Sekreta.60

Page 1

edição n60 fevereoro 2024 MULHER!
Entrevista tema de capa – Dia da Mulher “Carolina Mota, 28 anos, Portuguesa, médica dentista.”

Qual foi a primeira atividade profissional?

Foi higienista oral. Entrei na faculdade aos 18 anos e formei-me aos 21. Comecei logo a trabalhar e exerci a atividade durante 3 anos. Depois fiz a formação em medicina dentária e iniciei a atividade à cerca de 1 ano.

O que te levou a escolher a medicina dentária?

Paixão!

Qual foi o teu momento mais feliz? Profissionalmente falando.

Quando consegui entrar na faculdade para ser médica dentista...

E o momento mais difícil...

Quando iniciei a atividade como médica dentista! Quando arrancas um dente a um paciente, sentes-te nervosa?

Quando extraio dentes sim, mas não só. Também fico nervosa quando faço uma restauração... por vezes é mais ansiedade... se o paciente gostou, se se sente bem, se está satisfeito...

Como te sentes quando o paciente está satisfeito?

Muito feliz...muito feliz mesmo. Sinto-me realizada!

2
Sekreta Magazine

UM ROTEIRO DEDICADO À MULHER

“Um

dia

em Cascais com as Amigas”

UM BRUNCH ORIGINAL PARA COMEÇAR BEM O DIA

Comece o dia com um brunch no popular Nicolau, na Rua Freitas Reis 26. No menu brilham alguns dos clássicos deste all day café, como os ovos Amélia, a Flower Power Bowl e, claro, as panquecas e waffles. Mas o que não falta são novidades exclusivas como a Get Dirty Sandwich (8,50€), uma montanha de rosbife com uma maionese especial entre duas fatias de pão. E porque este é um dia especial, vamos jogar no campeonato dos doces. Tentações não faltam como

as panquecas Choco, que além do recheio de chocolate, creme de queijo e frutos vermelhos, têm chocolate na massa, e gelados caseiros, de sabores improváveis como crumble ou goiaba.)

Todos os dias 10.00-19.00. Tel: 214846346 . Website: https://www.ilovenicolau.com/pt/

4
Sekreta Magazine

UM PASSEIO A PÉ É SEMPRE UMA BOA IDEIA

Passeio pela Marina de Cascais:

Após o brunch, nada como fazer um pouco de exercício enquanto regista os melhores momentos no telemóvel para mais tarde recordar. Faça um passeio relaxante pela encantadora Marina e admire os barcos coloridos, respire o ar fresco do mar e tire algumas fotos memoráveis.

Da Marina dê um salto à Casa da Guia, onde encontrará uma variedade

de lojas de design e artesanato português. Este é um local encantador que abriga várias lojas, restaurantes e espaços de lazer, proporcionando uma experiência única aos visitantes.

Casa da Guia: Avenida Nossa Senhora do Cabo, 101 2750-374 Cascais Portugal

6
Sekreta Magazine

GASTRONOMIA LOCAL E ARTE PARA UMA TARDE EM CHEIO

- Almoço no Mar do Inferno: Para o almoço, dirija-se ao restaurante Mar do Inferno, conhecido pelos seus pratos de peixe fresco e marisco. Desfrute de uma refeição deliciosa com vista para o mar enquanto partilha histórias e risadas com as amigas. É recomendável fazer uma reserva com antecedência, especialmente em datas movimentadas como o Dia Internacional da Mulher.

Mar do Inferno Avenida Rei Humberto II de Itália, Casa 189 2750-800 Cascais Portugal Telefone: +351 214 868 190

- Visita ao Museu Condes de Castro Guimarães: Após o almoço, faça uma visita ao Museu Condes de Castro Guimarães, uma mansão encantado-

ra que abriga uma coleção de arte e artefactos históricos. Descubra os jardins exuberantes e admire a arquitetura única do edifício.

- Relaxe na Praia do Guincho: Termine a tarde com um momento de relaxamento na deslumbrante Praia do Guincho. Apanhe sol e beba um cocktail no Bar do Guincho. Aprecie o por-dosol fantástico e sinta-se inspirada e em comunhão com a beleza única de uma das mais belas praias do mundo.

Bar do Guincho: Praia do Guincho Estrada do Guincho, 2750-642 Cascais Portugal Telefone: +351 214 870 491

8
Sekreta Magazine

GASTRONOMIA LOCAL E ARTE PARA UMA TARDE EM CHEIO

Depois dos momentos de relax, vem a parte da festa. Não há como não tornar este dia uma celebração inesquecível.

- Jantar no Farol Design Hotel: Para uma experiência gastronómica especial, jante no Farol Hotel, um elegante hotel boutique com vista para o oceano. Desfrute de uma refeição requintada no restaurante do hotel, onde poderá saborear pratos gourmet preparados com ingredientes frescos e locais.

Avenida Rei Humberto II de Itália, 7 2750-800 Cascais Portugal

- O Cascais Jazz Club é um ótimo lugar para desfrutar de jazz ao vivo. Possui uma atmosfera acolhedora e a música varia desde jazz até blues e rock. O clube apresenta regularmente

um trio de músicos talentosos que tocam músicas de Bossa Nova com sensibilidade e habilidade.

Cascais Jazz Club: Largo Cidade de Vitória 36, 2750-319 Cascais.

Este roteiro oferece uma combinação perfeita de cultura, gastronomia e descontração, proporcionando um Dia Internacional da Mulher inesquecível para o seu grupo de amigas.

Mas, as sugestões para comer bem e desfrutar de um tempo dedicado à amizade, são quase infinitas, em Cascais. Siga as redes socais da SEKRETA MAGAZINE para ficar a par de sítios menos conhecidos do público em geral, mas que são autênticos tesouros revelados a uns quantos eleitos da boa mesa.

10
Sekreta Magazine

No Salão Preto e Prata do Casino Estoril

“23a Gala de Desporto de Cascais”

Pela 23ª vez, a Câmara Municipal de Cascais organizou mais uma Gala do Desporto.

Referente ao ano de 2023, foram homenageados os Campeões Nacionais e o Top 5 de Campeonatos do Mundo e da Europa. Duzentos e setenta e dois agentes do universo desportivo do concelho de Cascais, representando 33 clubes, 23 federações/associações e 34 modalidades desportivas.

O anfitrião desta noite, Nuno Piteira Lopes, vice-presidente da Câmara de Cascais, assinalou e referiu no seu discurso de abertura que “tudo isto só é possível porque o Desporto foi eleito um pilar fundamental da estratégia deste Executivo de modo a que em Cascais todos pudessem praticar desporto e isso vêse pelo número de praticantes, federados e não federados onde o nível de participação e o nível de pessoas que fazem desporto ou que praticam atividade física no concelho, supera aquilo que são as percentagens médias a nível da Europa”.

Francisco Kreye, vereador com

o pelouro do Desporto no município refere que “este é um momento de união, daqueles que representam os nossos clubes e poder-lhes agradecer. E que acima de tudo inspiram outros a alcançarem este mérito desportivo que tanto é necessário no País e Cascais, como eu gosto de dizer, gosta de liderar pelo exemplo”. E a escolha de um júri multidisciplinar destacou os seguintes atletas em 10 categorias:

Esperança Feminina: Júlia Fonseca, ginasta acrobática do Grupo Dramático e Sportivo de Cascais, Campeã Nacional Par Misto Juvenil.

Esperança Masculino: Francisco Ordonhas, Surf, do Centro Recreativo e Cultural da Quinta dos Lombos.

Atleta Feminina: Mariana Carvalho, Ginástica de Trampolins, do Grupo Sportivo de Carcavelos, Vice-campeã do Mundo por Equipas All Around, Campeã Nacional Trampolim Individual e Sincronizado.

Atleta Masculino: Gustavo Ribeiro, Skateboarding, Federação de Patinagem de Portugal,Vice-campeão do Mundo de Street.

12
Sekreta Magazine

Equipa do Ano: Equipa Sénior Feminina de Hóquei em Campo, Lisbon Casuals Clube de Hóquei, Campeã Europeia de Hóquei em Campo – EuroHockey Club Challenge III 2023, Campeã Nacional de Hóquei em Campo.

Treinador/a Modalidades Individuais: Jorge Peixeiro, Karaté, Grupo Musical e Desportivo 31 de Janeiro de Manique de Baixo.

Treinador/a Modalidades Coletivas: José Leite, Basquetebol, Centro Recreativo e Cultural da Quinta dos Lombos.

Melhor Clube do Ano (votado pelo júri e pelos clubes de Cascais): Centro Recreativo e Cultural da Quinta dos Lombos.

Melhor do Ano “Escolha do Público”: Júlia Fonseca, Ginástica Acrobática, Grupo Dramático e Sportivo de Cascais. A finalizar esta noite de Gala Desportiva houve ainda um momento solene para homenagear duas personalidades com o prémio “Dedicação Desportiva”. Personalidades do universo desportivo que ao longo dos anos contribuíram para o desenvolvimento desportivo do concelho de Cascais. Foram eles: João Bento Vitorino e João Manuel Aguarela.

Esta Gala foi apresentada por Fátima Lopes e contou com momentos artísticos protagonizados pelos bailarinos da ArteMove e pelo humorista Jorge Serafim.

Sekreta Magazine

João Bento Vitorino

O desporto nasce neste rapaz com as primeiras emoções em família, durante o mundial de futebol de 1966. A vida desenrola-se entre a praia, na costa de Leiria e Cascais. Cresce com os “jogos à bola” com os amigos da escola primária, na rua frente à casa da família.

Aos 10 anos muda-se para Cascais. É durante a frequência da Escola Prof. António Pereira que ensaia os primeiros passos e a descoberta dos desportos de equipa: hóquei em patins nos Salesianos, basquetebol em Algés, andebol no Dramático de Cascais. Na Escola Polivalente de Cascais, a influência do Prof. João Mounier é decisiva na escolha do caminho. Aos 14 anos, durante a frequência da Escola Secundária de Carcavelos, instalada provisoriamente no Colégio Marista de Carcavelos, integra a equipa de juvenis de voleibol do Clube Nacional de Ginástica, modalidade que o acompanha ao longo da sua vida, quer seja em pavilhões ou praia.

Formou-se em Educação Física pelo Instituto Superior de Educação Física de Lisboa, especializando-se em Gestão do Desporto, na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa.

Iniciou funções no município de Cascais, no Sector de Desporto em 1987, mantendo-se na liderança do Departamento de Desporto por mais de 30 anos.

Projetou e desenvolveu os principais programas de promoção desportiva atualmente existentes, apoiou o desenvolvimento da massa associativa, tendo tido um papel fundamental no desenvolvimento do desporto em geral no concelho de Cascais.

Destaca-se a sua contribuição a nível da implementação de infraestruturas desportivas do concelho, destacando-se entre muitas outras a construção do complexo desportivo municipal da Abóboda.

Ao nível da promoção desportiva teve, ao longo dos anos, um papel fulcral no desenvolvimento de melhorias para a prática desportiva no concelho que atualmente se traduzem nas boas práticas existentes e que permitem acolher grandes eventos em Cascais.

É desde 2013, Presidente de Direção do Centro de Cultura e Desporto do Pessoal do Município de Cascais, associação sem fins lucrativos, constituída pelos trabalhadores do Município de Cascais.

18
Sekreta Magazine

João Aguarela

“A pessoa que de seguida homenageamos, é alguém por quem toda a comunidade desportiva do concelho nutre um imenso respeito e carinho. Nasceu em Lisboa a 16 de dezembro de 1943; nos anos 70, após o casamento e no início da sua vida laboral, veio viver para o Concelho de Cascais, mais concretamente para o Bairro Monte Real em Tires, Freguesia de São Domingos de Rana.

Durante toda a sua vida trabalhou na Companhia de Seguros Tranquilidade e a sua modalidade desportiva de eleição foi o basquetebol.

A 8 de Fevereiro de 1976, juntamente com um grupo de amigos do bairro onde residia, criou o clube Desportivo Monte Real, dedicado à cultura e desporto.

