2 minute read

PENHA Casa Comum, Farol de Guimarães, Ambientalmente sustentável

Roriz Mendes, Juiz da Irmandade da Penha

roriz.mendes@gmail.com

Advertisement

A sustentabilidade de um sítio deve garantir, em tempo, o sustento da vida e do futuro. A sustentabilidade é vital porque garante uma melhor sobrevivência. Sustentabilidade implica um plano de ação que estabeleça uma série de prioridades concretas e práticas que terão de ser executadas durante um período planificado, por vezes longo, com pessoas empenhadas e muita consciência ambiental. A ONU já definiu 17 objetivos para 2030 com vista a atingir um melhor Desenvolvimento Sustentável. Era bom que todos conhecessem esses objetivos. A sustentabilidade é uma responsabilidade de cada um de nós e também sobre cada um dos outros. Cada ser humano deve estar atento à destruição ou aos riscos a que uma Natureza, seja ela qual for, está exposta. Para viver de forma sustentável temos de cuidar da água, do território florestal e da paisagem. Se abusarmos da água, deixamos de a ter, como já acontece nos mal geridos rios internacionais ibéricos. Insustentável é também usar e abusar do território, como se ele fosse estável e eterno ou como se tudo o que fizéssemos nele tivesse consequências que podemos ignorar. É insustentável pensar hoje este território sem levar em conta o possível impacto das alterações climáticas. A floresta que fizermos hoje condicionará os incêndios de amanhã.

Viver de forma sustentável é estar atento e identificar as insustentabilidades. Viver de modo sustentável implica informação, estudo, empenho, mobilização, ação e a transferência de conhecimento às novas e futuras gerações porque será sempre mais barato evitar que socorrer.

A Irmandade da Penha tem sabido estar atenta a estes fenómenos. Esta nossa casa comum, esta esplendorosa e abençoada “Montanha da Penha” abastece de água a nossa cidade. Trabalhamos, arduamente, na prevenção dos fogos florestais ao requalificar o seu espaço edificado e florestal composto com, praticamente, 100% de árvores autóctones, onde a biodiversidade encontra ótimas condições para se desenvolver e a captura do dióxido de carbono acontece de um modo eficaz e de uma forma natural. A nossa paisagem recomenda-se. Podemos contemplar o horizonte num olhar de 360º que permite avistar o mar e as mais altas elevações montanhosas em redor. Somos o epicentro de uma região, a floresta mais bela e mais bem cuidada do País. Estamos, em colaboração com a Câmara Municipal, a fazer novos caminhos e novos trilhos, a tratar da classificação da nossa Penha como “Paisagem Protegida”.

This article is from: