Ribatejo Invest - Setembro 2022

Page 1

RIBATEJO RIBATEJO Setembro 2022 • Ano VII • Nº84 NERSANT e Município inauguram Startup Alcanena INCUBADORA DE EMPRESAS NASCE EM ALCANENA P.42 VOT deMonumentos Santarém Estado disponibiliza 500 mil euros aos agricultores afetados pelos incêndios P.26 Governo aprova normas excecionais para apoiar hortofruticultura P.32

RUMO À INOVAÇÃO

Apoiamos as empresas a implementarem uma estratégia de sucesso.

2 www.nersant.ptSETEMBRO 2022RIBATEJO consultoria formação gestão Níveis e Algoritmos, Lda. | Rua do Plátano nº9, 2400 797 Leiria | Email: geral@niveisealgoritmos.pt CONSULTORIA ESTRATÉGIA CONTABILIDADE FORMAÇÃO APOIO À GESTÃO

Notícias falsas de O Mirante - Situação financeira da NERSANT

S

egundo o jornal O Mirante a “NERSANT está afunda da em dívidas”.

Para a motivação de todos estes ataques de O Mirante à NERSANT, Vice-Presi dentes, Direção e seu Presidente, só encontramos uma justificação. A decisão da Direção da NERSANT num ato de legítima e boa gestão em denunciar o contrato existente com a sociedade Terra Branca participada pelo Sr. Joaquim Emídio, dono de O Mirante, de 2.635,00€ por mês sem fazer qualquer trabalho ou esforço em prol da NERSANT.

Domingos Chambel

Quando nos apresentamos a sufrágio em plena pandemia em 2020, tínhamos a plena consciência das dificuldades que iriamos enfren tar: empresas paradas, a trabalhar parcialmente, sem informação, sem apoio, com cadeias de abastecimen to quebradas, conjuntura negativa mundial e crédito fechado.

Perante tal quadro, era mais fácil desistir e invocar motivos pessoais e virar as costas, mas todos os mem bros da direção aceitaram o desafio; se as empresas precisam de nós, não é agora que a NERSANT vai fraquejar.

Superamos todas as espectati

vas, quer no apoio direto ou indireto através dos vários Ministérios, com a CIP ou AIP. Face ao chumbo do orçamento, seguiu-se uma gestão orçamental do Estado em duodé cimos com pagamentos sem qual quer previsão, acompanhada de uma guerra devastadora que empurrou a economia da Europa a tanger a recessão numa completa imprevi sibilidade de crescimento mundial.

Foi nesta difícil conjuntura que a NERSANT desenvolveu dezenas de projetos, certames, internacio nalização, formação e apoio a tan tas outras empresas, conseguindo, mesmo assim, uma forte recupera ção financeira em relação ao mês homólogo de setembro de 2021.

Criticar depreciativamente a situa ção financeira da NERSANT e não ter em conta todo este contexto, não pode ser uma abordagem séria nem aporta credibilidade a quem a difun de. Esta casa, além de lutar todos os dias pelo interesse da economia regional, também tem de lutar con tra os seus detratores que fazem parte do problema, denegrindo a imagem daqueles que gratuitamente contribuem incansavelmente para o desenvolvimento regional.

FICHA TÉCNICA

Diretor: Domingos Chambel

Conselho Redatorial: Cláudia Monteiro Elsa Duarte ribatejo.invest@nersant.pt

Publicidade: Maria João Rodrigues maria.joao@nersant.pt

Propriedade: NERSANT, AE. Várzea

Mesiões

Periodicidade: Mensal

Tiragem: 250 exemplares Capa por: NERSANT

3www.nersant.pt SETEMBRO 2022 RIBATEJO EDITORIAL
Isento de registo na ERC ao abrigo do decreto regulamentar 8/99 de 9/6 artigo 12.º, n.º 1 a)
de
- Apartado 177 2354-909 Torres Novas Tel.: 249 839 500 | Fax: 249 839 509 www.nersant.pt
Presidente da
Direção da NERSANT

RIBATEJO

Desenvolvimento Regional

Ibérica

Informação e Apoio

milhões

aprova

Viver o Tejo

Empreendedorismo e Inovação

Internacionalização

4 www.nersant.ptSETEMBRO 2022RIBATEJO ABERTURA
05 Notícias 12 Poder Local 16 Nacional 18 Aprovado projeto de 110
de euros para transformar o setor agroalimentar português 20 Campicarn investe em Torres Novas 22 Hidro
realiza vídeo corporativo no âmbito da formação-ação MOVE PME 24 Assinado contrato de promessa compra e venda do complexo da antiga Fiação e Tecidos
26 Estado disponibiliza 500 mil euros aos agricultores afetados pelos incêndios 28 Localização do Aeroporto em Santarém está a colher adesões 30 Protocolo NERSANT: duas novas empresas com condições comerciais especiais para associados 32 Governo
normas excecionais para apoiar hortofruticultura
Setembro 2022 • Ano VII • Nº84
34 Monumentos de Santarém recebem 12 mil visitantes em 45 dias
36 Notícias 38 José Riachos – Estúdio de Personal Trainer oferece serviço premium de treino personalizado 40 Projeto de Abrantes finalista do Prémio Empreendedorismo e Inovação do Crédito Agrícola 42 Incubadora de empresas nasce em Alcanena
44 Notícias 50 Daimler Truck apresenta nova geração FUSO eCanter em Hannover 52 António Costa: “A Cimeira será um marco muito importante nas relações” entre Portugal e Moçambique 16 20 3828 22 50

Valgrupo remodela fachada

O Valgrupo, centrado na produção animal, nomeadamente suínos, bovinos e aves, e no abate, transformação e comercialização de produtos alimentares, acaba de anunciar a remodela çã o da fachada de um dos seus edifícios. De acordo com o grupo empre sarial sediado em Alcanede, a fachada conta agora com a “implementação de comunicação visual corporativa mais moder na, uma nova imagem refletin do aquilo que somos”, referiu a empresa na sua página da rede profissional LinkedIn.

Quinta da Alorna apresenta novo diretor comercial

Tomás Caiado é o novo diretor comercial da Quinta da Alorna, anun ciou a empresa de Almeirim em comunicado. Esta contrata çã o sur ge como um novo impulso no proje to de crescimento da marca a n í vel nacional e internacional, assente nos pilares estratégicos definidos para o relançamento da marca em 2020.

“É com grande entusiasmo que abra ç o este projeto, num setor tra dicional e numa casa e marca cheias de história. Poder trabalhar num setor t ã o português, mas ao mesmo tempo t ã o global, traz-me uma enor me motiva çã o. A competitividade dos mercados, um consumidor cada vez mais exigente e atento, e um contexto macroeconómico complexo e instável, faz deste projeto um enorme desa fio pessoal. Teremos que combinar a nossa tradi çã o e ‘portugalidade’ com altos n í veis de eficiência, inova çã o e sustentabilidade, para podermos ser cada vez mais competitivos dentro e fora de Portugal”, refere Tomás Caia

do, em comunicado. Com experiência na área da consultoria, vendas e pro duto, o profissional aceita este desa fio profissional depois de passar pelos quadros de empresas como a Central de Cervejas e Bebidas (a dona da Sagres) e a Philip Morris.

“A energia do Tomás Caiado asso ciada aos vários anos de experiência de vendas e coordena çã o de equipas vocacionadas sobretudo para o canal on trade, em produtos de grande con sumo, virá seguramente aportar um incremento significativo das vendas e notoriedade dos vinhos Quinta da Alorna nesse canal quer em Portu gal, quer junto dos diversos clientes de exporta çã o que representam cer ca de 50% da nossa fatura çã o global”, afirma Pedro Lufinha, responsável da marca.

O novo diretor comercial é licen ciado em Engenharia e Gest ã o Indus trial, pelo Instituto Superior Técnico, e mestre na mesma área, pelo Politéc nico de Torino, em Itália.

5www.nersant.pt SETEMBRO 2022 RIBATEJO DRDESENVOLVIMENTO REGIONAL

NERSANT implementa plano de formação na Soladrilho

A NERSANT - Asso cia çã o Empresarial da Regi ã o de Santarém, está a implementar na Soladrilho, sediada no Entroncamento, um plano de forma çã o à medida das necessida des da empresa. A pri meira de quatro a ç ões de forma çã o calenda rizadas iniciou no dia 1 de setembro e aborda a “Organiza çã o do posto de trabalho”.

A Soladrilho iniciou no dia 1 de setembro, com o arranque da a çã o em “Organiza çã o do posto de traba lho”, o plano de forma çã o proposto pela NERSANT a pedido da empresa.

Ao longo das próximas semanas, a empresa do Entroncamento, l í der em Portugal no setor de pavimentos e revestimentos cerâmicos extrudi dos, vai, assim, proporcionar aos seus colaboradores forma çã o certificada e adequada ao seu posto de trabalho, cumprindo assim com a obriga çã o legal de prestar 40 horas de forma çã o anual a cada um dos seus funcioná rios.

Para além do curso “Organiza çã o do posto de trabalho”, que conta com a participa çã o de dois grupos de cola boradores da empresa, a NERSANT vai ainda dinamizar as a ç ões de for ma çã o “Trabalho em Equipa”, igual mente com dois grupos, “Lideran ç a e trabalho em equipa” e “Organiza çã o pessoal e gest ã o do tempo”, com a participa çã o de um grupo de forman dos em cada a çã o, num total de cerca de 45 colaboradores envolvidos.

De referir que qualquer das a ç ões dinamizadas pela NERSANT na Sola drilho integram o projeto financiado Forma çã o Modular Certificada.

Todas as a ç ões no âmbito deste pro jeto n ã o ter ã o qualquer custo para

os participantes nem para a empresa, uma vez que s ã o financiadas pelo Fun do Social Europeu e Estado Português.

As empresas interessadas em imple mentar o seu plano de forma çã o com o apoio da NERSANT através da reali za çã o de a ç ões de forma çã o gratuitas,

PUB.

podem contactar a associa çã o através dos contactos dfq@nersant.pt ou 249 839 505.

As a ç ões de forma çã o gratuitas em agenda est ã o, de igual modo, dispon í veis no portal da associa çã o para ins cri çã o, em www.nersant.pt.

6 www.nersant.ptSETEMBRO 2022RIBATEJO DESENVOLVIMENTO REGIONAL

RSTJ investe em Sistema de Segurança Contra Incêndios

A RSTJ – Gest ã o e Tratamento de Res í duos, E.I.M, S.A., anteriormente designada por Resitejo, deu como finalizada a emprei tada do sistema de segurança contra incên dio e rede de águas, comunicou a empresa.

“Os sistemas implementados neste pro jeto contam com equipamentos dimensio nados com base em normas portuguesas, europeias e NFPA, incluindo o dimensiona mento da suporta çã o antiss í smica e apro va çã o UL/FM”, fez saber a empresa, acres centando que “o sistema conta com dois tanques antiss í smicos de grande dimen s ã o e capacidade para 1050m3 de água de incêndio; central de bombagem de incên dio equipada com duas bombas de acio namento diesel e câmara bipartida com 568m3 hora cada, monitores de água ins talados em torres e associados a um siste ma de dete çã o por câmaras termográficas/ térmicas geridas por sistema de videovigi lância, sistema automático de dete çã o de incêndio (SADI), extin çã o portátil, rede de sprinklers de resposta rápida”.

De referir que a RSTJ – Gest ã o e Trata mento de Resíduos, E.I.M, S.A. foi constituí da em 2019 e iniciou a sua atividade a 1 de agosto de 2020, tendo uma área de inter ven çã o de 10 concelhos: Alcanena, Cha musca, Constância, Entroncamento, Fer reira do Zêzere, Goleg ã , Santarém, Tomar, Torres Novas e Vila Nova da Barquinha. A empresa acaba de comemorar o seu 2.º ani versário e situa-se no Ecoparque do Relvão, na Carregueira, concelho da Chamusca.

Medway realiza o seu primeiro trajeto no Regime de Circulação em Agente Único

A Medway realizou dia 8 de agos to o seu primeiro trajeto de com boio no Regime de Circula çã o em Agente Único, no tro ç o compreen dido entre o Entroncamento e Gaia (ida e volta). Este regime permite que os comboios da Medway pos sam circular com um só agente – o maquinista – dispensando a presen ç a a bordo de qualquer outro agen te operacional, em toda a rede fer roviária nacional habilitada para o efeito, à imagem do que ocorre em toda a Europa, exceto no transporte de matérias perigosas.

Os 113 operadores de circula çã o certificados da Medway ter ã o ago ra a oportunidade de passar por uma forma çã o de requalifica çã o para maquinista ou outra fun çã o operacional. Nesse sentido, Car los Vasconcelos, Administrador da Medway reitera: “A transi çã o para o Regime de Circula çã o em Agente Único é um passo em frente para a Medway, no que toca à sua produ tividade e competitividade. Porém, para nós, as pessoas s ã o o mais importante e, por isso, ao mesmo tempo que damos este passo para um novo regime de circula çã o, investimos também nos nossos colaboradores, para que possam também eles dar um passo em fren te nas suas carreiras”. “O primeiro

comboio neste regime foi conduzi do pelos maquinistas Filipe Miran da e Jo ã o Rodrigues que, deste modo, marcaram este dia histórico. Neles ficará para sempre a nossa memória desta data”, acrescenta o responsável pela empresa.

Esta oficializa çã o é também fru to dos dois acordos da empresa vigentes, assinados com os sindi catos, que visam um compromisso de melhoria das condi ç ões laborais dos colaboradores. Carlos Vascon celos refere que estes dois acordos da empresa constituem “excelen tes pontos de estabilidade, para que se possa continuar a construir um futuro melhor para a Medway, tornando-nos mais sustentáveis, produtivos e em contextos de suces so para os colaboradores, para os clientes, e também para a economia nacional”.

Este esp í rito de coopera çã o, que sempre temos encontrado nas estruturas sindicais, constitui par te relevante neste sucesso.Os com boios que efetuaram este primeiro trajeto foram acompanhados por agentes graduados das áreas de Regulamenta çã o e Seguran ç a e/ou Opera ç ões, com o objetivo de iden tificar eventuais aspetos que care ç am de melhoria e viabilidade de implementação.

7www.nersant.pt SETEMBRO 2022 RIBATEJO DR

Couro Azul recebe visita da Associação Acreditar

A Couro Azul - Indústria e Comércio de Couros, S.A., com sede em Alcanena, recebeu recentemente uma visita espe cial da Associação Acreditar - Associa ção de Pais e Amigos de Crianças com Cancro.

A Associação Acreditar levou a efeito o Encontro Barnabés Acreditar do Sul, onde participam doentes ou ex-doentes de cancro pediátrico. O encontro reali zou-se em Alcanena, tendo o grupo de jovens visitado a fábrica da Couro Azul, que ofereceu uma carteira de pele a cada um dos visitantes.

Na sua página da rede profissional LinkedIn, a empresa agradeceu a visita.

“Paralelamente ao nosso negócio, consi deramos fundamental promover a pros peridade, a qualidade e contribuir para um ambiente social positivo. Obrigado pela visita!” De referir que a empresa

Couro Azul é l í der no mercado automó vel internacional, tendo já fornecido cer ca de 56 milhões de volantes para clien tes grandes marcas automóveis, entre elas a Porsche.

Fernanda Galo Laboratórios é patrocinador oficial da Elite Cup 2022

A época oficial do Hóquei em Patins em Portugal está prestes a come ç ar e o Fernanda Galo Laboratórios, com sede em Tomar, n ã o podia deixar de se asso ciar a esta nova edi çã o da Elite Cup. A empresa é patrocinadora oficial da com peti çã o. “As melhores equipas nacio nais v ã o competir na Elite Cup 2022, que se realiza entre 2 e 4 de setembro, em Tomar, sendo esta a segunda edi çã o

Rações Zêzere soma 41 anos

A empresa de Ferreira do Zêzere, Ra ç ões Zêzere, acaba de comemorar o seu 41.º aniversário, anunciou a empresa que fabrica e comercializa cereais, misturas e alimentos com postos para animais de cria çã o.

“Trabalhamos há 41 anos a servir da natureza para a natureza. Temos trabalhado de forma cont í nua para o desenvolvimento do setor e para a maior eficiência na alimenta çã o

animal, mantendo sempre os valores que nos distinguem, como o rigor, a competência, a responsabilida de, a transparência e a inova çã o”, fez saber a empresa, dando os para béns a “todos os que fizeram destes 41 anos de história da Ra ç ões Zêze re uma história de sucesso e o nos so maior agradecimento pelo apoio e confian ç a, que esperamos sempre retribuir”.

desta competi çã o tornada oficial pela Federa çã o de Patinagem de Portugal”, come ç ou por referir a empresa, acres centando que “para refor ç ar o nosso forte apoio a esta modalidade com forte tradi çã o em Portugal, e que faz já par te do nosso ADN, associamo-nos mais uma vez como patrocinador oficial desta competição que se realiza mais uma vez por terras templárias”.

8 www.nersant.ptSETEMBRO 2022RIBATEJO DESENVOLVIMENTO REGIONAL
CONSULTORIA EMPRESARIAL CONSULTORIA DE GESTÃO E PROJETOS DE INVESTIMENTO CONSULTORIA INFORMÁTICA E GESTÃO DE PROJETOS MORADA / CONTACTOS Praça Dr. Nuno Pinheiro Torres, Nº 5 - 9º Esq 1500-246 Lisboa geral@paginaestratega.pt 918 188 213 SERVIÇOS
www.nersant.ptSETEMBRO 2022

A Rádio Popular, empresa 100 por cento portuguesa e uma das marcas de retalho l í der em ele trónica de consumo em Portugal, renovou a imagem do seu espa ç o comercial no Alverca Park. A empresa responsável pela imple menta çã o da nova imagem da Rádio Popular foi o Filipe Faria Group, posicionado no ramo da comunicação institucional.

“Levámos a cabo o projeto de implementa çã o da imagem da Rádio Popular com a execu çã o e

montagem de uma estrutura e tela de 16 metros de comprimento por 8 metros de altura, com o apoio da nossa equipa de profissionais expe rientes”, revelou a empresa na sua página da rede social Facebook. De referir que o Filipe Faria Group concebe soluções integradas e criativas onde a tecnologia, a ino va çã o e o design s ã o fatores chave de uma filosofia assumida por uma equipa coesa onde o fator humano é fundamental para o sucesso do grupo.

Nobre apresenta refeições prontas

A marca Nobre, com sede em Rio Maior, acaba de apresentar mais uma novidade: a produ çã o e comercializa çã o de refei ç ões prontas. “Ideais para os festivaleiros, aliando praticidade e o melhor sabor”, avan ç a a empre sa, est ã o dispon í veis as gamas Nobre Petisca, Nobre Descobre, Nobre Vega lia e Nobre Recorda. No total, s ã o 16 propostas para todos os gostos, numa gama “diversificada e super saborosa”.

A gama Nobre Petisca apresenta salada de gr ã o com polvo, moelas e favinhas com lingui ç a. Nobre Desco bre convida os portugueses a desco brirem novos sabores como raviolis com molho de tomate, chili com carne, almôndegas e bolonhesa. Já a gama Nobre Vegalia apresenta propostas vegan, com caril de gr ã o, quinoa com vegetais e bolonhesa de seitan. E os amigos mais tradicionais não vão resis tir à gama Nobre Recorda, com pro postas de mão de vaca com grão, feijão branco com chouri ç o, feijoada à trans montana, chispalhada, feij ã o branco com dobrada e jardineira. As refei ç ões prontas da Nobre já se encontram-se disponíveis em super e hipermercados.

11www.nersant.pt SETEMBRO 2022 RIBATEJO DR
Filipe Faria Group implementa nova imagem na Rádio Popular de Alverca

Ourém Consignação da Área de Acolhimento Empresarial de Freixianda

O Presidente da Câmara Municipal de Ourém assinou recentemente o Auto de Consignação da empreitada de cons trução da Área de Acolhimento Empre sarial de Freixianda, na presen ç a dos representantes da empresa adjudicatá ria e da firma responsável pela fiscali zação da obra.

A Área de Acolhimento Empre sarial de Freixianda será implan tada em Valongo, envolvendo uma área superior a 10 hectares, na qual ser ã o constru í dos 23 lotes destina dos à implementa çã o de empresas, estando igualmente configurada a possibilidade de expans ã o em caso de necessidade futura. Lu í s Miguel Albuquerque refor ç ou a impor tância da concretiza çã o deste projeto.

“Trata-se de uma empreitada de importância extrema para o con celho de Ourém e, sobre tudo, para a zona na qual será constru í da esta área empresarial.

Vai criar centenas de postos de tra balho, vai gerar riqueza e vai permi

tir a fixa çã o de fam í lias, combatendo de igual modo o êxodo rural que se vem verificando ao longo dos últimos anos”, sublinhou o autarca.

Or ç ada em 3.788 milhões de euros, a constru çã o da Área de Acolhimento Empresarial de Freixianda será finan ciada em 3 milhões por um fundo europeu, na sequência da candidatura submetida pelos servi ç os municipais, cuja aprova çã o permitiu reduzir o esforço financeiro a aplicar pelo Muni c í pio de Ourém, para 788 mil euros, valor que representa o maior investi mento de sempre numa obra pública a cargo da autarquia.

A empreitada foi adjudicada, por concurso público, à empresa Civibéri ca – Obras Civis, S.A., cabendo a sua fiscaliza çã o à firma 44Engenharia, Lda.

JCasado Cosméticos reabre no Intermarché de Abrantes

A JCasado Cosméticos reabriu na galeria comercial do recém-inaugu rado Intermarché de Abrantes, infor mou o Presidente da Câmara Munici pal, Manuel Jorge Valamatos.

“A convite do promotor, estive na

reabertura da loja JCasado Cosmé ticos, na nova galeria comercial do Intermarché de Abrantes. Com mais de 25 anos de atividade no nosso con celho, a JCasado Cosméticos refor ç a o v í nculo com Abrantes, investindo

numa loja com um novo conceito, que fica ao serviç o da nossa comuni dade”, referiu o Presidente da autar quia abrantina, desejando “as maio res felicidades ao promotor deste investimento”.

12 www.nersant.ptSETEMBRO 2022RIBATEJO DESENVOLVIMENTO REGIONAL
PODER LOCAL

Torres Novas

35.ª Feira Nacional dos Frutos Secos de 30 de setembro a 9 de outubro

Após dois anos de interregno devi do à pandemia, a Feira Nacional dos Frutos Secos vai regressar, nos seus moldes habituais, de 30 de setembro a 9 de outubro na Pra ç a 5 de Outubro e Pra ç a dos Claras, para aquela que será a sua 35.ª edi çã o.

Haverá espa ç o para frutos secos, produtos locais, gastronomia e artesa nato numa área de exposi çã o de mais de 2500 m2. Este é um evento de cariz tradicional, que espelha uma alian ç a entre a tradi çã o e a inova çã o, conju gando objetivos de diferencia çã o e de qualidade, de transmiss ã o de conheci mento e de envolvimento da comuni dade torrejana e dos visitantes. Tem

como principais objetivos dinamizar e dignificar o setor dos frutos secos e passados, criar momentos etnográficos representativos da cultura rural local, afirmar o Figo Preto de Torres Novas enquanto produto diferenciador e de identidade local, preservar os saberes e sabores associados aos frutos secos, com principal destaque para a tradi çã o, cultura e património torrejanos e afirmar Torres Novas enquanto palco de eventos nacionais de destaque e de qualidade.

Para mais informa ç ões, dever ã o os interessados contactar através do telefone 249839442 ou via email para mercados.feiras@cm-torresnovas.pt.

Município de Santarém marca presença na inauguração do novo espaço Personal20

O Munic í pio de Santarém esteve presente, no dia 20 de julho, na aber tura do novo estúdio de electro fitness denominado “Personal20”, localizado na avenida Bernardo Santareno, em Santarém. Na inaugura çã o, Carmen Antunes, Vereadora da Câmara de Santarém, destacou “o efeito positi vo que este novo espa ç o vai trazer à economia local, sendo que, para já, a marca Personal20 é a única marca EMS (Electric Muscle Stimulation) presente na região, dotando desta for ma, a cidade de um espa ç o inovador que une o conceito de eletroestimula ção com treino personalizado”.

O local, totalmente remodelado, conta com uma zona de receção, espa ço de treino personalizado, balneários individuais, zona de reuniões e ava lia ç ões com profissionais certificados pela marca no treino de eletroesti mulação muscular e ainda um espaço dedicado a massagens e osteopatia.

O Personal20 chegou a Portugal em 2016. Esta modalidade de treino é a

combina çã o entre o electro fitness e o personal training, em treinos de apenas 20 minutos com resultados orientados essencialmente para a perda de peso,

remodela çã o corporal, redu çã o da gor dura, tratamento da celulite, al í vio das dores nas costas e o ganho de massa muscular.

13www.nersant.pt SETEMBRO 2022 RIBATEJO DR
Foto: Nadi Lindsay no Pexels

Tomar: Turismo Cultural em Férias, um projeto em que os guias da cidade são jovens voluntários

Terminou mais uma edi çã o do “Turismo Cultural em Férias”, uma parceria entre o Agrupa mento de Escolas Nuno de Santa Maria e o Munic í pio de Tomar, projeto que disponibiliza um ser vi

Santarém reforça capacidade turística com unidades hoteleiras de excelência

O Vice-Presidente da Câmara Muni cipal de Santarém, Jo ã o Teixeira Leite, visitou diversas unidades hoteleiras do concelho com o objetivo de reunir com os proprietários e deu a conhecer as diversas medidas que o Munic í pio tem implementado na área do Turismo, aprofundando estratégias conjuntas de divulga çã o e promo çã o do território e sentindo no terreno o crescimento verificado e recentemente divulgado pelo Turismo de Portugal.

Estes dados apontam para um aumento da procura que tem vindo a ser acompanhado pela crescente capa cidade de resposta a n í vel de dormidas, confirmando a consolida çã o de Santa rém como destino tur í stico de excelên cia.

A primeira visita iniciou-se pelo recém inaugurado turismo rural Q.R. Casas de Campo, uma unidade de ele vada qualidade, onde o bom gosto, con forto e a componente equestre tornam este empreendimento diferenciador.

António Ferreira, proprietário do alo jamento, enaltece o potencial de San tarém referindo que “o centro históri co da nossa cidade é lind í ssimo, temos uma gastronomia de referência, e sen do a capital do Ribatejo, o cavalo é um dos nossos maiores fatores de atra çã o”.

As seguintes reuniões ocorreram na Quinta da Cabrita, Quinta M e Casa da Amieira. Três unidades tur í sticas em espa ç o rural que têm ao longo dos últimos anos refor ç ado o seu posicio namento e crescimento. Foi consensual em todas as reuniões a pertinência da

de informa

ões tur

sticas e visitas gratuitas pelas principais ruas e monumentos do centro histórico, e no Convento de Cris to, numa viagem pela história de Tomar.

Os alunos participantes foram recebidos pelo Vice-presidente da Câmara, Hugo Cristóv

aposta do Munic í pio em defender San tarém como Capital da Gastronomia, bem como a importância da recente medida de abertura regular dos monu mentos e igrejas de Santarém.

Jo ã o Teixeira Leite, que detêm ain da o pelouro do Turismo, agradeceu aos empresários a aposta efetuada em Santarém, refor ç ando que “o Munic í pio precisa da mobiliza çã o de todos, as unidades hoteleiras s ã o os nossos par ceiros estratégicos privilegiados, con tamos, por isso, convosco para divulgar cada vez mais Santarém. As medidas

no

14 www.nersant.ptSETEMBRO 2022RIBATEJO
ç o
ã o,
Sal ã o Nobre dos Pa ç os do Conce DESENVOLVIMENTO REGIONAL

lho e como recompensa pela dedi ca çã o à iniciativa e como já vem sendo habitual, todos os voluntá rios tiveram direito a uma entra da para a edi çã o do Festival Bons Sons deste ano.

Estiveram também presentes representantes das entidades asso ciadas e em todas as interven ç ões n ã o faltaram elogios e agradeci mentos aos jovens guias pelo tra balho desenvolvido em prol da cidade e dos visitantes.

Este ano foram também contem pladas com bilhetes para o Bons Sons duas alunas do Instituto Poli técnico de Tomar, alunas essas que foram as criadoras do logótipo vencedor para a comemora çã o dos 40 anos da institui çã o.

Ministro da Cultura em Santarém para conhecer o projeto do Museu de Abril e dos Valores Universais

No âmbito do projeto Museu de Abril e dos Valores Universais (MAVU), o Ministro da Cultura, Pedro Ad ã o e Silva, esteve em San tarém no dia 10 de agosto para reunir com o Executivo Municipal, dando resposta ao pedido endere ç a do pelo Munic í pio.

Ricardo Gon ç alves, Presidente da Câmara Municipal de Santarém, Jo ã o Teixeira Leite, Vice-Presiden te, e os Vereadores, Diogo Gomes, Carmen Antunes, Nuno Russo e Nuno Domingos, participaram na reuni ã o com o Ministro da Cultu ra onde foi apresentado o projeto cultural do MAVU, através de uma contextualiza çã o histórica, segui da pela apresenta çã o da proposta arquitetónica vencedora do concur so, recém realizado, bem como do projeto de Museologia que lhe está subjacente. Após a troca de impres sões sobre o projeto, o Ministro da Cultura destacou o aspeto inovador em termos museológicos da temá

tica da democracia e apontou algu mas possibilidades para o melhor desenvolvimento do MAVU. Seguiu -se uma visita ao local das futuras instala ç ões do Museu, no interior da antiga Escola Prática de Cavala ria.

Nesta reuni ã o de trabalho, que teve o pretexto de aproxima çã o ao projeto cultural, foi reconhecido que para além dos atos celebrati vos e memorialistas, de promo çã o da cidadania, essenciais à preser va çã o dos valores, da liberdade, da igualdade, da fraternidade e da democracia, importa deixar marcas f í sicas deste cinquentenário e mar cas relevantes, do ponto de vista da participa çã o de pessoas determi nantes para o Movimento das For ç as Armadas.

O Munic í pio reafirmou o seu propósito de levar a cabo este empreendimento cultural e soli citou o apoio, poss í vel, do Estado para a sua concretiza çã o.

que estamos a implementar alia das à qualidade das nossas diversas unidades hoteleiras, v ã o dar corpo e dimens ã o à nossa estratégia de aumentar a visita çã o ao nosso ter ritório”.

O novo site do Turismo, os novos flyers e o novo mapa tur í stico, bem como a possibilidade das unidades tur í sticas utilizarem gratuitamen te os servi ç os de visitas guiadas do Munic í pio, foram medidas apresen tadas por Jo ã o Teixeira Leite e mui to bem recebidas pelos empresários.

15www.nersant.pt SETEMBRO 2022 RIBATEJO DR

Turismo em Portugal com novo recorde

De acordo com as estimativas rápidas divulgadas pelo Institu to Nacional de Estat í stica (INE) e pelo Banco de Portugal (BdP), o mês de julho de 2022 será o melhor mês de sempre no que ser refere ao número de hóspedes e de dormidas em Portugal. A estima tiva aponta para 3.029,1 mil hós pedes e 8.628,4 mil dormidas no total do alojamento tur í stico em julho passado, quando em julho de 2021 tinham sido 1.633,8 mil hóspedes (+85,4%) e 4.538,6 mil dormidas (+90,1%). Relativamente a julho de 2019, mês pré-pandé mico, a evolu çã o é de mais 6,3% para hóspedes (+179,8 mil hóspe des) e de mais 4,8% para dormidas (+397,2 mil dormidas).

A previs ã o refere ainda que 2.906,0 mil dormidas ser ã o de residentes (2.663,9 mil em julho de 2021, ou seja, +9,1%) e que 5.722,4 mil, ser ã o de n ã o residen tes. O que traduz um crescimento homólogo de 205,2% (1.874,8 mil

em julho de 2021). A quota de dor midas de n ã o residentes, que era de 41,3% em julho de 2021, passa agora para 66,3%, repondo a estru tura natural do mercado tur í stico português.

Todas as regiões do pa í s deno tam evolu ç ões positivas face a julho de 2021. O Algarve será res ponsável por 33,1% das dormidas, seguindo-se a Área Metropolitana de Lisboa (22,7%), o Norte (15,6%), a RA Madeira (10,5%) e o Centro com 10,0%. Os aumentos mais expressivos ser ã o na Regi ã o Autó noma da Madeira (+21,0%), na regi ã o Norte (+14,9%) e no Centro (+10,6%).

Ao n í vel dos principais merca dos, a estimativa indica que todos evoluir ã o de forma positiva e que a sua quota no total das dormidas de n ã o residentes será de 87,6%.

O mercado britânico predomina rá e registará uma quota de 19% das dormidas de n ã o residen tes e um aumento de 1,0% face a

julho de 2019, destacando-se ain da o mercado espanhol (quota de 12,6% e um acréscimo de 2,3%) e o norte-americano (quota de 7,6% e +35,9% em dormidas).

Em termos acumulados, até julho deste ano, estima-se que 14.259,4 mil hóspedes tenham per manecido nas unidades de aloja mento, dando origem a 37.229,1 mil dormidas. Comparando com o mesmo per í odo de 2021, verificar -se-á um aumento de 194,3% nas dormidas totais, resultante do aumento esperado de 58,5% nos residentes (+4.513,3 mil dormidas) e de +406,2% para os n ã o residen tes (+20.066,4 mil dormidas).

Por fim, as receitas do turismo continuam a crescer de forma expressiva, acima de 2019 (+11% em julho), confirmando as previ sões do Banco de Portugal nesta matéria, que apontam para que os gastos dos n ã o residentes em 2022 superem em 4,2% os valores de 2019.

16 www.nersant.ptSETEMBRO 2022RIBATEJO NACIONALDESENVOLVIMENTO REGIONAL

Portugal precisa de contratar 50 mil trabalhadores para o setor do turismo

A Secretária de Estado do Turis mo, Comércio e Servi ç os, Rita Mar ques, estimou que Portugal precise de 45 mil a 50 mil trabalhadores no setor do turismo, empregos que poder ã o ser preenchidos por traba lhadores de pa í ses de l í ngua portu guesa ao abrigo do regime de entra da e permanência de trabalhadores em Portugal, recentemente aprova do.

Numa declara çã o à agência Lusa, em Faro, Rita Marques anunciou que está a ser preparada, para o últi mo trimestre do ano, uma miss ã o empresarial portuguesa aos pa í ses da Comunidade de L í ngua Portu guesa para identificar trabalhadores interessados em vir para Portugal.

“O objetivo é levar uma comiti va de empresários portugueses que estejam à procura de refor ç ar pes soal, identificando trabalhadores dessas geografias que estejam inte ressados em vir para Portugal (…) e que os servi ç os consulares possam depois administrativamente des pachar favoravelmente os vistos e possamos trazer connosco os traba lhadores que pretendem ingressar neste setor de atividade”, disse. A Secretária de Estado, que este ve reunida com representantes do setor do turismo do Algarve, disse que, “nesta altura, em que há uma retoma pujante do setor do turismo, estamos a viver vários desafios e um deles tem a ver com a falta de capi

tal humano”.

A nova lei introduziu “altera ç ões muit í ssimo relevantes e substan ciais na emiss ã o de vistos, designa damente no âmbito dos pa í ses que ratificaram o acordo da Comunida de dos Pa í ses de L í ngua Portugue sa”.

Estimando que o pa í s precise de mais 45 mil a 50 mil trabalhadores para garantir a qualidade de servi ç os no turismo, Rita Marques disse que há a preocupa çã o “de garantir que este capital humano também é adequadamente formado e capacita do” para manter “uma presta çã o de servi ç os de excelência”, envolvendo as escolas de hotelaria e turismo nacionais.

17www.nersant.pt SETEMBRO 2022 RIBATEJO DR
Foto:Pixabay Foto: João Bica

Mendes Gonçalves, Silvex e Tagusvalley integram o projeto VIIAFOOD Aprovado projeto de 110 milhões de euros para transformar o setor agroalimentar português

O projeto VIIAFOOD foi recentemente aprovado, no âmbito do PRR - Programa de Recuperação e Resiliência, para impulsionar a transformação do setor alimentar português e aumentar a competitividade das empresas nacionais. O consórcio, composto por cerca de 50 entidades, entre empresas, laboratórios e associações do setor, é liderado pela MC e tem coordenação da PortugalFoods. Promete desenvolver mais de 130 novos produtos, serviços e processos até 2025, em linha com as tendências nacionais e internacionais da alimentação saudável e da sustentabilidade. As empresas Mendes Gonçalves e Silvex, bem como a associação Tagusvalley são as entidades da região que integram este consórcio.

18 www.nersant.ptSETEMBRO 2022RIBATEJO DESENVOLVIMENTO REGIONAL

OVIIAFOOD representa um investimento

global de cerca de 110 milhões de euros, sendo cerca de 50% financiado no âmbito das “Agendas Mobilizadoras para a Ino vação Empresarial” do PRR e os restantes 50% pelas empresas envolvidas.

“O nosso pa í s tem recursos e condi ç ões únicos que não podemos desperdiçar. Com o VIIAFOOD queremos elevar o setor agroalimentar português a um n í vel superior, em que as nossas empresas estejam capacitadas para intervir nos mercados externos de forma competente e com argumentos de peso. Há áreas de negócio para explorar e oportunidades de melhoria na forma como produzimos e fazemos chegar os produtos aos clientes, que temos de agarrar. Este é um projeto para impul sionar a economia nacional” explica José Fortunato, Admi nistrador da MC, empresa líder do consórcio.

Através da investigação e desenvolvimento de novos produtos e da melhoria de processos produtivos por via de novas tecnologias, os desenvolvimentos obtidos contribuirão para a promoção de uma alimentação mais saudável e sustentável, em linha com tendências de nutrição e sustentabilidade globais, bem como para a capacitação deste setor da economia portuguesa, aumentando a sua competitividade internacional.

Através da investiga çã o e desenvolvimento de novos pro dutos e da melhoria de proces sos produtivos por via de novas tecnologias, os desenvolvimen tos obtidos contribuirão para a promoção de uma alimentação mais saudável e sustentável, em linha com tendências de nutri çã o e sustentabilidade globais, bem como para a capacita çã o deste setor da economia portuguesa, aumentando a sua competitividade internacional.

De acordo com Amândio Santos, Presidente do Con selho de Administra çã o da PortugalFoods, “o Pacto de

Inovação VIIAFOOD é, sem dúvida, o maior movimento do setor agroalimentar português. Com um forte inves timento das empresas, preconizando um setor mais competitivo, mais digitalizado e mais sustentável, esta iniciativa contribuirá para acelerar a recupera çã o e o aumento da resiliência da indústria nacional, objetivo central dos investimentos e dos apoios no âmbito do PRR. Sendo o setor alimentar um pilar da economia nacional, pelo peso que tem em termos de volume de negócios e exporta ç ões, é tam bém essencial na vida das fam í lias portuguesas, pretendendo-se ter o consumidor mais próximo, na valida çã o das apostas da indústria, e dos desenvolvimentos previstos, com os parceiros das entidades do sistema científico e tecnológico nacional.”

Ao todo, est ã o envolvidas 29 empresas de diferentes áreas de atividade do setor alimentar e 20 entidades do Sistema Cient í fico Nacional, associa ç ões do setor e laboratórios colaborativos com competências nas áreas de I&D aplicadas à área alimentar. A regi ã o de Santarém está repre sentada neste consórcio através das empresas Mendes Gon ç al ves (Goleg ã ) e Silvex (Benaven te), bem como da Tagusvalley (Abrantes).

