2 minute read

Osmusiké Cantar Guimarães

Jorge Nascimento e Olívia Freitas

Osmusiké Cantar Guimarães é uma das Valências que contribuem para a animação e desenvolvimento cultural e artístico da cidade e do concelho de Guimarães. Foi em torno desta Valência que nasceu Osmusiké –Associação Musical e artística do Centro de Formação Francisco de Holanda (CFFH). Nasceu, já lá vão 18 anos, como forma de dar corpo ao produto da formação, na área Musical, realizada pelo CFFH, uma instituição que prestigia Osmusiké Cantar Guimarães

Advertisement

Guimarães há mais de duas décadas e que tem sede na Escola Secundária Francisco de Holanda! Nasceu, a partir de uma ação de formação – Musiké: a experiência musical da arte de ensinar”, incluída no Plano de Formação do CFFH para o ano de 2002, na modalidade de Oficina de formação, tendo como destinatários educadores e professores do 1º CEB, e como formador Óscar Ribeiro e depressa se transformou num espaço de partilha de afetos, de aproximação, de interajuda, de alívio do stress profissional, de alegria, de prazer, de convívio… e de apoio musical às diversas atividades do Centro de Formação. No fundo, passou a ocupar a vertente cultural do CFFH e Osmusiké na “Praça da Alegria”

não mais parou. Criada e gerida a Associação pelo diretor do CFFH e o seu staff de apoio, o seu primeiro Maestro e impulsionador foi o Óscar Ribeiro, que desenvolveu algumas ações em espiral sobre temáticas semelhantes; depois, por indisponibilidade profissional, foi responsável musical o Luís Oliveira que tem dado o seu melhor em prole da Valência Cantar Guimarães; a seguir esteve a Sandra Azevedo como supervisora musical e, atualmente, tem como Maestro Júlio Dias, com o qual o Coro tem crescido muito em qualidade.

Inicialmente constituída por Educadores e Professores foi evoluindo e, hoje, conta com todos aqueles e

aquelas que vieram e vem cá parar! Há lugar e espaço para todos! As portas sempre estiveram abertas de par em par! Dedicou muito do seu tempo a CANTAR GUIMARÃES, a saborear a sua bonita cidade - a sua história, as suas lendas e tradições, as suas gentes, as suas romarias, os seus monumentos, as suas ruas e praças, os cantares populares do seu povo …sempre à sua maneira. Nos últimos tempos tem participado e organizado Concertos e cantatas alargando o seu repertório, indo ao encontro do seu público tradicional e de novos públicos. Tem atuado nas mais diversas instituições do concelho: Escolas, Lares, Estabelecimentos Prisionais, Hospitais, associações culturais, romarias, momentos significativos da cidade.

This article is from: