Revista 226

Page 26

á PaArnao n19

CMTC e Viação Tindiqüera celebram contrato Estiveram presentes na ocasião, o prefeito Albanor Zezé Gomes, o diretor presidente da Companhia Municipal de Transporte Coletivo (CMTC), Luiz Antonio Zawelinski, o secretário municipal de Finanças, Antonio Tadeu Kasecker, a sócia presidente da Viação Tindiqüera, Izabel Vanda Giovenardi, convidados e demais autoridades municipais. A empresa Viação Tindiqüera que já vinha prestando serviços para o sistema de Transporte Integrado de Araucária (Triar) há 24 anos, foi a vencedora do certame licitatório e continuará atuan-

Prefeito Albanor Zezé Gomes assina o contrato de prestação de serviço de Transporte Coletivo

de lá para cá Araucária cresceu muito e a empresa também acompanhou esse crescimento, oferecendo um aten-

do no município pelos próximos dez anos. “Eu acompanhei a criação do sistema Triar em 1986, e

dimento de qualidade à população”, disse o prefeito Zezé. Vale destacar que o contrato pode ser renovado por mais dez anos e a empresa passará a receber por quilômetro efetivamente rodado, além de atender com veículos mais novos, sendo alguns adaptados para pessoas com baixa mobilidade. “Agradecemos pela oportunidade de dar seguimento ao nosso trabalho junto à CMTC. Vamos continuar atendendo à população com respeito, buscando sempre melhorar a qualidade dos nossos serviços”, comentou Wanda Giovenardi.

Congresso aprova projeto que torna obrigatório teste auditivo em bebês

Curitiba | Agosto | 2010

26

RMC

Carlos Poly/ACS

Um projeto de lei aproencaminhadas automaticavado no Congresso Naciomente para fazer o exame nal torna obrigatória a triquando saem do Hospital Muagem auditiva, conhecida nicipal de Araucária (HMA) ou como teste da orelhinha, podem ser solicitadas pelas em todos os recém-nasciunidades básicas de saúde. dos no país. O exame deImportância do exame tecta se o bebê possui ou A coordenadora da Clíninão alguma deficiência ca de Fonoaudiologia da auditiva. SMSA, Ivy Clebsch, explica De cada mil crianças que o teste pode identificar se que nascem no Brasil too bebê possui algum probledos os anos, pelo menos ma auditivo ou não. “O teste duas apresentam algum é uma espécie de triagem, vai tipo de deficiência na audizer se há algo de errado ou dição. A Sociedade Brasinão. Não vai identificar o proleira de Fonoaudiologia blema ou o grau. Se perceberAraucária já adota o exame como obrigatório no sistema público (SBFa) estima que menos mos que há algo de errado, desde 2002 e já fez mais de 7000 testes de 10% dos recém nascioutros exames serão feitos”, dos fazem a triagem atualcomenta Ivy. mente no Brasil. Em Araucária, a Triagem Auditiva Neonatal A coordenadora ressalta a importância de se fazer o exame Universal (TANU) já é realizada desde 2002, foi implantada na nos primeiros meses de vida do bebê. “Quanto mais cedo, mais gestão do prefeito Albanor Zezé Gomes. fácil fica para se tratar o problema. Uma criança que não escuta A cidade foi a primeira a estabelecer o exame como obrigabem pode ter um desenvolvimento mais lento do que as outras, tório para todos os recém nascidos no setor público do Paraná. pois perde muitos estímulos”, diz Ivy. A coordenadora considera Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), desque o período ideal para se fazer o teste é até 30 dias de vida, mas de que o projeto começou, mais de 7000 crianças fizeram o pode ser feito pela rede municipal de saúde até os três meses. exame, uma média de exame de 60% dos bebês nascidos no Durante o teste, um pequeno fone é colocado no ouvido do período. bebê. O aparelho emite um som e a resposta do ouvido é captaO exame é realizado na Clínica de Fonoaudiologia Municida através da movimentação das células ciliadas da região, pal, que fica situada na Rua Pedro Druszcz, 30. As crianças são sendo tudo registrado pelo equipamento.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.