__MAIN_TEXT__
feature-image

Page 1

REVISTA

EDIÇÃO 20 | II TRIMESTRE DE 2021

Entidade realiza lives em prol da saúde e do consumo de hortaliças no país NOTAS

EVENTOS

Confira os últimos acontecimentos sobre a entidade e o setor de hortaliças

Conheça os eventos que serão promovidos pela ABCSEM em 2021


ÍNDICE EVENTOS Conheça os eventos que serão promovidos pela ABCSEM em 2021 PÁGINA 11

CAPA

Entidade realiza lives em prol da saúde e do consumo de hortaliças no país PÁGINA 7

NOTA S Confira os acontecimentos sobre a entidade e o setor de hortaliças PÁGINA 3

EXPEDIENTE Conselho Editorial Marcelo Pacotte Jornalistas responsáveis Isabella Monteiro – MTB: 57224/SP Daniela Mattiaso – MTB: 47861/SP Projeto Editorial e Gráfico MyPress & Co.

A Revista da ABCSEM é uma publicação digital da Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas, que tem como objetivo divulgar informações sobre o mercado de hortaliças e flores. Este veículo de comunicação possui periodicidade trimestral, com visualização gratuita e circulação livre na WEB. As opiniões aqui expressas não refletem necessariamente a visão da ABCSEM.

© Todos os direitos são reservados. É proibida a reprodução total ou parcial de textos e imagens sem autorização prévia.


NOTAS REUNIÃO SOBRE AS INSTRUÇÕES NORMATIVAS ESPECÍFICAS Devido à publicação do Decreto nº 10.586, de 18 de dezembro de 2020, e as prioridades elencadas na agenda regulatória da SDA, conforme Portaria nº277, de 7 de agosto de 2020, foram iniciados os trabalhos de revisão das Instruções Normativas nº 9/2005 (normas gerais para produção, comercialização e utilização de sementes) e nº 24/2005 (normas gerais para produção, comercialização e utilização de mudas), além da elaboração das normas gerais para o RENASEM e para o RNC. Para tratar do assunto foram formados quatro grupos de trabalho, que tratarão de cada normativa no decorrer do primeiro semestre de 2021, dentro da ABCSEM.

REUNIÃO COM VIVEIRISTAS Nos dias 29/01 e 03/02, a ABCSEM organizou reuniões com produtores viveiristas, tendo em vista a necessidade de revisão da IN nº 24/2005, que está em curso e trata das normas gerais para produção, comercialização e utilização de mudas no país. A receptividade foi muito boa e os trabalhos de levantamento dos principais pontos que afetam os viveiros será feito em parceria com a APHORTESP.

TRATAMENTO DE SEMENTES DE HORTALIÇAS No dia 9 de fevereiro, foi realizada uma reunião, via videoconferência, entre a ABCSEM, a ANVISA e a UPL para tratar de dúvidas quanto à extensão de uso do produto Vitavax Thiram para o tratamento de sementes de hortaliças. A reunião foi promovida pela ABCSEM e tiveram como participantes: Carlos Alexandre Oliveira Gomes (ANVISA), Marcelo Pacotte (ABCSEM) e Juliana Santos e Liria Hosoe (UPL). Já no mês de março, no dia 2, foram encaminhados a relação de culturas e o cronograma previsto para a submissão do Vitavax Thiram 200 SC em sementes de hortaliças, totalizando 22 culturas iniciais, sendo elas: Ervilha, Feijão-vagem, Beterraba, Cebola, Cenoura, Rabanete, Melão, Melancia, Tomate, Pimentão, Berinjela, Jiló, Pimenta, Quiabo, Alface, Acelga, Agrião, Almeirão, Chicória, Espinafre, Mostarda e Rúcula. Depois, na sequência, no mês de junho, foi encaminhado também um novo protocolo de registro para o tratamento de sementes de hortaliças, com extensão de uso da cabeça de chave, a batata, destinada especialmente para as seguintes culturas: beterraba, cebola, cenoura e rabanete. O processo segue em andamento e outras etapas estão previstas para a regularização do uso do produto com foco para o setor de sementes de hortaliças.


NOTAS ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA No dia 4 de março, foi realizada a Assembleia Geral Ordinária (AGO), no Hotel Premium, em Campinas (SP). Uma das pautas foi a aprovação das Contas do Exercício 2020, com a presença de quatro associados no local, sendo que todos aprovaram as contas do exercício 2020. No mesmo dia, foi apresentada ainda a Reforma do Estatuto Social da entidade, cujas as alterações propostas, conforme convocação enviada, foram também aprovadas por todos.

CURSO CFO/CFOC Do período de 26 a 30 de abril foi realizado, em formato online, o curso de habilitação de responsáveis técnicos para Certificação Fitossanitária de Origem (CFO), destinado para 107 pragas. organizado pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SEAPI/RS) do Departamento de Defesa Agropecuária e de Divisão de Defesa Sanitária Vegetal. O curso contou com a participação de 32 profissionais.

ENTREVISTA NA MÍDIA No mês de maio, o Diretor Executivo da ABCSEM, Marcelo Pacotte, concedeu entrevista à rádio Guaíba, de Porto Alegre (RS), para tratar sobre a pirataria de flores,

NOVA PRIORIZAÇÃO DE ANÁLISE DE RISCOS DE PRAGAS No dia 12 de março, foi realizada uma reunião, via videoconferência, em que foi tratada a pauta sobre os Novos Processos Prioritários de Análise de Riscos de Pragas (ARP´s), a serem indicados ao MAPA. Na ocasião, houve a participação do Dr. Tiago Lohmann (CQV) do Ministério da Agricultura (MAPA) para orientações e suporte. A atividade faz parte de um trabalho que a ABCSEM vem realizando juntamente com o Dr. Tiago Lohmann, a fim de agilizar os trabalhos relacionados aos pedidos de ARP’s. Para isto, foi proposta uma nova dinâmica de trabalho para as ARP"s, onde as empresas interessadas pudessem enviar ao MAPA seus próprios relatórios de ARP’s, elencando suas prioridades, a fim de facilitar a aprovação e publicação, podendo assim abrir novos mercados. A revisão possibilitou trabalhar por gênero, facilitando os pedidos principalmente das cultivares de flores, assim como para material propagativo, onde a solicitação pode ser feita para qualquer origem (ARP’s Globais). Alguns produtos já estão sendo avaliados como tomate, melão, pimentão, abobrinha, pepino e berinjela. Atualmente pimentão e abobrinha estão em consulta pública por 60 dias na OMS.

que consiste na multiplicação e venda ilegal de mudas e de flores falsificadas, produzidas sem a utilização das matrizes originais, desconsiderando as medidas fitossanitárias exigidas pelos órgãos de fiscalização do país.


NOTAS REUNIÃO SOBRE ICMS No dia 27 de maio, foi realizada uma reunião, via videoconferência, entre o Dr. Francisco Garcia (Departamento Jurídico da ABCSEM) e os responsáveis pelas áreas de tributáveis de cada empresa associada para esclarecimentos quanto às recentes e questionáveis mudanças realizadas na legislação do ICMS (2020/2021), especialmente nas operações interestaduais. Na ocasião, o Dr. Francisco apresentou todas as linhas do histórico do ICMS, expondo os pontos referentes à inconstitucionalidade dos atos realizados pelo Governo do Estado de São Paulo, ao decretar a redução dos benefícios fiscais, assim como sobre os questionamentos referentes ao recolhimento do ICMS interestadual, no qual entende-se que há uma divergência de interpretação. O benefício já existente sofreu uma redução e, como explicação em resposta às consultas realizadas, o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Receita Federal, diz se tratar de um novo benefício, perdendo assim as reduções de alíquotas. Desta forma, ficou alinhado que serão reunidas todas as informações que os associados tenham à respeito do ICMS, onde serão avaliadas pelo departamento jurídico da ABCSEM e, assim, serão elaboradas duas linhas de atuação, sendo uma com relação à legitimidade do Estado de São Paulo em alterar a legislação e outra do ICMS Interestadual.

AJUDA HUMANITÁRIA No dia 11 de junho, a ABCSEM foi contatada pelo Secretário da Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério da Agricultura (MAPA), Fernando Schwanke, o qual solicitou para a entidade, ajuda humanitária destinada à cerca de 20 mil produtores de San Vicente e Granadinas, um pequeno país no Caribe, com cerca de 100 mil habitantes. O pedido veio do Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura (IICA), um organismo da OEA, devido à uma erupção vulcânica do vulcão La Soufrière, que trouxe devastação no local. A ajuda humanitária solicitada foi para a doação de sementes de hortaliças à esses 20 mil produtores. O pedido foi encaminhado à todas as empresas sementeiras associadas da ABCSEM.

Inicialmente, serão elaborados dois mandados de segurança, um para cada questão, entretanto, pode-se entender que apenas o questionamento do ICMS Interestadual seja mais interessante, seguindo apenas com um mandado. Assim que for de consenso comum entre os associados que a peça jurídica está consistente com o que se está pleiteando, os associados que tiverem interesse poderão ingressar com a ação tendo a ABCSEM como impetrante e os custos serão rateados entre todos. Além disso, será criado um grupo para discussão do tema de forma colaborativa. O encontro virtual contou com 38 participantes.


NOTAS PARTICIPAÇÃO ISF No dia 15 de junho, foi realizada uma reunião com o editor da Revista Seed News, Silmar Peske, sobre a realização do Congresso Virtual da ISF 2021, evento promovido pela International Seed Federation e que contou com a presença de várias entidades do mundo todo. Na ocasião, o profissional convidou o Diretor Executivo da entidade, Marcelo Pacotte, para realizar uma apresentação em nome da ABCSEM. O Brasil contou com um espaço de 30 minutos, no qual cada entidade participante enviou um vídeo de cinco minutos, a fim de proporcionar a realização de uma participação mais abrangente e dinâmica. A ABCSEM abordou como tema de sua apresentação: “O Negócio de hortaliças no Brasil. Na explanação, o Diretor Executivo da ABCSEM contou brevemente sobre a história da entidade, os principais pleitos e as ações que estão sendo realizadas em prol do aumento do consumo de hortaliças no país. Ele reforçou ainda sobre a importância da indústria sementeira se preparar para atender as novas demandas de alimentação mundial, sendo necessário processos que visem regulação global, segurança fitossanitária, logística adequada, controle de qualidade e embalagens adequadas para distribuição globalmente.

OFÍCIO DE ARP'S No dia 30 de junho, foi encaminhado pela ABCSEM, um ofício para o Dr. Tiago Lohmann elencando os processos de Análises de Riscos de Pragas (ARP's) prioritários, após ampla consulta aos associados. Este levantamento totalizou 20 produtos, 15 origens e 11 empresas associadas, consolidando 28 processos. Na listagem foram relacionados 30 processos, considerando até quatro prioridades definidas por empresa, sendo que dois deles tiveram solicitações coincidentes para a espécie Couve-flor, com origem na Índia e Itália.


CAPA

Entidade realiza lives em prol da saúde e do consumo de hortaliças no país INICIATIVA DA ABCSEM VISA PROMOVER MAIOR CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA INGESTÃO DE MAIS ALIMENTOS NATURAIS E SAUDÁVEIS PELA POPULAÇÃO BRASILEIRA

Com o objetivo de fortalecer ainda mais a Campanha “AlimentAção + Salada", idealizada pela entidade em 2018, a Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas (ABCSEM) está promovendo uma série de internet lives em seus canais de comunicação institucionais,

nos quais profissionais de diferentes áreas abordam temas relacionados ao consumo de hortaliças. Confira, a seguir, os principais assuntos e pontos tratados pelas lives, transmitidas pela internet e conduzidas por Marcelo Pacotte, Diretor Executivo da associação.


OS BENEFÍCIOS DAS HORTALIÇAS PARA CABELO E UNHA Realizada em parceria com a nutricionista e chef de cozinha, Nani Rangel, a live "Como através das hortaliças posso prevenir a queda de cabelos e unhas quebradiças?” destacou o protagonismo de algumas hortaliças específicas no fortalecimento do cabelo e das unhas, dentre as quais se destacam aquelas que são ricas em silício e ferro. Alimentos verdes escuros, como espinafre, couve e agrião, são altamente ricos em ferro, sendo o agrião, de modo especial, agente combatente da caspa e fortalecedor dos cabelo e da unha, por possuir enxofre em sua composição, produtor de queratina. Já dentre as hortaliças com alta concentração de silício, estão principalmente a alface, cebola e repolho cru; cenoura, abóbora e moranga (ricas em betacaroteno e vitamina A); além do pepino (rico em colágeno). O Betacaroteno é antioxidante e ajuda no combate à queda de cabelo e a Vitamina A é fundamental, pois atua diretamente nas células do couro cabeludo, que nutre e reduz a oleosidade dos fios capilares. Um ponto de alerta: açúcares refinados, carboidratos simples e álcool, quando consumidos em excesso, podem anular ou retardar a absorção dos nutrientes das vitaminas e minerais no organismo. Além disso, por aumentarem o nível de insulina no sangue, promovem um desequilíbrio em alguns hormônios que afetam diretamente os folículos capilares.

