


Ano 2022!
Ainda não há muitos anos… o ano 2000 era o futuro. Livros e filmes foram inspirados nesse número re dondo da nossa existência. A ficção científica inspirou-se ao máximo. E o sonho do Homem quis ir mais além!
Longe poderíamos pensar que nesta fase o Mundo iria estar como está. Só há uma palavra: Vergonha! A Humanidade só pode sentir Verg onha!
Hoje estamos perante novos tempos e novos desafios. Há que pen sar positivo e tudo fazer para ultrapas sar esta cor negra da nossa História. Pensar positivo porque ainda existem “Homens Bons” e como dizem por aí, a esperança é a última coisa a morrer. Morrer… Pois!!
E o que é que isto tudo tem a ver
com a Sekreta Magazine? Tudo!
A Sekreta Magazine é uma pub licação simples e humilde, mas que honra a vida e a amizade. Honra e brinda às coisas boas que a vida tem para oferecer. Brinda e honra aos “Homens Bons”. E afinal, é tudo tão simples. Porquê complicar tudo? Mas enfim, cá estamos com nova edição de alma e coração. Quanto ao amanhã, será um dia de cada vez. Queremos cá estar. Continuar. A faz er o que mais gostamos.
Um agradecimento especial a todos os parceiros e amigos. Sem eles nada disto seria possível. Tam bém somos, como está na moda diz er, resilientes!
Cada vez somos mais e mel hores e vamos crescer. O nosso amanhã será o amanhã de todos nós. Por isso vamos então brindar à vida! Hip, hip…. Hurra!!!
By: Ricardo ToméNa data em que se assinalou o Dia Mundial da Música, Cascais homenageou esta arte com enorme tradição no concelho, com um Festi val de Bandas.
Numa ideia original de Sérgio Costa, Maestro da Banda Filarmónica da Sociedade Musical União Pare dense (SMUP), que ao lançar este enorme desafio a outros maestros, de imediato responderam positivamente com grande entusiasmo.
O Hipódromo Manuel Possolo recebeu assim o Festival de Bandas Filarmónicas de Cascais reunindo 7 filarmónicas com cerca de quase 300 músicos, distribuídos por três palcos.
Uma demonstração da imensa vida, cheia de vitalidade, existente nas muitas coletividades num asso ciativismo que faz parte da vida de centenas de cascalenses por várias gerações.
A música portuguesa foi o des taque do enorme reportório que con tou ainda com as vozes dos solistas Elsa Frias, Mila Belo e Hugo Baptista.
Para fechar este Festival com chave de ouro, estava reservada uma surpresa. Todas as bandas tocaram em conjunto uma composição en comendada para o efeito ao compositor Valdemar Gomes. Um momento que ninguém irá esquecer.
By: Ricardo ToméNa localidade de Trajouce, freg uesia de S. Domingos de Rana houve festa em honra do padroeiro S. Mi guel.
Uma tradição bem viva e que conta sempre com a presença de muitos populares.
O presidente da Junta de Freg uesia de S. Domingos de Rana, Fernando Ferreira Marques, marcou presença na companhia de outros el ementos do executivo.
Depois de uma missa campal, seguiu-se a procissão pelas ruas da
localidade ao som da Banda
Filarmónica de Talaíde.
Houve um fervoroso almoço de convívio e para o resto da tarde es tava reservado muita animação.
São Miguel Arcanjo, segundo a bíblia hebraica, é o grande protetor que defende o povo de Deus. No Apocalipse, Miguel lidera os exérci tos de Deus contra as forças do mal e seus anjos e derrota-os durante a “guerra do céu”.
By: Claúdia OliveiraO processo de cedência da Ba taria da Parede ao município de Cas cais, que se arrastava há cerca de duas décadas, adiado por diversas vicissitudes, foi finalmente concretizado.
A cerimónia de assinatura do Auto de Entrega da Bataria da Parede e Ramal de Serventia, entre o Ministério da Defesa Nacional - Exército Português - e a Câmara Munici pal, decorreu no passado dia 16 de setembro, nos Paços do Concelho, permitindo a cedência por um perído de 50 anos, pelo valor de € 18 900.
Cascais está já a proceder à limpeza do espaço, e posteriormente dará início à requalificação e imple mentação do projeto para usufruto da população.
Com um investimento no valor de € 3 200 000, o grande objetivo é recuperar-se e valorizar-se o impor
tante núcleo de arqueologia e pat rimónio militar, designadamente as fortificações subterrâneas e de su perfície, instalando ali o Museu Militar de Artilharia de Costa. Mas o plano contempla ainda um parque temático e jardim, aproveitando a vista privi legiada sobre a costa, com o fim de proporcionar à população um espaço de lazer, fruição panorâmica sobre o Rio Tejo e polo histórico-cultural de atração turística para a região e para o País.
Construída entre 1944 e 1958 com o objetivo de defender a costa portuguesa, a 2.ª Bataria de Artilharia de Costa permitia cruzar os seus fo gos com as batarias de São Gonçalo e de São Julião da Barra e, ainda, com a bataria do Murtal (esta última não chegaria, contudo, a ser construí da). Foi desativada em 1998 e agora vai ganhar uma nova vida a que todos vão poder ter acesso.
By: Maria SilvaFoi assinado recentemente um protocolo numa iniciativa conjunta do Estado Português, com a participação da Estrutura de Missão Portugal Digital, da Caixa Geral de depósitos e do Muda Movimento pela Utilização Dig ital Ativa com a Câmara Municipal de Cascais, que teve lugar na Biblioteca Municipal de S. Domingos de Rana.
EUSOUDIGITAL é um Programa de Capacitação Digital para Adultos. Conta com voluntários da Câmara Municipal de Cascais que, através de
marcação de aulas de munícipes a partir dos 45 anos, fazem a inclusão ao mundo digital. Os primeiros cen tros que recebem este programa é a Biblioteca de S. Domingos de Rana e a Biblioteca Municipal de Cascais – Casa da Horta da Quinta de Santa Clara, em Cascais.
Para quem quer aprender a dar os primeiros passos na internet e tem 45 anos ou mais, bastaligar para o 800 210 397 ou ir à página eusoudig ital.pt
By: Ricardo ToméA “Festa da Comunidade” re gressou ao Bairro da Abuxarda, freg uesia de Alcabideche, para celebrar a diversidade, a cultura e a vida.
Organizada pela Fundação AJU – Jerónimo Usera, nesta fes ta estiveram representadas as co munidades de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Países de Leste, Moçambique e Portugal.
Uma tarde bem animada onde todos puderam conhecer jogos tradi cionais, gastronomia, danças, músi cas e cantares das comunidades presentes.
As Juntas de Freguesias de Cascais-Estoril e de Alcabideche
marcaram presença com os respeti vos presidentes, Pedro Morais Soares e José Filipe Ribeiro e também vári os elementos dos executivos. Carlos Carreiras, presidente da Câmara de Cascais esteve presente assim como o vereador Frederico Pinho de Almei da.
A Fundação AJU – Jerónimo Usera, tem como missão desenvolv er projetos através de um trabalho de proximidade que contribuam ativa mente para a promoção integral da pessoa humana e da família, aten dendo em especial aos mais desfa vorecidos e marginalizados da comu nidade.
O encerramento do programa de voluntariado jovem de Cascais acabou em grande festa no Parque Urbano da Quinta da Carreira, em S. João do Estoril.
Cerca de 1500 jovens, dos 12 aos 30 anos, marcaram presença depois de “despenderem o seu tem po das férias para ajudar os outros”, como afirmou Nuno Piteira Lopes, ver eador com o pelouro da Juventude.
