Um programa chamado RenovaBio - OpAA54

Page 33

produtor rural

pensando no Ao analisarmos a atual situação brasileira que passa por uma crise política e econômica das mais graves da história do nosso País com tantos indicadores de péssima qualidade, confesso que, para muitos de nós, a vontade que dá é de jogar a toalha. Ao mesmo tempo, um país com tantas riquezas, um povo do bem, os recursos naturais dos mais variados e um poder de recuperação fantástico, é óbvio que temos de trabalhar para reverter esse quadro. Alto desemprego, crise tributária, excesso de legislações para controlar tudo, poderes executivo, legislativo e judiciário que nos dão vergonha, com alto grau de ideologia implantado nas instituições, legislações e regramentos impossíveis de serem absorvidos pelo empresariado, e, consequentemente, pelo cidadão comum, reformas necessárias que não acontecem e nos deixam realmente sem coragem para reagir. O que fazer?

Opiniões

futuro Penso sinceramente que temos que começar a dar passos no sentido de reversão nesse quadro, dadas as grandes oportunidades que o Brasil tem de melhorar nossas vidas e de muitos habitantes do planeta, e, principalmente, por duas razões bem simples: produzir alimentos e energia com diferenciais gigantescos em relação a outros países. A produção de energias com certeza será um dos grandes desafios, pois a matriz da maioria dos países é de energias “sujas” e que devem ser substituídas e a produção de alimentos que tem seu grau de importância tão grande quanto o da produção de energia. Aí vem o Brasil, que, na década de 70 do século passado, cria um programa de produção de energia alternativa (Proálcool), cujos resultados para a economia brasileira são magníficos, e diga-se de passagem, observados após vários anos de sua implementação, no tocante à economia de divisas com importação de combustíveis, de geração de empregos diretos e indiretos, de desenvolvimento de uma indústria respeitada no mundo inteiro, de geração de impostos e como uma alternativa espetacular quando se avalia os ; Alto desemprego, crise tributária, excesso de legislações para controlar tudo, poderes executivo, legislativo e judiciário que nos dão vergonha, com alto grau de ideologia implantado nas instituições, legislações e regramentos impossíveis de serem absorvidos pelo empresariado, e, consequentemente, pelo cidadão comum. "

Ismael Perina Junior Produtor Rural

33


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.