Com gratidão e simplicidade, apresentamos esta nova edição da Revista Oração e Serviço da Rede Mundial de Oração do Papa, que reflete um ano belo e intenso. O ano de 2025 foi um tempo jubilar para toda a Igreja Católica, sob o lema “Peregrinos de Esperança”. Também este ano comemorámos o 350º aniversário das revelações privadas a Santa Margarida Maria Alacoque e o acompanhamento de São Cláudio de la Colombière, um momento especial para nós que partilhamos a Espiritualidade do Coração de Jesus. Rezámo juntos, procurando responder aos desafios da humanidade e da missão da Igreja, como se manifestam nas intenções de oração mensais e nos apelos urgentes do Santo Padre. Este foi um ano para nos aproximarmos ao “Coração da missão”, reconhecendo que no centro do nosso trabalho está a pessoa de Jesus Ressuscitado. Ele faz-se presente na diversidade dos nossos contextos e convida-nos a uma missão de compaixão.
Durante este ano, as sedes nacionais da Ásia-Pacífico, lideradas pelo P. Alberto Irenus, sj., que agora descansa na paz do Senhor que tanto amou, e as do continente europeu, conduzidas pelo P. António Sant’Ana sj., celebraram encontros significativos para aprofundar a nossa identidade e missão. Da mesma forma, a secção da Ásia Meridional que, além da Índia, integra o Sri Lanka e o Bangladesh, realizou o seu encontro anual nestes meses de fim de ano.
Um acontecimento particularmente importante para todos nós foi a celebração da páscoa para a casa do Pai do Papa Francisco e o acolhimento do novo Vigário de Cristo: o Papa Leão XIV.
Ele confirmou-nos na nossa missão com entusiasmo e instou-nos a reforçar a importância da oração para suster a vida da Igreja. Com a sua liderança, abre-se uma nova era para esta Rede de Oração, com rostos novos e abordagens renovadas, dando continuidade à herança que transportamos em vasos de barro há mais de 180 anos. Pedimos humildemente a graça para que este tempo de reflexão e renovação nos inspire a todos a seguir em frente na nossa missão. Recordemos as palavras de São Paulo: “Tudo posso n’Aquele que me fortalece” (Filipenses 4, 13).
Que o Coração de Jesus nos guie e fortaleça no nosso caminho.
P. Cristóbal Fones, SJ Diretor Internacional
Rede Mundial de Oração do Papa
2. FAZENDO MEMÓRIA AGRADECIDA
INTENÇÕES DE ORAÇÃO 2025
JANEIRO
PELO
DIREITO
À EDUCAÇÃO
Rezemos para que os migrantes, refugiados e afetados pelas guerras vejam sempre respeitado o seu direito à educação, necessária para construir um mundo melhor.
FEVEREIRO
PELAS VOCAÇÕES À VIDA SACERDOTAL E RELIGIOSA
Rezemos para que a comunidade eclesial acolha os desejos e as dúvidas dos jovens que sentem o chamamento a servir a missão de Cristo na vida sacerdotal e religiosa.
MARÇO
PELAS FAMÍLIAS EM CRISE
Rezemos para que as famílias divididas encontrem no perdão a cura das suas feridas, redescobrindo até nas suas diferenças as riquezas de cada um.
ABRIL
PELO USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS
Rezemos para que o uso das novas tecnologias não substitua as relações humanas, respeite a dignidade das pessoas, e ajude a enfrentar as crises do nosso tempo.
MAIO
PELAS
CONDIÇÕES DE TRABALHO
Rezemos para que através do trabalho cada pessoa se realize, as famílias sejam sustentadas com dignidade e a sociedade se humanize.
JUNHO
PARA CRESCER NA COMPAIXÃO PELO MUNDO
Rezemos para que cada um de nós encontre consolação na relação pessoal com Jesus e aprenda do seu Coração a compaixão pelo mundo.
JULHO
PELA FORMAÇÃO PARA O DISCERNIMENTO
Rezemos para que aprendamos cada vez mais a discernir, a saber escolher caminhos de vida e a rejeitar tudo o que nos afaste de Cristo e do Evangelho.
AGOSTO
PELA CONVIVÊNCIA COMUM
Rezemos para que as sociedades em que a convivência parece mais difícil não sucumbam à tentação do confronto por motivos étnicos, políticos, religiosos ou ideológicos.
SETEMBRO
PELA NOSSA RELAÇÃO COM TODA
A CRIAÇÃO
Rezemos para que, inspirados em São Francisco, experimentemos a nossa interdependência com todas as criaturas, amadas por Deus e dignas de amor e respeito.
OUTUBRO
PELA COLABORAÇÃO ENTRE AS DIFERENTES TRADIÇÕES
RELIGIOSAS
Rezemos para que os crentes de diferentes tradições religiosas trabalhem juntos para defender e promover a paz, a justiça e a fraternidade humana.
NOVEMBRO
PELA PREVENÇÃO DO SUICÍDIO
Rezemos para que as pessoas que lutam contra pensamentos suicidas encontrem na sua comunidade o apoio, o cuidado e o amor de que necessitam e se abram à beleza da vida.
DEZEMBRO
PELOS CRISTÃOS EM CONTEXTOS DE CONFLITO
Rezemos para que os cristãos que vivem em contextos de guerra ou conflito, especialmente no Médio Oriente, sejam sementes de paz, reconciliação e esperança.
3. A REDE DE ORAÇÃO NO MUNDO
Audiência do Papa Francisco com a sua Rede Mundial de Oração
O Papa Francisco recebeu no Palácio Apostólico a equipa da sede internacional, os coordenadores continentais, colaboradores permanentes da Rede Mundial de Oração. O Santo Padre destacou a importância da oração na vida diária e como esta pode unir as
Ler mais
De 21 a 25 de janeiro, realizou-se em Roma o Encontro do Conselho Internacional da Rede Mundial de Oração do Papa.
Ler mais
Viagem apostólica do diretor internacional à Ásia-Pacífico: Malásia, Singapura, Indonésia e Timor-Leste
O P. Cristóbal Fones, sj., Diretor Internacional da Rede Mundial de Oração do Papa, realizou uma viagem apostólica pela região da Ásia-Pacífico.
Ler mais
Reuniões continentais, espaços virtuais para partilhar a missão
Há vários anos que os membros das equipas nacionais e da sede internacional da Rede Mundial de Oração do Papa se reúnem virtualmente todos os meses, para partilhar experiências, iniciativas, trocar informações e fortalecer a missão em diferentes partes do mundo.
Ler mais
Vietname: “Reza com o nosso Papa”
A Rede de Oração do Papa no Vietname organiza uma atividade de oração chamada "Reza com o nosso Papa". Este espaço reúne leigos de todas as idades em comunidade para rezar, meditar e refletir sobre as intenções de oração do Papa.
L i
Encontro de Quaresma em Abuja, Nigéria
Membros da Rede Mundial de Oração do Papa na Diocese Católica de Abuja, Nigéria, realizaram o seu Retiro de Quaresma, na Paróquia do Sagrado Coração.
Ler mais
Formação do MEJ em Moundou
40 animadores de diversas paróquias da Diocese de Moundou, Chade, reuniram-se para um dia de formação do Movimento Eucarístico Juvenil (MEJ).
Ler mais
O Caminho do Coração na Costa do Marfim
A Equipa de Formação da Rede Mundial de Oração do Papa na Costa do Marfim teve um encontro sobre O Caminho do Coração no Instituto Teológico Jesuíta.
Ler mais
Equipa do Uruguai em retiro e planificação
A equipa da Rede de Oração do Papa no Uruguai realizou um retiro em março, um espaço de oração e planificação para 2025.
Ler mais
Jornada de devoção e celebração eucarística
No Colégio Jesuíta Loyola de Abuja, os jovens membros do Movimento Eucarístico Juvenil (MEJ) participaram numa jornada especial de devoção e celebração eucarística. Reuniu aproximadamente 60 jovens de diferentes denominações cristãs, oferecendo um valioso testemunho de unidade e vida partilhada.
Ler mais
Indulgências plenárias
O P. Cristóbal Fones, sj., Diretor Internacional da Rede Mundial de Oração do Papa, convidou-nos a acolher este tempo especial de jubileu através da oração pelas intenções de oração do Papa.
Link
Rezamos juntos pela Igreja e por todo o povo de Deus
A Rede Mundial de Oração do Papa uniu-se em oração pelo conclave para a eleição de um novo Papa.
