Sekreta.56

Page 1

PIRILAMPO MÁGICO

ATÉ 4 DE JUNHO

edição n56 maio de 2023

Pirilampo Mágico 2023

Sekreta Magazine
“Até 4 de junho”

O mês de maio é sempre o mês muito esperado, principalmente quem gere as CERCI.

As CERCI são cooperativas que dão apoio às necessidades educativas a crianças e jovens com deficiência intelectual e ouras incapacidades.

A campanha anual de solidariedade, em Portugal, do Pirilampo Mágico, que decorre desde 1987, tem como objetivo angariar fundos

para as CERCI.

Em Cascais, a CERCICA nasceu para dar resposta a essas necessidades muito especiais e foi crescendo. Atualmente desenvolve atividades promotoras da inclusão nas áreas da Educação, Formação e Emprego, Atividades Ocupacionais, Atividades Desportivas e Lúdico-Recreativas, Apoio Domiciliário e Residencial.

A campanha deste ano decorreu no Mercado da Vila, em Cascais e contou com a presença de muitos convidados e autarcas. Um momento muito bem passado e que também contou com várias atuações de música e dança dos jovens utentes da CERCICA.

Esta campanha está na rua até ao dia 4 de junho com a aquisição do já bem conhecido boneco “Pirilampo Mágico”, entre outras novidades.

5

Mergulha por Cascais

“Mergulha por Cascais”, é um projeto de adoção de um local de mergulho na Baía de Cascais para remoção de resíduos e respetiva monitorização através de organização de limpezas subaquáticas mensais realizadas por uma equipa de mergulhadores voluntários.

Este é um projeto do “Movimento Claro” e que conta com o apoio da Câmara Municipal de Cascais e da Junta de Freguesia de Cascais e Estoril.

No passado dia 20 de maio realizou-se o 2º mergulho deste ano que contou com cerca de 40 voluntários que retiraram mais de 400 Kg de lixo.

Bem curioso é o tipo de lixo que pode ser encontrado no fundo da Baía, como desta vez, 29 alcatruzes, 2 pneus, 2 trotinetas BOLT, um carrinho de supermercado, 1 chapéu de chuva, 1 ventoinha, roupa, entre muitas outras coisas.

As informações recolhidas são depois partilhadas na aplicação da “PADI DIVE AGAINST DEBRIS”, que faz a monitorização a nível mundial.

Este projeto também tem como objetivo, dar oportunidade aos jovens do concelho que queiram ser parte ativa na remoção de lixo, neste caso do oceano.

O próximo mergulho está agendado para 17 de junho.

6
Sekreta Magazine
“Por um oceano mais claro”
13 Sekreta Magazine
“ O que mais me marcou e marca, é o carinho que as pessoas têm comigo. Eu jamais conseguirei retribuir.

Fernando Ferreira Marques

Uma entrevista que não podia ter começado da melhor maneira.

Quem é o Fernando Ferreira Marques?

E a resposta não se fez esperar e abriu a porta grande para uma grande entrevista.

“O Fernando Ferreira Marques é um “sexygenário”, um homem simpático, bem-disposto e com sessenta anos”. – respondeu!

Fernando Ferreira Marques é natural de Lisboa, freguesia de São João de Deus. Foi nesta cidade que viveu muitos e bons anos.

“Em 1982, tive a sorte de me apaixonar por uma cascalense de gema, a Ivone, e, em 1992, casei. Vivemos cerca de seis anos em Telheiras. De-

pois vim para Cascais, para uma casa na Av. 25 de Abril e de seguida para o Estoril, onde vivemos há cerca de 20 anos.”

Fernando é pai de três filhas: Margarida, 30 anos; Francisca, 25 anos e Constança, 22 anos e avô de Manel, 5 anos; Miguel, 3 anos e Segismundo, de 1 ano.

Do seu percurso profissional, seria possível escrever um livro ou fazer um filme. Objetivos bem definidos, muito trabalho, dedicação, muitos desafios, muita resiliência. Um percurso repleto de experiências e conhecimento, moldando o homem que é hoje.

Em 1987 foi trabalhar para a Câmara de Lisboa, com o vereador na altura, Arqtº. Vítor Reis, onde desempenhou funções na área da Cultura e com os Gabinetes técnicos de recuperação de Alfama e Mouraria.

14 Sekreta Magazine
“Ventos de mudança em S.Domingos de Rana”

Em 1991, já na área privada, ocupou o cargo de Diretor Comercial na empresa Videomedicina, do Grupo Teledifusão.

Em 1992, desempenhou funções na empresa de publicidade Spectacolor Portugal, do Grupo Compta, ocupando o cargo de Accont Manager.

Em 1993, ocupou o lugar de Gestor de Negócio na SEP-Portugal (uma join-venture entre a Jerónimo Martins, DPC Lda e a SEP Promotion, empresa francesa).

Em 2000, a empresa seria vendida a um grupo alemão, Walter Marketing.

Em 2001, dá-se então uma enorme viragem e foi talvez o período

mais complicado na vida profissional e pessoal de Fernando Marques. A convite do dono do Grupo, Fernando deslocou-se até uma estância de Ski, Arts, para uma reunião de administradores e diretores gerais na Alemanha. Foi nesta reunião que foi convidado para o cargo de Diretor-Geral Ibérico e a trabalhar em Barcelona.

“Deram-me muito pouco tempo para decidir. Foi o período mais complicado da minha vida. O meu pai tinha falecido em Julho. O convite foi em 22 de Setembro e tinha de me apresentar em Barcelona a 25 de Setembro. E a minha filha iria nascer em Outubro.”

Esteve em Barcelona até Dezembro de 2003. Nesse ano voltou a Portugal e foi convidado pelo Min-

16 Sekreta Magazine

istro da Presidência do governo de Durão Barroso para assumir o cargo de Conselheiro em representação do Ministro da Presidência na Comissão Nacional de Eleições e também para desempenhar o cargo de Assessor/ Adjunto do Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Cultura.

