Outdoor Regional - 128

Page 1

www.outdoorregional.com.br

1


2

www.outdoorregional.com.br


EXPEDIENTE

Carta ao leitor Coordenador Geral Rafael Jorge Pereira Coordenador de Criação André Maffeis Jornalista Responsável Juliana Moreno - MTB: 0056878/SP Repórteres Bruno Rodrigues / Juliana Moreno Rafael Barbosa / Gislaine Silva Colaboradores Gabriela Barreto / Vanessa Vichi Aline Cunha / Bettina Schrader Maria Silvia M. Pompeu Fotografia Raphael Chespkassoff Allex Moutinho Foto Capa Gabriel Correia

Nossa edição está em clima de Big Brother Brasil, pois a nossa capa deste mês, a atriz Carla Diaz, é uma das participantes dessa edição. Antes de entrar no confinamento, ela conversou com a nossa equipe para falar sobre os filmes “A menina que matou os pais” e “O menino que matou meus pais”, onde ela interpreta Suzane von Richthofen. Na entrevista você também relembra alguns personagens marcantes da carreira da atriz, que está há 28 anos na vida artística. A editoria Moda Feminina está toda colorida em tons pastéis e destacando as lindas candy colors, que estão presentes em todo o vestuário, das roupas aos acessórios e esmaltes. Você já ouviu falar sobre Disbiose Intestinal? A nutricionista Vanessa Vichi aborda esse tema e explica o que é, quais as causas e também o que pode ser feito como prevenção e tratamento. Procurando indicações de livros? Em Literatura você confere três opções e certamente uma delas irá aguçar a sua curiosidade e te fazer companhia! Uma ótima leitura a todos e até a próxima!

Revisão Juliana Moreno / Rafael J. Pereira Diagramação / Projeto Gráfico Rafa Neto Design

Juliana Moreno

Departamento Jurídico Mariele de Oliveira Rosa - OAB/SP 377.408

Jornalista Reponsável pela Revista Outdoor Regional

Agradecimento Bruno Dias Barbosa – Stampa Comunicação Tiragem/Impressão 5.000 exemplares Gráfica Grafilar Distribuição Boituva, Iperó, Porto Feliz, Sorocaba e Tatuí Assinaturas assinaturas@outdoorregional.com.br Edições anteriores edicoes@outdoorregional.com.br

juliana@outdoorregional.com.br

Empresa Pereira e Maffeis Editora LTDA CNPJ: 13.970.830/0001-93

A revista não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos por entrevistados e colaboradores, assim como não se responsabiliza pelo conteúdo de informes e anúncios publicitários www.outdoorregional.com.br

3


4

www.outdoorregional.com.br


www.outdoorregional.com.br

5


6

www.outdoorregional.com.br


www.outdoorregional.com.br

7


Índice

10 12 14 18 20 22 24 30 34 40 42 46 50

14

Literatura Música Web Séries Moda Feminina Beleza Nutrição Social Em Casa Capa Psicologia Games Direito Política

20

42 Anúncios e Publicidade: Avenida Pereira Ignácio, 378 1º andar - sala 07 Telefone: (15) 3263-5028 (15) 99114-2136 contato@outdoorregional.com.br

Revista Outdoor Regional @outdoorregional @outdoorregional

50 8

www.outdoorregional.com.br

www.outdoorregional.com.br


www.outdoorregional.com.br

9


Juliana Moreno Jornalista MTB 0056878/SP

Literatura

juliana@outdoorregional.com.br

“Em Águas Profundas” Escrito em 1957 e esgotado no Brasil há décadas, o thriller ganhou uma nova edição pela Intrínseca recentemente. No romance policial da autora norte-americana Patricia Highsmith, a receita é esta: a história de um casal que continua junto para manter as aparências, o assassinato de um dos amantes da esposa e uma reviravolta nas atitudes do marido. Importante salientar que a narrativa, ao que tudo indica, chegará às telas de cinema neste ano, adaptada pelo diretor britânico Adrian Lyne, de “Atração Fatal”, com Ana de Armas e Ben Affleck no papel dos protagonistas.

Autor: Patricia Highsmith | Editora: Intrínseca | 304 páginas

“A Segunda Vida de Missy” Aos 79 anos, Millicent Carmichael, também conhecida como Missy, se depara com uma realidade bem diferente do que tinha como habitual. Depois de levar uma vida agitada cuidando de dois filhos e marido, ela agora está sozinha e passa os dias bebendo xerez, evitando as pessoas e vagando pela casa enorme. Tudo muda quando um grupo de estranhos e uma cachorra espirituosa chamada Bob entram em sua vida para mostrar quanto amor ela ainda tem para oferecer. Um retrato emocionante e reflexivo sobre a vida adulta, o envelhecimento e o encontro de novas razões para viver.

Autora: Beth Morrey | Editora: Intrínseca | 304 páginas

“Todo Esse Tempo” Kyle e Kimberly eram o casal perfeito, mas na noite da festa de formatura, uma sequência de acontecimentos vira tudo de cabeça pra baixo: Kimberly termina com ele, o carro deles capota num acidente, Kyle acorda com uma lesão cerebral e a garota não sobrevive. Em meio a esse período de dor, ele conhece Marley, que também sofreu uma perda e passa a ver nela um espelho de tudo o que está sentindo. Conforme curam suas feridas, seus sentimentos um pelo outro ficam mais fortes, embora Kyle não consiga se livrar da sensação de que está caminhando rumo a outro desastre.

Autora: Mikki Daughtry e Rachael Lippincott Editora: Alt | 297 páginas

10

www.outdoorregional.com.br


www.outdoorregional.com.br

11


Música

Bruno Rodrigues Jornalista MTB 0071443/SP b-rodrigues@outdoorregional.com.br

MC Rogerinho O cantor cearense Mc Rogerinho divulgou no início de janeiro o clipe da música “Não Deixa Eu Ir”. A canção trata sobre a vida de um casal que está em crise no relacionamento. Durante o clipe, Rogerinho contracena com a influenciadora digital Pamela Drudi. Em uma fase muito boa, o jovem cantor de 20 anos já emplacou outros hits como “Amor Falso”, gravado, inclusive, por nomes famosos como Wesley Safadão e Mc Kevinho.

Shaman A banda Shaman lançou, recentemente, um videoclipe inédito para a canção Reason. Trata-se de uma versão ‘lockdown sessions’, em que cada músico gravou sua parte em sua casa, devido à necessidade do distanciamento social por causa da pandemia. A nova versão faz parte de uma série de vídeos que a banda lançará em 2021. Sem o cantor André Matos, morto desde 2019, o Shaman é formado por Alírio Netto, no vocal; Hugo Mariutti, na guitarra; Luís Mariutti, no baixo e Ricardo Confessori, na bateria.

Lana Del Rey A música ‘Chemtrails Over The Country Club’, da cantora americana Lana Del Rey foi lançada e veio junto com o anúncio de que o disco será disponibilizado para o público no dia 19 de março. O videoclipe tem mais de cinco minutos e marca o início da nova era musical da artista. O trabalho exalta a beleza e a força feminina, uma das principais bandeiras da cantora.

12

www.outdoorregional.com.br


www.outdoorregional.com.br

13


Bruno Rodrigues Jornalista MTB 0071443/SP

Web

b-rodrigues@outdoorregional.com.br

Mais que 8 minutos Rafinha Bastos aposta num formato mais longo de entrevista e traz variados tipos de convidados

A

lguém, em 2021, tem paciência para assistir vídeos com mais de um minuto? Pois é, se for um desses enviados por WhatsApp e, exceder alguns minutinhos, as pessoas já reclamam. Pensando nessa impaciência toda da atual geração quanto a vídeos longos, o humorista Rafinha Bastos fez um canal de entrevistas de até oito minutos. Mas, sabemos que, dependendo do entrevistado, essa cronometragem não serve nem para introdução de determinados assuntos.

Mais tempo de entrevista Por isso, desde 30 de novembro do ano passado, o Rafinha, na contramão dessa pressa toda, lançou o ‘Mais que oito minutos’. Ali, a conversa ganha um tom mais descontraído e os temas podem ser tratados de maneira bem 14

www.outdoorregional.com.br

mais ampla. O primeiro participante deste formato foi o youtuber Cauê Moura. Ele, Rafinha e PC Siqueira formavam o trio que apresentava o canal ‘Ilha de Barbados’, que foi interrompido após Siqueira estar envolvido com um polêmico caso de pedofilia. O assunto, é claro, foi pauta da entrevista debutante. Algo muito legal existente nesses vídeos é a condução que o ex-CQC faz. Rafinha consegue trafegar como figura de antítese tanto quando o entrevistado apresenta a visão de esquerda, como de direita, na seara política. Hoje mais ponderado, aos 44 anos, ele provoca os convidados com interpelações bem interessantes e muito bem-humoradas.

Convidados variados Até o fechamento desta edição, Rafinha gravou 167 vídeos da versão com

oito minutos e 19 vídeos do novo formato. As entrevistas costumam durar em torno de uma hora. O canal de Rafinha, criado desde 2006, soma mais de 320 milhões de visualizações. O ‘Mais que oito minutos’ já recebeu diversos tipos de convidados, como o advogado e ex-debatedor da CNN, Augusto de Arruda Botelho; os youtubers Lucas Inutilismo, Felipe Castanhari e Bruna Louise; os humoristas Fábio Rabin, Murilo Couto e Sérgio Mallandro, os jornalistas Mauro Betting e Benjamin Back; o deputado estadual Arthur do Val – Mamãe Falei, entre outros. Se você ainda não está sabendo, dá uma olhada lá e divirta-se!

Rafi Bastos @rafinhabastos @rafinhabastos


www.outdoorregional.com.br

15


16

www.outdoorregional.com.br


www.outdoorregional.com.br

17


Juliana Moreno

Séries

Jornalista MTB 0056878/SP juliana@outdoorregional.com.br

Supernatural e o fechamento de um ciclo A 15ª e última temporada de Supernatural já havia chegado no Brasil no final de 2020, pela Warner Channel, mas agora também pode ser conferida pelos assinantes da Amazon Prime.

A saga dos irmãos Dean e Sam Winchester como caçadores de criaturas sobrenaturais chegou ao fim e estreou de forma completa na Amazon dia 01 de janeiro. Para fechar esse longo ci-

clo, eles enfrentam o maior desafio de todos: Deus, conhecido também como Chuck. Quando a última temporada começou a ser exibida, houve rumores de que Jensen Ackles, o Dean, retornaria para uma série revival de Supernatural. “Não é um longo adeus”, disse ele em uma entrevista sobre o final da série.

Dawson’s Creek

2ª temporada de Expresso do Amanhã Chegou no dia 26 de janeiro ao catálogo da Netflix a segunda temporada de Expresso do Amanhã, série que cativou os amantes de uma boa trama apocalíptica. A primeira temporada havia deixado um gancho enorme para uma continuação, mas a produção precisou ser interrompida por conta da pandemia e foi retomada somente em outubro. A história, que se 18

www.outdoorregional.com.br

passa sete anos depois de o mundo ter se tornado um deserto congelado, acompanha os poucos humanos que restaram e que vivem a bordo de um trem em movimento perpétuo, com 1001 vagões que circulam o mundo todo. Confinados nesse espaço, eles vivem conflitos como injustiça social, guerra de classes e política de sobrevivência.

Se você está na casa dos trinta e poucos anos, a chance de Dawson’s Creek, um dos maiores sucessos do final dos anos 90, ter feito parte da sua adolescência é grande. E enfim chegou o momento de rever a produção, que passou a integrar o catálogo da Netflix. A série estreou na televisão americana em janeiro de 1998, 23 anos atrás, inicialmente sem qualquer expectativa. Mas o sucesso foi imediato e a série se manteve por seis temporadas. Dawson’s Creek acompanha a história de quatro amigos que estão passando pela conturbada fase da adolescência: Dawson, Joey, Pacey e Jen. Com diálogos de qualidade, uma trilha sonora incrível e temas importantes abordados, com certeza vale uma maratona!


www.outdoorregional.com.br

19


Moda Feminina

Gabriela Barreto Produtora e Styling de moda g-barreto@outdoorregional.com.br

Marshmallow no guarda-roupa O colorido guiará os passos da moda na nova temporada

C

om o desabrochar das flores na primavera e o calor do verão, a humanidade passou por uma fase de florescimento e profunda transformação no ano de 2020. E para celebrar esse novo momento, a estética alegre ganha importância.

Candy colors O mundo pede por alegria, paz e tranquilidade, que se mostram por meio das cores, que vão nos abraçar como em nenhum outro momento. E entre os tons que darão as boas-vindas à Primavera-Verão, as candy colors se destacam. Elas estarão presentes por todo o vestuário feminino, nas roupas, biquínis, sapatos, acessórios e até mesmo nos esmaltes. 20

www.outdoorregional.com.br


Como usar Entre os tons com potencial para brilhar na temporada, estão: lavanda, rosa, amarelo, verde e o azul clarinhos. Eles são considerados tons pastéis devido à sua nuance lavada. Por serem suaves, femininas e muito versáteis, as candy colors criam um contraste muito bonito junto às cores vibrantes. Mas se você é daquelas que preferem não ousar, combine com tons neutros e deixe os tons pastéis como verdadeiros protagonistas do look. Em produções monocromáticas o resultado é fashion! O mood lavanda total está mais em alta do que nunca: elegante, delicado e ultra feminino. Para apostar sem medo de errar!

Dicas 01 As cores podem ser usadas juntas e misturadas ou sozinhas. É fácil de combiná-las, pois a suavidade dos tons neutraliza os looks e fica mais difícil de “errar a mão” 02 Uma maneira bem moderninha e fashion de usar as candy colors é compor looks combinando-as entre si, criando um conjunto suave, descontraído e, ao mesmo tempo, sofisticado 03 Aposte nos looks monocromáticos, como o estilo caí na tinta, total lavanda e total mint, pois eles alongam a silhueta. Assim, se você é mais baixinha, pode apostar nessa tendência sem medo

www.outdoorregional.com.br

21


Juliana Moreno Jornalista MTB 0056878/SP

Beleza

juliana@outdoorregional.com.br

Linha Proteção Urbana A Ruby Rose lançou recentemente a linha de skin care Proteção Urbana, que garante uma pele radiante e protegida da poluição. A linha, 100% vegana, é composta por sabonete em gel de limpeza, tônico facial revitalizante, máscara + esfoliante, gel hidratante, sérum antioxidante e bruma hidratante. Os produtos reúnem os seguintes ativos: pepino, extrato de algas marinhas e fitoextratos purificantes. No site oficial da marca é possível adquirir cada item separadamente ou todos juntos numa caixa que também acompanha canudo, caneca e um kit jardinagem.

Nossas Cores Falam A Impala lançou a coleção de esmaltes Now United - Nossas Cores Falam, com 14 tonalidades que representam a celebração inclusiva e a energia presente no grupo pop. Com formulação vegana, hipoalergênica e livre de testes animais, a linha possui cores bem diferentonas, sendo 13 cremosas, como verde esmeralda, laranja neon, e uma brilhante, que é um preto com efeito holográfico. 22

www.outdoorregional.com.br

Novo gloss da MAC A MAC se rendeu ao efeito plump e lançou o Powerglass, um gloss que promete dar efeito de lábios volumosos a longo prazo. A fórmula, segundo a marca, é inovadora e apresenta um complexo de formigamento patenteado com cristais de gengibre, capsicum (pimenta) e mentol, que aumentam a circulação

sanguínea. Esses três ativos juntos garantem uma sensação geladinha e de sutil ardência nos lábios. A fórmula também conta com ácido hialurônico e óleo de abacate para garantir a hidratação. Ao todo são seis cores: vermelho cereja, laranja, roxo, pink, rosa com brilhos dourados e rosa claro.


www.outdoorregional.com.br

23


Nutrição

Vanessa Vichi Nutricionista Clínica e Esportiva CRN3 18387 nutricao@outdoorregional.com.br

Disbiose Intestinal O que é, quais as causas e como prevenir e tratar

A

Disbiose Intestinal é o desequilíbrio das bactérias do intestino e o mesmo ocorre quando há um aumento das bactérias ruins e uma diminuição das bactérias boas. Ela reduz a absorção de nutrientes (vitaminas e minerais), proporcionando a carência e prejudicando o funcionamento do seu organismo.

Sintomas da Disbiose intestinal Náuseas; deficiências de vitaminas e minerais; queda de cabelo; unhas fra-

24

www.outdoorregional.com.br

cas; distensão abdominal; dor abdominal; diarreia; constipação; flatulência; dores de cabeça; cansaço; fadiga; candidíase de repetição; ansiedade; depressão e baixa imunidade.

Principais causas Alimentação inadequada, com carência de nutrientes e calorias vazias; dietas restritivas; uso de laxantes; uso de antibióticos; uso de anticoncepcionais; estresse; jejum prolongado; consumo de álcool e automedicação.


Dicas Nutricionais • Consuma vegetais ricos em FOS (frutooligossacarídeos), como chicória, alho poró, alho, cebola, frutas e castanhas. Eles ajudam no desenvolvimento das bactérias benéficas; • Aumente o consumo de legumes e verduras cruas nas principais refeições; • Aumente o consumo de água, em média a recomendação fica em torno de 35 a 40 ml de Água/Kg/dia. Consuma água/água aromatizada no intervalo das refeições;

• Procure ingerir iogurtes e leites fermentados (probióticos) diariamente, pois eles auxiliam na recomposição da flora intestinal. Em alguns casos, também é necessária a orientação de uma nutricionista para o consumo de suplementação; • O consumo de probióticos e prebióticos contribui para a saúde e prevenção de doenças intestinais; • Os prebióticos são ingredientes alimentares que estimulam o crescimento das bactérias benéficas e os probióticos são as bactérias benéficas, ou seja, microorganismos vivos que beneficiam o organismo e aumentam

suas defesas naturais, promovendo o equilíbrio da microbiota intestinal; • Alimentação rica em fibras também é muito importante. Consuma cereais integrais, frutas com bagaço e com casca, legumes, verduras, aveia, quinoa e biomassa da banana verde, pois esses alimentos auxiliam no funcionamento intestinal; • Diminua ao consumo de carboidratos refinados, pois este macronutriente leva as bactérias do intestino grosso a uma maior fermentação; • Troque a farinha branca pela farinha integral, como: pães, massas, macarrão, arroz, bolachas, torradas; • Consuma oleaginosas (castanhas, amêndoas, nozes), leguminosas (feijão, lentilha, grão-de-bico) e sementes (gergelim); • Procure ingerir menos gorduras, inclusive as gorduras saturadas e gorduras trans (carne com gordura, pele de frango, embutidos e produtos industrializados), pois estas provocam um desequilíbrio na flora intestinal, piorando o quadro de disbiose; • Adicione farelo de aveia, linhaça, quinoa, gérmen de trigo ou granola sem açúcar nas vitaminas, frutas, iogurtes e sucos; • Mastigue bem os alimentos e coma devagar; • Pratique atividade física com orientação de um profissional educador físico; • O sedentarismo tem papel negativo no bom funcionamento intestinal; • Não adiante você ter uma alimentação adequada durante a semana e não se preocupar com a mesma aos finais de semana, pois essa atitude prejudica o tratamento da Disbiose Intestinal.

www.outdoorregional.com.br

25


Dra. Tamara Barros

Apresentado por:

CRO100904 Graduada em Odontologia pela UNESP Pós-Graduada em Harmonização Facial

Lente de Contato Dental Tudo o que você precisa saber sobre este tratamento

Qual a durabilidade do tratamento com lente dental? O tratamento com lentes é altamente durável, uma vez que a durabilidade de uma porcelana pode ser superior a 15 anos, desde que o paciente tenha os devidos cuidados com ela. As lentes, apesar de serem muito finas, são extremamente resistentes quando cimentadas sobre o esmalte dental. Além disso, porcelanas dentais são materiais que possuem uma excelente estabilidade de cor e uma menor adesão de biofilme. Desta maneira, as lentes não precisarão serem trocadas por um longo período.

S

orrir é uma das experiências mais prazerosas da vida. Por meio de um sorriso conseguimos transmitir confiança, simpatia, assertividade. E é cada vez maior a procura de um sorriso bonito para a satisfação pessoal de cada um. Uma das técnicas mais celebradas da odontologia atual, as lentes de contato, nos permite aperfeiçoar a estética do sorriso de uma forma prática, segura e minimamente invasiva.

O que são lentes de contato dentais? São lâminas extrafinas de porcelana, que são aplicadas na superfície externa dos dentes, permitindo-nos corrigir alterações de forma, cor, tamanho e alinhamento dos mesmos. Podem ser colocadas em quantos dentes forem necessários, a fim de conferir uma melhora na estética dental.

Quando indicamos as lentes? Podemos indicar as lentes para dentes quebrados, com restaurações que não 26

www.outdoorregional.com.br

Quais cuidados devemos

satisfazem a estética, pequenos, com ter após o tratamento? bordas desiguais, amarelados ou com outras assimetrias que possam interfeDevemos encarar as lentes da mesma rir na autoestima. forma que encaramos nossos dentes naturais. A higienização correta, uso Como é realizado de fio dental e visitas regulares ao deno tratamento? tista são imprescindíveis para mantermos a qualidade das lentes e da saúde Após realizarmos um estudo do caso, bucal. Desta forma, podemos concluir conseguimos fazer um “teste” de como que as lentes de contato dentais são as lentes ficariam na boca do pacien- uma excelente opção para uma reabilite, para termos uma previsibilidade do tação oral estética. Uma técnica segucaso e aprovação do paciente. Apro- ra, prática e eficaz para conquistarmos vado o resultado, iniciamos pequenos a beleza do sorriso. preparos na superfície do esmalte dental, necessários para a acomodação da lente no dente. Esses desgastes são minimamente invasivos e imperceptíveis visualmente. Moldamos todos os dentes envolvidos e mandamos para um laboratório de prótese dental para a confecção das porcelanas. Lentes prontas, é a hora da prova final, para verificarmos se alguma alteração será necessária antes da instalação definitiva. Caso não haja alterações, as lentes são cimentadas sobre a superfície preparada do dente, uma a uma, conferindo uma naturalidade e beleza ao sorriso. Ao todo, em basicamente três consultas seu sorriso é renovado.


www.outdoorregional.com.br

27


Val Dantas Designer de interiores, empresária e criadora de conteúdos especializados para as áreas de: Moda, decor, lifestyle e table decor

Apresentado por:

contato@valdantas.com.br

Casa de praia, um oásis de bem-estar Depois dos desafios de 2020, as casas de veraneio, mais do que nunca, se transformam em refúgios para oxigenar a mente e restaurar o corpo

O

ano começou e só pensamos em relaxar um pouco na praia, pois todos nós estamos precisando renovar nossas energias com a água salgada. Vamos falar de decor com a inspiração que vem do mar! A proposta relax para todos os ambientes pode revelar a leveza do oceano de forma sutil, contemporânea e acolhedora. Antes de tudo é importante dizer que a maresia e a umidade são características que danificam e oxidam móveis e objetos. Exatamente por isso a escolha das suas peças fará toda a diferença, tenha certeza!

Inspirações náuticas Elas alegram a casa! O destaque fica para os adornos que remetam às estrelas do mar, cordas, peixes, redes de pesca, âncoras, anzóis e barcos. Por exemplo, a sala é aquele ambiente que todos amam, é o espaço para tomar um drink, trocar ideias, ouvir uma boa música e fazer aquela “bagunça boa” que a brisa do mar inspira. Para esse espaço, extremamente frequentado, o ideal é optar por sofás e poltronas com tecidos de tramas bem fechadas, o que evita que a umidade os prejudique. Mas os estofados revestidos com tecidos frios como a sarja são sempre ótimas ideias. Além disso, almofadas com estampas náuticas, cortinas leves e pisos com tapetes de fibras naturais ajudam a compor uma decoração repleta de referências do li-

28

www.outdoorregional.com.br

festyle praiano. Para decorar sem medo vale soltar a criatividade e buscar inspiração nos elementos marinhos, onde predominam as nuances de azul, amarelo e vermelho. As incríveis referências do mar, da areia

e do sol fazem nossa imaginação voar, não é mesmo? A energia do oceano é transformadora, por isso apostar em peças em azuis vai conferir ao ambiente aquele clima de tranquilidade que convida ao descanso.


da tarde é sempre uma alegria, são momentos que energizam e ficam guardados na memória. Nem é preciso dizer que as redes bonitas e confortáveis fazem a diferença na decor praiana. Um soninho na rede não tem preço, quem não ama?

Ambientes confortáveis e harmoniosos Na hora de compor o estilo praiano é possível encontrar lindos tecidos para revestir a casa: estampas de folhas, flores e animais elevam o astral da casa. Já os arranjos e vasos com plantas naturais enchem os ambientes de charme! As paredes ganham vida com paisagens oceânicas, os vasos em cerâmica são adornos maravilhosos, assim como as pedras e conchas naturais. Isso sem falar nas infinitas possibilidades do artesanato brasileiro que possui peças lindas de cestaria e os bordados à mão que acolhem a alma.

Iluminação e natureza

Detalhes cheios de charme Acho muito simples e interessante usar vidros transparentes para guardar areia de diversas tonalidades, conchas e pedras encontradas durante um passeio pela orla. Afinal de contas, o adulto que junta conchinhas na beira da praia preserva sua criança interior, não é mesmo?

Uma ideia fácil e muito charmosa é pendurar chapéus na parede. Essa decor é muito interessante, pois a fibra natural e o colorido dos chapéus combinam muito com a atmosfera da praia. Você sabia que algumas composições inusitadas podem impactar? Anote aí: misturar móveis em linhas retas e estampas geométricas com objetos náuticos em tons azulados vai resultar em uma decoração muito bacana. Reunir os amigos na varanda no final

Preciso lembrar que em uma casa de praia, a iluminação natural deve ser farta! Janelas generosas sempre abertas enchem os ambientes com a energia que vem do mar, é a exuberância da atmosfera marítima entrando em casa! Uma residência de veraneio faz parte de um lindo cenário, mas a natureza não pode ficar só lá fora. Gosto da tendência dos jardins verticais ou paredes verdes. Elas podem ser feitas tanto nos ambientes internos, quanto no muro do seu jardim. Fica um verdadeiro espetáculo! Decor é um ato de carinho e fazer da casa de praia um oásis de alegria e bem-estar é o melhor caminho para fortalecer a imunidade do corpo e da mente. Verão, seja bem-vindo, a casa é sua!

www.outdoorregional.com.br

29


Social

Especial “Em Casa”

O

nosso social “Em Casa” desta edição continua repleto de momentos especiais. Compartilhem com a gente e participem da próxima edição. Envie sua foto para nossos WhatsApp (15) 99114-2136 (15) 99744-9382.

30

www.outdoorregional.com.br


www.outdoorregional.com.br

31


32

www.outdoorregional.com.br


www.outdoorregional.com.br

33


Capa

Fotos: Vinicius Mochizuki / Gabriel Correia

34

www.outdoorregional.com.br


Juliana Moreno Jornalista MTB 0056878/SP juliana@outdoorregional.com.br

Carla Diaz Atriz é uma das participantes da 21ª edição do Big Brother Brasil

D

esde o dia 25 de janeiro, Carla Diaz pode ser vista na 21ª edição do BBB. Ela é parte do grupo de dez famosos convidados, entre os 20 participantes selecionados. Antes da atriz ser confirmada no reality, a Outdoor Regional havia feito uma entrevista com ela, para falar sobre os dois filmes que ela tem prontos, onde interpreta Suzane von Richthofen. Então, aproveitando o clima de torcida pela carismática atriz, você confere um conteúdo muito bacana que ela compartilhou conosco sobre esse desafiador trabalho, bem como relembra papéis marcantes de sua carreira.

28 anos de carreira No final de novembro, Carla Diaz completou 30 anos de idade. Desses, 28 são de carreira artística! Sim, com apenas dois anos ela iniciou na televisão fazendo comerciais. Em 1994, fez sua primeira novela, a versão de “Éramos Seis” produzida pelo SBT, mas a fama de fato aconteceu em 1997, quando ela integrou o elenco de “Chiquititas”, um

dos maiores fenômenos da teledramaturgia dos anos 90, interpretando a órfã Maria. “Maria de ‘Chiquititas’ foi um momento muito incrível. Por causa dela, eu fui morar na Argentina e me tornei conhecida no Brasil todo”, conta ela. Aos 10 anos de idade, Carla entrou para o elenco da Rede Globo e sua estreia na emissora foi em “Laços de Família”, novela que a levou direto para a obra que viria logo depois e com a qual ela caiu nas graças do público. Estamos falando de “O Clone”, onde Carla interpretou um de seus papéis mais conhecidos até hoje, a Khadija Rachid, que tinha o bordão “Inshalá! Muito ouro!”. “Essa novela trouxe algo muito especial para mim. Foi nela que eu aprendi a fazer laboratório para uma personagem. E é algo que, desde então, faz parte de todo trabalho meu. Aprendi sobre uma nova cultura, aprendi dança, costumes, idioma. E ainda apareci morena na TV pela primeira vez. Usamos um produto especial para escurecer os meus fios”, relembra ela. Depois disso, em 2003, ela participou da minissérie “A Casa das Sete Mulheres” e permaneceu na emis-

sora por mais quase 10 anos. No ano de 2009, ela assinou contrato com a Rede Record para integrar o elenco do sucesso “Rebelde”, versão brasileira da novela mexicana, que durou dois anos e teve 410 capítulos. Em 2017, Carla retornou para a Rede Globo e nos anos seguintes atuou em “A Força do Querer”, “Malhação” e “Espelho da Vida”, sendo que ao longo da carreira, a atriz já esteve em mais de 25 obras. “Só posso agradecer mesmo a cada um que faz parte dessa minha trajetória, porque se não fosse cada autor, diretor, ator, produtor, preparador, enfim, todas as equipes que trabalhei, eu não seria a atriz que sou hoje e sei que ainda tenho muito que aprender”, diz ela sobre sua trajetória.

Ambos os filmes deveriam ter sido lançados em 2020, mas uma semana antes da pré-estreia nos cinemas, veio a pandemia

www.outdoorregional.com.br

35


Foto: Reprodução/Globo

i

Carla Diaz é parte do grupo de dez famosos convidados, entre os 20 participantes selecionados.

“A menina que matou os pais” e “O menino que matou meus pais” Em 2018, Carla começou as negociações para estrelar um projeto diferenciado e bastante desafiador: a mesma história contada em dois filmes, sob duas óticas e perspectivas. Em ambos ela interpreta Suzane von Richthofen, que encomendou o assassinato dos pais. “Foi um trabalho que exigiu muita pesquisa e estudo. Tive acesso aos autos do caso, li tudo o que foi dito. Busquei notícias da época, imagens em vídeo. E eu vi muitos, muitos filmes. Dos mais diversos tipos. Li também muita coisa. Foi um trabalho de composição bem intenso mesmo. Além disso, nós, o elenco, tivemos nossa preparação em conjunto, o que ajudou bastante antes de gravar. Tive também a orientação da preparadora Larissa Bracher, que foi bem fundamental. A Ilana Casoy, que participou na época da investigação do caso, ela nos deu um workshop e orientação. Nosso diretor, Mauricio Eça, também esteve presente na preparação que fizemos com a Larissa, focando nos estados emocionais de todo elenco, já que eles optaram por nos dar a liberdade do improviso em algumas cenas”, conta ela. Carla conta que a cena do julgamento foi a mais difícil pra ela, pois foi uma sequência muito longa e gravada em mais de um dia. “São dois filmes, com duas versões. E, no set, eu tinha que estar muito concentrada, porque tinha que fazer essas mudanças de tom, para cada uma das versões. No fim, são três per36

www.outdoorregional.com.br

sonagens que eu faço. Faço uma personagem que tem a visão dela sobre o acontecimento. Faço uma personagem que é sob o ponto de vista do namorado sobre o acontecimento. E tem a personagem que está ali no julgamento, que é em cima dos autos, narrando os fatos”, diz. Carla inclusive diz que, apesar da dificuldade, quando soube do projeto pensou nele como atriz. “É um super desafio, uma personagem complexa, uma história intensa e real, que mexe e mexeu com todos nós. Não temos, aqui no Brasil, essa cultura de fazer filmes sobre histórias reais como essa. No exterior, é mais comum. Mas achei que, como atriz, seria um trabalho que me tiraria da minha zona de conforto. E foi muito intenso, um projeto que conta o mesmo caso sob dois olhares diferentes, que se complementam em dois filmes. Algo que nunca tinha vivido na minha profissão. Mesmo! É um trabalho forte e que traz bastante reflexão”, afirma ela. “A menina que matou os pais” e “O menino que matou meus pais”, segundo Carla, fizeram parte de uma missão qua-

São dois filmes, com duas versões. E, no set, eu tinha que estar muito concentrada, porque tinha que fazer essas mudanças de tom, para cada uma das versões


dulo na tireoide que, depois de uma biópsia, indicou uma categoria cinco de malignidade. Foram três meses desde a descoberta até a retirada, em outubro, com uma cirurgia que removeu o nódulo. Nesse período a atriz inclusive precisou recusar um convite para participar do quadro “Dança dos Famosos”, reality para o qual foi sondada. Dessa experiência nasceu o documentário “Metamorfose”, disponível no IGTV da atriz, no qual ela orienta quem passou pelo mesmo que ela, entrevistando médicos especialistas. “Queria passar algo de útil. Tudo foi feito de maneira

caseira. Chamei um amigo diretor e criamos a simbologia da comparação entre a tireoide e a borboleta, porque a glândula tem esse formato”, conta. A gravação foi feita em um borboletário no interior de São Paulo. “E aí teve uma borboleta que cismou comigo. Quando fui reparar, tinha uma asinha quebrada. Era igual a mim. Estava querendo dizer que uma parte da minha asa estava pela metade, mas ia ficar tudo bem, eu ia voar da mesma forma. Eu saí de lá tendo a certeza de que tudo ia dar certo”, finaliza ela.

se impossível, já que foram gravados em pouco mais de um mês, fora os meses de preparação. “E era assim: gravava uma cena com o ponto de vista dela. Em seguida, gravada a cena com o ponto de vista do namorado. Tinha que virar a chave quase que imediatamente. Tinha que sair de uma personagem e entrar em outra. Nunca tinha feito um trabalho que me exigisse isso. Tivemos todo o cuidado, delicadeza e respeito para contar essa história, porque ela comoveu o país”, conta Carla.

“Metamorfose” Ambos os filmes deveriam ter sido lançados em 2020, mas uma semana antes da pré-estreia nos cinemas, veio a pandemia. Carla diz que passou do estado de ansiedade a mil para uma fase muito reflexiva. Foi exatamente nesse período que a atriz descobriu um nó-

www.outdoorregional.com.br

37


Apresentado por:

Maria Silvia Martos Pompeu Desenvolvimento Pessoal contato@reikiemboituva.com.br

2021: afirmações ou aformações? Está nas suas mãos. O que você deseja?

C

omo seria acessar um mecanismo que deixa a mente mais próspera, abundante e confortável sobre os desejos e objetivos? O autor Noah St John detalha um pouco mais como isso é possível no livro chamado “O Código Secreto do Sucesso”.

Afirmações de Ano Novo As afirmações ou decretos de início de ano, na maioria das vezes, podem vibrar na frequência da escassez e da dificuldade. Além de comumente serem rejeitadas ou sabotadas pela mente ou pela própria pessoa.

Aformações para um Novo Ano As perguntas representadas pelas aformações não demandam respostas, movem a mente e permitem que ela busque novos caminhos no inconsciente, deixando por conta do Universo atrair a forma para se manifestar e atualizar na realidade. A aformação acessa o que já está à disposição, vibra na abundância e no sentimento da gratidão.

Receita de Aformação Foco no que se deseja e a sensação escolhida. O Universo “conversa” com sensações. Deixa-se a pergunta reverberar e conduzir as energias. Manter-se em percepção e atenção plena para se poder fazer escolhas que criem mais possibilidades. 38

www.outdoorregional.com.br

Quando se permite entrar em contato com a sua essência, as escolhas e as sintonias finas são feitas de um lugar onde se cria mais e mais grandiosas possibilidades. Permita-se e incorpore uma prática integrativa que lhe coloque em contato com o seu melhor.

O foco das Aformações Perguntar-se “como?” dispara na mente a necessidade de encontrar uma solução. O “por que é?” vibra em expansão e reconhecimento. As aformações focam e vibram positivamente no que se deseja, permitindo

energeticamente um terreno mais fértil para se tomar a vida nas mãos e fazer contínuas escolhas com facilidade, alegria e leveza. Por que é que o meu sono é tão profundo e reparador? Por que é que a minha vida profissional me traz tanta alegria? Por que é que o meu coração vibra sempre na gratidão? Por que é que vivo todos os dias de minha vida com alegria? Por que é que sinto tanta segurança e prazer em dirigir meu veículo? As técnicas integrativas elevam a clareza de pensamentos e nos permitem entrar em contato com o que realmente nos faz feliz, para focarmos nas nossas escolhas. Permita-se!


www.outdoorregional.com.br

39


Bettina Schrader Psicóloga CRP-06/128569

Psicologia

contato@bettinaschrader.psc.br

Controvérsias das mídias digitais no desenvolvimento infantil Como está se saindo a geração digital?

Exemplos comprovados

V

ocê já se impressionou alguma vez com a habilidade das crianças pequenas de passarem ligeiramente com o dedinho na tela da tv para acessarem qualquer conteúdo e verem as imagens se mexerem ou até escolherem um jogo ou desenho que querem acessar, mesmo antes de saberem falar? Parecem muito inteligentes, não é? Então, nos perguntamos por que desde a primeira medida do QI, ele está mais baixo quando comparado ao da geração anterior.