Foram mais de 130 mil horas disponibilizadas por todos estes jovens, nos inúmeros programas criados para o efeito. De referir que este tipo de voluntariado comemorou este ano o seu 23º aniversário, tendo iniciado com o Programa Maré Viva.
Uma tarde muito animada com atividades desportivas e animação musical com uma grande dose de convívio e boa disposição.
By: Ricardo ToméNum apoio inequívoco à cultura e aos músicos da terra, a União de Freguesias de Carcavelos e Parede trazem o regresso da iniciativa “Músi ca no Parque”.
É num ambiente natural, familiar e intimista que todos podem assistir a concertos em espaços verdes da Freguesia. Foi o que aconteceu re centemente no Parque da Quinta da
Alagoa e na Feira Saloia dos Jardins da Parede.
Quem esteve presente com o seu show de acústico foi o “Sô Gon zalo” que presenteou os públicos pre sentes com momentos de grande espetáculo.
Caso para dizer: Queremos mais!!!
Foram 80 os voluntários que em Cascais, no mar e em terra, con tribuíram para uma causa ambiental tão iminente nos dias de hoje e a que todos diz respeito: um oceano mais limpo e saudável.
O mote para a ação foi o Dia In ternacional da Limpeza Costeira, assinalado anualmente em Portugal no terceiro sábado do mês de setembro, que contou com 20 voluntários mer gulhadores, entre os quais a vereado ra da Câmara Municipal de Cascais
Joana Balsemão, e 60 voluntários em terra, unidos para limpar o fundo do mar junto ao Clube Naval de Cascais e mais à frente na zona costeira junto à Boca do Inferno.
Entre 17 e 25 de setembro, um pouco por todo o país desen volveram-se centenas de ações, com o apoio da Fundação Oceano Azul, de forma a mobilizar os cidadãos para uma maior consciência ambiental e para a alteração de comportamentos.
By: Maria SilvaQuase a chegar ao fim a sua se gunda edição, o programa “Mergulha por Cascais” realizou recentemente mais uma ação de limpeza das águas da Baía de Cascais. Desta vez, a eq uipa de voluntários, destemida e perseverante, retirou das águas mais de 400 quilos de lixo.
“Mergulha por Cascais é um programa de educação e sensibili zação ambiental, um projeto da Junta de Freguesia de Cascais Estoril e da Associação Claro Cascais e que con ta com o apoio da Câmara Municipal de Cascais, do Clube Naval de Cas cais e dos pescadores locais.
É curioso referir que no tipo de lixo encontrado, há sempre um pouco de tudo. Para se ter uma ideia, nes ta ação recolheu-se: 40 pedaços de plástico, 18 garrafas de vidro, 8 alca truzes, 5 latas de alumínio, 4 garrafas de plástico, 4 cordas, 3 covos, 3 pne us, 2 grelhas de esgoto, 2 linhas de pesca, 2 barreiras de segurança, 2 latas de atum, 2 meias, 1 remo, 1car rinho de carga, 1 colher de metal, 1 colher de plástico, 1 cabo elétrico, 1 tampo de cartão, 1 pacote de sumo, 1 lata de spray, 1 casaco, 1 bota, 1 óculos, 1 top, 1 calções, 1 máscara cirúrgica, 1 luva latex, 1 tubo metal, 1 cigarro eletrónico, 1 arame de metal, 1 defensa de cais.
O Casino do Estoril foi palco para a eleição da Miss Portuguesa 2022.
O Concurso de Miss Portuguesa elege anualmente as mulheres por tuguesas que representam o nosso país nos principais concursos inter nacionais de beleza, representando e detendo os direitos de Portugal para além dos 5 concursos de Grand Slam, outros 19 concursos de tradições in ternacionais de grande tradição e prestígio.
Catarina Ferreira, uma jovem de Arouca, foi a distinguida e irá repre sentar Portugal na 71ª edição do Miss World, que se irá realizar entre Março/ Fevereiro de 2023. Catarina Ferreira
ganhou ainda o título de Miss Talento.
