Page 1

Jornal dos Estudantes da EEEP Alan Pinho Tabosa - CE | 27 de Abril - 2018 Nº 10 Como pedir a isenção?

EDITORIAL

Inaugurada em 21 de junho de 2011, a EEEP ALAN PINHO TABOSA é um espaço de constr ução social e de conhecimento, que permite aos indivíduos pensar o futuro a partir das suas experiências singulares. Há 6 anos a escola vem desenvolvendo estratégias educacionais que buscam a participação, a autonomia, a solidariedade e a responsabilidade nos projetos desenvolvidos por todos. A Aprendizagem Cooperativa é uma das estratégias utilizadas para realizar essas ações. Essa metodologia é definida como um conjunto de técnicas de ensino-aprendizagem em que os estudantes trabalham em pequenos grupos e se ajudam mutuamente, discutindo a resolução de problemas e facilitando a compreensão do conteúdo com a ajuda do professor. São vários os projetos da escola que visam uma interação entre os estudantes, professores, núcleo gestor, funcionários e a comunidade em geral para construir um espaço de participação ativa da sociedade dentro da instituição escolar. Graças a esses projetos, a ESCOLA tem se destacado no Estado, tendo a frente o Professor Manoel Andrade que além fazer parte do núcleo gestor, trabalha com outras escolas do Ceará, levando a Aprendizagem Cooperativa como uma proposta eficaz para educação estadual. Além disso, a EEEP faz parte de uma rede de Escolas Transformadoras por ser uma instituição diferenciada, criativa, que trabalha em grupo, tem empatia e protagonismo dos estudantes. O professor e diretor Elton Luz sempre enfatiza que os resultados alcançados pela escola são fruto do trabalho em equipe e esforço de todos. A Alan Pinho é uma instituição que está buscando construir uma educação participativa e interativa, incluindo os principais atores protagonistas da educação: os estudantes. Portanto, em meio aos desafios da educação pública, estão sendo lançadas as sementes da Educação Cooperativa capaz de vencer os desafios da sociedade cada vez mais individualista e egoísta que destrói os laços afetivos entre as pessoas. Para mais informações acesse: <eeepalanpinhotabosa.weebly.com>.

Jocélio Moraes

 Você sabe o que o sol, Einstein e o Ceará têm em comum?

Você sabia que a observação dos eclipses do sol permite a comprovação da Teoria da Relatividade de Albert Einstein? A observação destes eclipses também permite comprovar a Teoria de Relatividade, mostrando que a luz das estrelas é desviada pela gravidade do sol. Isso foi feito em Sobral em 1929. Esse conhecimento de que a gravidade provoca uma curvatura no espaço é base de toda a teoria sobre os buracos negros e outros astros muito densos.

 Por que os símbolos da páscoa são coelhos e os ovos

Muito antes de Jesus, na Europa, as pessoas presenteavam as outras com ovos para celebrar o final do inverno por lá. Quando a páscoa começou a ser celebrada, a troca de ovos fazia parte da Semana Santa, transformando o ovo no símbolo da ressureição de cristo. O coelhinho por sua vez, é mais recente. Os alemães viam o bichinho como símbolo da fertilidade e vida nova. Por isso, ele é um símbolo da páscoa.

 Dia mundial da água - Curiosidades

O Aquífero Guarani é a maior reserva de água doce do mundo, com cerca de 45ml km3 de água.

<m.megacurioso.com.br>.

Pela primeira vez, os pedidos de isenção serão realizados antes do período de inscrição. Dessa forma, os candidatos deverão acessar o sistema de isenção e realizar a solicitação entre os dias 2 e 11 de abril. O resultado será divulgado no dia 23 do mesmo mês. Quem não tiver a solicitação aceita, poderá entrar com recurso entre 23 e 29 de abril.

Quem tem direito à isenção? O candidato que estiver cursando a última

série do Ensino Médio, em 2018, em escola da rede pública; que atingiu nota mínima para certificação do ensino médio nas áreas para as quais se inscreveu no Encceja 2017; que tenha cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada; e tenha renda, por pessoa, igual ou menor a um salário mínimo e meio; ou que esteja em situação de vulnerabilidade socioeconômica por ser membro de família de baixa renda.

Tive isenção no ano passado, mas não compareci às provas. Posso solicitar neste ano?

Pode. Mas, para isso, deverá justificar a ausência. O prazo também vai de 2 a 11 de abril. Essa é outra novidade deste ano. A justificativa só será aceita com documentos como laudo médico ou boletim de ocorrência. Ou seja, não vale apresentar auto declaração para fazer esse pedido. Mesmo que a justificativa seja aceita, o candidata precisará realizar a inscrição.

E para quem não tem direito à isenção? Qual o valor da inscrição?

Enem 2018: tudo o que você precisa saber sobre o exame

As inscrições para o Enem deste ano poderão ser realizadas entre os dias 7 e 18 de maio. Confira as principais novidades desta edição.

O que muda no Enem 2018?

As principais mudanças para este ano, Anunciadas pelo Ministério da Educação, estão nos pedidos de isenção e no tempo para os participantes realizarem a prova.

Haverá mais tempo para fazer a prova?

No segundo dia(11 de novembro), sim. De acordo com o edital, os candidatos terão meia hora a mais para responder às questões de Ciências da Natureza e Matemática. As provas começarão às 13:30 e terminarão às 18:30, no horário de Brasília.

O valor da inscrição continua o mesmo do ano passado: R$ 82,00. O prazo para realizar o pagamento vai de 7 a 23 de maio.

<www.brasil.gov.br/educacao/2018/03/ enem-2018-tudo-o-que-voce-precisa-saber -sobre-o-exame>.


Jornal InterAção

2

O Jornal InterAção hoje conta a história de superação de uma Maria Uma vida Maria que foge à regra

A poesia é uma arte escrita que faz com que as pessoas melhorem seus relacionamentos com a literatura. No dia 14 de março foi homenageado o dia dessa encantadora arte na EEEP Alan Pinho Tabosa com um sarau literomusical, que contou com a participação de vários professores e alunos, foram apresentadas poesias, músicas e uma belíssima peça teatral.

Maria da Penha Sousa de Andrade Moura, estudante da primeira turma do curso de Redes de Computadores da EEEP Alan Pinho Tabosa, nasceu em São Miguel, na cidade de Itapajé, tem 32 anos e é casada. Veio morar em Pentecoste no ano 2001, onde reside até hoje, na comunidade de Santa Luzia. Maria se considera uma pessoa forte, pois sua vida foi cheia de mudanças. Até os 12 anos ela foi criada por outras pessoas que não seus pais. Iniciou na escola aos seis anos de idade, porém não conseguiu concluir o ensino fundamental, após alguns anos retomou seus estudos através da EJA (Educação de Jovens e Adultos). Em 2017, ela tomou uma decisão inusitada: inscrever-se-ia para o processo de seleção da Alan Pinho. Mesmo com baixas expectativas em relação ao resultado, acabou obtendo êxito, foi aprovada. Seu maior medo era de receber olhares tortos, entretanto, na escola, Maria se sente bem e acolhida, principalmente, por sua turma. Atualmente, Maria da Penha tem um único foco: os estudos. Ela tem o sonho de um dia fazer Pedagogia e se tornar professora. O seu sentimento de gratidão é deixado para o marido e a sogra, que a apoiam nessa intensa e difícil caminhada.

As apresentações se deram no auditório da Escola e foram conduzidas pelos os professores Geisiane Andrade e Romário Braga, que também recitaram poesias. Além desses, outros professores participaram: Bruno Braga, Joyce Campelo, Leylane Ramos, entre outros, recitaram poemas que encantaram o público.

Amaro Valentim, Edson Monteiro, Jocélio Morais e Magelo Braga foram os professores que demonstraram seus talentos na música, animando todo o público.

Os alunos da escola deixaram um pouco a timidez de lado e recitaram magníficos textos poéticos. Alguns exemplos são a aluna Isadora, do curso técnico em Química 1° ano, que recitou um poema de sua própria autoria, e toda a turma Acadêmico 1° ano, que realizou uma leitura dramática do poema “Cante lá, que eu canto cá”, de Patativa do Assaré, sob a orientação da professora Geisiane Andrade. Encerrando as maravilhosas apresentações, o grupo teatral Estrelas da Arte, do curso técnico em Química 2° ano, apresentou a peça Romeu e Julieta, dando um tom leve e cômico ao evento, a partir de uma adaptação do texto para uma linguagem mais atual.

