Page 1

Jornal dos Estudante da EEEP Alan Pinho Tabosa ­  Pentecoste  – CE | 23 de Maio ­ 201 4 Nº V

EDITORIAL Olá galera da Alan Pinho, Demorou mas finalmente, o Jornal Interação está de volta com a nossa 5ª edição, cheia de notícias da escola. Fique por dentro de tudo que está acontecendo. Colabore, produzindo e lendo as matérias feitas por nós e por vocês. Obrigado a todos os colaboradores do jornal.

DIA DAS MÃES NA ALAN PINHO Foi comemorado o dia das mães na EEEP Alan Pinho Tabosa. A primeira atividade foi a Caminhada das Mães, iniciando às 6h30min na praça do CSU rumo à escola, sob o comando da Educadora Física da escola, Thalyta Lima.

Boa Leitura. Equipe do “Jornal InterAção” PALESTRA INSTITUTO POLITIZAR SOBRE OS 50 ANOS DO GOLPE MILITAR NO BRASIL

No dia 14 de abril, a Escola Profissional de Pentecoste recebeu membros da coordenação do Instituto Politizar, uma associação de educação de política e cidadania de Fortaleza - CE, para uma palestra sobre os 50 anos do Golpe de 1964. A palestra foi ministrada pelo presidente do Instituto Politizar, Célio Studart, e contou com uma abordagem lúdica acerca desse corte histórico, essencial para a compreensão da história de nosso país e das questões do presente. Com vídeos e imagens, os estudantes puderam compreender os rumos e consequências do Golpe de 64 para a Democracia e participação política do brasileiro. Após a palestra, eles puderam participar com perguntas e posicionamentos, adentrando em questões importantes para a compreensão histórica do assunto e também para que pudessem compreender a importância do estudo de nossa cidadania. Esse foi um grande momento de aprendizado político e de participação cidadã dos nossos estudantes da escola.

Ao chegarem à escola, onde seus filhos estavam aguardando, elas foram recepcionadas. O diretor, Elton Luz, que também participou da caminhada, deu as boas-vindas e então elas foram encaminhadas para a sala de seus respectivos filhos. Os estudantes de cada turma se organizaram para decorar a sala, preparar homenagens e também providenciar o café da manhã. Foi uma manhã cheia de emoções, em que cada filho pôde expressar o seu amor por sua mãe, através de declarações, mensagens, vídeos com fotos deles e de suas mães, músicas cantadas e tocadas ao violão e, claro, um delicioso café da manhã. Tudo sob iniciativa deles, os professores presentes estavam apenas prestigiando cada turma. Em suma, foi uma manhã muito agradável que, com certeza, vai se repetir. Além do incentivo à atividade física, o momento proporcionou emoções que alimentaram a alma de todos.

Organizadores da palestra: Jocélio Moraes, Tony Ramos e Renato Cruz. (Texto escrito por Célio Studart) Curta a página no facebook: https://www.facebook.com/institutopolitizar? ref=ts&fref=ts Por Jocélio Moraes Prof.º de Sociologia

Nicelly Marques

Cantinho do Estudante Momento Poético

TUDO POR AMOR A noite torna-se amanhecer Para provar que o amor existe Está escrito nas estrelas e no fundo do meu coração É com você onde ainda eu permaneço Através de cada página que viramos Para a lição que aprendemos Finalmente nos libertamos ou nos colocará de joelhos Mas o amor é certo e nunca errado Sabemos que podemos dizer que demos tudo Demos tudo por amor, Demos tudo por amor. Em cada passo que demos, entregamos a nossa alma Demos tudo, mas tudo por amor. Em orações silenciosas, eu oro O que as palavras nunca poderiam dizer Para alcançar o seu coração Não importa onde você esteja Para prometer que acharemos um modo Para caminhar na estrada que conhecemos A estrada que nos conduz ao nosso Amor! Um milhão de sonhos que tenho sonhado Em cada um deles tenho visto o seu rosto... e você está só. Sabemos que podemos dizer que demos tudo Demos tudo, mas tudo, por amor. E em cada passo que demos, entregamos a nossa alma E damos tudo por amor, somente por Amor! A vida, o tempo passa tão rápido Para os segredos que permanecem escondidos Sejam revelados na hora certa. Logo o futuro se tornará o passado Quando eu abraçá-la novamente Eu vou abraçá-la para sempre Em orações silenciosas, eu oro Para te encontrar através da escuridão Para alcançar profundamente o seu coração E achar um modo de te amar para sempre. Como a noite se torna amanhecer Prova que o amor sempre continua E para sempre, por toda a minha vida irei te amar. Por todas as páginas que viramos, Cada lição que aprendemos Finalmente nos libertará ou nos colocará de joelhos na escuridão. Mas o amor é como o vento, não se ver, mas se sente! O amor é sempre certo e nunca errado. Damos tudo por um grande amor E sempre irei repetir que para sempre vou te amar!

R.G.


2

Jornal InterAção

História de Vida de Ednaldo Firmiano Ednaldo Pereira Firmiano nasceu em 10 de maio de 1984   em   Fortaleza/CE   é casado   com   Nicelly Marques  e   Filho   de Edmar   Barros   Firmiano, e   Maria   Ricardina. Morou   a   maior  parte   da sua   infância   e   adolescência   na comunidade   de   Várzea   Comprida,   zona rural do município de Pentecoste. Sempre gostou muito de estudar. Sua mãe foi sua professora até a 2ª série. Como toda criança, ele gostava muito de brincar e se divertir. Na   continuação   do   seu   ensino fundamental   I   precisou   estudar   na localidade   de   Mulungú,   que   ficava aproximadamente   dois   quilômetros   de distância   da   sua   residência,   onde   tinha que   ir   de  bicicleta.  Ao   concluir   o   ensino Fundamental   I   passou   a   estudar   na comunidade de Providência, onde também precisava   deslocar­se   de   bicicleta.   Nesta fase   de   sua   vida  gostava   muito  de   jogar bola, sair com os amigos e brincar com o seu irmão Evanaldo Firmiano.  Ao   concluir   o   ensino Fundamental II, como na região não havia escolas   que   lecionavam   o   Ensino   Médio, passou a estudar em Pentecoste na Escola de   Ensino   Médio   Tabelião   José   Ribeiro Guimarães e todo dia ia de “pau de arara” à escola. Para Ednaldo, esta foi uma fase muito   marcante   em   sua   vida,   porque construiu grandes amizades. Quando   terminou   o   Ensino Médio não havia muitas oportunidades de trabalho.   Então,   um   primo   lhe   convidou para estudar no PRECE. Ele aceitou e teve que morar durante dois anos na casa  de sua   tia   que   ficava   na   localidade   de Cacimbas,   próximo   à   comunidade   de Cipó, sede da 1ª EPC. No   primeiro   ano   teve   a   revisão do Ensino Fundamental, e no ano seguinte fez o curso Pré­vestibular. Sempre teve um grande apoio da família nos estudos. Sua mãe queria que ele fosse professor, e com a   influência   de   um   estudante   do   PRECE que passou para o curso de Pedagogia, foi este curso que ele escolheu. Prestou   vestibular   no   ano   de 2004 e no período de 2005 a 2009 cursou Pedagogia.   Morou   em   residência universitária   durante   cinco   anos,   sendo que,   quatro   anos   e   meio   foi   privilegiado com uma  bolsa universitária. Atualmente faz   o   curso   de   Especialização   em Coordenação   Pedagógica   e   outro   de Língua Portuguesa. Quando   terminou   a   sua graduação   passou   a   trabalhar   na   COFAC (UFC), e quando foi inaugurada a Escola Profissionalizante   em   Pentecoste,   como tinha o desempenho e o conhecimento na área   da   Aprendizagem   Cooperativa,   o

convidaram para   trabalhar   na coordenação pedagógica. Onde hoje tem o papel   de   acompanhar   e   discutir   sobre   o desenvolvimento   educacional   dos estudantes.    Conheceu   a   Aprendizagem Cooperativa através do PRECE. Como fez o curso de Pedagogia passou a estudar e pesquisar   sobre   essa   metodologia   de ensino.   Tem   uma   visão   de   que   essa metodologia   apresenta   muitos   resultados em   vários   âmbitos,   pois   conta   com   a participação   ativa   dos   estudantes   no   seu processo ensino­aprendizagem e no apoio mútuo. Acredita   na   solidariedade   e   na cooperação, além dos benefícios de ajudar o   próximo   e   ser   ajudado.   É   grato   ao PRECE, principalmente pelos amigos que fez. E também a seus pais, irmão, esposa e tios pelo o incentivo ao longo dos estudos e na profissão.  Tem Deus como a base de sua vida. Muito obrigado Ednaldo pela sua disposição   e   colaboração   com   a   coluna “História de Vida” do “Jornal InterAção”.

Por: Willian Araújo ­ AGRO 2º

Ao longo desses quatro meses de atividades foi realizada com todas as turmas uma sensibilização para tratar da questão de conservação da nossa Escola. Além das reuniões, eleição dos monitores da limpeza de cada turma, dois mutirões de limpeza foram realizados pelos estudantes em toda a escola. O nosso objetivo com esse projeto é deixar a nossa escola com um bom padrão de qualidade, e passar uma ótima imagem para nossos visitantes e futuros alunos. Outros motivos, além dos já citados, há também a preocupação com a minimização dos custos com água, comida e energia. Queremos agradecer a quem está apoiando este projeto e nos motivando a seguir em frente. Esperamos contar ainda com mais estudantes colaborando. Participantes do projeto: Thais Holanda, Erica Melo, Marcelo Junior, Daiany Dântara, Janilson Duarte e também os Monitores da limpeza. Curtam nossa página no FACEBOOK, e fique por dentro. PROJETO CUIDANDO DA ESCOLA – EEEP.

Thais Holanda (AQ 2º Ano)

Leitores do Bimestre Biblioteca Nº de empréstimos de 05/02/14 a abril, 1225 livros!

1º ANO 1º Gabriel Nunes - IF (nº de livros: 15) 2º José Carlos – AC (nº de livros: 10) 2º ANO 1º Thalia Freitas – AC (nº de livros: 11) 2º Felipe Pinho – AQ (nº de livros: 8) 3º ANO 1º Erison Miller – AC (nº de livros: 22) 2º Danielson – AC (nº de livros: 21). Parabéns! A Leitura faz ao homem completo; a conversa, ágil; e o escrever, preciso. Francis Bacon DICA DE FILME Oi gente!

Nessa 5ª edição vou falar de uma das animações mais esperadas de 2014, principalmente para àqueles que gostam de cinema brasileiro. Já descobriu qual filme estou falando? Isso mesmo, Rio 2, é minha dica de hoje. O filme conta a história de Blu, uma arara azul, que vive feliz no Rio de Janeiro, ao lado de sua companheira Jade e seus três filhotes, Carla, Bia e Thiago. Seus donos, Linda e Túlio, estão agora na floresta Amazônica fazendo novas pesquisas. Por acaso eles encontram a pena de uma ararinha azul, o que pode significar que Blu e sua família não sejam os últimos da espécie... O resta você descobre assistindo ao filme. Bem, foi isso! Espero que tenha gostado da dica... Fim!!! Thiago Amorim / AG. 2º


3

Jornal InterAção

JOGOS ESCOLARES DE PENTECOSTE A EEEP Alan Pinho Tabosa obteve um feito inédito nos JOGOS ESCOLARES DE PENTESCOTE deste ano. Cinco equipes foram campeãs: basquete   feminino   e   masculino,   handebol  feminino   e   masculino  e  o futsal. Além do vice­campeonato do futsal feminino.  O  futsal masculino deu um show em  quadra  vencendo  todos  os jogos da competição.  No primeiro jogo, venceu o Munlugu por 6 x 0 com gols de Thiago Firmiano 3, Thiago Paula marcou 2 vezes e Gustavo 1. Venceu o time da escola Vicente   Feijó   por   12   x   0,   e   já   nas   quartas   de   finais   o   time   da   escola Etelvina por 6 x 1. A semifinal foi contra o time da escola Tabelião, a qual vencemos por 3 x 1.

Na grande final o time se consagrou campeão, com um bom comportamento  na partida e fez 4 x 1 na equipe  da Providência, com 2 gols de Thiago Firmiano e 2 do Bernardo. Parabéns ao time de futsal masculino da EEEP ALAN PINHO TABOSA, que conseguiu esse feito inédito. Ainda teve o artilheiro Thiago Firmiano e Dalton Sousa como o goleiro menos vazado da competição.  Parabéns!   A   todos   os   estudantes   que   atuaram   como   atletas   do futsal,   basquete   masculino   e   feminino   e   handebol  masculino   e feminino pelo empenho, cooperação e determinação. Agradecemos aos   nossos   treinadores   voluntários:   André   Costa   do   handebol   e Delmar do basquete e a nossa professora Thalyta  Lima  por toda dedicação e apoio.

HERMANOTEU NA TERRA DE GODHA

A apresentação teatral dos alunos do curso de Agroindústria 1º ano, com a peça inesperada “Hermanoteu na terra de Godha”, arrasou. O grupo era formado por 15 estudantes, que tiveram a iniciativa de produzir uma peça com o intuito de passar alegria, motivação, proporcionar um momento com os amigos, funcionários e professores. Do início ao fim podia-se ver a dedicação dos integrantes que se empenharam em fazer a galera rir muito. Ao término, o diretor Elton Luz, parabenizou o grupo e os incentivou a continuar e atuando e valorizar o papel de cada um no palco, e despertarem o interesse pelos estudos mais e mais. Jordânia de Sousa AG. 1º ano. PALESTRA: CANTANDO, ENSINANDO, APRENDENDO E VIVENDO

Sávio Cavalcante IF 3º ano

Na terça-feira, dia 13 de maio, recebemos a visita do professor João Batista, que nos prestigiou com a palestra: Cantando, ensinando, aprendendo e vivendo. Uma conversa sobre Enem e a importância da educação em sua vida. Jotabê ainda deu um show com suas paródias com temas da biologia, criatividade e diversão na hora de aprender. Acesse o link e confira: https://soundcloud.com/jotabe-junior.


4

Jornal InterAção

PROJETO QUINTA DO CONTO

O projeto Quinta do Conto teve sua estreia em 20 de fevereiro, e ao longo desse período já houve várias adaptações de contos, lendas, etc. É um projeto de incentivo a leitura e de iniciativa da professora de Artes, Geiseane Andrade, juntamente com os estudantes da turma Acadêmico 2º ano. Este projeto de teatro proporciona o desenvolvimento de pequenas peças teatrais pelos estudantes a partir de fábulas, contos e lendas da Literatura Brasileira e Universal. Essa ação tem sido um incentivo a leitura e a reflexão desse tipo de literatura. Todas as quintas-feiras uma equipe de uma turma se apresenta para outra, na biblioteca da Escola. É um momento de descontração e de muita alegria. Na semana da Páscoa, sob a orientação da Professora Geisiane, foi apresentada no auditório da escola, uma pequena esquete teatral da Santa Ceia e Ressureição de Cristo. Na ocasião, o estudante Arineto Costa falou sobre o verdadeiro sentido da Páscoa.

As inscrições para Enem 2014 – Exame Nacional do Ensino Médio, se encerram hoje, 23 de maio, às 23h59. São feitas exclusivamente pela internet, no site do Inep: http://enem.inep.gov.br/. Todos os estudantes do 3º e 2º ano devem fazer o exame. 1º ano, apenas quem tiver interesse. As provas irão acontecer nos dias 08 e 09 de novembro (sábado e domingo) e têm o total 180 questões de múltipla escolha e uma redação. Com a nota do Enem você pode ingressar no ensino superior gratuito através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e muito mais. Tire todas as sua dúvidas no link: http://enem.inep.gov.br/duvidas-frequentes.ht ml Força nos estudos!! \0/ ATENÇÃO!! A 6ª ONHB está em sua 4ª etapa!! Atenção equipes da Alan Pinho, não percam os prazos. Avante a final!!! O que se passa? A Quarta fase da 6ª Olimpíada Nacional em História do Brasil começou na segunda-feira, dia 19 de maio de 2014. As 3.780 equipes tem até às 23h59min [horário de Brasília] do dia 24 de maio para responderem as 11 questões e uma tarefa. Bom Trabalho a Todos! Fonte: http://www.olimpiadadehistoria.com.br/6-olimpiada/inicio/index

Gabriel Sousa AQ. 2º Equipe Plano Olga Benário, formada por Mônica Mota, Thiago Paula e Évelyn Castro, foram capa da página ONHB no facebook!! Parabéns, linda capa! Nicelly Marques

EXPEDIENTE Redatores: Carlos Virgílio, Willian Araújo, Jéssica Castro e Thiago Amorim (Agro. 2º Ano). Litelton Firmiano, Léa Tabosa e Dávilla Alvino (Agro. 3º Ano). Gabriel Sousa (Aqui. 2º), Sara Raquel, José Arineto (Infor. 2º), Dalvinha Oliveira (Aquic. 3º Ano), Jordânia Gomes (Agro. 1º) , Sávio Cavalcante(IF. 3º), Prof.º Jocélio Moraes Revisoras: Prof.ª Gláucia Andrade, Prof.ª Janayna de Sousa Maciel. Diretores de Arte: Renato Corrêa (Coordenador Escolar), Diagramação: Bruno Garcês, Nicelly Marques (bibliotecária).

5ª edição Jornal InterAção  
5ª edição Jornal InterAção  
Advertisement