Nas últimas décadas foram realizados vários estudos ao redor do mundo, acerca da influência das mídias digitais sobre o comportamento humano. Um grupo de crianças teve uma queda de 5% na média das notas quatro meses após receber um videogame para jogar no contraturno escolar. Em um outro estudo, dois grupos de crianças deveriam memorizar uma lista de palavras duas horas antes de dormir, sendo que as crianças de um dos grupos jogaram uma hora de videogame antes de dormir. Na manhã seguinte apenas metade das crianças que jogaram o jogo eletrônico lembravam das palavras em comparação a 80% daquelas que não jogaram antes de dormir.

Desenvolvimento cerebral Quando nascemos, nosso cérebro se assemelha a uma massa de modelar, o que o caracteriza como órgão altamente sensível aos estímulos aos quais somos expostos. A interação verbal, o contato físico, a motivação para o movimento e a curiosidade pelo diferente oferecem subsídios indispensáveis para o desenvolvimento psicomotor e da linguagem. Quanto maior a diversidade de estímulos que nos são apresentados, maior é a nossa neuroplasticidade. Com o passar do tempo a estrutura cerebral vai enrijecendo resultando na poda neural, daqueles neurônios responsáveis pelo desenvolvimento de habilidades não requisitadas.

Quando tudo acontece com um clique Crianças que são expostas por muito tempo a um único tipo de estímulo, como no caso daquelas que passam muito tempo em frente à televisão ou videogame, têm uma maior probabilidade de desenvolverem um Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), se tornarem ansiosas ou deprimidas e com baixa tolerância à frustração por estarem acostumadas a conquistarem muito do que e quando desejam com alguns toques apenas. 40

www.outdoorregional.com.br

Evolução tecnológica e globalização Certamente as mídias digitais também oferecem uma enorme contribuição para o avanço tecnológico, o entretenimento e um aprendizado constante e com isso melhoram a nossa qualidade de vida. No entanto, o segredo consiste na harmonia do tempo destinado para cada tipo de atividade! Se o seu filho tiver alguma dificuldade em produzir ou se entreter sem recursos eletrônicos por um período, é interessante buscar a ajuda de um psicólogo clínico.


www.outdoorregional.com.br

41


Rafael Barbosa

Games

Jornalista r-barbosa@outdoorregional.com.br

Assassin’s Creed Valhalla Série se estabelece num novo caminho

A

ssassin’s Creed Valhalla marca um ponto importante para a série. Como toda franquia com mais de uma década, é esperado (e necessário) que ela passe por transformações ao longo dos anos, e neste quesito, nenhuma franquia buscou se reinventar tanto quanto a que retrata a milenar luta entre assassinos e templários. Uma batalha que agora é ambientada na Inglaterra do século IX, nas invasões vikings à Grã-Bretanha e onde controlamos Eivor, um guerreiro (ou guerreira) que deixa as terras gélidas da Noruega para se estabelecer com seu clã num país rico e fértil, mas dividido entre conflitos. 42

www.outdoorregional.com.br

Brutalidade e estratégia Assassin’s Creed Valhalla é o game mais ambicioso da franquia até aqui, pois não apenas apresenta o maior e mais detalhado mapa já construído para a série, como também propõe mudanças generosas na experiência que os fãs antigos da série esperam. Com ele a saga abraça totalmente o gênero RPG, ao trazer opções de diálogos ao personagem, um complexo sistema de habilidades a serem

adquiridas e uma divisão clara entre missões primárias (que dão prosseguimento à história do jogo) e secundárias, marcadas por pequenos encontros com desconhecidos e que geralmente são resolvidas rapidamente. Porém o game também traz um sistema de combate mais complexo, estratégico e brutal, que une a utilização de habilidades especiais através da combinação de comandos (bem ao estilo Dragon Age), enquanto incorpora também influências da série Dark Souls, com um medidor que é consumido a cada golpe ou defesa


que fazemos e que deixa o jogador momentaneamente incapacitado quando se esgota. O resultado são combates brutais, com muito sangue, gritos e desmembramentos, mas que também trazem uma boa dose de estratégia, onde estamos sempre em busca de brechas nas defesas dos adversários, para acertarmos um golpe certeiro, enquanto gerenciamos nossos próprios recursos em batalhas, sejam nossas habilidades ou nossa própria barra de stamina.

Unir e conquistar A missão de Eivor é tão complexa quanto o mundo onde ele se encontra. Nosso objetivo é viajar entre os diversos reinos da Grã-Bretanha e buscar alianças com seus líderes, o que geralmente resulta em missões onde temos que lutar para manter um monarca no trono ou substituir o atual por um mais disposto a dialogar conosco. Aventuras que levam nosso herói a conhecer uma grande gama de personagens que tornam a história deste game um dos seus pontos mais positivos. Eivor não é um grande protagonista, ele não tem o carisma dos grandes heróis da série e suas motivações pessoais são na grande maioria das vezes pouco aprofundadas, porém o game supre este problema ao cercar o viking de personagens interessantes e que trazem arcos próprios e bem desenvolvidos.

Este é um dos fatores que torna o ato de explorar o universo do jogo numa aventura tão prazerosa, pois sabemos que uma nova área trará a oportunidade de participar de novas aventuras e conhecer uma nova e interessante variedade de personagens. Um mundo gigantesco e cheio de ações a serem descobertas, como explorar ruínas, invadir e pilhar territórios, participar de competições e descobrir tesouros. Atividades opcionais que são inseridas em doses pequenas em cada região, para evitar que se tornem maçantes e até mesmo a busca por baús traz um pequeno desafio que impede que a ação se torne repetitiva. Claro que esta nova fórmula precisa ser lapidada. As opções de diálogo não trazem grandes mudanças nos eventos do game, que precisa de um sistema de gerenciamento de itens mais refinado, porém Vallhala coloca a série num novo caminho, diferente do que conhecemos no passado, mas que parece muito promissor.

i

Ficha Técnica Desenvolvedora: Ubisoft Montreal Produtora: Ubisoft Plataformas: Stadia, PC, PS4 e 5, Xbox One, Xbox Series Lançamento: novembro de 2020

Nota

8

www.outdoorregional.com.br

43


Apresentado por:

Cardáppio Digital Ele chegou pra ficar!

Q

ue o delivery faz parte do nosso novo normal, todos os donos de restaurantes já perceberam. A questão agora é: como se adaptar a essa nova realidade sem enlouquecer respondendo cliente por cliente no WhatsApp e telefone? Sem dúvida essa é a maior dor dos nossos clientes, pois imagine responder de forma manual quais são todos os pratos do dia, se pode ou não colocar adicionais, quais são as cortesias do dia, o valor do delivery e outras perguntas corriqueiras? Um estresse só. Isso quando o cliente não fica mais de 10 minutos esperando o retorno do restaurante que o esquece.

Automatizar é a solução! Quando a gente fala de automatizar, não é deixar tudo robótico, mas encurtar o caminho do cliente e o fazer chegar de forma fácil ao que ele deseja, sua comida. 44

www.outdoorregional.com.br

Praticidade Imagine agora que quando o seu cliente envia uma solicitação para o seu WhatsApp, ele receba de forma automática uma mensagem carinhosa de boas vindas, mais o link do seu cardáppio digital para que ele escolha o que desejar naquele dia? Não rolou nenhum estresse, sua equipe continua focada, seu cliente está lá, aguando, navegando pelo seu cardápio cheio de fotos apetitosas dos seus pratos, ansioso para receber aquela delícia em casa. Faz sentido pra você essa facilidade?

O Cardáppio Digital foi pensado justamente para encurtar o caminho e tornar prazerosa a experiência de pedir comida pelo celular. Não precisa baixar nenhum App, fala sério, ninguém aguenta mais isso. Não precisa responder 50 perguntas para fazer um cadastro, e você, proprietário, não compromete seus lucros com repasse de percentuais. A mensalidade é fixa e bem baixinha. E aí? Partiu contratar o Cardáppio Digital agora ou pra já? Solicite o seu cardápio agora!


www.outdoorregional.com.br

45


Aline Cunha

Direito

Advogada OAB SP 318.489 alinecunha@adv.oabsp.org.br

Vacina: direito ou obrigação? O Estado pode determinar que a população seja obrigada a se vacinar, inclusive contra a Covid-19

D

iante do atual cenário mundial causado pela pandemia da Covid-19 muitos governos acreditam na vacinação, em massa, contra o novo vírus. Entretanto, essa vacinação trouxe de volta a discussão a respeito de sua obrigatoriedade. Afinal, no Brasil, a vacinação é obrigatória?

O que diz a legislação De acordo com a legislação atual, conclui-se que sim! A lei mais recente sobre o assunto foi publicada em fevereiro de 2020. Trata-se da Lei 13.979/2020, que dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente 46

www.outdoorregional.com.br

do coronavírus. Em seu artigo terceiro, a lei prevê, entre outras determinações, a realização compulsória de vacinação. Frisa-se que vacinar é um dever também previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA): “É obrigatória a vacinação das crianças nos casos recomendados pelas autoridades sanitárias”, (artigo 14, parágrafo 1º). A Lei 6.259/75 que instituiu o Programa Nacional de Imunizações, já ressaltava a obrigação de se vacinar: “Cabe ao Ministério da Saúde a elaboração do Programa Nacional de Imunizações, que definirá as vacinações, inclusive as de caráter obrigatório”, (artigo 3º). E mais recentemente o STF já se posicionou no sentido de que os governos podem estabelecer medidas para a vacinação compulsória da população.

Sanções previstas Entretanto, quando se fala em obrigatoriedade não significa que a pessoa que se recusar a se vacinar será presa, por exemplo. As sanções já previstas em lei são de caráter administrativo, como: impedimento de exercer determinados direitos, suspensão do recebimento do bolsa família para aqueles que recebem, impedimento para matricular crianças em escolas públicas, realização de viagens internacionais, aplicação de multa, etc. Ou seja, as sanções serão na forma de restrição de atos da vida civil que poderão ser impostas a quem não apresentar a comprovação da vacinação. A vacinação só terá eficácia se atingir a maior parte da população e, neste caso, o interesse coletivo deve prevalecer sobre a liberdade individual.


www.outdoorregional.com.br

47


#FiqueEmCasa Bateu a fome? Nรฃo saia de casa, peรงa pelo delivery

48

www.outdoorregional.com.br


www.outdoorregional.com.br

49


Bruno Rodrigues Jornalista MTB 0071443/SP

Política

b-rodrigues@outdoorregional.com.br

2021: o ano da vacina Vale salientar que Anvisa aprovou o uso emergencial, em caráter experimental, das vacinas de, as boas práticas de fabricação, as estratégias de monitoramento e controle do imunizante e os resultados provisórios de ensaios clínicos.

Corrida presidencial

Amanda Perobelli/Reuters

Q

uando a enfermeira de 54 anos, Mônica Calazans, negra e moradora de Itaquera, recebeu, no histórico dia 17 de janeiro de 2021, a primeira aplicação da vacina em solo nacional, boa parte do Brasil se viu mobilizado em torno de duas palavras: emoção e esperança.

Aprovação da Anvisa Enfatizo o termo boa parte, pois nem todos os brasileiros são favoráveis à vacina. Motivados por declarações do presidente Jair Bolsonaro, os entusiastas do tratamento precoce – composto por cloroquina e demais medicamentos – endossam o discurso de que a vacina pode causar algum tipo de dano, como disse de maneira jocosa, o chefe do Poder Executivo, brincando com a possibilidade dos receptores se tornarem jacarés. É sempre importante salientar que Agência Na50

www.outdoorregional.com.br

cional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso emergencial, em caráter experimental. As vacinas aprovadas foram a CoronaVac, desenvolvida pela biofarmacêutica chinesa Sinovac e distribuída no Brasil pelo Instituto Butantan, e a da Universidade de Oxford, em parceria com a farmacêutica AstraZeneca. No dia 17, foi a última etapa para disponibilizar os imunizantes contra a Covid-19 para toda a população brasileira. A aprovação foi pautada em critérios como a qualida-

A maioria dos brasileiros já percebeu que desde o início da pandemia, foi instaurada por presidente e governadores, uma verdadeira guerra política. Ego à parte, o fato é que neste ano, mesmo que de maneira experimental, alguma efetividade no combate do novo coronavírus começou a ser mostrado. Não que o distanciamento social ou uso de máscaras não adiantassem. Mas convenhamos, de fato, agora podemos olhar com um pouco mais de tranquilidade referente à mitigação dos efeitos da Covid-19. Em que pese a corrida presidencial protagonizada por Doria e Bolsonaro para 2022, neste episódio, o governador de São Paulo levou a melhor. Boa parte da camada progressista manifestou apoio a ele nas redes sociais. Sabemos que até lá, muita água ainda vai passar por de baixo da ponte. Por ora, ponto para o tucano.


www.outdoorregional.com.br

51


52

www.outdoorregional.com.br


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.