Ler mais
FRANCISCO, em Jesus e no Evangelho
Os seus gestos tocaram inúmeros corações, os seus sonhos e ideais abriram novos horizontes na Igreja, e a sua linguagem simples e clara aproximou o Evangelho de muitos. Francisco soube expressar-se com simplicidade e proximidade: falou a todos, crentes e não crentes, a pessoas de fé e também àqueles que diziam não a ter. Encarregou-se dos mais frágeis e necessitados, mas também da vida de oração, dos sacramentos e do discernimento. Pedia constantemente oração: pelos que sofriam as catástrofes de um tufão, pelos abatidos pela guerra, pelos pais que perderam um filho. Várias vezes suplicou pela paz, e sem se cansar repetiu que o Senhor perdoa sempre. “Rezem por mim” foi o seu pedido constante. Confiava na força da oração, mendigava ao Senhor por todos e por tudo, como quem sabe que precisa profundamente dela.
Foi apóstolo da compaixão, testemunha da fraternidade, guardião da Casa Comum e homem de plena confiança no Amor do Coração de Jesus. Tanto e de tal modo que estes temas se converteram em encíclicas. Pregou-nos uma Igreja missionária e sinodal, e assegurou-nos que eram os únicos modos autênticos de ser a Igreja de Cristo: uma Igreja que escuta e que caminha unida.
Através da sua vida e dos seus gestos concretos mostrounos onde tinha o coração e o que inspirava cada dia o seu modo de proceder: Jesus e o seu Evangelho.
Felizes os pobres, os mansos e os humildes… as bemaventuranças foram o seu roteiro (cf. Mt 5). Francisco bebeu de Jesus e alimentou o seu pontificado com gestos nascidos do Evangelho. “Amai-vos uns aos outros… lavai os pés uns aos outros… ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida pelos seus amigos” (cf. Jo 13, 34; 15, 13). E vimo-lo na Semana Santa, a lavar os pés a presos a quem parecia não restar nem a esperança.
Um só caminho, um só Senhor que nos amou desde sempre e para sempre: esta foi a convicção e a experiência vital que Francisco nos deixou com a sua vida. “Eu sou o caminho, a verdade e a vida” (Jo 14, 6). Nada há fora de Jesus e tudo n’Ele encontra o seu sentido. Assim viveu e assim morreu Francisco: por Cristo, com Cristo e em Cristo. E para não tirar o protagonismo ao Senhor, partiu um dia depois da Páscoa, quando o Amor e a Vida tinham ressuscitado. Sempre um passo atrás do seu Senhor.
Obrigado Francisco, pela tua vida e pelo teu legado!
Video
Bettina Raed
Vice-diretora Internacional Rede Mundial de Oração do Papa
A Rede de Oração acompanha a despedida de Francisco
As equipas nacionais da Rede de Oração de diferentes regiões do mundo uniram-se para rezar pelo eterno descanso do Papa Francisco.
Encontro Anual na República Democrática do Congo
A Rede Mundial de Oração do Papa na República Democrática do Congo, juntamente com o MEJ, o grupo MAGIS e a Família do Sagrado Coração, celebrou o seu encontro anual, que contou com a participação do Núncio Apostólico, Mons. Mitja Leskovar.
O Caminho do Coração no Japão
A Rede Mundial de Oração do Papa no Japão partilhou com alegria a experiência do retiro "O Caminho do Coração" em Nagasáqui, com a participação de religiosas, mulheres leigas, um sacerdote jesuíta e membros da equipa nacional.
Ler mais
Reunião Continental da Ásia-Pacífico na Tailândia
Em maio, realizou-se a Reunião Continental da Ásia-Pacífico, no Centro de Espiritualidade Seven Fountains, em Chiang Mai, Tailândia. Este evento reuniu participantes da Rede Mundial de Oração do Papa provenientes de vários países da região.
L i
Apontamentos silenciosos, lições duradouras: A minha experiência no Encontro Continental da RMOP da Ásia-Pacífico
Chiang Mai, Tailândia, 5 a 9 de maio de 2025
Estar em Chiang Mai, Tailândia, para o Encontro Continental da Ásia-Pacífico da Rede Mundial de Oração do Papa foi uma experiência que nunca esquecerei. Era a primeira vez que me juntava à equipa de trabalho dirigida pelo P. Alberto David, sj. Na maior parte do tempo, permaneci calada num canto, a escutar atentamente e a tirar notas Tinha a tarefa de preparar a síntese diária, mas mais do que isso, o silêncio deu-me a oportunidade de ver realmente como cada palavra, cada sorriso e cada história transportavam o pulsar da nossa missão.
Vieram delegados de toda a Ásia-Pacífico, cada um com realidades diferentes, mas todos unidos por um desejo: viver e difundir O Caminho do Coração. Escutar sobre retiros, projetos digitais e iniciativas de base inspirou-me profundamente Como membro do Movimento Eucarístico Juvenil, a proposta juvenil da RMOP, dei-me conta do quanto esta experiência me está a formar, e como posso ajudar também a aproximar os jovens de Jesus através da oração, do serviço e da compaixão.
