Outdoor Regional - 146

Page 1

Coordenador Geral Rafael Jorge Pereira

Coordenador de Criação André Maffeis

Jornalista Responsável Juliana Moreno - MTB: 0056878/SP

Colaboradores

Gabriela Barreto / Vanessa Vichi Maria Silvia M. Pompeu / Val Dantas Ana Paula Sanches Correia

Fotografia Raphael Chespkassoff Allex Moutinho Vincenzo Daldoss

Revisão Juliana Moreno / Rafael J. Pereira

Diagramação / Projeto Gráfico Rafa Neto Design

Departamento Jurídico Mariele de Oliveira Rosa - OAB/SP 377.408

Agradecimento Cibela Carla | Texto Mais Ideias

Tiragem/Impressão 5.000 exemplares Gráfica Santa Edwiges

Distribuição Boituva, Iperó e Tatuí

Empresa Pereira e Maffeis Editora LTDA CNPJ: 13.970.830/0001-93

Carta ao leitor

Fechamos o ano com chave de ouro, batendo um papo com a dupla Guilherme e Benuto. Eles, que têm apenas quatro anos de formação da dupla, vivem uma crescente e se destacam no mercado sertanejo. Em entrevista eles contaram um pouco sobre o processo criativo das composições, bem como falaram sobre a gravação do DVD “Deu Rolo in Goiânia”.

Nesta edição você também confere algumas orientações sobre autorização de viagem para menores de ano, algo que requer atenção com a aproximação do período de férias. Saiba, perante a lei, em quais situações o documento é obrigatório.

Já em Nutrição você irá ficar por dentro sobre as diferenças entre produtos in natura, minimamente processados e ultraprocessados. Saiba o que determina essas classificações e quais alimentos fazem parte de cada categoria.

Temos também uma reflexão sobre compras para te ajudar a realizar aquisições mais assertivas para o seu guarda-roupa. Você pode conferir lá na nossa editoria Moda Feminina.

Isso e muito mais foi preparado para você em mais uma edição da Outdoor Regional. Desejamos a todos um Feliz Natal, excelente Ano Novo e nos vemos em 2023!

Juliana Moreno

Jornalista Responsável pela Revista Outdoor Regional

A revista não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos por entrevistados e colaboradores, assim como não se responsabiliza pelo conteúdo de informes e anúncios publicitários

Índice

12 www.outdoorregional.com.br
juliana@outdoorregional.com.br
14 16 40 24 34 Moda Feminina Nutrição Direito Social
Expediente e Anúncios e Publicidade: Avenida Pereira Ignácio, 378 1º andar - sala 07 (15) 99114-2136 (15) 99744-9382 contato@outdoorregional.com.br www.outdoorregional.com.br Revista Outdoor Regional @outdoorregional @outdoorregional
Capa

Moda Feminina

Compras certas

Algumas reflexões antes das compras podem te ajudar a realizar uma aquisição mais assertiva

Você tem duas ou mais peças paradas no guarda-roupa?

Já comprou uma roupa que na loja achou linda e chegando em casa passou a não entender porque havia comprado? Isso é muito mais comum de acontecer do que se possa imaginar, já que nós sempre realizamos compras por impulso e na emoção, pois somos influenciados pelo preço, pela venda ou pela ocasião. O importante é sempre analisar e realizar algumas perguntas antes de comprar, para que a compra tenha mais chances de ser certa e não passe a ser mais uma peça parada dentro do closet.

Antes de realizar as compras, tente analisar se o item que está desejando irá combinar com três ou mais peças que você já possui, pois, uma determinada peça não pode e não deve ser combinada somente a uma possibilidade de look. Outro ponto que deve ser super relevante antes de realizar a compra, é verificar a qualidade do tecido, acabamento e aviamentos, assim a chance de você ter o modelo por mais tempo e poder utilizá-la em diversas ocasiões será consideravelmente maior.

