a product message image
{' '} {' '}
Limited time offer
SAVE % on your upgrade

Page 1

RENÉ DESCARTES 4° ano - Ensino Fundamental E. E. I. Padre Quinha - Projeto Era Uma Vez


RENÉ DESCARTES Um livro escrito por: AGATHA CARVALHO BARBOSA, ALICIA FALCÃO DA SILVA, ANA LUISA ASSIS GOULARTE, ANA LUIZA MARQUES BALDOW DA SILVA, BRÁS AWÊ VIGORITO ATÍLIO, CATARINA DE SIENA GOMES SANT’ANA, DANIEL SILVA FERNANDES, DENIS MATEUS BRAZ DOS SANTOS, EDUARDA ROCHA DA SILVA ROSA, GETULIO DA SILVA JUNIOR, GUILHERME FLAVIO SILVA, GUSTAVO RAPOSO RAMOS, ISABELLI DA SILVA BARRETO CORREIA, JÉSSIANE LUIZ DIAS DE OLIVEIRA, JOÃO GABRIEL REIS CUNHA, JOÃO OTÁVIO FONSECA DE SOUZA, JULIA DE SOUZA SIMÕES AMÂNCIO, KATARINE VIEIRA DO AMARAL, KEVYN TAYLOR DOS SANTOS, LAÍS MELLO CLEMENTINO, MARIA LUISA DE PAULA, MARIA VITORIA DO AMARAL TELLES, NATHALY SANTOS DE SOUZA, OLIVIA CAMPOS DE SOUZA, PABLO OLIVEIRA SILVA, SOPHIA FERREIRA HECARI, VICTOR FORTUNA LISBOA JUNIOR, WALESCA FALCÃO MARTINS E YAGO FELIX PINHO.

Itaipava, 2019 Escola de Educação Integral Padre Quinha 4° ano Orientado por: Drielle Ferreira do Carmo Medeiros de Lauro Carolina Vicente de Paula Carla França Evaristo Oliveira Realizado por:

Produzido por:

um projeto NeoEdu

www.projetoeraumavez.org

www.escritorparaofuturo.com


RENÉ DESCARTES

OI, EU SOU O RENÉ! UM MENINO MUITO CURIOSO. GOSTO DE PENSAR QUE POSSO IR ALÉM DO QUE AS PESSOAS IMAGINAM. NASCI EM LA HAYE, LOCALIZADA NA FRANÇA, EM 31 DE MARÇO DE 1596. MAIS TARDE, MINHA CIDADE NATAL RECEBEU O NOME DE DESCARTES, EM MINHA HOMENAGEM. QUANDO TINHA UM ANO DE IDADE, SOFRI A PERDA DE MINHA MÃE, POR ISSO FUI CRIADO POR MINHA AVÓ, JUNTO COM MEU IRMÃO E MINHA IRMÃ.

02


RENÉ DESCARTES

DURANTE A MINHA INFÂNCIA, ESTUDEI NO COLLEGE LA FLÈCHE ONDE APRENDI MATEMÁTICA, AUTORES CLÁSSICOS E FILOSOFIA. NAQUELA ÉPOCA, ACREDITAVA QUE A MATEMÁTICA ERA A ÚNICA MATÉRIA QUE VALIA À PENA ME DEDICAR. MINHA ESCOLA ERA DIRIGIDA POR JESUÍTAS. GRADUEI-ME EM DIREITO E ME ALISTEI NA ESCOLA MILITAR.

04


RENÉ DESCARTES

EM BUSCA DE IDEIAS CLARAS, VIAJEI PELA EUROPA E CONHECI MARIN MERSENNE QUE ERA PADRE, FÍSICO E FILÓSOFO. ELE ME APRESENTOU A OUTROS FILÓSOFOS E ME MOTIVOU A PUBLICAR AS MINHAS DESCOBERTAS. FUI MORAR NA HOLANDA PARA ESCREVER FÍSICA. PUBLIQUEI OS LIVROS “O DISCURSO DO MÉTODO” E “MEDITAÇÕES METAFÍSICAS”. A RAINHA CRISTINA DA SUÉCIA ME CONVIDOU PARA SER SEU TUTOR PESSOAL, MAS NÃO ME ADAPTEI AO CLIMA E, APÓS NOVE MESES DE TRABALHO, MORRI DE PNEUMONIA EM ESTOCOLMO.

06


RENÉ DESCARTES

PENSAMENTOS FILOSÓFICOS DE RENÉ DESCARTES RENÉ QUERIA CONSTRUIR UMA FILOSOFIA EXATA E SEGURA COMO A MATEMÁTICA OU A CIÊNCIA. ERA RACIONALISTA, POIS ACHAVA QUE OS SENTIDOS PODIAM NOS ENGANAR. FOI O CRIADOR DO PENSAMENTO CARTESIANO. ELE ACHAVA QUE PRIMEIRO TÍNHAMOS QUE DUVIDAR, POR ISSO ERA CHAMADO DE FILÓSOFO DA DÚVIDA. FOI UM DOS MELHORES FILÓSOFOS DE TODOS OS TEMPOS.

