Abre Alas 4 | Catálogo

Page 3

2 Alexandre Przewodowski 3 Ana Infante 4 Arnaud Levesque 5 Bianca Tomaselli 6 Bruno Miguel 7 Carolina Cor 8 Cristiano Lenhardt

Queridos colegas,

9 Danielle Fonseca 10 Gabi Gusmão 11 Gabriela Mureb 12 Glaucia Mayer 13 João Penoni

É com grande prazer que apresentamos a revista do Abre Alas. É a primeira vez depois de três edições do Abre Alas que conseguimos realizar este antigo desejo de criar um documento para acompanhar a mostra, agora em sua quarta edição.

14 Joshua Callaghan

Abre Alas é uma mostra que aconteceu quase por acaso, no final do ano 2005. Estávamos planejando a

15 Julia Debasse

programação do ano seguinte da A GENTIL CARIOCA e percebemos que tínhamos um buraco no mês de

16 Leonardo Ayres 17 Maria Helena Bastos

fevereiro, um mês tradicionalmente esvaziado pelo verão e o carnaval. Ao mesmo tempo tínhamos recebido portfólios de vários artistas jovens, alguns totalmente desconhecidos, de várias partes do Brasil. Assim surgiu a idéia de uma coletiva. O nome Abre Alas se dá por esta

18 Maria Laet

confluência de fatores, o carnaval e a vontade de abrir espaços para que os artistas jovens e desconhe-

19 Maria Lynch

cidos pudessem soltar o verbo através do trabalho deles. Basicamente a mostra não aconteceria nova-

20 Nadam Guerra e Domingos Guimaraens

mente, porém começamos a notar, individualmente, que algumas pessoas nos encontravam ou mandavam

21 Pontogor 22 Sérgio Torres 23 Tatiana Ferraz

fotos dizendo algo do gênero “– ah, dá uma olhada no trabalho, quem sabe para o próximo Abre Alas.” Conversamos e notamos a coincidência, pois cada um a sua maneira tinha sido surpreendido pelo mesmo tipo de solicitação! Assim descobrimos que no imaginário já estava decidido que o Abre Alas era uma mostra anual. Bom, como já estava decidido, o jeito era dar continuidade à voz que nos cercava.

24 Tiago Rivaldo

Nesta quarta edição recebemos espontaneamente algo em torno de 200 portfólios, já que não formalizamos nenhum edital, talvez algumas pessoas nem saibam que existe o Abre Alas, talvez mandem como mandariam para outro espaço. O fato é que não é nada fácil selecionar mais ou menos 10% dos 200. Primeiro fizemos uma lista de 40 para depois chegarmos na forma final, destes 40 muitos poderiam estar na mostra, e espero que continuem ativos e quem sabe possam ser selecionados para o próximo ano. Por isso gostaríamos de agradecer aos artistas selecionados, muito aos não selecionados, e acima de tudo lembrar que esta seleção é uma opinião nossa momentânea que se resume na mostra apresentada, e que sabe que muitos talentos que não puderam estar nesta seleção por motivos diversos, assim como alguns dos selecionados, vão estar um dia brilhando em galerias, coleções, bienais, museus, etc. O Abre Alas existe para dizer a todos que a arte está na mão de vocês artistas jovens e desconhecidos, a arte nasce no desconhecido lançando-se à sorte do destino. Depois de 3 edições tornou-se realmente muito difícil continuar fazendo o Abre Alas no reduzido espaço físico da Gentil. Sendo assim, tivemos o imenso prazer de nos associar a Marta Pagy e Miguel Sayad, diretores e inventores deste grande novo espaço Largo das Artes que está recebendo fisicamente esta edição do Abre Alas 4. Definitivamente isto dá um novo peso ao evento trazendo novas possibilidades aos artistas, e até nos estimulando a realizar esta revista a fim de ampliar a voz dos artistas e documentar historicamente este momento.

A GENTIL CARIOCA Laura Lima, Ernesto Neto e Marcio Botner Rio de Janeiro, 10 de março de 2008.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.