Atemporal ou tendência?

Analise se a peça é atemporal ou é de tendência. Peças atemporais podem ser utilizadas por muitos e muitos anos, porém, se é uma tendência, analise se ela faz parte do seu estilo antes de comprar, para que você possa entender se conseguirá continuar utilizando a mesma quan-

do a moda passar. Verifique se você já possui alguma peça de modelo e/ ou cor igual a essa que está desejando comprar. Opte por realizar compras de peças, sempre que possível, que você possa utilizar em diversas ocasiões e não somente para uma específica.

Dicas

Depois de realizar essa breve reflexão, você passará a entender a necessidade e a verdadeira função da compra dentro do seu closet. Dessa forma, as compras passam a ser mais certeiras, funcionais e as peças vão passar a se conectar umas com as outras automaticamente.

01 Verifique a qualidade da peça para que tenha maior durabilidade

02 Imagine a sua compra combinada com três ou mais peças que você já possui

03 Verifique se a peça é um modelo atemporal ou de tendência

14 www.outdoorregional.com.br
gabrielabarretopires@gmail.com Gabriela Barreto Produtora e Styling de moda
O que levar em consideração antes de comprar

vanessavichigirottocorrea@gmail.com

Qualidade dos Alimentos x Nutrição

Entenda a diferença entre produtos in natura, minimamente processados e ultraprocessados

Você sabia que os alimentos podem ser classificados de acordo com o tipo de processamento ao qual são submetidos na sua produção?

In natura

São obtidos diretamente e adquiridos para consumo sem que tenham sofrido qualquer alteração após deixarem a natureza. Exemplos: frutas, legumes, verduras, raízes, tubérculos e ovos.

Alimentos minimamente processados

São alimentos in natura que, antes de sua aquisição, foram submetidos a alterações mínimas (limpeza, remoção de partes não comestíveis, secagem, embalagem, pasteurização, resfriamento, congelamento, moagem e fermentação). Essas alterações mínimas não envolvem a adição de sal, açúcar, óleos, gorduras ou outras substâncias ao alimento original. Exemplos: arroz, feijões e demais leguminosas, farinhas, cortes de carnes resfriados ou congelados, leite pasteurizado, ultrapasteurizado (“longa vida”) ou em pó, ervas frescas e secas, canela, frutas secas, sucos de frutas sem adição de açúcar, castanhas, nozes, amendoim e outras oleaginosas

(sem adição de sal), chá, café e água potável.

Alimentos processados

São fabricados pela indústria com a adição de sal, açúcar, óleo e vinagre, para tornar os alimentos in natura ou minimamente processados duráveis e mais agradáveis ao paladar. Exemplos: frutas em calda, frutas cristalizadas, carne seca, sardinha e atum enlatados, queijos, pães feitos de farinha de trigo, leveduras, água e sal, extratos ou concentrados de tomate (com sal e/ ou açúcar), cenoura, ervilha, pepino e palmito preservados em salmoura em solução de sal e vinagre.

Alimentos ultraprocessados

São alimentos produzidos em indústria e que possuem em sua composição elevados conteúdos de sal, açúcar, óleos e gorduras, além de corantes, aromatizantes e realçadores de sabor. Exemplos: embutidos, adoçantes artificiais, pó para suco, produtos congelados prontos para aquecimento, biscoitos, sorvetes, balas, cereais açucarados, misturas para bolo, barras de cereal, sopas, macarrão instantâneo,

temperos e molhos “prontos”, refrescos e refrigerantes, iogurtes e bebidas lácteas adoçadas e aromatizadas, bebidas energéticas, pães de forma, pães para hambúrguer ou hot dog, pães doces, dentre outros.

Quais os melhores alimentos a serem consumidos?

Com certeza, devemos consumir os alimentos in natura ou minimamente processados como a base da nossa alimentação diária.

E quais alimentos devemos evitar?

Limite o consumo de alimentos processados, consumindo-os em pequenas quantidades como ingredientes de preparações ou como parte de uma refeição baseada em alimentos in natura ou minimamente processados. Evite o consumo dos alimentos ultraprocessados devido à sua composição nutricional desbalanceada e por conterem alto teor de gorduras, açúcares, sal e aditivos químicos. O consumo desses alimentos está associado a doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade, hipertensão, além de câncer e alterações no trato gastrointestinal, como a esofagite e a gastrite.

16 www.outdoorregional.com.br
Nutrição
Vanessa Vichi Nutricionista Clínica e Esportiva CRN3 18387

You Azaleia

Com quatro empreendimentos já entregues, a RY4 Construtora se prepara o lançamento do You Azaleia. Trata-se de um edifício contemporâneo que tem agradado e chamado a atenção pela sua arquitetura diferenciada. São 8 apartamentos com sala e cozinha integradas, duas suítes lavabo, área de serviço e varanda gourmet, com metragem a partir de 91m2 e 1 vaga de garagem. Possuem água e gás individualizados. O You Azaleia fica localizado na Rua Antônio Davi Correia, 10, no Portal Ville Azaleia.

Cada empreendimento é uma nova oportunidade de se reinventar”

18 www.outdoorregional.com.br
Apresentado por:
RY4
Novo empreendimento da
Construtora tem entrega prevista para dezembro
Renato P. Yoshinaga

RY4 Construtora

A RY4 Construtora surgiu quando o sócio Renato P. Yoshinaga sentiu a necessidade de colocar em desenvolvimento toda sua experiência e conhecimento, tendo escolhido a cidade de Boituva para colocar em prática esse novo projeto. Ele, que é designer de interiores, possui 15 anos de experiência no mercado imobiliário da capital paulista e desenvolveu projetos para grandes construtoras de todo o País.

Modernidade

A empresa se estabeleceu na cidade no ano de 2015, visando trazer para Boituva projetos imobiliários mais modernos e originais, com atenção especial aos detalhes, fazendo com que os empreendimentos se destaquem dos demais. “Cada empreendimento é uma nova oportunidade de se reinventar”, diz Renato. A RY4 Construtora já realizou cinco empreendimentos, sendo que os últimos entregues foram o Duo e o sucesso de vendas Up Boituva, ambos localizados no Jardim Primavera.

19 www.outdoorregional.com.br
@ry4_construtora (11) 93228-7540 RY4 Construtora Alameda das Maritacas 39 - Boituva - SP www.ry4construtora.com.br

Clínica Soberan comemora um ano e inaugura novo espaço

No dia 05 de novembro, a Soberan realizou um evento para inaugurar o novo espaço e também comemorar o aniversário de um ano da clínica.

A Soberan tem o desejo de ser um oásis de autovalorização e auto empoderamento, por isso, o novo espaço, aconchegante em todos os detalhes, foi pensado justamente para que todas se sintam acolhidas e amadas sempre que entrarem no local.

No evento estiveram presentes alguns clientes e amigas empreendedoras da cidade de Tatuí, dentre elas, Jéssica Berlofa da Berlofa Conviteria Afetiva, Drª Lidyane Santos, neuropsicóloga, Drª Rafaela Camargo, dentista, Bruna Bertolay da Bertolay Avallone, Marina Moraes da Duckbil Tatuí, além da família da fundadora, Verô Soberan.

Rua do Cruzeiro, 268 – Tatuí/SP

(15) 99114-8983

@clinicasoberan

Clinica Soberan

22 www.outdoorregional.com.br
Fotos: Vincenzo Daldoss
Social
23 www.outdoorregional.com.br

Colégio Portinari comemora 10 anos

No último dia 17 de novembro, o Colégio Portinari completou 10 anos de sua fundação em Boituva. Sonho de Renata Corrêa Marcondes e Andreia Patrícia Amicci Munhoz, professoras e amigas que, juntas, idealizaram uma educação transformadora. O Colégio Portinari trouxe para Boituva um contexto de escola junto à natureza, com vivências e experiências, para que as crianças possam vivenciar a infância de forma natural e conectada na aprendizagem, sendo protagonistas de suas histórias.

Evento comemorativo

No evento de comemoração ao aniversário, a equipe do Colégio Portinari, juntamente com seus familiares, foi agraciada com um gostoso jantar dançante. Foi um momento de celebração e agradecimento aos 10 anos de existência, período no qual mais de 500 famílias já estiveram presentes nessa caminhada de transformação educacional.

Do Infantil ao Ensino Fundamental

O Colégio Portinari atende da Educação Infantil ao Ensino Fundamental 1, do 1º ao 5º ano. Conta com períodos da manhã e da tarde para todas as turmas e trabalha também com pe-

ríodo integral, inclusive para Ensino Fundamental, atendendo crianças de berçário a partir de um ano.

“Trabalhamos na cidade trazendo uma inovação para 2023, com a plataforma educacional COC, um sistema com tradição e inovação, muito atualizado, que irá fazer a diferença

na educação do seu filho. As matrículas estão abertas para 2023 com valores promocionais. Ainda dá tempo de você fazer parte da nossa história. Venha para o Colégio Portinari Boituva e faça você também a diferença”, afirma Renata Corrêa Marcondes.

Fotos: Vincenzo Daldoss

24 www.outdoorregional.com.br Social
25 www.outdoorregional.com.br

4ª edição do Conexão trouxe palestras que mostraram a importância das pessoas e do social

OConexão, evento que acontece anualmente e teve sua 4ª edição realizada no último dia 17, no Sorocaba Park Hotel, ficou marcado por palestras com foco em valorização de pessoas. Quatro especialistas de diversas áreas do mercado trouxeram temas que abordaram a valorização da experiência do cliente e ações sociais que, além do impacto filantrópico, reverberam positivamente nos profissionais e empresas, mostrando que o corporativo e o social podem caminhar juntos.

Valorização de pessoas como foco

Paulo Paiva, diretor da Contexto Gestão Empresarial e organizador do evento, abriu o ciclo de palestras com o tema “Business Plan – Execução para Resultados”, passando como mensagem principal a importância da experiência do cliente com sua empresa. “Os clientes são a razão da existência de todas as empresas, seja de qual segmento for. Por isso, é importante que o time tenha como foco a excelência na entrega pois o mercado está cada vez mais exigente e os clientes acompanham essa tendência”, afirmou ele.

Em seguida, Tiago Val falou sobre “Marketing Corporativo”, apontando os pilares para a construção de uma marca de sucesso. Também reforçan-

do a importância da experiência do cliente para sua fidelização e multiplicação positiva.

Fechando o evento, André Sano, coordenador de marketing social da Adimax, trouxe o tema “Marketing Social: Empresa com propósito”, detalhando sobre os projetos sociais

da empresa e como isso impacta na sociedade. Acompanhado de Thiago Pereira, gerente geral do Instituto Magnus, que falou sobre “Instituto Magnus: Um olhar para a vida” e o importante trabalho que fazem com o desenvolvimento de cães-guias doados às pessoas cegas. Todos os projetos com alcance nacional.

26 www.outdoorregional.com.br Social
27 www.outdoorregional.com.br

Importância da conexão presencial

A edição 2022 teve um público 25% maior do que nos anos anteriores. Paulo Paiva acredita que isso se deve ao fato das pessoas, na contramão da tendência digital e do home office, valorizarem cada vez mais a conexão presencial com pessoas e a promoção do networking. “O grande paradigma deste ano foi como discutir essa questão da tecnologia e do digital tão presente em nosso cotidiano, mas trazendo sensibilidade, já que nunca se fez tão necessária a questão da aproximação, afinal, não podemos ficar distantes da vida real”, diz ele.