Regressei a casa com um renovado sentido de pertença. A reflexão de Emaús recordou-me que Cristo caminha realmente connosco, ensinando-nos a simplicidade, a amizade e a fé
Estou grata à minha equipa: Christine Chuah, Stella Vania, ao P. Venâncio Pereira, sj., e muito especialmente ao P. Alberto David, sj., a quem nunca esqueceremos. O seu exemplo de enraizar tudo no Sagrado Coração permanecerá comigo, guiando a minha forma de viver e servir nesta missão
Joselle M. Corpus
Presidente Nacional do MEJ Filipinas
Membro da Equipa Continental Ásia-Pacífico
Rede Mundial de Oração do Papa - ME
Habemus Papam!
Rezemos juntos pelo Papa Leão XIV. Unimo-nos em oração pelo seu pontificado para
grande festival que reuniu cerca de 800 participantes de todo o país. Foi uma verdadeira festa da fé, cheia de alegria, oração e fraternidade.
Ler mais
Veni creator MEJ
Na celebração de Pentecostes, os jovens do MEJ de diferentes partes do mundo convidaram-nos a unir-nos em oração.
A festa do Coração de Jesus celebrada em todo d
Ler mais
Video
O Movimento Eucarístico Juvenil celebra os seus 110
anos
Com um encontro digital mundial, o ramo juvenil da Rede Mundial de Oração do Papa, celebrou os seus 110 anos de vida com um encontro internacional online. A transmissão ligou membros do movimento de diferentes países num espaço de oração e comunhão.
Video
Retiro de formação nos Camarões
A Rede Mundial de Oração do Papa nos Camarões organizou um retiro de formação sobre "O Caminho do Coração" na diocese de Obala.
Ler mais
Peregrinação Internacional da Rede de Oração do Papa – Ao Coração da missão
A 22 de julho, a peregrinação internacional da Rede Mundial de Oração do Papa reuniu participantes de todo o mundo para uma profunda experiência espiritual num dos lugares mais significativos da devoção ao Coração de Jesus.
Ler mais
O Papa Leão XIV recebe a sua Rede Mundial de Oração
O Papa Leão XIV recebeu em audiência privada o P. Cristóbal Fones, sj., Diretor Internacional da Rede Mundial de Oração do Papa, para dialogar sobre esta obra pontifícia de serviço eclesial. Durante o encontro, o Santo Padre animou a continuar a missão de responder aos desafios da humanidade e da missão da Igreja, expressos nas intenções de oração mensais. Do mesmo modo, destacou o seu desejo de promover, através desta obra, um modo de rezar profundo e ligado ao Coração compassivo de Jesus, um tipo de oração que contribua verdadeiramente para transformar tanto as pessoas como o mundo.
Ler mais
Campo de trabalho no Burundi
De 11 a 15 de agosto de 2025, a Diocese de Bubanza (Burundi) realizou um campo de trabalho e oração ao serviço da Igreja, com a participação de membros da Rede Mundial de Oração do Papa e do Movimento Eucarístico Juvenil.
Ler mais
Visita apostólica às comunidades da América Central
De 24 de julho a 25 de agosto de 2025, a Vice-diretora Internacional da Rede Mundial de Oração do Papa, Bettina Raed, realizou uma visita pastoral às comunidades da América Central, promovendo encontros de oração, formação e discernimento com as equipas nacionais da Rede e o Movimento Eucarístico Juvenil.
Ler mais
O Diretor Internacional em Trindade e Tobago e Venezuela
A equipa nacional da Rede de Oração do Papa na Venezuela recebeu a visita do P. Cristóbal Fones, sj., Diretor Internacional. Este encontro foi uma oportunidade para fortalecer a missão de rezar com o Papa pelos desafios da humanidade e da missão da Igreja.
Ler mais
Com profundo
pesar,
a Rede Mundial de Oração do Papa despede-se do P. Alberto Irenus, sj.
O P. Alberto Irenus, sj., (1967-2025) foi Coordenador Continental da Ásia-Pacífico e Diretor Nacional da Rede Mundial de Oração do Papa na Malásia. Acompanhou de perto as realidades das comunidades, foi uma pessoa muito querida e será sempre lembrado pelo seu testemunho.
