Ribatejo Invest - Janeiro 2023

Page 1

146 Empresas do distrito de Santarém distinguidas com o estatuto

PME EXCELÊNCIA 2021

Janeiro 2023 • Ano VIII • Nº88
P.24 VOT EVOA-Espaçode visitaçãoeobservaçãodeaves

FUNDOSDECOMPENSAÇÃO

Em 2013, o Estado

decidiu reforçar a garantia aos trabalhadores no que respeita ao recebimento de indemnizaçãopordespedimento Criou-seassimo(FCT)Fundode Compensação do Trabalho e o (FGCT) Fundo de Garantia de Compensação do Trabalho, os quais suportados mensalmente pela entidade empregadora no

valor de 1% do salário e diuturnidades.

Ficando estes à guarda do Estado, geridos pelo Instituto de Gestão de Fundos de Capitalização da Segurança Social, I. P (IGFCSS, I. P.), e pelo Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social, I. P (IGFSS,I.P.),entidadesquegarantem pelapartedoEstadoaotrabalhador até 50% da indeminização, caso a entidade patronal não cumpra o pagamento integral da indemnizaçãopordespedimento Com mais de 600 milhões de euros já capitalizados, pertencentes a mais de 400 000 empresas, o Estado propõe-se agora acabar com o pagamento dos ditos fundos, em alternativa, a aplicação do capital existente em habitação para empregados das camadas mais jovens.

A questão que subsiste nesta operação, que nos parece pouco correta, injusta e desajustada em função do seu objeto inicial, prende-se com a seguinte observação Os fundos são propriedade das empresas que os depositaram à guarda do Estado Foram criados para compensação devida por cessação do contrato de trabalho Salvaguardavam o incumprimento

das empresas em relação ao direito dos seus trabalhadores. Têm o estatuto de impenhorabilidade e intransmissibilidade

Face a todos estes pressupostos, e se se vier a concretizar o fim da obrigatoriedade do pagamento dos fundos, os 600 milhões existentes nos cofres do Estado pertencentes às empresas, só deveriam ter um destino, o cofre das empresas que para eles contribuíram, ou, na pior hipótese, o crédito constituído na Segurança Social a favor das empresas credoras, e usado quando as empresasassimoentendessem

Esta experiência transmitiu-nos váriosensinamentos:

O Estado não deve ser mais papista que o Papa; as empresas evidenciaram-se pela positiva durante 10 anos, cumprindo as suas obrigaçõesjuntodosseuscolaboradores; tendo em consideração que estes fundos só eram acionados após se esgotarem os ativos das empresas, os empresários mostraram durante a última década que não são oportunistas como muitos querem fazer querer, pois se assim fosse, teriam posto os seus ativos a salvo e acionavam os Fundos de Compensação

FICHA TÉCNICA

Diretor:

Domingos Chambel

Conselho Redatorial:

Cláudia Monteiro Elsa Duarte ribatejo.invest@nersant.pt

Publicidade: Maria João Rodrigues maria.joao@nersant.pt

Propriedade: NERSANT, AE.

Várzea de Mesiões - Apartado 177

2354-909 Torres Novas

Tel.: 249 839 500 (Chamada para a rede fixa nacional)

Fax: 249 839 509 www.nersant.pt

Periodicidade: Mensal

Tiragem: 1000 exemplares

Isento de registo na ERC ao abrigo do decreto regulamentar 8/99 de 9/6 artigo 12.º, n.º 1 a)

Capa por: IAPMEI

EDITORIAL
Presidente da Direção da NERSANT
3 wwwnersant.pt JANEIRO 2023
Domingos Chambel
Janei AnoVIII Nº88 146
34
Empresas dodistritodeSantarém distinguidas com o estatuto PMEEXCELÊNCIA
2021
VOT visitaçãoEVOA-Espaçodeeobservaçãodeaves

Desenvolvimento Regional

05 Notícias

08 Poder Local

12 Nacional

16 Maior eficiência ajuda grupo Altri a alcançar lucro de 117,4 milhões de euros

18 Fusion Fuel inaugura unidade de produção de hidrogénio verde em Benavente

22 Grupos Montalva, Valsabor e Maporal investem 4 milhões de euros na criação de unidade de valorização de subprodutos animais

24 146 empresas do distrito de Santarém distinguidas com o estatuto PME Excelência 2021

Informação e Apoio

28 Prazo prorrogado para o Mecanismo Extraordinário de Antecipação do Portugal 2030

30 O que muda na fatura da energia em 2023

31 Governo concretiza medidas de apoio ao turismo e ao comércio

32 Governo aprova enquadramento legal e regulamentação de benefícios fiscais para startups

Viver o Tejo

34 Evoa considerado um dos melhores centros de interpretação em zonas húmidas do mundo

Empreendedorismo e Inovação

36 Notícias

40 Consultório de Psicologia Carmen Marinho aposta na área da saúde mental nas empresas

44 NERSANT incentiva ao empreendedorismo sustentável no setor agroalimentar através da publicação de casos de sucesso

46 Agrupamento de Escolas Dr. Ginestal Machado ganha Centro Tecnológico especializado de Informática

48 Laboratórios de inovação capacitam 45 empreendedores da região

Internacionalização

50 Notícias

52 Fátima acolheu a edição 2022 dos Encontros do PNAID

54 Governo atribuiu 240 estatutos de investidor da Diáspora

Janeiro 2023 • Ano VIII • Nº88 ABERTURA 5 16 18 4 wwwnersant.pt JANEIRO 2023 52 30 32 39 44
40

Restaurante renova Bib Gourmand no Casa Chef Victor Felisberto Guia Michelin 2023

O Restaurante Casa Chef Victor Felisberto, em Abrantes, foi distinguido, pelo quarto ano consecutivo, com o prémio Bib Gourmand 2023 do Guia Michelin. A cidade de Toledo, Património Mundial da Humanidade desde 1986, acolheu a cerimónia de entrega das estrelas do Guia Michelin Portugal e Espanha 2023 no dia 22 de novembro. O momento reúniu no Palácio de Congressos El Greco, centenas de chefs, entre outros convidados.

O Chef Victor Felisberto voltou a ser distinguido com um Bib Gourmand, uma honra reservada pelos inspetores do centenário guia gastronómico como um local com “refeições extraordinárias” com uma boa relação qualidade/preço Os Bib Gourmand são a segunda referência mais importante do Guia Michelin e este ano Portugal contou com 38 restaurantes nesta categoria que abarca restau-

rantes com preços abaixo dos 35 euros por pessoa.

Guardião do receituário ribatejano, que tem vindo a recuperar com o respeito devido, o Chef Victor Felisberto enfatiza à mesa a importância dos produtos da região. Ao viajar pela ementa do Restaurante, encontrará pratos como as “Molejas Fritas” as carnes assadas lentamente em forno a lenha, como o cabrito, servido com arroz de miúdos, e o já famoso “Assado misto com naco de vitela e cachaço de porco preto alentejano” ou o “Arroz malandrinho de coelho”. As sobremesas são outro dos pontos fortes desta casa, desde o Monte Abrantino, criação gastronómica do Chef Victor a concurso nas 7 Maravilhas de Portugal no ano passado, aos variados Fondants desde caramelo, chocolate, abóbora, entre outros.

A carta do Restaurante, para além dos

O Restaurante Casa Chef Víctor Felisberto, situado em Abrantes, recebeu no dia 7 de dezembro, um cliente especial. A empresa informou ter recebido o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

pratos emblemáticos em forno a lenha, conta também com novas criações do Chef. As mais recentes são o Bacalhau Contado com Molho de Ostras e Presunto Crocante, os Escalopines de Lombo de Vitela com Molho de Pimenta Verde e o Bacalhau Gratinado com Musseline de Azeitona e Alho.

O Restaurante Casa Chef Victor Felisberto já mereceu estar entre os cinco do distrito de Santarém referidos pelo TripAdvisor, venceu o galardão Revelação 2019 pelo Tejo Gourmet – Concurso de Iguarias e Vinhos do Tejo, em 2021 de Melhor Harmonização e em 2022 o Prémio Ouro também pelo Tejo Gourmet; prémio de Melhor Tradicional; e galardão Prata no 10º concurso Gastronomia com Vinho do Porto 2018, sendo restaurante recomendado pelo guia Boa Cama, Boa Mesa do jornal Expresso.

5 wwwnersant.pt JANEIRO 2023
DESENVOLVIMENTO REGIONAL DR
PRESIDENTE DA REPÚBLICA PASSOU PELO RESTAURANTE CASA CHEF VÍCTOR FELISBERTO
F ot o: C a s a C hef V íct or F elisbert o

Espumas J.J. Louro doentes oncológicos do HDS oferecem conforto a

F ot o: Grupo

Para tornar um pouco mais confortável a vida dos doentes oncológicos

enquanto recebem os tratamentos de quimioterapia na Unidade de Oncologia do Hospital Distrital de Santarém (HDS), a Associação Voluntária do HDS tem distribuído almofadas coração e almofadas de “viagem”, iniciativa a que se juntou o Grupo J J Louro, de Santarém

“Foi com muito gosto que o Grupo J.J. Louro se associou a esta iniciativa com a doação de espumas para o enchimento destas almofadas executadas

Novo dá boas-vindas ao totem digital complexo industrial J.J. Louro

pelo grupo de voluntárias da Dress a Girl, de Fazendas de Almeirim”, referiu a empresa em comunicado, acrescentando que “cada almofada tem a sua função. Os corações são utilizados para colocar na axila e proporcionar um maior conforto às mulheres mastectomizadas, enquanto que almofadas de “viagem” servem para aliviar o pescoço durante as longas horas de quimioterapia”.

Renova 9.000 com visitantes por ano

A Renova, empresa de Torres Novas dedicada ao fabrico e comercialização de produtos de papel tissue, anunciou na sua página da rede prossional LinkedIn, que recebe 9.000 visitas por ano.

O complexo industrial J.J. Louro, em Amiais de Cima, Santarém, conta com um novo totem digital e acesso renovado. Um verdadeiro cartão-de-visita para quem chega, desde clientes a fornecedores, parceiros e visitantes, sem esquecer os colaboradores.

Mais dinâmico e com inúmeras possibilidades de exibição de conteúdos digitais, o novo totem é um reexo dos valores do Grupo J.J. Louro e também uma nova forma de comunicação com o público.

O painel LED, de dupla face, foi concebido para utilização no exterior, garantido

uma comunicação visível a longa ou média distância, com alto brilho e baixo consumo de energia.

A produção e instalação do totem esteve a cargo da NetScreen, uma marca da empresa Digidelta, de Torres Novas, fabricante de equipamentos de Tecnologia LED 100% digital.

A substituição do antigo totem integra a transformação do acesso aos escritórios e ao complexo industrial J.J. Louro, que teve início no verão com a melhoria do acesso rodoviário, renovação do asfalto e pintura dos muros adjacentes.

“Escolas, embaixadas, universidades, clientes, fornecedores cidadãos de todas as idades e de muitas geograas uma pequena multidão de curiosos pela nossa indústria centenária e pela marca Renova”, referiu a empresa, que disse ainda ter recebido recentemente, a título de exemplo, “a visita do curso de Gestão da Universidade Católica Portuguesa que teve a oportunidade de ouvir de Paulo Pereira da Silva a história do #sexiestpaperonearth e muitas partilhas sobre marketing, estratégia e gestão”

6 wwwnersant.pt DESENVOLVIMENTO REGIONAL
JANEIRO 2023
J.J. L
our o
F ot o: Grupo J.J. L our o F ot o: R enov a

Ribatejo Trade Market - Mercado de Oportunidades realizou-se em dezembro

Feira online NERSANT de negócios da registou 3781 visitas

Terminou no dia 31 de dezembro a Ribatejo Trade Market, feira online organizada pela NERSANT - Associação Empresarial da Região de Santarém com o objetivo de promover os produtos e serviços da região do Ribatejo. Com um total de 2887 artigos em exposição e 513 expositores, o certame recebeu 3781 visitas e proporcionou dezenas de oportunidades de negócio.

Com o objetivo de promover as oportunidades das empresas, produtos e serviços da região, a NERSANT deu início no dia 1 de dezembro, no portal de negócios Compro no Ribatejo, à terceira edição da feira de oportunidades online, Ribatejo

Trade Market, com a participação de 513 expositores, num total de 2887 artigos em exposição de diversos setores de atividade.

A feira online esteve disponível durante todo o mês de dezembro, onde as empresas participantes puderam apresentar-se em stand virtual próprio, bem como dar a conhecer os seus produtos e serviços e oportunidades de negócio e promoções em vigor Através desta feira, os visitantes puderam ainda solicitar informações ou orçamentos de forma direta com as empresas participantes e efetuar compras diretas com as mesmas. No total, o certame recebeu 3781 visitas e dezenas de pedidos

de informação / encomendas de artigos.

A realização da Ribatejo Trade Market - Mercado de Oportunidades é mais um dos certames online organizados pela NERSANT, com participação gratuita dos seus associados. De referir que a dinamização de certames digitais com a participação de empresas da região tem vindo a ser uma estratégia adotada pela associação com o objetivo de alavancar os negócios das mesmas, mas também de apoiar os processos de digitalização e a economia digital, em especial das suas empresas associadas. Para 2023, a NERSANT mantém a realização de feiras online em https://compronoribatejo.pt/.

Escritório da Pedroso Leal com nova morada em Ourém

A PL Solicitors Internacional Ofce, que reúne um conjunto de prossionais na área da Solicitadoria, Contabilidade, Recursos Humanos, Gestão e Marketing, tem uma nova morada em Ourém.

“Informamos, os nossos clientes e parceiros, que o nosso escritório de Ourém, que se encontrava na R. Dr. Agostinho Barroso

Gonçalves, Nº 35, 2490-500 Ourém, passou a estar na situado na Travessa da Bela Vista, N º 4 (Loja nº8), 2490-569 Ourém”, fez saber a empresa, em comunicado

A empresa é especializada em atos notariais, comerciais, registos, inventários, aconselhamento jurídico e ainda execuções judiciais.

DR 7 wwwnersant.pt JANEIRO 2023
Ima g em: PL Solicit or s
F ot o: C ott onbr o studio no P exels

Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha barbearia visita nova

A convite do empresário, a VicePresidente da Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha, Marina Honório, visitou a nova barbearia “Henry's Barbershop”, que abriu recentemente ao público na Rua Benvinda da Conceição Pereira, junto à Repartição de Finanças, na sede de concelho, informou o Município.

De acordo com a Câmara Municipal, o novo estabelecimento está vocacionado para cortes de cabelo a homens e crianças, bem como para serviços de barbearia. O novo estabelecimento funciona de segunda a sábado, entre as 9 e as 19 e aceita marcações através do número 962923860.

Município de Constância novo na abertura de espaço Santa Margarida da Coutada em

O Presidente da Câmara Municipal de Constância, Sérgio Oliveira, marcou presença “na abertura de um novo espaço de serviços em Santa Margarida da Coutada –Tatiana Lopes, Psicologia & Saúde”, informou o autarca.

Na inauguração, Sérgio Oliveira fez-se acompanhar pelo “Presidente da Junta de Freguesia de Santa Margarida da Coutada, e pelo Tesoureiro da Junta de Freguesia de Montalvo”. “Desejo os maiores sucessos à Tatiana, e co feliz por a mesma apostar no nosso concelho, em especial na freguesia em que temos maiores diculdades em atrair pessoas e investimentos privados”, referiu o Presidente do Município de Constância

Novo espaço comercial Mação em inaugurado pelo Presidente da Câmara

O Presidente da Câmara Municipal de Mação, Vasco Estrela, esteve, a convite dos promotores, na inauguração de um novo espaço comercial em Mação - A Moranguita - situado no edifício Rotunda Centro.

Acompanhado pela Vereadora Margarida Lopes e pelos Vereadores Vasco Marques e Nuno Barreta, o autarca manifestou votos de “muito sucesso” a este novo negócio, “esperando que as expetativas que têm sejam plenamente concretizadas”.

Chamusca aprova orçamento de 18,9 milhões de euros para 2023

A Assembleia Municipal da Chamusca aprovou em dezembro o orçamento para 2023 no valor de cerca d 18,9 milhões de euros, um valor acima do orçamento de 2022 de cerca de 17,9 milhões de euros, sendo o foco o desenvolvimento integral e coeso do território e dos munícipes.

O Orçamento para 2023 assenta uma vez mais no compromisso de rigor e transparência, que se traduz num exercício previsional que reete, por um lado, as

PODER LOCAL 8 wwwnersant.pt DESENVOLVIMENTO REGIONAL
JANEIRO 2023
Concluída
de F ot o: P ér sio Ba s soCMVNB F ot o: F ac ebook de V a sc o Estr ela F ot o: Sér gio Oliveir aP r esident e do Município
requalificação

prioridades identicadas na estratégia política de desenvolvimento do concelho, e por outro, os compromissos assumidos e os custos operacionais, por forma a assegurar uma gestão equilibrada dos recursos nanceiros do Município.

De acordo com Paulo Queimado, presidente da Câmara Municipal da Chamusca “as opções do plano são elementos fundamentais para a persecução dos objetivos e para a sua concretização de forma sustentável, mantendo os princípios básicos de equilíbrio orçamental, sem colocar em risco os compromissos assumidos, fazendo a gestão de forma equilibrada entre a priorização do investimento com base nos projetos nanciáveis no atual quadro comunitário e as medidas de potenciação

das ações de investimento e de apoio ao desenvolvimento socioeconómico. O nível de eciência na gestão nanceira ao longo dos últimos anos tem como consequência a concretização concomitante de diversos projetos estruturantes e há muito aguardados pela sua relevância estratégica”.

O presidente adiantou ainda que “o Município da Chamusca está profundamente empenhado no seu modelo de desenvolvimento, tornando o concelho mais competitivo e resiliente, gerador de novas oportunidades de emprego, de criação de riqueza e de reforço do conhecimento, numa perspetiva dinâmica de competitividade e sustentabilidade, procurando desta forma criar condições para uma maior coesão e convergência no contexto nacional”.

Paulo Queimado, sublinhou que o orçamento para o ano de 2023 “foi muito difícil de elaborar” por terem de car cabimentadas obras com contratos assinados, mas que se vão prolongar para 2024, como é o caso da escola sede do agrupamento escolar, a qual representa um investimento previsto de 3,7 milhões de euros em 2023, aos quais deve acrescer a despesa de mobiliário e de aluguer de contentores.

GRANDES OPÇÕES DO PLANO (GOPS)

As Grandes Opções do Plano (GOP´s) para 2023 totalizam um valor de quase 14,3 milhões de euros, sendo o eixo Educação e Qualicação do Potencial Humano com 4,4 milhões de euros, que representa 31% das GOP's, a área com maior dotação nas GOP´s, seguindo-se o Ordenamento do Território e Regeneração Urbana, com 3,3 milhões de euros, a Coesão Social, Económica e Territorial, com três milhões de euros, as transferências entre administra-

Emissário de Águas Residuais Domésticas

O emissário que transporta as águas residuais da vila de Constância para a ETARI do Caima onde é efetuado o seu tratamento há mais de 25 anos, já entrou em funcionamento, informou o Município de Constância.

De acordo com a Câmara Municipal, a empreitada teve início no mês de agos-

ções com 1,2 milhões e a Consciência Ambiental e Sustentabilidade no Uso de Recursos com 900 mil euros.

Entre os investimentos inscritos para 2023, Paulo Queimado referiu a Requalicação da Estrada do Pedreiro - EM 574, com mais de 2,3 milhões de euros, sendo cerca de 1,9 milhões dos quais nanciados com recurso à banca.

Inscrito nas GOP's está também o valor de 200 mil euros para o Arquivo Histórico e Municipal, valor que será reforçado aquando da inclusão do saldo da gerência anterior.

Das GOP´s destaque ainda para as obras de Mobilidade Urbana Sustentável –Fase 2 e 4 e o Plano de Regeneração Urbana – Fase 1 e 3, com os valores inscritos para 2023 de cerca de 843 mil euros e 2,1 milhões, respetivamente.

O orçamento vai ser ainda reforçado com o saldo de gerência de 2022, que se estima que seja superior a cinco milhões de euros, verba que se destinará a reforçar os valores inscritos para várias obras e para iniciativas como vales escolares, protocolo para xação de prossionais de saúde, requalicação das piscinas, apoios às associações desportivas e culturais e comparticipação na futura empresa intermunicipal de transportes, entre outras.

Paulo Queimado sublinhou que este é “um bom orçamento” tendo em conta que dá prioridade a investimentos que beneciam de fundos comunitários “Com o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e no vislumbre do novo quadro comunitário Portugal 2030 (PT2030), preparam-se estudos e projetos para acesso aos fundos, nomeadamente nas áreas da Inovação e Transição Digital, Ação Climática e Sustentabilidade, Demograa, Qualicação e Inclusão”.

ETARI do CAIMA para ligação à

to e visou solucionar o problema que existia no emissário, possibilitando o tratamento adequado dos esgotos domésticos na Estação de Tratamento de Águas Residuais Industriais do Caima, localizada na margem sul rio Tejo.

“Com um investimento superior a

200 mil euros, esta empreitada, que implicou a perfuração dirigida sob o leito do rio, veio solucionar um problema que denotava um elevado estado de desgaste, na tubagem assente no rio Tejo, que não estava a oferecer as melhores condições de funcionamento e segurança”, fez saber ainda o Município.

9 wwwnersant.pt DR JANEIRO 2023
F ot o: CM C onstância
F ot o: CM C hamusc a

Município da Chamusca mantém a taxa de IMI nos 0,3% em 2023

O Município da Chamusca está entre o lote de autarquias portuguesas com a taxa de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) mais baixa permitida por lei. À semelhança dos últimos anos, o Município vai manter em 2023 a taxa nos 0,3% a aplicar aos prédios urbanos e a taxa de 0,8% a aplicar nos prédios rústicos.

Para os sujeitos passivos, proprietários de prédios urbanos, e que tenham dependentes a cargo (lhos e outros equiparados), o Município aplica desde 2019 o IMI Familiar que, na prática, signica uma redução do valor nal a ser pago pelo agregado familiar, uma decisão tomada com base nas diculdades nanceiras das famílias do concelho, em especial das que têm maior número de dependentes a seu cargo, assim como das pequenas empresas, maior parte delas, familiares.

Assim sendo, os agregados familiares com um dependente pagam menos 20 euros; com dois dependentes pagam menos 40 euros; e com três ou mais dependentes pagam menos 70 euros Como exemplo, uma família que pague 100 euros de IMI, e tenha dois dependentes a cargo, passa a pagar 60 euros.

Importa referir ainda que desde 2019 que está também em vigor um regime de atribuição de isenção de IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis) às associações recreativas, desportivas, humanitárias, culturais ou outras de interesse para o Município, num regime enquadrado na

possibilidade aberta pelo Orçamento de Estado de 2017, que permitiu aos municípios concederem isenções de impostos de cuja receita sejam diretamente os destinatários, como é o caso do IMI.

Contudo, só serão consideradas as associações que se encontrem legalmente constituídas, que tenham a situação tributária regularizada perante a administração scal (Finanças), a Segurança Social e perante o Município, e que não estejam em situação de falência ou liquidação Relativamente aos imóveis de que sejam proprietários, e sobre os quais queiram pedir a isenção de pagamento de IMI, estes devem encontrar-se em bom estado de conservação e estarem ocupados. O período de benefício scal (isenção) a atribuir a estes prédios de interesse municipal é de 100% A isenção é atribuída por um período de cinco anos, e é renovável, por uma vez, por igual período

O Município da Chamusca entende que a isenção de IMI dos prédios urbanos tem o objetivo de incentivar o inegável reconhecimento da atividade desenvolvida por estas pessoas coletivas, que prestam um serviço público inigualável em todas as suas dimensões. As isenções visam recompensar as associações, que prestam um serviço voluntário de enorme importância, alcançado ainda um objetivo de solidariedade social.

A Assembleia Municipal aprovou dia 15 de dezembro, por maioria, ainda a redução da taxa de Participação Variável no IRS

para 1,50%, referente aos rendimentos de 2022. O Presidente da Câmara Municipal da Chamusca, Paulo Queimado, considera a aprovação deste pacote scal uma medida “fundamental para as famílias”, sendo a garantia da qualidade de vida das famílias uma das prioridades de atuação da Autarquia.

Rera-se ainda que o Município da Chamusca aprovou para 2023 manter a taxa de derrama normal de 1,05% sobre o lucro tributável dos operadores económicos do Concelho sujeitos s IRC.

O Executivo Municipal aplicou a isenção total de derrama às empresas que possuem um volume de negócios inferior a 150 mil euros.

10 wwwnersant.pt
JANEIRO 2023
PODER LOCAL DESENVOLVIMENTO REGIONAL
mockup by riendra
F ot o: F ac ebook P aulo Queimado

Torres Novas Unidade de aprova projeto e abertura de concurso para Saúde Familiar Cardilium

O Município de Torres Novas aprovou na reunião camarária de 21 de dezembro, o projeto e a abertura de concurso para a empreitada “Construção da Unidade de Saúde Familiar Cardilium – Torres Novas”, a edicar na avenida Xanana Gusmão junto ao Hospital Rainha Santa Isabel.

O programa funcional é o de uma USF do tipo 4 para 14 mil utentes com uma planta de conguração retangular em "L" relativamente modular, essencialmente de um piso, articulado com uma zona de estacionamento automóvel adjacente por onde se fará o acesso ao edifício, com capacidade de 67 lugares sendo 3 afetos a pessoas com mobilidade condicionada, que se localizam na zona mais próxima da entrada, e 2 estacionamentos reservados exclusivamente a ambulâncias, para além da reserva de um lugar para paragem nas manobras de carga e descarga de pacientes.

O layout interno é caracterizado por uma ala dupla de gabinetes de observação e consulta que se dispõe paralelamente à avenida Xanana de Gusmão e a outra, perpendicular à anterior, constituída por uma ala simples de um corredor dando acesso a gabinetes e salas de tratamento, enquanto um segundo corredor de acesso restrito aos funcionários e agentes de

saúde integra todos os compartimentos e células de apoio, bem como instalações sociais destinadas aos funcionários.

A proposta inicial foi reformulada em virtude principalmente da necessidade de se considerar uma futura ampliação com mais uma ala de um piso, o que se reformulou em ordem a que essa ampliação se venha a fazer sem implicar qualquer demolição ou adaptação de vulto ao edifício agora proposto e sem pôr em causa o seu funcionamento durante o período em que essa construção decorra.

Gestão do Programa COMPETE 2020 - REACT-EU visitou obras do sistema de Alcanena

Por último, toda a conceção responde às exigências de acessibilidade a pessoas com mobilidade condicionada e tem incorporadas soluções passivas para responder a condições de conforto térmico, iluminação e eciência energética do edifício, quer ainda pelas soluções construtivas adaptadas em matéria de isolamento térmico e acústico.

O orçamento da empreitada totaliza 2.113.036, 90 euros + IVA à taxa legal em vigor, com um prazo de execução proposto de 550 dias.

A Comissão Diretiva do COMPETE 2020– Programa Operacional Temático Competitividade e Internacionalização visitou, no dia 12 de dezembro, as empreitadas em curso de Reabilitação do Sistema de Tratamento de Alcanena e que são conanciadas no âmbito do Eixo VII –REACT-FEDER do Programa Operacional COMPETE 2020.

A comitiva do COMPETE 2020 esteve representada pelo Presidente da Comissão Diretiva da Autoridade de Gestão, Nuno Mangas, pela vogal da Comissão Diretiva, Alexandra Vilela, e pelo responsável da Coordenação dos Fundos 2021-27, Francisco Ramires. Os mesmos reuniram com a Administração e técnicos da AQUANENA e com o Presidente da Câmara Municipal de Alcanena, Rui Anastácio, analisando em conjunto o grau de execução das várias intervenções prioritárias em curso na 1.ª fase de execução do Plano Estratégico para a Evolução do Sistema de Saneamento de Alcanena. Na reunião esteve também presente Saldanha Matos, da HIDRA,

empresa consultora da AQUANENA para a elaboração do Plano Estratégico, de dois dos projetos em curso no âmbito dos investimentos prioritários e também do processo de concurso de conceção-construção para a implementação da solução de anação nal do euente tratado na ETAR, que se encontra em fase de conclusão.

Desde a assinatura do termo de aceitação relativo a este nanciamento, que ocorreu em março de 2022, a AQUANENA tem vindo a reportar regularmente, os desenvolvimentos das diferentes empreitadas, bem como os constrangimentos com que se tem deparado, face à conjuntura mundial, nomeadamente, a escassez de matérias-primas, autómatos e componentes eletrónicos, com efeito no alargamento dos prazos de execução inicialmente previstos.

DR 11 wwwnersant.pt JANEIRO 2023
F ot o: CM T orr es Nov a s
F ot o: Aquanena

apoiar empresas cria instrumento para afetadas por incêndios, inundações e

Governo

outros desastres naturais

O Governo aprovou, em Conselho de Ministros, o Sistema de Apoio à Reposição das Capacidades Produtivas e da Competitividade.

Trata-se do instrumento jurídico que vai permitir ao Conselho de Ministros acionar apoios para o restabelecimento da atividade económica das empresas diretamente afetadas por incêndios, inundações, deslizamento de terras, tornados, terramotos, furacões, ou outras situações adversas das quais resultem prejuízos diretos.

Trata-se, assim, de um meio que permite acelerar e agilizar os apoios às empresas em caso de eventos extremos. O teto máximo para o apoio a cada empresa será de 200 mil euros e as despesas consideradas elegíveis serão nanciadas até 100%.

Este apoio prevê a aquisição de máqui-

APOL

A APOL - Associação Portuguesa de Operadores Logísticos, que representa os operadores logísticos portugueses, emitiu um comunicado onde alerta para os desaos que o setor enfrenta e que têm implicações signicativas que colocam à prova a resiliência dos seus associados

“A estabilização em alta dos preços da energia, principalmente elétrica, tem um efeito muito signicativo na estrutura de custos dos operadores logísticos, principalmente nos operadores que se dedicam à logística de frio. A APOL mostra a sua elevada preocupação não só pela ausência de apoios públicos que englobem a realidade dos operadores logísticos, como também pela elevada demora no licenciamento das Unidades de Produção de energia para Autoconsumo (UPAC)

nas e equipamentos, bem como o pagamento de despesas associadas aos projetos de arquitetura, de engenharia e de obras de construção necessárias à reposição da capacidade produtiva por parte das empresas afetadas.

Caberá às Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional, que também coordenam os relatórios de danos feitos por entidades certicadas, a gestão, análise, acompanhamento dos processos e coordenação global da aplicação destes apoios.

O diploma permitirá apoiar as empresas que sofreram danos com as recentes inundações, já que, mal o levantamento dos danos por parte das autarquias esteja concluído, o Governo poderá acionar de imediato este mecanismo.

superiores a 1MW. Verica-se também que existem associados que licenciaram as suas unidades sem prever a injeção na rede e, agora que o enquadramento legal já o permite, esperam por autorização da DGEG há mais de 1 ano. Esta situação diculta a desejada transição energética e é contrária tanto ao discurso político

vigente, como ao difícil momento que o país e a Europa enfrentam”, fez saber a APOL.

