O Mensalista - Fevereiro/Março 2017

Page 1

Fevereiro - Março 2017 JORNAL DA FEDERAÇÃO do porto DA JS

O MENSALISTA

RUMO ao manifesto reuniões com presidentes de Câmara do distrito e fórum de discussão com militantes na base da sua elaboração. (p. 4)

na Voz dos Militantes

Entrevista

JS Café

A opinião de militantes da federação, numa rubrica de Hugo Bessa. (p. 22)

Este mês conversamos com Bruno Gonçalves, representante da JS no CNJ. (p.18)

Pedro Nuno Santos e José Luís Carneiro dirigiram-se ao militantes do distrito (p. 6/7)

O Mensalista | Página 1


ÍNDICE : Capa

4

Rumo ao Manifesto

JS Café

6

José Luis Carneiro e Pedro Nuno Santos

Concelhias Acompanha a sua atividade

Top-Down

17

Altos e baixos

8 Entrevista

18

À Conversa com Bruno Gonçalves

Na voz dos... Militantes da federação do Porto

Página 2 | O Mensalista

22


EDITORIAL: TIAGO JOSUÉ FERREIRA DIRETOR As próximas eleições autárquicas estão marcadas para dia 1 de Outubro de 2017. Será uma data de suma importância para todos os socialistas, mas muito especial para os jovens socialistas do distrito do Porto. Mais do que um momento de afirmação local, é um momento de renovação de listas e rostos. Um momento em que nós – jovens, devemos ter um papel determinante e capaz. Um papel de confirmação, liderança e alternativa. Os jovens socialistas do distrito do Porto, assim como os jovens socialistas que se vêm a emancipar por todo o país, deixaram há muito para trás a turva imagem de que só serviam para “colar cartazes e abanar bandeiras”. Nos dias que correm, a título de muito esforço e dedicação, a Juventude Socialista tem um papel ativo no seio do Partido Socialista e esse esforço merece, agora, uma valorização condigna.

EQUIPA : BRUNO SILVA SOARES JORNALISTA

O Manifesto Autárquico que a Federação do Porto da JS criará, será mais uma prova da preparação e maturidade dos jovens socialistas do distrito, e da sua aptidão para ajudarem o seu candidato a vencer nas próximas eleições. O PS precisa muito da JS. E precisará cada vez mais. Vamos à luta.

Hugo Bessa JORNALISTA

Pedro Perdigão ANALISTA

Gonçalo Salazar HUMORISTA

Hugo Trindade DESIGNER

O Mensalista | Página 3


Federação do Porto Rumo ao Manifesto Escrito por: Amadeu Dias A atividade política da Federação Distrital do Porto da Juventude Socialista nos meses de Fevereiro e Março ficou marcada pelas diversas iniciativas que tiveram como objetivo principal a construção de um Guia de Boas Práticas Autárquico. Para a construção deste documento orientador, que servirá de suporte para todas as concelhias construírem o seu manifesto autárquico, foram realizadas várias reuniões com os Presidentes de Câmara do Partido Socialista do distrito do Porto. Enquanto estrutura jovem mais representada e melhor qualificada entre as estruturas jovens políticas do país, temos o dever de procurar os melhores exemplos. E os autarcas socialistas do distrito do Porto têm feito um excelente trabalho na gestão diária do seu território. Desta forma reunimos em Santo Tirso, Vila Nova de Gaia, Gondomar, Valongo, Paços de Ferreira, Lousada, Baião e ainda no Porto, onde Manuel Pizarro evidenciou o papel do Partido Socialista na autarquia. Nestas reuniões o objetivo era recolher um conjunto de boas práticas implementadas pelos executivos socialistas. Ficaram bem patentes as inúmeras diferenças entre um governo autárquico socialista e um governo autárquico social-democrata. Apesar das diferenças entre uma autarquia da Área Metropolitana do Porto e uma autarquia da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, comprovamos que existem boas práticas que podem ser replicadas em ambas as realidades. Em Paços de Ferreira, Gondomar, Vila Nova de Gaia, entre outros, os executivos socialistas decidiram oferecer os manuais escolares a todas as crianças do 1º ciclo.

Os municípios de Santo Tirso e Paços de Ferreira renegociaram os contratos do fornecimento de água, aliviando assim o encargo dos seus munícipes. Em Valongo e Gondomar foram criadas e inauguradas casas da juventude. Em Baião destacamos a aposta na melhoria das condições da rede viária, o que permitirá uma melhor coesão territorial e consequentemente melhor qualidade de vida para os cidadãos. Podemos destacar também a aposta no turismo, atividade capaz de atrair mais investimento no concelho e potenciar o mesmo. Nesta matéria em Baião o executivo

Página 4 | O Mensalista


apostou na criação de mais alojamento (cerca de 400 camas). No conjunto de todas as reuniões, foram inúmeras as boas-práticas recolhidas que mais tarde serão apresentadas publicamente. Além destas reuniões, realizou-se em Paredes no dia 4 de Março, um momento de formação política, num dia inteiramente dedicado à discussão e apresentação de propostas para o documento orientador. Cerca de 100 jovens de todo o distrito participaram nesta formação. Da parte da manhã, os jovens distribuíram-se por 4 painéis distintos. Economia, Mobilidade e Ambiente, Identidade local, Direitos, Liberdades e Garantias, Cidadania e Poder Local foram os temas abrangentes. Este primeiro momento de partilha de boas práticas durou cerca de duas horas e o resultado final superou as expectativas. Foram mais de 100 as boas práticas sugeridas no conjunto dos 4 painéis. A parte da tarde foi dedicada à apresentação e discussão das propostas, um momento em que se destacaram alguns militantes mais jovens que tiveram assim a primeira grande oportunidade de intervir e mostrar o seu potencial. A Federação Distrital do Porto da Juventude Socialista acredita que dotará as concelhias de um bom argumentário político para serem a voz dos jovens nas autárquicas de 2017.

O Mensalista | Página 5


José Luís Carneiro em Penafiel para Js Café Escrito por: Luís Guimarães A Juventude Socialista de Penafiel, em conjunto com a Federação da JS do Porto, organizou no passado dia 25 de Fevereiro mais uma edição do JS Café, com o Secretário de Estado das Comunidades, José Luís Carneiro, exautarca de referência da região. Esta edição, a concelhia de Penafiel, simbolicamente, decidiu realizar a iniciativa na sede da Junta de Freguesia de Guilhufe-Urrô, uma freguesia com uma forte e histórica implementação socialista, que o PS pretende recuperar já nas eleições autárquicas deste ano. O tema “desafios para a região do Tâmega e Sousa” foi o mote para um grande debate em torno das dificuldades e do rumo que devem ter as políticas de desenvolvimento da região, que é uma das mais deprimidas da Europa. A vasta e rica experiência política do orador convidado, José Luís Carneiro, acrescidas do seu profundo conhecimento da região, permitiram que a sobredita discussão fosse especialmente aprofundada, participada e profícua, tendo originado diversos contributos que serão, certamente, importantes para o programa autárquico do Partido Socialista de Penafiel.

Página 6 | O Mensalista


JS Gaia recebe Pedro Nuno Santos em JS café Escrito por: Bruno Oliveira A Federação Distrital da Juventude Socialista do Porto organizou mais uma edição do JS Café, desta vez em parceria com a Concelhia de Vila Nova de Gaia. A iniciativa, que decorreu na nova sede da JS Gaia, esteve subordinada ao tema “Um Governo para Portugal” e contou com a participação do Secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Pedro Nuno Santos.

questões colocadas por uma plateia que se mostrou bastante interessada no tema em discussão. A iniciativa contou ainda com a presença, entre outros, do Presidente do PS/Gaia, Patrocínio Azevedo, do Presidente da Assembleia Municipal de Gaia, Albino Almeida e do Presidente da Câmara Municipal, Eduardo Vítor Rodrigues.

Ao longo da sessão, o socialista teve oportunidade de falar sobre o quotidiano do Governo e do trabalho de constante negociação com os restantes partidos da maioria que o suportam. Pedro Nuno Santos começou por explicar a fase inicial do processo, logo após as eleições legislativas de 2015, que culminou na atual maioria parlamentar de esquerda, referindo também a necessidade que existe em negociar diariamente com cada um dos parceiros dessa maioria. O Secretário de Estado teve também oportunidade de abordar algumas das medidas tomadas pelo Governo, bem como os resultados obtidos até então em diversas matérias, como a queda da taxa de desemprego ou a diminuição da dívida pública, enquanto ia esmiuçando a estratégia da direita para desvalorizar os bons resultados alcançados. Pedro Nuno Santos aproveitou também para referir algumas das metas prioritárias do Governo liderado por António Costa para esta legislatura. No final, teve ainda oportunidade de responder a

O Mensalista | Página 7


A ti v id ad es

C oncel hias

PĂĄgina 8 | O Mensalista


Novos órgãos da js paços de ferreira tomam posse No passado dia 11 de Fevereiro, tomou posse o novo líder da Juventude Socialista de Paços de Ferreira. Carlos Lobo foi eleito no dia 14 de Janeiro, encabeçando uma lista de jovens com crescente dinamismo e confiança no trabalho em prol da politica e da sociedade. A cerimónia decorreu no auditório da biblioteca municipal e contou com a participação de mais de 200 jovens, que esgotaram por completo aquele espaço. Esta cerimónia foi precedida de um jantar de confraternização com militantes e ex-militantes da JS das várias concelhias presentes. O evento contou com a presença de ilustres dirigentes da Juventude Socialista e do PS, os quais proferiram palavras acolhedoras e de motivação, enaltecendo o empenho dos jovens na causa pública. Esteve presente, Manuel Pizarro, presidente da federação distrital do Porto do PS; Ivan Gonçalves, secretário-geral da Juventude Socialista e Hugo Carvalho, presidente da federação distrital do Porto da JS. Marcou também presença o atual Presidente da Câmara de Paços de Ferreira, Humberto Brito, e o Presidente da Comissão Política do PS da concelhia de Paços de Ferreira, Paulo Sérgio Barbosa.

Municipal da Igualdade” a decorrer durante este ano. A sessão de tomada de posse contou com uma homenagem ao fundador do Partido Socialista, Mário Soares através da visualização de um vídeo alusivo à sua vida e obra, e com desvendamento de um quadro/retrato de Mário Soares, o qual se encontra agora afixado na sede desta Juventude Socialista. Esta equipa que encetou agora o mandato, vem dar continuidade ao trabalho que a JS de Paços de Ferreira iniciou, com os camaradas Júlio Morais e David Coelho, um trabalho de proximidade com as pessoas, associações concelhias e pela defesa dos interesses dos pacenses. .

No seu discurso, Carlos Lobo, agradeceu prontamente a presença massiva de tantos jovens socialistas que marcaram presença nesta tomada de posse, apresentou como as grandes prioridades para este mandato a aproximação dos jovens pacenses à politica, e o reforço da vitória do projeto do Partido Socialista nas eleições autárquicas deste ano. Foi igualmente referido que os jovens do concelho de Paços de Ferreira vivem um período sem igual, um período marcado por um executivo do Partido Socialista que sempre gostou de acolher os jovens e dar-lhes uma voz ativa, destacando a iniciativa do “Ano Municipal da Juventude” em 2016, e o “Ano

O Mensalista | Página 9


JS Lousada Formaliza 25 Núcleos de ResidÊncia No passado sábado, a Juventude Socialista de Lousada levou a cabo a oficialização de 25 núcleos de freguesia, correspondentes ao anterior mapa administrativo. Numa sessão que contou com cerca de 200 jovens Lousadenses, estiveram ainda presentes o Presidente da Federação Distrital do Porto da JS – Hugo Carvalho e o novo Secretário-geral da JS – Ivan Gonçalves. Na ótica de Hugo Carvalho, o sinal que a JS Lousada transmite para o “distrito e para o país é de um grande envolvimento com os jovens do seu concelho e uma adesão bastante acentuada destes, aos ideais de esquerda democrática”. Para Hugo Carvalho, “há a necessidade de reconhecer o trabalho efetuado pelos anteriores líderes da JS Lousada” (João Correia, Nelson Oliveira e Eduarda Ferreira) presentes neste jantar, que “transformaram esta estrutura naquela que, a nível distrital, mais jovens tem aderido”. O líder da Federação Distrital do Porto agradeceu ainda o empenho demonstrado pelo Município de Lousada em torno das políticas de juventude, atribuindo especial relevo à liderança de um jovem Presidente de Câmara como é o caso de Pedro Machado, que tem alavancado ainda mais este concelho socialista. Para Ivan Gonçalves (Secretário Geral da JS), “é um orgulho ver uma estrutura local conseguir ter equipas de trabalho alargadas em 25 freguesias”, já que não são apenas “25 rostos, porque isso seria mais fácil, mas sim, uma equipa de jovens por cada território”. O líder nacional da JS deu o exemplo de Lousada como um concelho onde os jovens sempre tiveram representatividade nos órgãos autárquicos, sendo bastante comum a inclusão de jovens socialistas em lugares cimeiros nas Juntas de Freguesia, Assembleia Municipal e até Câmara Municipal”. O Presidente do PS Lousada – Prof. José Santalha, afirmou que “é com orgulho que observa o crescimento da JS em Lousada, com jovens que voluntariamente e

sem qualquer tipo de pressão ou promessas aderem aos ideais políticos deste partido e, acima de tudo, comungam com a gestão de Pedro Machado à frente do Município”. Para José Santalha, as próximas eleições autárquicas são um desafio importantíssimo para todos e alertou para que “ninguém caia na tentação de facilitar, nem achar que está ganho à partida, não descurando no entanto o contentamento da maioria da população com o trabalho autárquico do PS” neste que será mais um momento de vitória de Pedro Machado à frente dos destinos do Município. Para Pedro Machado é importantíssimo que os jovens se envolvam nas questões concelhias, seja na política, movimentos associativos ou outras vertentes. O Presidente da Câmara Municipal de Lousada enumerou as várias políticas de apoio à juventude que tem promovido ao longo do seu mandato, com particular relevo na pluriparticipação dos jovens na gestão autárquica, na educação municipal, na ação social, no emprego e na valorização daquilo que estes tem de melhor. Por fim, numa sessão dirigida por Diana Meneses Costa, o Presidente da Juventude Socialista de Lousada – Rui Pereira dirigiu-se aos jovens Lousadenses dizendo que podem contar com uma JS que faz política pela positiva e “que não esperem que a JS entre por um caminho de crítica negativa e quase insultuosa, tentando espalhar recados que outros mandam dizer, mas que na verdade são fáceis de serem desmentidos” como aconteceu no passado recente, afirmando ainda que esta posição não impedirá que os Jovens Socialistas “não tenham uma posição crítica na sociedade e lutem pelos interesses dos jovens suprapartidariamente”. A JS Lousada onseguiu um grupo de pessoas por cada uma das 25 freguesias do anterior mapa administrativo, maioritariamente constituído por Mulheres o que é outro fator de realce e isso certamente é algo nunca feito

Página 10 | O Mensalista


Francisco Louça em Iniciativa da JS Trofa Numa sessão em que o tema central era a “visão sobre o orçamento de estado (OE)”, Francisco Louçã, denotou que “nos últimos anos”, Portugal “tem vivido um periodo muito dificil”, sendo que “nunca tivemos tanto desemprego, jovens precários e tanta destruição na vida das pessoas, como no periodo da Troika”. Por isso, “a viragem politica no ultimo anoe meio é muito importante”, uma vez que trouxe “resultados económicos conclusivos do ponto de vista do controlo das contas públicas e da melhoria de vida das pessoas, porque as pensões e os salários foram recuperados.”

que se baseie na criação de emprego e no respeito dos homens e das mulheres, para que possam viver a sua vida com autonomia e capacidade de olhar para a frente”. Quanto à realização destas iniciativas, Amadeu Dias asseverou que “é importante a juventude dar este sinal de abertura a outras forças partidárias para se juntarem a este movimento de discussão politica aberta à sociedade”. “E numa quinta feira à noite ter mais de 100 pessoas, diz muito do que é o trabalho da JS. Para mim é muito importante ver que são os jovens em maioria nesta iniciativa.”

No entanto, Francisco Louçã assegurou que Portugal tem um problema difícil num contexto de Europa difícil, em que se “falam de várias velocidades e de crises politicas em vários países”, sendo necessário “procurar uma alternativa que seja consistente, do ponto de vista estratégico e do futuro do nosso país”. “Por isso, esta conversa tem muito sentido entre pessoas que têm pontos de vista próprios e diferentes. agradeço muito o convite da JS, porque é uma prova de uma vontade de dialogo politico e de reflexão sobre questões que em Portugal tem de se levantar”, referiu. E quando questionado sobre o que o pais precisa para se levantar, o economista respondeu “que foi preciso uma viragem politica, uma politica europeia consistente, responder ao programa de precariedade e evitar ser assaltado pelos banqueiros dia sim, dia não”. Além disso, complementou, Portugal “precisa de ter confiança nas suas instituições, do Banco de Portugal ao seu Governo,de deixar de ter estes sustos que tem sofrido por causa das politicas de austeridade e, sobretudo, de ter um caminho

O Mensalista | Página 11


js Penafiel quer biblioteca com horário alargado Saturada da inoperância da Câmara Municipal de Penafiel, a Juventude Socialista de Penafiel decidiu lançar uma petição pública para o alargamento do horário de funcionamento da Biblioteca Municipal. Através deste instrumento a JS procura assegurar que esta matéria seja discutida já na próxima reunião de Assembleia Municipal. A adesão popular a esta petição é bem reveladora da necessidade e urgência no alargamento do horário de funcionamento da Biblioteca Municipal. A petição pode ser assinada em www.peticaopublica.com/?pi=PT84472 e encontrar mais informação na página de Facebook da Juventude Socialista de Penafiel.

