CULTURAS DO PASSADO-PRESENTE
CURSO COM ANDREAS HUYSSEN modernismos, artes visuais, políticas da memória
maio 2014 [entrada franca]

capa [cover]
Pipo Nguyen-duy, O jardim [The Garden], série fotográfica [photographic series], 1998.
CURSO COM ANDREAS HUYSSEN modernismos, artes visuais, políticas da memória
maio 2014 [entrada franca]
capa [cover]
Pipo Nguyen-duy, O jardim [The Garden], série fotográfica [photographic series], 1998.
CURSO COM ANDREAS HUYSSEN modernismos, artes visuais, políticas da memória
20 A 22 DE MAIO DE 2014
das 19h às 22h, no auditório do MAR
Saiba mais em museudeartedorio.org.br
A integração entre arte e educação é o horizonte do MAR, que, no trânsito propiciado por essa horizontalidade, concebe, potencializa e mantém públicas todas suas ações. Para a instituição, é preciso continuamente atravessar a educação para se chegar à arte – é nesse sentido que, simbólica e fisicamente, a circulação do Museu se inicia pela Escola do Olhar.
A Escola do Olhar é um espaço destinado à educação e desenvolve programas de formação continuada em artes e cultura visual com professores e educadores. A Escola tem a cidade como eixo transversal de suas ações e por isso realiza parcerias com universidades, instituições museológicas, ONGs e programas de educação não formal, construindo espaços de pesquisa, seminários, workshops e cursos.
Desde sua inauguração, o museu desenvolve cursos de formação com professores, encontros com vizinhos do MAR, parcerias com universidades e cursos de arte e cultura visual para diversos públicos. Os cursos de formação com professores inter-relacionam cotidiano escolar, exposições e programas do MAR, e colaboram no desenvolvimento de atividades antes, durante e depois das visitas educativas. A linha de atuação do MAR consiste na elaboração, com o professor, de metodologias, material educativo e pesquisas sobre arte e cultura visual.
O Programa MAR na Academia integra as atividades da Escola do Olhar. O objetivo é estimular a participação da universidade no projeto do MAR de promover a inscrição da arte na esfera pública, no âmbito da região metropolitana do Rio de Janeiro, com ênfase nas relações entre museu e educação e no fortalecimento da cidade como centro de reflexão teórica. Entre os valores, estão a liberdade de expressão e o respeito à autonomia universitária, o processo de emancipação cultural e a independência das atividades da crítica e da historiografia com relação ao Estado e ao mercado.
Em torno de uma agenda prioritária comum, o projeto do MAR objetiva o intercâmbio nacional e internacional e a cooperação entre os centros de pós-graduação em arte, estética e cultura visual. Busca-se o envolvimento de amplos setores da sociedade nessas atividades acadêmicas, incentivando a participação de professores e estudantes universitários em projetos da área curatorial e educacional do MAR.
2012
/ IV Seminário de Pesquisadores do PPGArtes-Uerj – Vômito e Não: Práticas Antropoêmicas na Arte e na Cultura.
/ Colóquio Internacional Arte, Estética e Política: Diálogos com Jacques Rancière, em parceria com PPGAV-UFRJ e PPGCOM-UFF.
/ Conferência de Marie-José Mondzain Imagem, Matéria Plástica: em torno de O Canto do Estireno, de Alain Resnais, em parceria com PPGAV-UFRJ.
/ Ciclo de conferências, workshop e mostra de filmes de Harun Farocki, iniciativa do PPGAV-UFRJ.
2013
/ Conferências de Georges Didi-Huberman Filme, Ensaio, Poema. A Propósito de Pier Paolo Pasolini; e Foto, Álbum, Museu. A Propósito de André Malraux, em parceria com PPGAV-UFRJ e Consulado da França no Rio de Janeiro.
/ Simpósios Histórias de Fantasmas para Gente Grande e Histórias de Gente Grande para Fantasmas, em parceria com PPGAV-UFRJ.
/ Exposição Atlas, Suite, de Arno Gisinger e Georges Didi-Huberman.