Com a saída de Durão Barroso do governo e a entrada de Pedro Santana Lopes ainda continuou a desempenhar funções até o governo ter sido dissolvido pelo Presidente Jorge Sampaio.

Entretanto havia um sonho antigo que o perseguia. Fazer em Portugal um Festival de Cinema “à séria”.

Em 2006 abriu a empresa MIXREEL – Realização e Produção de Eventos, Audiovisual e Locações Internacionais onde criou o conceito do

Estoril Film Festival. Antes da sua primeira edição, vende a empresa. Durante alguns anos, este Festival ainda brilhou no Estoril pelas mãos de Paulo Branco.

De Agosto de 2006 a Maio de 2007 ingressa na AERLIS-Associação Empresarial da Região de Lisboa e de Junho de 2007 até dezembro de 2008 desempenhou funções na empresa DMF-Marketing Dinâmico Unipessoal, Lda.

Entretanto, em 2009 foi convidado pelo então vice-presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras e por Miguel Pinto Luz, vereador na altura, a ir desempenhar funções nessa Câmara.

“Iniciei funções no dia 1 de Janeiro de 2010 como Assessor de Miguel Pinto Luz, durante cerca de 7

Sekreta Magazine

anos. Depois estive como Adjunto do Presidente da Câmara, Carlos Carreiras.”

Durante todos estes anos e até se lançar no objetivo de conquistar a Junta de Freguesia de S. Domingos de Rana, foram muitos os desafios que abraçou ao serviço da Câmara. Sem dúvida que muitos se destacam de outros não menos importantes. O projeto que implementou no Mercado da Vila onde o resultado está à vista de todos. Em 2011, no início de tomar as rédeas do Mercado, os feirantes somavam uma dívida de cerca de 90 mil euros. Quando em 2019 deixou este projeto por ter “missão cumprida” já não havia quaisquer dividas.

Também o encontro das “Harley Davidson”, em 2012, tem o seu cunho e foi sem dúvida um dos melhores e maiores eventos em Cascais. Um evento a nível mundial que nunca tinha repetido o mesmo local para o encontro e que em 2019 repetiu Cascais. Deste evento falaremos na próx-

ima edição.

O que o levou a querer conquistar a Freguesia de S.Domingos de Rana?

“Tudo começou com o desenrolar de uma iniciativa da Câmara que tinha como objetivo descentralizar eventos para o interior do concelho. Esta iniciativa era a “Com.Arte” que visava fazer a ligação entre artistas das mais diversas áreas a fazerem decorações em montras de lojas do comércio local de todo o concelho, num concurso bastante interessante. Marcelo Rebelo de Sousa, ainda sem ser Presidente da República, foi presidente do júri.

Nesse ano, 2011, para a entrega de prémios e como forma de descentralizar, escolhemos Tires o local para o fazer. Havia uma tenda nas festas locais, organizadas pela coletividade do 1º Maio de Tires, que foi o espaço mais indicado para a cerimónia. Foi aí

18 Sekreta Magazine

que conheci os dirigentes Carlos Martinho e Francisco Gingado que desde logo se disponibilizaram para o que fosse preciso. Foram extraordinários comigo e correu tudo muito bem.

Criou-se então uma amizade e manifestaram uma enorme vontade de dar a conhecer a freguesia e todos os problemas existentes, que eram muitos. Levaram-me “aqui e ali”, a conhecer a dar conta das mais diversas situações. Com o tempo, fuime apaixonando pela terra e pelas gentes. Comecei a ver esta freguesia com outros olhos e a interessar-me cada vez mais.

Fui partilhando esses problemas com o Sr. Presidente da Câmara e, juntos, fomos tentando resolver algumas coisas.

Em 2013, o candidato do Viva Cascais que estava indicado para concorrer Junta de Freguesia, por razões profissionais, abandonou essa candidatura. Foi escolhido outro candidato e eu aceitei o desafio de ajudar nessa campanha. Não ganhámos as eleições, mas eu continuei a acompanhar os problemas e as pessoas de S. Domingos de Rana.

Em 2015, era preciso escolher o candidato para as eleições de 2017 e Carlos Carreiras lançou-me o desafio de ser eu o candidato. Aceitei.

Em 2017 perdemos por muito pouco. Se em 2013 tivemos cerca de 5.000 votos, em 2017 tivemos 7.000 e muitos, o que foi um excelente indicador. Dias depois, fui chamado por Carlos Carreiras e nomeou-me seu

20 Sekreta Magazine

adjunto com a missão de em 2021 ser novamente candidato. Trabalhámos. Trabalhámos muito e a vitória foi conseguida com grande expressão.”

Quando chegou à Junta de Freguesia de S.Domingos de Rana o que encontrou?

“Quando o novo executivo chegou à Junta, a sensação foi estar a entrar naquela série televisiva “Conta-me como foi”. Sistema informático obsoleto. Mobiliário muito antigo. Organização muito deficitária. Tivemos a noção da realidade e a certeza que muito havia a fazer.”

“Traçámos 2 grandes objetivos para este mandato. Por muito incrível que pareça, nesta freguesia ainda existem casas sem esgotos e casas sem água canalizada. Somos a freguesia com mais bairros sociais. Quando aqui cheguei havia também 52 bairros Augis. Temos bairros com dimensões enormes. Claro que estamos especialmente atentos a resolver estes problemas, muito, muito importantes.

Mas como principais objetivos temos a Educação e a Cultura. Porquê?

Com essa realidade, quais foram os principais objetivos no imediato?

A Educação, porque também é tempo de pensar não só na Escola propriamente dita e nos professores, mas também nos alunos e nos programas escolares. Uma sociedade que não cuida da Educação, dos seus mais novos, é uma sociedade que está

Sekreta Magazine

condenada a não ter êxito no futuro. A Educação é a base de qualquer sociedade. Terá de haver mais proximidade com os alunos, acompanhá-los mais e criar condições para que possam ir para a universidade. Criámos programas de Bolsas de Mérito para alunos com acesso à universidade com média de 17 valores ou mais, com um valor monetário.