Cristiane Souza, especializada em gestão financeira de clínicas e consultórios médicos, esteve presente nas quatro edições do Conexão e afirma que este superou todas as expectativas. “Nos anos anteriores, as palestras traziam temas mais técnicos do mundo corporativo. O de hoje trouxe coração, sentimento, humanidade e sociabilidade que são temas que eu, particularmente, não convivo no meu dia a dia, por isso acredito que me tocaram tanto e me trouxe a importância de conectar o social ao técnico e ao corporativo. As palestras mostraram que tudo pode caminhar junto”, afirmou ela.

Já para Paulo Rodrigo Santos, arquiteto e empresário, a mensagem que mais impactou foi a valorização dos clientes. “Eu tenho uma experiência de 17 anos em Recursos Humanos. Recentemente, fiz uma transição de carreira e estou à frente da gestão do meu escritório de arquitetura e de

uma loja de móveis planejados. Em todos esses locais que já trabalhei, posso afirmar com propriedade que os clientes são fundamentais para a saúde e a sobrevivência de uma empresa, isso é algo que sempre reforço com meus funcionários, por isso trouxe toda a minha equipe para participar deste evento”, disse.

O evento ainda contou com um pocket show da cantora Kátia, que também já foi beneficiada com o projeto de cão-guia do Instituto; e com a presença da mascote Magnus, simpático cão da raça Bernese, que posou para fotos com os participantes.

Cobertura: Assessoria de Imprensa JF Gestão de Conteúdo Fotos: Júlio Salvo

Parceiros

PARK HOTEL SOROCABA

JOVEM PAN SOROCABA

JF GESTÃO DE CONTEÚDO

REVISTA OUTDOOR REGIONAL

CONTEXTO GESTAO EMPRESARIAL

PAULO PAIVA - CONSULTOR COA-

ESPECIALISTA EM VIDA, CARREIRA E NEGÓCIOS

FACTORY SOM E LUZ

AGENCIA COMBO E ELEMIDIA

AGÊNCIA L’EQUIPE PROMOÇÃO E EVENTOS • AMV – SEU SUCESSO DIGITAL • HAVANNA CAFETERIA SHOPPING IGUATEMY ESPLANADA • SECON – ESTÉTICA AUTOMOTIVA E LIMPEZA CONCIENTE • AGENCIA COLABORATIVA DE MKT DIDITAL CADRIANE • EMPRESA ADIMAX • INSTITUTO MAGNUS

28 www.outdoorregional.com.br
CH
@ paulopaivapalestrante (15) 99692-5181 Paulo Paiva Palestrante www.paulopaiva.com.br
Paulo Paiva & Contexto Gestão Empresarial www.contextogestaoempresarial
Social
Realização:
.com.br

Social

Inauguração Espaço Laser

Acaba de chegar a Boituva a maior rede de depilação a laser do mundo: Espaçolaser! A nova unidade está localizada na Avenida Zélia de Lima Rosa, 955, Sala 07, Portal Ville Azaleia, Boituva/SP. @espacolaser.boituva

30 www.outdoorregional.com.br
Fotos: Vincenzo Daldoss

Social ASSINBI

No dia 23 de novembro, os gestores das empresas associadas da ASSINBI (Associação das Indústrias de Boituva, Iperó e Região) se reuniram em evento fechado para o tradicional Happy Hour de final de ano no Bar Petra em Boituva, onde aproveitou-se para eleger a chapa 2023 e aprovar contas de 2022.

A Presidente, Thais Schleiffer, aproveitou para falar de todas as realizações da entidade, e principalmente destacar o papel importante de fomento à capacitação técnica, que não parou durante a pandemia, e anunciou mais cursos gratuitos para o calendário 2023. Foi o primeiro evento presencial festivo da ASSINBI desde início de 2020, sendo um momento bastante descontraído onde velhos amigos puderam se reencontrar e brindar.

32 www.outdoorregional.com.br
Fotos: Raphael Chespkassoff
Capa juliana@outdoorregional.com.br
Moreno Jornalista MTB 0056878/SP Com quatro anos de formação, dupla vive uma crescente de sucesso e se destaca no mercado sertanejo
& Benuto
Juliana
Guilherme

Naturais de Campinas, os irmãos descobriram a música quando ainda eram crianças. Enquanto Guilherme começou a tocar sanfona aos nove anos, Benuto, que é formado em música erudita e já fez parte de cinco orquestras sinfônicas, descobriu a paixão pelo violino aos 11 anos. Sempre com incentivo do pai, começaram a tocar chorinho, forró, samba e música instrumental em bares e botecos. Durante uma década formaram o trio Villa Baggage ao lado da cantora Emy Maziero e, após esse período, decidiram que era hora de seguir um novo rumo. Nascia então a dupla Guilherme e Benuto, em 2019, como uma das mais promissoras do cenário da música sertaneja.

Logo nos primeiros meses de formação da dupla, eles emplacaram duas músicas entre as mais ouvidas do ano nas rádios. “Flor que se cheira”, faixa de estreia da dupla, foi a 20ª música mais ouvida nas rádios em 2019, seguida de “Três batidas”, que ficou em 22º no mesmo ano. Em 2020, mesmo com as dificuldades por conta da pandemia, a dupla engatou a gravação do DVD Drive In 360, no qual fez um show em um estacionamento de Piracicaba. O trabalho fez despontar as músicas “Pulei na piscina”, “Sigilo” e “Mesa Falsa” e, de lá pra cá, Guilherme e Benuto emplacam um sucesso após o outro.

35 www.outdoorregional.com.br
Somos muito felizes fazendo o que amamos

Composições

de sucesso

A dupla é conhecida por suas composições no meio sertanejo, que aliás, já foram interpretadas por grandes artistas, como Jorge & Mateus, Jads & Jadson, Felipe Araújo, Lucas Lucco, Thaeme & Thiago, Israel & Rodolffo, João Neto & Frederico, Guilherme & Santiago, Cristiano Araújo, entre outros. Benuto falou sobre o sentimento ao ver as composições interpretadas por tantos cantores de renome. “A gente sente muito orgulho, é uma felicidade imensa ver composições nossas com outros artistas, somos muito felizes em realizar esses feitos com as nossas composições. Tudo começou na ponta do lápis no papel”, diz ele.

Guilherme também salienta a importância de contar uma história através das músicas, algo que eles valorizam muito no processo criativo das canções. “Nós sempre anotamos as ideias no celular, vamos salvando, gravando áudio. Depois, quando marcamos de compor com nossos parceiros, nos debruçamos sobre um tema e ficamos horas em cima dele para conseguir contar uma história. Gostamos de contar histórias engraçadas, às vezes com um misto com sofrência, mas que sejam bem contadas para a pessoa poder ouvir a música e desenhar na cabeça dela exatamente o tema do que ela está ouvindo”, explica ele.

“Deu Rolo in Goiânia”

O mais recente trabalho da dupla, o DVD “Deu Rolo in Goiânia”, mesclou ritmos em 19 músicas inéditas e 8 medleys de regravações. Além disso, contou com participações de peso, como Xand Avião, Matheus & Kauan, Hugo & Guilherme e Turma do Pagode. “Sempre admiramos todos eles, foi uma honra muito grande quando toparam fazer parte desse projeto especial para nós. Não tenho palavras para descrever esse momento, foi muito importante dividir o palco com todos nossos amigos e também ídolos”, conta Guilherme. O trabalho colocou em destaque músicas como “Vagabundo chora”, “Indícios”, “Esse B.O. é meu’, “Haja Colírio”, entre outras.

A realização de um sonho

Guilherme e Benuto, que seguem na divulgação do trabalho fazendo shows e reunindo multidões pelo Brasil, afirmam que estão vivendo um sonho. “Tem quase quatro anos que temos a dupla e graças a Deus estamos trabalhando bastante. O que estamos vivendo e conquistando é realmente um sonho”, diz Guilherme. “Somos muito felizes fazendo o que amamos. Conseguir viver disso e buscar os nossos sonhos levando alegria, que é o nosso principal objetivo, é realmente um sonho. Isso é muito bom e gratificante”, finaliza Benuto.

36 www.outdoorregional.com.br
Não tenho palavras para descrever esse momento, foi muito importante dividir o palco com todos nossos amigos e também ídolos
@guilhermeebenuto
O que estamos vivendo e conquistando é realmente um sonho

Memória celular

Um termo desconhecido no âmbito geral, mas que diz respeito ao nosso crescimento e evolução

Nossas células guardam memória dos traumas e dramas que impactaram o nosso viver, independente da vida, realidade ou dimensão na qual foram gerados. Comumente, percebemos repetições no corpo físico, quer seja em forma de intensidades, dores, emoções, disfunções ou acidentes.

Constituem uma contribuição para retomarmos aprendizados e/ou para escolhermos soltar e dissolver, através da repetição. Ao invés de nos ressentirmos dentro do fenômeno da repetição do padrão, o caminho ideal é acessarmos a consciência do corpo:

• Perceber e reconhecer o que é e se apresenta;

• Acessar o saber interior sobre o convite do aprendizado que aquilo nos traz;

• Ser e transbordar a energia que se requer para desapegar da repetição;

• Receber da expansão e do espaço que se abre para criar mais a partir daí.

Como é gerada

Energia represada no corpo e que foi gerada no passado por um trauma geralmente físico/emocional, repe-

tindo-se como forma de lhe relembrar o poder de escolha para soltar.

Como perceber

Um dos mais comuns exemplos, machucar ou ferir continuamente uma determinada região do corpo físico, ainda que acidentalmente ou de formas diferentes, pode ser uma memória celular.

Como dissolver

Trazer consciência e reconhecer – sem julgamento - que há um padrão, já dispara energeticamente o processo para dissolver as densidades. Podemos não ter clareza sobre o momento em que aquele trauma foi gerado, mas podemos desapegar dele através da escolha.

E para você? Quais memórias celulares você pode reconhecer e desapegar com amorosidade e gentileza consigo? As técnicas integrativas, presenciais ou à distância, permitem espaço interno para acessar com leveza e clareza a consciência do corpo e escolher soltar as limitações e traumas que não são mais contribuição na sua jornada. Permita-se!

38 www.outdoorregional.com.br
Apresentado por:
Maria Silvia Martos Pompeu Desenvolvimento Pessoal contato@reikiemboituva.com.br
39 www.outdoorregional.com.br

Drª Ana Paula Sanches Correia Advogada OAB/SP 355.278

sanchescorreia.adv@gmail.com

Autorização de viagem para menores de idade

Todos os anos quando as férias se aproximam e surge aquela oportunidade de realizar uma viagem, as dúvidas quanto à necessidade de autorização para os menores de idade aparecem.

Em determinadas situações a autorização é obrigatória e, portanto, caso os pais ou responsável legal por uma criança não tenha providenciado o documento, poderá ter sua viagem frustrada. O ideal é que se verifique com antecedência os critérios estabelecidos em lei, e dentro do prazo programado sejam realizados todos os procedimentos necessários para que a viagem aconteça com tranquilidade e sem surpresas.

É bom esclarecer, que independente da situação, os viajantes devem portar documentos de identificação. Caso a criança ou adolescente ainda

não possua carteira de identificação, devem viajar com a certidão de nascimento original ou autenticada. Como regra, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) desde março de 2019, prevê, que criança ou adolescente menor de 16 anos não poderão viajar sozinhos, desacompanhados dos pais ou dos responsáveis, sem expressa autorização judicial. Todavia, há exceções que dispensam essa autorização.

Viagem no território nacional

Não precisam de autorização os menores de 16 anos que estiverem acompanhados de um dos pais, guardião, tutor ou parentes, como avós, bisavós, irmãos, tios ou sobrinhos maiores de 18 anos. Nesses casos, imprescindível ser comprovado do-

cumentalmente o parentesco. O pai, mãe ou responsável pela criança, ainda poderão conceder expressamente a autorização para que outra pessoa maior possa viajar na companhia do menor. Nos casos de comarca contígua, ou seja, que fazem fronteira a residência da criança ou do adolescente, se na mesma unidade da Federação, ou incluída na mesma região metropolitana, também ficará dispensada a obrigatoriedade da autorização.

Viagem internacional

Em viagem ao exterior, a autorização judicial será dispensada se a criança ou adolescente estiver acompanhado de ambos os pais ou do responsável. Além disso, a criança só poderá viajar na companhia de um dos pais caso haja autorização expressa do outro, inclusive, o documento deverá ter firma reconhecida.

Para mais informações acesse o site do Tribunal de Justiça:

https://www.tjsp.jus.br/ UtilidadePublica/UtilidadePublica/ AutorizacaoViagemCriancaAdolescente

40 www.outdoorregional.com.br
Direito
Saiba em quais situações o documento é obrigatório
41 www.outdoorregional.com.br

Propósito de vida

Você já parou para pensar sobre qual é o seu?

Avida é feita de escolhas e desafios!

Para cada escolha que fazemos, uma série de renúncias também vamos precisar fazer. Se escolhermos uma determinada profissão, teremos que nos dedicar a ela e, por consequência, vamos deixar para trás muitas outras opções. Não existe como abraçar tudo ao mesmo tempo, mas o que realmente importa é encontrarmos o sentido da vida!

pela qual eu acordo todos os dias pela manhã” ou “razão para viver”, conceito que mostra a busca pelo sentido para tudo o que realizamos. Como é importante pensar sobre isso, não é mesmo? Por que não parar um pouco e observar a vida? Muitas vezes corremos tanto, nos envolvemos com uma série de afazeres todos os dias que esquecemos de respirar profundamente e dizer para nós mesmas: “ei... calma. Vamos refletir um pouco?”. A vida não pode ser vivida como uma maratona, ela precisa ser como um passeio, onde podemos contemplar a natureza.

Desacelerar

Você já descobriu os benefícios de desacelerar um pouco? Então eu sugiro, pois isso vai te ajudar a se conectar consigo mesma e estar presente em cada coisa que fizer, além de te proporcionar um incrível bem-estar. Viva a vida em toda sua plenitude, com serenidade e descobrindo o lado bom das coisas durante o processo!

Se eu pudesse dar um conselho para todas as mulheres que estão buscando uma reinvenção, eu diria: não tenha pressa para encontrar o seu propósito de vida. Viva intensamente o processo e cada dia será uma vitória! Gosto do conceito de “Ikigai”, o método japonês para encontrar propósitos tanto na vida pessoal, quanto na profissional. À medida que procuramos nos aprofundar no domínio da compreensão de nós mesmos e de nossas paixões, tentando encontrar nosso propósito na vida, não podemos deixar de fazer uma pausa para refletir sobre o que quer dizer “ikigai” ou “razão de ser”. Em japonês, “ikigai” significa “a razão

Acesse o QR Code e fique por dentro de nossas novidades

42 www.outdoorregional.com.br
Você já parou para pensar sobre o seu propósito?
Apresentado por: Val Dantas Inspirando mulheres a acreditarem mais em si mesmas! Vista-se de você! Designer de interiores conectando moda e decor! contato@valdantas.com.br
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.