinto seco 1 litro de óleo de girassol subir o tacho até o braseiro, no fundo do buraco. Tampe o tacho/panela, vedando bem.

Tempero da Carne Colocar as pimentas, o alho e ½ litro de vinho no liqüidificador e bater. Coloque em um recipiente e acrescente mais 1 ½ litros de vinho, a pimenta do reino, a pimenta síria, o ajinomoto, o molho inglês, o caldo de laranja, o caldo de limão, a páprica, o molho de tomates temperado, o sal e as folhas de louro. Passe a carne no tempero e coloque em outra vasilha. Junte o restante do tempero e regue a carne.

Montagem do tacho Untar o tacho com óleo e azeite, e colocar, alternadamente, uma camada de carne, uma camada de legumes, um pouco de salsa, cebolinha e cebola picada, e assim sucessivamente, regando com um pouco de azeite e óleo. Depois de montado, juntar o tempero que sobrou e regar. Tampar com papel alumínio, colocar a tampa do tacho, vedando bem, e está pronto para ir ao fogo. Descer o tacho bem tampado, utilizando as alças de ferro. Vedar bem o buraco com tábuas, folhas de bananeira e terra. O carneiro estará pronto em 4 horas. Destampe o buraco com enxada e ice o tacho/panela com cuidado, utilizando as alças de ferro.

Tacho Os mourãoenses têm um tacho próprio, mas você pode adaptar. Use um tacho ou panela grande (50 litros para a receita completa) e adapte duas alças resistentes de ferro para descer e

Pirão Destampar o tacho e retirar boa parte do caldo (aproximadamente 5 litros). Levar ao fogo, adicionar salsa e cebolinha e, quando ferver, misturar lentamente a farinha de mandioca tor-

½ litro de azeite de boa qualidade 20 folhas de louro 300 ml de caldo de laranja 200 ml de caldo de limão 40 gramas de pimenta do reino 50 gramas de pimenta Síria 40 gramas de ajinomoto 40 gramas de páprica picante 3 maços de salsa 2 maços de cebolinha 2 latas de molho de tomates temperado 600 gramas de sal 1 ½ kg de farinha de mandioca torrada

rada, mexendo sempre com uma colher de pau até engrossar. O pirão leva cerca de 20 minutos para cozinhar.

DICAS IMPORTANTES

O buraco Abrir um buraco com 1,30 metros de diâmetro por 1,50 metros de profundidade. Pode ser na terra. Se quiser fazer com tijolos, cobrir o fundo com concreto e as paredes com tijolo, de preferência refratário. Para fazer a tampa do buraco, use várias tábuas de madeira resistente, cubra com folhas de bananeira e terra. O fogo Coloque para queimar um 1 metro cúbico ou pouco mais de lenha de boa qualidade. Deixar queimar até virar brasa (4 horas, no mínimo). Dica: vigie o fogo, para que ele não se apague, pois ele tem que ser constante até formar o braseiro.

Modo de Servir

Sirva o carneiro no próprio tacho, com pirão e arroz branco. BOM APETITE!

Envie a sua receita para a Revista AgroMinas revista@minasleiloes.com.br ou revistaagrominas@hotmail.com


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.