js matosinhos lança app para todos A Assembleia Municipal de Matosinhos, e todos os seus eleitos, por iniciativa do PS Matosinhos e da Juventude Socialista de Matosinhos, sob proposta do Pelouro Associativismo & Participação Cívica, liderado pela Andreia Sousa, decidiram aprovar uma recomendação que incentiva que se implemente, melhore e potencie a aproximação dos eleitores com os eleitos, através da Cultura, do Desporto, da Acção Social, etc. A ideia é que qualquer cidadão, a título de exemplo, que tenha conhecimento de algum evento, ou que esteja envolvido no seu planeamento, poderá através desta app/ página partilhar a respectiva informação e dar a conhecer aos Matosinhenses alternativas para que possam usufruir do melhor que o concelho tem para oferecer, assim como, melhorar problemas do dia-a-dia que influenciam a vida de centenas de pessoas, melhorando, aperfeiçoando e criando um trabalho de equipa responsável pelo concelho. Aliás, a ideia da Aplicação terá inúmeras vantagens para os Matosinhenses. Uma nota, muito importante, aos eleitos do PS Matosinhos na Assembleia Municipal na pessoa do seu líder de bancada, Eng. Monteiro da Mota, e aos Vereadores, na pessoa do Prof. Ernesto Páscoa que contribuíram também para que esta proposta se tornasse cada vez melhor e, obviamente, a todos os restantes membros das restantes forças partidárias da bancada municipal que procuraram potenciar a proposta e que a abraçaram pensando nos matosinhenses.

Em visita a associações Uma comitiva da JS Matosinhos, por iniciativa do núcleo da JS da União de Freguesias de Matosinhos Leça da Palmeira, liderado pelo Rodolfo Caramez visitou o Núcleo de Amigos dos Pescadores de Matosinhos, assim como, o Rancho Folclórico dos Pescadores de Matosinhos. Um trabalho incrível fruto dos seus dirigentes e dos seus

Página 12 | O Mensalista


js gaia formaliza núcleo de Grijó/Sermonde Decorreu no passado dia 25 de março a tomada de posse do núcleo da Juventude Socialista de Grijó/ Sermonde, da Concelhia de Vila Nova de Gaia. Na sessão estiveram presentes o Presidente da Concelhia gaiense da JS, Bruno Miguel Oliveira, o Presidente da Concelhia local do Partido Socialista, Patrocínio Azevedo, e o Presidente da Câmara Municipal de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues. O coordenador do novo núcleo, André Ramos, destacou a importância de ajudar o PS de Grijó/ Sermonde a voltar a conquistar a Junta de Freguesia, depois da vitória de 2013. “Primeiro vem a dedicação, depois a habilidade”. Frisou.

js santo tirso em roteiro autárquico No âmbito do programa Roteiros Autárquicos, iniciado no passado mês de novembro com o objetivo dar a conhecer aos jovens do concelho de Santo Tirso não só o território concelhio, mas também o modo como administrativamente cada freguesia se organiza, a Juventude Socialista de Santo Tirso realizou, dia 25 de fevereiro, uma visita à freguesia de Vila Nova Do Campo. A comitiva da JS/Santo Tirso foi recebida na sede da Junta de Vila Nova do Campo pelo executivo liderado por Marco Cunha. Os jovens que participaram na visita tiveram a oportunidade de constatar “in loco” uma série de serviços existentes na junta de freguesia ao dispor da população, como o posto dos CTT, o Espaço do Cidadão, o Gabinete de Inserção Profissional, o posto de atendimento da Segurança Social, as consultas sociais de nutrição, entre muitas outras valências. A comitiva da JS/Santo Tirso teve ainda oportunidade de visitar duas associações locais, uma IPSS e uma associação desportiva. O primeiro ponto de paragem foi a AS – Associação de Solidariedade Social de S. Martinho, uma IPSS fundada no ano 2000 que trabalha várias valências, nomeadamente Lar de Idosos, Centro de Dia e Apoio ao Domicilio, prestando apoio a 88 utentes. Os elementos da JS/Santo Tirso foram ainda recebidos pela União Desportiva de S. Mamede, tendo ficado a conhecer o seu projeto para a construção de um novo campo de futebol. Este Roteiro Autárquico serviu ainda para dar a conhecer aos jovens socialistas algumas obras em matéria de rede viária. Terminada a visita a mais uma freguesia, Sofia Andrade, presidente da JS/Santo Tirso, afirmou que o programa Roteiros Autárquicos terá continuidade brevemente, sendo esta uma aposta ganha com vista a aproximar os jovens do poder local.

O Mensalista | Página 13


JS amarante debate manifesto autárquico No passado dia 25 de março a Juventude Socialista de Amarante, numa iniciativa interna, realizou o primeiro fórum de discussão para a construção do Manifesto Autárquico Jovem de 2017. Tomando por base o modelo adotado previamente na iniciativa de âmbito distrital de construção do guia de boas práticas autárquicas, dividiu-se o conjunto de 14 participantes em dois grupos distintos. O Pedro Ribeiro e o Rui Vilares coordenaram cada um dos grupos de trabalho, que debateram os temas macro de “Cidadania e Poder Local” e “Economia, Mobilidade e Ambiente”. Durante cerca de 2,5 horas os militantes da JS Amarante, utilizando algumas das ideias já discutidas a um âmbito distrital, em painéis com estes mesmos temas, e transpondo-as para a realidade amarantina, construíram um rascunho de parte do que será o documento a apresentar à candidata do Partido Socialista em Amarante para as eleições autárquicas de

JS Matosinhos acompanha secretário de estado Acompanhamos, o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, na Visita à ATSVL – Associação de Trabalho Social e Voluntário de Lavra e na Visita ao Clube de Desporto C+S de Lavra (Matosinhos) com a presença de Eduardo Pinheiro, Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos e dos camaradas da JS Matosinhos e da JS Porto.

