Page 1

Jornal dos Estudante da EEEP Alan Pinho Tabosa ­  Pentecoste – CE | 02 de Outubro  ­ 201 4 Nº VI

EDITORIAL Olá galerinha, estamos em nossa 6ºedição do jornal InterAção da E.E.E.P Alan Pinho Tabosa. E o nosso conteúdo está riquíssimo de muitas informações e dicas. Boa Leitura.

''Estudar implica: ler, pensar, interpretar, repensar e reinventar.''

Equipe do “Jornal InterAção”

Jordânia Gomes. 1°Ano – AGRO

DESFILE CÍVICO 2014

ENEM PRA VALER No desfile cívico deste ano a Escola Estadual de Educação Profissional Alan Pinho Tabosa abordou a seguinte temática: APRENDIZAGEM COOPERATIVA COMO INSTRUMENTO PROMOTOR DE PAZ. A escola estava dividuida em 10 pelotões, a saber: os pelotõe representando cada curso, o da Aprendizagem Cooperativa, o dos Estagiários, o das profissões, o da EJA, o pelotão Clamor por chuva, que foi destaque levando para a avenida um carro/cenário mostrando o clamor do povo sertanejo por chuva, e por ultimo o pelotão Gentilesa gera gentilesa, mais um caminho para conseguirmos a paz, formado por professores e funcionários da escola. Tivemos a participação de mais 150 estudantes, dos diversos cursos. E apesar de ser uma atividade muito desgatante, por conta da demora principalmente, é sempre muito gratificante representar a nossa escola. A todos que contribuiram, parabéns!!

Estudantes do 3º ano da EEEP Alan Pinho Tabosa participam do projeto ENEM PRA VALER.

DIA DO ESTUDANTE NA ALAN PINHO O dia do estudante foi comemorado na E.E.E.P Alan Pinho com bastante alegria e animação. Os protagonistas deste evento foram os próprios estudantes que com grande desenvoltura mostraram seus talentos com atividades relacionadas à música e ao teatro. Com muita desenvoltura os estudantes da Agroindústria do 1º ano reapresentaram a peça Hermanoteu na terra de Godah, que foi bastante aplaudida. E para fechar esta comemoração com “chave de ouro”, foi realizada a entrega de medalhas para os estudantes que obtiveram um bom desempenho durante o semestre.

O projeto Enem pra Valer tem como objetivo ajudar os estudantes a melhorar seu rendimento acadêmico para obter um bom desempenho na prova do Enem. As atividades são realizadas de segunda a sexta-feira, todas as tardes, com aulas interdisciplinares envolvendo duas ou mais disciplinas a cada dia, utilizando a metodologia da aprendizagem cooperativa. Os professores de cada área se reúnem para, juntos, planejarem as aulas. Cada encontro tem duração de cinco horas/aula, divididas em exposição do conteúdo; atividades individuais; atividades coletivas; fechamento da aula e resolução de questões do Enem. Além disso, o projeto oportuniza apoio emocional, criação de laços cooperativos com a utilização de vídeos motivacionais e encontros para relaxamento. A meta é que cada estudante possa resolver no mínimo 140 questões por disciplina e participe de dois simulados até os dias 8 de novembro. Os estudantes com dificuldade de aprendizagem irão receber apoio pedagógico. A ação envolve a participação de professores, gestores, funcionários da escola, além de professores e bolsistas da Universidade Federal do Ceará. Há ainda estudantes da própria escola que participam como monitores, auxiliando os docentes em sala de aula. Ednaldo Firmiano – Cood. Pedagógico (com colaboração da prfrª Janayna Maciel) Depoimento de estudantes sobre o projeto ENEN PRA VALER. “O projeto ajudou bastante a gente, porque como alguns alunos pela manhã


2

Jornal InterAção

fazem estágio, no período da tarde iríamos ficar dispersos em sala de aula com conteúdo normal, então os aulões foram uma forma de agrupar todos em um só lugar, com atividades que necessitam da total concentração dos alunos, pois um minuto de distração atrapalha na atividade seguinte.” _Informática 3° Ano. “Lá a gente aprende e relembra conteúdos que já cairam e podem cair no Enem” _Acadêmico 3°Ano “No início eu pensava que não iria dar certo, porém, depois percebi que seria bom pois estimula o estudo em grupo para resolver as questões de meta coletiva. _Acadêmico 3°Ano “As únicas coisas que não me agradaram foram o horário e o barulho que é feito devido a grande quantidade de alunos” _Aquicultura 3°Ano Porém, alguns estudantes falaram também dos problemas que ocorrem, por exemplo: o tempo é corrido, algumas materias não são devidamente explicadas, têm professor que não está conseguindo transmitir de forma clara. O que podemos perceber, que o projeto está dando certo, mas ainda tem muito a melhorar. Por Irisdara Almeida / AG 1º

III AMOSTRA REGIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

A III amostra regional ambiental ocorreu no mês de agosto de 2014, na E.E.E.P Alan Pinho Tabosa. Este evento ímpar contou com a presença de vários professores da 2ª CREDE REGIONAL DE ITAPIPOCA com o lema: A Responsabilidade Social e Preservação Ambiental Significa um Compromisso com a Vida. O evento ocorreu com o objetivo de levar jovens estudantes a se autossensibilizarem com a preservação do meio ambiente, com a ajuda de projetos elaborados e postos em prática por eles mesmos. Uma vez que é de fundamental importância que os jovens do futuro e, principalmente do presente, se responsabilizem por suas próprias ações rumo à preservação ambiental.

AUTONOMIA 100% Um indivíduo racional tem a capacidade de tomar suas próprias decisões quando estimulados adequadamente. E com a prática ele vai adquirindo autonomia. Esta é a concretização moral de nossas ações com responsabilidade. É nesse contexto que a escola EEEP Alan Pinho, desde a sua fundação, vem proporcionando aos seus estudantes, através da metodologia da Aprendizagem Cooperativa, o desenvolvimento dessa autonomia intelectual. Através das múltiplas atividades desenvolvidas, cada estudante é incentivado a refletir sobre suas ações, para que possam ter real consciência de seus atos, respeitar valores como a confiança, construir objetivos com disciplina, autossuficiência e responsabilidade. Em fim, ser capaz de se responsabilizar pelo seu próprio aprendizado. O projeto autonomia 100% acontece com a ação dos próprios estudantes, compartilhando o que sabem mais com os colegas, este projeto acontece todas as manhãs de segunda-feira às sexta-feira. Jordânia Gomes / AG 1º

Ao final de um longo dia de apresentações a nossa escola levou o prêmio de 2º lugar com o projeto Cuidando da Escola. O projeto tem como objetivo levar um grande número de estudantes a conscientizar-se, formulando ações concretas visando à limpeza e conservação do ambiente escolar.

História de Vida Fábia Costa nascida em 17 de Outubro, em Fortaleza-Ce, teve uma infância satisfatória. Filha de dona Lúcia e irmã de Lucas Costa. Sempre foi uma pessoa ativa e atenciosa. Em sua infância desfrutava de todas as oportunidades que a vida lhe dava. Gostava de brincadeiras de meninos e pulava muita ''macaca '', ou seja, amarelinha. Tinha uma relação afetiva muito forte com sua madrinha, de quem ganhou um coelho. Porém, em um determinado dia, ao chegar a sua casa, recebeu a notícia que ele havia sido entregue ao dono de uma horta, onde foi morto. Fato este que foi traumático em sua infância. Até aos seus 11 anos de idade permaneceu sendo filha única, porém, seu irmão Lucas, atualmente Técnico em Construções, nasceu e modificou um pouco sua vida. Cursou o ensino fundamental no Colégio Seminário Nossa Senhora de Fátima e, em 2003, estudou na escola de ensino médio Justiniano de Serpa onde concluiu uma das etapas de sua carreira acadêmica. Atualmente se encontra noiva do senhor David, e com o mesmo pretende casar-se e construir uma família feliz e na graça de Deus. Prestou vestibular para o curso de Administração, todavia recebeu o incentivo do seu noivo para concorrer a uma vaga para Engenharia de Alimentos, a qual conseguiu e estudou no período de 2005 a 2012. Em relação a sua vida acadêmica, mais uma etapa está concluindo, que é a sua especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho, cuja tese a ser defendida é o Estudo da Ergonomia do Trabalho dos Docentes nas escolas padrão MEC. Fabia, atualmente, trabalha como professora na EEEP de Pentecoste. Afirma gostar da metodologia de trabalho desenvolvida por essa Escola, que é a da Aprendizagem Cooperativa. Pois, se sente ajudada por todos. Declara sentir-se realizada como professora e coordenadora do curso Técnico em Agroindústria, cuja turma do 3° ano já se encontra estagiando em vários estabelecimentos de Pentecoste. Esta é a primeira turma do curso a estagiar o que está sendo uma referência para as demais. Conclui dizendo que todo esforço nesta fase de estágio dos alunos, tem sido válido, pois tem apresentado bons resultados. Sua filosofia de vida está centrada na fé em Deus, que associada à sua força de vontade, lhe tem impulsionado a ir atrás dos seus objetivos sem medo de arriscar. Pois acredita que Deus está sempre ao seu lado. Willian Araújo / AG 2º e Jordânia Gomes / AG 1º.

Andressa Martins / IF 1º


3

Jornal InterAção

DICA DE LIVRO A GUERRA DOS TRONOS

Olá, venho indicar para vocês o livro “A Guerra Dos Tronos” que faz parte da coleção “As Crônicas de Gelo e Fogo”. São cinco livros publicados, e o sexto ainda está sendo escrito. Os livros inspiraram a série “Game of Thrones”, com sucesso estrondoso em todo o mundo. A 5ª temporada será lançada em abril de 2015. O primeiro livro conta a história de Eddard Stark, que foi convidado pelo seu grande amigo Robert, o rei, para ser “A Mão do Rei”. Mas, as pessoas não são tão confiáveis assim, então, Ed, ou Ned, acaba descobrindo segredos que colocam em risco a sua própria vida e toda a sua família.

RELATO DE EXPERIÊNCIA VISITA À ESCOLA PROFISSIONAL DE NOVA OLINDA

Entre os dias 11 a 15 de agosto, um grupo de estudantes da EEEP Alan Pinho Tabosa, se dispôs a representar a escola em uma formação sobre a Aprendizagem Cooperativa na EEEP Wellington Belém de Figueiredo, em Nova Olinda (Cariri). A missão era inédita, arriscada, ousada e muito importante. Sabíamos o que íamos fazer, porém não tínhamos a certeza de que iria dar certo, se o núcleo gestor, os professores e os estudantes da escola iriam aderir a nossa metodologia.

escola é composta por estudantes da zona rural, e sua vontade de aprender é tão grande que, mesmo com o cansaço da semana, formam grupos de estudos nos fins de semana. Essa experiência foi muito marcante para todos, pois lembrou muito do PRECE e o desejo daqueles sete primeiros estudantes em busca do conhecimento. Infelizmente passamos apenas três dias com os estudantes dessa escola, mas esses foram o suficiente para fortalecermos grandes laços de amizade. Também, pudemos observar através de suas palavras e manifestações de agradecimentos que a formação foi proveitosa e que toda a escola, sem dúvida, gostou da metodologia. Saímos com o sentimento de missão cumprida e na certeza de que contribuímos muito para com o aprendizado de outras pessoas e consequentemente para a formação de um mundo melhor. Por Willian Araújo / AG 2º

PROJETO CÂMARA

São muitas histórias incríveis, fascinantes que tomarão sua atenção do início ao fim.

CIDADÃ

Um agradecimento todo especial ao doador deste livros, Gustavo Ewerson, pelo seu desprendimento em doar à nossa biblioteca a coleção completa desta obra incrível, com um único intuito: fazer com que mais pessoas se encantem pela leitura, assim como ele, e que esta transforme a realidade de muitos.

Por Litelton Firmiano / AG 3 Que eu não perca a vontade de ter grandes amigos, mesmo sabendo que, com as voltas do mundo, eles acabam indo embora de nossas vidas. Ariano Suassuna

Fonte: Página do Facebook Martha Medeiros-Frases

Nossas expectativas eram as mais positivas possíveis e o nosso maior desejo, ao sairmos nessa missão, era que toda a escola em formação pudesse ver os resultados inerentes à metodologia e pudessem aderi-la no seu fazer pedagógico. A partir das primeiras oficinas, observamos que houve um pouco de resistência por parte de alguns estudantes por não quererem experimentar algo novo, porem essa resistência se transformou em aceitação e no desejo de participar das atividades, na medida em que estas iam acontecendo. Contamos com o grande apoio dos facilitadores que nortearam as atividades, e com os seus carismas conquistaram cada estudante, criando assim um ambiente de respeito mútuo e companheirismo entre todos. No ultimo dia da visita fomos para outra escola profissionalizante na cidade de Jardim. Esta escola já utilizava a Aprendizagem Cooperativa, porém não utilizava na sala de aula e sim, aos fins de semana, em células de estudo montadas nas casas dos estudantes. A maior parte do corpo estudantil dessa

Com o objetivo de aproximar os estudantes da EEEP Alan Pinho Tabosa do cenário político e conhecer as estruturas do Poder Legislativo municipal, os professores Jocélio Moraes e Magno Gomes (Sociologia e Língua Portuguesa), criaram um projeto Câmara Cidadã que oportuniza um grande laboratório de conhecimento político e cidadão. Semanalmente, as turmas de 2º e 3º ano estão tendo acesso direto às sessões da Câmara Municipal de Pentecoste, assistindo os discursos e acontecimentos político da cidade. Além disso, os estudantes ficam informados sobre como estão às políticas públicas do município, o que os vereadores e o prefeito (a) estão fazendo para melhorar nossa cidade. É uma grande experiência de saber compartilhado entre o cidadão e o agente político, no desenvolvimento da participação popular e na democracia do nosso país. Nossos agradecimentos aos vereadores que nos receberam


4

Jornal InterAção

muito bem nas sessões das quintas-feiras, às 10h00 da manhã!!!

Por Jocélio Moraes /Prof.º Sociologia

ESTUDANTES DA ESCOLA PROFISSIONAL INICIAM ESTÁGIO

estudantes, são elas: Prefeitura Municipal de Pentecoste, Prefeitura Municipal de Apuiarés, ADEL (Agência de Desenvolvimento Local), DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas), COGERH (Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos), EMATERCE (Empresa de Assistência Técnica de Extensão Rural), Agro Aquicultura (Poy), DRE Agroindústria (Meu Peixe), Colônia de Pescadores, Alexandre Motos, Estado da Arte, Kairo Net, KR Informática, Seará Créditos, Restaurante Sabor Brasileiro, Marcadinho Cristal, Mercadinho Opção, Mercadinho Econômico, Mercadinho Bom Preço, Ponto da Carne, César Cacau, Mercadinho Nova Opção, Palace Hotel. Agradecemos a todas as pessoas que representam essas instituições.

Neste semestre iniciou-se para os estudantes da EEEP Alan Pinho Tabosa, o estágio para complementar a formação dos cursos técnicos em Agroindústria, Aquicultura e Informática, iniciados há 2 anos e meio. Os estudantes devem cumprir uma carga horária de 400 horas e receberão uma bolsa estágio fornecida pelo Governo do Estado do Ceará, que é o mantenedor das Escolas Profissionais, além de toda a roupas e acessórios exigidos nos seu respectivos campos de atuação. Todos os estudantes estão com grandes expectativas para colocar em prática o conhecimento adquirido durante todo o curso. E a escola também muito se alegra por este momento, pois é o primeiro ano das turmas de terceira série, além de ser um ano muito importante para a turma do Curso Acadêmico (que não é profissionalizante), turma esta que tem uma carga horária maior de aulas voltadas para Enem, os preparando para ingressar na Universidade. Vale ressaltar, que ainda no ano passado estudantes do 2º ano, já conseguiram ingressar no Ensino Superior. É com grande satisfação que a EEEP Alan Pinho Tabosa firma uma parceria com as concedentes, visando o aperfeiçoamento dos nossos

por meu irmão. Ele sempre compartilhava comigo suas leituras; e isso me estimulou bastante. Os convite-livros dele ficavam paradinho na estante. Ao contemplá-lo, soava na minha cabeça ‘leia-me’. Este fascínio é impagável. O sentimento humano após o deleite literário é, como diria Clarice Lispector, uma felicidade clandestina. Tudo isso me fez perceber que embora sendo um sentimento clandestino, o convite-livro deve ser compartilhado. Hoje posso afirmar que a literatura é indispensável para minha dignidade como ser humano. Por isso, acredito na solidariedade literária. Um atitude de doar os livros que você gostaria de ter lido. Sinto-me como se estivesse doando um livro para mim mesmo. Apesar de ter ciência que este direito à literatura deveria ser uma política pública, me sinto honrado em contribuir para formação dos futuros leitores do nosso país. Tenho certeza que na biblioteca estes livros serão bem aproveitados.

Atenciosamente, Gustavo Ewerson

CAMPANHA DE ARRECADAÇÃO DE LIVROS PROJETO LETRAS SOLIDÁRIAS Pessoal, a nossa biblioteca recebeu este semestre várias doações de livros literários, de diversos amigos da leitura. Ao todo somam mais 300 novos títulos, fruto da campanha de arrecadação de livros do Projeto Letras Solidárias. Gostaria de agradecer, em nome dos estudantes desta escola, a cada doador. Abaixo texto de um dos grandes incentivadores desta campanha, Gustavo Ewerson.

Amigos, Uma vez li que a literatura é um direito inalienável. Isso me fez recordar do meu difícil acesso a leitura. Li meu primeiro romance aos 16 anos de idade. Um livro indicado

Por Nicelly Marques/Bibliotecária

EXPEDIENTE Redatores: Willian Araújo e Thiago Amorim (Agro. 2º Ano). Litelton Firmiano (Agro. 3º Ano), Jordânia Gomes, Irisdara Almeida(Agro. 1º), Andressa Martins (Infor. 1º), Prof.º Jocélio Moraes, Ednaldo Firmiano – Cood. Pedagógico, Revisoras: Prof.ª Gláucia Andrade, Prof.ª Janayna de Sousa Maciel. Diretores de Arte: Renato Corrêa (Coordenador Escolar), Diagramação: Nicelly Marques (bibliotecária).

6ª edição Jornal InterAção  
6ª edição Jornal InterAção  
Advertisement