{' '} {' '}
Limited time offer
SAVE % on your upgrade.

Page 1

REVISTA

ED. 14 – II TRIMESTRE DE 2018

ABCSEM lança campanha para incentivar aumento do consumo de hortaliças no país EVENTOS ABCSEM participa da 25ª edição da Hortitec

NOTAS Confira os últimos acontecimentos


ÍNDICE

NOTAS DA ASSOCIAÇÃO

CAPA

Confira os últimos acontecimentos

ABCSEM lança campanha para incentivar aumento do consumo de hortaliças no país

Página 2

Página 3

EVENTOS

ABCSEM participa da 25ª edição da Hortitec Página 6

EXPEDIENTE Conselho Editorial Marcelo Pacotte Jornalistas responsáveis Isabella Monteiro – MTB: 57224/SP Daniela Mattiaso – MTB: 47861/SP Projeto Editorial e Gráfico MyPress & Co.

A Revista da ABCSEM é uma publicação digital da Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas, que tem como objetivo divulgar informações sobre o mercado de hortaliças e flores. Este veículo de comunicação possui periodicidade trimestral, com visualização gratuita e circulação livre na WEB. As opiniões aqui expressas não refletem necessariamente a visão da ABCSEM. © Todos os direitos são reservados. É proibida a reprodução total ou parcial de textos e imagens sem autorização prévia.


NOTAS

DA ASSOCIAÇÃO ABR

REUNIÃO VIGIAGRO

Aconteceu no dia 25 de abril, a reunião do Grupo de Trabalho (GT) de Exportações da ABCSEM. Na ocasião participaram os profissionais: Antonio Filho (Sakata), Eloir Mello (Feltrin), Marcelo Pacotte (ABCSEM) e Fernando Mendes (Vigiagro). Eles trataram dos objetivos da criação do GT, bem como de temas relacionados ao poder discricionário da fiscalização, eliminação de gargalos operacionais, perecibilidade de produtos, IN29/2013 e a programação de reuniões técnicas para maior interação.

MAI

CURSO DE SEMENTES

De 22 a 25 de maio foi realizado o curso de Análise de Sementes de Espécies Olerícolas, no Laboratório Central de Sementes da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), em Campinas (SP). A programação foi voltada para analistas e responsáveis técnicos pelos laboratórios de análise de sementes. Os temas abordados foram: Nova legislação para importação de sementes; Método de amostragem para a importação de sementes; Situação atual dos padrões de identidade e qualidade de sementes de espécies olerícolas; Recebimento e registro de amostra pelo laboratório; Homogeneização e preparo de amostras de trabalho; Análise de pureza e determinação de outras sementes por número; Análise de sementes revestidas; Teste de germinação; e Emissão de boletins de análise de sementes.

MAI

REUNIÃO EM BRASÍLIA

No dia 29 de maio, o Diretor Executivo da ABCSEM, Marcelo Pacotte, participou de uma reunião com os representantes do Departamento de Fiscalização de Insumos Agrícola (DFIA), Departamento de Sanidade Vegetal (DSV) e Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro), para tratar das instruções normativas específicas para hortaliças, bem como do workshop que será realizado pela ABCSEM em parceria estes órgãos no mês de julho. No dia do evento, os representantes irão disponibilizar a versão da IN29/2013 que será encaminhada ao Jurídico do Ministério da Agricultura (MAPA), contemplando as principais solicitações pleiteadas pelo setor.

JUN

PIRATARIA DE SEMENTES

A ABCSEM recebeu no dia 15 de junho, um ofício da Superintendência Federal da Agricultura do Estado da Bahia, relatando a ação de fiscalização em estabelecimentos comerciais e de usuários de sementes de melão, em três localidades da Região Norte do Estado da Bahia (Juazeiro, Casa Nova e Sento Sé), totalizando 13 estabelecimentos. Esta ação é um desdobramento do pedido da associação, após reunião realizada com o órgão em fevereiro deste ano.

