1 minute read

3.2. A mudança para o gatewatching

Tabela 1: Práticas de Gatekeeping segundo Axel Bruns

Entrada Os jornalistas pré-selecionam as matérias noticiosas que merecem investigação e cobertura.

Advertisement

Produção Os editores analisam as matérias geradas pelos jornalistas e separam apenas aquelas que cabem no espaço disponível nos jornais e noticiários, e têm importância nas áreas de cobertura da publicação (a política, a economia, os esportes…).

Resposta Por fim, há uma pequena seleção das respostas da audiência que serão incluídas no jornal do dia seguinte ou na transmissão de rádio ou TV.

Fonte: elaboração própria

3.2. A mudança para o gatewatching

O movimento do Jornalismo Público acabou não tendo grande impacto nos critérios de noticiabilidade das grandes empresas do jornalismo tradicional na década de 1990. Porém, segundo Bruns (2011. p. 122), o que acabou mudando o processo foi a chegada do jornalismo participativo, que não é gerado pela indústria jornalística convencional e sim a partir de fora dela. Ele ainda enfatiza o surgimento da World Wide Web (o sistema de hipermídias executados na internet) como uma mídia popular, multiplicando de forma contínua os canais disponíveis para publicação de divulgação de notícias. A partir da chegada da internet, os meios de comunicação jornalística deixam de evidenciar matérias pouco expressivas e passam a dar mais destaque às mais importantes, contando sempre com a reação direta do público. Assim, os usuários passam a seguir a lógica da produsage, termo criado por Bruns (2008) que se refere aos eventos coletivos de produção e distribuição de conteúdos na era digital:

A premissa dentro da comunidade de produsage é que quanto mais participantes puderem examinar, avaliar e expandir as contribuições dos seus predecessores, mais provável será um resultado de qualidade forte e crescente (uma extensão do lema das fontes abertas, “com globos oculares suficientes, todos os defeitos são superficiais”). (BRUNS, 2008a, p. 24).

Portanto, com essa participação mais ativa dos usuários na curadoria das informações publicadas, a prática de gatewatching acaba sendo a mais utilizada com o crescimento do público na internet, principalmente com as redes sociais em grande expansão no início da década de 2010.

Vale ressaltar que os usuários não terão envolvimento direto na publicação das matérias, assim como também não farão a organização do que é publicado ou controlar o portão destes

This article is from: