Plantar floresta, pra quê?

Page 52

Q

Índice

consultores e especialistas

Opiniões

quem irá viabilizar o mercado spot? Ter clara a razão de plantar florestas é condição necessária, mas não suficiente, para aumentar a nossa base florestal produtiva. Considerando o perfil de nossos leitores, não precisamos “gastar muita tinta”, mesmo digital, para fundamentar a necessidade de aumentar a nossa área florestal. Acredito que os dois parágrafos a seguir sintetizam as razões estratégicas e de contexto. Estrategicamente, precisamos plantar novas florestas porque a demanda por produtos agrosilvipastoris aumenta pari passu com o crescimento populacional e, principalmente, devido à inquestionável importância da silvicultura para a economia do País e para o meio ambiente. Seria chover no molhado verbalizar os prós da silvicultura, como a competitividade global de nossas indústrias, as contribuições para a balança comercial, o potencial de expansão de nossas exportações, a significativa geração de empregos, a captura de carbono, o desmatamento evitado, os serviços ambientais, as sinergias com a agricultura e pecuária, entre outros “prós”. No que se refere ao contexto setorial, as principais razões para aumentarmos a base florestal são a demanda reprimida, os recentes projetos industriais com déficits estruturais de suprimento e a queda de produtividade florestal verificada ao longo da última década.

A questão-chave não é 'para que plantar florestas', mas sim 'como tornar a silvicultura um negócio viável'. "

Jefferson Bueno Mendes

Diretor da BM2C - Business Management Consulting

52

Por que, então, nossa base florestal não tem crescido de acordo com o potencial estratégico e o contexto de mercado? Parar responder adequadamente a essa questão, seria necessário um time de experts, muita tinta e muito tempo. Contudo, gostaria de destacar a seguir alguns pontos que considero relevantes. A silvicultura difere da maioria dos demais segmentos produtivos por ser altamente intensiva em tempo, terra e capital. Em função disso, demanda visão e ação estratégica para operar adequadamente. Infelizmente, isso não ocorre há muito tempo. A crise de suprimento que vivemos hoje nos principais clusters industriais decorre principalmente do modelo de mercado, do desalinhamento entre o crescimento da produção industrial e da oferta de madeira e, em menor grau, das adversidades climáticas verificadas ao longo da última década. A previsão é que o déficit de madeira se torne mais crítico no curto ; prazo e somente seja corrigido no médio prazo.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.