/ Curso Cinemáticos: Cinemas de Artista no Brasil, em parceria com Núcleo de Tecnologia da Imagem (N-Imagem) da ECO-UFRJ, CNPq e Faperj.
/ Seminário Das Paredes às Redes – Educação, Tecnologia, Corpo e Subjetividade, edição carioca, em parceria com PPGCOM-UFF.
/ O Lugar, a Função e o Uso da Arte Contemporânea, em parceria com ECA-USP e Fórum Permanente.
/ X Ciranda da Psicanálise, em parceria com Escola Lacaniana de Psicanálise do Rio de Janeiro.
/ Seminário Tempo e Excesso e lançamento da revista Calibán, em parceria com Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro.
/ Seminário Políticas da Memória: Experiências entre a Arte e a História, em parceria com PPGArtes-Uerj.
/ Seminário Documentos: Movimentos, em parceria com Departamento de Arte Corporal da UFRJ.
/ Curso A Zona das Imagens, de Marie-José Mondzain, em parceria com PPGAV-UFRJ.
/ Jornada Educação e Relações Étnicos-Raciais, em parceria com a Escola de Formação do Professor Carioca – Paulo Freire, SME Rio de Janeiro.
/ Programa África Hoje no MAR – Centenário de Abdias Nascimento. Semana Lilian Thuram.
/ Seminário Cidade, Arte e Arquitetura: Habitação Social no Brasil . Instituto Casa, PROURB-FAU/UFRJ, Museu de Arte do Rio, ETH/Zurich, Swissnex.
O Museu de Arte do Rio e o Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGAV/UFRJ) realizam o curso CULTURAS DO PASSADO-PRESENTE – MODERNISMOS, ARTES VISUAIS, POLÍTICAS DA MEMÓRIA, de ANDREAS HUYSSEN.
A modernidade depois do pós-modernismo continua a ser um tema central para qualquer história cultural do presente e qualquer tentativa de repensar as antigas questões da estética e da política de nossa era. A partir dessa premissa, o curso com Andreas Huyssen se propõe a analisar os atuais caminhos do modernismo e das artes visuais em articulação com os debates sobre as políticas da memória que atravessam o mundo contemporâneo.
/19H ÀS 22H DIREITOS HUMANOS INTERNACIONAIS E POLÍTICAS DA MEMÓRIA
Muitas vezes o discurso dos direitos humanos e o discurso sobre a política da memória têm seguido caminhos distintos nos estudos jurídicos e sociais, de um lado, e nas ciências humanas, de outro. A palestra oferece reflexões sobre os limites de cada um desses estudos nos contextos políticos contemporâneos da aceitação do trauma histórico, e explora as possibilidades e promessas de fusão dos direitos humanos com o discurso da memória. Os tópicos incluem a história do discurso dos direitos, memória e nação, direitos e democracia, direitos culturais e imigração.
LANÇAMENTO DE LIVRO
/ TERÇA, 20 DE MAIO
ÀS 21H, 5º ANDAR
DA ESCOLA DO OLHAR
O MAR e a Contraponto Editora lançam CULTURA DO PASSADOPRESENTE – MODERNISMOS, ARTES VISUAIS, POLÍTICAS DA MEMÓRIA, de Andreas Huyssen (tradução de Vera Ribeiro). A publicação integra a Coleção
ArteFíssil, dirigida por Tadeu Capistrano.
Compromisso da Irmandade do Senhor Bom Jesus dos Martyrios dos homens pretos [Commitment of the Brotherhood of the Good Lord Jesus of Martyrdoms of black men]. Manuscrito [Manuscript], Pernambuco, 1806. Coleção MAR [MAR collection]. Doação Fundação Roberto Marinho [Donation of the Roberto Marinho Foundation].
/ 19H ÀS 22H
A MINIATURA URBANA E O FOLHETIM EM SIEGFRIED
KRACAUER E ROBERT MUSIL
Uma comparação entre as miniaturas urbanas de Siegfried Kracauer, reunidas na década de 1960 sob o título Strassen in Berlin und anderswo, com aquelas de Papéis póstumos de um autor vivo [Nachlass zu Lebzeiten], de Robert Musil, como contribuições distintas à escrita modernista no estilo do folhetim, dentro da tradição baudelairiana. A miniatura modernista surgiu como um espaço literário experimental para testar novas percepções metropolitanas no contexto da quebra de fronteiras entre as artes visuais e verbais e o aparecimento de meios tecnológicos de comunicação de imagem, como a fotografia e o cinema. Ambos os autores são paradigmáticos nesse modo de escrever modernista, insistindo na especificidade do literário sobre (e contra) a presença cada vez maior dos meios de comunicação visual. Nenhum dos dois escritores complementou seu texto com imagens, mas ambos primeiramente publicaram essas peças curtas em prosa nos folhetins dos jornais das metrópoles, antes de reuni-las sob o formato de livro.
/ 19H ÀS 22H O JOGO DE SOMBRAS COMO VEÍCULO DA
MEMÓRIA
Um estudo comparativo de dois artistas contemporâneos notáveis, que, independentes um do outro, implantaram o teatro de sombras como parte da secular arte da performance. Obras de ambos os artistas foram o ponto alto da Documenta 13, em Kassel, 2012: Kentridge com sua instalação A Recusa do Tempo , e Malani com seu vídeo em jogo de sombras Em Busca do Sangue Desaparecido. Ambos pertencem a uma geração cuja experiência é moldada pelo colonialismo e pela descolonização. Suas obras refletem sobre os vestígios do trauma histórico, presentes a todo momento, a divisão e o apartheid – sempre em formas esteticamente complexas e não como documentário ou em estilo agitprop. São figuras prismáticas cujos trabalhos levantam questões sobre a prática global da arte, a metamorfose transcultural do modernismo europeu e o papel das mídias na arte contemporânea.
Andreas Huyssen é titular da cátedra Villard de literatura alemã e literatura comparada na Universidade de Colúmbia, em Nova York. Fundou o Instituto de Literatura Comparada e Sociedade da mesma universidade em 1998, tem sido seu diretor até 2003. É um dos editores que fundaram, em 1974, a New German Critique, principal revista de estudos germânicos nos Estados Unidos. Entre seus livros se incluem After the great divide: modernism, mass culture, postmodernism (1986); Postmoderne: Zeichen eines kulturellen Wandels, coeditado com Klaus Scherpe (1986); Modernity and the text: revisions of German Modernism, coeditado com David Bathrick (1989); Twilight memories: Marking Time in a Culture of Amnesia (1995); Present pasts: urban palimpsests and the politics of memory (2003); Other cities, other worlds: urban imaginaries
in a globalizing age (2008); e Modernismo después de la posmodernidad (2010). No Brasil publicou Memórias do modernismo (Ed. UFRJ, 1996) e Seduzidos pela memória (Aeroplano, 2000). Huyssen também publicou ensaios sobre arte e artistas como Anselm Kiefer, Doris Salcedo, Guillermo Kuitca, Nalini Malani, Oskar Schlemmer, o movimento Fluxus e a pintura alemã do período 1945-1989. Sua obra tem sido traduzida para vários idiomas.
COURSE WITH ANDREAS HUYSSEN
th nd
20 TO 22 MAY 2014
19h to 22h, MAR auditorium
For more information visit museudeartedorio.org.br
Integrating art and education is MAR’s horizon. In endeavoring to meet this horizon, all of MAR’s events are conceived, fostered and held publicly. For the institution, it is necessary to continuously pass through education to arrive at art– and it is in this sense that, symbolically and physically, circulation in the Museum begins with the Escola do Olhar.
The Escola do Olhar is a space for education and develops learning programs in the arts and visual culture with professors, teachers and educators. The Escola do Olhar takes the City as the central axis for its actions, cultivating partnerships with universities, museological institutions, NGOs and non-formal education programs, developing research spaces, seminars, workshops and courses.
