Plantar floresta, pra quê?

Page 42

Q

Índice

cientistas

Opiniões

pronto: tá aí ! Quando a Revista Opiniões me convidou para escrever um artigo com um título singelo ─ “Plantar Floresta: pra quê?” ─, achei que seria fácil. Passaram-se uns dias e me apavorei: dar razões para que se plantem florestas em um veículo cujos leitores são especialistas em florestas é listar platitudes. Entrei em um parafuso bipolar, que só acabou quando lembrei que o Plano Nacional de Desenvolvimento de Florestas Plantadas se autointitula Plantar Florestas. Minha confusão mental acabou quando fui ao documento do Plantar Florestas e vi que ele próprio diz a que veio e o que é e, de quebra, fala por que plantar florestas: “É um esforço articulado do governo, coordenado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), com o envolvimento de representantes setoriais da área florestal e agrícola. Seu objetivo é definir linhas de ações para todos os atores setoriais, de forma que florestas plantadas gerem emprego e renda; e contribuam com o desenvolvimento humano e a qualidade ambiental do espaço rural brasileiro”. Pronto, tá aí: o plantar florestas é importante porque põe todos os atores florestais para

que andem para um mesmo lado, para que vejam os mesmos problemas e criem soluções. E, de quebra, está aí a descrição da importância de se plantar florestas: geração de empregos e renda, melhoria da vida das pessoas e da qualidade rural e ambiental. Parar por aqui atenderia à minha missão, mas, por desconfiar que o editor queria algo mais, resolvi pensar no que se diz da importância de florestas plantadas e resumir o que penso sobre alguns pontos. • Florestas plantadas removem a pressão sobre florestas naturais e evitam o desmatamento pela diminuição da demanda de produtos florestais. Não concordo com isso. Pode até acontecer em situações específicas, mas, no geral, não. Madeiras serradas e placas de pínus e eucalipto não substituem a madeira tropical; geram produtos diferentes, mais homogêneos, mais leves e são vendidos em mercados diferentes. Não é por plantarmos pínus e eucalipto no sul de São Paulo que vamos salvar florestas com Araucária, matas de peroba ou a Amazônia. Os produtos florestais de florestas plantadas convivem com os provenientes de florestas naturais manejadas de forma sustentável e geram os mesmos benefícios. Manejar florestas evita desmatamento. Plantar florestas não evita desmatamentos.

Não é interessante ter florestas que só gerem renda. Nem florestas que só protejam. Temos que ter florestas de uso múltiplo e de serviços múltiplos. E daí apresentar os pra quês de boca cheia. "

Erich Schaitza Chefe-geral da Embrapa Florestas


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.