Now Boarding - Edição 33

Page 1

Seu exemplar de cortesia

Ed i รง รฃo 3 3 | d e zem bro / 2 02 0

cwb

c a m p o la r go


e d i t o r i a l e d i t o r i a l

Ed ição 33 | dezembro / 2020

Todos estamos cansados. Foi um ano sofrido. Viajar, ir a restaurantes, parques, cinemas, praia, teatro, é tudo o que queremos. Mas as viagens devem ser de “tiro curto” para lugares próximos. Pertinho de Curitiba está Campo Largo. Além de poder renovar suas louças – a cidade é conhecida como Capital da Louça – no município há passeios em meio à natureza e uma aventura: passeio de balão. A Now Boarding alerta: todo o cuidado recomendado desde o início da pandemia – usar máscaras (sempre), distanciamento social e lavar as mãos - deve continuar a ser praticado por todos. Sem exceção. E não é vergonha nenhuma pedir às pessoas esse mesmo comportamento. Autoridades de saúde do mundo todo estão preocupadas com as festas de Natal e Ano Novo. Vamos mostrar que podemos nos confraternizar sem aglomeração e superar mais esta dificuldade. Boa leitura e boa viagem!

í n d i c e

04

06

10

e x p e d i e n t e DIREÇÃO E EDIÇÃO Post Comunicação Ltda - Daniella Féder, Jean Luiz Féder, Sonia Bittencourt – +55(41)3029-9977 – redacao@nowboarding.com.br | ADMINISTRAÇÃO Carlos Fernando Schrappe Borges – +55(41)98401-4764 – carlos@ nowboarding.com.br | PROJETO GRÁFICO Guilherme Candido de Carvalho | DESIGN Amanda Borges | IMPRESSÃO Tipotil | COMERCIAL Brasília: Solução Publicidade e Marketing - +55(61)3226-2218 – solucao.consultoria@uol.com.br www.nowboarding.com.br *Os artigos não representam necessariamente o pensamento da Now Boarding | As fotos não creditadas são de “Divulgação” | Na foto da capa, de Bruno Zotto, o Centro histórico e Cultural Polska, em Campo Largo.

2

|

N ow B oar di n g


p a

p a l a d a r

l

a

d a

r

GRANDES

SABORES

J u l i ano M a i a , c r í t i co g ast r on ô m i co do m i n h a g u la . com . b r

FINALMENTE CHEGAMOS A DEZEMBRO E, NESTE ANO, MAIS DESEJADO DO QUE NUNCA! Não vou entrar em detalhes, mas sim te convidar a esquecer um pouco tudo o que vivenciamos em 2020 e experimentar sabores que vão te dar um afago no ânimo nesta retomada das viagens à Curitiba.

Foto: © munir bucair filho

MAR E TERRA A OX Room Steakhouse oferece um cardápio especial que é um verdadeiro banquete de sabores que vão do mar à terra, desde as entradas, passando pelos pratos principais até a sobremesa. Um dos principais destaques é o Surf’n Turf, com um preparo de pancetta marinada acompanhada de polvo grelhado com manteiga de ervas na brasa, purê de cenoura e aspargos (foto). Na Al. Dom Pedro II, 390, Batel.

EMPANADAS AUTÊNTICAS É a proposta do Cabildo, casa especializada nas autênticas empanadas argentinas (foto acima) tocada exatamente por uma família de hermanos radicados em Curitiba. São 27 sabores salgados e doces que seguem à risca a receita buenairense, como a Salteña de carne picada na ponta da faca, cubinhos de batata, ovo cozido, azeitonas, cebola e temperos. Na R. Visconde de Nacar, 150, Mercês.

Foto: © DIVULGAÇÃO

NIPO FRANCÊS O Yosay Japonese Food aposta na fusão da típica cozinha japonesa com elementos da alta gastronomia francesa, utilizando ingredientes como trufas negras, azeite trufado e até mesmo foie gras trufado. Um dos principais pratos, os niguiris de salmão ou de atum, levam uma pequena peça da iguaria em cima regada ao molho tarê e flor de sal. Na Al. Princesa Izabel, 2.855, Bigorrilho. CONFIE NO CHEF Deixar o chef escolher qual vai ser o seu jantar é uma das melhores experiências em um restaurante, e o André Raulino, do Pescara Cucina Italiana, serve uma sequência de cinco pratos que faz uma verdadeira viagem pelos sabores contemporâneos do país da bota. Um dos principais é o polvo com botarga ao nhoque da casa e molho de alcaparras com azeitonas, para se surpreender! Na Av. Iguaçu, 1.270, Água Verde.

now Boar ding

|

3


r ota s

r o t a s

e

d i c a s

e

d i c a s

AVALIAMOS O ITAPEMA BEACH BY NOBILE D A N I E L A F É D E R , J O R N A L I S TA

NESTE RESORT EM ITAPEMA (SANTA CATARINA), VOCÊ PODE “ESTACIONAR” O PRÓPRIO IATE OU HELICÓPTERO. Se preferir jatinho, a pista de pouso está a 20 minutos dali. A Now Boarding foi convidada a se hospedar no Itapema Beach Resorts By Nobile. Fica na Costa Esmeralda (apenas três horas de Curitiba), de frente para o mar. Poeticamente emoldurado pelas águas azuis catarinenses e encostas rochosas. São 800 metros de faixa de praia, contemplando brava e mansa – esta última, recheada de estruturas para o bem-estar dos hóspedes. Apenas 47 dos 106 apartamentos estão operando nesta retomada. Além deles, há 6 chalés com entrada independente. Máscaras e distanciamento social são obrigatórios. Resort de luxo No tempo em que ficou fechado, o resort foi repaginado e construído um boulevard com lojas (uma delas é Carmen Steffens), restaurantes, brinquedoteca e academia. Nos finais de semana, rola música ao vivo. A meta é que seja um resort de luxo até 2022. O lazer conta com enorme piscina externa com bar molhado, duas piscinas aquecidas, saunas seca e úmida, campo de golfe com 9 buracos, quadras de tênis e vôlei de areia, campos de futebol e society e salas de jogos. O Itapema Beach Resorts By Nobile está se remodelando para atender o público de luxo e, olha, digo que tem potencial. Tem um vídeo da nossa visita no youtube.com/nowboarding. itapemabeachresorts.com.br

Esqui na Argentina com desconto DESTINO DE NEVE PRÓXIMO DOS BRASILEIROS, A ARGENTINA LANÇOU A CAMPANhA SNOWPLUS. A proposta é que na compra antecipada das férias de inverno de 2021 os brasileiros tenham 40% de descontos em hotéis e equipamentos nos oito centros de esqui argentinos. O ministro do Turismo, Matías Lammens, garante que os centros de esqui estão preparados para receber turistas e que protocolos de segurança e sanitários já foram testados na temporada 2020 “sem problemas”. Para viajar à Argentina são necessários a apresentação de passaportes ou RG válidos, teste PCR negativo com até 72 horas de antecedência do embarque, seguro de viagem com cobertura para Covid-19 e preencher o formulário eletrônico juramentado (https://ddjj.migraciones.gob.ar/app). A promoção Snowplus pode ser encontrada em agências de viagens. A princípio, as Aerolíneas Argentinas devem retomar suas operações no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em Curitiba, em março.

4

|

N ow B oar di n g


C O

C O N E X Ã O

N

E

X

à O

Privacidade nas Cataratas A Casa Bemberg é o local para aqueles que procuram tranquilidade, privacidade e desfrutar dos mais belos pores-do-sol à beira do rio. A construção data de 1930 e está localizada estrategicamente nas ravinas do mítico Rio Paraná, em Puerto Libertad, a 40 minutos das Cataratas do Iguaçu, do lado argentino, e tem sua história ligada aos pioneiros e fundadores da cidade: Otto e Federico Bemberg. A casa tem cinco quartos em dois andares todos com banheiro privativo, ar-condicionado, ventilador de teto, wi-fi e piscina. Na casa são servidas todas as refeições, com predomínio de pratos típicos: chipá, antepasto missionário, surubi, pacú, erva-mate. Um anfitrião pode sugerir passeios (de caiaque no rio Paraná, caminhadas na selva, bicicleta). Pode ser reservada por dia. www.casabemberg.com

Vá de Motorhome Louco para viajar mas com receio da pandemia? Arrume as malas e leve o hotel com você. A Estrella Mobil, fabricante de motorhomes tem três novos tipos de furgões Rigel, e um modelo de caminhão Unimog (mais conhecido como Expedition Truck), ambos da Mercedes-Benz. Os carros foram transformados em verdadeiras residências de quatro rodas com conforto e tecnologia avançada. Além do conforto, sofisticação e design dos motorhomes, uma característica da empresa é a caracterização individual, não apenas dos veículos recreativos, mas dos automóveis de expedição. É possível personalizar cores, estilos e mobília para cada necessidade: desde famílias grandes a casais que buscam se aventurar pelo mundo e, querendo, com animais de estimação juntos. https://estrella-mobil.com.br/

Rota das Colônias ESSA PROPOSTA DE TURISMO RURAL FICA NA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA. A Rota das Colônias é um circuito localizado na ampla área rural de São José dos Pinhais, onde se encontram restaurantes, lanchonetes, chácara de eventos, pesque e pague, campos de futebol, artesanatos, floriculturas, produtos coloniais como salames, queijos, morangos, cogumelos, hortaliças, e ainda opções de encomendas de assados, bolos, doces, salgados e sorvetes. Uma grande pluralidade de segmentos e atrações imperdíveis para os turistas e frequentadores. Além das dez Colônias (Campina do Taquaral, Colônia Marcelino, Cachoeira, Colônia Zacarias, Colônia Rio Grande, Agaraú, Campo Largo da Roseira, Faxina, Campestre da Faxina e Cotia), há diversas igrejas católicas, com destaque para a Igreja da Colônia Marcelino, ucraniana, considerada uma das igrejas mais bonitas do Brasil. rotadascolonias.tur.br

now Boar ding

|

5


c a p a c a p a

A capital da louça UM PASSEIO PRÓXIMO A CURITIBA, NO MÁXIMO 40 MINUTOS DE CARRO, CAMPO LARGO É CONHECIDA COMO CAPITAL DA LOUÇA, PORCELANA E CERÂMICA. Mas ali há mais que louça. O município contempla algumas opções como turismo de base comunitária, rural, eventos, gastronômico, de compras e negócios. Mas um dos principais potenciais de Campo Largo é, realmente, a porcelana e cerâmica o que faz a cidade ser conhecida nacionalmente. Todo ano acontece a tradicional Feira da Louça que apresenta as novidades e a diversidade de produtos do setor. Essa indústria é formada por empresas de médio e grande porte que geram grandes produções de louças nas linhas de mesa e hotelaria, além das técnicas artesanais que agregam valor às peças com decorações.

As lojas estão localizadas em ambas as margens da BR 277, que liga a capital ao Interior, onde os turistas e visitantes podem encontrar as mais variadas louças de mesa especial, decoração e artesanato. POLONESES E ITALIANOS Iniciativa da Associação de Turismo Rural das Colônias Polonesas, o circuito Turismo Rural das Colônias Polonesas reúne as colônias Dom Pedro II, Figueiredo e a Colônia Rodrigues, de Campo Magro, município vizinho.

6

|

N ow B oar di n g

Fotos: © brunno zotto

Essa vocação fez o município criar o Centro de Pesquisas e Tecnologia em Cerâmica que oferece alguns serviços direcionados aos setores empresarias contribuindo tecnicamente ao setor.


Nesse roteiro você tem a oportunidade de conhecer a história da colonização polonesa através da sua cultura, culinária, arquitetura, religiosidade e seus costumes, bem como os empreendimentos turísticos que produzem vinhos artesanais, produtos orgânicos, produção de flores, artesanato, lazer e a gastronomia rica em pratos típicos poloneses.

das igrejas e casarios fazendo o município rico em história destes imigrantes.

Todo segundo domingo de julho, a comunidade promove a Festa da Batatinha e da Cultura Polonesa para resgatar e valorizar a cultura daquele país.

A Represa do Passaúna oferece uma linda paisagem para contemplação. Assistir ali o nascer ou o pôr do sol é uma atividade prazerosa. É onde está a Laggus Residencial Náutico (laggus.com.br) com hospedagem em chalés que podem acomodar de duas a dez pessoas. A Laggus está numa península banhada em três lados pela represa e oferece day-use das 8h às 18h. Caiaques, barcos, pranchas de SUP e veleiros podem ser alugados.

Foto: ©snap balonismo

Já a Caminhada Internacional na Natureza, que contempla uma atividade esportiva na área rural, passa por estradas rurais, trilhas na mata e áreas de plantações, reunindo quase 1,5 mil caminhantes, que usufruem, durante o passeio, do consumo dos produtos locais, além das visitas às propriedades, que oferecem café colonial e almoço típico. Para saber mais, consulte coloniaspolonesas.com.br BALÃO A região de Campo Largo tem forte presença da colonização italiana onde se destacam as Colônias Rebouças e Revier. Dos seus ancestrais, restam a arquitetura

Porém, se você quer mais emoção pode ver Campo Largo do céu. A Snap Balonismo (querovoardebalao. com.br) dá esta oportunidade. O balão pode ser contratado a partir de duas pessoas até seis. A empresa garante que você terá panorâmica de fazendas, lagos e montanhas e ao final, para comemorar, os balonistas são recepcionados com espumante.

now Boar ding

|

7


a

c a p a

p a

BATEIAS Baseada no Ciclo do Ouro - o nome Bateias vem do grego “babtein”, que significa lavrar e designa um instrumento usado para lavrar o ouro - a região de Bateias possui um belo cenário ao meio da natureza. É aí que está a Estância Hidromineral Ouro Fino. As águas Ouro Fino foram criadas em 1898 em Campo Largo e, hoje, é uma das maiores empresas do Brasil. A partir de 1938, a Estância Hidromineral, um cinturão verde com mais de 6 milhões de m², começou a ser criada para preservar o local e mostrar, a quem a visitasse, a importância da conscientização da preservação ambiental. É um belo passeio porque ali tem áreas de lazer com piscinas, bosques, churrasqueiras (alugadas), trilhas e um restaurante. Aberta de terça a domingo e em feriados, das 9h às 17h. Crianças pagam R$ 12 e adultos, R$ 25. aguasourofino.com.br/estancia-ouro-fino. Opções são a Chácara Fritz & Frieda que, além do restaurante para eventos, tem área de lazer (41- 36481109) e o Restaurante Nova Opção (41- 98475-7544). Dentro da Floresta Nacional do Assungui, na Estrada do Cerne, km 64, está o projeto Trilhas da Gralha Azul. Une gastronomia típica e cultura em um belo remanescente de Mata de Araucária, permitindo que visitantes possam conhecer a mata em um conjunto de trilhas guiadas, com circuito de curto e médio percurso com diferentes graus de dificuldade. O passeio inclui acolhida na Flona com café da manhã, vivências de educação e contato com a natureza. A trilha é orientada por jovens condutores capacitados. Há almoço com pratos locais como a paçoca de carne. Os passeios acontecem somente sob agendamento para grupos de no mínimo

8

|

N ow B oar di n g

quinze pessoas (miriade.org.br - 41-99554-6918). ATRAÇÕES Centro Histórico e Cultural Polska: Seu acervo apresenta objetos das famílias de imigrantes poloneses. Visitas somente com agendamento. (41)3649-1462 Museu Histórico de Campo Largo: O Museu conta com acervo permanente que registra a história dos imigrantes, da louça e dos expedicionários. Também tem espaço para exposições temporárias. De terça a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Praça Getúlio Vargas, 2422 - Centro Igreja Nossa Senhora da Piedade: A Igreja Matriz da Paróquia de Nossa Senhora da Piedade de Campo Largo é uma obra de fé e de arte. A pintura interna, que mostra as cores da fé, é de Anacleto Garbaccio, e os vitrais artísticos encantam o espaço. De segunda a sexta, das 8h às 17h. Praça Atílio de Almeida Barbosa Parque Newton Puppi: O Parque possui uma área de 146 hectares com trilhas, quadras poliesportivas, quadras de tênis, pista de atletismo e academia ao ar livre. Hoje sedia eventos ligados à saúde, meio ambiente, festividades municipais, entre outros. De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h. R. Barão do Rio Branco, s/nº Parque da Lagoa Grande: É conhecido pelas suas lendas de águas misteriosas, envolvendo história e cultura. O Parque possui área ampla para atividades esportivas e contato com a natureza, ciclovia e vias para caminhadas, quadra de areia e uma lagoa para contemplação. R. Caetano Munhoz da Rocha – Ouro Verde. campolargo.pr.gov.br

Fotos: © brunno zotto

c


W i n e

W i n e

N o t ? !