Ainda relativamente à questão energética, a APOL alerta também para “a ausência da publicação de um índice geralmente aceite que permita aos Operadores Logísticos acompanhar a evolu-

F ot o: Tig er Lil y no P exels

NACIONAL 12 wwwnersant.pt JANEIRO 2023 DESENVOLVIMENTO REGIONAL
alerta para os diversos desafios a que estão sujeitos os Operadores Logísticos

ção dos preços e incorporá-la nas suas tarifas”. “Além do preço da energia, também a evolução do preço do diesel, o aumento generalizado de todos os preços e a escassez de mão de obra levantam diversos desaos aos Operadores Logísticos”, alertou.

“Os Operadores Logísticos mostraram recentemente toda a sua preparação, prossionalismo e resiliência durante o período da pandemia. Nesse momento foram amplamente elogiados pelo poder político. No entanto, continuam a ser esquecidos em todas as medidas de apoio para os momentos difíceis que atravessam Estamos também a enfrentar escassez de mão de obra que se verica quer no sector da logística, quer no sector dos transportes. Esta situação, a médio/longo prazo, se não forem adotadas políticas consistentes e que tornem o setor apelativo, irão ameaçar seriamente as cadeias de abastecimento”, refere Vítor Figueiredo, Presidente do Conselho Diretivo da APOL, no comunicado remetido às redações.

Mais de recebem 22 800 empresas do turismo 70 milhões de euros

O Turismo de Portugal procedeu ao pagamento a 22 839 empresas do turismo, no montante de 70 milhões de euros previsto na medida "Apoiar Turismo”, anunciada pelo Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, no início do mês de dezembro e aprovada pela Portaria nº 295-A/2022, de 13 de dezembro.

O prazo para solicitar o apoio nanceiro terminou no passado dia 22 de dezembro, vericando-se que, devido à elevada procura registada e à dotação orçamental da medida, cada uma das empresas recebeu um reforço de cerca 12,5% face aos valores já recebidos no Programa Apoiar

O objetivo desta medida foi responder às necessidades do setor mais afetado pela pandemia de Covid-19, a que acrescem agora os impactos de uma conjuntura macroeconómica adversa, pelos efeitos da inação, do acréscimo de custos de energia e do contexto de conito no espaço europeu.

"O pagamento ainda antes do nal do ano dos apoios previstos na medida "Apoiar Turismo" traduz o cumprimento de um compromisso assumido pelo Governo no início deste mês e permite reforçar, em 70

milhões de euros, as disponibilidades nanceiras de mais de 22 800 empresas do setor do turismo, para fazerem face às suas crescentes necessidades de tesouraria, resultantes, nomeadamente, do acréscimo de custos decorrente do atual contexto macroeconómico global”, armou o Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda.

Recorde-se que este foi um dos primeiros compromissos do atual Secretário de Estado na sua primeira intervenção no Congresso da Associação Portuguesa da Agências de Viagens e Turismo (APAVT).

"Esta é uma importante notícia para a saúde nanceira das empresas do setor, paga em tempo recorde, três semanas após o seu anúncio. É imperativo fazer chegar os apoios, de forma ágil e célere, às empresas, que são o motor da economia do turismo", salientou.

"Apoiar Turismo" é uma medida integrada no Programa Apoiar, instrumento de apoio à tesouraria, que se enquadra no Acordo de Médio Prazo de Melhoria dos Rendimentos, dos Salários e da Competitividade, assinado a 9 de outubro pelo Governo e pelos parceiros sociais.

13 wwwnersant.pt JANEIRO 2023 DR
Ant ónio C otrimAg ência L us a
F ot o:
F ot o: Jo ão Bic a

Economia portuguesa

6,8% vai crescer em 2022

A economia portuguesa vai crescer

6,8% em 2022, acima dos 6,5% estimados no Orçamento do Estado para 2023, armou o Ministro das Finanças, Fernando Medina, numa conferência de imprensa em que, juntamente com os Ministros da Economia e do Mar, António Costa Silva, e do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, fez o balanço do ano de 2022 na economia, emprego e nanças públicas. Fernando Medina disse que, com este resultado, a economia mostrou resiliência e “derrotou todos os pessimismos”.

O crescimento da economia em 2022 foi também referido por António Costa Silva, que o classicou de exemplar, tendo em conta o contexto externo e a subida de preços da energia.

O Ministro da Economia e do Mar sublinhou ainda quem, em 2022, as exportações vão representar metade do Produto Interno Bruto.

MITIGARIMPACTODACRISE

O Ministro das Finanças disse também

que o valor dos apoios à economia para mitigar o impacto da inação e do aumento do preço da energia superou o montante anual despendido com a pandemia em 2021 ou em 2020.

Fernando Medina armou que durante o ano de 2022 foram injetados na economia, através de apoio às famílias mais vulneráveis, às classes médias, às empresas, designadamente às com grande consumo energético, “um valor de quase 6150 milhões de euros”.

O Ministro das Finanças disse ainda que, tal como o Governo tinha prometido, “todo o acréscimo da receita de IVA foi devolvido aos cidadãos através das medidas de apoio ao rendimento das famílias e do conjunto das medidas destinados a redução ou mitigação dos aumentos de preços”.

APOIOÀINFÂNCIAEÀSFAMÍLIAS

A Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, destacou que 7254 crianças estão registadas para beneciar de creches gratuitas no

setor privado.

Ana Mendes Godinho destacou, entre as medidas estruturais de 2022, a gratuitidade das creches, “uma medida transformadora do ponto de vista social, do ponto de vista do mercado de trabalho e do ponto de vista dos jovens”.

“É uma medida que neste momento já abrange 45 mil crianças, e a partir de 1 de janeiro abrangerá também crianças que estejam no setor privado, sempre que não existam vagas no setor social”, disse.

Para o efeito, acrescenta-se, é criada uma bolsa de creches, à qual podem aderir as dos setores privado ou solidário sem acordo de cooperação com o Instituto de Segurança Social.

A medida aplica-se a todas as crianças nascidas a partir de 1 de setembro de 2021, inclusive, que frequentem as creches aderentes no concelho de residência ou do local de trabalho dos pais ou de quem exerce as responsabilidades parentais e não tenham vagas no local abrangidas pela gratuitidade da rede social e solidária.

14 wwwnersant.pt JANEIRO 2023 NACIONAL DESENVOLVIMENTO REGIONAL
F ot o: Y outube da R epúblic a P ortug ues a

Mais de sem termo celebrados até 12 800 contratos final de 2022

O prazo para apresentação de candidaturas à medida Compromisso Emprego Sustentável foi prorrogado até 31 de março. O apoio consiste num incentivo à contratação sem termo de desempregados inscritos no Instituto do Emprego e da Formação Prossional (IEFP) e à entrada dos jovens no mercado de trabalho com maior valorização de salários.

Até 31 de dezembro de 2022, o IEFP recebeu 23 514 candidaturas, tendo sido já celebrados mais de 12 800 contratos sem termo e pagos 55,1 milhões de euros às empresas. Do total dos contratos, 46% foram celebrados com jovens até aos 35 anos de idade.

A medida prevê um apoio base à entidade empregadora que celebre contrato de trabalho permanente correspondente a 12 vezes o valor do indexante dos apoios sociais (IAS), o que signica 5 765,16 euros. Há ainda um conjunto de majorações do apoio nanceiro à contratação permanente que podem mais do que duplicar o valor de apoio às empresas por trabalhador

"O Compromisso Emprego Sustentável é um importante incentivo à contratação sem termo, com especial impacto nos

jovens. É uma m e d i d a q u e permite combater a precariedade e ao mesmo tempo valorizar os salários, duas apostas estratég i c a s p a r a o Governo", armou Ana Mendes Godinho, M i n i s t r a d o Trabalho, Solid a r i e d a d e e S e g u r a n ç a Social.

O Compromisso Emprego Sustentável prevê um conjunto de majorações como, por exemplo, a contratação de jovens com idade até aos 35 anos (25%) ou de pessoas com deciência e incapacidade (35%); se a remuneração base for igual ou superior a 2 vezes o valor da retribuição mínima mensal garantida (majoração de 25%); no caso da empresa ter instrumentos de regulamentação coletiva de trabalho (25%); ou se o posto de trabalho apoiado se localizar no

interior do país (25%). Já em caso de contratação permanente de desempregados do sexo sub-representado em determinada prossão, a majoração será de 30%. Estas majorações são cumuláveis entre si até ao limite de três.

As empresas terão ainda direito a um reembolso de 50% da contribuição para a Segurança Social a cargo do empregador, nos contratos apoiados ao abrigo desta medida.

Dois terços das já têm verbas do PRR candidaturas aprovadas

no nal de uma visita à unidade de saúde de Amor e à unidade de saúde de Parceiros, Azoia e Barrosa, ambas no concelho de Leiria, sublinhou que, na área da saúde, o PRR vai nanciar 100 novos centros de saúde e a requalicação de mais 326.

O Primeiro-Ministro, António Costa, disse que o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) está em boa execução e que dois terços das verbas (11 mil milhões de euros) já têm candidaturas aprovadas

“São 93 mil candidaturas aprovadas e um terço já validado pela Comissão Europeia para ser objeto de pagamento, o que representa mais de cinco mil milhões de euros”, realçou.

O Primeiro-Ministro, que discursava

"Mais de metade destas obras já está em curso”, disse António Costa, que se fez acompanhar dos Ministros da Presidência, Mariana Vieira da Silva, e da Saúde, Manuel Pizarro. O Primeiro-Ministro sublinhou que o PRR tem um calendário “muito exigente" para ser cumprido até ao nal de 2026, mas que "está em movimento".

Salientando que as 93 mil candidaturas aprovadas pertencem a municípios, empresas, instituições, universidades, politécnicos e entidades do Estado, António Costa frisou que é a “mobilização do

conjunto destas entidades que permite dar boa execução ao PRR”. Na sua intervenção, deixou também uma palavra de “alento a todos aqueles que trabalham no setor da construção”.

"Vivemos tempos particularmente desaantes, com equipamentos, componentes e materiais de construção que dicilmente chegam ao mercado ou que chegam com preços mais elevados, o que torna a execução do PRR mais exigente”, disse. António Costa disse também que a realização destas obras demonstra a “capacidade de superação” dos gestores do PRR e de quem executa as obras.

De referir que a visita do PrimeiroMinistro às obras de construção das duas novas unidades de saúde, ambas no distrito de Leiria, assinalam o arranque do Roteiro PRR, que terá lugar todas as semanas, com iniciativas distribuídas por vários dias da semana e prolongando-se pelos primeiros meses de 2023.

15 wwwnersant.pt JANEIRO 2023 DR
Ima g em: R ec uper ar P ortug a l
F ot o: V a leria Boltnev a no P exels

Maior

eficiência ajuda

Grupo a alcançar lucro de 117,4 milhões de euros

O Grupo Altri, através da Caima, Celbi e Biotek, alcançou uma produção de 852,1 mil toneladas de fibras celulósicas, ligeiramente abaixo do semestre homólogo (-1,6%) dada a paragem programada da Biotek em maio. No terceiro trimestre, a produção atingiu as 289,7 mil toneladas, informou o grupo em comunicado.

Em termos de vendas, a descida homóloga (-2 4%) cou em linha com a nível de produção, cifrando-se em 863 mil toneladas. Atingiram cerca de 274,0 mil tons no terceiro trimestre, um valor 5,2% abaixo do trimestre homólogo, tendo permitido melhorar o

nível de stocks do Grupo.

Tendo em conta a manutenção de preços elevados das bras celulósicas, as receitas totais do Grupo Altri alcançaram, neste contexto, os 805,9 milhões de euros, um crescimento de 37,7% face aos nove meses de 2021, alcançando os 284,1 milhões, um aumento homólogo de 30,6%,

no terceiro trimestre.

O EBITDA atingiu 223,4 milhões de euros nos nove meses, um aumento de 25,4% face ao período homólogo, cifrandose em 92,6 milhões (+16,4%) no trimestre. No terceiro trimestre, o EBITDA por tonelada de pasta atingiu os 338 euros, um nível recorde na história do Grupo Altri,

16 wwwnersant.pt DESENVOLVIMENTO REGIONAL
JANEIRO 2023
F ot o: Altri

mostrando o foco na eciência e rentabilidade.

“São números positivos aqueles que aqui apresentamos, mas saliento que foram alcançados num ambiente desaante, especicamente no que diz respeito à inação dos vários custos variáveis. Aumentos signicativos foram registados no preço do gás natural assim como nos químicos. O custo médio da madeira foi mais elevado em grande parte reetindo o maior nível de importação”, diz José Soares de Pina, CEO da Altri.

Fruto deste desempenho, o resultado líquido das operações continuadas do Grupo Altri atingiu os 117,4 milhões de euros no acumulado do ano, um aumento homólogo de 29,9% No terceiro trimestre, o resultado líquido ascendeu a 47,7 milhões de euros, um crescimento moderado (+3,8%) explicado pela evolução negativa dos hedges cambiais com o dólar, registados em resultados nanceiros, e o a u m e n t o d a t a x a d e imposto efetiva no trimestre.

PREÇOS SUPORTADOS POR STOCKS REDUZIDOS

G r a n d e parte da produ-

ç ã o d e bras

acelerado, de 6,5% Para esta evolução contribuiu a Europa Ocidental (+6,7%) e a China (+3,9%), que acelerou no terceiro trimestre depois de apresentar níveis de procura negativos no primeiro semestre. O Japão (+19%) e o resto da Ásia/Africa (+14%) mantêm níveis saudáveis de crescimento.

INVESTIMENTOMAISDOQUEDUPLICA

Durante os primeiros nove meses de 2022, fruto da estratégia reforço contínuo da eciência das suas operações, tendo sempre o desenvolvimento sustentável como objetivo, o Grupo Altri mais do que duplicou o investimento realizado.

celulósicas do Grupo Altri tem como destino mercados estrangeiros

Do total das vendas realizadas, 86% teve como destino a exportação, procurando dar resposta ao crescimento da procura internacional.

A procura por bras celulósicas cresceu 3,6% face ao período homólogo, com a procura por Pasta Hardwood a crescer a um ritmo mais

Esta evolução positiva, conjugada com o nível de stocks nos Portos Europeus, que continua a valores bastante abaixo das m é d i a s d o s

ú l t im o s a n o s durante o terceiro trimestre, tendo chegado ao nível mais baixo dos últimos cinco anos no mês de julho de 2022, impacta positivamente nos preços das bras curtas (BHKP), que se mantiveram nos 1.380 dólares/tonelada durante o terceiro trimestre.

O investimento líquido atingiu os 34,8 milhões de euros, o que compara com 16,8 milhões no período homólogo, onde se incluem cerca de 9,7 milhões relacionados com a nova caldeira de biomassa para a Caima. No terceiro trimestre o investimento realizado foi de 16 milhões.

Apesar disso, “mantemos um nível baixo de dívida líquida (1,3x o EBITDA) que nos permite manter a capacidade nanceira para considerar as oportunidades da bioeconomia”, refere o CEO da Altri, salientando que o Grupo continua “totalmente empenhado na avaliação de uma nova unidade industrial para a produção de bras têxteis sustentáveis na Galiza”.n

17 wwwnersant.pt DR JANEIRO 2023
F ot o: Kusha l Gop a l no P exels

Agenda Mobilizadora liderada pela empresa financiada pelo PRR em 36 milhões de euros

Fusion Fuel inaugura unidade de produção de em Benavente hidrogénio verde

Na primeira semana de

janeiro, o PrimeiroMinistro assinalou o arranque da iniciativa PRR em Movimento, um roteiro que percorrerá todo o país com o objetivo de vericar, no terreno, a concretização dos projetos já em marcha com os fundos do Plano de Recuperação e Resiliência.

No âmbito desta iniciativa, a Fusion Fuel recebeu na sua fábrica de Benavente, situada no Parque Industrial de Vale Tripeiro – onde está a produzir eletrolisadores

de última geração para a produção de hidrogénio – uma comitiva liderada pelo Primeiro-Ministro António Costa, visita esta que marcou o reconhecimento fornal da Agenda Mobilizadora Sines Green Hydrogen Valley Alliance, um dos 51 consórcios nanciados pelo Governo no âmbito do PRR.

Após a visita às linhas de produção dos microeletrolisadores HEVO, conduzida por André Antunes, Jaime Silva e Frederico Figueira de Chaves, elementos da equipa executiva da Fusion Fuel, a cerimónia prosseguiu com a apresentação institucio-

nal do projeto, momento que contou com as intervenções de Pedro Caçorino Dias, da Fusion Fuel, do Secretário de Estado da Economia de Portugal, Pedro Cilínio, e do Primeiro-Ministro de Portugal, António Costa.

Pedro Caçorino Dias, Head of Portugal da Fusion Fuel, que lidera o consórcio, referiu que “foi uma grande honra receber o Primeiro-Ministro e membros do seu gabinete na nossa fábrica de eletrolisadores de nível mundial em Benavente e apresentar o trabalho inovador em curso A nossa tecnologia de microeletrolisado-

18 wwwnersant.pt JANEIRO 2023 DESENVOLVIMENTO
REGIONAL

No âmbito da iniciativa PRR em Movimento, o Primeiro-Ministro António Costa esteve no dia 10 de janeiro, em Benavente, de visita à fábrica da Fusion Fuel Portugal, onde estão a ser fabricados componentes que permitem produzir hidrogénio verde. A visita marcou o reconhecimento formal e aprovação da Agenda Mobilizadora liderada pela Fusion Fuel, “Sines Green Hydrogen Valley”, um investimento total de 122 milhões de euros, com um incentivo de 36 milhões de euros do PRR, para a produção de hidrogénio verde destinado aos mercados nacional e internacional.

res HEVO está no centro da nossa oferta diferenciada, permitindo-nos construir uma posição de liderança de mercado em Portugal. Enquanto avançamos rapidamente para estabelecer uma presença em mercados estratégicos em todo o mundo, Portugal continua a ser um mercado central e continuamos empenhados em defender as ambições de hidrogénio verde de Portugal. Incluindo este nanciamento do PRR, a Fusion Fuel já garantiu mais de 55 milhões de euros em subsídios do Governo português em vários programas de nanciamento, uma representação poderosa do compromisso de Portugal em estabelecer-se como líder global na nova economia energética. Queremos aproveitar esta oportunidade para reconhecer os nossos parceiros no consórcio e todos os que contribuíram para este importante marco ”

Na cerimónia, que marcou o arranque do projeto Sines Green Hydrogen Valley Alliance, o Primeiro-Ministro António Costa mencionou que “a economia nacional continua a desenvolver-se com a aposta na reindustrialização e este exemplo, da

Fusion Fuel, é um excelente exemplo de reindustrialização do país Temos aqui uma instalação que foi fechada há dez anos e que hoje está em atividade; que antes produzia estruturas metálicas para construção civil e hoje produz tecnologia altamente inovadora para a produção de hidrogénio verde. Irá criar novos postos de

trabalho e, por si só, produzir uma nova cadeia de valor Além disso, também contribui para a redução das emissões de Co2.”

“As Agendas C-05 não valorizam 'só' a componente energética, nem 'só' a componente ambiental. Este é um verdadeiro catalisador para a criação de empregos

19 wwwnersant.pt JANEIRO 2023 DR
F ot o: Linkedin F usion-F uel F ot o: Governo de P ortug a l F ot o: IAP MEI

qualicados e para uma verdadeira reindustrialização do país. Todos os principais componentes deste projeto são produzidos nacionalmente: são resultado de pesquisas nacionais, têm patentes nacionais e atendem a outro objetivo fundamental, que é promover a nossa capacidade exportadora com base na nossa maior vantagem competitiva, que é a nossa capacidade de inovar”, disse ainda o Primeiro-Ministro.

António Costa concluiu que “o programa mais desaante do Plano de Recuperação e Resiliência são as Agendas Mobilizadoras, que mostram que é possível fazer mais e melhor para o crescimento da nossa economia. Os recursos do PRR estão a chegar às empresas e já existem 93 mil projetos aprovados. A Fusion Fuel, que hoje visitei aqui em Benavente, é um dos 93.000 projetos aprovados. E este é um excelente exemplo de aplicação de recursos do PRR voltados para a capitalização e inovação empresarial. É assim que concretizamos a ambição de ser um país mais desenvolvido, mais próspero, mais justo, c a p a z d e c r i a r mais e melhores empregos e capaz de reforçar a coesão territorial.”

De referir que a passagem pela Fusion Fuel fez parte de uma visita aos 51 consórcios nacionais aprovados para nanciamento através da Componente 5 (“C0 5 ” ) d o P l a n o Nacional de Recuperação e Resiliência de Portugal. Para além do Primeiro-Ministro António Costa, marcaram presente nesta visita o Presidente da Câmara Municipal de Benavente, Carlos Coutinho, o Secretário de Estado da Economia, Pedro Cilínio e a Secretária de Estado da Energia e Clima, Ana Fontoura Gouveia, para além de representantes do IAPMEI - Agência Portuguesa para a Competitividade e Inovação, Câmara Municipal de Sines e membros do consórcio.

AFUSIONFUEL

A Fusion Fuel Portugal é uma empresa de tecnologia de energia que desenvolveu um gerador fotovoltaico para produzir

hidrogénio verde (através da quebra das moléculas de água) que reduz o preço de fabrico através da transformação inovadora dos métodos de produção de energia, e

de euros do PRR.

que já está em aplicação em Portugal e em instalação em Espanha, em Itália, em Marrocos e nos Estados Unidos.

A empresa integra o consórcio do Sines Green Hydrogen Valley para produção de hidrogénio verde, com componentes produzidas no país, que resultam de investigação e de patentes nacionais, destinando-se a servir a indústria nacional e à exportação.

AAGENDASINESH2GREENVALLEY

O Sines Green Hydrogen Valley representa investimento total de 122 milhões de euros, 8,7 milhões dos quais destinados a investigação, inovação e desenvolvimento, tendo obtido um incentivo de 36 milhões

A Agenda Mobilizadora congrega diferentes parceiros e iniciativas para criar uma cadeia de valor completa para o hidrogénio verde, desenvolvendo, em Sines, um polo inovador e tecnologicamente disruptivo. Esta ambição encontra-se plenamente alin h a d a c o m a Estratégia Nacional para o H2, promovendo uma oferta de serviços inovadores para a região e para o país, ligando diretamente produtores a consumidores. O trabalho da Agenda estrutura-se em torno do desenvolvimento e introdução no mercado de dois PPS: i) o próprio hidrogénio verde, produzido em instalações construídas para o efeito e distribuído a vários pontos de utilização, dois dos quais criados também no âmbito da Agenda; e ii) os eletrolisadores HEVO-SOLAR Geração 2, desenvolvidos no âmbito da Agenda e baseados em tecnologia proprietária e patenteada da Fusion Fuel. A Agenda é apoiada por vários parceiros externos, na região de Sines, que se perlam como futuros consumidores do hidrogénio verde a introduzir no mercado. n

20 wwwnersant.pt JANEIRO 2023 DESENVOLVIMENTO
REGIONAL
O Sines Green Hydrogen Valley representa investimento total de 122 milhões de euros,
F ot o: IAP MEI
8,7 milhões dos quais destinados a investigação, inovação e desenvolvimento, tendo obtido um incentivo de 36 milhões de euros do PRR.

Petaqua inaugurada em Santarém

Grupos Montalva, Valsabor e Maporal investem 4 milhões de euros na criação de unidade de valorização de subprodutos animais

De acordo a informação

remetida pela AICEP, “a Petaqua é um projeto que reforça a importância que o setor agroindustrial tem para o país, enquanto agente mobilizador da economia nacional, da economia circular e da inovação, e procurará explorar oportunidades tanto no mercado nacional como internacional”.

Localizada em Santarém, a Petaqua vem aprofundar a cadeia de valor do setor e reforçar a sua sustentabilidade através da transformação dos subprodutos desa-

proveitados em Energia e Proteína, fomentando, desta forma, a economia circular A Petaqua empregará mais de duas dezenas de colaboradores e procurará explorar oportunidades tanto no mercado nacional como internacional.

Os seus produtos podem ser utilizados nos mercados da alimentação e rações para animais, aquacultura, fertilizantes ou biodiesel, ajudando outros sectores a reforçar a sua própria sustentabilidade. Além de contribuírem positivamente para a balança comercial do país, estes produtos contribuem para a sustentabilidade

ambiental, uma vez que a alternativa passa pela importação adicional de fontes proteicas vegetais e fontes energéticas não renováveis, como a soja e o petróleo, respetivamente.

A cerimónia de inauguração contou com a presença do Secretário de Estado da Internacionalização, Bernardo Ivo Cruz, do Presidente da Câmara Municipal de Santarém, Ricardo Gonçalves, do deputado e membro da Comissão Económica do Parlamento Português, Jorge Botelho e da administradora da AICEP, Rita Araújo n

22 wwwnersant.pt JANEIRO 2023 DESENVOLVIMENTO REGIONAL

Os grupos Montalva, Valsabor e Maporal, referências no setor agropecuário em Portugal inauguraram no dia 16 de dezembro, em Santarém, um investimento conjunto de 4 milhões de euros na criação de uma inovadora unidade de conversão e valorização de subprodutos de origem animal. A administração da nova empresa será partilhada pelos três grupos e está empenhada nesta criação de valor económico, social e ambiental, informou a AICEP em comunicado.

23 wwwnersant.pt JANEIRO 2023 DR
F ot os: V a lgrupo

OIAPMEI - Agência para a

Competitividade e Inovação divulgou a listagem de empresas distinguidas com o selo de reputação

PME Excelência no ano de 2021. No total, foram 3.881 empresas agraciadas com este selo de reputação, por se destacarem pelos indicadores de solidez nanceira e desempenho económico e nanceiro.

Na região de Santarém, há 146 empresas distinguidas com o estatuto PME Excelência 2021, com o concelho de Ourém a ser o que mais se destaca no âmbito destas distinções Este concelho foi o que mais estatutos PME Excelência recebeu, com 39 empresas a acolher este selo (26,7%). No ranking regional, segue-se o concelho de Santarém, com a atribuição de 22 estatutos PME Excelência (15,1%), e o concelho de Rio Maior, com 11 selos atribuídos (7,5%) Torres Novas reuniu 9 estatutos PME Excelência (6,2%), e os concelhos do Cartaxo e Tomar, 8 cada um (5,5% cada concelho).

Ferreira do Zêzere e Salvaterra de

146 empresas do distrito de Santarém distinguidas com o estatuto

PMEExcelência2021

Um total de 3.881 empresas, representativas dos vários setores de atividade, foram distinguidas pelo IAPMEI com o estatuto PME Excelência 2021. Em conjunto, estas empresas são responsáveis por 123.140 postos de trabalho. No distrito de Santarém foram 146 as empresas reconhecidas com este selo de reputação associado a solidez e desempenho económico-financeiro. Ourém voltou a ser o concelho que mais distinções PME Excelência obteve.

Magos receberam 7 estatutos PME Excelência (4,8% cada um), seguindo-se os concelhos de Abrantes e Almeirim com 6 (4,1%). Benavente e Coruche apresentaram 5 atribuições PME Excelência (3,4%), seguindo-se Alcanena e Entroncamento, com 4 (2,7%). O concelho de Constância tem duas empresas PME Excelência 2021 (1,4%), situando-se na cauda da tabela os concelhos de Alpiarça, Chamusca e Mação, com apenas um Estatuto PME Excelência atribuído em 2021 (0,7% cada). De fora, caram os concelhos de Golegã, Sardoal e Vila Nova da Barquinha, cujas empresas não receberam, em 2021, a atribuição de Estatuto PME Excelência pelo IAPMEI.

Dos 146 estatutos PME Excelência 2021 atribuídos a empresas do distrito de Santarém, predominam empresas dos setores do comércio (30,82%), indústria (28,77%), Construção e Mobiliário (12,33%), Serviços (11,64%), Agricultura e Pescas (7,53%), Turismo (5,48%) e Transportes (3,42%). Quanto à dimensão das empresas, os estatutos foram conferidos, maioritaria-

mente, a empresas de pequena dimensão (75%), média dimensão (21%) e micro (4%).

Quanto ao ranking por distrito, os territórios com maior concentração de empresas PME Excelência 2021 são Porto (20,7%), Lisboa (18,9%), Braga (11%) e Aveiro (10%) Santarém encontra-se no 8 º lugar da tabela, empatado com o distrito de Coimbra.

Cerimónia de entrega dos Prémios

PME Excelência 2021

A cerimónia de entrega dos Prémios PME Excelência 2021 decorreu no dia 14 de dezembro, com milhares de representantes das empresas distinguidas com o estatuto a acorreram ao evento, que teve lugar na Batalha.

O acontecimento contou com a presença do Ministro da Economia, António Costa Silva, dos Secretários de Estado da Economia, Pedro Cilínio, e do Turismo, Nuno Fazenda, e o programa incluiu ainda um debate sobre Economia, Financiamento e Sustentabilidade com moderação de Soa Santos, da Systemic.n

24 wwwnersant.pt JANEIRO 2023 DESENVOLVIMENTO REGIONAL
F ot o: IAP MEI

EmpresasPMEExcelência2021–DistritodeSantarém

Empresa Concelho

A48 - Sistemas de Segurança, Lda. Torres Novas

ABR, Equipamentos Industriais, Lda. Alcanena

Abricantes - Comércio de Bricolage, Lda. Abrantes

Adercereal - Transformação e Comércio de Cereais, Lda. Ourém

Agrimoço, Lda.

Agro-Alto - Transportes e Serviços Agrícolas, Lda.

Agrosport - Produtos Equipamentos e Técnica Agrária, Lda.

Agrotécnica - Fly In Earth, Lda.

Salvaterra de Magos

Benavente

Cartaxo

Cartaxo

Agrovinal - Produtos para Agricultura, S.A. Almeirim Alfinetemágico, Lda.

Torres Novas

Almouroltec - Serviços de Informática e Internet, Lda. Constância

Álvaro Eletrodomésticos, Lda. Entroncamento

Ângela Zeferino, Unipessoal Lda.

Salvaterra de Magos

Ankix Systems, Lda. Santarém

Empresa Concelho

Antobetão - Betão-Pronto, S.A. Ourém

António Fernando Neves - Eletricidade, Estudos e Projectos Elétricos, Lda. Rio Maior

Arlindo Lopes Dias, Unipessoal Lda.

Avitrata - Sociedade de Tratamentos

Fitosanitários, Aéreos, Lda.

Ourém

Benavente

Bilreiros & Bilreiro da Silva, Lda. Ourém

Biocarbo - Comércio de Derivados de Madeira, S.A. Chamusca

Brico Corredoura - Sociedade de Distribuição de Bricolage, Lda. Ourém

Calçados Batista & Fonseca, Lda. Benavente

Carlos V. Rebelo, Lda.CartaxoCentro de Diagnóstico Ecográfico de Abrantes, Lda. Abrantes

Construbel - Engenharia, Lda. Rio Maior

Construções Francisco & Marco, Lda. Ferreira do Zêzere

Construções Martins & Reis, Lda. Ourém

Corifa - Construção Civil, Lda. Ourém

25 wwwnersant.pt JANEIRO 2023 DR
Foto:
IAPMEI

Empresa Concelho

D. F. J. Vinhos, S.A.

Dinazoo - Comércio de Produtos

Pecuários e Agrícolas, Lda.

Dreamfields, Lda.

Drenoterras, Aluguer Máquinas Industriais e Agrícolas, Lda.

Eco Demo - Demolições, Ecologia e Construção, S.A.

Ecodepur - Tecnologias de Protecção Ambiental, Lda.

Empilopes, Lda.

Cartaxo

Rio Maior

Alcanena

Coruche

Ourém

Ourém

Ourém

Eurodemolições Industriais, Lda. Torres Novas

EUROED II - Distribuição, Lda Santarém

Euromolding – Madeiras, Lda.

F. J. M. P. C. - Informática, Comércio e Serviços, Lda.

F. S. Silva - Comércio de Máquinas para a Indústria, Lda.

Farmácia Confiança Santarém, Lda.

Farmácia Manuela Quartau, Unip. Lda.

Farmácia Ondalux, Unipessoal Lda.

Farmácia Palmeira, Unipessoal Lda.

Feitor, Unipessoal Lda.

Ourém

Almeirim

Ourém Santarém

Ourém

Abrantes

Torres Novas

Rio Maior

Florestalzezere- Exploração Florestal, Lda. Ferreira do Zêzere

Foresmad - Gestão Florestal, Lda. Mação

Fullmachine, Lda.

Gaudêncio e Rodrigues, Lda.

Globalmais, Lda.

Gomel - Metalúrgica Gonçalves & Mendes, Lda.

Tomar

Santarém

Santarém

Ourém

Gracinda dos Santos Silveira Leal Mourisca Tomar

Henricarnes - Salsicharia Tradicional

Portuguesa Comércio e Indústria, Lda.

Henriques & Henriques, S.A.

Hortas Joana & Ferreira, Lda.

Horto S. Silvestre, Sociedade Agrícola, Lda.

Infervias, Lda.

Rio Maior

Ourém

Santarém

Rio Maior

Torres Novas

Instante Silvestre - Construção Civil, Lda Salvaterra de Magos

Insuflar - Manufactura, Comércio e Locação de Coberturas, Lda.

Ipalere, Lda.

Irricampo - Sistemas de Rega, Lda.

Isabel Apolinário - Farmácia, Unip. Lda.

J. J. M. Esperança, Lda.

Joaquim Francisco Inácio, Sucessores, S.A.

Empresa Concelho

José Arsénio Mota & Cª., Lda. Torres Novas

Justino Louro Fernandes & Filhos, Lda. Tomar

Lança Encanto, Lda. Ourém

Laverde - Produtos Naturais de Cosmética, Lda. Coruche

Leais & Oliveira, Lda.

Constância

Abrantes

Santarém

Santarém

Tomar

Alcanena

Ludevino Tavares António - Moldes de Fundição e Metalúrgica, Lda. Entroncamento

Luis Augusto Fernandes da SilvaSociedade Unipessoal Lda. Ourém

M. A. E. - Peças para automóveis, Lda.

Torres Novas Ourém

M. A. Lopes D'Avó, Lda. Santarém

Magos - Irrigation Systems, S.A. Salvaterra de Magos Manergy - Manutenção e Energia Industrial, Lda. Santarém

Manuel Jacinto da Martinha & Filhos, Lda.

Manuel Vieira & Cª ( Irmão) Suc., Lda Torres Novas

Maria d'Assunção T. R. Sousa e Silva, Lda. Almeirim

Marmitek - Exploração de Rochas

Ornamentais, Lda.

Marmotejo - Comércio Internacional de Mármores, Lda.

Maxiway, Unipessoal Lda.

Melro, Martins, Salvador & Guia, Lda.

Melroliso, Unipessoal Lda.

Santarém Ourém

Almeirim

Ourém

Santarém

Ourém

Mónica & Filhos - Exploração Florestal, Lda. Ferreira do Zêzere MRFC - Armaduras, Lda.

Ninho do Falcão - Actividades Hoteleiras, Lda.

Nivonuc, S.A.

Salvaterra de Magos

Tomar

Ourém

O Policia Materiais de Construção, Lda Rio Maior Okgrés - Materiais de Construção e Decoração, Lda.

Olitrem- Indústria de Refrigeração, S.A.

Oureperfil, Lda Ouripaletes, Lda.

Overwan, Lda.

Palcax - Fabricação de Paletes e Caixas, Lda.

Pedra Alva - Sociedade Exploradora de Calcários do Centro, Lda.

Cartaxo

Santarém

Ourém

Ourém

Salvaterra de Magos

Ourém

Ourém

Pedra de Toque - Sociedade Unip., Lda. Santarém

Perdicampo - Produção e Comercialização de Aves de Caça, Lda.

Petmaxi, S.A.

PharDevelopment Trials, Lda.

Tomar

Ferreira do Zêzere

Ferreira do Zêzere

DESENVOLVIMENTO REGIONAL 26 wwwnersant.pt JANEIRO 2023

Empresa Concelho

Planicieverde - Sociedade Agrícola, Lda. Rio Maior

Plurivet - Veterinária e Pecuária, Lda. Cartaxo

Polirústicos - Extracção e Transformação de Pedra, Lda. Rio Maior

Portal Rumo - Sociedade De Mediação

Imobiliária, S.A. Entroncamento

Pregozêzere - Sociedade Construções, Lda. Ferreira do Zêzere

Profial- Profissionais De Alumínio, S.A. Ourém

Prosaúde, Lda. Almeirim

Qualical, Unipessoal Lda. Santarém

Quimirráia, Lda. Coruche

Quitério & Quitério, Lda. Alpiarça

Ramilo Gomes, Lda .Alcanena

Reclamo 2000 - Artigos Publicitários, Lda. Torres Novas

Remsa - Aluguer, Lda. Benavente

Ribatubos - Tubagens e Acessórios, Lda.

RODALGÉS - Equipamentos Industriais, Lda.

Rodirima - Sociedade de Armação de Ferro, Lda.

Segurmet - Higiene, Segurança e Medicina no Trabalho, Lda.

Sevefer- Indústria de Pastelaria, Lda. Cartaxo

Silva & Paiva, Unipessoal Lda. Benavente

Sitaco - Sociedade Industrial de Tacos de Coruche, Lda.

SNG - Garantia e Assistência Automóvel, S.A.

Santarém

Sociconta - Informática e Gestão, Lda. Almeirim

Sociedade Agrícola Militão (Herdeiros), Lda. Salvaterra de Magos

Sociedade de Destilação da Longra, Lda. Tomar

Sociedade Panificadora Costa & Ferreira, S.A. Rio Maior

Somerali - Soc. de Empreendimentos

Turísticos Meralis, S.A.

Soudias - Carpintaria e Serralharia Sousa

Dias, Lda.

ST - Serviços de Restauração, S.A.

Ourém

Ourém

Santarém

Steyler Fatima Actividades Hoteleiras, Lda. Ourém

T. R. M. - Tratamento e Revestimento de Metais, Lda.

Abrantes

TECADI - Indústria e Comércio de Produtos para o Sector Agro-Alimentar, Lda. Santarém

Telmo Duarte - Comércio de Pedras

Naturais, S.A.

Templar Aço, Lda.

Terras do Centro - Desaterros, Lda.

The Grain Free Company, S.A.

Ourém

Tomar

Ourém

Santarém

Empresa Concelho

Transgondemaria - Transportes e Comércio de Materiais de Construção, Lda.

TRANSJM - Transportes, Lda.

Transmosense - Transportadora, Lda.

Trigénius - Tecnologias de Informação, S.A.

TRIMNW, Moulded Parts and Monwovens, Lda.

Ourém

Ourém

Santarém

Ourém

Santarém

Via Centro, Lda. Cartaxo

Vieira Alves - Metalomecânica, S.A. Abrantes

Vigobloco - Pré Fabricados, S.A.

VIPREMI- Pré-fabricados em betão, Lda.

Ourém

Ourém

Wegoshare, Lda. Rio Maior

Zêzereplant - Comércio de Plantas e Artigos para o Jardim, Lda.

Ferreira do Zêzere

Zone Soft - Fabrico de Produtos Software, Unipessoal, Lda. Entroncamento

O estatuto PME Excelência é atribuído pelo IAPMEI e pelo Turismo de Portugal (no caso das empresas do Turismo) em parceria com um conjunto de bancos parceiros e as Sociedades de Garantia Mútua.

Trata-se de um selo de reputação que permite às empresas relacionarem-se com a sua envolvente - fornecedores, clientes, sistema nanceiro e autoridades nacionais e regionais - numa base de conança facilitadora do desenvolvimento dos seus negócios. Para empresas exportadoras e com ambição internacional, o estatuto PME Excelência é particularmente relevante, constituindo um fator de diferenciação e uma garantia da solidez e idoneidade das empresas.

As PME Excelência são selecionadas pelo IAPMEI e pelo Turismo de Portugal a partir do universo das PME Líder, num justo reconhecimento do seu mérito e do seu contributo para os resultados da economia.

Santarém Coruche Ourém Ourém Coruche
DR
27 wwwnersant.pt JANEIRO 2023 F ot o: IAP MEI
Estatuto PME Excelência

Prazo prorrogado para o Mecanismo Extraordinário de Antecipação do 20 PORTUGAL 30

Foi prorrogado o prazo de vigência do Mecanismo Extraordinário de Antecipação do Portugal 2030 para 31 de março, através da Deliberação n.º 24 da CIC Portugal 2020, até que os novos Programas disponham de condições administrativas, técnicas, humanas e regulamentares, que lhes permitam proceder à aprovação de operações no âmbito do Portugal 2030.

Omecanismo Extraordinário de Antecipação do Portugal 2030, criado pela Deliberação n.º 27/2021, de 23 de agosto, da Comissão Interministerial de Coordenação do Acordo de Parceria – CIC Portugal 2020, tem como objetivo manter o nanciamento de medidas de política pública com forte impacto na melhoria da coesão social e territorial e da competitividade, até à aprovação dos Programas do Portugal 2030. Assim, a coberto deste Mecanismo, as Autoridades de Gestão do Portugal 2020 foram autorizadas a publicar Avisos para apresentação de candidaturas, nos termos do regime normativo em vigor constante do Portugal

2020, para, em caso de indisponibilidade de recursos, posterior integração em Programas do Portugal 2030, avisos esses que deviam respeitar, em simultâneo, os regulamentos comunitários dos dois períodos de programação.

Para o efeito, a abertura de cada Aviso para apresentação de candidaturas é precedida de despacho de autorização dos m e m b r o s d o Governo responsáveis pela área das  n a n ç a s , p e l a coordenação da

INFORMAÇÃO&APOIO 28 wwwnersant.pt JANEIRO 2023

C I C P o r t u g a l 2020 e pela respetiva comissão especializada da CIC Portugal 2020, com identicação da tipologia de instrumento a apoiar, do montante a alocar e da justicação para o acionamento do Mecanismo Extraordinário de Antecipação.

Mantendo-se, assim, as razões que determinaram a criação deste Mecanismo agurou-se essencial proceder à prorrogação do prazo de vigência da Deliberação da CIC Portugal 2020 n.º 27/2021, de 23 de agosto, até que se encontrem reunidas as condições necessárias a que os Programas do Portugal 2030 possam exercer as funções de gestão que lhe estão conferidas nos regulamentos europeus e que lhes venham a ser atribuídas pela legislação nacional.n

Fonte: Portugal 2030

29 wwwnersant.pt JANEIRO 2023

O que muda na fatura da energia em 2023

Perguntas e respostas

O PREÇO DA ELETRICIDADE EM PORTUGAL VAI AUMENTAR EM 2023?

Não. Em rigor, vai baixar. No mercado regulado, embora haja uma subida de 1,6%, este valor está muito abaixo dos 4% de inação prevista no Orçamento do Estado. Por isso, o preço real pesará menos na carteira dos portugueses em 2023.

O QUE EXPLICA ESSA DESCIDA DE PREÇOS?

Além da descida das tarifas de acesso às redes, há outros fatores que intervêm na descida dos preços: o peso crescente das energias renováveis (em particular, da energia hídrica), o efeito dos contratos de longo prazo (que protegem os clientes), e o benefício gerado pelo Mecanismo Ibérico.

COMO É QUE SE REDUZIRAM AS TARIFAS DE ACESSO ÀS REDES?

Foram mobilizados 4,5 mil milhões de euros para mitigar o preço da eletricidade. O impacto desta decisão traduz-se numa redução inédita das tarifas de acesso às redes, que em 2023 passarão a ser negativas para todos os níveis de consumo. O que signica que, no próximo ano, os consumidores serão pagos pela utilização das infraestruturas da energia.

O QUE É QUE O MECANISMO IBÉRICO TEM FEITO PELOS PREÇOS DA ELETRICIDADE?

Os Governos de Portugal e Espanha entenderam, com a concordância da

Comissão Europeia, criar um mecanismo de exceção que controlasse os preços da eletricidade produzida a partir de gás natural O Mecanismo Ibérico começou a funcionar a 15 de junho e impediu o contágio dos preços da eletricidade por via da escalada de preços do gás natural em 2022 – valor inacionado pela invasão russa da Ucrânia

QUE NÍVEL DE POUPANÇA TEM PERMITIDO O MECANISMO IBÉRICO?

Entre junho e novembro, a média situou-se nos 17%; no mês de dezembro, a diferença de preço evoluiu para 34%. A partir do dia 1 de janeiro de 2023, no âmbito do Mecanismo Ibérico, os benefícios vão crescer pela conjugação de uma menor comparticipação do preço do gás natural utilizado na produção de eletricidade, face a um peso crescente das energias renováveis, com um maior número de clientes abrangidos pela medida.

COMO É QUE ESTA SITUAÇÃO SE REFLETE NOS OPERADORES COMERCIAIS?

Alguns operadores já estão a anunciar reduções signicativas de preços, que oscilam entre 11 e 15%. Outros anunciaram a manutenção de preços ou subidas abaixo da previsível taxa de inação. Como os preços de energia para os consumidores vão variar no mercado em função dos preços internacionais e da oferta de cada comercializador, sugere-se que cada clien-

te compare bem cada uma das ofertas disponíveis. Nomeadamente, com recurso aos simuladores existentes, como os disponibilizados pela ERSE e pela ADENE.

E ISSO TEM IMPACTO NA FATURA DAS FAMÍLIAS?

Sim. Terá impacto na fatura das famílias na medida das reduções anunciadas pelos comercializadores, algumas das quais a chegarem a 15%.

COMO SE COMPARAM OS PREÇOS DE PORTUGAL COM O RESTO DA EUROPA?

No 1.º semestre de 2022 e em comparação com Espanha, a média da União Europeia e a média da Zona Euro, Portugal registou os preços de eletricidade mais baixos, tanto para o segmento doméstico como para o não-doméstico Os dados demonstram ainda que Espanha apresentou, no 1.º semestre de 2022, preços de eletricidade 38% e 48% superiores aos preços de Portugal, respetivamente para os segmentos doméstico e não-doméstico Na comparação com outros países da União Europeia, os dados de dezembro revelam, por exemplo, que o preço da eletricidade em Portugal foi, em média, metade do preço da eletricidade em França. No mesmo mês, em Itália os preços foram superiores em 97% e na Alemanha em 87% n

Fonte: Governo de Portugal

INFORMAÇÃO&APOIO 30 wwwnersant.pt JANEIRO 2023 F ot o: Pix ab a y

Governo concretiza medidas de apoio ao

Osecretário de Estado do

Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, deu a conhecer duas medidas de apoio destinadas aos setores do turismo e do comércio.

“A medida Consolidar + Turismo, reivindicada pelo setor e agora materializada, é uma ferramenta para auxiliar a gestão saudável da dívida das empresas do setor do turismo, após um período pandémico muito difícil. Num ano de 2023, onde a tónica é a recuperação do setor, as empresas ganham uma possibilidade alargada para gerir a dívida que vencia neste ano, conferindo-lhes mais fôlego e energia”, disse.

Nuno Fazenda falava na Covilhã, na cerimónia de apresentação da linha Consolidar + Turismo, dirigida às micro e pequenas empresas do setor do turismo para ajudar na gestão saudável da dívida contraída durante o período pandémico e da linha Transformar Comércio, destinada ao comércio dos concelhos afetados pelos incêndios no Parque Natural da Serra da Estrela.

A linha Consolidar + Turismo destinase às empresas que registaram um crescimento da rubrica de nanciamentos obtidos, entre 31 de dezembro de 2019 e 31 de dezembro de 2022, superior a 15% e que, à data de 31 de dezembro de 2022, registem um EBITDA (lucro antes de juros, impostos depreciação e amortização) e uma situação líquida positiva.

O Turismo de Portugal nanciará até 75% do serviço de dívida de 2023, no valor máximo de 40 mil euros por empresa, numa dotação total de 30 milhões de euros.

Já o programa Transformar Comércio, publicado em Diário da República, destina-se a apoiar a fundo perdido as micro e

pequenas empresas do comércio a retalho, localizadas nos concelhos do Parque Natural da Serra da Estrela mais atingidos pelos incêndios. A medida conta com uma dotação total de 2 milhões de euros e uma taxa de nanciamento de 80%, no valor máximo de 7500 euros por empresa.

31 wwwnersant.pt JANEIRO 2023
F ot o: Jo ão Bic a F ot o: Pix ab a y
e ao turismo comércio

O Governo aprovou em Conselho de Ministros uma proposta de lei a submeter à Assembleia da República que define, pela primeira vez, o conceito legal de start-up e scaleup, bem como o seu processo de reconhecimento. Com esta proposta, promove-se o ecossistema nacional de empreendedorismo e a definição de políticas específicas de investimento.

Governo aprova enquadramento legal e regulação de benefícios fiscais para startups

Esta proposta de lei reconhece um enquadramento especial para estas empresas, que se caracterizam por um modelo de negócio inovador, fomentando uma economia orientada para o crescimento alicerçado na digitalização e na inovação.

Atendendo às especicidades das start-ups e scaleups, esta proposta de lei altera o regime de tributação dos planos de opções para trabalhadores de start-ups e empresas do setor da inovação, designado de stock options, assegurando que a tributação passa a ocorrer no momento em que o rendimento é efetivamente realizado

Portugal vai ter, assim, um dos regimes mais competitivos da Europa, garantindo condições ecientes para o estabelecimen-

to e manutenção de start-ups e empresas disruptivas.

Este enquadramento legislativo, que surge em linha com as reexões efetuadas ao nível da União Europeia constantes da Declaração EU Startup Nations Standard of Excellence, materializa uma das prioridades do Programa do Governo e vai permitir o reforço de um ecossistema de inovação, de empreendedorismo e potenciar a produtividade.

A proposta de lei agora aprovada em Conselho de Ministros reforça ainda o sistema de incentivos scais em investigação e desenvolvimento empresarial (SIFIDE II).

As alterações agora propostas pretendem, através deste regime, promover e incentivar o investimento das empresas em I&D n

INFORMAÇÃO&APOIO 32 wwwnersant.pt JANEIRO 2023
F ot o: Pix ab a y

consideradoumdos melhorescentrosdeinterpretação emzonashúmidasdomundo

Os juízes caram particu-

larmente impressionados com a acessibilidade do EVOA, incluindo não apenas a mobilidade, mas também com a ampla gama de idiomas que usa na sua comunicação", disse Chris Rostron, diretor do WLI, entidade líder do processo: "O centro atende desde o jardim de infância até adultos e oferece a todos uma rica experiência baseada na ciência."

Para a Companhia das Lezírias, a atribuição deste prémio ao EVOA, uma das suas áreas, é o reconhecimento de 10 longos anos de dedicação e investimento e do compromisso constante de consciencializar os visitantes relativamente à importância do Estuário do Tejo para as aves e para

as pessoas, esperando que este galardão fomente uma crescente consciencialização dos cidadãos para as questões ambientais, em particular para a problemática da água, e ao mesmo tempo sirva de incentivo para captar mais visitantes, tanto nacionais como internacionais, e sobretudo a comunidade escolar, para um espaço emblemático em termos de natureza e biodiversidade, mesmo às portas de Lisboa.

Com uma atividade cada vez mais focada na sustentabilidade – lema que tem vindo a aplicar em todas as áreas de atuação – a Companhia das Lezírias tem incentivado a investigação e conservação, apoiando os mais diversos projetos nacionais, europeus e globais, procurando integrar e partilhar conhecimentos, experiências e

saberes na busca das melhores práticas de preservação e dinamização ambiental O Star Wetland Center Award é uma nova iniciativa para reconhecer as melhores práticas em ecoturismo e educação em zonas húmidas. É coordenado pela Wetland Link International (WLI), uma rede internacional de apoio para todos os que colaboram nos mais de 300 centros de interpretação situados em zonas húmidas espalhadas pelo mundo, ao longo das diversas rotas migratórias das aves.

A Companhia das Lezírias é a maior exploração agropecuária e orestal existente em Portugal, compreendendo a sua área a Lezíria de Vila Franca de Xira, a Charneca do Infantado e o Paul de Magos. Tem sede em Samora Correia.

VIVER O TEJO
34 wwwnersant.pt JANEIRO 2023
oa e

oa e

espaço de visitação e observação de aves

O EVOA - Espaço de Visitação e Observação de Aves, gerido pela Companhia das Lezírias, foi reconhecido recentemente como um dos melhores centros de interpretação em zonas húmidas do mundo. O prémio foi entregue na 14.ª Reunião da Conferência das Partes Contratantes da Convenção de Ramsar sobre Zonas Húmidas, conhecida como Ramsar COP14, que decorreu em Genebra, Suíça, tendo o EVOA sido selecionado por um painel internacional de profissionais altamente reconhecidos nesta área.

VT 35 wwwnersant.pt JANEIRO 2023
e oa T ext o e f ot os: C omp anhia da s L ezíria s / EVO A

Logifrio implementa solução de monitorização com tecnologia iOT

A Logifrio, dedicada à prestação de serviços de logística e transporte com instalações em Riachos (Torres Novas), está a implementar uma solução de monitorização com tecnologia IoT (internet of things)

De acordo com a empresa, o objetivo desta iniciativa é “oferecer um serviço seguro e sustentável, garantindo o cumprimento das condições de conservação dos produtos alimentares perecíveis em todo o processo de armazenamento, manuseamento e distribuição a temperatura controlada, desde a origem da mercadoria até à sua entrega no destino”, revelou a empresa na página da sua rede prossional LinkedIn

Zone Soft com novo website

Rações Zêzere é a única empresa no setor de alimentos para animais com produtos certificados

A empresa do Entroncamento Zone Soft, dedicada ao desenvolvimento de software para a área de restauração e bebidas, comércio em geral e mobilidade, tem um novo portal.

“A nossa imagem como empresa é sempre uma mais valia no momento de apresentar uma solução para um cliente, na hora de concretizar uma venda ou garantir uma troca de software. Para continuar a ajudar os nossos parceiros, desenvolvemos um novo website, mais moderno, mais fácil de navegar e com muito conteúdo direcionado para o seu cliente”, fez saber a empresa através da sua página na rede prossional Linkedin.

O novo portal da empresa pode ser visitado em https://www.zonesoft.pt/.

A Rações Zêzere orgulha-se de ser a única empresa no setor dos alimentos com produtos certicados, informou a empresa através da sua página na rede social Facebook.

Esta certicação, referiu ainda empresa de Ferreira do Zêzere, é “obtida através da conceituada multinacional SGS. É uma certicação, que se centra nas caraterísticas importantes de qualidade e segurança alimentar dos alimentos para animais, garantindo ao cliente, que os produtos que adquire, são seguros e conáveis”.

“A conformidade dos produtos é assegurada através de ensaios laboratoriais, inspeções e auditorias à empresa e aos produtos, garantindo uma rigorosa qualidade e segurança, que se mantém ao longo do tempo e sistematicamente em todas as produções”, fez saber a empresa, acrescentado que “na marca topZêzere, pode encontrar-se essa mesma certicação em todos os produtos”.

EMPREENDEDORISMO&INOVAÇÃO 36 wwwnersant.pt
JANEIRO 2023 F ot o: L ogifrio
Ima g em: Z one Soft Ima g em: R aç ões Z êzer e

petMaxi IFS FOOD renova a certificação

çando o compromisso contínuo com a qualidade de todo o processo produtivo.

A petMaxi é uma empresa 100% portuguesa, localizada em Ferreira do Zêzere (Santarém), que fabrica alimentos para cães e gatos. Inaugurada em fevereiro de 2015, a petMaxi está vocacionada para o fabrico de todos os alimentos para animais de companhia com grande foco nos alimentos premium e super premium, com introdução de ingredientes frescos.

Com o slogan “Feeding Happiness”, tem como principal preocupação ajudar a garantir a saúde e bem-estar dos animais e dos seus tutores. A petMaxi é certicada pela IFS Food desde 2017, tendo vindo a renovar esta certicação anualmente com a nota mais alta – Higher Level.

A petMaxi renovou a certicação IFS FOOD pelo 6.º ano consecutivo, mantendo a maior classicação existente: Higher Level. Este ano aumentou a percentagem de sucesso para 98,60%, o que demonstra uma melhoria na conformidade face aos inúmeros requisitos da Norma.

“Reforçámos assim o nosso compromisso com a qualidade, e o nosso desejo de sermos cada vez mais exigentes para atin-

Olitrem Metal vence Awards na categoria Digitalização

A empresa Olitrem - Indústria de Refrigeração, S.A. venceu os Metal Awards, uma iniciativa da ANEME - Associação Nacional das Empresas Metalúrgicas e Eletromecânicas, na categoria Digitalização.

A empresa de Tremês, Santarém, destacou-se “com o Sistema de Gestão de Produção, uma ferramenta de disponibilidade e paragens das linhas e máquinas que permite analisar e acompanhar, de forma integrada, toda a produção fabril de forma mais rápida e ecaz, digitalizando assim todo o processo” A cerimónia de entrega de prémios realizou-se no dia 21 de dezembro.

De referir que o concurso Metal Awards, dinamizado pelo ANEME no âmbito do projeto Valor Metal 2 - Inovação e Sustentabilidade, visa premiar projetos

girmos níveis de excelência, proporcionando aos nossos parceiros e clientes produtos cada vez melhores”, arma Luís Guilherme, CEO da petMaxi.

A IFS FOOD - International Feature Standards é um referencial de Qualidade e Segurança Alimentar reconhecido mundialmente por auditar fabricantes de alimentos A petMaxi detém esta certicação desde 2017, renovada anualmente, refor-

Para além do fabrico de várias marcas próprias relevantes, a petMaxi produz uma vasta gama de produtos nos diversos segmentos, desde o económico ao super premium, nomeadamente happyOne Mediterraneum, happyOne Premium, happyOne, Domus, Rua, Campeão, EnergyPet e Jackpet. A empresa exporta atualmente para 34 países e conta com 67 colaboradores.

do setor Metalúrgico e Eletromecânico que constituam verdadeiros casos de sucesso de promoção da inovação e sustentabilidade, particularmente em áre-

as/categorias relacionadas com a Energia, Ambiente, Descarbonização, Economia Circular, Ecodesign, Digitalização e Inovação

E&I 37 wwwnersant.pt JANEIRO 2023
F ot o: Olitr em F ot o: Google str eet

EPSM define Sustentabilidade

Ambiental como prioridade para 2023

A Escola Prossional de Salvaterra de Magos (EPSM) quer ser uma escola mais sustentável e reduzir a sua pegada ecológica, estando já a preparar algumas mudanças para 2023. O estabelecimento de ensino apresentou uma candidatura ao PRR no âmbito da Eciência Energética.

A EPSM apresentou uma candidatura a um projeto de Apoio à Renovação e Aumento do Desempenho Energético dos Edifícios de Serviços, no âmbito do PRR, e que prevê algumas intervenções nas suas instalações visando a sua sustentabilidade e a reabilitação energética. Esta candidatura contempla a instalação de sistemas de produção de energia elétrica para autoconsumo, a melhoria do isolamento térmico e a instalação de sistema de AVAC (aquecimento, ventilação e ar condicionado). Em simultâneo, a escola está a promover várias ações dirigidas a colaboradores e a alunos e que visam a promoção e sensibilização para a mudança e adoção de boas práticas ambientais. De destacar que a EPSM realizou recentemente uma formação interna dirigida à comunidade escolar,

na qual os colaboradores apresentaram propostas concretas para tornar a EPSM uma escola mais sustentável, reduzindo consumos energéticos e consumíveis. A aceleração da digitalização dos processos administrativos e pedagógicos, iniciada durante a pandemia, foi uma das muitas propostas apresentadas.

Duarte Bernardo, Presidente da Direção, assume o compromisso da EPSM com a sustentabilidade e recorda que a escola tem participado ao longo dos últimos anos em vários projetos que abordam a sustentabilidade, destacando o projeto ERASMUS+ “No âmbito do ERAMUS+, os nossos colaboradores puderam observar as melhores práticas ambientais em alguns países,

como a Finlândia, a Alemanha ou a Dinamarca Apesar de estarmos ainda longe dessa realidade, procurámos replicar na EPSM algumas das boas práticas que observámos, dando assim o nosso contributo para que possamos utilizar os nossos recursos de uma forma mais inteligente e eciente, reduzindo desse modo a nossa pegada ambiental. Estamos também a trabalhar para que alguns dos próximos projetos de Provas de Aptidão Prossional possam direcionar-se para este tema da sustentabilidade e da transformação digital, sempre em parceria com as empresas” Para breve, estão já previstas diversas iniciativas que envolverão toda a comunidade escolar em torno deste objetivo comum.

Centro de Negócios de Vila Nova da Barquinha a crescer

cios”, começou por referir o Município na sua página da rede social Facebook, acrescentando que “com cerca de 15 empresas instaladas ou em fase de instalação, atualmente são cerca de 200 os postos de trabalho já criados naquele espaço e sendo previsível que este número atinja os 500 postos de trabalho, em 2025”.

O Centro de Negócios de Vila Nova da Barquinha está a crescer, avança a Câmara Municipal. “Vila Nova da Barquinha é um concelho bastante atrativo para novos investimentos e novas empresas. A Câma-

ra Municipal aposta na promoção do desenvolvimento económico, tirando partido do excelente nível de acessibilidades, através da criação do pólo empresarial na freguesia de Atalaia, o Centro de Negó-

A Câmara Municipal informou ainda, na mesma publicação, que “estão no terreno, em fase de construção das suas instalações, as empresas José Neves e Companhia Lda,, CRNuts Lda , Metric Argumentic Lda , JJM Esperança Lda e Parágrafo Exclusivo Lda.

F ot o: CM VNB F ot o: EP S M EMPREENDEDORISMO&INOVAÇÃO 38 wwwnersant.pt JANEIRO 2023

Candidaturas encerraram no dia 18 de dezembro

17 projetos empresariais inovadores na área da alimentação sustentável

NERSANT apresentam-se em concurso de ideias lançado pela

A NERSANT está a dinamizar o Farm to Fork New Business - Inovação e Empreendedorismo no Sistema Alimentar, apoiado pelo Compete 2020, no âmbito do SIAC, projeto que tem como ímpeto construir uma indústria agroalimentar mais competitiva, apoiando, para isso, empreendedores cujas ideias revolucionem os sistemas alimentares contemporâneos.

N o â m b i t o d e s t e projeto, a NERSANT abriu candidaturas para um concurso de ideias de negócio que se enquadrem na temática da sustentabilidade alimentar, com o objetivo de estimular e potenciar negócios inovadores na área dos sistemas de alimentação sustentáveis e sensibilizar empreendedores, empresários e a população em geral para a sustentabilidade, em particular no setor alimentar, em linha com os princípios da agenda dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, para além de promover a iniciativa empresarial

através da deteção, do estímulo e apoio ao empreendedorismo qualicado e criativo.

Em competição estão agora 17 ideias

irão arrecadar, para além de serviços de mentoria especializada que todas as candidaturas rececionadas beneciam, prémios monetários para aplicar na concretização da ideia de negócio. O primeiro c l a s s i  c a d o r e c e b e 2 5 0 0 € , o s e g u n d o , 1.500€ e o terceiro classicado, 1 000€, com a condição da constituição da empresa proposta na candidatura, até ao prazo máximo de três meses a partir da data de comunicação do prémio.

de negócio inovadoras na área da sustentabilidade alimentar, de onde serão selecionados os três vencedores do concurso, que

Novo pão de com Rio Maior canela e maçã de Alcobaça

A Panicadora Costa e Ferreira, acaba de lançar um novo pão de Rio Maior com canela e maçã de Alcobaça. A novidade, “acabadinha de sair do forno”, apresenta um “sabor e aroma irresistível”, atesta a empresa.

A panicadora com sede em Rio Maior informou ainda que este novo

pão é feito “sem conservantes e aditivos”, mantendo no entanto a “tradição que tanto nos distingue, com a massa cortada à mão e cozido a lenha em fornos de alvenaria”.

O pão de Rio Maior com canela e maçã de Alcobaça está já disponível nas lojas Continente.

De referir que o Farm to Fork New BusinessInovação e Empreendedorismo no Sistema Alimentar é um projeto apoiado pelo Compete 2020, no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Coletivas (SIAC), envolvendo um investimento elegível de 354.648,50€, a que corresponde um apoio nanceiro da União Europeia - FEDER de 301.451,22€. Os interessados em saber mais sobre o projeto podem fazê-lo junto do portal do projeto em https://farmtofork.nersant.pt.

E&I 39 wwwnersant.pt JANEIRO 2023
F ot o: P anific ador a C osta e F err eir a

Consultório de Psicologia Carmen Marinho aposta na área da saúde mental

nas empresas

A Ribatejo Invest esteve à conversa com Carmen Marinho, especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e especialista avançada em Psicoterapia, que dá nome ao Consultório de Psicologia Carmen Marinho, situado em Ourém. Com um vasto percurso profissional e um currículo de invejar, a psicoterapeuta pretende também dedicar-se ao desenvolvimento da psicoterapia e formação nas empresas como forma de otimizar o desempenho dos colaboradores e desenvolver espaços de trabalho saudáveis.

Dedico-me à Psicologia Clinica desde que terminei os estudos. Sempre trabalhei em Psicologia Clínica Privada – desde 1990 – sendo que inicialmente o meu espaço era num prédio, onde o meu pai tinha o seu escritório de advocacia, na rua Alexandre Herculano em Ourém. Até maio de 2021, acumulava a atividade de Psicóloga Clínica (trabalhadora independente), com a função pública, na área da Psicologia de Educação, começou por explicar Carmen Marinho, responsável pelo Consultório de Psicologia Carmen Marinho: Avaliação Psicológica, Formação e Psicoterapia, acrescentando que ao longo do tempo, foi-se especializando “nas diferentes áreas da Psicoterapia e da Psicológica Clínica desde a Gestalt, passando pelo Coaching até ao EMDR (Eye Movement Desensitization and Reprocessing) e Brainspotting”.

EMPREENDEDORISMO&INOVAÇÃO

Ao longo do tempo, foi aumentando a procura de seguimento psicoterapêutico e com enorme adesão de todas as faixas etária; desde crianças, passando pelos jovens, até aos adultos, o que levou a que tivesse que optar pela clinica privada e que me afastasse da psicologia da educação”. “Assim, rescindi as minhas funções no setor público e consegui dedicar-me totalmente ao que me proporciona maior realização, crescimento pessoal e prossional, bem-estar e prosperidade”, referiu.

Com instalações novas, desde maio de 2011, na Praça Dr. Agostinho Albano de Almeida, em Ourém, o Consultório de Psicologia Carmen Marinho: Avaliação Psicológica, Formação e Psicoterapia tem diferentes áreas de intervenção desde a Psicologia Clínica e a Psicoterapia que tem grande procura em todas as faixas etárias, passando pela Terapia de Casal, os Grupos Terapêuticos de Crianças e Jovens e o Melhoramento de Desempenho Escolar, Artístico e Desportivo. “É com muito orgulho que destaco a parceria realizada em 2019, com a Arabesque Academia de Dança de Ourém, para a otimização do desempenho dos seus bailarinos”, referiu Carmen.

De acordo com a terapeuta, “o Dynamic Coaching Individual ou em Grupo e a Formação com dinâmicas de grupo baseadas na Gestalt mais destinada a grupos e empresas / instituições iniciou um caminho de maior procura e demonstra uma excelente aceitação e bons resultados. Nesta área destaco temas como a Liderança e a Inteligência Emocional, a Comunicação, a Resolução de Conitos, a Criatividade, a Assertividade, e mesmo a Otimização do Desempenho Prossional de Colaboradores e /ou Administradores”.

Questionada quanto a projetos futuros, a Psicoterapeuta e Psicóloga Clinica informou que a aposta em ações que promovam a saúde mental nas empresas é um dos objetivos do seu consultório. Esta pode ser muito compensadora: proporciona o desenvolvimento do autoconhecimento, da inteligência emocional e funciona como um fator de prevenção de perturbações relacionadas com o stress, burnout, ansiedade, depressão, absentismo ou baixas por doença. De facto, a saúde mental do trabalhador está intimamente ligada à sua produtividade e ao seu desempenho, o que faz desta área um espaço de trabalho muito promissor

“A otimização do desempenho que pode ser aplicada individualmente a colaboradores ou administradores também representa uma grande conquista. Na maioria dos casos, numa primeira fase, é necessário abordar temas relacionados com situações pessoais de alguma diculdade emocional, relacionada com a história de vida de cada pessoa, para numa fase posterior expandir a performance”, disse.

COMO A PSICOTERAPIA NO TRABALHO PODE AJUDAR OS COLABORADORES?

A psicoterapia ajuda a promover a qualidade de vida dentro do ambiente prossional, preocupando-se com o clima organizacional, condições favoráveis ao trabalho e uma boa relação interpessoal entre os funcionários, promovendo, desta

E&I

forma, o bem-estar dos colaboradores, essencial à produtividade de qualquer empresa.

“O apoio psicoterapêutico aos colaboradores que no seu ciclo de vida estão a passar por um período de maior fragilidade – e são inúmeras as situações desde luto, divórcio, acidentes, doenças prolongadas, stress e burnout, comportamentos aditivos até à dependência emocional – poderá ser facultado de forma idêntica à oferta de planos de saúde, ou determinado tipo de benefícios; poderão criar-se, por exemplo, planos que incluem determinado número de sessões de psicoterapia, de acordo com a necessidade e plano terapêutico denido”, fez saber Carmen Marinho.

Por outro lado, o psicoterapeuta poderá ajudar a empresa, quando trabalha em colaboração com diferentes pessoas, “no aperfeiçoamento e ajuste do espaço e atividades de bem-estar na própria empresa: um espaço onde cada pessoa pode ser autêntica e contribuir para determinado índice de felicidade. Num esforço colaborativo nascem atividades, tempos e ideias para o bem-estar e surgem as repercussões benécas na produtividade e na motivação do trabalhador”, mencionou.

Para além disso, também “a formação com o objetivo de trabalhar determinados temas e competências nas suas equipas, como por exemplo a Comunicação, a Resolução de Conitos, o Stress PósTraumático devido a acidentes de trabalho, a Resiliência, a Capacidade de Concentração e Motivação, a Gestão do Stress, a Criatividade”, são valiosas para reectir e promover o crescimento pessoal.

“Como podemos ver a intervenção da Psicologia Clínica e da Psicoterapia pode expandir-se para áreas muito graticantes e diferentes, pois além do desenvolvimento sócio-emocional, permite a redescoberta de cada pessoa com os seus recursos pessoais, a sua autenticidade, a criatividade e um sentimento de integração”, concluiu Carmen Marinho.n

Consultório de Psicologia Carmen Marinho: Avaliação Psicológica, Formação e Psicoterapia

Praça Dr. Agostinho Albano de Almeida, nº 18, porta 1.2

2490-500 Ourém

www.carmenmarinho.pt

EMPREENDEDORISMO&INOVAÇÃO 42 wwwnersant.pt JANEIRO 2023
Ao abrigo do protocolo com a NERSANT, o Consultório de Psicologia Carmen Marinho dispõe de condições especiais para os associados desta associação, nomeadamente descontos na aquisição de serviços de Psicologia e Psicoterapia.

Farm to Fork New Business

NERSANT incentiva ao empreendedorismo sustentável no setor agroalimentar através da publicação de casos de sucesso

ANERSANT, através do

projeto nanciado Farm to Fork New Business, encontra-se a incentivar o empreendedorismo sustentável no setor agroalimentar através da publicação de quatro estudos, onde elenca casos de sucesso empresariais nas diferentes fases da cadeia de valor alimentar, ou seja, do ciclo “Do Prado ao Prato”, designadamente “Produção de Alimentos Sustentáveis”, “Fabricação”, “Consumo Sustentável” e “Desperdício Alimentar”.

Os case studies encontram-se divididos, precisamente, tendo em conta estas áreas. Em cada um dos quatro estudos, são identicados exemplos inspiradores – sob a forma de histórias empresariais, tecnologias, projetos de I&D, startups ou projetos empresariais – com potencial demonstrador e capazes de estimular o desenvolvimento de novas iniciativas de alto valor acrescentado no setor agroalimentar nacional, europeu e global.

Os estudos pretendem, acima de tudo, antecipar o futuro do setor, reconhecendo os principais desaos à sua frente e identicando linhas de oportunidade claras sobre as quais os jovens e empreendedores do amanhã podem construir o sistema alimentar que todos ambicionamos, adaptado às novas necessidades dos consumidores do futuro – a geração Z – e concretizando a visão de um sistema alimentar europeu verdadeiramente saudável, sustentável, resiliente, seguro e justo Os business cases do ciclo Farm to

Com o objetivo de partilhar com novos empreendedores informações valiosas sobre a evolução do consumo alimentar sustentável, a NERSANT - Associação Empresarial da Região de Santarém, no âmbito do projeto financiado Farm to Fork New Business e em linha com o "Estudo de Tendências do Consumo Alimentar da Geração Z vs. Sustentabilidade", realizou um conjunto de quatro publicações onde elenca diversos casos de sucesso capazes de estimular o desenvolvimento de novos projetos de alto valor acrescentado no setor agroalimentar.

Fork pretendem, desta forma, identicar e disseminar histórias empresariais com potencial demonstrador nestas quatro áreas, capazes de estimular o desenvolvimento de novos projetos de alto valor acrescentado no setor agroalimentar, estimulando, desta forma, o empreendedorismo qualicado e inovador no setor agroalimentar, no âmbito da estratégia europeia para a sustentabilidade dos sistemas alimentares.

O conjunto dos quatro estudos têm, assim, como objetivo assegurar uma produção alimentar sustentável, estimular práticas sustentáveis no processamento de alimentos no comércio grossista e a retalho, na hotelaria e nos serviços de restauração, promover o consumo sustentável de alimentos e reduzir a perda e desperdício alimentar

De referir que projeto “Farm to Fork New Business – Inovação e Empreende-

dorismo no Sistema Alimentar” é apoiado pelo Compete 2020, no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Coletivas (SIAC), envolvendo um investimento elegível de 354.648,50€, a que corresponde um apoio nanceiro da União EuropeiaFEDER de 301 451,22€ Para mais informações sobre o projeto, os interessados podem consultar o portal do mesmo em https://farmtofork nersant pt/ n

CasosdeEstudo

Download:

https://farmtofork nersant pt/service/case -studies/

Estudo de Tendências do Consumo AlimentardaGeraçãoZvs.Sustentabilidade

Download:

https://farmtofork nersant pt/service/estu do-de-tendencias/

EMPREENDEDORISMO&INOVAÇÃO
44 wwwnersant.pt JANEIRO 2023
E&I 45 wwwnersant.pt JANEIRO 2023

Agrupamento de Escolas Dr. Ginestal Machado ganha CentroTecnológico

EspecializadodeInformática

AEscola Ginestal Machado

está de parabéns pela conquista de um Centro Tecnológico Especializado de Informática, pelo que poderá agora “modernizar-se e reabilitar as instalações e infraestruturas existentes”

De acordo com a Escola, “o Centro irá, igualmente, possibilitar a aquisição de recursos educativos e tecnológicos, proporcionando excelentes condições de ensino e aprendizagem para os nossos alunos e para os alunos de toda a região”.

“O projeto resultou de um concurso lançado no nal do ano letivo transato, no

âmbito do PRR, no qual a Escola se empenhou com muita persistência e dedicação. Esta é, sem dúvida, uma aposta num futuro de qualidade, exigência e sucesso a que nos propomos e que implica maiores responsabilidades e desaos ainda mais exigentes”, fez saber a Escola Ginestal Machado, em comunicado.

EMPREENDEDORISMO&INOVAÇÃO 46 wwwnersant.pt JANEIRO 2023

O estabelecimento de ensino deixou “uma mensagem de especial apreço a todo as entidades que connosco colaboram e que em nós acreditaram, através da celebração de protocolos que facilitaram que este projeto se tornasse uma realidade promissora para os nossos alunos”, com destaque para os parceiros no âmbito da administração local e regional, como a Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo; o Município de Santarém; a Junta de Freguesia de Amiais de Baixo e a União de Freguesias da Cidade de Santarém; os parceiros no âmbito do Ensino Superior, como o Instituto Politécnico de Santarém; o Instituto Politécnico de Castelo Branco; o Instituto Politécnico de Setúbal e o ISLA - Instituto Superior de

Gestão e Administração de Santarém.

Para o projeto foram ainda imprescindíveis os parceiros de âmbito empresarial, como o Conteúdos Globais, Lda ; a NERSANT - Associação Empresarial da Região de Santarém; a Rádio 100 Produções Audiovisuais, Lda.; a Rádio Comercial de Almeirim, Lda.; a Scalabis PublicidadeSancho Mesquita, Unipessoal Lda. e Viver Santarém - Desporto e Lazer, EM SA.

No âmbito do ensino básico e secundário e centros de formação, foram destacados o Agrupamento de Escolas Sá da Bandeira; o Agrupamento de Escolas de Almeirim; o Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano; o Agrupamento de Escolas D Afonso Henriques e o Centro de Formação

da Lezíria do Tejo. A Escolas Ginestal Machado agradeceu ainda aos professores António Vicente, Clara Ferreira, Elisabete Nogueira, Gonçalo Henriques, João Silva e Pedro Garrido “pelo trabalho desenvolvido e pela disponibilidade demonstrada, muito em particular por terem acreditado que era possível fazer diferente, fazer mais e fazer melhor!” “Neste contexto, um especial agradecimento ao nosso diretor, António Pina Baz, pela força e apoio que nos transmite, pela conança que deposita nas equipas de trabalho e pela persistência na prossecução dos objetivos perseguidos por este coletivo na procura de novas respostas aos novos desaos que se nos colocam”, conclui a Escola Ginestal Machado.n

E&I 47 wwwnersant.pt JANEIRO 2023
Foto: Escola Ginestal Machado

No âmbito do projeto nanciado “Farm to Fork New Business”, que pretende tornar os sistemas alimentares justos, saudáveis e ecológicos, respeitando os desígnios do Pacto Ecológico Europeu, a NERSANT organizou ao longo dos últimos 3 meses, um conjunto de “Farm to Fork Innovation Labs”, ocinas de apoio ao empreendedorismo que tiveram como objetivo gerar e validar ideias de negócio viáveis e competitivas que possam alavancar a inovação e disrupção do setor agroalimentar e lançar novos negócios alinhados com os novos paradigmas e desaos da sociedade. Cada laboratório de inovação teve a duração de quatro dias, funcionando como um mini programa de aceleração, onde foram trabalhadas competências de empreendedorismo, estímulo à criatividade e inovação na procura de soluções geradoras de negócio, com recurso a um painel de especialistas e

ferramentas de brainstorming, design thinking e formatação do modelo de negócio

“Produção de Alimentos Sustentáveis”, iniciado a 18 de outubro, “Fabricação e distribuição de alimentos sustentáveis”, iniciado a 2 de novembro, “Consumo Sustentável de Alimentos - Novos Sistemas de Processamento”, com início registado a dia 15 de novembro e, por m, “Desperdícios Alimentares - Prevenção e Aproveitamento”, iniciado a 29 de novembro, foram os quatro laboratórios de inovação levados a cabo nos últimos 3 meses, com a participação de 45 empreendedores.

De referir que a realização destas ocinas de apoio ao empreendedorismo é uma das atividades previstas no projeto nanciado da NERSANT “Farm to Fork New Business”, que visa estimular o empreendedorismo qualicado e inovador no setor agroalimentar no âmbito da estratégia europeia para a sustentabilidade dos sistemas alimentares, sensibilizando e

capacitando os jovens / empreendedores que pretendam criar um novo negócio, para os desaos e as oportunidades associados a esta temática.

O projeto responde ao desao de garantir, por um lado, um fornecimento sustentável de alimentos para uma população mundial em rápido crescimento e, por outro, trabalhar para inverter o impacto da produção de alimentos nas alterações climáticas, escassez de água, degradação dos solos e a destruição da biodiversidade.

O “Farm to Fork New Business - Inovação e Empreendedorismo no Sistema Alimentar” é apoiado pelo Compete 2020, no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Coletivas (SIAC), envolvendo um investimento elegível de 354.648,50€, a que corresponde um apoio nanceiro da União Europeia - FEDER de 301 451,22€ Os interessados em saber mais sobre o projeto podem fazê-lo junto do portal do projeto em https://farmtofork.nersant.pt.n

EMPREENDEDORISMO&INOVAÇÃO 48 wwwnersant.pt JANEIRO 2023

Laboratórios de inovação capacitaram 45 empreendedores da região

Terminou no dia 07 de dezembro a quarta e última oficina de empreendedorismo dinamizada pela NERSANTAssociação Empresarial da Região de Santarém, no âmbito do projeto financiado “Farm to Fork New Business”, subordinada ao tema “Desperdícios Alimentares - Prevenção e Aproveitamento”. No total, os quatro laboratórios de inovação capacitaram um total de 45 empreendedores que estão agora melhor preparados para implementar negócios sustentáveis na área alimentar.

E&I 49 wwwnersant.pt JANEIRO 2023

Lourini leva coleção cápsula ao salão

Esprit Meuble

O Grupo J.J. Louro esteve representado pela marca Lourini no salão de mobiliário Esprit Meuble, entre 19 e 22 de novembro, em Paris. Neste evento direcionado para o mercado francês e internacional, o stand da Lourini apresentou uma coleção cápsula de bedding/litri desenhada especicamente para a participação na Esprit Meuble. De acordo com o grupo J.J. Louro, trata-se de uma coleção “que teve ótima aceitação e interesse de clientes de várias geograas, maioritariamente franceses e belgas, mas também dinamarqueses e guadalupenses, entre outros”.

Pedro Ganilho, Diretor Executivo de Vendas, Jorge Boulhosa, Coordenador do Departamento Comercial de Exportação e José Cintrão, Commercial Expert do Grupo J.J. Louro, realçaram “a oportunidade única de contacto direto com repre-

sentantes de grupos de lojas, distribuidores internacionais e clientes do mercado online. Potenciais clientes que assim caram a conhecer a oferta Lourini tanto na coleção de colchões, como de outros artigos associados ao descanso como bases, sofás-cama ou cabeceiras estofadas”.

Na edição em que se assinalou o 10 º aniversário do certame, a Esprit Meuble

reuniu na capital francesa, durante quatro dias e em mais de 40 mil metros quadrados, prossionais do setor, desde fabricantes a gestores de marcas, distribuidores, arquitetos, decoradores e empresas em geral.

De referir que o grupo J.J. Louro é líder no fabrico de mobiliário, sofás e colchões. A empresa tem sede em Amiais de Cima, Santarém.

Quinta da Lagoalva premiada em concurso japonês

A Quinta da Lagoalva, de Alpiarça, foi premiada na 25.ª edição do Japan Wine Challenge 2022, informou a empresa através da sua página na rede prossional LinkedIn.

As referências premiadas foram “Vinho Vinhas Velhas 2021”, com a medalha de Prata, “Vinho Lagoalva Reserva 2019”, com a medalha de Prata, “Vinho Lagoalva Arinto & Chardonnay Reserva”, com a medalha de Bronze e “Vinho Flor da Lagoalva 2021”, com a medalha de Bronze.

INTERNACIONALIZAÇÃO 50 wwwnersant.pt JANEIRO 2023
F ot o: JJL our o
F ot o: Linkedin

Ministro dos Negócios Estrangeiros destaca papel estratégico de Portugal

O Ministro dos Negócios Estrangeiros, José Gomes Cravinho, armou que “é precisamente nos momentos de turbulência internacional que melhor temos de trabalhar as qualidades e os ativos estratégicos que felizmente temos na nossa política externa”.

O Ministro falava na sessão de abertura do Seminário Diplomático 2023, em Lisboa, para a qual foi convidada a Ministra dos Negócios Estrangeiros da Alemanha, Annalena Baerbock.

Na sua intervenção, na sessão de abertura, João Gomes Cravinho disse que o Ministério dos Negócios Estrangeiros deve estar "mobilizado para a leitura atenta de um mundo em rápida mutação, contribuindo para o posicionamento apropriado".

"A prudência e uma certa dose de pessimismo sobre aquilo que pode correr mal no plano internacional podem e devem ser equilibrados pela conança nas capacidades da nossa diplomacia em encontrar caminhos possíveis para a paz e o diálogo”, armou.

PRIORIDADES PARA UMA UNIÃO EUROPEIA EM TRANSFORMAÇÃO

O Ministro referiu também que "den-

tro da própria União Europeia” se vivem "igualmente tempos transformativos", pelo que a mesma deverá "transformar-se numa potência geoestratégica” e para a qual se apresentam as “três prioridades inelutáveis”: “ter um caminho claro para o relacionamento com a vizinhança”, “o regresso da Europa ao estatuto de superpotência comercial” e não adiar “a Europa da Defesa”.

Sobre esta última prioridade, João Gomes Cravinho referiu a promoção “da capacidade de planeamento e condução de atividades militares no plano europeu, um processo de harmonização de aquisições (algo que apenas começou através da Agência Europeia de Defesa), e o desenvolvimento rápido e profundo de um ecossistema de indústrias de defesa no espaço europeu, algo que está também a dar os primeiros passos e que precisa de ser assumido pelos governos europeus como prioridade”.

“Há desenvolvimentos importantes, como é o caso do projeto europeu para o avião de combate, mas precisamos de alargar muito o leque de atividades em comum” disse.

O Ministro disse ainda que “é importante que este processo seja conduzido de

forma sinérgica com a NATO, em complementaridade e tirando proveito das maisvalias de cada instituição”.

“Em relação a estas três dinâmicas necessárias na UE - a ligação entre alargamento e reforma institucional, a promoção de uma política comercial ambiciosa, e a consolidação de uma Europa da Defesa Portugal tem um papel a desempenhar”, armou.

MINISTRA DOS NEGÓCIOS ESTRANGEIROS ALEMÃ CONVIDADA DO SEMINÁRIO

Convidada deste encontro, que anualmente junta todos os embaixadores e/ou chefes de missões diplomáticas portugueses, a MNE alemã, Annalena Baerbock, citou uma canção da cantora portuguesa Marisa para pedir que a União Europeia fale a “uma só voz”, sublinhando, ao longo do discurso no Seminário Diplomático 2023, que esta é a mensagem para este novo ano. A chefe da diplomacia alemã sublinhou, assim, a superação europeia dos últimos anos, nomeadamente no que toca ao apoio à Ucrânia. “Uma só voz. Este último ano precisámos, como nunca, desta unidade, desta voz unida e conseguimos demonstrar essa capacidade de superação”, declarou.

INT 51 wwwnersant.pt JANEIRO 2023
F ot o: Governo de P ortug a l

Programa Nacional de Apoio ao Investimento da Diáspora sob o lema "Investimento da Diáspora, um investimento com marca"

Fátima acolheu a edição 2022 dos EncontrosdoPNAID

Terminaram no dia 17 de dezembro, os Encontros PNAID 2022, sob o lema “Investimento da Diáspora, um investimento com marca”. O Programa Nacional de Apoio ao Investimento da Diáspora é uma iniciativa governamental de valorização das comunidades portuguesas que promove o investimento da diáspora, em especial no interior do país, bem como as exportações e a internacionalização das empresas nacionais através da diáspora. A NERSANT integrou a rede de parceiros do evento, com o Presidente da Direção, Domingos Chambel, a marcar presença no plenário de abertura do último dia dos encontros.

Ao longo dos quase três dias do evento, para além das sessões plenárias, de sessões de apresentação de ideias, projetos e soluções de investimento, foram ainda promovidas sessões temáticas paralelas com enfoque nos temas Agricultura e Agroalimentar; Indústria 4.0 e Produção Avançada; Turismo e Sustentabilidade; Mar e Economia Azul; Digital e Saúde; Ideias e Negócios nos Territórios do Interior As mesas redondas, sessões dinâmicas de networking e visitas a empresas do Médio Tejo foram

ainda outros dos tópicos do programa.

Estiveram reunidos mais de 750 participantes entre os quais representantes do empreendedorismo e empresas da diáspora e local, do associativismo, designadamente do associativismo jovem, dos municípios, e do governo, num reconhecimento de políticas públicas, oportunidades e projetos exemplicativos das diferentes áreas do investimento e do empreendedorismo.

Foram abordadas políticas públicas em curso dirigidas à diáspora e o apoio dos fundos UE, o contributo da língua portu-

Domingos Chambel, Presidente da Direção da NERSANT, esteve presente no plenário de aberturadostrabalhosnoúltimodiado evento, tendo debatido o tema da internacionalização da economia nacional através das redes dos portugueses pelo mundo em conjunto com outros representantes da rede de parceirosdoevento.

52 wwwnersant.pt JANEIRO 2023
INTERNACIONALIZAÇÃO

guesa, da cultura e da cooperação, bem como dos talentos da diáspora para alavancar o investimento e a promoção do desenvolvimento equilibrado e sustentável em Portugal.

Assumido o desao de continuar a consolidar as condições adequadas para que Portugal seja mais atrativo para investir, os números e os exemplos demonstram já que se está a avançar de forma sustentada, com oportunidades, mais emprego, mais riqueza, mais aproximação da diáspora a Portugal e mais coesão territorial

O Programa Nacional de Apoio ao Investimento da Diáspora é uma iniciativa de valorização das comunidades portuguesas, envolvendo 15 áreas governativas, que promove o investimento da diáspora, em especial no interior do país, bem como as exportações e a internacionalização das empresas nacionais através da diáspora.

Os Encontros PNAID são uma iniciativa conjunta do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas e da Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, sendo que esta edição foi coorganizada pela Câmara Municipal de Ourém e pela Comu-

nidade Intermunicipal do Médio Tejo, em parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro Domingos Chambel, Presidente da Direção da NERSANT, esteve presente no plenário de abertura dos trabalhos no último dia do evento, tendo debatido o tema da internacionalização da economia nacional através das redes dos portugueses pelo mundo em conjunto com outros representantes da rede de parceiros do evento.n

INT wwwnersant.pt

Governo atribuiu 240 estatutos de investidor da DIÁSPORA

O Governo atribuiu 240 estatutos de investidor da diáspora, correspondentes a 118 projetos apoiados, com potencial de investimento superior a 111 milhões de euros.

Na sessão de abertura da e d i ç ã o d e 2 0 2 2 d o s Encontros do Programa Nacional de Apoio ao Investimento da Diáspora, que decorreu em Fátima, o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Paulo Cafofo, disse que estes projetos incluem-se “especialmente, nas áreas da agricultura, indústria alimentar, do imobiliário e turismo, dos serviços a empresas e tecnologias de informação, da comunicação e da eletrónica”.

O Secretário de Estado lia a intervenção do Ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, que referia também que mais de metade destes projetos localizam-se no interior do País.

“É nesta premissa que unimos esforços e nesse esforço conta-se também a criação de mais de duas centenas – 202 para ser exato - de gabinetes de apoio ao emigrante, tendo também sido criada a Rede de Apoio ao Investidor da Diáspora, envolvendo mais de 300 entidades”, prosseguiu Paulo Cafofo.

O Secretário de Estado disse também que “os números demonstram que estamos a avançar, de forma sustentada, com oportunidades, mais emprego, mais riqueza, mais aproximação da diáspora a Portugal e mais coesão territorial”.

“Com esta fórmula, assume-se um olhar de claro reconhecimento, relevando as comunidades portuguesas enquanto ativo como potencial estratégico para o País”, disse ainda.

Paulo Cafofo, o ministro elogiou também o trabalho da diáspora, reconhecendo

nos emigrantes “verdadeiros embaixadores de Portugal”, que prestigiam o País e “transportam para os quatro cantos da Terra uma ideia de Portugal que representa uma mais-valia muito signicativa”.

“Quando se fala de marca Portugal é impossível deixar de lembrar e reconhecer a forma como as nossas comunidades contribuem e valorizam essa imagem”, acrescentou.

PROGRAMA VISA A FIXAÇÃO DE PESSOAS E EMPRESAS E O REFORÇO DA INTERNACIONALIZAÇÃO

A Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, por sua vez, disse que este programa foi lançado com um “duplo objetivo”: contribuir para o regresso e xação de pessoas e empresas e “reforçar a internacionalização” da economia, produtos e serviços portugueses através da diáspora.

“A ideia é estimular o investimento, a criação de emprego, levar a que os nossos emigrantes com a sua enorme experiência empresarial e os mais jovens, com as suas enormes qualicações”, mesmo que não regressem, possam valorizar os territórios, declarou Ana Abrunhosa.

A Ministra referiu que “este programa é, também, o pretexto” para divulgar o que os emigrantes fazem, admitindo que “muitas vezes” não é dada a devida visibilidade

“O objetivo desse estatuto é que quando criamos os apoios ao investimento da diáspora possamos fazer avisos e apoios dedicados ao investimento da diáspora”, adiantou.

Segundo Ana Abrunhosa, “a ideia é apoiar o investimento, a contratação de trabalhadores e a criação do próprio negócio e incentivar aquilo que os empresários sabem fazer, investir, contratar, investigar, ajudar a fazer redes internacionais”.

Os Encontros PNAID 2022 reuniram mais de 750 participantes de 35 países, quase 200 vindos do estrangeiro, bem como mais de 100 oradores, para apresentar prioridades e oportunidades de investimento, encontrar parceiros e relação de negócios entre grandes investidores e pequenos produtores, aproximar empreendedores, investidores e instituições Constituíram um impulso para a aceleração do investimento da diáspora em Portugal e da internacionalização através da diáspora.n

INTERNACIONALIZAÇÃO 54 wwwnersant.pt
JANEIRO 2023
F ot o: Jo ão Bic a
SERVICOS INVESTIMENTOS E INCENTIVOS AS EMPRESAS APOIO A INTERNACIONALIZACAO FORMACAO PROFISSIONAL 232 420 440 promover@promover.pt
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.