A Cultura, porque também é através dela que as sociedades se desenvolvem. A Freguesia tem muitos grupos de teatro, muitos ranchos, tínhamos uma banda, neste momento temos duas que até tocam juntas, fruto de um protocolo que celebrámos com elas no sentido de todos os anos darmos uma verba financeira para formação de novos elementos entre os 6 e os 14 anos. Também fizemos um protocolo com as três principais escolas de dança da freguesia, Ana Manjericão, Academia Sully Dance e Lev’Arte com o mesmo intuito, para a formação de novos elementos.”

Neste momento como está a relação da Junta com as várias Associações e Coletividades da Freguesia?

“Nunca esteve tão bem como agora. Porquê? Quando este executivo chegou à Junta deparámos com um Regulamento de apoio às coletividades que não era cumprido. Ou seja, quem caia em graça recebia apoios, os outros não. Havia coletividades e associações com projetos fantásticos que não avançavam. O que é que nós fizemos? O dinheiro não é nosso, é de todos e criámos um Regulamento em que dissemos a todos que podiam apresentar candidaturas anualmente, no início de janeiro, e dispomos de 50.000 euros para os apoiar. No primeiro ano distribuímos 20.000 euros. Este ano temos em pedidos cerca de 190 mil euros. Todos perceberam que nós cumprimos esse Regulamento com igualdade para todos.

22 Sekreta Magazine

As IPSS’s não tinham qualquer apoio com critério da Junta e aqui também criámos um Regulamento com uma verba anual em que qualquer uma dessas IPSS’s podem apresentar projetos.

No dia 28 de março fizemos uma apresentação pública a que demos o nome de “Ambição Positiva” para prestação de contas do que já fizemos e o que estamos a planear fazer.

Nesta fase da vida das pessoas que não está a ser nada fácil, tínhamos um Fundo de Emergência de 10.000 euros e passamos a ter 50.000 euros. Estamos neste momento a apoiar famílias carenciadas nos seus problemas mais variados.”

Em resumo, até agora, qual o

balanço com este novo Executivo?

“Acho que se resume tudo a três palavras: Orgulho, Proximidade e Esperança.

Quando chegámos a esta freguesia as pessoas não tinham orgulho de serem de S. Domingos de Rana. Sentiam a freguesia de uma forma cinzenta.

Hoje começamos a sentir que as pessoas de S. Domingos de Rana têm orgulho de serem de S. Domingos de Rana. De serem de Tires, Talaíde, Abóboda, Trajouce, Caparide, etc.

Proximidade porque estamos sempre próximos dos nossos “vizinhos”. Não temos fregueses nem munícipes, temos “vizinhos” porque queremos ter esta proximidade com

24 Sekreta Magazine

as pessoas e os seus problemas. Esperança, porque as pessoas viveram muitos anos sem esperança. Hoje têm essa esperança.”

E para o futuro?

“Dar continuidade a isto tudo. Também temos obras de grande dimensão para fazer. A que poderá arrancar até final deste ano é a renovação do Mercado de Tires. Uma obra muito ambiciosa que não só irá melhorar as condições de quem utiliza aquele espaço, como irá mudar a vivência da freguesia, com um equipamento com uma cobertura e espaço para espetáculos, para além de outras novidades.

Novas ligações à A5. Uma em Caparide e outra na Ribeira da Lage. O Estádio Municipal de Futebol vai

ser construído em S. Domingos de Rana. Vai ser construída a Casa das Artes Carlos Martinho. Vamos ter um novo Centro de Dia, em Mato-Cheirinhos. Vamos ter uma nova Sede para a Junta que nos vai dar uma melhor capacidade de trabalho. Vamos te uma Universidade numa área que é única em Portugal. O que muita gente também não sabe é que nesta freguesia temos grandes empresas. Por isso vamos criar o “Círculo Empresarial de S. Domingos de Rana”, que visa fomentar o desenvolvimento internacional dessas empresas”.

Neste ano e meio de mandato o que é que mais o marcou?

“O que mais me marcou e marca é o carinho que as pessoas têm comigo. Eu jamais conseguirei retribuir

Sekreta Magazine

esse carinho. A todos os sítios que vou, as pessoas tratam-me muito bem. Conseguimos dialogar sobre os seus problemas, as preocupações que têm e em conjunto tentar resolver.”

Vai recandidatar-se?

“Como todos sabem, não depende só de mim. Eu julgo que estão reunidas as condições para que eu possa ser novamente candidato a S. Domingos de Rana.”

E a terminar esta entrevista, fazemos a pergunta de outra maneira:

estamos a meio não se faz num mandato. Como digo a todos aqueles com quem falo, penso cá estar 10 anos. Dois mandatos e meio. Depois, que alguém tome conta do barco.”

O Fernando Marques quer recandidatar-se a S. Domingos de Rana?

“Quero. Quero muito. Penso que este trabalho que iniciámos agora e

E uma mensagem para todos os seus “vizinhos”?

A mensagem, é aquilo que eu lhes digo sempre: Sejam exigentes, que tenham esperança e que aqueles que têm por hábito de criticar discutam connosco propostas de solução para os vários problemas. Nós não queremos tomar decisões CONTRA os “vizinhos”. Queremos tomar decisões COM os nossos “vizinhos”.

26 Sekreta Magazine

Complexo Desportivo de S. Domingos de Rana “Campos de Ténis Requalificados”

Sekreta Magazine

Em S. Domingos de Rana, uma boa notícia para os amantes de Ténis. Os campos no Complexo Desportivo foram inaugurados depois de obras de requalificação que contemplaram também as bancadas e a zona envolvente. Um investimento por parte da Junta de Freguesia de S. Domingos de Rana que rondou cerca de 200 mil euros. Nestas condições, fica um atrativo convite à prática desportiva de uma forma mais segura e motivadora.

Estes campos de Ténis estão disponíveis para qualquer pessoa em horário que não compreenda a sua utilização da Escola que está a desenvolver atividade naquele espaço.

A data de inauguração coincidiu com as comemorações do 25 de abril e contou com a participação da Banda Filarmónica do Grupo de Solidariedade Musical e Desportiva de Talaíde que abrilhantou a festa. Com muitos populares presentes, Fernando Marques, presidente da respetiva Junta de Freguesia e em nome do executivo congratulou-se com esta inauguração que irá fazer uma grande diferença nas pessoas na prática do desporto e acrescentou que estão previstas para breve mais obras de reabilitação.

29

S. Domingos de Rana comemorou “Dia Mundial da Dança”

Foi em 1982, no dia 29 de abril, que o Comitê Internacional da Dança, da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), instituiu O “Dia Internacional da Dança” ou “Dia Mundial da Dança”. Esta data foi escolhida como forma também de homenagear Jean-Georges Noverre (1727-1810), o mestre francês que ultrapassou os princípios gerais que norteavam a dança no seu tempo para enfrentar problemas relativos à execução da sua obra. O seu trabalho e projeto era atribuir expressividade à dança por meio da pantomima (arte de narrar com o corpo), a simplificação na execução dos passos e a subtileza nos movimentos.

Em S. Domingos de Rana, esta data foi assinalada de forma intensa com um espetáculo em espaço aberto, no Parque Urbano da Quinta de Rana que decorreu durante todo o dia.

Logo pela manhã, bem cedo, houve uma “Aula de Barra no Chão” e até ao final da tarde foram vários os grupos que desfilaram e apresentaram os seus melhores trabalhos, perante um vasto público com o executivo da respetiva Junta de Freguesia e organizadora do evento, a marcar presença.

Subiram ao palco:

“Grupo de Dança da Escola Frei Gonçalo de Azevedo”, “Grupo de Dança Escola Piruete”, “Palco Jovem”, “Grupo de Dança Escola Lev’Arte”, “Aula de DançaS Latinas”, “Grupo de Dança Escola EDAM”, “Grupo de Dança Escola SullyDance”.

Um dia intenso, de festa e com um imenso público que marcou presença e saiu satisfeito. Também uma nota muito positiva pelo local escolhido. O Parque Urbano da Quinta de Rana.

Um local a visitar!!! Fica a sugestão!

30
Sekreta Magazine

Em Carcavelos “Aulas de Surf Adaptado para alunos”

Sekreta Magazine

Fruto de uma parceria entre a União das Freguesias de Carcavelos e Parede e a Associação Surf Addict, realizou-se recentemente uma nova iniciativa, coordenada numa fase inicial com o Agrupamento de Escolas de Parede: Aulas de Surf Adaptado para os alunos.

O Surf Adaptado é uma modalidade desportiva inclusiva, que visa permitir a prática do surf a pessoas com necessidades especiais, sejam elas físicas ou cognitivas.

Através do surf adaptado, é possível promover a inclusão social e desportiva das mesmas, bem como contribuir para o desenvolvimento físico e psicológico dos alunos.

A UF Carcavelos Parede tem vindo a desenvolver diversas iniciativas no âmbito da promoção do desporto e da inclusão social junto das escolas, pelo que esta

parceria com a Associação de Surf Adaptado Surf Addict enquadra-se perfeitamente neste âmbito. A Associação é uma referência nacional na promoção do surf adaptado e conta com uma equipa de profissionais e voluntários experientes e dedicados, que irão assegurar a qualidade e segurança das aulas.

Esta parceria representa uma oportunidade única para os mais novos, permitindo-lhes descobrir novas formas de praticar desporto e de se relacionar com o mar. As aulas têm lugar, semanalmente, na Praia de Carcavelos e serão disponibilizadas aulas em grupo, adaptadas às necessidades de cada aluno, de forma a garantir uma experiência positiva e enriquecedora para todos.

35

Surf Canino

Depois do sucesso que foi a sua primeira edição, o “Surf Canino” regressou à Praia de Carcavelos para mais uma habilidosa demonstração de se “fazerem às ondas”.

Esta iniciativa da Associação São Francisco de Assis, conta com o apoio da Câmara Municipal de Cascais, da União de Freguesias de Carcavelos e Parede, da Surf Social Wave, da Wave by Wave e da Escola sdew Surf dos Lombos e tem como objetivo promover a adoção responsável

e que convida tutores e animais de companhia para uma tarde diferente, onde podem experimentar fazer surf com os seus amigos de quatro patas. Também é pretendido divulgar o trabalho da Fundação São Francisco de Assis e captar apoios e doações, essenciais para o bom funcionamento desta Fundação.

Uma tarde onde o bem-estar animal, o desporto e a socialização dos animais estiveram na ordem do dia.

36
Venha a terceira edição!
Sekreta Magazine
“Na praia de Carcavelos”

A Arte Urbana em Carcavelos e Parede “Recupera a tradição e o Património”

Sekreta Magazine

O executivo da União das Freguesias de Carcavelos e Parede continua em foco na recuperação da tradição e do património através da Arte Urbana.

A segunda fase de requalificação do antigo Lavadouro da Rebelva chegou ao fim com um toque artístico inspirador.

O artista plástico e muralista Bruno Netto foi convidado a pintar,

a óleo, o espaço exterior e interior deste emblemático local da freguesia de Carcavelos.

A referida pintura é uma representação vívida e emocional da história do antigo lavadouro, que já foi um lugar de encontro para a população da comunidade que se reunia para lavar a roupa e partilhar histórias. O artista criou uma obra que reaviva a memória dos tempos passados, com uma paleta de cores quentes e expressivas que evocam uma sensação de nostalgia.

A nova obra de arte é uma adição bem-vinda ao espaço renovado que agora é mais do que um lavadouro. Com a sua nova vida, torna-se um lugar onde a comunidade se pode reunir para celebrar a história e a cultura local, enquanto desfruta de um espaço público renovado e melhorado.

39
R.C.

Na Nova SBE

Promovida pela Câmara Municipal de Cascais, a 3ª edição da “Feira das Tuas Opções” decorreu este ano na Nova SBE, em Carcavelos. Esta Universidade também aproveitou esta oportunidade para apresentar as suas ofertas formativas.

A grande novidade deste ano foi a coorganização deste evento com a Federação Das Associações de Pais do Concelho de Cascais. Os Pais/ Encarregados de Educação ficaram responsáveis pela organização de algumas tertúlias e workshops. Uma diferença positiva no certame deste ano que resultou em pleno.

“A formação profissional já não é um Plano B, mas sim um Plano A” – referiu Frederico Pinho de Almeida,

vereador da Educação da Câmara Municipal de Cascais, na abertura desta Feira.

Nesta sessão de abertura, Frederico Pinho de Almeida ainda referiu a importância do selo EQAVET, que em português é o Quadro de Referência Europeu de garantia de Qualidade para o Ensino e formação Profissional e que desde 2022 todas as entidades apresentam: 9 Agrupamentos de Escolas com ensino profissional, as 3 escolas profissionais do concelho, todo o Ensino Superior e ainda os operadores dos Centros de formação Profissional (Centro de Reabilitação Profissional de Alcoitão e CERCICA.

Uma “Feira” essencial, com muita informação onde cada um pode “optar”.

40
“A Feira das tuas opções”

Com nova sede “Tentativa de Moto Clube de Carcavelos”

Sekreta Magazine

O executivo da União das Freguesias de Carcavelos e Parede continua em foco na recuperação da tradição e do património através da Arte Urbana.

A segunda fase de requalificação do antigo Lavadouro da Rebelva chegou ao fim com um toque artístico inspirador.

O artista plástico e muralista Bruno Netto foi convidado a pintar,

a óleo, o espaço exterior e interior deste emblemático local da freguesia de Carcavelos.

A referida pintura é uma representação vívida e emocional da história do antigo lavadouro, que já foi um lugar de encontro para a população da comunidade que se reunia para lavar a roupa e partilhar histórias. O artista criou uma obra que reaviva a memória dos tempos passados, com uma paleta de cores quentes e expressivas que evocam uma sensação de nostalgia.

A nova obra de arte é uma adição bem-vinda ao espaço renovado que agora é mais do que um lavadouro. Com a sua nova vida, torna-se um lugar onde a comunidade se pode reunir para celebrar a história e a cultura local, enquanto desfruta de um espaço público renovado e melhorado.

43
R.C.

PEQUENOS NEGÓCIOS

Miminhos da Nita

Peças de bijuteria, peças de decoração como arranjos de flores, suculentas e catos com temas variados.

Preços acessíveis. Entregas na zona de Cascais e envios via CTT. Visite página do Facebook e siga no Instagram: @_miminhos_da_nita

Para os adquirir poderá contatar a Mariana pelo email: miminhos. nita.2021@gmail.com

Tote.pt

Com loja digital no instagram (@tote.pt), é muito fácil pedir pata personalizar um saco: basta mandar uma mensagem com as suas ideias e questões.

Para além de sacos, também é possível ter a sua própria sweatshirt personalizada.

Preços acessíveis e é tudo enviado por correio pelos ctt.

45
Sekreta Magazine

WHERE IS ART NOW?

GOYA: Testemunho do seu Tempo

“No

No âmbito da

programação do Bairro dos Museus e numa iniciativa da Fundação D. Luís I e da Câmara Municipal de Cascais, está patente no Centro Cultural de Cascais, uma exposição de Francisco de Goya.

Francisco de José de Goya y Lucientes nasceu a 30 de março de 1746 e veio a falecer a 16 de abril de 1828. Foi um dos grandes artistas de todos os tempos. Foi precursor de movimentos como o Romantismo, o Impressionismo, o Expressionismo e o Surrealismo.

Goya é frequentemente referido como o último dos Velhos Mestres e o primeiro dos modernos. Rompeu com todos os padrões tradicionais do seu tempo antecipando-se às correntes

artísticas dos séculos XIX e XX.

Esta exposição que se distribui por várias salas em dois pisos, conta com dez pinturas raramente vistas, apresentadas pela primeira vez em Portugal, onde se destacam seis que formam a série “Jogos Infantis”, produzidas entre 1775 e 19786, onde retrata com naturalidade cenas da vida quotidiana e as brincadeiras de um grupo de crianças.

A exposição é ainda composta por quatro emblemáticas séries de gravuras do artista.

Nas palavras da curadora da exposição, Marisa Oropesa: “falar de Goya é falar de um dos génios mais importantes da história da arte”.

47
Sekreta Magazine
Centro Cultural de Cascais até 9 de julho”

Um novo olhar – a cidade

Até 5 de junho estará patente ao público, na Galeria de Arte do Casino Estoril, uma nova exposição de Paulo Ossião com o título “um novo olhar – a cidade”.

Tal como as pessoas, as cidades também têm os seus pintores preferidos e este aguarelista, que é considerado unanimemente o melhor da atualidade, dentro desta modalidade, tem retratado Lisboa de forma ímpar. As suas aguarelas dão-nos numa linguagem muito própria, a luminosidade de Lisboa, quer no azul do céu e do rio, até ao ocre dos telhados dos bairros alfacinhas ou à fachada dos velhos casarios. São incontornáveis as 7 colinas e os seus bairros, o Tejo e as suas pontes, as zonas ribeirinhas, o Castelo e a Sé, e tantas coisas mais, que são ícones da capital e alguns dos seus temas preferidos.

Paulo Ossião é um artista que está profundamente ligado, desde o

início da sua carreira, à Galeria de Arte do Casino Estoril. Adotou, desde então, como modalidade quase exclusiva a aguarela, nela se movendo com raro saber de experiência feito.

Paulo Ossião nasceu em Lisboa no ano de 1952. Desde 1981 o seu trabalho tem sido reconhecido com vários prémios e menções honrosas. Realizou mais de 50 exposições individuais em diversas galerias e instituições. Participou em inúmeras exposições coletivas com aguarelas e esculturas. Atualmente as suas obras estão representadas em vários museus, empresas e instituições públicas e privadas, além de muitas coleções particulares em Portugal e no estrangeiro. Ilustrou vários livros de poesia e editou o livro “olhares” (carvão e aguarela). Ao longo da sua carreira tem executado esculturas em bronze e noutros materiais, que expõe regularmente a par da pintura.

50 Sekreta Magazine
“Paulo Osasião na Galeria de Arte do Casino Estoril”

NO REINO DO GARFO

1 Abóbora menina

Azeite

1 ramo de alecrim

1 dente de alho

1 laranja

Sal

Receita: Gnnochi de Abóbora

Pimenta preta moída

Manteiga

Queijo parmesão ralado

Caldo de abóbora

Alho em pó

2 chávenas de farinha de trigo sem

fermento

1. Comece por cortar 1 abóbora menina sem casca. Regue com 1 fio de azeite e adicione 1 ramo de alecrim, 1 dente de alho, sumo de laranja q.b, raspa de laranja e uma pitada de sal. Leve ao formo pré aquecido 150ºC por 45 minutos. Assim que a abóbora assar, esprema-a com um pano para retirar todo o sumo e reserve-o.

2. À abóbora espremiida adicione 2 chávenas de farinha de trigo sem fermente. Amasse e deixe descansar. Com a massa pronta, enrole em tiras e corte em formato de gnocchi.

3. Coloque no lume um tacho com água para ferver.

4. Molho: Numa frigideira coloque manteiga q.b, queijo parmesão ralado q.b, um pouco do caldo da abóbora reservado e algo em pó q.b

5. Assim que a água estiver a ferver coloque os gnocchis a cozer. Quando oltar a levantar fervura, retire e coloque na frigideira do molho e junte 1 ramo de alecrim, mais queijo parmesao ralado e água da cozedura do gnocchi q.b

6. Assim que estiverem prontos, retire para um prato. sirva com alecrim, queijo alado q.b, pimenta preta mída q.b, molho q.b e 1 noz de manteiga

55
Sekreta Magazine

Na zona histórica de Cascais, na Rua dos Navegantes, a Mercearia “Estrela dos Navegantes” dispensa grandes apresentações. Um espaço de mercearia tradicional onde se pode encontrar um pouco de tudo. O Tiago Canas é o rosto deste negócio que com o seu carisma e simpatia cativa quem se atreve entrar naquele espaço. Ninguém fica indiferente. Não só residentes naquela zona, mas também um elevado número de turistas que deambulam por aquelas ruas que transpiram história. O apontamento desta edição vai para mais sugestões na enorme Garrafeira que dispõe. Uma Garrafeira que já se transformou numa verdadeira razão de visita para muitos clientes que encontram ali os mais variados rótulos em produtos de excelência. Muitos bem raros.

Crasto Tinto – Fácil de beber, blend de uvas típicas da região do douro (Tinta Roriz, Touriga Nacional, Tinta Barroca e Touriga Franca), cor rubi intensa e com ligeiros aromas a frutos vermelhos. Ideal para acompanhar refeições leves e entradas.

Crasto Branco – Vinho branco, típico do Douro, mineral, fresco e persistente com um final elegante. Um vinho para acompanhar alguns queijos e pratos

de peixe grelhado.

Crasto Rosé – Um rosé, produzido através de um blend de Touriga Nacional e Tinta Roriz. Uma frescura aromática e um corpo vibrante. Sentem-se os aromas a flores e framboesa. Ideal para acompanhar entradas e grelhados.

Espumante Berbereta – Produzido através de um blend de uvas arinto e Chardonnay, aromas a pão tostado a maçã verde, bolha fina, vivacidade palpitante, com uma boca fresca e persistente. Ideal para acompanhar entradas e pratos picantes.

Licor de Singeverga – Licor produzido pelos monges Beneditinos. É o único licor português genuinamente monástico, produzido através da destilação de plantas aromáticas. Ideal como aperitivo, servido com uma ou duas pedras de gelo.

Rum William Hinton 3 Anos - Tem a base do Rum William Hinton Original mas por ser envelhecido em barricas de carvalho francês durante 3 anos ganha um caráter com paladar único e inconfundível. De cor dourada, com aroma a carvalho e notas de baunilha. Suave, com sabor a carvalho, aguardente com um toque a frutos secos.

56 Sekreta Magazine
Mercearia “Estrela dos Navegantes”
“Mais sugestões de garrafeira”

Onde?

Rua dos Navegantes Cascais

Horário?

8h30 - 13h30 // 15h - 20h

Encerra ao domingo

Churraria Delgado

Há histórias e histórias. As histórias de vida são aquelas que, sendo de pessoas, não deixam ninguém indiferente. Quem habitualmente gosta de frequentar festas e feiras, principalmente no concelho de Cascais e região de Lisboa, de certeza que já se depararam com a Família Delgado e o seu negócio de churros, farturas, crepes e waffles. Relembramos o nome: “Churraria Delgado”.

Quem conhece, sabe do que falamos. Quem ainda não conhece, fica aqui o desafio.

Uma família com uma alegria contagiante onde está refletida a grande paixão por este negócio.

Dina vivia e trabalhava em Ourém.

O Miguel vivia na região de Lisboa e trabalhava com os pais, com um Carrocel e corria as festas e feiras pelo país fora. Um dia, Miguel foi a uma feira a Ourém com o seu Carrocel. Um desses dias, a Dina, quando saiu do trabalho foi com as colegas visitar a feira.

“Eu nem queria ir, mas as minhas colegas insistiram. Inicialmente até fiquei no carro, mas depois fui ter com elas que estavam junto ao Carrocel. Quando olhei para a cabine… Uiii…. Vi o Miguel, de cabelo ondulado, comprido… lindo de morrer… Foi amor à primeira vista”. – confessou Dina com um enorme brilho nos olhos.

Estávamos em 1999!

Depois de algumas peripécias, começou o namoro, até este jovem casal ser brindado com a gravidez da Dina e ter nascido a filha Lara.

60 Sekreta Magazine
“Uma história de vida”

Aqui começava o período mais difícil desta família porque teria de haver opções. Ou o Miguel iria para Ourém e mudaria de profissão ou a Dina iria ao encontro da vida de Miguel.

Numa decisão não muito fácil, Dina deixou a terra onde vivia e foi viver para Lisboa. Mas o amor tem destas coisas e arrependimento é palavra que não existe nesta decisão. São hoje, sem dúvida, uma família muito feliz.

Já em Lisboa, casaram e a vida começou do zero.

Enquanto Miguel trabalhava com o carrocel, Dina começou a trabalhar numa barraquinha de pipocas e algodão doce, pertença da sua so-

gra. Era o início de uma nova vida! Mais tarde, os pais de Miguel, com outro sócio, decidiram comprar um bar para vender cachorros, bifanas, hambúrgueres, etc. Mais tarde, com a saída desse sócio, o jovem casal assumiu a sociedade. Ao fim de algum tempo, essa parceria não deu certo por divergência de ideias.

E aqui deu-se a grande mudança. Começar a trabalhar por conta própria, com novos projetos e novas ideias. Miguel, mestre na área da serralharia, construiu então de raiz as roulottes em que viriam a desenvolver o negócio. Estávamos por volta de 2007 quando “nasceu” a primeira roulotte, inicialmente para vender cachorros. Deram o nome de “Cachorros Oásis”.

62 Sekreta Magazine

Mais tarde, em 2009, houve a ideia de mudar para os churros e farturas. Nascia finalmente a “Churraria Delgado”.

Começaram nalgumas feiras a pouco e pouco. Conheceram Cascais apenas nas “Festas de Tires “e em 2011 foram convidados para as “Festas do Mar” na Baía de Cascais. A partir daí foi tiveram uma maior projeção que se refletiu no negócio e começaram em novas apostas e desafios.

Em 2018 sofreram um grande acidente que danificou a roulotte com que trabalhavam. Valeu um primo que emprestou uma roulotte para poderem continuar a trabalhar até ficar resolvido o demorado processo com a companhia de seguros. Com o resultante valor do seguro, Miguel construiu outra roulotte que já tinha projeta-

do. Estreou no Natal de 2019.

Entretanto, e com o dinheiro empatado, apareceu a Pandemia. Vieram tempos difíceis. Por sorte, conseguiram arranjar um pequeno espaço em Lisboa para de alguma forma poderem fazer negócio, com as devidas regras impostas.

Mas tudo passou, e com força de vontade, muito trabalho e dedicação, estão cá de “pedra e cal” sempre com a alegria e boa disposição que caracteriza esta família.

Entretanto, a filha Lara foi crescendo e também abraçou este negócio. Primeiro a ajudar os pais e presentemente tem o seu próprio negócio inserido na dinâmica do negócio dos pais. Dentro da própria roulotte tem o seu espaço de Crepes e Waffles.

Sekreta Magazine

O Miguel, a Dina e a Lara. Uma família unida pela paixão deste trabalho. Sempre com um sorriso nos lábios, alegria de saber estar e vender, fazem da “Churraria Delgado” uma referência e uma visita obrigatória de todos aqueles que querem ter uma excelente experiência ao degustar os churros, as farturas, os crepes e as waffles. Mas afinal, qual o segredo para a excelência destes produtos?

A resposta do Miguel não se fez esperar:

“A qualidade dos produtos, claro… A forma de fazer a massa e um óleo que só pode ser de muita qualidade. Um óleo profissional, mais caro mas que aguenta mais temperatura mantendo

a qualidade. A mudança do óleo também é muito importante. Prefiro baixar um pouco os lucros, mas apresentar uma qualidade de excelência. E o resultado está à vista. Todos gostam e voltam sempre…”

Para o futuro e também por uma questão de segurança, ambicionam ter um espaço fixo para desenvolver o negócio. Estão a apostar nisso.

Seja qual for o futuro, com um passado desta dimensão onde, em união, conseguiram ultrapassar imensos problemas e desafios, estarão sempre com um enorme sorriso nos lábios. Por muitas razões, mas principalmente porque são uma família unida e feliz.

64 Sekreta Magazine

Baiuka Grill Restaurante

Falar do Baiuka aqui na Sekreta Magazine é muito fácil pois temos uma cumplicidade de muitos anos. Desde praticamente o início desta publicação, há mais de 20 anos, que acompanhamos a vida e a história desta casa que, o ano passado, fez a bonita idade de 30 anos!

Um espaço que cresceu, com a imensa dedicação, trabalho e resiliência do Paulo Figueira e que hoje é uma referência num dos locais bonitos de Cascais: O Paredão!

Na Praia das Moitas, no Monte Estoril, o Baiuka Grill Restaurante oferece uma vista única sobre a Baía de Cascais e o infinito do mar. Uma paisagem que se destaca a qualquer hora do dia.

Mas mais do que isso. Um espaço interior bastante agradável e uma imensa e acolhedora esplanada

com um serviço muito profissional de todos aqueles que ali colaboram para todos os clientes saírem dali satisfeitos. E saem!!

Falta uma das perguntas mais importantes: O que comer e o que beber?

Resposta fácil: Em terra de pescadores e frente a todo aquele mar, é claro que o grande destaque vai para os peixes grelhados e mariscos. Basta contemplar a montra. Mas a carne também está presente num cardápio em que o difícil é escolher. Para beber, tudo o que é bom, sempre com a máxima qualidade. Uma boa carta de vinhos e sem faltar os aperitivos e digestivos. São mil e uma razões para uma visita. Fica inesquecível!

O Baiuka Grill Restaurante tem, neste momento, o horário de terça-feira a domingo, das 9h às 19h. Se quiser reservar é só ligar o 214 862 237.

Até já!

66 Sekreta Magazine
“Spot de excelência frente ao oceano”

O Traquitanas

Sabemos que dispensa apresentações, mas nunca é demais trazer a estas páginas do “Reino do Garfo”, um apontamento a esta casa que há mais de 40 anos serve várias gerações de clientes. Uma casa que para além de ser uma referência na restauração do concelho de Cascais, pertence à sua história.

Bem no centro de Alcabideche, destaca-se de imediato pela decoração que transpira história. Em cada canto e recanto sobressaem pequenos e grandes apontamentos de momentos que foram marcando a história do “Traquitanas”. Vale a pena “pesquisar” os vários testemunhos que deambulam pelas várias paredes.

Numa cozinha tradicional portu-

guesa, as iguarias são muitas e o difícil é escolher. Pode sempre consultar diariamente a ementa do dia ou então ir ao sabor do mistério e das surpresas que “O Traquitanas” tem para si.

E estando perto de comemorar mais um aniversário, vamos já marcar encontro para muito breve. Festa é festa e, neste caso, é sempre um privilégio estarmos associados à história desta casa.

Uma nota também é que “O Traquitanas” e a sua equipa gere a bem conhecida Quinta dos Mações, em Manique.

Até já!

Rua de Cascais, 32 – Alcabideche

Tel: 214 690 819 – 912 014 862

68 Sekreta Magazine
“Um clássico em Alcabideche”

Grelha d’Aldeia

A “Grelha d’Aldeia” tem tudo a ver com o significado da própria palavra: Aldeia.

Não só porque está numa aldeia, Aldeia de Juzo, em Cascais, mas pela sua decoração e ambiente que nos transporta para um sentimento forte que se vive nas aldeias de Portugal.

A outra palavra completa o significado do nome deste espaço: Grelha!

O destaque vai para as carnes grelhadas. Grelhados de excelência só podem ser com carnes de excelência. E aqui é mesmo assim.

Este restaurante-churrasqueira, “Grelha d’Aldeia” é já uma referência e o melhor é mesmo reservar quando pretender viver esta “experiência” muito especial.

Outra particularidade é a enorme garrafeira que põe ao dispor de todos, num sem fim de marcas que acabam por ir ao encontro de todos os gostos e exigências. Aqui podem ser encontradas grandes surpresas e para isso nada melhor que pedir um conselho ao Paulo Canas, proprietário da casa.

Rua 1º de Maio, 153-A

Aldeia de Juzo – Cascais

Tel: 936 101 820

70 Sekreta Magazine
“Com um sentimento forte a aldeia”

O Argentina

“O Argentina” dispensa apresentações.

Um conceito baseado numa aposta da excelência dos peixes e mariscos e também na carne de excelência (tomahawks, bifes do lombo e picanha da Argentina). Uma das frases que mais circula naquele espaço é: “Peixe, só do mar. Ponto!”

O percurso tem sido feito com muito trabalho, mas os resultados estão à vista. Uma clientela fixa sempre crescente. Um sucesso que se deve, sem sombra de dúvidas, à qualidade dos produtos e da sua confeção.

E quanto às especialidades?

Peixes e Mariscos, claro, mas nas carnes a grande surpresa vai para o que lhe é chamado o “Sushi de Novilho” que mais não é que uma peça de Entrecôte mal passado que é fatiado e fica “médio/mal”. Uma peça que vai dos 900gr a um quilo.

Outra especialidade muito procurada é o Choco Frito à Setubalense. E ainda o famoso Bitoque que, segundo dizem, é o melhor da região! (já fizemos a prova e está aprovadíssimo).

Mas o cardápio vai muito para além disso. Aos almoços, uns menus muito especiais numa cozinha de excelência.

É claro que a montra dos peixes e mariscos depende sempre do que “o mar traz”. Pois, a frescura é ponto de ordem.

Na próxima edição iremos trazer novidades. Fique atento!

O Argentina fica na Rua Costa Pinto, 25, no Bairro Alcaide, Amoreira, Cascais e está aberto de 2a a sábado, das 8h às 15h30 e das 18h30 às 22h30.

Encerra ao domingo

72 Sekreta Magazine
“Onde se vivem verdadeiras “experiências” gastronómicas”

Calendário S.José

Nada melhor para distrair um pouco destes tempos um pouco estranhos, já para não dizer, “muito” estranhos, do que tomar um copo ao final da tarde e ficar mais um pouco e usufruir o que o Calendário S. José tem para oferecer.

Claro que neste espaço, no Bairro de S. José, em Cascais, tudo começa pela manhã, num ambiente mais calmo e tranquilo para tomar o pequeno-almoço. E a esplanada está ali, sempre à sua espera!

A sugestão para o almoço passa pelo “Bife à Portuguesa”, pelo “Polvo à Lagareiro”, pelas “Asas de Frango à Moda da Guida”, pelo “Arroz de Polvo” e outras novidades como o Caril de Gambas e o Choco Frito.

Também é possível experimentar o bitoque, os pregos e hambúrgueres e também os variadíssimos petiscos que estão disponíveis até ao fechar

da casa. Não podemos esquecer as especialidades nas sobremesas. De comer e chorar por mais…

O fim da tarde e a noite promete mais animação num “non stop” de petiscos e clientela bem-disposta e, mais uma vez, a referência para a fabulosa esplanada apetecível nestes tempos mais quentes.

E para breve, vem aí novidades. Fique atento!

Está à espera de quê? Apareça!

3f a domingo

Até às 00h00

Encerra à segunda-feira

Tel: 216 092 161

Bairro S. José

Cascais

74 Sekreta Magazine
“Com o verão à porta”

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.