N o t ? !

Vinhos da Argentina, espanha e Nova Zelândia Bete Yang é engenheira civil e enófila desde 1996. Ela, que assina a coluna “Wine Not?!”, já visitou mais de 140 vinícolas na Europa, América do Norte e do Sul, África do Sul e Oceania. A coluna também é publicada no site da Now Boarding. bete_yang@yahoo.com

VINÍCOLA COLOMÉ A 130 km de Cafayate, pela Ruta 40, na Argentina, estrada de terra, trajeto de carro com duração de 3 horas, fica a imperdível Bodega y Estancia Colomé, na região de Molinos. A reserva para o hotel deve ser feita com antecedência pois são poucas suítes e muito procuradas por turistas. A propriedade é belíssima, com boas acomodações, vinícola, restaurantes e um Museu do James Turrell. Os vinhos são excelentes começando pelo Altura Máxima Malbec, passando para o Authentico Malbec e o Torrontés. Em Curitiba, o Malbec e o Torrontés da bodega Colomé são encontrados no Festval, Adega Brasil e Adega Boulevard. BODEGA MARQUES DE RISCAL A ousadia arquitetônica dos espanhóis nos surpreende! Esta bodega, em Elciego/Álava, além da edificação tradicional, tem um hotel projetado pelo arquiteto canadense Frank Gehry. As placas em titânio, com três cores representando os vinhedos, são belíssimas. Mas isto não é tudo neste lugar de bom gosto. Tem ótimo restaurante e vinhos muito bons como os que degustamos: branco Rueda Vendeio, tintos Baron de Chirel reserva, Marques de Riscal Gran Reserva 2006, 2010 e o Reserva 2012. Na loja da Bodega Marques de Riscal comprei um Sauvignon blanc por € 4 e quando cheguei ao Rio de Janeiro, em restaurante, pedi o mesmo vinho. O preço foi bem diferente, R$ 200,00.

fotos: © arquivo pessoal

VINÍCOLA RIPPON A Ilha Sul da Nova Zelândia é a principal região vinícola do país. Viaja-se para o sul com carro ou avião até a cidade de Queenstown. Ali, conheça um ícone neozelandês, a belíssima vinícola Rippon, situada em Wanaka e faça degustação com um dos melhores pinot noir do mundo. No trajeto entre Queenstown e a vinícola Rippon vale a pena visitar um museu diferenciado – o Puzzling World, em Wanaka. Ainda nas proximidades de Queenstown, pode-se visitar as vinícolas Wooingtree, Mt Difficulty e a excelente vinícola Amisfield onde saboreia-se boa comida harmonizada com bons vinhos.

now Boar ding

|

9


T u r i s m o

T u r i s m o

UM DIA NA FAZENDA SANTA BÁRBARA, EM GRAMADO D A N I E L L A F É D E R , J O R N A L I S TA . F O T O S j uj u possas

PIQUeNIQUE NA FAZENDA, PASSEIO A CAVALO E A BUCÓLICA PAISAGEM INTERIORANA DO RIO GRANDE DO SUL. Se você planeja passar uns dias em Gramado ou Canela, agende este passeio de um dia na Fazenda Santa Bárbara. Custa R$ 199 por pessoa e funciona de sexta a domingo. Este é um produto novo da Brocker Turismo. A ideia nasceu durante a pandemia, para conectar as pessoas à natureza e à rotina tradicional do campo. A Fazenda Santa Bárbara fica em São Francisco de Paula e o transfer é incluso. São 380 hectares de natureza campestre. Ao chegar à propriedade, somos recebidos com um café da manhã de fazenda. O leite é tirado na hora, e pode ser pelas suas mãos, caso deseje ter essa experiência. Outra atração da recepção é a Sofia, a pequena ovelha que adora interagir. E comer todo mato que vê pela frente. De barriga cheia, é hora do passeio a cavalo. Caso sua égua empaque como fez a minha, alguém fará a gentileza de guiá-los pelo caminho. As paisagens são imperdíveis, então tenha fácil acesso ao celular para registrar. A natureza de tirar o fôlego – como é esperado das matas preservadas do Brasil. Uau! O almoço é campeiro, bem tradicional de fazenda. Com pratos típicos da cozinha gaúcha e é claro: churrasco farto (caso você coma carne). Nas refeições, apenas as bebidas são cobradas à parte. A tarde é livre para curtir a fazenda. Tem pedalinho, rede com vista para o lago e passeio de trator. O grande atrativo é relaxar. Presentear-se com um dia no campo é permitir respirar ar puro e natureza. Reduzir um pouco os batimentos cardíacos. Reabastecer as energias. Faz bem e vale a pena, vai por mim. O turismo rural virá com tudo após a pandemia.

10

|

N ow B oar di n g


IMAGEM PESSOAL I M A G E M

p e s s o a l

Im a g e m Pe s s o a l n o ambiente de trabalho Karla Giacomet, consultora de imagem

Foto: © DIVULGAÇÃO

ESTAMOS A BORDO DA REVOLUÇÃO QUE ESTÁ TRANSFORMANDO FUNDAMENTALMENTE A FORMA COMO VIVEMOS, NOS COMUNICAMoS E NOS RELACIONAMOS.

Para contextualizar: baby boomers 53 anos ou mais; geração x - 39 a 52 anos; geração y (millenials) - 25 a 38 anos; geração Z - 18 a 24 anos.

Os conceitos e as ideias relacionadas ao dress code profissional passarão intactos por essa avalanche de desconstrução e remodelação?

57% dos entrevistados consideram sua área de atuação mais informal, enquanto 43% mais formal. Entre os baby boomers, isso se inverte: 41% consideram informal e 59% formal.

Vínhamos acompanhando mudanças expressivas de comportamento, especialmente no Brasil, a respeito da imagem pessoal no ambiente de trabalho, que se intensificou com a pandemia. A nossa inquietação com alguns conceitos antigos nos levou a um projeto de pesquisa online, realizado em agosto e setembro, com mais de 60 questões.

Profissionalismo e formalidade (leiase regras, convenções, etiquetas) foram conceitos complementares por muito tempo. Profissionalismo não existia sem formalidade. E formalidade era evidência de profissionalismo. O vestuário sempre teve papel fundamental nessa materialização, o que é incompatível com a atualidade.

O estudo teve participação de 460 respondentes, o que corresponde a 4,6% de margem de erro e 95% de confiança para a amostra total. Profissionais residentes na capital do Paraná representaram 71% da amostra.

“Quando cuido da minha imagem pessoal, me sinto mais seguro(a) e autoconfiante” é uma frase com 95% de grau de concordância entre os entrevistados, somadas as respostas “concordo totalmente” e “concordo parcialmente”. Quanto mais nova a geração, o grau de concordância vai diminuindo: 100% entre os baby boomers, 97% entre a geração X, 93% entre a Y e 88% entre a geração Z.

Um dos grandes assuntos que buscam compreensão no mercado de trabalho atual são os conflitos entre as gerações baby boomer, X, Y e Z. Sem a intenção de limitar os temas que podem estar relacionados a esses conflitos, podemos afirmar que um deles tem a ver com a forma de se vestir.

No geral, a relevância atribuída ao tema também varia conforme gênero e posição ocupada na empresa, sendo maior na percepção de mulheres e de profissionais que

ocupam cargos considerados mais estratégicos. Gerações, gêneros e cargos à parte, a pesquisa traz um resultado relevante: quanto maior o alinhamento entre os valores do profissional e da empresa, maior é a satisfação do profissional em relação ao que é esperado de sua imagem no trabalho. Por hora, percebemos que as diferenças vêm falando mais alto e causando desconfortos em diversos aspectos e ambientes, que sabemos acontecer o tempo todo pelos depoimentos de clientes, pelos debates travados em postagens nas redes sociais e pelo noticiário. De um lado, temos pessoas pouco flexíveis. De outro, pessoas pouco tolerantes. A tentativa de colonização por regras por parte dos pouco flexíveis não se mostra um caminho eficaz. E a tentativa de colonização por choque por parte dos pouco tolerantes não se mostra um caminho estratégico. Para saber mais sobre os resultados desse projeto, entre em contato com a KD Imagem e Marca Pessoal. kddaniekarla.com.br

now Boar ding

|

11



Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.