A Junta de Freguesia de Cascais Estoril contou com o seu presidente Pedro Morais Soares e Bibá Pitta para integrar o júri do concurso. Pedro Morais Soares ainda subiu ao palco para a colocação da faixa a Valerie Faria, eleita “Miss Beleza por Uma Causa”
Os clientes da CERCICA, Luís Duarte e Bernardino Santos, subiram ao palco e participaram na entrega das faixas.
A apresentação da gala ficou a cargo de José Figueiras e Inês Brus selmans, Miss Portuguesa 2019 e Embaixadora da organização.
By: Ricardo ToméA Mariana é uma jovem de Cas cais que tem umas mãos delicadas para o artesanato.
Artigos variados para cada altu ra do ano:
Peças de bijuteria, peças de decoração como arranjos de flores, suculentas e catos com temas varia dos.
Entregas na zona de Cascais e envios via CTT
Visite página do Facebook e siga no Instagram: @_miminhos_da_nita
Para os adquirir poderá conta tar a Mariana pelo email: miminhos. nita.2021@gmail.com
Com loja digital no instagram (@tote.pt), é muito fácil pedir pata personalizar um saco: basta mandar uma mensagem com as suas ideias e questões.
Para além de sacos, também é
possível ter a sua própria sweatshirt personalizada.
Preços acessíveis e é tudo en viado por correio pelos ctt.
Novas ideias e opções para todo o tipo de festas As novidades são uma constante!
Visite a loja e seja surpreendido
Destaque para as coleções de peças de cerâmica de excelência
Também com loja on-line: www. happyactive.pt // Rua António Gedeão, Lote 3 – Loja 2, Amoreira, Alcabideche
Na loja on-line pode adquirir os produtos com mais comunidade e se não quiser gastar dinheiro nos portes, pode recolher na loja.
Telf: 214 822 198
2f a 6f: 12h30 às 18h30
sábado: 10h às 19h encerra ao domingo
Até dia 8 de Outubro ainda pode ver a Exposição de Lara Palma, “Phys ics of the Impossible” patente na Ga leria de Arte da Freguesia de Cascais Estoril, no Estoril.
Esta é a primeira mostra individu al da artista que, como fez questão de referir, “é inspirada em personagens fantásticas e surreais”. E acrescenta, “adoro tudo o que é fora da realidade, colorido”.
Esta mostra inclui trabalhos para venda e alguns de coleção particu lar. Este é apenas um começo num percurso que pretende ir muito mais além.
Na inauguração da exposição estiveram amigos e familiares e tam bém o executivo da Junta de Fregue sia de Cascais Estoril liderada pelo seu presidente Pedro Morais Soares.
By: Claúdia OliveiraPela primeira vez em Portugal, esta mostra da obra de Margaret Wat kins, apresenta uma seleção de 136 fotografias e fotomontagens realiza das entre 1914 e 1939, que revelam os temas de eleição da fotógrafa cana diana, considerada um dos grandes mestres da fotografia do século XX.
Esta exposição é complementa da com documentos e objetos originais, uma câmara de época e um filme documentário sobre a fotógrafa
natural de Hamilton, no Canadá.
Enquanto exemplos clássicos da fotografia modernista, as suas im agens são uma valiosa contribuição para a evolução da linguagem fotográ fica no início do século passado, ao encarar o ato de fotografar não como um simples substituto da pintura, mas como um verdadeiro instrumento de expressão artística.
Esta exposição está patente ao público até 8 de janeiro de 2023.
By: Ricardo ToméForam poucos os dias de ex posição sobre o carismático ator Ruy de Carvalho, que esteve patente no átrio do Casino Estoril. A exposição terminou no dia em que o ator subiu ao palco no Salão Preto e Prata com a peça “A Ratoeira”, de Agatha Chris tie.
Na inauguração, Ruy de Carval ho fez uma visita guiada à exposição, juntamente com o curador Nelson Mateus. Um conjunto de fotos retro spetivas, a preto e branco, da vida e obra do ator, incluindo imagens da família, do casamento, de colegas e de momentos marcantes do seu per curso profissional. Fotos que revelam
momentos marcantes, desde a sua infância até aos dias de hoje. O tex to final da exposição foi da autoria da escritora Alice Vieira.
Seguiu-se uma tertúlia bem an imada com uma sala bem composta onde o ator pôde falar sobre diversos acontecimentos e experiências reg istadas na sua vida, sobre a sua ex tensa obra e carreira, sobre as com plexidades do envelhecimento ativo e, ainda, muitos outros assuntos de interesse geral.
Sobressaiu um dos lemas de vida de Ruy: “A vida deve ser um ato de amor e entrega!”
By: Ricardo ToméA partir de 8 de outubro e até 7 de novembro, a Galeria de Arte do Casinoi Estoril apresenta a exposição individual “Lugares”, do artista plásti co Maramgoní.
Com um conjunto de cerca de 40 trabalhos, o artista brasileiro, nat ural de São Paulo, conversa com o passado e com o futuro, revelando uma mestria ímpar bem evidente nes ta nova exposição de pintura.
Maramgoní expressa na sua obra uma visão nostálgica e ao mes mo tempo vigorosa de diferentes lu gares no mundo. Em busca de uma nova leitura artística, baseada em no vas questões estéticas que se refle tem num desenho primoroso, o artista
revela na sua elegante obra um vas to conhecimento pictórico e procedi mento fundamentado numa arquitetu ra filosófica.
Maramgoní nasceu em São Pau lo, 1972, interessando-se desde a infância por desenho e demonstran do grande habilidade com formas e proporções. Com apenas 10 anos de idade, traça as diretrizes do seu des tino artístico: a pintura. Após alguns anos como autodidata, em 1987 abre o seu próprio atelier onde passa a le cionar e de maneira definitiva aprofunda-se na arte contemporânea. In diferente aos modismos, a sua obra mantém-se autêntica e as suas técni cas e cores revelam o seu genuíno dom e amor pela Arte.
By: Ricardo ToméCom o tema deste ano dedicado ao “Património Sustentável”, as Jor nadas Europeias do Património 2022 foram assinaladas com toda a “pom pa e circunstância” no Palácio Nacio nal de Mafra.
Sendo por si só um lugar mági co que se estende na história até aos nossos dias, o Palácio Nacional de Mafra desenvolveu duas iniciativas. Uma no âmbito da sustentabilidade ambiental e ecológica no contexto da Conservação da biblioteca e da sua interação com as comunidades de morcegos que ali vivem. Outra, da sustentabilidade social e cultural, na perspetiva da animação histórica como meio de atrair e envolver o pú blico no conhecimento e fruição do
A primeira iniciativa decorreu na noite de sábado, dirigida apenas a professores de história e de ciências (biologia), sendo orientada pela Dr.ª Teresa Amaral, bibliotecária no PNM, e pelo Prof. Doutor Hugo Rebelo, in vestigador da Universidade do Por to, enfatizando-se a necessidade de se olhar para o património histórico e natural como uma única realidade
Na segunda iniciativa, o Gru po de Voluntários do Palácio Nacio nal de Mafra recebeu os visitantes, propiciando um ambiente festivo e mais interativo, atraindo as atenções dos visitantes para as singularidades históricas deste monumento.
By: Ricardo ToméEm digressão europeia, Marcos Valle estreia-se, no próximo dia 19 de outubro, às 21h30, no Casino Esto ril. O músico brasileiro sobe ao palco para interpretar várias composições do mais recente álbum de originais “Cinzento”, não esquecendo os mel hores êxitos da sua carreira.
