RBS Magazine ED. 40

Page 16

Entrevista

Entrevista exclusiva com HANS RAUSCHMAYER, sócio-gerente da SOLARIZE TREINAMENTOS PROFISSIONAIS RBS Magazine - Fale sobre a SOLA- larize não vender equipamentos ou RIZE. executar projetos. Desta forma ficamos livres de apontar vantagens e HANS RAUSCHMAYER - A Solari- desvantagens de qualquer tecnoloze oferece capacitação profissional de gia e não misturamos interesses ao alta qualidade, entregando conheci- repassar conhecimento. A entrega é mento específico para o mercado de integral. energia solar. A Solarize foi a primeira empresa do Atendemos tanto pessoas que dese- setor a receber o Selo Solar, como se jam entrar no mercado fotovoltaico, sentem representando e sendo pioneicomo também profissionais e empre- ra em termos de sustentabilidade? sários experientes que buscam ampliar seus negócios ou suas experti- Recebemos o Selo Solar quando ses. instalamos o primeiro sistema fotovoltaico conectado à rede do Rio de Começamos como pioneiros e não Janeiro, em 2013, em nossa sede. Foi cansamos de trazer novidades para um evento que nos jogou nas telas de o Brasil. Um exemplo é o software TV, o que aproveitamos para dissealemão PV*SOL, que consideramos minar o uso da energia solar, limpa o melhor para geração distribuída e e gratuita. se tornou um grande sucesso, devido aos benefícios que ele traz para os A Solarize, na verdade, foi constituída partindo do ideal da sustentabiliusuários. dade e da democratização da energia. Como Funciona a capacitação em Estamos trabalhando com este intuienergia solar da Solarize? E seus di- to desde 2008, também em muitos ferenciais como referência em cursos projetos em favelas, que no intuito de desse setor? aliviar a conta de luz de quem mais precisa, e de aproveitar a luz solar em Trabalhamos com instrutores de al- qualquer lugar do Brasil. tíssimo nível que praticam o que eles ensinam, o que permite responderem Qual a visão de vocês referente área a dúvidas muito específicas sobre óti- de energia fotovoltaica no Brasil atuca da realidade brasileira, ilustrando almente? com exemplos. Essa proximidade com o mercado nos força a adaptar Nos primeiros anos, instalar energia os cursos continuamente, o que está solar na residência ou empresa era sendo muito elogiado pelos alunos coisa de rico visionário. Esse cenário que frequentemente retornam para mudou completamente: os bancos facilitaram os créditos a partir da peraprender ainda mais conosco. cepção que há um risco muito baixo Um outro diferencial é o fato da So- envolvido com essa transação. Hoje, 16

RBS Magazine

qualquer pessoa com acesso a crédito consegue instalar seu sistema. Esta disseminação vai continuar de forma cada vez maior. O que faz falta é a segurança jurídica para criar outros modelos de negócio. Geração remota é perfeitamente viável e precisa ser facilitada, para quem não tem telhado próprio. Esperamos que, na data da publicação desta entrevista, o projeto de lei PL 5829/2019 já esteja em vigor, garantindo também um forte aumento dos empregos neste setor. A atual baixa nos reservatórios das hidrelétricas também mostra que o país está precisando da energia solar. Especialmente agora, na saída da pandemia. A empresa possui um projeto em lançamento para o ano de 2021? Neste ano, nós vamos completar o curso de PVsyst em vídeo-aula, o software mais utilizado em usinas de grande porte. Percebemos uma falta neste nicho, e fechamos uma parceria com um especialista com vasta experiência prática. Na produção de conteúdo gratuito estamos oferecendo séries de webinares sobre temas específicos, cujo objetivo é capacitar o engenheiro experiente a tomar melhor suas decisões diárias. Uma série muito vista trata de ganhos e perdas em sistemas fotovoltaicos, onde percebemos muitas dúvidas entre profissionais.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.