O consumo de proteína e também de alimentos cítricos, tais como laranja, mexerica e acerola, ricas em vitamina C, favorecem a absorção do ferro pelo organismo. Dica: consumir sempre com a parte branca e o bagaço, que contém pectinas, fibras que ajudam a eliminar as toxinas do corpo. A má alimentação contribuiu para o aumento das toxinas do organismo, o que aumenta a oleosidade do cabelo. HORTALIÇAS E A IMUNIDADE Mais uma live realizada pela entidade também com a nutricionista Nani Rangel foi a do tema: "Quais as melhores hortaliças para manter a imunidade alta?". Nesta abordagem a profissional ressaltou que a imunidade é a capacidade de defesa do nosso organismo, sendo que sua atuação de forma eficiente está muito ligada aos glóbulos brancos. Neste sentido, o consumo de hortaliças, além de frutas, oleaginosas e grãos, é muito importante para aumentar o número de glóbulos brancos no corpo humano. Queda de energia e de produtividade, resfriados, gripes e pequenas infecções são indícios de que a imunidade está baixa e, portanto, é um sinal de alerta.

Nani Rangel


Fontes de vitaminas, sais minerais e diversos nutrientes, as hortaliças, de modo geral, proporcionam benefícios específicos para o organismo e, por isso, são fundamentais no consumo diário, sendo fonte de nutrientes variadas, principalmente quando se monta pratos diversificados e bem coloridos, com diferentes tipos de legumes e verduras. Dentre elas, o brócolis é uma hortaliça muita rica em fibras e fonte de energia, com alta concentração de ácido fólico, que eleva a produção de glóbulos brancos. Já o tomate e o gengibre atuam na redução de inflamações do organismo. A melancia, por exemplo, tem a glutationa, que é um antioxidante que age no fortalecimento do sistema imunológico. O pimentão também é muito importante para elevar a defesa do organismo. Contudo, cada alimento tem um modo de preparo indicado para que sejam preservados os nutrientes. O brócolis, por exemplo, é indicado que seja feito no vapor; e a cenoura é melhor se consumida in natura, mas no vapor também ela assegura os nutrientes. Já se cozidos em água, infelizmente as vitaminas e minerais são perdidos. Na live, a profissional enfatizou ainda que é fundamental consultar um nutricionista e um médico para que haja a prescrição correta da quantidade e dos alimentos adequados para a necessidade de cada pessoa.

CRIANÇAS CONSCIENTES E BEM NUTRIDAS Outra live conduzida pela associação em suas mídias sociais foi sobre o tema "Como educar e incentivar crianças sobre a importância de comer hortaliças", que teve como convidado o profissional Cyro Cury Abumussi. Ele é proprietário da Fazenda Ituaú e idealizador do Projeto Terra de Gigantes, que tem como finalidade pedagógica apresentar para as crianças a natureza e também incentivar a importância do consumo de hortaliças. São mais de 14 anos de atividade, desde 2007. No local, já foram atendidas mais de 120 mil crianças e há 180 escolas cadastradas no projeto até o momento. Na ocasião, o profissional destacou que os pais e educadores são muito importantes no processo da introdução e aprendizagem sobre alimentação saudável. Após as visitas, muitos comentários são enviados pelos pais das crianças, falando sobre os resultados da ação do projeto, em relação à conscientização e melhoria do padrão alimentar. Ele contou que quando as crianças voltam para as suas casas, depois de terem sido apresentadas de forma lúdica aos alimentos mais saudáveis, pedem para comer mais salada, frutas, etc.

Cyro Cury Abumussi


O projeto realiza atividades pedagógicas que estimulam e despertam os sentidos das crianças em relação ao consumo de hortaliças, frutas, legumes e verduras, utilizando palavras de incentivo e afirmações positivas. Além disso, são oferecidas hortaliças do tipo snack, em tamanhos menores, como aliadas no processo de aprendizagem das crianças, facilitando o consumo. Ele enfatizou que os pais e responsáveis devem se preocupar em oferecer alimentos saudáveis, a fim de beneficiar e cuidar das crianças, prevenindo doenças como obesidade, pressão alta, diabetes, além da própria Covid-19, tornando-os ainda adultos com bons hábitos alimentares. Em parceria com a ABCSEM, foi desenvolvido também pelo projeto, o Livro "Onde vem a Salada", de autoria da engenheira agrônoma e consultora, Mariana Ceratti, sócia proprietária do Projeto Agro, que mostra para as crianças de onde vêm os alimentos, principalmente as hortaliças, bem como a importância dos trabalhadores do campo.

