Revista MPAC Julho/Agosto 2016

Page 29

29

sas atitudes aparecem as relações de afeto e atenção. Foi com a intenção de estender às famílias de membros e servidores do MPAC a qualidade de vida oferecida pelo programa ‘Viver para Servir’, que o Centro de Especialidades em Saúde (CES) realizou a 1ª edição da Colônia de férias da instituição, um espaço de brincadeiras e aprendizado que permitiu aos pequenos conhecerem o local de trabalho dos pais e proporcionou uma interação e inclusão social que serve de exemplo. A programação, feita pelos profissionais multidisciplinares do centro, ajudou na educação das crianças de forma divertida, e trabalhou a integração e a inclusão social e ambiental. As atividades estimularam a criatividade e o convívio social.

Inovar e cuidar para incluir Em momentos em que a palavra ‘crise’ é cada vez mais usada, é preciso criatividade e proatividade para manter as engrenagens girando e não comprometer o processo de crescimento e aprimoramento das instituições. Dessa forma, a atual gestão do Ministério Pú-

blico Estadual inovou, protagonizando um momento avaliado pela procuradora de Justiça Gilcely Evangelista como inclusivo. Gilcely, que é coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde, Cidadania e Educação e, consequentemente, coordenadora do CES, comenta que essa foi uma iniciativa que beneficiou todos os envolvidos. “As crianças tiveram conhecimento do que é o Ministério Público, brincaram, conviveram com outras instituições, como o Corpo de Bombeiros. Isso é bom para instruir o futuro dessa geração com ideias inovadoras”, disse.

Os momentos vividos pelas crianças na Colônia de Férias também provocaram a inclusão social e o aprendizado quanto às diferenças de cada indivíduo. É o caso do irmão da servidora Rozinete Braga, Ruy Aldo, que, enquanto pessoa com deficiência, não deixa de interagir com as demais crianças. A servidora comenta emocionada a participação do irmão. “Foi muito gratificante, para mim, ver meu irmão ser recebido pelas crianças com alegria. Foram carinhosas e o que me marcou mais foi o sentimento de proteção que elas demonstram em relação às limitações que ele tem”, contou Rozinete.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.