O Desportivo Monte Real, durante estes últimos 48 anos, teve como oferta várias modalidades desportivas, nomeadamente: Futebol, Basquetebol, Atletismo, Patins em Linha, Ténis de Mesa e Karaté.

O Clube foi responsável pela formação de jogadores de futebol

que atingiram o nível nacional e internacional, como o jogador Helder Cristóvão que jogou no Benfica e Seleção Nacional e Fernando Gonçalves que jogou no Belenenses e também na Seleção Nacional.

Na vertente cultural o clube dedicou-se à música, dança e teatro, tendo tido um forte contributo na criação dos grupos musicais Sitiados e Naifa.

Até aos dias de hoje o Desportivo de Monte Real é uma coletividade que se dedica às vertentes: cultural, desportiva e social. Este homem, mantém-se como Presidente, contribuindo, com a sua forma de gestão dedicada e competente para o desenvolvimento destas áreas no Concelho.

Um homem empático, de uma honestidade e delicadeza ímpares e que com toda a sua humanidade continua a contribuir de forma exemplar para o desenvolvimento da cultura e desporto no concelho de Cascais.

É com muito gosto que chamamos ao palco para receber o Prémio Dedicação Desportiva:

20
Sekreta Magazine

Aqua Carca

“Mais

um ano, mais uma Gala”

A Aqua Carca é uma Associação sem fins lucrativos sediada em Carcavelos vocacionada para acompanhar e desenvolver jovens e adultos na ligação a desportos aquáticos.

A Associação iniciou a sua atividade em 2008 com a união de duas das melhores escolas de Bodyboard do país (Escola Nova Onda e Escola Boogie Chicks) e um núcleo de Hóquei Subaquático.

Em 2012 passou a incluir o núcleo que trabalha a vertente do desenvolvimento pessoal e académico dos jovens (Jovem Academia). Em 2027 avançou com a criação de um núcleo de Surf (Soul Surf).

A Aqua Carca tem a sua atividade anual regular assente em dois pilares: as modalidades desportivas

de praia e o desenvolvimento pessoal e académico.

Recentemente realizou a sua Gala anual que contou com mais de 150 sócios, familiares e amigos. O ponto alto foi a entrega de prémios aos atletas e sócios que se distinguiram pelos feitos desportivos, pessoais e em prol do Clube alcançados em 2023.

O Executivo da União das Freguesias de Carcavelos e Parede representado pelo Presidente, Nuno Alves, e pela Vogal, Carolina Melo, bem como o Vereador da Câmara Municipal de Cascais, Francisco Kreye, fizeram questão de marcar presença na ocasião para congratular todos aqueles que mereceram o devido reconhecimento.

22
Sekreta Magazine

Tiago Stock, o “Tigre” e Salvador Vala

“Vencem

10a Edição

do “Capitulo

Perfeito””

Os dois surfistas de Cascais, Carcavelos, venceram a 10ª^edição do Capítulo Perfeito, nas suas categorias.

Depois de superados alguns desafios, Tiago Stock conseguiu requalificar-se e chegar à final que veio, por mérito próprio, a vencer. Tiago confessou ser uma vitória inesperada, mas o seu esforço valeu-lhe a vitória.

Salvador Vala venceu a categoria “New Generation” (sub-17) e garantiu um lugar de destaque na nova geração do Surf.

O encerramento desta prova transformou-se assim num dia mágico e que leva o nome de Cascais e dos seus “heróis” aos quatro cantos do mundo.

24
Sekreta Magazine

Parede Foot-Ball Clube

“A caminho do Centenário”

Recentemente o Parede FootBall Clube comemorou o seu 96º aniversário.

A festa foi no Pavilhão da Escola Fernando Lopes Graça e contou com a presença de diversas individualidades com destaque para o vereador do Desporto da Câmara de Cascais, Francisco Kreye e o executivo da União de Freguesias de Carcavelos Parede, liderado pelo seu presidente Nuno Alves.

Não faltaram os muitos sócios, atletas e seus familiares e também membros de outras associações desportivas.

Uma ocasião para assinalar uma história, feita das histórias de vida a sociativa, desportiva e voluntária de tantos e tão bons protagonistas que ao longo de tantos anos, deram o melhor de si ao clube.

Houve ainda a oportunidade de homenagear os associados com 25 e 50 anos.

Fundado em 1928-02-08, o Parede Foot-Ball Club, Parede Futebol Clube ou simplesmente PFC teve a pri-

meira reunião oficial em 1928-03-02, na qual foi eleita a sua comissão organizadora, composta por Manuel Campos, Manuel Parente, Alfredo Costeira e Wenceslau B. Guerra e o Presidente, António Inácio Júnior. Nesta altura, o PFC contava já com 65 sócios e reunia-se na Alfaiataria Moderna ou na casa de Manuel Parente, até que em 1929-04-01 estabelecesse a primeira sede na Rua Capitão Leitão.

O clube viu nascer o seu primeiro campo de futebol – o Campo do Mato Frade – nos terrenos a norte da quinta da Condessa d’Edla, propriedade de Almirante Nunes da Mata, que os fundadores tiveram de terraplanar. No jogo inaugural, realizado em 1928-0422, venceria o Oeiras Futebol Clube, participando, em 1930, no Campeonato da Associação de Futebol de Lisboa.

Atualmente, o Parede Futebol Clube dirigido por João Salgado promove sobretudo as modalidades de hóquei em patins, patinagem artística, patinagem de velocidade e taekwondo, estando prevista para breve a criação de uma escola de futsal.

Texto: Ricardo Tomé

26 Sekreta Magazine
Concurso de Ideias e Negócio de Cascais
““Circular Foods” vence 17a Edição”

O concurso DNA Cascais Ideias e Negócios – CINC é uma iniciativa que visa captar ideias de negócio e facilitar o acesso a fontes de financiamento, promovendo projetos inovadores em sectores de atividade com forte potencial de crescimento. Dirige-se a empresas recém-criadas ou projetos em fase de ideia em áreas como Ambiente/Energia/Mar, Tecnologias da Informação e Comunicação, Turismo/Comércio/Serviços, Saúde e Bem-Estar e Empreendedorismo Social e Inclusivo.

Este concurso vai já na 17ª edição e já apoiou desde o seu início 553 empresas que geraram cerca de 2800 postos de trabalho e 100 milhões de euros de investimento.

Este ano, das 40 candidaturas recebidas, cinco tiveram a oportunidade de se apresentarem na final ao júri composto por Rita Piçarra, André Matias de Almeida, Rute Sousa Vasco e Francisco Banha.

O projeto vencedor desta 17ª edição foi ‘circular Foods’’, de José morais Sarmento, um projeto inovador que se propõe colmatar a falta de oferta de comida saudável no mercado, combatendo o desperdício alimentar industrial.

Este projeto irá receber o prémio monetário de €10.000, destinado à criação de uma nova empresa no concelho de Cascais.

28 Sekreta Magazine

WISSI

“Uma empresa portuguesa virada para o futuro”

O Executivo da Junta de Freguesia de S. Domingos de Rana, liderado por Fernando Ferreira Marques, esteve presente na apresentação de empresa WISSI, sediada nesta Freguesia.

A WISSI é uma empresa de marca portuguesa pioneira na apanha natural de algas com a missão de introduzir estes vegetais marinhos na dieta quotidiana dos portugueses.

Responsável pela recolha, transformação e comercialização de algas que extrai no fundo do Oceano Atlântico, saudáveis para o consumo humano.

A WISSI tem a frescura dos oceanos em todos os seus sabores e é única em Portugal a recolher vegetais marinhos, numa relação de simbiose, respeito e compromisso entre o Mergulhador e a Mãe Natureza, sensibilizando e ajudando a melhorar a pegada ecológica.

Os estes vegetais marinhos têm um elevado valor nutricional. Alto teor em fibra, ricos em magnésio, iodo, proteínas e vitaminas, fonte de cálcio, sem adição de açucares nem gorduras, em suma, tudo o que é fundamental para ajudar a ter uma boa saúde. Saiba mais em: www.wissi.pt

30
Sekreta Magazine

Soc Familiar e Recreativa da Malv. Serra

“83o aniversário”

Uma bonita idade para se comemorar.

A Sociedade Familiar e Recreativa da Malveira da Serra comemora este ano os 83 anos ao serviço da comunidade e para o efeito realizou recentemente a habitual festa que contou com a presença do vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais, Nuno Piteira Lopes, assim como do executivo da Junta de Freguesia de Alcabideche, liderado por José Filipe Ribeiro.

Uma festa aberta a todos os sócios, familiares e amigos que encheram o salão por completo e onde puderam assistir às atuações da Dança-Jazz e da Banda Filarmónica da casa.

A Sociedade Familiar e Recreativa da Malveira da Serra é uma associação sem fins lucrativos dedicada a proporcionar momentos de lazer e entretenimento para toda a família. Localizada na pitoresca vila da Malveira

da Serra, oferece uma variedade de atividades, incluindo dança, música, teatro e muito mais.

Esta Associação rege-se por princípios nobres com especial atenção para a “Família” (valorizar a união familiar e promover atividades que fortaleçam os laços entre pais, filhos e avós);

“Cultura” (o poder transformador da cultura e oferecer atividades artísticas para a comunidade); e “Diversão” (proporcionar momentos de diversão e entretenimento para todas as idades com eventos e espetáculo emocionantes).

Claro que o momento alto da festa foi o cantar dos “parabéns” com o habitual bolo de aniversário.

Uma tarde de grandes emoções de uma Associação criada em 1941 e com fortes sinais de um futuro próspero e de grandes sucessos. Venham muitos mais.

Parabéns!!

32 Sekreta Magazine

Complexo Social do CRID em Alvide

“Uma Visita de Emoções”

O executivo da Junta de Freguesia de Alcabideche liderado por José Filipe Ribeiro e o vereador da Câmara de Cascais, Frederico Pinho de Almeida visitaram o Complexo Social do CRID (Centro de Reabilitação e Integração de Deficientes), em Alvide.

Este equipamento viu concluída a sua obra com a inauguração da 2ª e 3ª fase da obra em junho de 2023 e veio reforçar a importante capacidade de o concelho de Cascais responder às áreas da deficiência, envelhecimento e infância.

Este equipamento social, que engloba as respostas Creche Inclusiva, Serviço de Apoio Domiciliário e Centro de Atividades Ocupacionais, permitiu criar 74 novas vagas em Creche, 18 em Lar Idosos, 40 em Centro de Dia, 60 em Serviço Apoio Domiciliário e 2 novas Lojas Sociais.

Durante a visita foi referido e reforçado o agradecimento ao CRID, em especial à Presidente Lurdes Vieira e a toda a sua Equipa, pelo trabalho in-

cansável que tem vindo a ser realizado ao longo dos anos, fundamental para que a freguesia de Alcabideche e Concelho de Cascais seja um território cada vez mais inclusivo.

O CRID é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), sem fins lucrativos, reconhecida como pessoa coletiva de Utilidade Pública. Assenta em 3 pilares fundamentais –REABILITAR, OCUPAR e INTEGRAR – disponibiliza, com prioridade para o cidadão com deficiência, respostas sociais, na área da saúde, do empreendedorismo e desenvolve parcerias com diferentes entidades, públicas e privadas, para transformar mentalidades e promover a inclusão social e a igualdade de direitos e oportunidades para todos os cidadãos. O CRID tem por missão o desenvolvimento de respostas de apoio, em diferentes domínios de intervenção, dirigidas, prioritariamente, à pessoa com deficiência, visando a defesa dos seus direitos, liberdades e garantias”.

34 Sekreta Magazine

EMPRESAS & EMPRESÁRIOS

Farmácia Alvide

“Tradição rumo ao Futuro”

Quando em 1989 Mara Duarte e Eduardo Faustino puseram a chave na porta para abrir a realização de um sonho, não adivinhavam que 34 anos depois, a Farmácia Alvide, bem no centro desta carismática localidade, seria uma referência de eleição de muitos cascalenses.

Depois de muitos contratempos no início foi a vontade, o esforço, a dedicação e resiliência que a pouco e pouco se transformou no sucesso que é hoje sobejamente conhecido.

