Revista Endorfina 8

Page 15

res e os ângulos de tração mais favoráveis, confirmam a maior força absoluta. A força muscular média das mulheres é na ordem de um terço menor do que a do homem”, explica Edmilson Kawanaka.

Carboidratos

Os carboidratos são substratos com função energética indispensável à realização do exercício físico. “A necessidade de energia é proveniente da quebra do carboidrato, para oferta de glicose sanguínea e formação de estoques corporais de glicogênio hepático e muscular”, afirma Renata Garrido, nutricionista do Hospital 9 de Julho e especialista em Nutrição Esportiva. Por queimar mais gorduras do que carboidratos, elas se dão bem em corridas de grande distância. Eles, para conquistarem um excelente desempenho nessas provas, precisam consumir uma grande quantidade de carboidratos, além de mais proteínas para regenerar a musculatura. Apesar disso, para Raphael Garcia - Coordenador da Runner Indianópolis, o fato de a mulher queimar mais gordura e menos carboidratos, não a deixa em vantagem se colocarmos os dois numa mesma prova. “O homem, mesmo tendo uma melhor produção de energia através do carboidrato, possui um sistema de queima de gordura superior ao da mulher”, conta. Páblius Braga, médico do esporte e reumatologista do Hospital Nove de Julho, completa: “Não há qualquer outra evidência de que as mulheres fariam trabalhos físicos semelhantes aos homens, é fisiologicamente inapropriado”, diz.

Proteínas

Atua em funções no organismo como a síntese de massa muscular magra e de alguns hormônios, além do reparo e recuperação dos tecidos após atividade física. “Em alguns exercícios de resistência, as proteínas têm função de complementar a oferta energética, juntamente com carboidratos e lípides”, explica a nutricionista Renata Garrido. “Em relação às proteínas, os homens devem consumir mais, pois esse cálculo é feito através do peso corporal, que é superior ao da mulher”, comenta Raphael Garcia.

Por queimar mais gorduras do que carboidratos, elas se dão bem em corridas de grande distância. Alimentação e Hidratação

Para os profissionais ouvidos, a recomendação é uma dieta equilibrada, considerando o exercício físico, a composição corporal (peso, altura e outros indicadores), idade e objetivo no treino. O cardápio, para homens ou mulheres, deve ser individual e considerar a genética de cada um. “Pelas pré-disposições para acúmulo de massa gorda, as mulheres devem diminuir o consumo de alimentos como doces, frituras e refrigerantes. Recomenda-se o consumo de alimentos naturais, como soja, aveia, leite desnatado, frutas e verduras. Os homens que pretendem aumentar a massa magra devem ser acompanhados pela nutricionista e educador físico, para que juntos elaborem um plano de alimentação e treino propícios”, comenta. A mesma coisa vale na hora de se hidratar. De acordo com Edmilson Kawanaka, a porcentagem de água no corpo das mulheres é menor em relação aos homens, já que elas tendem a distribuir mais gordura pelo corpo. Em média, o homem possui 53% da quantidade do líquido enquanto a mulher conta com 46%. Isso significa que, quanto maior a quantidade de gordura, menor a quantidade de água. “A perda do líquido e a não reposição podem causar problemas como fadiga, tosse seca e delírio”, diz. Para garantir que o indivíduo inicie o exercício bem hidratado, recomenda-se que beba cerca de 250 a 500 ml de água duas horas antes do exercício. Durante o exercício, recomenda-se iniciar a ingestão já nos primeiros 15 minutos e continuar bebendo a cada 15 a 20 minutos. O volume a ser ingerido varia conforme as taxas de sudorese. “Durante a atividade física o homem tende a perder mais líquido em forma de suor, precisando de maior reposição”, afirma a nutricionista do Hospital 9 de Julho, Renata Garrido.

WWW.PORTALENDORFINA.COM

15


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.