A cerimónia pública de aprova çã o do financiamento decorreu no dia 23 de julho, em Lisboa, com a presen ç a do Primeiro Ministro, António Costa, da Ministra da Saúde, Marta Temido, do Ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva e da Ministra da Coes ã o Territorial, Ana Abrunhosa. 

19www.nersant.pt SETEMBRO 2022 RIBATEJO DR
Foto: Lukas no Pexels

Empresa de Famalicão adquire antigas instalações da Nutrigreen

Campicarn investe em Torres Novas

A Campicarn, empresa sediada em Vila Nova de Famalicão, adquiriu duas fábricas no concelho de Torres Novas. As antigas instalações da Nutrigreen pertencem agora a esta empresa, que vai expandir, assim, para a região centro, o seu negócio na área da produção e indústria da carne.

Sediada em Vila Nova de Fama licão, a Campicarn, que opera essencialmente no mercado nacional na área da produção e indústria de carne, sendo líder de mercado no setor da carne de bovino, optou pela compra de duas fábricas no centro do pa í s, mais concretamente na zona industrial e log í stica da Zibreira, no concelho de Torres Novas. A venda destas duas fábricas foi assessorada pela Savills Portugal, dedicada à consultoria imobiliária, que apoiou o Grupo Patris na venda destes dois ativos industriais à Carnes Campicarn, S.A.

A excelente localização, com acesso aos principais eixos rodoviários nacionais, bem como a presen ç a de importantes bases log í sticas, foram essenciais para

a aquisi çã o das instala ç ões em Torres Novas. Com uma área coberta de cerca de 11.000 m2, localiza çã o e visibilidade í mpares, conjugados com as especifica ções industriais dos dois edifícios, foram fatores cr í ticos para o investimento da Campicarn que, “desta forma, aumentará e diversificará a sua capacidade produtiva e, por conseguinte, poderá responder às necessidades dos seus clientes de forma mais eficaz e eficiente” refere Manuel Martins, Presidente do Conselho de Admi nistração da Carnes Campicarn, S.A.

“Os ganhos log í sticos decorrentes da localiza çã o estratégica das unidades industriais que compõem o agora Com plexo Industrial de Torres Novas da Campicarn é, pois, um fator basilar da decisão em avançar com esta aquisição.

Desde logo considerando n ã o apenas a localização das bases logísticas dos nossos clientes como também a respetiva dis tância das explorações agropecuárias, de abate e industriais do Grupo Campicarn”, acrescenta Manuel Martins.

Samuel Lima, Senior Consultant Agency Industrial – Logistics, Savills Portugal sublinha que “estes ativos industriais s ã o, sem dúvida, uma mais-valia inseri da plano de crescimento da Campicarn, o que nos traz uma enorme satisfa çã o enquanto entidade responsável por este processo de comercializa çã o. Com uma excelente localiza çã o e visibilidade, s ã o espaços que oferecem uma área generosa e condições industriais específicas, o que trará valor acrescentado para a atividade da empresa.”

20 www.nersant.ptSETEMBRO 2022RIBATEJO DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Novas instalações da Campicarn em Torres Novas Foto: Campicarn

NERSANT tem projeto

Hidro Ibérica realiza vídeo corporativo no âmbito da formação-ação MOVE PME

DESENVOLVIMENTO REGIONAL
de consultoria e formação para empresários financiado a 90%

A NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém implementa há largos anos o programa de consultoria empresarial MOVE PME, que permite às empresas participantes –com financiamento de 90% – acolher um consultor especializado em negócios para a elaboração de um diagnóstico e definição de um plano de ação com vista à sua reorganização e melhoria.

Oprojeto permite, assim, o acolhimento de um con sultor sénior especializa do em negócios, que tra balha diretamente com os gestores das empresas, analisando todos os processos e definindo desafios e problemáticas que superados, serão essenciais para aumentar a competitivi dade dos negócios. Através deste traba lho de diagnóstico e elaboração de um plano de ação, a Hidro Ibérica reforçou a sua estratégia de comunicação com a realização de um vídeo corporativo,

que a empresa já está a utilizar nos seus suportes de comunicação.

O MOVE PME, desenvolvido em par ceria com a AIP/CE - Associação Indus trial Portuguesa/Confederação Empre sarial, dirige-se a empresas de todos os setores de atividade, com o objetivo de impulsionar processos de inova çã o e mudança organizacional. As empresas participantes podem desenvolver este programa nas suas organiza ç ões em diversas áreas temáticas, de acordo com os seus objetivos: “Organização e Gestão”, “Implementação de Sistemas

de Gestão (Qualidade, Ambiente, SST, Inova çã o ou outros)”, “Internaciona liza çã o”, “Capitalizar: otimiza çã o de recursos financeiros”, “Economia digi tal” e “Gestão Estratégica”.

Paralelamente à consultoria, reali zam-se ainda sessões de formação com o envolvimento dos trabalhadores. A implementação do programa decorre durante cerca de 1 ano, com finan ciamento de 90%. Até ao momento, a NERSANT já implementou o programa em cerca de 140 empresas da regi ã o do Ribatejo só nesta edição do projeto, com resultados muito positivos nas suas estruturas e competitividade.

Para mais informa ç ões sobre o MOVE PME, os interessados podem consultar a área formação do portal da NERSANT (www.nersant.pt), ou ques tionar o Departamento de Forma çã o e Qualifica çã o da associa çã o através dos contactos dfq@nersant.pt ou 249 839 505.

Visualize o v í deo corporativo da Hidro Ibérica em: https://www.youtube. com/watch?v=qp_ZoilbC2Q

23RIBATEJO DR

Torres Novas dá primeiro passo paraa criação da TN Factory Assinado contrato de promessa compra e venda do complexo da antiga Fiaçãoe Tecidos

A Câmara Municipal de Torres Novas e o Novo Banco assinaram no dia 16 de agosto, o contrato de promessa compra e venda com vista à aquisição do complexo da antiga Companhia Nacional de Fiação e Tecidos de Torres Novas, num total de 700 mil euros. Espaços museológicos, zonas de restauração e lazer, espaços desportivos e espaços empresariais são algumas das superfícies a ser criadas no antigo complexo industrial, que vai renascer sob a designação TN Factory e que será alvo de candidatura ao PRR –Plano de Recuperação e Resiliência.

De acordo com o Munic í pio de Torres Novas, “a revitaliza çã o daquele espa ç o emblemático, que abrange um total de 31 000 m 2 , será feita na ótica da sua devolução à cidade e ao concelho, com base num estudo prévio cujo mote é uma requalificação modular, possível de se fazer edifício por edifício, em tor no da designação global de TN Fac tory, e que será alvo de candidatura ao PRR – Plano de Recupera çã o e Resiliência.

O referido estudo prevê a criação de espa ç os museológicos, zonas de restaura çã o e lazer, espa ç os des portivos, espa ç os empresariais, entre outros, que permitir ã o, em articulação com diversos parceiros,

24 SETEMBRO 2022RIBATEJO DESENVOLVIMENTO REGIONAL

nomeadamente na área da saúde, da educa çã o, do desporto e do empreen dedorismo, criar dinâmica e permitir a frui çã o do antigo complexo indus trial”.

Pedro Ferreira, Presidente da Câma ra Municipal de Torres Novas, referiu que esta compra – resultante de uma ambi çã o antiga, que remonta a 2003 – pretende “perpetuar a memória cole tiva” da popula çã o torrejana, muito ligada aos 166 anos de labora çã o da antiga empresa.

A interven çã o, esclarece ainda o Munic í pio, prevê a cria çã o de quase duas dezenas de espa ç os diferentes, entre os quais o “Núcleo de Interpre tação da Companhia Nacional de Fia ção e Tecidos de Torres Novas, espaço interpretativo da história do comple xo”; “parque de estacionamento com 53 lugares de estacionamento para viaturas ligeiras, seis exclusivos para carregamento de viaturas elétricas”; “rece çã o / portaria”; “centro de aloja mento temporário a integrar a Bolsa Nacional de Alojamento Urgente e Temporário”, que reúne no mesmo edif í cio modalidades de alojamento coletivo, como camaratas, quartos duplos e triplos e que responde con juntamente às valências de Centro de Alojamento Temporário e Centro de Alojamento de Emergência Social; “Escola Nacional de Formação da Cruz Vermelha”; “blocos empresariais Star tup Torres Novas”, naquilo que será um “prolongamento da incubadora de ideias que terá sede própria na antiga Caixa Geral de Depósitos”; “ateliers, oficinas e escritórios”; e o “Museu de Arqueologia Industrial”, que “visa reunir num espa ç o próprio o passado industrial, respondendo a uma ambi çã o coletiva dos torrejanos e acolhendo o espólio anteriormente existente na Garagem dos Claras”.

Está ainda projetada uma “creche pública”, bem como a criação de “uma grande zona de lazer”, composta por espa ç os de “restaura çã o e comércio”. Em projeto est ã o ainda o “Centro de Alto Rendimento de Judo e Ginástica”, “espa ç os empresariais”, “multiusos descoberto”, “clínica de saúde” e “uni dades de saúde”, “núcleo da Central Hidroelétrica”, “espa ç o de lazer flu vial” e “parque infantil”. 

25www.nersant.pt SETEMBRO 2022 RIBATEJO DR
Fotos: Câmara Municipal de Torres Novas

Estado disponibiliza500 mil euros aos agricultores afetadospelos incêndios

Os produtores pecuários v ã o receber 500 mil euros para apoiar na aquisi çã o de ali menta çã o animal. Esta é uma prioridade do Ministé rio da Agricultura e Alimentação de modo a ajudar os agricultores a fazer face aos efeitos dos incêndios que provocaram a destrui çã o de muitos dos pastos usados na alimenta çã o dos animais das espécies bovina, ovina, caprina e equ í deos.

Os produtores pecuários, cujas explora ções estejam nos territórios afetados pelos fogos rurais que atingiram o Pa í s, podem

candidatar-se a este apoio extraordinário no Portal do IFAP (https://www.ifap.pt/), a partir do dia 17 de agosto.

Refira-se que este apoio, com uma dota ção inicial de 500 mil euros, poderá sofrer um refor ç o caso seja necessário.

A presente ajuda vai permitir aos agri cultores “fazer face ao inesperado e signi ficativo aumento dos custos de produção, já que a supress ã o das pastagens requer que a alimentação dos animais seja agora assegurada pela aquisição de alimentos no mercado”, referiu o Ministério da Agricul tura e Alimenta çã o . 

26 www.nersant.ptSETEMBRO 2022RIBATEJO
INFORMAÇÃO&APOIO Foto: Pexels
27www.nersant.pt SETEMBRO 2022 RIBATEJO

Localização do Aeroporto em Santarém está a colher adesões

A possibilidade do futuro aeroporto vir a localizar-se no concelho de Santarém está a ganhar cada vez mais partidários da ideia, nomeadamente entre técnicos, políticos e empresários.

Depois do Montijo e de Alcoche te, o projeto de tornar Santa rém uma alternativa para a localização do novo aeroporto está a ganhar forma. Segundo a notícia avançada em primeira mão pelo Expresso, a ideia estará a ser estudada há cerca de três anos por um grupo de inves tidores privados, entre os quais, Humberto Pedrosa, dono do grupo Barraqueiro e antigo acionista da TAP. O projeto prevê a localiza ção do futuro aeroporto próximo da estação de serviço de Santarém da A1, exatamente em terrenos das freguesias de São Vicente do Paul e de Casével.

De acordo com a SIC, o projeto já foi apre sentado ao primeiro-ministro, António Costa, e ao l í der do PSD, Lu í s Montenegro. Este último, de resto, já declarou publicamente que Santarém deve ser considerado para análise no conjunto das opções a ponderar entre o PSD e o Governo para localiza çã o do futuro aeroporto. Diz Montenegro: “já ouvimos os dinamizadores técnicos desse projeto e não deixaremos de o ter em conta na nossa apreciação, é um projeto que deve, pelo menos, ser ponderado”.

Segundo aquilo que o Expresso já tinha

28 www.nersant.ptSETEMBRO 2022RIBATEJO
INFORMAÇÃO&APOIO

divulgado, este projeto da nova infraestrutu ra aeroportuária em Santarém não implicará investimento público e poderá avançar de forma faseada. O financiamento seria rea lizado através das taxas aeroportuárias e beneficiaria das acessibilidades já existentes na região, com dois eixos vitais: a A1, que liga Lisboa ao Porto, sendo ainda Santarém um atrativo eixo de cruzamento de autoestradas, e a linha de caminho de ferro que liga o país de norte a sul, e acresce, no futuro próximo, a linha de Alta Velocidade.

A aliciante proposta deste grupo de investidores, de que Humberto Pedrosa é o rosto visível, também já foi comunicada às autarquias, designadamente às câmaras da comunidade intermunicipal da Lezíria do Tejo, assim como à de Leiria, cujo próprio presidente já veio testemunhar o seu apoio. Também o presidente da Câmara de Santa rém, Ricardo Gonçalves, segundo divulgou O Mirante, já terá pedido aos seus camaradas da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT) disponibilidade para uma reuni ã o ainda em Setembro com pessoas ligadas ao projeto do novo aeroporto.

O entusiasmo, na nossa região, é óbvio. Como óbvios seriam os benef í cios inco

mensuráveis que uma infraestrutura desta dimensão e importância trariam ao desen volvimento da região.

Entretanto, a CNN divulgou que ser ã o quatro as op ç ões a debater nas próximas reuniões entre PS e PSD como soluções para o novo aeroporto: além de Montijo e Alco chete, somam-se agora Santarém e Alverca, este último resultante de um projeto de um grupo de engenheiros que tem entregado, nos últimos anos, vária documentação ao Governo.

É sabido que o Primeiro-ministro deverá anunciar em breve ao País o que será feito em relação ao novo aeroporto. E já é certo que vai avançar com um estudo para com parar as várias opções, chamado Avaliação Estratégica Ambiental.

Enquanto isso, surgem cada vez mais polí ticos, empresários e técnicos a defender que o novo aeroporto seja constru í do na margem norte do Tejo. “Não faz sentido que seja na margem sul, quando mais de 85% da população que o procura é na margem nor te”, sublinha o socialista João Cravinho. “O aeroporto é uma medida de desenvolvimento estrutural do País e tem de ser um investi mento âncora para o desenvolvimento do

território”, refere ainda o antigo ministro da Obras Públicas, considerando que, por isso, faz mais sentido colocá-lo no norte do Tejo.

Voltando ao projeto de Santarém, o facto de o aeroporto se situar a mais de 75 quiló metros da Portela, localiza-o fora da zona de concessão, o que significa que não teria de ser feito pela Vinci, concessionária do aeroporto de Lisboa, o que permite a ideia de o futuro aeroporto ser “todo financia do com investimento privado, nacional e estrangeiro”.

De acordo com o divulgado pela CNN, este projeto da infraestrutura aeroportuária pro põe a construção de três pistas paralelas, que avançariam consoante as necessidades.

Ou seja, estão previstos vários cenários de acordo com o crescimento de tráfego. A ideia é começar com um aeroporto regional de uma pista até aos 10 milhões de passageiros por ano e depois ir crescendo até atingir as três pistas e os 100 milhões de passageiros.

Estará para muito breve a decis ã o do Primeiro-ministro sobre os locais que serão avaliados. Sendo certo que a decisão vai obri gar a atrasar o processo pois é necessário fazer estudos comparativos das várias loca lizações.

29www.nersant.pt SETEMBRO 2022 RIBATEJO
 I&A
Foto: Ömer | Pexels

Protocolo NERSANT duas novas empresas com condições comerciais especiais para associados

Com o objetivo de facultar condições comerciais privilegiadas aos seus associados e respetivos colaboradores, a NERSANT tem vindo a firmar protocolos com entidades e empresas de diversos setores. No âmbito da assinatura do protocolo com a NERSANT, as empresas ou entidades aderentes comprometem-se a facultar condições especiais aos associados da NERSANT, incluindo os seus colaboradores, entre os quais descontos diretos na aquisição de produtos e serviços ou outro tipo de vantagem definido no documento.

N o último mês, foram duas as organiza ç ões que se juntaram às empresas protocoladas com a NERSANT para a presta çã o de produtos e servi ç os com condi ç ões especiais para associados: a Gráfica Almondina, através da empresa Progresso e Vida, Lda., de Torres Novas, e a Bernardos Metalomecânica, empre sa dedicada ao comércio por grosso de máquinas e equipamentos agr í colas, de Abrantes.

Às novas empresas protocoladas com a NERSANT, a associa çã o disponibili zou um QR Code para divulga çã o nas suas instala ç ões e através do qual os interessados podem consultar as van tagens comerciais e condições especiais para associados NERSANT. As mesmas

vantagens estão ainda descritas na área “Protocolos NERSANT”, no portal da associação, em https://www.nersant.pt/ nersant/associados/protocolos/, sendo promovidas regularmente nos meios de comunica çã o da associa çã o.

Para usufruto das condições patentes em cada um dos protocolos, os associa dos da NERSANT e seus colaboradores devem apresentar o Cart ã o de Asso ciado NERSANT Digital, já remetido pela associa çã o a cada um dos seus sócios, que comprova a qualidade e as condições de associado, para efeitos de usufruto das vantagens no âmbito do protocolo NERSANT.

As empresas interessadas em fir mar protocolo com a NERSANT devem solicitar assinatura do mesmo junto do Departamento de Associativismo,

PROTOCOLO NERSANT: NOVA ADESÃO

GRÁFICA ALMONDINA

Indústria e Comércio de Artes Gráficas

Oferta:

5% aplicado ao valor da aquisição dos serviços.

BERNARDOS METALOMECÂNICA

Comércio por grosso de máquinas e equipamentos agrícolas

Oferta:

3% de desconto em máquinas oleícolas da marca Bernardos Lagares®;

5% de desconto em serviços de serralharia e metalomecânica.

Marketing e Eventos da associação atra vés dos contactos 249 839 507 ou pro tocolos@nersant.pt. O acesso ao Cartão de Associado NERSANT Digital, embora já remetido, pode voltar a ser solicitado através do e-mail dame@nersant.pt.

30 www.nersant.ptSETEMBRO 2022RIBATEJO
INFORMAÇÃO&APOIO
ƒ
ƒ
ƒ

Conheça os

JFERTEC

AVIS

CAIXA

MINIMERCADO

CARMEN

NERSANT

COLÉGIO

NEW LIFE HOME

RICARDO RIBEIRO

RIBATUBOS,

SANDRA

SCALCONTA,

TEMPLUM

31www.nersant.pt SETEMBRO 2022 RIBATEJO FONTEVAL Captação e Tratamento de água RESTAURANTE NERSANT Restaurante SGS PORTUGAL Formação Profissional DOMINGOS E EDGAR CATERING, LDA Serviços de Catering e eventos NUNO MIGUEL DE SOUSA TRINDADE Sapateiro, reparação de calçado e outros artigos de pele SEM PRESSA Restaurante
Comercialização de equipamento hoteleiro e assistência técnica
EVOLUTTO Consultoria em Sistemas Gestão ISO e de outras normas técnicas
LDA. Venda a retalho de tubos e acessórios
SILVA Medicina Tradicional Chinesa
OS TIMONEIROS, LDA. Ensino pré-escolar, 1º ciclo e apoio escolar
MARINHO Serviços de Psicologia, Psicoterapia e Formação
SEGUROS Mediação de Seguros SCALOTEL Hotel
AGRÍCOLA Banco
CARDOSO Comércio de produtos alimentares e não alimentares
LDA. Atividades de contabilidade e auditoria
-
Construção civil (pintura de edifícios e aplicação de pladur)
Aluguer de viaturas MANERGY, LDA Manutenção industrial
protocolos em vigor: https://www.nersant.pt/ nersant/associados/ protocolos/ I&A

Governo aprova normas excecionais para apoiar hortofruticultura

OMinistério da Agricultu ra e Alimentação publicou uma portaria com normas nacionais de caracter excecional para o setor das frutas e hort í colas para o ano de 2022.

O diploma define as seguintes medi das:

- Prorrogação do prazo de execu çã o das a ç ões programadas e n ã o executadas de 30 de abril de 2023 para 15 de agosto de 2023; - Altera çã o do conteúdo dos Pro gramas Operacionais até ao limite

de 60% do valor aprovado, em der roga çã o dos atuais 40%;

- O limite máximo do pedido de altera çã o para o ano de 2022, refe rente à redução do fundo operacio nal passa a ser de 35 % do montante inicialmente aprovado, em derroga çã o dos atuais 20%;

Amora e Morango) no âmbito das retiradas de mercado para distri bui çã o gratuita.

-

As altera ç ões aos Programas Operacionais para o ano de 2022 passam a estar isentas de autoriza ção prévia pelas Direções Regionais de Agricultura e Pescas;

- Elegibilidade de pequenos fru tos vermelhos (Framboesa, Mirtilo,

Estas medidas de apoio aos agriculto res pretendem mitigar as atuais pertur bações do mercado e a combinação sem precedentes dos constrangimentos que afetam o setor agr ícola. Assim, o Minis tério da Agricultura e da Alimenta çã o definiu normas excecionais, dado ser necessário atenuar estas dificuldades, e adotou estas medidas para tornar os procedimentos mais flex í veis para os produtores de hortofrut í colas . 

32 www.nersant.ptSETEMBRO 2022RIBATEJO
INFORMAÇÃO&APOIO Foto: Daria Shevtsova no Pexels
VIVER O TEJO

Monumentos de Santarém recebem 12 mil visitantes em 45 dias

Os monumentos de San tarém receberam 12 mil visitantes, em 45 dias, desde a assinatura do pro tocolo, que teve lugar no dia 15 de julho, firmado entre o Muni c í pio de Santarém, o ISLA - Instituto Superior de Gest ã o e Administra çã o de Santarém, a Santa Casa da Misericórdia de Santarém e a Diocese de Santarém, para permitir a abertura diária dos monumentos ao público.

Os números foram avan ç ados, dia 29 de agosto, por João Teixeira Leite, Vice -Presidente da Câmara de Santarém, na reuni ã o do Executivo Municipal.

Para Jo ã o Teixeira Leite “esta é a

prova de que este protocolo de cola bora çã o entre várias entidades, está a dar os seus frutos e a trazer ao nosso território novos visitantes que de uma forma dinâmica, est ã o a potenciar, n ã o só a visita aos nossos monumentos e às nossas igrejas, mas a acrescentar valor e a aumentar a procura nos nossos restaurantes e na nossa hotelaria”

VT
. 

Business + 2.0 é um projeto dinamizado pela NERSANT, NERPOR, NERE e NERBE/AEBAL Concurso tem dois mil euros para oferecer à Melhor Ideia de Negócio do Alentejo

A NERSANT, juntamente com as asso cia ç ões empresariais do Alentejo – NER POR, NERE e NERBE/AEBAL –, está a dinamizar o Business + 2.0, projeto cofi nanciado pelo programa Alentejo2020 e FEDER que visa a promo çã o do esp í rito empresarial através da dinamiza çã o do empreendedorismo qualificado e criativo, com vista à concretização de novas empre sas na região do Alentejo.

No âmbito deste projeto, está em mar cha a segunda edi çã o do concurso de ideias “BUSINESS IN Alentejo”, que tem como objetivo estimular o lançamento de startups inovadoras nesta região e incen tivar o investimento empresarial com a utilização de tecnologia e conhecimento.

Com candidaturas abertas até 21 de outubro, ser ã o premiadas as melhores ideias de negócio através de um prémio de

2 mil euros à melhor ideia e mil euros ao segundo classificado, bem como bolsas de 700 euros mensais durante 3 meses aos 10 melhores empreendedores, dois em cada regi ã o. Está ainda prevista a realiza çã o de Oficinas de Criatividade para todos os selecionados, Bootcamps para os fina listas, e de um programa de capacita çã o personalizado a cada um dos candidatos vencedores, através de um apoio integrado de coaching e mentoria.

S ã o destinatários do concurso todos os cidad ã os com idade igual ou superior a 18 anos, detentores de ideias de negócio e projetos de cria çã o de empresas, com os seguintes requisitos: exequibilidade financeira; adequa çã o ao mercado; cará ter inovador; e credibilidade das referên cias académicas e profissionais dos seus promotores. As ideias a concurso devem

prever a constitui çã o de uma empresa localizada num munic í pio pertencente a uma das NUT III da regi ã o Alentejo, nomeadamente Alto Alentejo, Baixo Alen tejo, Alentejo Central e Lezíria do Tejo. A submissão de candidaturas ao concurso é realizada através do portal do projeto, em https://businessdoispontozero.pt/concurso/ business-in-alentejo-edicao-2/. Para mais informações ou esclarecimentos, está dis ponível o Departamento de Apoio Técnico, Inovação e Competitividade da NERSANT, através dos contactos sitiodoempreende dor@nersant.pt ou 249 839 503.

De referir que o concurso BUSINESS IN Alentejo é uma iniciativa conjunta das Associações Empresariais NERE, NERBE, NERPOR e NERSANT, no âmbito do pro jeto Business + 2.0, cofinanciado pelo pro grama Alentejo2020 e FEDER.

No âmbito do projeto financiado “Farm to Fork New Business”, que pre tende tornar os sistemas alimentares justos, saudáveis e ecológicos, respeitan do os desígnios do Pacto Ecológico Euro peu, a NERSANT está a organizar um conjunto de “Farm to Fork Innovation Labs”, oficinas de apoio ao empreende dorismo que pretendem gerar e validar ideias de negócio viáveis e competiti vas que possam alavancar a inova çã o e disrup çã o do setor agroalimentar e lan ç ar novos negócios alinhados com os novos paradigmas e desafios socie

tais. Cada laboratório de inova çã o terá a dura çã o de quatro dias, funcionando como um mini programa de aceleração, onde serão trabalhadas competências de empreendedorismo, estímulo à criativi dade e inovação na procura de soluções geradoras de negócio, com recurso a um painel de especialistas e ferramentas de brainstorming, design thinking e forma tação do modelo de negócio.

O primeiro Farm to Fork Inovation Lab, subordinado a ideias e negócios relacionados com a “Produ çã o de Ali mentos Sustentáveis”, terá início no dia

18 de outubro, com as restantes sessões agendadas para os dias 20, 25 e 27 deste mês.

