Descarbonização
A melhor visão é de perspetivas Rene Meuleman* descreve alguns dos combustíveis alternativos para produção de vidro e afirma que qualquer afastamento dos combustíveis fósseis necessitará de uma alteração de mentalidades, bem como de tecnologia.
G
lasgow tornou-o bastante claro novamente; a forma como produzimos vidro terá de mudar e tornar-se neutra em carbono e temos menos de 30 anos para o fazer. Não há dúvida de que a produção de vidro é uma indústria que consome muita energia e, ao ser forçada a afastar-se da utilização de combustível fóssil, terá de mudar de tecnologia e, muito provavelmente, precisará de uma mentalidade diferente. Desde a introdução de fornos de regeneração, a indústria do vidro percorreu um longo caminho e alcançou, ano após ano, os maiores índices de melhoria da eficiência energética entre as indústrias grandes consumidoras de energia.
Infelizmente, a melhoria da eficiência do combustível fóssil tradicional que alimentava os fornos quase parou por volta do ano 2000. Isto mostra-nos que esta tecnologia foi levada aos seus limites em termos de eficiência energética? Ainda não, mas está perto destes limites e as novas tecnologias de fundição e a utilização de energia renovável têm de ser equacionadas. Irão surgir muitos designs novos de fornos de vidro, mas, antes de mergulharmos na forma que o forno do futuro deve ter, temos de responder a outras perguntas importantes: «Que tipo de energia renovável se tornará suficientemente disponível, será adequado aos nossos processos, será
Infraestruturas A maioria dos polos de produção de vidro atuais, especificamente fábricas de recipientes de vidro, não está localizada em áreas industriais recentemente criadas. Por isso, a maioria não terá as infraestruturas de energia renovável no local ou mesmo perto. A energia elétrica suficiente no local será limitada e o fornecimento de hidrogénio, bem como de oxigénio suficiente, mais provavelmente não existirá. Para fornecer a quantidade de energia elétrica e/ou hidrogénio e oxigénio será preciso investimento e pode ser bastante moroso.
Que tipo de energia renovável se tornará disponível de forma suficiente? Eur/ton
www.glass-international.com
Desenvolvimento do preço ETS 2017-2021
suficientemente eficiente em termos de energia, estará disponível a um preço comercialmente aceitável e nos locais onde se encontram os polos de produção de vidro?
� Desenvolvimento do preço ETS
Hidrogénio Em primeiro lugar, observemos a definição de hidrogénio verde: o hidrogénio verde é produzido ao dividir a água usando eletricidade verde. 1 kg de hidrogénio contém 33,33 kWh de energia utilizável. Em 2015, o preço do hidrogénio era de cerca de 0,18$/kWh, mas espera-se que diminua para 0,06$/kWh até 2025.
8 0 Glass International Abril 2022
Celsian-UPDATE_pt.indd 1
13/04/2022 15:04:03