JUN

PROTOCOLO PVIA

Foi elaborado pela ABCSEM, um protocolo destinado ao Sistema de Produto Vegetal com Importação Autorizada (PVIA) do Ministério da Agricultura (MAPA) no dia 29 de junho. A solicitação prevê a inclusão na IN06/2005, de 23 novas origens para importação, sendo elas: África do Sul, Alemanha, Argentina, Austrália, Canadá, China, Chile, Colômbia, Dinamarca, Equador, Estados Unidos, França, Guatemala, Holanda, Irlanda, Itália, Japão, Nova Zelândia, Paquistão, Portugal, Taiwan, Reino Unido e Zimbábue.


1 2

ABCSEM lança campanha para incentivar aumento do consumo de hortaliças no país Projeto AlimentAção + Salada pretende congregar associados e outras entidades do setor, em prol de uma rotina alimentar mais rica em verduras e legumes    

O consumo de hortaliças no Brasil está muito aquém da quantidade ideal recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Atualmente, os brasileiros consomem apenas 1/3 do volume recomendado pelo órgão, que é de no mínimo 400 gramas por dia. Diante deste cenário, a Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas (ABCSEM), enquanto representante do setor sementeiro hortícola nacional,

acaba de anunciar uma nova campanha intitulada: AlimentAção + Salada. O projeto visa estimular e promover maior conscientização da população sobre a importância do aumento da ingestão de hortaliças diariamente, com o objetivo de ter uma rotina alimentar mais saudável e também de prevenir doenças graves. Para isto, a campanha promovida pela ABCSEM contemplará


4 3

um logotipo desenvolvido especialmente para o projeto, além de peças publicitárias sobre o tema, reforçando o objetivo da ação, que além de promover a importância das hortaliças para a saúde, também contribuirá para o fortalecimento da cadeia produtiva hortícola no país.

fim de difundir o conceito da ação para colaboradores, fornecedores e demais stakeholders, visando impulsionar o aumento do consumo de hortaliças no Brasil”, enfatiza Paulo Koch, presidente da ABCSEM.

Nesta iniciativa, a entidade contará com a participação de seus associados e de outras instituições do setor para difundir a proposta e aplicar a logomarca desenvolvida para a ação em seus portfólios institucionais e/ou publicitários. “O objetivo de atuarmos de forma conjunta neste projeto é estimular os associados e parceiros da entidade a propagarem a relevância deste tema em suas empresas e ações promocionais, a

O lançamento oficial da Campanha AlimentAção + Salada aconteceu durante a Hortitec 2018, realizada de 20 a 22 de junho, em Holambra (SP). Na ocasião, os visitantes da feira puderam conhecer mais sobre a iniciativa e obter informações, além de conferir os materiais e as peças publicitárias produzidos sobre a campanha, que estamparam o estande da entidade no evento.

LANÇAMENTO

Equipe da ABCSEM durante a Hortitec 2018, no estande estampado com a arte da campanha


POR QUE COMER MAIS SALADA? As saladas contêm hortaliças (folhas, legumes e frutas), cruas e/ou cozidas, que são fontes de muitos nutrientes, como vitaminas e sais minerais, que possuem ainda grande quantidade de fibras, enriquecendo a alimentação, fornecendo nutrição ao corpo. Além disso, as hortaliças dispõem de uma importante quantidade de água, sendo essenciais para complementar uma rotina alimentar mais variada, colorida e natural.

PARTICIPE DESTA AÇÃO! Todas as empresas ligadas ao setor hortícola, associadas ou não, bem como outras entidades de classe do segmento estão convidas a se juntar à ABCSEM nesta ação, tanto para a difusão do tema na sociedade, quanto para o desenvolvimento de ações conjuntas que possam vir a promover a campanha no país. Todos os detalhes sobre o regulamento para participar da Campanha AlimentAção + Salada podem ser obtidos pelo e-mail abcsem@abcsem.com.br e/ou telefone (19) 3243-6472. Acesse também o site da associação: www.abcsem.com.br


1 2

ABCSEM participa da 25ª edição da Hortitec Entidade marcou presença na maior feira de horticultura da América Latina, que aconteceu em Holambra (SP)

Entre os dias 20 e 22 de junho, a Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas (ABCSEM) participou com seu tradicional estande institucional durante a 25ª Hortitec – Exposição Técnica de Horticultura, Cultivo Protegido e Culturas Intensivas – realizada na cidade de Holambra, interior de São Paulo.

profissionais da área, contou com atendimento especial aos visitantes da feira, que buscavam informações sobre o setor ou desejavam tirar dúvidas sobre legislação e comercialização de sementes e mudas de hortaliças e flores, bem como adquirir exemplares do Manual Técnico de Hortaliças e do Livro Comemorativo da ABCSEM.

O estande da associação que já é, há muitos anos, uma referência para os

O local foi ainda ponto de encontro dos associados da entidade, que utilizaram o


4 3

espaço para fazer reuniões, discutir questões relativas às frentes de trabalho da entidade, além de reencontrar e conversar com outros colegas de profissão, na oportunidade. A estrutura do estande foi toda decorada com flores e hortaliças fornecidas pelos associados e também contemplou painéis com a logomarca da entidade e as peças publicitárias da nova Campanha “AlimentAção + Salada”, uma iniciativa liderada pela ABCSEM e seus associados, que contará com a parceria de outras instituições públicas e privadas ligadas à horticultura e ao consumo no

país. Para Marcelo Pacotte, Diretor Executivo da ABCSEM, a feira Hortitec é uma importante referência para horticultura nacional, em termos de novas tecnologias, produtos e serviços. “Tudo o que há de inovador e essencial para o crescimento e amadurecimento do setor é sempre apresentado neste evento. Por isso, a ABCSEM, enquanto representante do segmento de sementes e mudas de hortaliças e flores, não poderia deixar de prestigiar a feira, a fim de reforçar a atuação da entidade e estreitar os laços com seus associados”, revelou.


Painel da Embrapa na Hortitec 2018 Durante a Hortitec, a ABCSEM participou também do “Painel de Inovação e Negócios 2018”, promovido pela Embrapa, cuja programação contemplou várias palestras e debates sobre as novas tecnologias para a produção de hortaliças. Na ocasião, o Diretor Executivo da entidade, Marcelo Pacotte, proferiu uma palestra no painel que tratou do tema “O mercado e os novos produtos de hortaliças”, abordando a questão do ponto de vista da indústria de sementes. Em sua apresentação, Pacotte apontou que é fundamental aumentar a produção nacional de sementes e minimizar a dependência da importação, uma vez que hoje cerca de 80% das sementes deste mercado são importadas. De acordo com o executivo, “as empresas sementeiras estão investindo cada vez mais na qualificação dos profissionais e nas pesquisas para desenvolvimento de sementes ainda melhores para atender às expectativas do mercado produtor e consumidor e este trabalho precisa ser valorizado por todos os elos da cadeia”. Pacotte alertou também para a necessidade do produtor buscar sementes híbridas de qualidade, a fim de evitar a propagação do mercado ilegal de sementes. “O comércio e o plantio de sementes ‘piratas’, trazem impactos negativos tanto para o produtor, que terá inúmeros prejuízos na produção, quanto para o consumidor, que comprará uma hortaliça de má qualidade”, argumentou. O profissional finalizou ainda enfatizando sobre a necessidade de articulação dos diferentes elos da cadeia produtiva para fortalecer a setor como um todo, salientando a articulação e parceria da ABCSEM junto com as diferentes entidades de classe nacionais. Dentre as quais estão: Associação Brasileira de Sementes (ABRASEM); Comissão Nacional de Hortaliças e Flores da Confederação Nacional de Agronegócio (CNA); e Instituto Brasileiro de Horticultura (IBRAHORT); Além de organismos internacionais, tais como: International Seed Federation (ISF); Seed American Association (SAA); The American Seed Trade Association (ASTA); e Asociación Nacional de Productores de Semillas (ANPROS).

Macelo Pacotte durante apresentação no “Painel de Inovação e Negócios 2018” da Embrapa


Todo o setor brasileiro de sementes e mudas de hortaliças, flores e ornamentais se reúne aqui

Profile for My Press & Co.

Revista da ABCSEM  

Edição 14 - II Trimestre de 2018

Revista da ABCSEM  

Edição 14 - II Trimestre de 2018

Profile for mypressco
Advertisement