Compositor, cantor e instrumen tista, Marcos Valle é um dos principais nomes da música popular brasileira. Nascido no Rio de Janeiro, em 1943, o autor do êxito “Samba de Verão” e de muitos outros temas, gravados por artistas como Elis Regina, Tim Maia, Roberto Carlos, Sarah Vaughan, Chi
cago ou Dizzy Gillespie, traz à Euro pa o seu novo trabalho de originais, “Cinzento”, lançado em 2020.
Já são mais de 50 anos de carreira onde vários dos seus temas foram “samplados” por artistas como Marcelo D2, Cone Crew, Pusha-T e os rappers americanos Jay Z e Kanye West.
Marcos Valle e o seu estilo com balanço e feito para dançar, acom panhado de melodias inesquecíveis, facilmente se encaixam em qualquer lugar: das pistas de dança às salas de espetáculos, o seu groove é abso lutamente imperdível.
By: Ricardo Tomé700 g bacalhau
250 g cebola em rodelas
1 kg batatas
100 ml azeite
3 ovos
Coentros q.b.
1. Descongele o bacalhau e leve-o a cozer
2. Depois de cozido, retire da água, deixe amornar e retire as peles e as espinhas, reserve;
3. Descasque as batatas, lave-as e corte-as em rodelas;
4. Leve-as a cozer em água temperada de sal;
5. Depois de cozidas retire-as da água e coloque-as num tabuleiro, por cima coloque o bacalhau;
6. Leve a cebola e refogar com o azeite até que fique dobradinha com uma folha de louro;
7. Tempere com sal e pimenta e retire do lume;
8. Leve os ovos a cozer durante 12 minutos depois de começarem a ferver;
9. Retire, coloque em água fria até que fiquem bem frios, dessas e corte em rodelas;
10. Disponha por cima do bacalhau a cebola, depois os ovos;
11. Leve ao forno pre aquecido a 200 graus até que tudo fique bem quente;
12. Retire e sirva polvilhado com coentros picados e azeitonas.
Sabemos que dispensa apresentações, mas nunca é demais trazer a estas páginas do “Reino do Garfo”, um novo apontamento a esta casa que há mais de 40 anos serve várias gerações de clientes. Uma casa que para além de ser uma referência na restauração do concelho de Cascais, pertence à sua história.
Bem no centro de Alcabideche, destaca-se logo de imediato, pela decoração que transpira história so bressaindo todos os pormenores apresentados a rigor. Vale a pena “pesquisar” os vários testemunhos de
deambulam pelas várias paredes. Numa cozinha tradicional portu guesa, as iguarias são muitas e o difí cil é escolher. Pode sempre consultar diariamente a ementa do dia ou então ir ao sabor do mistério e das surpresas que “O Traquitanas” tem para si. Uma nota também é que “O Tra quitanas” e a sua equipa gere a bem conhecida Quinta dos Mações, em Manique.
Fica mais este apontamento mas o que é mais certo é que havemos de voltar.
Petiscos com destaque para os vários mariscos, pregos, hambúrgue res, pica-pau e salada de polvo
Para uma refeição mais comple ta: Bife à Portuguesa, Polvo à Laga reiro, Arroz de Polvo e as Asas de frango à Moda da Guida
3f a domingo até às 00h Encerra à 2f
Uma extensa variedade de prepara dos tais como:
Pizza de Carne; Cogumelos com vários recheios; Crepes de carne vari ados; Alheira de caça com massa fol hada; almondegas, hambúrgueres re cheados com queijo, fiambre e bacon e muitas mais surpresas.
Telf: 214 830 192
8h às 13hr
15hr às 20hr domingo
8h às 13hr
O restaurante funciona entre as 12h00 e as 15h00 para almoços e en tre as 19h00 e às 22h30 para jantares. Tem uma esplanada para se aproveit ar os bons dias de sol e calor! O menu varia entre carne e peixe, com diver sas especialidades