Até ao final do ano, a NERSANT vai realizar mais três laboratórios de ino vação, que têm já data marcada: “Fabri ca çã o e distribui çã o de alimentos sus tentáveis” realiza-se dias 2,3, 8 e 10 de novembro; “Consumo Sustentável de Alimentos - Novos Sistemas de Proces samento” decorre nos dias 15, 17, 22 e 24 de novembro; e “Desperd í cios Alimen tares - Preven çã o e Aproveitamento” avança dias 29 e 30 de novembro e 6 e 7

36 www.nersant.ptSETEMBRO 2022RIBATEJO
EMPREENDEDORISMO&INOVAÇÃO
Associação está a implementar projeto Farm to Fork New Business NERSANT realiza oficinas de empreendedorismo para apoiar novos negócios

ULMA Packaging obtém certificação das normas sanitárias 3A

A seguran ç a alimentar é uma das prioridades da ULMA Packaging, empresa com escritório em Bena vente que produz solu ç ões de emba lagem. De acordo com a empresa, a mesma está, por isso, focada “em dar às nossas máquinas caracter í sticas adequadas para que os nossos clien tes possam vender os seus produtos nas condi ç ões sanitárias ideais”.

No âmbito desta estratégia, a empresa obteve recentemente cer tifica çã o das normas sanitárias 3A para três modelos da sua gama de termoformadoras TFS. “A certifi ca çã o americana 3A é uma norma sanitária reco

nhecida mundialmente, emitida pela 3-A Sanitary Standards, Inc., que visa melhorar os padrões em equipamentos sanitários utilizados nas indústrias de alimentos, bebidas, latic í nios e farmacêuticos, garan tindo a seguran ç a alimentar dos consumidores e a saúde pública”, esclareceu a empresa no seu portal, acrescentando que receberam a cer tifica çã o “as termoformadoras TFS 500, TFS 600 e TFS 700”, “com base em seu design higiênico, tornando -as adequadas para os exigentes pro cessos de limpeza e lavagem a que s ã o submetidos”.

4 dos 10 projetos inspiradores do PDR 2020 são da região de Santarém

A Autoridade de Gest ã o do PDR 2020 – Programa de Desenvolvimento Rural do Continente está a dinamizar o pod cast “Conta-me o teu projeto PDR2020”, onde se podem conhecer as histórias inspiradoras de 10 projetos apoiados por este organismo.

Como nasce a ideia de apostar na Agricultura, a resiliência necessária para os dias menos bons e como o apoio do PDR 2020 pode fazer a diferen ç a e de que forma os Fundos Europeus podem mudar a vida de quem investe na Agricultura, e semear vontades para fazer nascer mais e melhores projetos s ã o alguns dos temas em destaque em cada uma das 10 histórias inspiradoras.

de dezembro. As inscri ç ões s ã o gra tuitas e podem ser realizadas através do portal da NERSANT, em https:// www.nersant.pt/agenda/ ou através do email farmtofork@nersant.pt.

De referir que a realiza çã o destas oficinas de apoio ao empreendedo rismo é uma das atividades previstas no projeto financiado da NERSANT “Farm to Fork New Business”, que visa estimular o empreendedoris mo qualificado e inovador no setor agroalimentar no âmbito da estra tégia europeia para a sustentabili dade dos sistemas alimentares, sen sibilizando e capacitando os jovens / empreendedores que pretendam criar um novo negócio, para os desa fios e as oportunidades associados a

esta temática.

O projeto responde ao desafio de garantir, por um lado, um forneci mento sustentável de alimentos para uma popula çã o mundial em rápido crescimento e, por outro, trabalhar para inverter o impacto da produção de alimentos nas altera ç ões climá ticas, escassez de água, degrada çã o dos solos e a destruição da biodiver sidade.

Entre os 10 episódios, encontram -se histórias inspiradoras da regi ã o de Santarém. É o caso do projeto Tomar Natura, de Ana Pereira, que produz Spirulina em tanques de água, de for ma ecológica e artesanal, da Quinta dos Frescos, de Miguel Godinho, que produz espargos biológicos em Ferrei ra do Zêzere, da Quintinha da Aldeia, de Susana Santos, que servem chouri ç o de touro bravo e outros fumeiros tra dicionais da lez í ria ribatejana a partir de Pernes e da Quinta da Eira Velha, de Jorge Esteves, projeto que pretende proteger a floresta contra incêndios e manter a biodiversidade nas encostas da Albufeira de Castelo de Bode (Aldeia do Mato).

Os interessados em conhecer as 10 his tórias inspiradoras do PDR 2020, podem fazê-lo em https://open.spotify.com/ show/28PAYMQgtnLWi1D2ZkNsFO.

37www.nersant.pt SETEMBRO 2022 RIBATEJO
E&I

“Não somos um ginásio”. É assim que José Riachos, licenciado em Educação Física e Personal Trainer certificado, define a empresa que criou em plena pandemia. José Riachos – Estúdio de Personal Trainer abriu portas na Golegã, a 12 de abril de 2021, oferecendo um serviço premium de treino personalizado, inteiramente adaptado às condições físicas e objetivos de cada aluno.

38 www.nersant.ptSETEMBRO 2022RIBATEJO EMPREENDEDORISMO&INOVAÇÃO

Licenciado em Educa çã o F í sica pela Faculdade de Motricidade Humana, José Riachos, 37 anos, esteve durante 10 anos ligado ao ensino, embora o gosto pelo Fitness tenha sido uma constante na sua vida. “Desde sempre tive gosto pelo treino, tendo dinamizado algumas ativida des ligadas ao fitness, paralelamente à minha atividade profissional. Mais tarde, comecei a dedicar-me ao treino personalizado em part-time, fiz forma çã o avan ç ada em Personal Training e a partir de 2016 comecei a dar treinos mais efetivamente”, come ç ou por con textualizar José Riachos.

Em 2021, relatou, o Colégio onde tra balhava faliu. O emprego certinho, das 09:00 às 17:00, n ã o “enchia as medidas do empreendedor”, pelo que a falência desta empresa foi o mote para se lançar enquanto empresário. “Durante a pande mia, comecei a trabalhar exclusivamente na área do treino. Foi nesta altura que comecei a pensar em criar o meu pró prio espa ç o, na minha terra, a Goleg ã , que não tinha oferta na área do fitness e personal training”, revelou. O empreen dedor procurou a NERSANT para apoiar a elaboração do plano de negócios e fez usufruto, através do PAECPE - Progra ma de Apoio ao Empreendedorismo e à Cria çã o do Pró prio Emprego, das presta ç ões de emprego a que tinha direito para aplicar na consti tui çã o da empre sa, a que se juntou um crédito bonifi cado.

Nasce assim o José Riachos –Estúdio de Per sonal Training, inaugurado a 12 de abril de 2021, espa ç o que oferece ao cliente um ser vi ç o premium de treino personalizado, inteiramente adaptado às condi ç ões f í sicas e objetivos de cada aluno, em ambiente exclusivo. Trata-se, portanto, de um espa ç o cujo servi ç o se centra no “acompanhamento individualizado e para resultados otimizados”, e que se afasta completamente do “serviço stan dart” que a grande maioria dos ginásios

oferece. “Num ginásio, após uma ava lia çã o algo redutora, os clientes têm acesso às máquinas de muscula çã o e cárdio, com planos de treino e aulas de grupo standart, onde toda a gente faz o mesmo. No nosso estúdio, n ã o faze mos planos de treino em série. O cliente acede a um servi ç o especializado, intei ramente preparado e adaptado para si, ao seu n í vel e de acordo com os seus objetivos”, esclare ceu José Riachos, acrescentando que “no nosso estúdio, oferecemos um ambiente mais exclusivo, mais recatado, para as pessoas estarem tranquilas a fazer o seu treino, super focadas e acompanhadas por um dos nossos treinadores pessoais”. “Não con corremos com os ginásios. Nos ginásios, os clientes compram sobretudo o acesso ao espa ç o e aos equipamentos. Aqui os clientes acedem aos nossos servi ç os. Somos um serviço premium em termos de fitness”, esclareceu.

“No nosso estúdio, não fazemos planos de treino em série. O cliente acede a um serviço especializado, inteiramente preparado e adaptado para si, ao seu nível e de acordo com os seus objetivos.”

JOSÉ RIACHOS

duas ou de quatro em quatro semanas – e algum trabalho para casa, que vise complementar o trabalho no estúdio”, esclareceu José Ria chos, acrescentando que esta é “a gran de diferença entre o nosso Estúdio PT e o ginásio normal: ofe recemos um proces so guiado aos nossos alunos, levando ao cumprimento dos objetivos de forma mais assertiva”.

JOSÉ RIACHOS

Tendo em conta esta mesma lógica de personaliza çã o, a empresa de José Riachos oferece ainda um serviço de Treino para Pequenos Grupos (TPG).

A diferencia çã o em termos de servi ç o come ç a logo com a entrada do cliente, com a realiza çã o de uma avalia çã o mais “ detalhada”, dividi da em três partes: “questionário de saú de, questionário de hábitos alimentares e questionário de hábi tos de vida”, elencou. Depois disso, fez saber, “passamos à avaliação antropométrica, que analisa as medidas e valores do corpo humano”, a que se seguem “testes f í si cos”, que fazem perceber “como a pessoa está em termos de mobilidade, postu ra, for ç a e resistência cardiovascular”. “Recolhemos dados em todas as ver tentes, incluindo os objetivos de treino do aluno e grau de motiva çã o, criando a partir da í um processo integrado de treino, que engloba treino acompanha do, avalia ç ões constantes – de duas em

“Trata-se de uma alternativa, um pouco mais económica, para aqueles que n ã o conseguem aceder ao servi ç o de perso nal training. A pessoa é também ava liada – obviamente de forma um pouco menos detalhada –, tem acesso ao trei nador e treina no máximo com mais três pessoas. Quatro pessoas num Pequeno Grupo é um número que entendemos ser razoável para darmos a este serviço a personaliza çã o que nos caracteriza”, esclareceu José Riachos.

O negócio tem corrido bem. Neste momento, o José Riachos – Estúdio de Personal Trainer tem oito colaboradores: seis treinadores e duas técnicas, uma no serviço de fisioterapia e outra no serviço de massagens. Clientes, s ã o já mais de 80. O próximo passo da empresa é cres cer, “pelo menos para o dobro”. “Neste momento, felizmente, os horários estão bastante completos e come ç a a faltar capacidade de resposta para atender às necessidades de todos. A minha dúvida é se crescemos nestas instala ç ões – há espa ç os ao lado para os quais podemos crescer – ou se nos mudamos para outro espa ç o”, concluiu José Riachos. 

SERVIÇOS

Personal Training

Treino em duplas

Treino em pequenos grupos

PT para grávidas e pós parto

Fisioterapia

Massagens terapêuticas e Drenagem Linfática

39www.nersant.pt SETEMBRO 2022 RIBATEJO E&I
9
9
9
9
9
9
“Não concorremos com os ginásios. Nos ginásios, os clientes compram sobretudo o acesso ao espaço e aos equipamentos. Aqui os clientes acedem aos nossos serviços. Somos um serviço premium em termos de fitness.”

D-PICO é um micro robot para a desmatação de terrenos

O Crédito Agrícola acaba anunciar os 12 projetos finalistas da 9.ª edição do Prémio Empreendedorismo e Inovação, uma iniciativa que pretende contribuir para o desenvolvimento dos setores agrícola, agroalimentar e florestal. Entre os finalistas encontra-se o projeto D-PICO, de Abrantes.

Odistrito de Santarém está representado no Prémio Empreendedorismo e Inovação do Crédito Agrí cola, através do projeto D-PICO, que garantiu lugar entre os 12 finalistas da iniciativa. De acordo com o descritivo na página do Prémio, o projeto D-PICO – finalista no âmbi to da categoria “Digitaliza çã o e Auto ma çã o” –, trata-se de um “micro robot móvel desenhado para desmata çã o de terrenos”. “O seu bra ç o pode elevar a ferramenta a mais de 1,5m de altura, aumentado a área de trabalho frontal. Estando equipado com um sistema de

troca rápida de ferramenta, pode fazer trabalhos que exijam várias ferramen tas sem perder muito tempo nas trocas, trabalhando em terrenos dif í ceis com a máxima produtividade e a máxima seguran ç a. O seu design permite-lhe ser facilmente transportável”, lê-se ainda na área do projeto, da empresa Unmanned Tools, com morada em Sobreira Alta, Fontes, con

O micro-robot D-PICO é detido pela empresa Unmanned Tools, com morada em Sobreira Alta, Fontes, concelho de Abrantes.

40 www.nersant.ptSETEMBRO 2022RIBATEJO EMPREENDEDORISMO&INOVAÇÃO

celho de Abrantes.

Os vencedores desta edição, que volta a destacar o tema da Sustentabilidade, em linha com as prioridades nacionais e europeias de apoio à inovação do setor e com a estratégia do Crédito Agrícola, ser ã o conhecidos a 12 de outubro, na cerimónia de entrega de prémios, que será integrada na Cimeira Nacional de Agroinova çã o, em Santarém.

O projeto vencedor de cada categoria – Digitalização e Automação; Economia Circular e Biotecnologia Sustentável; Alimentação, Nutrição e Saúde; Promo çã o da Inova çã o – receberá um prémio monetário no valor de 5.000€. Adicio nalmente, ser ã o ainda atribu í das duas distin ç ões de reconhecimento especial para o melhor Projeto de Elevado Poten cial promovido por Associado Crédito Agr í cola e uma Men çã o Honrosa ao finalista que se destaque enquanto Jovem Empresário Rural, com prémios de 5.000€ e de 2.500€, respetivamente.

