__MAIN_TEXT__

Page 1

NEWSLETTER 2 ABRIL 2019

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE NISA

ESCOLA PARA TODOS Fazer Mais e Melhor!

ESCOLA PARA TODOS - Fazer mais e Melhor! Em educação, numa escola para todos, a evolução positiva dos seus resultados só é visível a médio ou a longo prazo, percebendo-se, então, se formámos pessoas autónomas, responsáveis e cidadãos ativos. Prosseguindo o ideário do Projeto Educativo, enquanto opção estruturante da nossa cultura escolar “em que os alunos desta geração global constroem e sedimentam uma cultura científica e artística de base humanista” (PASEO,2017, p.5), temos mobilizado a ação para o desenvolvimento de valores e competências que permitem aos alunos intervir, tomar decisões livres e bem fundamentadas sobre questões que permitem o desenvolvimento da sua capacidade cívica, ativa, consciente e responsável. É neste enquadramento que Docentes, Assistentes Técnicos e Operacionais, Serviços de Psicologia e Orientação Vocacional, Conselho Geral, Associação de Pais e Encarregados de Educação, temos procurado encontrar a melhor forma e os recursos mais eficazes para todos os alunos aprenderem através da apropriação efetiva das dez áreas de competência consignadas no Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória e no Projeto 2030 da OCDE. Estas competências são “combinações complexas de conhecimentos, capacidades e atitudes, são centrais no perfil dos alunos, à saída da escolaridade obrigatória” (PASEO, 2017, p.14). Ao longo desta Newsletter podemos ver alguns resultados de destaque

(mais recentes) e como temos procurado desenvolver literacias múltiplas pelas participações no Concurso Nacional de Leitura, no trabalho desenvolvido para o Concurso Moore Camp Challenge, da Agência Espacial Europeia e da Fundação Airbus; no Desporto Escolar; pela participação em projetos no âmbito da Cidadania e Desenvolvimento. A II Feira da Saúde e Bem-Estar, a Feira do Livro, a Semana da Leitura 2019, o projeto EcoEscolas, con.raízes, Ajudaris, os três projetos Erasmus+, que se têm revelado experiências culturais extraordinárias para os alunos … Para além deste dinamismo, só possível com docentes extraordinários, temos monitorizado a avaliação interna e externa, mantendo-se, no 1º Ciclo, sucesso escolar acima da média nacional e nos restantes níveis de ensino significativas melhorias, em relação às Metas do Projeto Educativo e das Médias Nacionais. De igual modo, em forte parceria com a Autarquia de Nisa, temos apostado na diversificação da Oferta Formativa através da criação do Curso de Educação e Formação de Tipo II, de Tratador e Desbaste de Equinos e de Bombeiros, prevendo-se a abertura do Curso Profissional de Ensino Secundário de Técnico(a) de Turismo Ambiental e Rural e de Geriatria para o ano letivo 2019/2020. É sempre possível fazer mais e melhor pela educação e formação dos nossos jovens. Este será o caminho a percorrer e para isso contamos com o apoio de toda a Comunidade Educativa de Nisa. António Trigueiros - Diretor


ABRIL 2019

Pré-Escolar

- PROJETOS -

Tablets: Primeiros passos para grandes conquistas Na educação pré-escolar, a educação para os media acompanha a utilização dos meios tecnológicos e informáticos como ferramentas de aprendizagem, havendo assim uma articulação com outras áreas de conteúdo. Os recursos tecnológicos fazem hoje parte da vida de todas as crianças, tanto em momentos de lazer (brinquedos tecnológicos, computadores, tablets, smartphones, televisão, etc.), como no seu quotidiano (batedeira elétrica, aquecedor, secador de cabelo, códigos de barras, lanternas, etc.). As educadoras promovem estas aprendizagens quando, por exemplo: - Disponibilizam diferentes suportes tecnológicos para serem utilizados em projetos e atividades no quotidiano do jardim de infância; - Proporcionam oportunidades para o uso de tecnologias diversas na abordagem e exploração das diferentes áreas de conteúdo; - Apoiam as crianças na utilização do computador e na exploração das suas diferentes potencialidades; - Utilizam diferentes suportes tecnológicos nas atividades. Os meninos estão a dar os primeiros passos. Foi o que aconteceu nas salas de pré-escolar de Nisa, no mês de fevereiro. Todas as crianças produziram desenhos, ganharam alguma familiaridade e aprenderam a conhecer as principais ferramentas e suas funções e experimentaram formas, linhas, cores, tamanhos... exercitando-se e solicitando algumas vezes a nossa ajuda para melhorarem os seus desenhos, outras vezes querendo enfrentar sozinhas o desafio.

JI de Alpalhão e de Tolosa Ao longo do 2º período, as crianças do pré-escolar, das salas de Jardim de Infância de Alpalhão e de Tolosa e as suas educadoras, desenvolveram inúmeras atividades sempre em estreita ligação com a escola sede do Agrupamento e com a comunidade. Aqui ficam algumas imagens da participação no concurso de máscaras do Projeto Ecoescolas, no projeto de Histórias da Ajudaris e em iniciativas várias na Comunidade.

2


ABRIL 2019

1º Ciclo

1º Ciclo

- PROJETOS "Vespa Velutina"

A turma do 4º A participou no projeto “Vespa Velutina”. Este projeto envolveu turmas do 4º , 7º, 8º e 10º anos. Procurouse avaliar o impacto desta espécie em Portugal, nomeadamente ao nível do ambiente, apicultura, produção agrícola e segurança dos cidadãos. Os alunos participaram com entusiasmo em diversas atividades e, no dia 3 de abril, duas alunas do 7º A foram à turma do 4ºano falar sobre a vespa velutina - o que fazer e como atuar se observarem alguma vespa ou ninho. Este projeto culminou com a apresentação de trabalhos na II Feira da Saúde. Os alunos partilharam a sua experiência a toda a comunidade educativa.

Programa Escola Missão Continente O Programa Escola Missão Continente visa apoiar as escolas na sensibilização para uma alimentação saudável e um consumo consciente, abordando temas como dietas saudáveis, desperdício alimentar ou o uso excessivo do plástico. Neste âmbito, no dia 2 de abril, a turma do 4ºA recebeu a visita do Embaixador da Missão Continente que desenvolveu, junto dos alunos, o tema “Alimentação Saudável”, seguindo-se a distribuição de Kits a assinalar o acontecimento.

3


ABRIL 2019

Eco-Escolas

- PROJETOS -

No passado dia 4 de abril comemorámos, mais uma vez, a atribuição da Bandeira Verde Eco-Escolas à nossa Escola, em virtude das ações de boas práticas para a sustentabilidade e proteção do ambiente, que desenvolvemos no ano letivo transato. A cerimónia consistiu em 4 ações: o hastear da bandeira; a colocação da placa identificativa de uma das árvores existentes na escola; a colocação de pastilhões no espaço escolar e a participação na Feira da Saúde e do Bem Estar (recolha de frases para o Eco Compromisso, exposição de trabalhos relacionados com a política dos 3 R’s, oficina de sabonetes e produção de arte com lixo).

Erasmus + A nossa escola está envolvida em três projetos Erasmus+ que implicam mobilidade de professores e alunos. Os primeiros dois projetos que se seguem iniciaram-se no ano letivo 2017/2018 e terão a sua conclusão no final de 2018/2019. São eles: "Ceci n'est pas une école, c'est mon école” (Portugal, Grécia, Espanha, Bélgica, Itália) e "Le jeu de l'oie autour de l'Europe des valeurs!” (Portugal, Espanha, Bélgica, Itália). Já em referência ao "Conduites à risque, un fléau à combattre", este projeto prolonga-se por três anos letivos (Portugal, Grécia, Espanha, França). A língua de comunicação nos diferentes projetos é o francês, língua que proporciona intercâmbios, experiências inúmeras, e em que a rede de amigos torna-se internacional e aprendem-se formas diferentes de olhar as mesmas realidades!

4

Grupo de alunos do AE de Nisa, no âmbito do projeto "Ceci n'est pas une école, c'est mon école” Grécia (Arta e Atenas) 24 a 31 de março.


ABRIL 2019

Desporto Escolar

- PROJETOS -

O Desporto Escolar neste Agrupamento continua em "altas" pois, agora que começam a definir-se as classificações distritais, constatamos que o trabalho realizado desde o início do ano letivo começa a gerar os seus frutos.

"Desta forma, além do destaque do aluno Rodrigo Severino no Megasprinter Distrital (3º lugar no sprint e 3º lugar no salto em comprimento), já se sagraram campeãs distritais as raparigas juvenis de futsal, assim como a Catarina Neto no Ténis de Mesa e o João Pires no Xadrez. No atletismo, a prova distrital foi recheada de idas ao pódio verificando-se, entre outros lugares, 14 títulos distritais. Os rapazes Infantis B de futsal irão disputar, no início do 3º período, as finais distritais. Todos estes alunos e mais alguns que se classificaram em 2º ou 3º lugar, individual ou por equipa, estarão nos campeonatos regionais que se disputarão em Arraiolos ou Borba nos dias 8 ou 10 e 11 de maio, respetivamente. Também foram realizadas algumas atividades do Plano Anual das quais se destacou a organização do Distrital de Basquetebol 3x3 acolhendo cerca de 350 alunos/atletas de todo o distrito. Como no período passado, mais uma vez, fica um agradecimento especial à União de Freguesias do Espírito Santo, Nª. Srª. da Graça e São Simão, à Câmara Municipal de Nisa, aos Bombeiros Voluntários, à Guarda Nacional Republicana, aos Enfermeiros da ULSNA e Centro de Saúde de Nisa e a todos os que colaboraram com as atividades desenvolvidas contribuindo para este excelente balanço intermédio. E como atesta a foto, o desporto escolar é mesmo para todos os alunos !

Atividades programadas para orientação vocacional e profissional destinadas a alunos do 12º ano No âmbito das atividades programadas para orientação vocacional e profissional, a turma do 12º ano teve a oportunidade, no 2º período, no dia 14 de março, de participar no “Dia Aberto 2019” do Instituto Politécnico de Portalegre e, no dia 3 de abril, de visitar a Futurália, em Lisboa. Ambos os eventos promoveram o interface entre o mundo académico e empresarial, motivaram e incentivaram os alunos, do Agrupamento de Escolas de Nisa, a encontrar o seu futuro pessoal e profissional.

5


ABRIL 2019

PES - Projeto Educação para a Saúde

- PROJETOS -

No segundo período este projeto levou a cabo múltiplas atividades visando promover nos alunos a aquisição de conhecimentos e a adoção de hábitos de vida saudáveis como forma de prevenir doenças. Dinamizou sessões de esclarecimento sobre Saúde Mental, Internet Segura, Gap Year, Piolhos, Reciclagem – medicamentos em geral, Prevenção da Violência, Postura Corporal, A Acne, O uso adequado de medicamentos, Conhece-te melhor Júnior e Operação Spring Break. Comemorou o Dia Mundial do Cancro e o Dia dos Namorados, promovendo exposições alusivas a estas temáticas. Dinamizou os projetos Vespa velutina e Lancheira e levou a cabo o evento II Feira da Saúde e Bem-Estar. Nestas atividades participaram os alunos do Pré-Escolar, 1.º, 2.º e 3º Ciclo e o Ensino Secundário e para a sua concretização contaram com os docentes do Agrupamento, Enfermeiras do Centro de Saúde de Nisa, Farmacêuticas Dra. Alexandra Marçal e Dra. Carlota Campos da Farmácia Ferreira Pinto, Dra. Isabel Lourinho da EAPN e GNR – Escola Segura.

CPCJ - Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Nisa O sistema de Promoção e Proteção incumbe às Comissões de Proteção de Crianças e Jovens a missão de contribuir, por um lado em termos de prevenção, para uma cultura de prevenção primária atuando no risco e, por outro lado para uma “intervenção reparadora e superadora do perigo”. Norteada por estes desígnios, a CPCJ de Nisa, durante o ano letivo de 2018/19, levou a cabo sessões de sensibilização e prevenção sobre a Exploração e Abuso Sexual, Violência no Namoro, e Intervenção Preventiva em comportamentos aditivos com ou sem substâncias. A maior parte dos jovens acompanhados na nossa Comissão, são do sexo masculino e o escalão etário de maior incidência situa-se entre os 14-17 anos. Relativamente às principais problemáticas, o absentismo escolar, a violência doméstica, o mau comportamento e consumo de estupefacientes, são as problemáticas mais sinalizadas. Todos os processos são sigilosos e confidenciais de forma a preservar a vida das crianças e das suas famílias.

6


ABRIL 2019

PES - Projeto Educação para a Saúde

- PROJETOS -

II Feira da Saúde e bem-estar Realizou-se no dia 4 de abril de 2019, no átrio do Agrupamento de Escolas de Nisa, a II Feira da Saúde e BemEstar, com o propósito de fomentar e adotar hábitos de vida salutares como forma de prevenir doenças.

A iniciativa contou com a preciosa adesão de dezanove instituições da comunidade local, que marcaram presença no certame e disponibilização na panóplia de exposições documentais, exercícios dos bombeiros, suporte básico de vida com a colaboração dos alunos do curso CEF, controle da glicémia, danças, pinturas e muito desporto, com várias modalidades do Desporto Escolar. Foi um dia onde os alunos, em registo mais descontraído, tiveram a oportunidade de receber conselhos úteis para uma vida saudável, ampliando e consolidando conhecimentos abordados em contexto de sala de aula. Para o sucesso da iniciativa, agradecemos a presença e contributo das entidades presentes: Projeto Educação para a Saúde, Projeto Eco-Escolas, EAPN Portugal, Departamento de Ciências Sociais e Humanas, Associação Humanitária dos Bombeiros de Nisa, GNR – Escola Segura, Centro de Saúde de Nisa, Farmácia São Damião, Farmácia Ferreira Pinto, CPCJ de Nisa, Intervenção Precoce, União de Freguesias de Espírito Santo, Nossa Senhora da Graça e S. Simão, Projeto Interciclos – Vespa velutina, Coudelaria Paralta, Santa Casa da Misericórdia de Nisa, Solar da Fonte da Pipa e CERCI Portalegre.

7


ABRIL 2019

Crescer para a Solidariedade

- PROJETOS -

Dia Escolar da Não Violência e da Paz No âmbito do Projeto “Crescer para a Solidariedade” realizou-se, no Agrupamento de Escolas de Nisa, uma atividade alusiva ao Dia Escolar da Não Violência e Paz, em articulação com os diferentes parceiros e a colaboração do Sargento Chefe Tavares. Foi com entusiasmo e alegria que, na manhã do dia 30 de janeiro, o Agrupamento celebrou este dia com canções, mensagens, plantação de uma oliveira e lançamento de pombos, na entrada da escola sede. Estes voaram rumo aos céus, transmitindo às crianças, jovens e a todos os presentes, a esperança de um futuro melhor. O objetivo do Dia Escolar da Não Violência e da Paz passa por alertar os alunos, os professores, os pais, os políticos e os governantes para a necessidade de uma educação para a paz, que promova valores como o respeito, a igualdade, a tolerância, a solidariedade, a cooperação e a não violência. Esta data foi instituída em 1964, em Espanha, pelo poeta, pedagogo e pacifista espanhol Llorenç Vidal, mas foi acolhida a nível internacional. Foi escolhido o dia 30 de janeiro por assinalar o falecimento do grande pacifista indiano Mahatma Gandhi.

"A Solidariedade é Amor ém Movimento" Os alunos do 10º B do Agrupamento de Escolas de Nisa, através da iniciativa "A Solidariedade é Amor em Movimento", promoveram durante a última semana de abril uma recolha de bens alimentares para ajudar as vítimas do Ciclone Idai em Moçambique. A iniciativa contou com a colaboração dos alunos dos vários ciclos de ensino, pessoal docente e não docente, pais e encarregados de educação. Um grande Bem Haja a todos aqueles que se quiseram mostrar solidários com o povo moçambicano.

Um Dia na Vida de um Lar de Idosos Esta atividade realizou-se no dia 29 de março, na Santa Casa da Misericórdia de Montalvão, com um grupo de alunos do 12º ano, integrada no Projeto Crescer para a Solidariedade.

8


ABRIL 2019

Bolsa de Estudo atribuída pela FPF

- PROJETOS -

Alunas da AE de Nisa estão entre os 23 alunos que irão beneficiar de Bolsa de Estudo atribuída pela FPF Catarina Almeida e Maria Polido, do 10ºA, foram selecionadas por júri composto por elementos como, entre outros, a apresentadora Catarina Furtado, o jornalista Carlos Daniel ou o futebolista Bernardo Silva. Esta iniciativa resulta da aplicação de parte da receita decorrente da participação da Seleção Nacional Masculina no Campeonato do Mundo da Rússia em 2018 e tem como objetivo valorizar jovens que se destacam pela: prática desportiva; participação em projetos no âmbito da Cidadania e Desenvolvimento; mérito académico. As selecionadas já puderam assistir ao jogo Portugal vs Sérvia no Estádio da Luz a 5 de março e, em breve, beneficiarão de um “"kit pedagógico", que engloba “conjunto de materiais, equipamentos e acesso a serviços que visam o apoio ao desenvolvimento académico e desportivo dos alunos do ensino secundário”, conforme consta na página oficial da FPF.

No dia 17 de janeiro, os alunos do 9ºA e 9ºB realizaram uma visita de estudo a Lisboa. Tiveram a oportunidade de conhecer o Museu da Eletricidade, onde realizaram atividades pedagógicas de grande interesse, evidenciando grande curiosidade nas explicações do guia. Assistiram, ainda, à representação da peça “Auto da Barca do Inferno” encenada pela companhia de teatro 'O Sonho'. A encenação criou um espetáculo divertido, apelativo e interativo, provocando grande entusiasmo nos alunos. Uma sátira feroz contra os grandes e poderosos, não poupando os pecadores de condições mais modestas, deixou a assistência hilariante!

Alunos do 9º Ano em visita de estudo a Lisboa

7

9


ABRIL 2019

Projetos em articulação com a CIMAA 'Árvore dos Patrimónios' Com início em 2018, Ano Europeu do Património Cultural, este Projeto continuou a ser desenvolvido, ao longo do 2º período, envolvendo a turma A, do 5º ano de escolaridade, e é conduzido pela arquiteta Susana Bicho. Tem por objetivo sensibilizar os mais jovens para a importância da preservação dos diferentes tipos de Património. "(...) uma Árvore única no mundo quer criar raízes no Alto Alentejo. Sedutora, desafia-nos a refletir, partilhar e preencher criativamente as suas folhas à medida que descobrimos os muitos patrimónios que habitam à nossa volta e o modo como podem ser inspiradores das nossas vidas, mobilizadores das nossas atitudes e portadores das nossas identidades." (Texto de Susana Bicho)

'con.raízes' “con.raízes” é um Projeto dos professores bibliotecários da Rede Interconcelhia de Alter do Chão, Castelo de Vide, Crato, Gavião, Nisa, Marvão e Ponte de Sor que visa promover o conhecimento, a partilha e a divulgação das diferentes manifestações culturais dos seus concelhos. A segunda edição deste Projeto decorrerá no Crato, cabendo a este concelho a organização da fase final, com o apoio de parceiros locais. No âmbito do Projeto “con.raízes”, na nossa Escola, desenvolvemos o tema “Património: diferentes olhares sobre o mesmo espaço – Urban Sketchers Kids”, numa articulação da Biblioteca Escolar com as disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento, Educação Visual, História e Literacia Digital. No próximo dia 10 de maio decorrerá no Crato, no Auditório Municipal, a apresentação final do “con.raízes”, que conta com o apoio da CIMAA.

'Empreendedorismo - dos 3 aos 12' 'OlariArte' Os alunos do 2º ano participam num projeto de empreendedorismo nas escolas, no âmbito da candidatura à Rede de Promoção do Sucesso Escolar no território da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo. O tema escolhido pelos alunos foi a olaria. Já se desenvolveram algumas atividades e, neste momento, encontramonos na fase do planeamento de peças inovadoras. A apresentação final dos projetos das escolas envolvidas terá lugar no Gavião, no próximo dia 25 de maio de 2019.