Ruan Santos AQ3 e Samylla Mendonça IF3

Na semana do dia da mulher, a EEEP Alan pinho Tabosa em conjunto com a Secretaria de Saúde de Pentecoste promoveu no dia 06 de março de 2018 excelentes e interativas palestras falando de temas relacionados às mulheres, que são bastante impactantes e polêmicos em nossa sociedade. Esses assuntos vêm adquirindo força em muitos lugares do Brasil e no mundo. Pensando nisso, os organizadores desde evento trouxeram à escola momentos de debate, expressões de ideias e esclarecimento de dúvidas com especialistas, professores e alunos. As palestras foram apresentadas em todos os horários disponíveis, sendo divididas entre as três séries com temas diversificados: “O Que é o feminismo”, “A luta das mulheres” e a “Violência contra as mulheres”. Anderson Silva IF3

Os dez anos das EEEP's foram comemorados com muita festa, músicas e diversas apresentações ao vivo. Alunos representantes de cada EEEP reuniram-se no CEU Comunidade Espiritual Uirapuru onde participaram de diversas atividades como palestras, oficinas, gincanas e apresentações. Os alunos representantes da Alan Pinho, que foram escolhidos por meio de sorteio, Ruan Santos (aq3), Camille Pinho(ac2), sentiram-se acolhidos e privilegiados por vivenciarem experiências motivadoras e de superação. Na Alan Pinho, que completou 7 anos, houve grande comemoração com bolo e refrigerante, música ao vivo e dança, com a participação de estudantes e professores, que mostraram seus talentos. Mesmo ocorrendo problemas técnicos, como a queda de energia, conseguimos acompanhar as várias transmissões ao vivo que ocorreram na página do Governo do Estado sobre as EEEPs do estado. Monyk Lara IF3 e Samara IF3


Jornal InterAção

3

A EEEP Alan Pinho Tabosa participou neste mês dos Jogos Escolares de Pentecoste. Quatro equipes participaram da competição em quatro modalidades esportivas, foram elas futsal feminino e masculino, basquete masculino e handebol masculino. O futsal feminino e masculino e o basquete masculino tiveram um ótimo desempenho, mas não obtiveram bom resultado na competição. Já o time de handebol masculino brilhou. Consagrou-se campeão em apenas dois jogos contra a Etelvina, à qual venceu na primeira partida, com o placar de 35 x 5 e, na segunda, com o resultado 23 x 3. Parabéns ao time de handebol masculino da EEEP ALAN PINHO TABOSA, que conseguiu esse feito inédito e a todos os estudantes que atuaram como atletas do futsal, basquete masculino e handebol masculino pelo empenho, cooperação e determinação. Agradecemos aos treinadores voluntários André Costa, do handebol, Wesley Ribeiro, do basquete, Danilo Gomes, do futsal e ao nosso professor Bruno Menezes por toda dedicação e apoio.

Não Fuja do tempo

Use sempre a 3ª pessoa do singular

Evite Gírias

Não repita a mesma palavra muitas vezes no texto

Seja objetivo

Cite autores, filósofos, cientistas, pensadores...

Evite períodos longos

Coesão e coerência andam sempre juntas

Eva Gomes e Graziela Alves IF3 Samylla Mendonça IF3

Geofísica: O geofísico estuda a estrutura, a composição, as propriedades físicas e os processos dinâmicos da Terra. Ele investiga os fenômenos elétricos, térmicos, magnéticos e gravitacionais do planeta. O mercado de trabalho para essa área está, na maior parte, na indústria de Petróleo. O profissional da área é requisitado na área ambiental, trabalhando com ecológicos e gestores ambientais. No curso, a base para o currículo são as matérias de matemática, física e geologia. Entre as disciplinas profissionalizantes estão: prospecção de água, de petróleo e de recursos minerais. Também possuem aulas envolvendo computação. A duração média do curso é de 4 anos, estando disponível apenas nas universidades públicas, são elas: Federal do Rio Grande do Norte, Federal da Bahia, Federal do Pará, Federal do Oeste do Pará, Federal Fluminense, Universidade de São Paulo, Universidade de Brasília e Federal dos Pampas. Um profissional da área ganha em média 10 a 12 mil reais.

<https://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/geofisica>. Sandra Mary IF3


Jornal InterAção

4

O Caçador de Pipas - Khaled Hosseini. 2003. Nova Fronteira

Como estrelas na terra

Sinopse: O jovem Ishaan tem muita dificuldade par a se concentrar nos estudos, e mal consegue escrever o alfabeto. Depois de diversas reclamações da escola, o pai, que acredita que Ishaan não faz as tarefas por falta de compromisso, decide levá-lo a um internato, o que leva o menino a entrar em depressão.

O triunfo

O romance narra a tocante história da amizade entre Amir e Hassan, dois meninos que vivem no Afeganistão da década de 1970. Durante um campeonato de pipas, Amir perde a chance de defender Hassan, num episódio que marca a vida dos dois amigos para sempre. Vinte anos mais tarde, Amir retorna a seu país de origem e é obrigado a acertar as contas com o passado.

Assassinato no Expresso do Oriente - Agatha Christie. 1934. Nova Fronteira

Sinopse: Baseado em um personagem real, o educador Ron Clark, o filme é centrado no personagem título, um professor de uma pequena cidade, que se muda para Nova York e tenta fazer uma diferença nas vidas de seus alunos, apesar de ninguém, incluindo os próprios estudantes, acreditar nele. Ron Clark é um jovem professor, criativo e idealista, sai de sua pequena cidade da Carolina do Norte para ensinar em uma escola pública de Nova York. Através da utilização apaixonada de regras especiais para a sua sala de aula, ensinando técnicas altamente inovadoras e uma inesgotável devoção aos seus alunos, Clark é capaz de fazer uma notável diferença nas vidas deles.

Extraordinário

Nada menos que um telegrama aguarda o Hercule Poirot na recepção do hotel em que se hospedaria. Requisitando seu retorno imediato a Londres. O detetive então, embarca às pressas no Expresso do Oriente. O trem expresso, porém, é detido a meio caminho da Iugoslávia por uma forte nevasca, e um passageiro com muitos inimigos é brutalmente assassinado durante a madrugada. Caberá a Poirot descobrir quem entre os passageiros teria sido capaz de tamanha atrocidade, antes que o criminoso volte a atacar ou escape de suas mãos. Sâmylla Mendonça IF3

EEEP News É com grande satisfação que apresento a nova equipe do Jornal Interação. Entre editores, diagramador, fotógrafos, entrevistadores estão eles e elas: Ruan aq3, Anderson, João Filho, Pedro Ítalo, Sandra Maria, Sandy Helen, Sâmila, Monyk Lara, Samara, Eva Maria e Graziela Alves(IF 3). Com o apoio dos seguintes professores: Nicelly Marques, Amaro Valentim, Janayna Maciel e Jocélio Moraes. Sejam muito bem-vindos, galera da EEEP News!

Sinopse: Auggie Pullman é um gar oto que nasceu com uma defor midade facial, o que fez com que passasse por 27 cirurgias plásticas. Aos 10 anos, ele irá frequentar uma escola regular, como qualquer outra criança, pela primeira vez. No quinto ano, ele precisa se esforçar para conseguir se encaixar em sua nova realidade.

Pedro Ítalo IF3

Ensaio sobre a Cegueira - José Saramago. 1995.Companhia das letras

O jornal interação está na sua 10a edição, pois já esteve ativo nos anos de 2013 a 2015, com edições bimestrais. E agora voltamos com esta nova equipe denominada EEEP News. E esperamos manter nosso jornal escolar, pois acreditamos que além de ser um veículo de comunicação da escola, é também uma outra maneira de documentar/ registrar tantos eventos, ações e projetos desenvolvidos aqui, bem como auxiliar na melhoria da escrita e leitura dos estudantes. Colaboradores: Elton Luz, Carmen Gomes e Renato Corrêa

O livro retrata a história de uma cegueira branca que se espalha por uma cidade e atinge um enorme número de pessoas, causando um grande colapso dentro da sociedade e obrigando todos a viver de uma maneira totalmente fora do comum. Nicelly Marques

10ª edição Jornal InterAção  
10ª edição Jornal InterAção  
Advertisement