jS Trofa em acadeia Socialista com Tiago Maia No passado dia 1 de Março, a Juventude Socialista da Trofa retomou as edições da Academia Socialista. O convidado desta edição foi o Vereador da Câmara Municipal de Matosinhos, Tiago Maia. O Tiago Maia tem os pelouros do Desporto, Ambiente e Fiscalização, áreas fundamentais para o desenvolvimento dos territórios. O percurso do Tiago Maia iniciou-se na liderança da JS de Matosinhos, e o seu trabalho foi reconhecido, tendo sido eleito para pertencer a diversos órgãos dentro da JS a nível nacional e também distrital, chegando a liderar a estrutura federativa. Em Janeiro deste ano, 2017, assumiu as funções de vereador municipal com os pelouros acima referidos. Tiago Maia assumiu humildemente que deu continuidade aos projetos que estavam propostos e que assim seguirá até ao final do mandato, fazendo uma intervenção mais profunda sempre que alguma situação assim necessite. Esta sessão serviu para que o nosso orador partilhasse

implementadas diariamente no concelho de Matosinhos. Amadeu Dias defendeu que este tipo de iniciativas são essenciais para o crescimento da estrutura por duas razões distintas. Em primeiro lugar é necessário formar os nossos quadros, e nada melhor do que recorrer aos melhores exemplos. Numa outra vertente, era fundamental conhecer as boas práticas autárquicas de Matosinhos para recolhermos informação que poderá ser necessária

Página 14 | O Mensalista


js gaia em “40 meses de mandato, 40 anos de poder local” A Concelhia da Juventude Socialista de Vila Nova de Gaia realizou, no passado dia 21 de fevereiro, dia em que se assinalou precisamente 40 meses desde a tomada de posse do atual Executivo Camarário, uma iniciativa intitulada “40 meses de mandato, 40 anos de Poder Local”, pretendendo assim assinalar as duas datas. Numa sessão que contou com uma assembleia numerosa, foram oradores convidados o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, a Vereadora da Câmara Municipal de V. N. Gaia responsável pelo Pelouro da Juventude, Elisa Cidade, e o Presidente da Junta de Freguesia de Oliveira do Douro, ainda que na qualidade de Coordenador Distrital da ANAFRE, Dário Silva. O debate foi moderado por Albino Almeida, Presidente da Assembleia Municipal de Vila Nova de Gaia.

No início e no fim da sessão usaram ainda da palavra, respetivamente, o Presidente do PS/Gaia, Patrocínio Azevedo e o Presidente da JS Gaia, Bruno Miguel Oliveira.

Js paços de ferreira recebe novos militantes No passado dia 25 de Fevereiro, a JS de Paços de Ferreira organizou um evento de receção a novos militantes. Durante esse sábado à tarde os jovens pacenses puderam conhecer os militantes que compõe a estrutura, bem como o funcionamento da Juventude Socialista. Após uma breve apresentação dos seus membros, foi dado espaço à apresentação e integração dos novos elementos, seguiu-se uma apresentação de enquadramento da JS nos seus vários contextos, das atividades realizadas no concelho e procedeu-se ao esclarecimento de dúvidas. Os presentes puderam também ouvir o testemunho de antigos militantes da JS de Paços de Ferreira, testemunhos da sua experiencia enquanto militantes, do sentimento de camaradagem que se cria e perdura para a vida, salientando a importância dos jovens na participação política não só no concelho, como também, no distrito e no país.

António costa em freamunde O primeiro-ministro esteve, na tarde de sexta-feira dia 25 de Fevereiro, em Freamunde, Paços de Ferreira, para presidir à cerimónia de apresentação de um programa de reabilitação de bairros sociais lançado pelo Governo. Após uma breve apresentação dos seus membros, foi dado espaço à apresentação e integração dos novos elementos, seguiu-se uma apresentação de enquadramento da JS nos seus vários contextos, das atividades realizadas no concelho e procedeu-se ao

O Mensalista | Página 15


JS Penafiel Lança Campanha de Propostas no mês de Aniversário da Cidade A Juventude Socialista de Penafiel tem feito um grande esforço nos últimos anos no sentido de qualificar e credibilizar a política através da formação de quadros políticos e da apresentação de propostas políticas concretas, exequíveis e que respondam às necessidades dos penafidelenses. Durante o mês de Março, mês em que se comemora a elevação da cidade Penafiel no dia 3, a Juventude Socialista lançou uma proposta política às 21h de todos os dias do mês das mais diversas áreas de intervenção. Todas as proposta estão enquadradas na realidade penafidelense e pretendem tornar Penafiel um local mais promotor da cultura, mais seguro e atraente e voltar a valer Penafiel como Capital do Vale do Sousa. Este conjunto de propostas políticas resulta do trabalho político dos últimos 4 anos, desde que os atuais responsáveis assumiram funções.

JS Trofa à Conversa com Tiago Araújo No passado dia 11 de Março, a Juventude Socialista da Trofa deu continuidade às edições da Academia Socialista. Desta vez o convidado foi o Vereador da Câmara Municipal de Santo Tirso, Tiago Araújo. O Tiago Araújo é o responsável pelos pelouros da Juventude, Cultura e do Turismo, áreas fundamentais para o desenvolvimento do seu concelho. O percurso do Tiago iniciou-se na estrutura da JS de Santo Tirso, e o seu trabalho foi sempre reconhecido, tendo sido eleito Presidente da estrutura concelhia em 2013. Ao longo do seu percurso foi igualmente eleito para pertencer a diversos órgãos da JS a nível nacional e também distrital. O Tiago Araújo foi sempre caracterizado como sendo um líder mobilizador e com uma enorme capacidade de trabalho. Essas características valeram-lhe a confiança do dirigente socialista Joaquim Couto, sendo o 7º vereador na lista à Câmara Municipal em 2013. Esta sessão, à semelhança da anterior, serviu para que o Tiago evidenciasse algumas das boas práticas de gestão autárquica implementadas diariamente no concelho vizinho. Desta forma, a estrutura jovem socialista da Trofa conseguiu agregar mais algumas boas práticas de forma a preparar o seu manifesto, documento que servirá para nortear o Partido Socialista da Trofa acerca das prioridades dos jovens para o concelho da Trofa. Amadeu Dias reafirmou que este tipo de iniciativas são fundamentais para o crescimento da estrutura por diversas razões. É fundamental formar os nossos quadros, e nada melhor do que procurar dentro da JS jovens que hoje são referências autárquicas. Numa outra ótica, era essencial compreender as boas práticas autárquicas de Santo Tirso, uma vez que se trata de um dos concelhos vizinhos.

Página 16 | O Mensalista


TOP-DOWN

10 anos depois do SIM

Em 2007, finalmente o país, os portugueses, fizeram com que a permissão de aborto fosse uma realidade em Portugal. Foi uma luta longa, que dividia à época a sociedade e mesmo o Partido Socialista, principalmente em 1998 quando o NÃO venceu. Mas em 2007 a história foi diferente e Portugal começou então o caminho para uma sociedade mais justa e igualitária. Hoje, o tema é eutanásia.

60 anos do Tratado de Roma

É pena e é cada vez mais uma realidade, mas a Europa só pensa nas questões de fundo quando á celebrações de datas marcantes ou atentados ou colapsos (financeiros ou sociais). Todos sabemos que temos maças podres no cesto da fruta, mas ninguém as quer tirar. Serão os 5 cenários propostos por Juncker suficientes? Dos 5, vamos escolher o melhor ou menos mau?

Precariedade

Ao longo do mês de fevereiro, muitos foram os debates e outdoors por este país fora acerca da precariedade laboral em Portugal. Todos reconhecemos a necessidade de debater e de discutir temas mesmo que incómodos, mas não é já tempo de agir e de acabar com a precariedade? Pode o Estado fazer alguma coisa para resolver o problema? Claro que sim, acabando com a precariedade dentro do Estado já é um começo.

10 mil milhões à deriva

Nos anos do anterior Governo PSD/CDS pelos vistos saíram de Portugal cerca de 10 mil milhões de euros para offshores. Este facto ter passado ao lado do fisco, é grave. Quando olhamos aos anos em que aconteceu e pessoas a perderem casas por dividas fiscais, é muito grave. Assunção Cristas dizer que devemos muito ao Secretário de Estado Paulo Núncio, é inqualificável.

P#t@$ e vinho verde

Dijsselbloem disse entretanto que os países do sul da Europa gastavam tudo em Mulheres e em Vinho. Nós em Portugal, nos tascos e cafés, orgulhosamente dizemos muitas vezes que quem o faz só quer saber de Putas e Vinho Verde. São expressões características do povo, que infelizmente o Sr. Dijsselbloem não conhece. Mas ele é o Presidente do Eurogrupo, não pode nunca ter este tipo de declarações completamente sexistas e discriminatórias. António Costa disse que numa Europa decente este Sr. não seria mais Presidente. Não tenho nada a acrescentar.

Escrito por: Pedro Perdigão

O Mensalista | Página 17


ร conversa com

bruno Gonรงalves Pรกgina 18 | O Mensalista


ENTREVISTA Escrito por: Bruno Silva Soares Bruno, iniciamos esta entrevista de forma a conhecer quais foram os motivos que te levaram a ingressar na JS?

Como foi o processo que te conduziu até ao Conselho Nacional da Juventude (CNJ) assim como o trabalho que o CNJ realiza em prol dos jovens portugueses.

Acredito que, a minha militância na Juventude Socialista, se traduz na crença nos ideais socialistas num tempo em que os valores e códigos da sociedade experienciam novos mundos a cada segundo, não resulta de uma epifania, mas de diversos momentos de construção ideológica. Poderia, certamente, falar de várias referências, desde o panorama local, nacional ou até internacional e intemporal, mas, acreditando que a política se faz em proximidade, houve, indubitavelmente, um conjunto de pessoas que, a nível pessoal, despertaram em mim uma vontade imensa de exercer a minha cidadania através da militância num partido que se aproxima do meu pensamento.

O processo que me conduziu ao Conselho Nacional de Juventude, em representação da Juventude Socialista, foi natural e inesperado ao mesmo tempo, apesar da dicotomia que esta caraterização possa estabelecer. Deveu-se essencialmente à confiança que o então secretário-geral à data, o nosso camarada João Torres, depositou em mim para finalizar o mandato da Juventude Socialista na coordenação da pasta de Emprego. E, se por um lado esta transição decorreu naturalmente, não penso que seja mentira afirmar que foi, também, inesperada pelo leque de quadros altamente valiosos que a Juventude Socialista possui. Quanto à orgânica e à dinâmica do CNJ, este divide-se essencialmente por diversas pastas, desde a área do Emprego, pasta que coordeno, até à área do Associativismo, Inovação e Tecnologia, passando pelo Ambiente e Sustentabilidade. O Conselho Nacional de Juventude tem como principal missão facilitar e promover o diálogo entre as mais diversas instituições de associativismo juvenil de caráter nacional, sejam elas culturais, ambientais, escutistas, partidárias, estudantis, sindicalistas ou confessionais. Assim sendo, o CNJ assume-se como pivot na representação dos jovens portugueses, tanto a nível interno, através do estímulo à atividade das organizações membro, dotando-as de ferramentas e experiências únicas, como a nível externo, tornando-se um interlocutor entre as legítimas reivindicações dos jovens portugueses e os agentes decisivos nas mais distintas matérias.

Creio, de igual forma, que não será, de todo, despropositado referir a importância da História do Partido Socialista na construção de uma sociedade democrática e plural em Portugal, da qual a sua própria orgânica interna foram e serão exemplos. E é, sem margem para dúvidas, esta convivência entre a diversidade de opiniões, que se regem pelo respeito comum pelos valores éticos e morais em democracia, que fazem da Juventude Socialista uma referência nas políticas vanguardistas do nosso país. No fundo, a decisão de militar na Juventude Socialista passou pelo reconhecimento da importância das decisões dos agentes políticos na vida quotidiana do cidadão comum, bem como pela necessidade de renovação da imagem da política aos olhos da sociedade, que apenas poderá transitar de um sentimento de desconfiança para a esperança de um país melhor através de relações próximas e honestas com todos aqueles que nos rodeiam diariamente.

Após, seres parte integrante do CNJ, com o pelouro do emprego jovem, também ingressaste no secretariado nacional , como tem sido esse trabalho? Desafiante,

O Mensalista | Página 19

mas

extremamente


gratificante. Infelizmente, vivemos nos últimos anos, pelas mais diversas razões, períodos extremamente conturbados no que a políticas de juventude diz respeito, e a área do emprego-jovem não foi exceção. Com números de desemprego jovem a atingirem valores absolutamente insustentáveis para a construção de uma sociedade equilibrada de futuro, importou acabar com a lógica de que era possível fazer mais com muito menos. Os jovens portugueses, principalmente aqueles que se encontravam em fases transitórias das suas vidas, nomeadamente nos períodos de pósformação, sentiram a sua geração ser alvo de uma realidade ímpar desde o 25 de abril: a possibilidade de serem a primeira geração com um nível de vida abaixo da geração imediatamente anterior. E foi, também, esta frustração que incentivou e promoveu o aumento brutal nos índices de emigração jovem. Hoje, perante uma crise de valores no seio da Europa, fruto de uma união monetária desregulada e de políticas mais económicas e menos sociais, importa assumir um novo rumo e cumprir uma nova esperança, sem comprometer as gerações vindouras. Assim sendo, o equilíbrio do binómio sustentabilidadecrescimento deve ser a maior referência para programas prósperos e estáveis de criação de emprego. Numa outra face do mercado laboral, e perante uma revolução tecnológica que se perfila como a revolução mais silenciosa da História, liderada pela automatização do trabalho e pela incessante corrente de informação (fidedigna ou não) no mundo virtual, urge estreitar a regulação entre o trabalhador, a máquina, a entidade patronal e o Estado Social. Apenas desta forma seremos capazes de alcançar um balanço que respeite, simultaneamente, a produtividade das empresas a responsabilidade social de cada um na contribuição para uma sociedade mais justa, mais fraterna e mais solidaria. Ao acumulares estes dois cargos no panorama nacional, como é fazer a representação das duas instituições e o fundamento do seu trabalho? Apesar da natural interligação entre

a Juventude Socialista e o Conselho Nacional de Juventude no que respeita às funções que desempenho em ambas as estruturas, é notável o diferente modo de atuação das diferentes entidades, até porque correspondem a missões distintas. O Conselho Nacional de Juventude tem como principal missão a representação de todos os jovens portugueses, sendo uma instituição inclusiva das mais diferentes entidades partidárias ou apartidárias, portanto, requer também uma maior sensibilidade no que às tomadas de posição diz respeito, essencialmente na busca dos consensos alargados relativamente aos mais diferentes temas. Concretamente no que concerne à área do Emprego, desenvolvem-se diariamente esforços, tanto internamente como ao nível de tomada de decisão de caráter nacional, para fomentar e estimular soluções que possam facilitar a inclusão dos jovens no mercado de trabalho e garantir, simultaneamente, que os seus direitos laborais sejam respeitados como deve acontecer num Estado de Direito. Recentemente, o CNJ foi capaz de denunciar diversos casos de abuso por partes das entidades empregadoras face a estagiários, sem comprometer o anonimato das denúncias, e trabalhar junto do governo na busca de mecanismos e ferramentas adequadas a uma maior proteção social dos mesmos na sua área de trabalho, resultando na criação de uma relação entre o IEFP e o estagiário que antes não acontecia. Ainda assim, e simultaneamente, há um espaço claro para assumir responsabilidades a nível de representação na estrutura da Juventude Socialista. E nesta matéria, pela importância que a JS assume como juventude partidária vanguardista e representativa de uma enorme pluralidade de opiniões tanto como pelo reconhecimento do seu legado, importa renovar a discussão e o debate que se vive em torno das matérias de emprego, perspetivando o futuro ao analisar os erros que cometidos no passado. Falo, por exemplo, da necessidade de acompanhamento da constante evolução tecnológica e nas vantagens, tanto como os perigos, da substituição integral do trabalho humano pelo trabalho da

Página 20 | O Mensalista


máquina. Este é, sem qualquer dúvida, o debate que importa ter hoje para que possamos ter, futuramente, uma sociedade equilibrada, fruto de uma segurança social sustentável, assente nos princípios do direito ao trabalho e de direito à dignidade nas relações laborais que tanto têm marcado a agenda partidária e governativa nos últimos anos.

“O Conselho Nacional de Juventude tem como principal missão a representação de todos os jovens portugueses, sendo uma instituição inclusiva das mais diferentes entidades partidárias ou apartidárias” És também militante da JS Braga, cidade essa que sempre foi um “bastião” do PS, mas que nas ultimas eleições ficou para o PSD. Como vês estas eleições autárquicas que se avizinham? As eleições autárquicas que se aproximam serão uma oportunidade de rejuvenescimento do Partido Socialista junto dos munícipes bracarenses,

espelhando uma alternativa sólida, consciente e sustentável para o governo da cidade de Braga. Depois de quatro anos de gestão descontrolada e de um mau planeamento urbano por parte da coligação PSD/ CDS-PP para o município, creio que estas eleições constituam a primeira página de uma história feliz para Braga e para os bracarenses. Contrariamente àquilo que tem sido uma governação que passa exclusivamente pelo gabinete de comunicação, Braga precisa hoje de se lançar para o futuro, de forma sustentável e sustentada, não entendendo que isso seja simplesmente a atribuição de autorizações para a construção de grandes superfícies comerciais. A nossa alternativa deverá passar, essencialmente, pela consolidação de Braga como cidade de História, seja pela sua tradição romana ou pela Semana Santa que junta milhares de visitantes, e pelo planeamento de um futuro que preserve e reabilite os espaços verdes, enquanto dinamiza e incentiva o investimento na cultura, no tecido científico-empresarial que tanto se faz sentir no concelho, onde a Universidade do Minho assume um papel pivot. Apenas com num regime simbiótico entre a tradição e a capacidade de inovação do capital humano bracarense conseguiremos explorar o melhor que a cidade tem para oferecer.

O Mensalista | Página 21


a voz dos militantes

Escrito por: Hugo Bessa

atualidade política OPINIÃO DE:

Bruno Oliveira V. N. Gaia Gestor Comercial 27 Anos

Marco Ferreira Trofa Engenheiro Industrial 28 Anos

Pedro Ribeiro Amarante Estudante 21 Anos

Página 22 | O Mensalista


O escalar de tensão entre EUA e A Rússia poderá levar a maiores conflitos?

S

im. Aliás, esta era já uma situação esperada depois da vitória de Trump nas eleições norteamericanas, ainda que este tenha assumido uma postura de abertura à melhoria de relações com a Rússia. O combate ao Estado Islâmico poderia ser um ponto comum de entendimento entre os dois países, a posição distinta que ambos têm em relação à Síria será sempre um foco de possíveis conflitos.

S

im. Fundamentalmente porque existe um factor imprevisível na Casa Branca: Donald Trump. Mas essa imprevisibilidade não é ingénua. As decisões de Trump são pragmáticas e são tomadas em função da sua noção de popularidade e aceitação junto dos republicanos. Seja para afastar atenções das suas derrotas e faltas de apoio no congresso, seja como projecto de afirmação.

S

im. É verdade que a tensão entre os EUA e a Rússia aumentou, após o ataque americano à Síria. Segundo o primeiro-ministro russo, este ataque dos EUA representa mesmo “boas notícias para os terroristas”, pois em vez destes dois países combaterem juntos o seu inimigo comum, Estado Islâmico, os EUA preferiram lutar contra o legítimo governo Sírio. Poderemos sim, estar à beira de maiores conflitos.

Deve a União Europeia tomar medidas mais severas devido à ameaça do terrorismo?

S

im. Contudo, não acredito que o encerramento de fronteiras aos refugiados esteja entre essas medidas. Acredito sim que o trabalho de prevenção deve ser mais aprofundado, como será exemplo a identificação e desmantelamento de redes de recrutamento para a radicalização se cidadãos europeus, entre outras medidas preventivas.

N

ão. Não é de “severidade” que a Europa necessita. Aliás, a Europa tem dado uma boa resposta no que concerne às suas forças de segurança e à prevenção de ataques terroristas (apesar de todo o mediatismo, as vitimas de ataques terroristas na Europa são muitos menos face a décadas anteriores). A resposta deve ser política, solidária e integradora. Somos a Europa do multiculturalismo. E essa herança histórica é a nossa melhor resposta.

Medo e reflexão” poderão ser as duas palavras que melhor definem os atentados terroristas que atormentam a nossa Europa. “Medo” de sair à rua, mas “reflexão” no sentido de perceber porque é que estes atentados acontecem e serem tomadas medidas para o seu combate. Penso que um melhor controlo das fronteiras entre os países europeus será uma das muitas medidas que a União Europeia deverá tomar rapidamente.

A posição do Governo foi adequada perante as declarações do presidente do Eurogrupo?

S

im. Não só foi adequada a posição do Governo através do pedido de demissão de Dijsselbloem e da mensagem levada por Ricardo Mourinho Félix aquando da reunião do Eurogrupo, como foi também apropriada a posição do Partido Socialista junto do PES quando exigiu a condenação e retirada de apoio político ao holandês. Qualquer outra atitude, quer do Governo, quer do PS, não seria compreensível.

S

im. Uma enorme diferença face ao constante “ajoelhar” do governo anterior. A demissão é o único caminho possível para Dijsselboem que, diga-se, é a vergonha do socialismo europeu. A postura crítica do governo português é importante para Portugal e essencial para o futuro da Europa. Aliás, é crucial que o governo mantenha uma postura reformista. São necessárias mudanças na Europa e nos partidos socialista europeus.

O Mensalista | Página 23

S

im. O secretário de Estado das Finanças exigiu recentemente um pedido de desculpa ao presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, dizendo-lhe que “foi profundamente chocante aquilo que disse aos países que estiveram sob resgate”. Claramente que Dijsselbloem teria que pedir desculpa ao nosso país pelas suas declarações absurdas. Gostaria de relembrar que muitas vezes as desculpas não se pedem, evitam-se!


P OL Í TI C OS DE SO F Á Pré-aviso de Greve Caros amigos, Escrevo-vos este mês, extremamente desapontado e chateado. Faço-o porque me estão a tentar tirar este trabalho de escrever a secção de humor. Aliás, todo o trabalho que faço na área do humor. Aproximam-se as autárquicas e… o PSD apresentou Teresa Leal Coelho para a câmara de Lisboa e Álvaro Almeida (um senhor que deve ser representante da “Nova Portugalidade”) para o Porto. Pior… Depois deste mandato de Rui Moreira, Passos Coelho tem a coragem de dizer que o Porto ainda vive das obras de Rui Rio. Desconfio que Passos Coelho sai da liderança do PSD direto para o palco do Sá da Bandeira com um espetáculo de comédia. Enfim, se virem que daqui a uns meses esta página desaparece é porque eu estou em greve contra a concorrência desleal. Isso, ou vou procurar exposição mediática e concorrer para a liderança do PSD. Vai na volta e ainda sou eu a pessoa que vai dizendo mais coisas com sentido ali no meio.

Página 24 | O Mensalista


O MENSALISTA

JS FEDERACAO PORTO

P O R T O N O R T E

C O M

O Mensalista | Pรกgina 25


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.