Plantar floresta, pra quê?

Page 16

Q

Índice

entidades

árvores:

conservação ambiental e produção sustentável

rumo a um horizonte verde

Mitigar os efeitos das mudanças climáticas é um desafio global, e precisamos enfrentar essa questão como um desafio civilizacional. Todas as ações são importantes, mas a adoção de soluções com repercussões globais é decisiva, uma vez que tais medidas ajudam a gerar impactos de proporção macro, como a consolidação de um modelo de economia verde. Esse cenário abre uma janela de oportunidades para o Brasil. O País tem enorme potencial para ser protagonista nessa transição para uma nova economia. Temos a maior biodiversidade e a maior floresta tropical do planeta, 12% de água doce do mundo e detentor de uma das matrizes energéticas mais limpas do planeta, com quase metade oriunda de fontes renováveis, segundo a EPE. Mas, para transformar essas potencialidades em chances reais de desenvolvimento verde, antes de qualquer coisa, precisamos combater, com energia, as ilegalidades em nossas florestas, como desmatamento, queimadas, grilagem e garimpo, especialmente na Amazônia.

Durante a COP-26, em Glasgow, o País mandou um importante sinal ao mundo, mostrando que está em busca de retomar seu papel de cooperação internacional na questão ambiental. O Brasil faz parte de diversos compromissos globais, como as Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDC), com anúncio de neutralidade de carbono até 2050 e fim do desmatamento até 2028, e o Acordo das Florestas e Uso de Solo. Isto é, o País tem um compromisso de reduzir emissões, restaurar áreas degradadas e ajudar o mundo nessa transição. O Brasil tem cases de sucesso de cadeias de valor que utilizam recursos biológicos e inovações tecnológicas na produção de itens e processos mais sustentáveis em prol do benefício social e ambiental coletivo. Como é o trabalho da gigante mundial brasileira Natura, que une pesquisas e ciência para gerar bons resultados e produtos para a sociedade; do cacau da Amazônia; o mundialmente conhecido açaí; e do etanol, que coloca

São plantadas 1 milhão de árvores para fins industriais todos os dias. Ao todo, são 9,55 milhões de hectares, no Brasil, destinados para fins produtivos nesse segmento.

Paulo Hartung Presidente da Ibá - Indústria Brasileira de Árvores


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.