Ler mais
Encontro Continental Europeu
De 8 a 13 de setembro, na Casa da Torre (Soutelo, Portugal), decorreu o Encontro Europeu da Rede Mundial de Oração do Papa, que reuniu mais de 40 diretores e coordenadores nacionais de 18 países.
Ler mais
Rostos, histórias e uma missão partilhada: O encontro da Rede Mundial de Oração do Papa na Europa
A Rede Mundial de Oração do Papa na Europa reuniu-se em Braga, Portugal, de 8 a 13 de setembro de 2025. Estivemos juntas 40 pessoas, entre sacerdotes e irmãos jesuítas, sacerdotes diocesanos e leigos de 18 países (Vaticano, Portugal, Espanha, França, Bélgica-Flandres/Países Baixos, Bélgica-Bruxelas, Suíça, Itália, Malta, Alemanha, Áustria, Polónia, Eslovénia, Eslováquia, Hungria, Suécia e Dinamarca) A diversidade histórica, cultural e linguística da Europa enriquece a nossa missão comum de compaixão pelo mundo nas nossas realidades.
O tema do encontro deste ano foi: «Identidade e Missão da Rede Mundial de Oração do Papa na era do Papa Leão XIV» Com a eleição do novo Papa, fomos convidados a refletir sobre quem somos como Obra Pontifícia ao serviço das intenções do Santo Padre.
Falámos da nossa missão, do papel das equipas nacionais e do Movimento Eucarístico Juvenil. Partilhámos projetos, o que fazemos e os nossos desafios. Rezámos juntos, adorámos o Santíssimo Sacramento com a animação de um grupo de jovens do MEJ e celebrámos a Eucaristia com as leituras em diferentes idiomas A fraternidade que experimentámos e a ligação que criámos entre nós foram especiais. Nas nossas reuniões mensais, víamo-nos por videochamada,
sem nos conhecermos; agora, os nossos rostos enchem-se de histórias concretas nesta missão partilhada estes dias. Estar juntos tornou-nos amigos e entusiasmou-nos com a missão e os projetos da Rede Mundial de Oração do Papa e do Movimento Eucarístico Juvenil.
Antonio Sant’Ana SJ
Diretor Nacional Portugal
Coordenador Continental Europeu Rede Mundial de Oração do Papa
Visita apostólica na África Oriental
De 24 de setembro a 8 de outubro de 2025, o P. Cristóbal Fones, sj., Diretor Internacional da Rede Mundial de Oração do Papa, realizou uma visita apostólica ao Quénia, Uganda e Etiópia, com o objetivo de animar a missão desta obra pontifícia e acompanhar as comunidades locais da Rede de Oração e do Movimento Eucarístico Juvenil na região.
Ler mais
Ler mais
Formação de Formadores O Caminho do Coração - Espanhol
Concluiu-se a formação de formadores, em espanhol, de "O Caminho do Coração" da Rede Mundial de Oração do Papa. Após 10 encontros virtuais, participantes de 11 países da América Latina fortaleceram as suas competências para partilhar esta missão de compaixão, em colaboração com centros de espiritualidade inaciana.
Ler mais
4. CELEBRANDO OS 350 ANOS DO CORAÇÃO DE JESUS
De 27 de dezembro de 2023 até 27 de junho deste ano, a Rede Mundial de Oração do Papa participou ativamente na celebração do Jubileu do Coração de Jesus, por meio de atividades nos 5 continentes. Peregrinações, formações e experiências de O Caminho do Coração, adesão de Santuários e Paróquias, abertura de Portas Santas em alguns países, entre muitas outras atividades, foram um caminho para aprofundar a amizade com o Senhor e dispor-nos a estar mais perto do seu Coração.
Partilhamos convosco alguns testemunhos do que foram os momentos celebrativos deste Jubileu em todo o mundo…
"O fruto de um caminho: A nossa comunidade une-se à Rede Mundial de Oração do Papa"
Este ano, como comunidade paroquial, demos um passo importante: pedimos para fazer parte da Rede Mundial de Oração do Papa. Esta decisão não surgiu do nada, mas como fruto de um caminho que vimos percorrendo com gratidão e alegria. Foi o Espírito Santo, nosso padroeiro, quem guiou este processo e abriu o caminho.
Há mais de dois anos, começámos com um grupo de adolescentes a experiência do MEJ Esse início abriu-nos à riqueza da Rede e permitiu-nos descobrir um modo novo de viver a fé a partir da espiritualidade do Coração de Jesus. Com o tempo, a Providência também nos deu a possibilidade de começar com um grupo de adultos a proposta de O Caminho do Coração Assim, adolescentes e adultos fomos partilhando esta mesma fonte espiritual, e pouco a pouco a comunidade inteira foi-se contagiando: não só crescemos em número, mas sobretudo em entusiasmo e em desejo de conhecer e viver mais profundamente esta espiritualidade.
No âmbito do Jubileu pelos 350 anos das aparições do Sagrado Coração, inspirados também pela carta Dilexit nos do Papa Francisco, realizámos um caminho de conversão na Quaresma que nos ajudou a redescobrir a nossa devoção ao Coração de Jesus. Para a nossa comunidade, cuja imagem mais venerada Lhe é dedicada, foi uma experiência muito significativa.
Hoje podemos dizer que contamos com um MEJ animado, uma comunidade da Rede de Oração que se consolida e cresce na dinâmica de O Caminho do Coração, a experiência de O Caminho do Coração que se oferece todas as semanas e toda a comunidade que acompanha e se nutre espiritualmente destas experiências. Também nos comprometemos a rezar pelas intenções de oração do Papa: além das primeiras sextas-feiras, dedicamos o segundo fim de semana de cada mês a esta oração num trabalho conjunto com a catequese
Por isso, o pedido para fazer parte formal da Rede Mundial de Oração do Papa é também um testemunho do que o Senhor tem vindo a operar na nossa comunidade. Vivemo-lo como um dom do Espírito que nos convida a continuar a caminhar, unidos em Cristo e acolhidos por Maria, ao jeito do Coração de Jesus.
P. Raúl Frega - Pároco
Paróquia Espírito Santo. Río Cuarto - Córdoba, Argentina
Rede Mundial de Oração do Papa
internacional:
A peregrinação à Basílica do Sagrado Coração de Jesus, em Paray-le-Monial, foi uma profunda experiência espiritual. De pé no lugar onde Santa Margarida Maria Alacoque recebeu as aparições, senti-me atraído às profundezas do Coração de Cristo, que arde de misericórdia, amor e compaixão por toda a humanidade. A peregrinação não foi apenas um momento de renovação pessoal, mas também uma experiência comunitária de fé, oração e fraternidade. “A Cidade do Sagrado Coração de Jesus” ocupa um lugar central na espiritualidade do Sagrado Coração porque é aqui que Jesus revelou o seu desejo de que a humanidade conheça o seu amor e repare mediante a oração, a devoção eucarística e os atos de caridade. Continua a ser uma fonte viva de inspiração para a missão e o discipulado hoje.
Xavier Tharamel SJ
Diretor Nacional da Índia Coordenador da Ásia Meridional
Rede Mundial de Oração do Papa
O
que significou para ti a participação na peregrinação e qual
é o significado de Paray-le-Monial na espiritualidade do Coração de Jesus?
Ver 300 pessoas da Rede Mundial de Oração do Papa reunidas em Paray-le-Monial, vindas de numerosos países do mundo, que alegria para mim! Na verdade, Paray-le-Monial é uma fonte para a nossa Rede… é neste lugar que Jesus confiou a Santa Margarida Maria Alacoque, e à Companhia de Jesus, a missão de dar a conhecer ao mundo o amor do seu Coração. E em 1915 o Apostolado da Oração (antiga Rede de Oração do Papa) é o canal que os jesuítas escolheram para desenvolver esta «missão agradável». Hoje, vir a Paray-le-Monial é, para a Rede, reconhecer e assumir esta missão recebida do próprio Jesus e beber do seu Coração o impulso para viver a missão de compaixão que Ele nos confia.
Marie Dominique Corthier
Equipa Nacional França
Rede de Oração França
«Não preciso de nada mais do que Deus e perder-me no coração de Jesus» - Santa Margarida Maria Alacoque
Para a equipa da RMOP-USA, viajar para Paray-le-Monial foi uma alegre aventura Pudemos experimentar a beleza do amor de Jesus, enquanto rezávamos O Caminho do Coração, quer sentados tranquilamente debaixo de uma árvore ou na Capela das Aparições.
Peregrinámos juntos, mas também tivemos tempo para refletir sobre como cada um de nós vive a sua devoção ao Sagrado Coração de Jesus: como essa devoção transformou as nossas vidas e dá forma ao trabalho que realizamos através da Rede Mundial de Oração do Papa.
Esta peregrinação deu-nos a incrível oportunidade de nos encontrarmos, reconectarmos, rir e rezar com outros membros da RMOP de todo o mundo Celebrarmo-nos mutuamente, as nossas diversas culturas e a beleza de cada pessoa foi um dom.