A ANI – Agência Nacional de Ino va çã o, parceira do Prémio Empreen

dedorismo e Inova çã o Cré dito Agr í cola pelo 6.º ano consecutivo, através do seu programa “Born from Know ledge” (BfK), atribuirá ainda o troféu “Árvore do Conhe cimento” ao melhor projeto ou startup de base científica e tecnológica.

A par do D-PICO, são fina listas do Prémio Empreen dedorismo e Inova çã o do Crédito Agr í cola o projeto Farmoo (Lisboa) e Sistema Autónomo para a Colheira de Framboesa para o Mercado de Frescos (Penela), na cate goria “Digitalização e Automação”; Tec maFoods – Insect Based (Leça do Balio), EcoX (Coimbra) e Phos2Recycle – Phos phorus Biofertilizers (Lisboa) na catego

ria “Economia Circular e Biotecnologia Sustentável; Vegan Bio Foods (Valença); Portugal Bugs (Esposende) e Ethical Meat (Faro do Alentejo, Cuba) na cate goria “Alimentação, Nutrição e Saúde”; e Innov4Food (Vila do Conde), Rewine (Vila Real) e AlertaARROZ (Oeiras) na categoria “Promo çã o da Inova çã o”. 

41SETEMBRO 2022 RIBATEJOwww.nersant.pt E&I

NERSANT e Município inauguram Startup Alcanena INCUBADORA DE EMPRESAS NASCE EM ALCANENA

A NERSANT – Associação

Empresarial da Região de Santarém e a Câmara Municipal de Alcanena formalizaram a criação e inauguraram, dia 3 de setembro, a Startup Alcanena. O espaço pretende potenciar o espírito empreendedor e o desenvolvimento económico do concelho, bem como atrair investimento empresarial para esta localização.

Com o objetivo de apoiar o empreendedorismo e a cria çã o de empresas, a NERSANT e o Munic í pio de Alcanena têm vindo a trabalhar na criação de uma incubadora de empresas que possa dar suporte aos novos negócios do concelho de Alca nena e àqueles que nele se pretendam instalar.

O resultado deste trabalho de parceria foi oficializado dia 3 de setembro, com a assinatura do protocolo entre o Muni c í pio de Alcanena, representado pelo seu Presidente, Rui Anastácio, e a NER SANT, representada pelo seu Presidente da Dire çã o, Domingos Chambel, para a cria çã o e dinamiza çã o da Startup Alca nena. “O apoio ao empreendedorismo e à cria çã o de novos negócios é uma das prioridades da NERSANT. A nossa asso ciação tem trabalhado arduamente para garantir aos empreendedores uma rede

de incuba çã o regional que possa dar suporte às suas intenções de investimen to na regi ã o”, fez saber o Presidente da NERSANT, acrescentando que “um dos nossos objetivos é, em parceria com os Munic ípios, criar centros de incuba çã o de empresas que tenham como objetivo incentivar a criação de novas empresas e potenciais empresários, incentivando a gera çã o de novas dinâmicas empre sariais, a cria çã o de riqueza e postos de trabalho”.

O Startup Alcanena - Centro de Aco lhimento de Iniciativa Empresarial consiste num centro log í stico e de servi ç os destinado à instala çã o da ati vidade empresarial. A incubadora de empresas tem como funções dinamizar o empreendedorismo através do apoio a empreendedores que queiram criar a sua empresa e do desenvolvimento de iniciativas nas escolas do concelho para promover uma cultura empreendedora, prestar aconselhamento e apoio técnico aos empreendedores e às empresas do concelho de Alcanena nas mais diversas áreas, disponibilizar espa ç o para a ins talação de empresas recém-constituídas ou em fase de desenvolvimento, criar um canal facilitado para processos de licenciamento de cariz empresarial e desenvolver ações para atração de novos investidores, em particular investimento externo.

O espa ç o contempla uma sala para a instala çã o e funcionamento do Núcleo NERSANT de Alcanena – onde a asso cia çã o centrará toda a sua atividade de apoio ao tecido empresarial do conce lho – bem como salas para a instala çã o de empresas recém-constitu í das ou em vias de expans ã o. Ao Munic í pio, cabe a manuten çã o do espa ç o da Startup de Alcanena, situada nas instala ç ões do Pavilhão Multiusos, sito na Rua D. Nuno Álvares Pereira, e à NERSANT a gest ã o

das instalações, nomeadamente através da análise de candidaturas e cedência de espa ç os a empresas que ali se pre tendam alojar.

A assinatura do protocolo entre a NERSANT e a Câmara Municipal de Alcanena realizou-se no âmbito da cerimónia “Regenerar Alcanena 2022”, integrada no planeamento estratégi co sustentável do Munic í pio, que está empenhado em tornar o seu território mais atrativo, criando condi ç ões para a fixa çã o de pessoas e empresas, sendo prioritária a dinamiza çã o e a recupe ra çã o da economia e cria çã o de empre go qualificado. A cerimónia iniciou às 11:00, na Praça Marechal Carmona. Para além da assinatura do protocolo entre a NERSANT e o Munic í pio de Alcanena para a cria çã o e dinamiza çã o da Star tup de Alcanena, realizaram-se ainda a assinatura do protocolo para a cria çã o do Complexo Sustentável Integrado de Instala ç ões Industriais e/ou Log í sticas (I&L) e a assinatura do Acordo de Coo pera çã o para o Desenvolvimento do projeto Ouro L í quido, entre os Munic í pios de Alcanena e Torres Novas. Foram ainda entregues os Galardões Acreditar Alcanena.

A cerimónia “Regenerar Alcanena 2022” encerrou com a visita e inaugu ra çã o da Startup Alcanena, pelo Presi dente da Dire çã o da NERSANT e pelo Presidente da Câmara Municipal de Alcanena. Marcaram presen ç a, para além de vários representantes da NER SANT e do Munic í pio, a Presidente da CCDRC - Comiss ã o de Coordena çã o e Desenvolvimento Regional do Centro, Isabel Damasceno, o Secretário da CIMT - Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, Miguel Pombeiro e o Presidente da APIC - Associa çã o Portuguesa dos Industriais da Corti ç a, Nuno Carvalho, entre diversos outros convidados.

42 www.nersant.ptSETEMBRO 2022RIBATEJO EMPREENDEDORISMO&INOVAÇÃO
E&I

Pistelli Engenharia participa em feira na Suécia

A Pistelli Portugal, sediada em Constância, participou na edi çã o de 2022 da Feira Euro Mine Expo, realizada recentemente na Suécia, anunciou a empresa no seu portal. O certame é um dos pontos de encon tro B2B internacionais mais impor tantes da Europa para a indústria de mineração.

De referir que a empresa apresen ta soluções inovadoras para aprovei tamento de espa ç os e que passam pelas coberturas para a log í stica de armazenagem, às coberturas de campos desportivos e piscinas, do evento convencional, à mais arroja da obra arquitetónica.

Na confe ção de seus produtos a Pistelli utiliza materiais de alta qualidade, dimen sionados de acordo com as normas DIN, que contém aditivos contra UV e fungos.

Fravizel na Marmomac e na Bauma 2022

A Fravizel - Equipamentos Metalomecânicos, S.A., com sede em Alcanede, vai estar presente nas próximas edições da Marmomac e na Bau ma 2022, anunciou a empresa no seu portal.

No caso da Marmomac, que se realiza de 27 a 30 de setembro, em Verona, Itália, a empre sa adiantou que “o destaque vai naturalmente para a nova linha mobile, que é constituída por Máquinas de Fio e de Perfuração (Electra, Vic toria) autónomas sobre rastos ou rodas com várias posi ç ões, permitindo o posicionamento mais desejável de alcance de corte”. Quanto à Bauma, realizada em Munique, Alemanha, de 24 a 30 de outubro, trata-se de um certa me que incide sobre os setores da construçã o e mineração.

44 www.nersant.ptSETEMBRO 2022RIBATEJO
INTERNACIONALIZAÇÃO

Município de Tomar recebe visita do Embaixador de Israel em Portugal

O Embaixador de Israel em Portu gal, Dor Shapira, foi recebido no dia 4 de agosto nos Pa ç os do Concelho, pela Presidente da Câmara Municipal de Tomar, Anabela Freitas, numa visita que incluiu alguns pontos de referên cia do Munic í pio, designadamente a Sinagoga.

Acompanhado pela Embaixatriz Revi tal Shapira, o diplomata foi recebido pela Presidente da Câmara Anabela Freitas e pelo Vereador Hélder Henri ques, numa reunião em que se partilha ram vários projetos, atuais e futuros, e onde houve espa ç o para um momento de troca de presentes institucionais.

PUB.

Seguiu-se posteriormente uma visita que incluiu alguns pontos de referên cia do Munic í pio, tais como a Sinago ga e o seu Núcleo Interpretativo e do Museu Luso-Hebraico Abra ã o Zacuto, prosseguindo e terminando o percurso na Central Elétrica de Tomar, no Com plexo Cultural da Levada.

Pedra para Fins Industriais (Marcação CE): Britados; Tout venants; Filler

Blocos de Pedra ornamental;

Pedra decorativa;

Vazadouro Autorizado para Receção de RCD;

e Transportes Especiais

45www.nersant.pt SETEMBRO 2022 RIBATEJO INT
Foto: Fravizel
Transportes
www.brifat.pt

Filstone participa na feira de Xiamen...

A Filstone - Comércio de Rochas S.A. participou, uma vez mais, na fei ra de Xiamen, na China, que decor reu de 30 de julho a 2 de agosto, comunicou a empresa no seu portal.

“Sendo a única empresa portugue sa participante, a Filstone apresen tou oficialmente ao mercado chinês o granito Filstone SPI Alpalhão, que tem vindo a ser extraído e comercia lizado desde o ver ã o de 2021”, refe riu a empresa, acrescentando que “a feira de Xiamen é a maior exposição de pedra do mundo, dirigida a profis sionais do setor”.

De referir que a Filstone - Comér cio de Rochas S.A., é uma empresa sediada em Fátima, que se dedica à explora çã o e comercializa çã o de pedra natural (calcário e granito). Na China, está presente em Yunfu e em Shuitou.

… e vai participar na Marmomac 2022

A Filstone voltará a participar na Marmomac, uma das mais impor tantes feiras do mundo dedicadas à indústria da pedra, que se realiza de 27 a 30 de setembro, em Verona, Itália.

De acordo com a empresa, “a edi çã o passada ficou marcada pela apresenta çã o oficial do granito pro veniente de Alpalhão, após a aquisi ção de uma nova pedreira por parte da Filstone. Este ano, a propósito do 20.º aniversário, a Filstone dedicará os stands interior e exterior à valori za çã o da pedra portuguesa, das tra dições, costumes e caraterísticas do nosso país”. Para esta edição, acresa centou a empresa de Fátima, “convi damo-lo a conhecer os nossos mate riais – calcário e granito – e a marca Stork by Filstone em revestimentos, mobiliário e blocos de pedra”.

46 www.nersant.ptSETEMBRO 2022RIBATEJO INTERNACIONALIZAÇÃO

Governo cria grupo de trabalho para captar eventos desportivos internacionais

Os Secretários de Estado com as tutelas do Turismo e do Desporto criaram um grupo de trabalho para preparar uma estratégia integrada de capta çã o de eventos desportivos inter nacionais de interesse tur í stico para Portugal, dando assim sequência ao previsto no Programa do XXIII Gover no.

Esta estratégia será, por um lado, uma base de mobiliza çã o dos agentes desportivos e tur í sticos, promovendo a sua qualifica çã o e capacita çã o ao mesmo tempo que valoriza e promo ve um maior aproveitamento dos seus equipamentos e competências. Por outro lado, a estratégia também trará um maior valor-acrescentado para as comunidades locais ao mesmo tempo que promoverá valores como a saúde, bem-estar, supera çã o e autorrealiza ção de todos os envolvidos, praticantes

e profissionais.

O grupo de trabalho, que deverá apresentar os primeiros resultados até ao final do presente ano, será com posto pelas principais entidades dos dois setores, incluindo o Turismo de Portugal, o Instituto Português do Des porto e Juventude, o Comité Ol í mpico de Portugal, o Comité Paral í mpico de Portugal, a Confedera çã o do Desporto de Portugal, a Fundação do Desporto e a Associa çã o Nacional de Munic í pios, cada uma com um representante, n ã o remunerado.

Para Jo ã o Paulo Correia, Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, “Portugal tem mostrado nos últimos anos que é um destino de excelência para este tipo de eventos, tendo orga nizado com reconhecido sucesso tor neios e fases finais bastante prestigia dos. Agora, e aproveitando a experiên

cia e o reconhecimento internacional acumulado, o Governo quer consolidar a posi çã o portuguesa enquanto orga nizador de eventos desportivos das mais diversas modalidades, apostando igualmente nos eventos internacionais de desporto feminino”.

Para Rita Marques, Secretária de Estado do Turismo, Comércio e Ser vi ç os, “este grupo de trabalho tratará de apurar o impacto económico, finan ceiro e social dos eventos desportivos internacionais acolhidos e apoiados em 2019/22 e de definir uma matriz proporcional de apoio público que será investida na captação e organização de eventos desportivos em Portugal por via do Estado Central, nalguns casos concertados e potenciados pelos agen tes privados, ajudando à promo çã o de Portugal enquanto destino de turismo desportivo”.

48 www.nersant.ptSETEMBRO 2022RIBATEJO
INTERNACIONALIZAÇÃO
Foto: Governo de Portugal

Troféus Luso-Franceses 2022 com candidaturas abertas

A CCILF - Câmara de Comércio e Indústria Luso-Francesa tem inscri ç ões abertas para os Troféus Luso-Franceses 2022, iniciativa que distingue as melho res empresas sediadas em Portugal e em Fran ç a, de todas as dimensões e em diversos setores de atividade.

Esta, que é já a 28.ª edi çã o do concur so visa, mais uma vez, incentivar as tro cas comerciais entre Portugal e Fran ç a distinguindo o esfor ç o e o sucesso obti dos pelas empresas no desenvolvimento de estratégias e investimentos em ambos os mercados. Apoiada pelo IAPMEI, a ini ciativa tem inscri ç ões abertas até 20 de setembro.

sua produção

a inovação

Formação Modular para Ativos (Empregados)

INFORMAÇÕES

CENTRO

49www.nersant.pt SETEMBRO 2022 RIBATEJO
DE EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO MÉDIO TEJO SERVIÇO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE TOMAR R. Prof. Gomes Correia, Marmelais de Baixo - 2300-422 Tomar sfp.tomar@iefp.pt 249 146 800
As formações modulares certificadas permitem atualizar e aperfeiçoar os conhecimentos teóricos e práticos da população portuguesa adulta, bem como elevar os seus níveis de habilitação escolar e profissional Formação Presencial e/ou a Distância Formação gratuita, Certificação profissional, Subsídio de alimentação. Todas as áreas profissionais INT Para mais informações: creditoagricola.pt À
some
CA AGRICULTURA PUBLICIDADE 02/2022 Faça crescer os seus resultados com as soluções CA que suportam a Eficiência Energética, a Inovação e a Sustentabilidade. PUB. CCILF - Câmara de Comércio e Indústria Luso-Francesa
50 www.nersant.ptSETEMBRO 2022RIBATEJO INTERNACIONALIZAÇÃO

FUSO no Tramagal será uma das fábricas responsáveis pela produção Daimler Truck apresentanova geração FUSO eCanter em Hannover

A subsidiária da Daimler Truck AG Mitsubishi Fuso Truck and Bus Corporation (MFTBC, “FUSO”) vai apresentar a nova geração de seu eCanter FUSO no IAA Transportation 2022 – a nova designação do Salão de Hannover –, certame que se realiza nesta cidade alemã de 20 a 25 de setembro. O veículo será produzido na fábrica da FUSO, no Tramagal, concelho de Abrantes e em Kawasaki (Japão).

De acordo com a Daimer Truck, “o novo cami ã o elétrico é o companhei ro ideal para uma ampla gama de aplicações, des de a distribuição do centro da cidade, diversos trabalhos municipais, servi ços de reboque e até mesmo algumas tarefas de construção”.

Além de sua ampla gama de aplica ções, o novo eCanter é caracterizado pelo seu “conceito ecológico e econó mico”. O lançamento do novo camião elétrico é um marco importante para a Daimer Truck, “uma vez que a empresa pretende vender apenas veículos que sejam neutros em opera çã o de CO2 nos mercados da Europa, América do Norte e Japão a partir de 2039”.

NOVAS VARIANTES PARA DIFERENTES NECESSIDADES DO CLIENTE

A próxima geração do eCanter ofe

rece aos clientes uma ampla sele çã o de diferentes variantes, permitindo, portanto, ainda mais variabilidade para diferentes aplicações. O veículo é com patível com diversos órgãos, abrangen do quase todos os requisitos relevantes para o setor no segmento de camiões de serviço leve entre 4,25 e 8,55 tone ladas, contribuindo, assim, ainda mais para o transporte localmente livre de emissões no centro das cidades.

ANOS DE EXPERIÊNCIA EM OPERAÇÕES MUNDIAIS

Desde o lançamento do eCanter em 2017, a FUSO, subsidiária da Daimler Truck, é considerada pioneira na ele trificação de camiões e tem trabalhado consistentemente na implementação de soluções de transporte sustentáveis e neutras em CO2. O eCanter é o pri meiro camião totalmente elétrico da Daimler Truck produzido em peque

nas séries. Quanto à sua utiliza çã o em meio urbano, o ve í culo, livre de emissões, mostra os seus pontos fortes na redução de ruídos e vibrações em comparação com camiões que circulam de forma convencional, característica apreciada pelos clientes, em especial nas rotas do centro da cidade e quando os veículos são para utilização noturna ou matinal.

Atualmente, são várias as centenas de eCanter a operar um pouco por todo o mundo, incluindo algumas das maiores empresas de logística da Euro pa. Só na Europa, o camião elétrico é vendido em 13 mercados. Na Europa, Jap ã o, Estados Unidos, Austrália e Nova Zelândia, os camiões percorre ram um total de cerca de 5 milhões de quilómetros totalmente elétricos e, portanto, livres de emissões.

O sucessor do ve í culo beneficia, assim, da coopera çã o cont í nua com clientes eCanter de uma ampla gama de mercados nos últimos anos. O fee dback do cliente, bem como uma ava liação contínua de dados como tempos de condu çã o e carregamento, frete, topografia e temperatura, ajudaram a alinhar o eCanter da próxima gera çã o ainda melhor com os requisitos do transporte diário real. O ve í culo será fabricado nas fábricas da FUSO no Tramagal (Abrantes, Portugal) e Kawasaki (Japão).

51www.nersant.pt SETEMBRO 2022 RIBATEJO
INT

“A Cimeira será um marco muito importante nas relações” entre Portugal e Moçambique

“Em todas as frentes – cooperação política, cooperação militar no combate ao terrorismo, cooperação para o desenvolvimento da saúde ou na educação ou nas relações económicas – esta V Cimeira será um marco muito importante nas nossas relações”, afirmou o Primeiro-Ministro António Costa na conferência com o Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi, no final da cimeira entre os dois países, em Maputo.

António Costa sublinhou que, “nesta cimeira reforçámos o montante do Programa Estra tégico de Cooperação 20222026, que funda a parceira estratégica em Moçambique e Portugal e que terá um aumento de 40% das verbas, que superarão os 90 milhões de euros”.

O programa “incidirá nas áreas tra dicionais de soberania – defesa, justi ç a, administração interna” –, e “aprofundará a coopera çã o nas áreas estratégicas da educa çã o e da saúde”, disse, apontando “a assinatura do acordo para resolver as questões fiscais da escola portuguesa da Mo ç ambique” que “é um passo impor tante”.

O Primeiro-Ministro referiu ainda que o Programa Estratégico de Cooperação, “contém também o compromisso de Por

tugal apoiar o Plano Estratégico de Edu cação de Moçambique e de investir no ensino técnico profissional”, destacando dois protocolos, a ser assinados, “que reforçam o potencial de desenvolvimen to da regi ã o de Cabo Delgado, com a instala çã o de um centro de pesquisa para o gás e petróleo e um programa de formação profissional na área do gás para 1200 jovens, o que significa que tam bém estamos a combater o terrorismo com o desenvolvimento da região”.

Este programa, criado no quadro da União Europeia, tem um montante de 4,2 milhões de euros. No âmbito da Cimeira serão assinados protocolos com empresas portuguesas, nomeadamente a Galp e Mota Engil, para apoiarem este projeto e disponibilizarem recursos técnicos na área da formação profissional.

INVESTIMENTO EMPRESARIAL

António Costa disse também que “o nosso futuro passa por reforçarmos nas nossas rela ç ões económicas” e, para isso, “vamos rever e modernizar dois instrumentos de apoio ao investimento empresarial em Mo ç ambique: o Fun do Empresarial para a Coopera çã o e o Programa Espec í fico de Investimento Empresarial em Mo ç ambique”.

E “vai ser assinado, com o Banco Afri

52 www.nersant.ptSETEMBRO 2022RIBATEJO
INTERNACIONALIZAÇÃO

cano para o Desenvolvimento o Com pacto Lusófono no qual Portugal dá 400 milhões de euros de garantias para o BAD financiar investimentos empre sariais nos pa í ses africanos de l í ngua portuguesa”.

O Compacto Lusófono é uma iniciativa lançada no final de 2017 pelo Banco Afri cano de Desenvolvimento e pelo Governo português para financiar projetos lan ç ados em pa í ses lusófonos com o apoio

financeiro do BAD e com garantias do Estado português, que assim asseguram que o custo de financiamento seja mais baixo e com menos risco.

O principal objetivo da iniciativa é aumentar o desenvolvimento do setor privado nos seis pa í ses africanos de l í n gua portuguesa – Angola, Guiné-Bissau, Cabo Verde, Mo ç ambique, S ã o Tomé e Pr í ncipe e Guiné Equatorial – através de três instrumentos: mitigação de risco

para desbloquear investimento, finan ciamento direto de investimentos priva dos e assistência técnica para reforçar o crescimento do setor privado.

O Primeiro-Ministro referiu ainda que é, ainda, “na lógica de apoiar o esfor ç o de Mo ç ambique para diversificar a sua base económica, que o plano de a çã o 2022-2025 no âmbito da agricultura tem importância, porque Mo ç ambique tem um enorme potencial agr í cola, e por

53www.nersant.pt SETEMBRO 2022 RIBATEJO
INT

que a humanidade enfrenta um enorme desafio na seguran ç a alimentar”.

COOPERAÇÃO POLÍTICA

António Costa felicitou Mo ç ambique “pela forma t ã o expressiva como foi eleito para o Conselho de Seguran ç a da ONU, com 192 votos, quase todos os possíveis, o que é um excelente sinal de como o espaço da Comunidade dos Paí ses de L í ngua Portuguesa é uma mais -valia para os nossos países, porque nos permite mobilizar, mas regiões onde estamos inseridos, os apoios necessá rios”.

Apontando o exemplo da elei çã o de António Guterres para Secretário-Geral das Na ç ões Unidas, acrescentou que “foi assim que a Uni ã o Europeia deu um passo importante no combate ao terrorismo que tem assolado o norte de Mo ç ambique e para cujo combate temos procurado contribuir no âmbito da Uni ã o Europeia e bilateral, e conti nuaremos a fazê-lo”.

No primeiro semestre de 2021, duran te o período da presidência portuguesa, a Uni ã o Europeia aprovou o envio de uma miss ã o europeia de treino para as for ç as especiais, em acordo com o

Governo de Mo ç ambique.

Simultaneamente, Portugal tem cria do várias linhas de apoio a projetos de organiza ç ões n ã o-governamentais de resposta rápida às necessidades das cen tenas de milhares de deslocados que est ã o a sofrer com a amea ç a terrorista na regi ã o de Cabo Delgado.

Foi igualmente constituído um fundo de emergência de 1,3 milhões de euros, para apoio à regi ã o de Cabo Delgado, em parceria com várias institui ç ões da Administra çã o Pública e privadas.

MOBILIDADE NA CPLP

O Primeiro-Ministro assinalou ainda que “para refor ç ar o espa ç o da lusofo nia, o Conselho de Ministros de hoje, em Portugal, aprovou o diploma que regulamenta a aplica çã o do acordo de mobilidade da CPLP que assinámos há um ano, com uma regra muito simples: qualquer cidad ã o de qualquer pa í s da comunidade que pe ç a um visto para entrar em Portugal, deve ter esse vis to imediatamente concedido, a não ser que haja uma ordem de expulsão ou de interdição no espaço Schengen” de livre circulação da União Europeia.

Este “é um passo muito importante

para que a excelência da cooperação polí tica e económica se traduza no dia-a-dia dos nossos cidad ã os, que é um projeto que acalentávamos todos”, acrescentou.

“CALOR E AMIZADE”

António Costa sublinhou a “hospitali dade, calor a amizade com que Moçam bique nos acolhe” e a disponibilidade do Presidente Filipe Nyusi para alterar a daa da cimeira devido à vaga de calor e de incêndios que assolou Portugal.

O dia começou com a homenagem no monumento aos heróis moçambicanos, onde o Primeiro-Ministro depositou uma coroa de flores, as honras militares à chegada ao Palácio da Ponta Vermelha, a reunião entre os dois chefes de Governo, António Costa e Filipe Nyusi, a reunião das duas delega ç ões e a assinatura de acordos.

Acompanharam o Primeiro-Ministro, os Ministros dos Negócios Estrangei ros, Jo ã o Gomes Cravinho, da Defesa Nacional, Helena Carreiras, e da Agri cultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, e os Secretários de Estado dos Negócios Estrangeiros, Francisco André, dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes, e da Economia, João Neves. 

54 www.nersant.ptSETEMBRO 2022RIBATEJO INTERNACIONALIZAÇÃO
SERVIÇOS Consultoria de Marketing Comunicação Estratégica Produção de materiais de comunicação Assessoria de Imprensa Organização de Eventos MORADA Rua Latino Coelho nº 87 - 3º 1050-134 Lisboa CONTACTOS Telefone: 213 502 599 Telemóvel: 917 226 043 E-mail: geral@ecoinformacao.pt
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.