10


ABRIL 2019

Biblioteca Escolar Ser a Ler

Cientificamente Provável... O Agrupamento de Escolas de Nisa constituiu-se parceiro do Centro Ciência Viva de Estremoz, protocolando a implementação do Projeto “Sessões de Contos, Lendas e outras Lengalengas com Ciência” que alia à experimentação científica a promoção da leitura e é concretizado em articulação estreita com a Biblioteca Escolar. Ao longo dos dias 18 e 25 de janeiro foram abordadas obras como "A Fada Oriana", de Sophia M. Breyner, "Ulisses", de Mª Alberta Menéres, “O Cavaleiro da Dinamarca ”, também de Sophia M. Breyner, “O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá” de Jorge Amado e o “Auto da Barca do Inferno” de Gil Vicente. Assim contribuimos, nos jovens, para a promoção do o desenvolvimento de competências de investigação, de comunicação e de literacia da informação. .

O projeto «Ser a Ler», no 1º Ciclo, continua a desenvolver a sua missão de fazer mais e melhores leitores! Das muitas leituras e atividades relacionadas destacamos «A ovelhinha preta» e «A Manta», que fizeram as delícias dos mais pequenos!

Em nome da Leitura... São inúmeras as iniciativas desenvolvidas para assinalar efemérides e datas importantes. Destacamos, no mês de março, as animadas sessões com Carlos Canhoto, para JI e 1º ciclo e «Parar 10 minutos a ler...»

Exposições Ao longo do 2º período, em articulação com Cidadania e Desenvolvimento estiveram patentes exposições sobre os temas: Refugiados,"Novos Rostos" e Holocausto.

Feira do Livro e Semana da Leitura Para além da Feira do Livro, que decorreu de 25 de março a 5 de abril, concretizou-se a Semana da Leitura no nosso Agrupamento, entre os dias 1 e 5, sob o lema «Abril. leituras mil!» O dia 1 foi dedicado a «Ler Abril». No mês da celebração da Revolução dos Cravos contámos com a presença da Profª Drª Filipa Raimundo, autora da obra "Ditadura e Democracia" e ouvimos um testemunho da luta estudantil contra a ditadura, pelo Dr. Rebordão Montalvo, com moderação do Prof. Dr. José Santana Pereira. No dia 2, tivemos oportunidade de «Ler as Artes» com o Prof. Dr Luís Cardoso, que nos falou da sua paixão pelo cinema, a que se juntou a magia da música do maestro Pedro Mestre e a arte do escultor Pedro Fazenda. Uma extraordinária parceria com a Direção Regional de Cultura do Alentejo. No dia 3, estivemos a «Ler com todos»! Porque «Ler dá Saúde», a Biblioteca Escolar esteve na Feira da Saúde, no dia 4, com as «Mezinhas das Avós». A encerrar esta Semana da Leitura, a «Ler a História», falámos sobre a importância da preservação do Património, tendo como convidadas a Provedora da Stª Casa da Misericórdia de Arez, a Profª Mª José Mandeiro e a coautora a obra "Arez Quinhentista", a Drª Ana Santos Leitão. O nosso agradecimento à União de Freguesias de E. Stº, Nª Srª da Graça e S. Simão pelo apoio a esta iniciativa.

11


ABRIL 2019

Identidade Digital do Agrupamento de Escolas de Nisa

Site AE

Plataforma Moodle AE

Facebook AE

Biblioteca Escolar Prof. José Luís Tomás Bruno

Facebook BE

Projeto Eco-Escolas

Flickr (Fotos de atividades)

Projeto PES

Rua Professor João Porto 6050 - 344 Nisa Telefone: 245 410 040 Fax 245 412 165 direcaoagrupamentonisa@gmail.com newsletter.nisa@gmail.com

12

Profile for newsletter.nisa

Newsletter2  

Newsletter2'19 do Agrupamento de Escolas de Nisa

Newsletter2  

Newsletter2'19 do Agrupamento de Escolas de Nisa

Advertisement