
3 minute read
INTRODUÇÃO
INTRODUÇÃO
Todos os projetos interdisciplinares, trabalhos e provas que tivemos até aqui, tem também, além do aprendizado, a intenção de nos preparar para este último desafio da Graduação: O TCC. Nós como alunos, temos que aprender com nossos erros do passado, sejam de planejamento, execução ou comunicação para que eles não se repitam ou que sejam minimizados ao máximo no Trabalho De Conclusão De Curso.
Advertisement
Com esse pensamento em mente, decidimos montar a corporação AAAH!, uma nova produtora que surge especificamente para o TCC, com integrantes vindos de diferentes produtoras, e com a ideia de alinhar conhecimento, planejamento, responsabilidade e mão na massa propriamente dita. Se esse alinhamento será de sucesso ou não, saberemos ao final dessa jornada. Mas o importante é que o caminho seja, para todos os integrantes, de aprendizado, crescimento e elevação de maturidade profissional e pessoal. Dito isso, o primeiro passo dessa jornada foi definir os conceitos e valores da nova produtora, algo que respeitasse a todos. Para o projeto em si, a Whintney, responsável pela formação da corporação, já tinha uma ideia guardada na gaveta de uma série de TV de uma super-heroína/criminal; e foi inclusive essa ideia um dos argumentos para nossa união, pois todos gostariam de trabalhar nesse projeto. Logo, os próximos passos foram de estabelecimento das funções que cada um exerceria, potencializando as habilidades de cada um. Além de estabelecermos métodos de leitura de livros, assuntos os quais deveríamos abordar na fundamentação teórica de acordo com o tema da série, e também a programação das reuniões. Todos comprometidos, estruturamos a fundamentação teórica na sequência que será vista aqui, de maneira que os assuntos sigam uma linha que explique o tema e os plots principais que a série pretende focar. Dessa maneira, temos a jornada do herói e da heroína, contextualizando os passos e as diferenças entre cada arco. Em seguida, uma viagem pela história dos quadrinhos, o surgimento dos super-heróis e seu sucesso de hoje em dia nas telas de todos os tamanhos. Depois falamos sobre séries de TV, enveredando pelas séries criminais e seus mais
variados subgêneros. Falamos sobre o estilo noir, sua definição, características e referências, até enfim chegarmos ao capítulo sobre a memória. Toda essa fundamentação é necessária para que a protagonista da série tenha uma jornada de conhecimento, se torne uma super-heroína de uma série de investigação criminal, com estilo noir, enfrentando o obstáculo de sofrer de perda de memória. O cronograma estabelecido deve ser respeitado ao máximo, e seguindo a orientação do professor, ele foi construído de trás para frente. Ou seja, da data da banca de qualificação (até este momento), até o dia presente. Para o orçamento do projeto foram estabelecidas algumas estratégias de arrecadação, além de ações esporádicas da corporação para novas injeções de dinheiro, como rifas e sorteios. Com a primeira versão do roteiro, as direções de fotografia e arte já estão trabalhando nas cenas para impor todo o clima neo noir que a série terá. Além da produção já estabelecer as opções de locações, cenários e figurinos. Porém, tudo isso pode e deve seguir a pirâmide tempo x escopo x dinheiro, dessa maneira, temos consciência que alterações de roteiro, cenários e locações podem acontecer de acordo com as possibilidades. A trilha sonora e a abertura da série estão sendo discutidas, e são pautas de reuniões semanais a fim de decisões artísticas e técnicas. Seguindo as orientações do sub-gênero, clima e referências que a série tem. A partir da entrega da bíblia e da banca de qualificação, continuaremos o trabalho de pré-produção, além de aparar as arestas que a banca nos apresente como pontos de correção ou melhorias. E a partir daí, o trabalho de produção está previsto para ser iniciado, com as diárias de gravação e todo trabalho de produção que são necessários. O objetivo é que todo o trabalho pontuado a seguir seja bem estruturado o suficiente para que a série tenha a qualidade técnica, referencial e artística a qual estamos buscando.