CALEN DÁRIO 22
Há um período de tempo, em nossa vida, que exige muita persistência, coragem e, sobretudo, que acreditemos naquilo que fazemos. Esse acreditar não ocorre por acaso, nem é oriundo de “achismo”.
A ACAMARES de Sarzedo, Minas Gerais, nasceu assim, com esse espírito. Somos um grupo de mulheres negras da periferia, que acreditou no associativismo como forma de proteger a natureza e de transformar nossas próprias vidas a partir da reorganização produtiva e sustentável, em um sentido social, político e econômico.
população, pois é urgente a necessidade de cuidarmos da terra. Cuidar da terra é também cuidar de si, pois o ser humano é parte da terra. Até pouco tempo, consciência ambiental era coisa de ambientalista, mas, em nosso cotidiano, temos ouvido as vozes das ruas, em que as pessoas passaram a expressar a importância do nosso trabalho.
Esse movimento não é exclusivo de Sarzedo, e nosso maior prazer é perceber que esse movimento, em defesa da natureza, da convivência harmoniosa, está crescendo e certamente se ampliará muito mais, no desenvolvimento de práticas diárias, em busca da reinvenção de uma vida sustentável na terra. Somos pessoas comuns em defesa de trabalho, renda, em defesa de ações representativas de um forte e amplo crescimento da consciência ambiental em toda
Talvez essa constatação seja o principal motivo de comemoração, porque estamos em atividade, vivendo e ajudando a construir esse entendimento, assim como continuamos em busca de melhorias, o que poderá ocorrer, com a implantação da Coleta Seletiva, inclusão social e produtiva das catadoras e dos catadores. Você também pode contribuir conosco! Junte- se a nós em defesa de uma sociedade democrática, inclusiva e defensora do meio ambiente.
Marli Beraldo l Associação Acamares
JAN
Nunca perder a perspectiva do poder que nós temos sobre o espaço onde nós vivemos.
Nós somos agentes transformadores!”
“ Foto : Luci Sallum
Allan Dutra
FEV
Maria da Penha Gomes
Ilário dos Reis Marinho
Foto : Mega.z
“
A Acamares está crescendo, nós temos acompanhado. A cada passo, sentimos que estamos caminhando juntos!”
“ A minha mãe é catadora. Eu comecei com 8 anos de idade, e estou até hoje. Da reciclagem eu não tenho nada a reclamar, só a aprender e a ensinar para quem quiser aprender comigo.”
Maria Aparecida Soares
Foto : Luci Sallum
MAR
ABR
“
É levar comida para mesa das pessoas. É cuidar da cidade.
Eu acho que é uma missão.”
Marli Beraldo
Foto : Mega.z
MAI
“ Nós somos catadores e não temos preconceito de catar o lixo. É o nosso serviço, é o nosso ganha pão!”
Foto : Luci Sallum
Welligton Rocha
“
Eu acho gratificante saber que através do que é lixo pros outros eu levo alimento pra minha casa, pra minha família. É muito bom.”
JUN
Foto : Mega.z
Magali Martins Mercês
“ Eu vejo que a gente tá limpando o planeta. A população está aprendendo agora a dar valor à reciclagem!”
Vanilda Fernandes
JUL
Foto : Luci Sallum
AGO
Eu não jogo nada na rua. Se eu tiver com um papel de bala eu boto na bolsa, depois eu jogo no lixinho. Mas tem gente que não tem essa consciência.”
Foto : Mega.z
“
Pedro da Cruz
SET
“
Hoje eu estou na gestão, como vice-presidente da Acamares. O que der pra gente fazer a gente tá fazendo, com a limpeza do meio ambiente e geração de renda para nossas famílias. E vamos na luta!”
Derli Barros
Foto : Luci Sallum
OUT
Foto : Mega.z
“
Reciclar e significar o amanhã.”
Júlio Cesar
Foto : Gilberto Chagas
NOV
“ Deus recicla e o diabo incinera!”
Gilberto Warley Chagas
DEZ
Reciclagem é para limpar o meio ambiente, não deixar entupir os bueiros. A gente está limpando a cidade né?!
Foto : Mega.z
“
Welligton Rocha
O que é a Iniciativa Inteligência Coletiva
A Pandemia do novo Coronavírus provocou o agravamento das crises econômica, social e política que já afetavam o país. Em função disso, e com a Pandemia, vivemos uma crise sanitária e humanitária que exige das instituições e da sociedade organizada esforços colaborativos na reflexão e na proposição de políticas públicas que atendam à população brasileira em sua diversidade e no enfrentamento às desigualdades, nos seus diferentes estados da federação, em áreas como a educação, a saúde, a cultura. Entendemos que os efeitos dessas crises não poderão ser tratados de forma isolada e nem pontual e será necessário um olhar de longo prazo para o enfrentamento desses efeitos.
Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - Minas Gerais (SBPC-MG), do Instituto René Rachou da Fundação Oswaldo Cruz- Fiocruz Minas e da Presidência da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), reúne professoras, professores, pesquisadoras e pesquisadores de várias Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICT&I).
Os nossos objetivos são contribuir para o enfrentamento da crise sanitária e humanitária pela qual passamos por meio da organização de redes de interlocução e cooperação entre as ICT&I e a sociedade civil organizada nos diferentes territórios mineiros e com a elaboração de projetos de futuro para nosso estado.
A iniciativa Inteligência Coletiva Minas Gerais é um coletivo que, sob a coordenação da Secretaria
Inteligência Coletiva Minas Gerais www.inteligcolmg.com.br