Since its inauguration, the museum has developed educational courses with professors and teachers, encounters with MAR’s neighbors, partnerships with universities, and art and visual culture courses for a widely diverse public. The educational courses with teachers interrelate the school routine with MAR’s exhibits and programs, collaborating in the development of activities before, during and after the educational visits. MAR’s line of action consists in elaborating, together with the teacher, the methodologies, educational material and studies on art and visual culture.
The MAR at the Academy Program integrates the activities of the Escola do Olhar. The goal is to stimulate the participation of the university in MAR’s project of promoting the insertion of art into the public sphere, in the context of the Rio de Janeiro metropolitan area, with an emphasis on the relations between the museum and education and in the strengthening of the City as a center for theoretical reflection. Among the main values are freedom of expression and respect for university autonomy, the process of cultural emancipation and the independence of critical and historiographical activities in relation to the State and the marketplace.
With a common main agenda, the project of MAR aims for national and international exchange and cooperation among postgraduate centers in the arts, aesthetics and visual culture. MAR endeavors to include ample sectors of society in these academic activities, encouraging the participation of university professors and students in projects within MAR’s curatorial and educational area.
/ IV PPGArtes-Uerj Research Seminar– Vômito e Não: Práticas Antropoêmicas na Arte e na Cultura
/ International Colloquium Arte, Estética e Política: Diálogos com Jacques Rancière, in partnership with PPGAV-UFRJ and PPGCOM-UFF.
/ Marie-José Mondzain conference Imagem, Matéria Plástica: em torno de O Canto do Estireno, de Alain Resnais, in partnership with PPGAV-UFRJ.
/ Cycle of conference, workshop and screenings of films by Harun Farocki, an initiative of PPGAV-UFRJ.
/ Georges Didi-Huberman Conferences Filme, Ensaio, Poema. A Propósito de Pier Paolo Pasolini; e Foto, Álbum, Museu. A Propósito de André Malraux, in partnership with PPGAV-UFRJ and the Consulate General of France in Rio de Janeiro.
/ Symposiums Histórias de Fantasmas para Gente Grande e Histórias de Gente Grande para Fantasmas, in partnership with PPGAV-UFRJ.
/ Exhibition Atlas, Suite, by Arno Gisinger and Georges Didi-Huberman.
/ Course Cinemáticos: Cinemas de Artista no Brasil , in partnership with Núcleo de Tecnologia da Imagem (N-Imagem) of ECO-UFRJ, CNPq and Faperj.
/ Seminar: Das Paredes às Redes – Educação, Tecnologia, Corpo e Subjetividade, carioca edition, in partnership with PPGCOM-UFF.
/ O Lugar, a Função e o Uso da Arte Contemporânea, in partnership with ECA-USP and Fórum Permanente.
/ X Ciranda da Psicanálise, in partnership with the Escola Lacaniana de Psicanálise do Rio de Janeiro.
/ Seminar Tempo e Excesso and launching of the journal Calibán, in partnership with the Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro.
/ Seminar Políticas da Memória: Experiências entre a Arte e a História , in partnership with PPGArtes-Uerj.
/ Seminar Documentos: Movimentos, in partnership with the Department of Physical Arts of UFRJ.
/ Course A Zona das Imagens, de Marie-José Mondzain, in partnership with PPGAV-UFRJ.
/ Jornada Educação e Relações Étnicos-Raciais, in partnership with the Escola de Formação do Professor Carioca – Paulo Freire, SME Rio de Janeiro.
/ África Hoje no MAR Program–Centenário de Abdias Nascimento. Semana Lilian Thuram.
/ Seminar Cidade, Arte e Arquitetura: Habitação Social no Brasil. Instituto Casa, PROURB-FAU/ UFRJ, Museu de Arte do Rio, ETH/Zurich, Swissnex.
The Museu de Arte do Rio and the Postgraduate Program in Visual Arts of the Federal University of Rio de Janeiro (PPGAV/UFRJ) announce the course PAST-PRESENT CULTURES – MODERNISMS, VISUAL ARTS, POLITICS OF MEMORY, BY ANDREAS HUYSSEN.
Modernity after postmodernism continues to be a central theme for any cultural history of the present and any attempt to rethink the old questions of aesthetics and politics of our time. From this premise, the course with Andreas Huyssen proposes to analyze current paths of modernism and the visual arts in connection with debates across the contemporary world on the politics of memory.
May 2014
Often the discourse of human rights and the discourse of politics of memory have followed distinct paths in legal and social studies, on the one hand, and the human sciences on the other hand. The lecture offers reflections on the limits of each of these studies in the contemporary political context of the acceptance of historical trauma, and explores the possibilities and promise of a fusion of human rights with the discourse of memory. The topics include the history of the discourse of rights, memory and nation, rights and democracy, cultural rights and immigration.
BOOK LAUNCH
/ TUESDAY 20TH MAY, AT 21H
5TH FLOOR OF THE ESCOLA DO OLHAR
MAR and Contraponto Editora launch CULTURA DO PASSADO-PRESENTE – MODERNISMOS, ARTES VISUAIS, POLÍTICAS DA MEMÓRIA, by Andreas Huyssen (translation Vera Ribeiro). The publication is part of the Coleção ArteFíssil, directed by Tadeu Capistrano.
A comparison of Siegfried Kracauer’s urban miniatures, collected in the 1960s under the title Strassen in Berlin und anderswo, with those of Posthumous Papers of a Living Author [Nachlass zu Lebzeiten], by Robert Musil, as distinct contributions to modernist writing in the style of the feuilleton, in the Baudelairean tradition. The modernist miniature emerged as an experimental literary space to test new metropolitan perceptions in the context of the breakdown of boundaries between the visual and verbal arts and the rise of technological image media such as photography and cinema. Both authors are paradigmatic for this mode of modernist writing, insisting on the specificity of the literary over (and against) the ever widening circulation of visual media. Neither of the writers complemented their text with images, but both primarily published these short prose pieces in the feuilletons of metropolitan newspapers, before collecting them into book format.
A comparative study of two notable contemporary artists, who, independently of each other, introduced shadow theater as part of the secular art of performance. Works by both artists were the high point of Documenta 13, in Kassel, 2012: Kentridge with his installation The Refusal of Time, and Malani with her video in shadow play In Search of Vanished Blood. Both belong to a generation whose experience was shaped by colonialism and decolonization. Their works reflect on the vestiges of historical trauma, present at all times, division and apartheid – always in aesthetically complex forms rather than as documentary or agitprop style. They are prismatic figures whose works raise questions on the global practice of art, the transcultural metamorphosis of European modernism, and the role of media in contemporary art.
Andreas Huyssen is the Villard professor of German and comparative literature at Columbia University in New York. In 1988, he founded of the Comparative Literature Institute and Society, also at Columbia, where he was the director until 2003. He´s also one of the founding editors in 1974 of the New German Critique, a leading journal for German studies in the United States. His books include After the Great Divide: Modernism, Mass Culture, Postmodernism (1986); Postmoderne: Zeichen eines kulturellen Wandels, coedited with Klaus Scherpe (1986); Modernity and the Text: Revisions of German Modernism, coedited with David Bathrick (1989); Twilight Memories: Marking Time in a Culture of Amnesia (1995); Present Pasts: Urban Palimpsests and the Politics of Memory (2003); Other Cities, Other Worlds: Urban Imaginaries in a Globalizing Age (2008); and Modernismo después de la posmodernidad (2010). In Brazil, Huyssen published Memórias do modernismo (Ed. UFRJ, 1996) and Seduzidos
pela memória (Aeroplano, 2000). Huyssen has also published essays on art and artists such as Anselm Kiefer, Doris Salcedo, Guillermo Kuitca, Nalini Malani, Oskar Schlemmer, the Fluxus movement and German painting from the period of 1945-1989. His writings have been translated into many languages.
Este projeto é uma realização do Museu de Arte do Rio, em parceria com o Programa de PósGraduação em Artes Visuais da UFRJ e com a organização do Prof. Dr. Tadeu Capistrano.