Inspirados pela tradição da profissão farmacêutica, fizeram com que a Farmácia de Alvide se tornasse uma referência nacional ao nível da preparação de medicamentos manipulados individuais de uso humano ou veterinário. Uma área que Eduardo bem conhece, é professor de tecnologia farmacêutica na universidade.

“São medicamentos que não há no mercado. Porque não são estáveis ou rentáveis, ou são para doenças raras ou para bebés,” esclarece o farmacêutico dando o exemplo de que um bebé que nasça com problemas cardíacos vai precisar de medicamentos na dosagem e forma certa.

A equipa, que todos os dias dá o seu melhor para ir de encontro às dúvidas e pretensões dos muitos clientes, é já quase parte da família de muitos alvidenses que aqui compraram as primeiras chupetas, antibióticos ou medicamentos. Ao longo dos anos continuaram a frequentar a farmácia, que, atualmente, estima chegar a mais de cinco mil habitantes.

Disponibilizam diversos serviços e produtos únicos, sempre com um atendimento focado em cada cliente ou utente. “Há alguns que conhecemos desde o teste de gravidez e hoje são jovens adultos,” brinca Eduardo, acrescentando: “Os utentes são pessoas quase da família. Somos uma porta aberta para os problemas dos outros. Muitas vezes, antes de irem ao Centro de Saúde, vêm aqui,” salienta o farmacêutico.

São 34 anos a prestar verdadeiro serviço público à população. Mas o projeto da Farmácia Alvide vai muito mais além. Sempre cumpridor das mais importantes tradições, segue em direção a um futuro cada vez mais exigente, com o objetivo de querer fazer mais e melhor.

Na próxima edição vamos saber mais novidades.

37 Sekreta Magazine

AlviPneus

““Exigência” é uma das palavras de ordem”

Ninguém fica indiferente à estética de um automóvel.

As jantes, escolhidas com bom gosto e trabalhadas por alguém que sabe e conhece bem este mundo, é meio caminho andado para marcar a diferença na beleza de um automóvel.

A Alvipneus, em Alvide (Cascais) tem vindo a fazer uma grande aposta nesta área e apresenta hoje um serviço de excelência em tudo o que tem a ver com “Jantes”.

Num variadíssimo leque de opções, basta escolher, que os técnicos da Alvipneus tratam do resto.

Desde 1997 que a Alvipneus tem vindo a crescer e é hoje uma grande referência no mundo do Pneus e tudo o que tenha a ver com esta área. Mesmo TUDO!!

Acompanhar “ao momento” as novas tecnologias, faz esta em-

presa crescer na atualidade estando sempre a par das mais recentes novidades, sempre com o objetivo máximo de bem servir todos os que procuram soluções que, por vezes, parecem impossíveis. Para a Alvipneus não há “impossíveis”.

Nesta edição da Sekreta Magazine, destacamos desta empresa, o “mundo” das Jantes. Vale a pena passar por lá e obter “ao vivo” todas as informações sobre o assunto. Muito mais há a descobrir na Alvipneus. Sugerimos que não percam as nossas próximas edições. Entretanto, passe por lá.

ALVIPNEUS

Rua do Jogo, nº 16 – Alvide – Alcabideche – Cascais

Pode ligar: 963 502 388

40 Sekreta Magazine

PEQUENOS NEGÓCIOS

42

Miminhos da Nita

Peças de bijuteria, peças de decoração como arranjos de flores, suculentas e catos com temas variados.

Preços acessíveis. Entregas na zona de Cascais e envios via CTT. Visite página do Facebook e siga no Instagram: @_miminhos_da_nita

Para os adquirir poderá contatar a Mariana pelo email: miminhos. nita.2021@gmail.com

Urbana.pt

Uma marca nova que está a crescer e que se foca em personalizar hoodies pintados à mão. Uma coisa é certa, a marca está a preparar o lançamento da sua primeira coleção!

Para entrar em contacto, basta seguir a página no instagram (@urbana.pt) e mandar mensagem privada.

43
Sekreta Magazine

KULTURA

O legado do TEC eternizado em livro

‘Fazer Sonhar – Teatro Experimental de Cascais 1965-2023’ é um trabalho de José Pedro Sousa e já se encontra disponível na Livraria Municipal de Cascais (Casa Sommer) e no Teatro Municipal Mirita Casimiro. Assim como em livrarias selecionadas em todo o país. Num momento importante de transição para o Teatro Experimental de Cascais (TEC), devido à morte de um dos seus fundadores e diretores de sempre, Carlos Avilez, é publicado um livro que conta a história e reflete sobre o legado da mais antiga companhia de teatro na Europa em actividade. Fazer Sonhar - Teatro Experimental de Cascais 1965-2023 é um trabalho de José Pedro Sousa e a apresentação aconteceu, no passado mês de fevereiro, no Auditório Carlos Avilez, na Academia de Artes do Estoril.

A obra que levou muito anos a ser concluída e representou um criterioso trabalho de pesquisa e muitas horas de entrevistas aos protagonistas, retrata em detalhe a história da companhia e explica o papel determinante que desempenhou no mundo

cultural e artístico em Portugal, tornando-se uma referência internacional.

O livro segue a jornada destes últimos 58 anos do TEC, desde a sua origem, os últimos anos da ditadura e como a Companhia se revolucionou após o 25 de Abril, promovendo digressões no estrangeiro e mudando do Teatro Gil Vicente, em Cascais, para o Teatro Municipal Mirita Casimiro, no Estoril, local a que ainda hoje chamam casa.

O TEC desenvolve desde 1965, uma atividade múltipla e variada, sendo uma das companhias de teatro, de maior longevidade a nível mundial. Interessados na procura e experimentação, apresentamos uma longa lista de autores clássicos e contemporâneos que permitem um trabalho rico e diversificado. No reportório incluem-se autores como: O’Neill, Lorca, Yves Jamiaque, Racine, John Osborne, Schiller, Gombrowicz, Genet, Brecht, Molière, Aristófanes, Shakespeare, Büchner, Roberto Cossa, Ibsen, Tennessee Williams, entre mui-

45 Sekreta Magazine

tos outros. Os autores portugueses também estão largamente representados no repertório do TEC. Nomes como António José da Silva, Gil Vicente, Torga, Miguel Rovisco, Santareno, Garrett, Camões, Alice Vieira, Jaime Rocha, Maria do Céu Ricardo, José Jorge Letria, Fernando Pessoa e Natália Correia, só para citar alguns deles.

