Edição N5

Page 12

Expectativas e incentivos para o setor sucroenergético A produtividade e a qualidade da safra 12/13 foram prejudicadas pelo clima desfavorável em alguns períodos do ano. Além de muitas chuvas, nos meses de abril a junho de 2012, os estados do Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo enfrentaram duas grandes geadas nos meses de junho e agosto de 2011, o que contribuiu com a queda da produtividade e do ATR (Açúcar Total Recuperável). Ao que tudo indica, esse não será o cenário da safra 13/14, já que em um primeiro momento o clima tem se demonstrado favorável, bem como as previsões para os próximos meses. “Acredito que teremos uma produção maior, mas não tem como prever a produtividade devido às incertezas referentes ao clima. Prevemos para o setor um aumento no volume de cana de 10% a 15%”, afirmou Sylvio Ribeiro, presidente da Associação Rural dos Fornecedores e Plantadores de Cana da Média Sorocabana (Assocana). Paulo Junqueira, fornecedor da Agro Caarapó, também acredita que a produção será maior no estado do Mato Grosso do Sul, porém sua preocupação com o preço vai ao encontro dos demais produtores da região. “Este ano teremos algumas dificuldades como em toda safra, porém nosso maior receio está voltado para o preço”, comentou. A safra passada foi um marco nos últimos dez anos no que se refere à produção de açúcar, o que interfere diretamente na queda do preço do ATR, além de fatores como a diminuição na safra nacional, o aumento do estoque do produto no mercado mundial e o aperfeiçoamento da produção em outros países.

Ações governamentais No passado houve um forte investimento do governo nas indústrias, garantindo uma ampliação do setor sucroenergético, porém com a busca pela redução da inflação houve uma baixa demanda por álcool e a lucratividade teve queda considerável. De acordo com o gerente financeiro da NovAmérica, Germano Trevisan, neste ano o Governo Federal volta a fazer um investimento no setor para deixá-lo atraente, lançando um novo pacote de incentivos, para que isso possa refletir em um maior empenho dos agricultores e “usineiros” na ampliação da produção. Entre as medidas esperadas pelo setor estão a redução da alíquota de PIS/Cofins sobre o etanol, hoje em 9,25%, aumento na participação do álcool anidro na mistura da gasolina de 20% para 25% e linhas de financiamentos para renovação de canaviais e estocagem de etanol. “Além dessas medidas anunciadas, ainda estão em discussão outros incentivos, entre eles a desoneração da folha de pagamento. Com isso o governo espera que o setor aproveite os incentivos e a conjuntura atual para trabalhar com a redução de custos e aumento de produtividade da área plantada”, lembrou.

voca bulá rio compartilhando palavras

Antonio Massoli Neto Supervisor Planejamento e Desenvolvimento Agronômico Unidade de Tarumã/MS 6 anos de NovAmérica

Cana Soca É chamado de cana soca todo canavial depois de realizado o primeiro corte.

Muda É a cana utilizada no plantio, a qual dará origem a um novo canavial.

Assignments Tarefas a serem cumpridas. Missão de uma pessoa na empresa, compromissos.

Team building Espírito de equipe. Aplica-se tanto a empresas quanto a indivíduos em busca de uma identidade própria. Grupos de pessoas que, quando juntas, trabalham em sinergia e fazem mais do que quando estão sozinhas.

Andréia Dai Secretária Administrativa Unidade de Caarapó/MS 2 ano e quatro meses de NovAmérica

Foto: arquivo

23


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.