Deixámos Paray-le-Monial agradecidos pelo tempo que pudemos partilhar em comunidade e oração no Coração de Jesus. Que o Senhor continue a abençoar a missão da Rede Mundial de Oração do Papa, enquanto convidamos as pessoas a conhecer o Sagrado Coração de Jesus e, como Santa Margarida Maria, a experimentar a liberdade e o amor que se encontram no seu Coração.
Em Cristo, Jocelyn
Jocelyn Marin
Equipa Nacional USA
Rede de Oração USA
A 22 e 23 de julho de 2025, um grupo de sete delegados participou na celebração dos 350º e 180º aniversários do Sagrado Coração de Jesus e do Apostolado da Oração em Paray-le-Monial, França. O grupo era composto pelo P. Anil Marandy (coordenador diocesano de Rajshahi), o P. Lazarus Soren (de Dinajpur), a Ir. Esther Bepari, LHC (de Barishal), a Ir. Mary Christina, SMRA (da arquidiocese de Dhaka), o Sr Count J e Clara M Costa, e o Diretor Nacional, Ir Subal Lawrence Rozario, CSC Todos se enriqueceram com a espiritualidade da RMOP-MEJ Esta celebração aumentou a devoção ao Sagrado Coração de Jesus, depois de percorrerem as nove estações de O Caminho do Coração. Ficaram comovidos pela fraternidade, o espírito e o sentido de pertença da RMOP-MEJ. O testemunho de vida das pessoas também incrementou o desejo de rezar ao Sagrado Coração de Jesus. O diálogo em grupo criou um forte vínculo na família da RMOP. Esta experiência permanecerá sempre viva nas suas mentes e corações.
Ir. Subal Lawrence Rosario Diretor Nacional RMOP Bangladesh
Rede Mundial de Oração do Papa
Consagração da Rede Mundial de Oração do Papa ao Coração de Jesus
Senhor Jesus Cristo, que há mais de 180 anos nos uniste pelo teu amor nesta Rede Mundial de Oração, hoje consagramo-nos a ti, oferecendo-te a nossa história, apresentando-te milhões de pessoas que ao longo destes anos mantiveram acesa a chama da oração e do serviço. Acolhe o nosso desejo de nos aproximarmos do teu Coração, que nos ofereces na Eucaristia, fazendo-nos teus amigos e apóstolos, dispostos a colaborar na tua missão de compaixão pelo mundo. Oferecemos-te as nossas alegrias e esperanças, os nossos trabalhos e sofrimentos, tudo o que somos e temos, ao serviço da missão da Igreja. Com Maria, Nossa Senhora, pedimos-te que recebas o nosso oferecimento e nos acolhas no centro do teu Sagrado Coração. Ámen.
Formação de Formadores O Caminho do Coração - Espanhol
A proposta formativa de O Caminho do Coração consiste num itinerário espiritual que nos ajuda a aprofundar a espiritualidade do Coração de Cristo. O processo que propõe é verdadeiramente um tesouro espiritual para nos adentrarmos no Coração de Jesus e vivermos a partir das virtudes evangélicas. Por isso, é muito motivador e esperançoso oferecer a formação a formadores que, a partir de uma relação pessoal e profunda com o Senhor, poderão contagiar com a sua experiência muitas pessoas, especialmente aos mais jovens, a partir de um caminho bem delineado para esse encontro alegre e transformador com Jesus. Cada reunião desta formação de formadores foi uma oportunidade para aprender sobre o processo, mas também para nos sentirmos parte de um mesmo corpo, de uma mesma Igreja que anseia por comunicar a mensagem e partilhar a missão de Cristo de uma maneira fresca e renovada.
P. Nerio Solís Chin, SJ
Coordenador Nacional México
Rede Mundial de Oração do Papa
O Caminho do Coração da RMOP foi para mim uma graça imensa, experimentá-lo renovou o meu olhar, vendo o mundo com os olhos de Jesus e sentindo com o seu Coração, que pulsa de amor por todos. Hoje posso dizer que este caminho, que toca toda a minha vida consagrada, faz com que cada gesto, tarefa e encontro seja ocasião de me unir a Ele. Mobilizou-me na missão com o Coração de Jesus e a partir do seu Coração. Além disso, a minha participação na formação para formadores confirmou-me que este caminho abre as pessoas a uma oração mais encarnada, já não se trata de palavras bonitas ou de momentos isolados, mas de se unir ao próprio pulsar do Coração de Cristo, que ama, sofre e espera connosco, e impulsiona-me a continuar a acompanhar outros a percorrer este itinerário. O maior dom que este caminho me deixou é aprender a viver a partir do Coração de Cristo. Quero terminar com esta palavra de Deus que resume o que experimento n'O Caminho do Coração: “Que sejais capazes de compreender, com todos os santos, qual é a largura, o comprimento, a altura e a profundidade, e conhecer este amor de Cristo que supera todo o conhecimento” (Ef 3, 18-19)
Ir. Nancy Arratia Larico rjm
Religiosa de Jesus Maria
MEJ - Perú
Como casal, viver a formação de formadores n'O Caminho do Coração foi um dom que nos permitiu compreender melhor a missão que temos em mãos.
Descobrimos que este processo não só nos dá ferramentas e bases para acompanhar os outros, mas que também nos transforma a nós mesmos
Para mim, significou reconhecer que há sempre mais para ordenar e crescer de mãos dadas com Jesus, enquanto para a minha esposa foi um caminho de abertura interior, aprendendo a transformar o amor recebido em entrega generosa.
Juntos vamos descobrindo que O Caminho do Coração é cada dia, e o percorremos com Jesus e com todos os irmãos desta rede de oração. Com gratidão, reconhecemos que o seu Coração nos guia e nos sustenta.
Nery y Grecia Quevedo
El Salvador
Rede de Oração do Papa El Salvador
5. REZEMOS JUNTOS, MUDEMOS O MUNDO
Intenções de oração 2026
JANEIRO
PELA ORAÇÃO COM A PALAVRA DE DEUS
Rezemos para que a oração com a Palavra de Deus seja alimento nas nossas vidas e fonte de esperança nas nossas comunidades, ajudando-nos a construir uma Igreja mais fraterna e missionária.
FEVEREIRO
PELAS CRIANÇAS COM DOENÇAS INCURÁVEIS
Rezemos para que as crianças que sofrem de doenças incuráveis e as suas famílias recebam os cuidados médicos e o apoio necessários, sem nunca perderem a força e a esperança.
MARÇO
PELO DESARMAMENTO E PELA PAZ
Rezemos para que as Nações avancem em direção a um desarmamento efetivo, especialmente o desarmamento nuclear, e para que os líderes mundiais escolham o caminho do diálogo e da diplomacia em vez da violência.
ABRIL
PELOS SACERDOTES EM CRISE
Rezemos pelos sacerdotes que atravessam momentos de crise na sua vocação, para que encontrem o acompanhamento necessário e para que as comunidades os apoiem com compreensão e oração.
MAIO
POR UMA ALIMENTAÇÃO PARA TODOS
Rezemos para que todos, desde os grandes produtores até aos pequenos consumidores, se comprometam a evitar o desperdício de alimentos e para que todos tenham acesso a uma alimentação de qualidade.
JUNHO
PELOS VALORES DO DESPORTO
Rezemos para que o desporto seja um instrumento de paz, encontro e diálogo entre culturas e nações, promovendo valores como o respeito, a solidariedade e a superação pessoal.
JULHO
PELO RESPEITO PELA VIDA HUMANA
Rezemos pelo respeito e pela proteção da vida humana em todas as suas etapas, reconhecendo-a como um dom de Deus.
AGOSTO
PELA EVANGELIZAÇÃO NA CIDADE
Rezemos para que, nas grandes cidades, muitas vezes marcadas pelo anonimato e pela solidão, encontremos novas formas de anunciar o Evangelho, descobrindo caminhos criativos para construir comunidade.
SETEMBRO
PELO CUIDADO DA ÁGUA
Rezemos por uma gestão justa e sustentável da água, recurso vital, para que todos tenham acesso equitativo a ela.
OUTUBRO
PELA PASTORAL DA SAÚDE MENTAL
Rezemos para que a pastoral da saúde mental seja integrada em toda a Igreja, ajudando a superar o estigma e a discriminação contra as pessoas com doenças mentais.
NOVEMBRO
PELO BOM USO DA RIQUEZA
Rezemos pelo bom uso das riquezas, para que, resistindo à tentação do egoísmo, estejam sempre ao serviço do bem comum e da solidariedade com os mais necessitados.
DEZEMBRO
PELAS FAMÍLIAS MONOPARENTAIS
Rezemos pelas famílias que vivem a ausência de um pai ou de uma mãe, para que encontrem na Igreja apoio e acompanhamento, e na fé ajuda e força nos momentos difíceis.