Histórias restauradas de um tempo perdido (Versão digital) rev. 2022

Page 53

31 Monstro da Lagoa Negra¹: a Bela e a Fera², da pauliceia O desconhecido sempre estimulou a imaginação do homem, e Bel, o pirralho solitário, já se esquecera do tremendo susto pregado pela múmia em perseguição ladeira abaixo extraída da sua fértil imaginação. Agora, atraído pela ficção cinematográfica que excitava sua coragem e intrepidez frente ao desconhecido, saboreando pipocas³ aventurou-se em uma nova investida: foi assistir ao filme Monstro da Lagoa Negra no Cine Caiçara. Confiado na presença dos seus irmãos que ali trabalhavam: o Gerente Euclydes, apelido Clidão, que antes fora empregado nas Lojas Assunção 4; e Miguel - o maquinista responsável por passar filmes (após seu desempenho na bólide perua). Atraída pelo curioso cartaz do filme na porta do cinema, em meio às pipocas e guloseimas, a criançada irrequieta e alvissareira assoviava para a sessão logo começar. O monstro se tornou uma figura popular e já não causava o susto medonho da múmia inusitada, além do que era matinê. Mas ao iniciar o filme, na sala escura o fascínio e a expectativa pela imagem que rodava agora silêncio exigia: olhos atentos, músculos tensos ouvia-se apenas o respirar. Como pode um monstro se apaixonar? Em meio ao tremor, o temor reverente, em face da fragilidade e a candura da bela (a mocinha) que desperta na fera sentimentos de êxtase, admiração e arrebatamento através dos sentidos. Curioso agora poder analisar o fascínio que a imagem pode provocar. Esse deslumbramento é despertado por forte sedução, sobretudo na mente das crianças. Elas que ainda não aprenderam a julgar, mas que acolhem a sensação de encanto frente à novidade da imagem na mente impressionável através dos fenômenos mentais ou emocionais. Assim, a realidade se desvanece cedendo lugar à criativa imaginação.

1Monstro

da Lagoa Negra, em filme preto e branco de 1954: expedição geológica ao Amazonas descobre evidências fossilizadas de ligações entre animais da terra e animais aquáticos, na forma de um esqueleto com dedos com membranas. O prof. Carl Maia e seu amigo David Reed, um ictiologista que trabalha em um Instituto de Biologia Marinha, empreendem uma expedição em busca de mais evidências do estranho animal; a expedição é composta ainda de Kay Lawrence, namorada de Reed. Quando chegam ao sítio arqueológico resolvem buscar rastros da criatura em um lugar chamado Lagoa Negra. quando Kay nada na lagoa, ela é atacada por uma misteriosa criatura anfíbia; exatamente o animal que procuram. ²A Bela e a Fera ou A Bela e o Monstro é um tradicional conto de fadas francês. Originalmente escrito por Gabrielle-Suzanne Barbot, Dama de Villeneuve, em 1740. Em francês La Belle et la Bête. ³Yoki: Foi fundada em 1960 pelo imigrante japonês Yoshizo Kitano e fabrica produtos como pipocas, temperos, chás, misturas para bolo, sobremesas, sopas e cereais. Em 2012, foi comprada pela americana General Mills, dona da marca de sorvetes Häagen-Dazs 4Vizinha da Casas Bahia fundada Samuel Klein (falecido em 20.11.2014), imigrante nascido na Polônia numa família judaica se estabeleceu em São Caetano do Sul, no ABC Paulista, onde inaugurou sua primeira loja, em 1957. O nome Casas Bahia foi dado em homenagem aos nordestinos, seus principais fregueses.

48

Histórias restauradas de um tempo perdido


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook

Articles inside

Histórias restauradas de um tempo perdido (Versão digital) rev. 2022

34min
pages 2-5, 8-15

Histórias restauradas de um tempo perdido (Versão digital) rev. 2022

1min
pages 2, 12-15

Histórias restauradas de um tempo perdido (Versão digital) rev. 2022

1min
pages 46-47, 59-60

‘Chega de Saudade’: é a vez da Bossa Nova

4min
page 84

Imagens de uma época da infância de Bel (cont

2min
page 82

Homenagem ao poeta João Cabral de Melo Neto e Lasar Segall

2min
page 83

50. De médico e de louco todo mundo tem um pouco (poesia

4min
pages 75-76

Mensagem Final (2015

1min
page 81

51. Lá em cima daquele Morrinho ninguém podia morrinhar (poesia

3min
pages 77-79

Referências e Mensagem aos leitores

2min
page 80

49. Brincadeiras de rua, coisas de criança feliz (poesia

1min
page 74

47. Sete é o número predileto de Deus

3min
page 72

48. A culpa é da Nestlé /Sentimento latente se tornando explícito (poesia

1min
page 73

42. Herdeira da compaixão

2min
page 64

45. Revolução do cravo, na mocidade

4min
pages 69-70

46. Pra não dizer que não falei das flores

3min
page 71

43. Ao mestre, com carinho

4min
pages 65-66

44. Profissões reconhecidas publicamente

5min
pages 67-68

41. O quintal da Tita, onde todos brincavam

4min
pages 62-63

40. As pessoas já eram o que deveriam ser

3min
page 61

35. Índia negra e poderosa

3min
page 58

30. História para Boris Karloff dormir: A Múmia

2min
page 52

33. Enseada de São Sebastião: nunca mais, camarão

5min
pages 55-56

34. Ouviram do Ipiranga numa vil calçada

3min
page 57

29. Sessão de cinema encerrada com pizza e pedrada

3min
page 51

31. Monstro da Lagoa Negra: a Bela e a Fera, da pauliceia

2min
page 53

32. Parque Shangai, o Playcenter dos anos 1950

3min
page 54
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Histórias restauradas de um tempo perdido (Versão digital) rev. 2022 by N. Gilber - Issuu