Conselho do MAR/MAR Advisory Board
Márcio Fainziliber
Hugo Barreto
Ronald Munk
Pedro Paulo Carvalho Teixeira
Luiz Chrysostomo
Pedro Buarque de Hollanda
Conselho do Instituto Odeon
/Odeon Institut Advisory Board
Afonso Henriques Borges Ferreira
Eder Sá Alves Campos
Monica Bernardi
Edmundo Novaes
Gladis Colodetti
Diretor Presidente/President Director
Carlos Gradim
Diretor Cultural/Cultural Director
Paulo Herkenhoff
Diretor de Projetos e Gestão
/Director of Projects and Management
Tiago Cacique
Diretor Financeiro/Financial Director
Luiz Guimarães
Gerência AdministrativoOperacional
/Operational-Administrative Management
Roberta Kfuri
Gerência de Comunicação
/Communications Management
Hannah Drumond
Gerência de Conteúdo
/Content Management
Clarissa Diniz
Gerência de Educação
/Education Management
Janaina Melo
Gerência de Produção
/Production Management
Daniel Bruch
Gerência de Relações Institucionais
/Institutional Relations Management
Camilla Cardoso
Equipe/Team
Alex Ferreira, Alexandre da Rocha, Aline dos Santos, Ana Cristina
Rodrigues, Ana Terra Rodrigues, André Gonçalves, Andrea Barboza, Andreia de Oliveira, Bianca Mandarino, Bruno Gonzaga, Bruno Ribeiro, Cassio Pereira, Clara Szarvas, Daniel
Alves, Daniel Braga, Danielle Batista, Darlan Batista, Dulcineia Guedes, Emilio Bozi, Fabrizio Silva, Fernando
Correa, Gabriella Alevato, Gisele Perez, Gleyce Heitor, Gustavo Pereira, Helen
Rodrigues, Igor Vidor, Jô Nascimento, Ingrid Boiteux, Ingrid Melo, Irlana
Oliveira, Jaqueline Fonseca, Jessica
Braz, Jorge Menezes Jr., Julia Baker, Liliane de Oliveira, Livia Pontes, Lorrane Cruz, Lucas Freitas, Luciana
Souza, Luciana Ferreira, Luciene
Gama, Ludmila Gomes, Maira
Ferreira, Marcelo Henrique Silva, Marcia Machado, Marcio Sinesio, Marcos Meireles, Marcus Forster, Mariana Marques, Marília Palmeira, Mario Gentil, Matheus Neves, Mayra
Brauer, Melina Almada, Nahama
Baldo, Phelipe Nascimento, Rachel
Orlando, Raniere Dias, Renato Dias, Rodrigo Rodrigues, Rodrigo Silva, Ronney Barbosa, Sabrina Gonsalves, Saullo Vasconcelos, Stella Paiva, Taisa
Parente, Tamires Lima, Tayara Almeida, Thatiane Souza, Tiago Conceição, Ulisses Silva, Vanda Batista, Vanessa
Lima, Victor Ribeiro, Victor Monteiro, Willian Jardim, Yago Santos
/Contracted Services
Tradução/Translation
Sean Mclntyre
Design gráfico/Graphic design
Renata Coutinho
Tradução simultânea
/Simultaneous translation
Intergroup
Assessoria de imprensa
Approach Comunicação Integrada
Rio de Janeiro l RJ
55 21 3031 2741
Exposições/Exhibitions
Horários de visitação/Visiting hours ter-dom (incluindo feriado) 10 às 17h tue-sun (including holidays) 10 às 17h
Ingressos/Admission
R$ 8,00 | R$ 4,00 (meia-entrada/half price) ter – gratuito/tue – free admission
Serviços educativos/Educational services
Informações/Information phone 55 21 3031 2742 agendamento@museudeartedorio.org.br
Fique por dentro do que acontece no MAR
Stay in the loop with what`s happening at MAR www.museudeartedorio.org.br