08


RENÉ DESCARTES

PENSADORES DO QUARTO ANO “QUANDO A GENTE PENSA ALGUMA COISA, ESSA COISA JÁ EXISTE DENTRO DE NÓS.“ - WALLESCA “AS COISAS VÃO EXISTIR DEPOIS QUE EU PENSAR NELAS.” - DENIS “PERGUNTAS CRIAM RESPOSTAS, RESPOSTAS GERAM AÇÕES, AÇÕES CRIAM MUDANÇAS E MUDANÇAS CRIAM OUTRAS PERGUNTAS, COMO UM CICLO.” - JULIA “NÃO SOU MINHAS RECORDAÇÕES, PORQUE P O D E M O S P R E J U D I C A R O PA S S A D O , M A S PODEMOS MELHORAR O NOSSO FUTURO.” – OLIVIA “A INDEPENDÊNCIA É SER LIVRE DA INFLUÊNCIA DOS OUTROS.” – MARIA LUIZA “PODEMOS MAGOAR AS PESSOAS DE QUE G O S TA M O S , S E N Ã O T I V E R M O S RESPONSABILIDADE COM ELAS.” - ANA LUISA ASSIS “LEMBRAMOS DO QUE NÃO QUEREMOS E ESQUECEMOS O QUE QUEREMOS LEMBRAR.” ISABELLI “A BELEZA ESTÁ NA ALMA, POIS É NA ALMA QUE A GENTE É DE VERDADE.” - JÉSSIANE

10


RENÉ DESCARTES

A CIDADE IDEAL A JUSTIÇA EXISTE QUANDO TEMOS AS MESMAS OPORTUNIDADES E A INJUSTIÇA É QUANDO NÃO TEMOS OPORTUNIDADES E NEM DIREITOS. OS FILÓSOFOS PENSAVAM QUE A JUSTIÇA É A EQUIDADE E A INJUSTIÇA É A IGUALDADE. A CIDADE IDEAL EXISTIRIA SE NINGUÉM ESTIVESSE NAS RUAS, TODOS COM UM TRABALHO, SENDO R E S P E I TA D O S , S E M O S L A D R Õ E S , S E M C O R R U P Ç Ã O , C O M D I R E I TO À E D U C A Ç Ã O , FACULDADE, SEMPRE COM TEMPO DISPONÍVEL E DIREITO À LEITURA. JOÃO OTÁVIO

12


Filosofia para crianças: Aprender a pensar é preciso!

“Pensadores” foi o grande tema escolhido para ser desenvolvido na Escola de Educação Integral Padre Quinha, no ano de 2019. Conceber o ensino como uma iniciação no processo de pesquisa também fez parte desse desafio. Por meio desse projeto, alunos e seus familiares puderam conhecer e refletir não somente sobre os grandes períodos históricos em que viveram Sócrates, Platão, Aristóteles, Santo Agostinho, Descartes e Hannah Arendt, bem como a vida, os conceitos e as teorias de cada um deles. As questões filosóficas provocaram muitas dúvidas, reflexões, mudança de opinião, estimulando todos a pensar na sua própria existência e na da coletividade. As crianças transformaram-se em pequenos pensadores! Dessa forma, observaram e perceberam o mundo com outros olhares, a partir da curiosidade, ajudando-os a refletir melhor sobre o mundo ao seu redor, porque nunca é tarde para dar os primeiros passos rumo à sabedoria. Dessa forma, todos os envolvidos nesse projeto não saíram ilesos! Enquanto pensamos, estamos sendo transformados e, assim, o mundo já se torna diferente. Esse livro é um convite para o pensar, pois “Quem não pensa, é pensado pelos outros” (Sócrates) Ana Lúcia Antunes Lília Rodrigues de Albuquerque Mello


Este livro é resultado de um trabalho em conjunto da direção, coordenação e professores da Escola de Educação Integral Padre Quinha, dos voluntários do Projeto Era Uma Vez e da equipe do Projeto Escritor para o Futuro.

Escola de Educação Integral

Padre Quinha Centro Educacional Santa Teresinha

www.projetoeraumavez.org


Acesse o nosso site:

www.escritorparaofuturo.com e entre em contato conosco. LĂĄ vocĂŞ poderĂĄ encomendar mais exemplares impressos para presentear amigos e familiares.

@neoedu.co facebook.com/neoedu.co @neoedu.co linkedin.com/company/neoedu +55 31 98798-6011 contato@neoedu.co


www.projetoeraumavez.org um projeto NeoEdu

Profile for projetoeraumavez

DESCARTES - (EEI PADRE QUINHA)  

“Pensadores” foi o grande tema escolhido para ser desenvolvido na Escola de Educação Integral Padre Quinha, no ano de 2019. Conceber o ensin...

DESCARTES - (EEI PADRE QUINHA)  

“Pensadores” foi o grande tema escolhido para ser desenvolvido na Escola de Educação Integral Padre Quinha, no ano de 2019. Conceber o ensin...

Advertisement