Pelo TEC passaram os encenadores Victor Garcia, Artur Ramos, Rogério Paulo, Fernanda Lapa, Naum Alves de Sousa, Carlos J. Pessoa, Rogério de Carvalho e Jorge Listopad.

Colaboraram também artistas plásticos como Francisco Relógio, Almada Negreiros, Júlio Resende, Hele-

na Reis, Fernando Alvarez, José Manuel Castanheira, Artur Bual, António Palolo, Graça Morais e compositores como Carlos Paredes, António Vitorino de Almeida, Carlos Zíngaro e Luís Pedro Fonseca, para além de muitos atores, alguns estreando-se no TEC, como António Feio ou Mário Viegas por exemplo.

O Espaço Memória, aberto em Cascais desde 2004, onde se pode encontrar uma parte do espólio artístico importante da companhia e várias exposições temporárias.

O falecimento de Carlos Avilez, em 2023, grande mentor e encenador, cria neste momento da vida da Companhia, novos caminhos, responsabilidades e expectativas

Texto: Rosa Espanca

46 Sekreta Magazine

Arte Urbana nos Jardins da Parede

“Três “imortais” da Freguesia”

Os Jardins da Parede, no edifício central afeto ao “Garden Café”, viram inaugurar recentemente a nova intervenção artística de Bruno Maurício, por meio de mais uma obra realizada no âmbito do projeto de requalificação urbana promovido pela União das Freguesias de Carcavelos e Parede.

A intenção dos trabalhos passou por imortalizar três figuras emblemáticas da história de Parede: Amadeu da Silva Duarte, Octaviano Augusto e Almirante Nunes da Matta.

A ocasião contou com a presença do Executivo da União das Freguesias, liderado pelo Presidente Nuno Alves, acompanhado pelas Vogais Odete Abrantes e Carolina Melo. Familiares das personalidades homenageadas, representantes da Associação Humanitária de Bombeiros de Parede “Amadeu Duarte”, entre muitos amigos e conhecidos tiveram tam-

bém oportunidade de apreciar a nova obra de arte.

A cerimónia teve início com uma breve retrospetiva histórica de cada homenageado, conduzida pelo Dr. José Pires de Lima, autor do livro “Parede – a Terra e a sua Gente”.

Esta nova pintura tenciona reconhecer o impacto fundamental que os indivíduo homenageados tiveram no desenvolvimento histórico que definiu a atual Parede.

Bruno Maurício inaugurou recentemente a sua primeira exposição em Oeiras, no Templo da Poesia, “Abraço Aos Meus Mares”.

São 12 as obras expostas pelo “misterioso artista”, como era conhecido, que fazia desenhos no areal das praias de Oeiras.

A exposição, gratuita, fica patente até ao dia 31 de março.

48 Sekreta Magazine

“Estórias e Memórias”

“Na Galeria de Arte do Casino Estoril”

A Galeria de Arte do Casino

Estoril inaugurou recentemente a exposição “Estórias e Memórias”. Organizada em parceria com o projeto “Convergências”, esta mostra coletiva está patente até ao dia 1 de abril.

A exposição “Estórias e Memórias” conta com a participação de 10 artistas plásticos, reunindo mais de quatro dezenas de obras nas modalidades de Escultura, Fotografia e Pintura.

Estão patentes obras de Ana Filipa Scarpa (fotografia), António Diogo Rosa (escultura), Elsa Figueiredo (escultura/cerâmica), Engrácia Cardoso (pintura), Fernando Sarmento (escultura/cerâmica), Heitor de Figueiredo (escultura), Irene Felizardo (pintura), Manuela Martinho (pintura), Ricardo Casimiro (escultura/cerâmica) e Sandra Borges (escultura).

O projeto “Convergências” teve origem em Lisboa, no ano de 2016, tendo como foco primário a divulgação das Artes nas suas diversas vertentes e tendências: Fotografia, Pintura, Escultura, Ilustração, Cerâmica e Vídeo, a par da Música, a Poesia e a Performance.

Com o objetivo de que cada exposição seja um evento plural e diversificado, que ofereça ao público um local onde convergem várias facetas da produção artística nacional, o projeto pretende igualmente ser um local de diálogo entre vários artistas, conceituados ou emergentes, e acima de tudo, constituir para todos os participantes e visitantes uma experiência enriquecedora. Este movimento iniciou-se com artistas do distrito de Lisboa, mas tem alargado a participação a todo o país, tendo neste momento inscritos cerca de 120 autores.

50 Sekreta Magazine

No Casino Estoril

“Uma viagem de “TAXI” numa noite de grandes êxitos”

Os Taxi levaram o público ao rubro no Salão Preto e Prata do Casino Estoril. A icónica banda portuense percorreu os seus numerosos êxitos, entre os quais se destacaram os intemporais “Chiclete” e “Cairo” e interpretou, ainda, o seu mais recente single “Nunca Mais”.

Com um ambiente revivalista, o vocalista João Grande apresentou-se no seu natural registo eletrizante e com a habitual cumplicidade com o público. Estiveram, também, em destaque temas como “Rosete”, ”T.V.W.C.”, “É Me Igual”, “Hipertensão”, “Não Sei Se Sei”, “Fio da Navalha”, “1, 2 Esq. Dir.”, “Às dos Flippers” “Taxi” e “Vida de Cão”.

Um dos momentos do concerto foi o dueto protagonizado por João

Grande e Rute Flores que interpretaram a canção “O Meu Manequim”, um dos clássicos da banda e que integrou o primeiro álbum lançado em 1981.

Aplaudido pelos numerosos fãs, que compareceram, de forma expressiva, no Salão Preto e Prata, João Grande partilhou o palco com o baixista Rui Taborda (da formação original) e Jorge Loura e Nelson Santos nas guitarras, Hugo Pereira na bateria e Rute Flores na voz (da nova geração).

Logo após concerto o Salão Preto e Prata transformou-se numa mega pista de dança para receber a Festa 2 Catedral do Rock, a qual teve como grande protagonista a DJ Cláudia Arauz.

52 Sekreta Magazine

“Broadway Baby” “Regressa ao Casino Estoril”

“Broadway Baby - A História do Musical Americano” regressa, nos próximos dias 5 e 6 e Abril, pelas 21h30, ao Auditório do Casino Estoril. Trata-se de uma dupla sessão de espetáculos que terá como protagonista Henrique Feist, acompanhado ao piano pelo seu irmão, diretor musical, Nuno Feist.

Na zona oeste de Nova Iorque, sensivelmente a partir da rua 42 e quase até Central Park, os teatros sucedem-se, feéricos com os seus cartazes luminosos. São mais de 20, mais de 30, mais de 40. É a Broadway. Foi nestes teatros que ganhou forma o Musical Americano.

Num espetáculo arrebatador, Henrique Feist conta-nos como tudo se passou. Mas só se vai contar a história até à invasão da Disney na Broadway. Porque daí para a frente seria outro espetáculo. Voltando atrás: Porque é que os teatros se instalaramnesta zona da cidade? Quem foram os primeiros autores? E os pri-

meiros compositores? Que têm de tão especial as canções? Que sonho é este chamado Broadway?

Na verdade, a Broadway existe cada vez que uma qualquer pessoa em qualquer parte da terra assobia o Blue Moon ou trauteia I’ve Got You Under My Skin. A Broadway existe quando vemos filmes como West Side Story, Hair, Chicago ou Dreamgirls.

A Broadway existe quando vemos os musicais filmados nos respetivos teatros via streaming. A Broadway existe quando vemos séries como Will and Grace, Glee, Smash. A Broadway existe em muitos dos discos da Ella Fitzgerald, Judy Garland, do Frank Sinatra, da Barbra Streisand, da Liza Minelli, do Jamie Cullum ou da Lady Gaga.

A Broadway existe porque há sonhos que de tão grandes que são não cabem em mais lado nenhum. A Broadway, mais que uma zona da cidade de Nova Iorque, é um estado de espírito.

54 Sekreta Magazine

NO REINO DO GARFO

56

Receita: Soufflé de Quiejo da Ilha

45g de manteiga

30g de farinha

280ml leite

50g de queijo da ilha

sal q.b

pimenta preta moida q.b

6 ovos

meia colher de chá de cream of tartar

compota de abóbora q.b

1. Num tacho incorpore 45g de manteiga com 30gr de farinha. Adicione 180ml de leite, envolva, junte 50g de queijo da ilha e, assim que começar a engrossar, acrescente mais 100ml de leite. Misture e tempere com sal q.b e pimenta preta moída q.b. Transfria para uma taça e reserve.

2. Assim que o bechamel estiver arreficdo, incorpore 5 gemas com a batedeira. Noutra taça insira 6 clara, meia colher de chá de cream of tartar, bata em castelo e junte cuidadosamente no preparado do bechamel com as gemas.

3. Por fim, transfira a massa para ramenkins frios previamente untados com manteiga e quijo da ilha ralado. Cubra com mais queijo da ilha ralado q.b e leve ao forno 12 a 15 minutos a 200ºC

4. Sirva imediatamente após sair forno acompanhados com compota de abóbora 1.b

57
Sekreta Magazine

RESTAURANTE TÍPICO AIRES

*Venha conhecer um dos restaurantes mais antigos de Alcabideche, com espaço renovado, mas mantendo as suas características de Cozinha Tradicional Portuguesa. Aberto de 3f a domingo!

Telf:

Rua João Pires Correia, 291 Alcabideche, Cascais
21 469 00 65

Oceanos de Alvide

“Um “regresso” bem recebido”

Ficou na memória de todos habitantes de Alvide e zonas limítrofes o projeto “Qceanos” que trouxe a esta localidade, um “spot” que ficou gravado na vida e memória de quem “viveu” esta casa. Carlos e Maria Antunes, o Zacarias e o Emílio.

O destino trouxe mudança e agora, mais uma vez, o mesmo destino trouxe uma nova mudança.

Este espaço, voltou a abrir portas com o nome reforçado: “Oceanos de Alvide”.

Desta vez, um projeto do Xavier (Júnior) e da Dri, em trazer a esta casa o respeito e homenagem pelo passado, mas com novas apostas e desafios para ir de encontro aos clientes, cada vez mais exigentes.

O “Oceanos de Alvide” abriu assim as portas recentemente, com uma grande aposta num serviço mais vasto e de grande qualidade. A aposta vai para uma cozinha onde se misturam os pratos tradicionais portugueses e a surpreendente e vasta cozinha brasileira.

Refeições e petiscos que se estendem por um horário mais alargado, todos os dias, das 8h ÀS 22H. Sem esquecer a maravilhosa esplanada!!

Na ementa fixa, tem à segunda-feira, Metade de Frango no Forno; terças-feiras, Arroz de Pato; quartas, Dourada Grelhada; quintas, Bacalhau à Brás; sextas, Frango de Cabidela, sábados, Feijoada à Brasileira, domingos, Feijoada à brasileira e Cozido à Portuguesa. Todos os dias, o menu tem, Bitoque, Entremeada, Alheira, Maminha, Picanha, Carne de Sol, vários Filetes e Hambúrgueres, Pregos e Bifanas. Nos petiscos, destacam-se as moelas, frango à passarinho, camarão à guilho, ameijoas à bulhão pato, etc.

Outra novidade e especialidade são as Coxas de Frango e de Carne.

Para assinalar a abertura da casa, houve festa para clientes, amigos e familiares.

Na próxima edição traremos mais novidades, Parabéns ao Xavier e à Dri com votos de sucessos.

60 Sekreta Magazine

Aroma Café

“Um “Spot” obrigatório, em Alcabideche”

Com a experiência e conhecimentos que trazia de outros desafios, Bernardino Salgueiro abriu o Aroma Café no dia 12 de abril de 2022. Hoje, com a Patrícia Silva, fazem a diferença num espaço que é já uma referência.

Um espaço muito simpático dentro do Pavilhão Desportivo de Alcabideche e que trouxe muitas novidades para ir de encontro às muitas solicitações pretendidas num local como este, que movimenta muitos jovens, estando perto da Escola Ibn Mucana, mas também os menos jovens, sendo um ponto de encontro de todos e para todos.

Tendo um público bastante jovem, são os hambúrgueres, as bifanas e os cachorros, os pratos mais solicitados. Mas também o Bitoque, os pregos e o Bife à Aroma.

Segundo informações privilegiadas, soubemos que as Bifanas, são as melhores de Cascais, mas isso ainda voltaremos a falar, porque temos de tirar a prova.

Para Grupos fazem refeições por encomenda, como foi o caso de recente de uma fabulosa Paelha.

De vez em quando também realiza eventos variados, como o lançamento de bebidas, música ao vivo, etc.

O Aroma Café é atualmente patrocinador das várias equipas de Futsal do Estoril Praia.

O Aroma Café está aberto todos os dias das 9h30 às 23h, salvo se quando ao fim de semana não houver quaisquer atividades no Pavilhão.

64 Sekreta Magazine

Onde?

Pavilhão Desportivo Alcabideche

Horário?

Todos os dias:

9h30 - 23h salvo se não houver atividades ao fim de semana

Bar do Lico

“Petiscos, snooker, setas e muito mais!”

O Bar do Lico dispensa apresentações.

Um espaço de agradáveis surpresas que existe há cerca de 20 anos, entre as Fontaínhas e o Bairro de S. José, em Cascais.

O Lico e a Teresa Trindade dirigem este projeto, sempre em movimento, sempre a querer fazer mais e melhor por todos os clientes/amigos.

“Petiscos” é a palavra de ordem. O excelente Prego, o hambúrguer no pão ou no prato e o Bitoque.

Mas há mais:

Tiras de Pota fritas, Morcela Assada, Moelas estufadas, Pica-pau de Vaca, Farinheira Assada Camarão frito ou cozido, etc.

Os dias mais “intensos”, são os dias de futebol. Um “spot” ideal para acompanhar as equipas favoritas e, é claro, os ditos petiscos não falta.

Para quem gosta de também descontrair, está disponível uma mesa de snooker e espaço para jogo de setas, tudo isto para os mais habilidosos.

66 Sekreta Magazine

Onde?

Rua de Tomé, 245 Bairro de S. José. Cascais.

Horário?

14h30 às 02h00

Encerra às 4f e ao domingo

Traquitanas

“História e tradição à sua mesa”

Dispensa apresentações, com uma Cozinha Tradicional Portuguesa.

Um espaço com requinte e muito acolhedor com uma decoração que mantém e que atravessa os quarenta e cinco anos da sua história, podemos “pesquisar” nos pormenores expostos nas paredes os vários testemunhos que se prolongam no tempo.

Peixes e mariscos frescos.

Entre muitas outras sugestões, os destaques para a Paelha à Traquitanas; o Arroz de Marisco Malandrino, o Cozido à Portuguesa, a Cabidela de Galinha Pica no Chão, os Joaquinzinhos com Arroz de Feijão. Traquitanas

Rua de Cascais, 32 – Alcabideche –Cascais

Contato: 912 014 862

Sekreta Magazine

O Argentina

“Carnes de excelência e peixe “só do mar”!”

Um conceito baseado numa aposta da excelência dos peixes e mariscos e também na carne de excelência (tomahawks, bifes do lombo e picanha da Argentina).

Uma das frases que mais circula naquele espaço é: “Peixe, só do mar. Ponto!” Um ambiente intimista e ao mesmo tempo familiar que proporciona momentos que ficam na memória de quem visita esta casa. Menus especiais aos almoços. Entre muitas outras sugestões e para além do Peixe de Excelência, destacamos o Choco

Frito à Setubalense, o Tornedó, a Picanha da Argentina, os Tomahawks, e o Entrecôte. É claro que a montra dos peixes e mariscos depende sempre do que “o mar traz”. Pois, a frescura é ponto de ordem.

Rua Costa Pinto, 25, no Bairro Alcaide, Amoreira, Cascais

2f e 3f, das 12h às 15h e das 19h às 22h // 4f, só aos almoços // 5f a sábado, também das 12h às 15h e das 19h às 22h // Encerra ao domingo

Sekreta Magazine

Calendário S. José

“Um “spot” fresco a visitar”

Independentemente das condições climatéricas, um espaço ideal para passar grandes momentos com um cardápio imenso de petiscos e pratos bem preparados.

Uma sala interior muito acolhedora e uma esplanada grande e muito agradável.

Nos pratos mais preparados, destacamos o Polvo à Lagareiro, o

Caril de Gambas, o Choco Frito e os Bitoque. Quanto a petiscos, vão desde os Ovos Rotos, Bolinhas de Alheira, Moelas, Pica- Pau, Gambas à Guilho, Ameijoas à Bulhão Pato e, é claro, pregos e hambúrgueres.

3f a domingo até às 00h00 // Encerra à segunda-feira

Tel: 216 092 161

Bairro S. José, Cascais

Sekreta Magazine

Restaurante As Pescadoras

“Uma cozinha por mares tranquilos”

António Carvalho e a Ana Piriquito estão de parabéns, extensivo à equipa que os acompanha por, neste último ano, terem conseguido atingir grandes objetivos e levar este barco a bom porto. §O Restaurante “As Pescadoras”, no Bairro Santana, em Cascais, prima pelo magnífico espaço que dispõe, com várias salas e que vai de encontro às mais variadíssimas solicitações e exigências.

Na gastronomia, os peixes e carnes grelhadas no carvão. Durante a semana tem menu completo por

12€ e aqui, por vezes, aparecem algumas surpresas pela excelência da cozinha, como a Dobrada com Feijão Branco, a Cachupa, o Arroz de Cabidela.

Aos sábados, o Cozido à Portuguesa, destaca-se nesta época mais fria. “As Pescadoras” fica na Praceta Zita Duarte, nº50, no Bairro Santana, em Cascais e só está aberto aos almoços. Jantares só por marcação para grupos superiores a 10 pessoas.

Encerra à segunda-feira.

Contato: 936 043 449

Sekreta Magazine

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.