O livro visa contribuir para a formação dos futuros cidadãos e consumidores. Para saber mais sobre a publicação, acesse o link: http://projetoagro.com.br/livro-infantilde-onde-vem-a-salada/

Mariana Ceratti

Acesse o Canal da ABCSEM no Youtube e assista as lives já realizadas

ABCSEM OFICIAL


EVENTOS

Conheça os eventos que serão promovidos pela ABCSEM em 2021 ENTIDADE REALIZARÁ SEMINÁRIOS E ENCONTROS VIRTUAIS, QUE ABORDARÃO TEMÁTICAS LIGADAS À PRODUÇÃO, COMÉRCIO E CONSUMO DE HORTALIÇAS

Como já é tradição, a Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas (ABCSEM) promove, anualmente, uma série de eventos em prol da atualização e capacitação profissional dos profissionais ligados à Cadeia Produtiva de Hortaliças no Brasil.

pela internet, viabilizando assim, o acesso a participantes de todas as regiões do país. O foco é promover o conhecimento para a indústria de sementes, viveiristas, produtores de hortaliças, pesquisadores e estudantes da área.

Neste ano de 2021, em função do contexto da pandemia da Covid-19, a entidade realizará novamente os eventos virtualmente,

Conheça, a seguir, os eventos que serão realizados no segundo semestre deste ano e programa-se para participar.


4º SEMINÁRIO NACIONAL DE FOLHOSAS Data: 3 e 4 de agosto de 2021 Perfil: Evento online e gratuito Realizado pela ABCSEM em conjunto com a Win Eventos, o seminário reunirá os representantes da cadeia produtiva de hortaliças folhosas para compartilhar informações sobre os avanços tecnocientíficos, as tendências e os desafios futuros para a cultura das folhosas. A 4ª edição do Seminário Nacional de Folhosas abordará os seguintes temas: O Mercado de Folhosas: Números e Tendências; Distribuição e Consumo de folhosas no Brasil; Desafios na comercialização de folhosas na perspectiva dos principais participantes do mercado; Produtividade e Rastreabilidade; Aumentando suas vendas valorizando sua marca, o papel do marketing na geração de lucros, dentre outros. Inscrições: As inscrições poderão ser feitas pelo link abaixo: https://app.virtualieventos.com.br/folhosasonline/inscricao Patrocinadores: UPL (Ouro), FMC (Prata). Apoio: Embrapa Hortaliças.

9º SEMINÁRIO NACIONAL DE TOMATE DE MESA Data: 3 e 4 de novembro de 2021 Perfil: Evento online e gratuito Promovido pela ABCSEM em parceria com a Win Eventos, o objetivo do evento é reunir os principais representantes da cadeia produtiva do tomate (produtores, viveiristas, pesquisadores, agrônomos e demais profissionais da área) para compartilhar informações sobre os avanços técnico-científicos, bem como as tendências e os desafios para a cultura do tomate de mesa, dentro das perspectivas brasileira e internacional. A 9ª edição do Seminário Nacional de Tomate de Mesa contará com a participação de palestrantes renomados e conhecidos do setor, que apresentarão o que há de melhor atualmente, em termos de tecnologia e soluções para a produção de tomate de mesa no Brasil. Inscrições: As inscrições poderão ser feitas pelo link abaixo: https://app.virtualieventos.com.br/sntmonline/inscricao Apoio: Embrapa


6º WORKSHOP ABCSEM - MAPA Data: 17, 18 e 19 de novembro de 2021 Perfil: Evento online e gratuito Realizado pela ABCSEM, este workshop tem como objetivo tratar das principais questões legais referentes à produção e comercialização de hortaliças no Brasil, bem como vinculadas à importação e exportação de sementes e mudas. Transmissão aberta pelo Canal da ABCSEM no Youtube Patrocinadores: CGO, Feltrin, Hortec, Limagrain, Sakata e Takii Seed.

18º ENCONTRO DE VIVEIRISTAS - ABCSEM Data: 25 de novembro 2021 Perfil: Evento online/presencial* *Sujeito a definição de acordo com o contexto da pandemia na época. Promovido pela ABCSEM, o evento tem como objetivo a disseminação de conhecimento, debates e capacitação dos produtores de mudas, visando contribuir na formação de empreendedores rurais de sucesso. O evento é destinado a produtores de mudas, profissionais e estudantes da área e de setores relacionados. Transmissão aberta pelo Canal da ABCSEM no Youtube Patrocinadores: HM Clause, Pindstrup, Syngenta, Takii Seed, Hortec, Sakata, Topseed

Coloque um lembrete em seu calendário ou agenda e não perca nenhum destes eventos do setor


Todo o setor brasileiro de sementes e mudas de hortaliças, flores e ornamentais se reúne aqui

ASSOCIE-SE | WWW.ABCSEM.COM.BR | (19) 3243-6472 | ABCSEM@ABCSEM.COM.BR

Profile for My Press & Co.

Revista da ABCSEM  

Ed. 20 - II Trimestre de 2021

Revista da ABCSEM  

Ed. 20 - II Trimestre de 2021

Profile for mypressco
Advertisement

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded